38 Como saber se a chuva é ácida?
|
|
|
- Isaque Malheiro da Rocha
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Como saber se a chuva é ácida? O que você vai aprender Ácidos Bases Neutraização de ácidos ph Transporte de substâncias corrosivas Seria bom já saber O que a indústria química produz O que é matéria-prima O que é ácido sufúrico O que é ca Hidróxido de cácio é uma base O que é um indicador Como se formam os cátions e os ânions Escuturas ao ar ivre sofrem a ação da chuva ácida Isto he interessa É muito importante aprendermos química para que possamos compreender como as coisas são feitas. É preciso estar atento ao que ocorre com toda a água que circua pea natureza, bem como com toda a atmosfera terrestre. Muitas vezes, o ser humano despeja no ar e na água substâncias pouentes que acabam por prejudicar o equiíbrio de todo o paneta. Tudo o que precisamos para viver - roupas, aimentos, materiais de construção, tintas, objetos, etc. - é feito de matérias-primas que são retiradas dos minérios, do ar, da água do mar, do petróeo e das pantas. Os químicos transformam tais substâncias, de modo que eas sejam de grande utiidade para o homem. Geramente, as indústrias químicas são construídas perto das fontes de matéria-prima e, portanto, onge do consumidor. Como é utiizada para a fabricação de diversos produtos, a matéria-prima é produzida em grande quantidade por essas indústrias e, em seguida, transportada de um oca para outro.
2 Toda carga deve ser transportada com cuidado, pois um acidente no transporte de produtos químicos, por exempo, pode acarretar sérias conseqüências. Desse modo, os motoristas que transportam esse tipo de substância devem receber um treinamento especia para a prevenção de acidentes, bem como para a tomada das providências necessárias num caso como esse. Um dos compostos fabricados em grande escaa pea indústria química é o ácido corídrico, que é conhecido comerciamente como ácido muriático. É um íquido atamente corrosivo, que iberta vapores extremamente irritantes - podendo provocar queimaduras graves e, em contato com os ohos, até cegueira. Ainda que não ibertando vapores quando concentrado, o ácido sufúrico é muito mais corrosivo que o ácido corídrico. Devido à sua grande capacidade de absorção de água, ao ser derramado sobre pape ou pano, por exempo, ee retira todos os átomos de hidrogênio e oxigênio da moécua desses materiais, transformando-os em carvão. Por essa razão, o ácido sufúrico provoca queimaduras muito graves ao entrar em contato com a pee. Ao misturar ácidos concentrados com água é preciso tomar muito cuidado, pois desse contato resuta uma enorme ibertação de caor. No caso de diuir um ácido, deve-se sempre coocar ácido sobre a água e nunca o contrário. Exercício 1 Faça uma comparação entre dois acidentes com caminhões: um que transporta bananas e outro que transporta ácido concentrado. Pense nos prejuízos para o motorista, para a carga transportada, para o sistema ecoógico, etc, no caso dos dois acidentes. Motorista Carga transportada Sistema ecoógico Popuação da região Economia do país BANANA PRODUTO PERIGOSO As instruções para o motorista que transporta substâncias como os ácidos, são as seguintes: em caso de acidentes, evite que o íquido entre nos bueiros, esgotos ou rios; cubra o ácido derramado com ca ou carbonato de sódio; avise imediatamente o Corpo de Bombeiros. Exercício 2 Por que o motorista deve evitar que o ácido derramado entre nos bueiros, esgotos ou rios? Você deve estar se perguntando por que o ácido derramado deve ser coberto com ca. O que será que acontece quando o ácido corídrico reaje com ca?
3 Experiência Pegue um pedacinho de foha de repoho roxo, amasse em um pouco de água e prepare uma soução. Divida em dois copos. Num dees cooque um pouco de vinagre e, no outro, cooque um pedacinho de sabão (se você tiver, use ca em vez de sabão). Em seguida, misture bem e veja a cor das duas souções. Cooque a soução de água com sabão (ou com ca), aos poucos, no copo que tem a soução com o vinagre, até que esta mude de cor. Agora prepare mais soução de vinagre e a cooque, aos poucos, na soução que mudou de cor. Por que as duas souções (com o vinagre e a outra com sabão ou ca) têm cores diferentes? Porque no repoho roxo há uma substância especia que, em soução com íons H + tem cor diferente de quando em soução com íons OH -. A cor avermehada - que aparece na soução com vinagre - ocorre com todas as substâncias que têm íons H + ; portanto, concuímos que o vinagre é um ácido. Já a cor azuada - que aparece nas souções com sabão ou ca - ocorre com todas as substâncias que têm íons OH - ; portanto, pode-se concuir que o sabão e a ca são bases. Exercício 3 O que são ácidos? Exercício 4 O que são bases? As substâncias que mudam de cor na presença de ácidos e de bases são chamadas indicadores. O chá preto também pode funcionar como indicador: experimente pingar imão no chá e observe a mudança de cor. Para saber se uma soução é ácida ou básica, usamos os indicadores comerciais. Dentre os vários tipois existentes, os mais comuns são: a fenoftaeína e o vermeho de metia. A fenoftaeína é incoor em meio básico e vermeha em meio ácido. O vermeho de metia é amareo em meio básico e vermeho em meio ácido. Exercício 5 Que cor a soução de ácido corídrico adquire ao he adicionarmos fenoftaeína? Exercício 6 Que cor a soução de ca adquire ao he adicionarmos vermeho de metia? Os indicadores têm cores diferentes em meio ácido e em meio básico, mas cada um tem uma cor característica. É muito comum usarmos uma mistura de indicadores para verificar a acidez de uma soução. Muitas vezes usamos o chamado pape indicador: ao merguhá-o na água, devido à sua capacidade de absorção e por estar impregnado de indicador, sua cor é aterada de acordo com a concentração de íons H + presentes na soução.
4 Ao derramarmos ácido no chão, por exempo, é preciso cobri-o com ca ou carbonato de sódio, pois para neutraizar a ação de um ácido é preciso provocar uma reação dos íons H + do ácido com os íons OH - da base. Desse modo, a soução torna-se neutra, porque os íons se juntam e formam água. H + + OH - H 2 O Repare que a moécua de água é a soma de um H + com um OH -. Com que finaidade procuramos saber quanto de íons H + tem uma soução? Ao ser derramado numa estrada, por exempo, o ácido pode cair num rio. Como os peixes são muito sensíveis à concentração de íons H +, é preciso saber se o ph da água foi aterado, a fim de tomarmos as providências necessárias para impedir um dano ainda maior em à natureza. Quando se faa de souções de ácidos e bases, que não sejam concentradas, faa-se em ph, em vez de concentração de íon H +. É o caso, por exempo, do ph que aparece nos rótuos de aguns produtos como o xampu.
5 A soução neutra tem ph igua a sete (ph = 7). Assim, todas as souções que têm ph menor que sete são ácidas, enquanto que as que têm ph maior que sete são básicas. Para medirmos o ph de uma soução, basta coocarmos agumas gotas de indicador numa pequena amostra, ou mesmo merguharmos apenas um pedacinho de pape indicador nessa amostra da soução. O uso de indicadores nos permite, por exempo, determinar o ph da água da chuva e, desse modo, saber se ea é ácida ou não. Você precisa saber O transporte de produtos químicos é feito por caminhões, trens, navios, etc. Esse transporte é necessário porque nem sempre as substâncias são produzidas perto das indústrias que fabricam os produtos finais. Motoristas que transportam produtos perigosos precisam de treinamento especia. O ácido corídrico, também conhecido como ácido muriático, é um íquido corrosivo que ibera vapores irritantes e provoca queimaduras. O ácido sufúrico é um íquido corrosivo e desidratante, ou seja, que retira água dos materiais que entram em contato com ee. Para diuirmos um ácido, devemos jogar o ácido na água, e nunca o contrário. Ácidos são substâncias que têm cátions H +. Bases são substâncias que têm ânions OH -. Indicadores são substâncias que assumem cor diferente quando são adicionadas a um ácido ou uma base. Neutraização é a reação de um ácido com uma base. Assim, ocorre a formação de água, no momento em que os cátions H + do ácido reajem com os ânions OH - da base. H + +OH -- H2 O Um ácido é neutraizado por uma base quando todos os seus íons H + reagirem com todos os íons OH - da base. ph é um número que indica se uma soução é ácida ou básica. A soução é neutra se o seu ph é igua a sete (ph = 7), ácida se o seu ph é menor que sete (quanto menor o ph, mais ácida a soução) e básica se o ph for maior que sete (quanto maior o ph, mais básica é a soução). Vamos pensar mais Na aua passada, aprendemos que o átomo de hidrogênio tem um núceo formado apenas por um próton e que, ao perder um eétron, esse átomo forma o cátion H +. Esse cátion é muito importante, pois está presente em todos os ácidos. Numa soução de ácido corídrico, por exempo, há ata concentração de cátions H +, assim como numa soução de ácido sufúrico e de todos os outros ácidos. Por outro ado, na soução de uma base há ânions OH -. Vimos que um ânion é formado quando um átomo ganha eétrons. Os eementos não-metais - que ganham eétrons e formam ânions - pertencem a um grupo de átomos, OH, que têm um eétron a mais, formando o ânion OH -. É muito comum encontrarmos grupos com eétrons a mais e que, portanto, formam ânions.
6 Para sabermos o quanto uma soução pode ser ácida ou básica, foi criada uma escaa numérica: a escaa de ph, com variação de 1 a 7 para souções ácidas e de 7 a 14 para souções básicas. Veja o esquema abaixo: 14 básico neutro ácido 7 1 De acordo com a escaa de ph, veja aguns exempos, embrando que os números não precisam ser inteiros: A maioria dos peixes morre quando o ph da água em que estão fica abaixo de 4,5. Isso demonstra como é prejudicia um derramamento de ácido num rio quando há acidente no transporte de produtos perigosos. o Por que há necessidade de transportar produtos químicos desde a indústria química até a fábrica de produtos finais. o O que são ácidos. o Reconhecer um ácido. o O que são bases. o Reconhecer uma base. o O que são indicadores. o O nome de três indicadores. o O que é neutraização. o O que é ph. o Porque o ácido sufúrico é corrosivo. o Como se deve acrescentar água em um ácido. Agora eu sei
7 AVamos U L A exercitar Exercício 7 Cassifique como verdadeira(v) ou fasa(f) cada uma das afirmações abaixo: a) ( ) Indicador é uma substância que indica a cor de uma soução. b) ( ) O símboo do cátion hidrogênio é H +. c) ( ) Íons positivos são formados quando um átomo ganha eétrons. d) ( ) Ca é uma substância ácida. e) ( ) Ácido muriático é o nome comercia do ácido corídrico. Exercício 8 O que é uma substância corrosiva? Exercício 9 Por que o pape fica preto ao coocarmos ácido sufúrico sobre ee? Exercício 10 Por que o transporte de ácido sufúrico é perigoso? Exercício 11 Por que agumas substâncias químicas, como os ácidos, precisam ser transportados de um oca para outro? Exercício 12 O que é a reação de neutraização? Dê dois exempos. Exercício 13 Por que, em caso de acidente, é preciso jogar ca sobre o ácido corídrico derramado? Exercício 14. Que tipo de substância deve ser usada para a neutraização de um ácido? Por que? Exercício 15 A seguir são dadas agumas reações de neutraização: I) Ácido corídrico + Hidróxido de sódio NaC + H 2 O HC NaOH II) HC + Hidróxido de cácio Coreto de cácio + Água Ca(OH) 2 III) Ácido sufúrico + NaOH Sufato de sódio + Água H 2 SO 4 Na 2 SO 4 IV) H 2 SO 4 + Hidróxido de cácio Sufato de cácio + H 2 O a) Escreva cada uma das reações acima usando fórmuas. b) Quando necessário, acerte a estequiometria da reação. c) Responda: que produtos foram formados nessas reações? Exercício 16 Como devemos proceder para saber se a água da chuva é ácida ou não? Exercício 17 O que é uma soução neutra? Exercício 18 Por que é importante saber quanto de íons H + estão concentrados numa soução? Exercício 19 O que significa dizer que a concentração de H + numa soução é ata?
Do que são formados os átomos?
A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam
Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa
A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions
Precipitar, o que é isso?
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado
Como detergente tira gordura?
A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender
Ácido sulfúrico na estrela-d alva?
Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido
O que acontece quando uma substância se transforma?
O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)
Abreviaturas:(s) = sólido; ( l) = líquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mol/l.
Química Abreviaturas:(s) = sóido; ( ) = íquido; (g) = gás;(aq) = aquoso; (conc) = concentrado; [A] = concentração de A em mo/l. 7. Sabendo-se que - a amônia (NH ) é constituída por moécuas poares e apresenta
O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura
A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação
Por que o alumínio compete com o aço?
Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Chuva ácida... será que a água da chuva vai corroer tudo? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg
Lista de exercícios - Boco 2 - Aua 16 - Termoquímica (Energia de 1. (Ucs 2016 O 1,2-dicoroetano ocupa posição de destaque na indústria química americana. Trata-se de um íquido oeoso e incoor, de odor forte,
É preciso fabricar adubo?
A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido
Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?
A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais
A volta do ferro à natureza
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições
Do que se compõe o ar?
Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está
Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS
Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça
XI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016
XI LIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016 DATA DA PRVA: 06/08/2016 DATA DA PUBLICAÇÃ D GABARIT: 05/09/2016 GABARIT Questões discursivas Questão 01 (Peso 1) Use o modelo atômico de Bohr para responder o
20 Para onde vão as sucatas de ferro?
A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom
Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação
Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação 1. Ácidos e Bases: conceito de Lewis O modelo de Lewis baseia-se
XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018
GABARITO Questões discursivas Data da aplicação da prova: 04/08/2018 Data da publicação do gabarito: 05/10/2018 Questão 01 (Peso 3) Uma fita de magnésio com dimensão de 2,0 cm foi aquecida em uma chama
Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança
A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas
A Terra, um grande ecossistema
A U A UL LA A Terra, um grande ecossistema Nesta aua veremos os efeitos positivos e negativos das mudanças na natureza, entendendo o significado de equií- brio e desequiíbrio ambienta sobre a vida no paneta
Atividade complementar de Química. ph, indicadores e reação de neutralização
Atividade complementar de Química ph, indicadores e reação de neutralização Educação de Jovens e Adultos ph e indicadores As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com as suas propriedades
14 Como prevenir incêndios?
A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do
UFSC. Resposta: = 40. Comentário
Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.
Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor
A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima
1- Reação de auto-ionização da água
Equilíbrio Iônico 1- Reação de auto-ionização da água A auto- ionização da água pura produz concentração muito baixa de íons H 3 O + ou H + e OH -. H 2 O H + (aq) + OH - (aq) (I) ou H 2 O + H 2 O H 3 O
A linguagem matemática
A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o
Funções Inorgânicas Ácidos e Sais
Funções Inorgânicas Ácidos e Sais Aula ao Vivo Ácidos Todo ácido de Arrhenius provém de um composto molecular que, na presença de água, sofre ionização, liberando unicamente, na forma de cátions, o íon
Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre).
Ácidos Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). H + é conhecido como próton Ácidos com um próton ácido são chamados monopróticos (por
FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO
FUNÇÕES INORGÂNICAS As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO ÁCIDOS e BASES de ARRHENIUS Acidos são substâncias que em solução aquosa liberam H +. Ex. HCl +
O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:
U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na
Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas.
Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. Contudo, se não houvesse a ação deles em nosso corpo, nosso organismo não funcionaria bem e não conseguiríamos nos manter vivos.
A linguagem matemática
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema
Como se pode proteger o ferro?
Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na
Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque.
AULA 6 Indicadores ácido-base e ph OBJETIVOS Verificar o ph de soluções ácidas e básicas, concentradas e diluídas; Entender os efeitos da diluição na concentração dos componentes; Preparar e fazer cálculos
Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula
U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes
2005 by Pearson Education. Capítulo 04
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 4 Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções David P. White Propriedades gerais das soluções aquosas Propriedades eletrolíticas As soluções aquosas
2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria
2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria A Patrícia, que é uma excelente aluna, esteve a determinar o ph de oito soluções, durante o decorrer de uma aula experimental.
Substâncias Químicas Com Características Ácido e Base. Bolsistas: Enio Lucia Altair Fernanda Rafael Jhefferson
Substâncias Químicas Com Características Ácido e Base Bolsistas: Enio Lucia Altair Fernanda Rafael Jhefferson Introdução Água Como Solvente Dissociação Iônica e Soluções Eletrolíticas Teorias de Ácidos
LISTA DE EXERCÍCOS EQUILÍBRIO IÔNICO 3º ANO 1º BIMESTRE QUÍMICA 1 PROF. MARCOS
. (Uftm 202) A água dos oceanos tem ph próximo de 8, que se mantém por meio do equilíbrio entre os íons carbonato e bicarbonato, representado na equação. CO 2(g) H2O( ) CO 3 (aq) 2 HCO 3(aq) Os corais
Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção
Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas
PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA
1.Título: Função Química PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA 2. Conteúdos: Conteúdo estruturante: Matéria e sua natureza, biogeoquímica e química sintética Conteúdo Básico: Funções Inorgânicas Conteúdo específico:
1) A principal caracterís0ca de uma solução é:
1) A principal caracterís0ca de uma solução é: a) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida. b) ser um sistema com mais de uma fase. c) ser homogênea ou heterogênea, dependendo das condições
Dá para separar o sal da água do mar?
A UA UL LA Dá para separar o sa da água do mar? O que você vai aprender Métodos de separação de um sóido de um íquido: - Decantação - Peneiração - Fitração Dissoução Soução Souto Sovente Seria bom já saber
Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?
A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis
MATERIAIS «Nós somos química e o resto do Universo também» Os conhecimentos de Química são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronômica explosão
Como limpar derramamentos de
Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de
Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com
Íons e compostos iônicos Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com CONTEÚDOS Íons Compostos iônicos Representação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Os átomos são partículas
Atividade de Autoavaliação Recuperação 2 os anos Rodrigo ago/09
Química Atividade de Autoavaliação Recuperação 2 os anos Rodrigo ago/09 Re Resolução 1. O carbeto de cálcio CaC 2 (s) (massa molar = 64 g mol 1 ), também conhecido como carbureto, pode ser obtido aquecendo-se
Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas
Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Introdução Existem várias teorias sobre acidez e basicidade. Contudo, não se trata realmente de teorias, mais simplesmente de diferentes definições
Como se obtém aço a partir da sucata?
Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas
Exercícios de Funções Inorgânicas 2
Exercícios de Funções Inorgânicas 2 Material de apoio do Extensivo 1. A contaminação do leite com substâncias químicas nocivas à saúde, infelizmente, ainda é notícia na mídia. Uma das substâncias encontradas
Modelos Gerais de Ácidos, Bases e Reações Ácido-Base
Modelos Gerais de Ácidos, Bases e Reações Ácido-Base Prof.: Willame Bezerra A Química dos Ácidos e Bases Os ácidos e as bases estão presentes em toda parte. Os vulcões e as fontes térmicas podem ser muito
Emergências com corrosivos: diluição ou neutralização? Edson Haddad, Químico do Setor de Operações de Emergência da CETESB
Emergências com corrosivos: diluição ou neutralização? Edson Haddad, Químico do Setor de Operações de Emergência da CETESB Conceitos Corrosivas são substâncias capazes de causar desgaste, modificação química
QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI
QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. A água da chuva é naturalmente ácida devido à presença do gás carbônico encontrado na atmosfera. Esse efeito pode ser agravado com a emissão de gases contendo enxofre, sendo
GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora
GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS Departamento de Química Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora 2 INSTRUÇÕES GERAIS O trabalho que se realiza em um curso prático de
A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion)
QUÍMICA GERAL - AULA 6 - SAIS E ÓXIDOS DATA: 18/09/2015 PROF. ANA - SAIS NEUTRALIZAÇÃO TOTAL Quando misturamos uma solução aquosa de HCl e uma solução aquosa de NaOH ocorre uma reação entre os íons H +
Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados.
Equilíbrio Ácido Base Definição de Brønsted-Lowry Ácidos têm gosto azedo e bases têm gosto amargo. Definição de Arrhenius: os ácidos aumentam a [H + ] e as bases aumentam a [OH ] em solução. Arrhenius:
Atividade prática: Chuva ácida Parte 2
Atividade prática: Chuva ácida Parte 2 Sugestão de atividade para 1º ano do Ensino Médio Objetivo Vivenciar a reação de queima do enxofre em pó, bem como realizar alguns testes simples para a determinação
Química. Resolução das atividades complementares. Q52 Química inorgânica
Resolução das atividades complementares 4 Química Q52 Química inorgânica p. 29 1 (PUCCamp-P) No acidente ocorrido recentemente na República dos Camarões, muitas pessoas morreram intoxicadas pelos ácidos
Projeção ortográfica de sólidos geométricos
Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.
Exercícios de Equilíbrio Iônico II
Exercícios de Equilíbrio Iônico II 1. Com relação às funções inorgânicas, assinale a alternativa incorreta. a) O acetato de sódio é um sal de características básicas, pois é resultante da reação entre
2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente:
QUÍMICA 1- A magnetita, um minério do qual se extrai ferro possui fórmula molecular Fe 3 O x e sua massa molecular é 232u. Determine o valor de x e escreva a fórmula molecular correta da magnetita. 2-
LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO
GAB LISTA - 11 a) Elemento: Carbono; número de massa do isótopo do carbono com 8 nêutrons:14 b) Moléculas com ligações polares: (figura 01) Moléculas com ligações apolares: (figura 02) a) Observe a figura
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ 01. Item A III Incorreto. A torrefação não consiste em um processo de separação de misturas. IV Incorreto. A trituração não consiste em processo químico
6ª OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2011
Data da prova: 30.07.2011 Data da publicação do gabarito: 01.09.2011 GABARITO QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 1. (Peso 2) Uma vela de massa 34,5g é acesa e encoberta por um bequer. Após algum tempo a chama
A terra limpa a água?
A UUL AL A A terra impa a água? Souções Misturas Mistura: - homogênea - heterogênea Fenômeno natura Conceito de experiência O que você vai aprender Mistura Dissover Fitrar Seria bom já saber O jornaeiro
Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros
A UA UL LA 66 Gráfico de uma equação Introdução Você já percebeu que os gráficos são cada vez mais usados na comunicação. Podemos encontrá-os em vários tipos de pubicação, expressando os mais diversos
Por que o cobre não precisa de proteção?
Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que
O que aquele caminhão está transportando?
A UU L AL A O que aquee caminhão está transportando? Transporte de produtos químicos. Sinaização dos caminhões que transportam produtos químicos: rótuos de risco e paine de segurança. Tabea Periódica Número
Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA
AULA 19 ELETRÓLISE Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA não espontâneo ELÉTRICA ENERGIA QUÍMICA A eletrólise é um processo não
3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:
3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar
NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS
NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de
LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos.
LCE0182 Química Analítica Quantitativa Informações Gerais Wanessa Melchert Mattos [email protected] Aprovação Para que o aluno possa ser aprovado exige-se média mínima de 5,0 em notas e 70% de frequência
Mole, massa molar, rendimento e grau de pureza.
Mole, massa molar, rendimento e grau de pureza. Massa atómica relativa É um número que indica quantas vezes a massa de um átomo é >ou< que 1/12 da massa do átomo 12 C. A maioria dos elemento possui vários
Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)
Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Atividade 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO:
Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos
Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,
Ião Nome Ião Nome CO 3. Carbonato Na + Sódio. Sulfato Ag + Prata. Nitrato Mg 2+ Magnésio. Pb 2+
Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 8ºano Prova: A Nome: Ano: Turma:
Em meio aquoso sofrem dissociação liberando íons na água, o que torna o meio condutor de corrente elétrica.
Aula 7 Funções Inorgânicas (sais e óxidos) Sal Os sais são compostos que possuem um cátion qualquer (só não pode ser exclusivamente o H +, senão será um ácido) e um ânion qualquer(só não pode ser exclusivamente
Química C Semiextensivo V. 4
Química C Semiextensivo V. Exercícios 01) E 02) B 0) D 0) C 05) B Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF
A DEFINIÇÃO DE ÁCIDO DE ARRHENIUS
ÁCIDOS Do ponto de vista prático, os ácidos apresentam as seguintes características: formam soluções aquosas condutoras de eletricidade; mudam a cor de certas substâncias (chamadas, por esse motivo, de
Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação
Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Séc XVIII Substâncias orgânicas Substâncias inorgânicas Originadas dos organismos vivos Originadas minerais Hoje Substâncias
Vamos reciclar plásticos?
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos
Plano da Intervenção
Ácidos e Bases Mayra Carvalho Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Na química inorgânica foram descobertos milhares de compostos que se combinam entre si por suas propriedades. Essa junção foi denominada
LOGO. Funções Inorgânicas e Tipos de Reações. Profa. Samara Garcia
LOGO Funções Inorgânicas e Tipos de Reações Profa. Samara Garcia ÁCIDOS Definição segundo Arrhenius: são substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente íons H + (H 3
1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.
1. (Unimontes 014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: a) O iodeto de
