Construindo Planos de Negócios*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construindo Planos de Negócios*"

Transcrição

1 Construindo Planos de Negócios* Cesar Simões Salim Nelson Hochman Andrea Cecilia Ramal Silvina Ana Ramal Editora Campus 3ª. edição * Adaptação da apresentação dos autores do livro, que vêm como anexo do mesmo.

2 Aspectos gerais do plano de negócios O plano de negócios é a parte fundamental do processo empreendedor. A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up. Porém, tem sido utilizado principalmente como instrumento de captação de recursos financeiros. No Brasil, o plano de negócios começou a ser utilizado pelo setor de software em 1990, através do programa de incentivo a exportação de software: o Programa Softex. Depois, veio o Programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, que propiciou a disseminação do termo e do uso do plano de negócios em todo país.

3 Aspectos gerais do plano de negócios POR QUE PLANEJAR? Para aumentar as chances de criação, implementação e desenvolvimento de empresas, e, consequentemente, diminuir o índice de mortalidade das empresas. 98% do índice de mortalidade das micro e pequenas empresas pode ser agrupado e resumido em uma única conclusão: falha ou falta de planejamento adequado do negócio. Logo, aconselha-se a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para que adquiram a experiência necessária, e a disciplina no planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa. Planeja-se então para: - Gerenciar e obter recursos necessários ao negócio. - Avaliar os riscos inerentes ao negócio;

4 Aspectos gerais do plano de negócios IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios é uma ferramenta de gestão que pode e deve ser utilizada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador. É uma ferramenta para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem que os leitores entendam e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor, logo deve ser elaborado de maneira primorosa, fundamentado em dados verídicos e cuidadosamente revisado.

5 Aspectos gerais do plano de negócios IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios é uma ferramenta dinâmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e corresponde a um processo cíclico. No caso das empresas que já se encontram em funcionamento, o PN deve mostrar não apenas onde a empresa quer chegar, mas também onde a empresa está no momento. O PN não deve estar focado somente no aspecto financeiro. Indicadores de mercado, de capacitação interna da empresa e operacionais são igualmente importantes, pois estes fatores mostram a capacidade da empresa alavancar os seus resultados financeiros no futuro.

6 Aspectos gerais do plano de negócios O QUE É O PLANO DE NEGÓCIOS (PN)? É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. É um instrumento que percorre todas as etapas de planejamento de um negócio: a oportunidade de mercado detectada, o planejamento estratégico, a análise de mercado, o desenvolvimento do plano de marketing, a estrutura de operações e as projeções financeiras. Ao fazer esse percurso, torna possível verificar se um negócio é viável, se é lucrativo e se agrega valor aos sócios.

7 Aspectos gerais do plano de negócios Tipos de negócios Empresa de prestação de serviços Empresa de venda a varejo Empresa de vendas por atacado Distribuidora Empresa Industrial Empresa Mista Outros aspectos fundamentais Empresas segundo a idade: Empresa Start-Up ou Corporação Horizonte de tempo de planejamento: Curto Prazo: 1 ano, ou Longo Prazo: 3 a 5 anos Ciclo de vida de um produto Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional

8 Aspectos gerais do plano de negócios QUEM DEVE FAZER O PN? O Plano de Negócios definitivo deve ser feito individualmente pelo empreendedor, ou em conjunto com um ou mais sócios. APRESENTAÇÃO DO PN O Plano de Negócios deve ser apresentado por escrito e seus proponentes deverão estar preparados para defendê-lo" oralmente. COMO DEVE SER FEITO O PN? O PN deve ser feito com dados os mais reais possíveis, baseando-se em pesquisa de mercado e em análise do tamanho do mercado, dos concorrentes dos pontos fortes e fracos da sua empresa, das ameaças e oportunidades oferecidas.

9 Aspectos gerais do plano de negócios Quem lê o Plano de Negócios? (Possíveis públicosalvo) sócios potenciais parceiros bancos intermediários investidores fundos de capital de risco: venture capital gerentes e pessoal da empresa em geral executivos de alto nível fornecedores clientes potenciais empregados

10 Aspectos gerais do plano de negócios TAMANHO DO PLANO DE NEGÓCIOS Não existe um tamanho ideal ou quantidade exata de páginas. Recomenda-se que o PN deve ser escrito de acordo com as necessidades do público-alvo. Bancos ou investidores: ênfase na parte financeira; Instituições de fomento ou governamentais: ênfase no motivo do valor solicitado, onde será aplicado e como a empresa retornará o capital investido. Fornecedores: ênfase na saúde financeira, carteira de clientes e a taxe de investimento do negócio. Etc.

11 Aspectos gerais do plano de negócios TAMANHO DO PLANO DE NEGÓCIOS Alguns tipos e tamanhos sugeridos: Plano de Negócios Completo: é utilizado quando se pleiteia uma grande quantidade de dinheiro ou quando se necessita apresentar uma visão completa do seu negócio. Pode variar de 15 a 40 páginas, mais anexos. Plano de Negócios Resumido: é utilizado quando se necessita apresentar algumas informações resumidas a um investidor. Deve mostrar objetivos macros do negócio, investimentos, mercado e retorno sobre investimento, e focar as informações específicas requisitadas. Varia de 10 a 15 páginas. Plano de Negócios Operacional: é utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionários. Seu tamanho depende das necessidades específicas de cada empresa.

12 Aspectos gerais do plano de negócios Quanto ao Plano de Negócios é importante lembrar que: Deve ser completo, bastante claro, ter linguagem simples, (evite, sempre que possível, termos técnicos, siglas, etc). Será um guia durante a implantação da sua empresa. Além de você, pessoas de diferentes especialidades e com objetivos diversos poderão tê-lo como referência. Poderá ser um meio de obtenção de financiamentos. Hoje, muitos organismos de financiamento exigem planos de negócios para conceder financiamento. Deverá ser um instrumento hábil para a atração de parceiros para o negócio. Deverá empolgar os empregados da futura empresa Será o instrumento de negociação interna e externa visando a implantação do seu negócio.

13 Aspectos gerais do plano de negócios PLANO DE NEGÓCIOS Qual é o meu negócio? Onde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias utilizarei? Como conquistarei mercado? Quais os fatores críticos de sucesso do negócio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre meu investimento?

14 Aspectos gerais do plano de negócios Reconhecendo uma oportunidade A importância de se reconhecer uma oportunidade A oportunidade não precisa nascer de uma inovação radical, às vezes é simplesmente uma maneira mais simples, mais barata de fazer as coisas, um processo de trabalho aprimorado, um produto com mais qualidade ou adaptado a um segmento específico de mercado. Gente importante em negócios muitas vezes não enxerga ou não quer ver uma oportunidade. Para detectar essas oportunidades, é importante estar atento ao ambiente externo, verificando o que poderia melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos, agilizar processos. Olhar para o ambiente externo com espírito crítico e capacidade de análise é a melhor maneira de estimular a criatividade para gerar oportunidades de negócios.

15 Aspectos gerais do plano de negócios No entanto, uma oportunidade não é um bom negócio por si só. Ex: Você sabia que no Japão foi desenvolvida uma lata de refrigerante que tem um espiral interno com gás, e quando a lata é aberta o líquido se gela automaticamente? Você deve achar que o produto é campeão de vendas. Não, isso não acontece porque o custo do produto ainda é muito alto. Uma oportunidade de negócio não é por si só um bom negócio. Precisamos descobrir se essa oportunidade tem mercado, se ela pode ser vendida a um preço atrativo, se temos como promovê-la distribuí-la, produzir com qualidade e escala suficientes, e se o negócio será lucrativo dado determinado potencial de vendas.

16 Elaborando seu plano de negócios Um bom plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma idéia realmente inovadora; culminando em um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas.

17 Capa Sumário Sumário executivo Resumo da empresa Produtos e Serviços Análise do Mercado Estratégia do Negócio Elaborando seu plano de negócios: Estrutura do Plano Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro

18 Elaborando seu plano de negócios: CAPA A CAPA é a primeira página do seu plano de negócios. Ela serve como a página de título e deve conter as seguintes informações: - Nome da Empresa - Endereço da Empresa - Telefone da Empresa (incluindo DDD) - Endereço Eletrônico do site e da Empresa - Logotipo (se a empresa tiver um) - Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da Empresa (diretor presidente e pessoas-chaves da Empresa) - Mês e ano em que o plano foi feito - Nome de quem fez o plano de negócios

19 Elaborando seu plano de negócios: SUMÁRIO O SUMÁRIO do plano de negócios é imprescindível e deve conter o título de todas as seções do plano, subseções (se for o caso) e suas respectivas páginas. É comum o leitor de um plano de negócios se interessar mais por uma seção específica do plano. Portanto, quanto mais fácil for a tarefa de localizar a seção desejada, mais propenso ficará o leitor a ler com atenção o seu plano de negócios. Uma plano de negócios que contenha todas as seções pertinentes, mas que esteja desorganizado, dificilmente causará boa impressão no leitor. Tenha sempre em mente que o plano de negócios é o cartão de visita de sua Empresa. Então, tente causar a melhor impressão possível.

20 Elaborando seu plano de negócios: SUMÁRIO EXECUTIVO O SUMÁRIO EXECUTIVO é um extrato competente e motivante do Plano de Negócios. O Sumário executivo é a principal seção de seu plano de negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na seqüência, preparando o leitor e atraindo o mesmo para uma leitura com mais atenção e interesse. Embora o sumário executivo apareça no início do plano de negócios, deve ser a última parte a ser escrita durante a elaboração do plano. Deve conter todas as informações chaves do plano de negócios em não mais que duas páginas. Muitos analistas de planos de negócios ou financiadores muitas vezes lêem apenas o sumário executivo de um plano de negócios. Por isso, este é um instrumento de vendas do próprio plano, tendo que ter suficiente objetividade e clareza para explicar que determinado negócio é atraente e que vale a pena ler o plano de negócios como um todo.

21 Elaborando seu plano de negócios: SUMÁRIO EXECUTIVO O empreendedor deve entender que o Sumário Executivo do plano de negócios deve ser dirigido ao público-alvo, ou seja, deve ser escrito com ênfase nos assuntos que mais interessam o leitor do plano de negócios. Seu conteúdo é um grande resumo com as principais informações do plano de negócios, tais como: - OBJETIVO do Plano de Negócios - A oportunidade vislumbrada - inserção desta oportunidade no mercado - Caracterização da empresa ou da unidade de negócio que será criada para aproveitar a oportunidade vislumbrada

22 - Visão do empreendedor da área de negócios de sua empresa e como deve posicioná-la no mercado, bem como sua relação com a oportunidade vislumbrada - A MISSÃO da Empresa - O mercado identificado para os produtos da empresa e como será feita a abordagem a este mercado - Os produtos/serviços que serão fabricados, vendidos, prestados, fornecidos pela empresa - A imagem da empresa que se quer projetar no mercado - Estratégias de vendas Elaborando seu plano de negócios: SUMÁRIO EXECUTIVO - Estratégias de como os produtos da empresa serão mantidos atualizados e de como a empresa vai se manter com a tecnologia atual

23 Elaborando seu plano de negócios: SUMÁRIO EXECUTIVO - Organização da empresa para cumprir seus objetivos - As características (perfil) do pessoal da empresa, suas funções e estrutura de remuneração - Os investimentos a serem feitos para a empresa se posicionar no mercado e se desenvolver - O valor mensal necessário para manter a empresa em funcionamento sem faturar ( burning-rate ) - O fluxo de caixa previsto para a empresa: como evoluirão suas receitas e despesas - O ponto de equilíbrio da empresa (receitas>despesas) - O tempo necessário para o retorno dos investimento - OS FATORES-CHAVE DE SUCESSO DA EMPRESA

24 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA No RESUMO DA EMPRESA deve ser enfatizado as características únicas de seu negócio e dizer como será provido um benefício ao cliente. Trata-se de uma parte descritiva do plano de negócios, mas deve ser feita com muito cuidado para se evitar excessos ou faltas. Descreva a empresa procurando mostrar o porquê da sua criação, qual seu propósito (missão), a natureza dos serviços e produtos fornecidos, como ela se desenvolveu ou se desenvolverá, qual é o seu modelo de negócios e os seus diferenciais. Apresente a razão social/nome fantasia, qual o porte da empresa e como está enquadrada na legislação.

25 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA OPORTUNIDADE VISLUMBRADA Apresentação da empresa: qual o negócio? Produto/serviço que será comercializado Tipos de proprietários da empresa Forma jurídica Gastos iniciais de abertura e operações nos primeiros meses Local onde funcionará a empresa

26 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA APRESENTAÇÃO DAS LINHAS GERAIS DA EMPRESA: temos que identificar, entender e transformar uma oportunidade em um negócio. Explicar o que a empresa ou unidade de negócio irá fazer. Qual o produto ou serviço que será comercializado? O que a empresa vende e como o faz. FORMA LEGAL DE EXISTÊNCIA Como será constituída a sociedade (sociedade simples, empresária, sociedade anônima, ou uma cooperativa), quem é e qual a participação de cada sócio. Natureza da empresa (micro, pequena, média ou grande) e quais impostos incidem sobre ela, se tem benefício fiscal, etc.

27 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA PROPRIETÁRIOS E EQUIPE GERENCIAL Sócios - características dos sócios - currículos dos sócios - aporte para a empresa trazido pelos sócios. Descreva sua equipe gerencial inicial e faça uma previsão de como a sua empresa crescerá e quantos funcionários adicionais serão necessários. Um organograma funcional da empresa (atual e futuro) poderá ser apresentado. LOCALIZAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA Apesar de localização ser considerada uma estratégia de marketing do negócio, cabe uma breve descrição a respeito do assunto nessa parte do negócio. A infra-estrutura disponível deve ser citada (energia, telefone, água encanada, acesso, internet, além da infraestrutura da própria empresa)

28 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA MANUTENÇÃO DE REGISTROS A contabilidade da sua empresa é feita internamente ou é terceirizada? A contabilidade é uma parte importante do negócio e você deve saber utilizar os serviços do contador de forma inteligente. Bons contadores auxiliam o empresário indicando as melhores formas de gerenciar o caixa, com informações atualizadas, e não apenas informando datas e valores a pagar. SEGURO É importante o empreendedor considerar os custos envolvidos com o seguro do negócio. Isso inclui o seguro do imóvel, dos bens, das mercadorias produzidas, de automóveis, etc.

29 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA SEGURANÇA Inclua o assunto segurança (furtos de mercadorias e de informações) no seu plano de negócios. Antecipe-se aos problemas de segurança que possam ocorrer em áreas sujeitas a riscos e diga que medida adotou e por que escolheu essas medidas. TERCEIROS Cite quais são os terceiros imprescindíveis e quais seus benefícios para o negócio (assessoria jurídica, consultoria e treinamento, manutenção, alimentação, etc.). PARCEIROS ESTRATÉGICOS Quais são os parceiros estratégicos do negócio e como eles podem contribuir com o mesmo? Utilize os dados citados para suportar a análise estratégica do negócio.

30 Elaborando seu plano de negócios: RESUMO DA EMPRESA RESUMO DO STARTUP Como vai ser iniciada a empresa e como será sua operação nos primeiros 6 meses? Quais serão os recursos necessários para a operação inicial da empresa? Quais os objetivos que se pretende atingir nos primeiros 6 meses? Qual o PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO da empresa? Principais atividades e ordem lógica de realização. Duração, recursos e custos de cada atividade. Os primeiros seis meses de uma organização são críticos, porque é o momento de se estruturar, de conseguir os primeiros clientes. Muitas empresas podem simplesmente não ter faturamento nenhum nos primeiros seis meses. Por ser um período crítico para um negócio, é preciso explicar como a empresa sobreviverá a eles.

31 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS Nesta seção o empreendedor irá descrever: - Quais são os produtos e serviços de sua empresa (principais características) - Porque ela é capaz de fornecê-los e como eles serão fornecidos - Quais as principais características da equipe de produção - Quais aspectos seu produto ou serviço se diferencia dos da concorrência - Quem serão seus fornecedores e porque estes foram escolhidos - Quais serão os produtos e serviços futuros que você planeja fornecer quando sua empresa crescer

32 PARA FABRICANTES OU ATACADISTAS: Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS É necessário fazer uma descrição detalhada do desenvolvimento do produto a partir do recebimento da matéria-prima até o produto acabado. Descreva também a necessidade de matéria-prima (substitutos, suas características, custos, fornecedores (substitutos), se há escassez em algum período do ano. Faça uma previsão de compra de matéria-prima para ser incluída na projeção de fluxo de caixa. Descreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo, custo de manutenção, quantos operários, etc. PARA VAREJISTAS: Descreva os produtos ou famílias de produtos que serão vendidos e quais são os principais fornecedores dos mesmos, porque foram escolhidos, onde se localizam e o prazo de entrega. Descreva como você controla o estoque, margens de lucro a ser praticada, estoque ótimo, estoque mínimo e máximo e a reposição do estoque.

33 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS FONTES - quais são as fontes geradoras da inspiração do produto? LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÕES Onde a empresa estará localizada e quais as características dessa sua instalação: recursos e facilidades? DIREITO LEGAIS DE PROPRIEDADE - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais Um produto pode ser patenteado no INPI, por exemplo, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se não houver como proteger a inovação, é importante que a oportunidade seja aproveitada com agilidade, para aumentar a vantagem frente aos concorrentes que podem copiar o produto, criando barreiras de entrada.

34 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS Normalmente, os produtos possuem um ciclo de vida, passando por quatro fases clássicas de desenvolvimento: 1. Introdução (nascimento):altos investimentos, vendas lentas e baixo lucros. 2. Crescimento: aumenta da demanda e aumento nos lucros. 3. Maturação: redução no crescimento das vendas e estabilização do lucro. Cuidado com a concorrência. 4. Declínio: vendas decrescem e perda de lucro. Retirada. O empreendedor deve identificar em qual estágio do ciclo de vida encontra-se os produtos de suas empresa. Dependendo do estágio em que se encontra, a empresa deverá adotar diferentes estratégias de marketing (será visto depois). Direitos legais de propriedade do produto - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais

35 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS Um produto pode ser patenteado no INPI, por exemplo, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se não houver como proteger a inovação, é importante que a oportunidade seja aproveitada com agilidade, para aumentar a vantagem frente aos concorrentes que podem copiar o produto, criando barreiras de entrada. Evolução do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos É preciso definir os mecanismos que serão utilizados para estar atendo às novas demandas do mercado, aproveitando oportunidades de modificar e melhorar o produto, adicionando novas características e funcionalidades.

36 ESTRATÉGIA DE PRODUTO Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS A empresa deve projetar como vai desenvolver, produzir e distribuir os seus produtos, com base no estudo do mercado e/ou com base no desempenho dos seus atuais produtos (empresas já existentes). É preciso definir os mecanismos que serão utilizados para estar atendo às novas demandas do mercado, aproveitando oportunidades de modificar e melhorar o produto, adicionando novas características e funcionalidades. COMPARAÇÃO COM OS COMPETIDORES: Quais os competidores existentes no mercado e quais os serviços e produtos que oferecem? Como o produto da empresa se situa na comparação com os competidores?

37 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS A descrição do produto/serviço no plano de negócios deve ressaltar suas características e benefícios. - Características estão geralmente relacionadas a aspectos físicos (tamanho, peso, formato, cor) e funcionalidade (feito de, utilizado para, aplicado como). - Benefícios estão relacionados à satisfação do cliente e o que o produto lhe proporciona. Se possível, faça uma comparação com os atributos dos produtos da concorrência.

38 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS TECNOLOGIA - quais as tecnologias usadas nos produtos e serviços e como essas tecnologias podem ser encontradas? Se a empresa é detentora de tecnologia, isso deve estar enfatizado no plano de negócios como um diferencial competitivo em relação â concorrência. No entanto, se ela depende de fornecedores ou parceiros tecnológicos, ela deve demonstrar como fará para diminuir ou eliminar essa dependência, ou, pelo menos, estabelecer estratégias que garantam maior segurança e menor suscetibilidade aos eventos externos. Os detalhes podem ser apresentados quando abordar sobre Pesquisa e Desenvolvimento a seguir.

39 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO O que a empresa está fazendo para se manter tecnologicamente atualizada? Evolução do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Qualquer empresa que comercialize produtos de base tecnológica deve possuir uma política interna de pesquisa e desenvolvimento, que pode ser realizada pela própria empresas ou através de parcerias com institutos de pesquisa e universidades. Isso deve estar previsto no orçamento da empresa. FUTURO - quais os futuros produtos e serviços que poderão ser produzidos pela sua empresa? Quais as perspectivas futuras da sua empresa em relação a esses produtos e serviços?

40 Elaborando seu plano de negócios: PRODUTOS/SERVIÇOS PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Como é o processo de produção? Quais são os recursos utilizados funcionários, fornecedores, máquinas)? (matéria-prima, Como é composto o custo do produto final? Como esse produto é distribuído? Quais os custos envolvidos no processo de distribuição? É aconselhável que o empreendedor exponha de forma objetiva todos os custos envolvidos na obtenção do produto, colocando os cálculos detalhados na seção de Anexos. Mostre se os seus custos são competitivos e se a empresa tem capacidade para atender aumento de demanda. Se a empresa possui uma política de qualidade para o setor de produção colocá-la no PN.

41 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO A análise do mercado é considerada por muito a parte mais importante do PN, e também a mais difícil de se fazer, pois toda a estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor, sempre procurando se diferenciar da concorrência, agregando maior valor aos seus produtos e serviços, com o intuito de conquistar seus clientes continuamente. Essa seção do PN deve ser a primeira a ser elaborada, pois dela dependerão todas as outras. Lembre-se sempre: raramente existem produtos únicos, sem similares no mercado. A concorrência existe sim e você deve conhecê-la muito bem para poder competir melhor no mercado.

42 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO Uma vez identificado o mercado onde se quer atuar, é preciso conhecê-lo a fundo. Quem são meus clientes, onde estão, quais são seus desejos e necessidades, quanto querem pagar, quem toma a decisão de compra, e tantos outros detalhes. Quanto mais conhecer meus clientes, melhor poderei atendê-los. Clientes mais satisfeitos se tornam fiéis, e relações de fidelidade garantem maiores margens de lucro. Descrição da área de negócios da empresa e da situação atual do negócio no mercado - evolução da tecnologia nesta área Tamanho do mercado obtido através de pesquisa de mercado

43 SEGMENTAÇÃO DO MERCADO Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO A competição por agradar melhor aos clientes tem levado muitas empresas a segmentar seus mercados. Ao dividir meus clientes em segmentos, eu posso desenvolver produtos e serviços mais específicos para suas necessidades, e com isso atendê-los melhor. Quando eu tenho um produto de massa, normalmente trago um pouco de satisfação para muitas pessoas. Eu posso satisfazer um pouco muitas pessoas. Mas se eu segmento, aquele grupo que eu atendo se sentirá extremamente bem atendido, porque eu estou dirigindo minha atenção a suas necessidades e desejos específicos. Caracterização do mercado - área geográfica - tipos de empresas clientes - tamanho do segmento

44 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO ANÁLISE DA INDÚSTRIA/SETOR Deve ser feito um breve histórico desse mercado nos últimos anos e a análise das tendências para o mesmo nos próximos anos.

45 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO DESCRIÇÃO DO SEGMENTO DE MERCADO Após a análise macro do setor, deve-se fazer uma análise mais particular do segmento de mercado de sua empresa. Deve-se mostrar o que está acontecendo com o seu setor e quais são as perspectivas para sua empresa dentro desse setor. Porém é importante mostrar quais são os números que mostram essa tendência, mostrando as fontes que respaldam as informações. As fontes de informação podem ser variadas e encontradas de diferentes formas: pesquisas já prontas, dados dispersos, gráficos, tabelas, banco de dados, etc.

46 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO Alguns exemplos de fontes de informação: - Associações comerciais e industriais; - Prefeituras municipais - Entidades de classe - Sebrae - Internet, revistas, jornais, periódicos, livros, documentários - Órgãos do governo (IBGE, ministérios, secretarias) - Empresas de pesquisa de mercado - Universidades e Institutos de Pesquisa Além dessas fontes, existe uma forma que pode ser considerada das mais eficazes para se conhecer as tendências de um mercado e as preferências do consumidor: as pesquisas de mercado.

47 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO É importante realizar pesquisas com seus clientes em potencial antes de decidir lançar um determinado produto. Porém, é um investimento que nem sempre as empresas podem bancar. Nesse caso, use a criatividade e o emprenho, utilizando os materiais e recursos que se encontram disponíveis. Faça, você mesmo e seus sócios, pesquisas-piloto abordando diretamente clientes-alvos, fornecedores, amigos, família, etc. As pesquisas devem ser feita de forma objetiva, com poucas questões, de preferência de múltipla escolha, e que consiga atingir o objetivo definido pelo empreendedor. A ajuda de um especialista em marketing pode ser utilizada para aumentar a eficiência.

48 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO Antes de realizar a pesquisa é importante que o empreendedor saiba quem são seus clientes em potencial e qual o seu público-alvo para não desperdiçar tempo dinheiro. A definição de segmento de mercado significa que você está definindo um grupo de pessoas com características similares, necessidades e desejos comuns, e que serão o foco de venda da empresa. Deve-se conhecer os hábitos de consumo, o estilo de vida e onde vivem. Tente identificar os seguintes aspectos: - Em relação aos consumidores: geografia (onde moram?), perfil (como são?), estilo de vida (como vivem e o que fazem?), e personalidade (como agem?). - O que o consumidor está comprando? - Por que o consumidor está comprando os produtos/serviços?

49 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO Uma empresa tem mais concorrentes do que imagina, pois além dos concorrentes diretos, existem os produtos substitutos, e existem mil opções que podem ser levadas em conta no momento de uma decisão de compra. A análise da concorrência é de suma importância. A concorrência de uma empresa não se limita aos concorrentes diretos, que produzem produtos similares aos da sua empresa. Devem ser considerados os competidores indiretos, aqueles que de alguma forma desviam a atenção de seus clientes, convencendo-os a adquirir seus produtos (Ex: locadora de vídeo).

50 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO Obviamente, quando o empreendedor estiver analisando o nicho de mercado onde a empresa está inserida deve procurar mostrar como esse mercado está segmentado, as tendências do setor e de seu segmento específico, as tendências de consumo, os novos competidores, os substitutos, os fornecedores, etc.

51 ATRIBUTOS Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO SUA EMPRESA EMPRESA A EMPRESA B EMPRESA C Produtos Participação no mercado Canais venda de Qualidade Preço Localização Publicidade Pontos Fortes Pontos Fracos

52 ANÁLISE DO MERCADO Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO Aspectos legais - restrições e oportunidades Opções de entrada no mercado e em seus segmentos Mercados que devem ser escolhidos para trabalhar e as formas de penetração que devem ser usadas Riscos de Novos Entrantes Riscos de Substitutos Um bom roteiro para a análise da oportunidade e riscos do mercado pode ser: (O que já foi feito pela equipe pode será de grande utilidade) 1. Identificar as oportunidade e ameaças do negócio de ordem demográfica, econômica, tecnológica, política, legal, social e cultural.

53 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO 2. Descrever a indústria onde seu negócio está inserido: qual é o tipo de negócio, tamanho do mercado atual e futuro, quais são os segmentos de mercado, qual o seu segmento específico e as suas tendências, qual o perfil dos consumidores. 3. Análise dos principais competidores: descrição de seus produtos/serviços, posicionamento no mercado, suas força e fraquezas, práticas de marketing utilizadas, fatia do mercado que domina e participação de mercado. 4. Efetuar comparação com os competidores: mostrar quais os seus diferenciais em relação aos principais competidores.

54 Elaborando seu plano de negócios: ANÁLISE DO MERCADO A melhor forma de se apresentar a análise de mercado é por meio de tabelas e gráficos que permitem análise comparativas e a identificação visual das tendências do mercado. É importante para o bom gerenciamento do negócio, que o empreendedor mantenha sempre esse dados atualizados, pois a entrada de um novo concorrente pode mudar completamente uma análise do mercado. Para a análise do ambiente de negócios (oportunidade e ameaças) e para o conhecimento dos pontos forte e fracos do seu negócio é utilizada a técnica de análise SWOT, que será abordada com mais detalhes na seção seguinte: Análise Estratégica.

55 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA Uma análise estratégica da empresa deve incluir um misto de racionalidade e subjetividade, seguindo um processo básico, que pode ajudar o empreendedor a entender melhor a situação atual de seu negócio e quais são as melhores alternativas, ou meios, para atingir os objetivos e metas estipulados. O processo de planejamento estratégico do negócio pode servir de base para essa análise. O processo inicia-se pela definição da visão e missão da empresa, passando por uma análise dos ambientes externos e interno, e pela definição de objetivos e metas, para então chegar às estratégias que serão adotadas.

56 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA Declaração de visão e missão do negócio Análise do ambiente Externo (oportunida des e ameaças) Análise do ambiente interno (forças e fraquezas) Formulaçã o de objetivos e metas Formulaçã o de estratégias Implementação Feedback e controle

57 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE SWOT Análise do Ambiente externo (oportunidades e ameaças): Procure identificar os cenários de ordem macro-ambiental (econômico, político, sócio-cultural, etc.) e os fatores microambientais (consumidor, concorrente, fornecedores) importantes que afetam diretamente a empresa. Use o bom senso para selecionar aqueles fatores que realmente são importantes, os mais críticos para o seu negócio. Análise do Ambiente interno (forças e fraquezas): A honestidade é importante nesta análise. Identificar os ponto fraco não significa mostrar incompetência, mas que a empresa conhece suas fragilidades e tem intenção de minimizá-las.

58 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA E não é necessário o empreendedor eliminar todos os ponto fracos identificados. Ele deve priorizar seus esforços na eliminação daqueles que afetam mais negativamente seu negócio. Em relação aos ponto fortes, o empreendedor deve não somente mostrar os ponto fortes, mas principalmente como pretende adquirir uma vantagem competitivo como os ponto fortes identificados. (check-list na apostila). Com a análise SWOT definida, a empresa poderá identificar seus fatores crítico de sucesso, que deverão ser o foco de atenção de sua gestão. Assim, os objetivos e metas podem ser definidos com mais precisão e coerência.

59 Forças: -Liderança de mercado -Confiabilidade nas informações -Presença na Internet -Parceria com forte grupo Oportunidades: -Crescimento do número de usuários -Regulamentação da compra/venda pela internet -Aumento do interesse das empresas pela divulgação na internet Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE INTERNA ANÁLISE EXTERNA Fraquezas: -Falta de informação dos usuários de internet -Não ser o pioneiro em estar na internet -Não poder barrar novos concorrentes Ameaças: -As próprias empresas podem vender pela internet -O retorno para os anunciantes

60 OBJETIVOS E METAS Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA Os objetivos e metas são o referencial do planejamento estratégico, o que a empresa busa atingir, e devem ser escritos de forma que possam ser medidos, comparados e avaliados. Os objetivos indicam intenções gerais da empresam e o caminho básico para se chegar ao destino que você deseja. Já as metas são as ações específicas mensuráveis que constituem os passos para se atingir um objetivo. Um objetivo pode possuir várias metas específicas que, em conjunto, cumprem o objetivo estipulado.

61 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA Os objetivos são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Devem ser ousados, levando a empresa a um esforço acima do normal, buscando a superação, e motivando a equipe. Metas são as etapas necessárias para se alcançar os objetivos e devem ser: - Específicas - Mensuráveis - Atingíveis - Relevantes - Temporais

62 DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA Os objetivos e as metas indicam o que a empresa deseja atingir. Já a estratégia indica como a empresa retende alcançá-los. Estratégias empresariais podem ser de vários tipos: de ataque, de defesa, de desenvolvimento, etc. - Estratégias defensivas: visam manter os clientes existentes. - Estratégias de desenvolvimento: visam oferecer mais opções aos atuais clientes. - Estratégia de ataque: visam aumentar a participação de mercado da empresa, conquistando novos clientes. Michael Porter resumiu as estratégias de uma empresa em três tipos genéricos: liderança em custos, diferenciação e foco.

63 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA Alguns exemplos de estratégias e de objetivos e metas associados a elas são: - Penetração de Mercado: o objetivo associado a esse exemplo ocorre quando se deseja aumentar a participação de mercado. - Manutenção de Mercado: o objetivo associado a esse caso ocorre quando a empresa está satisfeita com sua situação atual e com a performance que apresenta. - Expansão de Mercado: o objetivo associado a este exemplo é parecido com o caso de penetração no mercado, só que, focase um mercado novo para o produto. - Diversificação: ocorre quando a empresa entra em um novo mercado com novos produtos ou serviços, devido a estagnação de seu mercado atual ou ainda pelo fato de não haver mais possibilidades de crescimento no mesmo.

64 Elaborando seu PN: ANÁLISE ESTRATÉGICA No Plano de Negócios, uma boa forma de se resumir a análise estratégica da empresa é a apresentação da análise SWOT, seguida de sua estratégia de negócio e de um cronograma, na qual as ações principais, bem como objetivos e metas, são apresentados com um horizonte de tempo para ocorrer.

65 ESTRATÉGIA DE MARKETING Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS São os meios e métodos que a empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos. Essas estratégias geralmente se referem ao composto de marketing (os 4P): produto, preço, praça (canais de distribuição) e propaganda/comunicação. A projeção de vendas da empresa está diretamente ligada à estratégia de marketing estabelecida, pois depende de como o produto será posicionado, qual será a política de preços, as promoções e os canais de venda que serão utilizados e, ainda, como o produto chegará ao cliente.

66 Para que a empresa defina sua estratégia, atuando sobre o composto de marketing, ela deve definir seus objetivos de marketing: - Qual a participação de mercado a empresa quer atingir? - Quanto quer vender? - Quanto quer lucrar? - Em quais segmentos e regiões? - Com que penetração de mercado? - Para quais consumidores? - Em qual prazo? Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS

67 Produto: Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS Posicionar o produto no mercado significa direcionar o produto para atender à expectativa e necessidades do cliente-alvo escolhido, no segmento de mercado definido. Com isso, a empresa estabelece uma imagem do produto junto aos clientes, tentando se diferenciar de alguma forma da concorrência. Isso pode ser feito pela criação de variações de produtos, opcionais, acessórios, kit completo, peças individuais, baixo preço, etc.

68 Preço: Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS O preço talvez seja a maneira mais tangível de se agir no mercado, pois pela política de preços a empresa pode criar demanda para o produto, segmentar o mercado, definir a lucratividade da empresa, mudar a penetração do produto no mercado, sempre tendo como referencia o valor que o consumidor vê no produto e não o preço que a empresa acha que deva ter. Cuidado: alta qualidade e preço baixo raramente ocorre. A estratégia de preços que a empresa adota para um produto ou uma família de produtos interfere diretamente na imagem do produto no mercado e em que segmento irá consumir o produto. Logo, a empresa deve estabelecer seu objetivo de mercado de forma clara e definir como irá atuar em relação à concorrência.

69 Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS Quando um produto é lançado no mercado, seu preço pode ser estabelecido abaixo do valor de mercado. Porém as regras devem estar claras para que o consumidor não se sinta lesado e deixe de consumir o produto após essa fase inicial. Para se definir a estratégia de preços mais adequada, a utilização dos resultados da análise de mercado, na qual se identificam as características, o comportamento e os anseios do consumidor, devem ser considerada uma premissa básica. Praça: Os canais de distribuição envolvem as diferentes maneiras que a empresa pode adotar para levar o produto até o consumidor. Referem-se aos canais de marketing, à distribuição física e aos serviços ao cliente.

70 Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS A empresa pode optar pela venda direta ou indireta. A empresa pode ainda usar formas intermediárias de venda como: telemarketing, catálogos, mala direta e a internet. As características do produto/serviço interferem diretamente nos canais de distribuição que podem e devem ser adotados pela empresa. Aspectos como características de armazenagem, localização dos depósitos, meios de transporte utilizados para levar o produto até o cliente e a embalagem do produto também devem ser considerados para definir os canais de distribuição mais adequados.

71 Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS Propaganda/Comunicação: Três fatores devem ser considerados no plano de propaganda/comunicação da empresa: o pessoal envolvido, a propaganda e as promoções. 1. Pessoal Envolvido: A quantidade de pessoas e suas qualificações vão depender dos canais de distribuição que foram escolhidos: vendas diretas necessita de mais pessoas e de maior qualificação do que vendas indiretas. 2. Propaganda: tem o objetivo de fazer com que uma mensagem atinja uma audiência selecionada, com o propósito de informar, convencer e reforçar o conceito do produto junto aos consumidores. A propaganda pode ser feita por vários veículos de comunicação dependendo do público que se quer atingir. Mesmo em cada veículo deve segmentar o público-alvo, selecionando o programa, os horários, os dias da semana, épocas do ano, etc. (Propaganda: vender ou divulgar)

72 Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS Fazer propaganda geralmente custa caro, e a escolha dos veículos adequados, a quantidade e periodicidade da propaganda são fundamentais para que a empresa otimize o capital investido. Cuidado: Demanda Gerada x Capacidade de Produção 3. Promoções de Vendas: ajudam a estimular a venda de produto e são muito usadas no lançamento de novos produtos no mercado, para se desfazer de produtos estocados, estimular a repetição da compra, aumentar o volume de venda no curto prazo, etc. Resumindo: oferece uma vantagem adicional ao cliente, como desconto no preço, brinde, produto extra, etc. As palavra mais utilizadas na campanha são: ganhe, economize, grátis, imperdível, pechincha, loucura, aproveite e outras similares.

73 Projeção de Vendas: Elaborando seu plano de negócios: MARKETING E VENDAS Deve ser feita tendo como base a análise de mercado, a capacidade produtiva e a estratégia de marketing da empresa. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, quando esta influencia as vendas. Uma boa forma de obter projeções de vendas é fazer projeções mensais em termos de volume de vendas e preços praticados, levando-se em consideração também os índices de retenção dos clientes (fidelidade).

74 Elaborando seu plano de negócios: ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Tudo o que foi falado até agora só pode acontecer com uma equipe de profissionais que tenham as competências necessárias para implementar o que foi planejado. Por isso, é preciso criar uma estrutura ideal em termos de eficiência, de maneira que seja o menos custosa possível, e em termos de eficácia, para que atinja os resultados desejados pelos investidores. EQUIPE GERENCIAL Uma equipe de trabalho competente tem um organograma claro e bem estruturado, pessoas que estão motivadas, alinhadas com os objetivos da organização e, o mais importante, comprometidas com os resultados. Também são pessoas pró-ativas, que trabalham com criatividade e que têm autonomia dentro de sua área de atuação.

75 Elaborando seu plano de negócios: ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Descrição detalhada dos seus principais processos de produção e prestação de serviços Capacidade instalada e estrutura de produção para os diversos cenários da empresa Além disso, a empresa precisa trabalhar com qualidade, o que significa ter seus processos de trabalho mapeados, e funcionando da maneira mais dinâmica e eficiente. Para isso, é preciso não só reunir a equipe certa, mas definir a melhor logística de produção e distribuição, selecionar os melhores fornecedores, definir os meios de transporte, estoques, e a metodologia de produção. Escolha de fornecedores - dependência de fornecedores e alternativas escolhidas Logística de distribuição Aspectos competitivos decorrentes da produção

76 Elaborando seu plano de negócios: ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO FORMAS DE REMUNERAÇÃO Uma equipe comprometida e motivada, com iniciativa, também depende de uma remuneração adequada. Assim, é preciso definir estratégias de remuneração. Muitas empresas utilizam participação nos lucros, há ainda o sistema de opção de compra de ações, muito comum nos Estados Unidos, onde a existe uma bolsa de valores mais robusta, e onde há muita negociação de ações de empresas novas. Nessa opção, o funcionário, dependendo de seu desempenho, pode receber remuneração em ações. Tratando-se de uma empresa jovem, cujas ações podem ter uma valorização de até 1000%, a possibilidade de ter ganhos extraordinários são grandes. FORMAS DE AVALIAÇÃO Estabelecimento de critérios de avaliação bastante claros MOTIVAÇÃO DE PESSOAL

77 Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO A parte financeira é, para muitos empreendedores, a parte mais difícil do plano de negócios, pois deve refletir em números tudo o que foi escrito até então nas outras seções do plano: investimentos, gastos com marketing, despesas com vendas, gasto com pessoal, custos fixos e variáveis, preço de venda, análise de rentabilidade do negócio, etc. Porém, após o entendimento dos objetivos do negócio, a parte financeira fica mais simples e fácil, mas de forma trabalhosa. É aconselhável que o empreendedor recorra a uma assessoria contábil e financeira para auxiliá-lo nessa tarefa. Os principais demonstrativos a serem apresentados em um plano de negócios são: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Demonstrativo de Fluxo de Caixa, todos projetados com um horizonte de pelo menos 3 (três) anos.

78 Por meio desses demonstrativos é possível efetuar uma análise da viabilidade do negócio e o retorno financeiro proporcionado. Para essas análises, geralmente se usam os seguintes métodos: análise do ponto de equilíbrio, prazo de playback, taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL). PRESSUPOSTOS IMPORTANTES Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Quais os pressupostos que foram adotados para fazer o planejamento financeiro? Quais os cenários que vão ser feitos? Como a economia do país ou do mundo ou da cidade vai contribuir ou prejudicar seu negócio? Qual a mobilidade dos cenários no tempo?

79 Balanço Patrimonial: Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Reflete a posição financeira em um determinado momento, e é constituído de duas colunas: a do ativo (bens e direitos) e a do passivo (obrigações) e patrimônio líquido (capital social e lucros/prejuízos). ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO; ou ATIVO PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO

80 Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO ATIVO -Circulante: são contas que estão constantemente em giro, sendo que a conversão do dinheiro será, no máximo, no próprio exercício social (1 ano). -Realizável no longo prazo: bens e direitos que se transformarão em dinheiro no próximo exercício. -Permanente: são bens e direitos que não se destinam à venda e têm vida útil, no caso dos bens, longa PASSIVO -Circulante: são obrigações exigíveis que serão liquidadas no próprio exercício social (1 ano). -Exigível a longo prazo: obrigações liquidadas com prazo superior a um ano. PATRIMÔNIO LÍQUIDO -São os recursos dos proprietários aplicados na empresa.

81 Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO Um dos aspectos importantes do balanço é que ele revela a estrutura de capital de um negócio, composta por capital de terceiros e capital próprio. Quanto maior for o capital de terceiros, maior o endividamento. O passivo mostra ainda o prazo do endividamento, o custo e os credores. Geralmente, as dívidas de longo prazo são melhores do que as de curto prazo. Outro aspecto importante é o montante do capital de giro nas empresas (CG = Passivo Circulante o Ativo Circulante), que indica a parte do ativo que não está comprometida com o passivo circulante. Quanto maior for o CCL maior será a flexibilidade financeira da empresa. O ativo permanente é utilizado pela empresa em suas operações produtivas e revela o nível de modernização do parque produtivo da empresa.

82 Demonstração de Resultado: Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO O ativo permanente é utilizado pela empresa em suas operações produtivas e revela o nível de modernização do parque produtivo da empresa.

83 Fluxo de Caixa: Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO O ativo permanente é utilizado pela empresa em suas operações produtivas e revela o nível de modernização do parque produtivo da empresa.

84 PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA Elaborando seu plano de negócios: PLANEJAMENTO FINANCEIRO A projeção do fluxo de caixa de um plano de negócios, traz as projeções de receitas e despesas, as necessidades de reinvestimento em ativos fixos e capital de giro. Ele considera apenas as entradas e saídas efetivas de dinheiro. Com isso, ele nos dá o fluxo de caixa livre, ou líquido, que é o dinheiro gerado pelo negócio, que está disponível para os investidores. Esse valor interessa numa análise de um negócio, porque, para um investidor, um negócio nada mais é que uma aplicação onde terá que imobilizar dinheiro e onde, no futuro, terá retiradas que remunerarão esse capital imobilizado.

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Estrutura do Plano de Negócio Profa. Fernanda Pereira Caetano Trabalho pesado é geralmente a acumulação de tarefas pequenas que não foram feitas a tempo. (Henry Cooke) Não existe uma estrutura rígida e

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

17/10/2011. Construindo Planos de Negócios. Capítulo 1: Aspectos gerais do plano de negócios

17/10/2011. Construindo Planos de Negócios. Capítulo 1: Aspectos gerais do plano de negócios do plano Construindo Planos de Negócios 2011.2 Tipos Empresa de prestação de serviços Empresa de venda a varejo Empresa de vendas por atacado Distribuidora Empresa Industrial Empresa Mista do plano do

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

ELEMENTOS DO PLANO DE NEGÓCIOS

ELEMENTOS DO PLANO DE NEGÓCIOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS DE PARNAÍBA CURSO: Técnico em Informática DISCIPLINA: Empreendedorismo PROFESSORA: CAROLINE PINTO GUEDES FERREIRA ELEMENTOS DO PLANO

Leia mais

Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve

Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve 6 PLANO DE NEGÓCIOS (PN): UMA VISÃO GERAL. O QUE É E PARA QUE SERVE Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

MAC 5856 - Desenvolvimento de Software Livre Começando uma Startup de Sw

MAC 5856 - Desenvolvimento de Software Livre Começando uma Startup de Sw MAC 5856 - Desenvolvimento de Software Livre Começando uma Startup de Sw Vladimir Moreira Infomobile Roteiro Motivação de começar uma Startup Startup O que é um Startup Peças fundamentais Empreendedor

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindoà versão de demonstração do curso Empreenda (Quase) Sem Dinheiro! Vocêpoderá conferir alguns vídeos do curso antes

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP Feitosa, R. 1, Santos, J. 2, Lourenção, P. 3 123 Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Univap

Leia mais

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades UNIDADE 3 Identificação de oportunidades Provavelmente seja um dos maiores mitos sobre as novas idéias para negócios: a idéia deve ser única. Na realidade pouco importa se a idéia é única ou não, o que

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004 6.3b Plano de Internacionalização

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do da AJES A - APRESENTAÇÃO 1. A empresa 1.1. Aspectos Gerais 1.1.1. História da empresa (da fundação a atualidade) 1.1.2. Visão, Missão e

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Estratégia de Negócios em TI (Parte 2) Conceito e Processo do Planejamento Prof. Me. Walteno Martins Parreira Jr Vídeo: Os três porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=eo4msbm113g

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Construindo um Plano de Negócios Fabiano Marques

Construindo um Plano de Negócios Fabiano Marques Construindo um Plano de Negócios Fabiano Marques "Um bom plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma idéia realmente inovadora; culminando em um

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity Desenvolvimento de Marcas Fortes Criação de Brand Equity 1. O que é brand equity? Equity significa valor/patrimônio. Brand equity = valor da marca/patrimônio de marca. A American Marketing Association

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre o responsável pela proposta. Nome : Identidade: Órgão Emissor: CPF: Endereço: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Telefone: FAX: E-mail Formação Profissional: Atribuições

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Elaboração de Plano de Negócio Leandro Lind 04.Jun.2013. Encontro de Capacitação sobre Projetos Sociais Capacitado, você pode mais!

Elaboração de Plano de Negócio Leandro Lind 04.Jun.2013. Encontro de Capacitação sobre Projetos Sociais Capacitado, você pode mais! Elaboração de Plano de Negócio Leandro Lind 04.Jun.2013 Encontro de Capacitação sobre Projetos Sociais Capacitado, você pode mais! O que é importante para você? O que é importante para você? Saúde! O que

Leia mais

Profº Rogério Tavares

Profº Rogério Tavares Profº Rogério Tavares Administração Por Objetivos - APO A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas atividades meios para os objetivos ou finalidades da

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

Roteiro do Plano de Negócio

Roteiro do Plano de Negócio Roteiro do Plano de Negócio 1. Componentes do Plano de Negócios a) Resumo Executivo b) A organização Visão estratégica/modelo de negócio c) Análise de mercado d) Planejamento de marketing - produto ou

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

Documento a ser entregue 3ª Etapa. 7º Concurso de empreendedorismo

Documento a ser entregue 3ª Etapa. 7º Concurso de empreendedorismo 1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Decanato de Pesquisa e Pós-graduação Documento a ser entregue 3ª Etapa 7º Concurso de empreendedorismo Coordenadoria de Inovação e Empreendedorismo 2 1. PLANO DE

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS MENSAGEM DO PRESIDENTE O cooperativismo vive seu momento de maior evidência. O Ano Internacional das Cooperativas, instituído

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE

ESTUDO DE VIABILIDADE ESTUDO DE VIABILIDADE REDE LOCAL / ARRANJO PRODUTIVO LOCAL / CADEIA PRODUTIVA NOME: SIGLA: ESTADO: 1º Parte - Viabilidade Econômica e Ambiental Esta é a dimensão mais importante do estudo de viabilidade

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

PARTE VII Criando um Plano de Negócios Eficiente I

PARTE VII Criando um Plano de Negócios Eficiente I FATERN Faculdade de Excelência Educacional do RN Coordenação Tecnológica de Redes e Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Empreendedorismo: Uma Introdução Prof. Fabio Costa Ferrer,

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR Imagens: depositphotos.com www.robertodiasduarte.com.br facebook.com/imposticida contato@robertodiasduarte.com.br Nossa "prosa" SPED

Leia mais

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Desempenho de Operações EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Agenda da aula 1 Desempenho de operações 2 Estudo de caso Capítulo 2- Desempenho de Operações Desempenho de operações Como avaliar

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

ELABORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS AULA 01: CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS A PROJETOS TÓPICO 04: NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 1.14 NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 6 Plano de Negócios Empreendedorismo de Negócios com Informática - Plano de Negócios 1 Conteúdo Sumário Executivo Apresentação da Empresa Plano de Marketing

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT (abreviatura das palavras em inglês Strong, Weakness, Opportunities e Threats) é uma análise ambiental que consiste em levantar pontos internos e

Leia mais

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais