Aula 3. ANÁLISES - Nível Básico Técnica e Fundamentalista Iniciantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 3. ANÁLISES - Nível Básico Técnica e Fundamentalista Iniciantes"

Transcrição

1 Aula 3 ANÁLISES - Nível Básico Técnica e Fundamentalista Iniciantes

2 Introdução Para auxiliá-los na tomada de decisões, os investidores contam com dois tipos de análises: Análise Fundamentalista que baseia-se em vários fatores, como índices econômicos e decisões políticas. Conforme o governo, universidades e entidades de pesquisas anunciam os índices industriais, comerciais e os novos investimentos no país, os operadores analisam estas informações, usando-as como referências para a compra ou venda de moedas. As informações representam os fundamentos, ou seja, a saúde econômica do país. Análise Técnica A análise técnica ou análise gráfica, de maneira resumida, é uma abordagem que utiliza gráficos como ferramenta principal para determinar o melhor momento (e preço) para comprar e vender ativos. Em complemento a utilização de gráficos, a análise técnica inclui também uma série de teorias sobre como acontecem os movimentos do mercado. A análise técnica é amplamente utilizada nos diversos mercados financeiros: câmbio, ações, commodities, títulos, etc. As duas análises ajudam o investidor a criar uma expectativa em relação à cotação futura de uma moeda procurando melhorar o desempenho das decisões a serem tomadas.

3 Fatores Políticos O mercado de câmbio pode ser afetado por fatores políticos. Por exemplo: Política econômica adotada pelo governo Instabilidade política do país Intervenção do Banco Central no mercado de câmbio Exemplo de uma Intervenção realizada pelo governo japonês: mais de 3.00 ienes em algumas horas. Até o final de março de 2004, o governo japonês efetuava intervenções cambiais a fim de evitar valorização excessiva da moeda de seu país Durante a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, a cotação do dólar chegou próximo à , nível que o Japão estava manipulando a cotação realizando intervenções comprando dólares e fazendo a cotação subir. As intervenções podem ser realizadas para proteger os interesses econômicos do país como por exemplo, as exportações.

4 Formação das Velas Antes de ver a análise técnica, vamos ver como o gráfico é formado. A vela abaixo representa a variação de um certo período. Fechando a cotação final mais alta do que no início do período da vela, esta se apresentará vermelha. Fechando a cotação final mais baixa do que no início do período da vela, esta se apresentará azul. * As cores das velas podem ser configuradas, tomamos como base as cores mais usuais no mercado, ou seja, Vermelho para valorização e Azul para desvalorização. Valorização Máxima Valor final Desvalorização Máxima Valor inicial Oscilação durante o período Oscilação durante o período Valor inicial Valor final Mínima Mínima

5 Formação do gráfico Agora que você já conhece a formação das velas, veja como se apresentam as seqüências delas no Hyper Speed formando o gráfico, VERMELHAS (valorização da moeda) e AZUIS (desvalorização da moeda). Desvalorização Valorização

6 Análise técnica Baseia-se no princípio da análise em gráficos das cotações em tempo e margens das oscilações, das cotações por intermédio de identificadores, com o intuito de prever uma oscilação futura da moeda e parâmetros de oscilação. Além da cotação em tempo real, o Hyper Speed oferece inúmeros instrumentos que podem ajudar em sua análise para a tomada de decisões, com os identificadores de tendência como: o Parabólico, as Médias Móveis, o Ichimoku, o Bollinger, etc., além dos osciladores como o Estocástico, o RSI, o MACD, etc... Formação do Gráfico Dentre os gráficos existentes no mercado, o Gráfico de Velas é atualmente o mais conhecido e usado pelos operadores de grandes instituições financeiras e investidores. Para a formação do gráfico de velas são necessárias 4 cotações (cotação inicial, máxima, mínima e a cotação final). Formando velas conforme o ajuste do período que pode ser em minutos (que mede a variação da cotação em X minutos), dia, semana e mês.

7 Suportes e Resistências Barreiras psicológicas Como você já sabe, a oscilação das moedas é causada pela oferta e demanda no mercado. Se o volume da oferta for maior, a moeda pode se desvalorizar. Se o volume da demanda for maior, pode se valorizar. Suporte e Resistência - Falando de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter, como se fossem barreiras. As resistências são as barreiras que estão acima da cotação do momento, já os suportes são as barreiras que estão abaixo. Os analistas/operadores ao traçar linhas e medir os suportes e resistências nos gráficos, tomam esses dados como referência para colocar pedidos de liquidação ou controle de risco nesses níveis, gerando reservas nesses pontos. Quando essas cotações são atingidas, e essas reservas são concretizadas, é gerado um grande volume de vendas ou de compras, aumentando as chances da moeda reverter por falta de forças para romper essa barreira ou acentuar sua tendência. Resistência Resistência Quando uma resistência é rompida, pode-se concluir que o volume de compra foi maior que as reservas de vendas daquela resistência. Suporte Suporte Quando um suporte é rompido, pode-se concluir que o volume de venda foi maior que as reservas de compra daquele suporte.

8 Suportes e Resistências Quando e como utilizar? Vejamos um exemplo de operação: Digamos que você esteja em uma venda de dólares a e existe uma resistência a e um suporte a Geralmente os operadores costumam colocar um controle de risco depois da resistência e/ou uma liquidação antes do suporte. Porque o controle de risco depois da resistência? Valor da resistência Valor de venda Valor do suporte Segundo alguns analistas, se você vendeu a , apostando na queda da moeda, e ela começar a subir, o que não é favorável, mas existe uma barreira em que pode reverter isso, se colocarmos um controle de risco antes desta barreira, existe a possibilidade de pegar o seu controle tirando você da operação, depois bater na barreira e voltar. Nesse caso, você terá saído da operação porque estava antes do Muro de Proteção. Se colocarmos um controle de risco depois desse Muro de Proteção, e se ele for rompido, isso indica que a moeda está subindo com força, ou seja, o volume de compras está sendo maior do que o volume de vendas reservado nessa barreira, sendo mais apropriado sair da operação. Porque a liquidação antes do suporte? Segundo alguns analistas, no caso de colocar a liquidação antes do suporte seria mais adequado pelo mesmo motivo, se a sua liquidação está em , por exemplo e o suporte é em , poderá ocorrer de chegar em bater no suporte e voltar, perdendo-se uma oportunidade de liquidar com lucro.

9 Análise Técnica - Estocástico Estocástico Análise criada por George Lane na década de 50 e procura, pela lei da probabilidade matemática, medir se a moeda está muito comprada ou vendida, isto é, se ela está muito alta ou muito baixa. Os valores entre 75% e 100% indica a moeda sobrevalorizada, enquanto os valores entre 0 e 25% indica a moeda subvalorizada. Em geral os analistas costumam utilizar os gráficos de 5 e30 minutos, para pequenas margens de oscilações para operações diárias, a curto prazo. (operações day-trade). Moeda subvalorizada Quando as linhas verde e amarela estão abaixo de 25% indica uma condição da cotação da moeda estar muito desvalorizada. Segundo algumas análises, o momento em que a linha verde cruzar a linha amarela para cima, este seria o momento de comprar. Moeda sobrevalorizada Quando as linhas verde e amarela estão acima de 75% indica uma condição da cotação da moeda estar muito valorizada. Segundo algumas análises, o momento em que a linha verde cruzar a linha amarela para baixo, este seria o momento de vender. *** As cores das linhas, como também, do fundo do gráfico, são opcionais. O cliente poderá configurar na cor da sua preferência. Vamos aprender a configurar nas próximas páginas.

10 Clique para abrir o gráfico da moeda desejada. Gráfico/Configuração

11 Gráfico/Configuração Aparecerá, então, o gráfico como mostra a figura ao lado. Certifique-se de que é o par de moedas desejado. O período do gráfico. Tempo, pela ordem da esquerda para direita, Ticks (movimentos da cotação independente do Tempo), minutos, dias, semanas, meses. T=Tick (Cada movimento do gráfico, independente do tempo) 分 =Minuto 週 =Semana 日 =Dia 月 =Mês Tabela de cotações em tempo real. Poderá escolher a ordem, o par de moedas e a quantidade de pares que gostaria de vizualizar. Veja nas próximas lições.

12 Gráfico/Configuração Para configurar o seu gráfico, acompanhe o passo a passo. Escolha a moeda que gostaria de analisar Preço de compra ou de venda Escolha o período 4 Quantidade de velas a serem visualizadas Escolha o tempo do gráfico 5 Clique para atualizar as modificações 6 8 Clicando duplamente aqui aparecerão todas as análises disponíveis do Hyper Speed 7 São as barras ou velas. Se escolheu um gráfico de um dia, por exemplo, cada vela dessa levou um dia para ser formada. A cor azul significa desvalorização e a vermelha, valorização.

13 Configurando o Estocástico Como vimos no item 8 na página anterior, clicando duplamente aqui, poderá escolher uma das análises disponíveis no Hyper Speed que aparecerão listadas abaixo, como mostra a figura ao lado.

14 Configurando o Estocástico 1 Veja no detalhe ampliado, onde clicar duplamente para configurar o Estocástico 4 Clique aqui para configurar a outra linha 2 Clicando aqui, poderá escolher o período a ser analisado. O padrão seria 14-14, como já está configurado no Hyper Speed. 3 Clique aqui e escolha a cor da linha, nesta mesma janela, poderá também configurar o tipo, estilo e espessura da linha. 5 Depois clique em OK.

15 Gráfico configurado com a análise Estocástico Verifique que aparecerá a análise abaixo do gráfico.

16 Estocástico Exemplos de sinais de pontos de venda e compra que podem ser percebidos na utilização do Estocástico Mais um exemplo de ponto de compra Sinal de ponto de Venda Sinal de ponto de Compra Sinal de Compra {

17 Análise Técnica -Médias Móveis A média móvel representa o valor médio de uma certa quantidade de dados (Cotações). Como o próprio nome diz, é móvel porque a cada surgimento de um novo dado surge um novo valor, sendo desconsiderado o primeiro valor da série. São formadas por três linhas. Quando elas estão abaixo dos gráficos de velas(ou barras), caracteriza-se mercado de alta. Se estão acima, o mercado é dito de baixa. Quando elas se mantêm em níveis horizontais e as barras do gráfico se alternam acima e abaixo, o mercado diz que está sem tendência. No gráfico de médias móveis utilizam-se 3 médias móveis(3 Linhas). Nas próximas páginas explicaremos os cruzamentos das linhas e o que elas podem sinalizar. Cores e significados das linhas : Curto prazo (CP) Linha Rosa* Médio prazo (MP) Linha Verde* Longo prazo (LP) Linha Vinho* *** As cores das linhas, como também do fundo do gráfico, são opcionais, o cliente poderá configurar na cor da sua preferência. Vamos aprender a configurar nas próximas páginas.

18 Médias Móveis Como interpretar essa análise técnica? A média móvel é mais utilizada para se ter uma idéia da tendência das moedas. A curto, médio e longo prazo. Não é muito utilizada pelos investidores Day Trade (que fazem operações diárias). Mas serve como base para cálculos de suportes e resistências. O mercado interpreta as médias móveis da seguinte maneira: Em um mercado de alta, a linha de CP(Curto Prazo) está acima das linhas de MP(Médio Prazo) e LP(Longo Prazo). E a linha de MP está acima da linha de LP. Se o mercado é de baixa a ordem é inversa. Dita algumas análises que o ponto de compra é revelado quando a linha média de CP cruza as médias de MP e LP, situando-se acima delas. A confirmação do sinal é dado pelo cruzamento das médias de MP e LP(Golden Cross), ficando a MP acima da de LP. Segundo alguns analistas, quando a média de CP cruza as duas outras, ficando abaixo delas, devese zerar as posições compradas. Imediatamente, após a média de MP cortar a de LP ficando abaixo dela (Dead Cross), uma posição de venda deve ser aberta. Quando a média de CP, estiver entre as duas médias (MP e LP) o mercado pode ser considerado "de lado (sem tendência, neutro).

19 Mercado de Alta/Golden Cross Exemplo de Mercado de Alta/Golden Cross: Mercado em tendência de alta ocorre quando a linha de médio prazo (verde) cruza a linha de longo prazo (amarela) de baixo para cima, este fato é denominado de Golden Cross ( C r u z a m e n t o de o u r o ). I n d i c a n d o c o m p r a ou um s i n a l de uma p o s s í v e l v a l o r i z a ç ã o.. Longo prazo Médio prazo Curto prazo Primeiros sinais de um possível Golden Cross

20 Mercado de baixa / Dead Cross Mercado em tendência de baixa ocorre quando a linha de médio prazo (verde) cruza a linha de longo prazo (amarela), de cima para baixo, este fato é denominado de Dead Cross (Cruzamento de Morte). Indicando Venda ou um sinal de uma possível desvalorização.. Curto prazo Médio prazo Longo prazo Primeiros sinais de um possível Dead Cross

21 Dead Cross/ Golden Cross Dead Cross (Cruzamento de morte) O Dead Cross ocorre quando a linha de MP cruza a linha de LP para baixo, confirmando uma queda. Sinaliza um ponto de venda. Golden Cross (Cruzamento de Ouro) O Golden Cross ocorre quando a linha de MP cruza a linha de LP para cima, confirmando uma alta. Sinaliza um ponto de compra.

22 Configurando as Médias Móveis Veja no detalhe ampliado qual seria o item correspondente às Médias Móveis. Duplo clique para configurar as médias móveis ( LINHAS). Será necessário configurar uma por uma.

23 Configurando as Médias Móveis 1 2 Aparecerá então uma janela, como mostra a figura ao lado. Clicando duplamente aqui neste número, escolha o tempo de cada média (LINHA). Uma por uma. Alguns analistas utilizam a série Para um período mais longo Curto Prazo 18 Médio Prazo 26 Longo Prazo 3 Clicando aqui, poderá configurar a linha como desejar, cor, tamanho e forma. 4 Depois clique em OK e aparecerá então a linha configurada no gráfico. Repita o mesmo processo para configurar as outras duas linhas.

24 Médias Móveis Configuradas

25 Parabólico SaR Definição: O parabólico é um rastreador de tendência, sua grande utilidade está em sinalizar a tendência ou a sua reversão, permitindo ao investidor iniciar uma operação ou manter-se posicionado (comprado ou vendido), quando ou enquanto a cotação estiver acima ou abaixo do parabólico. Geralmente os analistas utilizam o gráfico de 1 dia, 60 e 30 minutos. Cuidados devem ser tomados no início das operações para não iniciar no nível mais desvalorizado ou valorizado do dia. Por exemplo, comprar na máxima, sendo que a moeda não teria motivos aparentes para valorizar-se mais, ou vender na mínima, sendo que a moeda nao teria motivos aparentes para desvalorizar-se mais.

26 Parabólico SaR Como interpretar essa análise técnica? Início da tendência de queda quando a linha parabólica formada de pontos azuis começa a se formar do lado de cima do gráfico indica possível início de desvalorização. O que dizem os analistas? Manter uma operação de compra, enquanto não formar a linha parabólica azul.. Início da tendência de alta quando a linha parabólica formada de pontos vermelhos começa a se formar do lado de baixo do gráfico indica possível início de valorização. O que dizem os analistas? Manter uma operação de venda, enquanto não formar a linha parabólica vermelha.

27 Configurando o Parabólico SaR 1 Se não estiver vizualizando a lista de análises abaixo, dê duplo clique aqui 2 Duplo clique em Parabolic SaR 3 Aparecerá uma janela. Os números a serem tomados como base, apesar de já existir uma configuração padrão no Hyper Speed, que é geralmente usadas pela maioria dos clientes, são opcionais. Clicando aqui o cliente poderá alterá-las. 4 Também é opcional o fundo do gráfico, como também o estilo e cores das linhas, clique aqui para configurar as suas preferências. Depois, clique em OK.

28 Parabólico SaR Configurado

29 Termos Publicitários No Partners FX, Partners FXnano e no CFD-Metals, devido à oscilação dos valores das moedas no momento da operação ou dos pontos Swap e em casos em que é necessário pagar os Pontos Swap, o valor do ato da venda pode ser inferior ao valor do ato da compra, o que representa o risco de prejuízo. E ainda, como é possível operar um valor superior ao valor do depósito de garantia, há a possibilidade de o valor do prejuízo superar o valor do depósito de garantia. Existe diferença entre os valores de compra e os valores de venda (Spread). A comissão de operação é gratuita. No entanto, referente ao Partners FX, será cobrada comissão de no máximo 0.40 iene por unidade monetária restrita a pedidos de Liquidação em espécie (Delivery). O depósito de garantia necessário para operações do Partners FX e Partners FXnano é de 4% ou mais do valor da operação, que possibilita operar um montante de até aproximadamente 25 vezes o depósito de garantia. No caso do Corporate Course, o depósito de garantia necessário para operações é de 0.5% ou mais do valor da operação, que possibilita operar um montante de até aproximadamente 200 vezes o depósito de garantia. O depósito de garantia necessário para operações do CFD-Metals é de 5% ou mais do valor da operação, que possibilita operar um montante de até aproximadamente 20 vezes o depósito de garantia. Em relação às compras, vendas, etc., dos valores mobiliários listados nas bolsas de valores deste país, será cobrada comissão máxima de 2.7% (incluso imposto de consumo) sobre o valor da concretização, entretanto a comissão mínima varia de acordo com a forma de transação e afins tendo seu teto em 2,700 ienes (incluso imposto de consumo). Os valores mobiliários e afins listados nas bolsas de valores deste país apresentam o risco de prejuízos (risco de perda do principal) tendo por motivos diretos as mudanças nas avaliações externas pertinentes e afins às oscilações e afins dos valores do mercado acionário, nível de juros, mercado cambial, mercado imobiliário, mercado de commodities, dentre outros, e piora e afins da situação de crédito do emissor dos títulos (incluindo situação financeira e administrativa). Para iniciar as operações leia atentamente os documentos apresentados antes de firmar contrato e, após sua compreensão, pedimos que tome sua própria decisão. Razão Social: Money Partners Co., Ltd. (Empresa de Investimentos em Produtos Financeiros / Empresa de Investimentos em Mercadorias e Derivativos) <Número de Registro do Empreendimento de Investimentos em Produtos Financeiros > Diretor da Secretaria das Finanças de Kanto (Kinsho) Nº2028 <Associação Inscrita> Associação das Corretoras de Valores do Japão, Corporação Jurídica Geral: Associação de Futuros Financeiros do Japão, Associação de Corretoras de Mercadorias e Derivativos

Partners FX Manual de instruções das notícias Dow Jones

Partners FX Manual de instruções das notícias Dow Jones Partners FX Manual de instruções das notícias Dow Jones Informativo de visualização das notícias do mercado através da ferramenta Notícias Dow Jones. I. Para utilizar o serviço de notícias Dow Jones Por

Leia mais

Manual de Operação Via Computador

Manual de Operação Via Computador Manual de Operação Via Computador Índice 1. Tela inicial de Acesso a Conta... 03 2. Tela principal (Home)... 04 3. Como interpretar as cotações... 05 4. Apresentação dos ícones do menu... 06 5. Ícone A.

Leia mais

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Ao comprar uma opção, o aplicador espera uma elevação do preço da ação, com a valorização do prêmio da opção. Veja o que você, como aplicador, pode fazer: Utilizar

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Agência de Supervisão Financeira dos Estados Unidos).

Agência de Supervisão Financeira dos Estados Unidos). Tabela comparativa antigo/novo Guia de Investimentos Partners FX (Os locais alterados estão sublinhados) Em vermelho:locais alterados ou incluídos nesta revisão Em azul:locais excluídos nesta revisão Normas

Leia mais

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos 15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar várias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal

Leia mais

As ações, em sua maioria, são negociadas a partir de códigos formados através de letras e números:

As ações, em sua maioria, são negociadas a partir de códigos formados através de letras e números: Como funciona o mercado de ações Conceitualmente, uma ação é um pedaço de uma empresa, ou seja, comprar uma ação significa ser sócio de uma companhia. No Brasil, as ações de empresas de capital aberto

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual da Tela do Gráfico

Manual da Tela do Gráfico Manual da Tela do Gráfico Índices 1. Tela de apresentação inicial... 02 2. Quantidade de gráficos... 03 3. Tipos de gráficos... 04 4. Números de velas... 06 5. Cotações do par de moeda... 07 6. Formato

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Raphael Figueredo RAFI. Módulo II - Intermediário

Raphael Figueredo RAFI. Módulo II - Intermediário Raphael Figueredo RAFI Módulo II - Intermediário ATENÇÃO i ATENÇÃO As informações contidas neste documento têm caráter meramente informativo e genérico. Portanto, não constituem qualquer tipo de aconselhamento

Leia mais

Mercado a Termo e Futuro de Dólar: Estratégias de Hedge

Mercado a Termo e Futuro de Dólar: Estratégias de Hedge Mercado a Termo e Futuro de Dólar: Estratégias de Hedge 1 Hedge no Mercado a Termo No Brasil, são muito comuns as operações a termo real/dólar. Empresas importadoras, exportadoras, com dívidas ou ativos

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO! Fazendo regressão linear! Relacionando variáveis e criando uma equação para explicá-las! Como checar se as variáveis estão relacionadas!

Leia mais

www.contratofuturo.com

www.contratofuturo.com www.contratofuturo.com www.contratofuturo.com O que é o Índice Futuro Para falar de índice futuro, primeiro precisamos falar do ÍNDICE no presente, que é o Ibovespa. O famoso índice que serve para medir

Leia mais

Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica

Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica Análise Fundamentalista Origem remonta do final do século XIX e princípio do século XX, quando as corretoras de bolsa tinham seus departamentos de análise

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

Alertas ComStop Manual de Instruções

Alertas ComStop Manual de Instruções Alertas ComStop Manual de Instruções Índice: 1. Introdução: O que são e quando são enviados os Alertas 2. Como visualizar os Alertas ComStop no seu Terminal Enfoque 3. Alertas de Compra e Venda 3.1 Botão

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE SPEED Instalação e configuração Belo Horizonte Agosto - 2007 INTRODUÇÃO Bem vindo ao sistema de consultas SPEED! O software SPEED é um sistema indispensável

Leia mais

Administração Financeira. Mercado Cambial Parte 01 Taxas e regimes cambiais

Administração Financeira. Mercado Cambial Parte 01 Taxas e regimes cambiais Administração Financeira Mercado Cambial Parte 01 Taxas e regimes cambiais Taxa de Câmbio - Conceito É o preço de uma unidade de moeda estrangeira denominado em moeda nacional Exemplos: A) Para comprar

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo ajudar a realizar as configurações

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET

COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET! Como atualizar dados de planilhas automaticamente via Internet?! Que tipo de dados podem ser atualizados?! Quais

Leia mais

Manual de Operação Via Computador

Manual de Operação Via Computador Manual de Operação Via Computador Índice 1. Tela inicial de Acesso a Conta... 03 2. Tela principal (Home)... 04 3. Como interpretar as cotações... 05 4. Apresentação dos ícones do menu... 06 5. Ícone A.

Leia mais

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas?

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas? Conceitos de Gestão O intuito desse treinamento, é apresentar aos usuários do software Profit, conceitos de gestão que possam ser utilizados em conjunto com as informações disponibilizadas pelo sistema.

Leia mais

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY 01 Digamos que se queira mostrar as flechas amarelas com movimento, isto é, fazerem elas irem surgindo uma depois da outra e a que a surge fica visível, parada, enquanto que sempre tem uma na frente se

Leia mais

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel! Como utilizar o comando Consolidar do Excel?! Quais são os diferenciais em relação ao cálculo aritmético normal?! Quais são

Leia mais

Talvez, todos já saibam o que tenho a dizer aqui e não seja novidade, mas dizem que a Chave do Aprendizado é a Repetição."

Talvez, todos já saibam o que tenho a dizer aqui e não seja novidade, mas dizem que a Chave do Aprendizado é a Repetição. OPERAÇÕES INTRADAY: UMA ABORDAGEM SIMPLIFICADA. A motivação para escrever esse texto veio justamente para que pudesse padronizar todos os conceitos utilizados na metodologia empregada por mim, durante

Leia mais

Configurações Básicas

Configurações Básicas Compras Avançadas Este módulo auxilia na verificação da demanda dos produtos e com isso permite ajustar os estoques fazendo transferência entre as filiais e também definir a quantidade de estoque dos produtos

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: O valor do dinheiro no tempo

Resumo Aula-tema 03: O valor do dinheiro no tempo Resumo Aula-tema 03: O valor do dinheiro no tempo Por que o valor do dinheiro muda com o passar do tempo? Toda análise financeira leva em consideração um de seus principais paradigmas: o dinheiro perde

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Você representante já deve conhecer o Off-line, caso contrário, saiba que possuí uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo na Digitação dos

Leia mais

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Eric Duarte Campos Objetivos da aula: O objetivo dessa aula é apresentar Noções de tipos básicos de tomadas de decisões; Objetivos da Administração Financeira.

Leia mais

CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem.

CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem. CRIANDO MDT Um MDT no programa AutoGeo tem como finalidade servir como base de dados para informações que servirão para os cálculos a serem realizados tudo que se for projetado a base vem do modelo digital

Leia mais

Manual de Operações. Via Celular

Manual de Operações. Via Celular Manual de Operações Via Celular Tela de acesso Para ver as cotações, clique aqui Digite o número de sua conta Digite o número de sua senha Clique para acessar a conta : 0120-894-707 : 0120-894-808 : 0120-894-909

Leia mais

www.contratofuturo.com

www.contratofuturo.com www.contratofuturo.com www.contratofuturo.com História Antes do dólar a moeda de referência internacional era a Libra Esterlina, pois a Inglaterra era a grande economia mundial. Somente após a segunda

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

COMO ACESSAR O SISTEMA?

COMO ACESSAR O SISTEMA? COMO ACESSAR O SISTEMA? 1º Passo Vai ao ícone do programa que está na área de trabalho. Veja a figura abaixo com o ícone do programa: 2º Passo - Clique 2 vezes sobre o ícone. 3º Passo Após os dois clique

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

Texto dentro do quadro

Texto dentro do quadro Tabela comparativa antigo/novo Guia de Investimentos Partners FX Em vermelho:locais alterados ou incluídos nesta revisão Em azul:locais excluídos nesta revisão Antigo 3.Item referente ao risco de crédito

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II O que é o Índice de Treynor? Índice de Treynor x Índice de Sharpe Restrições para as análises de Sharpe e Trynor A utilização do risco

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS 1 PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS Apresentamos dois materiais feitos por estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde para construção de gráficos. As instruções das páginas

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

Curso Preparatório CPA20

Curso Preparatório CPA20 Página 1 de 8 Você acessou como Flávio Pereira Lemos - (Sair) Curso Preparatório CPA20 Início Ambiente ) CPA20_130111_1_1 ) Questionários ) Passo 2: Simulado Módulo IV ) Revisão da tentativa 3 Iniciado

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

INVESTINDO COM A TENDÊNCIA STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS

INVESTINDO COM A TENDÊNCIA STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS Ibovtrend THE MARKET TIMING AND TRADE DECISION SYSTEM FOR EVERY MAJOR GLOBAL MARKET INVESTINDO COM A TENDÊNCIA STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS A TENDÊNCIA É SUA AMIGA O Ibovtrend se baseia

Leia mais

MetaTrader para IPhone. Guia do Usuário

MetaTrader para IPhone. Guia do Usuário MetaTrader para IPhone Guia do Usuário Conteúdo Como ter o aplicativo MT4/5 para iphone e ipad... 3 Como acessar a sua Conta ou criar uma nova Conta Demo 3 1. Guia Cotações... 4 a. Como adicionar mais

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Tipos de Mercados de taxas e câmbio Administrativas Flutuantes Bandas Cambiais Prazos de Liquidação das operações (à vista ou pronto, Futuro)

Tipos de Mercados de taxas e câmbio Administrativas Flutuantes Bandas Cambiais Prazos de Liquidação das operações (à vista ou pronto, Futuro) O Mercado de Câmbio no Brasil e suas modalidades: Mercado Primário e Secundário Tipos de Mercados de taxas e câmbio Administrativas Flutuantes Bandas Cambiais Prazos de Liquidação das operações (à vista

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA

COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA O que são opções? Precificação de opções Exemplo de árvore recombinante Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV.

Leia mais

Guia Rápido. Como negociar Commodities Agrícolas. Leandro Benitez

Guia Rápido. Como negociar Commodities Agrícolas. Leandro Benitez Guia Rápido Como negociar Commodities Agrícolas Leandro Benitez O objetivo deste artigo é apresentar-lhe os princípios dos contratos agrícolas para que você possa iniciar suas negociações neste segmento.

Leia mais

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS Acessando Global -> Configuração Básica, temos: Assistente de Configuração A funcionalidade principal do Assistente é configurar as informações básicas para

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle?

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Olá, professor(a), Este tutorial tem o objetivo de lhe auxiliar na realização de backup do conteúdo de uma disciplina já oferecida,

Leia mais

MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E COMO FUNCIONA

MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E COMO FUNCIONA MERCADO DE OPÇÕES - O QUE É E Mercados Derivativos Conceitos básicos Termos de mercado As opções de compra Autores: Francisco Cavalcante (f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV.

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Novidades Versão 2.6 2 Part II Novidades Versão 2.7 5 1 Campanha...

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Apostila da Oficina. Aprenda a Investir na Bolsa de Valores

Apostila da Oficina. Aprenda a Investir na Bolsa de Valores Apostila da Oficina Aprenda a Investir na Bolsa de Valores O objetivo da Oficina é ensinar como começar a investir no mercado acionário. Então vamos iniciar recapitulando os passos básicos. A primeira

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável.

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. Índice Geral TULogarUT 3 TUConhecer e VisualizarUT 6 TUÁrea de Edição / Blocos e

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é: Modellus Atividade 3 Queda livre. Do alto de duas torres, uma na Terra e outra na Lua, deixaram-se cair duas pedras, sem velocidade inicial. Considerando que cada uma das pedras leva 3,0s atingir o solo

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER A máquina pode substituir 100 pessoas comuns. Mas, nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard Sobre

Leia mais

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA Ainda que o consumo de Soja continue crescendo com força, puxado principalmente pela China, as produções dos EUA e também do Brasil nos últimos dois anos

Leia mais

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar.

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. FUNDO REFERENCIADO DI Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Manual de Relação de Pontos por Indicação

Manual de Relação de Pontos por Indicação Manual de Relação de Pontos por Indicação Sumário 1. Verificando se o parâmetro das funções está ativo... 3 2. Efetuando o cadastro da faixa de indicação... 5 2.1. Cadastro de faixas com intervalos...

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Premiação por Produtividade

Premiação por Produtividade Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Configurações... 3 Definição das Metas... 5 Mês Referência... 5 Cotas por Funcionário... 8 Resultados... 9 Acompanhamento

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor Guia de Consulta Rápida Portal do Professor Última atualização: 07/12/2015 ÍNDICE 1. Acessando o Portal... 3 2. Quadro de Horários... 5 3. Alterando a Senha... 6 4. Alterando a Filial... 7 5. Fale Conosco...

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Introdução: economias abertas Problema da liquidez: Como ajustar desequilíbrios de posições entre duas economias? ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Como o cada tipo de ajuste ( E, R,

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 Sumário Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 2 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos) Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos

Leia mais

O que é e como funciona uma operação de swap

O que é e como funciona uma operação de swap O que é e como funciona uma operação de swap! O que é Swap! O que é Hedge! Mecanismo básico de funcionamento de uma operação de Swap Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)! Administrador de Empresas

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Derivativos Prática. Igor Forte Pedro Jonas

Derivativos Prática. Igor Forte Pedro Jonas Derivativos Prática Igor Forte Pedro Jonas Jul/2013 Mini-case 1 Hedge com DOL Dólar Usado para transferência de risco cambial em US$. Empresas importadoras exportadoras e/ou com ativos e passivos indexados

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

Inventário Rotativo. Página 1

Inventário Rotativo. Página 1 Inventário Rotativo Página 1 Página 2 Antes de iniciar qualquer inventário certifique-se de que não há nenhum dos produtos a serem inventariados pendente de entrada, lançamento para requisições entre outros.

Leia mais

COMO TRABALHAR COM A FERRAMENTA SUBTOTAIS DO EXCEL

COMO TRABALHAR COM A FERRAMENTA SUBTOTAIS DO EXCEL COMO TRABALHAR COM A FERRAMENTA SUBTOTAIS DO EXCEL! Como utilizar a opção Subtotais do Excel?! Como criar rapidamente Subtotais com várias opções de funções?! Qual a preparação necessária que sua tabela

Leia mais