Índice. 1- Introdução Acessórios Estrutura do equipamento Interface de uso Utilização do equipamento 13-17

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. 1- Introdução Acessórios Estrutura do equipamento Interface de uso Utilização do equipamento 13-17"

Transcrição

1 .

2 1- Introdução Acessórios Estrutura do equipamento Interface de uso Utilização do equipamento Atualização Licença de uso equipamento 24 8 Descrição das pinagens dos cabos 25-32

3 01 1. Introdução O ECU-TEST 3 - INFINITY é um simulador de sistemas automotivos para teste de ECUs, painéis, imobilizadores e módulos auxiliares, simulando internamente os principais sensores e atuadores e permitindo também ao usuário interagir eletronicamente com os módulos de gerenciamento para diagnósticos de falhas e validações de reparos realizados. O equipamento possui 27 atuadores (acionamento negativo/positivo), sistema de proteção contra sobrecorrente, cargas internas de injetores e bobinas, 3 interruptores, lâmpada de sinalização, geração de sinal PWM, programadores integrados, 24 sensores variáveis, 12 saídas de conexão com cabos universais, fonte de alimentação interna, seleção de tipo de sinal feita por sistemas de injeção ou tipo de sinal, aumento de rotação e velocidade (feito por botão-maior precisão), conexão externa para pedal do acelerador e corpo de borboleta, antena de imobilizador com sinalização de reconhecimento do transponder, alimentação auxiliar +5, +12 e GND para ligação de componentes externos ou equipamentos e uma plataforma atualizável. Sua aplicação conta com 190 sistemas de injeção, 19 montadoras e mais de 700 modelos. E manuais didáticos para a pinagem dos módulos.

4 02 2. Acessórios Cabo de energia Utilizado para ligação do equipamento com a rede elétrica. //////////////////////////////////////////////////// Cabo USB Utilizado para atualização do equipamento e acesso aos programadores. Cabo universal CE-L01 (DB50-A) Utilizado para realizar a conexão com o módulo de injeção eletrônica.

5 03 Cabo universal CE-L02 (DB50-B) Utilizado para realizar a conexão com o módulo de injeção eletrônica. Cabo universal CE-L03 (DB50-C) Utilizado para realizar a conexão com o módulo de injeção eletrônica. Cabo universal CE-L10 (DB15-A) Utilizado para realizar a conexão na UCE, exclusivamente para simulação diesel.

6 04 Cabo universal CE-L04 (DB37-A) Utilizado para realizar a conexão dos painéis de instrumentos. Cabo universal CE-L05 (DB25-A) Utilizado para realizar a conexão de imobilizadores. Cabo universal CE-L06 (DB25-B) Utilizado para realizar a conexão de módulos auxiliares (ABS, módulo do airbag, etc).

7 05 Cabo OBD2 CE-L07 Cabo de diagnóstico para conexão com o Scanner. Cabo universal CE-L08 (DB9-A) Utilizado para realizar a conexão do pedal de acelerador externo (se conectado desabilita o sensor da posição do pedal do acelerador simulado no equipamento). Cabo universal CE-L09 (DB9-B) Utilizado para realizar a conexão do corpo de borboleta externo (se conectado desabilita o sensor interno simulado no equipamento).

8 06 Cabo de leitura universal OBDTRONIC Utilizado para a leitura e gravação da UCEs hibridas. Cabo de leitura universal ST10 Utilizado para a leitura e gravação da UCE. Adaptadores Utilizado para adaptação aos diversos tipos de terminais das ECU s.

9 07 3. Estrutura do equipamento Lateral esquerda DB50-A Entrada do cabo CE-L01 DB50-B Entrada do cabo CE-L02 DB50-C Entrada do cabo CE-L03 DB15-A Entrada do cabo CE-L10 Frontal Painel (DB37-A) - Entrada do cabo CE-L04 Imobilizador (DB25-A) - Entrada do cabo CE-L05 Módulos auxiliares (DB25-B) - Entrada do cabo CE-L06 Diagnóstico - Entrada do cabo CE-L07 Lateral direita DB9-A - Entrada do cabo (CE- L08) DB9-B - Entrada do cabo (CE- L09) OBDTRONIC - Entrada do cabo de leitura universal OBDTRONIC ST10 - Entrada do cabo de leitura universal ST10

10 08 Parte posterior Chave geral Utilizada para inicialização da fonte de alimentação. Fusíveis Responsável pela proteção dos circuitos Chave de tensão Utilizado para selecionar a tensão da rede elétrica 127V ou 220V USB-1 Utilizado para atualização do equipamento DB9-EXP Utilizado para procedimentos internos CHIPTRONIC. Parte superior Sensores e atuadores simulados no equipamento. As informações detalhadas estão no item 4. Interface de uso.

11 09 4. Interface de uso Leds de sinalização de alimentação Leds indicativos de alimentação 12V para ECU, descritos como L30 (alimentação direta da bateria), L15 (pós chave) e partida para liberação dos sinais de rotação. Lâmpadas de anomalias Sinalizam anomalias no sistema de injeção, identificação do transponder (CODE) e falhas elétricas. Injetores Simula as características elétricas dos bicos injetores, de injeção convencional, injeção direta e injeção diesel leves. Bobinas Simula as características elétricas das bobinas com ou sem módulo de ignição.

12 10 Sensores Utilizados para variação dos sinais enviados para o módulo de injeção eletrônica, possuem alimentação individual (positivo e negativo) indicadas por leds para verificação rápida e bornes para medição. Relés/Eletroválvulas Simula as características elétricas dos atuadores dos sistemas de injeção. Permite acionamento positivo ou negativo, possui led de sinalização com alternância de cor segundo a alimentação fornecida e bornes de medição. Gerador PWM Gera um sinal PWM variável para testes de componentes externos acionados por este tipo de sinal (exemplo: eletroválvulas). Botão On/Off Utilizado para ligar ou desligar o equipamento.

13 11 Alimentação auxiliar Alimentação 5/12V e GND para componentes externos. Interruptores Simula a ativação dos interruptores para a central de injeção eletrônica. Controladores de sinal de rotação e velocidade Simula o incremento e decremento dos sinais de rotação e velocidade. Bornes Proporciona testes dos sinais de saída das ECUs, através de instrumentos de medição (osciloscópio e multímetro).

14 12 Display Utilizado para a exibição das funções selecionadas do equipamento. Menu de navegação Utilizado para a seleção de funções no display do equipamento. Antena Identificação do transponder. Led da antena Identificação visual do reconhecimento da senha do transponder pelo conjunto de injeção eletrônica simulado na bancada.

15 13 5. Utilização do equipamento Verifique se a chave seletora de tensão (127/220V) está de acordo com a tensão da rede elétrica, inicialize a fonte ligando a chave geral (posição I ), pressione o botão ON/OFF (verificar se o led ON/OFF está ligado, também se houve o bip de inicialização e se o display foi ativado). Feito isso, pressione o botão OK no menu de navegação. A seguir selecione a opção desejada utilizando o menu de navegação (cima, baixo e ok para confirmar a opção):

16 14 Função montadoras: selecionando esta opção, será exibido todas as montadoras atendidas pelo equipamento. Ao escolher a montadora de sua preferência, serão exibidos todos os sistemas de injeção da mesma.

17 15 Após selecionar o sistema desejado e fazer a conexão dos cabos com as ECUs (utilizar manual de pinagem). Pressione o botão OK para acionar a Linha 30, pressione novamente o botão OK para acionar a Linha 15 e mais uma vez pressione o botão OK para ligar o motor (liberação dos sinais de rotação e fase), Para sair da função pressione o botão voltar até a tela desejada.

18 16 Função tipo de sinal: seleção manual de sinal de rotação e fase por tipo (seguir os mesmos procedimentos de escolha utilizado para a função montadoras). Função programadores: Selecione a opção Executar utilizando as setas cima e baixo do menu de navegação e confirme com o botão OK. Para o correto funcionamento dos programadores, o equipamento ECU TEST 3 deverá estar conectado a um PC e com o software do programador devidamente instalado.

19 17 Após a seleção do programador desejado, o display exibirá a etapa de alimentação do programador, conforme ilustrado abaixo. Pressionando o botão cima acionará a Linha 30, pressionando novamente o mesmo botão, desligará a Linha 30. Pressionando o botão baixo acionará a Linha 15, pressionando novamente o mesmo botão, desligará a Linha 15. (Obs.: a habilitação dos programadores não é feita pelo botão OK, mas sim pelas setas cima e baixo )

20 18 6. Atualizações Contate nosso suporte técnico para o envio dos softwares necessários para a atualização de seu equipamento. 6.1 Instalação do software de atualização Execute o aplicativo indicado na imagem abaixo que você utilizará para atualizar seu equipamento. Execute o programa e ao aparecer essa janela indicada na imagem abaixo, clique em Executar :

21 19 Clique em avançar para começar a instalação: Nessa janela, o próprio programa sugerirá uma pasta para colocar, mas você terá a opção de escolher a de sua preferência. Feito isso, clique em avançar :

22 20 Agora você poderá escolher onde ficarão os atalhos do programa. Caso não queira que seja criado o atalho no Menu Iniciar, basta selecionar a opção Não criar uma pasta no Menu Iniciar, sinalizado de azul neste documento. Feito isso, clique em avançar novamente: Em seguida, seleciona a opção Criar um ícone na Área de trabalho, se assim desejar. Caso não queira, desfaça essa opção. Clique mais uma vez em avançar :

23 21 Clique em instalar : Depois de completar a instalação, finalize esse processo clicando em concluir :

24 Procedimentos de atualização de software Com o equipamento desligado conecte o cabo USB na entrada USB-1 de seu equipamento e em seu computador, ligue o equipamento com o botão cima pressionado, o display exibirá a seguinte mensagem: Abra o software que foi instalado anteriormente em seu computador e clique em conectar. As mensagens deverão ser iguais as da imagem abaixo.

25 23 Clique em atualização, as mensagens deverão ser iguais as das imagens abaixo. Após a mensagem processo finalizado com sucesso desconecte o cabo usb e pressione o botão OK do equipamento.

26 24 7. Licença de uso do equipamento O equipamento contém uma licença, ou seja, tempo de uso disponível para o mesmo. Caso tenha expirado esse tempo, seu equipamento será bloqueado. Para desbloqueá-lo, contate o suporte técnico para verificar a disponibilidade da renovação da licença e coloque seu equipamento em modo de atualização, conforme indicado na página 22 desse manual. Referente ao software de atualização, você selecionará a seguinte opção para a licença ser renovada: Desconecte o cabo usb e pressione o botão OK no menu de navegação do equipamento.

27 25 8. Descrição das pinagens dos cabos Pinagem do cabo DB50-A DB50 A Descrição 01 Linha Linha Linha GND 05 GND 06 Injetor 01-A 07 Injetor 02-A 08 Injetor 03-A 09 Injetor 04-A 10 Bobina de ignição Bobina de ignição Bobina de ignição Bobina de ignição Positivo do sensor 01 de posição do pedal do acelerador 15 Negativo do sensor 01 de posição do pedal do acelerador 16 Sinal do sensor 01 de posição do pedal do acelerador 17 Positivo do sensor 02 de posição do pedal do acelerador 18 Negativo do sensor 02 de posição do pedal do acelerador 19 Sinal do sensor 02 de posição do pedal do acelerador 20 Positivo sensor de posição do corpo de borboleta 21 Negativo do sensor de posição do corpo de borboleta 22 Sinal 01 do sensor de posição do corpo de borboleta 23 Sinal 02 do sensor de posição do corpo de borboleta 24 Negativo do sensor de temperatura da água 25 Sinal do sensor de temperatura da água 26 Negativo do sensor de temperatura do ar 27 Sinal do sensor de temperatura do ar 28 Positivo do sensor de pressão do ar 29 Negativo do sensor de pressão do ar 30 Sinal do sensor de pressão do ar 31 Positivo do sensor de oxigênio pré catalizador (lambda 01) 32 Negativo do sensor de oxigênio pré catalizador (lambda 01) 33 Sinal do sensor de oxigênio pré catalizador (lambda 01) 34 Relé Principal 35 Relé da bomba de combustível 36 Relé de partida a frio 37 Eletroválvula de partida a frio 38 Eletroválvula do canister 39 Relé do eletroventilador Relé do eletroventilador Lâmpada de injeção 42 Lâmpada code 43 Sinal do sensor de rotação 1-A 44 Sinal do sensor de fase 1 45 Sinal do sensor de velocidade 46 Linha K 47 Linha L 48 Can High 49 Can Low 50 Sistema de imobilizador

28 26 Pinagem do cabo DB50-B DB50 B Descrição 01 Linha Injetor 01-B (injeção direta/diesel) 03 Injetor 02-B (injeção direta/diesel) 04 Injetor 03-B (injeção direta/diesel) 05 Injetor 04-B (injeção direta/diesel) 06 Positivo do sensor de oxigênio pós catalizador (lambda 02) 07 Negativo do sensor de oxigênio pós catalizador (lambda 02) 08 Sinal do sensor de oxigênio pós catalizador (lambda 02) 09 Positivo do sensor de pressão do ar condicionado 10 Negativo do sensor de pressão do ar condicionado 11 Sinal do sensor de pressão do ar condicionado 12 Negativo do sensor de temperatura do combustível 13 Sinal do sensor de temperatura do combustível 14 Positivo do sensor de pressão do combustível (Rail) 15 Negativo do sensor de pressão do combustível (Rail) 16 Sinal do sensor de pressão do combustível (Rail) 17 Negativo do sensor de nível de combustível 18 Sinal do sensor de nível de combustível 19 Positivo do sensor de pressão do óleo no motor 20 Negativo do sensor de pressão do óleo no motor 21 Sinal do sensor de pressão do óleo no motor 22 Positivo do sensor de pressão do EGR 23 Negativo do sensor de pressão EGR 24 Sinal do sensor de pressão EGR 25 Relé de partida 26 Aquecedor do sensor de oxigênio pré catalizador 27 Aquecedor do sensor de oxigênio pós catalizador 28 Relé do compressor do ar condicionado 29 Negativo da eletroválvula de pressão do combustível 01 (Rail) 30 Sinal da eletroválvula de pressão do combustível 01 (Rail) 31 Sinal da eletroválvula de pressão do combustível 02 (Rail) 32 Aquecedor de partida a frio 01 (velas aquecedoras) 33 Aquecedor de partida a frio 02 (velas aquecedoras) 34 Negativo da eletroválvula de EGR 35 Sinal da eletroválvula de EGR 36 Eletroválvula de pressão do óleo 37 Eletroválvula do freio motor 38 Atuador de marcha lenta A 39 Atuador de marcha lenta B 40 Atuador de marcha lenta C 41 Atuador de marcha lenta D 42 Lâmpada de EPC 43 Interruptor de solicitação do ar condicionado 44 Interruptor de embreagem 45 Interruptor de pressão do óleo 46 Bus + 47 Bus - 48 Auxiliar de comunicação Auxiliar de comunicação 02 50

29 27 Pinagem do cabo DB50-C DB50 C Descrição 01 Injetor 05-A 02 Injetor 06-A 03 Injetor 05-B (injeção direta/diesel) 04 Injetor 06-B (injeção direta/diesel) 05 Bobina de ignição Bobina de ignição Bobina de ignição Bobina de ignição Negativo do sensor de temperatura do ar na turbina 10 Sinal do sensor de temperatura do ar na turbina 11 Positivo do sensor de pressão do ar na turbina 12 Negativo do sensor de pressão do ar na turbina 13 Sinal do sensor de pressão do ar na turbina 14 Positivo do sensor de fluxo de ar 15 Negativo do sensor de fluxo de ar 16 Sinal do sensor de fluxo de ar 17 Negativo do sensor de temperatura da água na saída do radiador 18 Sinal do sensor de temperatura da água na saída do radiador 19 Negativo do sensor de temperatura dos gases de escape Sinal do sensor de temperatura dos gases de escape Negativo do sensor de temperatura dos gases de escape Sinal do sensor de temperatura dos gases de escape Positivo do sensor de pressão dos gases de escape 24 Negativo do sensor de pressão dos gases de escape 25 Sinal do sensor de pressão dos gases de escape 26 Positivo do sensor de auxiliar Negativo do sensor auxiliar Sinal do sensor auxiliar Eletroválvula reguladora de pressão do ar na turbina 30 Eletroválvula by-pass 31 Eletroválvula wastgate 32 Atuador de comando variável Atuador de comando variável Relé de alimentação das bobinas de ignição 35 Atuador auxiliar Atuador auxiliar Pino OBD Pino OBD Pino OBD Pino OBD Pino OBD Pino OBD Pino OBD Auxiliar de comunicação Auxiliar de comunicação Motor 01 do corpo de borboleta 47 Motor 02 do corpo de borboleta 48 Sinal do sensor de rotação 01- B 49 Sinal do sensor de rotação 02 - B 50 Sinal do sensor de fase 02

30 28 Pinagem do cabo DB15-A DB15 A Descrição 01 Injetor 01 Pino 1 02 Injetor 01 Pino 2 03 Injetor 02 Pino 1 04 Injetor 02 Pino 2 05 Injetor 03 Pino 1 06 Injetor 03 Pino 2 07 Injetor 04 Pino 1 08 Injetor 04 Pino 2 09 Injetor 05 Pino 1 10 Injetor 05 Pino 2 11 Injetor 06 Pino 1 12 Injetor 06 Pino

31 29 Pinagem do cabo DB25-A DB25 A Descrição 01 Pino 5 OBD GND 02 Pino 4 OBD GND 03 Pino 6 OBD Can high 04 Pino 7 OBD Linha K 05 Pino 14 OBD Can low 06 Pino 10 OBD Bus - 07 Pino 2 OBD Bus + 08 Pino 15 OBD Linha L 09 Pino 16 OBD V 10 Pino 1 OBD 11 Pino 3 OBD 12 Pino 8 OBD 13 Pino 9 OBD 14 Pino 11 OBD 15 Pino 12 OBD 16 Pino 13 OBD 17 Linha Comunicação auxiliar 1 19 Comunicação auxiliar 2 20 Comunicação auxiliar 3 21 Comunicação auxiliar 4 22 Antena 1 23 Antena 2 24 Lâmpada de code 25 Sistema de imobilizador

32 30 Pinagem do cabo DB25-B DB25 B Descrição 01 Pino 5 OBD GND 02 Pino 4 OBD GND 03 Pino 6 OBD Can high 04 Pino 7 OBD Linha K 05 Pino 14 OBD Can low 06 Pino 10 OBD Bus - 07 Pino 2 OBD Bus + 08 Pino 15 OBD Linha L 09 Pino 16 OBD V 10 Pino 1 OBD 11 Pino 3 OBD 12 Pino 8 OBD 13 Pino 9 OBD 14 Pino 11 OBD 15 Pino 12 OBD 16 Pino 13 OBD 17 Linha Comunicação auxiliar 1 19 Comunicação auxiliar 2 20 Comunicação auxiliar 3 21 Comunicação auxiliar 4 22 Antena 1 23 Antena 2 24 Lâmpada de code 25 Sistema de imobilizador

33 31 DB37 A Descrição 01 Pino 5 OBD GND 02 Pino 4 OBD GND 03 Pino 6 OBD Can high 04 Pino 7 OBD Linha K 05 Pino 14 OBD Can low 06 Pino 10 OBD Bus - 07 Pino 2 OBD Bus + 08 Pino 15 OBD Linha L 09 Pino 16 OBD V 10 Pino 1 OBD 11 Pino 3 OBD 12 Pino 8 OBD 13 Pino 9 OBD 14 Pino 11 OBD 15 Pino 12 OBD 16 Pino 13 OBD Linha Comunicação auxiliar 1 22 Comunicação auxiliar 2 23 Comunicação auxiliar 3 24 Comunicação auxiliar 4 25 Antena 1 26 Antena 2 27 Lâmpada de Code 28 Sistema de imobilizador 29 Sinal de velocidade 30 Lâmpada de injeção 31 Negativo do sensor de nível de combustível 32 Sinal do sensor de nível de combustível Pinagem do cabo DB37-A

34 32 Pinagem do cabo DB9-A DB9 A Descrição 01 Positivo do pedal do acelerador Negativo do pedal do acelerador Sinal do pedal do acelerador Positivo do pedal do acelerador Negativo do pedal do acelerador Sinal do pedal do acelerador Pinagem do cabo DB9-B DB9 B Descrição 01 Positivo do sensor de posição de borboleta 02 Negativo do sensor de posição de borboleta 03 Sinal 01 do sensor de posição de borboleta 04 Sinal 02 do sensor de posição de borboleta 05 Motor 01 do corpo de borboleta 06 Motor 02 do corpo de borboleta Para maiores informações contate o suporte técnico da CHIPTRONIC (14)

Índice. Introdução 03. Cuidados ao manusear o equipamento 05. Acessórios Inclusos 06. Definições do equipamento 07

Índice. Introdução 03. Cuidados ao manusear o equipamento 05. Acessórios Inclusos 06. Definições do equipamento 07 Manual 1 Índice. Introdução 03 Cuidados ao manusear o equipamento 05 Acessórios Inclusos 06 Definições do equipamento 07 Conectando o Pin Out 11 Fazendo medições 13 Testando com injetores e bobinas reais

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 089 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO: VW GOL G6 1.0 FLEX ME 17.5.20 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ME 17.5.20 POSIÇÃO DO PEDAL, DA BORBOLETA, VSS E INTERRUPTORES

Leia mais

Página 1 de 18. Jetta. Esquema de circuito de corrente Nº 36 / Motor de 2,0 l a gasolina, CCZA A partir de outubro de 2010

Página 1 de 18. Jetta. Esquema de circuito de corrente Nº 36 / Motor de 2,0 l a gasolina, CCZA A partir de outubro de 2010 Página 1 de 18 Esquema de circuito de corrente Nº 36 / 1 04.2012 Motor de 2,0 l a gasolina, CCZA A partir de outubro de 2010 Página 2 de 18 Esquema de circuito de corrente Nº 36 / 2 Bateria, Motor de partida,

Leia mais

PC-SCAN 2010 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR

PC-SCAN 2010 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR Manual de Operação MARELLI IAW-6R TWINGO RENAULT Seção A : Versão : 1.00G / 99 A1 ÍNDICE Introdução... A3 Auto-Diagnóstico... A4 Conectando o seu PC-SCAN 2010... A4 Consultas

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 40 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 DENSIDADE, INTERRUPTORES E TEMPERATURA DO MOTOR Agora veremos:

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 42 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 IGNIÇÃO E PARTIDA A FRIO Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

Manual do usuário - MultGiga Rev. 0.1

Manual do usuário - MultGiga Rev. 0.1 Manual do usuário - MultGiga Rev. 0.1 Setembro de 2012 2 ÍNDICE Introdução:... 3 Acessórios que acompanham o MultGiga:... 4 MultGiga:... 5 Nomenclatura:... 5 Cabo universal e legenda no MultGiga:... 6

Leia mais

Introdução A evolução do controle da ignição 17. Platinado Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21

Introdução A evolução do controle da ignição 17. Platinado Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21 Sumário Introdução 15 1. A evolução do controle da ignição 17 Platinado 17 2. Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21 Composição do sistema de alimentação a carburador 21

Leia mais

Manual do usua rio. Índice

Manual do usua rio. Índice Manual do usua rio Índice Conhecendo o X Test... 02 Função 1 a 5V......06 Função resistência...09 Função vss-frequencímetro....10 Linha +50...11 Can/Vol......12 Saída PWM...13 1 Controle de RPM Controle

Leia mais

GRF. Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração.

GRF. Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração. FR Indústria Eletromecânica Ltda. GRF Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração. www.fr.ind.br E-mail: contato@fr.ind.br / fr.eletromecanica@gmail.com Telefone: (45) 2031-0688

Leia mais

Chevrolet Omega/Suprema 2.0/2.2/3.0/4.1

Chevrolet Omega/Suprema 2.0/2.2/3.0/4.1 Diagnóstico da injeção eletrônica Chevrolet Omega/Suprema 2.0/2.2/3.0/4.1 Autoria: Fernando Furini Mauro Perides Colaboração: Gustavo Frezza Junior - Overspeed Helder Muller Versão 1.3-17/04/2006 Pág 1

Leia mais

BANCADA DIDÁTICA PARA TREINAMENTO EM MOTORES (FLEX) DO TIPO CICLO OTTO

BANCADA DIDÁTICA PARA TREINAMENTO EM MOTORES (FLEX) DO TIPO CICLO OTTO BANCADA DIDÁTICA PARA TREINAMENTO EM MOTORES (FLEX) DO TIPO CICLO OTTO MODELO: EE0421 APRESENTAÇÃO A bancada didática para treinamento em motores de combustão interna do tipo CICLO OTTO Flex (motor vivo),

Leia mais

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas.

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas. 1 Aplicativos JEEP MPI JEEP CHEROKEE 4.0L Código de Falhas A unidade central incorpora uma função de diagnóstico O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. EDIÇÃO 01 / 2017 Versão : 1.0. Hybrid E-controls. Distrito de Eugênio de Melo São José dos Campos

MANUAL DE OPERAÇÃO. EDIÇÃO 01 / 2017 Versão : 1.0. Hybrid E-controls. Distrito de Eugênio de Melo São José dos Campos MANUAL DE OPERAÇÃO EDIÇÃO 01 / 2017 Versão : 1.0 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROPOSTA DO EQUIPAMENTO:... 3 3. SISTEMAS QUE O EQUIPAMENTO ATENDE:... 3 4. NOTAS:... 3 5. Composição do KIT do equipamento

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I. Capítulo 4 - Gerenciamento de Sistemas de Eletrônica Embarcada... 23

SUMÁRIO. Parte I. Capítulo 4 - Gerenciamento de Sistemas de Eletrônica Embarcada... 23 SUMÁRIO Parte I Capítulo 1 - Combustão... 3 Processo de combustão... 3 Motores de Combustão Interna... 4 Relação Ar/Combustível... 5 Relação Estequiométrica... 5 Tipos de misturas... 6 Fator Lambda...

Leia mais

FSA 500/050. Automotive Aftermarket

FSA 500/050. Automotive Aftermarket FSA 500/050 1 reprodução, edição, distribuição, assim como no caso de pedidos de direitos de propriedade industrial. Apresentação de produtos FSA 500 FSA 050 2 reprodução, edição, distribuição, assim como

Leia mais

O variador de avanço será acionado. no modo FLEX e no GNV (+12V FLEX). No modo original a saída é desacionada (0V). AZUL - +12V COMANDO AVANÇO

O variador de avanço será acionado. no modo FLEX e no GNV (+12V FLEX). No modo original a saída é desacionada (0V). AZUL - +12V COMANDO AVANÇO APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Variador de Avanço T44 é um módulo eletrônico desenvolvido para ser aplicado em veículos com sistema híbrido de 4 bobinas com módulos. Esse modelo é programado para avançar

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 29 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ECOSPORT 1.6 16V FLEX MARELLI IAW 7GFR.CS SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ECOSPORT - ECU Agora veremos: IAW 7GFR.CS - AULA 03

Leia mais

Diagnósticos Borboleta motorizada (drive by wire)

Diagnósticos Borboleta motorizada (drive by wire) Diagnósticos 55-002 - Borboleta motorizada (drive by wire) Características e funcionamento O NCM comanda a borboleta com base na solicitação de torque do motor. A solicitação de torque pode, por exemplo,

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 15 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX MAP E SENSORES DE OXIGÊNIO Agora veremos: IAW

Leia mais

SCOPINO TREINAMENTOS

SCOPINO TREINAMENTOS INSTRUTOR: SCOPINO TREINAMENTOS LAMBDAS E DETONAÇÃO IAW 7GF - AULA 07 SENSOR 4 PEDAL, BORBOLETA E VSS FECHANDO AS AULAS SOBRE OS SINAIS DE ENTRADA, VEREMOS HOJE OS SINAIS QUE PERMITEM O CONTROLE ELETRÔNICO

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 44 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 ATUADOR DE LENTA E CANISTER Agora veremos: 307 ME 7.4.9

Leia mais

AZUL - +12V COMANDO AVANÇO. Conector. Led. Botão de programação PRETO - 0V GND AMARELO - TPS

AZUL - +12V COMANDO AVANÇO. Conector. Led. Botão de programação PRETO - 0V GND AMARELO - TPS APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Variador de Avanço T31 é um módulo eletrônico desenvolvido para ser aplicado em veículos com sistema de ignição híbrido (bobina + ) ou separado. Esse modelo é programado

Leia mais

AZUL - +12V COMANDO AVANÇO. Conector. Led. Botão de programação

AZUL - +12V COMANDO AVANÇO. Conector. Led. Botão de programação APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Variador de Avanço é um módulo eletrônico desenvolvido para ser aplicado em veículos que tenham o sistema de ignição com duas bobinas simples. Esse modelo é programado

Leia mais

Conector. Led. Botão de programação. Módulo. de ignição. Conectar o fio amarelo no sinal variável do sensor TPS (sinal típico: 0 a 5V ou 5 a 0V).

Conector. Led. Botão de programação. Módulo. de ignição. Conectar o fio amarelo no sinal variável do sensor TPS (sinal típico: 0 a 5V ou 5 a 0V). APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Variador de Avanço T34 é um módulo eletrônico desenvolvido para ser aplicado em veículos que tenham o sistema de ignição com bobina e injeção eletrônica ou bobina e distribuidor.

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 30 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 UNIDADE DE CONTROLE ELETRÔNICO ECU Agora veremos: 307 ME

Leia mais

Simulador de sonda lambda inteligente

Simulador de sonda lambda inteligente t65 Simulador de sonda lambda inteligente APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Simulador de sonda lambda inteligente T65 é um módulo eletrônico desenvolvido para efetuar a simulação do sinal do sensor de sonda

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 10 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ONIX 1.4 FLEX MULTEC H N14Y SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX 1.4 FLEX MAF E TEMPERATURA MOTOR Agora veremos: MULTEC H N14Y-

Leia mais

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração GUIA GPS DISCOVERY Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Introdução Este guia foi feito para suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a

Leia mais

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo Discovery

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo Discovery Pág.: 1 de 47 OBJETIVO Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil, junto aos nossos clientes, sejam eles revendas e ou consumidores finais. CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento

Leia mais

GUIA GPS Quatro Rodas

GUIA GPS Quatro Rodas GUIA GPS Quatro Rodas Tutorial de soluções rápidas Introdução Objetivo: Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a você, nosso cliente. Campo de aplicação: Este documento

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 085 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO PÁLIO E-TORQ FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: E-TORQ 1.6 16V MAP, TEMPERATURA DO AR E DETONAÇÃO Agora veremos:

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 19 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX IGNIÇÃO, ELETROVENTILADOR E PARTIDA A FRIO

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO WCV EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA AL. DOS ANAPURUS, 1939 MOEMA - SÃO PAULO BRASIL

MANUAL DE OPERAÇÃO WCV EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA AL. DOS ANAPURUS, 1939 MOEMA - SÃO PAULO BRASIL MANUAL SCOPE MANUAL DE OPERAÇÃO WCV EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA AL. DOS ANAPURUS, 1939 MOEMA - SÃO PAULO BRASIL TEL/FAX (11) 5535-7200 / 5531-5945 / 5531-8784 http://www.wcv.com.br Página 2 de 13 Índice

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 46 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 ELETROINJETORES, ELETROVENTILADOR E AR CONDICIONADO Agora

Leia mais

Produzido por Tecnomotor Eletrônica do Brasil S/A - REPRODUÇÃO PROIBIDA - Eventuais erros ou defeitos favor comunicar

Produzido por Tecnomotor Eletrônica do Brasil S/A - REPRODUÇÃO PROIBIDA - Eventuais erros ou defeitos favor comunicar Índice Apresentação 2 Painel e conexões 3 Acessórios 4 Alimentação 6 Operações 8 Acoplamento da pinça indutiva 13 Características técnicas 14 1 Apresentação O tacômetro universal TM 529 pode ser usado

Leia mais

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo G4R

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Modelo G4R Pág.: 1 de 47 OBJETIVO Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil, junto aos nossos clientes, sejam eles revendas e ou consumidores finais. CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento

Leia mais

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração *Material produzido para parceiros Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Introdução Objetivo: Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil, juntos

Leia mais

KIT DIDÁTIDO MOCK UP MOTOR DIESEL

KIT DIDÁTIDO MOCK UP MOTOR DIESEL KIT DIDÁTIDO MOCK UP MOTOR DIESEL MODELO: EE0234 APRESENTAÇÃO A bancada didática para treinamento em motores de combustão interna do tipo ciclo diesel (motor vivo), modelocummins ISBE 4 cilindros - EURO

Leia mais

TCI 120 Conversor de interface USB RS232

TCI 120 Conversor de interface USB RS232 TCI 120 Conversor de interface USB RS232 Manual de Instalação O conversor modelo TCI 120 é um conversor de interface USB - RS232 desenvolvido para emular uma porta serial RS232 à partir da interface USB

Leia mais

Fusíveis LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS. Caixa de fusíveis do. compartimento do passageiro - 5. portas. Caixa de fusíveis do compartimento do motor

Fusíveis LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS. Caixa de fusíveis do. compartimento do passageiro - 5. portas. Caixa de fusíveis do compartimento do motor LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS Caixa de fusíveis do compartimento do motor Caixa de fusíveis do compartimento do passageiro 5 portas Esta caixa de fusíveis fica situada no compartimento do motor. Caixa

Leia mais

TESTES MECÂNICOS SINAIS ELÉTRICOS CONFIGURAÇÕES. 1 Sinal Sonda Lâmbda Catalizador visto por Sinal de Duas Sondas. 2 Primário de bobina Ignição

TESTES MECÂNICOS SINAIS ELÉTRICOS CONFIGURAÇÕES. 1 Sinal Sonda Lâmbda Catalizador visto por Sinal de Duas Sondas. 2 Primário de bobina Ignição OSCILOSCÓPIO - GUIA RÁPIDO Guia do Utilizador 2016 SINAIS ELÉTRICOS 1 Sinal Sonda Lâmbda Catalizador visto por Sinal de Duas Sondas 2 Primário de bobina Ignição Avaliar o Sinal do módulo Injeção 3 Secundário

Leia mais

SLIDE PATROCINADOR 1

SLIDE PATROCINADOR 1 SLIDE PATROCINADOR 1 SLIDE PATROCINADOR 1 AULA TÉCNICA 21 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX MARCHA

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 072 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO: FORD FOCUS 1.6 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FOCUS 1.6 16V INTERRUPTORES, TEMPERATURA DO MOTOR E LAMBDAS Agora veremos:

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 058 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO UNO VIVACE 1.0 FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: UNO VIVACE IGNIÇÃO E CANISTER Agora veremos: IAW 7GF - AULA

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 097 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO PÁLIO E-TORQ FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: E-TORQ 1.6 16V IGNIÇÃO, ELETROVENTILADOR E PARTIDA A FRIO

Leia mais

Fusíveis LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS. Caixa de fusíveis do. compartimento do passageiro - 5. portas. Caixa de fusíveis do compartimento do motor

Fusíveis LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS. Caixa de fusíveis do. compartimento do passageiro - 5. portas. Caixa de fusíveis do compartimento do motor LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS Caixa de fusíveis do compartimento do motor Caixa de fusíveis do compartimento do passageiro 5 portas Esta caixa de fusíveis fica situada no compartimento do motor. Caixa

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 057 2014 INSTRUTOR: SCOPINO INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: FORD FOCUS 1.6 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FOCUS 1.6 16V ECU Agora veremos: ME 17.8.5 - AULA 03 COMBUSTÍVEL INTRODUÇÃO

Leia mais

APLICATIVOS VW. DIGIFANT Mi

APLICATIVOS VW. DIGIFANT Mi Página 1 de 16 CAPITULO 70 APLICATIVOS VW DIGIFANT Mi GOLF GL/GLX 2.0 - Mi. COMO FUNCIONA O SISTEMA DIGIFANT Mi GOLF 2.0 Este sistema de injeção é digital multiponto ou seja com quatro válvulas injetoras

Leia mais

KIT DIDÁTIDO MOCK UP MOTOR DIESEL

KIT DIDÁTIDO MOCK UP MOTOR DIESEL KIT DIDÁTIDO MOCK UP MOTOR DIESEL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS/DESCRIÇÃO A bancada didática para treinamento em motores de combustão interna do tipo ciclo diesel (motor vivo) tem como objetivo auxiliar as aulas

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 36 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 VELOCIDADE E LAMBDAS Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

MÓDULO DE EMBREAGEM. MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 01/2015

MÓDULO DE EMBREAGEM. MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 01/2015 MÓDULO DE EMBREAGEM MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 01/2015 Tiptronic Produtos e Serviços Ltda. Rua Marechal Floriano, 1444. Caxias do Sul RS Brasil CNPJ: 03.449.799/0001-96 - Fone: +55(54)3223.7316 1. geral

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES TESTE DE ATUADORES CORPO DE BORBOLETA ELETRÔNICO/PEDAL ACELERADOR/VALVULA TERMOSTÁTICA MODELO KA-070 www.kitest.com.br Indústria Brasileira Pag. 1 INTRODUÇÃO: O KA-070 foi desenvolvido

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

PDL 5500 GUIA PRÁTICO - OSCILOSCÓPIO

PDL 5500 GUIA PRÁTICO - OSCILOSCÓPIO PDL 5500 GUIA PRÁTICO - OSCILOSCÓPIO 1 INTRODUÇÃO Com uma experiência de 20 anos na área de reparação automotiva, a GardiMotors busca atualização tecnológica e eficiência no atendimento, realizando treinamentos

Leia mais

Tipo de Equipamento: Medidor Eletrônico Multifunção. Ferramenta Utilizada: CE-6006, CE-6710, CE-7012, CE-7024

Tipo de Equipamento: Medidor Eletrônico Multifunção. Ferramenta Utilizada: CE-6006, CE-6710, CE-7012, CE-7024 Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Medidor Eletrônico Multifunção Marca: Landis_Gyr + Modelo: E750 Ferramenta Utilizada: CE-6006, CE-6710, CE-7012, CE-7024 Objetivo: Verificar as medições de energia

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 34 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 PEDAL E BORBOLETA Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA 05

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 31 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ECOSPORT 1.6 16V FLEX MARELLI IAW 7GFR.CS SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ECOSPORT - COMBUSTÍVEL Agora veremos: IAW 7GFR.CS

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 33 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ECOSPORT 1.6 16V FLEX MARELLI IAW 7GFR.CS SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ECOSPORT ROTAÇÃO E FASE Agora veremos: IAW 7GFR.CS

Leia mais

Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers

Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers Versão 2.1 Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a

Leia mais

Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações. Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações

Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações. Diagnósticos Substituição do PCM - Reprogramações FREEMONT Diagnósticos DESCRIÇÃO Diante de uma substituição do PCM, esse novo PCM deve ser reprogramado. Para tanto, usar a ferramenta de diagnóstico (witech) para efetuar a reprogramação da mesma. O novo

Leia mais

Manual de operação Ford Pats 2

Manual de operação Ford Pats 2 Manual de operação Ford Pats 2 Introdução: Esta carga permitirá apagar e adiconar novas chaves via OBD dos módulos de injeção ECC V, com sistema Pats 2, usados no Ka, Fiesta e Courier. Também nesta será

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 06 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ONIX 1.4 FLEX MULTEC H N14Y SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX 1.4 FLEX ECU - UNIDADE DE CONTROLE Agora veremos: MULTEC H

Leia mais

Hand-Scan. Hand-Scan Nº. A Garantia não Cobre/Perda de Garantia:

Hand-Scan. Hand-Scan Nº. A Garantia não Cobre/Perda de Garantia: Certificado de Garantia. Modelo Controle Hand-Scan Nº Manual Do Usuário A Planatc Tecnologia Eletrônica Automotiva Ltda garante o equipamento adquirido contra possíveis defeitos de fabricação pelo período

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 38 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 ROTAÇÃO E PMS E DETONAÇÃO Agora veremos: 307 ME 7.4.9 -

Leia mais

MANUAL I9PLUG. O Produto PRODUTO O PRODUTO... 1

MANUAL I9PLUG. O Produto PRODUTO O PRODUTO... 1 MANUAL I9PLUG O PRODUTO... 1 Características do Produto... 2 Como funciona?... 2 Funcionalidades... 2 Apresentação do Produto... 2 Modos de conexão... 3 Especificações técnicas... 3 Fusível... 4 O Aplicativo...

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA MÓDULO (ECU) DO MOTOR... 303-14-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-14-02

Leia mais

Aula 10 Sistema Trifuel

Aula 10 Sistema Trifuel Introdução Aula 10 O Trifuel sistema digital multiponto de gerenciamento de motor, possibilita o uso de Gás Natural Veicular (GNV), gasolina, álcool ou qualquer mistura destes dois últimos combustíveis

Leia mais

INCB01 GUIA RÁPIDO. Av.Pátria 1171, Porto Alegre RS

INCB01 GUIA RÁPIDO. Av.Pátria 1171, Porto Alegre RS 1 INCB01 GUIA RÁPIDO 2 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 CARACTERÍSTICAS DA CENTRAL... 3 COMPOSIÇÃO... 4 IDENTIFICAÇÃO... 5 DESCRIÇÃO DE CONFIGURAÇÃO... 7 DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO... 8 INSTALAÇÃO... 9 CONTATO...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual carga Reset e descodificação Fiat ME7.3H4 final 684 via OBD (Boot) Rev.1

Manual carga Reset e descodificação Fiat ME7.3H4 final 684 via OBD (Boot) Rev.1 Manual carga Reset e descodificação Fiat ME7.3H4 final 684 via OBD (Boot) Maio de 2013 ÍNDICE 2 Introdução... Pág. 3 Acessórios utilizados... Pág. 4 Localizando a ECU Fiat Híbrida no veículo... Pág. 5

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 098 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO: VW GOL G6 1.0 FLEX ME 17.5.20 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ME 17.5.20 CORPO ELETRÔNICO, AR CONDICIONADO E CANISTER Agora

Leia mais

STOPSAT 01. Índice. Revisão 01/10/2003

STOPSAT 01. Índice. Revisão 01/10/2003 Revisão 01/10/2003 TECMORE AUTOMAÇÃO COMÉRCIO LTDA Rua Marechal Deodoro, 2709-Centro São Carlos-SP CEP 13.560-201 Tel (16) 274-3885 / Fax (16) 274-7300 www.tecmore.com.br STOPSAT 01 Índice 1 Descrição

Leia mais

APLICACAÇÃO DO MULTÍMETRO NAS MEDIÇÕES ELÉTRICAS (APOSTILA TÉCNICA)

APLICACAÇÃO DO MULTÍMETRO NAS MEDIÇÕES ELÉTRICAS (APOSTILA TÉCNICA) APLICACAÇÃO DO MULTÍMETRO NAS MEDIÇÕES ELÉTRICAS (APOSTILA TÉCNICA) INTRODUÇÃO Com uma experiência de 20 anos na área de reparação automotiva, a GardiMotors busca atualização tecnológica e eficiência no

Leia mais

Projeto 00 - Instruções examine se fechado e aberto, Saída

Projeto 00 - Instruções examine se fechado e aberto, Saída Guia de estudos 02 (Individual) Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica Período: Introdução à programação para automação Objetivos: Aplicar o conteúdo estudado nas variáveis do projeto; desenvolver circuito

Leia mais

Fusíveis e os principais circuitos elétricos protegidos. Posição ampère Circuito

Fusíveis e os principais circuitos elétricos protegidos. Posição ampère Circuito 9-14 Corsa, 10/04 EM CASO DE EMERGÊNCIA SEÇÃO 9 Antes de substituir um fusível, desligue o interruptor do respectivo circuito. Um fusível queimado é visualmente identificado pelo seu filamento interno

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE Funções do produto 1. Características do produto Design em relevo com suporte ideal para palma da mão Textura antiderrapante para polegar Software de personalização

Leia mais

Configurações da impressora

Configurações da impressora Configurações da impressora Este tópico inclui: "Acessando o modo de economia de energia" na página 1-14 "Selecionando opções de saída" na página 1-14 "Evitando o acesso às configurações do painel dianteiro"

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Manual Carga OBD0133. Leitura de Senha e Programação de Chaves NATS 6 e NATS 6 CAN via OBD. Rev. 6

Manual Carga OBD0133. Leitura de Senha e Programação de Chaves NATS 6 e NATS 6 CAN via OBD. Rev. 6 Manual Carga OBD0133 Leitura de Senha e Programação de Chaves NATS 6 e NATS 6 CAN via OBD Rev. 6 Novembro 2018 OBD0133 - Leitura de Senha e Programação de Chaves NATS 6 e NATS 6 CAN via OBD 2 ÍNDICE Introdução...

Leia mais

Guia de instalação CF 6031

Guia de instalação CF 6031 Guia de instalação CF 6031 CF 6031 Software de configuração para conexão de dados Windows XP, Windows Vista, Windows Seven, Windows 8 e Windows 10 Este tutorial serve de instrução para configuração do

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 073 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO PÁLIO E-TORQ FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: E-TORQ 1.6 16V ECU Agora veremos: IAW 7GP - AULA 03 PÁLIO

Leia mais

A precisão que você precisa.

A precisão que você precisa. -30 Agronave 30 O Agronave 30 é um moderno sistema de navegação agrícola para auxiliar o produtor rural nos diversos processos de aplicação, plantio e colheita. Leia com cuidado este guia rápido de utilização

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Matriz Vídeo Componente & Áudio Estéreo & RS x 8 TRANSCORTEC STATUS OUTPUT 2 INPUT

Matriz Vídeo Componente & Áudio Estéreo & RS x 8 TRANSCORTEC STATUS OUTPUT 2 INPUT MVC-88P Matriz Vídeo Componente & Áudio Estéreo & RS-232 8 x 8 TRANSCORTEC STATUS OUTPUT 2 1 3 4 5 6 7 8 INPUT AUDIO IN AUDIO OUT 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 AC IN Y/PB/PR OUT 1 Y/PB/PR OUT 2 Y/PB/PR

Leia mais

AVC Sistema de abertura e controle de altura do arco

AVC Sistema de abertura e controle de altura do arco Manual do Usuário AVC Sistema de abertura e controle de altura do arco Atenção. O operador deve ler todo o manual de instruções antes de utilizar o equipamento pela primeira vez. Sumário 1 Introdução:...

Leia mais

Injeção Direta TSI FUEL STRATIFIED INJECTION OU INJEÇÃO ESTRATIFICADA DE COMBUSTÍVEL (TURBO)

Injeção Direta TSI FUEL STRATIFIED INJECTION OU INJEÇÃO ESTRATIFICADA DE COMBUSTÍVEL (TURBO) FUEL STRATIFIED INJECTION OU INJEÇÃO ESTRATIFICADA DE COMBUSTÍVEL (TURBO) 1 INTRODUÇÃO Com uma experiência de 20 anos na área de reparação automotiva, a GardiMotors busca atualização tecnológica e eficiência

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

CONFIGURADOR DE IMPRESSORAS ISHDC

CONFIGURADOR DE IMPRESSORAS ISHDC CONFIGURADOR DE IMPRESSORAS ISHDC MANUAL DO USUÁRIO Item: 8410202001 Versão 4.0 Para seu controle Escreva abaixo o modelo e o número de série: Modelo: Nº de série: O número de série pode ser encontrado

Leia mais

manual de instalação tr10-usb e tr11-usb

manual de instalação tr10-usb e tr11-usb tr10-usb e tr11-usb Feb/2014 Versão 1.01 Fevereiro de 2014 As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. Nenhuma

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

Sistema de injeção para a motorização V Central de Injeção/Ignição HSFI2.3

Sistema de injeção para a motorização V Central de Injeção/Ignição HSFI2.3 Sistema de injeção para a motorização 1.8 16V Central de Injeção/Ignição HSFI2.3 O sistema Delphi HSFI 2.3 é uma central eletrônica Microhíbrida com borboleta motorizada que realiza a função Integrada

Leia mais

Este manual contém instruções para instalação Servidor de Porta Serial F7111e (FX ETH/1S)

Este manual contém instruções para instalação Servidor de Porta Serial F7111e (FX ETH/1S) Este manual contém instruções para instalação Servidor de Porta Serial F7111e (FX ETH/1S) Manual do Usuário Ver. 1.00 Todos os nomes e marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietários Conteúdo:

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais