Informação Empresarial Simplificada (IES) / Declaração Anual de Informação Contabilistica e Fiscal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informação Empresarial Simplificada (IES) / Declaração Anual de Informação Contabilistica e Fiscal"

Transcrição

1 Informação Empresarial Simplificada (IES) / Declaração Anual de Informação Contabilistica e Fiscal Documento de instruções, para importação do IES/DA na aplicação PHC.

2 Este documento serve como base técnica para a colocação dos anexos da IES / Declaração Anual referentes ao exercício de 2011, com entrega no ano 2012, nos clientes. As instruções que aqui se encontram servem de ajuda para a importação desta obrigação no software PHC, versão 2013 para suporte papel e suporte informático. O preenchimento dos anexos que compõem esta obrigação não dispensa a leitura das respectivas instruções disponibilizadas pela AT. Para consultar os impressos e respectivas instruções deve aceder ao site das finanças. rmularios/decl_anual_inf_contabilistica_fiscal/

3 Índice QUAIS OS ANEXOS DA INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA QUE SOFRERAM ALTERAÇÕES? IMPORTAR MAPAS DE GESTÃO IMPORTAR AS NOTAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS LAYOUTS DO SUPORTE INFORMÁTICO EXPLICAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS FÓRMULAS DOS MAPAS DE GESTÃO ANEXO A (EXERCÍCIO 2011) - IRC INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA / ELEMENTOS IES 2011: Anexo A - Demonst. Resultados e Balanço Demonstração de resultados: Balanço: IES 2011: Anexo A - Demonst. Alterações Cp.Próprio IES 2011: Anexo A - Quadro 0501-A a 0506-A IES 2011: Anexo A - Quadro 0507-A a 0510-A IES 2011: Anexo A - Quadro 0511-A a 0521-A IES 2011: Anexo A - Quadro 0522-A a 0531-A IES 2011: Anexo A - Quadro 0532-A IES 2011: Anexo A Quadro 061-A a Quadro IES 2011: Anexo G - Regimes Especiais IES 2011: Anexo I - IES - Informação Empresarial Simplificada IES 2011: Anexo L - IVA - Elementos contabilísticos e fiscais IES 2011: Anexo M (1) - IVA - Operações realizadas em espaço diferente da sede IES 2011: Anexo M Madeira - IVA - Operações realizadas em espaço diferente da sede IES 2011: Anexo N - IVA Regimes Especiais IES 2011: Anexo O Mapas Recapitulativos de Clientes IES 2011: Anexo P Mapas Recapitulativos de Fornecedores IES 2011: Anexo Q (Exercício 2011) - IS - Elementos contabilísticos e fiscais IES 2011: Anexo R (Exercício 2011) - IES - Informação Empresarial Simplificada... 29

4 DICAS: CONSULTAR CONTAS NAS RESPECTIVAS CÉLULAS: O CLIENTE POSSUI UM PLANO DE CONTAS DIFERENTE DO DISPONIBILIZADO PELA PHC, COMO UTILIZAR A TABELA DE MAPEAMENTO? EXISTEM QUADROS NO IES QUE POSSUEM VÁRIAS LINHAS, A MINHA EMPRESA POSSUI INFORMAÇÃO PARA MAIS LINHAS. COMO CRIAR NOVAS FÓRMULAS NO SUPORTE PAPEL? COMO ASSOCIAR NO SUPORTE INFORMÁTICO, CÉLULAS DO SUPORTE EM PAPEL?... 33

5 Quais os Anexos da Informação Empresarial Simplificada que sofreram alterações? Anexos da IES / declaração anual disponíveis no Software PHC: Localização na Mapa Descrição aplicação Alterações no Ano 2011 Anexo A IES Informação E. Simplificada IRC - Elementos contabilísticos e fiscais Mapas de Gestão Não houve alterações (sujeitos passivos residentes que exercem a título principal, actividade de natureza comercial, industrial ou agrícola e entidades não residentes com estabelecimento estável) Anexo F IRC - Benefícios fiscais Mapas de Gestão Anexo Anulado Anexo G IRC - Regimes especiais (Sociedades e outras entidades sujeitas ao regime de transparência fiscal; Sociedades tributadas pelo regime de lucro consolidado) Mapas de Gestão Não houve alterações Anexo I IES Informação E. Simplificada IRS - Elementos contabilísticos e fiscais Mapas de Gestão Não houve alterações (sujeitos passivos de IRS com contabilidade organizada)

6 Anexo L IVA - Elementos contabilísticos e Fiscais Módulo de Contabilidade, na opção Apuramento de Iva e Mapa de Gestão Não houve alterações Anexo M IVA - Operações realizadas em espaço diferente da sede Mapas de Gestão Não houve alterações Anexo N IVA - Regimes especiais Mapas de Gestão Não houve alterações Anexo O Mapa Recapitulativo de Clientes Análises do módulo de Contabilidade Não houve alterações Anexo P Mapa Recapitulativo de Fornecedores Análises do módulo de Contabilidade Não houve alterações Anexo Q Imposto de selo Mapas de Gestão Houve alterações Anexo R IES Informação E. Simplificada (Entidades que exercem, a título principal, actividade comercial, industrial ou agrícola, entidades não residentes com estabelecimento estável e eirl) Mapas de Gestão Não houve alterações Para o correcto preenchimento do suporte papel da IES / Declaração Anual, deve seguir as instruções dos respectivos anexos que pretende entregar. Para a visualização dos anexos o mês da contabilidade deve ser o mês 14.

7 1 Importar Mapas de Gestão No ecrã de desenho dos mapas de gestão deve importar os mapas utilizando o ficheiro ZIP disponibilizado. Para importar deve aceder ao menu Tabelas, Contabilidade, Desenhar Mapas de Gestão e utilizar o botão de Importar Mapas de Gestão Ao clicar no respectivo botão de importar é pedido ao utilizador o local do ficheiro zip, após seleccionar o ficheiro deve clicar em importar. Será aberto um ecrã com os mapas que se encontram no ficheiro zip, indicando se os mesmos já existem na base de dados ou não, o utilizador deve seleccionar os que pretende importar e clicar em gravar, para que os mapas de gestão sejam correctamente criados na base de dados.

8 Este zip encontra-se em: ftp://ftp.phc.pt/pub/mapasdegestao/ies_dec_anual_2012_v2013, dentro desta pasta encontram-se os respectivos zips de acordo com a respectiva norma contabilística:. Mapas_Gestão_IES_NCRF:. Mapas_Gestão_IES_NCRF-PE:. Mapas_Gestão_IES_NC-ME: Esta sub-divisão foi efectuada pelo facto de que cada norma possui distintas Notas às demonstrações financeiras. Conforme se pode observar na imagem em baixo, a última linha é referente às Notas das Demonstrações Financeiras da NCRF. Ao importar os mapas que se encontram no ficheiro zip a aplicação irá criar o suporte em papel e o respectivo suporte informático.

9 Ao selecionar as Notas pré-definidas e o Anexo às Demonstrações Financeiras, as respectivas tabelas serão actualizadas. No final da importação é apresentada a seguinte mensagem ao utilizador. Nota: Se o cliente possuir a Vantagem Garantida PHC poderá efectuar a actualização automática e a qualquer momento dos seus mapas de gestão via WebService Fiscal PHC através do botão Importação Automática de Mapas de Gestão.

10 Neste caso, será apresentada uma listagem com todos os mapas disponíveis para importação:

11 2 Importar as Notas às demonstrações Financeiras Com a versão 2013 passa a ser possível o preenchimento das Notas correspondentes no Anexo A da IES. Para que tal seja possível é necessário proceder à importação dos seguintes ficheiros: Notas pré definidas Anexo às demonstrações financeiras As notas às demonstrações encontram-se divididas em três ficheiros, um para cada norma contabilistica: NCRF (Geral) NCRF-PE (Pequenas Entidades) MC-ME (Microentidades O procedimento de importação das Notas Pré Defnidas e do Anexo às Demonstrações Financeiras é igual ao da importação dos mapas de gestão da IES, sendo apenas necessário ter em atenção: Se existir um registo na tabela de Notas às Demonstrações Financeiras com a mesma designação e para o mesmo ano, antes de efectuar a importação deverá apagar o mesmo. Caso contrário ao aceder ao zip, não visualizará esse registo. Após importar as notas deve aceder ao ecrã Notas às Demonstrações Financeiras e activar o campo Estas são as notas visíveis no IES e nas Demonstrações Financeiras para que as mesmas possam ser incluídas nos campos respectivos da IES.

12 3 - Layouts do suporte informático Os layouts do suporte informático estão directamente ligados com os respectivos anexos em suporte papel. Ao importar o Zip do Suporte papel, os respectivos layouts são automaticamente criados. A criação do ficheiro do IES em suporte informático é efectuada através da opção Mapas de Gestão em suporte informático que faz parte do menu análises do Módulo de Contabilidade. O suporte informático é composto pelos seguintes registos: Este último anexo (IES/Declaração Anual - IES-DA (2011)) é sem dúvida o layout mais importante da declaração, é o ficheiro que deve ser

13 produzido, pois é ele que se encontra associado a todos os outros mapas. A PHC disponibiliza o layout do suporte informático associado a todos os anexos desenvolvidos conforme pode observar na imagem: Para produzir o suporte informático com todos os anexos deve sair do ecrã de configuração do layout e clicar em. Será apresentado um ecrã de forma a preencher os dados dos campos.

14 Se desejar seleccionar quais os anexos a produzir para o suporte informático deve ir ao menu Análises, Análises de Utilizador, Mapas de Gestão em Suporte Informático, IES/DA (Exercício 2011), seleccionar o mapa IES/Declaração Anual - IES-DA (Exercício de 2011) e ao clicar no botão Executar pode escolher os anexos que pretende incluir na produção do ficheiro (deverá ter activo o parâmetro que utiliza o Painel global de Análises). Depois de escolher quais os anexos a produzir, a aplicação abre o visualizador do mapa de gestão.

15 Neste ecrã a informação aparece espelhada em formato árvore onde do lado esquerdo aparece no nível principal o mapa de gestão (grupo) e nos restantes níveis inferiores (subgrupo) os diversos quadros que o compõem. No lado direito do visualizador aparecem todos os campos associados ao subgrupo seleccionado. Em alguns desses campos pode surgir um botão "?", ao clicar neste botão poderá consultar informação mais específica sobre o preenchimento do respectivo campo. Na IES de 2011 os campos de ajuda foram melhorados de forma a apoiar o utilizador no preenchimento dos diversos campos. Os campos que aparecem a negrito poderão já ter valores preenchidos, isto quer dizer que as fórmulas desses campos não são fórmulas do

16 tipo pede valor mas sim fórmulas que vão buscar os saldos das contas, campos da ficha completa da empresa, etc. A opção "ver apenas os campos de introdução" permite visualizar apenas os campos que estão configurados como pede valor. O botão "Reiniciar Valores" permite limpar todos os campos das fórmulas "pede valor" e recalcular as fórmulas dos restantes campos. O botão "Calcular Fórmulas", permite calcular os valores de todas as células associadas a fórmulas que não são do tipo pede valores. Se pretender alterar valores nos campos do tipo pede valor, depois de alterar deve carregar no botão "Calcular Fórmulas" e só no fim produzir o mapa /ficheiro. Isto deve ser feito desta forma pois se existirem fórmulas dependentes de campos do tipo pede valor e, caso esses campos do tipo pede valor forem alterados, se não carregar no botão "Calcular Fórmulas" não vai influenciar os campos calculados.

17 4 - Explicação do desenvolvimento das fórmulas dos mapas de gestão A Declaração Anual/IES é uma obrigação demasiado extensa, a PHC desenvolveu este mapa de forma a ser o mais abrangente possível tentando abarcar o máximo de realidades empresariais, mas como cada empresa tem a sua realidade contabilística, ou seja, tem o seu plano de contas, será necessário adaptar este mapa à sua realidade. Este documento foi elaborado com o intuito de ajudar a esta adaptação. A PHC desenvolveu o IES/Declaração Anual tendo por base o seguinte funcionamento do módulo de contabilidade: Até ao mês 12 são efectuados todos os movimentos contabilísticos nas respectivas contas; No mês 13 são efectuadas as respectivas regularizações; No mês 14 é efectuado o apuramento de resultados. Se o cliente em questão efectuar o apuramento de resultados no mês 15, deve ter em atenção todas as fórmulas que se encontram direccionadas para o mês 14 e altera-las para o mês 15. Deve preencher os campos da ficha completa da empresa, incluindo os contribuintes do TOC, representante legal e percentagem de volume de negócios, na página Dados para mapas. Nos quadros de desdobramento de fórmulas o TOC deve confirmar as contas com base no Plano de Contas da empresa. Existem alguns mapas que possuem a seguinte informação: Quadro 02-A - 02A - A contabilidade encontra-se organizada conforme? (1 - NIC s 2- NCRF s 3 - NCRF-PE 4 - NC-ME) O preenchimento deste campo é fundamental, pois existem fórmulas que dependem desta informação.

18 Anexo A (Exercício 2011) - IRC Informação empresarial simplificada / Elementos IES 2011: Anexo A - Demonst. Resultados e Balanço Este mapa para além de possuir a demonstração de resultados e o balanço, possui também o respectivo mapa dos Fluxos de Caixa. A contabilidade encontra-se organizada conforme NIC s(1), NCRF s(2), NCRF-PE(3), NC-ME(4)? Indique o nº. Demonstração de resultados: Tendo em conta a forma como foi desenvolvido o mapa todas as fórmulas da demonstração de resultados vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 13, visto que no mês 14 as contas da classe 6 e 7 já se encontram saldadas. A coluna referente ao ano N-1 só irá apresentar valores se o ano da declaração for igual ou inferior a Balanço: Neste mapa as fórmulas estão a ir buscar os saldos das contas no mês da contabilidade. Estes mapas foram elaborados de acordo com o Plano de Contas SNC standard disponibilizado pela PHC, caso a empresa tenha um plano de contas diferente, deve ser o TOC responsável pela contabilidade a indicar quais os saldos das contas que devem aparecer nos respectivos campos, para efectuar a respectiva associação ao plano de contas do utilizador, deverá utilizar a respectiva tabela de mapeamento. A coluna referente ao ano N-1 só irá apresentar valores se o ano da declaração for igual ou inferior a 2010.

19 IES 2011: Anexo A - Demonst. Alterações Cp.Próprio Este quadro possui fórmulas do tipo Pede Valor e fórmulas dos saldos iniciais das respectivas contas. IES 2011: Anexo A - Quadro 0501-A a 0506-A Estes quadros possuem fórmulas do tipo Pede Valor e fórmulas dos saldos iniciais das respectivas contas. No quadro Q05062-A se existirem diversas entidades que participam no capital da empresa declarante deve preencher os respectivos campos nas colunas respectivas. As células 122 a 131 apesar de aparecerem com informação no suporte papel, no suporte informático as mesmas não são tidas em conta pois não fazem parte da estrutura do layout fornecido pela DGCI. No quadro Q05063-A se existirem diversas entidades em que a empresa declarante participa deve preencher os respectivos campos nas colunas respectivas. As células 146 a 159 apesar de aparecerem com informação no suporte papel, no suporte informático as mesmas não são tidas em conta pois não fazem parte da estrutura do layout fornecido pela DGCI. No quadro Q05064-A se existirem diversas entidades objecto de consolidação deve preencher os respectivos campos nas colunas respectivas. As células 174 a 187 apesar de aparecerem com informação no suporte papel, no suporte informático as mesmas não são tidas em conta pois não fazem parte da estrutura do layout fornecido pela DGCI. No entanto, se desejar incluir essas células no suporte informático terá de associar as fórmulas do mapa de gestão ao layout do mapa de gestão em suporte informático.

20 O mesmo procedimento também se aplica aos restantes quadros Q05065-A, Q05066-A e Q05067-A. IES 2011: Anexo A - Quadro 0507-A a 0510-A Nestes quadros a maior parte das fórmulas são do tipo Pede Valor. Conforme instruções do referido mapa, o quadro (05071-A), o campo A5566, coluna 8, referente aos activos intangíveis com vida útil indefinida, quando somado à quantia do campo A5589, coluna 8, referente à quantia líquida escriturada final dos activos com vida útil finita, deve ser igual à soma das rubricas goodwill e activos intangíveis do Balanço (Q04-A - campos A5103 e A5104, coluna 1), no caso de terem sido utilizadas as NIC s ou o SNC. O somatório dos referidos campos (A5566, coluna 8 e A5589, coluna 8) deve ser igual ao campo A5104, coluna 1, caso a entidade seja uma microentidade. No quadro A o campo A5640, coluna 10, referente à quantia líquida escriturada final dos activos fixos tangíveis deve ser igual ao campo A5101, coluna 1, activos fixos tangíveis do Q04-A Balanço. No quadro A o campo A5672, coluna 8, referente à quantia líquida escriturada final dos activos não correntes detidos para venda deve ser igual ao campo A5123, coluna 1, activos não correntes detidos para venda do Q04-A Balanço. O campo A5672, coluna 9, referente à quantia líquida escriturada final dos passivos não correntes detidos para venda deve ser igual ao campo A5157, coluna 1, passivos não correntes detidos para venda do Q04-A Balanço.

21 Deve ainda indicar os ganhos e perdas decorrentes da alienação destes activos no período (campos A5673 e A5674). IES 2011: Anexo A - Quadro 0511-A a 0521-A Algumas fórmulas destes quadros vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 13, outras ao mês 12, outras ao mês da contabilidade mas na sua maioria são fórmulas do tipo pede valor. No quadro A o campo A5738, coluna 11, referente à quantia líquida escriturada final das propriedades de investimento deve ser igual ao campo A5102, coluna 1, propriedades de investimento do Q04-A Balanço. No quadro A se existirem diversas concentrações de actividades empresariais deve preencher os respectivos campos nas colunas respectivas. No quadro A o campo A5858, coluna 1, quando somado ao campo A5858, coluna 3, ambos referentes à quantia líquida escriturada final dos activos biológicos consumíveis, deve ser igual ao campo A5114, coluna 1, Activos correntes Activos biológicos do Q04-A Balanço. O campo A5858, coluna 2, quando somado ao campo A5858, coluna 4, ambos referentes à quantia líquida escriturada final dos activos biológicos de produção, deve ser igual ao campo A5105, coluna 1, Activos não correntes Activos biológicos do quadro Q04-A Balanço. Nos quadros A e A o custo dos activos biológicos vendidos ou consumidos, apurado no campo A5864, deve ser parte

22 integrante do campo A5006, coluna 1, Custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas. A variação em activos biológicos, apurada no campo A5868, deve ser parte integrante do campo A5004, coluna 1, Variação nos inventários de produção do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas. Nos quadros A e A o custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas apurado no campo A5880, deve ser parte integrante do campo A5006, coluna 1, Custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas, no caso de terem sido utilizadas as NIC s ou o SNC. O citado campo deve ser igual ao campo A5006, coluna 1, caso a entidade seja uma microentidade. A variação nos inventários de produção, apurada no campo A5891, deve ser parte integrante do campo A5004, coluna 1, Variação nos inventários de produção do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas, no caso de terem sido utilizadas as NIC s ou o SNC. O citado campo deve ser igual ao campo A5004, coluna 1, caso a entidade seja uma microentidade. No quadro 0520-A se existirem diversos contratos de construção deve preencher os respectivos campos nas colunas respectivas. As células relativas ao contrato B apesar de aparecerem com informação no suporte papel, no suporte informático as mesmas não são tidas em conta pois não fazem parte da estrutura do layout fornecido pela DGCI.

23 IES 2011: Anexo A - Quadro 0522-A a 0531-A Algumas fórmulas destes quadros vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 13, outras ao mês 14, outras ao mês da contabilidade mas na sua maioria são fórmulas do tipo pede valor. No quadro 0522-A o campo A5925, coluna 9, referente à quantia escriturada final das provisões, deve ser igual ao campo A5142, coluna 1, Provisões do Q04-A Balanço. No quadro A deve indicar as moedas e respectivas taxas de câmbio à data de fecho e histórica. A identificação do tipo de moeda será efectuada de acordo com a norma ISO 4217, disponível em em Questões Frequentes / Ajuda Serviços Online /Questões Frequentes (FAQ). No quadro 0526-A O campo A5953, referente a Resultado contabilístico do período antes de impostos, deve ser igual ao campo A5023, coluna 1, Resultado antes de impostos do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas. O campo A5956, referente a imposto sobre o rendimento do período, deve ser igual ao campo A5024, coluna 1, imposto sobre o rendimento do período do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas. No quadro A a soma do campo A5968, coluna 3, com o campo A5969, coluna 3, deve ser igual ao campo A5010, coluna 1, Imparidade de dívidas a receber (perdas/reversões) do Q03-A Demonstração dos resultados por naturezas, no caso de terem sido

24 utilizadas as NIC s ou o SNC. A referida soma deve ser parte integrante do campo A5013, caso a entidade seja uma microentidade. No quadro A o campo A6024, referente a Gastos com o pessoal, deve ser igual ao campo A5008, coluna 1, Gastos com o pessoal do Q03-A Demonstração de resultados por naturezas. IES 2011: Anexo A - Quadro 0532-A Neste quadro 0532-A devem ser incluídas outras divulgações conforme estabelece a nota 31 do modelo geral, a nota 18 do modelo reduzido dos anexos n.º 6 e n.º 10 da Portaria n.º 986/2009, de 7 de Setembro, que aprova os modelos de demonstrações financeiras no contexto do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) criado pelo Decreto-Lei n.º 158/2009, de 13 de Julho e a nota 16 do Anexo para microentidades. IES 2011: Anexo A Quadro 061-A a Quadro 11 Tendo em conta a forma como foi desenvolvido o mapa algumas fórmulas do quadro 061-A vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 13, outras ao mês da contabilidade e existem também fórmulas do tipo pede valor. As fórmulas dos restantes quadros 062, 063, 07, 08, 09, 10 e 11são na maioria do tipo pede valor. IES 2011: Anexo G - Regimes Especiais Todas as fórmulas deste mapa são fórmulas do tipo Pede Valor.

25 IES 2011: Anexo I - IES - Informação Empresarial Simplificada Página 2 -Demonstração de Resultados: Tendo em conta a forma como foi desenvolvido o mapa, todas as fórmulas da demonstração de resultados vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 13, visto que no mês 14 as contas da classe 6 e 7 já se encontram saldadas. Custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas: Tendo em conta a forma como foi desenvolvido o mapa, algumas das fórmulas da demonstração de resultados vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 12, outras ao mês 13. Exemplo: Para a rubrica de compras de mercadorias são colocados os saldos das seguintes contas no mês AMDNAC12VC)-(@S AMDNAC12VC-@S AMDNAC12VC) Para a rubrica de Existências Finais, é colocado o saldo da respectiva conta no mês Página 3 - Variação de Produção: Tendo em conta a forma como foi desenvolvido o mapa, algumas fórmulas da demonstração de resultados vão buscar os saldos das respectivas contas no mês 12 e outras no mês 13.

26 Página 4 -Balanço: Todas as fórmulas do balanço estão a ter em consideração o mês da contabilidade, que corresponde ao mês da data da contabilidade. Quadro 9, 10 e 11: Todas as fórmulas destes quadros são fórmulas do tipo Pede Valor. Quadro 12: As fórmulas deste quadro são compostas por algumas contas de movimento do SNC. Se as contas do SNC não correspondem às contas definidas no mapa deve utilizar a respectiva tabela de mapeamento para efectuar a respectiva associação das contas. Contas utilizadas neste quadro: I364: Fórmula do tipo pede valor; I365: Saldo da conta 625 no mês 12; I368: Fórmula do tipo pede valor; I366: Saldo da conta 6222 no mês 12; I367: Saldo da conta 621 no mês 12; I401: Fórmula do tipo pede valor; I412: Fórmula do tipo pede valor. Quadro 13, 14 e 15: Todas as fórmulas destes quadros são fórmulas do tipo Pede Valor. Quadro 16: Este quadro é composto por fórmulas do tipo pede valor e saldo das respectivas contas no mês da contabilidade.

27 Conforme instruções disponibilizadas pela DGCI o campo I501 é composto pelo somatório dos saldos da conta 59 (Resultados Transitados) e 88 (Resultado Líquido do Exercício). IES 2011: Anexo L - IVA - Elementos contabilísticos e fiscais Este mapa de gestão é composto por fórmulas de iva, neste mapa deve ter em consideração aos códigos de iva utilizados. Os dados apresentados terão por base a leitura o campo sede da localização das operações da ficha da empresa, separador Dados para mapas. Exemplo: Se o campo sede estiver preenchido com continente serão lidos os códigos de IVA referentes ao continente (por exemplo: Códigos 001) IES 2011: Anexo M (1) - IVA - Operações realizadas em espaço diferente da sede. Este mapa diz respeito às operações realizadas em espaço diferente da sede. Os dados apresentados terão por base a leitura o campo Anexo 1 da localização das operações da ficha da empresa, separador Dados para mapas. Exemplo: Se o campo sede estiver preenchido com Madeira serão lidos os códigos de IVA referentes à Madeira ( Códigos 300 a 599) IES 2011: Anexo M Madeira - IVA - Operações realizadas em espaço diferente da sede. Este mapa diz respeito às operações realizadas em espaço diferente da sede.

28 Os dados apresentados terão por base a leitura o campo Anexo 2 da localização das operações da ficha da empresa, separador Dados para mapas. Exemplo: Se o campo sede estiver preenchido com Açores serão lidos os códigos de IVA referentes aos Açores ( Códigos 600 a 999) IES 2011: Anexo N - IVA Regimes Especiais Todas as fórmulas deste mapa vão buscar os saldos das respectivas contas de movimento no mês 13 e 14. Deve-se ter em atenção se o código de contas SNC do cliente possui todas as contas abrangidas no referido mapa. Visto que o Plano de contas disponibilizado pela PHC não tem uma divisão total dos regimes especiais, a fórmula do campo N20 encontrase em branco, logo, deve ser o utilizador a criar a fórmula indicando qual a conta respectiva do código de contas SNC da empresa. IES 2011: Anexo O Mapas Recapitulativos de Clientes Este mapa é uma listagem das vendas a clientes que ultrapassem determinado valor. O mesmo é efectuado pela aplicação podendo ser encontrado nas análises da contabilidade. Desta forma não é necessária qualquer adaptação à empresa. IES 2011: Anexo P Mapas Recapitulativos de Fornecedores Este mapa é uma listagem de compras a fornecedores que ultrapassem determinado valor. O mesmo é efectuado pela aplicação podendo ser encontrado nas análises da contabilidade. Desta forma não é necessária qualquer adaptação à empresa.

29 IES 2011: Anexo Q (Exercício 2011) - IS - Elementos contabilísticos e fiscais Quadro 04: Este quadro contém fórmulas com saldos de contas (alguns saldos são do mês da contabilidade e outros no mês 13) e fórmulas do tipo Pede Valor. Quadro 05, 06 e 07: Todas as fórmulas destes quadros são fórmulas do tipo Pede Valor. IES 2011: Anexo R (Exercício 2011) - IES - Informação Empresarial Simplificada Conforme instruções do referido mapa, deve ser efectuado um anexo por cada estabelecimento que possui. A PHC desenvolveu este mapa da seguinte forma: Quadro 03: Este quadro possui fórmulas do tipo Pede Valor. Quadro 04-A: Este quadro para além de possuir fórmulas do tipo Pede Valor possui também os saldos das respectivas contas no mês 12 e 13. Quadro 05: Este quadro encontra-se com as fórmulas em branco, deve ser o utilizador a criar as suas próprias fórmulas. Neste anexo a empresa terá sempre que ajustar as fórmulas para sua realidade. Quais as alterações a efectuar e como efectuar?

30 Se a empresa possui apenas um estabelecimento coincidente com a sede da empresa, deve preencher apenas os campos 1 a 12 do quadro 04-A. As células 61 a 75 apesar de aparecerem com informação no suporte papel, no suporte informático as mesmas não são tidas em contas, caso possua apenas um estabelecimento. Se a empresa possuir mais que um estabelecimento, a informação a constar no quadro 04-A deve ser desagregada por estabelecimento. Logo terá que actualizar as fórmulas que se encontram nas células 61 a 75 com base no código de contas SNC da respectiva empresa. Independentemente se possui um ou mais estabelecimentos o quadro 05 deve ser preenchido apenas uma vez, e os valores nele registados devem resultar da agregação dos valores individuais de todos os estabelecimentos localizados fora do território nacional.

31 Dicas: 1 - Consultar contas nas respectivas células: Visto que esta declaração utiliza contas de movimento em determinadas células, para consultar a constituição da célula existe um botão consultar a interligação com outras células, que permite visualizar todas as contas associada à célula. Caso a célula que está a consultar tenha outras células associadas, visualizará todas as contas (conforme imagem).

32 2 O cliente possui um plano de contas diferente do disponibilizado pela PHC, como utilizar a tabela de mapeamento? No menu Tabelas, Contabilidade, encontra a tabela de mapeamento que permite que o utilizador possua contas SNC diferentes das contas que se encontram nos mapas de gestão, utilizando-a para efectuar a ligação entre as contas SNC do seu plano e as contas definidas nos mapas de gestão. Exemplo: No anexo A, no quadro da informação por mercados geográficos (Quadro 0502-A), na rubrica 4 dos Fornecimentos e Serviços Externos, a fórmula dos mercados comunitários vai ler à conta 6212 (entre outras), se a empresa tiver o seu plano de contas diferente poderá utilizar a tabela de mapeamento evitando a alteração das fórmulas do mapa. Ao efectuar a importação dos mapas de gestão do IES, a aplicação inclui a tabela de mapeamento, e desta forma, a aplicação já importa esses dados e cria os mapeamentos, para os anos que existirem na base de dados. Após importar os mapas, se aceder ao ecrã da tabela de mapeamento, que se encontra no menu tabelas de Contabilidade, pode verificar a correspondência das contas mapeadas com o plano de contas. Se pretender editar o campo Conta no plano poderá fazê-lo de duas formas: registo a registo; todos os registos, encontrando-se para o efeito o botão Lista mapeamento. O campo Conta no plano poderá conter mais de uma conta, sendo que nessa situação deverá colocar o sinal + de forma a separar as diversas contas.

33 No ecrã da Lista de mapeamento encontra-se disponível um filtro por contas de razão e um botão de procura de registos para os apresentados na grelha da tabela de mapeamento. Se o campo Conta no plano não for preenchido, a aplicação considera a conta constante no campo Conta no mapa. Nestes ecrãs só se encontram disponíveis os mapeamentos para o ano da contabilidade. 3 Existem quadros no IES que possuem várias linhas, a minha empresa possui informação para mais linhas. Como criar novas fórmulas no Suporte Papel? Deve clicar no botão e criar uma nova linha com a conta respectiva. Depois de criada a fórmula deve clicar em Introduzir. Deve efectuar este procedimento para cada célula que pretenda criar. 4 Como associar no suporte informático, células do suporte em papel? Exemplo: No mapa de gestão em suporte papel imagine que para o Anexo A- Demonstração de resultados e Balanço criou uma fórmula nova para o campo A5101 referente ao activo fixo tangível, que corresponde à célula nº 204. Nas Análises de Contabilidade, nos mapas de gestão em suporte informático, deve seleccionar o mapa respectivo, clicar no botão Layout do ficheiro, seleccionar o registo respectivo ao campo A5101,e depois na pasta Fórmula deve colocar o nº da célula que corresponde ao registo em questão, neste caso, o número 204.

34

Informação Empresarial Simplificada Documento de Instruções para importação da IES na aplicação PHC

Informação Empresarial Simplificada Documento de Instruções para importação da IES na aplicação PHC Informação Empresarial Simplificada Documento de Instruções para importação da IES na aplicação PHC Este documento serve como base técnica para a colocação dos anexos da IES / Declaração Anual referentes

Leia mais

MANUAL DECLARAÇÃO IES NO TOCONLINE

MANUAL DECLARAÇÃO IES NO TOCONLINE MANUAL DECLARAÇÃO IES NO TOCONLINE ÍNDICE 1. Enquadramento e instruções gerais; 2. Apresentação do interface; 3. Configuração e preenchimento dos anexos; 4. Validações a partir dos Mapas de Conferência

Leia mais

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0 CLIENTE Manual de Utilização Integrador ERP Primavera - E-Schooling Versão 1.0 16-03-2012 ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 1 INTEGRADOR ERP PRIMAVERA - E-SCHOOLING... 1 1. ÂMBITO... 3 2. OBJECTIVO... 3 3.

Leia mais

Portaria nº 8/2008, de 3 de Janeiro

Portaria nº 8/2008, de 3 de Janeiro Portaria nº 8/2008, de 3 de Janeiro As obrigações legais previstas no artigo 2.º do Decreto-Lei nº 8/2007, de 17 de Janeiro, devem ser cumpridas através da entrega da Informação Empresarial Simplificada,

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: GONDOMAR ERNESTO JESUINO MARTINS AUGUSTO

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: GONDOMAR ERNESTO JESUINO MARTINS AUGUSTO IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 0 468-I0060-8 0-06-

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 202 848-I0636-96

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 04 848-I036-9 05-07-06

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE CAPÍTULO I. DEFINIÇÕES E DIVISÕES DA CONTABILIDADE 1 DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE 2 DIVISÕES DA CONTABILIDADE CAPÍTULO II. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS CONTABILÍSTICOS

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

Alteração da taxa de IVA - PHC

Alteração da taxa de IVA - PHC Manual do Utilizador Alteração da taxa de IVA - PHC Data última versão: 16-12-2010 Data última versão Base de Dados: Data criação: 16-12-2010 Versão: 1.00 R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-221 FARO Telf.

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VALE DE CAMBRA 0191 VIGUES CORRECTORES DE SEGUROS LDA

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VALE DE CAMBRA 0191 VIGUES CORRECTORES DE SEGUROS LDA IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Recepção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 00 09-I009-59 0-09-05

Leia mais

GESTWARE CONTABILIDADE GERAL

GESTWARE CONTABILIDADE GERAL FICHA TÉCNICA GESTWARE CONTABILIDADE GERAL Todos os dados relativos à Contabilidade Geral podem ser obtidos autonomamente ou por integração automática a partir do Gestware Vendas, Compras, Pessoal e Imobilizado.

Leia mais

INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA - IES DECLARAÇÃO ANUAL. PERGUNTAS & RESPOSTAS Anexo A. Formulários ANEXO A

INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA - IES DECLARAÇÃO ANUAL. PERGUNTAS & RESPOSTAS Anexo A. Formulários ANEXO A Formulários ANEXO A 89) QUAL É A UNIDADE MONETÁRIA A CONSIDERAR PARA PREENCHIMENTO DA IES? O preenchimento deve ser efetuado em euros, com duas casas decimais. 90) COMO DEVO PREENCHER O QUADRO 02-A? Este

Leia mais

A Informação Empresarial Simplificada (IES)

A Informação Empresarial Simplificada (IES) A Informação Empresarial Simplificada (IES) - 2011 Os novos formulários da Informação Empresarial Simplificada (IES) / Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal só agora ficaram disponíveis

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: LISBOA

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: LISBOA IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 0 6-I000-0-06-07

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA DECLARAÇÃO ANUAL 0 Nº DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUS- TRIAL OU AGRÍCOLA, ENTIDADES

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Como Efetuar o Relatório Único - entrega em 2015?

Como Efetuar o Relatório Único - entrega em 2015? Como Efetuar o Relatório Único - entrega em 2015? A regulamentação do Código do Trabalho criou uma obrigação única a cargo dos empregadores, de prestação anual de informação sobre a atividade social da

Leia mais

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10 Manual do Utilizador Declaração Anual Suporte Informático Anexo J /Modelo 10 TSR Sistemas de Informação, Lda. FEVEREIRO 2010 Pág. 2 Índice Objectivo... 3 Instalação... 3 Utilizadores... 3 Utilitários de

Leia mais

ConvertConta Versão 1.1

ConvertConta Versão 1.1 ConvertConta 2012 Versão 1.1 Dezembro 2011 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Conversão do Plano de Contas... 4 Criação do documento de abertura... 12 Empresas com movimentos no exercício 2012... 12 Pg

Leia mais

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT Documento da versão PRODUTO ManWinWin DATA INÍCIO 13-04-2015 VERSÃO 5.3.1.0 DATA FECHO 24-07-2015 Novas Funcionalidades Ecrã Principal No módulo Parque passou a ser possível escolher a árvore que se pretende

Leia mais

O módulo Consolidação executa de uma forma simples e eficaz a consolidação contabilística de grupos de empresas.

O módulo Consolidação executa de uma forma simples e eficaz a consolidação contabilística de grupos de empresas. Consolidação 2007 Descritivo completo O módulo Consolidação executa de uma forma simples e eficaz a consolidação contabilística de grupos de empresas. Benefícios Consolidação avançada de grupos de empresas;

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

Manual de Integração. Soluções Pssst! e Tlim v8.15

Manual de Integração. Soluções Pssst! e Tlim v8.15 Manual de Integração Soluções Pssst! e Tlim v8.15 Versão 1.2 março 2015 Índice Índice... 2 Integração com o ERP PRIMAVERA... 3 Versões compatíveis... 5 Configuração... 6 Importação... 12 Integração...

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: ALCOBACA 1309 VITORINOS - MEDIAÇÃO DE SEGUROS LDA

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: ALCOBACA 1309 VITORINOS - MEDIAÇÃO DE SEGUROS LDA IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 04 309-I038-8 05-07-5

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

Uma visão para o futuro

Uma visão para o futuro Versão 2017 Uma visão para o futuro 13-03-2017 1 Perspetivas Contabilística: Prestação de contas Gestão: Relatório de gestão e ata aprovação de contas Fiscal: Modelo 22, IES, PC, PAC, PEC, Modelo 10 e

Leia mais

INSTRUÇÕES DA VERSÃO CONTABILIDADE

INSTRUÇÕES DA VERSÃO CONTABILIDADE INSTRUÇÕES DA VERSÃO CONTABILIDADE 1.31.49 Para efectuar as actualizações deverá proceder da seguinte forma: Clicar no endereço abaixo indicado. 1.Clicar para fazer download e guardar no disco Caso não

Leia mais

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16 Índice 1. Introdução... 2 2. Secção pública aspecto gráfico... 3 3. Acesso á secção reservada... 4 4. Autenticação na área reservada... 6 5. Recuperação de códigos de acesso... 7 6. Área reservada... 8

Leia mais

Contabilização de amortizações PEGAF 11 Procedimento Específico de Gestão Administrativo-Financeira

Contabilização de amortizações PEGAF 11 Procedimento Específico de Gestão Administrativo-Financeira Página: 1/6 1. OBJECTIVO E ÂMBITO Este tem por objectivo descrever a forma de proceder na gestão de todos os bens imobilizados na contabilidade para obter a informação financeira relativamente aos bens

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011 Manual Avançado Funcionamento Início v.1 com cartões v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Séries... 4 b) Adicionar Série... 4 i. Tipo de série... 5 c) Modificar

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3 Manual Certificação de Documentos Transporte Gestão Administrativa 3 20 de Abril de 2013 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador configurar o sistema para a comunicação de

Leia mais

PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web

PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P. PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web Versão 1.0 Os direitos de autor deste trabalho pertencem ao II, IP e a informação

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

Ligação à Contabilidade

Ligação à Contabilidade Ligação à Contabilidade Página 1 de 5 Para poder utilizar o módulo de ligação à contabilidade, antes de mais terá que configurar a forma como o GesPOS vai interligar com a contabilidade. Essa parametrização

Leia mais

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017 Sage VERSÃO 2017.02.01 Sage Janeiro 2017 Índice Responsável de Sistema... 3 Criação de empresas mono-anuais com base de dados modelo... 3 Inclusão de filtros: Sigla/Nif e Ano:... 4 Abrir empresa... 4 Compactar

Leia mais

Produto Projecto Projecto WinGCS, WinUTE, WinGSO, WinGTE

Produto Projecto Projecto WinGCS, WinUTE, WinGSO, WinGTE 1.1 Geração do Modelo 37... 4 Seleção de Encargos nas aplicações IPSS envolvidas... 7 1.1.1 Modelo37 em WinUTE... 7 1.1.1.1 Parâmetros... 7 1.1.1.2 Manutenção Códigos e Tipo Recibos Gerais... 8 1.1.1.3

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: OEIRAS

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: OEIRAS IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 07 -I099-68 08-07-

Leia mais

Escola Nacional de Equitação

Escola Nacional de Equitação Exercício de 2012 Índice Demonstrações financeiras individuais para o exercício findo em Balanço Individual em 4 Demonstração dos Resultados em 5 Demonstração das Alterações no Capital Próprio em 31 de

Leia mais

GIAE VERSÃO SETEMBRO DE 2011

GIAE VERSÃO SETEMBRO DE 2011 GIAE VERSÃO 2.1.2 8 SETEMBRO DE 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.2. Muito Importante: Antes

Leia mais

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras]

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] 2 1 1 O presente manual aborda as noções gerais de navegação na área de acesso reservado às entidades gestoras e não dispensa a consulta das instruções

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.1.0 15 Março de 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.0. Muito Importante: Antes

Leia mais

IRC - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS E FISCAIS

IRC - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS E FISCAIS MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DOS IMPOSTOS DECLARAÇÃO ANUAL IRC - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS E FISCAIS (SUJEITOS PASSIVOS RESIDENTES QUE EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE DE NATUREZA COMERCIAL,

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO É importante ler e analisar atentamente este anexo, bem como o Manual do Promotor, antes de proceder

Leia mais

Informação Financeira Balanço

Informação Financeira Balanço Informação Financeira Balanço ANO: 2015 Balanço Individual em 31 de Dezembro de 2015 Ativo Designação Nota 2015 2014 (reexpresso) Ativo Não Corrente Activos Fixos Tangíveis 3, 5 9.056.835,35 9.097.093,58

Leia mais

Manual de alterações Contabilidade SNC. Contabilidade SNC

Manual de alterações Contabilidade SNC. Contabilidade SNC Manual de alterações Contabilidade SNC Contabilidade SNC 10 de Março de 2012 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador a identificar as novas alterações aplicadas a nivel de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR

MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Utilitário de Actualização das Tabelas de IRS Histórico de versões Versão Referência Autor Dt. Emissão Comentários 01 Criação Hugo Gois 2018-01-08 2018-01-08 1/13 Sumário 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

ANEXO DECLARAÇÃO PERIÓDICA (Decreto Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto)

ANEXO DECLARAÇÃO PERIÓDICA (Decreto Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto) BASE TRIBUTÁVEL IMPOSTO A FAVOR DO SUJEITO PASSIVO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DOS IMPOSTOS ANEXO DECLARAÇÃO PERIÓDICA (Decreto Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto) R 01 NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Novidades Versão Julho 2006

Novidades Versão Julho 2006 Novidades Versão 2007.7.11 Julho 2006 Julho 2006 Este documento contém uma lista das alterações realizadas para o Software PHC versão 2007. Em virtude deste documento estar sujeito a gralhas ou alterações

Leia mais

Custos Bancários Versão 1.1 Março 2010

Custos Bancários Versão 1.1 Março 2010 Custos Bancários Versão 1.1 Março 2010 Índice Índice... 2 Conceitos... 3 Custos Bancários Suportados... 4 Parametrização... 4 Processo em Execução... 8 Custos Bancários Debitados... 12 Parametrização...

Leia mais

Portaria n.º 104/2011, de 14 de Março

Portaria n.º 104/2011, de 14 de Março Portaria n.º 104/2011, de 14 de Março O DecretoLei n.º 36A/2011, de 9 de Março, aprovou o regime da normalização contabilística para microentidades, prevendo a publicação, mediante portaria do membro do

Leia mais

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017 Sage VERSÃO 2017 Sage Janeiro 2017 Índice Sage Contabilidade... 3 Taxonomias - Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro... 3 Mensagem na entrada da aplicação... 3 Alterações às tabelas... 3 Ficha da empresa...

Leia mais

Implementação do Web SIG para o PGRH

Implementação do Web SIG para o PGRH Implementação do Web SIG para o PGRH ARH Centro, I.P. MANUAL DO UTILIZADOR Backoffice Versão 1.0 Ref.: ARHCentro/WebSIG/MUT_Backoffice V1.0 Co-financiamento FICHA TÉCNICA Referência: Projecto: Gestor de

Leia mais

PARTE PRÁTICA (13 valores)

PARTE PRÁTICA (13 valores) PARTE PRÁTICA (13 valores) 1 - A empresa Mãe, SA, detém 80% do Capital da empresa Filha, SA, participação esta que foi adquirida, em N, por 340.000 Euros. Em 31 de Dezembro de N, as empresas do Grupo apresentavam

Leia mais

EXPRESS v6.40. Introdução da taxa de IVA de 20% Adaptação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40 à nova taxa de IVA de 20%

EXPRESS v6.40. Introdução da taxa de IVA de 20% Adaptação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40 à nova taxa de IVA de 20% EXPRESS v6.40 Introdução da taxa de IVA de 20% Adaptação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40 à nova taxa de IVA de 20% Versão 1.0 Junho 2008 Índice Índice... 2 Objectivo... 3 Tarefas a efectuar... 4 Criação de

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

A aplicação da Normalização Contabilística para as Microentidades - NCM

A aplicação da Normalização Contabilística para as Microentidades - NCM Normalização Contabilística: Presente e Futuro - CNC A aplicação da Normalização Contabilística para as Microentidades - NCM Carlos Martins Lisboa, 15 de Dezembro de 2011 ÍNDICE Enquadramento e alguns

Leia mais

Quer controlar totalmente a sua empresa?

Quer controlar totalmente a sua empresa? Módulos PHC Soluções para todas as áreas da sua empresa. Com a PHC poderá escolher quais as áreas da sua organização que pretende aperfeiçoar e modernizar. De seguida apresentamos os módulos que compõem

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de Portaria n.º 988/2009

Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de Portaria n.º 988/2009 Diário da República, 1.ª série N.º 173 7 de Setembro de 2009 6031 Portaria n.º 988/2009 de 7 de Setembro De harmonia com a Portaria n.º 375/2003, de 10 de Maio, os sujeitos passivos do IVA estão obrigados

Leia mais

ALIANÇA PORTUGUESA DAS DOENÇAS RARAS ANÁLISE ÀS CONTAS DO ANO DE 2015

ALIANÇA PORTUGUESA DAS DOENÇAS RARAS ANÁLISE ÀS CONTAS DO ANO DE 2015 1/8 Lisboa, 31 de Março de 2016 Exmo. Senhor Presidente Direcção da ALIANÇA ALIANÇA PORTUGUESA DAS DOENÇAS RARAS ANÁLISE ÀS CONTAS DO ANO DE 2015 I INTRODUÇÃO A Aliança é uma associação sem fins lucrativos

Leia mais

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO ÍNDICE Enquadramento... 4 Passo-a-Passo... 4 1. Importação do Mapa de Quantidades... 5 2. Registo do Auto de Medição...

Leia mais

MANUAL PARA COLOCAÇÃO DE SERVIÇOS À VENDA NO SMARTFARMER

MANUAL PARA COLOCAÇÃO DE SERVIÇOS À VENDA NO SMARTFARMER MANUAL PARA COLOCAÇÃO DE SERVIÇOS À VENDA NO SMARTFARMER Esta funcionalidade é destinada aos Prestadores de Serviços que estão registados no SmartFarmer. NOTA: Se o seu serviço é de transportes/entregas,

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Formulário de Login XXI. Username : user Password : pass. Gestão de Empresas e Licenças de Utilização. Gestão de Utilizadores.

Formulário de Login XXI. Username : user Password : pass. Gestão de Empresas e Licenças de Utilização. Gestão de Utilizadores. Formulário de Login Username : user Password : pass Gestão de Utilizadores Gestão de Empresas e Licenças de Utilização Software Manutenção Empresas - Na primeira execução da empresa, será criada as tabelas

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

Portaria n.º 105/2011, de 14 de Março

Portaria n.º 105/2011, de 14 de Março Portaria n.º 105/2011, de 14 de Março O Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 9 de Março, aprovou o regime da normalização contabilística para as entidades do sector não lucrativo (ESNL) que faz parte integrante

Leia mais

Manual do Utilitário ConvertConta. Versão 1.0. janeiro de 2017

Manual do Utilitário ConvertConta. Versão 1.0. janeiro de 2017 Manual do Utilitário ConvertConta 2017 Versão 1.0 janeiro de 2017 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Como converter o plano de contas?... 4 Empresas com movimentos ou Orçamentos no exercício 2017...8 Estrutura

Leia mais

REGIME SIMPLIFICADO. (Art.ºs 86.º-A e 86.º-B do CIRC) Rendimentos .., .., .., .., Acréscimo por não reinvestimento (art.º 86.º-B, n.

REGIME SIMPLIFICADO. (Art.ºs 86.º-A e 86.º-B do CIRC) Rendimentos .., .., .., .., Acréscimo por não reinvestimento (art.º 86.º-B, n. MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 R. P. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO D E RENDIMENTOS REGIME SIMPLIFICADO (Art.ºs 86.º-A e 86.º-B do CIRC) 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA E ESTABELECIMENTOS CÓDIGO DA TABELA DE ATIVIDADES INDIQUE NÚMERO DECLARAÇÃO DO EXERCÍCIO CONSOLIDAÇÃO 1 ANTES DA

DESIGNAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA E ESTABELECIMENTOS CÓDIGO DA TABELA DE ATIVIDADES INDIQUE NÚMERO DECLARAÇÃO DO EXERCÍCIO CONSOLIDAÇÃO 1 ANTES DA MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 01 ANTES DE PREENCHER ESTA DECLARAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES QUE A ACOMPANHAM PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 1 De / / a / / 0 ÁREA DA SEDE, DIREÇÃO EFETIVA OU ESTAB.

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

Canídeos e Gatídeos. Manual de funcionamento. Versão Abril 2016 Globalsoft BSC

Canídeos e Gatídeos. Manual de funcionamento. Versão Abril 2016 Globalsoft BSC Canídeos e Gatídeos Manual de funcionamento Versão 2.4.10 Abril 2016 Globalsoft BSC Índice Âmbito... 2 Menu da aplicação... 3 Configuração... 5 Categorias... 8 Raças... 9 Tipos de Pelagem... 9 Tipos de

Leia mais

Portaria n.º 105/2011, de 14 de Março, n.º 51 - Série I

Portaria n.º 105/2011, de 14 de Março, n.º 51 - Série I Aprova vários modelos de demonstrações financeiras aplicáveis às entidades do sector não lucrativo (ESNL) O Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 9 de Março, aprovou o regime da normalização contabilística para

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

Diferenciação Funcional Taxonomias PRIMAVERA ERP 9.15

Diferenciação Funcional Taxonomias PRIMAVERA ERP 9.15 Diferenciação Funcional Taxonomias PRIMAVERA ERP 9.15 Versão 1.0 Abril de 2017 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Módulo Contabilidade... 4 Referencial contabilístico...4 Plano alternativo...5 Máscaras

Leia mais

Contabilidade Geral I com PRIMAVERA

Contabilidade Geral I com PRIMAVERA Contabilidade Geral I com PRIMAVERA Contabilidade Geral I com PRIMAVERA Objetivos Gerais: Este curso tem como objetivo utilizar as ferramentas da Contabilidade Geral / Financeira com recursos ao software

Leia mais

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2.

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2. HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA ELABORADO POR PEDIDOS DE SERVIÇOS FORMAÇÃO GLINTT -HS DATA: 2010-06-11 VERSÃO: 2.0 HS-SGICM Manual do Utilizador Confidencial, para uso no âmbito

Leia mais

Manual de Contas Bancárias / Depósitos

Manual de Contas Bancárias / Depósitos Manual de Contas Bancárias / Depósitos Novembro de 2008 ÍNDICE O MANUAL DE CONTAS BANCÁRIAS / DEPÓSITOS... 1 Introdução... 1 Objectivos... 1 Condições de Utilização... 1 CONTAS BANCÁRIAS / DEPÓSITOS...

Leia mais

Alterações ao SNC Breve Síntese

Alterações ao SNC Breve Síntese Alterações ao SNC 2016 - Breve Síntese A publicação do Decreto-Lei n.º 98/2015 transpõe para o ordenamento jurídico interno a Directiva Europeia de Contabilidade, que em conjunto com a publicação das Portarias

Leia mais

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS GESPOS WINDOWS Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS 1 A Gestão de cores e tamanhos do Gespos Windows é seguramente a gestão mais eficaz para qualquer tipo de loja que comercialize produtos no

Leia mais

SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T (PT) RELATIVO À CONTABILIDADE

SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T (PT) RELATIVO À CONTABILIDADE DECLARAÇÃO (Art.º 6.º do Decreto-Lei n.º 8/007, de 7/0) SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T (PT) RELATIVO À CONTABILIDADE IRS - IRC 0 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO E ANO De Período de Tributação Ano Mês Dia Ano Mês Dia

Leia mais

Insolvência de Licínio Augusto Martins

Insolvência de Licínio Augusto Martins Insolvência de Licínio Augusto Martins Nº 73/15.1T8MTR do Tribunal Judicial da Comarca de Braga Juízo de Comércio de Vila Nova de Famalicão Juiz 1 Termos da venda a realizar tendo por objecto parte das

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 2.6 o o o o o o Data de vencimento das faturas Listagem de controlo de vencimento de faturas Otimização conta corrente Regularização com documentos em conta corrente Importação e exportação

Leia mais

- FUTURA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL -

- FUTURA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL - XIII JORNADAS DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE DA APOTEC - LISBOA / CULTURGEST / 1 DE MARÇO DE 2007 - - FUTURA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL - 1 TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS... E NÓS SEC IOSCO PORTUGAL

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

VOLUMES E CAIXAS

VOLUMES E CAIXAS Índice 1. Configuração do Artigo... 3 2. Configurar casas decimais... 5 3. Usar o artigo num documento... 6 4. Configurar campos da grelha de artigos de um documento... 8 5. Exemplos... 9 6. Incluir campos

Leia mais

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES CONTRIBUINTE N.º

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES CONTRIBUINTE N.º ANEXO EXERCICIO ECONÓMICO DE 2017 SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES CONTRIBUINTE N.º 500.876.851 Nota Introdutória As notas subsequentes complementam a informação constante das demonstrações financeiras

Leia mais

Manual do Utilitário ConvertConta. Versão 1.0. Dezembro de 2015

Manual do Utilitário ConvertConta. Versão 1.0. Dezembro de 2015 Manual do Utilitário ConvertConta 2015 Versão 1.0 Dezembro de 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Como converter o plano de contas?... 4 Empresas com movimentos ou Orçamentos no exercício 2016...9

Leia mais

Como Declarar online e pagar sem filas?

Como Declarar online e pagar sem filas? Como Declarar online e pagar sem filas? Declaração Online a) Acesso à sua conta no Portal do Cidadão Ao aceder ao Portal do Cidadão (www.portondinosilha.cv), faça o login para aceder à sua conta (para

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

O envio das folhas de férias em formato electrónico garante à sua Empresa: Mais Eficácia Mais Fiabilidade: Mais Eficiência de Processos:

O envio das folhas de férias em formato electrónico garante à sua Empresa: Mais Eficácia Mais Fiabilidade: Mais Eficiência de Processos: Com a entrada em vigor da Portaria nº 256/2011, de 5 de Julho, que aprova a nova apólice do seguro obrigatório de acidentes de trabalho, estabelece a obrigação do Tomador do Seguro enviar à Seguradora

Leia mais

Listagens & Relatórios

Listagens & Relatórios - Listagens & Relatórios Índice Opções Comuns na Barra 4 Impressão 4 Impressão Rápida 4 Pré-Visualizar 4 Imprimir 4 Desenhar Layout 4 Filtros 4 Filtro Rápido 4 Gerir e Aplicar 5 Limpar 5 Grelha 5 Ordenação

Leia mais

Encontro do EFRAG com os Stakeholders portugueses evolução do relato Financeiro e Não Financeiro

Encontro do EFRAG com os Stakeholders portugueses evolução do relato Financeiro e Não Financeiro Encontro do EFRAG com os Stakeholders portugueses evolução do relato Financeiro e Não Financeiro EVOLUÇÃO DO RELATO FINANCEIRO EM PORTUGAL Isabel Castelão Silva Índice da apresentação Evolução do SNC de

Leia mais