Como se pode proteger o ferro?
|
|
|
- Ronaldo Carvalhal Van Der Vinne
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na corrosão. O perigo das atas amassadas. O que você vai aprender O que é o aço Por que o aço enferruja Como se forma a ferrugem Como o ferro é encontrado no minério Seria bom já saber Quantas coisas que nós usamos são feitas de aço!!! Mas, por que nós usamos tanto o aço? É porque hoje nós conhecemos a tecnoogia de fabricar aços do jeito que queremos. Isto he interessa Aço duro, aço dobráve, aço que não dobra, como as moas, aço que pode ser transformado em fios muito finos, aços que podem ser transformados facimente em chapas, aços resistentes para construir estruturas de pontes e prédios, aços para construir aparehos de cirurgia e até aços para serem introduzidos como impantes, no ugar de ossos etc. Seria quase que impossíve evar a vida que vivemos hoje sem o aço. Apesar da enorme variedade de objetos que são feitos de aço, parece que ee ainda não é a soução perfeita, por causa do enferrujamento.
2 A U L A O aço, em contato com o ar e a água, se transforma espontaneamente em óxido de ferro. No minério, o ferro está na forma de óxido de ferro, que é a forma natura desse eemento. Para transformar o óxido em meta, coocamos carvão e aquecemos. Isso quer dizer que a tendência natura do ferro é votar a ser óxido. ÓXIDO DE FERRO + CARVÃO + CALOR FERRO + GÁS CARBÔNICO Portanto é preciso proteger o meta para que ee não vote a ser óxido. A maneira mais simpes de proteger o aço do enferrujamento é pintá-o. Existem outras maneiras de proteção, por exempo, revestir o aço com um outro meta. Veja na tabea a seguir a ista de metais mais usados na proteção do aço e o nome do processo. METAIS MAIS COMUNS USADOS PARA PROTEGER O AÇO METAL Crômio Níque Zinco Estanho PROCESSO Cromação Niqueação Zincagem Estanhagem Os metais crômio, níque, zinco e estanho têm propriedades diferentes. Ees são usados na proteção do aço para apicações diferentes. A característica comum desses metais é que todos ees protegem o aço contra o enferrujamento. Existem muitos objetos que nós usamos e que são cromados. Por exempo, pés de cadeiras e mesas de cozinha geramente são pintados e, às vezes, cromados. Chaves de fenda e outras ferramentas são cromadas. Com a cromação, aém de não enferrujar, os objetos ficam com aparência mais brihante e bonita.
3 Exercício 1 Por que o crômio protege o aço do enferrujamento? A U L A Às vezes, quando a cromação não é bem feita, ea começa a descascar. O ferro fica exposto e enferruja. A camada de crômio precisa estar muito bem aderente ao meta. Se ficar aguma boha de ar, pode começar a enferrujar por aí. Muitas vezes a cromação é feita em cima da niqueação. Isto porque o níque é mais fáci de grudar no aço. Depois faz-se a cromação por cima. O níque é um meta amareado. As chaves que nós usamos nas fechaduras de casas são geramente feitas com uma iga de níque. Quando a chave é nova ea é prateada porque está cromada. Mas com o uso a cromação vai saindo e a chave vai ficando amareada, aparecendo o níque. Aém do crômio, usam-se outros metais no revestimento do aço. O estanho é usado como revestimento para atas de conservas porque é um meta mais resistente ao ataque da água. É o materia que nós chamamos de ata. A ata é feita de aço recoberto com estanho. O estanho não é atacado pea água; o ferro é atacado. Essa diferença de comportamento em reação à água pode causar aguns probemas quando se usa a ata estanhada. Quando a ata é amassada, a cobertura de estanho pode se trincar. No ugar da trinca, o aço fica exposto. O ferro que está no aço é atacado pea água, mas o estanho também fica em contato com a água no ugar da rachadura. Os dois metais entram em contato com a água. É como se ees competissem pea água. Como o ferro é mais facimente atacado pea água que o estanho, ee enferruja e com o estanho não acontece nada. O ferro enferruja mais quando está junto com o estanho do que quando ee está sozinho. É como se o estanho empurrasse a água para o ferro. Outro meta muito usado para proteger o aço é o zinco. O revestimento de zinco é chamado gavanização. Na reaidade, gavanização é o nome do processo de recobrimento de metais com outro meta, usando eetricidade. Mas na inguagem comum, quando faamos meta gavanizado, geramente estamos faando de aço recoberto com zinco. Por que o aço recoberto com zinco não enferruja? O zinco é mais fáci de ser atacado peo oxigênio e pea água do que o ferro. O zinco em contato com o oxigênio forma ogo uma camada muito fina de óxido de zinco que fica grudada em cima do meta, protegendo a parte de dentro. ZINCO + OXIGÊNIO ÓXIDO DE ZINCO
4 A U L A O meta zinco, puro, sem a camada de óxido de zinco, é atacado pea água. Dá um composto chamado hidróxido de zinco. Como a água ataca o meta? água gás hidrogênio pedaços de zinco As partícuas do meta se igam tão fortemente às partícuas de água que a água se quebra. Pedacinhos de duas partícuas de água ficam igados ao meta e os outros pedacinhos que sobram viram gás. É o gás hidrogênio. Hidrogênio é um gás muito perigoso. Ee é muito exposivo. Mas, como ee é muito eve, assim que se forma vai embora, á para cima, bem rápido. No ar atmosférico não tem hidrogênio. ZINCO + ÁGUA HIDRÓXIDO DE ZINCO + HIDROGÊNIO O ferro também é atacado pea água e também dá um composto chamado hidróxido de ferro. Exercício 2 Escreva o que se forma quando o ferro metáico puro é coocado na água. FERRO + ÁGUA Mas, se o zinco é atacado pea água, por que ee protege o ferro? O zinco puro é atacado pea água, mas o óxido de zinco, não. Como quaquer pedaço de zinco está sempre coberto de óxido, ee não é atacado pea água.
5 ferrugem Se a foha de aço recoberta com zinco for furada com um prego, por exempo, a chapa começa a enferrujar por aí, porque, no furo, o aço não está protegido peo zinco e entra em contato facimente com o ar e com a umidade. A U L A Existe uma outra maneira de proteger o aço do enferrujamento, que também usa meta, mas que não é por revestimento. É um processo muito usado em estacas que são enterradas na terra ou que ficam merguhadas no mar. Por exempo em pataformas de petróeo. Usa-se o aumínio para proteger o aço. Um boco de aumínio é preso na estaca de aço. O que acontece com o ferro e com o aumínio, juntos, quando entram em contato com a água e o ar? O aumínio é mais fáci de ser atacado pea água que o ferro. Então, o aumínio sofre o ataque e não acontece nada com o ferro. O aumínio é chamado de meta de sacrifício. Este processo é usado também para proteção de cascos de navios. Você deve estar pensando: se o aumínio é tão fáci de ser atacado pea água, por que nós podemos ferver água na panea de aumínio e a panea não fura? A expicação é a mesma já conhecida, para o zinco e o crômio. No meta aumínio também se forma uma camada de óxido de aumínio que protege o meta. O óxido de aumínio também é um composto muito duro. Em quaquer pedaço de aumínio, nós não enxergamos essa camada porque a camada de óxido é muito fina e transparente. Exercício 3 Cooque os metais ferro, zinco e estanho em ordem com reação ao ataque pea água. Nesta aua você aprendeu que o ferro pode ser protegido se for recoberto com outros metais. Vimos que o meta que protege o ferro pode ser o estanho, que é mais resistente ao ataque da água e do ar. A proteção pode ser feita também com metais como o crômio, o zinco e o níque, que são mais fáceis de serem atacados pea água e peo ar do que o ferro. A maneira como ees protegem o ferro é diferente. Na corrosão dos metais, os óxidos que se formam em sua superfície exercem um pape muito importante. As propriedades desses óxidos é que vão determinar se o meta sofre corrosão ou não.
6 A U L A Você precisa saber Para proteger o ferro da corrosão, isto é, não deixar que ee enferruje, podemos: - cobrir o ferro com uma substância que não deixe água e oxigênio chegarem até o ferro; - cobrir o ferro ou prender no ferro um meta que é corroído mais rapidamente que o ferro. Substâncias que não deixam água e oxigênio chegarem no ferro são: - tinta - graxa - crômio - zinco - níque - estanho Metais que são corroídos mais rapidamente que o ferro são: - zinco - aumínio - magnésio Cromação e niqueação são processos de recobrimento de um meta com uma camada de crômio ou níque, respectivamente. Para isso, usa-se eetricidade. Zincagem ou gavanização é o processo de recobrimento do ferro com uma camada de zinco. Para isto geramente usa-se eetricidade. Lata ou foha-de-fandres é foha de ferro estanhado, isto é, recoberto de estanho. Para recobrir o ferro com estanho, geramente o ferro é merguhado em estanho derretido. Zinco e ferro são atacados pea água e produzem hidróxido de zinco e hidróxido de ferro, respectivamente. Forma-se também hidrogênio. Hidrogênio é um gás muito infamáve e muito eve. Hidrogênio só existe nas partes mais atas da atmosfera.
7 Objetos de ferro são cromados ou niqueados para serem protegidos da corrosão. O crômio e o níque também fazem os objetos ficarem mais bonitos. Outros metais também podem ser cromados ou niqueados. É o caso do atão, que é uma iga de cobre e zinco. Neste caso, o objetivo é principamente o embeezamento da peça, porque o atão não enferruja. A zincagem ou gavanização é feita principamente em canos, pregos e fios. Pode-se merguhar a peça de ferro em zinco derretido ou pode-se usar eetricidade. O nome gavanização vem do uso de eetricidade na zincagem. Mesmo quando trincada, a camada de zinco continua protegendo o ferro. Agora o zinco e o ferro entram em contato com água e oxigênio. Como o zinco é atacado mais facimente pea água e peo oxigênio do que o ferro, ee sofre corrosão e o ferro é protegido. Isso dura até gastar todo o zinco. A proteção do ferro peo zinco também funciona se grudarmos um boco de zinco no ferro; o contato entre ferro e zinco tem de ser bom. O zinco vai sendo corroído até acabar. Só depois o ferro é atacado. Mas, antes que isto aconteça, põe-se outro boco de zinco no ugar. Também podem ser usados outros metais, como o aumínio por exempo. A estanhagem é feita para produzir fohas-de-fandres, que são usadas, por exempo, para fabricar atas de conserva. Pode-se merguhar a peça de ferro em estanho derretido ou pode-se usar eetricidade. O estanho é mais resistente ao ataque de água e oxigênio que o ferro. Por isso protege-o. Porém, temos um probema. Se a camada de estanho trinca, o ferro enferruja, e com o estanho não acontece nada. Agora é o ferro que é atacado mais facimente, o contrário do ferro zincado. Por isso não se deve consumir o aimento de atas de conserva amassadas. Se a ata está amassada, a camada de estanho pode estar trincada. Aí o ferro é atacado e pode contaminar o aimento. Se a ata é veha, já pode ter furado. Aí, entrou ar na ata e certamente o aimento está estragado. Vamos A U L A pensar mais Qua é a forma natura do ferro Agora eu sei Nome de três metais que protegem o ferro O que é gavanização Como o estanho protege o ferro Como o zinco protege o ferro Como o aumínio protege o ferro O que é cromação O nome de dois metais que são atacados pea água O nome do gás que se forma quando o ferro é atacado pea água As propriedades do hidrogênio
8 AVamos U L A Exercício 4 exercitar Cassifique cada uma das afirmações a seguir como verdadeira (V) ou fasa (F): a) ( ) Para transformar o óxido de ferro em meta é preciso fornecer caor. b) ( ) Óxido de ferro é a forma natura do ferro. c) ( ) A ata de conserva é feita apenas de aço. d) ( ) O aço pode ser protegido por revestimento de um outro meta. e) ( ) O estanho é mais atacado pea água que o ferro. Exercício 5 O que acontece com o ferro se ee não for protegido do ar e da umidade? Exercício 6 Qua processo acontece espontaneamente: transformação do óxido de ferro em ferro ou o inverso? Por quê? Exercício 7 Cite três metais usados na proteção do ferro e dê o nome dos respectivos processos. Exercício 8 O que é cromação? Exercício 9 Por que, na cromação, a camada de crômio precisa estar muito bem aderente ao aço? Exercício 10 Quando se compra agum aimento enatado é importante observar se a ata não está rachada ou amassada. Por quê? Exercício 11 O que é gavanização? Exercício 12 Escreva, seguindo o modeo abaixo, o que acontece quando o crômio e o zinco entram em contato com o oxigênio. FERRO + OXIGÊNIO ÓXIDO DE FERRO Exercício 13 Por que o zinco protege o aço? Exercício 14 Qua é o nome do composto de zinco que se forma quando esse meta é atacado pea água? Exercício 15 Qua é o nome do gás que se forma quando zinco ou ferro são atacados pea água? Exercício 16 O que acontece com as partícuas de água, quando entram em contato com partícuas de zinco?
Por que o cobre não precisa de proteção?
Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que
Vamos reciclar plásticos?
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos
Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?
A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis
Como se obtém gasolina de petróleo?
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai
É preciso fabricar adubo?
A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido
Descobrimos como fabricar soda cáustica!
Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber
Como limpar derramamentos de
Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de
12 Por que o oxigênio do ar não acaba?
A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição
17 Como escolher um extintor de incêndio?
A UA UL LA Como escoher um extintor de incêndio? O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição
A terra limpa a água?
A UUL AL A A terra impa a água? Souções Misturas Mistura: - homogênea - heterogênea Fenômeno natura Conceito de experiência O que você vai aprender Mistura Dissover Fitrar Seria bom já saber O jornaeiro
Dá para separar o sal da água do mar?
A UA UL LA Dá para separar o sa da água do mar? O que você vai aprender Métodos de separação de um sóido de um íquido: - Decantação - Peneiração - Fitração Dissoução Soução Souto Sovente Seria bom já saber
Por que o alumínio compete com o aço?
Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que
O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo!
A UA UL LA Eu Química O que você vai aprender Ciência Química Matéria Substância Progresso tecnoógico Novos materiais Como faz o cientista Seria bom já saber Para inicar o seu curso de Química, procure
As substâncias que formam o nosso planeta
As substâncias que formam o nosso paneta Observe com bastante atenção esta iustração de uma casa, com seus diversos componentes e as substâncias ŒŒ utiizadas para fabricá-os. Œ Œ Œ Œ Œ Œ Ž Œ Œ A UU L AL
O que o gás natural tem a ver com saquinho plástico?
O que o gás natura tem a ver com saquinho pástico? A UU L AL A soo cascaho Frações do petróeo: eves, médias e pesadas idrocarbonetos Ponto de ebuição reacionado com o tamanho das moécuas dos hidrocarbonetos
Leiaute ou arranjo físico
Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode ser uma área grande ou pequena.
Como se combate um incêndio?
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como se combate um incêndio? A UUL AL A Como usar um extintor de incêndio Para que serve cada tipo de extintor O que é extintor de pó químico Decomposição do bicarbonato
Calculando engrenagens cilíndricas
Cacuando engrenagens ciíndricas A UU L AL A Em uma empresa, o setor de manutenção mecânica desenvove um importante pape na continuidade do fuxo da produção. Após o diagnóstico do defeito, reaizam-se a
O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa?
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa? AUUL AL A Efeito estufa parte da energia radiada, vota ao espaço energia radiada Efeito estufa Buraco
Evolução dos seres vivos
iustrações você conhece? Evoução dos seres vivos Quais dos animais que aparecem nestas A UU L AL A Atenção O homem nas iustrações serve de eemento de comparação com os outros animais. Imaginando-se um
Calculando a rpm e o gpm a partir da
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Cacuando a rpm e o gpm a partir da veocidade de corte A UU L AL A Para que uma ferramenta corte um materia, é necessário que um se movimente em reação ao outro a uma
11 Sistemas resolvem problemas
A UA UL LA Sistemas resovem probemas Introdução Na aua anterior, mostramos como resover sistemas de duas equações de 1º grau com duas incógnitas. Agora vamos usar essa importante ferramenta da matemática
O que acontece quando uma substância se transforma?
O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)
Quanto mais alto o coqueiro, maior é o tombo
Quanto mais ato o coqueiro, maior é o tombo A UU L AL A Quanto mais ato o coqueiro, maior é o tombo, pra baixo todo santo ajuda, pra cima é um Deus nos acuda... Essas são frases conhecidas, ditos popuares
No posto de gasolina
A UU L AL A No posto de gasoina Gaspar estava votando para casa, após passar um dia muito agradáve na praia, apesar da dor de ouvido. Ee parou num posto de gasoina para abastecer e verificar as condições
MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso
MECANISMOS DA CORROSÃO Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO De acordo com o meio corrosivo e o material, podem ser apresentados diferentes mecanismos. Os principais são: MECANISMO QUÍMICO
Triângulos especiais
A UA UL LA Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões trigonométricas. Antes, vamos
Orientações e sugestões para o desenvolvimento de conteúdos e habilidades para aluno DV. Ciências da Natureza/Ensino Médio.
Orientações e sugestões para o desenvolvimento de conteúdos e habilidades para aluno DV Ciências da Natureza/Ensino Médio Bloco dos METAIS As aulas sobre os metais são sete. Trata-se, em detalhes, do ferro,
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado
Como se obtém aço a partir da sucata?
Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas
A volta do ferro à natureza
Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições
INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO
INTRODUÇÃO OS METAIS SÃO ATUALMENTE ESSENCIAIS PARA O NOSSO COTIDIANO. OS QUE SÃO MAIS UTILIZADOS SÃO O ALUMÍNIO (EM LATAS), O COBRE (NOS CABOS DE TELEFONE), O CHUMBO (EM BATERIAS DE AUTOMÓVEIS), O NÍQUEL
O que acontece quando se evapora água do mar?
A UA UL LA O que acontece quando se evapora água do mar? O que você vai aprender Soução saturada Soução insaturada Sovente Souto Concentração Evaporação Condensação Fenômeno Seria bom já saber Mudança
Como se faz o tratamento da água?
VÃO ME DECANTAR? VÃO ME FILTRAR? VÃO ME DESINFETAR? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como se faz o tratamento da água? COMO VÃO ME LIMPAR? A UUL AL A O cico da água na natureza Estação de tratamento
5 Montagem Circuítos
Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste
Tecnol. Mecânica: Produção do Gusa Introdução: conhecimentos tecnológicos que faltavam ao homem da antiguidade:
Introdução Você já parou para imaginar um mundo sem coisas simples como facas, agulhas de costura, chaves, fechaduras, alfinetes lâminas de barbear? Pois é, não faz muito tempo, na verdade cerca de 500
Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito
A UU L AL A Just-in-time Podemos dizer que estamos usando a técnica ou sistema just-in-time ou, abreviadamente, JIT, quando produzimos ago sem desperdício de matéria-prima; quando soicitamos e utiizamos
Do que são formados os átomos?
A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam
Acesse: http://fuvestibular.com.br/
Esse molde é (quase) para sempre Manuais ou mecanizados, de precisão, não importa qual o processo de fundição que tenhamos estudado até agora, todos tinham em comum duas coisas: o fato de que o material
Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1
Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1 CORROSÃO METÁLICA: É a deterioração e a perda de material devido a ação química ou eletroquímica do meio ambiente,
Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala ([email protected]) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado
Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala ([email protected]) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado
CORROSÃO DOS MATERIAIS METÁLICOS
Capítulo 8 CORROSÃO DOS MATERIAIS METÁLICOS 8.1 Conceitos gerais A corrosão pode ser definida como a dissolução eletroquímica de metais em íons, liberando elétrons, que ocorre quando metais dessemelhantes
20 Para onde vão as sucatas de ferro?
A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom
What s your address?
What s your address? Assunto do dia Antes de mais nada, vamos apresentar os personagens e os ambientes que vocês vão encontrar nesse ivro. Agência de viagens Um dos ambientes no qua se passam várias situações
Leis Históricas da Estequiometria
Estequiometria A proporção correta da mistura ar-combustível para o motor de uma carro de corrida pode ser tão importante quanto a habilidade do piloto para ganhar a corrida. As substâncias químicas, como
FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR
Prepare seus alimentos com a energia do sol! FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR www.sustentavelnapratica.net Elaborado por: Andrea Zimmermann e Fabio França FOGÃO SOLAR Características e vantagens: Uso de
Aula 12 : Corrosão Definição Tipos de Corrosão. Prevenção a Corrosão.
Aula 12 : Corrosão Definição Tipos de Corrosão Prevenção a Corrosão. o Definição Corrosão é definida como um ataque destrutivo e não intencional de um metal; esse ataque é eletroquímico e, normalmente,
Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa
A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions
OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO
OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO O produto OXY-PRIMER é um tipo de tinta de cobertura cimentosa que não é composto de resinas normais, mas que adere como cimento. O cimento adere
Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los.
A UU L AL A Rebites III Para rebitar peças, não basta você conhecer rebites e os processos de rebitagem. Se, por exemplo, você vai rebitar chapas é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado - de
Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação
Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem MIG/MAG MIG e MAG indicam processos de soldagem por fusão que utilizam o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível
1 O mundo da Física. A curiosidade do homem pode ser compreendida
A U A UL LA O mundo da Física A curiosidade do homem pode ser compreendida de várias maneiras: aguns dizem que vem de uma necessidade de sobrevivência, outros dizem que é uma forma de prazer ou, ainda,
Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura
Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura Conteúdo: - Mudanças de estado físico Habilidades: - Entender as mudanças de estado físico de diversas substâncias Mudança de estado físico O que caracteriza
O que é Água Filtrada?
O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante
Como funciona o Sistema Respiratório? Introdução. Materiais Necessários
Intro 01 Introdução Antes mesmo de nascermos até nosso último instante de vida nós respiramos. Esse ato involuntário, que permite a troca gasosa, garante nossa sobrevivência. Mas, como acontecem os movimentos
Do que se compõe o ar?
Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está
Os aplicativos e sua utilização
Os apicativos e sua utiização Baixando, Instaando e usando o Avast A B C D Os Apicativos Tipos de Apicativos Baixando e Instaando Usando o apicativo Tipos de Apicativos/Programas Os apicativos são programas
O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999
O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 A corrosão é a deterioração de metais e ligas por ação química do meio ambiente. Sendo este meio a água do mar ou o solo, metais e ligas que nele
DICAS VOLVO. Olho Vivo no Diesel. olá! nesta edição, vamos falar sobre a qualidade do combustível que você usa no seu Volvo!
Veja outras dicas legais nos DICAS DA VOLVO: Número 2 - Manutenção das unidades injetoras E Número 12 - Direção econômica! Depois de tudo isso... Será que vale mesmo a pena economizar alguns centavos usando
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1 Forjamento Ferreiro - Uma das profissões mais antigas do mundo. Hoje em dia, o martelo e a bigorna foram substituídos por máquinas e matrizes
Hoje estou elétrico!
A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava
"A vantagem do alumínio"
"A vantagem do alumínio" Comparativo entre os Evaporadores para Amônia fabricados com tubos de alumínio e os Evaporadores fabricados com tubos de aço galvanizado Os evaporadores usados em sistemas de amônia
Como fazer o seu próprio escudo medieval
Dark Ages - idade média www.sec11.cjb.net [email protected] Idade média Como fazer o seu próprio escudo medieval Existem dois métodos, um simples e o outro bem mais elaboro. 1. O método simples:
Simples, resistente e fácil de montar.
Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento
Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes:
Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para sua confecção, vamos listar as coisas mais importantes que foram utilizadas: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador,
A volta do ferro à natureza
CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 09 A volta do ferro à natureza O QUE VAMOS APRENDER? Ferrugem Ferrugem é útil na reciclagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possível prever o peso da
ESTRUTURA CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS CONSTRUÇÃO EM COMPENSADO. 5 32 x 44. 4 32 x 68. 3 Serrado de. 6 Cavernas do meio do barco. 8 44 x 143 1.
ESTRUTURA 17 18 Serrado de 20 x 193 CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS 5 32 x 44 14 16 x 143 4 32 x 68 3 Serrado de 32 x 143 3 Cavernas da popa ao meio do barco: 32 x 143 6 Cavernas do meio do barco até proa: 32 x
ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2015
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na
Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized
Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Descrição do Produto VpCI - 377 é um concentrado à base de água, criado para ser um substituto completo de preventivos à base de óleo para proteção de componentes
muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração
A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,
O que aquele caminhão está transportando?
A UU L AL A O que aquee caminhão está transportando? Transporte de produtos químicos. Sinaização dos caminhões que transportam produtos químicos: rótuos de risco e paine de segurança. Tabea Periódica Número
Aluno (a): Professor:
3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas
Materiais / Materiais I
Materiais / Materiais I Guia para o Trabalho Laboratorial n.º 4 CORROSÃO GALVÂNICA E PROTECÇÃO 1. Introdução A corrosão de um material corresponde à sua destruição ou deterioração por ataque químico em
Professor Ventura Ensina Tecnologia
Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender
Aula 2: O estudo da matéria
KROTON S.A. UNIC EDUCACIONAL LTDA. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2015/1 Aula 2: O estudo da matéria A Matéria Conceitos; Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. - O que é massa? - Como se afere a massa de
www.vectraclube.com.br autor Fernandospam
Material confeccionado para: www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Peço que nao modifique ou use indevidamente sem meu consentimento. l l l NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER PERDA OU DANO NO SEU ALARME!!!
Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação
Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação
As peças a serem usinadas podem ter as
A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas
TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA
DEFINIÇÃO: TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA BROCAS (NOMENCLATURA,CARAC. TIPOS) São ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais, temperadas, terminam em ponta cônica e são afiadas
Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas
Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,
METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base).
METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). Etapas do processo: - obtenção dos pós metálicos - mistura
MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE
MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA
Ensaiar é preciso! Como você se sentiria se a chave que acabou
A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Ensaiar é preciso! Introdução Como você se sentiria se a chave que acabou de mandar fazer quebrasse ao dar a primeira volta na fechadura? Ou se a jarra de
MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS
MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS 01- Leia o texto: Quando se acende uma vela, pode-se observar que: I- A parafina derrete e logo depois se consolida. II- Aparece fuligem quando colocamos um prato logo acima da
15 O sistema solar e seus planetas
A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000
Os microrganismos e suas funções
ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.
Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso.
Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. TERMOS UTILIZADOS VÃOS 1- VÃOS TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM 1.1 - TRANSPORTE 1 - TRANSPORTE,
MANUAL DE GRAVAÇÃO. Aplicando corretamente o logo de seus clientes
Aplicando corretamente o logo de seus clientes Elaboramos esse pequeno manual de gravação, para que você esteja informado e informe seu cliente, sobre a gravação do seu logotipo, nas canetas CROWN. Após
Exame Nacional de 2005 1. a chamada
Exame Naciona de 200 1. a chamada 1. Na escoa da Rita, fez-se um estudo sobre o gosto dos aunos pea eitura. Um inquérito reaizado incuía a questão seguinte. «Quantos ivros este desde o início do ano ectivo?»
EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto
EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto Item a ser atendido Exigência de norma Conforme / Não Conforme Área Impacto
MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER
MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários
Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br
Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO www.comercialgerdau.com.br Tipos de revestimentos Galvanizado por imersão a quente: apresenta grande resistência à corrosão atmosférica e atende a obras mais
Abel Júlio Manuel Correia Djairosse Sairosse Mujanje DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO DE ÁGUA USANDO A ENERGIA SOLAR. Mestrado Em Ensino de Física
Abel Júlio Manuel Correia Djairosse Sairosse Mujanje DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO DE ÁGUA USANDO A ENERGIA SOLAR. Mestrado Em Ensino de Física Universidade Pedagógica de Moçambique. Beira 2011 Abel Júlio
A Reprodução da Galinha
A Reprodução da Galinha Projecto Celeiro da Vida Album Seriado Manual de Facilitação de Práticas Agrárias e de Habilidades para a Vida Para os Facilitadores das Jffls A reprodução da galinha 2 Rascunho
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 01 Propriedades e aplicação dos materiais H55/H56 02 Propriedades específicas, físicas
Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos
Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.
