Laboratório de Programação (DPADF 0063)
|
|
|
- Rita Bonilha Camilo
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Laboratório de Programação (DPADF 0063) Aula 1 Motivação e Introdução Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Bruno B. Boniati
2 Objetivos Formular soluções para os algoritmos propostos, visando à obtenção dos resultados por computador. Escrever programas, utilizando uma linguagem de programação imperativa. Apresentar a estrutura e a funcionalidade de linguagens de programação.
3 Programa I. Introdução à Programação de Computadores; II. Características Básicas de uma Linguagem de Programação; III. Tipos de Dados; IV. Entrada e Saída de Dados; V. Formatação e posicionamento de tela; VI. Elementos fundamentais de controle; VII. Funções e comandos internos de uma Linguagem de Programação; VIII.Modularização; IX. Tipos de dados estruturados; X. Arquivos.
4 Material de Aula Apostila: Página da Disciplina: Recomenda-se a utilização de um caderno e um pen-drive
5 Avaliação (individual) Avaliação 1 (50% do semestre) Sistematização 1 (Peso 30%) Trabalho 1 (Peso 20%) Avaliação 2 (50% do semestre) Sistematização 2 (Peso 30%) Trabalho 2 (Peso 20%) Pontuação extra (pela participação em aula, resolução de exercícios e entrega de exercícios desafio)
6 Laboratório de Programação (DPADF 0063) Aula 1 Motivação e Introdução Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Bruno B. Boniati
7 por Rodrigo Strauss Texto retirado do blog
8 Antes de mais nada... Estude... estude... estude... Quanto tiver absorvido uma boa quantidade de informações... Coloque-a em prática.
9 Arrume um computador... Isso não significa comprar um computador (embora isso possa ser um investimento interessante em você); Para aprender a programar você não precisa de um computador de última geração; Computador lento não é uma desculpa válida para não programar; Para aprender a programar não é necessário gastar com aquisição de software;
10 Antes de começar a programar Se antes de ser um bom programador você precisa ao menos ser um programador; Antes de ser um programador você precisa ser ao menos um bom usuário; Tente descobrir como as coisas funcionam e os motivos para funcionarem dessa forma. A maior virtude de um programador é a curiosidade, querer saber como as coisas funcionam.
11 Se você tem dificuldade para configurar uma impressora ou para criar um usuário é bem capaz que você tenha mais dificuldade do que o normal para programar, uma vez que estará programando uma máquina/sistema com a qual você não conhece.
12 Começando a programar... Aprenda uma linguagem de programação! Mas qual? Resposta: QUALQUER UMA. Não importa a linguagem e sim o seu empenho. Uma boa forma para escolher uma linguagem é pela quantidade de informação disponível que você encontrar sobre ela; A coisa mais importante para aprender alguma coisa é conseguir informações sobre aquilo que se está estudando, e com programação não é diferente.
13 por Rodrigo Strauss
14 Falta de dinheiro... Aprender a programar não requer investimento; Essa característica talvez lhe permita ganhar um bom dinheiro programando nas horas vagas (não vai gastar nem com matéria prima); Você acha que, se eu tivesse dinheiro para ter um carro com 18 anos, eu passaria madrugadas na frente do computador? Com certeza eu passaria as madrugadas com meus amigos, e mais importante, com muuuitas amigas :-) Rodrigo Strauss (autor do texto)
15 Falta de tempo... Divida seu tempo: estudo, trabalho, lazer... Todo mundo tem tempo, é só se dedicar; Se você pega ônibus para ir ao trabalho, leia no ônibus. Trabalha de balconista? Leia enquanto não tem clientes para atender; Quando seu chefe perceber que você arruma os computadores da empresa melhor do que o cara da manutenção, é bem capaz que você deixe de ser balconista.. Rodrigo Strauss (autor do texto)
16 Idade Você tem mais de 30 anos? Mais de 40? Mais ainda? Se seu cérebro ainda funciona, a idade não importa.
17 "É muito complicado" Você é um homem (ou mulher) ou um rato? A vida é sua, você tem a opção de arrumar um emprego de balconista e ficar lá até o resto da sua vida (ou até eles te trocarem por uma máquina). Não precisa ser um gênio para ser programador. Mas vai te exigir dedicação! Isso te interessa?
18 por Marcelo Cohen & João Batista S. de Oliveira
19 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Não leia os materiais... Baixe todos os materiais da disciplina, e depois carregue na pasta o tempo todo, pois elas criam um campo magnético onde você aprende por osmose. NÃO LEIA nenhuma delas, pois isso desfaz imediatamente o campo e você não vai aprender nada!
20 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Faça os trabalhos na carona... Quando fizer trabalho em grupo, pendure-se em um grupo qualquer e não levante um dedo pra fazer o trabalho. Lembre-se de que mais tarde você vai ter de fazer prova, e não deve estar esgotado de tanto pensar em algoritmos!
21 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Não vá na biblioteca Nunca entre na biblioteca, nem pra devolver livro dos outros. Você pode achar algo interessante pra ler, e isso arruinaria o seu final de semana.
22 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Não faça os exercícios Listas de exercícios são para os incompetentes, por isso você pode ignorá-las. Dê risada quando encontrar alguém fazendo.
23 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Converse durante as aulas Use a aula pra colocar a conversa em dia, afinal você nunca sabe quando vai ver seus amigos outra vez.
24 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Não faça anotações em aula Se você for guri, não anote nada e copie o caderno de uma guria. Se você for guria, não anote nada e copie de outra guria. Afinal, para ir bem nas provas basta decorar a matéria!
25 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Copie trabalhos da internet Entregar qualquer coisa com uma capinha legal e espaçamento duplo é certeza de boa nota. Junte suas páginas preferidas da Internet e não esqueça de usar um clips colorido. Afinal, na Internet sempre tem o trabalho que você precisa, e o professor não vai nem olhar mesmo...
26 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Não estude para as provas Só os incompetentes estudam muitos dias antes da prova. Os feras de verdade nem estudam, e evitam ficar com olheiras.
27 Para ser reprovado em Laboratório de Programação Evite material em idioma estrangeiro Se recuse a ler qualquer coisa que esteja escrita em inglês! Afinal, você só vê filme estrangeiro se tiver legenda, e com livros deveria ser a mesma coisa... Até mesmo porque tudo que você precisa pode ser encontrado nos livros em português.
28 Conclusão Programar não se aprende Copiando Lendo programas Programar se aprende Escrevendo e testando programas
29 Não fique esperando a ficha cair por si só... Faça a sua parte
30 Você já pensou em treinar um cão? Como você acha que ele aprende?
31 Você já pensou em aprender a tocar violão? (ou outro instrumento) Experimente... É possível aprender?
32 Já pensou ou tentou emagrecer? Exercícios não ajudam?
33 Que tal aprender Xadrez? Precisará de muita prática para ser um bom jogador
34 Com programação não é diferente! Você já ficou alguma noite sem dormir pensando em um algoritmo/programa? É uma excelente experiência.
35 Conceitos iniciais
36 Algoritmo Sequência de instruções organizadas e sistematizadas utilizadas para resolver um problema; Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa.
37 Programa de Computador Instruções formalizadas em uma linguagem de programação que são transformados em um código de máquina que é interpretado pelo computador; Código em uma Linguagem de Programação program OlaMundo; begin writeln('olá, Mundo!'); end. Compilador daquela Linguagem de programação (e para determinada arquitetura e sistema operacional) Relatório de Erros Executável
38 Tudo começa com um bom projeto Etapas: Definição do problema; Análise de requisitos; Método;; Projeto do algoritmo; Validação; Otimização; Implementação;
39 Programar é como marcenaria... Assim como um marceneiro um programador precisa conhecer as ferramentas que dispõe e a melhor forma de utilizá-las. As ferramentas do programador são os recursos que linguagem de programação lhe oferece... Expressões; Estruturas de Decisão; Laços de Repetição; Modularização.
40 O que é uma linguagem de programação?
41 Linguagem de Programação Método padronizado utilizado para expressar instruções a um computador; Não é um software e sim um conjunto de regras sintáticas e semânticas que irão definir um programa de computador.
42 Sintaxe = Forma A sintaxe são as regras que definem o formato de uma linguagem, estabelecendo com são compostas e combinadas suas palavras. Compõe-se de: Regras léxicas que descrevem combinações de caracteres válidas para formar os tokens (palavras reservadas, operadores, comandos); E regras sintáticas que descrevem como as palavras podem ser combinadas para formar instruções válidas.
43 Semântica = Significado A semântica diz respeito ao significado das construções sintáticas; Um programa pode estar sintaticamente correto mesmo com erros semânticos. Erros semânticos comuns... Utilizar uma variável que não foi declarada; Acessar uma posição inválida em uma lista (vetor); Atribuir um conteúdo inválido em uma variável;
44 Nível de uma LP Linguagem de baixo nível Suas construções aproximam mais da linguagem de máquina; Ex. Assembly WRITE_CHAR PROC push AX ;coloca na pilha o valor do registrador AX mov AH,2 ;coloca o valor hexadecimal 2 no registrador AH int 21h ;interrupção 21h pop AX ;extrai da pilha o valor de AX ret ;retorna o controle ao procedimento que chamou WRITE_CHAR ENDP
45 Nível de uma LP (cont.) Linguagem de alto nível Linguagens que fornecem abstrações e adoção de tipos de dados, palavras reservadas, funções e comandos de uso comum e mais próximos da linguagem natural. Ex. C, Pascal, Java, PHP, Python program Exemplo begin write("sejam bem vindos"); end;
46 Compilação x Interpretação
47 Linguagens Interpretadas Em uma linguagem de programação interpretada um programa é executado instrução a instrução; O comando precisa ser primeiramente traduzido para linguagem de máquina para só então executado; Sua execução é necessariamente mais lenta que linguagens que são executadas diretamente em código de máquina (em função da etapa de tradução); O código-fonte precisa ficar disponível para ser interpretado;
48 Linguagens Compiladas Em uma linguagem compilada o programa é executado somente após toda sua tradução ter sido completada; Somente o programa executável precisa ser disponibilizado (o código-fonte não é necessário para a execução); A compilação de um programa fonte (texto escrito diretamente na linguagem de alto nível) prevê que o mesmo seja traduzido para a linguagem da máquina correspondente antes da execução (processo conhecido por compilação).
49 Etapas da compilação 1. Depuração sintática Avalia se o código produzido no programa-fonte está codificado corretamente; 2. Geração do código de máquina Transforma o código-fonte linguagem de montagem; 3. Ligação ou Linkagem Empacota o código produzido com o conjunto de bibliotecas utilizadas e gera um programa executável independente;
50 Etapas da compilação Programa Fonte Compilador Ligador (Linker) Programa Executável Código de Bibliotecas
51 Linguagem de Programação Pascal
52 Breve histórico Linguagem de programação estruturada; Niklaus Wirth Criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth; Surgiu com o intuito de ser uma linguagem de programação simples para ser utilizada academicamente no ensino de programação. Seu nome é uma homenagem ao matemático Blaise Pascal (inventor das primeiras máquinas lógicas);
53 Características Imperativa (baseada em um programa principal que eventualmente executa sub-rotinas); Compilada (produz um executável independente); Fortemente tipada (as variáveis precisam ser declaradas com seus tipos de dados associados); Não é case sensitive (não há diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas);
54 Pascal na atualidade Evoluiu para a linguagem Object Pascal, utilizada em ambientes desenvolvimento como Delphi, Kylix e Lazarus; Continua sendo uma excelente linguagem para aprendizado de programação; Ranking de Popularidade das Linguagens de Programação (Agosto/2010) Fonte:
55 Estrutura básica de um programa PASCAL program nome_programa; uses crt; //bibliotecas var //Declaração de variáveis instituicao : string; begin //Início do programa instituicao := UFSM ; write(instituicao); end.
56 Compilador PASCAL Existe uma extensa lista de compiladores de linguagem Pascal... Dois em especial nos interessam... Borland Turbo Pascal Lançado comercialmente em 1983 para atingir o mercado de micro computadores (em plena expansão na época). É o grande responsável pela popularização do Pascal; Free Pascal Iniciativa da comunidade de software livre, disponível para download no endereço
57 Compilador Free Pascal Etapas de compilação 1. Edite o código em um editor de textos ou ambiente de desenvolvimento; 2. Salve o arquivo em uma pasta de sua preferência com extensão.pas program OlaMundo; begin write('olá, Mundo!'); end. OlaMundo.pas 3. Abra uma janela de interpretador de comandos do sistema operacional (prompt de comandos, no Windows ou tela de terminal no Linux); 4. Execute o comando para compilação: fpc OlaMundo.pas <enter> 5. O resultado da compilação será um arquivo OlaMundo.o (código objeto) e o arquivo executável: OlaMundo.exe
58 IDE Ambiente de Desenvolvimento (Integrated Development Environment) Oferece recursos de produtividade ao desenvolvedor: Indicação de sintaxe (syntax highlighting); Código automático (code completion); Integração das etapas de compilação; Geany IDE Editor de código gratuito e multi-plataforma; Oferece recursos para diferentes linguagens de programação; Disponível em:
59 Geany IDE
60 Exercícios para fixação
61 Compilar e Executar Compile e execute o código abaixo e verifique o que está irá aparecer na tela; program DeQuePaisEhEssaBandeira ; uses crt; var i: integer; begin for i:=1 to 640 do begin textcolor (9); write (#178); end; for i:=1 to 720 do begin textcolor (15); write (#178); end; for i:=1 to 640 do begin textcolor (4); write (#178); end; end.
62 Comentários Reescreva o código ao lado indicando para cada linha, o que é esperado que ela faça. program Test; uses crt; var a, b: integer; begin textbackground(2); textcolor(1); clrscr; gotoxy(15,10); write('type a number for A...: '); read(a); gotoxy(15,12); write('type a number for B...: '); read(b); gotoxy(15,14); if (a > b) then writeln('a is greater than B') else if (a < b) then writeln('b is greater than A') else writeln('b is equals A'); end. readkey;
63 Jogo dos 7 erros Identifique e corrija os sete erros do código abaixo: program SquareRoot; var raiz: real; begin write('informe um numero: '); read(x) if (x<0) then writeln('numeros negativos nao sao permitidos!) else begin raiz := Sqrt(x); writeln('o raiz de ', x:0:4, ' e ', raiz:0:4); writeln('bom dia'; readkey; end;
Linguagem de Programação
Linguagem de Programação Aula 2 Introdução Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Técnico em Informática Prof. Bruno B. Boniati www.cafw.ufsm.br/~bruno O que
OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos [email protected] www.oficinadapesquisa.com.br Linguagens de Programação Material
Representação de Algoritmos - Linguagens de Programação
Representação de Algoritmos - Linguagens de Programação A representação de algoritmos em uma pseudo-linguagem mais próxima às pessoas é bastante útil principalmente quando o problema a ser tratado envolve
Organização de Computadores Software
Organização de Computadores Software Professor Marcus Vinícius Midena Ramos Colegiado de Engenharia de Computação (74)3614.1936 [email protected] www.univasf.edu.br/~marcus.ramos Objetivos: Entender
Capítulo 8. CICLOS. Tabela 8.1 Programa8a.f90.
Capítulo 8. CICLOS OBJETIVOS DO CAPÍTULO Conceito de ciclo Comandos do FORTRAN: DO END DO, EXIT 8.1 programa8a.f90 Para inicializar as atividades deste capítulo, deve-se executar: 1) Para acessar o programa
Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
Lógica Aula 2 Técnicas de Programação Criando algoritmos Regras Métodos Identificadores Variáveis Constantes Tipos de dados Comandos de atribuição Operadores aritméticos, relacionais e lógicos Criando
BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal
Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras
Conceitos básicos da linguagem C
Conceitos básicos da linguagem C 2 Em 1969 Ken Thompson cria o Unix. O C nasceu logo depois, na década de 70. Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando o sistema operacional UNIX criado por
MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH
MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos
Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel
Avançado Trabalhando com VBA Descubra a linguagem de programação do Microsoft Office e torne-se um expert no desenvolvimento de funções, macros e planilhas eletrônicas Nas edições anteriores da revista
As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso
As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente
Programação em papel quadriculado
4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"
DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR
DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR Fortaleza - CE Introdução ao ambiente de desenvolvimento delphi e preparação da interface basíca O ambiente delphi foi criado pela Borland Software
Lógica para a Programação - 1º semestre AULA 01 Prof. André Moraes
Pág 4 Lógica para a Programação - 1º semestre AULA 01 Prof. André Moraes 1 APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR A unidade curricular de Lógica para a programação tem como objetivo promover o estudo dos principais
Portal do Projeto Tempo de Ser
Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5
Aula 4 Estatística Conceitos básicos
Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a
Roteiro. MC-102 Aula 01. Hardware e dispositivos. O que é um computador? Primeiro Semestre de 2008 3 A linguagem C
Roteiro Introdução à Programação de Computadores 1 Instituto de Computação Unicamp 2 Primeiro Semestre de 2008 3 O que é um computador? Computador: o que computa, calculador, calculista. (dicionário Houaiss).
1 INTRODUÇÃO 1.1 CONCEITO DE PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
1 INTRODUÇÃO 1.1 CONCEITO DE PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Desde o seu surgimento, o manuseio da computação é baseado em linguagens de programação. Ela permite que sejam construídos aplicativos
CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário
CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:
Usando o do-file editor Automatizando o Stata
Usando o do-file editor Automatizando o Stata 1 O QUE É O EDITOR DE DO-FILE O Stata vem com um editor de texto integrado, o do-file editor (editor de do-files, em português), que pode ser usado para executar
Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO
Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO OBJETIVOS DO CAPÍTULO Conceitos de: variáveis do tipo inteiro, atribuição, avisos e erros de compilação, erros de execução, comentários dentro do programa-fonte Operadores
WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR
WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando
Programação Estruturada. Programação Estruturada. Idéias Básicas da Programação Estruturada
Programação Estruturada Programação Estruturada Paradigmas de Linguagens de Programação As linguagens desse paradigma são muitas vezes chamadas de linguagens convencionais, procedurais ou imperativas.
Algoritmos Estruturas Seqüenciais. José Gustavo de Souza Paiva
Algoritmos Estruturas Seqüenciais José Gustavo de Souza Paiva 1 Introdução Objetivo básico da computação auxiliar os seres humanos em trabalhos repetitivos e braçais, diminuindo i i d esforços e economizando
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente
1. Estrutura de seleção. Seleção: algumas etapas (passos) do algoritmo são executadas dependendo do resultado de uma condição
1 Estrutura de seleção Seleção: algumas etapas (passos) do algoritmo são executadas dependendo do resultado de uma condição - Necessário quando mais de uma ação deve ser tomada se uma condição for satisfeita
Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela
Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe
Como estudar o SIPIA CT
Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...
A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI
A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PROFESSOR: REINALDO GOMES ASSUNTO: PRIMEIRO PROGRAMA EM JAVA (COMPILAÇÃO
Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.
da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -
Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br
Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento
1 Funções básicas de implementação de arquivos
1 Funções básicas de implementação de arquivos 1.1 Definindo registros Depois de um objeto do mundo real ter sido modelado, ou seja, após seus atributos importantes (e relevantes) terem sido identificados,
Capítulo 12. SUB-ROTINAS
Capítulo 12. SUB-ROTINAS OBJETIVOS DO CAPÍTULO Conceitos de: sub-rotina, programa-principal, projeto com diversos programas-fonte, passagem de argumentos Comandos do FORTRAN: PROGRAM, EXTERNAL, SUBROUTINE,
Linguagem de Programação
Linguagem de Programação Introdução a Linguagem C Princípios de Programação em C Gil Eduardo de Andrade Conceitos Iniciais: Linguagem C Introdução É uma linguagem estruturada; Foi desenvolvida na década
MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome
Adicionando Propriedades e Funcionalidades aos Componentes Parte II
Adicionando Propriedades e Funcionalidades aos Componentes Parte II Quantas vezes eu não lamentei por este componente não ter uma propriedade que guardasse uma lista paralela a lista que é mostrada em
O Computador na Escola. Prof. José Maurício S. Pinheiro
O Computador na Escola Prof. José Maurício S. Pinheiro Centro Universitário itá i de Volta Redonda d UniFOA - 2007 As utilidades do computador na escola Capacitação de professores Ferramenta pedagógica
BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM
BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente
Convertendo Algoritmos para a Linguagem C
onvertendo Algoritmos para a Linguagem Notas de Aula Prof. Francisco Rapchan www.geocities.com/chicorapchan O objetivo deste texto é mostrar alguns programas em, dando uma breve descrição de seu funcionamento
Guia: como instalar o Ubuntu Linux
Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias
Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01
Introdução à Arquitetura de Computadores Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução Conceitos (1) Computador Digital É uma máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções
Figure 2 - Nós folhas de uma árvore binária representando caracteres ASCII
A ocorrência tamanho ASCII codificação de Huffman é um A Codificação método de compactação de Huffman caracteres (American e a variável codificação dos usado símbolos Standard para por cada muitas no Code
Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?
Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade
Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 2 SENAC TI Fernando Costa
Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Aula 2 SENAC TI Fernando Costa Agenda Introdução ao Shell Variáveis do shell Usando símbolos coringa Síntese Exercícios O shell Como todo computador
Programação I. Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias Programação I Prof. Bruno Vilela Oliveira [email protected] http://www.brunovilela.webnode.com.br Aula 08 Programação em pascal Pascal Pascal
Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE
Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito
Linguagem de Montagem 2. Operações e Operandos
Linguagem de Montagem 2 Operações e Operandos Revisão Para executar uma tarefa qualquer, um computador precisa receber instruções precisas sobre o que fazer Esse conjunto de instruções chamamos de algoritmo
Tutorial ConvertXtoDVD 3
Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu
Linguagens de. Aula 01. Profa Cristiane Koehler [email protected]
Linguagens de III Aula 01 Profa Cristiane Koehler [email protected] Linguagens de III Horário das Aulas: 6as feiras das 7h40 às 10h55 Objetivo principal desta disciplina é: utilizar
OBI2012 Caderno de Tarefas
OBI2012 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível 2, Fase 1 31 de março de 2012 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 5 HORAS Promoção: Patrocínio: v1.0 Olimpíada Brasileira de Informática OBI2012 1 Instruções
Carga horária : 4 aulas semanais (laboratório) Professores: Custódio, Daniel, Julio foco: introdução a uma linguagem de programação Linguagem Java
Carga horária : 4 aulas semanais (laboratório) Professores: Custódio, Daniel, Julio foco: introdução a uma linguagem de programação Linguagem Java 1 Objetivo: O aluno deverá adquirir capacidades e habilidades
Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.
Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt [email protected] Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...
MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!
MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo
A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos
A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos 1ª ETAPA PROJETO INTEGRADOR (2 pontos na A4) Como discutido em sala de aula, a disciplina de algoritmos I também fará parte do projeto integrador, para cada grupo
NT_D1216.SYS DRIVER DA CDA12/16 PARA WINDOWS NT 4.0
Código do Documento: S139U04 Revisão: 1 NT_D1216.SYS DRIVER DA CDA12/16 PARA WINDOWS NT 4.0 1. INTRODUÇÃO NT_D1216.SYS é um kernel mode driver que gerencia o acesso à placa D/A CDA12/16 no sistema operacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus
LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO
LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO AULA 1 Conceitos muito básicos 1 Introdução O C nasceu na década de 70. Seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional
Paradigmas de Linguagens de Programação
Paradigmas de Linguagens de Programação Faculdade Nova Roma Cursos de Ciências da Computação (6 Período) Prof. Adriano Avelar - Site: www.adrianoavelar.com Email: [email protected] Ementa Introdução
BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Tóffolo 2011/1
BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Tóffolo 2011/1 Na aula de hoje UVa; Tipos de Erros; Representação de tipos; Formas Padrão de Entrada e Saída
O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT
O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e
COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS
0 COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS Em 5 Passos Simples Aprenda aqui a criar um site de negócios de maneira simples, com algumas dicas fundamentais para o começo do seu projeto no Mercado Digital COMO CRIAR
Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes
Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar
5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet
5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o
Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting
Perguntas Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting 5 perguntas que todo usuário deveria fazer antes de comprar
Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário
Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar
JavaScript (ou JScript)
1. Introdução JavaScript (ou JScript) Uma linguagem como o JavaScript permite criar interfaces interativas na web (permite a interação do usuário). Para desenvolver web sites interativos precisamos de
Obedecer é sempre certo
Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem
- Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções
1 - Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções Um programa pode possuir determinados processos realizados repetidas vezes ao longo da execução do programa. Estes processos podem se agrupar
COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO
PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR
CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 9. Introdução a linguagem C Estruturas de decisão
CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 9 Introdução a linguagem C Estruturas de decisão Introdução à Linguagem C Linguagem compilada. Desenvolvida sobre os paradigmas de programação procedural. Uma das linguagens
Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista
Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões
Linguagem de Programação
Linguagem de Programação Aula 10 Arquivos Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Técnico em Informática Prof. Bruno B. Boniati www.cafw.ufsm.br/~bruno Persistência
Como Passar em Química Geral*
1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html
COMO PROGRAMAR SEU TIME
COMO PROGRAMAR SEU TIME 1) INSTALAÇÃO: Instale o simulador da categoria SIMUROSOT da FIRA. O simulador é gratuito e está disponível para download no site da FIRA (www.fira.net) ou no site da competição
Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery
Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários
OBI2010 Caderno de Tarefas
OBI2010 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior, Fase 2 8 de maio de 2010 A PROVA TEM DURAÇÃO DE HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2010 1 Instruções LEIA
LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO
LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE
Formador: Carlos Maia
Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,
Programação de Computadores. Turma CI-180-B. Josiney de Souza. [email protected]
Programação de Computadores Turma CI-180-B Josiney de Souza [email protected] Agenda do Dia Aula 2 (06/03/15) Como está organizado um computador Computadores antigos Modelo von-neumann Quais suas partes
Markes Roberto Vaccaro
Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE
MANIPULAÇÃO DE STRINGS
MANIPULAÇÃO DE STRINGS O TIPO DE DADO STRING Os strings, como trechos de texto, são os tipos de dados mais familiares aos seres humanos. O Pascal padrão não fornecia tipos de dados de String; tínhamos
MANUAL DA SECRETARIA
MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo
Lógica de Programação
Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR
CONCEITOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS PARA COMPUTADORES. Isac Aguiar isacaguiar.com.br [email protected]
CONCEITOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS PARA COMPUTADORES Isac Aguiar isacaguiar.com.br [email protected] Objetivos Compreender os conceitos de lógica de programação e de algoritmos. Conhecer
COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO
COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA
OS COMPUTADORES E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
OS COMPUTADORES E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Etapas de desenvolvimento de um programa: Criação do programa-fonte (texto) Compilação desse programa (tradução para código executável) Execução do código produzido
Introdução à Programação com Python
Introdução à Programação com Python Algoritmos e lógica de programação para iniciantes Nilo Ney Coutinho Menezes Novatec Copyright 2010 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos
Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com
1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio
Álgebra. SeM MiSTéRio
Álgebra SeM MiSTéRio Série SeM MiSTéRio Alemão Sem Mistério Álgebra Sem Mistério Cálculo Sem Mistério Conversação em Alemão Sem Mistério Conversação em Espanhol Sem Mistério Conversação em Francês Sem
Arte em ASCII. Introdução: Python
Python 1 Arte em ASCII All Code Clubs must be registered. Registered clubs appear on the map at codeclubworld.org - if your club is not on the map then visit jumpto.cc/ccwreg to register your club. Introdução:
Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu
Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A
P001.01 Procedimento para Instalação do SisGEF 7.0 na Máquina Servidor
Etapa 01 Criar Pastas de Trabalho 01.1 No servidor criar a pasta C:\Rede e compartilhar esta pasta caso o sistema seja instalado em rede. 01.2 Criar a Pasta C:\Rede\Discos para gravar os arquivos que serão
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA
CRIANDO UM BOM AMBIENTE PARA GRAVAR A ENTREVISTA... É importante ter tudo preparado antes de começar. Evite distrações para que o foco esteja em você. Abaixo algumas dicas para criar um bom ambiente para
Curso Técnico em Redes
Curso Técnico em Redes Prof. Airton Ribeiro - 2012 Histórico das Linguagens de Programação O que é? É um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas
TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA. Os dados de suas coletas devem ser organizados em uma planilha eletrônica, de modo
TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA ESTIMATIVAS DE RIQUEZA DE ESPÉCIES Softwares utilizados: Excel, EstimateS e Statistica. Preparação dos dados Os dados de suas coletas devem ser organizados
