A Indústria de Vacinas: O Brasil no Contexto Mundial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Indústria de Vacinas: O Brasil no Contexto Mundial"

Transcrição

1 I SEMINÁRIO SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE/BNDES A Indústria de Vacinas: O Brasil no Contexto Mundial

2 Estrutura da Apresentação Características da Indústria O Mercado Mundial e os Principais Produtores A Estruturação do Mercado Brasileiro Os Produtores Nacionais

3 A Indústria de Vacinas: A Dinâmica Setorial -I Dinâmica restrita até o final da década de 70 manteve por um bom período a hegemonia dos produtores tradicionais e o desinteresse da grande indústria (produtos no mercado/ preço médio por dose/ produtos recombinantes ainda em desenvolvimento). Impacto dos avanços no campo das biotecnologias sobre o padrão de inovação setorial. Ressurge o interesse econômico pela área. (Hepatite B )

4 A Indústria de Vacinas: A Dinâmica Setorial - II Crescente interesse das grandes empresas farmacêuticas. Movimento de concentração da produção em um grupo restrito de empresas. Segmento da I F. Estrutura oligopólica de competição e de concorrência: poucas empresas exercem sua liderança competitiva e tecnológica nos distintos segmentos de mercado. Capacidade de inovação e diferenciação: principal base da competitividade empresarial no setor.

5 A Indústria de Vacinas: A Dinâmica Setorial - III Mercado passa a estruturar-se com base em dois segmentos: o das vacinas tradicionais de uso difundido e baixo preço e o das vacinas modernas, de preço elevado e, portanto, de uso mais restrito.

6 A Indústria de Vacinas: Tipologia dos Produtores O conjunto de produtores do mercado mundial pode ser classificado em três grupos: produtores privados multinacionais com alta taxa de inovação em produtos e amplo acesso aos mercados internacionais; empresas tradicionais públicas e privadas em países industrializados com forte capacidade na produção de vacinas tradicionais e acesso à produção de novos produtos através de licença; e produtores públicos de países em desenvolvimento com produção significativa em vacinas tradicionais e potencial acesso aos produtos modernos através de acordos de transferência de tecnologia.

7 O Mercado Mundial No ano de 2000 o volume de vendas do mercado mundial atingiu 7 bilhões de dólares. Alta concentração: quatro grandes empresas farmacêuticas concentram 80% do mercado. Gastos com P&D das empresas líderes, em média, acima de dois bilhões de dólares anuais (para o conjunto de gastos em P&D da empresa); Forte crescimento do mercado mundial na última década, atingindo cerca de 10% ao ano em termos reais; Crescimento da participação dos produtos modernos no volume total de vendas (cerca de 70%).

8 A Indústria de Vacinas: O Mercado Mundial 2000 em U$ Empresas Vendas % GSK ,6 Merck ,6 Aventis Pasteur ,4 AHP/Wyeth ,6 Sub Total ,2 Outras ,8 Total Geral ,0 Fonte: Greco (2002) apud Temporão (2002)

9 Os Produtores Independentes Developing Country Vaccine Manufactures Network (DCVMN). Empresas localizadas majoritariamente em países em desenvolvimento. Estratégias: busca da certificação pela OMS como fornecedores para os organismos internacionais das Nações Unidas; estruturação de parcerias com os grandes produtores internacionais, na busca do domínio de novas tecnologias. Participação no mercado mundial em 2000: <10%. O grupo de produtores independentes apresenta uma participação, em termos de vendas, entre 1,4 e 0,4%, com um faturamento médio em torno de 56 milhões de dólares anuais; América Latina e Caribe: Brasil e Cuba.

10 Mercado Mundial: Participação das Empresas de Médio e Pequeno Porte em U$1000 EMPRESAS Fonte: Temporão (2002) VOLUME DE VENDAS % Mercado Mundial CSL ,4 CELLTECH/MEDEVA ,2 RHEIN BIOTECH ,94 BAXTER ,94 SOLVAY ,80 POWDERJECT ,74 BIOMANGUINHOS ,63 BIOFARMA/ ,57 STATENS SERUM ,50 BUTANTAN ,42

11 A Evolução na América Latina PAÍS ARGENTINA BRASIL CHILE COLOMBIA 1994 DTP, TT, BCG DTP, DT,TT, BCG,SARAMPO, PO LIO e Febre Amarela DTP,DT e antirábica DTP,DT,TT, BCG e febre amarela 2002 Não produz Acrescentou Hepatite B, Hib e Influenza. Sem informação TT, Antirábica e febre amarela CUBA DT, TT e Hep B He patite B, Meningo B/C, DTP, DT, TT, Leptospirose trivalente, febre tifóide MÉXICO EQUADOR URUGUAI VENEZUELA DTP,DT,TT,BCG, Sarampo Polio DPT, DT, TT, BCG DTP,DT,TT, BCG DTP, TT e antirábica DT Antirábica Sem informação Sem informação

12 Mercado Mundial de Vacinas: Síntese Aceleração do processo de turn-over dos produtos hoje disponíveis no mercado. Crescente heterogeneidade no processo de acesso aos novos produtos; Crescimento do espaço de um conjunto de produtores independentes em busca de ampliação de seu grau de desenvolvimento tecnológico e presença no mercado global. O entendimento de que os países em desenvolvimento estariam se aproximando do padrão de consumo dos países centrais, parece ser equivocado. O novo portfolio de produtos em gestação pelas empresas líderes, aponta para um futuro em que as diferenças atuais devem se aprofundar;

13 Produção Atual e Perspectivas dos Principais Produtores Mundiais e Alguns Produtores Independentes Produzido para países em Produzido para o mercado de países Novas Futuras Desenvolvimento Desenvolvidos Vacinas Vacinas Sarampo DTP OPV MMR DTaP IPV Produtores de Países em Desenvolvimento BioFarma Vacsera Razi/Pasteur Butantan/Biomanguinhos India Private Sector Cuba China DTwP- MeningoC Hep B or conjugada Hib Pneumo Rotavirus Meningite Conjugada Multivalente Produtores de países industrializados Aventis Chiron GSK Merck Wyeth

14 O Mercado de Vacinas no Brasil: O Desenvolvimento do Segmento Público

15 Etapas no Desenvolvimento da Indústria de Vacinas no Brasil ETAPAS PERÍODO ESTRUTURA DE PRODUÇÃO E P&D MODELO DE GESTÃO ARTESANAL- BUROCRÁTICA INDUSTRIAL BUROCRÁTICA INDUSTRIAL - GERENCIAL 1900/ / /2002 Organização artesanal da produção/instituições isoladas Produção e pesquisa no mesmo espaço com lógicas conflitantes Produtores públicos e privados no mercado Incorporação de novas tecnologias já em processo de difusão através de acordos não comerciais Individualização da produção em espaços específicos. Criação de Biomanguinhos Importância crescente dos aspectos de segurança e qualidade Estreitamento das relações institucionais Desenvolvimento do PNI(1973) e implementação do PASNI(1985) Caracterização da indústria como espaço estritamente estatal Manutenção de principios de gestão em bases tradicionais (administração burocrática) Acordos de transferência de tecnologia para vacinas modernas em bases comerciais, envolvendo grandes empresas do setor Desenvolvimento endógeno de produtos biotecnológicos Parcerias internas entre os produtores no desenvolvimento e produção de novos produtos Pressões para o funcionamento em bases empresariais Burocrático Burocrático Burocrático/ gerencial (em transição)

16 O Desenvolvimento da Indústria devacinas no Brasil Programa Nacional de Imunizações(PNI): estabeleceu as dimensões da demanda em volume e qualidade. Programa de Autosuficiência Nacional em Imunobiológicos (PASNI): aumento da capacidade da oferta interna, da qualidade e esforço de redução da dependência externa. Melhoria da qualidade da produção interna e busca da autosuficiência na produção das vacinas essenciais. Meta de substituição progressiva das importações através da expansão articulada dos laboratórios oficiais. Substituição das importações de soros e vacinas por produção nacional no período de cinco anos (até 1990). Essencialmente um programa de investimentos: entre 1985 e 1998, valor superior a US$150 milhões.

17 O Programa Nacional de Autosuficiência em Imunobiológicos (PASNI) Um dos maiores investimentos governamentais em tecnologias de produção de insumos em saúde. Recursos destinaram-se essencialmente a obras e equipamentos. Resultados: melhoria da qualidade; autosuficiência em soros; expansão da produção de algumas vacinas; e implantação de significativa capacidade produtiva. Aporte para o desenvolvimento tecnológico pouco expressivo. Evidências de ampliação da dependência externa: Em 2000, 80% dos gastos governamentais com aquisições de vacinas foram com importações de produtos acabados ou de bulk envasado localmente.

18 Os Produtores Nacionais: Marcos Recentes O desenvolvimento endógeno da vacina contra hepatite B pelo Instituto Butantan; Acordos de transferência de tecnologia entre Biomanguinhos e Butantan e dois dos principais produtores mundiais (GSK e Aventis). ESTRATÉGIAS: Busca de certificação pela OMS (Biomanguinhos- F.A.) Acesso a novas tecnologias a partir da absorção de tecnologia desenvolvida externamente. Estratégia de queimar etapas no processo de inovação; Acordos comerciais com empresas líderes. Importação de bulk, acoplado ao processo de transferência de tecnologia em prazo médio de cinco anos. Reserva de mercado durante esse período para os detentores da tecnologia. (transferência de tecnologia em troca de acesso aos mercados domésticos).

19 Os Produtores Nacionais: Síntese Expressivo avanço dos produtores em relação a expansão da produção local, assim como relativo à qualidade dos produtos. O desenvolvimento da vacina conjugada contra Hepatite B e o início do processo de transferência de tecnologia para a produção de outras vacinas modernas com dois dos maiores produtores internacionais, são marcos da moderna vacinologia nacional. Está constituída, no País, uma base de inovação em vacinas, fator essencial da competitividade na área. Não obstante, o nível de capacitação tecnológica, ainda é limitado frente ao dinamismo das inovações da indústria mundial. Produtores nacionais se posicionam como seguidores. Mas em perspectiva subordinada onde os detentores da tecnologia já se posicionam em um patamar diferenciado de inovação.

20 Os Produtores Nacionais: Síntese O porte econômico dos produtores, apesar de um significativo avanço nos dois últimos anos, ainda é reduzido diante de uma comparação com as empresas grandes e médias do setor. Isto impõe limites às estratégias de mercado e tecnológicas, definindo restrições à capacidade competitiva com as empresas líderes; O nível de articulação entre os produtores ainda é fragmentado, se bem que houve avanços nas iniciativas de acordos comerciais e de colaboração na transferência de conhecimentos entre eles; Um grande estrangulamento dos produtores nacionais é a estrutura e modelo gerencial, reconhecido como fator limitante à sua competitividade; Observa-se dificuldade em trabalhar segundo uma lógica industrial e econômica baseada em estratégias competitivas e voltadas para obtenção de eficiência e de rentabilidade.

21 Os Produtores Nacionais Atual estágio de desenvolvimento: transição entre tecnologias, práticas gerenciais e institucionais. Situação híbrida, entre o passado artesanal e burocrático e iniciativas de modernização no espaço das tecnologias de desenvolvimento, de produção e de gestão.

22 A Estruturação do Segmento Privado do Mercado

23 A Estruturação do Segmento Privado Segmento: produtores, importadores, distribuidores, médicos especialistas (pediatras, clínicos gerais, infectologistas, ginecologistas e obstetras, gerontologistas), sociedades médicas, escolas, empresas e consumidores individuais. Forte expansão do segmento no final dos anos 80 com a introdução no mercado da vacina recombinante contra a Hepatite B. Dimensão da rede de pontos de venda: clínicas especializadas, consultórios, hospitais e empresas (entre 4 e 6 mil pontos).

24 O SEGMENTO PRIVADO Baixa cobertura populacional. Crescente integração com o segmento de empresas, e com a dinâmica do mercado privado de prestação de serviços de assistência à saúde. No geral repete a dinâmica das demais classes terapêuticas da IF. Volume de recursos mobilizado pelo segmento privado próximo ao disponibilizado pelo PNI. Um dos principais segmentos de mercado da I.F. e um dos maiores da indústria biotecnológica do país.

25 Comparativo de Doses Utilizadas- PNI e Privado VACINAS PNI 2000 Privado Hepatite B Hib Hepatite A Influenza Hepatite A/B Var icela Tríplice Viral

26 Estimativa do Mercado de Vacinas Brasil em R$ Segmentos de Mercado Tipo de Aquisição Valores % Aquisição aos Público produtores locais Importações Total PNI Privado TOTAL Fonte: Temporão(2002)

27 Volume de Vendas de Algumas Classes Terapêuticas Brasil em R$ milhões 2000 CATEGORIA VOLUME DE VENDAS Antibióticos 972,94 Antiinflamatórios 606,25 Analgésicos 551,70 Vitaminas 408,8 Vacinas 393,4 Fonte: Temporão(2002)

28 Brasil: Perspectivas O Brasil possui diversos elementos favoráveis à ampliação do seu nível de competitividade no desenvolvimento e produção de vacinas, onde se destacam: a secular tradição na produção de produtos biológicos; PNI: um dos mais exitosos programas do mundo; a infra-estrutura em C&T; base industrial e capacidade tecnológica consideráveis; infra-estrutura de controle de qualidade; a existência de hospitais e universidades potencialmente utilizáveis na realização de ensaios clínicos; dimensões do mercado interno, considerado um dos maiores do mundo; A questão se coloca, portanto, na existência de uma visão estratégica da área que articule as políticas de C&T, industrial e de saúde, e da decisão política para a promoção das transformações requeridas.

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Seminário sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde BNDES / Ministério da Saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação

Leia mais

PDPs e a introdução de novas vacinas

PDPs e a introdução de novas vacinas PDPs e a introdução de novas vacinas Artur Roberto Couto, Diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz Fiocruz: 113 anos produzindo saúde para o país 1900 Nasce o Instituto Soroterápico Federal para a produção de

Leia mais

WORKSHOP A INCORPORAÇÃO DE VACINAS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL

WORKSHOP A INCORPORAÇÃO DE VACINAS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL WORKSHOP A INCORPORAÇÃO DE VACINAS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL Transferência de tecnologia e autossuficiência em vacinas Gina Camilo de Oliveira Coordenação Geral de Base Química e

Leia mais

Transferência de Tecnologia da vacina Hemophilus influenzae tipo b

Transferência de Tecnologia da vacina Hemophilus influenzae tipo b ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS Produção de Vacinas no Brasil: Problemas, Perspectivas e Desafios Estratégicos Sessão 3: Transferência tecnológica, ensaios e marcos regulatórios Transferência de Tecnologia

Leia mais

A transferência de tecnologia em vacinas para laboratórios públicos

A transferência de tecnologia em vacinas para laboratórios públicos Cesar Rengifo VP & GM, GSK Brasil A transferência de tecnologia em vacinas para laboratórios públicos 07.05.2014 Visão da GSK Vacinas Protegendo o ser humano 2 Orgulhosa herança em inovação 3 Fazendo com

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS, MEDICAMENTOS, VACINAS E HEMODERIVADOS NO BRASIL

SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS, MEDICAMENTOS, VACINAS E HEMODERIVADOS NO BRASIL SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS, MEDICAMENTOS, VACINAS E HEMODERIVADOS NO BRASIL BNDES, 05 Maio 2003 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA A POLÍTICA NACIONAL

Leia mais

CALENDÁRIO VACINAL Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio

CALENDÁRIO VACINAL Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CALENDÁRIO VACINAL 2016 Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio CALENDÁRIO VACINAL 2016 Historicamente, diversos calendários de vacinação foram propostos em função

Leia mais

Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo

Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo Consultoria para empresa não-exportadora Empresa de médio porte com faturamento na

Leia mais

Fundação Ezequiel Dias FUNED. Francisco Antônio Tavares Junior. maio / 2014

Fundação Ezequiel Dias FUNED. Francisco Antônio Tavares Junior. maio / 2014 Fundação Ezequiel Dias FUNED Francisco Antônio Tavares Junior maio / 2014 EM QUE CONSISTE A PARCERIA? Aliança Estratégica COMO TUDO COMEÇOU? 2008 Plano de Gestão na área da Saúde Reuniu as prioridades

Leia mais

Evolução da indústria farmacêutica brasileira

Evolução da indústria farmacêutica brasileira 7 o Encontro de Pesquisa Clínica do CEPIC Apoio à inovação no Brasil: a participação do BNDES 08/06/2013 Agenda Evolução da indústria farmacêutica brasileira Oportunidade em biotecnologia Cenário de pesquisa

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA SUBCOMISSÃO ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO INDUSTRIAL EM SAÚDE, PRODUÇÃO DE FÁRMACOS, EQUIPAMENTOS E OUTROS INSUMOS. RESUMO OUTUBRO

Leia mais

Seminário Valor Econômico Perspectivas do Setor Saúde no Brasil

Seminário Valor Econômico Perspectivas do Setor Saúde no Brasil Seminário Valor Econômico Perspectivas do Setor Saúde no Brasil A Perspectiva do Complexo Industrial da Saúde: o desenvolvimento industrial e científico do setor e rumos para a assistência farmacêutica

Leia mais

COBERTURAS VACINAIS: IMPORTÂNCIA

COBERTURAS VACINAIS: IMPORTÂNCIA Construindo um País mais Saudável 40 anos do Programa Nacional de Imunizações COBERTURAS VACINAIS: IMPORTÂNCIA Renato de Ávila Kfouri Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Coberturas

Leia mais

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: visão geral Seminário Valor Econômico Complexo Econômico-Industrial da Saúde: visão geral Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 1 de Março de 2010

Leia mais

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL Página 6 B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL 17. Neste relatório de progresso se destina a oferecer uma visão integral da maneira

Leia mais

COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE - CIS. Franco Pallamolla Rio de Janeiro, 19 de maio de 2008.

COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE - CIS. Franco Pallamolla Rio de Janeiro, 19 de maio de 2008. COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE - CIS Franco Pallamolla Rio de Janeiro, 19 de maio de 2008. Complexo Industrial da Saúde - CIS Estado Profissionais de Saúde Promoção da Saúde e do Desenvolvimento do País

Leia mais

VACINAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

VACINAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE apresentam VACINAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Arieli Schiessl Fialho Chefe da Divisão de Imunização da Gerência de Vigilância das doenças Imunopreveníveis e Imunização na Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Leia mais

Desafios, gargalos e perspectivas em vacinas e vacinações no Brasil

Desafios, gargalos e perspectivas em vacinas e vacinações no Brasil Desafios, gargalos e perspectivas em vacinas e vacinações no Brasil Carla Magda A. S. Domingues Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde

Leia mais

Resultados Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

Resultados Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza Resultados Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza Ana Vilma Leite Braga Núcleo de Imunizações NUIMU Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde COPROM Secretaria Estadual de Saúde - SESA Campanha

Leia mais

Produção industrial de vacinas. Desenvolvimento de uma vacina. Desenvolvimento de ensaios. O processo. Desenvolvimento do processo 04/02/2013

Produção industrial de vacinas. Desenvolvimento de uma vacina. Desenvolvimento de ensaios. O processo. Desenvolvimento do processo 04/02/2013 Produção industrial de vacinas Prof. Alan McBride Vacinologia e Engenharia de Vacinas, Biotecnologia, CDTec, UFPel DESENVOLVIMENTO DE UMA VACINA Desenvolvimento de uma vacina Desenvolvimento de ensaios

Leia mais

Complexo Industrial da Saúde

Complexo Industrial da Saúde Complexo Industrial da Saúde O setor saúde Espaço importante de inovação e de acumulação de capital, gerando oportunidades de investimento, renda e emprego ou seja, constitui um locus essencial de desenvolvimento

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Negócios ambientais Prof. Adriana Gonzaga E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Slide 1 SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO Produtos homogêneos; Elevado grau de concentração com poucas empresas responsáveis por grande

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz Dr. Jorge Bermudez Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde Agosto de 2013 Fundação Oswaldo Cruz Pesquisa Ensino Atenção à Saúde Produção e Inovação Vigilância e Serviços de

Leia mais

O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais Bio-Manguinhos/Fiocruz

O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais Bio-Manguinhos/Fiocruz O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais Bio-Manguinhos/Fiocruz Artur Roberto Couto, Bio-Manguinhos - FIOCRUZ Rosane Cuber Guimarães, Bio-Manguinhos - FIOCRUZ Novembro, 2013 Agenda Bio-Manguinhos O

Leia mais

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e as estratégias para o desenvolvimento da biotecnologia em saúde

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e as estratégias para o desenvolvimento da biotecnologia em saúde Seminário Brasil-Cuba sobre Biotecnologia para a Saúde O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e as estratégias para o desenvolvimento da biotecnologia em saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência

Leia mais

Top 30 Líderes Mundiais em Importações de Produtos Farmacêuticos (valores de 2014)

Top 30 Líderes Mundiais em Importações de Produtos Farmacêuticos (valores de 2014) Top 30 Líderes Mundiais em Importações de Produtos Farmacêuticos (valores de 2014) No ranking dos principais importadores de produtos farmacêuticos do mundo, o Brasil se manteve na 16ª posição em 2013

Leia mais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Númer o 04/2007 Cenário Moveleiro Número 04/2007 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

Fundo setorial saude. Posição da FUNDAÇÃO BUTANTAN

Fundo setorial saude. Posição da FUNDAÇÃO BUTANTAN Fundo setorial saude Posição da FUNDAÇÃO BUTANTAN PRIORIDADES NACIONAIS META 1985: AUTOSUFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLOGICOS: SOROS ESPECIFICOS PARA O BRASIL E VACINAS SAÚDE PUBLICA COM UM CUSTO ADEQUADO

Leia mais

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA: 2031 - Educação Profissional e Tecnológica INDICADORES Número de matrículas em cursos de educação profissional técnica de nível médio Número de matrículas em cursos de educação profissional tecnológica

Leia mais

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Ciência, Tecnologia e Inovação A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Inovação e Desenvolvimento Tecnológico desempenho inovador insuficiente seleto grupo de empresas competitivas

Leia mais

INOVAR E INVESTIR PARA SUSTENTAR O CRESCIMENTO

INOVAR E INVESTIR PARA SUSTENTAR O CRESCIMENTO INOVAR E INVESTIR PARA SUSTENTAR O CRESCIMENTO Programas mobilizadores em áreas estratégicas PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE 2 Complexo Industrial da Saúde (CIS)

Leia mais

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria-Executiva Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ivan Ramalho Secretário-Executivo RIO DE JANEIRO, 19 DE MAIO

Leia mais

SETOR DE VACINAS HERMES PARDINI TREINAMENTO VACINAS EQUIPE CALL CENTER. Enfº Adalton Neto Enfª Ana Paula

SETOR DE VACINAS HERMES PARDINI TREINAMENTO VACINAS EQUIPE CALL CENTER. Enfº Adalton Neto Enfª Ana Paula SETOR DE VACINAS HERMES PARDINI TREINAMENTO VACINAS EQUIPE CALL CENTER Enfº Adalton Neto Enfª Ana Paula Equipe administrativa Vacinas / Apoio Técnico Equipe administrativa de Vacinas: 1 médica Coordenação

Leia mais

Introdução da segunda dose da vacina contra o sarampo aos 15 meses de idade.

Introdução da segunda dose da vacina contra o sarampo aos 15 meses de idade. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO Coordenadoria de Controle de Doenças Centro de Vigilância Epidemiológica Divisão de Imunização Calendário de Vacinação no Estado de São Paulo Parte da história

Leia mais

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível. Marilane Oliveira Teixeira

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível. Marilane Oliveira Teixeira A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível Marilane Oliveira Teixeira Trata-se de um dos maiores setores industriais No Brasil ocupa a 3ª posição no PIB industrial, representando 11,2% da indústria

Leia mais

Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G. Helena Tenório. Chefe do Departamento de Programas e Políticas do BNDES. 2 de julho de 2008

Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G. Helena Tenório. Chefe do Departamento de Programas e Políticas do BNDES. 2 de julho de 2008 Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G Helena Tenório Chefe do Departamento de Programas e Políticas do 2 de julho de 2008 Parceria Petrobras INVESTIMENTO FINANCIAMENTO Desenvolvimento da

Leia mais

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL Eugenio Stefanelo ECONOMIA MUNDIAL PIB em % ao ano: Média de 50 anos: 3,5% 2004 a 2007: 5% 2008 e 2009: 3,1%

Leia mais

Imunização. Prof. Hygor Elias. Calendário Vacinal da Criança

Imunização. Prof. Hygor Elias. Calendário Vacinal da Criança Imunização Prof. Hygor Elias Calendário Vacinal da Criança 1 Vacinação do Adolescente Vacinação do Adulto 2 Vacinação da Gestante Vacinação do Idoso 3 Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Órgão: TRE-RJ Prova: Técnico

Leia mais

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Fernando Veloso IBRE/FGV Seminário IBRE Armadilha da Renda Média: Visões do Brasil e da China Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2013 Desafios da

Leia mais

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 O compromisso do Sebrae com a competitividade das MPEs Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 2 A MICRO E PEQUENA EMPRESA NO BRASIL Alta informalidade: 10,3 milhões de micro negócios informais (2005) 4,9

Leia mais

Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes

Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes O Centro de Inovação Unimed-BH publica as orientações sobre o Programa de Imunização para Prematuros, Crianças e Adolescentes, atualizado com as últimas

Leia mais

Inovação Banco do Nordeste FNE

Inovação Banco do Nordeste FNE Inovação Banco do Nordeste FNE O Banco do Nordeste tem um amplo conceito, pois considera todos os investimentos em informática amparados pela linha Inovação. Constate na relação abaixo os itens financiáveis.

Leia mais

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA Programas mobilizadores em áreas estratégicas PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA Legenda: Branco = PDP original Amarelo = modificação posterior ao lançamento da PDP Vermelho =

Leia mais

Desafios da saúde: fármacos, vacinas e reagentes para diagnósticos

Desafios da saúde: fármacos, vacinas e reagentes para diagnósticos Desafios da saúde: fármacos, vacinas e reagentes para diagnósticos Nelson Brasil de Oliveira 1 1. Cenário atual 1.1. Fármacos Em consequência da abrupta abertura comercial ocorrida nos anos 1990, sem respeito

Leia mais

Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade

Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade João Emilio Gonçalves Gerente Executivo - Unidade de Política Industrial Diretoria de Desenvolvimento Industrial - DDI CNI - Confederação Nacional da Indústria

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 2017 Seis vacinas terão seu público-alvo ampliado em 2017 Hepatite A: crianças Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela): crianças Meningocócica C: crianças

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS FEVEREIRO/2016 Resumo de desempenho Fevereiro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No bimestre mês

Leia mais

JPSilveira Consultoria

JPSilveira Consultoria Produtividade da Mão de Obra no Brasil e na Coréia do Sul Produtividade (US$ 2012/trabalhador/ano) Brasil Coréia do Sul Fonte: The Conference Board Total Economy Database http://www.conference-board.org/data/economydatabase/

Leia mais

Vacinação na Saúde do Trabalhador Portuário

Vacinação na Saúde do Trabalhador Portuário II Seminário de Integração sobre Saúde e Segurança na Área Portuário Brasília/DF Vacinação na Saúde do Trabalhador Portuário Cristiane Pereira de Barros Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA VACINA INFLUENZA. Academia Brasileira de Ciências - RJ 17/12/2013

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA VACINA INFLUENZA. Academia Brasileira de Ciências - RJ 17/12/2013 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA VACINA INFLUENZA Academia Brasileira de Ciências - RJ 17/12/2013 INSTITUTO / FUNDAÇÃO BUTANTAN SÃO PAULO - BRASIL 1901: VITAL BRAZIL - Instituto Serumtherápico do Estado

Leia mais

ENCOMENDA TECNOLÓGICA NA SAÚDE

ENCOMENDA TECNOLÓGICA NA SAÚDE ENCOMENDA TECNOLÓGICA NA SAÚDE Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde O PODER DE COMPRA DA SAÚDE EM PROL DO

Leia mais

Política Industrial de Semicondutores

Política Industrial de Semicondutores ABINEE TEC SUL Seminário e Mostra de produtos Eletrônicos Dias 18 a 19 de agosto de 2004 Porto Alegre - RS Política Industrial de Semicondutores Antonio Sergio Martins Mello Diretor do Departamento de

Leia mais

Políticas de Inovação no Complexo Industrial da Saúde

Políticas de Inovação no Complexo Industrial da Saúde Seminário Internacional Políticas de Inovação e Mudança Estrutural em um Contexto de Crescimento e Crise Políticas de Inovação no Complexo Industrial da Saúde José Maldonado Fiocruz 1 Rio de Janeiro 14/09/2011

Leia mais

1.1. O problema Objetivos

1.1. O problema Objetivos 1 Introdução Mesmo com a atual crise econômica mundial, o mercado de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria apresenta crescimento no mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene

Leia mais

Como posso atuar no setor de Energia Solar?

Como posso atuar no setor de Energia Solar? Como posso atuar no setor de Energia Solar? Conheça a cadeia de valor do setor FV #2 O que eu encontro neste e-book? O e-book destina-se aos profissionais que querem atuar no setor de Energia Solar Fotovoltaica,

Leia mais

Vacinas do Calendário de Imunização do Estado de São Paulo 2011 Vaccines included in the Immunization Schedule for the State of São Paulo 2011

Vacinas do Calendário de Imunização do Estado de São Paulo 2011 Vaccines included in the Immunization Schedule for the State of São Paulo 2011 Bepa 0;8(8):9- Informe técnico 0 Vaccines included in the Immunization Schedule for the State of São Paulo 0 Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações. Secretaria de Estado da Saúde. São Paulo,

Leia mais

Brasil: Política de Inovação

Brasil: Política de Inovação O Desafio da Inovação no Brasil Instituto de Estudos Avançados IEA/USP São Paulo, 25 de abril de 2008 Brasil: Política de Inovação Evando Mirra de Paula e Silva Diretor ABDI P I T C E Política, Tecnológica

Leia mais

Política Industrial e o Setor de Petróleo

Política Industrial e o Setor de Petróleo Política Industrial e o Setor de Petróleo Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV II Seminário de Matriz Energética Painel IV: Desafios à exploração e produção de petróleo e gás natural Rio de

Leia mais

Sistemas Universais e Cobertura Universal: inovação e desafios

Sistemas Universais e Cobertura Universal: inovação e desafios Sistemas Universais e Cobertura Universal: inovação e desafios I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais em Saúde Brasil/Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde UNASUR

Leia mais

Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia - UFRJ

Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia - UFRJ 14 Encontro de Energia - FIESP GÁS NATURAL A PREÇO JUSTO: UMA ANÁLISE PELO LADO DA DEMANDA Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia - UFRJ São Paulo 5 de Agosto de 2013 PLANO DA APRESENTAÇÃO O que

Leia mais

II Fórum de Inovação de Joinville e Região

II Fórum de Inovação de Joinville e Região II Fórum de Inovação de Joinville e Região 16 de setembro de 2009 Joinville SC O sistema nacional de inovação e regionalização: atores, funcionamento e desafios Araken Alves de Lima COPEPI - Coordenação

Leia mais

Competitividade Brasil e países selecionados Determinantes macroeconômicos Renato da Fonseca

Competitividade Brasil e países selecionados Determinantes macroeconômicos Renato da Fonseca Competitividade Brasil e países selecionados Determinantes macroeconômicos Renato da Fonseca Seminários IBRE: Os Desafios da Competitividade Sessão 1: Determinantes macroeconômicos Rio de Janeiro, 28 de

Leia mais

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE 2013 IDADE VACINA A PARTIR DO NASCIMENTO 2 MESES BCG 1 HEPATITE B 2 VACINA VIP 3 PENTAVALENTE 7 ROTAVÍRUS

Leia mais

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs SUMÁRIO 1. Cenário 2. Objetivos 3. Desenvolvimento do trabalho 4. Análise de dados 5. Mapa 6. Marca 7. Marketing 8. Conclusão 1.

Leia mais

INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL

INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL Innovación en mecanismos de financiamiento para la internacionalización de las MiPYMES INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL Papel da ABDI 05 de outubro de 2010 Montevidéu 1 A ABDI

Leia mais

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Estados Unidos Colômbia México Argentina Emirados Árabes Unidos Paraguai China

Leia mais

18.º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA 08, 09 e 10 de novembro de 2012

18.º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA 08, 09 e 10 de novembro de 2012 18.º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA 08, 09 e 10 de novembro de 2012 Análise Estática e Dinâmica nos Novos Guias para Análise de Concentração: Uma foto do presente ou um filme sobre o

Leia mais

Avaliação do Plano de Desenvolvimento Produtivo Departamento de Competitividade e Tecnologia DECOMTEC / FIESP

Avaliação do Plano de Desenvolvimento Produtivo Departamento de Competitividade e Tecnologia DECOMTEC / FIESP I WORSHOP SETORIAL DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO Avaliação do Plano de Desenvolvimento Produtivo Departamento de Competitividade e Tecnologia DECOMTEC / FIESP OUTUBRO / 2009 1 I..

Leia mais

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO NO BRASIL INOVAÇÃO E P&D NA INDÚSTRIA BRASILEIRA A indústria

Leia mais

Estratégias dos Produtores Públicos em Biotecnologia: desafios para o desenvolvimento tecnológico

Estratégias dos Produtores Públicos em Biotecnologia: desafios para o desenvolvimento tecnológico Estratégias dos Produtores Públicos em Biotecnologia: desafios para o desenvolvimento tecnológico Akira Homma Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinhos Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz Mesa:

Leia mais

DESAFIOS COMPETITIVOS E A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO

DESAFIOS COMPETITIVOS E A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DESAFIOS COMPETITIVOS E A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO PDP 2011-2014 PDP 2008-2010: RESULTADOS PDP 2008-2010: RESULTADOS (1 de 2) 425 MEDIDAS IMPLANTADAS ATÉ SETEMBRO DE 2010: 99% OPERACIONALIZADAS

Leia mais

RVUS. Referencial de Vacinas Unafisco Saúde. Referencial Exclusivo para Reembolso de Beneficiários PREMIUM

RVUS. Referencial de Vacinas Unafisco Saúde. Referencial Exclusivo para Reembolso de Beneficiários PREMIUM RVUS 2018 Referencial de Vacinas Unafisco Saúde Referencial Exclusivo para Reembolso de Beneficiários PREMIUM 90076907 BCG Imunoterapêutico R$ 264,78 - Indicada para uso intravesical no tratamento e profilaxia

Leia mais

Diferença com relação a relatórios como The Global Competitiveness Report e IMD World Competitiveness:

Diferença com relação a relatórios como The Global Competitiveness Report e IMD World Competitiveness: O relatório Competitividade Brasil: comparação com países selecionados busca identificar os determinantes da competitividade da indústria e, consequentemente, da economia brasileira. Diferença com relação

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS MARÇO/2016 Resumo de desempenho Março 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês

Leia mais

Seminário Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo da Indústria da Saúde

Seminário Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo da Indústria da Saúde Seminário Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo da Indústria da Saúde William Figueiredo Coordenador de Estudos Econômicos Gerência de Estudos Econômicos / Diretoria de Defesa de Interesses Rio de

Leia mais

DA CRIANÇA. Calendário de Vacinação. Recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) / Adaptado DISPONIBILIZAÇÃO DE VACINAS

DA CRIANÇA. Calendário de Vacinação. Recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) / Adaptado DISPONIBILIZAÇÃO DE VACINAS BCG ID (1) Dose única Hepatite B (2) Tríplice Bacteriana (DTPw ou DTPa) (3) A SBIm recomenda outro reforço da dtpa dos 9 aos 10. DTPw DTPa Haemophilus influenzae tipo b (), para as três primeiras s Poliomielite

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

Apoio do BNDES para a Cadeia de P&G

Apoio do BNDES para a Cadeia de P&G Apoio do BNDES para a Cadeia de P&G Área de Insumos Básicos Novembro de 2011 1 1. BNDES e a Indústria de P&G Principais Objetivos A. Contribuir para o desenvolvimento competitivo e sustentável da Indústria

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Aqui estão alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais e entrada na era da manufatura avançada: CONTROLAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Leia mais

FAPESP- ABC 100 ANOS CIÊNCIAS DA SAÚDE HUMANA DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO DO SUS 23/11/16

FAPESP- ABC 100 ANOS CIÊNCIAS DA SAÚDE HUMANA DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO DO SUS 23/11/16 FAPESP- ABC 100 ANOS CIÊNCIAS DA SAÚDE HUMANA DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO DO SUS 23/11/16 Relevância para o avanço do conhecimento CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL: DEFININDO UM UNIVERSO DE ATUAÇÃO

Leia mais

Inovação e competitividade na indústria farmacêutica

Inovação e competitividade na indústria farmacêutica Inovação e competitividade na indústria farmacêutica: Fatores impulsionadores e entraves para o setor no Brasil Orientador: Luciano Póvoa PET - Economia - UnB 12 de junho de 2013 Estrutura do trabalho

Leia mais

Indicadores Macro para o Brasil na área de Ciência e Tecnologia

Indicadores Macro para o Brasil na área de Ciência e Tecnologia Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimentos ACAD Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação Indicadores Macro para

Leia mais

Competitividade global: métodos e experiências

Competitividade global: métodos e experiências Competitividade global: métodos e experiências Nicola Minervini Caxias do Sul, RS 02/10/2013 Competitividade Método Inovação Internacionalização Os desafios da empresa na globalização Custo Brasil X

Leia mais

INOVAÇÃO E P&D: QUAL O MELHOR CAMINHO?

INOVAÇÃO E P&D: QUAL O MELHOR CAMINHO? INOVAÇÃO E P&D: QUAL O MELHOR CAMINHO? XXXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA FARMACÊUTICA 23 e 24 novembro 2006 João Sanches Diretor de Comunicação A inovação é pilar da competitividade Prosperidade

Leia mais

RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA MENSAL

RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA MENSAL RESUMO EXECUTIVO Este relatório apresenta pontos relevantes, levantados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) sobre as perspectivas para o vestuário em 2011. O documento

Leia mais

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly. Gestão da Inovação Inovação na cadeia produtiva 1 Referências para a aula BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda; CASTILHOS, Clarisse Chiappini; JORNADA, Maria Isabel Herz da. Para uma abordagem multidisciplinar

Leia mais

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS Mapeamento da Cadeia Produtiva de Energia Solar Fotovoltaica e Oportunidades para os Pequenos Negócios Brasil Solar Power 06/07/2017 Rio de Janeiro OBJETIVO DA ATUAÇÃO

Leia mais

Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital

Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - MOLDES ABM Agosto de 2014 Importância do investimento na

Leia mais

PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde Banco Nacional de Desenvolvimento Econômco e Social - BNDES PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde Belo Horizonte dezembro/2007 1 Aprovado em maio / 2004 MACRO-OBJETIVO

Leia mais

Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação. Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo

Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação. Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo A Finep A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTIC (Ministério

Leia mais

Há espaços competitivos para a indústria farmoquímica brasileira?

Há espaços competitivos para a indústria farmoquímica brasileira? Há espaços competitivos para a indústria farmoquímica brasileira? Reflexões e propostas para políticas públicas Trabalho publicado da Revista BNDES Setorial em março de 2015 Reunião de Conselho da Abifina

Leia mais

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Soumitra Dutta Professor de Gestão Universidade de Cornell, EUA Índice Global de Inovação 10 de julho de 2018 Lançamento do Índice Global de Inovação

Leia mais

BREVE ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS EM Informe 08/2013

BREVE ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS EM Informe 08/2013 Informe 08/2013 BREVE ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS EM 2012 Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais ABIROCHAS Avenida Paulista, 1313 8º andar sala 805 Bela

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS JANEIRO/2016 Resumo de desempenho Janeiro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês/Ano mês anterior

Leia mais

PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS

PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS Profª Caroline P. Spanhol CONTEXTUALIZAÇÃO Necessidade de eficiência e eficácia; Competitividade A gerência do negócio assume grande importância,

Leia mais

COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE

COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos SCTIE Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde DECIIS Coordenação Geral de Equipamentos

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/124/

Leia mais

Agenda de Políticas para Inovação. São Paulo, 10 de maio de 2013

Agenda de Políticas para Inovação. São Paulo, 10 de maio de 2013 Agenda de Políticas para Inovação São Paulo, 10 de maio de 2013 Inovação e Sustentabilidade: A Agenda da Química Verde Carlos Fadigas - Braskem Innovation is...essential to create new products, processes,

Leia mais

Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Estratégia Brasileira para a Transformação Digital Estratégia Brasileira para a Transformação Digital 18 de Outubro de 2017 Secretaria de Política de Informática Departamento de Políticas e Programas Setoriais em TIC Referências internacionais Desafio

Leia mais