FACEBOOK: INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO 1. Maria Beatriz Silva de Andrade 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACEBOOK: INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO 1. Maria Beatriz Silva de Andrade 2"

Transcrição

1 FACEBOOK: INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO 1 Maria Beatriz Silva de Andrade 2 Este estudo apresenta como as redes sociais, especificamente o Facebook, pode contribuir com o ativismo digital e influenciar o comportamento humano, estimulando as pessoas a se engajarem em causas sociais originadas em ambientes virtuais, mas que também ocorrem no mundo real. Buscamos compreender como o Facebook foi utilizado como ferramenta de ativismo digital na campanha Eu luto contra a cultura do estupro em decorrência do caso de estupro coletivo acontecido no Rio de Janeiro em maio de Para efeitos de estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico e um estudo de caso com a idealizadora da campanha e com uma organização não-governamental (ONG) que atua no ativismo digital e empoderamento feminino. Dessa forma, pudemos compreender como surgiu a ideia da campanha, analisar o ativismo digital praticado pela ONG utilizando a plataforma digital, além das influências que o Facebook exerce na maneira como as relações sociais citadas e o papel desempenhado nessa campanha específica. A Internet mudou vertiginosamente a vida das pessoas. Novas terminologias incorporaram ao vocabulário, ações e costumes foram modificados, para não dizer revolucionados. É possível classificar a era digital como uma renovação da comunicação e uma grande transformação na informação. Trata-se de um novo ciclo na rotina e na cultura das sociedades globais. As redes sociais estão presentes na sociedade e se encontram no foco das principais discussões que ocorrem no país, além disso, assumiram um papel importante na difusão e fluxo de informações. Muitos dos conteúdos produzidos nas redes começaram a pautar a grande mídia para temas, que muitas vezes são pormenorizados e tratados sem relevância, 1. Artigo apresentado ao Eixo Temático 05 Gênero / Comunidade LGBT s / Feminismo do IX Simpósio Nacional da ABCiber. 2. Aluna do curso de pós-graduação lato sensu em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Faculdade Estácio. É jornalista na Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sedis-UFRN. mariahbeatriz@hotmail.com

2 com a pressão advinda das redes ganharam um maior destaque nesses espaços midiáticos. E isso faz parte da atual mudança que a sociedade vivencia, a cultura da convergência, que envolve uma transformação tanto na forma de produzir, quanto de consumir os meios de comunicação. O público, que ganhou poder com as novas tecnologias e vem ocupando um espaço na intersecção entre os velhos e novos meios de comunicação, está exigindo o direito de participar intimamente da cultura (JENKINS, 2009, pág. 53). Para Santos e Santos (2013), as redes sociais online alteram as escalas, desfazem fronteiras e são extremamente usadas, nesse meio técnico-científico-informacional 3, como mecanismo de poder e lutas por melhorias. A informação tanto está presente nas coisas como é necessária a ação realizada sobre elas. É nesse sentido que Castells (1999), afirma que a revolução da tecnologia da informação, juntamente com a reestruturação do capitalismo, tenha introduzido uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Faz-se necessário esclarecer a diferença entre mídias sociais, redes sociais e mídias digitais. As mídias sociais são meios de comunicação livres e que qualquer pessoa pode publicar conteúdo, como por exemplo os blogs, que são uma ferramenta que permite uma grande facilidade na propagação de informações e conteúdo. A rede social é uma conexão de pessoas, que visa o compartilhamento de informações, valores e objetivos em comum. Uma vez inscritos, os chamados membros, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades. É possível afirmar que as redes sociais são um dos tipos de mídias sociais, já que as redes sociais também possibilitam a criação de conteúdo. Por fim, temos a mídia digital, que se caracteriza pela difusão de conteúdo fora dos meios de comunicação em massa, além de ser a única que tem relação exclusivamente com elementos tecnológicos, representada por plataformas como jogos online, banners eletrônicos, celular e a televisão digital. Diante disso buscamos compreender de que forma o Facebook foi utilizado como uma ferramenta de ativismo digital na campanha Eu luto contra a Cultura do Estupro em 3 Para Milton Santos, a ciência, a tecnologia e a informação estão na base de todas as formas de utilização e funcionamento do espaço, da mesma forma que participam da criação de novos processos vitais a ciência. O meio técnico-científico-informacional é a nova cara do espaço e do tempo, um meio geográfico no qual o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação fazendo com que determinados lugares se tornem mundiais.

3 decorrência do caso de estupro coletivo acontecido no Rio de Janeiro em maio deste ano (2016). E assim compreender como a campanha surgiu, analisar o ativismo digital desenvolvido para essa plataforma digital, além das influências e contribuições que o Facebook trouxe e repercutiu tanto nas relações sociais e no papel desempenhado nessa campanha. Para refletirmos melhor essa realidade, bem como atingirmos o objetivo proposto deste artigo, realizamos algumas etapas metodológicas essenciais. A primeira foi uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, e análise crítico-reflexiva dos principais debates e conceitos que constituíram o temário em discussão. Para esta última etapa, nos fundamentamos em Recuero (2009), Lévy (1999), Castells (1999), Jenkins (2009), Santos (2008) dentre outros, que fornecem elementos críticos e reflexivos da problemática aqui abordada, possibilitando um entendimento maior sobre a realidade estudada. A segunda etapa é caracterizada pelo levantamento de dados primários, em que através do estudo de caso 4 associado a uma pesquisa qualitativa obtivemos arcabouço fundamental de comprovação do intento proposto. No que se refere ao método aqui utilizado, é importante ressaltarmos que se caracteriza, um método de investigação na qual o profissional tem um grande envolvimento nas suas diferentes etapas: a recolha de informações, um processo de pensamento, constituído por análise dos dados e determinação de soluções, bem como um processo de julgamento ou avaliação. O questionário, composto com perguntas abertas, desenvolvido através da ferramenta Google Drive foi aplicado com dois usuários do Facebook e que são atuantes no ativismo digital. Marina Curak, carioca, 30 anos, designer e idealizadora do avatar Eu luto contra a cultura do estupro utilizado por vários usuários, e a revista digital Az Mina que produz conteúdo direcionado ao empoderamento feminino. A classificação foi a da pesquisa observativa do objeto, pois somente a partir deste pode-se perceber a influência do Facebook no debate. Seguiu-se um plano de atividade exequível, objetivando encontrar nos conceitos e teorias, bases sólidas para o trabalho empírico. Destarte, foram considerados os atores e suas conexões sendo os ativistas digitais esses atores, e o Facebook, a ferramenta de conexão. 4 De acordo com Creswel (1994), o estudo de caso é a exploração de um sistema limitado, no tempo e em profundidade, através de uma recolha de dados profunda envolvendo fontes múltiplas de informação ricas no contexto.

4 Cada vez mais o debate das questões será via Internet, via redes sociais, conteúdos serão produzidos, acessados e compartilhados. O Twitter é fantástico para fazer a revolução, mas quando é necessário explicar o programa revolucionário o melhor é usar o Facebook, disse Castells (2011) num evento de lançamento do livro. E dessa maneira ocorreu com o objeto de estudo desse artigo, não há separação, pois vivemos num mundo híbrido. Tudo que fazemos é ao mesmo tempo virtual e físico, real, concreto. Atualmente, o caso de estupro coletivo que fundamentou a campanha e por consequência esse estudo, teve o inquérito instaurado no último dia 17 de junho de A Polícia Civil do Rio de Janeiro, indiciou sete pessoas pelo estupro da jovem de 16 anos no Morro da Barão, na Zona Oeste da cidade. A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) concluiu o inquérito sobre o caso e a oitiva com os que se encontram envolvidos no processo, como também todos os laudos periciais, inclusive de um celular, utilizados na divulgação das imagens nas redes sociais. Este é um tema que tem avançado desde 2013 quando o ativismo das ruas e o digital passaram a se articular e crescer nas defesas dos direitos sociais, humanos e políticas públicas. Palavras-chave: Facebook. Ativismo digital. Cultura do estupro Referências bibliográficas BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade das relações humanas. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: FGV, CARPANEZ, Juliana. Estupro. TAB UOL. Disponível em < Acesso em: 16 jun CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, A sociedade em rede. v. 1.São Paulo: Paz e Terra, CRESWELL, John (1994). Research Design: Qualitative and Quantitative Approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph,2009. LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

5 MARTINO, Luís Mauro de Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, ONUBR. Por que falamos de Cultura do Estupro. Nações Unidas. Disponível em: < em: 07 jul RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, SANTOS, J. E.; SANTOS, V. L. C. O período técnico-científico-informacional e o ensino de Geografia: algumas notas. In: Revista Caminhos de Geografia. Uberlândia, v. 12, n. 39, set/2011. p SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Geografia dos protestos e meio comunicacional: redes sociais digitais e manifestações populares. In: Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 02, n. 02, p TORRES, C. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec, YIN, Robert (1994). Case Study Research: Design and Methods (2ª Ed) Thousand Oaks, CA: SAGE Publications. ABCiber, 2009.

FACEBOOK: INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO 1. Maria Beatriz Silva de Andrade 2

FACEBOOK: INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO 1. Maria Beatriz Silva de Andrade 2 1 FACEBOOK: INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO 1 Maria Beatriz Silva de Andrade 2 RESUMO Este estudo apresenta como as redes sociais, especificamente o Facebook, pode

Leia mais

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO SANTIAGO, Irlene; GRYNSZPAN, Danielle INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta a reestruturação do site ABC na Educação Científica

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: UM PANORAMA DO SITE NO BRASIL 1. Rafaela Bernardazzi 2

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: UM PANORAMA DO SITE NO BRASIL 1. Rafaela Bernardazzi 2 PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: UM PANORAMA DO SITE NO BRASIL 1 Rafaela Bernardazzi 2 A pesquisa busca traçar um histórico do site YouTube no Brasil. A plataforma, desde sua criação, busca atrair e se

Leia mais

A arte é a arma: Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho. 1. Tema. Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho de Delimitação do Tema

A arte é a arma: Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho. 1. Tema. Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho de Delimitação do Tema A arte é a arma: Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho. Nome Professor: do Gabriel Gutierrez Mendes Curso: Comunicação Social Unidade: Botafogo Data: Agosto de 2014 1. Tema Intervenções artísticas

Leia mais

Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias

Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias Paula Carina de Araújo (UFPR) - paula.carina.a@gmail.com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM270 Cibercultura

Programa Analítico de Disciplina COM270 Cibercultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

POLÍTICAS DE COMUNIDADE, ARBITRARIEDADES E CENSURA: ANÁLISE DA REMOÇÃO DE CONTEÚDO DO FACEBOOK 1. Luciana Ribeiro Rodrigues 2

POLÍTICAS DE COMUNIDADE, ARBITRARIEDADES E CENSURA: ANÁLISE DA REMOÇÃO DE CONTEÚDO DO FACEBOOK 1. Luciana Ribeiro Rodrigues 2 POLÍTICAS DE COMUNIDADE, ARBITRARIEDADES E CENSURA: ANÁLISE DA REMOÇÃO DE CONTEÚDO DO FACEBOOK 1 Luciana Ribeiro Rodrigues 2 A Web 2.0 (O'REILLY, online) trouxe uma série de possibilidades e inovações

Leia mais

Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter. Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago

Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter. Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago TEMA E MOTIVAÇÃO A pesquisa se insere no âmbito do projeto de

Leia mais

Site como referencia de comunicação Estudo de Site G Jairo Araujo dos SANTOS 2 Louise Anne Eugênio DUTRA 3 Lizie Sancho NASCIMENTO 4

Site como referencia de comunicação Estudo de Site G Jairo Araujo dos SANTOS 2 Louise Anne Eugênio DUTRA 3 Lizie Sancho NASCIMENTO 4 Site como referencia de comunicação Estudo de Site G1000 1 Jairo Araujo dos SANTOS 2 Louise Anne Eugênio DUTRA 3 Lizie Sancho NASCIMENTO 4 Resumo O Grupo de Mídia Interativa da Unfior (G1000) formado por

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: o território da leitura dos graduandos do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

GLOBALIZAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: o território da leitura dos graduandos do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) GLOBALIZAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: o território da leitura dos graduandos do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde Johnathan Pereira Alves Diniz (IF Goiano) - johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação 2010 2018 Informar e dialogar são metas para uma comunicação oficial comprometida. Por isso, em 2003, a Uesb implantou a Assessoria de Comunicação,

Leia mais

FANFICTIONS: CONVERGÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E REMIXAGEM NA RE- SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO 1. Gabriel Araújo 2 ; Wesley Pereira Grijó 3

FANFICTIONS: CONVERGÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E REMIXAGEM NA RE- SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO 1. Gabriel Araújo 2 ; Wesley Pereira Grijó 3 FANFICTIONS: CONVERGÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E REMIXAGEM NA RE- SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO 1 Gabriel Araújo 2 ; Wesley Pereira Grijó 3 O artigo aborda o estudo dos membros de uma comunidade virtual

Leia mais

Internet e redes sociais: Jornalismo no meio digital 1

Internet e redes sociais: Jornalismo no meio digital 1 Internet e redes sociais: Jornalismo no meio digital 1 Gabriela Oliveira de JESUS 2 Wellington Santos de ARAÚJO 3 Carmen Regina de Oliveira CARVALHO 4 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória

Leia mais

UERJIANOS PELO MUNDO: UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UERJ

UERJIANOS PELO MUNDO: UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UERJ UERJIANOS PELO MUNDO: UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UERJ Este artigo trata da criação do Projeto UERJianos pelo mundo, desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação

Leia mais

mídia kit digital 2017

mídia kit digital 2017 Construindo inspiração com você. mídia kit digital 2017 www.revistahabitare.com.br Um portal segmentado A Revista Habitare conta com um portal exclusivo onde traz inspiração e informação para os interessados

Leia mais

Antonio Francisco Magnoni 2 Aline Cristina Camargo 3. Palavras-chave: esfera pública; comunicação política; juventudes; participação; redes sociais.

Antonio Francisco Magnoni 2 Aline Cristina Camargo 3. Palavras-chave: esfera pública; comunicação política; juventudes; participação; redes sociais. Redes sociais digitais e juventude brasileira: análise de novas modalidades de participação político-social 1 Digital social networks and Brazilian youth: an analysis of new modalities of political and

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PENSANDO O DIREITO E #MEPRESENTA: POLÍTICA CULTURAL DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃO NA CIBERDEMOCRACIA 1. Victor Varcelly Medeiros Farias 2

PENSANDO O DIREITO E #MEPRESENTA: POLÍTICA CULTURAL DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃO NA CIBERDEMOCRACIA 1. Victor Varcelly Medeiros Farias 2 PENSANDO O DIREITO E #MEPRESENTA: POLÍTICA CULTURAL DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃO NA CIBERDEMOCRACIA 1 Victor Varcelly Medeiros Farias 2 O exercício da cidadania na atualidade tem sido expandido para além dos

Leia mais

A Participação de Adolescentes na Revista Todateen: Avanços e Limitações de 2003 a

A Participação de Adolescentes na Revista Todateen: Avanços e Limitações de 2003 a A Participação de Adolescentes na Revista Todateen: Avanços e Limitações de 2003 a 2013 1 Liliane de Lucena Ito 2 Universidade Estadual Paulista (UNESP) RESUMO Este relato de experiência busca compartilhar

Leia mais

Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil. Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA

Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil. Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA Objetivo Apresentar um panorama atual e relevante sobre a situação

Leia mais

Multimídia Aplicada à Educação. Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior

Multimídia Aplicada à Educação. Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior Multimídia Aplicada à Educação Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior Cronograma Dia 08/06 Sábado (13:00 17:00) 15/06 Sábado (08:00 12:00) Tópico Fundamentação teórica sobre produção digital Usando

Leia mais

Cultura das Mídias. Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017

Cultura das Mídias. Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017 Cultura das Mídias Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017 Fonte: Slideshare Conceito De acordo com Santaella, podemos definir a cultura das mídias como uma cultura intermediária entre a cultura das massas

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PROPOSTA COMERCIAL Marketing digital 2017 PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PARA CLIENTES MAIS COMPRAS PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br VENDA MAIS COM MARKETING Marketing

Leia mais

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br skysis.com.br MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? A Skywalker Sistemas é uma Startup de produção de conteúdo digital que surgiu em Santo André-SP. Com uma proposta única e inovadora,

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Letras - Tecnologias da Edição ANA LUÍSA ARAÚJO DE ALBUQUERQUE

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Letras - Tecnologias da Edição ANA LUÍSA ARAÚJO DE ALBUQUERQUE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Letras - Tecnologias da Edição ANA LUÍSA ARAÚJO DE ALBUQUERQUE O discurso da mídia em defesa dos direitos animais

Leia mais

A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde

A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde Leila Morás Silva (UFRGS) - leilacaxias@yahoo.com.br Gonzalo Rubén Alvarez

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

Jornalismo na internet: a produção de blog de política mantido por jornalista ¹

Jornalismo na internet: a produção de blog de política mantido por jornalista ¹ Jornalismo na internet: a produção de blog de política mantido por jornalista ¹ Beatriz Bevilacqua Von Zuben² Glauco Rodrigues Cortez³ Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas - SP Resumo

Leia mais

2ª Edição Cláudio Torres

2ª Edição Cláudio Torres 2ª Edição Cláudio Torres Novatec Novatec Editora Ltda. 2009, 2018. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO TÉCNICO POR PROFISSIONAIS DO SECRETARIADO EXECUTIVO

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO TÉCNICO POR PROFISSIONAIS DO SECRETARIADO EXECUTIVO Universidade Federal do Ceará FEAAC Faculdade de Economia Administração Atuária Contabilidade e Secretariado Executivo ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO TÉCNICO POR PROFISSIONAIS

Leia mais

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento)

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Se há 20 anos imprensa produzia a mensagem População e empresas recebiam a mensagem Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Imprensa População empresa Quem produz a notícia Imprensa População

Leia mais

AS DIVERSAS APRENDIZAGENS NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK E DO AVA MOODLE

AS DIVERSAS APRENDIZAGENS NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK E DO AVA MOODLE AS DIVERSAS APRENDIZAGENS NO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK E DO AVA MOODLE Claudia Miyuki Werhmuller Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) claudiawerhmuller@gmail.com Ismar Frango Silveira (orientador)

Leia mais

Resenha. Hip-hop: quando a música torna-se comunicação contra-hegemônica. Marcelo de Oliveira Volpato

Resenha. Hip-hop: quando a música torna-se comunicação contra-hegemônica. Marcelo de Oliveira Volpato Marcelo de Oliveira Volpato Jornalista, mestre em Comunicação Social pela UMESP. Atua no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (CEI Comuni), UMESP, São Bernardo do Campo,

Leia mais

A CIBERCULTURA NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA CARTOGRÁFICA 1. Manoella Fortes Fiebig 2

A CIBERCULTURA NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA CARTOGRÁFICA 1. Manoella Fortes Fiebig 2 A CIBERCULTURA NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA CARTOGRÁFICA 1 Manoella Fortes Fiebig 2 A cibercultura tem sido um tema central e amplamente abordado em diversos artigos científicos, livros, teses

Leia mais

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos Disciplina: Portal P01070/2586 A - Teorias Avançadas na Aprendizagem em Ambientes Virtuais (TAAV) Nível: Mestrado e Doutorado Módulo 2 Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais Linha

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

O WebSeminário em Educação para uma interação online

O WebSeminário em Educação para uma interação online O WebSeminário em Educação para uma interação online Luciana Zenha 1 Resumo: Este artigo objetiva apresentar o WebSeminário em Educação, enquanto movimento e ocupação da Web por parte de pesquisadores

Leia mais

Artigo apresentado ao Eixo Temático 01 Cidadania / Direitos Civis / Participação / Inclusão do IX Simpósio Nacional da ABCiber. 2

Artigo apresentado ao Eixo Temático 01 Cidadania / Direitos Civis / Participação / Inclusão do IX Simpósio Nacional da ABCiber. 2 JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL NA INTERNET: O caso do Participatório Observatório Participativo da Juventude 1 Caroline Mazzer de Souza 2, Caroline Kraus Luvizotto 3 O objetivo desse estudo é

Leia mais

Módulo A Aspectos gerais de Metodologia de Investigação

Módulo A Aspectos gerais de Metodologia de Investigação Métodos e Técnicas de Investigação (MTI) UC Obrigatória, 1º semestre Prof. Doutor José António Pereirinha (pereirin@iseg.utl.pt) Profª Doutora Ilona Kovacs (ilona@iseg.utl.pt) Prof. Doutor Carlos Farinha

Leia mais

OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO

OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO Portfólio de Agências O Portfólio de Agências do Meio & Mensagem funciona como uma grande vitrine no mercado publicitário. Através da apresentação dos

Leia mais

Mídias Sociais na Comunicação do Município/Saúde

Mídias Sociais na Comunicação do Município/Saúde Cíntia Cury Março/2017 Acabou a época da comunicação de única via: De um emissor para milhares de receptores Do redator ao leitor Do apresentador ao telespectador Do radialista ao ouvinte Do assessor de

Leia mais

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11)

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) 3506-1878 www.spiner.com.br spiner@spiner.com.br O QUE SÃO as REDES? O QUE SÃO AS REDES? Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas

Leia mais

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS ISBN 978-85-7846-516-2 TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS RESUMO Maria Graziele Bernardi 1 e-mail: mariagrazielebernardi@hotmail.com Maria José da Silva 2 e-mail: maria.majosilva@gmail.com Eixo 3: Temas

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS Introdução Jossivan Lopes Leite Universidade Estadual da Paraíba- UEPB jossivanlopes@gmail.com A sociedade atual está mergulhada

Leia mais

Pesquisa TIC Kids Online Brasil Alexandre F. Barbosa. Curitiba, 19 de Março de 2013

Pesquisa TIC Kids Online Brasil Alexandre F. Barbosa. Curitiba, 19 de Março de 2013 Inclusão Digital no Brasil e Proteção de Crianças e Adolescentes no Ambiente Online Pesquisa TIC Kids Online Brasil 12 Alexandre F. Barbosa Curitiba, 19 de Março de 13 CGI.br Comitê Gestor da Internet

Leia mais

A COMUNIDADE CONECTADA E O PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MOBILIZAÇÕES EM TORNO DO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ÂNGELO - RS 1.

A COMUNIDADE CONECTADA E O PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MOBILIZAÇÕES EM TORNO DO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ÂNGELO - RS 1. A COMUNIDADE CONECTADA E O PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MOBILIZAÇÕES EM TORNO DO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ÂNGELO - RS MARINA GOWERT DOS REIS 1 ; RENATA OVENHAUSEN ALBERNAZ 2 1 Mestranda

Leia mais

Ciência USP: o jornalismo científico em multiplataformas 1 USP Science: The scientific journalism in multiplataforms

Ciência USP: o jornalismo científico em multiplataformas 1 USP Science: The scientific journalism in multiplataforms Ciência USP: o jornalismo científico em multiplataformas 1 USP Science: The scientific journalism in multiplataforms Franceli Couto Jorge 2 Palavras-chave: jornalismo científico; convergência; multiplataformas;

Leia mais

Mundo conectado. A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente. Melissa Mangueira Diretora Educacional

Mundo conectado. A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente. Melissa Mangueira Diretora Educacional Mundo conectado A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente Melissa Mangueira Diretora Educacional O que representa a internet hoje? Existe Vida sem a internet? Década de 60 surge

Leia mais

Estação Olhar Meu 1. Anônio Cássio Pimentel Hazin 2 Suerda Maria Ribeiro de Morais 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN

Estação Olhar Meu 1. Anônio Cássio Pimentel Hazin 2 Suerda Maria Ribeiro de Morais 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN Estação Olhar Meu 1 Anônio Cássio Pimentel Hazin 2 Suerda Maria Ribeiro de Morais 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Estação Olhar Meu é um blog que se utiliza da comunicação

Leia mais

Interação em Mídias Sociais: Análise e produção de insights para as Mídias Sociais da empresa Pernambucando 1

Interação em Mídias Sociais: Análise e produção de insights para as Mídias Sociais da empresa Pernambucando 1 Interação em Mídias Sociais: Análise e produção de insights para as Mídias Sociais da empresa Pernambucando 1 Diego MAXIMO 2 Rodrigo CORREA 3 Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE RESUMO Essa

Leia mais

Relação entre Gestão do Conhecimento e Marketing de Relacionamento com Cidadão estudo de Caso do Facebook da SES-MG

Relação entre Gestão do Conhecimento e Marketing de Relacionamento com Cidadão estudo de Caso do Facebook da SES-MG Relação entre Gestão do Conhecimento e Marketing de Relacionamento com Cidadão estudo de Caso do Facebook da SES-MG Leandro Peters Heringer lheringer@gmail.com Orientador: Prof. DR.Rodrigo Baroni de Carvalho

Leia mais

KIDS ONLINE BRASIL OBJETIVO E METODOLOGIA. Público-alvo. Abrangência geográfica. Tamanho da amostra (2017) Coleta de dados

KIDS ONLINE BRASIL OBJETIVO E METODOLOGIA. Público-alvo. Abrangência geográfica. Tamanho da amostra (2017) Coleta de dados Público-alvo Crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos e seus pais / responsáveis Abrangência geográfica Nacional Tamanho da amostra (17) 3.12 crianças e adolescentes 3.12 pais/ responsáveis KIDS ONLINE

Leia mais

APLICATIVOS PARA CELULARES

APLICATIVOS PARA CELULARES FACULDADE DE SÃO MARCOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR ORIENTADOR: GERALDO SANDRI ALUNOS: ERIK DALLAGO E RODOLFO DALLAGO APLICATIVOS PARA CELULARES SÃO MARCOS

Leia mais

CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: INDICADORES DO PERFIL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: INDICADORES DO PERFIL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: INDICADORES DO PERFIL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS Natália Andreoli Monteiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) nat.andreoli@gmail.com Modalidade:

Leia mais

Mais de 50 cidades de Atuação no Brasil! 16 estados diferentes. Milhares de acessos diferentes todos os dias!

Mais de 50 cidades de Atuação no Brasil! 16 estados diferentes. Milhares de acessos diferentes todos os dias! Mais de 50 cidades de Atuação no Brasil! 16 estados diferentes Cidades franqueadas: São Paulo-SP Ribeirão Preto-SP Rio de Janeiro-RJ Recife-PE Londrina-PR Cuiabá-MT Vila Velha-ES Manaus-AM Itabirito-MG

Leia mais

MÍDIA KIT 2017 ANUNCIANTES

MÍDIA KIT 2017 ANUNCIANTES 2017 MÍDIA KIT 2017 O Portal Chico da Boleia é um canal online de comunicação voltado para os caminhoneiros, carreteiros e empresários do setor de transporte. Nele, reunimos notícias sobre transporte,

Leia mais

MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos

MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos 400 MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos Andréa KOCHHANN Amanda Gonçalves da LUZ Alice Carlos FELICIANO Herick José Rodrigues CHAVEIRO Vanessa Amélia

Leia mais

Convergência Midiática e o Potencial Pedagógico do Ciberespaço 1

Convergência Midiática e o Potencial Pedagógico do Ciberespaço 1 Convergência Midiática e o Potencial Pedagógico do Ciberespaço 1 Gabriela Arícia Ferreira MATOS 2 Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB RESUMO O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão

Leia mais

Sistema de Provas Online

Sistema de Provas Online Sistema de Provas Online Sobre o PROVA DA ORDEM O site Prova da Ordem possui uma abordagem diferente dos cursinhos preparatórios para Exame de Ordem. Não produzimos videoaulas por acreditar que essa seja

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V3.2017

conversa afiada mídia-kit V3.2017 conversa afiada mídia-kit V3.2017 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2006 nasce Conversa Afiada como um blog no Uol 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A FACE DA AUDIÊNCIA NO JORNALISMO LOCAL: PARTICIPAÇÃO EM TEMPOS DE COMUNICAÇÃO ONLINE 1 THE FACE OF THE AUDIENCE IN LOCAL JOURNALISM: PARTICIPATION IN ONLINE COMMUNICATION TIMES Roger Alex De Almeida 2,

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2016

conversa afiada mídia-kit V2.2016 conversa afiada mídia-kit V2.2016 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2017

conversa afiada mídia-kit V2.2017 conversa afiada mídia-kit V2.2017 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

O USO DE GRUPOS DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO EXTRA-SALA DE AULA NO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

O USO DE GRUPOS DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO EXTRA-SALA DE AULA NO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA O USO DE GRUPOS DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO EXTRA-SALA DE AULA NO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Autor (1) Damião Rodrigues de Sousa 1 ; Co-autora (01) Jacicleide Rodrigues

Leia mais

Movimento Outubro Rosa e a utilização das redes sociais digitais como meio de comunicação com seus públicos 1

Movimento Outubro Rosa e a utilização das redes sociais digitais como meio de comunicação com seus públicos 1 Movimento Outubro Rosa e a utilização das redes sociais digitais como meio de comunicação com seus públicos 1 Amanda Vieira Ferrari GASPARIN 2 Dulce Margareth BOARINI 3 Universidade Metodista de São Paulo,

Leia mais

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala.

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? São ações de comunicação, que as empresas e produtores, podem se utilizar

Leia mais

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de midiakit - 2019 Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos,

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL É MASSA! OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM MASSA

LETRAMENTO DIGITAL É MASSA! OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM MASSA LETRAMENTO DIGITAL É MASSA! OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM MASSA Renata de Oliveira Sbrogio [FAAC (Unesp/Bauru) e UNILAGO] INTRODUÇÃO A cultura digital, advinda da rápida difusão

Leia mais

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 2015 1 Bruno Soares Machado 2 ; Rita Migliora 3 Introdução As possibilidades que se apresentam com a

Leia mais

Jornalismo digital: a incorporação da revista Superinteressante às redes sociais 1

Jornalismo digital: a incorporação da revista Superinteressante às redes sociais 1 Jornalismo digital: a incorporação da revista Superinteressante às redes sociais 1 Thaiss MOREIRA 2 Andrezza VIEIRA 3 Carlos D ANDREA 4 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG Resumo É chegada a era

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Acesso à informação em dispositivos móveis: Oportunidades, Riscos, Desafios. Cristina Ponte FCSH/NOVA

Acesso à informação em dispositivos móveis: Oportunidades, Riscos, Desafios. Cristina Ponte FCSH/NOVA Acesso à informação em dispositivos móveis: Oportunidades, Riscos, Desafios Cristina Ponte FCSH/NOVA Estrutura da apresentação O contexto de leitura: convergência dos meios, agregadores de informação Crescendo

Leia mais

Gráfico 05 - Segmentação das postagens no

Gráfico 05 - Segmentação das postagens no 63 Os tweets do perfil @claroronaldo são diferenciados pelo fato de que o perfil oficial da operadora Claro é o perfil oficial do jogador de futebol Ronaldo fenômeno. Considerando que mesmo sendo um perfil

Leia mais

Capítulo 4: Mídias sociais Ferramentas da Revolução?

Capítulo 4: Mídias sociais Ferramentas da Revolução? Capítulo 4: Mídias sociais Ferramentas da Revolução? In: LEMOS, André. A comunicação das coisas: Teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013. (COLEÇÃO ATOPOS). p. 159-173 Fonte da imagem:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944.

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. midiakit - 2018 Nossos associados A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a

Leia mais

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR APRESENTAÇÃO Nos últimos anos as séries de TV têm se tornado um verdadeiro fenômeno. Com público cada vez maior e crescentes lançamentos de

Leia mais

Hábitos de uso de mídia e conexão pública: um retrato da participação política online e off-line de jovens brasileiros 1.

Hábitos de uso de mídia e conexão pública: um retrato da participação política online e off-line de jovens brasileiros 1. Hábitos de uso de mídia e conexão pública: um retrato da participação política online e off-line de jovens brasileiros 1 Aline Camargo 2 No contexto democrático em que se vive, pressupõe-se que haja condições

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. Programa Avançado em Gestão da. Comunicação Digital

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. Programa Avançado em Gestão da. Comunicação Digital Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital PROGRAMAÇÃO COMPLETA Módulo 1: Gestão de marcas e negócios nas redes sociais - 12 horas 12 (segunda-feira), 14 (quarta-feira), 19 (segunda-feira) e 21

Leia mais

TAW Tópicos de Ambiente Web

TAW Tópicos de Ambiente Web TAW Tópicos de Ambiente Web Desenvolvimento da Internet e Programas de Uso rveras@unip.br Aula - 03 Agenda A informação Software ou Aplicações Intranet Novas Tendências 2 A informação A Informação 3 A

Leia mais

Evangelização e Novas Tecnologias

Evangelização e Novas Tecnologias Evangelização e Novas Tecnologias O QUE EU ESPERO DESTE MOMENTO? Quem sou eu na sociedade em rede? De acordo com Manuel Castells, rede é um conjunto de nós interligados. A rede está no indivíduo e o indivíduo

Leia mais

PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO

PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO Graziela Fatima Giacomazzo Introdução Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que busca investigar o contexto da pesquisa nas Ciências Humanas, área de conhecimento

Leia mais

TÍTULO: O DIÁLOGO DO ESCRITOR NACIONAL COM O LEITOR ATRAVÉS DA CONVERGÊNCIA DE MEIOS

TÍTULO: O DIÁLOGO DO ESCRITOR NACIONAL COM O LEITOR ATRAVÉS DA CONVERGÊNCIA DE MEIOS TÍTULO: O DIÁLOGO DO ESCRITOR NACIONAL COM O LEITOR ATRAVÉS DA CONVERGÊNCIA DE MEIOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: FIAM-FAAM - CENTRO

Leia mais

Socializando em redes digitais: o lugar dos pares. José Alberto Simões, Juliana Doretto. Lisboa, Co-funded by the European Union

Socializando em redes digitais: o lugar dos pares. José Alberto Simões, Juliana Doretto. Lisboa, Co-funded by the European Union Socializando em redes digitais: o lugar dos pares José Alberto Simões, Juliana Doretto Lisboa, 28-11-2014 Co-funded by the European Union Perfil numa rede social Rapazes Raparigas 9-10 anos 11-12 anos

Leia mais

HAITIANOS EM SANTA ROSA-RS: USOS, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIA DO CON- SUMO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL 1. Luana Micheli Gras Teixeira 2 ; Wesley Pereira Grijó 3

HAITIANOS EM SANTA ROSA-RS: USOS, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIA DO CON- SUMO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL 1. Luana Micheli Gras Teixeira 2 ; Wesley Pereira Grijó 3 HAITIANOS EM SANTA ROSA-RS: USOS, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIA DO CON- SUMO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL 1 Luana Micheli Gras Teixeira 2 ; Wesley Pereira Grijó 3 O fluxo migratório de haitianos para o Brasil, até

Leia mais

d b digitalbronks M e d i a K i t

d b digitalbronks M e d i a K i t dbdigitalbronks M e d i a K i t 2 0 1 6 ACREDITAMOS QUE A ENGENHARIA É CAPAZ DE TRANSFORMAR O MUNDO dbdigitalbronks Desde 2011, especializada no segmento de produção de conteúdo, se consolidou como referência

Leia mais

Cases. Grupo Fleury. O que a expertise em monitoramento de mídias sociais do Grupo Fleury pode ensinar a você

Cases. Grupo Fleury. O que a expertise em monitoramento de mídias sociais do Grupo Fleury pode ensinar a você Cases Grupo Fleury O que a expertise em monitoramento de mídias sociais do Grupo Fleury pode ensinar a você ÍNDICE AGRADECIMENTO William Malfatti, diretor de marketing e relações institucionais do Grupo

Leia mais

Gilberto Musto. Novatec

Gilberto Musto. Novatec Gilberto Musto Novatec Novatec Editora Ltda. [2013]. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem

Leia mais

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO E-mail: wesley.pinheiro@fapcom.edu.br CONTEÚDO DA DISCIPLINA Diferenças entre redes sociais e mídias digitais Interatividade, Interação e Conversação

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 Inscrições vão até 12 de fevereiro/17. Vagas limitadas. CONTEÚDO Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;

Leia mais

#IlhaGram: Troca de olhares sobre a Ilha Grande/RJ

#IlhaGram: Troca de olhares sobre a Ilha Grande/RJ issn 1677 6976 www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno GALERIA DE FOTOS : Troca de olhares sobre a Ilha Grande/RJ : an exchange of views on Ilha Grande/RJ : miradas cruzadas sobre Ilha Grande/RJ http://dx.doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.1306

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG RESUMO CARLOS EDUARDO WEIZENMANN 1 RAFAELA JARDIM 2 KARLA MARQUES DA ROCHA 3 Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por

Leia mais