Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia."

Transcrição

1 Nível II Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Objetivo Geral: Reconhecer a matemática no dia a dia. Objetivos específicos: 1) Compreender a história dos números como resultado da necessidade e ação humana, assim como sua função social. 2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar coleções. Dia 1 A matemática no meu mundo Usamos a matemática todos os dias, o dia inteiro. Vamos levar a criança a observar a matemática ao seu redor, sem falar, a princípio, na palavra matemática, nem número. Aliás, vocês verão muito dos conceitos, sugerirei o trabalho dessa forma: Levá-las ao aprender o conceito, sem falar o nome, a terminologia do conceito. Mãos à obra Atividade 1 Peça a sua criança para registrar, no caderno, a plaquinha localizada na frente de sua casa. Caso morem em apartamento, a plaquinha que está em sua porta. O objetivo dessa atividade é ela perceber que há um número escrito. Atividade 2 Jogue dominó com sua criança.

2 Atividade 3 Atividade 4 Faça um quiz (perguntas e respostas) sobre um assunto da preferência de sua família. Peça-a que marque a pontuação de cada participante. Peça a sua criança para pegar 1kg de açúcar, por exemplo, e despejar na vasilha. Pode ser qualquer mantimento que esteja precisando repor. Atividade 5 Os produtos que utilizamos em nosso dia a dia são comprados de forma diferenciadas. Uns por quilo, outros por dúzia, outros por litro,... Explique esses conceitos a sua criança e explore algumas embalagens. Peça-a para pegar no armário, ou no mercado, 10 elementos ou mais... (você escolhe o que estiver precisando) O importante é que você saiba que o objetivo dessa atividade, será, logo após separá-los por grupos. Atividade 6 Pergunte que dia do mês e da semana é hoje (dia que ela já deverá ter pintado no calendário). Atividade 7 Meça, com uma fita métrica, a altura da sua criança. Sugestão 1: Seria bom que você marcasse, atrás da porta, a altura dela e ao fim do ano, repetisse essa atividade para ver seu desenvolvimento em estatura. Sugestão 2: Cole essa frase acima da marcação: Assim, como Jesus, que você cresça em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens... Lucas 2:52. Fará muito sentido no final do ano. Atividade 8 Anote essa mesma marcação no caderno e inclua o peso, utilize-se de uma balança.

3 Atividade 9 Peça para que ela desenhe no caderno, o sapato que mais gosta e veja o quanto calça. (Aproveite para falar sobre as numerações diferenciadas em cada país e explore a localização geográfica dos mesmos, no globo). Peça para pegar um sapato seu e anotem a diferença de tamanho. Atividade 10 Sugira que desenhe o bolo do seu último aniversário, com o número de velinhas que poderiam ter sido postas. Uma para cada ano. Atividade 11 Escolha a receita de um bolo simples, peça para que ela, vá anotando no caderno, com desenhos, as quantidades que vocês colocam na vasilha, no liquidificador ou na batedeira. Atividade 12 Peça para que ajude a arrumar a mesa nas refeições e pergunte: - Quantos pratos, ou xícaras, copos,... serão necessários colocar? OBS: Quanto tiver visitas, faça sempre a mesma pergunta. Ela deverá contar e então dizer a você e você responderá: - Isso! Muito bem, nós somos --- e temos --- visitas = ---- ou se não acertou, diga: - Veja, nossa casa tem quantas pessoas? R: --- e Quantas pessoas estão nos visitando? R: ---- Portanto = Coloque a mesa. Da mesma forma, quando um dos integrantes da família não estiver, faça essas perguntas. Essa construção prática é muito importante. Para nós é lógico, para eles não. Mesmo aqueles que acertam esse questionamento, é importante sempre enfatizar no dia a dia. Se houver, mais de 1 família visitando, faça os questionamentos por partes... A de vocês + a de ---+ a de ---

4 Atividade 13 Brinque com blocos de madeira do mesmo tamanho, como por exemplo os cubinhos do material dourado ou pecinhas de mesmo tamanho. Coloque-os empilhados. Indague: - Quantos moram em nossa casa? A criança deverá pegar o número de peças referentes a resposta. - Quantos moram na casa da vovó? A criança pegará as pecinhas e colocará ao lado da primeira resposta. - E na casa de... (Escolha uma família numerosa para essa pergunta, caso a sua seja a mais numerosa, inverta, pergunte uma com poucas pessoas) O importante nessa atividade é a observação das diferenças na quantidade. Repetindo: Observaram que, em momento nenhum eu falei palavras como: número, numeral, soma, adição, gráfico, tamanho,... Mas introduzimos e vivenciamos esses conceitos durante todo esse tempo. Essas atividades práticas acima, servirão para que sua criança veja que a matemática está à nossa volta, a todo instante. Agora sim, começaremos a conceituar, na conversação abaixo: Junte todos os registros feitos e explore. Exemplo de exploração na atividade 1: Converse sobre a importância de as casas serem numeradas. Quem as numera? Mostre uma correspondência para a observação de onde aparece esse número, o mesmo da frente de sua casa; Indague se, não houvesse numeração, o que aconteceria com as correspondências, contas,... Faça-a pensar. Explore as demais atividades realizadas, conceituando, as observações matemáticas utilizadas: Ordem, na atividade 2, Peso na 8, Classificação, na 3, Tamanho na 9, Peso na 4, Relação número x quantidade Quantidade, peso, massa, na 10, volume na 5, Quantidades e medidas na 11, Tempo na 6, Soma e subtração na 12 e Medida na 7, Gráfico na 13. Na verdade, essa relação acima, são apenas ideias que você tem para explorar muiiiiito mais cada uma das atividades...

5 Dia 2 Atividade 1 Link da importância da matemática Atividade 2 Escreva abaixo, 3 situações que você usa a matemática no seu dia a dia. OBS: Chame atenção do seu filho, porque nosso sistema de numeração é chamado de decimal... Ou seja, porque foi baseado nos nossos dedos, sendo assim, é de 10 em 10. Introduza o conhecimento sobre a base 10.

6 Atividade 3 Assista o link abaixo, sobre a História dos números Atividade 4 Desenhe no quadro ao lado da tela, uma pedrinha para cada ovelha. Quantas ovelhas você vê na tela? Quantas pedrinhas você desenhou?

7 Atividade 5 Desenhe um animal dentro do curral Quantos de cada, possui o animal que você desenhou? Olhos Orelhas Boca Cauda Patas Cabeça Atividade 6 Para essa atividade, você precisará de 4 pedaços de barbante de aproximadamente 30 cm e 4 canudos de cores diferentes, ou bolinhas de 4 cores. Corte os canudos em pedaços pequenos e separe-os por cores. Dê um nó duplo em uma das extremidades dos barbantes. Entregue o barbante a sua criança e faça o que se pede: OBS: Em cada uma das atividades, utilize uma cor de canudinho ou bolinhas e depois cole os barbantes abaixo de cada indicação. No primeiro barbante, represente a sua idade No segundo barbante, quantas letras tem no seu nome. No terceiro barbante, represente a quantidade de irmãos que você tem. No quarto barbante, quantas pessoas moram em sua casa.

8 Minha idade Meu nome tem essa quantidade de letras Eu tenho essa quantidade de irmãos Em minha casa moram esse número de pessoas Atividade 7 Pegue, como os antigos, um osso grande ou uma madeira e faça marcações com uma pedrinha. Marque a sua idade. Tire uma foto, imprima e cole aqui ou em seu caderno para ficar registrado.

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas.

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas. Nível III Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: Conceito de números e função social do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Sistema de Numeração Decimal (SND) História dos

Leia mais

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas.

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas. Nível IV Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: Conceito de números e função social do número; Noção de Classificação, Seriação, Inclusão de Classes e Correspondência Biunívoca (diz-se da relação

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO.

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível II Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Objetivos: Introdução dos conceitos práticos de crescente/decrescente e par/ímpar Ordenar segundo

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível IV Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Explorando a escala de Cuisenaire. Operações Propriedades básicas Fração Perímetro Gráficos Situações problemas Objetivos

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5 Nível III Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Antecessor e Sucessor Objetivos: Consolidar os conceitos pré-estabelecidos de crescente/decrescente,

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Números e Sistema de Numeração Decimal Podcast Área Matemática Segmento Ensino Fundamental Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Duração

Leia mais

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO...

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO... SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 1 NÚMEROS ATÉ 10... 15 MAIS, MENOS E MESMA QUANTIDADE... 15 REPRESENTAÇÃO DE QUANTIDADES... 18 NÚMEROS ATÉ 10... 21 PROBLEMAS... 54 2 N A ORDEM NOS NÚMEROS... 58 ORDEM CRESCENTE

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano).

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano). As atividades aqui propostas têm o intuito de auxiliar. Podem ser vistas, apenas, como referência para os professores, de modo que necessitam de adaptações para as mais diversas realidades e ao nível de

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 11 DAVI, UM GUERREIRO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.1-54

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Convites. Produto virtual para impressão! Você vai precisar de: Dica:

Convites. Produto virtual para impressão! Você vai precisar de: Dica: Convites Você vai precisar de: - 1 ou mais folhas no formato A4 (recomendamos folhas na gramatura 180 gramas) - 1 tesoura Dica: Você pode fazer a impressão em uma gráfica rápida da sua cidade: Envie o

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receita)

PLANEJAMENTO (Receita) PLANEJAMENTO (Receita) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Diferentes portadores de textos: Receita Competências Linguagem oral, produção textual, observação, criatividade. Objetivo Geral

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 1.º, 2.º E 3.º Anos SUGESTÕES DE ATIVIDADES 2017 HABILIDADES DE LEITURA 1º ANO Identificar a finalidade de um texto. Localizar informações explícitas em um

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais

Materiais que podem ser utilizados na sala de aula e algumas reflexões sobre a matemática no dia a dia do aluno

Materiais que podem ser utilizados na sala de aula e algumas reflexões sobre a matemática no dia a dia do aluno PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO Materiais que podem ser utilizados na sala de aula e algumas reflexões sobre a matemática

Leia mais

CAPÍTULO 1 Ensinar matemática? Eu?... 11

CAPÍTULO 1 Ensinar matemática? Eu?... 11 Sumário CAPÍTULO 1 Ensinar matemática? Eu?... 11 O que é matemática?... 12 Letramento e o programa No Child Left Behind (Nenhuma criança deixada para trás NCLB)... 13 Matemática e letramento... 16 Parâmetros

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE MATEMÁTICA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: CALENDÁRIOS OUTUBRO 50 NOVEMBRO 52 DEZEMBRO 54 CAPÍTULO 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO 0 a 50 SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 50

Leia mais

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. JULIANA MISTUROU ALGUNS CARTÕES NUMERADOS E AGORA PRECISA ORGANIZAR OS CARTÕES DO MENOR PARA O MAIOR. VAMOS AJUDÁ-LA,

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão.

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão. Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há na Represa do Jundiá? Ou em outra represa de Jaguaré? Já no século

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF Compras com Real Aula Multimídia MT - Interface 1 - Pág. 43 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 OB002 OB003 OB004 OB005 Reconhecer e aplicar os números em diversos contextos e situaçõesproblema.

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

02. Uma família vai aproveitar as férias para dar um passeio à Fundação Zoo- Botânica. Leia a informação.

02. Uma família vai aproveitar as férias para dar um passeio à Fundação Zoo- Botânica. Leia a informação. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

1. Ordene as fases do traçado da perspectiva isométrica dos modelos, escrevendo os numerais de 1 a 5 nos quadradinhos.

1. Ordene as fases do traçado da perspectiva isométrica dos modelos, escrevendo os numerais de 1 a 5 nos quadradinhos. Perspectiva isométrica 1. Ordene as fases do traçado da perspectiva isométrica dos modelos, escrevendo os numerais de 1 a 5 nos quadradinhos. 2. Complete a frase na linha indicada. O círculo em perspectiva

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

Estudo dos Números Naturais Material Dourado e Ábaco

Estudo dos Números Naturais Material Dourado e Ábaco UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 Estudo dos Números Naturais Material Dourado e Ábaco Prof. Adriano Vargas

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 15:12 A Bíblia nos ensina que Deus quer que sejamos

Leia mais

Experimentos. Como a distância entre as fitas afetam a interação entre elas? Explique. Duas fitas T Duas fitas B Uma fita T e uma B

Experimentos. Como a distância entre as fitas afetam a interação entre elas? Explique. Duas fitas T Duas fitas B Uma fita T e uma B Prática 1: Introdução a Eletrostática I. Eletrização por atrito Experimentos I.1. Experimento: Pressione um pedaço de fita adesiva, cerca de 20 cm de comprimento, firmemente sobre uma superfície lisa sem

Leia mais

Olhando por esse Prisma...

Olhando por esse Prisma... Reforço escolar M ate mática Olhando por esse Prisma... Dinâmica 7 2º Série 2º Bimestre DISCIPLINA série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros Primeira

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 2 folhas de papel paraná; 2 folhas de papel pluma ou papel isopor ou EVA; 1 bateria de 3 volts; Folhas de

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 1º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM TRTMENTO D NFORMÇÃO GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM E OPERÇÕES MTEMÁT 1º NO 1º BMESTRE EXO ONTEÚDO HBLDDE BORDGEM História do número Relacionar a história da matemática na construção do número e sua importância

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- Frações -Roteiro do professor- Introdução teórica: Os principais objetivos deste kit são: trabalhar com o inteiro formado por partes, construir classes de equivalência através da comparação e introduzir

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MATEMÁTICA 1ºANO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MATEMÁTICA 1ºANO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MATEMÁTICA 1ºANO Escola: Professor(a): Aluno: Data de Nascimento: / / 2013 1 QUESTÃO 1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Veja abaixo a representação do mural do quarto

Leia mais

shoulder toes head knees

shoulder toes head knees PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Match: shoulder toes head knees QUESTÃO 02 Number: (1) eyes (2) ears (3) mouth (4) nose QUESTÃO 03 Use yellow and green to

Leia mais

ROLETRANDO DOS INTEIROS. GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais

ROLETRANDO DOS INTEIROS. GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais ROLETRANDO DOS INTEIROS GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais Cláudio Cristiano Liell Univates, cristianoliell@hotmail.com Gládis Bortoli Univates, gladisbortoli@gmail.com

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 11 / 2017

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

à obra Construindo nosso próprio globo terrestre

à obra Construindo nosso próprio globo terrestre à obra Construindo nosso próprio globo terrestre Você vai precisar de: Uma base de madeira, fita adesiva, um pedaço de arame com cerca de 30 cm de comprimento e uma bola de isopor, com 15 cm de diâmetro,

Leia mais

Bolo de banana nanica. Receita da Vovó Zilda que a neta Laurinha adora!

Bolo de banana nanica. Receita da Vovó Zilda que a neta Laurinha adora! Educanda: Laura Bezerra. Maternal II. Bolo de banana nanica Receita da Vovó Zilda que a neta Laurinha adora! Bater no liquidificador 3 ovos inteiros 1 xícara de chá de óleo 4 bananas nanicas grandes bem

Leia mais

Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves

Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves Inspiração: Peça feita para ser usada para decorar qualquer ambiente de sua casa. Com toque de carinho vamos organizar nossos compromissos e recados!

Leia mais

Conte Comigo 1º ao 2º ano

Conte Comigo 1º ao 2º ano Conte Comigo 1º ao 2º ano Introdução Todos nós usamos os dedos para contar, às vezes, mas será que da mesma forma? Esta atividade oferece a chance de usar os dedos para contar e explorar as variadas formas

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a)

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Curso: Ensino Fundamenta I Nome do (a) Aluno (a): Ano: 2º Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática

Leia mais

Atividade 1 Estimação

Atividade 1 Estimação Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há no Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro? Ou no Dique do

Leia mais

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS SUGESTÕES DE ESTUDO PARA FRAÇÕES o ENCONTRO Neste momento de trabalho, vamos explorar algumas das diversas maneiras de se compreender as frações, todas importantes para nosso cotidiano. O texto complementar

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Diretora: Rita de Cássia Mendonça Megale Vice-diretora: Evelyn Nunes Muniz Supervisoras pedagógicas: Marly Carneiro de Paula Fleming - CIA Marilda

Diretora: Rita de Cássia Mendonça Megale Vice-diretora: Evelyn Nunes Muniz Supervisoras pedagógicas: Marly Carneiro de Paula Fleming - CIA Marilda Diretora: Rita de Cássia Mendonça Megale Vice-diretora: Evelyn Nunes Muniz Supervisoras pedagógicas: Marly Carneiro de Paula Fleming - CIA Marilda Khabbaz CCA Profª: Gláucia de Fátima F. N. Ferreira Márcia

Leia mais

Livro Secreto. Cupcakes de Páscoa. Decoração. Utensílios. Preço. Massa. Divulgação. Cobertura. Por Lu Akemi

Livro Secreto. Cupcakes de Páscoa. Decoração. Utensílios. Preço. Massa. Divulgação. Cobertura. Por Lu Akemi Livro Secreto s de Páscoa Utensílios Massa Cobertura Decoração Preço Divulgação Por Lu Akemi Semana do 19 a 25 de março Nessa página: www.semanadocupcake.com/pascoa GRATUITO A oportunidade e os mitos por

Leia mais

Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa de segunda a quarta-feira:

Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa de segunda a quarta-feira: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A 4º B 4º C quarta-feira segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

CONEXÕES E REGULARIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Rudinei José Miola

CONEXÕES E REGULARIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Rudinei José Miola CONEXÕES E REGULARIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA Rudinei José Miola rmiola@positivo.com.br PARA INÍCIO DE CONVERSA ATIVIDADE MATEMÁTICA Por atividade matemática deve entender-se uma mescla entre tarefa,

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 01 NOÉ, UM PREGADOR OUSADO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois o salário do pecado é a morte,

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

Questões desenvolvidas pelos alunos na aula.

Questões desenvolvidas pelos alunos na aula. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO - PROJETO AMORA - ASSESSORIA DE MATEMÁTICA INSTITUTO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Questões desenvolvidas

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Colégio MATEMÁTICA DESAFIO. QUESTÃO 16 No quadro abaixo, as estrelinhas substituem números reais.

Colégio MATEMÁTICA DESAFIO. QUESTÃO 16 No quadro abaixo, as estrelinhas substituem números reais. Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 017 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 No quadro abaixo, as estrelinhas substituem

Leia mais

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador 1ª Série Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador Social Studies Standard(s): Standard III, Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Os alunos identificarão o Polo Norte, o Polo Sul

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8.

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8. Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 1 bolas e acertou 7; Mário arremessou 1 bolas e acertou 8. Escreva as frações que representam Qual deles ganhou a

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 5

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 5 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 5 Forças paralelas, Antiparalelas e Concorrentes Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO:

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

Números pares e ímpares

Números pares e ímpares Números pares e ímpares 1 O que tem neste Capítulo Todos os números inteiros são divididos em dois grupos pares e ímpares. Eles se seguem um ao outro em ordem ímpar, par, ímpar, par, como os números das

Leia mais

A turminha já está se preparando para as férias e as festas de final de ano!

A turminha já está se preparando para as férias e as festas de final de ano! Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE MATEMÁTICA Aluno(a): N.º Turma: 14. Turno: Tarde Professor(a): A turminha já está se preparando para as férias e as

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Matemática Professor: Alessandra, Juliana e Letícia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim II Apresentação da disciplina A disciplina de matemática no Jardim 2 tem por finalidade

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM Disciplina: MATEMÁTICA

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM Disciplina: MATEMÁTICA Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 (OBMEP) Arnaldo, Beto, Celina e Dalila

Leia mais

Apêndice B. Material de formação dos alunos. 1 Ficha 01

Apêndice B. Material de formação dos alunos. 1 Ficha 01 Apêndice B Material de formação dos alunos 1 Ficha 01 1) Temos 9 bolinhos iguais para distribuir igualmente entre três crianças. Quanto cada criança recebeu? Qual a sentença matemática que resolve o problema?

Leia mais

Em outubro, o criador da Turma da Mônica, o desenhista Maurício de Sousa fez aniversário. a) Complete corretamente. unidades de anos que é o mesmo que

Em outubro, o criador da Turma da Mônica, o desenhista Maurício de Sousa fez aniversário. a) Complete corretamente. unidades de anos que é o mesmo que SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010 002 2ª Edição 2010 1 Curso de Biscuit Tema: Porta Recado de Girafa Produzido por: Caroline Oliveira Para mais apostilas acesse: http://cursodebiscuit.blogspot.com 2 Porta Recado de Girafa Carta ao leitor

Leia mais

A Matemática é assim: ela representa objetos por símbolos. Podemos interpretar o desenho da figura anterior de duas maneiras: r-- ~

A Matemática é assim: ela representa objetos por símbolos. Podemos interpretar o desenho da figura anterior de duas maneiras: r-- ~ Aula 9 Vamos imaginar o seguinte: você precisa saber quanto é 14 x 12, mas ainda não sabe fazer esta conta e, também, não dispõe de uma calculadora para ajudá-ia. Um amigo sugeriu que você fizesse 140

Leia mais

01- No intervalo das aulas as crianças gostam de brincar no pátio.

01- No intervalo das aulas as crianças gostam de brincar no pátio. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- No intervalo das aulas as crianças

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  matemática CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 matemática DIREÇÃO: Ano: 2 Ef 1. O professor Fábio vai comprar ingredientes para preparar uma torta de banana para festa de comemoração

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: Papel adesivo A4 branco; 6 LEDs de 5mm alto brilho; 1 buzzer de 3V; 1 bateria 3V; Papel paraná; 2 placas

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Recordar o que foi estudado anteriormente. Apresentação das unidades temáticas. Habilidades Referência no material didático Propostas de atividade Fontes de

Leia mais

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8.

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8. Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 1 bolas e acertou 7; Mário arremessou 1 bolas e acertou 8. Escreva as frações

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a) professor(a), Apresento,

Leia mais

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno-

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno- Frações NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA -Roteiro do aluno- Introdução: A classe deverá, inicialmente, ser dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. Importante: O retângulo do estojo representa 1 inteiro.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 3 o DESAFIO CENM MATEMÁTICA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  3 o DESAFIO CENM MATEMÁTICA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 MATEMÁTICA Direção: ANO: 2 EF 1. Leia o texto a seguir e responda o que se pede. Curiosidades sobre cavernas brasileiras De acordo

Leia mais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Máquina de somar tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pasta ou caixa de polipropileno branca ou transparente ; 1 tubo de papelão, de papel

Leia mais

Maria Tereza Castro -

Maria Tereza Castro - Giulia Santos Ramos - giu.ramos21@gmail.com Maria Tereza Castro - mariatcastro567@gmail.com - Apresentação...2 - Sugestões de Vídeos...3 - Matemática e a Vida Doméstica...5 Matemática para preparar alimento...5

Leia mais

Livro Secreto. Cupcakes de Páscoa. Decoração. Utensílios. Preço. Massa. Divulgação. Cobertura. Por Lu Akemi

Livro Secreto. Cupcakes de Páscoa. Decoração. Utensílios. Preço. Massa. Divulgação. Cobertura. Por Lu Akemi Livro Secreto Cupcakes de Páscoa Utensílios Massa Cobertura Decoração Preço Divulgação Por Lu Akemi Exclusivo Perfeito curso especial As vagas abrirão na próxima segunda-feira Muita gente está perguntando

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professores: Décio e Leandro Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais