Prova Qualis. Orientações Gerais:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova Qualis. Orientações Gerais:"

Transcrição

1 Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações.

2 Oficina: ARGUMENTAÇÃO Profª Vera Rios 2014

3 Dissertação Argumentativa Dissertar: discutir ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende ( Você, meu aluno!!!)

4 Partes da Resposta Dissertativa Argumentativa 1. Introdução: apresentação do assunto, através de uma afirmação ou de uma definição. 2. Desenvolvimento : análise crítica da ideia central. 3. Conclusão: reafirmamos o que escrevemos na parte 1 e na parte 2.

5 Vamos clarear mais! Argumentação (3 partes) Parte 1= Parágrafo 1 ideia principal do assunto da questão. Parte 2= Parágrafo 2 justificativas (causas e consequências do assunto do parágrafo 1). Parte 3=Parágrafo 3 retomada de tudo que se apresentou e foi discutido e justificado nos parágrafos 2 e 3.

6 IMPORTANTE!!! CRITICIDADE: discussão crítica do assunto apresentando argumentos que convençam o outro. CLAREZA DE IDEIAS: use um vocabulário preciso, claro e sem gírias, para que o outro entenda o que você quis defender.

7 UNIDADE: seu texto deverá desenvolver-se em torno do assunto já colocado no parágrafo 1. Suas ideias devem ser claras e apresentadas em uma ordem lógica enriquecendo a ideia principal. Não utilize detalhes desnecessários em sua resposta.

8 Coerência : deve haver uma associação das ideias na construção das frases, dos períodos e na passagem de um parágrafo para o outro. Não se esqueça de ligar suas ideias com elementos de ligação (e, então, depois, assim ontem, amanhã e muitos outros) pois são indispensáveis para entrosar as orações, os períodos e os parágrafos.

9 Observem as partes do texto argumentativo nestas abordagens abaixo: TEMA : Você acha que pichação é caso de polícia? (Texto a favor da pichação. Assunto: necessidade da manifestação pública contra os discursos dominantes) TESE: Polícia para quem precisa Estamos em um país e numa época em que há uma sobrecarga de informações que invadem a privacidade de cada um de nós e não respeitam os nossos direitos de cidadania, constantemente ausentes. Herança em grande parte da história lamentável dos nossos últimos 25 anos. ( tese: sobrecarga de informação, invasão de privacidade e prejuízo à cidadania nos últimos 25 anos)

10 TEMA :Você acha que pichação é caso de polícia?(texto contra a pichação. Assunto: repressão ao pichadores.) TESE: 1º parágrafo Da livre manifestação ao vandalismo Não se pode, obviamente, configurar a pichação como crime, mas sem dúvida se trata de uma contravenção e, como tal, deve ser reprimida. (tese: a pichação como contravenção, deve ser reprimida)

11 Argumentação: 2º parágrafo (argumentação favorável) Mesmo não se tratando de um fenômeno puramente brasileiro ou paulista, é dessa maneira que deve ser vista a questão da pichação. Trata-se simplesmente da reação dos pichadores através de reflexões e juízos dos discursos das classes dominantes, protegidos necessariamente pelo anonimato. (argumentação através de reflexão e juízos, evidencia a reação dos pichadores aos discursos dominantes)

12 (argumentação contra) Se os pichadores tiverem a manifestar algum valor artístico ou filosófico, sem dúvida existirão proprietários de muros dispostos a permitir-lhes a inscrição. Agora, pichação de bens públicos ou de muros particulares, à revelia do proprietário, não é manifestação artística, é vandalismo. E, como tal, deve ser coibido. ( argumentação responde à pergunta tema justificando a interferência policial como explicações sobre o dever do Estado diante das violações)

13 (final favorável) ARGUMENTAÇÃO Conclusão: 3º parágrafo Como resultante de uma opressão generalizada, a pichação é um problema cuja solução depende muito mais do desenvolvimento e multiplicação de canais adequados de expressão. Além disso, considerada também como resultante de um desequilíbrio entre o todo e o individual, há necessidade emergencial do ocultado, seja por pichações ou passeatas, é inevitável. Transformar essa emergência numa questão policial é declarar guerra contra um falso inimigo. (conclusão: retomada da discussão sobre uma possível solução- a necessidade de se ampliarem os canais de expressão. Perspectiva da solução: a sociedade harmonizando-se com suas próprias contradições.)

14 (final contra) Se os pichadores têm seus direitos de expressarem-se livremente, eu também tenho os meus de querer minha cidade em ordem e bonita. Com uma diferença: eu pago impostos para exercer minha cidadania e eles, tão somente, adquirem uma lata de aerosol. ( conclusão: confronto entre os direitos do cidadão e a iniciativa dos pichadores)

15 Dois textos e duas abordagens sobre o mesmo tema: Você acha que a pichação é um caso de polícia? ( a favor) Não se pode, obviamente, configurar a pichação como crime, mas sem dúvida se trata de uma contravenção e, como tal, deve ser reprimida. Mesmo não se tratando de um fenômeno puramente brasileiro ou paulista, é dessa maneira que deve ser vista a questão da pichação. Trata-se simplesmente da reação dos pichadores através de reflexões e juízos dos discursos das classes dominantes, protegidos necessariamente pelo anonimato. Como resultante de uma opressão generalizada, a pichação é um problema cuja solução depende muito mais do desenvolvimento e multiplicação de canais adequados de expressão. Além disso, considerada também como resultante de um desequilíbrio entre o todo e o individual, há necessidade emergencial do ocultado, seja por pichações ou passeatas, é inevitável. Transformar essa emergência numa questão policial é declarar guerra contra um falso inimigo.

16 Dois textos e duas abordagens sobre o mesmo tema: Você acha que a pichação é um caso de polícia? ( contra) Da livre manifestação ao vandalismo Não se pode, obviamente, configurar a pichação como crime, mas sem dúvida se trata de uma contravenção e, como tal, deve ser reprimida. Se os pichadores tiverem a manifestar algum valor artístico ou filosófico, sem dúvida existirão proprietários de muros dispostos a permitir-lhes a inscrição. Agora, pichação de bens públicos ou de muros particulares, à revelia do proprietário, não é manifestação artística, é vandalismo. E, como tal, deve ser coibido. Se os pichadores têm seus direitos de expressarem-se livremente, eu também tenho os meus de querer minha cidade em ordem e bonita. Com uma diferença: eu pago impostos para exercer minha cidadania e eles, tão somente, adquirem uma lata de aerosol.

17 OFICINA: Múltipla Escolha Profª Vera Rios 2014

18 MÚLTIPLA ESCOLHA Testes objetivos = três fases distintas Fase Um: responda somente os itens que você confia serem corretos, ignorando os outros itens momentaneamente. Esta fase o ajuda a ficar confiante e garantir sucesso para o que você sabe, se lhe restar pouco tempo.

19 MÚLTIPLA ESCOLHA Fase Dois: Volte através do teste para focar em itens que você pulou na primeira fase, usando agora uma estratégia diferente: identificar e eliminar o que você está relativamente seguro de que são respostas incorretas.. Leia o enunciado, e tente responder sem ver as opções e selecione a que mais se aproxima de sua resposta;. Leia o enunciado com cada opção como se fosse uma questão de verdadeiro ou falso, e escolha o mais verdadeiro ;. Eliminar opções que são definitivamente erradas e improváveis;

20 MÚLTIPLA ESCOLHA Eliminar opções que não possuem ligações gramaticais à base da questão, como palavras e expressões estranhas ao tema; Eliminar escolhas que seriam logicamente excluídas por outras escolhas possíveis. Por exemplo, se as respostas possíveis a um item são:a) adormecendo, b) ouvindo, c) olhando, d)dormindo, já que as alternativas a e d significam basicamente o mesmo, e uma vez que apenas uma resposta pode ser correta, então é lógico que nem uma das duas poderia ser a resposta certa;

21 MÚLTIPLA ESCOLHA. Se em uma sentença, o seu oposto ou negativo é verdade, normalmente a alternativa é falsa;.frases longas, muitas vezes incluem grupos de palavras desencadeadas por pontuação. Preste atenção à verdade de cada uma dessas frases. Se uma é falsa, indica uma resposta errada ;.Cada parte de uma frase verdadeira deve ser verdadeira. Se qualquer parte da frase é falsa, toda a frase é falsa, apesar de conter outras afirmações verdadeiras;

22 MÚLTIPLA ESCOLHA Fase Três: Após ter esgotado o seu conhecimento e estreitar as opções restantes, eliminando respostas improváveis, é hora de realizar o seu melhor palpite. Você não é adivinho...você está pensando criticamente! Melhore suas chances retomando informações importantes sobre a linguagem: Cuidado com palavras como:sempre, nunca, invariavelmente, nenhum, todos.

23 MÚLTIPLA ESCOLHA Tente substituir um termo qualificado por um único, como por exemplo, frequentemente ou geralmente no lugar de sempre ou na maioria, ou então, algum em lugar de todos. Se depois da troca a afirmação ficar mais ou menos válida do que a original, leve isso em consideração na escolha de sua resposta.

24 MÚLTIPLA ESCOLHA Termos qualificadores são palavras que restringem ou aumentam declarações gerais. Use o raciocínio lógico. Para cada resposta possível, pergunte-se: O que aconteceria se...? Memorize e pratique estas dicas para melhorar seu desempenho nas provas objetivas. SUCESSO!!!!!!!!!!!!!

25 Prova Qualis Orientações Gerais: Chegue no horário do início de sua aula; Utilize o tempo de duração da prova (2h30); Siga essas dicas e orientações; Boa Prova!

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO CHECKLIST O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! Brasília, 2015 Primeira Edição Muita gente diz que escrever não é uma tarefa fácil. Acontece que, na Oficina de Redação,

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

É uma interação presencial, cara a cara, com um examinador( a ) oficial IELTS. Ele( a ) estará gravando a interação para melhor avaliação posterior.

É uma interação presencial, cara a cara, com um examinador( a ) oficial IELTS. Ele( a ) estará gravando a interação para melhor avaliação posterior. O Básico O teste de Speaking... Dura de 11 a 15 minutos. É uma interação presencial, cara a cara, com um examinador( a ) oficial IELTS. Ele( a ) estará gravando a interação para melhor avaliação posterior.

Leia mais

CONHECENDO ESTRUTURA DO ENADE PARA O NOSSO BOM DESEMPENHO

CONHECENDO ESTRUTURA DO ENADE PARA O NOSSO BOM DESEMPENHO CONHECENDO A ESTRUTURA DO ENADE PARA O NOSSO BOM DESEMPENHO ROTEIRO DA PALESTRA JUSTIFICATIVA ASPECTOS GERAIS DO ENADE ESTRUTURA DA PROVA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS DICAS ENCERRAMENTO COMO

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

REDAÇÃO. aula Vocabulário I

REDAÇÃO. aula Vocabulário I REDAÇÃO aula Vocabulário I Vocabulário Lugares-comuns e modismos Ao escrever seu parágrafo de introdução, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75%

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 75% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: FILOSOFIA Professora: ALESSANDRA PRADA Série: 2ª Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Dicas gerais para elaboração do discurso

Dicas gerais para elaboração do discurso Dicas gerais para elaboração do discurso ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO - INTRODUÇÃO Deve ser impactante. Apresente a si mesmo e fale o título do seu discurso. - CORPO DO DISCURSO Deve ser coerente com a Introdução.

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa PARTE COLETIVA Produção

Leia mais

Texto inadequado Nem sempre as imagens falam tudo que queremos. Às vezes vão além do imaginado por quem as produz.

Texto inadequado Nem sempre as imagens falam tudo que queremos. Às vezes vão além do imaginado por quem as produz. COERÊNCIA E CLAREZA A coerência diz respeito ao ponto de vista e à progressão dos argumentos. O autor deve posicionar-se diante do tema de forma ponderada, evitando radicalização e panfletagem. É preciso

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF

REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF POSSIBILIDADES DE TEMAS DA REDAÇÃO: 1. TÓPICO RELEVANTE DA ATUALIDADE Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa).

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando:

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando: O Básico O exame de leitura IELTS tem 40 perguntas a serem respondidas. Todas as questões são igualmente importantes em termos de pontos que você recebe ao acertá-las. Você recebe um ponto para cada resposta

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM.

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Você tem interesse em conhecer melhor o método desenvolvido pela

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior:

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à terceira videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e

Leia mais

DICAS E BIZUS DE PROVAS DE CONCURSOS

DICAS E BIZUS DE PROVAS DE CONCURSOS DICAS E BIZUS DE PROVAS DE CONCURSOS Aqui abaixo, compilei alguns bizus e dicas importantes para que você consiga realizar uma ÓTIMA PROVA! Espero que goste! Primeiramente, quando for realizar sua prova,

Leia mais

Instituto Coração de Jesus REDAÇÃO Gênero textual: o tipo textual dissertativo-argumentativo

Instituto Coração de Jesus REDAÇÃO Gênero textual: o tipo textual dissertativo-argumentativo Instituto Coração de Jesus REDAÇÃO Gênero textual: o tipo textual dissertativo-argumentativo Introdução: Abordagem do tema + Tese ABORDAGEM DO TEMA: cenário geral em que o tema está inserido. TESE: aquilo

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)

REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) TIPOS DE REDAÇÃO DISCURSIVA: Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa); Estudo de Caso (análise de

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível Ponto forte de uns estudantes e fonte de pânico para outros, a redação tem um peso enorme nos

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues

Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues Dissertaçã o Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues No universo dos vestibulares, dissertar e usando uma linguagem que se distancie da norma popular, coloquial, usando preferencialmente a linguagem

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

I 1 COMUNICAÇÃO JURÍDICA

I 1 COMUNICAÇÃO JURÍDICA Sumário Parte I Introdução à Comunicação 1 COMUNICAÇÃO JURÍDICA 1.1 Conceitos 1.2 Elementos da comunicação 1.3 Funções da linguagem 1.4 Língua oral e língua escrita 1.5 Níveis de linguagem 1.6 O ato comunicativo

Leia mais

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Critérios para correção de textos ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Como podemos avaliar produções de texto? Avaliar textos é privilégio do professor de Língua Portuguesa? Ou deve

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

n. 18 ALGUNS TERMOS...

n. 18 ALGUNS TERMOS... n. 18 ALGUNS TERMOS... DEFINIÇÃO Uma Definição é um enunciado que descreve o significado de um termo. Por exemplo, a definição de linha, segundo Euclides: Linha é o que tem comprimento e não tem largura.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: GRAZIANE QUEIROZ BOARETTO Grupo: 02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

Raciocínio lógico matemático

Raciocínio lógico matemático Raciocínio lógico matemático Unidade 2: Introdução à lógica Seção 2.1: O que é a lógica? 1 Lógica Parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral e das operações intelectuais que visam determinar

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

Texto Dissertativo-argumentativo

Texto Dissertativo-argumentativo APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA 3º ANO EM Aluno: Claudiane Figueiredo Ribeiro SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): GISELLY DOS SANTOS PEREGRINO Tarefa: Roteiro de Atividades

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara X DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2017 Questões de Português Prof. Vera Lúcia Winter Leia com atenção o texto abaixo e responda ao que se pede: Texto I: Sutilezas da crase 1 2 3 4 5 6

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

1.A comunicação é essencial à existência humana. 2.A comunicação permeia nossas relações sociais

1.A comunicação é essencial à existência humana. 2.A comunicação permeia nossas relações sociais Assuntos introdutórios 1ª aula Assuntos 2ª aula: Comunicação e Expressão Profª. Luciana Eliza dos Santos Funções da linguagem Coesão e coerência Gêneros textuais Fórum Comunicação e Expressão Esquema Elementos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO Processo Seletivo de Candidatos à Matrícula na Educação Profissional Integrada com o Ensino Médio na Modalidade de Educação de

Leia mais

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA INFORMAÇÃO-PROVA INGLÊS 2018 Código 358 12.º Ano de Escolaridade INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência (Compreensão do Oral, Uso da Língua, Leitura,

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

Versão B. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta

Versão B. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta Versão B Grupo I (10 x 3 = 30 Assinala a alternativa correta 1.Dizer que a filosofia é uma atividade reflexiva é afirmar que: a) A filosofia é um saber puramente racional. b) A filosofia é um método puramente

Leia mais

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC # Para apresentar o trabalho com mais segurança, é muito importante elaborar um roteiro que enfatize os pontos principais do seu TCC. # Dessa forma, ficará muito mais

Leia mais

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais.

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais. MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Tópicos Especiais Prof. Tópicos Especiais Certificação PMP 1 Tipos de questões Esteja preparado para seis tipos de questões: Situacional

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) Todo texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor. E, para isso, existem várias estratégias argumentativas (exemplos, testemunhos autorizados,

Leia mais

CONHECIMENTO, CETICISMO E CIÊNCIA. Organizadores: Artur Bezzi Günther, Eduardo Antonielo de Avila e Maria Eugênia Zanchet Bordignon.

CONHECIMENTO, CETICISMO E CIÊNCIA. Organizadores: Artur Bezzi Günther, Eduardo Antonielo de Avila e Maria Eugênia Zanchet Bordignon. CONHECIMENTO, CETICISMO E CIÊNCIA Artur Bezzi Gunther Organizadores: Artur Bezzi Günther, Eduardo Antonielo de Avila e Maria Eugênia Zanchet Bordignon. 1. Duração: 02 horas e 15 minutos. 2. Recursos didáticos:

Leia mais

Na redação do Enem, vestibular (O trenzinho do caipira Vila Lobos) Paródias Pedagógicas ProAlex

Na redação do Enem, vestibular (O trenzinho do caipira Vila Lobos) Paródias Pedagógicas ProAlex 137 Na redação do Enem, vestibular (O trenzinho do caipira Vila Lobos) Paródias Pedagógicas ProAlex Isenção e justificativas de ausência: 1 a 10 de abril; Inscrições: 6 a 17 de maio; Provas: 3 e 10 de

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS OFICIAIS DA PROVA DE TÍTULOS

Leia mais

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Texto Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o

Leia mais

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta Versão B GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.O discurso filosófico é sobretudo um discurso: a) Demonstrativo b) Argumentativo c) Científico d) Racional 2. Dizer que a filosofia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS Prática como Componente Curricular PCC PROJETO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS Prática como Componente Curricular PCC PROJETO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS Prática como Componente Curricular PCC PROJETO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2019 Título da PCC: A hora do espanto! Desconstruindo a falácia do

Leia mais

TRIBUNAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL TRI-e Edital Nº 01/17 POSICIONAMENTO PRÉVIO

TRIBUNAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL TRI-e Edital Nº 01/17 POSICIONAMENTO PRÉVIO TRIBUNAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL TRI-e Edital Nº 01/17 A Comissão Organizadora do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, que regula as

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO Para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei

Leia mais

V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING

V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING www.masterjuris.com.br Como ler um texto usando a técnica de SKIMMING: Leia o título. Leia a introdução ou o primeiro parágrafo. Leia a primeira frase de cada

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 7 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Aula 4. Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência)

Aula 4. Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência) Aula 4 Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência) Como falamos na aula 3, o esquema de argumentação 1 é base para praticamente todas as redações. Com aquela estrutura, você se cerca

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Cap. 4 - Implicação Lógica Implicação Lógica Antes de iniciar a leitura deste capítulo, verifique se de fato os capítulos anteriores ficaram claros e retome os tópicos abordados

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: O candidato CHRISTOPHER RODRIGUES DA SILVA VALE (n 1566), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de INGLÊS I Nível 5 (Código da Prova 21) 2016

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de INGLÊS I Nível 5 (Código da Prova 21) 2016 Informação - Prova de Equivalência à Frequência de INGLÊS I Nível 5 (Código da Prova 21) 2016 3ºCiclo - 9º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 8 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 05/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

'LUHWUL]HVSDUDDOHLWXUDDQáOLVH HLQWHUSUHWDçmRGHWH[WRV

'LUHWUL]HVSDUDDOHLWXUDDQáOLVH HLQWHUSUHWDçmRGHWH[WRV 'LUHWUL]HVSDUDDOHLWXUDDQáOLVH HLQWHUSUHWDçmRGHWH[WRV DISCIPLINA MONITORES: Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda de Castro João Francisco de Assis Pereira da Silva Leonardo Neto Jardino Prof.ª Orientadora:

Leia mais

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Tema central: Criação de um conto fantástico Produção de texto Introdução: O conto fantástico é um gênero que tem como característica o fato de apresentar ou

Leia mais

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO 8.3.1 DAS HABILIDADES 8.3.1.1 As questões da prova objetiva e a prova discursiva poderão avaliar habilidades relacionadas

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; produção textual; contra-argumento. Texto Gerador. Universalização com informação

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; produção textual; contra-argumento. Texto Gerador. Universalização com informação APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Sonia Henriques Angelo Grupo: 1 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Helismar Azevedo Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão

Leia mais