ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO."

Transcrição

1 Nível II Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Objetivos: Introdução dos conceitos práticos de crescente/decrescente e par/ímpar Ordenar segundo o tamanho e ou quantidade Classificar os numerais, segundo os conceitos adquiridos. Dia 1 Atividade 1 Chame todos os que estão em casa e fale com sua criança sobre os diferentes tamanhos, alturas. Pergunte a ela, qual é a pessoa mais baixa. E depois, quem é a um pouco maior que essa primeira, e depois? Assim, você já irá conceituando em algo prático, que tem significado real, a questão de ordenação e de crescente. Forme então uma escadinha de pessoas. Diga a ela: - Olha! É como se fossem degrauzinhos que vamos subindo... Caso você esteja sozinho em casa com sua criança, pegue um brinquedo, ou espere alguém chegar para a dinâmica. Serão necessárias pelo menos 3 pessoas. Quanto mais, melhor. Depois disso, separe uma barrinha de cada cor da escala de Cuisenaire. Coloque embaralhada na frente de sua criança e diga a ela: - Querida(o) essas barrinhas têm tamanhos diferentes... assim como as pessoas. Qual é a menor barrinha? Deixe-a manipular a barras e encontrar sozinha. Caso ela erre, chame a atenção da seguinte forma: Será que não tem nenhuma menor? Nunca aponte a resposta certa, ok? Instigue-a a aprender. Digo isso, porque sei que o natural é apressarmos esses processos. Lembre-se: Tudo que não temos é pressa. Vá indagando... então, depois dessa, qual é a um pouquinho maior? Coloque ao lado da pequenininha... e assim vá construindo, calmamente. Desse processo, sairá os demais. Quando a criança formar a sequência corretamente, conceitue. - Isso meu amor, você colocou essas barrinhas na ordem crescente. Você acaba de ordenar, colocar em ordem, e a ordem que a mamãe acaba de demonstrar para você é a ordem crescente, que vem da palavra crescendo... a sequência está crescendo, da menor, para a maior. Pegue um sulfite ou cartolina e escreva a palavra CRESCENTE bem grande com uma seta, subindo. Ou escreva a própria palavra de forma crescendo, ou seja, o c pequeno o r um pouquinho maior e assim por diante. Agora, vamos pensar juntas: - Qual é a pessoa mais alta aqui de casa? Se essa pessoa estiver em casa, chame-a. - E quem é um pouquinho mais baixa que ela? Chame-a. -E depois? Quem vem?

2 - Olha! Agora ordenamos as pessoas de forma diferente. Você viu? Antes a escadinha estava subindo, e agora? Agora está descendo. Embaralhe as barrinhas e peça a sua criança para mostrar para você a barrinha maior. E depois, a que é um pouquinho menor, e assim por diante. OBSERVAÇÃO: É comum a criança se atrapalhar em um certo momento, deixa-a experimentar, ela colocará e depois trocará sozinha, pois perceberá que trocou... não interfira. Certa vez estava fazendo uma atividade assim, para demonstrar para um pai e ele a todo instante interferia e eu dizia, deixe-a pensar papai, cuidado, o que para nós é lógico, para eles não é tão simples assim. O erro faz parte do aprendizado. Muitas vezes, ele queria mostrar inclusive os valores das barrinhas, o que não era o objetivo. Lembram o que falei na aula passada? Quando trabalhamos com a escala, s valores são intuídos por eles, não podemos dar essa informação de mão beijada? Senão, perde o porquê. Cuidemos para que nossa mente ainda escolarizada, não antecipe etapas, não os pode em seus raciocínios. Quando a criança descobrir a ordem correta, do maior para o menor, agora será a hora de conceituar: O que acabamos de fazer foi ordenar, mas ordenar com outro critério. Pergunte a ela: - Você lembra qual o critério que usamos para ordenar naquela hora as barrinhas? - Isso, do menor para o maior, ordem crescente. - E qual foi o critério que usamos agora? Espera-se que ela diga que foi o do maior para o menor, mas se ela não disser, diga: - Quem você pegou primeiro? O maior, certo? Então ordenamos do maior para o menor. O nome dessa ordem é decrescente. Decrescer, significa, ir diminuindo. Assim como a escada quando estamos descendo. Escreva agora em outra folha a próxima palavra para a sua criança, DECRESCENTE. Coloque usa seta descendo ou escreva o D bem grande e vá diminuindo as letras. É importante ao conceituar qualquer coisa, escrever um lembrete e fixar na parede, na hora que está conceituando. Assim faz sentido o lembrete. Muitas vezes, deixamos para fazer depois, no computador, bonitinho e eles nem olham, porque passou a hora do que aprenderam... Atividade 2 Em uma folha ou no caderno, peça para a sua criança registar o que acabou de aprender com desenho e a palavra correta. Não tem nenhum problema se ela não desenhar as 10 barrinhas, mas se você quiser, pode pedir para contar antes, quantas barrinhas ela usou para aprender a ordenar.

3 Atividade 3 Recorte as figuras de cães de tamanhos variados, cole ordenando-as em outra folha na ordem crescente. A criança deverá escrever Ordem Crescente no começo da folha que colará.

4 Atividade 4 Utilizando os blocos lógicos Caso você não o conheça, aqui abaixo está um resumo de sua composição: Com os blocos lógicos, peça para a sua criança ordenar de várias formas Do maior para o menor, utilizando somente uma forma geométrica, como por exemplo só os triângulos. Do menor para o maior, utilizando só os quadrados. Do mais fino para o mais grosso, utilizando só os retângulos. Do mais grosso para o mais fino. Assim você estará ensinando a sua criança outras formas de se ORDENAR. Dê como exemplo, as idades dos integrantes da casa. Indague quantos anos tem cada membro da família, incentive-o a anotar em uma tabelinha. Agora se colocássemos em ordem por idade, do maior para o menor, como ficaria? Inclua alguém de sua família, a avó da criança, por exemplo, para que perceba que mesmo sendo mais velha, pode ser mais baixa. Essa situação para nós é clara, para eles não. PROPOSTA DE JOGO: Jogue com sua criança o jogo de dominó com o bloco lógico. Defina com ela o que pode ser colocado como próxima peça: cor igual, espessura, forma ou tamanho. Assim, ela entenderá os diversos critérios de classificação.

5 Atividade 5 Recorte as figuras abaixo e cole no lugar correto para identificar. Coloque as setas. ORDEM CRESCENTE ORDEM DECRESCENTE

6 Atividade 6 Agora complete as escadas, observando as setas. Atividade 7 Agora observe que os números em volta dessa escada estão embaralhados. Coloque-os em ordem crescente. Qual é o menor desses numerais?

7 Atividade 8 Escreva os preços em ordem DECRESCENTE e pinte o produto mais caro. Atividade 9 Complete as sequencias, na ordem crescente e na ordem decrescente.

8 Dia 2 Atividade 1 Introdutórias. Pegue várias pecinhas de uma unidade do material dourado ou da escala de Cuisenaire, a barrinha de cor natural. Pegue aleatoriamente, sem contar, um montinho. Peça a sua criança, para separar em duplas, de dois em dois. Após ela separar, verifique com ela, se algum ficou sozinho, ou se todos tinham companhia. Peça para que conte quantos era ao todo. Anotem em uma folha a quantidade e se sobrou ou não. Exemplo: Se você pegou, sem contar 12 pecinhas, ela irá montar as duplas e depois contar quantas pecinhas tem ao todo. Anotará no papel: 12 não sobrou. Repita a atividade por algumas vezes, no mínimo 10 vezes. Outro exemplo: 17- sobra 1 Anote todas as situações levantadas... você observará que estará formando com sua criança, sem falar, conceitos diversos da matemática. Perceba que vocês formaram uma tabela. Agora sim, é hora de conceituar. Retome com a sua criança a tabela. Diga-lhe: 12- não sobrou 17- sobrou 1 10 não sobrou 9 - sobrou 1 13 sobrou 1 4 não sobrou 5 - sobrou 1 E assim por diante. Com isso, agora você separará, o que sobra e o que não sobra, do um ao dez. 1 não forma dupla, portanto, sobra 1 2 não sobra 3 sobra 1 4 não sobra 5 sobra 1 6 não sobra 7 sobra 1 8 não sobra 9 sobra 1 10 não sobra.

9 Faça o 11 e relacione com o 1. Leve sua criança a observar que se o dez não sobra, o 11 sobrará um, ou seja, não formará outro PAR. Conceitue que sempre que um número não sobra ninguém sozinho, chamamos o de PAR, pois todos formaram parezinhos. Observe que antes utilizamos a nomenclatura duplas, lembra? Foi propositalmente, para não conceituar antes da hora. Chame a atenção dela, que toda vez que um número, sobra alguém sem parzinho, chamamos o de ÍMPAR. Pois um ficou sem par. Nesse momento, pergunte assim: - Você acha que teremos que experimentar todos os números para saber se é par ou ímpar???? Deixe-a pensar um pouco. - Seria impossível, mas um matemático estava fazendo isso um dia e percebeu algo bem legal. Percebeu que todos os terminados em 0, 2, 4, 6, 8, não sobravam e todos terminados em 1, 3, 5, 7, 9 sobravam um. Ou seja, todos que terminam em 0, 2, 4, 6, 8 são pares e todos que terminam em 1, 3, 5, 7, 9 são impares. * Estimule-a a conferir de 11 a 20, já que de 1 ao 10, já o fez. Conceito entendido, escreva-o como lembrete na frente de sua criança, utilizando uma folha ou cartolina. Atividade 2 É hora de fazer bagunça. Pegue o maior número de sapatos de sua casa, todos misturados. Peça a sua criança que ordene, par com par e depois conte quantos sapatos têm ao todo. Observe com ela que não sobra nenhum sapato, pois, geralmente, usamos um par de sapatos. Verifique com ela, que algarismo termina o total de sapatos e mostre o conceito no lembre-te. Exemplo 32 sapatos. Termina em 2, por isso é par. Atividade 3 Brinque com sua criança da brincadeira: Par ou Ímpar. Explique que serve como modo de quem vai fazer algo primeiro, ou direito de escolha. Faça um registro de 10 jogadas.

10 Atividade 4

11 Atividade 5 Forme conjuntos de 2 em 2 e responda: Atividade 6 Circule apenas os conjuntos pares:

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5 Nível III Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Antecessor e Sucessor Objetivos: Consolidar os conceitos pré-estabelecidos de crescente/decrescente,

Leia mais

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia.

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia. Nível II Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Objetivo Geral: Reconhecer a matemática no dia a dia. Objetivos específicos:

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE MATEMÁTICA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: CALENDÁRIOS OUTUBRO 50 NOVEMBRO 52 DEZEMBRO 54 CAPÍTULO 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO 0 a 50 SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 50

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível IV Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Explorando a escala de Cuisenaire. Operações Propriedades básicas Fração Perímetro Gráficos Situações problemas Objetivos

Leia mais

Trabalhando com o material dourado ou similares

Trabalhando com o material dourado ou similares Essa atividade com o material dourado tem por objetivo facilitar a compreensão do aluno de forma concreta em relação ao sistema de numeração decimal. Composto por cubinhos, barrinhas e placas, esse material

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

Objetivos. Temas transversais

Objetivos. Temas transversais Objetivos - Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo. - Identificar e reconhecer os recursos dos jogos. - Reconhecer a utilização do material

Leia mais

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a) professor(a), Apresento,

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Curso: Ensino Fundamenta I Nome do (a) Aluno (a): Ano: 2º Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE NÚMERO SEMELHANÇA DE POLÍGONOS

PLANO DE TRABALHO SOBRE NÚMERO SEMELHANÇA DE POLÍGONOS FERNANDA MIRA MACHADO DA SILVA PLANO DE TRABALHO SOBRE NÚMERO SEMELHANÇA DE POLÍGONOS Trabalho apresentado ao curso de fromação continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Orientador: ANDRÉA SILVA

Leia mais

PB DE MATEMÁTICA (tarde) UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / /

PB DE MATEMÁTICA (tarde) UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / / PB DE MATEMÁTICA (tarde) 1/6 Nota UNIDADE: PROFESSOR: 2º BIMESTRE/2012 ALUNO (A): Nº TURMA: 4º ano Ensino Fundamental DATA: / / Total: 100 pontos A T E N Ç Ã O Preencha o cabeçalho de todas as páginas

Leia mais

4. Jogos com dados de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos

4. Jogos com dados de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos 4. Jogos com dados de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos Prepare um dado com três cores em suas faces (azul, amarelo e vermelho), sendo que cada cor deve aparecer duas vezes; Com as peças

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 ESCOLA: PROFESSOR(A): SÉRIE: ALUNO(A): APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 Elaborado por Eleúzia Lins da Silva As atividades da Apostila com Material Dourado e SND até 99, possui Registro de Direito

Leia mais

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES Jogos com Adições Como explorar este material? 1. JOGOS LIVRES Objectivo: tomar contacto com o material, de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções

Leia mais

Problemas : Sistema de numeração decimal. Operações com números naturais (problemas) - Compreender o sistema de numeração decimal

Problemas : Sistema de numeração decimal. Operações com números naturais (problemas) - Compreender o sistema de numeração decimal Título da Sequência: Área Temática: Conteúdos: Problemas : Sistema de numeração decimal COLECÇÃO DE TURMA : TAMPINHAS Matemática Operações com números naturais (problemas) - Compreender o sistema de numeração

Leia mais

Números pares e ímpares

Números pares e ímpares Números pares e ímpares 1 O que tem neste Capítulo Todos os números inteiros são divididos em dois grupos pares e ímpares. Eles se seguem um ao outro em ordem ímpar, par, ímpar, par, como os números das

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 6. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SuperLogo e do TurtleArt, por

Leia mais

Os maiores seres vivos do mundo são as sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos, que podem chegar a mais de 100 metros de altura.

Os maiores seres vivos do mundo são as sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos, que podem chegar a mais de 100 metros de altura. 123 Os maiores seres vivos do mundo são as sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos, que podem chegar a mais de 100 metros de altura beija-flor 10 cm humanos 1,70 metro sequoia californiana 112 metros

Leia mais

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/6326/jogo-dabatalha-dos-numeros-para-entender-valor-posicional Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Pré-escola (4 e 5 anos) Jogo da batalha

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 7. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SCRATCH, por exemplo, utilizando

Leia mais

Volume 1 GRANDEZAS E MEDIDAS SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN

Volume 1 GRANDEZAS E MEDIDAS SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Volume 1 GRANDEZAS E MEDIDAS GRANDEZAS E MEDIDAS PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO. INSTRUMENTOS QUE USAMOS PARA MEDIR PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO. Compreender o conceito de medida, os processos de medição e

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

Construindo Formas 9º ao 3º ano

Construindo Formas 9º ao 3º ano 9º ao 3º ano Introdução Esta é uma de nossas atividades de construção em equipe favoritas. Os alunos trabalham juntos com uma corda para criar formas 3-D. O professor exerce o papel de cético e pede que

Leia mais

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit?

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? Em nossa última atividade, aprendemos que os

Leia mais

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno.

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível 2 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2ª FASE 15 de setembro de 2012 Nome completo do aluno Endereço completo do aluno (Rua, Av., nº) Complemento Bairro

Leia mais

Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes

Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes Formação Continuada Nova Eja Plano de Ação 7 Nome: Jacqueline Garcia Pereira Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes Tutora: Roseli da Conceição Ramos Gomes INTRODUÇÃO O ensino

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS. PLANO DE AULA ASSISTIDA (Síntese)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS. PLANO DE AULA ASSISTIDA (Síntese) PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS PLANO DE AULA ASSISTIDA (Síntese) Formador: Dr. Miguel Silva Formanda: Conceição Aguiar Sernancelhe Fevereiro de 2007 Temas

Leia mais

MATEMÁTICA. 2 Com os algarismos escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes.

MATEMÁTICA. 2 Com os algarismos escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes. 1 Decompõe: 200 = 2 x 300 = 3 x 400 = 4 x 200 = + 300 = + 400 = + 289 = + + 327 = + + 418 = + + 2 Com os algarismos 2 3 4 escreve todos os números possíveis com os algarismos todos diferentes. 3 Escreve

Leia mais

1. Ordene as fases do traçado da perspectiva isométrica dos modelos, escrevendo os numerais de 1 a 5 nos quadradinhos.

1. Ordene as fases do traçado da perspectiva isométrica dos modelos, escrevendo os numerais de 1 a 5 nos quadradinhos. Perspectiva isométrica 1. Ordene as fases do traçado da perspectiva isométrica dos modelos, escrevendo os numerais de 1 a 5 nos quadradinhos. 2. Complete a frase na linha indicada. O círculo em perspectiva

Leia mais

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO Caro(a) aluno(a), Neste Caderno, você estudará Geometria. Esse estudo começa com o reconhecimento, a observação e a classificação de figuras planas e espaciais. Para tanto, serão realizados trabalhos em

Leia mais

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas.

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas. Nível III Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: Conceito de números e função social do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Sistema de Numeração Decimal (SND) História dos

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

Ensinando a Programação

Ensinando a Programação Pensando a Programação Meu primeiro Robô Brincando de Robô Ensinando a Programação Matemática Biologia Física Programação de computadores - Raciocínios apropriados 1 Lógica de Programação? É a técnica

Leia mais

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO 1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO E tenho certeza que todos vocês podem muito mais...e fechar o mês com 4 Inícios Pessoais

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Paula Bartelli Francisquetti NOME DO LIVRO: A Colcha de Retalhos AUTOR: Conceil Corrêa da Silva e Nyl Ribeiro Silva COMPETÊNCIAS - Leitura, produção textual,

Leia mais

Números naturais. material dourado

Números naturais. material dourado UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 Números naturais material dourado Prof. Adriano Vargas Freitas A educadora

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática Caro(a) aluno(a), Você saberia representar a soma dos n primeiros números naturais a partir do 1? Neste Caderno você terá a oportunidade de conhecer esse e outros casos que envolvem sequências e resolvê-los

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

JUSSARA RAMALHO DIAS DOS SANTOS

JUSSARA RAMALHO DIAS DOS SANTOS JUSSARA RAMALHO DIAS DOS SANTOS Rio de Janeiro, 2013. 1 SUMÁRIO Introdução... 04 Atividade 1... 05 Atividade 2... 08 Atividade 3... 10 Atividade 4... 13 Atividade 5... 18 Atividade 6... 20 Avaliação...

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa III Semana Acadêmica da Matemática ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM RECURSOS E ADAPTAÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E SURDOS Autores: Claudia Segadas, Denise Felippe da Rocha,

Leia mais

R.: c) Use < ou >, no espaço abaixo, para comparar a altura de Tipiti à do irmão.

R.: c) Use < ou >, no espaço abaixo, para comparar a altura de Tipiti à do irmão. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Leia um trecho de um livro, no

Leia mais

NÍVEL 3 - Prova da 2ª fase - Soluções

NÍVEL 3 - Prova da 2ª fase - Soluções NÍVEL 3 - Prova da ª fase - Soluções QUESTÃO 1 (a) Se o Dodó colocar um número x no visor e apertar, aparece o valor x 3 4 3 5 de f ( x) =. Logo, para x = 4, o valor que vai aparecer é f (4) = = =,5. x

Leia mais

Mênon A reminiscência: a demonstração do teorema de Pitágoras pelo escravo

Mênon A reminiscência: a demonstração do teorema de Pitágoras pelo escravo Mênon A reminiscência: a demonstração do teorema de Pitágoras pelo escravo Roteiro de Atividades: 1. Leia o texto com atenção. Em uma folha de papel (de punho próprio ou digitada) a ser entregue como AS2

Leia mais

RELATÓRIO PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS. Prof. Jefferson Baptista Macedo. 7ª edição NOMES (EM ORDEM ALFABÉTICA)

RELATÓRIO PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS. Prof. Jefferson Baptista Macedo. 7ª edição NOMES (EM ORDEM ALFABÉTICA) RELATÓRIO PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS Prof. Jefferson Baptista Macedo 2015 7ª edição TURMA DATA NOMES (EM ORDEM ALFABÉTICA) RGM PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS 1) PROVA DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE...

Leia mais

Vença o relógio Redes de Ordenação

Vença o relógio Redes de Ordenação Atividade 8 Vença o relógio Redes de Ordenação Sumário Mesmo os computadores sendo rápidos, há um limite na sua velocidade de resolução de problemas. Uma forma de acelerar as coisas é usar vários computadores

Leia mais

Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro

Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro 1) A sala de Cristiane jogou o Jogo dos círculos. Conte os pontos que ela fez em cada jogada e escreva-os com algarismos (11) e por extenso (onze). Veja o exemplo: 5 + 1 + 5 = 11 pontos ou onze pontos.

Leia mais

Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!

Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda! Nível 3 Ensino Médio 2ª FASE 08 de novembro de 2008 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Parabéns pelo seu desempenho na ª Fase da OBMEP. É com grande satisfação que contamos agora com sua participação

Leia mais

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 MATEMÁTICA 3º ano do Ensino Fundamental Caderno M0303 Nome do estudante Data de Nascimento do estudante Caro(a) estudante, Você está participando

Leia mais

TAREFA Padrões numéricos

TAREFA Padrões numéricos Nome: TAREFA Padrões numéricos Observa a seguinte grelha 10 10. Cada casa da grelha representa um número; começa pelo 0 e continua até ao 25. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Leia mais

4 ESTRATÉGIAS DE OURO PARA VENDER NO MÊS DA MULHER

4 ESTRATÉGIAS DE OURO PARA VENDER NO MÊS DA MULHER 4 ESTRATÉGIAS DE OURO PARA VENDER NO MÊS DA MULHER IMPORTANTE: nem sempre vamos ter resultados positivos, mas devemos sempre reverter cada situação a nosso favor! Não vendeu no evento??? Pegue o maior

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 TEOREMA DE PITÁGORAS TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 Introdução: Matemático e filósofo grego, Pitágoras viveu por volta de 572 a.c. Pitágoras foi um matemático

Leia mais

DESAFIO FINAL TODOS OS NÍVEIS

DESAFIO FINAL TODOS OS NÍVEIS DESAFIO FINAL TODOS OS NÍVEIS 01. (Nível 1) No planeta Zilotaskabatu, as unidades de medidas são bem diferentes das que conhecemos na Terra. A medida padrão de comprimento é o Zimetro e um de seus submúltiplos

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

Maria Tereza Castro -

Maria Tereza Castro - Giulia Santos Ramos - giu.ramos21@gmail.com Maria Tereza Castro - mariatcastro567@gmail.com - Apresentação...2 - Sugestões de Vídeos...3 - Matemática e a Vida Doméstica...5 Matemática para preparar alimento...5

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano).

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano). As atividades aqui propostas têm o intuito de auxiliar. Podem ser vistas, apenas, como referência para os professores, de modo que necessitam de adaptações para as mais diversas realidades e ao nível de

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JACÓ, O HOMEM QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] quando

Leia mais

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!...

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... Conhecermo-nos uns aos outros faz parte do nosso dia a dia em sociedade. Fazer ressaltar as semelhanças e diferenças do grupo de alunos da turma é uma boa forma de

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receita)

PLANEJAMENTO (Receita) PLANEJAMENTO (Receita) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Diferentes portadores de textos: Receita Competências Linguagem oral, produção textual, observação, criatividade. Objetivo Geral

Leia mais

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum MATERNAL II B MATERNAL II A MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 18/08/2016 Quinta-feira Formas geométricas Retângulo e círculo atividade fotocopiada + Livro Construindo A pág 47 Partes

Leia mais

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14 GRUPO 5.4 MÓDULO 14 Índice 1. Representação Escrita dos Números...3 2. Operações com Números Naturais...4 2 1. REPRESENTAÇÃO ESCRITA DOS NÚMEROS Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza diferentes

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

O mais leve e o mais pesado Algoritmos de Ordenação

O mais leve e o mais pesado Algoritmos de Ordenação Atividade 7 O mais leve e o mais pesado Algoritmos de Ordenação Sumário Os computadores são muitas vezes utilizados para colocar listas em algum tipo de ordem, por exemplo, nomes em ordem alfabética, compromissos

Leia mais

QUE DELÍCIA! AS FÉRIAS CHEGARAM!

QUE DELÍCIA! AS FÉRIAS CHEGARAM! EDUCANDO: 1 QUE DELÍCIA! AS FÉRIAS CHEGARAM! QUERIDOS EDUCANDOS DOS 2º s ANOS, UM SEMESTRE JÁ ESTÁ TERMINANDO, E AGORA, AS FÉRIAS NOS TRAZ O SEGUNDO SEMESTRE! MOMENTO DE DESCANSAR, CURTIR A FAMÍLIA, VIAJAR,

Leia mais

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. JULIANA MISTUROU ALGUNS CARTÕES NUMERADOS E AGORA PRECISA ORGANIZAR OS CARTÕES DO MENOR PARA O MAIOR. VAMOS AJUDÁ-LA,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA Caro(a) aluno(a), MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Olhando por esse Prisma...

Olhando por esse Prisma... Reforço escolar M ate mática Olhando por esse Prisma... Dinâmica 7 2º Série 2º Bimestre DISCIPLINA série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros Primeira

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

Brincar para aprender

Brincar para aprender Troca do Livro Lundi Français Curitiba, le 29 mai 2017. Prends ton cahier de classe et copie : Colorie: LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS, HISTÓRIA E VIVÊNCIA RELIGIOSA - 3 ano Semana de 29 de maio a 2 de junho

Leia mais

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula:

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Baralho de Matemática Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Os alunos devem se capazes de trabalhar com a tabuada dos números: 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 e podem ser

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha.

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha. Colégio COC Imperatriz IV Mostra de Ciências 5º Ano A Matemática está em tudo Clube de Descobertas matemáticas: lógica e ação Atividade 1: Desafios Matemáticos com Palitinhos 1) Mova 6 fósforos nestes

Leia mais

Sequências - Aula 06

Sequências - Aula 06 Sequências - Aula 06 Muitos problemas, de álgebra ou teoria dos números, envolvem sequências. Elas podem ser definidas como uma lista ordenada de elementos. Por exemplo, na sequência (, 3, 5, 8) o primeiro

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

EB1 de. MATEMÀTICA Nome Data / / Tarefa: Quadro da centena de milhar e quadro do milhão

EB1 de. MATEMÀTICA Nome Data / / Tarefa: Quadro da centena de milhar e quadro do milhão Tarefa: Quadro da centena de milhar e quadro do milhão Os alunos completam e exploram tabelas com números de 1000 em 1000 e de 10000 em 10000, como apoio na contagem de números até ao milhão. O quadro

Leia mais

NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de aplicação Caderno do professor Turma: 201225040

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

Mistério geométrico e planificação

Mistério geométrico e planificação X 2 = Mistério geométrico e planificação nós na sala de aula - módulo: matemática 4º e 5º anos - unidade 9 Esta atividade tem como objetivo desafiar os seus alunos a reconhecer as figuras geométricas planas

Leia mais

Progressões aritméticas

Progressões aritméticas A UUL AL A Progressões aritméticas Quando escrevemos qualquer quantidade de números, um após o outro, temos o que chamamos de seqüência. As seqüências são, freqüentemente, resultado da observação de um

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

Divisores de um número natural

Divisores de um número natural Lista de matemática e interpretação de texto 5 o ano 20 a 24/06/2016 O Senhor será a tua luz perpétua (Isaías 60:20) Segunda-feira- 20/06 Divisores de um número natural Divisor Observe: 8 : 1 = 8 8 : 4

Leia mais