Gestação mês a mês. 17/08/ Dra. Marcela Noronha.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestação mês a mês. 17/08/ Dra. Marcela Noronha."

Transcrição

1 Gestação mês a mês 17/08/ Dra. Marcela Noronha Parabéns, você vai ser mamãe! Prepare-se para grandes e mágicas mudanças! Para te ajudar a entender o que vai acontecer durante todo o desenvolvimento do seu bebê dentro da barriga, temos um guia mês a mês para matar sua curiosidade e apresentamos dicas valiosas. Os meses da gestação são lunares. São contados de acordo com a lua e, por isso, mudam a cada quatro semanas. A gestação dura em média quarenta semanas ou dez meses lunares, tempo necessário para o seu bebê estar pronto para nascer. Abaixo temos informações sobre o que acontece em casa mês. Vale lembrar que, em caso de dúvidas, sempre procure seu médico. 1º mês 0 a 4 semanas Talvez você ainda nem saiba que está gravida, pois é a partir da 4ª semana de gestação que se iniciam alguns dos sinais e sintomas, como o atraso menstrual, sono, cansaço, náuseas, seios doloridos e talvez um pouco inchados. A partir da 4ª semana já é possível realizar um exame de sangue (mais confiável) ou urina para confirmar se um bebê está por vir, mas provavelmente você irá descobrir que esta gravida somente no segundo mês.

2 É fundamental a escolha de um obstetra para o acompanhamento da gestação e do parto assim que o diagnóstico de gravidez se confirmar. É provável que o médico solicite exames de sangue, urina e um ultrassom para iniciar o pré-natal com segurança. Aqui, o bebê na verdade é um embrião e mede aproximadamente 0,5 cm. A placenta e o cordão umbilical estão começando a se formar para levar todos os nutrientes e o oxigênio necessário para o bebê. 2º meses 4 a 8 semanas É neste mês que todos os órgãos irão começar a se desenvolver, como coração, pulmão, cérebro, rins, estômago e intestino. Também é nesta fase que os olhos, nariz, boca, braços, coluna e pernas estão iniciando sua formação, por isso é muito importante uma dieta saudável e o uso de uma vitamina do complexo B, o ácido fólico, que ajudará na formação do sistema nervoso central. Com seis semanas de gestação, normalmente, já é possível ouvir o coração do bebê através do ultrassom transvaginal e a média da frequência cardíaca nesse período é de 150 batimentos por minuto. Seu bebê terá em média 2 cm ao final do segundo mês (com 8 semanas). A partir da 8ª semana é possível fazer um teste sanguíneo chamado sexagem para saber se seu bebê é menino ou menina. Nesse exame é detectada a presença ou ausência do cromossomo Y no sangue da mãe e, normalmente, não é coberto pelos convênios de saúde. 3º mês 8 a 12 semanas Agora o embrião passa a chamar feto pela terminologia médica. Cabelos e unhas iniciam o seu desenvolvimento. O sistema urinário já está em funcionamento, o que ajuda a manter o líquido amniótico no volume adequado. A diferenciação dos órgãos genitais está a pleno vapor. Músculos e articulações começam a se formar e, por isso, seu bebê consegue se movimentar, mas ele ainda é muito pequeno para que possa ser sentido. Nesse mês, seu bebê começará a ganhar peso e tamanho rapidamente, chegando a uma média de 20 g e 6 cm no final do terceiro mês (12 semanas). Entre 10 e 12 semanas de gestação é recomendável fazer o primeiro ultrassom morfológico para saber se está tudo bem com o seu bebê. Nesse exame, um grande parâmetro a ser avaliado é a translucência nucal, que pode indicar se o bebê apresenta ou não Síndrome de Down, e com sorte você ainda poderá saber o sexo do seu bebê.

3 Chegamos ao final do primeiro trimestre, parabéns! Três meses dedicados à formação do bebê, que agora já tem todos os órgãos necessários para sua sobrevivência. 4º mês 13 a 16 semanas Entramos no segundo trimestre. Agora é hora de crescer e amadurecer as funções orgânicas. Seu bebê já está maior e agora a chance de um aborto espontâneo diminui bastante. É hora de espalhar a noticia para família e amigos, até porque vai ser difícil esconder a barriguinha que começará a crescer. Provavelmente, você começará a se sentir melhor. Os enjoos, vômitos, mal-estar, sono excessivo e azia possivelmente desaparecerão nesta fase devido à completa formação da placenta. O seu bebê está agora desenvolvendo os sentidos. Agora ele já escuta, então aproveite para começar a conversar com ele ou coloque uma música relaxante, pois alguns estudos revelam que isso pode ajudar no seu desenvolvimento. Também há indícios do desenvolvimento do paladar, então tudo o que você comer provavelmente seu bebê experimentará também. Os olhos já podem captar variações de luz. Como os músculos estão mais fortes, nessa idade os bebês podem fazer caretas, franzir a testa ou até começar a chupar o dedo. Seu bebê deve chegar ao final das 16 semanas com 15 cm e 80 g. CURIOSIDADE: Você sabia que nesta fase os bebês começam a soluçar? :) 5º mês 17 a 20 semanas Chegou a hora tão esperada! Agora é possível que você comece a sentir seu bebê mexer a qualquer momento. Também vai ser difícil não conseguir visualizar o sexo do bebê pelo ultrassom, afinal, além dos órgãos genitais, os testículos ou trompas e útero já estarão formados. É hora de sair às compras e começar a arrumar o quarto do bebê. Os cinco sentidos- visão, audição, paladar, tato e olfato- estão se desenvolvendo em áreas específicas do cérebro. O sistema digestório está em pleno desenvolvimento. Agora o bebê engole mais líquido amniótico, o que vai ajudar na formação do estômago. A produção de uma substância chamada mecônio começa a aparecer no intestino e deverá ser eliminada somente após o parto como a primeira evacuação do bebê. Começa a se formar o tecido adiposo (gordura subcutânea) que vai ajudar o bebê a suportar as mudanças de temperatura. A pele continua translucida e ganha uma camada fina contendo uma

4 substância branca denominada vérnix, com função protetora para o bebê que está imerso no líquido amniótico. O seu bebê já tem impressão digital e começa a ter cabelos, cílios e sobrancelha. Deve estar pesando, no final do 5 mês (20 semanas), 260 g e medindo 25 cm. Chegamos à metade da gestação e um ultrassom morfológico entre 18 e 24 semanas é recomendado para avaliar o crescimento do bebê, o desenvolvimento de cada órgão e estabelecer o sexo. 6º mês - 21 a 24 semanas Agora os movimentos do bebê estão mais vigorosos devido à maior força muscular e ao aumento de tamanho, o que faz com que ele esteja situado num menor espaço. Pontapés e socos podem ocorrer, mas o bebê tende a dormir durante a maior parte do dia, chegando a 20 horas de sono. Na barriga, o bebê consegue identificar as várias tonalidades de voz da sua mãe e adora ouvir músicas e histórias. Se você souber o sexo e já tem um nome definido pode começar a chamá-lo assim. Unhas, sobrancelha, cílios e pálpebras estão completamente formados. A pele é rosada e enrugada, independentemente da cor que ela terá no futuro. No final do 6º mês (24 semanas) seu bebê deve estar pesando por volta de 600 g e medindo 30 cm. Uma grande conquista deste mês é que se, por motivos extremos, o parto ocorra prematuramente, é possível que o bebê sobreviva em um hospital bem equipado, com médicos aptos e enfermagem treinada. 7º mês 25 a 28 semanas Entramos no último trimestre da gestação e agora seu bebê precisa crescer e ganhar peso para aumentar seu tecido adiposo, e assim suportar a temperatura fora do corpo da mãe. É possível que você comece a sentir leves contrações na barriga chamadas de Braxton Hicks, que são indolores e sem intervalo de tempo definido, mas em caso de dúvidas não deixe de consultar seu médico, Agora as pálpebras descolam e o seu bebê já pode abrir e fechar os olhos. Seu bebê já ocupa quase todo o espaço disponível no útero, medindo 36 cm da cabeça aos pés e pesando 1000g ou 1 Kg no final da 28ª semana gestacional. Nesta fase ele provavelmente virará de cabeça para baixo começando a se preparar para o parto.

5 8º mês 29 a 32 semanas Algumas gestantes começam a notar um pouco de líquido saindo do seio, correspondente ao colostro que está se formando para amamentar seu bebê após o nascimento. Há um incomodo para dormir daqui para frente e a melhor posição é virada para o lado esquerdo, pois exige menos esforço e melhora a circulação do sangue na placenta. O cérebro continua se desenvolvendo rapidamente. Agora o bebê já reconhece a voz de ambos os pais e se pressionar o seu corpo é provável que ele responda com algum movimento. Os movimentos do seu bebê tendem a diminuir em virtude do pouco espaço dentro do útero. Os pulmões começam a amadurecer mais rapidamente, mas ainda não estão totalmente prontos. Os olhos têm uma íris azulada, mas a cor final dos olhos só se definirá após o primeiro ano de vida. No final do 8º mês, seu bebê pesa aproximadamente 1,800 kg e mede cerca de 42 cm. É provável que seu obstetra solicite novos exames de sangue e urina, além de um novo ultrassom. 9º mês 33 a 36 semanas Chegamos à reta final! A ansiedade vai aumentando e está na hora de deixar tudo pronto. Suas consultas pré-natais provavelmente passarão a ser quinzenais e é um bom momento para você escolher um pediatra. O pediatra, já na consulta pré-natal, ajudará você a lidar com as ansiedades do pós-parto, dará dicas valiosas sobre amamentação, sono, banho e trocas de fraldas, que evitarão algumas situações de estresse com um recém-nascido. Outro ponto fundamental é que esse tenha disponibilidade para fornecer orientações e examinar o bebê sempre que necessário. Se por acaso o seu bebê nascer agora é provável que ele não enfrente grandes problemas de saúde, pois já está quase pronto. Os rins estão totalmente desenvolvidos, o fígado começa a funcionar, o sistema imunológico está mais apto e os pulmões quase maduros. Seu bebê chega ao final da 36ª semana pesando aproximadamente 2,5 kg e medindo 45 cm. 10º mês 37 a 40 semanas Está tudo pronto! Agora seu bebê está apto a nascer a qualquer instante e suas consultas de prénatal passam a ser semanais. Seu bebê engorda 250 g por semana em média neste período.

Gestao ms a ms. 17/08/ Dra. Marcela Noronha

Gestao ms a ms. 17/08/ Dra. Marcela Noronha Gestao ms a ms 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Parabns, voc vai ser mame! Prepare-se para grandes e mgicas mudanas! Para te ajudar a entender o que vai acontecer durante todo o desenvolvimento do seu

Leia mais

GRAVIDEZ. Profª: Karin

GRAVIDEZ. Profª: Karin GRAVIDEZ Profª: Karin Diagnóstico da gravidez: Toque Exame de urina - Colhido após o repouso noturno, com atraso menstrual de 3 a 14 semanas. Teste (farmácia)- resultado positivo maior com 3 semanas

Leia mais

Gravidez. Prof.ª Leticia Pedroso

Gravidez. Prof.ª Leticia Pedroso Gravidez Prof.ª Leticia Pedroso Qual a sensação ao descobrir que você está grávida?? 23/03/20 18 DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO Vem se tornando cada vez mais preciso e precoce, podendo ser feito pelo emprego

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

Fertilização (ou concepção) Profª. Drª. Berenice Gonçalves Hackmann FORMANDO UMA NOVA VIDA

Fertilização (ou concepção) Profª. Drª. Berenice Gonçalves Hackmann FORMANDO UMA NOVA VIDA Profª. Drª. Berenice Gonçalves Hackmann Fertilização (ou concepção) espermatozóide óvulo Processo pelo qual o espermatozóide e o óvulo se combinam para formar uma única célula chamada zigoto. zigoto embrião

Leia mais

O guia principal SOBRE GRAVIDEZ. As coisas mais importantes que você precisa saber durante sua gravidez: infográficos, listas, trackers e muito mais!

O guia principal SOBRE GRAVIDEZ. As coisas mais importantes que você precisa saber durante sua gravidez: infográficos, listas, trackers e muito mais! O guia principal SOBRE GRAVIDEZ As coisas mais importantes que você precisa saber durante sua gravidez: infográficos, listas, trackers e muito mais! Mais em Pampers.com.br 2 /10 Sinais precoces 0 a 13

Leia mais

Gravidez: Cuidados e Emoções

Gravidez: Cuidados e Emoções Gravidez: Cuidados e Emoções Como são os cuidados do começo ao fim da gravidez, e quais são as emoções mais comuns entre as mamães. Há muitas dúvidas que cercam as mamães de primeira viagem, ou até mesmo

Leia mais

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade AULA 10 A Rede Cegonha Implementada em 2011, a Rede Cegonha é uma Rede de cuidados que assegura às MULHERES o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, e

Leia mais

Índice. Introdução. O início da história Como te imagino. Como o papá te imagina. A tua árvore genealógica. A tua futura família Tabela de gestação

Índice. Introdução. O início da história Como te imagino. Como o papá te imagina. A tua árvore genealógica. A tua futura família Tabela de gestação Índice Introdução 4 O início da história Como te imagino 8 6 Como o papá te imagina 9 A tua árvore genealógica 10 A tua futura família Tabela de gestação 11 12 Primeiro mês de gravidez Segundo mês de gravidez

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre VÍDEOS Os vídeos aqui indicados são curtos e bem didático, vale a pena assistir. Siga a ordem apresentada. Links: Vídeo 1 Fecundação

Leia mais

ATENDIMENTO PRÉ-NATAL PROF.ª LETICIA PEDROSO

ATENDIMENTO PRÉ-NATAL PROF.ª LETICIA PEDROSO ATENDIMENTO PRÉ-NATAL PROF.ª LETICIA PEDROSO Objetivos 1.Preparo físico e psicológico da gestante; 2.Prevenir, identificar e tratar patologias que possam ocorrer durante a gestação; 3.Controle obstétrico;

Leia mais

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula.

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. b) Podemos afirmar que todas as células

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

Prevenir é muito melhor

Prevenir é muito melhor Saúde da mulher Prevenir é muito melhor Mulheres costumam cuidar muito bem dos outros: filhos, namorado, marido, pais... Mas essa energia toda precisa ser usada também a seu favor. Cuidar da própria saúde

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio

Leia mais

GRAVIDEZ, a cada semana uma novidade! GRAVIDEZ. a cada semana uma novidade! Diagnósticos por Imagem

GRAVIDEZ, a cada semana uma novidade! GRAVIDEZ. a cada semana uma novidade!  Diagnósticos por Imagem GRAVIDEZ a cada semana uma novidade! GRAVIDEZ a cada semana uma novidade! Dr. Domingos Valentim Simon* * Médico Radiologista e Ultrassonografista da URC-Unidade Radiológica Criciúma. Introdução Com a evolução

Leia mais

TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO

TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO O cigarro contém mais de 4.720 substâncias tóxicas e 43 cancerígenas. 25% das doenças vasculares 45% das mortes por infarto do miocárdio Segundo o Instituto Nacional

Leia mais

Você e seu bebê. Cruz Azul de São Paulo

Você e seu bebê. Cruz Azul de São Paulo Você e seu bebê Cruz Azul de São Paulo Sumário Apresentação... 3 Primeiro Trimestre... 3 Segundo Trimestre... 8 Terceiro Trimestre... 14 2 Apresentação Confira o desenvolvimento, semana a semana, de sua

Leia mais

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Glandular Compreende as glândulas endócrinas (que produzem hormônios, que são liberados na corrente sanguínea, agindo sobre célulasalvo)

Leia mais

Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal

Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal Dra. Tatiane Bilhalva Fogaça Médica Obstetra especialista em Medicina Fetal pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 5 Profª. Lívia Bahia Assistência imediata ao recém- nascido Objetivo: proporcionar condições ótimas que visam auxiliá-los em sua

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

Primeiro Filho? Segundo? Terceiro? Conte como esse bebê foi desejado...

Primeiro Filho? Segundo? Terceiro? Conte como esse bebê foi desejado... Diário da Gravidez Nome da mamãe: Nome do papai: Como se conheceram? Há quanto tempo? Primeiro Filho? Segundo? Terceiro? Conte como esse bebê foi desejado... 3 Descoberta da Gravidez! Quando? Como foi

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

( 1 ) Conteúdo celular à volta do núcleo. ( 2 ) Constituinte, esférico que normalmente se situa no centro da célula. ( 3 ) Revestimento da célula.

( 1 ) Conteúdo celular à volta do núcleo. ( 2 ) Constituinte, esférico que normalmente se situa no centro da célula. ( 3 ) Revestimento da célula. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Leia: O corpo humano é uma máquina perfeita;

Leia mais

Componente Curricular: Ciências Naturais Professor: Leonardo Francisco Stahnke Nome: PROVA ESPECIAL SOBRE OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Componente Curricular: Ciências Naturais Professor: Leonardo Francisco Stahnke Nome: PROVA ESPECIAL SOBRE OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO Componente Curricular: Ciências Naturais Professor: Leonardo Francisco Stahnke Nome: Turma: Data: / /2018 Conceito: PROVA ESPECIAL SOBRE OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO Instruções: Com base nos conteúdos trabalhados

Leia mais

Malformações do trato urinário

Malformações do trato urinário Malformações do trato urinário 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Devido à origem embriológica do trato urinário, muitas malformações podem ocorrer. Algumas delas são simples e frequentes, já outras são

Leia mais

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT ~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT O que pode encontrar neste guia... Preparar a gravidez e o tempo de gestação Conselhos antes de engravidar A importância do exercício físico antes

Leia mais

Dicas Importantes para a sua

Dicas Importantes para a sua SAÚDE É VIDA Dicas Importantes para a sua Saúde É do conhecimento de todos que uma alimentação saudável aliada a exercícios cios físicos são atitudes importantes para uma qualidade de vida melhor. Além

Leia mais

A Gravidez Semana a Semana. Informações preciosas para as gestantes se prepararem para a chegada do bebê!

A Gravidez Semana a Semana. Informações preciosas para as gestantes se prepararem para a chegada do bebê! A Gravidez Semana a Semana 1 Informações preciosas para as gestantes se prepararem para a chegada do bebê! EBOOK A Gravidez Semana a Semana Informações preciosas para as gestantes se prepararem para a

Leia mais

Guia de Aplicações de Cromoterapia. Para recuperar a Saúde

Guia de Aplicações de Cromoterapia. Para recuperar a Saúde Guia de Aplicações de Cromoterapia Para recuperar a Saúde Por ser um Guia Prático, seu uso será facilitado com o visual da cor a ser aplicado. Consideremos que sempre, em todos os tratamentos devemos estimular

Leia mais

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada.

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada. PILATES NA GRAVIDEZ ALGUMAS ALTERAÇÕES 1º trimestre: as mulheres podem sentir os mesmos sintomas da TPM, mas de uma maneira mais forte. As mamas começam a crescer, a vontade de urinar fica mais constante

Leia mais

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com OS 5 SENTIDOS Elaborado por: Priscila Veiga Nome: NOME: IDADE: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: Antes de fazer esta apostila, acesse nosso canal no You tube e assista o vídeo sobre os cinco sentidos:

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS Profª MSc Monyke Lucena Átomos Compostos químicos Célula Tecidos Órgão Sistema Organismo Os animais apresentam diferentes tipos de tecidos,

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido...

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido... Sumário Parte I Papéis e relacionamentos 1. Visão geral da enfermagem materna...23 O processo de enfermagem...25 Planejamento familiar...26 Gestação na infância ou na adolescência...26 Gestação após os

Leia mais

Bem-vinda ao Clube bebé!

Bem-vinda ao Clube bebé! Bem-vinda ao Clube bebé! Queremos acompanhá-la nesta fase tão importante da sua vida. Para isso, respondemos às principais dúvidas sobre a gravidez e os primeiros anos do seu bebé e partilhamos consigo

Leia mais

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa bbc.com/portuguese/geral-48339993 A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente

Leia mais

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade Ter filho não é tarefa fácil: exige cuidados intensos desde o primeiro mês de gestação até, pelo menos, os 18 anos de idade. Alimentação, educação, saúde e vestuário são itens imprescindíveis que os pais

Leia mais

Dicas para você ter uma gravidez saudável

Dicas para você ter uma gravidez saudável 10 Dicas para você ter uma gravidez saudável 1Passe em consulta pré-gestacional antes - Receba orientações sobre a melhor idade para você gestar. - Inicie uso do ácido fólico antes da gestação. - Comece

Leia mais

Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo

Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo PAPAI CONSCIENTE Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo SUMÁRIO Carinho: a palavra da vez!...03 Se mostre interessado...04 Abandone antigos hábitos...04 É

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano 2016 Atual:8ºAno Data : Matéria: Turno: Valor :30pontos

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

Anexos fetais PROFª LETICIA PEDROSO

Anexos fetais PROFª LETICIA PEDROSO Anexos fetais PROFª LETICIA PEDROSO Placenta É um órgão formado por tecido materno e fetal. Responsável pela trocas de O2 e CO2 entre a mãe e o feto e de substâncias nutritivas necessárias ao crescimento

Leia mais

TRABALHO POVOS E CULTURAS

TRABALHO POVOS E CULTURAS TRABALHO POVOS E CULTURAS 8 grupos Povos e culturas: Indígena, africano, asiático, europeu, brasileiro, aborígenes, chineses, indiano Pesquisar alguma característica marcante desta cultura e apresentar

Leia mais

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal Índice Introdução...03 À espera da cegonha...04 Peito ou mamadeira?...05 Alimentação na gestação...08 Introdução A gravidez não é uma fase fácil. Durante este

Leia mais

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA ORGANOGÊNESE. Ao final da Organogênese, a ectoderme dá origem às seguintes estruturas:

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA ORGANOGÊNESE. Ao final da Organogênese, a ectoderme dá origem às seguintes estruturas: VEST Marco @vestmapamental B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA ORGANOGÊNESE Ao final da Organogênese, a ectoderme dá origem às seguintes estruturas: Durante a organogênese também ocorrem modificações na

Leia mais

Lista de itens que não podem faltar para o seu bebê

Lista de itens que não podem faltar para o seu bebê Lista de itens que não podem faltar para o seu bebê 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Que delícia é estar gravida! Para começar a já curtir seu bebê que ainda está dentro da barriga que tal ir às compras

Leia mais

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico Fisioterapia na Saúde da Mulher Obstetrícia Profa Elaine C. S. Ovalle Beta- hch Diagnóstico hormônio gonadotrófico coriônico 1 Conceitos - Embrião: até a 8ª semana - Feto: 9ª semana até o nascimento -

Leia mais

O GUIA PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL E FELIZ

O GUIA PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL E FELIZ O GUIA PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL E FELIZ INTRODUÇÃO...3 A FASE DAS DESCOBERTAS...6 A EXPECTATIVA E SEUS DESAFIOS... 15 O MOMENTO FINAL... 25 CONCLUSÃO... 34 SOBRE A DICA DE LINGERIE... 36 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Alimentação no primeiro ano de vida

Alimentação no primeiro ano de vida Alimentação no primeiro ano de vida Dedico este e-book ao meu filho Lucas Cassiano, que trouxe uma incrível luz para os meus dias, revelando o melhor de mim. Capítulo 1: Gestação A gestação é a etapa da

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão.

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A glândula tireóide A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo:

Leia mais

Guia de acompanhamento da gravidez

Guia de acompanhamento da gravidez Guia de acompanhamento da gravidez 03 05 10 14 17 20 22 Introdução Mantenha uma alimentação saudável Faça acompanhamento médico Mudança de hábitos Faça atividade física Conclusão Sobre a Dra. Cristina

Leia mais

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Ao nascimento, a maioria dos RN apresenta boa vitalidade e não necessita de manobras de

Leia mais

PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PREMATURO

PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PREMATURO PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PREMATURO DIA INTERNACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A PREMATURIDADE - 17 DE NOVEMBRO EXPOSIÇÃO DE 15 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012 UNIDADE DE NEONATOLOGIA A palavra prematuro tem origem

Leia mais

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Ciclo Menstrual Menstruação - fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminados pela vagina. Ciclo Menstrual Menstruação

Leia mais

Noções de Neonatologia. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

Noções de Neonatologia. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Noções de Neonatologia Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan O BEBÊ PEQUENO PARA A IDADE GESTACIONAL (PIG) O bebê pequeno para a idade gestacional (PIG) é geralmente definido como aquele cujo peso ou nascimento

Leia mais

Níveis estruturais do corpo humano

Níveis estruturais do corpo humano Níveis estruturais do corpo humano O corpo humano como um sistema aberto SISTEMA Conjunto de componentes que funcionam de forma coordenada. ISOLADO FECHADO ABERTO Não ocorrem trocas de matéria nem energia

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: 1- OBSERVE o desenho abaixo e FAÇA o que se pede.

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: 1- OBSERVE o desenho abaixo e FAÇA o que se pede. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- OBSERVE o desenho abaixo e FAÇA o que se pede. a) ESCREVA em cima de cada seta qual a parte do corpo está indicada (tórax ou abdome). b) INDIQUE dois órgãos

Leia mais

Orientações para pacientes. Imunoterapia

Orientações para pacientes. Imunoterapia Orientações para pacientes Imunoterapia Neste manual você encontrará informações que lhe ajudarão durante o tratamento com imunoterapia. São orientações sobre os possíveis efeitos colaterais e cuidados

Leia mais

Diplofase. Haplofase

Diplofase. Haplofase Prof. Bruno Uchôa Diplofase Haplofase O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se

Leia mais

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA CLIVAGEM

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA CLIVAGEM VEST Marco @vestmapamental B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA CLIVAGEM Na espécie humana, aproximadamente 30 horas após a fecundação, o zigoto inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros.

Leia mais

GUIA DO PAPAI. dicas da gravidez ao nascimento

GUIA DO PAPAI. dicas da gravidez ao nascimento GUIA DO PAPAI dicas da gravidez ao nascimento A HORA DE SE TORNAR PAI. Para muitos homens, a paternidade só chega com o nascimento do bebê. Em alguns casos, mesmo com todas as mudanças que vêm com o novo

Leia mais

Amamos a Pequena Vida!

Amamos a Pequena Vida! Amamos a Pequena Vida! O filho é uma bênção de Deus! Seicho-No-Ie do Brasil Devemos evitar todo e qualquer ato que sacrifique os nossos semelhantes, fazendo com que a felicidade e a prosperidade sejam

Leia mais

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?.

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?. Professor: Altemar Santos. Exercícios sobre os sistemas urinário (excretor), reprodutores masculino e feminino e fecundação para o 8º ano do ensino fundamental. 1) Analise o esquema: Identifica-se pelas

Leia mais

TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL

TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL Texto da responsabilidade do Centro de Diagnóstico Prénatal da Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Última revisão: Janeiro 2003 AMNIOCENTESE E CORDOCENTESE

Leia mais

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES 1 O QUE É REFLUXO GASTROESOFÁGICO? O refluxo gastroesofágico (RGE) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, órgão que funciona como um tubo

Leia mais

8 sinais de má circulação sanguínea

8 sinais de má circulação sanguínea 8 sinais de má circulação sanguínea Angiologista explica sinais que vão de alterações na pele até dor Se você tem pés e mãos frias e uma sensação de formigamento, pode ser que você esteja com sinais de

Leia mais

Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal

Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal Portal RCP - Notícias Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal *Da redaçãoa odontopediatra Dra. Anna Paula Greck alerta sobre os cuidados e tratamentos adequados para gestantes."a

Leia mais

Para que servem os alimentos ricos em licopeno?

Para que servem os alimentos ricos em licopeno? Por que devemos comer alimentos brancos? A) Para o desenvolvimento do sistema nervoso e também dos músculos. B) Porque beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa do organismo. C) Porque têm ação

Leia mais

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Organização dos seres vivos Tecidos do corpo humano Histologia Histologia é a ciência que estuda os

Leia mais

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO Por Alexandra Morassutti 2 SUMÁRIO 3 4 5 7 8 Alimentos que não podem faltar durante a gestação Por você e pelo bebê: coma o necessário durante a gravidez

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

Plano de Parto Hospital Universitário da USP. Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto:

Plano de Parto Hospital Universitário da USP. Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto: Plano de Parto Hospital Universitário da USP Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto: O Plano de Parto é um meio de comunicação entre a gestante e a equipe que a atende. Dessa forma, criar o seu

Leia mais

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORES: MÁRCIA DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS:A/B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos e sistema

Leia mais

GAMA 1xDIA. Maio 2016

GAMA 1xDIA. Maio 2016 GAMA 1xDIA Maio 2016 GAMA 1xDIA MULTI Fórmula tudo-em-um. Contém nutrientes que contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Contém 40 nutrientes essenciais. Sem glúten. Adequado para vegetarianos.

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

Prof.ª Leticia pedroso

Prof.ª Leticia pedroso Prof.ª Leticia pedroso Alterações fisiológicas da gravidez São alterações que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação e que desparecem após o parto. São inevitáveis, temporárias e que estão presentes

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: LUDMILA DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS: Anchieta ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos

Leia mais

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018 Cap. 12 Reprodução Humana Prof. Tatiana Novembro / 2018 Adolescência e Puberdade Adolescência: transição entre a infância e a vida adulta. Puberdade: período inicial da adolescência, o qual ocorrem mudanças

Leia mais

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL.

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL. DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL lrmartel@fmrp.usp.br A filosofia fundamental do diagnóstico pré-natal é garantir segurança a um casal (com risco de doenças genéticas) de que eles podem seletivamente ter crianças

Leia mais

E N S A I O N E W B O R N

E N S A I O N E W B O R N ENSAIO NEWBORN SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR SEMPRE, LEIA COM ATENÇÃO Você sabia que existem cursos especiais para fotógrafos que desejam se especializar em posicionamento seguro de recém nascidos? Sim

Leia mais

O humano e o ambiente

O humano e o ambiente Aula 01 O humano e o ambiente O ser humano é formado por um conjunto de células. Um conjunto de células forma os tecidos. Um conjunto de tecidos forma os órgãos. Um conjunto de órgão forma os sistemas.

Leia mais

ANEXOS FETAIS. Profª: Karin

ANEXOS FETAIS. Profª: Karin ANEXOS FETAIS Profª: Karin É um órgão formado por tecido materno e fetal, realiza a troca gasosa de O2 e CO2 e nutrientes entre mãe e feto, implantada no fundo do corpo do útero. A face materna é de cor

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

A gestação demanda uma quantidade extra de energia. Reunimos a seguir dúvidas frequentes sobre alimentação e nutrição nesse período.

A gestação demanda uma quantidade extra de energia. Reunimos a seguir dúvidas frequentes sobre alimentação e nutrição nesse período. A gestação demanda uma quantidade extra de energia. Reunimos a seguir dúvidas frequentes sobre alimentação e nutrição nesse período. A gestação é um período anabólico e implica na necessidade de uma quantidade

Leia mais

Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno

Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Software de resultados BGI com marca CE (Conformidade Europeia) para a trissomia 21 Detecta as trissomias fetais dos cromossomos 21, 18 e 13 Informa

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR ELIANE GONÇALVES DISCIPLINA CIÊNCIAS SIMULADO: P4 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 501 TECIDOS,

Leia mais

100 Dicas Rápidas Para Mães De Primeira Viagem GESTAÇÃO PARTO CUIDADOS COM RECÉM-NASCIDOS

100 Dicas Rápidas Para Mães De Primeira Viagem GESTAÇÃO PARTO CUIDADOS COM RECÉM-NASCIDOS 100 Dicas Rápidas Para Mães De Primeira Viagem GESTAÇÃO PARTO CUIDADOS COM RECÉM-NASCIDOS SOBRE NÓS O foi criado por Edson Miura e Rafael Abellan. Nós decidimos criar esse projeto com o objetivo de compartilhar

Leia mais

LIÇÕES DE PEDIATRIA VOL. I GUIOMAR OLIVEIRA JORGE SARAIVA. Versão integral disponível em digitalis.uc.pt COORDENAÇÃO

LIÇÕES DE PEDIATRIA VOL. I GUIOMAR OLIVEIRA JORGE SARAIVA. Versão integral disponível em digitalis.uc.pt COORDENAÇÃO IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS VOL. I LIÇÕES DE PEDIATRIA GUIOMAR OLIVEIRA JORGE SARAIVA COORDENAÇÃO Capítulo 9. Neonatologia 9 José Carlos Peixoto e Carla Pinto DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1300-0_9

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

Ultrassom morfológica

Ultrassom morfológica Ultrassom morfológica Neste período estaremos realizando o exame chamado de ultrassonografia morfológica que de acordo com o Dr Carlos Murta é a ultrassonografia mais detalhada da gestação e é feita por

Leia mais

Teste de avaliação Reprodução Humana

Teste de avaliação Reprodução Humana Teste de avaliação Reprodução Humana Antes de começares a responder, lê todas as questões com muita atenção! 1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras:

Leia mais