ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DO GOVERNADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DO GOVERNADOR"

Transcrição

1 PARECER N.º SERVIDOR PORTADOR DE DISTÚRBIO DO SONO E CRISES PERSISTENTES DE ANSIEDADE QUE DEIXA DE COMPARECER AO TRABALHO NÃO MANIFESTA ANIMUS DE ABANDONAR, ESPECIALMENTE SE TEM RESPALDO EM PROVA DOCUMENTAL E ORAL, AFIRMANDO QUE SUAS CONDIÇÕES FÍSICO-PSÍQUICAS NÃO LHE PERMITEM LABORAR. INTELECÇÃO DO INCISO IV DO ART. 191 DA LEI COMPLEMENTAR N /94. ARQUIVAMENTO SUGERIDO. Vem a exame e parecer da Equipe de Revisão da Procuradoria de Probidade Administrativa e de Processo Administrativo Disciplinar o processo n /00.5, oriundo da Secretaria da Justiça e da Segurança, que se refere ao Processo Administrativo Disciplinar instaurado contra Ubiratã Carlos Braga, matrícula n , fotógrafo criminalístico lotado no Instituto Geral de Perícias, acoimado de abandono da função pública, a partir de O fato jurídico sígnico foi comunicado à direção do IGP em 09 de outubro de 2000, em razão do que se instaurou sindicância prévia, para averiguar a causa das ausências. Neste procedimento pré-processual, o então sindicado afirmou que esteve em licença para tratamento de saúde de fevereiro de 1998 até , sendo que neste período trabalhou alguns meses. Asseverou, por igual, que padece da doença denominada distúrbio do sono e ansiedade intensa. Essas enfermidades desestruturam a funcionalidade convencional da atividade laborativa dos pacientes, uma vez que o sono aparece na hora e na ocasião mais imprevisível, não permitindo o desempenho regular de qualquer atividade laborativa. No entanto, a psicóloga Josiane do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador disse-lhe que deveria retornar ao trabalho sob pena de sofrer sanções administrativas. Diante desta informação falou com seu terapeuta particular o Dr. Valter Daudt, que lhe forneceu um atestado circunstanciado, além de ter contatado com o DMEST, esclarecendo que o sindicado, devido às peculiaridades de seu quadro de saúde não poderia retornar ao trabalho. Nesta oportunidade, o psiquiatra Juarez Verba do DMEST teria dito que a situação do servidor seria reavaliada naquele órgão técnico (fl. 37). Juntou o sindicado o alentado laudo do Psiquiatra Valter Daudt (fls ), onde, se referindo em tom dialógico ao sindicado, menciona que suas faltas são devidas à persistência de seus sintomas da doença e não podem constituir uma ocorrência punível

2 administrativamente. Surpreendeu-me muito também, porque, em 14 de setembro, o Dr. Juarez me havia dito que seu caso seria reavaliado. Se seu caso seria reavaliado, isso significa que pelo menos para algumas pessoas no Departamento ou, pelo menos, ao Diretor, há uma dúvida razoável sobre sua capacidade ou incapacidade. Este médico noutro atestado, juntado a fls. 41, asserta categoricamente em letras garrafais que o seu assistido está impossibilitado ao trabalho desde o primeiro semestre de 1998 e que o tratamento técnico que os peritos do DMEST têm imprimido no exame funcional do paciente lhe tem prejudicado a terapia, razão porquê o signatário Dr. Daudt teria representado disciplinarmente junto ao CRM contra esses profissionais. A despeito desses documentos, a sindicância administrativa lobrigou a existência de infração funcional por abandono de função pública, ignorando o disposto no inciso I, do art. 248 da lei Complementar n /94, recomendando a instauração de processo administrativo-disciplinar, sugestão esta acolhida pelo Senhor Secretário Substituto da Pasta da Justiça e da Segurança, que editou a Portaria incoativa da perquirição disciplinar (fls. 71). Encaminhado o expediente a esta Procuradoria Geral do Estado, foi nesta especializada distribuído ao Procurador do Estado Dr. Luiz Felipe Targa, que, instalando os trabalhos em 21 de março de 2001, enquadrou o servidor nas cominações dos arts. 26 e 191, IV da Lei Complementar n /94 (fl. 82). Citado para comparecer em audiência de qualificação e interrogatório, à que se fez presente assistido pela Defensora Pública Dra. Maria Angélica Maio Zabaleta, dizendo que desde 1997 se submete a tratamento médico especializado tendo em vista sofrer de distúrbio do sono e problemas psíquicos associados e que, em agosto de 2000, foi chamado no Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador, onde lhe sugeriram que voltasse ao trabalho ou se exonerasse, tendo retornado ao serviço em outubro de 2000, trabalhando por três semanas, não se sentindo em condições físico-psíquicas deixou de comparecer ao expediente e não recebe os seus vencimentos desde dezembro de 2000, vivendo à custa de auxílio dos amigos. O tratamento médico a que se submete permanentemente é gratuito. A defesa, por ocasião das alegações preliminares, arrolou 6 testemunhas entre elas duas médicas, um médico, uma psicóloga e duas colegas de trabalho, além de requerer perícia médico-psiquiátrica, formulando quesitos (fls ). A autoridade processante prescindiu da prova oral e formulou quesitos de ofício (fls ).

3 Realizada a colheita da prova oral, as testemunhas foram unânimes em confirmar que o indiciado deixava de comparecer ao serviço em razão de sua saúde e que, no trabalho, era um bom servidor, depoimento da médica Eliana Sarres Pessoa (fl. 106); a psicóloga Tecla Izabel Pinheiro faz idêntica afirmação (fl. 107). A médica Suzana Veiga Schönwald informou que o indiciado fora seu paciente nos anos de e que a natureza de sua doença determina que o sono apareça no momento mais incompatível com a vida regular, considerando que o seu quadro recomendaria uma readaptação do trabalho às condições peculiares de seu quadro de saúde (fl. 108). O médico Valter Marques Daudt (fl. 115) afirmou que o tratamento do sono impede que o indiciado se beneficie do tratamento medicamentoso indicado para a ansiedade e depressão; seu tratamento fica restrito a técnicas psicoterápicas e comportamentais. Presentemente, dada à intensidade de seus sintomas, agravados pela situação de tensão, o indiciado não tem condições de retornar ao trabalho (fl. 115). A funcionária pública municipal Izabel Oliveira de Campos relata o quadro de abulia em que vive o indiciado, pois quando ia à casa dele o encontrava prostrado, deitado na cama, sem se alimentar (fl. 116). A perícia formulada pelo DMEST relata que o paciente em março de 1998 solicitou a primeira licença médica, apresentando um quadro de Depressão neurótica (CID-300.4) e que submetido a uma avaliação em 27 de abril de 2001 e em 18 de maio de 2001, quando foi avaliado pela psiquiatria e pela psicologia com psicotestagem, o parecer conjunto entendeu que não havia naquele momento comprometimento de sua capacidade laboral por transtorno psíquico e, por outro lado, o laudo do exame polissonográfico traz um achado inespecífico e não é conclusivo (fls. 120), concluindo que, com base nos exames de 27 de abril e 18 de maio de 2001, o servidor possui condições psíquicas para o trabalho. Em alegações finais, a defesa examina a prova e sustenta a ausência de animus de abandonar (fl ). A autoridade processante, em relatório alentado, de feitura erudita, lastreada em jurisprudência sobre a natureza da volição do agente, conclui que, ainda que se possa dizer não ter havido de sua parte uma vontade absoluta de abandonar o cargo, ao deixar de comparecer em suas atividades profissionais habituais, assumiu o risco deliberado de cometer a infração administrativa. Sempre soube que, ao não trabalhar, poderia sofrer as conseqüências de sua atitude. Tanto que a Administração Pública, através de seus superiores hierárquicos, ressalte-se, mais uma vez, buscou solucionar o impasse, possibilitando-lhe uma flexibilidade de horário de trabalho, sem prejuízo do bom andamento do serviço. Possibilidade perfeitamente condizente com seu cargo de fotógrafo criminalístico. Citando a jurisprudência de fls. 137, à cuja leitura se reporta este parecerista.

4 Conclui que a atitude tomada pelo indiciado recomendaria a aplicação da pena demissória que, entretanto, comuta para a suspensão de 40 dias em nome do princípio da razoabilidade, conforme o art da Lei Complementar /94, bem como o autorizamento do art. 189, IV da mesma lei (fls ). É o relatório. Não há nulidade a sanear, eis que observado o devido processo legal e exercitado o contraditório. No mérito, com a devida vênia da douta autoridade processante, a verdade nem sempre coincide com os modelos sociais processantes, pois o ser humano é uma realidade única e irrepetível, sendo a questão largamente tratada pelos filósofos Heidegger em Ser e Tempo, bem como Gadamer em Verdade e Método. De modo que as classificações médico-psiquiátricas destinam-se aos casos mais genéricos, não contemplam as situações sui generis como a do presente caso, pois os técnicos estão em dessintonia quanto ao fato de o indiciado poder ou não trabalhar, em face das dificuldades que o afligem no plano psicológico. Por isso, este parecerista se inclina a reconhecer a ocorrência do inciso I do art. 248 da Lei Complementar n /94, recomendando a absolvição por ausência de animus de abandonar em razão de circunstância ligada a seu estado psíquico e, considerando que, até agora o indiciado não reassumiu a função à que está jungido no serviço público, tem-se que a punição de suspensão seria anódina. Por outro lado, considerando o quadro apresentado pelo servidor, é de cogitar-se de sua readaptação funcional, vis compulsiva consoante a previsão do art. 39 da Lei Complementar n /94, sugestão esta que se faz com supedâneo no 4 do art. 245 da lei citada. É o parecer.. José Hermílio Ribeiro Serpa Relator Dea Mara Ribeiro Lima.

5 Processo nº /00.5 Acolho as conclusões do PARECER nº , da Procuradoria de Probidade Administrativa e de Processo Administrativo- Disciplinar, de autoria do Procurador do Estado Doutor JOSÉ HERMÍLIO RIBEIRO SERPA. Submeta-se o expediente à deliberação do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado. Em 23 de abril de Paulo Peretti Torelly, Procurador-Geral do Estado.

6 Processo nº /00.5 Aprovo o PARECER nº , da Procuradoria-Geral do Estado, cujos fundamentos adoto para ABSOLVER o servidor UIBIRATÃ CARLOS BRAGA, Fotógrafo Criminalístico, matrícula nº , lotado na Instituto Geral de Perícia, da imputação objeto do Processo Administrativo-Disciplinar nº /00.5, instaurado para apurar falta funcional a ele atribuída. À Procuradoria-Geral do Estado para publicação e anotações de estilo. Após, à Secretaria da Justiça e da Segurança para ciência do interessado e demais providências pertinentes. PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 23 de abril de OLÍVIO DUTRA, GOVERNADOR DO ESTADO.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º PARECER N.º 14.125 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. SERVIDOR DE INSTITUIÇÃO BANCÁRIA QUE SE VALE DE SUA FUNÇÃO PARA AUMENTAR OS SEUS LIMITES NO CHEQUE ESPECIAL E MOVIMENTA CONTA BANCÁRIA DE SEUS FAMILIARES,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º 13.191 SERVIDORES POLICIAIS ACUSADOS DA PRÁTICA DE FALSIDADE IDEOLÓGICA (VENDA DE CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO). PROVA PROCESSUALIZADA INSEGURA. ABSOLVIÇÃO POR INSUFICIÊNCIA DE PROVAS.

Leia mais

PARECER N PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. A DECISÃO

PARECER N PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. A DECISÃO PARECER N. 12398 PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. A DECISÃO JUDICIAL CRIMINAL REPERCUTE NA ESFERA ADMINISTRATIVA QUANDO O RÉU É ABSOLVIDO POR NÃO SE CONSTITUIR O FATO INFRAÇÃO PENAL (ART. 386, III

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO CONSELHO SUPERIOR

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO CONSELHO SUPERIOR PARECER N Afc.MqO A4 PROCESSO ADMINISTRATIVO-DISCIPLINAR. SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE. AUXILIAR DE ENFERMAGEM. ABANDONO DE EMPREGO PÚBLICO. SERVIDOR CELETISTA, SEM ESTABILIDADE. ENQUADRAMENTO NAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

SERVIDOR POLICIAL ACUSADO DE UTILIZAÇÃO DE MOEDA FALSA. INTELECÇÃO DOS INCISOS XXXVIII E XLIII DO ART. 81 DA LEI

SERVIDOR POLICIAL ACUSADO DE UTILIZAÇÃO DE MOEDA FALSA. INTELECÇÃO DOS INCISOS XXXVIII E XLIII DO ART. 81 DA LEI PARECER N.º 13.503 SERVIDOR POLICIAL ACUSADO DE UTILIZAÇÃO DE MOEDA FALSA. A ABSOLVIÇÃO NA ESFERA PENAL POR INSUFICIÊNCIA DE PROVA NÃO VINCULA A DECISÃO ADMINISTRATIVA EM RAZÃO DA INDEPENDÊNCIA DAS INSTÂNCIAS

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º 12778

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º 12778 PARECER N.º 12778 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. SERVIDOR PENITENCIÁRIO, QUE AGRIDE INTERNO SOB SUA GUARDA, SOB A ALEGAÇÃO DE REPELIR AGRESSÃO, QUE LHE CAUSOU LESÕES, TEM EM SEU FAVOR A EXCLUDENTE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º 13.509/PP

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º 13.509/PP PARECER N.º 13.509/PP PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. AGENTE PENITENCIÁRIO ACUSADO DE DESVIO DE VALORES EM PROVEITO PRÓPRIO. PROCEDÊNCIA DA IMPUTAÇÃO RECONHECIDA. COMUTAÇÃO DA PENA SUGERIDA FACE

Leia mais

SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO

SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO Com a advento da Lei Complementar 942/03, que alterou a Lei 10.261/68, a competência para realização de sindicância saiu da

Leia mais

FELO PROCURADONAGERALDOESTADO. REIS DE BEM, Técnico de Apoio Fazendário,matricula n9. mental descrita nos arquétipos dos incisos 1 e III do

FELO PROCURADONAGERALDOESTADO. REIS DE BEM, Técnico de Apoio Fazendário,matricula n9. mental descrita nos arquétipos dos incisos 1 e III do \ $?x, T1?*Cšî11 ägggîš!?` ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADONAGERALDOESTADO P A R E C E R N 9 8880 J ' r.nïíoi` ',}?J ;!x E FELO I 1 Ausência ao trabalho causada por alcoolismo não induz à punição

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N 13.182 SERVIDORES PENITENCIÁRIOS QUE SE DESLOCAM, POR DOZE DIAS, A VÁRIOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, TRANSPORTANDO APENADOS E, NO RETORNO, SEM ALONGAR O CRONOGRAMA DA VIAGEM, SÃO VISTOS EM CIDADE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO CONSULTORIA PARECER Nº

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO CONSULTORIA PARECER Nº PARECER Nº 15.069 DEPARTAMENTO DE PERÍCIA MÉDICA E SAÚDE DO TRABALHADOR DMEST. DEVER LEGAL DE INDICAR O CÓDIGO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS CID NOS ATESTADOS E LAUDOS MÉDICOS QUE DÃO SUPORTE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARECER Nº 14.999 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. PROFESSORA. FALTA DISCIPLINAR CAPITULADA NAS DISPOSIÇÕES DO ARTIGO 177, INCISOS I, III E V, ARTIGO 178, INCISO XXIV, E ARTIGO 191, INCISOS I, III,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEWTON NEVES (Presidente), ALMEIDA TOLEDO E PEDRO MENIN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEWTON NEVES (Presidente), ALMEIDA TOLEDO E PEDRO MENIN. fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2011.0000301937 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0007162-67.2009.8.26.0281, da Comarca de Itatiba, em que é apelante CARLOS EDUARDO CORDEIRO DE SOUZA sendo

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARECER N.º 15.201 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO CONTRA ATO DEMISSÓRIO RECEBIDO COMO PEDIDO DE REVISÃO. EXEGESE DO ART. 249 DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N.º 10.098/94.

Leia mais

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a decisão do Conselho Universitário,

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a decisão do Conselho Universitário, REITORIA RESOLUÇÃO Nº 31, de 03 de setembro de 1998. Institui procedimentos administrativos para a apuração e responsabilização de infrações disciplinares do corpo docente, discente e técnico-administrativo

Leia mais

MEDIDA CAUTELAR:

MEDIDA CAUTELAR: PRAZO DO PAD: O processo administrativo disciplinar terá prazo de conclusão de 90 dias, a contar da publicação da portaria inaugural, prorrogável, motivadamente, pelo Relator, em decisão a ser referendada

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N.º 12715 PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. INVESTIGADOR DE POLÍCIA. ALEGAÇÃO DE ALCOOLISMO AFASTADA MEDIANTE EXAME PERICIAL, QUE DEMONSTROU TER O SERVIDOR CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO, SENDO

Leia mais

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão.

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão. Regulamento Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar 1 - Instauração 1.1 A instauração do processo administrativo disciplinar cabe ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia e ocorre

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Instrução Normativa REITORIA nº 01, de 07 de janeiro de

Leia mais

AULA 31 ÉTICA MÉDICA

AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. A competência para apreciar e

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo - Cancelamento das punições Advertência Suspensão 3 anos 5 anos Atenção!!!! O art.

Leia mais

PARECER N. 11843. Processo nº. 044031-14.00-95.1

PARECER N. 11843. Processo nº. 044031-14.00-95.1 PARECER N. 11843 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. ABANDONO DE CARGO PÚBLICO E FALTAS SUCESSIVAS AO SERVIÇO DE SERVIDORA PORTADORA DE PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA E INTERDITADA JUDICIALMENTE PARA TODOS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum ordinário Parte II Prof. Gisela Esposel - 3- Citação do acusado para apresentar a resposta à acusação : - Artigo 396 A do CPP. Na resposta,

Leia mais

Sumário. Abreviaturas e siglas Capítulo 1 Noções de Direito Administrativo... 23

Sumário. Abreviaturas e siglas Capítulo 1 Noções de Direito Administrativo... 23 Sumário Abreviaturas e siglas... 19 Capítulo 1 Noções de Direito Administrativo... 23 1.1. Diferentes critérios adotados para a conceituação do Direito Administrativo... 23 1.2. Direito Administrativo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 6 Prof. Pablo Cruz DOS DOCUMENTOS Apresentação de documentos Art. 378. Os documentos poderão ser apresentados em qualquer fase do processo, salvo

Leia mais

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO CORREGEDORIA NA TRANSPARÊNCIA PROMOVER A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FUNÇÃO DA CORREGEDORIA PREVENÇÃO X PUNIÇÃO VISITAS AOS ÓRGÃOS FISCALIZAR

Leia mais

Defesa prévia tempestivamente apresentada, não arrolando testemunhas, juntando os documentos de fls. 42-46.

Defesa prévia tempestivamente apresentada, não arrolando testemunhas, juntando os documentos de fls. 42-46. PARECER Nº 13.988 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. 1. INSUFICIÊNCIA DA PROVA COLIGIDA NOS AUTOS PARA DEMONSTRAR A EXISTÊNCIA DO FATO IMPUTADO AO INDICIADO. 2. ABSOLVIÇÃO SUGERIDA. Vem a exame e parecer

Leia mais

A indiciada Simone da Silva Gonçalves teria se utilizado de contrato de locação falso para recebimento de ajuda de custo, quando de sua

A indiciada Simone da Silva Gonçalves teria se utilizado de contrato de locação falso para recebimento de ajuda de custo, quando de sua PARECER N.º 14.308 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. AGENTES PENITENCIÁRIOS. IRREGULARIDADES FUNCIONAIS RELATIVAS À PERCEPÇÃO DE AJUDA DE CUSTO. SENTENÇA CONDENATÓRIA. REABERTURA DA INSTRUÇÃO. A ABSOLVIÇÃO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA E DE PROCESSO ADMINISTRATIVO-DISCIPLINAR

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA E DE PROCESSO ADMINISTRATIVO-DISCIPLINAR PARECER N.º 13.943 SERVIDOR PENITENCIÁRIO QUE PARTICIPA DE ACORDO PARA FRAUDAR LICITAÇÃO PRATICA CONDUTA QUE, EM TESE, PODE GERAR SANÇÃO DEMISSÓRIA QUE, TODAVIA, É COMUTADA PARA SUSPENSÃO DE 90 DIAS EM

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES

PROCEDIMENTOS PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES PROCEDIMENTOS PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES INTRODUÇÃO SINDICÂNCIA DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR DEFINIÇÃO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA Decreto nº 041, DE 8 DE AGOSTO DE 2013. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA JUNTA MÉDICA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ITIQUIRA, ESTABELECE REGRAMENTOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Itiquira, Estado

Leia mais

ATO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO: RC Resolução do CONSUN Resolução nº 161, de 19 de setembro de 2016.

ATO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO: RC Resolução do CONSUN Resolução nº 161, de 19 de setembro de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme Cep: 66077-530 - Caixa Postal: 917 - Belém/Pará

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL Nº 22/2016 SIMP N. 003272-006/2016 O, pelo Promotor de Justiça signatário, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 129, incisos II e III, da

Leia mais

Equipe Multidisciplinar do SIASS/FUNASA/AP: Annie Nayara Cavalcante, Psicóloga Averaldo Monteiro, Engenheiro Gerdiluce Souza, Gestão Av.

Equipe Multidisciplinar do SIASS/FUNASA/AP: Annie Nayara Cavalcante, Psicóloga Averaldo Monteiro, Engenheiro Gerdiluce Souza, Gestão Av. MANUAL DO SERVIDOR REALIZAÇÃO:: Equipe Multidisciplinar do SIASS/FUNASA/AP: Annie Nayara Cavalcante, Psicóloga Averaldo Monteiro, Engenheiro Gerdiluce Souza, Gestão Av. Antônio Coelho de Carvalho, 2474,

Leia mais

DESPACHO SEJUR Nº 38/2016

DESPACHO SEJUR Nº 38/2016 DESPACHO SEJUR Nº 38/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 20/01/2016) Referência: Expediente CFM nº 12175/2015 Assunto: Questões controvertidas entre o CREMESP e o CRM-PR Inscrição secundária Transferência.

Leia mais

Nº COMARCA DE PALMEIRA DAS MISSÕES MINISTÉRIO PÚBLICO A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos.

Nº COMARCA DE PALMEIRA DAS MISSÕES MINISTÉRIO PÚBLICO A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. AGRAVO EM EXECUÇÃO. FALTA GRAVE. POSSE DE APARELHO CELULAR SEM CHIP. Para a caracterização da falta grave, é imprescindível que o aparelho telefônico encontrado com o apenado esteja em plenas condições

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARECER N.º

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARECER N.º PARECER N.º 14.842 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. PROFESSORA. IRREGULARIDADES ADMINISTRATIVAS. DESCUMPRIMENTO DE ORDEM SUPERIOR. ASSINATURA INDEVIDA NO LIVRO-PONTO. IRREGULARIDADES NÃO COMPROVADAS.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 9ª fase Período 2006-2016 1) FCC Juiz Estadual TJ/GO - 2012 Em relação às testemunhas, é correto afirmar que a) as pessoas impossibilitadas por enfermidade

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N. 12481 SERVIDOR PÚBLICO QUE ABANDONA O CARGO E, AO RESPONDER PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, PRETEXTA DOENÇA INCAPACITANTE, QUE NÃO É CONFIRMADA PELO DEPARTAMENTO DE PERÍCIA MÉDICA DO ESTADO,

Leia mais

3. O Tribunal, ao tomar conhecimento da aludida tomada de contas especial, decidiu nos seguintes termos (fl. 57):

3. O Tribunal, ao tomar conhecimento da aludida tomada de contas especial, decidiu nos seguintes termos (fl. 57): Fl. n. 346 Tribunal de Contas do Distrito Federal MINISTÉRIO PÚBLICO PROCESSO N.º 1611/1999 PARECER N.º 880/2002 E M E N T A: Tomada de Contas Especial. Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília -

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 3224 Prefeitura Municipal de publica: Portaria 001 de 15 de Fevereiro 2017 - Designa o servidor o SR. José Raimundo dos Santos. Portaria 002 de 07 de Março 2017 -

Leia mais

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES 1. Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena a) de repreensão, suspensão ou multa, em 2 (dois)

Leia mais

PARECER Nº É o relatório.

PARECER Nº É o relatório. PARECER Nº 12769 CONCURSO FISCAL TRIBUTOS ESTADUAIS - C. 984/93. Impossibilidade de concessão de efeitos retroativos à nomeação determinada em decisões judiciais. Vêm à esta Procuradoria Geral do Estado,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 106, DE 18 DE MAIO DE Publicada no Diário Oficial nº Art Art Art

LEI COMPLEMENTAR Nº 106, DE 18 DE MAIO DE Publicada no Diário Oficial nº Art Art Art LEI COMPLEMENTAR Nº 106, DE 18 DE MAIO DE 2016. Publicada no Diário Oficial nº 4.624 O Governador do Estado do Tocantins: Altera a Lei Complementar Estadual nº 51, de 2 de janeiro de 2008, que institui

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO 1. Trata-se de Inquérito Civil instaurado para apurar os fundamentos do aumento da tarifa de energia elétrica pela concessionária Eletricidade e Serviços S. A. ELEKTRO, atingindo

Leia mais

ACÓRDÃO. Hermann Herschander RELATOR Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. Hermann Herschander RELATOR Assinatura Eletrônica fls. 537 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000723682 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Habeas Corpus nº 2153734-78.2016.8.26.0000, da Comarca de Rio das Pedras, em que é paciente, Impetrantes RODRIGO

Leia mais

Plantão Judiciário Semanal

Plantão Judiciário Semanal Plantão Judiciário Semanal O plantão judiciário semanal corresponde a feriados, fins de semana e dias úteis fora do horário ordinário do expediente forense, excetuado o período de 20 de dezembro a 6 de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER N PARECER N. 13.395 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. POLICIAL CIVIL. PREVARICAÇÃO - EVENTO PRESCRITIVO. CORRUPÇÃO PASSIVA - ABSOLVIÇÃO NO PROCESSO CRIMINAL CORRELATO. INSUFICIÊNCIA DE PROVAS. ABSOLVIÇÃO

Leia mais

PARECER N. 11764. Processo nº. 037590-14.00/96.4

PARECER N. 11764. Processo nº. 037590-14.00/96.4 PARECER N. 11764 PROCESSO ADMINISTRATIVO- DISCIPLINAR. AUDITORA DE FINANÇAS PÚBLICAS, ACUSA- DA DE NÃO CUMPRIR ORDENS SUPERIORES, INCORRE, EM TE- SE, NA TRANSGRESSÃO DIS- CIPLINAR INSCULPIDA NO ART. 177,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 561 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000930382 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0030726-11.2011.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que é apelante F.C.P., é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

PROVA PRÁTICA P 4 SENTENÇA PENAL

PROVA PRÁTICA P 4 SENTENÇA PENAL PROVA PRÁTICA P 4 SENTENÇA PENAL Nesta prova, que vale dez pontos, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE TEXTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA Nº ****, de ** de ***** de 2011. *****/**-** Nº do processo A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições, Resolve: A) Determinar a instauração de Sindicância/PAD,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente Procedimentos Operacionais CPP Procedimento Técnico CPP 25 Julgamento pela Reitora 1) Objetivo Julgar o procedimento disciplinar com base no relatório final elaborado pela CPAD. 2) Procedimento A conclusão

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: RECURSO EM SINDICÂNCIA. PRELIMINARES NÃO ARGUIDAS. NÃO OCORRÊNCIA DE PRESCRIÇÃO. ILEGITIMIDADE DO PROSUS EM RECORRER É legalmente impossível que o Ministério Público

Leia mais

MARINA SALDANHA DE BORBA GUILHERME SILVEIRA DE BORBA JUIZ DIR 1 V COM JAGUARAO A C Ó R D Ã O

MARINA SALDANHA DE BORBA GUILHERME SILVEIRA DE BORBA JUIZ DIR 1 V COM JAGUARAO A C Ó R D Ã O CORREIÇÃO PARCIAL. MULTA PREVISTA NO ART. 265 DO CPP. PRELIMINAR DE INCOMPETÊNCIA DO JUÍZO. ACOLHIMENTO. O juízo deprecado tem competência restrita, limitada à delegação procedida pelo juízo deprecante,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Sexta-feira Ano VIII Nº 2354 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Julgamento e Decisão do Processo de Nº 271/2017 - Servidora Eliane Oliveira Rangel dos Santos.

Leia mais

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família dos servidores públicos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARECER N.º

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PROCURADORIA DISCIPLINAR E DE PROBIDADE ADMINISTRATIVA PARECER N.º PARECER N.º 15.197 PROCESSO ADMINISTRATIVO-DIS- CIPLINAR. PROFESSOR. APROPRIAÇÃO INDÉ- BITA DE DINHEIRO ARRECADADO PARA EXCURSÃO COM PAIS E ALU- NOS. CONVERSÃO DA PENA DE DE- MISSÃO EM SUSPENSÃO POR 90

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo -Comissão (servidores/presidente) Responsabilidade do servidor O art. 149 prevê

Leia mais

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO Apelação Cível - Turma Especialidade I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0101807-06.2014.4.02.5101 (2014.51.01.101807-8) RELATOR JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

Ofício GP/PSTC Nº 011/2016 Itapemirim-ES, 25 de janeiro de 2016.

Ofício GP/PSTC Nº 011/2016 Itapemirim-ES, 25 de janeiro de 2016. Ofício GP/PSTC Nº 011/2016 Itapemirim-ES, 25 de janeiro de 2016. Ao Excelentíssimo Vereador Waldemir Pereira Gama Presidente da CP 1031/2015 NESTA Assunto: Informações sobre o rito do Decreto-Lei 201/1967

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 773 Prefeitura Municipal de publica: Julgamento do Processo Administrativo Disciplinar n.º 11.508/2014 - Instauranção do Processo Administrativo Disciplinar. Portaria

Leia mais

IMPROCEDENTE. Nº COMARCA DE TEUTÔNIA A C Ó R D Ã O

IMPROCEDENTE. Nº COMARCA DE TEUTÔNIA A C Ó R D Ã O CORREIÇÃO PARCIAL. CRIMES CONTRA O PATRIMÕNIO. NEGATIVA DA MAGISTRADA DE, EM AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO À QUAL NÃO COMPARECEU O MINISTÉRIO PÚBLICO, FORMULAR PERGUNTAS ÀS TESTEMUNHAS ACUSATÓRIAS, MEDIANTE LEITURA

Leia mais

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo Processo Administrativo Disciplinar Fabrício Colombo APRESENTAÇÃO * Sistema de Correição do Poder Executivo Federal; * Dever de apuração da autoridade; * Espécies processuais; * Comissões disciplinares;

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 6 REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM 6.5. COMO EFETIVAR UMA REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO Procedimento Preparatório n. 1.21.002.000188/2014-02 1. Trata-se de Procedimento Preparatório instaurado para apurar possíveis irregularidades no atendimento prestado por servidor

Leia mais

SUMÁRIO OBRAS DO AUTOR PARTE I O PROCESSO ADMINISTRATIVO NA DOUTRINA

SUMÁRIO OBRAS DO AUTOR PARTE I O PROCESSO ADMINISTRATIVO NA DOUTRINA SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 7." EDIÇÃO...................................... 5 APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO............................................ 9 APRESENTAÇÃO À L a EDIÇÃO........................ 13 OBRAS

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA COMISSÃO DE ÉTICA DO IFTO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA COMISSÃO DE ÉTICA DO IFTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DO IFTO Exercício 2012 Palmas TO Janeiro/2012 Página 1 de 5 Introdução: Este relatório tem por objetivo apresentar as principais atividades realizadas pela Comissão de Ética

Leia mais

SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS

SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS 1. (CESPE- 2016- DPU- Agente Administrativo) Caso o servidor público tenha causado danos ao poder público, a obrigação de reparar tais danos estende-se

Leia mais

Secretaria Estadual de Segurança Pública ( ) e Polícia Militar do Estado de São Paulo ( )

Secretaria Estadual de Segurança Pública ( ) e Polícia Militar do Estado de São Paulo ( ) PROTOCOLOS: 605521412697 e 603651412696 SICs: Secretaria Estadual de Segurança Pública (605521412697) e Polícia Militar do Estado de São Paulo (603651412696) RECORRENTE: CONECTAS DIREITOS HUMANOS RELATÓRIO

Leia mais

Distribuição DR. ARISTÓTELES LIMA THURY (Substituto), por Sorteio em 03/11/2008 às 12:35. Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva.

Distribuição DR. ARISTÓTELES LIMA THURY (Substituto), por Sorteio em 03/11/2008 às 12:35. Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva. Dados do Processo Processo 2008.004875-0 (0004875-50.2008.8.04.0000) Interpelação Judicial Distribuição DR. ARISTÓTELES LIMA THURY (Substituto), por Sorteio em 03/11/2008 às 12:35 Órgão Julgador Origem

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de Eunápolis 1 Terça-feira Ano VI Nº 2349 Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Decreto Nº 5.597, de 20 de Novembro de 2015 - Demissão do servidor Ricardo Santos de Jesus, matrícula

Leia mais

: MIN. MARCO AURÉLIO DECISÃO

: MIN. MARCO AURÉLIO DECISÃO MANDADO DE SEGURANÇA 33.175 DISTRITO FEDERAL RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO IMPTE.(S) :MIGUEL VIEIRA DA SILVA ADV.(A/S) :MARCOS VON GLEHN HERKENHOFF E OUTRO(A/S) IMPDO.(A/S) :CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO

Leia mais

VISTOS, ETC. ISTO POSTO: MÉRITO. I. Anulação da advertência indevida e sua desconsideração para fins de avaliação.

VISTOS, ETC. ISTO POSTO: MÉRITO. I. Anulação da advertência indevida e sua desconsideração para fins de avaliação. Fl. 1 Reclamante: Alcino Guedes da Silva Reclamado: Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A. VISTOS, ETC. Alcino Guedes da Silva ajuíza ação trabalhista contra Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A.

Leia mais

QUESITOS QUESITOS QUESTIONÁRIO BÁSICO. formulação de quesitos; perguntas de natureza técnica ou científica. pertinentes; impertinentes.

QUESITOS QUESITOS QUESTIONÁRIO BÁSICO. formulação de quesitos; perguntas de natureza técnica ou científica. pertinentes; impertinentes. PERÍCIA CONTÁBIL QUESITOS Adaptação do Painel apresentado pelos alunos: Elisângela Lamberti Marcela Pansini Mazocco Márcia Aremi Wenichi Alves QUESTIONÁRIO BÁSICO formulação de quesitos; perguntas de natureza

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 38.992 - RS (2012/0182955-0) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : MIGUEL LOURENÇO RODRIGUES DA SILVA ADVOGADO : ELOISA DIAS ALVES RECORRIDO : ESTADO DO RIO

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n , DE LEVI DE MELLO

A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n , DE LEVI DE MELLO Seminário: A NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO 05 de fevereiro de 2014 São Paulo - SP A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n. 60.106, DE 29.01.14 LEVI DE MELLO CORREGEDORIA

Leia mais

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O inquérito civil e o procedimento preparatório serão presididos pelo membro do Ministério Público a quem for conferida essa atribuição, nos termos da normatização de regência.

Leia mais

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 19 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 832 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N.º 336/2016-GP/PMPI/AL - Suspensão Portaria N.º 337/2016-GP De 02 de agosto de 2016 - Suspensão Julgamento Processo Administrativo

Leia mais

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O APELAÇAO CÍVEL. INTERDIÇÃO. INCAPACIDADE PARCIAL DO INTERDITANDO CONSTATADA NA PERÍCIA PSIQUIÁTRICA. CARACTERIZADA HIPÓTESE LEGAL PARA INTERDIÇÃO PARCIAL. PRODIGALIDADE E DEPENDÊNCIA QUÍMICA. PARCIAL PROCEDÊNCIA

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DIVISÃO TOPOGRÁFICA - Procedimento administrativo (arts. 14/16, Lei nº 8.429/1992).

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

Direito Administrativo Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL Foi expedido mandado de prisão preventiva contra Rubem, médico pertencente ao quadro de pessoal do Ministério da Saúde. Por considerar ilegal a referida medida,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra Quesitos suplementares: São quesitos novos que, de certa forma, ampliam o objeto do trabalho pericial. Não podem ser formulados

Leia mais

Aula 84 SERVIDOR PÚBLICO. De acordo com o art. 151, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

Aula 84 SERVIDOR PÚBLICO. De acordo com o art. 151, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Demissão. Processo administrativo disciplinar sumário 84 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA FUTEBOL BRASILEIRO -STJDF.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA FUTEBOL BRASILEIRO -STJDF. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA FUTEBOL BRASILEIRO -STJDF. DESPORTIVA DO Processo nr. 100 /2016 Orgão Julgador: 3a. Comissão Disciplinar Auditor Relator:Dr. Manuel Márcio Bezerra Torres Denunciante: Procuradoria

Leia mais

DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO

DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO Marcos Henrique Mendanha - GO Médico especialista em Medicina do Trabalho

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 2 Professora Eliana Khader INQUÉRITO CIVIL INQUÉRITO POLICIAL Destina-se à área cível lato sensu

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO UNICID. Prof. Átila

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO UNICID. Prof. Átila UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO UNICID CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO SEGURANÇA PRIVADA Prof. Átila GRUPO Nº. 06 Cleber Ricardo Impaléia Marilene M. C. Neto Anderson S. Moura Oséias A. Silva Vitor

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DA READAPTAÇÃO

ORIENTAÇÃO SOBRE SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DA READAPTAÇÃO ORIENTAÇÃO SOBRE SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DA READAPTAÇÃO RESOLUCÃO SE 09 de 31-01, DO 02/02/2018 e RESOLUCÃO SPG-15 de 11, DO 13/04/2017. Comunicado Conjunto DPME-SPG-CGRH-SEE-2, de 13, DO 14-4- 2016

Leia mais

MARCIAL LUCAS GUASTUCCI A C Ó R D Ã O

MARCIAL LUCAS GUASTUCCI A C Ó R D Ã O APELAÇÃO. ART. 299 DO CP. DECLARAÇÃO SUPOSTAMENTE FALSA, ACERCA DO LABOR DO ACUSADO, JUNTADO EM PROCESSO POR TRÁFICO DE DROGAS. AFIRMAÇÃO DE TRABALHO FIXO E ELOGIOS AO DESEMPENHO DO ACUSADO. ALTERAÇÃO

Leia mais

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL Instrução Normativa N.TC-13/2012 Definição e Objetivo A tomada de contas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA Estado do Espírito Santo

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 019/2017, de 01 de Fevereiro de 2017. Institui da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar COPSPAD - no Âmbito do Poder Executivo do Município de Ibatiba. O PREFEITO

Leia mais

Registro: ACÓRDÃO

Registro: ACÓRDÃO 1 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000564372 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Execução Penal nº 7003184-35.2014.8.26.0071, da Comarca de Bauru, em que é agravante LUCAS AUGUSTO NASCIMENTO

Leia mais

: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI NOBREGA PARAÍBA

: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI NOBREGA PARAÍBA MEDIDA CAUTELAR EM MANDADO DE SEGURANÇA 35.221 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) LIT.PAS.(A/S) LIT.PAS.(A/S) PROC.(A/S)(ES) LIT.PAS.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN.

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Sumário

Sumário http://www.ciop.sp.gov.br Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 Ano I Edição nº 13 Página 1 de 13 Sumário Administração... 2 CONVOCAÇÃO DO CONSELHO DIRETOR 23/01/2019... 2 Recursos Humanos... 3 EDITAL DE

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000419383 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Representação Criminal/notícia de Crime nº 2101053-63.2018.8.26.0000, da Comarca de, em que é representante PROCURADOR GERAL

Leia mais