ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS"

Transcrição

1 MÓDULO: IVA Imposto sobre Valor Acrescentado Direito Fiscal FORMADORA: Dr. Vitor Murta TRABALHO: Os Impostos (Noções básicas) IVA (Noções básicas) OS IMPOSTOS CONCEITO DE IMPOSTO O imposto é uma prestação coactiva, pecuniária, unilateral, definitiva. COACTIVA: Porque o Estado e outras pessoas colectivas de direito público obrigam os cidadãos a ficarem sujeitos ao imposto. PECUNIÁRIA: Porque se trata de uma prestação em dinheiro UNILATERAL: Porque a relação que se estabelece entre Estado e os cidadãos é unilateral uma vez que à prestação por parte do contribuinte não corresponde uma contraprestação directa e imediata por parte do Estado. DEFINITIVA: Porque aquilo que é pago a título de imposto não nos é restituído, com excepção dos impostos pagos em excesso ou anulação, nestes casos existe reembolso uma vez que o imposto pago em excesso ou anulado é um imposto indevido. Estabelecida pela lei a favor do estado ou outra entidade pública, para a realização de fins públicos sem carácter de sanção. DISTINÇÃO ENTRE IMPOSTOS E TAXAS IMPOSTO: Como verificamos o imposto tem carácter unilateral, não dá lugar a nenhuma contraprestação individualizada, quem paga o imposto não pode exigir de imediato nada em troca. Com a receita destes impostos o Estado vai construir, entre outras coisa, estradas, escolas, hospitais e vai prestar serviços de que o contribuinte pode eventualmente usufruir e beneficiar. TAXAS: As taxas já têm um carácter bilateral, uma vez que estas se destinam a retribuir um serviço prestado por determinado serviço público. O utente paga a taxa e recebe em troca a prestação de um serviço público, exemplo: Taxa moderadora dos Centros de Saúde e Hospitais

2 CLASSIFICAÇÃO DOS IMPOSTOS A classificação mais usual dos impostos é: Impostos Indirectos Impostos Directos ASPECTO ECONÓMICO Impostos sobre o consumo ou despesas (IVA) Impostos sobre rendimento (IRS, IRC) ou património (IMI) Impostos Estaduais Impostos Não Estaduais SUJEITO ACTIVO Quando o sujeito activo é o Estado (IRS, IRC, IVA) Quando o sujeito activo não é o Estado, mas outra pessoa colectiva de direito público. Exemplo: Autarquias (IMI) Impostos Periódicos Impostos de Obrigação Única PERÍODO DE TEMPO EM QUE OCORREM Quando os factos ou situação que dão origem ao imposto se repetem, no tempo, com carácter de continuidade (IRS, IRC, IVA) Quando os factos ou situações não se repetem com carácter de periodicidade, mas ocasional (IMT) Impostos Proporcionais Impostos Progressivos Impostos Regressivos CÁLCULO DO MONTANTE DA PESTAÇÃO PECUNIÁRIA Quando a taxa é sempre a mesma. Assim, o valor do imposto aumenta proporcionalmente à matéria colectável (IRC, IVA) Quando a taxa do imposto aumenta com o aumento da matéria colectável (IRS) Quando a taxa diminui com o aumento da matéria colectável (Não existe em Portugal impostos deste tipo) Impostos Reais Impostos Pessoais INCIDÊNCIA DO IMPOSTO São todos aqueles impostos em que a tributação se efectua independentemente das condições pessoais, económicas e familiares dos contribuintes. Exemplo: Bens de consumo São todos aqueles impostos que se caracterizam por fazer relevar as características pessoais dos contribuintes no momento da tributação (empresas e indivíduos). Ex: IRS, IRC.

3 FINALIDADES DA TRIBUTAÇÃO DOS IMPOSTOS O imposto pode ter finalidades fiscais ou parafiscais/extra fiscais. FISCAIS: Como finalidade fiscal vamos obter através destes benefícios, a médio e longo prazo, na construção de infra-estruturas sociais. EXTRAFISCAIS: Como finalidade extra fiscal ou parafiscal temos as contribuições sociais, de interesse no domínio económico e de interesse das categorias profissionais ou económicas. Exemplo: Imposto Aduaneiro (a sua finalidade é proteger determinada industria da concorrência estrangeira) e também a estrutura das contribuições das entidades empregadoras para o Sistema da Segurança Social. FASES DO IMPOSTO São 4 as fases do Imposto, estas são reguladas através de um conjunto de normas jurídicas que se podem classificar de acordo com a fase do imposto a que respeitam. INCIDÊNCIA: É a fase do imposto em que é definido pela lei os actos ou situações sujeitos a imposto e das pessoas sobre quem recai a respectiva prestação. A incidência reveste dois aspectos: - Real ou Objectiva (O que está sujeito a imposto, isto é, aquilo sobre que o imposto vai recair). - Pessoal (Quem está sujeito a imposto, isto é, a pessoa sobre quem recai a obrigação de imposto). LANÇAMENTO: É a fase do imposto que consta de um conjunto de operações administrativas que visam a identificação do sujeito passivo do imposto e a determinação da matéria colectável. LIQUIDAÇÃO: É a fase que consiste na aplicação da taxa do imposto à matéria colectável para determinação da colecta COBRANÇA: É a fase que consiste na entrada do montante do imposto nos cofres do estado. Modalidades de Cobrança: - Cobrança Voluntária, quando é feita nos prazos estabelecidos nas leis tributárias. - Cobrança Coerciva, quando o pagamento não é realizado nos prazos estabelecidos, dando lugar à instauração de um processo de execução fiscal e ao pagamento de juros de mora.

4 PRINCIPAIS IMPOSTOS DO SISTEMA FISCAL PORTUGUÊS IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO IRS Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (é um imposto que incide sobre o rendimento das pessoas individualmente consideradas e que se dirige ao agregado familiar). IRC Imposto sobre o rendimento de Pessoas Colectivas (é um imposto que incide sobre o rendimento das sociedades/empresas) IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO IVA Imposto sobre Valor Acrescentado (é um imposto em que cada um dos intervenientes, no circuito económico entrega ao estado o imposto sobre o valor que acrescentou ao produto transaccionado). IA Imposto Automóvel (o imposto automóvel incide apenas sobre os carros novos / o imposto de circulação é que incide sobre todos os veículos) ISP Imposto sobre produtos Petrolíferos (é um imposto sobre produtos petrolíferos). IST Imposto sobre o Consumo de Tabaco ( é um imposto sobre o consumo do tabaco, através do aumento deste imposto o Estado pode aumentar o preço de venda ao público, para além de aumentar as receitas favorece a saúde pública). IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÓNIO IMI Imposto Municipal sobre Imóveis (é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios rústicos e urbanos situados em território português, constituindo receita dos municípios onde os mesmos se localizam). IMT Imposto Municipal de Transmissões (é um imposto que incide sobre transmissões, a título oneroso, do direito de propriedade sobre bens imóveis situados no território nacional e é devido pelas pessoas singulares ou colectivas, para quem se transmitem bens imóveis). Imposto de Selo (este imposto veio substituir o imposto sobre sucessões e doações relativamente às transmissões gratuitas de bens). IMPOSTOS ESPECIAIS Imposto de Selo Impostos rodoviários (imposto de Circulação e imposto de Camionagem) Imposto Municipal sobre Veículos (imposto de selo automóvel agora denominado imposto de circulação). SISTEMA DE PROTCÇÃO SOCIAL O sistema de protecção social é assegurado por contribuições específicas para a Segurança Social (particulares e empresas)

5 IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO IVA Perante o anteriormente exposto, concluímos que o IVA tem as seguintes características: Indirecto (Imposto sobre consumo/despesas) Plurifásico (várias fases) Incide apenas sobre o valor acrescentado Regressivo * Real Geral Taxa proporcional Obrigação única Estadual Pessoal e colectivo Individual ou principal *Regressivo, não porque a taxa tenha esta natureza (em Portugal não há impostos regressivos), mas porque a respectiva carga é tanto mais sentida quanto menor for o rendimento. IVA TAXAS APLICÁVEIS Taxa de 5% (bens de primeira necessidade como os produtos alimentares). Taxa de 12% (Aplicáveis a determinadas importações, transmissões de bens e prestação de serviços). Taxa de 20% (taxa normal para restantes bens e serviços). IVA VALOR A DECLARAR A equação fundamental para a declaração do IVA é: IVA = (valor da venda x taxa) (valor da Compra x taxa) Exemplo: - Senhor A compra artigo no valor de 500 com taxa de IVA a declarar 5% (Valor para o estado 25 ). - Senhor A vende o mesmo artigo por 1000 com taxa de IVA a declarar 5% (Valor para o estado 50 ) - O Senhor A deverá aos 50 deduzir os 25 já retidos no acto da compra, assim o valor a declarar ao Estado será de 25.

6 IVA ISENÇÕES Está isento de IVA o sujeito passivo que: Não possua contabilidade organizada. Não praticar importações, exportações ou actividades conexas. Não tenha um volume de negócios anual superior a 9.975,96. Se encontre no regime especial dos pequenos retalhistas. Para se enquadrar no regime de pequenos retalhistas tem que preencher os seguintes requisitos: Ser pessoa singular. Não possuir contabilidade organizada para efeitos de IRS. Não ter um volume de compras superior a ,79 no ano anterior. Não praticar importações, exportações ou actividades conexas. Do valor total das compras, pelo menos 90% destinarem-se a vendas sem transformação. Pelo facto de não liquidarem imposto nas vendas não podem deduzir o imposto relativo às compras. IVA REEMBOLSO O sujeito passivo tem direito a pedir o reembolso do IVA se: O montante do imposto deduzido exceder o montante devido. Ao fim de 12 meses o excesso persistir e for superior a 249,40 Se verificar a cessão de actividade. O crédito do imposto a receber for superior ,00 Se tiver iniciado a actividade à menos de 6 meses. Se houve investimento recorrendo ao crédito e se o crédito do imposto exceder os 5000.

ORÇAMENTO DO ESTADO D ( M

ORÇAMENTO DO ESTADO D ( M ORÇAMENTO DO ESTADO ORÇAMENTO DO ESTADO Documento elaborado pelo Governo (Ministério das Finanças) e apresentado à Assembleia da República, no qual se prevêem as receitas a cobrar e as despesas a efectuar,

Leia mais

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão Fiscalidade Licenciatura em Gestão 2011/2012 Imposto sobre o Valores Acrescentado (IVA) Programa: Caracterização Incidência Isenções Regras gerais da localização das operações Apuramento do imposto Taxas

Leia mais

Fiscalidade I INTRODUÇÃO Júlio Martins. 1. Introdução. 1. Introdução

Fiscalidade I INTRODUÇÃO Júlio Martins. 1. Introdução. 1. Introdução Fiscalidade I INTRODUÇÃO Júlio Martins Direito Privado Todos os intervenientes actuam em pé de igualdade face à Lei Direito Público Um dos Intervenientes (sujeito activo) actua com poder soberano (sobre

Leia mais

Apontamentos Económico Sociais sobre Impostos

Apontamentos Económico Sociais sobre Impostos Apontamentos Económico Sociais sobre Impostos 1 Considerações prévias Apontamentos Económico Sociais Realidade multifacetada Factores produtivos Primado do Homem e da Natureza Impostos Aspectos da aplicação

Leia mais

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017 Alterações para Código Impostos sobre Património Alteração ao Código do Imposto do Selo Inserir a págs. 541 Artigo 2.º 1 a 3 4 (Revogado

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

Fiscalidade Carga horária: 36 horas

Fiscalidade Carga horária: 36 horas Fiscalidade Carga horária: 36 horas PROGRAMA 1. O Sistema Fiscal Português (1 hora: Sérgio Cruz) 1.1. Os impostos nos orçamentos do Estado 1.2. Evasão e fraude fiscais 1.3. Benefícios fiscais 1.4. Contencioso

Leia mais

nota à 10.ª edição 5 abreviaturas e siglas 7 bibliografia geral 11 algumas citações e observações 21

nota à 10.ª edição 5 abreviaturas e siglas 7 bibliografia geral 11 algumas citações e observações 21 nota à 10.ª edição 5 abreviaturas e siglas 7 bibliografia geral 11 algumas citações e observações 21 introdução NOÇÃO, OBJECTO E ÂMBITO DO DIREITO FISCAL 25 1. Direito financeiro, direito tributário e

Leia mais

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão Fiscalidade Licenciatura em Gestão 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade Objectivo da cadeira Apresentar as principais implicações/obrigações fiscais na esfera das empresas e que se prendem, essencialmente

Leia mais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais Orçamento do Estado para 2013 Principais Medidas Fiscais Imposto Rendimento Pessoas Singulares (IRS) Taxas Gerais O número de escalões de IRS é reduzido de 8 para 5, enquanto as taxas de tributação são

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Cláudia Ferreira 1 O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Sumário 1. Condições favoráveis ao aumento do investimento externo em Portugal 2. Principais Incentivos Fiscais ao Investimento

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

Economia e Finanças Públicas Aula T O sistema fiscal português. Bibliografia. Conceitos a reter

Economia e Finanças Públicas Aula T O sistema fiscal português. Bibliografia. Conceitos a reter Economia e Finanças Públicas Aula T12 3.4. O sistema fiscal português 3.4.1. Breve caracterização 3.4.2. Impostos sobre o rendimento: IRS e IRC EFP - ISEG 1 Bibliografia Obrigatória: Livro de EFP, Cap.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE. COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE. COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE LICENCIATURA EM GESTÃO ANO LECTIVO 2006/2007 A - DESCRIÇÃO A parte

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro)

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro) Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 71.º 1 - Estão sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, à taxa liberatória de 26,5 %, os seguintes rendimentos obtidos em território

Leia mais

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax:

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax: 1 RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento amrconsult 2010 2 Enquadramento: A Lei n.º 10/2009 de 10 de Março aprova o RFAI (Regime Fiscal de Apoio ao Investimento realizado em 2009) possibilitando a

Leia mais

Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Maio de 2011.

Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Maio de 2011. CIRCULAR Gabinete Jurídico-Fiscal N/ REFª: 39/2011 DATA: 13/04/11 ASSUNTO: Calendário Fiscal Maio 2011 Exmos. Senhores, Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Maio de 2011. Com os melhores

Leia mais

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA

Leia mais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Programa da Componente Profissional Área de Direito Tributário Substantivo e Processual 1.º Ciclo de formação teórico-prática II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução

Leia mais

Tribunal de Contas ANEXO II LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS

Tribunal de Contas ANEXO II LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS Tribunal de Contas ANEXO II LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS Tribunal de Contas LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS I COM IMPLICAÇÕES NA RECEITA ESTADUAL A) No âmbito dos impostos directos a. 1) Imposto

Leia mais

Grupo I. Exame de Fiscalidade Portuguesa (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) VERSÃO A

Grupo I. Exame de Fiscalidade Portuguesa (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) VERSÃO A Grupo I 1) Como são tributadas as permutas de bens imóveis? a) Em IMT, pela diferença entre os respectivos valores patrimoniais tributários; b) Em IMT, pelos respectivos valores patrimoniais tributários;

Leia mais

DIREITOS DO CONTRIBUINTE

DIREITOS DO CONTRIBUINTE DIREITOS DO CONTRIBUINTE ENQUANTO PESSOA INDIVIDUAL E ENQUANTO EMPRESA/SOCIEDADE Carlos Pinto de Abreu e Associados Sociedade de Advogados, S.P., R.L. www.carlospintodeabreu.com 1 Direitos do contribuinte

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 Até 10/01/2017 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO PARTE GERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 9 LEI GERAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE-SUMÁRIO

ÍNDICE-SUMÁRIO PARTE GERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 9 LEI GERAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE-SUMÁRIO ÍNDICE-SUMÁRIO PARTE GERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 9 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS 9 PARTE I Direitos e deveres fundamentais 11 TÍTULO I Princípios gerais 11 TÍTULO II Direitos, liberdades e garantias

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO 9-5-2017 PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Vasta Rede de Acórdos de Dupla Tributação 8 Regime dos residentes não habituais 1 Regime dos vistos dourados (golden

Leia mais

Newsletter de Março de 2016

Newsletter de Março de 2016 Newsletter de Março de 2016 Obrigações Fiscais do mês: Até ao dia 10, entrega da declaração, respectivos anexos e pagamento do IVA de periodicidade mensal, referente ao mês de Janeiro de 2016. Até ao dia

Leia mais

OBRIGAÇÕES PAGAMENTO. Última atualização janeiro: 2016

OBRIGAÇÕES PAGAMENTO. Última atualização janeiro: 2016 OBRIGAÇÕES PAGAMENTO 2016 Última atualização janeiro: 2016 DIA 11 apurado na declaração respeitante a novembro do ano anterior, pelos sujeitos passivos abrangidos pela periodicidade mensal do regime normal.

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 Até 10/01/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

Orçamento de Estado 2013

Orçamento de Estado 2013 Orçamento de Estado 2013 IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, IRC Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, IVA Imposto Sobre o Valor Acrescentado, IESC Impostos Especiais Sobre

Leia mais

IRS Imposto sobre o rendimento (Legislação fiscal)

IRS Imposto sobre o rendimento (Legislação fiscal) IRS Imposto sobre o rendimento (Legislação fiscal) 1 O B J E C T I V O : I N T E R P R E T A R E A P L I C A R A L E G I S L A Ç Ã O N A F U N Ç Ã O P E S S O A L ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS CURSO:

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Introdução à Fiscalidade

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Introdução à Fiscalidade INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 23/10/2013 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 26/2/2014 Ficha de Unidade

Leia mais

BENEFICIOS FISCAIS À AGRICULTURA

BENEFICIOS FISCAIS À AGRICULTURA Regime Fiscal aplicável às lojas francas REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE BENEFICIOS FISCAIS À AGRICULTURA MAPUTO, 05 DE MARÇO DE 2012 1 BENEFICIOS FISCAIS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE NOVEMBRO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de setembro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2014

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2014 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2014 Até 10/07/2014 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

AGENDA FISCAL DE MAIO 2019

AGENDA FISCAL DE MAIO 2019 AGENDA FISCAL DE MAIO 2019 Dia 8 FATURAÇÃO MENSAL: Data limite para emissão das Faturas do mês anterior Abril de 2019-5º dia útil do mês seguinte. Dia 10 IVNE: Preenchimento e submissão do inquérito relativo

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade Internacional

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade Internacional INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 4/4/2017 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 19/4/2017 Ficha de Unidade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE SETEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de julho 2018 e anexos. IRS: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão

Leia mais

MÓDULO: IRC Imposto sobre Rendimentos

MÓDULO: IRC Imposto sobre Rendimentos ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IRC Imposto sobre Rendimentos 06/10/2009 1 EXERCÍCIO Nº 2 Exercício de entidade que não exerce a título principal actividade de natureza comercial, industrial

Leia mais

AGENDA FISCAL DE JULHO 2019

AGENDA FISCAL DE JULHO 2019 AGENDA FISCAL DE JULHO 2019 Dia 5 FATURAÇÃO MENSAL: Data limite para emissão das Faturas do mês anterior Junho de 2019-5º dia útil do mês seguinte. Dia 10 IVA: Envio e pagamento da Declaração mensal e

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI INFORMAÇÃO DEZEMBRO 7 2016 INFORMAÇÃO ABRIL 2 2016 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI O OE2017 cria um novo imposto no âmbito do Código do IMI, o designado adicional ao IMI

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa IRPS Os residentes são tributados por todos os rendimentos mesmo os obtidos fora de Moçambique, os

Leia mais

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) ALTERAÇÕES AO IRS, IRC, IMPOSTO DO SELO E LGT A Lei 55-A/2012, de 29 de Outubro introduziu alterações relevantes no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), Imposto sobre o Rendimento das

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Fiscal Col. Legislação ( ).

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Fiscal Col. Legislação ( ). Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique . REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique Seminário: Fiscalidade e Desenvolvimento: A relevância da Experiência

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016 O Orçamento do Estado 2016 11 Fevereiro de 2016 Índice I. Imposto do Selo II. Imposto Municipal sobre Imóveis III. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis 2 Orçamento de Estado 2016

Leia mais

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS)

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Outubro/2012 PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Como tem sido veiculado na imprensa, a Proposta de Orçamento de Estado para 2013 que hoje começa a ser

Leia mais

Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013

Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013 Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013 ÍNDICE: I. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares 2 II. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas 5 III. Imposto sobre

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

Circular Gabinete Jurídico-Fiscal

Circular Gabinete Jurídico-Fiscal Circular Gabinete Jurídico-Fiscal N/REFª: 81/2013 DATA: 24/09/2013 ASSUNTO: Calendário Fiscal Outubro 2013 Exmos. Senhores, Junto se envia o Calendário Fiscal relativo ao mês de Outubro de 2013. Com os

Leia mais

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações: Lisboa, 10 de janeiro de 2017 Circular Assunto : Alterações fiscais OE 2017 Exmº(s). Senhor(es) : Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Leia mais

Questões Resolvidas da Introdução à Fiscalidade

Questões Resolvidas da Introdução à Fiscalidade Questões Resolvidas da Introdução à Fiscalidade 1. Diga o que entende por facto gerador do imposto A obrigação de pagamento do imposto constitui-se quando se verifica algum dos factos previstos nas normas

Leia mais

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados.

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados. REGIME ESPECIAL APLICÁVEL AOS FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL E ÀS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL Aprovado pelos artigos 102.º a

Leia mais

IVA no Sector Petrolífero

IVA no Sector Petrolífero IVA no Sector Petrolífero 2019 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Índice 1. Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes 2. Regimes de Tributação do IVA 3. Regime do IVA no Sector Petrolífero

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de janeiro 2017 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. 22º; DL nº 189/2009, de 12/08; DL nº 186/2009, de 1/08

FICHA DOUTRINÁRIA. 22º; DL nº 189/2009, de 12/08; DL nº 186/2009, de 1/08 FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 22º; DL nº 189/2009, de 12/08; DL nº 186/2009, de 1/08 Reembolsos de IVA - Sujeito passivo não residentes, registado para efeitos de IVA. Processo: nº 1144,

Leia mais

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património 1º (Objecto A presente lei cria o Imposto Único sobre o Património (IUP) que se gere pelos princípios e normas previstos nesta lei e pelo respectivo regulamento. 2º IUP- Imposto Único sobre o Património

Leia mais

IRS IRC IMI IMT EBF

IRS IRC IMI IMT EBF ADENDA AO IRS IRC IMI IMT EBF - 2010 O Decreto-Lei n.º 72-A/2010, de 30 de Junho, normas de execução do Orçamento do Estado para 2010, e as Leis n. os 12-A/2010, de 30 de Junho, e 15/2010, de 26 de Julho,

Leia mais

Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª. Orçamento do Estado para 2017

Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª. Orçamento do Estado para 2017 Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª Orçamento do Estado para 2017 Exposição de motivos Alterações ao Adicional do IMI decorrentes do debate público desde a apresentação da proposta,

Leia mais

Descarregue gratuitamente actualizações online em Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009.

Descarregue gratuitamente actualizações online em  Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009. orquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a ORTO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE AGOSTO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de junho 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO. 30 de Setembro de Quintela e Penalva - Sessão de Formação

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO. 30 de Setembro de Quintela e Penalva - Sessão de Formação PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Quintela e Penalva - Sessão de Formação 30 de Setembro de 2015 Sumário Pessoas singulares Pessoas colectivas 1 Regime dos residentes não habituais 2 Regime dos

Leia mais

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para 2012 Audit Tax Advisory Consulting O RERT III aplica-se aos elementos patrimoniais que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro

Leia mais

S T Q Q S S D

S T Q Q S S D Circular 3/2014 Assunto: CALENDÁRIO FISCAL DE MARÇO DE 2014 Dia 10 S T Q Q S S D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Segurança Social - declaração de remunerações

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de janeiro 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

Estado fixadas no orçamento (Art. 93º) Princípio da estabilidade do fisco.

Estado fixadas no orçamento (Art. 93º) Princípio da estabilidade do fisco. O sistema fiscal angolano é constituído por um conjunto de normas jurídicas, quer consagradas constitucionalmente, quer esparsas em Códigos e outra Legislação avulsa sobre a matéria tributária, das quais

Leia mais

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT)

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA UFCD_ 577 Imposto Sobre o Património IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) Retirar

Leia mais

Letra A GLOSSÁRIO FISCAL

Letra A GLOSSÁRIO FISCAL III. GLOSSÁRIO FISCAL Letra A Abatimentos Parcela a abater ao resultado da soma algébrica dos rendimentos líquidos das várias categorias de IRS (rendimento líquido total). Constituem abatimentos, nomeadamente,

Leia mais

Direito Tributário

Direito Tributário Direito Tributário 01. Sobre a competência Tributária, compete privativamente a União, exceto, a instituição dos tributos: a) Contribuição de Melhoria, decorrente de obra pública b) importação de produtos

Leia mais

Newsletter de Janeiro de 2016

Newsletter de Janeiro de 2016 Newsletter de Janeiro de 2016 Obrigações Fiscais do mês: Até ao dia 11, entrega da declaração, respectivos anexos e pagamento do IVA de periodicidade mensal, referente ao mês de Novembro de 2015 Até ao

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Questionário Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 1. É tributado como rendimento da categoria B: A) A indemnização paga pela companhia de seguros a empresário em nome individual,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MAIO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2019

MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2019 MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2019 Dia 7: FATURAÇÃO MENSAL: Data limite para emissão das Faturas do mês anterior fevereiro 2019-5º dia útil do mês seguinte. DIA 10: IVNE: Preenchimento

Leia mais

STC_4-AR1. Educação e Formação de Adultos Ficha Informativa. Sociedade

STC_4-AR1. Educação e Formação de Adultos Ficha Informativa. Sociedade STC_4-AR1 Educação e Formação de Adultos Ficha Informativa Sociedade Núcleo Gerador: Relações Económicas Resultado de Aprendizagem: Sociedade, Tecnologia e Ciência no Contexto Privado (AR1) Tema: Orçamentos

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa Imposto único sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IUR- PS) Contribuições para segurança social

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Introdução O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos), situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MAIO DE 2016 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

Eu é que sou o benfeitor!!!

Eu é que sou o benfeitor!!! Eu é que sou o benfeitor!!! PODERES TRIBUTÁRIOS & BENEFÍCIOS FISCAIS AUTÁRQUICOS 2 Benefícios fiscais Eu é que sou o benfeitor!!! Poderes tributários Poder(es) financeiro(s) Poderes tributários autárquicos:

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2015

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2015 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2015 Até 10/07/2015 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

26 de setembro de 2014

26 de setembro de 2014 - Rendimentos empresariais e profissionais / rendimentos de capitais e mais-valias João Pedro Santos (Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros - CEF) Conferência sobre A Reforma do IRS IDEFF / FDUL 26 de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2016 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

Getting to the point. Concretização de autorização legislativa para alterações em matéria de Imposto do Selo, IUC, IVA, IRS, IRC e IMI

Getting to the point. Concretização de autorização legislativa para alterações em matéria de Imposto do Selo, IUC, IVA, IRS, IRC e IMI Tax News Flash n.º9/2016 1 de Agosto de 2016 Getting to the point Concretização de autorização legislativa para alterações em matéria de Imposto do Selo, IUC, IVA, IRS, IRC e IMI No uso da autorização

Leia mais

IDENTIFIQUE OS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS QUE CONSIDERE FUNDAMENTEAIS OU IMPORTANTES AO NIVEL DA TRIBUTAÇÃO.

IDENTIFIQUE OS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS QUE CONSIDERE FUNDAMENTEAIS OU IMPORTANTES AO NIVEL DA TRIBUTAÇÃO. IDENTIFIQUE OS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS QUE CONSIDERE FUNDAMENTEAIS OU IMPORTANTES AO NIVEL DA TRIBUTAÇÃO. A ordem constitucional contém importantes princípios de direito tributário ligados aos valores,

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS) Contribuições para a Segurança Social Os

Leia mais

Tribunal de Contas ANEXO II. Legislação sobre Benefícios Fiscais

Tribunal de Contas ANEXO II. Legislação sobre Benefícios Fiscais Tribunal de Contas ANEXO II Legislação sobre Benefícios Fiscais Tribunal de Contas LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS COM IMPLICAÇÕES NA RECEITA ESTADUAL A) No âmbito dos impostos directos a. 1) Imposto

Leia mais

4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA

4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA 4 QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS/INCENTIVOS ASSOCIADOS À REABILITAÇÃO URBANA Na delimitação de área de reabilitação urbana, nos termos da alínea c) do n.º2 do artigo 13º e da alínea a) do artigo 14º do

Leia mais

DIA OBRIGAÇÕES IMPRESSOS LOCAL DE ENTREGA LOCAL DE PAGAMENTO OBSERVAÇÕES. Internet

DIA OBRIGAÇÕES IMPRESSOS LOCAL DE ENTREGA LOCAL DE PAGAMENTO OBSERVAÇÕES. Internet Outubro 22 22 22 IVA 22 IVA IVA IRS/IRC/Selo relativas a Setembro de Pagamento das contribuições relativas a Setembro de Selo, referentes a Setembro de Setembro de Envio de declaração recapitulativa trimestral

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 Newsletter Extra IMPORTÂNCIA DA NEWSLETTER A presente Newsletter visa dar a conhecer as novidades na área fiscal e alterações na legislação fiscal. Esta é uma publicação destinada

Leia mais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC)

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) Programa da Componente Profissional Área de Direito Tributário Substantivo e Processual 1.º Ciclo de formação teórico-prática II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução

Leia mais

LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU. Descomplicar o Orçamento do Estado 2019: Tributação Indirecta e Património

LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU. Descomplicar o Orçamento do Estado 2019: Tributação Indirecta e Património LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Descomplicar o Orçamento do Estado 2019: Tributação Indirecta e Património Marta Machado de Almeida Porto, 6 de Fevereiro de 2019

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Julho de IRC, IRS, IS e Impostos Especiais sobre o Consumo Alterações 2 Revisores e Auditores 6

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Julho de IRC, IRS, IS e Impostos Especiais sobre o Consumo Alterações 2 Revisores e Auditores 6 Assuntos Resumo Fiscal/Legal Julho de 2010 1 IRC, IRS, IS e Impostos Especiais sobre o Consumo Alterações 2 Revisores e Auditores 6 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL JULHO DE 2010 Ministério das Finanças e da Administração

Leia mais

Decreto-Lei nº 219/2001, de 4 de Agosto

Decreto-Lei nº 219/2001, de 4 de Agosto Diploma consolidado Decreto-Lei nº 219/2001, de 4 de Agosto O Decreto-Lei nº 453/99, de 5 de Novembro, veio introduzir no ordenamento jurídico português a figura da titularização de créditos, que consubstancia

Leia mais

Decreto-Lei 20/90. Prevê a restituição de IVA à Igreja Católica e às instituições particulares de solidariedade social Publicação: DR nº 11/90 I Série

Decreto-Lei 20/90. Prevê a restituição de IVA à Igreja Católica e às instituições particulares de solidariedade social Publicação: DR nº 11/90 I Série Decreto-Lei 20/90 Prevê a restituição de IVA à Igreja Católica e às instituições particulares de solidariedade social Publicação: DR nº 11/90 I Série O presente diploma concede algumas isenções de IVA

Leia mais

Estatísticas das receitas fiscais: Após a forte redução em 2009 a carga fiscal aumentou em 2010

Estatísticas das receitas fiscais: Após a forte redução em 2009 a carga fiscal aumentou em 2010 Estatísticas das Receitas Fiscais Outubro de 2011 20 de outubro de 2011 Estatísticas das receitas fiscais: Após a forte redução em 2009 a carga fiscal aumentou em 2010 Em 2010, em termos nominais, a carga

Leia mais

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 O presente documento descreve de forma sucinta as alterações mais significativas previstas na versão da Lei do Orçamento de Estado para 2014. IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO

Leia mais