Disciplinas Ementa Resultados para o participante Administração da Empresa Moderna 40 h/a. necessidades da. habilidades técnicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplinas Ementa Resultados para o participante. 10.1 Administração da Empresa Moderna 40 h/a. necessidades da. habilidades técnicas"

Transcrição

1 Disciplinas Ementa Resultados para o participante Analisa a empresa moderna Desenvolver um com um sistema aberto ao pensamento crítico meio ambiente globalizado e para a prática de competitivo. Aborda questões gestão de empresa ligadas aos requisitos e contemporânea, via necessidades da habilidades técnicas administração da empresas e comportamentais. contemporânea, refletindo sobre formas não burocráticas e alternativas emergentes de gestão. Reflete sobre a concepção da empresa virtual, discute cenários futuros e analisa o papel do administrador como intérprete e executor do processo de mudanças na empresa Administração da Empresa Moderna 40 h/a 10.2 Administração da Qualidade 40 h/a 10.3 Administração de Conflitos 40 h/a Os princípios gerais da qualidade total. As sete ferramentas da qualidade. Método para resolução de problemas: Ciclo PDCA MASP. Reflexões de experiências bem-sucedidas de empresas de sucesso. A competência da administração de conflitos, a partir do olhar psicanalítico, onde as questões pessoais que geram conflitos serão apreciadas de forma qualitativa, fundamentada em conceituação teórica e vivências laboratoriais. O tempo certo da identificação dos conflitos, a retomada da Compreender a qualidade total como um modelo de gestão baseado na melhoria contínua dos processos. Conhecer as ferramentas estatísticas mais utilizadas e aplicar o método PDCA na resolução de problemas. Transformar o participante num gestor do conflito, sabendo administrálo de forma técnica adequada para sua boa performance pessoal. Conviver com as pessoas e seus inevitáveis conflitos.

2 10.4 Administração de Marketing 40 h/a 10.5 Administração Financeira - 40 h/a Pré-requisito: Contabilidade Empresarial 10.6 Análise e Decisão de Investimentos 40 h/a Necessário conhecimento de Matemática Financeira. convivência dentro da organização, a leitura da linguagem não-verbal, a inserção destas questões num programa amplo de educação continuada são temas presentes no curso e indispensáveis para a compreensão do relacionamento humano. Conceitos de marketing, abordando tendências dentro da realidade das organizações nos dias de hoje. O composto mercadológico e comportamento do consumidor. Posicionamento e formatação de Planos de Marketing. Função financeira na empresa. Análise das demonstrações financeiras. Análise dinâmica das demonstrações financeiras. Administração de capital de giro. Administração de contas a receber/pagar. Administração de estoques. Análise de custo-volumelucro. Orçamento empresarial. Métodos e critérios para avaliação de investimentos de capital. Payback simples e descontado, índice benefíciocusto, taxa interna de retorno, valor presente líquido, taxa interna de retorno modificada, valor futuro líquido, anuidade uniforme equivalente e custo anual uniforme equivalente. Problemas da taxa interna de retorno, seleção de projetos Entender os conceitos básicos de marketing aplicados nas organizações. Reconhecer os conceitos do composto mercadológico. Elaborar um plano de marketing. Efetuar a gestão dos ativos de curto e médio prazo, de forma a auxiliar a empresa em seu planejamento financeiro e na avaliação de resultados. Conhecer as técnicas de estudo de viabilidade econômica. Aplicar as principais tecnologias e modelos de avaliação de investimentos globais e parciais a serem elaborados pelas empresas.

3 10.7 Análise e Decisão em Projetos 40 h/a 10.8 Análise e Planejamento Financeiro 40 h/a Necessário conhecimento de Finanças e Contabilidade 10.9 Comportamento do Consumidor - 40 h/a Pré-requisito: Administração de Marketing de investimentos. O ponto de Fisher. O problema da inflação em fluxos de caixa. Otimização aplicada à análise de investimentos: seleção de carteiras de investimento, análise de fluxo de caixa multiperíodo, seleção de projetos de investimento com restrição de capital, ranking de projetos de investimento. O modelo de precificação de ativos financeiros no orçamento de capital. Tabelas de Decisão e Árvores de Decisão. A utilização da informação amostral. Análise de decisão e a distribuição normal. A função financeira na empresa. Análise das demonstrações financeiras. Análise financeira dinâmica. Sistema financeiro nacional e internacional. Análise do custo-volume-lucro. Planejamento e controle financeiro. Custo de capital. Estrutura de capitais. Política de dividendos. Valor de empresas. Análise dos fatores que permitem a compreensão do comportamento de compra dos consumidores e suas implicações na formulação da Estratégia Global da Empresa e, em particular, nas Políticas de Marketing. Principais perspectivas de análise do consumidor, envolvendo os aspectos sócio-culturais, as diferenças individuais, o processo psicológico e as etapas da decisão de compra. Estruturar uma tabela de decisão e selecionar, através dos diversos critérios, o melhor ato de decisão. Avaliar as demonstrações financeiras das empresas e suas inter-relações com o sistema financeiro nacional. Planejar o futuro visando a promover controle e decisões dos aspectos financeiros empresariais. Analisar os fatores que permitem a compreensão do comportamento de compra dos consumidores e suas implicações na formulação da estratégia global da empresa e, em particular, nas políticas de marketing.

4 10.10 Comportamento Organizacional 40h/a Comunicação Interpessoal 40 h/a Contabilidade Empresarial 40 h/a Essa disciplina destinase a não-contadores O contexto atual das organizações. Estágios de desenvolvimento organizacional. Conceitos, definições e influência da cultura organizacional. Pesquisas de clima organizacional e sua influência na produtividade e diagnóstico de problemas. Os processos de mudança. Mudança planejada e flexibilização da organização burocrática. As premissas das organizações da aprendizagem. Culturas organizacionais como determinantes de possibilidades de inovações gerenciais. Dimensões da comunicação. Comunicação interpessoal: competência comunicativa, percepção interpessoal. Formas de comunicação. Estilos interpessoais X impactos gerenciais. Comunicação organizacional. A comunicação interna como instrumento de gestão. Estratégias de comunicação. Desafios do futuro. Conceitos de contabilidade. Princípios contábeis. Os sistemas contábeis. Regimes contábeis e apuração de resultados. Contabilização e escrituração. Formalidades legais. Os relatórios Identificar a cultura organizacional da empresa, conhecer os métodos de mensuração de clima organizacional e de resistência a mudanças. Aprimorar a comunicação interpessoal propiciando o desenvolvimento de atitudes positivas e produtivas para com a situação de aprendizagem, com a compreensão adequada do conhecimento relacionado as várias formas de comunicação, e com experiência e prática direcionadas a uma variedade de situações. Utilizar e interpretar as demonstrações contábeis e os registros empresariais.

5 10.13 Controladoria 40h/a Controle Estatístico da Qualidade 40 h/a Custos e Tributação no Comércio Exterior 40 h/a Desenvolvimento contábeis. O uso gerencial dos relatórios contábeis. Noções de análise dos relatórios contábeis para uso empresarial. A empresa como um sistema aberto. Sistemas de informações gerenciais. Modelo de gestão de negócios. Controladoria: funções e atribuições. Papel da controladoria no processo de gestão. Contabilidade gerencial /controle orçamentário. Plano estratégico e operacional. Diretrizes e objetivos estratégicos. Gerenciamento baseado em fatos e dados. Conceito do controle estatístico da qualidade. Amostragem. Distribuição Normal. Cartas de controle para variáveis e atributos. Análise de estabilidade e capacidade do processo. Método das oito disciplinas para resolução de problemas. Análise do sistema de medição. Implantação do CEP. Noções de custo e formação de preço de venda no mercado interno e externo. Custos e despesas que podem ser excluídos na exportação. O tratamento da despesa financeira na exportação. A conta gráfica do IPI e ICMS na importação e exportação. Recuperação de tributos na exportação. Regimes especiais. Desafio da gestão de pessoas: cenário atual e mudanças. O Capacitar os alunos com conhecimento básico sobre as práticas de controladoria utilizadas pelas empresas. Vivenciar a sua aplicação e a avaliar os resultados obtidos. Realizar um gerenciamento de atividades baseado em fatos e dados. Elaborar e interpretar gráficos de controle. Avaliar a capacidade de um processo e implementar o controle estatístico de processo em uma empresa. Conhecer os procedimentos para a utilização dos benefícios fiscais e financeiros deferidos às exportações no Brasil. Desenvolver habilidade e

6 Gerencial 40 h/a Direito do Comércio Internacional - 40 h/a Economia Aplicada à Empresa 40 h/a líder da nova era, cultura organizacional e gestão de pessoas. Habilidades pessoais e interpessoais: percepção, inteligência emocional, liderança situacional. Liderando equipes: entendendo grupos, motivação e comprometimento, administração de conflitos, tomada de decisão, empowerment, poder e influência. Blocos econômicos e organismos internacionais: Mercosul, NAFTA, União Européia e Organização Mundial do Comércio. Contratos internacionais. Disciplina jurídica dos sistemas de distribuição comercial. Regulamentação jurídica das operações de transferência de tecnologia. Regulamentação jurídica do investimento estrangeiro. Processo internacional de associação de empresas. Globalização e seus efeitos econômicos. Economia brasileira: desenvolvimento econômico recente, os processos em andamento, indicadores econômicos e problemas estruturais. Políticas econômicas: fiscal, monetária e cambial e seus efeitos sobre a economia como um todo e as decisões empresariais. Análise de mercados: formação de preços na economia aberta, competências pessoais e interpessoais para a gestão de equipes de trabalho. Conhecer como opera a regulamentação do comércio internacional. Entender como se dá a regulamentação jurídica dos investimentos internacionais e dos investimentos estrangeiros no país. Reconhecer os contratos internacionais e suas problemáticas atuais. Ter uma visão dos aspectos econômicos dos negócios das empresas em que atuam, de modo a entender e interpretar o ambiente econômico externo e interno. Compreender o funcionamento da economia de

7 10.19 Economia Global 40 h/a Empreendorismo 40 h/a Estratégias de RH 40 h/a Pré-requisito: ser profissional de RH aspectos ligados à demanda e à oferta de produtos e serviços. O papel dos preços, da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo. Tópicos especiais: economia de escala, ponto de nivelamento, margem de contribuição unitária, markup, diferenciação do produto e concentração de mercado. Aplicações. Conceitos básicos em economia internacional. Globalização das economias - conceito e implicações. A nova ordem econômica mundial e os blocos econômicos. Balanço de pagamentos e FMI. Evolução das economias no pós-guerra. Protecionismo e liberalismo. A ALCA e a integração das Américas. Características e comportamento do empreendedor. Oportunidades e problemas. Incubadoras de empresas. Empregabilidade e trabalhabilidade. Documentação para abertura de empresa. Fontes de financiamento para abertura ou expansão dos negócios. Ética e responsabilidade social. A evolução da função do recursos humanos e o impacto causado na estrutura da empresa. Modelos de gestão contemporâneos: desafios da gestão, diferentes papéis, processos e práticas. Tendências da função mercado para aproveitar as oportunidades para seus negócios. Ter uma visão do sistema econômico internacional, de forma a permitir a construção de cenários. Entender a visão geral dos negócios, pelo acesso as atuais ferramentas para se administrar. Conhecer as novas ferramentas e concepções da gestão de pessoas na empresa contemporânea.

8 10.22 Exportação 40h/a Ferramentas Computacionais para Gerenciamento de Projetos 20 h/a Pré-requisito: ter cursado a disciplina Gerenciamento de Projetos Ferramentas de Marketing - 40 h/a de gestão de pessoas (automatização/terceirização). Recrutamento e seleção como responsabilidade da gestão. Desenvolvimento da estratégia para exportação. Avaliação e comparação dos mercados Interno e externo. Cotação de produtos. Etapas da negociação da exportação. Liberação alfandegária e parametrização. Performance e documentos. Análise de risco e garantia no comércio exterior. Formação do preço da exportação. Câmbio e pagamentos internacionais. Financiamentos oficiais à exportação. Exercícios práticos de exportação. Visão geral do MS Project. Ajustes iniciais. Montagem do plano do projeto: atividades, dependências e durações. Planejamento dos recursos e custos do projeto. Análise e revisão do planejamento de tempo, recursos e custos. Finalização do planejamento inicial com a criação da linha de base. Registro do realizado e apoio ao controle do projeto. Relatórios: definindo a comunicação do projeto com os participantes do projeto. Visualizando e imprimindo no MS Project. Formas de implementação de estratégias e planos de marketing. Apresentação das principais ferramentas utilizadas pelo mercado: marketing direto, data base marketing, marketing de Elaborar, implementar e gerir projetos de exportação. Conhecer os fundamentos do MS Project, como instrumento de apoio ao gerenciamento de projetos. Conhecer as modernas ferramentas que são utilizadas pelas empresas na implementação de estratégias e planos

9 10.25 Ferramentas para Gestão de Pessoas 40 h/a Gerenciamento de Processos 40 h/a Pré-requisito: Administração da Qualidade relacionamento, WEB de marketing. marketing, marketing social, marketing esportivo e marketing cultural. O papel do gerente de área Aperfeiçoar e como gestor de pessoas. desenvolver Como o gerente se insere nos competências de processos de Gestão de Gestão de Pessoas Pessoas (Seleção, em profissionais Acompanhamento e que atuam ou irão Avaliação de Desempenho, atuar como Gestão por Competências, gerentes, através de Treinamento e ferramentas Desenvolvimento e necessárias para o Demissão). Gerenciando as acompanhamento pessoas com influências do capital humano. culturais e de gerações diferentes. Lidando com a diversidade. O gerente como educador da equipe (Coach). Melhoria contínua de Descrever técnicas processos. Gerenciamento da de processos e rotina: Fluxograma, medir seu procedimento operacional desempenho. padrão, mapeamento de Identificar processos. Planejamento, problemas em programação e controle da processos, criar produção: Identificação das planos de melhorias restrições na produção e e estabelecer dimensionamento de indicadores de recursos. Planos de melhoria resultados. da eficiência nos processos.

10 10.27 Gerenciamento de Projetos 40 h/a Gestão de Riscos em Projetos 20 h/a Pré-requisito: Gerenciamento de Projetos Gestão Estratégica da Produção 40 h/a Gestão Estratégica de Custos 40 h/a Disciplina avançada em Custos Conceitos relevantes. Práticas geralmente aceitas de gerenciamento de projetos e o guia PMBOK. O contexto do projeto. Gerenciamento do escopo do projeto. Gerenciamento de prazos, recursos e custos do projeto. Gerenciamento das comunicações dos projetos. Gestão da integração do projeto. Conceitos de Risco. Riscos em Projetos. Planejando Como Gerenciar Riscos no Projeto. Identificação dos Riscos. Análise Qualitativa dos Riscos. Introdução à Análise Quantitativa dos Riscos. Planejamento das Respostas aos Riscos e seu Monitoramento e Controle. Planejar e aplicar as técnicas de gerenciamento de projetos, elaborando e conduzindo um projeto. Maximizar a probabilidade e conseqüência de eventos positivos e a minimizar a probabilidade e conseqüência de eventos adversos aos objetivos dos seus projetos, ampliando assim as chances de sucesso dos mesmos. Administração da produção, Conhecer os estilos e valores. Matriz de aspectos técnicos e indicadores para a análise do gerenciamento industrial. conjunto das Indicadores de medidas definidas produtividade. para auditoria Desenvolvimento do produto. médica. Enfoque operacional das técnicas japonesas de manufatura. Layout e processos de produção. O sistema Just-In-Time. Kanban. MPT. A reengenharia de processos. Visão gerencial dos custos. Identificar as Sistemas de custeamento. influências Activity Based Costing gerencial e (Metodologia ABC). Gestão estratégica da total dos custos. Cadeia de gestão dos custos. valor. Análise de processos Reconhecer os

11 de negócios. Otimização dos custos. Sistemas de gestão de custos. Custeio Alvo, Contabilidade de ganhos. métodos necessários ao desenvolvimento de sistemas de custos capazes de auxiliar as empresas em suas tomadas de decisões Gestão Estratégica de Projetos 40 h/a Pré-requisito: Gerenciamento de Projetos Importação 40h/a Logística de Suprimentos - 40 h/a Do planejamento de negócios à implementação de projetos. Patrocinadores dos projetos. Alinhamentos geral e estratégico de projetos. Planejamento estratégico para a excelência em gerenciamento de projetos. Seleção estratégica de projetos. Gestão de portfólios de projetos. Escritório estratégico de projetos. Operações comerciais, financeiras e especiais. Sistema fiscal (impostos incidentes na importação). Liberação da mercadoria. Regime aduaneiro especial. Custo na importação. Drawback e suas modalidades. Revisões aduaneiras: infrações e penalidades. Importação de material usado. Noções do Siscomex. Exercícios práticos de importação. A importância da área de suprimentos no sistema logístico. Gestão de fornecedores. Make or buy, Comakership e terciarização. Gestão de estoques (previsão de demanda, métodos de ressuprimento, indicadores de gestão de estoques e lote econômico de compras). Comparação de propostas de Alinhar a gestão estratégica de negócios com o gerenciamento de projetos. Conhecer os processos fiscais e administrativos, envolvendo as técnicas, legislação, fundamentos e custos de um processo de Importação. Entender a função suprimentos como estratégica, responsável por gerenciar o relacionamento com os fornecedores e uma oportunidade para a geração de lucro para a empresa.

12 10.34 Logística de Transporte 40 h/a Logística Empresarial 40 h/a Logística Industrial 40h/a Marketing de Serviços - 40 h/a fornecimento. Novos arranjos de fornecimento. O transporte no sistema Conhecer as logístico. Os modais de ferramentas para transporte (intermodalidade e projetar um sistema multimodalidade). O conceito de transporte de alta de custos totais. A eficiência e com embalagem no sistema de custos operacionais transporte. Unitização de baixos. Identificar o cargas (paletização e transporte como conteineirização). elemento de Dimensionamento de frotas. agregação de valor Desenho da rede de ao cliente. distribuição. Distribuição de cargas em bolsões. A elaboração e otimização de rotas. Conceito de logística Obter uma visão empresarial. Sistemas geral da logística Logísticos. Custos logísticos. empresarial, os Logística de suprimentos. sistemas logísticos, Logística de distribuição. a logística de Ciclo de pedido. Avaliação suprimento e a de desempenho logístico. logística de Estratégias logísticas. distribuição. Operadores logísticos. Suplly Chain Management. A informação na cadeia suprimentos. Sistemas Produtivos Entender a logística (conceito, tipologia, objetivo de suporte à e evolução). Orientações produção, o produtivas (produção planejamento e empurrada e produção controle da puxada). Planejamento e produção e o fluxo controle da produção. O interno de modelo MRP/MRPII materiais.. (conceito, objetivo e funcionamento). O modelo de Produção Enxuta (filosofia JIT/TQC, o JIS). O sistema Kanban. Fluxo interno de materiais. Conceitos gerais de Reconhecer a marketing de serviços e sua dinâmica do relação com o marketing de marketing de

13 produtos. Implicações e características do marketing em serviços. Qualidade e estratégias gerais para serviços. Composto de marketing. Administração de evidências. Liderança em serviços. Serviços de atendimentos e serviços na era digital. serviços fornecendo instrumentos para o seu gerenciamento. Utilizar a criatividade para análise e implementação de soluções em serviços Marketing de Varejo - 40 h/a Marketing Direto e de Relacionamento 40 h/a Matemática Financeira 40 h/a As características do varejo e do marketing de varejo. O varejo tradicional e sua adequação a Nova Economia (E. Commerce). Administração de canais de venda. Aplicar as estratégias de marketing à realidade do varejo no Brasil. Entender o processo de comercialização de produtos e serviços. Principais aplicações, Realizar um técnicas e usos do marketing planejamento de direto. Conceito e estratégias comunicação de marketing de dirigida e relacionamento. Plano de personalizada a relacionamento com clientes cliente, seguindo e lealdade. Aplicação do estratégias de CRM: desenvolvimento relacionamento. interno e softwares de CRM. Principais problemas na implantação de CRM. Estudo de casos. Juros. Taxas de juros. Taxas Compreender o proporcionais e equivalentes. conceito de taxas e Operações de Investimento. sua classificação. Juros simples e compostos. Calcular juros e Desconto simples e descontos, simples composto. Operações de e compostos, série crédito. Equivalência de unitária de capitais. Série de pagamentos, pagamentos. Operações de sistemas de financeiramento (CDC, amortização. Leasing, FINAME). Sistemas Avaliar fluxo de de amortização PRICE, SAC caixa simples. e SAM. Fluxos de Caixa. Métodos de avaliação de

14 10.41 Mercado de Operações Financeiras 40 h/a Pré-requisito Matemática Financeira Negociação em Ambiente Empresarial 40 h/a Negócios Internacionais 40 h/a Essa disciplina destinase a iniciantes em Negócios Internacionais. fluxo de caixa. Sistema financeiro nacional. Entender o mercado Política monetária.índices e financeiro e suas taxas Mercado de títulos práticas públicos federais, operacionais como Instrumentos de captação instrumentos para públicos e privados, tomada de decisões Instrumentos de crédito, estratégicas sobre Títulos e valores investimentos. mobibliários, Mercado de ações, Análises fundamentais e técnicas, Mercado futuro, Swaps. Conceito de negociação. Aplicar as técnicas Características dos de negociação e negociadores. Habilidades do administrar os negociador. Estratégias e conflitos geradas técnicas de negociação. As durante a negociações nas negociação. organizações. Conceitos, origens, etapas e estratégias de tratamento de conflito. Situações de conflitos, Resolução e gerenciamento de conflitos. Avaliação de desempenho na negociação Análise da empresa para Conhecer as exportar. Tendências e técnicas e rotinas de perspectivas do comércio um departamento de exterior no século 21. Política comércio exterior cambial. Canais de de uma empresa distribuição. Roteiro básico com o intuito de da exportação. Desembaraço elaborar e gerir aduaneiro. Documentos projetos de básicos para exportação. exportação e Importação e seus órgãos importação. intervenientes. Modalidade de venda (Incoterms/2000). Classificação fiscal das mercadorias. Incidência de impostos na importação. Documentação básica de importação. Noções do SISCOMEX. Noções de câmbio e pagamentos internacionais.

15 10.44 Planejamento Estratégico 40 h/a Fundamentos conceituais de Utilizar os estratégia empresarial. conceitos, Fundamentos conceituais do metodologia, planejamento empresarial. técnicas e Metodologia para realização procedimentos de do planejamento estratégico planejamento da organização. Controle estratégico no estratégico e Balanced processo de Scorecard. planejamento aplicado a uma empresa ou organização Qualidade de Vida Autodesenvolvimento 40 h/a Essa disciplina tem um final de semana com imersão obrigatória, em local externo à FAE, com custos extras Sistemas de Qualidade I - 40 h/a ISO 9000:2000 I Sistemas de Produção Enxuta 40 A sociedade contemporânea e os impactos da globalização na vida pessoal e profissional. O sucesso e/ou qualidade de vida, Aspectos relevantes da qualidade de vida: saúde física, saúde mental e espiritual, autoconhecimento, relacionamento interpessoal, auto-realização no trabalho e transcendência (eu, a comunidade e o planeta). Aprimorar os conhecimentos e compreender novos conceitos associados à melhoria da qualidade de vida pessoal e no trabalho. Vivenciar momentos de reflexão sobre a sociedade contemporânea, o autoconhecimento e hábitos de vida mais saudáveis. Sistema de gestão da Deter os qualidade: definições, conhecimentos fundamentos, objetivos, necessários da finalidades e escopo da Norma ISO certificação. Sistema de 9000:2000 para documentação e avaliação iniciar a dos processos. Normas ISO implantação do 9001:2000 e ISO 9004:2000. sistema da Código de defesa do qualidade em uma consumidor. Programa empresa. brasileiro da qualidade e produtividade (PNQP). Normalização e sistema de documentação da qualidade. Fundamentos da Produção Compreender os Enxuta. Programação Puxada principais conceitos

16 h/a - JIT e Sistema Kanban. Reduções de Lead- Times Produtivos. Layout JIT. Troca Rápida de Ferramentas. Organização Sistema de Remuneração 40 h/a Six Sigma 40 h/a Pré-requisito: Controle Estatístico da Qualidade e Gerenciamento de Processos Industrial e Produção Enxuta. Metodologia para classificação e avaliação de cargos e salários por pontos. Remuneração tradicional x contemporâneos. Remuneração por habilidade, competência, lucro ou por resultados. Conceito de Six Sigma. Metodologia focada no processo. Ferramentas do Programa Six Sigma. Processo DMAIC. Black Belts. Implantação e desenvolvimento dos projetos. Como medir a qualidade no projeto, na produção e em serviços. da Produção Enxuta e aplicá-los em diferentes contextos produtivos. Escolher entre os sistemas de remuneração por pontos, habilidade, competência, resultados ou lucro, aquele que melhor atenda às necessidades da empresa. Entender a metodologia Six Sigma e obter subsídios para a implantação do programa nas empresas. Reconhecer as ferramentas adequadas para solução de problemas crônicos Supply Chain Management 40 h/a Técnicas de Melhoria da Qualidade 40 h/a Conceito de Supply Chain. Tipologia, escopo e alinhamento estratégico. Fatores-chave de desempenho. Efeito chicote (o jogo da cerveja). Gestão de demanda. Gerenciamento coordenado dos estoques. Nível de serviço e disponibilidade de produtos. FMEA: Conceito e aplicações da análise dos efeitos e tipos de falhas. Definição dos pontos críticos. Priorização das medidas corretivas na fase de projeto do produto e processos. Análise de Valor: Compreender o conceito e as principais ferramentas para a tomada de decisão no gerenciamento da cadeia de abastecimento. Reconhecer os conceitos e a metodologia das três técnicas de melhoria da qualidade de produtos e serviços.

17 conceito, metodologia e aplicações. QFD: conceito de desdobramento da função qualidade. Como traduzir a voz do cliente em informações de projeto. Aplicar essas técnicas seja na vida pessoal ou profissional Transporte Internacional 40 h/a Gestão logística da Elaborar um projeto distribuição física de logística de internacional. Cadeia de transporte e distribuição física administrá-lo. internacional. Armazenagem Compreender os internacional. Modalidades conceitos e regras de carga. Embalagem de da gestão de transporte. Modais de distribuição física transporte internacional. internacional. Termos de frete, contratos e documentação. Formação de custo de frete internacional. Seguro de transporte internacional. Estudos de caso em logística.

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 102 h/a 3107 Aspectos histórico/evolutivos. Planejamento estratégico/tático na indústria. Padronização.

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre)

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Aplicações da Estatística na Transmitir conceitos e técnicas de gestão de projetos, relevantes desde a concepção, desenvolvimento e entrega dos resultados

Leia mais

Gestão Empresarial para Logística, com duração de 220 horas.

Gestão Empresarial para Logística, com duração de 220 horas. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO O presente curso é composto de quatro módulos, a saber: MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO IV Gestão de Pessoas para Logística, com duração de 220 horas. Gestão Empresarial

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Administração MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016/1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016/1 Matemática FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 60h Revisão de

Leia mais

FORMAÇÃO DE TRADERS E NEGOCIADORES INTERNACIONAIS

FORMAÇÃO DE TRADERS E NEGOCIADORES INTERNACIONAIS FORMAÇÃO DE TRADERS E NEGOCIADORES INTERNACIONAIS Objetivo O objetivo deste curso é dotar o participante das competências necessárias para atuar com sucesso no competitivo mercado global, desenvolvendo

Leia mais

COMUNICADO CEM/CP 1/2016

COMUNICADO CEM/CP 1/2016 COMUNICADO CEM/CP 1/2016 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2016 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I Noções gerais da contabilidade. Conceito, Função, Objeto e Finalidade da contabilidade. Patrimônio, Fontes Patrimoniais, Atos e Fatos Administrativos.

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia Processos Gerenciais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia Processos Gerenciais 01 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Fase: VI (Tec. em ) Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 EMENTA: Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 4 05

Leia mais

MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 1 - JUSTIFICATIVA A gestão do fluxo de valor agregado pelas organizações exige contemplar toda a cadeia de suprimentos de forma a identificar e

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL

MBA GESTÃO EMPRESARIAL MBA GESTÃO EMPRESARIAL 1. APRESENTAÇÃO Ter uma gestão competente é diferencial para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Para isso, os gestores necessitam cada vez mais de conhecimentos

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 71-CEPE/UNICENTRO, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Controladoria e Finanças, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O REITOR

Leia mais

MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS

MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS Função: Gestão de Atividades Financeiras 1. Analisar índices e projeções financeiras.

Leia mais

Avaliação de Desempenho Empresarial

Avaliação de Desempenho Empresarial MBA EM CONTROLADORIA EMENTAS Noções gerais sobre Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento e Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles

Leia mais

Ética e Direito empresarial

Ética e Direito empresarial MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS - EMENTAS A gestão empreendedora. Os fundamentos e as etapas do empreendedorismo. Características dos empreendedores. Empreendedorismo e Inovação, criatividade e empreendedorismo.

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais Tempo de realização do MBA: 18 meses Investimento: R$179,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF) Ou Investimento: R$ 219,00 (acesso ao portal na internet,

Leia mais

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira EMENTAS DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DA ÁREA DE GESTÃO Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira Sociedade e Cultura no Mundo Contemporâneo As mudanças nas relações entre

Leia mais

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Ciências Contábeis MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2014.1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2015.1 Contabilidade Intermediária I FASE: 3ª fase FASE:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º ECON0001- ECONOMIA DE EMPRESAS OBRIG 60 0 60 4.0 EQUIVALÊNCIA: Fórmula: ECON0005 E ECON0020 ECON0005 - INTRODUÇÃO À ECONOMIA ECON0020- INTRODUÇÃO À ECONOMIA INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA: PRODUTO,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM CONTABILIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2010/1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM CONTABILIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2010/1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM CONTABILIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2010/1 DC 5080 25/03/2010 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 470 do Conselho Estadual de Educação de 24 de novembro

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz de: Conhecer

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO 102 h/a 1975 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc.

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. 1 OBJETIVOS: Conduzir

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 105-CEPE/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2009. ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 99/2011- GR/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Cooperativismo e Desenvolvimento de

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GERAL I FILOSOFIA INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO MATEMÁTICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO E

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS Disciplina TURMA 2015/2 Segunda e Quarta - Unidade BUENO COORDENADOR: Profa. Camen Rizzotto da Trindade CH

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESEMVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESEMVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESEMVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS TURMA 15/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) COORDENADOR: Prof. Carmen Rizzotto Disciplina CH EMENTA Data Professor

Leia mais

MÓDULO II - Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE PROCESSOS OPERACIONAIS

MÓDULO II - Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE PROCESSOS OPERACIONAIS II. 1 PROCESSOS DE SUPRIMENTOS Função: Processos Operacionais de Suprimentos 1. Analisar os diversos tipos de fornecedores quanto às suas características produtivas, técnicas, tecnológicas e econômicas,

Leia mais

Especialização em Negócios e Finanças

Especialização em Negócios e Finanças Especialização em Negócios e Finanças Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Nova Turma -->Turma02 *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas, em

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Carga Horária Total: 80 horas

Carga Horária Total: 80 horas COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Norma linguística padrão: padrões de comunicação e níveis de linguagem. Comunicação organizacional como estratégica essencial no âmbito empresarial. Instrumentos

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil Coordenação Acadêmica: Pedro de Seixas Corrêa, MSc OBJETIVOS: O curso de pós-graduação lato sensu MBA

Leia mais

Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso agosto 2010. ESPM Unidade Porto Alegre

Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso agosto 2010. ESPM Unidade Porto Alegre Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO Ingresso agosto 2010 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

Escolha o eu! Para cada objetivo, um percurso.

Escolha o eu! Para cada objetivo, um percurso. Trilhas Para cada objetivo, um percurso. Escolha o eu! O Projeto Trilhas da Escola de Negócios é voltado para estudantes de todos os cursos da PUCPR que tenham o desejo de desenvolver competências em áreas

Leia mais

Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo

Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo III.1 GESTÃO DE TRANSPORTES 1.1. O desenvolvimento econômico e o transporte. 1.2. A geografia brasileira, a infraestrutura dos estados, municípios

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria 1 OBJETIVO: Proporcionar aos participantes uma visão prática do ponto de vista de mercado e correta

Leia mais

MBA Executivo em Saúde

MBA Executivo em Saúde ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco - PABX: (11) 3711-1000 MBA EXECUTIVO

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL MÓDULO I 305101 FUNDAMENTOS DE GESTÃO Processo Administrativo: Planejamento,

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. André Luís da Silva Leite 41719386

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. André Luís da Silva Leite 41719386 Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 75590, de 10/04/1975, publicado no Diário Oficial da União de 11/04/1975 Parecer nº 445/75 - Conselho Federal de

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014

Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Outubro 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO E SUA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, CAMPO DE ATUAÇÃO, INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Ernesto Fernando Rodrigues Vicente 37219381

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Ernesto Fernando Rodrigues Vicente 37219381 Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 75590, de 10/04/1975, publicado no Diário Oficial da União de 11/04/1975 Parecer Criação = 39-08/02/1965-MINISTÉRIO

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA Faculdade de Administração e Negócios IDE management Conveniada MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Seixas Correa

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING EMENTA (2012) Disciplina: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aspectos introdutórios. Os processos decisórios do consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Influências

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em SERVIÇOS PÚBLICOS Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Ementário do Curso Técnico em SERVIÇOS PÚBLICOS Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Ementário do Curso Técnico em SERVIÇOS PÚBLICOS Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Disciplina: Contratos e Convênios na Administração Pública Conceitos básicos de licitações, contrato e convênios; Obrigatoriedade

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS 2014.1 BRUSQUE (SC) 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 FUNDAMENTOS EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO...

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás. Projeto IV.11

Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás. Projeto IV.11 Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás Projeto IV.11 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento

Leia mais

PORTFÓLIO PARA CURSOS PENSA IN HOUSE

PORTFÓLIO PARA CURSOS PENSA IN HOUSE PORTFÓLIO PARA CURSOS PENSA IN HOUSE O PENSA, Centro de Conhecimento em Agronegócios é uma organização que integra os Departamentos de Economia e Administração da FEA-USP, São Paulo e Ribeirão Preto. Foi

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Produção e Logística tem por objetivo fornecer

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

ale MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados

ale MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados ale MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Setembro 2016 1 MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados Objetivos do Curso O MBA em Gestão do Varejo com

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS

ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS 135 ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS Curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS Objetivo: Capacitar profissionais para atuarem no segmento de Logística de Eventos,

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006. R E S O L U Ç Ã O N o 194/2005-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 20/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. Aprova novo projeto

Leia mais

Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br

Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br Índice Quem é o Gestor de Negócios?... Qual a duração do curso?... Quais os objetivos do curso?... E os campos de atuação?...

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE PRODUTIVIDADE MELHORIA CONTÍNUA / KAIZEN CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceituar Melhoria Contínua e sua importância no contexto

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 432 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico) PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO São habilidades e competências gerais trabalhadas no projeto pedagógico: Visão Holística e Cultural:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE PROCESSOS GERENCIAIS EMENTAS GESTÃO EMPRESARIAL Conhecer, identificar e comparar as diversas formas de organização; Compreender e ser potencialmente capaz de utilizar

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1425 A função Financeira nas empresas. Matemática Financeira valor do dinheiro

Leia mais

EMENTÁRIO BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO

EMENTÁRIO BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO EMENTÁRIO BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO PERÍODO Professor: Paulo Henrique Princípios da Administração I Terça: e 2º Quinta: 3º e 4º Fundamentos da Administração. Administração Científica; Teoria Clássica de

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

MBA Executivo Gestão Estratégica de Projetos

MBA Executivo Gestão Estratégica de Projetos MBA Executivo Gestão Estratégica de Projetos Proposta do curso: O curso de MBA em Gestão Estratégica de Projetos proporciona aos participantes os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e gerenciamento

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH 1/1 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH Todas as disciplinas do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa. 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira. 3 Gestor (a) 4 Programa

1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa. 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira. 3 Gestor (a) 4 Programa 1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira 3 Gestor (a) 4 Programa Eng. Agr. Flávio Henrique da Costa Bolzan Organização, Normas

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN 33/97. Dispõe sobre o perfil profissiográfico do Curso de Administração - Habilitações em Marketing e em Comércio Exterior, da FEA.

RESOLUÇÃO CONSUN 33/97. Dispõe sobre o perfil profissiográfico do Curso de Administração - Habilitações em Marketing e em Comércio Exterior, da FEA. RESOLUÇÃO CONSUN 33/97 Dispõe sobre o perfil profissiográfico do Curso de Administração - Habilitações em Marketing e em Comércio Exterior, da FEA. O Presidente do Conselho Universitário - CONSUN, no uso

Leia mais

SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA

SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA 1) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO. A) Recebimento de matérias-primas. B) Alimentação de sistemas produtivos.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Gestão de Pessoas A disciplina visa apresentar os conceitos de administração de Gestão de Pessoas e sua evolução nas organizações, bem como sistemas

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR Júlio Miranda Pureza, Dr. Luiz Veriano O. Dalla Valentina, Dr. Gabriela Kunde Edel, Adm. Centro de Ciências Tecnológicas FEJ, Universidade

Leia mais

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos. ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Gestão da Qualidade Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Administração da Produção I Introdução e conceitos; Métodos de

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

Objetivos e Ementas das disciplinas de Gestão Empresarial

Objetivos e Ementas das disciplinas de Gestão Empresarial Objetivos e Ementas das disciplinas de Gestão Empresarial Código Disciplina Sigla Objetivos Ementa 1001 ADMINISTRAÇÃO GERAL 1022 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 6201 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ADM GERAL API

Leia mais