5.5 Suporte Técnico a Ambientes de TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5.5 Suporte Técnico a Ambientes de TI"

Transcrição

1 5.5 Suprte Técnic a Ambientes de TI Cnsiste na instalaçã, cnfiguraçã e manutençã de servidres e sistemas gerenciadres de banc de dads (SGBD). Cmpreende também a análise e diagnóstic da infraestrutura de TI, que pdem crrer em equipaments u aplicações cm bjetiv de timizar seu desempenh, apntar pssíveis prblemas e evitar, assim, interrupções. Este serviç destina-se a clientes que sã respnsáveis pela administraçã de equipaments u servidres de aplicativs e banc de dads, instalads fisicamente n ambiente da Prdemge, suprtads pr cntrat de Hspedagem de Servidres (Clcatin), u nas instalações d cliente Detalhament d serviç A Mdalidades de Suprte - Suprte Técnic a Ambiente Operacinal de Servidres: Refere-se à instalaçã, cnfiguraçã e manutençã de serviçs relacinads a sistema peracinal de servidres. - Suprte Técnic a Ambiente de Banc de Dads: Refere-se à instalaçã, cnfiguraçã, manutençã e desempenh de sistemas gerenciadres de banc de dads e prduts crrelacinads. - Análise e Diagnóstic de Capacidade e Desempenh de Infraestrutura de TI: Refere-se à instalaçã e cnfiguraçã de agentes de mnitrament para cleta de dads, análise ds dads cletads em equipaments u aplicações, e cnfecçã d parecer de desempenh e capacidade cm recmendações e prpsiçã de ações crretivas. O Suprte Técnic a Ambiente Operacinal de Servidres cntempla: Api técnic em sistemas peracinais, gerenciadres de arquivs, gerenciadres de autenticaçã e validaçã de usuáris, gerenciadres de impressã, servidres de aplicações e servidres de FTP, servidres firewalls, servidres de , servidres prxy, servidres DNS e balanceament de carga. Api na resluçã de prblemas e na implementaçã de melhrias em servidres cuja respnsabilidade pela administraçã seja d cliente. Cmpõem Serviç Instalaçã e Cnfiguraçã Instalaçã, cnfiguraçã e timizaçã ds serviçs dispnibilizads em servidres. Cas hspedads fisicamente n ambiente d cliente, essas atividades, excluind-se a instalaçã inicial d sistema peracinal, serã, sempre que pssível, executadas pr acess remt. Manutençã Sluçã de prblemas referentes a atualizaçã de sistemas, melhrias de perfrmance e integraçã de cmpnentes; As intervenções serã realizadas após a viabilizaçã d acess a servidr pel cliente. Cas sejam necessárias, serã feitas a liberaçã em firewall, a ativaçã de serviç de cnexã remta e a dispnibilizaçã de demais recurss; Durante a execuçã d serviç, a Prdemge definirá a restriçã de acess a servidr, para melhr detecçã e sluçã d prblema.

2 O Suprte Técnic a Ambiente de Banc de Dads cntempla: O planejament e a execuçã de prjets, abrangend: cnfiguraçã ds bjets de banc de dads, cnfiguraçã de restrições de integridade ds dads, criaçã de rtinas para manutençã da integridade, segurança, desempenh, vlumetria, restauraçã e rerganizaçã ds dads, bem cm implementaçã de rtinas peracinais e de cópia de segurança, cnfrme padrã adtad pela Prdemge. Cmpõem Serviç Serviçs de infraestrutura Planejament, instalaçã, cnfiguraçã e dispnibilizaçã de SGBD; Definiçã, revisã sistemática e implementaçã de rtinas de cópia de segurança; Acmpanhament de rtinas peracinais e cópia de segurança; Realizaçã de migraçã de nvas versões u reinstalaçã de nvs cmpnentes, bservand as exigências legais; Análise de desempenh e cnfiguraçã d ambiente de banc de dads. Serviçs de manutençã Realizaçã de cópias de segurança diárias; Recuperaçã de banc de dads, sb demanda, n cas de indispnibilidade d servidr; Realizaçã de retrn de backup de banc de dads, sb demanda; Análise de cupaçã de área de armazenament de banc de dads e vlumetria; Alcaçã, mvimentaçã, recnfiguraçã e redimensinament de áreas de banc de dads; Mnitrament, prpsta de melhrias e timizaçã d desempenh ds bancs de dads; Diagnóstic e sluçã de prblemas relacinads a ambiente de banc de dads; Habilitaçã de trilhas de auditria e dispnibilizaçã de arquivs para análise; A manutençã em SGBD será realizada em ambientes de banc de dads implantads pela Prdemge. Ns demais cass, ambiente será avaliad para verificar a pssibilidade de atendiment. A Análise e Diagnóstic de Capacidade e Desempenh de Infraestrutura de TI cntempla: O planejament e a execuçã de prjets, abrangend: definiçã de escp de atuaçã cm cliente, cnfiguraçã ds agentes de mnitrament (temp mínim de cleta: 7 dias úteis), e cnfecçã d relatóri de desempenh e capacidade cnfrme padrã adtad pela Prdemge. Cmpõem Serviç Instalaçã e cnfiguraçã Instalaçã e cnfiguraçã ds agentes de mnitrament ns equipaments u aplicações definidas n escp d prjet. Cas hspedads fisicamente n ambiente d cliente, essas atividades serã, sempre que pssível, executadas pr acess remt.

3 Diagnóstic de desempenh e capacidade Cleta e validaçã ds dads de mnitrament; Análise ds dads cletads pels agentes; Cnfecçã d relatóri cm parecer sbre bjet analisad. O serviç de Suprte Técnic a Ambientes de TI é realizad sb demanda, mediante abertura de slicitaçã n Service Desk. B - Flux de Execuçã d Serviç Instalaçã e Cnfiguraçã Cliente abre a demanda n Service Desk, infrmand númer d cntrat que cntém esse serviç (cas serviç nã faça parte d cntrat, cliente cntatará a área de negócis); Prdemge valida as infrmações frnecidas pel cliente, avalia as cndições e cmplexidade para atendiment da demanda, planeja atendiment e agenda a execuçã d serviç; Cliente autriza a execuçã da demanda, libera acess a ambiente e dispnibiliza a infraestrutura e sftware. Cas seja necessári, faz a liberaçã em firewall e a ativaçã de serviç de cnexã remta e dispnibiliza s demais recurss que se fizerem necessáris; Prdemge instala e cnfigura ambiente; Cliente hmlga ambiente e dá aceite na execuçã d serviç. Manutençã Cliente abre a demanda n Service Desk infrmand númer d cntrat que cntém esse serviç (cas serviç nã faça parte d cntrat, cliente cntatará a área de negócis); Prdemge valida as infrmações frnecidas pel cliente, avalia as cndições e cmplexidade para atendiment da demanda, planeja atendiment e agenda a execuçã d serviç e; Cliente autriza a execuçã da demanda, libera acess a ambiente e dispnibiliza a infraestrutura e sftware. Cas seja necessári, faz a liberaçã em firewall, e a ativaçã de serviç de cnexã remta e dispnibiliza s demais recurss que se fizerem necessáris; Prdemge executa a manutençã slicitada cm acmpanhament d cliente, cas necessári; Cliente hmlga ambiente e dá aceite na execuçã d serviç. C - Lcal de Prestaçã d Serviç Nas instalações da Prdemge u nas instalações d cliente, em Bel Hriznte. Para servidres nas instalações d cliente, em cidades d interir de Minas Gerais, serviç será agendad junt à equipe técnica e executad pr acess remt. D - Elements que Cmpõem Serviç Equipe técnica. Ferramentas específicas de api.

4 E -Tecnlgias Aplicadas na Prestaçã d Serviç - Ambiente Operacinal Linux / Red Hat Enterprise 4, 5 e 6; CentOS; Oracle Linux; VMware ESXi / ESX; Hyper-v Server 2012 e 2012R2; Windws 2003, 2008, 2008R2, 2012 e 2012 R2. - Linguagens PHP 4 u 5; Java 5 u 6; HTML; ASP (excet para Análise e Diagnóstic de Capacidade e Desempenh de Infraestrutura de TI).NET. - Servidres de Aplicaçã Apache 2; Tmcat 5, 6 u 7; Jbss 4, 5 e 6; OAS 10g; IIS 6, 7 e 8. - Gerenciadres de cnteúd Jmla; WrdPress. - Sluções de Impressã Cups; RPM. - Cmpartilhament de Arquivs Samba; NFS. - Autenticaçã de Usuári Active Directry; Samba; Winbind. - Balanceament de Carga LVS; Keep Alived; Heart Beat. - Sluções FTP Vsftp; Wu-ftp. - Servidres de Serviçs de Rede TCP/IP DNS; Bind; Prxy; Squid; SquidGuard; McAfee webgateway. - / webmail Pstfix; Express; Cyrrus; Dvect; Openwebmail Squirrelmail; Currier. - Antispam

5 Symantec; Spamassassin. - Segurança Firewall IPTables Frnt-end; Firewall Builder u superir. Sistemas Gerenciadres de Bancs de DadsOracle (10g u superir); MySQL (5.5 u superir); SQL Server (2008 u superir); PstgreSQL(9 u superir). F - Períd da Dispnibilizaçã Dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendiment fra d hrári cmercial será acrdad entre as partes, cnfrme as hras cntratadas. G - Respnsável pela Execuçã Gerência de Ambientes Operacinais. Gerência de Banc de Dads. Gerência de Planejament e Desempenh. H - O que nã está n Escp - Frneciment de licença de us u cessã de qualquer tip de sftware u hardware; - Transferência de cnheciment para cliente u terceirs; Pagament de taxas de manutençã u segur de sftware e hardware d cliente; Cessã de peças para hardwares; Resluçã de prblemas em sistemas aplicativs; Serviçs de cntingência para s servidres; Serviç de hspedagem de servidres, sem cntrat, nas instalações da Prdemge pr qualquer períd; Execuçã e acmpanhament de rtinas e prcediments peracinais implementads em servidres; Manutençã preventiva e crretiva ds prduts instalads, seja através da aplicaçã de crreções publicadas pel frnecedr, migraçã para nvas versões u reinstalaçã de cmpnentes; Elabraçã de prjets para adequaçã u melhrias n ambiente peracinal e implantaçã de nvs serviçs e/u prduts; Intervenções n cnteúd ds bancs de dads Atendiment e Suprte A execuçã d serviç deverá ser acmpanhada pel cliente através de reuniões em hrári cmercial. Havend a necessidade de deslcament, períd de atendiment será cntad a partir da saída da equipe técnica até seu retrn à Prdemge Indicadres de Nível de Serviç O indicadr de Nível de Serviç negciad e referenciad em cntrat é: Cumpriment ds prazs acrdads para a prestaçã d serviç.

6 O valr especificad para indicadr será acrdad entre as partes, tend cm premissas a urgência e a cmplexidade da demanda Parâmetrs de Demanda e Vlumetria Hras prfissinais a serem trabalhadas Respnsabilidades d Cliente Estabelecer cntrat cmercial assinad entre as partes; Prver a Prdemge de tds s dads e infrmações necessáris à cnsecuçã d serviç, dentr ds prazs e cndições definids na negciaçã d serviç; Indicar representante junt à Prdemge, infrmand endereç e cntats (telefne e e- mail) para tratar de assunts relacinads a serviç, acmpanhar e validar sua execuçã, além de atestar as alterações e/u implementações; Respnder pr qualquer alteraçã de escp na prestaçã d serviç; Dispnibilizar a infraestrutura de hardware, de sftware, d SGBD e demais cmpnentes necessáris à prestaçã d serviç cm s respectivs cntrats de licença de us vigentes, bem cm a dcumentaçã legal que permita a sua utilizaçã; Respnder pr quaisquer crrências advindas pel nã pagament das licenças de us; Prvidenciar e acmpanhar acess físic da equipe técnica da Prdemge a ambiente d serviç, cas acess remt nã seja pssível; Aprvar a cnclusã d serviç através d preenchiment d term de aceite u de hmlgaçã, que será encaminhad pela Prdemge após a prestaçã d serviç. A nã manifestaçã d cliente em até 3(três) dias úteis, após recebiment d term, implicará na aceitaçã d serviç executad Respnsabilidades da Prdemge Estabelecer cntrat cmercial assinad entre as partes; Manter a prestaçã d serviç cnfrme acrdad em cntrat; Cmunicar a cliente qualquer anrmalidade na prestaçã d serviç; Cmunicar a cliente sbre a restriçã ds acesss a servidr, cas seja necessári islar ambiente; Emitir term de aceite, cm a descriçã d prblema e a sluçã adtada, após a prestaçã d serviç.

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

1. Instruções para preenchido pelos Participantes

1. Instruções para preenchido pelos Participantes 1. Instruções para preenchid pels Participantes O Participante Cetip que deseja ser certificad a realizar a guarda física de ativs cartulares, deve preencher questinári a seguir e enviá-l à Cetip: CETIP

Leia mais

Curso Técnico Nível Médio em Qualidade

Curso Técnico Nível Médio em Qualidade CFP - Centr de Frmaçã Prfissinal Prfª Maria Efigênia S. Antunes. INFORMATIVO MATRÍCULAS ANO 2015 Curs Técnic Nível Médi em Qualidade Técnic em Qualidade ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Curs de Educaçã Prfissinal

Leia mais

Caderno de Serviços Prodemge

Caderno de Serviços Prodemge Projeto Gestão Estratégica de Suprimentos Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Caderno de Serviços Prodemge JANEIRO/2015 Controle de Versão Disponível com SCGE/SEPLAG 1 Índice

Leia mais

Apresentação Sauter Ibérica. Creating Sustainable Environments.

Apresentação Sauter Ibérica. Creating Sustainable Environments. Apresentaçã Sauter Ibérica Creating Sustainable Envirnments. Através das nssas sluções aumentams a eficiência energética tend sempre cm precupaçã a prteçã ambiental. Assumims a respnsabilidade pr cntribuir

Leia mais

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde Anex V Sftware de Registr Eletrônic em Saúde Implantaçã em 2 (duas) Unidades de Saúde Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO... 3 4 INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE -

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR 1. Históric da Jrnada AGIR Ns ambientes crprativs atuais, a adçã de um mdel de gestã integrada é uma decisã estratégica n api às tmadas

Leia mais

Incidente n 2 1003345-80.2002.8.26.0100 Massa Falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo S/A. Meritíssimo Juiz,

Incidente n 2 1003345-80.2002.8.26.0100 Massa Falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo S/A. Meritíssimo Juiz, t~ 6 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO l0/ Incidente n 2 1003345-80.2002.8.26.0100 Massa Falida de Fazendas Reunidas Bi Grd S/A Meritíssim Juiz, 1. Últimas manifestações d Ministéri Públic às fls.

Leia mais

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das rganizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses ds Funcináris; Organizações atuais - DP trabalhand em paralel cm RH; Eficácia:

Leia mais

SOLUÇÃO SISTÊMICA PARA APOIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO DA ARSESP

SOLUÇÃO SISTÊMICA PARA APOIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO DA ARSESP IX Cngress Brasileir de Regulaçã - 3ª ExpABAR 17 e 20 de agst de 2015, Brasília - DF SOLUÇÃO SISTÊMICA PARA APOIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO DA ARSESP Edisn da Silva (1 ) é frmad em Administraçã de

Leia mais

PBX completo com telefonia, automação e segurança o. para micro e pequenas empresas: o

PBX completo com telefonia, automação e segurança o. para micro e pequenas empresas: o MICRO PBX FXS, FXO E GSM Principais Características Aplicações Típicas Mdular para esclha das interfaces de telefnia entre: PBX cmplet cm telefnia, autmaçã e segurança 4 u 8 ramais FXS para micr e pequenas

Leia mais

PRODUTOS DE BOLSO GARANTIA LIMITADA E SUPORTE TÉCNICO MUNDIAL

PRODUTOS DE BOLSO GARANTIA LIMITADA E SUPORTE TÉCNICO MUNDIAL PRODUTOS DE BOLSO GARANTIA LIMITADA E SUPORTE TÉCNICO MUNDIAL Cndições gerais Esta Garantia limitada d hardware da HP cncede-lhe a si, cliente, direits de garantia expresss da HP, fabricante. Cnsulte site

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I RESUMO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Resum d trabalh

Leia mais

Programa IBP de Bolsas de Mestrado

Programa IBP de Bolsas de Mestrado 1. Infrmações Gerais Prgrama IBP de Blsas de Mestrad Term de Referência 8 Cicl - 2014 O Institut Brasileir de Petróle, Gás e Bicmbustíveis, ciente da imprtância da frmaçã de prfissinais cm capacitaçã adequada

Leia mais

EDITAL 07/2016. Contratar serviços de programação e manutenção para os Sistemas abaixo :

EDITAL 07/2016. Contratar serviços de programação e manutenção para os Sistemas abaixo : EDITAL 07/2016 1. FINALIDADE DA CONTRATAÇÃO: Cntratar serviçs de prgramaçã e manutençã para s Sistemas abaix : a) Avaliaçã Técnica d Sistema ecntracting - versã 3 d sistema ecntracting b) Realizar a manutençã

Leia mais

Descrição do Serviço oferecido* Manutenção Pró-activa

Descrição do Serviço oferecido* Manutenção Pró-activa Apresentaçã d serviç A Dell tem prazer de frnecer Serviç de ( Serviç ) de acrd cm este dcument (a Descriçã d Serviç ). A frnece as clientes Dell um exame de saúde anual ( Serviç u Serviçs ) ds Prdut Suprtads

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2006

PLANO DE ACTIVIDADES 2006 PLANO DE ACTIVIDADES 2006 Objectivs Gerais Cntinuar a lutar pela criaçã de Empreg Científic; Exigência d cumpriment ds cmprmisss assumids n Prgrama de Gvern e n Plan Tecnlógic, relativs à criaçã de 1000

Leia mais

Disciplina de Gestão E-learning na Gestão

Disciplina de Gestão E-learning na Gestão Disciplina de Gestã E-learning na Gestã Autres Prfessra Cnceiçã Lira Prfessra Lenr Pires Prfessr Rdrig Lurenç Prfessr Rui Mansidã 1. Objectiv Geral Esta Acçã tem cm principal bjectiv apiar e cmplementar

Leia mais

Informação da Prova de Exame de Equivalência à Frequência de

Informação da Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Bases de Prgramaçã Códig:104 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/10º, 11º e 12º ans Prva: P Nº de ans: 3 Duraçã: 120 minuts Decret-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

Secretaria da Fazenda

Secretaria da Fazenda Secretaria da Fazenda Crdenaçã da Administraçã Financeira Centr de Api a Usuári SIAFEM.NET Versã Set/2013 Cadastr de Credres Manual de Utilizaçã Página 1 de 27 Manual de utilizaçã d sistema SIAFEM.NET

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO Gabinete da Reitria RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018 1 O Presidente em exercíci d Cnselh Universitári de Ensin, Pesquisa e Extensã - CONSEPE,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - OCORRÊNCIA PM

MANUAL DO USUÁRIO - OCORRÊNCIA PM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA POLICIAL Elabrad: Equipe SAG Revisad: Aprvad: Data: 02-08-2007 Data: 20/03/2008 Data: A autenticaçã d dcument cnsta n arquiv primári da Qualidade Referencia: Help_Online_crrencia_PM.dc

Leia mais

Guia para instalação VPN L2TP

Guia para instalação VPN L2TP Guia para instalaçã VPN L2TP 2016 Índice Cnfiguraçã Windws... 2 Cnfiguraçã MacOS... 6 Cnfiguraçã IOS... 10 1 Cnfiguraçã Windws 1. Dwnlad d cnfiguradr autmátic Aceda a endereç https://clab.up.pt/display/digitalit/acess+vpn

Leia mais

PROGRAMA CLIENTE REFERÊNCIA FH REGULAMENTO

PROGRAMA CLIENTE REFERÊNCIA FH REGULAMENTO PROGRAMA CLIENTE REFERÊNCIA FH REGULAMENTO Última Revisã: 02/06/2014 1. RESUMO CADASTRO Cliente preenche Frmulári de Cadastr CONFIRMAÇÃO DE CADASTRO A FH envia um e-mail de cnfirmaçã de cadastr para cliente

Leia mais

Vagas de estágio Empresa: Descrição da vaga: Requisitos: Remuneração: Horário:

Vagas de estágio Empresa: Descrição da vaga: Requisitos: Remuneração: Horário: Vagas de estági Empresa: J.A Urbanism Descriçã da vaga: atuar junt a setr financeir da empresa, prestand auxíli em suas rtinas, cntas a pagar, cntas a receber e demais trâmites d setr. Requisits: cursand

Leia mais

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços:

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços: Term de Referência para cntrataçã de Auditres Externs A Rede Nrte-Sul http://www.nrd-sued-netz.de é um departament da DGB Bildungswerk BUND, instituiçã educacinal pertencente à Cnfederaçã ds Sindicats

Leia mais

Catálogo de Serviços. Versão 4.0

Catálogo de Serviços. Versão 4.0 Catálg de Serviçs Versã 4.0 Os direits de autr deste trabalh pertencem a Institut de Infrmática, I.P. (II, I.P.) e a infrmaçã nele cntida encntra-se classificada em cnfrmidade cm a plítica de segurança

Leia mais

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO N 001- PE 015/2013

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO N 001- PE 015/2013 Presidência da República Secretaria Geral Secretaria de Administraçã Diretria de Recurss Lgístics Crdenaçã-Geral de Licitaçã e Cntrat Crdenaçã de Licitaçã DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO N 001- PE 015/2013

Leia mais

Após o administrador de um site moodle ter criado uma disciplina e designado o seu professor, é gerada uma página relativa a essa disciplina.

Após o administrador de um site moodle ter criado uma disciplina e designado o seu professor, é gerada uma página relativa a essa disciplina. 1 Intrduçã Após administradr de um site mdle ter criad uma disciplina e designad seu prfessr, é gerada uma página relativa a essa disciplina. Neste livr pderá ter uma primeira abrdagem á página inicial

Leia mais

Gestão de projetos de TI

Gestão de projetos de TI Seçã de Mdelagem de Prcesss Gestã de prjets de TI MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em AGOSTO/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 3 2. DO AMPARO LEGAL... 3 3. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL...

Leia mais

Valor das aposentadorias

Valor das aposentadorias Valr das apsentadrias O que é? O cálcul d valr de apsentadrias é a frma cm s sistemas d INSS estã prgramads para cumprir que está previst na legislaçã em vigr e definir valr inicial que vai ser pag mensalmente

Leia mais

Programa de Serviços Polycom Premier

Programa de Serviços Polycom Premier DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS POLYCOM Prgrama de Serviçs Plycm Premier O Prgrama de Serviçs Premier da Plycm prvê as Clientes suprte técnic pr telefne, repsiçã antecipada de peças, upgrades e updates de sftware

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte Relatóri d Plan de Implantaçã, Gestã e Mnitrament Relatóri Etapa 5 Plan de Implantaçã, Gestã e Mnitrament Plan de Mbilidade Urbana de Bel Hriznte Bel Hriznte Març/2010 i Relatóri d Plan de Implantaçã,

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Alterad nme deste Prcediment

Leia mais

Apresentação. Dez/2017

Apresentação. Dez/2017 Apresentaçã Dez/2017 Set/2017 O que é PerfrmanceWeb? É uma Platafrma Educacinal cmpleta destinada a Instituições de Ensin públic u privad Sistema de gestã para instituições de ensin cm recurss administrativ,

Leia mais

Plano de Contingência

Plano de Contingência Exercício 2016 V.2.0 Propósito Estabelecer um plano para recuperação após desastres, que busque assegurar o reestabelecimento dos negócios do SENAC GO assim como seus objetivos. O plano constitui de um

Leia mais

PROPOSTA DA ASSESSORIA EDUCACIONAL, COORDENAÇOES PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PROPOSTA DA ASSESSORIA EDUCACIONAL, COORDENAÇOES PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Prpsta de Assessria Educacinal a Clégi Cr Jesu de Brasília, referente a an de 2014 a partir de discussã e cnsens cm a Equipe Pedagógica d Clégi. PRPSTA DA ASSESSRIA EDUCACINAL, CRDENAÇES PEDAGÓGICAS E

Leia mais

REGULAMENTO DO 29º LEILÃO DE OPÇÕES DE COMPRA DE BIODIESEL Estoque de Biodiesel Referente ao Leilão Público nº 001/2018-ANP

REGULAMENTO DO 29º LEILÃO DE OPÇÕES DE COMPRA DE BIODIESEL Estoque de Biodiesel Referente ao Leilão Público nº 001/2018-ANP REGULAMENTO DO 29º LEILÃO DE OPÇÕES DE COMPRA DE BIODIESEL Estque de Bidiesel Referente a Leilã Públic nº 001/2018-ANP 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A Petróle Brasileir S.A., dravante denminada PETROBRAS,

Leia mais

CARTA CONVITE Nº. 007/2011 SENAR/BA EDITAL Nº 007/11

CARTA CONVITE Nº. 007/2011 SENAR/BA EDITAL Nº 007/11 CARTA CONVITE Nº. 007/2011 SENAR/BA EDITAL Nº 007/11 DATA DA ABERTURA: 25/04/2011 HORÁRIO: 14:30h MODALIDADE: CARTA CONVITE TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL LOCAL: RUA PEDRO RODRIGUES BANDEIRA, 143 8º ANDAR COMÉRCIO

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

Portal Neogrid. Brasil. Guia de Atendimento Pós-entrega

Portal Neogrid. Brasil. Guia de Atendimento Pós-entrega Prtal Negrid Brasil Guia de Atendiment Pós-entrega Set/2017 Sumári Guia de atendiment Negrid... 3 Catálg de sluções... 3 Canais de atendiment... 3 Suprte Prtal Negrid... 3 Suprte telefônic... 3 Suprte

Leia mais

SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA EMPRESAS INOVADORAS. CRESCIMENTO COM ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL.

SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA EMPRESAS INOVADORAS. CRESCIMENTO COM ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL. SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA EMPRESAS INOVADORAS. CRESCIMENTO COM ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL. Descriçã d Prdut O POS-SiTef é uma sluçã cmercializada através de uma parceria da Sftware Express cm as redes adquirentes.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional PO Prcediment Operacinal TREINAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PO. 03 11 1 / 8 1. OBJETIVOS Estabelecer uma sistemática para as atividades de treinament de pessal, bem cm determinar as cmpetências necessárias

Leia mais

Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão

Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Sistema Web para Gerenciament SNMP de Impressã Terceirizada da FURB Rdrig Antni Müller Orientadr: Francisc Adell Péricas Rteir Intrduçã Objetivs d Trabalh Fundamentaçã Teórica Sistema Atual Desenvlviment

Leia mais

Projeto de Sustentação (Plano de Aplicação) com estruturação lógica da Unidade de Apoio das Ações de Regulação do Acesso do Complexo Regulador

Projeto de Sustentação (Plano de Aplicação) com estruturação lógica da Unidade de Apoio das Ações de Regulação do Acesso do Complexo Regulador Prjet de Sustentaçã (Plan de Aplicaçã) cm estruturaçã lógica da Unidade de Api das Ações de Regulaçã d Acess d Cmplex Reguladr Estadual da SES-MS 1 Intrduçã Este dcument define as atividades necessárias

Leia mais

Abaixo as principais informações e considerações sobre a nova regulamentação:

Abaixo as principais informações e considerações sobre a nova regulamentação: TRIBUTÁRIO 04/08/2014 Regulamentaçã d Parcelament Instituíd pela Lei nº 12.996/2014 - Prtaria Cnjunta PGFN/RFB nº 13/2014 A Lei nº 12.996/2014, publicada n dia 20 de junh de 2014, já alterada pela Medida

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: CAPACITAÇÃO FUNCIONAL (A) Curs (B) Treinament (C) Seminári/Event Versã Abril/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO Nme d Tip de Prcess: CAPACITAÇÃO FUNCIONAL (A) Mdalidade: Curs

Leia mais

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO

Leia mais

CEC - Conceito. Experiência única independente do canal. Visão 360º do cliente proporcionando um atendimento baseado no ciclo de relacionamento

CEC - Conceito. Experiência única independente do canal. Visão 360º do cliente proporcionando um atendimento baseado no ciclo de relacionamento Case RPA Mai/2019 2 CEC - Cnceit Abrdagem para Custmer Engagement Center (CEC) visa levar cnteúd relevante e inteligência para a execuçã em tds s pnts de cntat cm cliente Visã 360º d cliente prprcinand

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS PARA INOVAÇÃO

RECURSOS FINANCEIROS PARA INOVAÇÃO RECURSOS FINANCEIROS PARA INOVAÇÃO *Algumas mdalidades também pdem envlver api financeir. 2018 ABGI Tds s direits reservads. Prgrama Rta 2030 Mbilidade e Lgística Apiar desenvlviment tecnlógic, a cmpetitividade,

Leia mais

Circulação de Materiais

Circulação de Materiais Circulaçã de Materiais APC Circulaçã de Materiais Sumári 1. EMPRÉSTIMO/DEVOLUÇÃO/DÉBITOS/RENOVAÇÃO...1 1.1 EMPRÉSTIMO...3 1.2 DEVOLUÇÃO...8 1.3 DÉBITOS...11 1.4 AFASTAMENTO...13 1.5 EMPRÉSTIMO ESPECIAL...14

Leia mais

Procedimentos para o uso de TI no DRH

Procedimentos para o uso de TI no DRH Prcediments para us de TI n DRH As clabradres d DRH Cm parte das diretrizes divulgadas através d memrand nº 243/2008-SAM01, e visand melhrias na manutençã de cmputadres, segurança das infrmações e cntrle

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE.

TESTES DE SOFTWARE. TESTES DE SOFTWARE Definições... Cntext de desenvlviment... Quem participa? Imprtância: www.treinaweb.cm.br/curss-nline/testes-e-prjets http://www.tiexames.cm.br/nvsite2015/curs_teste_sftware_ctfl.php

Leia mais

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 01/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 01/2015 ANEXO VII TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 01/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 01/2015 ANEXO VII TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 01/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 01/2015 ANEXO VII TERMO DE REFERÊNCIA I) - OBJETO: Cntrataçã de empresa especializada para aquisiçã de sapats e na cnfecçã de vestuári

Leia mais

SIMPOSIUM TERAPÊUTICO

SIMPOSIUM TERAPÊUTICO SIMPOSIUM TERAPÊUTICO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Sftware de Prescriçã Electrónica de Receituári Índice Intrduçã... 1 Explraçã d Prgrama... 4 Respstas Rápidas... 21 Índice de Cnteúds... 23 2 Intrduçã Cnteúd deste

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ONA NORMAS ORIENTADORAS

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ONA NORMAS ORIENTADORAS Títul: Dept: NO_3_AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL_14.06.2016 Códig Revisã Página NORMAS E SISTEMAS NO.NO.003 2 1 de 9 ELABORAÇÃO: VERSÃO DESCRIÇÃO DATA 1 PRIMEIRA VERSÃO DO DOCUMENTO NO SISTEMA

Leia mais

PREENCHER DE FORMA LEGÍVEL

PREENCHER DE FORMA LEGÍVEL RECIBO Eu,, recebi da Cmissã Especial de Credenciament da Agência Nacinal de Energia Elétrica - ANEEL, Edital de Credenciament nº 002/2003 cntend tdas as infrmações necessárias referentes à dcumentaçã

Leia mais

POLÍTICA DE OFERTA E RECEBIMENTO DE BRINDES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO

POLÍTICA DE OFERTA E RECEBIMENTO DE BRINDES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO T POLÍTICA DE OFERTA E RECEBIMENTO DE BRINDES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO 1 Sumári 1. OBJETIVO... 4 2. INTRODUÇÃO... 4 3. ESCOPO E ABRANGÊNCIA... 4 4. REGULAMENTAÇÃO... 4 5. DEFINIÇÕES E REFERÊNCIA... 5

Leia mais

NORMA GERAL AMBIENTAL. Título: DESAPROPRIAÇÕES; INDENIZAÇÕES; COMPENSAÇÕES E REASSENTAMENTOS INVOLUNTÁRIOS Identificador: NGL-5.03.01-16.

NORMA GERAL AMBIENTAL. Título: DESAPROPRIAÇÕES; INDENIZAÇÕES; COMPENSAÇÕES E REASSENTAMENTOS INVOLUNTÁRIOS Identificador: NGL-5.03.01-16. NGL-5.3.1-16.14 1 / 24 Sumári 1. MOTIVAÇÃO... 2 2. OBJETIVOS... 3 2.1. Objetiv Geral e Cnteúd... 3 2.2. Objetivs Específics... 4 3. ESPECTOS LEGAIS... 6 4. DIRETRIZES... 6 4.1. Diretrizes Gerais... 6 4.2.

Leia mais

3.3 - Superintendente / Gestor de Departamento / Coordenador / Assessor Especializado/ Líder de Área.

3.3 - Superintendente / Gestor de Departamento / Coordenador / Assessor Especializado/ Líder de Área. Cnselh Reginal de Engenharia e Agrnmia de Giás PO Prcediment Operacinal Prcess IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº GESTÃO DE RISCO PO. 15 00 1 / 2 1. OBJETIVO Assegurar que s bjetivs e das estratégias d Crea-GO

Leia mais

Objetivo: Desenvolver as condições ideais para a boa formulação de objetivos, transformando-os em metas realizáveis.

Objetivo: Desenvolver as condições ideais para a boa formulação de objetivos, transformando-os em metas realizáveis. 1 Transfrmand Snhs em Metas Objetiv: Desenvlver as cndições ideais para a ba frmulaçã de bjetivs, transfrmand-s em metas realizáveis. Públic-Alv: Pessas interessadas em atingir sucess prfissinal e realizaçã

Leia mais

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRATANTE : Persnificad juridicamente através d aceite d Term de prestaçã de serviç - Análise Diagnóstica Online. O aceite caracteriza tacitamente a cntrataçã

Leia mais

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir:

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir: Objetivs O Plan de Açã Cnjunta Inva Energia é uma iniciativa destinada à crdenaçã das ações de fment à invaçã e a aprimrament da integraçã ds instruments de api dispnibilizads pel BNDES, pela Agência Nacinal

Leia mais

DBA Sybase Nº vagas: 01

DBA Sybase Nº vagas: 01 Sã Lepld, 16 de agst de 2012 A HCL é uma empresa de 6,2 bilhões dólares líder glbal em tecnlgia e TI que cmpreende duas empresas listadas na Índia - a HCL Technlgies e a HCL Infsystems. Fundada em 1976,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 O IMED INSTITUTO DE MEDICINA, ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO, através d presente instrument, trna

Leia mais

Orientações para transferência de cota Contemplada sem bem Bem Móvel e Imóvel

Orientações para transferência de cota Contemplada sem bem Bem Móvel e Imóvel Orientações para transferência de cta Cntemplada sem bem Bem Móvel e Imóvel Nesse dcument vcê encntra tdas as rientações para efetuar a transferência de titularidade de sua cta de maneira ágil e fácil.

Leia mais

NORMA AMBIENTAL VALEC Nº 14/2010 DESAPROPRIAÇÕES; INDENIZAÇÕES; COMPENSAÇÕES E REASSENTAMENTOS INVOLUNTÁRIOS

NORMA AMBIENTAL VALEC Nº 14/2010 DESAPROPRIAÇÕES; INDENIZAÇÕES; COMPENSAÇÕES E REASSENTAMENTOS INVOLUNTÁRIOS NORMA AMBIENTAL VALEC Nº 14/2010 DESAPROPRIAÇÕES; INDENIZAÇÕES; COMPENSAÇÕES E REASSENTAMENTOS INVOLUNTÁRIOS SUMÁRIO 1. MOTIVAÇÃO... 1 2. OBJETIVOS... 2 2.1. Objetiv Geral e Cnteúd... 2 2.2. Objetivs Específics...

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade

Leia mais

Infisc. Programa Validador de Lotes de DMS-e Manual de uso do Programa Validador de Arquivo XML para DMS- e

Infisc. Programa Validador de Lotes de DMS-e Manual de uso do Programa Validador de Arquivo XML para DMS- e Prgrama Validadr de Ltes de DMS-e Manual de us d Prgrama Validadr de Arquiv XML para DMS- e Este manual destina- se a rientar s cntribuintes em cm validar arquivs XML para a remessa de ltes de DMSe. Farrupilha

Leia mais

O que eu faço Novas áreas de interesse e de atuação do Sistema Brasileiro de Acreditação Parte II

O que eu faço Novas áreas de interesse e de atuação do Sistema Brasileiro de Acreditação Parte II O que eu faç Nvas áreas de interesse e de atuaçã d Sistema Brasileir de Acreditaçã Parte II Denis Murahvschi Gerência de Avaliaçã em Serviçs de Saúde Agência Nacinal de Vigilância Sanitária Sã Paul, 11

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital nº26/2015 PROPP/UEMS, 28 de agst de 2015. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM SAÚDE, MESTRADO PROFISSIONAL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

CAPÍTULO VIII. Análise de Circuitos RL e RC

CAPÍTULO VIII. Análise de Circuitos RL e RC CAPÍTUO VIII Análise de Circuits e 8.1 Intrduçã Neste capítul serã estudads alguns circuits simples que utilizam elements armazenadres. Primeiramente, serã analisads s circuits (que pssuem apenas um resistr

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Programa Banda Larga nas Escolas

Perguntas frequentes sobre o Programa Banda Larga nas Escolas Perguntas frequentes sbre Prgrama Banda Larga nas Esclas 1. Qual bjetiv d Prgrama Banda Larga nas Esclas? O Prgrama Banda Larga nas Esclas tem cm bjetiv cnectar tdas as esclas públicas à internet, rede

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL Serviç Scial d Cmerci - Amaznas ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL 1. INTRODUÇÃO A cncrrência tem cada vez mais demandad esfrçs das rganizações de quaisquer prtes em manterem-se cmpetitivas

Leia mais

Technology Account Billing Control

Technology Account Billing Control Technlgy Accunt Billing Cntrl Rua Fernandes Turinh, 470 Sala 1404 Funcináris Bel Hriznte MG CEP 30112-000 www.tabtech.cm.br cntat@tabtech.cm.br A sluçã é cmpsta pr váris móduls que trabalham em cnjunt

Leia mais

Comunicação. RDC Contratação Integrada nº 005/SECOPA/2013

Comunicação. RDC Contratação Integrada nº 005/SECOPA/2013 Licitaçã: Cmunicaçã RDC Cntrataçã Integrada nº 005/SECOPA/2013 RDC PRESENCIAL Critéri de Julgament: PREÇO Objet: Númer: EDITAL 005/SECOPA/2013 Regime de Execuçã: EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL Data de Emissã:

Leia mais

PROCEDIMENTO CORPORATIVO DIVISÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA TÍTULO: ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO GOVERNO SEGMENTO TOP E PME

PROCEDIMENTO CORPORATIVO DIVISÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA TÍTULO: ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO GOVERNO SEGMENTO TOP E PME TÍTULO: PC 2 1/9 Objetiv: Apresentar as regras gerais para análise da dcumentaçã de pedids prvenientes d segment Gvern da carteira TOP e PME. Abrangência: Nacinal Cnceit Licitar Hmlgar Adjudicar ferecer

Leia mais

Pilar de Cloud Services das Unidades de Negócios Globais D O C U M E N T A Ç Ã O C O N T R A T U A L J U L H O D E

Pilar de Cloud Services das Unidades de Negócios Globais D O C U M E N T A Ç Ã O C O N T R A T U A L J U L H O D E Pilar de Clud Services das Unidades de Negócis Glbais D O C U M E N T A Ç Ã O C O N T R A T U A L J U L H O D E 2 0 1 6 Índice Escp 2 Dispnibilidade d Serviç 2 Plítica de Segurança de Clud da Oracle 3

Leia mais

Lista de Verificação Norma de Referência Certificado de Energia Renovável Categoria ADESÃO

Lista de Verificação Norma de Referência Certificado de Energia Renovável Categoria ADESÃO REGRAS GERAIS PARA REALIZAÇÃO DA AUDITORIA / USO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO CERTIFICADO CATEGORIA ADESÃO FONTE DE GERAÇÃO DE ENERGIA: EÓLICA Esta lista de verificaçã aplica-se a Certificad de Energia Renvável

Leia mais

Especificações. O Atmos G3-Dense-480 oferece os seguintes recursos e capacidades. Arquitetura de nós densos. Nós de 60 discos

Especificações. O Atmos G3-Dense-480 oferece os seguintes recursos e capacidades. Arquitetura de nós densos. Nós de 60 discos EMC ATMOS SÉRIE G3 A série G3 d Atms apresenta Atms G3-Dense-480 e G3-Flex-240. Essa série ferece várias pções de cnfiguraçã, inclusive suprte a diferentes capacidades de disc e sluções baseadas em rack

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes ENSINO: Secundári

Leia mais

INFORMATIVO DE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA SERVICE VERSÃO 1.80

INFORMATIVO DE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA SERVICE VERSÃO 1.80 INFORMATIVO DE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA SERVICE VERSÃO 1.80 Este Infrmativ tem pr finalidade apresentar as clientes, as recentes melhrias realizadas n Sistema Service. A nva versã ficará dispnível para atualizaçã

Leia mais

FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul SEDAC/RS Secretaria de Estado da Cultura

FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul SEDAC/RS Secretaria de Estado da Cultura Data de elabraçã da ficha: Fev 2008 FAMURS Federaçã das Assciações de Municípis d Ri Grande d Sul SEDAC/RS Secretaria de Estad da Cultura Dads das rganizações: Nme: FAMURS Federaçã das Assciações de Municípis

Leia mais

Liquidação Financeira. PdC Versão 3 PdC Versão 4

Liquidação Financeira. PdC Versão 3 PdC Versão 4 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações Liquidaçã Financeira PdC Versã 3 PdC Versã 4 Versã 3 Versã 4 METODOLOGIA DO Text em realce refere-se à inserçã de nva redaçã. Text tachad refere-se à exclusã

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Biologia Comissão de Pós Graduação

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Biologia Comissão de Pós Graduação Institut de Bilgia Cmissã de Pós Graduaçã EDITAL CPPG GBM 03/2016 DO ESCOPO: Prcess seletiv para ingress em 2017 ns curss de Mestrad e Dutrad d Prgrama de Pós Graduaçã em Genética e Bilgia Mlecular d Institut

Leia mais

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital RISKS Gerenciament de Riscs e Gestã d Capital 4º Trimestre 2013 Dcument de us intern RISKS Sumári Intrduçã... 3 1. Sbre Gerenciament de Riscs... 4 2. Patrimôni de Referência... 7 3. Ativs Pnderads pel

Leia mais

GRC - 21 Data da publicação: maio/2015

GRC - 21 Data da publicação: maio/2015 Resum Descreve a d PAULISTA. Sumári 1. Objetiv... 2 2. Públic-alv... 2 3. Definições... 2 3.1. Risc Sciambiental... 2 3.2. Escp da (PRSA)... 2 4. Gvernança da... 2 5. Avaliaçã e gestã d risc sciambiental...

Leia mais

2º A elaboração da APM e do PACM será realizada pelo empreendedor e orientada pelo órgão de saúde competente no processo de licenciamento ambiental.

2º A elaboração da APM e do PACM será realizada pelo empreendedor e orientada pelo órgão de saúde competente no processo de licenciamento ambiental. Minuta de Prtaria Estabelece diretrizes, prcediments, fluxs e cmpetências para btençã d Laud de Avaliaçã d Ptencial Malarígen (LAPM) e d Atestad de Cndiçã Sanitária (ATCS) de prjets de assentament de refrma

Leia mais

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO

Leia mais

Relatórios de estatísticas: Dspace, Fedora Commons, SlimStats, Google Analytics e Eprints

Relatórios de estatísticas: Dspace, Fedora Commons, SlimStats, Google Analytics e Eprints Labratóri de Plíticas Públicas Participativas Walisn Jsé de Deus Relatóris de estatísticas: Dspace, Fedra Cmmns, SlimStats, Ggle Analytics e Eprints Sumári 1. Estatísticas n Dspace... 1 As estatísticas

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO AGÊNCIA DE VIAGENS

EDITAL DE LICITAÇÃO AGÊNCIA DE VIAGENS EDITAL DE LICITAÇÃO AGÊNCIA DE VIAGENS Prcess 039/2016 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVOS DO PROCESSO... 3 3. ESCOPO... 3 3.1 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS... 3 3.2 CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS... 4 4. PRÉ-QUALIFICAÇÃO

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

As principais diretrizes para cumprimento dos requisitos legais são as seguintes:

As principais diretrizes para cumprimento dos requisitos legais são as seguintes: Plítica de Prevençã à Lavagem de Dinheir e Cmbate a Financiament d Terrrism 1 - Objetiv Este dcument tem pr bjetiv estabelecer s princípis, as diretrizes e a estrutura sbre as atividades de Prevençã à

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestã Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípis, Sistema e Técnicas de Api Sã Paul, 10 de Març de 2004 Índice 0 INTRODUÇÃO...4 0.1 ASPECTOS GERAIS...4 0.2 BENEFÍCIOS DE SE TER

Leia mais

Queres ser o rosto do próximo livro da coleção

Queres ser o rosto do próximo livro da coleção Queres ser rst d próxim livr da cleçã? És uma rapariga geek? Ficas bem nas ftgrafias e gstavas de aparecer numa capa? Tens entre 13 e 18 ans de idade? A rt Editra quer ferecer à melhr e mais divertida

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item Unid. Qtd. Especificação do Objeto Marca

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item Unid. Qtd. Especificação do Objeto Marca Prcess n 2895/2015 Pregã Presencial nº. 038/2015 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO A Sra. Carla Renata Hissnauer, na qualidade de Autridade Cmpetente em exercíci, e pr delegaçã de cmpetência prevista n incis V d Art.

Leia mais

Javé-Nessí Informática Ltda - Portal AliançaNet

Javé-Nessí Informática Ltda  - Portal AliançaNet Javé-Nessí Infrmática Ltda www.javenessi.cm.br - cmercial@javenessi.cm.br Prtal AliançaNet Javé-Nessí Infrmática Ltda www.javenessi.cm.br - cmercial@javenessi.cm.br Apresentams Prtal AliançaNet. Nss prtal

Leia mais