IVA no Sector Petrolífero

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IVA no Sector Petrolífero"

Transcrição

1 IVA no Sector Petrolífero 2019

2 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Índice 1. Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes 2. Regimes de Tributação do IVA 3. Regime do IVA no Sector Petrolífero IVA no Sector Petrolífero

3 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Índice 1. Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes 2. Regimes de Tributação do IVA 3. Regime do IVA no Sector Petrolífero IVA no Sector Petrolífero

4 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Regime Jurídico de Facturas e Documentos Equivalentes Estrutura da Proposta do Regime 1. Objecto 2. Âmbito 3. Definições 4. Emissão de facturas ou documentos equivalentes 5. Dispensa de emissão de factura 9. Auto- facturação 10. Requisitos das facturas e documentos equivalentes 11. Emissão tipográfica de facturas ou documentos equivalentes 12. Factura em formato electrónico 13. Facturação electrónica e sistemas 6. Recibos 14. Arquivamento 7. Processamentos 15. Penalidades Este Diploma estabelece as regras aplicáveis à emissão, conservação e arquivamento Para efeitos do Diploma, aplicam-se figuras novas como: - Auto-facturação; - Factura global; - Custo indevidamente documentado; - Factura /Recibo; - Custo não documentado; - Nota de débito e nota de crédito; - Factura genérica; - Programa informático de facturação; - Venda a dinheiro; - Recibo e volume de negócios. 8. Emissão, rectificação e anulação de facturas ou documentos equivalentes 16. Competência de fiscalização - Factura com carimbo de pago; Legenda: Artigos com a redacção actualizada Artigos novos

5 Sociedade Investidora Petrolífera Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Regime Jurídico de Facturas e Documentos Equivalentes É obrigação dos sujeitos passivos garantir que na venda de bens e prestação de serviços sejam emitidas facturas ou documentos equivalentes, contendo os elementos definidos no nº 1 do artigo 11. do Decreto Presidencial nº 292/18, de 3 de Dezembro, que aprova o Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes Na recepção de facturas ou documentos equivalentes aquando da aquisição de bens e serviços, as Sociedades Investidoras Petrolíferas devem observar todos os elementos contidos nas facturas ou documentos equivalentes, com principal realce aos seguintes elementos, sem prejuízo dos demais: Nome do fornecedor; Número de identificação fiscal (NIF) do fornecedor; Número da factura; Data da emissão da factura; Descrição dos bens transmitidos ou serviços prestados; Valor da factura sem o IVA; Valor do IVA; Valor total da factura; Número do certificado de validação fiscal do programa de facturação ou o número de autorização atribuído para a gráfica ou tipografia nas facturas imprensas tipograficamente, pela AGT.

6 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Índice 1. Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes 2. Regimes de Tributação do IVA 3. Regime do IVA no Sector Petrolífero IVA no Sector Petrolífero

7 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Regimes no Código do IVA Os regimes no Código do IVA Regime Geral Regime Transitório Regime de Não Sujeição Requisitos de adesão ao Regime Geral: (i) Cadastro actualizado, (ii) Programa de facturação, (iii) Submissão electrónica (SAF-T), (iv) Contabilista (OCPCA). Ates da entrada em vigor do Código do IVA, todos os contribuintes cadastrados na Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes (de forma oficiosa); De 1 de Julho de 2019 a 31 de Dezembro de 2020 Contribuintes Cadastrados na Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes Volume de negócio ou operação de importação > à 250 Mil USD Regime Geral Regime de Não Sujeição A partir de 1 de Janeiro de 2021 Actualização do Cadastro Volume de negócio ou operação de importação = < à 250 Mil USD Os outros contribuintes que optarem voluntariamente ao Regime Geral de tributação (obrigatório); Outros contribuintes, de forma facultativa durante o regime transitório (2019 e 2020), Todos os contribuintes, de forma obrigatória até Dezembro de 2020 (Definição: do Regime Geral ou Não Sujeição ).

8 Os regimes adoptados pelo fornecedor da Industria Petrolífera Regime Geral 1. Sujeitos Passivos do IVA: a) Contribuintes cadastrados na Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes; b) Outros por requisição. Regime Geral Regime Transitório 1. Aplicado aos exercícios de 2019 e 2020; 2. Volume de negócio > à 250 Mil USD; 3. Pagamento pelo regime de caixa; 2. Obrigatório: a) Incluir (liquidar) o IVA na factura de fornecimentos de bens e de serviços prestados nas fases de pesquisa, desenvolvimento, produção e abandono. b) Aceitar ser retido na fonte (IVA Cativo) o valor do IVA constante na factura. Regime de Não Sujeição 1. Volume de negócio = < à 250 Mil USD; Regime de Não Sujeição 2. Não incluir (liquidar) o IVA na factura de fornecimentos de bens e de serviços prestados; 4. Declaração obrigatória das aquisições de bens e serviços sujeito a IVA; Regime Transitório (Facultativo) 4. A taxa a ser aplicada é a metade da taxa do Código IVA; 5. Não inclui (liquida) o IVA na factura; 6. Com direito a dedução de 4% do IVA suportado nas aquisições de bens e serviços, e sem direito ao reembolso; 7. Declaração obrigatória das aquisições de bens e serviços sujeito a IVA; 8. Requisitos para adopção ao Regime Geral: (i) Cadastro actualizado, (ii) Programa de facturação, (iii) Submissão electrónica (SAF-T), (iv) Contabilista (OCPCA).

9 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Índice 1. Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes 2. Regimes de Tributação do IVA 3. Regime do IVA no Sector Petrolífero IVA no Sector Petrolífero

10 Isenções Capítulo III Valor Tributável Capítulo IV Taxas 1. Isenções nas operações internas: Transmissão de livros; Transmissão de medicamentos; Transporte colectivo de passageiros; Imóveis sujeitos a Sisa; Transmissão de combustíveis e gás (lista anexa); Outros. 2. Isenção nas Operações com o exterior Exportações de bens. 3. Isenções na importação: A importação de mercadorias destinadas exclusiva e directamente à execução das operações petrolíferas e mineiras nos termos da Lei que estabelece o Regime Aduaneiro do Sector Petrolífero e do Código Mineiro, respectivamente.

11 Regime Especial para o Sector Petrolífero Capítulo III Valor Tributável Capítulo IV Taxas 1. Regime do IVA Cativo : em que as Sociedades Investidoras Petrolíferas, deverão cativar (IVA dedutível e o IVA não dedutível) na totalidade contido na factura ou documento equivalente emitido pelo seu fornecedor (sujeito passivo), aquando da transmissão de bens ou prestação de serviços, nas fases de pesquisa, desenvolvimento, produção e abandono; 2. Modelo Declarativo : em que a Sociedade Petrolífera suporta o "IVA dedutível" e o deduz imediatamente no período (não há impacto na tesouraria e nos resultados da Sociedade Petrolífera) 3. Sujeição Parcial : em que a Sociedade Petrolífera suporta o "IVA não dedutível" e entrega aos cofres do Estado, considerado como um custo fiscalmente aceite em sede do Imposto sobre o Rendimento Petrolífero (IRP).

12 Regime Especial para o Sector Petrolífero Capítulo III Valor Tributável Capítulo IV Taxas - O IVA dedutível: É o imposto que incide sobre todos os bens e serviços, excepto os serviços constantes numa "lista definida. - O IVA não dedutivel: É o imposto que incide sobre alguns serviços constantes numa "lista definida" que a Sociedade Investidora Petrolífera terá que suportar como custo. - O IVA reflectido na factura classificados como "custos próprios" será aplicado a Regra do "Modelo Declarativo", seja para os "Operadores" como para os "Não Operadores, com algumas excepções das regras gerais. - O "IVA não dedutível" aplicado para os sujeitos passivos do "Regime Geral", será aplicado a estes custos, sendo que devem ser entregues aos cofres do Estado. - Todas as aquisições feitas a fornecedores não residentes (constantes da lista classificados como custo de produção) são declarados e entregues aos cofres do Estado como "IVA não deditível" das operações com os não residentes, com base no "método da autoliquidação".

13 Regime Especial para o Sector Petrolífero Capítulo III Valor Tributável Capítulo IV Taxas Sociedade Investidoras Petrolífera 1. Modelo Declarativo (IVA dedutível): Todos os custos de pesquisa, desenvolvimento e produção (excepto do ponto 2). 2. Sujeição Parcial nos custos de produção (IVA não dedutível): Consumo de água e energia (sujeição em todas as fases*); Serviços de comunicações electrónicas e telecomunicações (sujeição em todas as fases*); Serviços de hotelaria e similares (sujeição em todas as fases*); Locação de máquinas ou equipamento, exclusão dos sujeitos a Imposto sobre Aplicação de Capitais; Serviços de consultoria; Aluguer de viaturas; Serviços de gestão; Serviços de segurança, informática, auditoria, revisão de contas e advocacia; Aquisição ou importação de tabaco. IVA cativo 3. Custo fiscal aceite (IVA não dedutível): Custo dedutível e/ou recuperável em sede do imposto sobre o rendimento petrolífero.

14 Liquidação, Pagamento e declaração do Imposto Competência para a liquidação e imposto cativo Competência para a liquidação: Sujeito passivo, Serviços Aduaneiros, AGT nas liquidações oficiosas. IVA cativo: Sociedade Investidora Petrolífera (100% do IVA incluído na factura de fornecimento de bens e serviços prestados). IVA Com e Sem Direito à Dedução no Sector Petrolífero IVA Dedutível (Modelo Declarativo): Todos os custos de pesquisa, desenvolvimento, produção (excepto alguns serviços listados) e abandono; Declaração mensal no SIGT. IVA Não Dedutível (Sujeição Parcial): Custos de produção (serviços listados); Declaração mensal no SIGT. Submissão da declaração de forma electrónica Submissão no estabelecimento do contribuinte (Via Portal), Submissão na Repartição Fiscal, na falta de condições, Aviso electrónico de recepção efectuada pelo SIGT.

15 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Obrigações Fiscais e Declarativas do IVA dos Contribuintes (Sujeitos Passivos) Transmissão electrónica de dados no Sistema Integrado de Gestão tributária (SIGT): Decreto Presidencial n.º 312/18 de 21 de Dezembro, que aprova o Regime Jurídico da Submissão electrónica dos Elementos contabilístico dos Contribuintes. Submissão electrónica através do Portal de Contribuintes dos ficheiros mensalmente (até o final do mês seguinte, das operações do mês anterior): Submissão do ficheiro de facturação, Submissão do ficheiro de aquisições de bens e serviços (upload) ou anexo/mapa de fornecedores. Submissão electrónica de forma gradual: Grandes Contribuintes e os contribuintes que aderirem ao regime geral do IVA (obrigatório), Outros contribuintes ( facultativo), Todos os contribuintes (1 de Janeiro de obrigatório). Portal Do Contribuinte Repartição Fiscal Superior ao volume de negócio ou operação de importação (kz 50 Milhões) Aviso electrónico de recepção efectuada pelo SIGT.

16 Adilson Sequeira Coordenador do Grupo Técnico do IVA Obrigado

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA)

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Módulo III: Obrigações Declarativas, e Penalizações Palestrantes: Emanuel Archer Carvalho e Leandro Cruz Angola, 2018 Índice

Leia mais

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA)

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Imposto sobre o Valor Acrescentado para Angola Luanda, 2 de Julho de 2018 IVA para Angola (Proposta de Lei do IVA e Regime

Leia mais

Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME. Código do Imposto Industrial

Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME. Código do Imposto Industrial Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME Código do Imposto Industrial Luanda, Dezembro 2014 1 Conteúdo da formação 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Introdução Incidência Grupos de Tributação Determinação

Leia mais

OE Lei 3-B/ de Abril

OE Lei 3-B/ de Abril OE 2010 Lei 3-B/2010 28 de Abril ALTERAÇÕES EM MATÉRIA DE IVA 1 Alterações ao Código do IVA Art.º 93.º Autorizações Legislativas no âmbito do Código do IVA Art.º 94.º Alterações ao artigo 6.º do Decreto-Lei

Leia mais

Imposto de Consumo. Luanda, Novembro 2014

Imposto de Consumo. Luanda, Novembro 2014 Imposto de Consumo Luanda, Novembro 2014 Motivação da revisão do Imposto de Consumo Melhorar o sistema de tributação indirecta ; Disseminar algum sentido de justiça tributária, incluindo a tributação de

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro

Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro O Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro, que entrou em vigor no dia imediato, vem regulamentar e alterar diversas obrigações fiscais relativas ao processamento

Leia mais

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão Fiscalidade Licenciatura em Gestão 2011/2012 Imposto sobre o Valores Acrescentado (IVA) Programa: Caracterização Incidência Isenções Regras gerais da localização das operações Apuramento do imposto Taxas

Leia mais

Deloitte Tax Academy Jornadas Fiscais IVA em Angola - Novidades. 27 de Fevereiro de 2019

Deloitte Tax Academy Jornadas Fiscais IVA em Angola - Novidades. 27 de Fevereiro de 2019 Deloitte Tax Academy Jornadas Fiscais IVA em Angola - Novidades 27 de Fevereiro de 2019 Agenda Agenda 08h45-09h00 09h00-09h05 09h05-10h20 Recepção de convidados Sessão de boas-vindas e abertura da Jornada

Leia mais

a) Secção G, Classe 4520 Manutenção e reparação de veículos automóveis; Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto:

a) Secção G, Classe 4520 Manutenção e reparação de veículos automóveis; Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto: Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto: Foi publicado, no passado dia 24 de Agosto, o Decreto-Lei n.º 198/2012, o qual criou um incentivo fiscal à exigência de factura por adquirentes que sejam pessoas

Leia mais

Regime de IVA de Caixa

Regime de IVA de Caixa CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime de IVA de Caixa Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido

Leia mais

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para 2012 Audit Tax Advisory Consulting O RERT III aplica-se aos elementos patrimoniais que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2017

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2017 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2017 Até 10/07/2017 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA)

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Módulo II: - Valor Tributável - Taxas - Liquidação e Pagamento - Reembolso Angola, 2018 Índice 1. Apresentação dos Formadores

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias

Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda.

Leia mais

PROFILE. Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. AVISO

PROFILE. Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. AVISO Profile Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. Edifício Arquiparque II, Av. Cáceres Monteiro nº10, 2º Dto.,1495-192 Algés Portugal T. (351) 218 7126 00 F. (351) 218 7126 01 Capital

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2018 Até 10/07/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

CIRCULAR. Junto se envia, para conhecimento, comentários do nosso gabinete fiscal relativos ao Regime IVA de Caixa.

CIRCULAR. Junto se envia, para conhecimento, comentários do nosso gabinete fiscal relativos ao Regime IVA de Caixa. CIRCULAR N/ REFª: 61/2013 DATA: 05/07/13 ASSUNTO: Regime IVA de Caixa Exmos. Senhores, Junto se envia, para conhecimento, comentários do nosso gabinete fiscal relativos ao Regime IVA de Caixa. Com os melhores

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAOMZ22

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAOMZ22 Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Fiscal Col. Legislação ( ).

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Fiscal Col. Legislação ( ). Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Imposto Industrial Lei n.º 19/14 de 22 de Outubro

Imposto Industrial Lei n.º 19/14 de 22 de Outubro Imposto Industrial A) Regime Transitório Taxa de II de 30% aplicável já ao exercício de 2014; Obrigatoriedade de todas as empresas terem contabilidade organizada a partir do exercício de 2017; Tributações

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 Até 10/01/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 Até 10/01/2017 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAOMZ22

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAOMZ22 Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

IVA - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO

IVA - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO Caso Prático ( IVA) 2007 1 IVA - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO Uma empresa fabricante de vestuário, com sede no Porto, sujeito passivo de IVA enquadrado no regime normal de periodicidade trimestral,

Leia mais

newsletter Nº 77 JUNHO / 2013

newsletter Nº 77 JUNHO / 2013 newsletter Nº 77 JUNHO / 2013 Assuntos em Destaque Resumo Fiscal/Legal Maio de 2013 2 Regime de Caixa em Sede de IVA 3 Revisores e Auditores 6 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL Ministério das Finanças - Decreto-Lei

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 16h00 Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais que querem adquirir conhecimentos no novo regime

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2016

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2016 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2016 Até 10/07/2016 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

O OE 2012 EM DEBATE IVA - ALTERAÇÕES NA PROPOSTA DO OE PARA de OUTUBRO de IVA - Alterações na Proposta do OE para 2012

O OE 2012 EM DEBATE IVA - ALTERAÇÕES NA PROPOSTA DO OE PARA de OUTUBRO de IVA - Alterações na Proposta do OE para 2012 O OE 2012 EM DEBATE IVA - ALTERAÇÕES NA PROPOSTA DO OE PARA 2012 O OE 2012 EM DEBATE - IDEF 1 1 SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES CÓDIGO DO IVA - CIVA Artigo 9º, nº16 Artigo 16º Artigo 27º, nº 2 Artigo 29º, nº 18

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2015

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2015 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2015 Até 10/07/2015 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011. Decreto-Lei n.º 204/97, de 9 de agosto, DR n.º 183 Série I-A

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011. Decreto-Lei n.º 204/97, de 9 de agosto, DR n.º 183 Série I-A Executa a autorização legislativa constante do artigo 35.º, n.º 1, da Lei n.º 52-C/96, de 27 de Dezembro (Lei do OE/97), através do qual são alterados alguns preceitos do Código do Imposto sobre o Valor

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 29/2013. Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05)

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 29/2013. Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05) INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 29/2013 Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05) A presente informação substitui e atualiza a inf. técnica n.º 22/2013. Índice 1.Âmbito... 1 2.Opção pelo regime - permanência e

Leia mais

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas Decreto-Lei n.º 204/97 Artigo 1.º Artigo 2.º Artigo 3.º Artigo 4.º Artigo 5.º Artigo 6.º Actualizado em 2007-02-13

Leia mais

Fiscalidade Pacote IVA. A Reforma de 2010 também abrange os impostos indirectos

Fiscalidade Pacote IVA. A Reforma de 2010 também abrange os impostos indirectos Fiscalidade A Reforma de 2010 também abrange os impostos indirectos 1 Agenda O : O que é? ODecretoLei Decreto-Lei nº 186/2009, de 12 de Agosto: o que altera? - Localização das Operações - Obrigações Declarativas

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 32/2013 TAX FREE

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 32/2013 TAX FREE INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 32/2013 TAX FREE A presente informação técnica substitui as informações n.º 12/2008 e 17/2013. Índice 1.Introdução... 1 1.1. Oficio circulado n.º 30139/2012, de 28 de Dezembro...

Leia mais

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério das Finanças e da Administração Pública PARTE C. Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério das Finanças e da Administração Pública PARTE C. Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126 II SÉRIE DIÁRIO DA REPÚBLICA Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126 ÍNDICE SUPLEMENTO PARTE C Ministério das Finanças e da Administração Pública Gabinete do Ministro: Despacho normativo n.º 18-A/2010:

Leia mais

Regulamentação das Condições Técnicas para a Emissão, Conservação e Arquivamento de Facturas

Regulamentação das Condições Técnicas para a Emissão, Conservação e Arquivamento de Facturas CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação das Condições Técnicas para a Emissão, Conservação e Arquivamento de Facturas Emitidas por Via Electrónica

Leia mais

Assunto: ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO, OBJECTO DE TRANSAÇÕES ENTRE SUJEITOS PASSIVOS DE IVA

Assunto: ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO, OBJECTO DE TRANSAÇÕES ENTRE SUJEITOS PASSIVOS DE IVA Circular nº 14/2013 19 de Abril de 2013 Assunto: ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO, OBJECTO DE TRANSAÇÕES ENTRE SUJEITOS PASSIVOS DE IVA Caro Associado, Recordamos que acerca do tema das regras

Leia mais

A Sociedade Jota, Lda. vendeu em 2008 uma viatura pesada de mercadorias 4. Justificação e Cálculos:

A Sociedade Jota, Lda. vendeu em 2008 uma viatura pesada de mercadorias 4. Justificação e Cálculos: Considere os seguintes limites fixados para os funcionários públicos (P 30-A/2008): Subsídio de Refeição (4,11 ). O SP A está sujeito à seguinte tabela de retenções (escalões de) rendimentos da cat. A

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

Exmos. Senhores IVA - REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N.º 282/2011 DO CONSELHO, DE 15 DE MARÇO DE 2011

Exmos. Senhores IVA - REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N.º 282/2011 DO CONSELHO, DE 15 DE MARÇO DE 2011 Classificação: 000. 01. 09 Ofício n.º: 30128 2011-07-06 Processo: 2011 004537 Entrada Geral: 2011 006980 N.º Identificação Fiscal (NIF): 770004407 Sua Ref.ª: Técnico: Cód. Assunto: C271A Origem: 10 Exmos.

Leia mais

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações: Lisboa, 10 de janeiro de 2017 Circular Assunto : Alterações fiscais OE 2017 Exmº(s). Senhor(es) : Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Leia mais

Informação aos Associados nº135.v3

Informação aos Associados nº135.v3 Data 2 de Novembro de 2012 atualizada em 25 de Novembro de 2013 Assunto: Tema: OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE FATURA REGRAS GERAIS Fiscalidade 1 É obrigatório emitir Fatura 2 Os Associados estão obrigados

Leia mais

Algumas Orientações da Administração Fiscal:

Algumas Orientações da Administração Fiscal: Saudade e Silva - Serviços de Contabilidade, Lda. A G O S T O - 2 0 1 2 Algumas Orientações da Administração Fiscal: O que é a Certidão de Liquidação de IRS? A certidão de IRS é um documento comprovativo

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 44/23

Jornal Oficial da União Europeia L 44/23 20.2.2008 Jornal Oficial da União Europeia L 44/23 DIRECTIVA 2008/9/CE DO CONSELHO de 12 de Fevereiro de 2008 que define as modalidades de reembolso do imposto sobre o valor acrescentado previsto na Directiva

Leia mais

Agenda: Regime de Bens em Circulação Soluções de Mobilidade RIC -Regime de IVA de Caixa Alterações na relação com a AT (DPIVA, SAFT) Organização:

Agenda: Regime de Bens em Circulação Soluções de Mobilidade RIC -Regime de IVA de Caixa Alterações na relação com a AT (DPIVA, SAFT) Organização: A SAGE e a Microlagoscom o apoio da ACRAL e da Câmara Municipal de Lagos,agradecem a sua presença nesta sessão de esclarecimentos, onde serão abordados os seguintes temas da actualidade empresarial. Agenda:

Leia mais

II - ELEMENTOS FACTUAIS

II - ELEMENTOS FACTUAIS Diploma: CIVA FICHA DOUTRINÁRIA Artigo: n.º 1 do art. 4.º; a) do n.º 6 do art. 6.º Assunto: Localização de operações Prestações de serviços - Cedência de um local de exposição em estabelecimento comercial

Leia mais

Setembro Código do Imposto Industrial

Setembro Código do Imposto Industrial Setembro 2015 Código do Imposto Industrial Temas 1. Conteúdo da formação Regime transitório 8. Regime fiscal das amortizações 2. Grupos de tributação 9. Obrigações declarativas 3. Isenção e benefícios

Leia mais

A DEDUÇÃO DO IVA SUPORTADO NA IMPORTAÇÃO. Cadernos IVA

A DEDUÇÃO DO IVA SUPORTADO NA IMPORTAÇÃO. Cadernos IVA A DEDUÇÃO DO IVA SUPORTADO NA IMPORTAÇÃO Cadernos IVA 2017 21.11.2017 1 O DIREITO À DEDUÇÃO E A IMPORTAÇÃO O DIREITO À DEDUÇÃO ENQUADRAMENTO O direito à dedução em sede de IVA é imprescindível ao adequado

Leia mais

I - MOTIVOS DO PEDIDO

I - MOTIVOS DO PEDIDO Diploma: Artigo: 6º Assunto: CIVA FICHA DOUTRINÁRIA Localização de operações - Prestações serviços de transporte rodoviário de mercadorias em viaturas pesadas na UE, por despacho de 16-11-2017, da Diretora

Leia mais

Workshop. Novas regras do código do IVA

Workshop. Novas regras do código do IVA Workshop Novas regras do código do IVA SOFTWARE CERTIFICADO JANEIRO 2011 NOVAS REGRAS FATURAÇÃO JANEIRO 2013 COMUNICAÇÃO MENSAL DA FATURAÇÃO À A.T. JANEIRO 2013 COMUNICAÇÃO GUIAS TRANSPORTE MAIO 2013 Novas

Leia mais

Decreto-Lei n.º 130/2003

Decreto-Lei n.º 130/2003 Regime especial para sujeitos passivos não estabelecidos na Comunidade que prestem serviços por via electrónica a não sujeitos passivos nela residentes Decreto-Lei n.º 130/2003 Artigo 1.º - Objecto Artigo

Leia mais

PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 02 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB. ESTÁVEL IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO TIPO DE SUJEITO PASSIVO

PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 02 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB. ESTÁVEL IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO TIPO DE SUJEITO PASSIVO MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 0 DECLARAÇÃO D E RENDIMENTOS 0 DESIGNAÇÃO 0 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO De / / a / / 0 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB ESTÁVEL SERVIÇO DE FINANÇAS CÓDIGO IRC MODELO

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa IRPS Os residentes são tributados por todos os rendimentos mesmo os obtidos fora de Moçambique, os

Leia mais

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Entregas de Bens às Cooperativas Agrícolas

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Entregas de Bens às Cooperativas Agrícolas Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Entregas de Bens às Cooperativas Agrícolas DL 418/99, de 21.10 ARTIGO 1.º - Incidência ARTIGO 2.º - Exigibilidade do imposto ARTIGO 3.º - Opção pelas regras

Leia mais

BOLETIM OFICIAL. I Série ÍNDICE. Número 11. Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DO PLANEAMENTO: Portaria nº 7/2015:

BOLETIM OFICIAL. I Série ÍNDICE. Número 11. Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DO PLANEAMENTO: Portaria nº 7/2015: Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015 I Série Número 11 BOLETIM OFICIAL ÍNDICE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DO PLANEAMENTO: Portaria nº 7/2015: Regulamenta os procedimentos de faturação, registo e pagamento

Leia mais

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique . REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique Seminário: Fiscalidade e Desenvolvimento: A relevância da Experiência

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IVA Imposto sobre Valor Acrescentado Direito Fiscal FORMADORA: Dr. Vitor Murta TRABALHO: Os Impostos (Noções básicas) IVA (Noções básicas) OS IMPOSTOS CONCEITO DE IMPOSTO O imposto é uma prestação

Leia mais

APECA Normas de determinação do IVA por que se regem as agências de viagens e organizadores de circuitos turísticos

APECA Normas de determinação do IVA por que se regem as agências de viagens e organizadores de circuitos turísticos Normas de determinação do IVA por que se regem as agências de viagens e organizadores de Decreto-Lei n.º 221/85 Artigo 1.º [Alterado pelo Decreto-Lei n.º 206/96, de 26 de Outubro] Artigo 2.º Artigo 3.º

Leia mais

OBRIGAÇÕES DOS SUJEITOS PASSIVOS, REGULARIZAÇÕES E REGIMES ESPECIAIS IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO MÓDULO 4 OBRIGAÇÕES

OBRIGAÇÕES DOS SUJEITOS PASSIVOS, REGULARIZAÇÕES E REGIMES ESPECIAIS IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO MÓDULO 4 OBRIGAÇÕES IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO OBRIGAÇÕES DOS SUJEITOS PASSIVOS, REGULARIZAÇÕES E REGIMES ESPECIAIS José Soares Roriz Março de 2011 MÓDULO 4 DE PAGAMENTO DE FACTURAÇÃO OBRIGAÇÕES DOS SUJEITOS PASSIVOS

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTAÇÃO FUNDO DE ACIDENTES DE TRABALHO RECEITAS E REEMBOLSOS ÀS EMPRESAS DE SEGUROS. CAPÍTULO I Disposições gerais

PROJECTO DE REGULAMENTAÇÃO FUNDO DE ACIDENTES DE TRABALHO RECEITAS E REEMBOLSOS ÀS EMPRESAS DE SEGUROS. CAPÍTULO I Disposições gerais PROJECTO DE REGULAMENTAÇÃO FUNDO DE ACIDENTES DE TRABALHO RECEITAS E REEMBOLSOS ÀS EMPRESAS DE SEGUROS CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto 1 A presente Norma Regulamentar tem por objecto estabelecer

Leia mais

IVA - Regras de localização nas prestações de serviços Artigo 6º, nºs 6 a 13

IVA - Regras de localização nas prestações de serviços Artigo 6º, nºs 6 a 13 IVA - Regras de localização nas prestações de serviços Artigo 6º, nºs 6 a 13 1 NAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS Regras gerais de localização das prestações de serviços a) Efetuadas a sujeitos passivos o lugar

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Departamento: Fiscalidade e Segurança Social BOLETIM INFORMATIVO 13 de Março de 2018 NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S. 2018 NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Pedro Moreira

Leia mais

Aula 14. sobre todas as fases do circuito. Contabilidade Financeira I Francisco Antunes

Aula 14. sobre todas as fases do circuito.  Contabilidade Financeira I Francisco Antunes Aula 14 http://www.webx.ubi.pt/~fantunes Início IVA Imposto sobre o Valor Acrescentado Imposto sobre o consumo (embora sejam as empresas as entidades que têm de entregar o imposto ao Estado, quem o suporta

Leia mais

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Letras

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Letras Universidade Agostinho Neto Faculdade de Letras Aulas de Pós Graduação 23-05-2013 23-05-2013 Formação Académica Doutorando em Administração e Finanças; (Florida Christian University Nª 4212-02) Defesa

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe CIRCULAR N/ REFª: 02/15 DATA: 05/02/2015 Assunto: Síntese Legislativa Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe Com

Leia mais

7. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

7. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 7. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 7.1. AVALIAÇÃO DE BENS E EQUIPAMENTOS Comissões Avaliação à construção civil/equipamentos de 0 a 20.000.000,00 25.000,00 Após recepção da avaliação Avaliação à construção civil/equipamentos

Leia mais

CIRCULAR. Gabinete Jurídico-Fiscal

CIRCULAR. Gabinete Jurídico-Fiscal CIRCULAR Gabinete Jurídico-Fiscal N/REFª: 74/2014 DATA: 01/12/2014 Assunto: I RegimeEspecial do IVA II Comunicação de Inventários Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto enviamos a Circular nº 11/2014

Leia mais

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS)

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Outubro/2012 PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Como tem sido veiculado na imprensa, a Proposta de Orçamento de Estado para 2013 que hoje começa a ser

Leia mais

ATIVIDADE EMPRESARIAL E OU PROFISSIONAL

ATIVIDADE EMPRESARIAL E OU PROFISSIONAL ATIVIDADE EMPRESARIAL E OU PROFISSIONAL Dilema o exercício da atividade: Singular? Coletiva? Com a escassez de informação é uma decisão difícil! José Almas_2015/2016 1 FORMA JURÍDICA Individualmente Como

Leia mais

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares IRS Janeiro 2017 LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E. 2017 Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Os artigos 3.º, 28.º, 31.º, 33.º, 41.º, 43.º, 56.º-A,

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

>> EMISSÃO, CONSERVAÇÃO E ARQUIVAMENTO DAS FACTURAS OU DOCUMENTOS EQUIVALENTES EMITIDOS POR VIA ELECTRÓNICA. Última actualização em 15/05/2007

>> EMISSÃO, CONSERVAÇÃO E ARQUIVAMENTO DAS FACTURAS OU DOCUMENTOS EQUIVALENTES EMITIDOS POR VIA ELECTRÓNICA. Última actualização em 15/05/2007 Decreto-Lei n.º 196/2007, de 15 de Maio Regula as condições técnicas para a emissão, conservação e arquivamento das facturas ou documentos equivalentes emitidos por via electrónica, nos termos do Código

Leia mais

Assim, comunica-se que por despacho de , do Diretor-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foi sancionado o seguinte entendimento:

Assim, comunica-se que por despacho de , do Diretor-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foi sancionado o seguinte entendimento: Classificação: 020.01.10 Segurança: Processo: 2013 001121 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA DO IVA - GABINETE DO Ofício Circulado N.º: 30154/2013 2013-10-30 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770 004

Leia mais

DECLARAÇÃO PERIÓDICA DE IVA

DECLARAÇÃO PERIÓDICA DE IVA DECLARAÇÃO PERIÓDICA DE IVA NOVAS INSTRUÇÕES E ANEXOS 40 / 41 W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com T: (+351) 231 209 530 Portugal Angola Moçambique Cabo Verde 1987-2013 CentralGest - Produção

Leia mais

QUESTÕES DE IVA. R: a) art.º 3, n.º 3 alínea g) do CIVA

QUESTÕES DE IVA. R: a) art.º 3, n.º 3 alínea g) do CIVA QUESTÕES DE IVA 1. A S.K.L., SA, com sede em Lisboa é uma empresa que se dedica à construção de imóveis para venda e também à construção de obras públicas. No corrente ano a S.K.L., afectou ao sector de

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE SETEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de julho 2018 e anexos. IRS: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão

Leia mais

Portaria n.º 879-A/2010, de 29 de Novembro, Série II, n.º231

Portaria n.º 879-A/2010, de 29 de Novembro, Série II, n.º231 Aprova os modelos oficiais do recibo designado de recibo verde electrónico A generalização da utilização das tecnologias da informação e da comunicação nos procedimentos administrativos é reconhecida internacionalmente

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias

Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias Ver tabela de correspondência dos artigos anteriores à redacção do Decreto-Lei n.º 102/2008, de 20 de Junho Decreto-Lei n.º 290/92 [Republicado e renumerado pelo Decreto-Lei n.º 102/2008, de 20 de Junho]

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2014

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2014 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2014 Até 10/07/2014 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

AGENDA FISCAL DE JULHO 2019

AGENDA FISCAL DE JULHO 2019 AGENDA FISCAL DE JULHO 2019 Dia 5 FATURAÇÃO MENSAL: Data limite para emissão das Faturas do mês anterior Junho de 2019-5º dia útil do mês seguinte. Dia 10 IVA: Envio e pagamento da Declaração mensal e

Leia mais

Mais informações e atualizações desta obra em

Mais informações e atualizações desta obra em Título: Regime de IVA de caixa Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt N.º de Páginas: 15 páginas Formato: PDF (Portable Document Format) Data de edição: 03 de

Leia mais

Fiscalidade Carga horária: 36 horas

Fiscalidade Carga horária: 36 horas Fiscalidade Carga horária: 36 horas PROGRAMA 1. O Sistema Fiscal Português (1 hora: Sérgio Cruz) 1.1. Os impostos nos orçamentos do Estado 1.2. Evasão e fraude fiscais 1.3. Benefícios fiscais 1.4. Contencioso

Leia mais

Estatuto Fiscal Cooperativo Lei nº 85/98 de Capítulo I Princípios fundamentais Artigo 1.º Âmbito

Estatuto Fiscal Cooperativo Lei nº 85/98 de Capítulo I Princípios fundamentais Artigo 1.º Âmbito Estatuto Fiscal Cooperativo Lei nº 85/98 de 16.12 A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos n. os Constituição, para valer como lei geral da República, o seguinte : 161, alínea c), 166,

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appearse Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Regime Fiscal do CINM Catarina Gonçalves Agenda 1 Região Autónoma da Madeira 2 Centro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE NOVEMBRO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de setembro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

1. Em que consiste a Certificação de Software? Quem está obrigado a utilizar software certificado?... 2

1. Em que consiste a Certificação de Software? Quem está obrigado a utilizar software certificado?... 2 Conteúdo 1. Em que consiste a Certificação de Software?... 2 2. Quem está obrigado a utilizar software certificado?... 2 3. Quem se encontra excluído de utilizar software certificado?... 2 4. É possível

Leia mais

Novo ano, novas obrigações declarativas

Novo ano, novas obrigações declarativas Novo ano, novas obrigações declarativas Com a aprovação da reforma do IRS foram criadas novas obrigações declarativas que visam proporcionar o pré-preenchimento das deduções à coleta a constar das declarações

Leia mais

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 O presente documento descreve de forma sucinta as alterações mais significativas previstas na versão da Lei do Orçamento de Estado para 2014. IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO

Leia mais

Exmos. Senhores IVA - ORÇAMENTO DO ESTADO PARA REVOGAÇÃO DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS GASOSOS.

Exmos. Senhores IVA - ORÇAMENTO DO ESTADO PARA REVOGAÇÃO DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS GASOSOS. Classificação: 000.01.09 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DO IVA Ofício n.º: 30130 2011-12-30 Processo: 2011 008255 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770004407 Sua Ref.ª: Técnico: Cód. Assunto: L129A

Leia mais

CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012

CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012 CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012 ABATIMENTOS Dedução específica do trabalho dependente (Art.º 25.º do CIRS): 72% de 12 vezes o valor do IAS ou o valor das contribuições

Leia mais