PROJETOS DE AUDITORIA DE TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETOS DE AUDITORIA DE TI"

Transcrição

1 PROJETOS DE AUDITORIA DE TI Elaborado pelo professor André Campos Uma visão mais ampla sobre segurança da informação poderá ser obtida no livro Sistema de Segurança da Informação Controlando os riscos, de André Campos, Editora Visual Books.

2 PROJETOS DE AUDITORIA DE TI Este material foi produzido como apoio didático para disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas com Tecnologia da Informação. O uso é permitido a todo e qualquer docente ou discente das referidas disciplinas, ou correlatas, desde que sejam respeitados os direitos autorais, ou seja, que os créditos sejam mantidos. Este material não pode ser vendido. Seu uso é permitido sem qualquer custo. Diversas figuras foram obtidas a partir do acesso em sites de imagens. Estas imagens foram utilizadas em seu estado original, com 72DPI. Algumas imagens foram obtidas da obra "Sistema de Segurança da Informação Controlando Riscos". Todas as imagens são utilizadas para fins exclusivamente acadêmicos e não visam a obtenção de lucro. Informações específicas sobre segurança da informação podem ser obtidas na obra Sistemas de segurança da informação Controlando Riscos; Campos, André; Editora Visual Books, 2007.

3 Iniciando a auditoria A auditoria é conduzida por um líder, ou auditor líder, que é designado pelo gerente responsável pelo programa de auditoria. Quando acontecem auditorias conjuntas é importante que as organizações envolvidas na auditoria cheguem a um consenso quanto a que será o auditor líder e qual será sua autoridade sobre a equipe de auditoria, que neste caso será mista. Não podem haver dois auditores líderes para a mesma auditoria.

4 Iniciando a auditoria Ca deve possuir uma definição dos objetivos, escopo e critério de auditoria, documentados. Os objetivos podem ser: 1 Avaliação de conformidade (compliance); 2 Avaliação da capacidade do Sistema de Gestão; 3 Avaliação da eficácia do Sistema de Gestão; 4 Identificação de áreas do Sistema de Gestão para potencial melhoria.

5 Iniciando a auditoria O escopo determina a abrangência e os limites, envolvendo inclusive os limites físicos, da estrutura hierárquica formal ou informal, dos processos, e do período de auditoria. O critério de auditoria é a referência contra a qual a conformidade será determinada, podendo ser políticas, normas, procedimentos, leis, regulamentos, requisitos do Sistema de Gestão, requisitos contratuais, entre outros.

6 Iniciando a auditoria Os objetivos são definidos pelo cliente, e o escopo e critério de auditoria são acordados entre o cliente e o auditor líder. Qualquer eventual mudança de objetivos, escopo ou critério após o início, deve ser devidamente documentado e assinado pelo cliente e pelo auditor líder. Nos casos de auditorias combinadas é especialmente importante que o auditor líder garanta que os objetivos, escopo e critério sejam adequados para a auditoria em questão.

7 Iniciando a auditoria É importante, antes de executar um projeto de auditoria, determinar a viabilidade deste projeto. Existem informações suficientes para suportar a auditoria? O auditado está disposto a cooperar ou é resistente ao processo? O tempo e os recursos planejados são realmente suficientes? Não vale a pena começar um projeto que não poderá ser concluído. O cliente, o auditado e o auditor líder devem garantir a viabilidade.

8 Iniciando a auditoria Após o estudo de viabilidade, o próximo passo é definir a equipe de auditores. É importante que a equipe, coletivamente, possua os conhecimentos e as habilidades necessárias para conduzir a auditoria em questão. Devem ser considerados aspectos tais como: a) objetivos, escopo e critério ; b) se a auditoria é simples, combinada ou conjunta; c) requisitos legais, regulamentares, certificações, etc; d) a garantia de independência e imparcialidade; e) bom relacionamento inter-pessoal do grupo); f) o idioma, se for o caso.

9 Iniciando a auditoria Se a equipe de auditores não for suficiente para garantir o conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias, será necessário convidar (contratar) especialistas que atendam a esta demanda. Membros da equipe poderão ser substituídos a pedido do cliente ou do auditado, caso haja conflito de interesses ou relato de conduta inapropriada de um dos auditores ou especialistas.

10 Iniciando a auditoria No início, é adequado que o contato inicial com o cliente seja estabelecido de maneira formal (apesar de não ser obrigatório), onde são definidos: a) Canais de comunicação; b) Confirmar a autoridade; c) Detalhamento do projeto de auditoria; d) Solicitação de acessos a informação; e) Definição das regras de segurança física e lógica pertinentes; f) Explicitar se haverão observadores e e guias.

11 Análise crítica de documentos Na fase de execução, antes das atividades no local, é importante fazer uma análise crítica dos documentos, que podem incluir documentos e registros específicos do Sistema de Gestão e relatórios de auditorias anteriores. No caso da ISO é importante avaliar o documento de definição de escopo e a declaração de aplicabilidade, além do registro de incidentes de segurança da informação.

12 Análise crítica de documentos Caso a documentação não se encontre nas condições mínimas necessárias para o início, é provável que a auditoria seja interrompida até que a documentação seja providenciada. Esta decisão deve ser tomada entre o auditor líder e o cliente.

13 Preparando atividades no local O auditor líder deve apresentar para o cliente e para o auditado um plano de auditoria, que sirva de base central para a comunicação entre todos os participantes e interessados no projeto. Este plano deve ser detalhado e dar uma idéia clara do escopo, do tempo, dos recursos e dos resultados esperados par ao projeto. Uma prática adequada é construir um cronograma do projeto que inclua todas estas informações. Uma ferramenta muito utilizada é o MS Project.

14 Preparando atividades no local O plano de auditoria deve conter pelo menos as seguintes informações: 1 Os objetivos ; 2 O critério de auditoria selecionado; 3 O escopo ; 4 As datas e locais onde ocorrerão as atividades de auditoria; 5 O tempo estimado das atividades; 6 As funções e responsabilidades dos envolvidos;

15 Preparando atividades no local Continuação... 7 A alocação de recursos; 8 A identificação dos stakeholders (partes interessadas); 9 O idioma vigente para auditoria, se for diferente do idioma nativo; 10 As principais entregas, a serem apresentadas no relatório de auditoria; 11 Questões de logística (viajens, etc); 12 Termos de sigilo e confidencilidade; 13 Termos sobre ações de acompanhamento.

16 Preparando atividades no local É essencial que o plano de auditoria seja avaliado pelos principais envolvidos, ou seja, a equipe de auditoria, o cliente e o auditado. O cliente deverá expressar formalmente sua aprovação para o plano de auditoria, através de um documento assinado por ele. Eventuais alterações no plano de auditoria deverão ser aprovadas novamente, também de maneira formal.

17 Preparando atividades no local O auditor líder, conhecendo melhor o auditado, tendo analisado os documentos da organização ou área, tendo avaliado a viabilidade, e tendo elaborado o plano de auditoria, agora tem totais condições de dividir o trabalho para sua equipe. Ele considerará a competência de cada auditor frente à demanda de cada tarefa, além de observar a questão da independência dos auditores.

18 Preparando atividades no local O auditor líder conduzirá sua equipe na preparação dos documentos para trabalho. Este documentos são compostos basicamente de listas de verificação (check-lists) e eventualmente formulários para o registro de informações de suporte, tais como evidências e constatações, entre outros. Os documentos de trabalho devem ser preservados, pelo menos, até a conclusão da auditoria.

19 Conduzindo projeto de auditoria A reunião de abertura é importante, e deve ser conduzida com a alta direção da organização auditado e envolver as lideranças das áreas, funções e processos a serem auditados. Esta reunião tem os seguintes objetivos: 1 Confirmar o plano de auditoria; 2 Fornecer informações sobre como será conduzida a auditoria; 3 Confirmar os canais de comunicação; 4 Abrir espaço para perguntas.

20 Conduzindo projeto de auditoria A comunicação durante a auditoria é um fator chave de sucesso, e deve ser feita adequadamente. É impressionante o fato de que todos os envolvidos em projetos, de qualquer espécie, estão cientes da importância da comunicação. No entanto, um grande número de problemas ocorrem durante o projeto exatamente em decorrência de falhas ligadas a comunicação.

21 Conduzindo projeto de auditoria Um plano formal de comunicação precisa ser elaborado. Os stakeholders são identificados e comunicados do andamento, tanto no que se refere aos resultados positivos quanto aos resultados negativos. Problemas que estejam inviabilizando ou prejudicando a auditoria precisam ser levadas ao cliente imediatamente, para que as devidas providências sejam tomadas. Caso contrário, o inteiro projeto de auditoria poderá fracassar.

22 Conduzindo projeto de auditoria Caso, durante a auditoria, sejam encontradas falhas graves, que possam gerar prejuízo para a organização, devem ser comunicados imediatamente ao cliente e ao auditado, e não aguardar a conclusão para isso. Qualquer necessidade de mudança de escopo durante a auditoria, deve ser devidamente documentada e amplamente comunicada para todos os stakeholders.

23 Conduzindo projeto de auditoria É comum que as auditorias contem com observadores e guias. Estes indivíduos não devem interferir de maneira alguma na auditoria. O guia pode ser designado pelo auditado para cumprir as seguintes responsabilidades: 1 Estabelecer contados e programar visitas; 2 Organizar as visitas; 3 Garantir o respeito às normas e regras; 4 Testemunhar a auditoria; 5 Ajudar na coleta de informações.

24 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério De acordo com os objetivos, escopo e critério, serão coletadas informações por amostragem. Isto inclui informações sobre funções, processos e atividades. Apenas informações verificáveis são válidas. Constatações Analisar criticamente Conclusões

25 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério Os métodos mais utilizados para a coleta de informações são: 1 Entrevistas; 2 Observação das atividades; 3 Análise de documentos. Constatações Analisar criticamente Conclusões

26 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério As evidências serão avaliadas contra o critério de auditoria. Esta avaliação demonstrará conformidade ou não conformidade com o critério. As não conformidades serão oportunidades de melhoria. Constatações Analisar criticamente Conclusões

27 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério A identificação das conformidades, não conformidades, e oportunidades de melhoria são chamadas de constatações. A equipe de auditoria, durante o projeto, deverá se reunir para avaliar as constatações de auditoria. Constatações Analisar criticamente Conclusões

28 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério Se for objeto, todas a conformidades individuais serão registradas, e com elas, o registro da evidência (verificável) que a suporta. Deve estar claro em que local, ativo, função, ou processo a conformidade foi encontrada. Constatações Analisar criticamente Conclusões

29 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério Do mesmo modo, e principalmente, as não conformidades devem ser registradas. Estas não conformidades podem ser graduadas, se for o caso. O auditado deve estar ciente e concordar com a constatação. Constatações Analisar criticamente Conclusões

30 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério Caso haja qualquer divergência entre o auditado e a equipe de auditoria, deve ser feito todo o esforço possível para se chegar a um consenso. Não sendo possível, um registro detalhado da divergência deverá fazer parte dos registros da auditoria. Constatações Analisar criticamente Conclusões

31 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério Após toda a atividade de coleta de informações e avaliação das evidências, é a hora de analisar todo este material e gerar as conclusões. Geralmente, isto é feito em uma longa reunião com todos os membros da equipe de auditoria. Constatações Analisar criticamente Conclusões

32 Conduzindo projeto de auditoria Informações disponíveis Coletar por amostragem Evidências Avaliar contra critério O objetivo da reunião é: 1 Analisar todas as constatações, e qualquer informação adicional; 2 Acordar sobre as conclusões ; 3 Preparar recomendações (se for o caso); 4 Discutir eventuais ações de acompanhamento. Constatações Analisar criticamente Conclusões

33 Conduzindo projeto de auditoria Ao final o auditor líder conduzirá uma reunião de encerramento, onde participarão a equipe de auditoria, o auditado, o cliente, e eventualmente outros stakeholders. O objetivo é deixar claro todas as constatações e eventualmente definir prazos para que o auditado alcance a conformidade. Estes prazos não devem ser definidos sem a presença e concordância do auditado.

34 Conduzindo projeto de auditoria Este é o momento para que as divergências entre a equipe de auditoria e o auditado sejam trazidas à tona, e que haja um esforço conjunto no sentido de resolver estas divergências. Se constar dos objetivos, as recomendações de melhoria poderão ser apresentadas também neste momento, bem como a proposta de ações de acompanhamento.

35 O relatório de auditoria Ao final o auditor líder providenciará a elaboração do relatório de auditoria. Não há um modelo oficial para este tipo de relatório, mas é importante que ele garanta um registro completo, preciso, conciso e claro. No entanto, é importante que pelo menos alguns elementos fundamentais componham este relatório.

36 O relatório de auditoria Entre estes elementos podemos citar: 1 Os objetivos ; 2 O escopo ; 3 A identificação do cliente; 4 A identificação do auditor líder; 5 As datas e locais onde as atividades foram realizadas; 6 O critério de auditoria; 7 As constatações ; 8 As conclusões.

37 O relatório de auditoria Outras informações opcionais: 1 O plano de auditoria; 2 Lista de representantes do auditado; 3 Resumo do processo de auditoria; 4 Retorno sobre o atendimento dos objetivos; 5 Áreas planejadas mas não cobertas; 6 Divergências não resolvidas; 7 Recomendações para melhoria; 8 Plano de ação para acompanhamentos; 9 Lista de distribuição do relatório.

38 O relatório de auditoria Geralmente, o relatório de auditoria é entregue em uma data posterior à conclusão da mesma. Caso haja qualquer tipo de atraso, isto deve ser informado ao cliente e ao auditado e também constar como registro no próprio relatório. Este relatório é de propriedade do cliente, e a confidencialidade dele deve ser amplamente respeitada. Qualquer registro ou documento referente a auditoria deve ser devolvido ou destruído completamente.

39 Concluindo a auditoria Quando todas estas atividades foram realizadas e o plano de auditoria seguido até o fim, a auditoria é data por encerrada. Caso tenham havido contratações de qualquer tipo ou o estabelecimento de acordos para viabilizar a realização, este é o momento para encerrar estes contratos e acordos de maneira formal. Todos os envolvidos, incluindo terceiros, deverão assinar termos de sigilo e confidencialidade a fim de preservar o cliente e o auditado.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS Conceitos sobre auditorias Requisito da norma ISO 14.001: Auditoria interna: A organização deve assegurar que as auditorias internas do sistema

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

AUDITORIAS AUDITORIAS

AUDITORIAS AUDITORIAS OBJETIVO DA AUDITORIA PROCEDIMENTOS VERIFICAR, ATESTAR SE AS ATIVIDADES E OS RESULTADOS A ELA RELACIONADOS, DE UM SISTEMA DE GESTÃO FORMAL, ESTÃO IMPLEMENTADOS EFICAZMENTE. DEFINIÇÕES: AUDITORIA: UM EXAME,

Leia mais

Treinamento 2015 Módulo 4

Treinamento 2015 Módulo 4 OBJETIVO: Revisão da metodologia de execução de auditoria e Vista geral das alterações da nova revisão da norma ISO 9001:2015 PÚBLICO ALVO: Auditores internos; Representantes da Direção (RDs); Gestores

Leia mais

Curso EAD. Formação de Auditores com base na norma NBR ISO 19011: /12/18

Curso EAD. Formação de Auditores com base na norma NBR ISO 19011: /12/18 Curso EAD Formação de Auditores com base na norma NBR ISO 19011:2018 20/12/18 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa

Leia mais

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 6 Revisão 02 AUDITORIA INTERNA PROCEDIMENTO

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 6 Revisão 02 AUDITORIA INTERNA PROCEDIMENTO Página 1 de 6 REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 05/04/2011 Revisão do procedimento 02 09/11/2011 Alteração da logomarca Claudiane Freire de Oliveira

Leia mais

Curso e- Learning. Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011

Curso e- Learning. Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011 Curso e- Learning Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento Web Site: www.simplessolucoes.com.br ABNT NBR ISO 19011:2002 Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento SUMÁRIO Prefácio Introdução 0. Objetivo e campo de aplicação 1. Referências normativas 2. Termos

Leia mais

Auditoria. Controle de Qualidade. Professor Marcelo Spilki.

Auditoria. Controle de Qualidade. Professor Marcelo Spilki. Auditoria Controle de Qualidade Professor Marcelo Spilki www.acasadoconcurseiro.com.br Auditoria CONTROLE DE QUALIDADE NBC PA 01 Controle de qualidade para auditores Trata das responsabilidades do auditor

Leia mais

6.5 Conduzindo atividades de auditoria no local Conduzindo a reunião de abertura

6.5 Conduzindo atividades de auditoria no local Conduzindo a reunião de abertura Módulo 4 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 6.5, 6.51, 6.5.2, 6.5.3, 6.5.4, 6.5.5, 6.5.6, 6.5.7, 6.6, 6.6.1, 6.6.2, 6.7, 6.8 Exercícios 6.5 Conduzindo atividades de auditoria no local

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. Versão: 2016.01 Pag.: 1 de 7 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão das auditorias internas e externas ao Sistema de Gestão da Qualidade que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-GDQ-004 Fl. 1/10 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H 10/08/04 15/09/04 09/11/05 27/06/07 23/11/07 22/02/08 30/10/09 31/10/14 10/10/17

Leia mais

Curso Capacitação de Auditores

Curso Capacitação de Auditores Certificações JP Verithas Registro Nº 458 ISO9001:2008 Curso Capacitação de Auditores Escritório: (11) 3711-4010 SP (21) 3717-1030 RJ (41) 3941-9695 PR www.jpverithas.com.br jpverithas@jpverithas.com.br

Leia mais

Ética Conduta Respeito Confiabilidade Responsabilidade

Ética Conduta Respeito Confiabilidade Responsabilidade Ações Corretivas, Preventivas e Melhorias Sistema de Gestão da Qualidade Homologação e Avaliação de Fornecedores Métodos e Processos Auditorias ISO9001 ISO14001 Melhoria Contínua Ética Conduta Respeito

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL Norma ISO 19011

AUDITORIA AMBIENTAL Norma ISO 19011 AUDITORIA AMBIENTAL Norma ISO 19011 PROF. DRA. ÉRICA L. ROMÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS E AMBIENTAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EEL-USP 2016_2 NORMA ISO 19011:2012

Leia mais

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas Este documento fornece informações básicas sobre nossos processos de auditoria; os processos para concessão, recusa, manutenção, renovação, suspensão, restauração ou cancelamento da certificação ou expansão

Leia mais

Qualidade: reflexões e críticas

Qualidade: reflexões e críticas Qualidade: reflexões e críticas 58 Maio de 2011 Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Notas Técnicas Ano II AUDITORIAS DA QUALIDADE: TERMOS E DEFINIÇÕES Professor José Silvino Filho Consultor

Leia mais

AUDITORIA. Conceito de auditoria

AUDITORIA. Conceito de auditoria AUDITORIA Conceito de auditoria A Auditoria é uma atividade de avaliação independente e de assessoria da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas

Leia mais

NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental

NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental NOV 2002 NBR ISO 19011 Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP

Leia mais

Modeloo de Estatuto do Comitê de Auditoria

Modeloo de Estatuto do Comitê de Auditoria Modeloo de Estatuto do Comitê de Auditoria PROPÓSITO Auxiliar o conselho de administração a cumprir com suas responsabilidades de supervisão do processo de reporte financeiro, do sistema de controle interno,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

Fundamentos em auditoria

Fundamentos em auditoria Fundamentos em auditoria Uma visão mais ampla sobre segurança da informação poderá ser obtida no livro Sistema de Segurança da Informação Controlando os riscos, de André Campos, Editora Visual Books. Fundamentos

Leia mais

7. Competência e avaliação de auditores 7.1 Generalidades

7. Competência e avaliação de auditores 7.1 Generalidades Módulo 4 NBR ISO 19011:2018 7 Competência e avaliação de auditores 7.1 Generalidades 7.2 Determinando competência do auditor 7.3 Estabelecendo critérios de avaliação de auditor 7.4 Selecionando o método

Leia mais

Auditorias a Sistemas de Gestão na Construção com base na norma NP EN ISO 19011:2011

Auditorias a Sistemas de Gestão na Construção com base na norma NP EN ISO 19011:2011 Auditorias a Sistemas de Gestão na Construção com base na norma NP EN 19011:2011 Auditorias: Conceitos fundamentais (1/3) NP EN 19011:2012 ( 19011:2011) Linhas de orientação para auditorias a sistemas

Leia mais

AUDITORIAS AUDITORIAS PROCESSO

AUDITORIAS AUDITORIAS PROCESSO 1 AUDITORIAS por por AUDITORIAS PROCESSO SISTEMAS DE GESTÃO DO AMBIENTE por por por EM SÍNTESE O PROCESSO AUDITORIA por AUDITORIA AMBIENTAL 19011 Auditoria Ambiental Processo sistemático, independente

Leia mais

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria 2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria Introdução 2.1. Todo o serviço de auditoria deve ser adequadamente planejado, supervisionado e gerenciado para assegurar que o serviço seja eficaz, eficiente e

Leia mais

AUDITORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO

AUDITORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO AUDITORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO Parte I Ref.: ABNT NBR ISO 19011:2012 PROGRAMAÇÃO Contextualização; Objetivos; Termos e definições; Princípios de auditoria; Gestão do programa de auditoria; Competência

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e documentação Rita Teixeira d Azevedo No seguimento da nova norma relativa a Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente, surgiu uma maior especificidade

Leia mais

MÓDULO CONTROLE DE REGISTROS 4.14 AUDITORIAS INTERNAS ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO

MÓDULO CONTROLE DE REGISTROS 4.14 AUDITORIAS INTERNAS ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO MÓDULO 5 4.13 - CONTROLE DE REGISTROS 4.14 AUDITORIAS INTERNAS 4.15 - ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO 1 ÍNDICE DO MÓDULO - 5 4.13 - Controle de registros 4.13.1 - Generalidades 4.13.1.1 - Procedimento para

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

A auditoria baseia-se em amostragem. número de registro governamental

A auditoria baseia-se em amostragem. número de registro governamental Anexo IV Modelo de relatório de O conteúdo deste relatório, incluindo um resumo das não conformidades, deverá ser transmitido na língua inglesa. As listas de verificação e os formulários de NC preenchidos

Leia mais

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015 Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática Cristiano Seguecio 21/10/2015 Agenda Introdução NBC TA 800 - Alcance, objetivos, requisitos, relatórios e exemplos NBC TA 805 - Alcance,

Leia mais

Competências de um auditor. Competências de um auditor. Competências de um auditor. Competências de um auditor 13/03/2017

Competências de um auditor. Competências de um auditor. Competências de um auditor. Competências de um auditor 13/03/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Qual a formação de um auditor? Parâmetro Auditor Auditor Líder Educação Mínimo: Nível médio Idem

Leia mais

GUIA DE CONDUTA NA AUDITORIA

GUIA DE CONDUTA NA AUDITORIA Página: 1/6 Elaborado: Verificado: Aprovado: Sabrina S. Lira (Diretora Administrativa) Rev. 00 Primeira edição Joaquim M. Alves (Diretor Técnico) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Joaquim M. Alves (Diretor Executivo)

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 Publicada no DOU n o 138, de 19 de julho de 2002, Seção 1, páginas 75-76 Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 Estabelece

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA Revisão/Ano: 01/2018 Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05.

Leia mais

RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E SUGESTÕES DE MELHORIAS

RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E SUGESTÕES DE MELHORIAS Pág: 1/6 Itens de Revisão: 00 Inicial 01 Revisão geral do procedimento 02 Revisão no nome do PR e acréscimos dos itens 3.5 Disputas e 3.6 Informações Gerais 03 Revisão geral do procedimento 04 Revisão

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo

Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo Índice Objetivos... 3 Pré-requisitos para certificação de grupos de produtores... 3 O Sistema de Controle Interno (SCI)... 4 Estrutura administrativa...

Leia mais

Treinamento Módulo 2 Auditoria ISO

Treinamento Módulo 2 Auditoria ISO OBJETIVO: Revisão do processo de auditorias - Norma ABNT NBR ISO 19011 PÚBLICO ALVO: Auditores internos; Representantes da Direção (RDs); Gestores de Sistemas e demais interessados. CONTEÚDO: Treinamento

Leia mais

GUIMAR ENGENHARIA LTDA

GUIMAR ENGENHARIA LTDA Certificação de Sistema de Gestão 2015-mar-02 to 2015-mar-03 Escopo da Certificação: Auditor Líder: Auditor Membro: GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS ABRANGENDO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA

Leia mais

Certificação Fair Trade Passo a passo

Certificação Fair Trade Passo a passo Certificação Fair Trade Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação de certificação... 6 Análise crítica

Leia mais

CHECK-LIST ISO 14001:

CHECK-LIST ISO 14001: Data da Auditoria: Nome da empresa Auditada: Auditores: Auditados: Como usar este documento: Não é obrigatório o uso de um check-list para o Sistema de Gestão. O Check-list é um guia que pode ser usado

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

P- 06 TRATAMENTO DE APELAÇÃO E RECLAMAÇÃO

P- 06 TRATAMENTO DE APELAÇÃO E RECLAMAÇÃO P- 06 TRATAMENTO DE APELAÇÃO E RECLAMAÇÃO REVISÃO 04 ELABORADO POR: Luiz A. Moschini de Souza REVISADO POR: Ricardo Pereira Guimarães APROVADO POR: Roberto Odilon Horta SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto 1 O ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização

Leia mais

Auditorias ISO âmbito. Termos e definições. João Noronha ESAC 2013/2014. Linhas de orientação para auditoria a sistemas de gestão

Auditorias ISO âmbito. Termos e definições. João Noronha ESAC 2013/2014. Linhas de orientação para auditoria a sistemas de gestão Auditorias João Noronha ESAC 2013/2014 ISO 19011 âmbito Linhas de orientação para auditoria a sistemas de gestão Princípios de auditoria Gestão de programas de auditoria Condução de auditorias a sistemas

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado As atividades a serem conduzidas para a Certificação do Sistema de Gestão de sua Empresa serão realizadas de acordo com os requisitos, princípios, critérios e práticas de auditoria, com o objetivo de se

Leia mais

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 4 Procedimentos de avaliação... 5 Solicitação de certificação... 5 Análise

Leia mais

Procedimento Geral para Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade

Procedimento Geral para Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade Pág. 1 de 21 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é o de estabelecer os critérios de certificação da ABRACE, para prestação de serviços de avaliação da conformidade e certificação de Sistemas de Gestão.

Leia mais

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação 01 de agosto de 2017 Observação: Este documento apresenta um breve descritivo sobre o processo de auditoria de certificação para o CERFLOR, qualquer informação adicional deve ser solicitada ao Imaflora

Leia mais

Norma 2110 Governança

Norma 2110 Governança Norma 2110 Governança A atividade de auditoria interna deve avaliar e propor recomendações apropriadas para a melhoria do processo de governança no seu cumprimento dos seguintes objetivos: Promover a ética

Leia mais

Revisão 12 Página 1/8 Emissão Fev/2016

Revisão 12 Página 1/8 Emissão Fev/2016 Página 1/8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA E RESPONSABILIDADE 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 4. DEFINIÇÕES E SIGLAS 5. MÉTODO 6. ANEXOS 7. ALTERAÇÕES REALIZADAS NO DOCUMENTO Elaborado por: Encarregado

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

AUDITORIAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Este procedimento visa determinar de que forma são planejadas e executadas as auditorias internas do sistema integrado de gestão da qualidade, para determinar a conformidade com as disposições

Leia mais

RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E SUGESTÃO PARA MELHORIA

RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E SUGESTÃO PARA MELHORIA Página: 1/6 Elaborado: Verificado: Aprovado: Sabrina S. Lira (Diretora Administrativa) Rev. 00 Primeira edição Joaquim M. Alves (Diretor Técnico) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Joaquim M. Alves (Diretor Executivo)

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão Procedimento C 72 1. OBJETIVO Este procedimento descreve as etapas do processo de transferência de certificação acreditada de outro organismo de certificação acreditado, signatário do Acordo de Reconhecimento

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO Gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão

Certificação de Sistemas de Gestão Pág. Nº 1/14 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Descrição do processo de certificação 6 Apelação e Reclamação 7 Suspensão, cancelamento ou redução do escopo 8 Restauração

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Realização de Auditorias

Realização de Auditorias 1. Escopo do Procedimento O Procedimento define a sistemática do processo de realização de Auditorias conforme requisitos legais aplicáveis e princípios aplicados. 2. Referências Considerados documentos

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES Folha: 1/8 TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 23/03/05 00 Emissão inicial, substitui o antigo procedimento PNCC-19 rev 04 Presidente 18/04/06

Leia mais

Utilização do Trabalho de Auditoria Interna

Utilização do Trabalho de Auditoria Interna Utilização do Trabalho de Auditoria Interna NBC TA 610 Utilização do Trabalho de Auditoria Interna Os objetivos do auditor independente, onde a entidade tenha a função de auditoria interna e ele espera

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SISTEMA AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DE SISTEMA AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE 1 de 5 0. Situação de revisão: Situação Data Alteração 0.0 28.09. 2010 Versão inicial 0.1 25.10.2010 Revisão da descrição/formatação 0.2 01.02.2011 Inclusão do Plano de auditoria 0.3 15.12.2016 Atualização

Leia mais

Certificação e Auditoria Ambiental

Certificação e Auditoria Ambiental Certificação e Auditoria Ambiental Auditoria Ambiental - 5 Prof. Gustavo Rodrigo Schiavon Eng. Ambiental Auditoria Ambiental Questionário Pré-Auditoria É um instrumento utilizado na etapa de pré-auditoria,

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

CAPÍTULO 1 - GERAL ESCOPO CRITÉRIOS TERMINOLOGIA... 3 CAPÍTULO 2 DEFINIÇÃO DE CONTRATO APLICAÇÃO...

CAPÍTULO 1 - GERAL ESCOPO CRITÉRIOS TERMINOLOGIA... 3 CAPÍTULO 2 DEFINIÇÃO DE CONTRATO APLICAÇÃO... REGRAS PARA A VERIFICAÇÃO DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE Em vigor a partir de 11 de maio de 2015 RINA Services S.p.A. Via Corsica, 12 16128 Genova - GE - Itália Tel. +39 010 53851 Fax +39 010 5351000

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES Página 1 de 24 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 13/03/2017 1. OBJETIVO E ESCOPO DE APLICAÇÃO Estabelecer as diretrizes para a concessão,

Leia mais