DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO"

Transcrição

1 DISCORDÂNCIA ENTRE PERITO DO INSS E MÉDICO DO TRABALHO: REPERCUSSÕES JURÍDICAS E RESPONSABILIDADES NO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO

2 Marcos Henrique Mendanha - GO Médico especialista em Medicina do Trabalho (ANAMT / AMB), e Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM/AMB); Advogado / Especialista em Direito do Trabalho; Autor do livro: Medicina do Trabalho e Perícias Médicas Aspectos Práticos e Polêmicos (Editora LTr).

3 O que é o limbo previdenciáriotrabalhista? Imaginemos a seguinte situação: o Médico Assistente (do Trabalho) dá um atestado de 70 dias para o trabalhador, mas o INSS, concedeu somente 30 dias de auxílio-doença. O trabalhador não solicitou, nem o PP, e nem o PR, mas também não trabalhou até que se completasse o período de 70 dias do atestado (por orientação do Médico do Trabalho). Quem pagará seu salário entre o dia 31 e o 70? Limbo trabalhista-previdenciário!

4 FUNDAMENTOS LEGAIS DO LIMBO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO

5 Lei / 2009, Artigo 30, parágrafo 3: "Compete privativamente aos ocupantes do cargo de Perito Médico Previdenciário ou de Perito Médico da Previdência Social..., em especial a: (I) emissão de parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários. Comentário: a capacidade laboral será concluída pelo Perito do INSS (e não pelo Médico do Trabalho / Medico Examinador ).

6 Lei 605 / 49, Art. 6, Parágrafo 2º: A doença será comprovada mediante atestado de médico da instituição da previdência social a que estiver filiado o empregado, e, na falta deste e sucessivamente, de médico do Serviço Social do Comércio ou da Indústria; de médico da empresa ou por ela designado; de médico a serviço de representação federal, estadual ou municipal incumbido de assuntos de higiene ou de saúde pública; ou não existindo estes, na localidade em que trabalhar, de médico de sua escolha. Comentário: observamos que os atestados (decisões) médicos possuem uma hierarquia clara.

7 Súmula 15 do TST (2003): A justificação da ausência do empregado motivada por doença, para a percepção do salário-enfermidade e da remuneração do repouso semanal, deve observar a ordem preferencial dos atestados médicos, estabelecida em lei." Comentário: em outras palavras, essa Súmula diz que deve ser obedecido primeiro a decisão do Médico Perito do INSS, para só depois, a decisão do Médico do Trabalho / "Médico Examinador".

8 Lei 8.213/91, Art. 60: O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade (...). Comentário: o empregador paga os 15 primeiros dias de afastamento. Após isso, somente após o retorno efetivo do trabalhador às suas atividades.

9 Na Justiça Trabalhista: Se o empregado não tem condições de trabalhar e o INSS não lhe fornece o benefício previdenciário correspondente, é obrigação da empresa realizar o pagamento dos salários até que o trabalhador esteja saudável novamente ou obtenha aquele direito por parte da autarquia. (RO )

10 Na Justiça Trabalhista: A reiterada negativa da empresa em obedecer à conclusão da perícia previdenciária configura abuso de direito do empregador; mostra-se não só arbitrária, como antiética e contrária aos parâmetros sociais. Ora, a reclamada não podia deixar o empregado desamparado, por tanto tempo, sem receber nem os salários da empresa nem o benefício do INSS. Neste contexto, impõe-se à reclamada a obrigação de pagar salários do período em que o reclamante foi considerado, pelo INSS, apto para retomar suas atividades, mas foi impedido, pelo empregador, de retornar ao labor. (RO )

11 Na Justiça Trabalhista... A recusa em receber o autor de volta ao trabalho, deixando-o sem recebimento de remuneração, tendo ciência da negativa do INSS em pagar-lhe benefício previdenciário, mostra-se não só arbitrária, como antiética e contrária aos parâmetros sociais. Essa atitude, além de não ter respaldo no ordenamento jurídico, revela apenas seu intuito de esquivar-se dos ônus devidos perante o trabalhador. Assim, é imperioso reconhecer que a demandada deixou de observar o princípio básico da dignidade da pessoa humana, além de vulnerar o primado valor social do trabalho, pelo que, a indenização decorrente do dano moral mostra-se plenamente devida. (RO )

12 Na Justiça Trabalhista: Se o empregador mantém em vigor o contrato de trabalho da empregada, mesmo após o INSS e a Justiça Federal terem indeferido o restabelecimento do benefício previdenciário, ao fundamento de existência de capacidade laborativa, ele deve arcar com todos os efeitos pecuniários da ausência de suspensão do contrato de trabalho, mesmo não tendo havido prestação de serviço. (ED )

13 O que fazer então?

14 Opção 1 Comprovada a tentativa do autor de retornar ao trabalho e atestada a sua capacidade pela autarquia previdenciária, cabia a reclamada, no mínimo, readaptar o obreiro em função compatível com a sua condição de saúde, e não simplesmente negar-lhe o direito de retornar ao trabalho, deixando de lhe pagar os salários. (RO nº )

15 Opção 2 O empregador que impede o retorno ao trabalho de empregado reabilitado pela Previdência Social e também não promove a rescisão contratual, reencaminhando o empregado, de forma inútil aos cofres previdenciários, responde pelo pagamento dos salários relativos a período ocorrente entre a alta médica e efetivo retorno ao trabalho ou efetiva rescisão, pois o tempo em questão é considerado como tempo dispendido à disposição do empregador. (RO )

16 Se o empregador discorda da decisão do INSS que considerou seu empregado apto para o trabalho deve impugná-la de algum modo, ou, até mesmo, romper o vínculo, jamais deixar o seu contrato de trabalho no limbo, sem definição. (RO )

17 Quanto ao empregador: Vê-se que, neste caso, as opções do empregador se resumem a uma das duas abaixo: 1) Mudança para uma função / atividade compatível (recomendável); 2) Dispensa do empregado (preferencialmente homologada pelo Sindicato).

18 Serviço de Perícias Empregador do INSS Médico do Trabalho Empregado Justiça do Trabalho SRTE / CRM

19 Sugestão de Conduta: Após os 30 dias, o empregado retorna ao Médico da Empresa perguntando se pode voltar ao trabalho (exame de retorno ao trabalho). O Médico deverá considerá-lo apto?

20 Sugestão de anotação no prontuário e/ou carta à empresa Opaciente RG teveopedidodeprorrogação(pp) indeferido, e/ou pedido de reconsideração(pr) indeferido, e/ou término de seu auxílio-doença em / /. Diante do exposto, comfulcronoartigo482,alíneas e e i daclt,combinado com Súmulas 15 e 32 do TST, e nas Leis / 09 (Art. 30, incisoi)e605/49(art.6,parágrafo2),semoutraalternativade conduta, me submeto à decisão do INSS, e o qualifico como apto para retorno ao trabalho, com as devidas recomendações, enquanto se aguarda resposta ao pedido de reconsideração (PR)/recurso/nova perícia. Recomendações:

21 Assim: 1. Poderá exercer alguma atividade na empresa compatível com seu estado clínico. ou 2. Poderá ser dispensado com apto no demissional (pelo mesmo critério legal do apto no exame de retorno ao trabalho).

22 Importante lembrar ao empregador que: Risco zero não existe!

23 Blog: Saúde Ocupacional, Medicina do Trabalho e Perícias Médicas

24 Informações:

25 Muito obrigado! marcoshmendanha

FERNANDO MACIEL Procurador Federal Coordenador-Geral de Matéria de Benefícios da PFE-INSS. São Paulo/SP, 15 de maio de 2013.

FERNANDO MACIEL Procurador Federal Coordenador-Geral de Matéria de Benefícios da PFE-INSS. São Paulo/SP, 15 de maio de 2013. AS REPERCUSSÕES ÉTICAS E JUDICIAIS NA AVALIAÇÃO DO TRABALHADOR EM UM EXAME MÉDICO DE RETORNO AO TRABALHO: As divergências entre o INSS e o médico assistente Apto ou Inapto? FERNANDO MACIEL Procurador Federal

Leia mais

Facebook: Sano Advocacia WhatsApp: (11)

Facebook: Sano Advocacia   WhatsApp: (11) 1 LIMBO JURÍDICO TRABALHISTA PREVIDENCIÁRIO BUSCANDO SOLUÇÕES PRÁTICAS Profa. Ariovânia Sano Facebook: Sano Advocacia Instagram: @direitocomariovaniasano E-mail: ariovania@sanoadv.com.br WhatsApp: (11)

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha PARECER CFM nº 54/15 INTERESSADO: Dra. K.H.T. ASSUNTO: Emissão de ASO de retorno ao trabalho RELATOR: Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha EMENTA: Não há sustentação legal para que o médico do trabalho

Leia mais

Visão do segurado e do empregador

Visão do segurado e do empregador Visão do segurado e do empregador Limbo Jurídico Previdenciário, é a nomenclatura dada à situação do segurado que não está recebendo benefício por incapacidade do INSS, e não recebe salário da empresa

Leia mais

Autor: Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy

Autor: Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy Artigos Jurídicos Autor: Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Editora Letras Jurídicas.

Leia mais

Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos:

Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos: ATESTADOS MÉDICOS - ABONO DE FALTAS - Considerações Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 26/08/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Finalidade 3 - Normas de Emissão de Atestado Médico 3.1

Leia mais

CONTROLADORIA MUNICIPAL

CONTROLADORIA MUNICIPAL INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2015 CG/SCH Estabelece Critérios técnicos para entrega de atestados médicos e outros documentos para justificativa de faltas ao departamento de Recursos Humanos RH, e dá outras

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Quando o aviso prévio termina na sexta-feira ou no sábado compensado, o empregado terá direito ao descanso

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Quando o aviso prévio termina na sexta-feira ou no sábado compensado, o empregado terá direito ao descanso Quando o aviso prévio termina na sexta-feira ou no sábado remunerado (DSR) 16/10/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3

Leia mais

A SITUAÇÃO DO EMPREGA DO FRENTE AO LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO-TRABALHISTA

A SITUAÇÃO DO EMPREGA DO FRENTE AO LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO-TRABALHISTA 1 A SITUAÇÃO DO EMPREGA DO FRENTE AO LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO-TRABALHISTA WENDELL SOUSA LINHARES 1 JADSON BRUNO ROCHA CAVALCANTE 2 SARA LIMA ALMEIDA 3 Resumo: O presente trabalho tem como objetivo

Leia mais

A EMPRESA PODE EXIGIR CID NO ATESTADO MÉDICO? Factor9.com.br

A EMPRESA PODE EXIGIR CID NO ATESTADO MÉDICO? Factor9.com.br 2015 A EMPRESA PODE EXIGIR CID NO ATESTADO MÉDICO? Factor9.com.br 1 A EMPRESA PODE EXIGIR CID NO ATESTADO MÉDICO? Pergunta: A EMPRESA PODE EXIGIR CID NO ATESTADO MÉDICO? Por Eduardo Varela Consultor da

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO Identificação PROCESSO nº 0020717-18.2015.5.04.0601 (RO) R E C O R R E N T E : A N D R E N U N E S D A S I L V A R E C O

Leia mais

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob Excelentíssimo Juiz do Trabalho da Vara de Jose da Silva, nacionalidade, residente na, estado civil, CTPS no., RG, CPF, filho de, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com procuração em anexo

Leia mais

XIII Congresso Nacional de Direito Previdenciário do IAPE

XIII Congresso Nacional de Direito Previdenciário do IAPE XIII Congresso Nacional de Direito Previdenciário do IAPE LIMBO JURIDICO TRABALHISTA PREVIDENCIARIO RESTABELECIMENTO DO BENEFICIO PREVIDENCIÁRIO Auxílio- doença comum AFASTAMENTO PREVIDENCIÁRIO POR INCAPACIDADE

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r5/awf/eo/ri

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r5/awf/eo/ri A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r5/awf/eo/ri RECURSO DE REVISTA. APELO INTERPOSTO NA VIGÊNCIA DA LEI N.º 13.015/2014 E DO NOVO CPC (LEI N.º 13.105/2015). IMPASSE ENTRE A PERÍCIA DO INSS E A AVALIAÇÃO MÉDICA

Leia mais

LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO- TRABALHISTA DRA. IVANI CONTINI BRAMANTE

LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO- TRABALHISTA DRA. IVANI CONTINI BRAMANTE LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO- TRABALHISTA DRA. IVANI CONTINI BRAMANTE LIMBO JURIDICO PREVIDENCIÁRIO- TRABALHISTA Auxílio-doença comum AFASTAMENTO PREVIDENCIÁRIO POR INCAPACIDADE Auxílio-doença acidentário

Leia mais

LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO- TRABALHISTA

LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO- TRABALHISTA LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO- Lucas Oliveira dos Reis Souza Advogado, Professor de Direito do Trabalho e Previdenciário na EPD (Escola Paulista de Direito); Professor de Direito do Trabalho e Processual

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego. Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal.

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego. Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal. DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal. Parte II Prof. Cláudio Freitas Repouso semanal remunerado (RSR) Art. 7º,

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL @@ @@ 2 O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) é um instrumento de unificação da prestação de informações, que

Leia mais

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTOS Como um dos princípios do Direito do Trabalho, a continuidade da relação de emprego reflete-se no ordenamento jurídico, entre outros, por meio

Leia mais

Limbo Jurídico Previdenciário-Trabalhista no Auxílio-Doença

Limbo Jurídico Previdenciário-Trabalhista no Auxílio-Doença Limbo Jurídico Previdenciário-Trabalhista no Auxílio-Doença Fabiano de Oliveira Pardo Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste Paulista. Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo - Data de início do benefício (DIB) - Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar

Leia mais

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial Soraia Soares da Silva 22ª. JORNADA DA AMIMT ANTES DO NTEP... ENCAMINHAMENTOS AO ASSISTENTE RECEBIMENTO DE ATESTADOS

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11 Imprimir PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11 INTERESSADO: CRM-RR ASSUNTO: Negativa de atestado médico no atendimento de urgência RELATOR: Cons. Edevard José de Araújo RELATOR DE VISTA

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR REFORMA TRABALHISTA PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas A NOVA LEI 6.019/74 - Modificações pela Lei 13.429/2017 e Lei 13.467/017 (Reforma Trabalhista).

Leia mais

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE Em 30/12/2014, por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, publicadas no Diário Oficial da União, as normas

Leia mais

PROVAS DISSERTATIVAS ESCRITAS GRUPOS III E IV

PROVAS DISSERTATIVAS ESCRITAS GRUPOS III E IV PROVAS DISSERTATIVAS ESCRITAS GRUPOS III E IV Nas provas a seguir, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 9 Prof. Guilherme de Luca - RESCISÃO INDIRETA ART. 483 DA CLT - RESCISÃO

Leia mais

Site:

Site: Questão 70 DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2016.3 27.11.2016 As irmãs Rita e Tereza trabalham para o mesmo empregador. Quando Rita engravida, Tereza, que não pode

Leia mais

27/10/2015 GPII - 1. Tópicos

27/10/2015 GPII - 1. Tópicos Tópicos pg 1. 13 Salário 2 2. Pagamento 3 3. 13 na Rescisão do Contrato 4 4. Encargos 5 5. Adiantamento do 13 Salário 6 6. 2ª parcela do 13 Salário 7 7. Rescisão do Contrato de Trabalho 8 8. Causas da

Leia mais

Compre este livro em PDF na editora Perse apenas R$ 7,30 ATESTADO MÉDICO E ODONTOLÓGICO 72 QUESTÕES EXPLICADAS 72 questões

Compre este livro em PDF na editora Perse apenas R$ 7,30  ATESTADO MÉDICO E ODONTOLÓGICO 72 QUESTÕES EXPLICADAS 72 questões Compre este livro em PDF na editora Perse apenas R$ 7,30 www.perse.com.br ATESTADO MÉDICO E ODONTOLÓGICO 72 QUESTÕES EXPLICADAS 72 questões explicadas nos códigos de leis federais, estaduais e na legislação

Leia mais

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família dos servidores públicos

Leia mais

O que estudamos aula passada

O que estudamos aula passada O que estudamos aula passada Cessação, suspensão e interrupção dos contratos de trabalho Rescisão Contratual As formas de extinção do Contrato de Trabalho Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Trabalho Extraordinário. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Trabalho Extraordinário. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego Trabalho Extraordinário Prof. Guilherme de Luca HORAS EXTRAORDINÁRIAS Art. 7º XVI CF. remuneração do serviço extraordinário superior,

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO ATA DE AUDIÊNCIA PROCESSO: 0001877 77.2014.5.10.0002 RECLAMANTE: Elizeu Josué de Paula RECLAMADA: Contax Mobitel S/A Aos vinte

Leia mais

CESPE CEBRASPE DPU Aplicação: 2015

CESPE CEBRASPE DPU Aplicação: 2015 PROVAS DISSERTATIVAS ESCRITAS GRUPOS III E IV Nas provas a seguir, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO

ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO Alexandre Corrêa INTRODUÇÃO A gratificação de Natal, (13º salário) foi instituída pela Lei nº 4.090/62 e regulamentada pelo Decreto 57.155/65. FORMA DE PAGAMENTO Deve ser

Leia mais

CONFLITO DE PERÍCIAS NO AFASTAMENTO DO TRABALHO

CONFLITO DE PERÍCIAS NO AFASTAMENTO DO TRABALHO CONFLITO DE PERÍCIAS NO AFASTAMENTO DO TRABALHO Michelly Macedo GONÇALVES 1 Monike Gomes da GAMA 2 Fernando Batistuzo Gurgel MARTINS 3 RESUMO: O presente artigo, visa o estudo referente ao afastamento

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017 FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 do período ser pago em forma de abono. As férias poderão

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma 0000439-49.2014.5.04.0821 RO Fl. 1 DESEMBARGADOR ANDRÉ REVERBEL FERNANDES Órgão Julgador: 4ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: CLEBER AIRTON DA SILVA SOARES - Adv. Livio Antonio

Leia mais

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994 NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 29 de dezembro de 1994 Objetivo Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip PRÁTICA TRABALHISTA Curso de Estágio Profissional Unip - A trabalhou na empresa B (metalúrgica) em São Paulo Capital no período de 12/01/2016 a 25/04/2017, quando foi demitido sem justa causa. Desenvolvia

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO Setima Turma Publicacao: 06/02/2015 PODER JUDICIÁRIOAss. Digital em 30/01/2015 por FERNANDO LUIZ GONCALVES RIOS NETO Relator: FLGRN Revisor: LVL RECORRENTE: PDCA ENGENHARIA LTDA. RECORRIDO: JOSÉ FERREIRA

Leia mais

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS NOME DO SEGURADO: Idade: Como médico assistente, solicito, a pedido do(a) segurado(a) abaixo assinado,

Leia mais

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos Trabalho Temporário: Lei nº 6.019/74, com alterações da Lei nº 13.429/17 (Lei da Terceirização), alterada posteriormente pela

Leia mais

MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO - II TEMA 3 - SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO - II TEMA 3 - SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO - II TEMA 3 - SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula III Suspensões Por Motivo Ilícito Que Se Atribui ao Empregado. Suspensão Disciplinar. Suspensão

Leia mais

Período de graça O que é e como funciona?

Período de graça O que é e como funciona? Período de graça O que é e como funciona? Período de Graça. O Brasil adota um regime previdenciário contributivo, isso significa, que uma das suas fontes de custeio está diretamente ligada às contribuições

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO:

PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO: PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIDENTE DE TRABALHO: 1- Como se dá o Acidente de Trabalho? R- Trata-se, evidentemente, de um acidente ocorrido em razão do trabalho exercido pelo trabalhador, que pode causar uma

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr.

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr. LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Direitos Trabalhistas que Surgem com o Professor: Dr. Rogério Martir Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo

Leia mais

Ricardo Abreu & Advogados Associados

Ricardo Abreu & Advogados Associados I. DA TRANSFERÊNCIA 1. A transferência se caracteriza pelo deslocamento do empregado, de um estabelecimento ou empresa, para outro (a) do mesmo grupo, com mudança de seu domicílio (art. 469, da Consolidação

Leia mais

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade.

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade. É possível a concessão de aposentadoria por invalidez havendo moléstia preexistente? Retornamos a resposta do questionamento anterior, ou seja, o INSS submete o segurado à pericia, justamente para constatar

Leia mais

INTRODUÇÃO À SEGURANÇA NO TRABALHO Histórico Conceitos. Prof. Bogdan

INTRODUÇÃO À SEGURANÇA NO TRABALHO Histórico Conceitos. Prof. Bogdan INTRODUÇÃO À SEGURANÇA NO TRABALHO Histórico Conceitos Prof. Bogdan Histórico da Segurança no Trabalho Antes de 1940 Trabalhadores e a saúde no Brasil: Reivindicações Direitos básicos: Descanso semanal

Leia mais

1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA AS FALTAS DO EMPREGADO AO TRABALHO.

1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA AS FALTAS DO EMPREGADO AO TRABALHO. 1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA AS FALTAS DO EMPREGADO AO TRABALHO. 1.1- ART. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: I até 2 (dois) dias

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO PEÇA TREINO JOÃO CIDADÃO distribuiu, em 07/03/2014, Reclamação Trabalhista em face de seu empregador EMPRESA VIGILÂNCIA TOTAL LTDA e do tomador de serviços, BANCO FATURANDO S/A. Alegou, em síntese, que

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

04 A decisão do TST publicada em 15/12/2014 foi a seguinte, parágrafo 03.

04 A decisão do TST publicada em 15/12/2014 foi a seguinte, parágrafo 03. 043inf14 (18/12/2014) HMF INFORMATIVO 43 / 2014 CONSOLIDADO DAS NORMAS COLETIVAS ATÉ JULGAMENTO FINAL DO DISSÍDIO EM 2015 01 Está vigente a Sentença Normativa decidida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho)

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Seguro Desemprego. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Seguro Desemprego. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Seguro Desemprego Prof. Guilherme de Luca - O Seguro-Desemprego é um benefício temporário concedido ao trabalhador desempregado,

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS. Carlos Alberto Pereira de Castro https://www.facebook.

ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS. Carlos Alberto Pereira de Castro  https://www.facebook. ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS Carlos Alberto Pereira de Castro www.agindodireito.com.br https://www.facebook.com/profcapcastro/ - OS ACIDENTES E A INFORMALIDADE: O PROBLEMA DO RECONHECIMENTO

Leia mais

Reforma trabalhista: retrocesso. Marlise Nunes Bauler OAB/RS Ana Cristina Costamilan OAB/RS

Reforma trabalhista: retrocesso. Marlise Nunes Bauler OAB/RS Ana Cristina Costamilan OAB/RS Reforma trabalhista: retrocesso Marlise Nunes Bauler OAB/RS 53.316 Ana Cristina Costamilan OAB/RS 30.229 Você já sabe o que muda na vida do trabalhador com a reforma trabalhista? O Projeto de Lei 6.787,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em

Leia mais

VISTOS, ETC. ISTO POSTO: MÉRITO. I. Prescrição

VISTOS, ETC. ISTO POSTO: MÉRITO. I. Prescrição Fl. 1 Reclamante: Elionardo da Rocha Oyarzabal Reclamado: Associação Educadora São Carlos - AESC (Hospital Mãe de Deus) VISTOS, ETC. Elionardo da Rocha Oyarzabal ajuíza ação trabalhista contra Associação

Leia mais

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS Cartilha esocial 2 O que é o esocial? ESOCIAL DOMÉSTICO / SIMPLES DOMÉSTICO O recolhimento obrigatório a partir da competência OUTUBRO/2015. Por intermédio

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

Posicionamento Consultoria De Segmentos Contrato de Experiência - Afastamento

Posicionamento Consultoria De Segmentos Contrato de Experiência - Afastamento Contrato de Experiência - Afastamento 03/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares...

Leia mais

MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial/ Segurado.

Leia mais

PERÍCIA MÉDICA IPSM RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES. Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos

PERÍCIA MÉDICA IPSM RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES. Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos PERÍCIA MÉDICA RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES IPSM Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos SAIBA MAIS SOBRE A PERÍCIA MÉDICA DO IPSM Esta cartilha tem por objetivo atender

Leia mais

TEMA: SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO

TEMA: SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO TEMA: SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PREVISÃO LEGAL ARTIGO 471 A 476- A DA CLT SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO. SUSPENSÃO SEMSEM SEM TRABALHO

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

A cada perícia um gigante derrubado.

A cada perícia um gigante derrubado. Periciando Instituto Nacional de Seguridade Social Nossos causos com o INSS A cada perícia um gigante derrubado. Estou desde 2007 em auxílio doença, já perdi a conta de quantas perícias, de quantas situações

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - NORMA REGULAMENTADORA 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Sumário 7.1. Do objeto 7.2. Das diretrizes 7.3. Das responsabilidades 7.4. Do desenvolvimento do PCMSO 7.5. Dos primeiros

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego. Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal.

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego. Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal. DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal. Parte I Prof. Cláudio Freitas FÉRIAS Art. 7º, CRFB/88 (...) XVII - gozo

Leia mais

Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz ou não para o trabalho.

Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz ou não para o trabalho. RESUMO DA AULA 22 DE ABRIL DE 2019 PROF. JOÃO BAPTIST OPITZ NETO PERÍCIA MÉDICA E O DIREITO PREVIDENCIÁRIO INCAPACIDADE LABORATIVA Função primordial da perícia é identificar se o segurado está incapaz

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada 11/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Solicitado pelo Empregado... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO Hermes Cramacon @hermescramacon OAB - 2ª fase - Prática Trabalhista PEÇA 01 Mauro, residente e domiciliado na cidade de Barueri, foi contratado na função de auxiliar de serviços gerais pela empresa ABC

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

Regra geral da suspensão e da interrupção do contrato de trabalho

Regra geral da suspensão e da interrupção do contrato de trabalho SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Nas duas situações o contrato de trabalho continua vigente, mas as obrigações das partes não são exigíveis (suspensão) ou o são parcialmente (interrupção).

Leia mais

GABARITO (PARCIALMENTE COMENTADO). O gabarito está em VERMELHO, e os comentários estão em VERDE. AVALIAÇÃO

GABARITO (PARCIALMENTE COMENTADO). O gabarito está em VERMELHO, e os comentários estão em VERDE. AVALIAÇÃO Nota: Curso: Medicina do Trabalho Turma: I Cidade: Goiânia - GO Disciplina: Legislação do Trabalho Professor: Dr. Marcos Henrique Mendanha Datas: 08 e 09 de agosto de 2009 GABARITO (PARCIALMENTE COMENTADO).

Leia mais

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa Atestados Médicos RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico Hermes de Freitas Barbosa Conceitos Atestado: Documento que contém atestação. Documento passado por pessoa qualificada

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA BANCÁRIOS REVISÃO PERICIA INSS. Ao ser convocado deve ligar e agendar a perícia dentro de 5 dias através do número 135 do INSS.

ORIENTAÇÕES PARA BANCÁRIOS REVISÃO PERICIA INSS. Ao ser convocado deve ligar e agendar a perícia dentro de 5 dias através do número 135 do INSS. ORIENTAÇÕES PARA BANCÁRIOS REVISÃO PERICIA INSS Ao ser convocado deve ligar e agendar a perícia dentro de 5 dias através do número 135 do INSS. Procurar seu médico e se possível atualizar os exames. para

Leia mais

10/22/2018. Certificados Digitais A1 ou A3

10/22/2018. Certificados Digitais A1 ou A3 1 Projeto do governo federal que resultou num sistema de coleta das informações relativas à contratação de mão-de-obra a título oneroso no país, armazenando estas informações no Ambiente Nacional do esocial

Leia mais

GESTÃO DOS AFASTAMENTOS E DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS

GESTÃO DOS AFASTAMENTOS E DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS GESTÃO DOS AFASTAMENTOS E DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS Como o empregador deve proceder diante de: Atestados médicos; Emissão de CAT; Limbo Previdenciário; Reabilitação Profissional; Ações Regressivas;

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho I 3º Semestre 2011 Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 10º Ponto Equiparação Salarial

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho I 3º Semestre 2011 Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 10º Ponto Equiparação Salarial Equiparação salarial. Princípio da igualdade. Requisitos. Excludentes de equiparação salarial. Equiparação salarial entre o brasileiro e o estrangeiro. Princípio da igualdade. A Constituição Federal de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Conceito e Finalidade e Natureza Jurídica A ação de inquérito para a apuração de falta grave é uma ação constitutiva

Leia mais

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho

A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br Roteiro da

Leia mais

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores

Leia mais

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações:

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: Fiscais Trabalhistas Previdenciárias esocial O Projeto do esocial

Leia mais