RELATÓRIO PIBID-ARTES
|
|
|
- Brenda Barata Mendes
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM ARTES RELATÓRIO PIBID-ARTES Bolsista: SARAH CRISTINA PEREIRA DA SILVA SÃO LUÍS MA 2014
2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO GERADA ATIVIDADES 3. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO EDUCACIONAL GERADA 4. PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS 5. PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS 6. DIFICULDADES ENCONTRADAS E JUSTIFICATIVAS DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8. REFERÊNCIAS 9. ANEXOS
3 1. INTRODUÇÃO O relato aqui discorrido é baseado nas atividades desenvolvidas junto à aluna Cleidiane Serra, de forma a coincidir todas as atividades e experiências desenvolvidas. No mais, minha entrada no projeto se deu no mês de maio para preencher a vaga de uma ex-integrante, logo as atividades desenvolvidas por mim são poucas, porém ricas. Este relatório tem a finalidade de registrar todas as atividades realizadas pelos bolsistas que participam do projeto PIBID, estando vinculada ao Subprojeto de Artes. Ele se faz necessário, pois fornece os diversos estudos, planejamentos de aula, aplicação dos projetos nas escolas, debates, diagnósticos e análise de dados, entre outras relevâncias no processo de formação acadêmica com ênfase na licenciatura de Artes. As perspectivas do subprojeto é desenvolver novas metodologias e conteúdos, que incorpore a temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no ensino fundamental e médio, contibuindo para melhor formação do aluno. Com intuito de que as aulas de artes possa permitir um espaço múltiplo e democrático que possibiliti o aprofundamento de análises sobre a questão da influência africana para história do Brasil e argumentar sobre as heranças afro-brasileiras e a luta pelo direito de ocupar o seu lugar por excelência e respeito nas escolas. Assim, resguardando a inserção do patrimônio artístico-cultural afro-brasileiro, junto com a escola, na disseminação do conhecimento, fazendo com que o aluno venha compreender a temática de uma forma mais atrativa. Seu objetivo é também, capacitar os bolsistas por meio da experiência didático-pedagógica. Podendo assim, vivenciar a parte prática e não apenas trabalhar a teoria do que é ser um professor. Além de descrever as atividades que foram desenvolvidas no primeiro semestre do ano de no Colégio Universitário COLUN, este relatório também registra e expressa todas as expectativas, aprendizados, problemas e avanços os quais foram oportunizados pelo programa. As primeiras reuniões foram fundamentais, pois realizamos um novo planejamento que facilitou a preparação das aulas, separamos os materiais em tempo hábil, o que nos deu segurança de planejar o trabalho frente a novas situações que poderiam acontecer no decorrer das aulas. E direcionamos as reuniões para a superação de problemas identificados no decorrer de todo Projeto, buscando propostas para o processo ensino aprendizagem. O nosso trabalho em sala de aula se deu com o cumprimento do planejamento, com aulas teóricas e oficinas voltadas a questão da valorização e reconhecimento da Cultura Afro-Brasileira. A organização do tempo em sala de aula também foi muito
4 importante, ou seja, a organização sistemática das aulas, que se deu por duas aulas teóricas e quarto dias de oficinas. Estar no ambiente escolar é muito importante, pois enriquece nossa formação, nos da à oportunidade de poder ajudar a escola e os alunos, e também nos da à oportunidade de aprender muito com a prática que tanto solicitamos ao longo do curso.
5 2. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO GERADA DE ATIVIDADES Nº DA ATIVIDADE OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRIÇÃO SUCINTA DA ATIVIDADE RESULTADOS ESPERADOS RESULTADOS ALCANÇADOS 1 Conhecer os objetivos e a temática Exposição do programa apartir de Conhecimento dos alunos Os resultados esperados Estética:conceitos do Projeto; suas diretrizes e objetivos; sobre o programa PIBID e o foram alcançados. de beleza e Analisar os aspectos que leva ao pré- tema abordado, preconceitos conceito relacionado às pessoas Aulas expositivas e dialogadas possibilitando plena negras; contribuíram para reflexões sobre conciência com que estão Discutir a formação do gosto a o modelo pré-estabelecido pela trabalhando nas atividades partir da construção ideológica sociedade a cerca da beleza; desenvolviadas. E através européia; do dialógo construir um Refletir a cerca das conseqüências Solicitação de textos/depoimentos senso crítico e social sobre a causadas na sociedade pelo acerca de pessoas que sofreram cultura afro-brasileira, bem preconceito racial. preconceitos estéticos e exposição como despertar o interesse (MÊS: SETEMBRO) dos mesmos; pela temática trabalhada. Exibição do vídeo Triste teste, fazendo analogia entre eles e levando questões a cerca das conseqüências causadas pelo pré- conceito racial.
6 Nº DA OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRIÇÃO SUCINTA DA RESULTADOS RESULTADOS ATIVIDADE ATIVIDADE ESPERADOS ALCANÇADOS 2 Contribuir com a fixação da temática Criação de um grupo/facebook Através do exercício lúdico Os resultados esperados Estética: conceitos discutida para uma reflexão, quanto para a postagem das atividades; das produções artísticas de foram alcaçados. de beleza e às formas estabelecidas da beleza e cartazes digitais, esperou-se preconceitos preconceito ao negro. Confecção de cartazes digitais e um olhar diversificado (Aprsentação em Fazer uso das ferramentas paródias sobre o tema discutido acerca de sua influência na sala de aula) tecnológicas enquanto suporte na em sala e disponibilização destes formação da cultura afro- produção dos seus trabalhos, bem no grupo/facebook; brasileira. como na ampliação dos seus conhecimento e criações artísticas.
7 Nº DA OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRIÇÃO SUCINTA DA RESULTADOS RESULTADOS ATIVIDADE ATIVIDADE ESPERADOS ALCANÇADOS 3 Contribuir através da temática Aula expositiva e dialogada sobre Através da produção de Os resultados esperados Dança: Panorama proposta o senso reflexivo do aluno o tema proposto e entrega de vídeo, esperou-se reflexões foram alcaçandos. histórico do Samba quanto à influência do samba e do textos referentes ao samba e ao e um olhar crítico a respeito e do Tambor de tambor de crioula no processo de tambor de crioula. do tema, bem como a Crioula. formação conceitual/identidade do valorização do individuo individuo brasileiro; neste contexto histórico. (MÊS: Outubro e Novembro)
8 Nº DA OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRIÇÃO SUCINTA DA RESULTADOS RESULTADOS ATIVIDADE ATIVIDADE ESPERADOS ALCANSADOS 4 Contribuir através da temática Elaboração de vídeo sobre o tema; Que os aulos pesquisassem Resulados alcansados com Dança: Panorama proposta o senso reflexivo do aluno Disponibilização dos trabalhos no sobre as danças afro- sucesso. histórico do Samba quanto à influência do samba e do grupo/facebook. brasileiras e em seguida e do Tambor de tambor de crioula no processo de expusessem os trabalhos em Crioula formação conceitual/identidade do Power Point aos demais (Apresentação em individuo brasileiro. alunos da sala. sala de aula)
9 3. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO EDUCACIONAL GERADA 1) Tipo do produto: Grupo no Facebook Indicador atividade: Desenvolvido em todas as etapas do semestre a) Descrição do produto gerado: Grupo criado junto ao facebook para facilitar o desenvolvimento das atividades e a difusão delas a todas as turmas do 1º ano do ensino Médio do turno vespertino PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS. 1) Tipo do produto: Plano de Aula Indicador atividade: Estética: conceitos de beleza e preconceitos. a) Descrição do produto gerado: Apresentação dos bolsistas e do projeto para os alunos: Abordagem da temática; Exibição do vídeo disponível em: 3DUV6F1JmZZio&h=7AQHrJWb- Orientação sobre as atividades. Anexo I (Plano de aula I). b) Descrição do produto gerado: Apresentação de textos/depoimentos acerca de pessoas que sofreram preconceitos estéticos e exposição dos mesmos; Confecção de cartazes digitais e paródias sobre o tema. Anexo II (Plano de aula II). Disponível em:
10 2) Tipo do produto: Plano de Aula Indicador atividade: Dança: Panorama histórico do Samba e do Tambor de Crioula a) Descrição do produto gerado: Abordagem da temática; Orientação sobre as atividades. Anexo III (Plano de aula III) b) Descrição do produto gerado: Elaboração de vídeo sobre o tema; Apresentação dos trabalhos; Disponibilização dos trabalhos no grupo/facebook. 5. PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS 1) Tipo do produto: II Mostra PIBID/ARTES Indicador atividade: Exposição Artística. a) Descrição do produto gerado: II Mostra PIBID/ARTES visou expor os trabalhos manuais dos alunos do 2º ano, referente às oficinas de máscaras africanas e vídeo da exposição de trabalhos no Colégio Universitário do semestre que por motivos de contratempos do calendário da Instituição não foram descritas no relatório anterior. Disponível em: b) Descrição do produto gerado: Apresentação de Banner no XIII Encontro Humanístico. Fotos armazenados em DVD. 6. DIFICULDADES ENCONTRADAS E JUSTIFICATIVAS DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS Devido a contrapostos ocorridos em relação ao calendário da escola e atividades do PIBID, não foi abordado o tema sobre a Religião Afro-Brasileira, o que seria bastante interessante e desafiador para aluno/bolsista. A dificuldade só pode visualizar o quanto seria importante incluir o projeto dentro do próprio calendário escolar; para que assim fosse enfrentado como processo contínuo dentro da escola, de uma forma que envolveria o corpo pedagógico.
11 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS O contato com os alunos proporcionou um conhecimento amplo de como é a dinâmica da sala de aula, melhorando assim as práticas de docência na esfera da artes. Desta maneira a conhecida deficiência das licenciaturas, em promover um aprofundamento das rotinas escolares e uma integração mais ampla que proporcione o entendimento do futuro arte educador para com seu objeto de estudo esta, pelo que percebo, sendo sanado pelo projeto PIBID, pois o projeto proporciona um contato direto entre o licenciando e a sala de aula, tendo ainda um suporte da professora Beatriz, que direcionou e orientou os trabalhos, principalmente na parte do entendimento da dinâmica burocrática da escola. O auxílio da coordenador Daniel e o suporte financeiro destinado ao projeto contribuiu de forma significativa para a realização das atividades, proporcionando aos alunos oficinas riquíssimas em conteúdo e muito bem estruturadas e organizadas, fato este que se faz fundamental na construção de novos conhecimentos, pois a aprendizagem pode ser alcançada de várias formas sendo uma delas o trabalho conjunto de profissionais, tecnologia e diversos recursos (fotocópias, banners, meios digitais; etc.), tal conjunto só foi possível por meio do suporte do Subprojeto PIBID de Artes.
12 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MODA AFRO- BRASILEIRA. Disponível em: A Presença Africana na Música popular brasileira- Revista Espaço Acadêmico nº 50 /julho de 2005 www. oriadosamba.htm COUTINHO; Cassi Ladi Reis/ Estética Negra em Salvador; ANPUH XXV Simpósio Nacional de Historia em: CUNHA JR, Henrique. (2001). Africanidade, Afrodescendência e Educação. Fortaleza CE: Educação em Debate. Ano 23 Vol. 2, BENJAMIN, Roberto Emerson Câmara. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira. João Pessoa: Editora Grafiset, FERRETTI, Sergio Figueiredo; Tambor de Crioula: Ritual e Espetáculo; Comissão Maranhense de Folclore/ SECMA/ LITHOGRAF,1995 HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA I. Metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph Ki Zerbo. 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA II. África antiga. Editado por G. Mokhtar. 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, Coord. ABRAMOVAY, Miriam e CASTRO, Mary Garcia. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade/ Observatório de Violência nas Escolas Brasília UNESCO, INEP, 2006.
13 LOPES, Nei. Bantos, Malês e identidade negra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro- brasileira e africana. Brasília: ME, NORONHA, Raquel Gomes; Hamilton Lima Oliveira Filho; Camila Andrade dos Santos. A Cultura Afro- Maranhense. Maranhão: EDUFMA, NOGUEIRA, Nara Natércia/ O Samba: Contando História do Brasil/ UCG/Maio de PAUST, Letícia Martins O Reconhecimento da Corporeidade e Estética Negra: Experiências a partir do cotidiano da escola/ UFSM/Pedagogia RODRIGUES, João Carlos. Pequena história da África negra. Rio de Janeiro: O Globo/Biblioteca Nacional, /o Tambor de Crioula e suas Características. /preconceito com afrodescendentes: marcas de um novo tempo Capa v. 18, n. 50 (2004) Munanga / A difícil Tarefa Definir quem é Negro no Brasil.
14 (Assinatura do Coord. de área ou Bolsista)
15 Anexo I
16 PLANO DE AULA I TEMA OBJETIVOS METODOLOGIA RECURSO AVALIAÇÃO Estética: conceitos de beleza 1º Analisar os aspectos que > Aula será iniciada com as exibições dos Texto; Processual a partir da e preconceitos levam ao pré-conceitos relacionados aos negros; vídeos sobre beleza e preconceito que resultarão em discussões a respeito da Computador; participação em sala de aula. 2º Discutir a formação do gosto temática estabelecida; Data show; a partir da construção ideológica européia; >Aula expositiva e dialogada que contribuam para a reflexão sobre o modelo Caixa de áudio. 3º Refletir a cerca das conseqüências causadas na pré-estabelecido pela sociedade a cerca da beleza; sociedade pelo preconceito > Distribuição de textos/depoimentos racial. sobre pessoas que sofreram preconceitos estéticos; > Leitura dos textos/depoimentos e exibição do vídeo Triste teste, fazendo analogia entre eles e levando questões a cerca das conseqüências causadas pelo pré- conceito racial.
17 Anexo II
18 PLANO DE AULA II TEMA OBJETIVOS METODOLOGIA RECURSO AVALIAÇÃO Estética: conceitos de 4º Contribuir com a fixação da > Dividir a turma em 6 grupos fixos para Computador; Cumprimento das atividades beleza e preconceitos (Atividade prática) temática discutida para uma reflexão, quanto às formas estabelecidas da beleza e preconceito ao negro. 5º Promover a percepção dos alunos sobre suas respectivas a realização das atividades práticas ligadas à temática (AULA ANTERIOR); cada grupo corresponderá a uma letra do alfabeto, e está será critério de ordem para a apresentação dos trabalhos; > Cada grupo confeccionará um cartaz Data show; Caixa de áudio. propostas, assim como, a exposição delas no grupo do Facebook AFRO- BRASILEIROS/ PIBID- ARTES-COLUN e posteriormente para a turma. capacidades de criação artísticas digital e uma paródia (áudio e letra) e ao mesmo tempo relacioná-las sobre o tema discutido em sala de aula e com discussões cotidianas. disponibilizarão no grupo/facebook no dia estabelecido; > A apresentação das atividades deverá levar no máximo 4min; > Comentários finais.
19 Anexo III
20 PLANO DE AULA III TEMA OBJETIVOS METODOLOGIA RECURSO AVALIAÇÃO Dança: Panorama 1º Contribuir através da > Aula expositiva e dialogada Computador; Processual a partir da histórico do Samba e do Tambor de Crioula. temática proposta o senso reflexivo do aluno quanto à influência do samba e do tambor de crioula no processo de formação identitária do individuo brasileiro. através de slides sobre o tema proposto; > Ainda no dia 11 serão entregue dois textos referentes ao samba e ao tambor de crioula, na qual os grupos elaborarão duas páginas fictícias de revista com discussões Data show; Caixa de áudio. participação em sala de aula; Cumprimento das atividades propostas, assim como, a exposição delas no grupo do Facebook AFRO- BRASILEIROS/ PIBID- ARTES-COLUN e respectivas a cada texto e postarão posteriormente para a turma. no grupo/facebook no dia estabelecido; > Exibição e apresentação dos trabalhos no dia 25; > Comentários finais.
RELATÓRIO PIBID-ARTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM ARTES RELATÓRIO PIBID-ARTES 2013.2
RELATÓRIO PIBID-ARTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM ARTES RELATÓRIO PIBID-ARTES 2013.2
SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÕES, IMPACTOS E DIFICULDADES
SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÕES, IMPACTOS E DIFICULDADES Resumo Luís Rogério de Albuquerque 1 - PUCPR Maria Cristina Kogut 2 - PUCPR Grupo de Trabalho Formação de Professores
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO NOME DA ESCOLA: E E ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas: 2 ANO E.M Professor: Ricardo Alle Fantinato 2. Problemática a ser estudada/definição
R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016
R E S O L U Ç Ã O Nº 044/2016 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia La Salle Estrela. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), face
CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS
REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados
Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM
UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar
Estágio Supervisionado Educação Especial. Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento.
Estágio Supervisionado Educação Especial Teleaula 3 Profa. Me. Cristina Rolim Chyczy Bruno [email protected] Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado: Desenvolvimento
PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)
Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática: aspectos
CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO
CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Introdução à Engenharia Civil Código: ENGCIV- 000 CH Total: 30 Pré-requisito: -----
O ENSINO NUMA ABORDAGEM CTS EM ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA
O ENSINO NUMA ABORDAGEM CTS EM ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA Rafaella Rodrigues Santos 1 Danielle Regina de Ávila 2 Paulo Vinícius de Carvalho 3 Mirian Pacheco Silva 4 RESUMO: Pensando na formação de sujeitos
Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática
Reforço em Matemática Professora Daniela Eliza Freitas Disciplina: Matemática PROPOSTA PEDAGÓGICA Justificativa: Existe um grande número de alunos que chegam no ensino médio sem saberem a matemática básica
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Ms. Vanessa Paula Reginatto Dra. Miriam Ines Marchi Dra. Eniz Conceição de Oliveira Um curso de formação continuada de professores ocorreu no Centro Universitário UNIVATES,
O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Aula 9 META Apresentar as diferentes possibilidades de trabalhar os temas da geografia na realidade local. OBJETIVOS Ao fi nal
PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA EAD
1246 LEITURA EM REDE Professor: Ângela da Rocha Rolla E-mail: [email protected] LEITURA EM REDE é um programa que se propõe a estabelecer uma rede de comunicação (virtual e presencial) de acadêmicos
EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais. Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR
EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA questões conceituais Maria Madselva Ferreira Feiges Profª DEPLAE/EDUCAÇÃO/UFPR EDUCAÇÃO prática social NÃO-ESCOLAR - fábrica - igreja - mídia - partido político - ONGs -
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação
ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5
III ESTAGIÁRIO 3.1 Formulário de Identificação 3.2 Autorização de uso de imagem organizacional 3.3 Autorização de uso de imagem pessoal 3.4 Requisitos e diretrizes para o relatório e evidências 3.5 Avaliação
PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO
PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO Justificativa. Considerando a necessidade da organização, coordenação e implementação de uma melhor qualidade no processo ensino e aprendizagem se faz necessário o trabalho
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010
PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Compreensão dos conceitos de competências
ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO
PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2015
PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2015 I. Professor orientador: Leonardo Santos Bordoni. II. Disciplina de atuação: Anatomia do Aparelho Locomotor. III. Justificativa
Avaliação Qualitativa de Políticas Públicas
RECEBIDO EM: / / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO IV CURSOS DE EXTENSÃO N o TÍTULO DO CURSO Avaliação Qualitativa de Políticas Públicas PROPONENTE IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Nome: João Victor
Orientações gerais. Apresentação
Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem
CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC POLO ARTE NA ESCOLA EDITAL 01/2016
EDITAL 01/2016 A Coordenação do Polo Arte na Escola Colégio de Aplicação da UFAC, torna pública a abertura de inscrições às vagas remanescentes ao Curso de Formação Continuada em Artes, para ingresso no
Planejamento de Ensino na. Residência Multiprofissional. em Saúde
Planejamento de Ensino na Residência Multiprofissional em Saúde PLANEJAMENTO O QUÊ? PARA QUEM? ONDE? QUANDO? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO? COMO OCORREU O PROCESSO? OBJETO CONTEXTUALIZAÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto OEI/ BRA/ 10/ 001 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Diretoria
Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:
PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA
MANUAL DO PROJETO PEDAGÓGICO PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA LICENCIATURA Ribeirão Pires Missão da FIRP Alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, possibilitando
Redes de Computadores
METODOLOGIA CIENTÍFICA Redes de Computadores Metodologia e Introdução à Pesquisa AULA Inaugural AGENDA EMENTA OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA COMPETÊNCIAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA
PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA Sala 15 Temas Diversificados EM Integral E.E. PROFESSOR MILTON DA SILVA RODRIGUES Professores Apresentadores: CLEONICE PAES DE BARROS CLAUDIO ROMUALDO Realização: Justificativa
NOME DO CURSO: A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância. Parte 1 Código / Área Temática
NOME DO CURSO: A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
1 QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE Edmilton Amaro da Hora Filho 1 Irene Kessia das Mercês do Nascimento 2 Maria da Conceição dos Reis 3 RESUMO O trabalho
PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA
PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA JUSTIFICATIVA O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa.
TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,
RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.
RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº76/2011
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ACÚSTICA PARA SURDOS
INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ACÚSTICA PARA SURDOS Jederson Willian Pereira de Castro Helena Libardi Escola Estadual Sinhá Andrade SEE/MG Universidade Federal de Lavras Eixo Temático: Pesquisa e inovação
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Série Número de aulas semanais 1ª 2 Apresentação da Disciplina Uma das principais características que distinguem o ser humano das outras espécies animais é a sua capacidade
Funções Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho Docente, permitindo ao Professor e Escola um ensino de qualidade, evitando
Funções Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho Docente, permitindo ao Professor e Escola um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina. Explicitar princípios, diretrizes
PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD. JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição):
PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição): - Objetivos da Instituição; - Programas da Instituição (citar, indicar em que fase estão
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI. Vivenciando o dia Nacional da Matemática
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI Vivenciando o dia Nacional da Matemática Angélica MS Maio /2012 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI Vivenciando o dia Nacional da Matemática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ Edital 08/2016 1. Sobre o Programa A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança a 8ª edição do Programa Ciência na Sociedade
Relato de uma proposta de ensino da Terceira lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO
Relato de uma proposta de ensino da Terceira lei de Newton para o ensino médio com uso de sensores da PASCO Amanda Resende Piassi Filipe Santos de Sousa Estudantes do curso de Licenciatura em Física Bolsistas
A TABELA PERÍÓDICA EM LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE PARA O ESTUDANTE SURDO NO APRENDIZADO DA QUÍMICA. Introdução
A TABELA PERÍÓDICA EM LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE PARA O ESTUDANTE SURDO NO APRENDIZADO DA QUÍMICA *Deivisson Santos da Silva, Elias de Melo, Joferlândia Grigório Siqueira, Marcos Rogério
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM INSTITUIÇÕES
Considerações sobre os projetos institucionais do PIBID/UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA UFRB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Considerações sobre os projetos institucionais do PIBID/UFRB Uma análise das edições 29,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO Plano de aula Jovens na criação de blogs São Paulo Setembro de 2012 ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO (7.153.974 vespertino)
Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica
EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA
EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Licenciatura Habilitação: Aluno(a): ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO Curso - Habilitação: Nome do(a) Aluno(a): Orientador de Estágio: ESTÁGIO
ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação
2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD-UENP. EDITAL PROGRAD/PIBID nº 09/2013
EDITAL PROGRAD/PIBID nº 09/2013 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) - PIBID/UENP A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP),
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:
Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de
MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa
MESTRADO ACADÊMICO Os projetos de cursos novos serão julgados por uma comissão de avaliação da área de antropologia/arqueologia com base nos dados obtidos pela aplicação dos critérios abaixo relacionados
Boletim: 0002-2013 Publicado por: Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia Data: 05/08/2013
A peça teatral Para sempre quase eterno foi inspirada no livro O vampiro que descobriu o Brasil de Ivan Jaf. A ideia de organizar um grupo de teatral na escola foi decorrente de um projeto de leitura que
CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012
Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA CursoID 422 - GradeID 520 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que
Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997
RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,
Edital Nº 156 /2016 PIBID-PROEN
Edital Nº 156 /2016 PIBID-PROEN Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFMA e Programa PIBID - DIVERSIDADE (Seleção de estudantes-bolsistas de iniciação à docência) A PRÓ-REITORA
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Ações de formação e supervisão de estágios na área de educação especial Docentes da área: Carla Biancha Angelucci Cássia Geciauskas Sofiato Karina Soledad
Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo
4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores
COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL
COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso
TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA.
Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A ARTE COMO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO TEATRO NUMA ESCOLA PÚBLICA. CATEGORIA:
GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
UFRN-CCHLA-DELET Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Orientadora: Dra. Maria da Penha Casado Alves GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Bolsistas:
O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade
O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional
PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Apresentação Objetivo Geral e Justificativa Objetivos Específicos Resultados Metodologia Operacionalização Formas de investimento Orçamento Contrapartidas Apresentação
GUIA DO PROFESSOR SHOW DA QUÍMICA
Conteúdos: Tempo: Objetivos: Descrição: Produções Relacionadas: Estudo dos gases Uma aula de 50 minutos SHOW DA QUÍMICA Testar o conhecimento do aluno quanto à teoria dos gases. Os alunos de um colégio
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização
EDITAL PARA POSTO DE TRABALHO PROFESSOR COORDENADOR
EDITAL PARA POSTO DE TRABALHO PROFESSOR COORDENADOR A Diretora da Escola Estadual Azevedo Júnior, em Santos, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, alterada
S u m á r i o. Fontes e formas de energia INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO...05 AVALIAÇÃO...20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 23
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: VERA INÊS ALVARES SILVA LINS COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL FRANCESCA CAREY TUTOR (A): Maria
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.
CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos
O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA: DA TEORIA À PRÁTICA
O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA: DA TEORIA À PRÁTICA Cibele de Lima Fernandes Universidade Estadual da Paraíba [email protected] Maria Karolayne de Sales Santos Universidade Estadual
O SOFTWARE R EM AULAS DE MATEMÁTICA
O SOFTWARE R EM AULAS DE MATEMÁTICA Renata Teófilo de Sousa (autora) Graduanda - Curso de Matemática UVA Arlécia Albuquerque Melo (co-autora) Graduanda - Curso de Matemática UVA Nilton José Neves Cordeiro
A Matemática na busca da profissão. Eixo temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação Matemática.
A Matemática na busca da profissão 078400854-07 Maria Isabel da Costa Pereira Joélia dos Santos Medeiros Klêffiton Soares da Cruz Orientadora: Giselle Costa de Sousa Eixo temático: Etnomatemática e as
D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014
D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 Os critérios específicos presentes neste documento constituem uma base
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL 1. EMENTA: A importância do ensino da Geografia é levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Subprojeto-Biologia PROJETO REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR LOURDES GUILHERME
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Leila Trindade da Silva 1, Sheila Alves Pinheiro
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM
EDITAL Nº. 01, DE 18 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes
REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA. Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015.
REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA Resolução CP n. 01 Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015. Homologa adequações no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
RESOLUÇÃO N.o 2628, DE 08 DE SETEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a regulamentação das Atividades Complementares nos currículos dos Cursos de Graduação da UNIRIO. o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Ricardo Cunha Michel [email protected] Assunto da disciplina: Geração de Produtos e Soluções ligadas ao Ensino de Química para o Ensino Médio e Fundamental.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Luciano João de Sousa. Plano de aula
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Luciano João de Sousa Plano de aula Trabalho da disciplina Metodologia do português: a alfabetização Profa. Nilce da silva São Paulo 2012 Parte I caracterização
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE UM CURSO DE DIREITO EM MINAS GERAIS
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE UM CURSO DE DIREITO EM MINAS GERAIS Álisson de Almeida Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) RESUMO: As Tecnologias
ENEM COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ENEM COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Dionata Jakson Garcia Bragança Eudelaine Zocche Hellainy Lopes Santos Wanessa Hoffmann Filiação Institucional: IFMT Campus Juína Resumo O PIBID (Programa
Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente. Janeiro, 2014
Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente Janeiro, 2014 Questão Central Que possibilidades a EAD fornece para o aperfeiçoamento das ações de formação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA O presente
