O PENSAMENTO GEOMÉTRICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PENSAMENTO GEOMÉTRICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS"

Transcrição

1 O PENSAMENTO GEOMÉTRICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES Resumo LÚDICAS Anna Carolina Galhart 1 Universidade Federal do Paraná galhart.anna@gmail.com O presente artigo apresenta em linhas gerais o relato de experiência de uma professora alfabetizadora que atua como regente de turmas do 3 ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Largo PR. A partir da seleção, planejamento, aplicação e validação de um dos jogos descritos no Caderno de Jogos na Alfabetização Matemática, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/Alfabetização Matemática, um compromisso do Governo Federal, Estados, Municípios e sociedade, através de um curso de formação continuada de Professores. Tal atividade possibilitou a reflexão sobre a relevância do jogo como dispositivo de reflexões do pensamento geométrico, no processo de Alfabetização Matemática. Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Pensamento geométrico. Jogo. Formação de Professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Introdução A Alfabetização é um processo idiossincrático de aquisição da linguagem, que se constrói na interação. Entende-se linguagem como um conjunto complexo de um sistema notacional, composto por códigos e convenções, que se estende tanto para a Língua Materna, quanto para a Matemática. São linguagens distintas, entretanto consonantes. 1 Mestre em Educação em Ciências e Matemática UFPR. Especialista em Literatura Brasileira e Construção de Texto e Interdisciplinaridade na Escola, cursa Metodologia do Ensino Superior. Licenciada em Letras Português Espanhol e Pedagogia. Coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo PR. Orientadora de Estudos do PNAIC/UFPR.

2 O processo de Alfabetização em uma perspectiva de Letramento se configura quando o sujeito aprendiz articula e infere os mecanismos apreendidos, nas diversas situações discursivas de convívio social. A Alfabetização na perspectiva do Letramento não é ação restrita da instituição escolar e sim a todos os domínios de interlocução, já que o indivíduo se expressa e raciocina em sua língua materna. Desde 2013, os Professores Alfabetizadores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1 a 3 ano, estão inseridos em um programa de formação continuada, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC, sendo que no ano de 2013 a formação centrou-se nas discussões acerca da Língua Portuguesa e em 2014, a Alfabetização Matemática. A formação do PNAIC/Língua Portuguesa no decorrer de 2013 ocorreu no município de Campo Largo-PR, nas dependências da Escola Municipal Anchieta, através de encontros quinzenais, computando 120h. A formação do PNAIC/Alfabetização Matemática em Campo Largo-PR aconteceu na Escola Municipal Reino da Loucinha e na escola Municipal Anchieta, com três encontros mensais totalizando 160h, sendo 120h presenciais e 40 a distância. O PNAIC é um programa do Governo Federal, que abrange quase todos os municípios do Estado do Paraná, no qual estes assumem o compromisso junto ao governo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3 ano do Ensino Fundamental (BRASIL/MEC 2014, p.8). Da mesma forma que a formação de Língua Portuguesa, o curso de Alfabetização Matemática parte do pressuposto que é fundamental que o professor alfabetizador deve ser tratado como um profissional em constante formação, em todas as áreas do conhecimento. Assim, o eixo central do PNAIC é a formação continuada deste profissional. (XXXXX, GRECA, MARTINS-HARTMANN, 2014) Nesse estudo, aborda-se a relevância do jogo como processo lúdico de aprendizagem, no processo de Alfabetização Matemática, no que tange o pensamento geométrico, através do relato de experiência de sala de aula da professora Aracy, que atua com duas turmas de terceiro ano, em uma escola municipal de Campo Largo PR, uma vez que a formação continuada dos professores está em andamento, em todo o território nacional. A professora possui experiência de mais de duas décadas com os

3 anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino e participou da Formação de Língua Portuguesa/2013. Nas seções que seguem, apresenta-se a metodologia para coleta de dados, reflexões sobre Alfabetização Matemática, o jogo na Alfabetização Matemática, o pensamento geométrico nas atividades lúdicas e o relato da professora Aracy Barbosa. A referida professora está ciente da publicação de seu relato. Metodologia para coleta de dados da pesquisa O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa investigativa e a metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo. Os dados apresentados foram coletados através do relato de experiência da professora Aracy Barbosa e são parciais, visto que esta formação ainda está acontecendo nos municípios de todo o território nacional. O principal instrumento utilizado foi a coleta de relato escrito pela professora anteriormente mencionada, registros de observações feitas pela pesquisadora e atividades realizadas pelos alunos. A partir da seleção, planejamento, aplicação e validação de um dos jogos do Caderno de Jogos na Alfabetização Matemática, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/ Alfabetização Matemática, proposta durante um dos encontros presenciais do curso de formação, as professoras alfabetizadoras produziram relatos de experiência. Apresenta-se em uma das seções o relato de uma das professoras que optou por um jogo que proporcionou aos alunos uma discussão acerca do pensamento geométrico. Na primeira seção, apresenta-se uma breve discussão sobre a Alfabetização Matemática, temática abordada em todo o ano de 2014.

4 A alfabetização matemática A Matemática é uma prática social e estar alfabetizado nessa ciência, seria articulá-la nas situações cotidianas. Para tanto, o ensino de Matemática deve considerar os saberes trazidos pelas crianças antes de sua inserção na escola. Entretanto, os conceitos matemáticos precisam ser articulados a esses saberes e sistematizados de maneira formal, no âmbito da instituição escolar, por se tratar de um fenômeno. Reduzir a Matemática ao ensino meramente formal de conteúdos é desconsiderá-la como ciência. O seu ensino precisa priorizar o pensamento mediativo, pois muitas vezes os professores relatam que a criança não sabe pensar. Para Skovsmose, A alfabetização matemática, como constructo radical, tem de ser enraizada em um espírito de crítica e em um projeto de possibilidades que permitam às pessoas participar no entendimento e na transformação de suas sociedades e, portanto, a alfabetização matemática viria a ser um pré-requisito para a emancipação social e cultural. (SKOVSMOSE, 2013, p.67) Entender a Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento impõe o constante diálogo com outras áreas do conhecimento e, principalmente, com as práticas sociais, sejam elas do mundo da criança, como os jogos e brincadeiras, sejam elas do mundo adulto e de perspectivas diferenciadas, como aquelas das diversas comunidades que formam o campo brasileiro. (BRASIL/MEC, 2014). A criança na fase de Alfabetização busca no horizonte da sala de aula a exploração de um universo que é a sua curiosidade. A Alfabetização Matemática abrange leitura, escrita e compreensão no que tange numeração, lógica, grandezas e medidas, estatística e geometria. Apresenta-se na imagem, um dos momentos da formação de 2014.

5 Figura 1 - Momentos da Formação - Alfabetização Matemática Fonte: A Autora (2014) Nessa seção situou-se sobre a temática de discussão do PNAIC/Alfabetização Matemática. Na próxima seção articula-se essa temática com as situações lúdica, ou seja, o jogo no cotidiano das classes alfabetizadoras. O jogo na alfabetização matemática Durante os estudos dos Cadernos de Alfabetização Matemática, em 2014, o trabalho com as atividades lúdicas, através de jogos, fez parte do planejamento e das ações dos alfabetizadores. Os jogos proporcionam conflitos, vivências, experiências, que estimulam a aprendizagem. De acordo Vygotsky, É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras. (VYGOTSKY, 1994, p.27).

6 Através dos jogos simbólicos, da determinação de regras e da interação entre sujeitos, a criança entra em conflito e avança em seus processos cognitivos. As brincadeiras e jogos são estratégias genuínas de como a criança se relaciona e lê o mundo. É brincando que ela interage com outrem e objetos ao seu redor, assimilando o tempo todo com as suas vivências. São essas experiências, no contato com seu grupo social, que proporciona a interpretação da realidade. No brincar podemos encontrar tanto a aplicação do conhecimento escolar, quanto do conhecimento espontâneo, dois tipos de conhecimentos considerados como participantes da cultura infantil. A presença de uma trama entre diferentes modos de conhecimento matemático no brincar pode revelar como a criança estabelece relações complexas entre a reprodução do conhecimento escolar e o uso de sua potencialidade criativa para construir e resolver situações problemas. E mais, devemos tomar o brincar como um espaço onde as crianças estão à vontade para comunicar entre si suas maneiras de pensar e onde tentam explicar e validar essas maneiras de pensar para o grupo que participa da atividade lúdica. (MUNIZ, 2014, p.54). Figura 2 - Confecção de Jogos Fonte: A Autora (2014)

7 A imagem anterior retrata um dos momentos da formação em que as professoras confeccionaram jogos, a serem aplicados com os alunos. Nessa seção propôs-se uma leitura sobre a articulação entre a Alfabetização Matemática e o jogo, como um processo lúdico. Na próxima seção apresenta-se em linhas gerais, a relação entre o pensamento geométrico e as atividades lúdicas. O pensamento geométrico através de atividades lúdicas Embora o currículo enfatize a relevância da Geometria como um dos eixos do ensino de Matemática, a Geometria ainda não é priorizada no cotidiano da sala de aula. Partindo do pressuposto de que é um dos Direitos de Aprendizagem de Matemática Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos sem uso obrigatório de nomenclaturas (BRASIL/ MEC, 2012, p.35), introduzido no segundo ano e aprofundado no terceiro ano do Ciclo de Alfabetização, através de jogos e atividades lúdicas é essencial para a aprendizagem da Geometria. De acordo com Bueno A geometria, como uma das linguagens da matemática, tem fundamental importância no currículo de Matemática e é um dos ramos mais antigos da Ciência Matemática, tendo se desenvolvido em face das necessidades humanas (BUENO, 2009, p.23). O pensamento geométrico na criança é constituído por um conjunto de componentes que envolvem processos cognitivos, como a percepção, a capacidade para trabalhar com imagens mentais, abstrações, generalizações, discriminações e classificações de figuras geométricas, entre outros. (BRASIL/MEC, 2014, p.10). Na imagem a seguir, as professoras realizaram atividades com os Blocos Lógicos, a fim de discutir o pensamento geométrico, no caderno 5 Geometria.

8 Figura 3 - O pensamento geométrico Fonte: A Autora (2014) Apresenta-se na sequência, o relato de experiência da professora alfabetizadora Aracy Barbosa, que atua como regente de turmas do 3 ano do Ensino Fundamental, sua maior experiência profissional, na Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, situada no bairro Bom Jesus, do município de Campo Largo PR, onde atua há dezoito anos. Participou em 2013 dos estudos de Linguagem. A escolha do relato da Professora Aracy se fez a partir do fato de que a Professora expôs que gostaria de trabalhar com um jogo que possibilitasse o pensamento geométrico, porque havia explorado com as crianças os conteúdos de Geometria e considera as atividades com esse eixo mais tranquilas e motivadoras.

9 Relato da aplicação do jogo Dominó das formas geométricas com os alunos do 3º ano A e 3º ano B Professora Aracy Barbosa Sou a Professora Aracy da Silva Barbosa, trabalho na Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, com duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, e tenho um total de 46 alunos. O jogo de modo geral é muito importante no ensino da Matemática, seu principal objetivo é despertar o interesse e a curiosidade no aluno, fazer com que o mesmo se envolva no processo. Meu trabalho teve o seguinte desenvolvimento: de início as crianças receberam um envelope onde havia o jogo da memória com as figuras geométricas do jogo 21 dominó das formas geométricas, ficaram livres para selecionarem do jeito que quisessem, depois deveriam registrar como selecionaram, por figuras parecidas, por cores, etc., ou seja, conforme os atributos. Logo que começaram a jogar, algumas crianças sentiram dificuldades, não sabiam que deveriam achar as figuras com a mesma forma, mas a partir da explicação das regras, pela Professora, entenderam rapidinho. Jogaram por aproximadamente uns trinta minutos. Pude perceber que quando houve a explicação sobre sólidos geométricos e figuras geométricas, ficaram bem interessadas e queriam brincar o tempo todo com os sólidos de madeira. A partir do momento que entreguei o material para colar no caderno, sobre sólidos e figuras geométricas, todos foram pintar antes de colar. Realizamos também atividades interessantíssimas no livro didático, que foi um ótimo apoio pedagógico nessa atividade. Retomamos o jogo da memória para selecionar e contar quantos cubos, esferas, pirâmides, cones e cilindros havia no jogo, agora registrando. Trabalhou-se também sequência de algumas formas geométricas, atividade de ligar as figuras parecidas e posteriormente um exercício de cruzadinha. Houve distribuição de cartelas com o jogo de dominó em que os alunos coloriram figuras para colagem em papel cartão, para montar o jogo. Continuando a aula, jogaram o dominó das formas geométricas.

10 Para estabelecer um paralelo com as atividades de Língua Portuguesa, assistimos a um vídeo sobre as formas geométricas, acompanhado de uma produção coletiva com cada turma. Montamos nosso livrinho com o desenho das figuras geométricas. Foi legal, porque havia muitos autores para colocarem seus nomes no livro. Usei a história produzida por eles para fazer várias atividades, inclusive acróstico. Figura 4 - Jogos envolvendo a Geometria Fonte: Acervo da Professora Alfabetizadora (2014) Para finalizar o trabalho, cada aluno usou de sua criatividade o montou algo interessante com as figuras e representações geométricas. Foi trabalhoso, devido ao pouco tempo para aplicar as atividades, mas gratificante em ver despertar, o interesse e a participação de todos os alunos nas atividades realizadas. Considerações finais O uso constante dos jogos em sala de aula não é novidade, entretanto a partir do debate coletivo dos Cadernos de formação percebemos uma nova ótica que se configura na prática dos Alfabetizadores em prol da consolidação dos direitos de aprendizagem das crianças, explícita na prática da Professora Aracy e refletida em ações no âmbito da sala de aula. As crianças mostraram-se motivadas pelo conteúdo e pelo jogo, pois o lúdico garante a troca de experiências entre as crianças e proporciona o elo com outras áreas do conhecimento, como no caso da Professora Aracy, que buscou uma articulação com a Linguagem.

11 Através do relato da professora Aracy, percebe-se que o pensamento geométrico nas crianças é acionado através de atividades lúdicas, tais como os jogos, que são estratégias eficientes, motivadoras que dialogam com outras áreas e principalmente que a Geometria precisa estar presente no cotidiano da sala de aula. Pretende-se que esse estudo possa contribuir para as leituras sobre a Alfabetização Matemática contribuindo para as pesquisas em Educação Matemática, pois aborda situações vividas em sala de aula. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Vamos brincar de inventar histórias. Unidade 3. Ano 3. Brasília: MEC, SEB, BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Brasília: MEC, SEB, BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Brasília: MEC, SEB, BUENO, C. Alfabetização Matemática: manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre Geometria. (Dissertação de Mestrado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, p. XXXXX; GRECA, L.M.; MARTINS-HARTMANN, I.M. As primeiras impressões acerca da alfabetização matemática, no município de Campo Largo PR, à luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão Disponível em: < CAutor/CCA011.PDF>. Acesso em 23 mar MUNIZ, C. Papéis do brincar e do jogar na Alfabetização Matemática. In: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: A questão da democracia. Tradução Abigail Lins, Jussara de Loiola Araújo. 6ed. Campinas: Papirus, VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ORGANIZADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ORGANIZADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ORGANIZADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM Anna Carolina Galhart Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo -

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM NOSSO COTIDIANO. Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM NOSSO COTIDIANO. Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS EM NOSSO COTIDIANO Fernanda Lima Ferreira Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais Introdução O presente relato de experiência se refere

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA.

AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. RESUMO Joselina Almeida Diniz Cardoso. Semed- Paço do Lumiar

Leia mais

EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Alessandra Dos Santos Corrêa 2, Claudia Marchesan 3, Silvane Grespan Dill 4, Nádia Zampieri 5, Mariane De Moura 6. 1 O geoplano é um recurso para explorar figuras

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Formação continuada. Formação de alfabetizadores. PNAIC.

PALAVRAS-CHAVE Formação continuada. Formação de alfabetizadores. PNAIC. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PERFIL DOS ORIENTADORES DE ESTUDO NA PARAÍBA Jeanne Maria Oliveira Mangueira * RESUMO O presente trabalho encontra-se em fase inicial e tem o intuito

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORES Resumo Jéssica da Costa Ricordi 1 - UFPR Neila Tonin Agranionih 2 UFPR O artigo objetiva apresentar e analisar concepções de acadêmicos

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

Palavras-chave: Jogo. Alfabetização Matemática. Educação Básica e Formação de Professores. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Palavras-chave: Jogo. Alfabetização Matemática. Educação Básica e Formação de Professores. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O JOGO COMO MOBILIZADOR DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, ATRAVÉS DOS RELATOS DE TRÊS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS REGENTES DO TERCEIRO ANO, DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO LARGO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OBJETIVOS: Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC 1. Dados do Município ou GERED a) Município: Florianópolis b)município/gered: Secretaria Municipal RELATÓRIO

Leia mais

Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis

Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis Mathematical literacy in view of literacy: possible intervention Resumo Ângela Ferreira Pires da Trindade 1 Cristiane Stein

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

USO DO JOGO BINGO ATÔMICO COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS

USO DO JOGO BINGO ATÔMICO COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS USO DO JOGO BINGO ATÔMICO COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS Caio César Alves de Souza L ima; Jaqueline de Souza; Maria Betania Hermenegildo dos Santos Universidade

Leia mais

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR n) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; o) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; p) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade,

Leia mais

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR Luana da Mata (UEPB) luanadesenhodedeus@hotmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) cristina=aragao21@hotmail.com RESUMO Este artigo tem como objetivo

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jéssica Targino Muniz, IFRN/Campus Santa Cruz, jessica.tar@hotmail.com Josefa Cristiane Pontes da Cruz, IFRN/Campus

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA GRÁFICA DOS PERSONAGENS * Marilene Batista da Silva 1 (IC), Veralucia de Melo Martins da Mata 2 (PQ) 1 Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Leia mais

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014 II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Desafios Adivinhando números a) Tem três algarismos pares, não nulos, escritos em ordem decrescente. Além disso, dois

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Aline Rafaela Lima e Silva UFPE alyne_rafaella@yahoo.com.br Ana Catarina dos

Leia mais

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS Adriane Regina Bravo Mendes Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo professoraadriane.pnaic@gmail.com Suseli de Paula Vissicaro Prefeitura

Leia mais

Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização

Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização Andrea Paula Monteiro de Lima Universidade Federal de Pernambuco Brasil aappml@gmail.com Resumo Este trabalho refere-se

Leia mais

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-LETRAMENTO GUIA GERAL 1. O que é O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Caderno de Apresentação Contextos de Criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Elaine Constant Implantação de programas de formação continuada

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA - 2015...o brinquedo desperta interesse e curiosidade... Rubem Alves Autora: Rita Siqueira Público alvo: alunos

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) PROFESSORA ANDRESSA CESANA CEUNES/UFES/DMA FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS AGOSTO DE 2015 A PEDAGOGIA DO TEXTO é

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

Relatório Fotográfico Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins

Relatório Fotográfico Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins Relatório Fotográfico Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins Aula sobre Misturas Objetivo: Preparar uma prática de diferentes tipos de misturas. Descrição: Foi preparada uma prática com diferentes

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Narrativas de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática: Desafios e Possibilidades

Narrativas de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática: Desafios e Possibilidades Narrativas de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática: Desafios e Possibilidades Edicléia Xavier da Costa 1 GD1 Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Leia mais

PNME Sólidos Geométricos e Planificações. Uma aplicação pedagógica para a Astronomia

PNME Sólidos Geométricos e Planificações. Uma aplicação pedagógica para a Astronomia PNME Sólidos Geométricos e Planificações Uma aplicação pedagógica para a Astronomia A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa A aula interativa

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

ró-letramento versus Conteúdos Básicos Comuns: explorando alguns referenciais para o processo de alfabetização nos anos iniciais

ró-letramento versus Conteúdos Básicos Comuns: explorando alguns referenciais para o processo de alfabetização nos anos iniciais P ró-letramento versus Conteúdos Básicos Comuns: explorando alguns referenciais para o processo de alfabetização nos anos iniciais Uberlândia / nov. 2012 Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Emerson Rolkouski Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná rolkouski@uol.com.br Para início

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO O homem vive e depende de um corpo, mas muitas vezes o esquece ou não lhe dá o

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

ATIVIDADES ARTICULADORAS ENTRE PIBID/PNAIC: OLHARES DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS

ATIVIDADES ARTICULADORAS ENTRE PIBID/PNAIC: OLHARES DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS ATIVIDADES ARTICULADORAS ENTRE PIBID/PNAIC: OLHARES DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS Enisia Tolardo Magnavita 1 Silvia Leticia dos Santos Franca 2 O presente relato de experiências tem por objetivo apresentar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 Disciplina: Matemática Nível: Ensino Fundamental Série: 2º Ano

Leia mais

Uma Experiência de Interdisciplinaridade na Disciplina de Seminário Integrado 1

Uma Experiência de Interdisciplinaridade na Disciplina de Seminário Integrado 1 Uma Experiência de Interdisciplinaridade na Disciplina de Seminário Integrado 1 Resumo Lisiane Barcellos Calheiro 2 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro 3 Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ESTUDOS DO PNAIC DA REDE ESTADUAL EM BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA, MT

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ESTUDOS DO PNAIC DA REDE ESTADUAL EM BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA, MT A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ESTUDOS DO PNAIC DA REDE ESTADUAL EM BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA, MT GLADES RIBEIRO MUELLER SEDUC / CEFAPRO/Barra do Garças, MT gladesrm@hotmail.com EDMARA DA COSTA CASTRO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva 1 ; Renata Joaquina de Oliveira Barboza 2 ; José Geovane Jorge de Matos 3 ; Magadã

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ RESUMO Tatiana Cavalcante BARBOSA tatiana-cavalcante18@hotmail.com Lindemberg Oliveira da SILVA lindembergso@hotmail.com Luciano

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A/2014 Abril de 2015 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: O USO DE ORIGAMIS NA MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: O USO DE ORIGAMIS NA MATEMÁTICA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: O USO DE ORIGAMIS NA MATEMÁTICA Milena Schneider Pudelco 1 PPGECM - UFPR schneider_milena@yahoo.com.br Carla Marcela

Leia mais

SORTE NO JOGO E NA MATEMÁTICA: Aprendendo através de jogos na educação básica e educação profissional

SORTE NO JOGO E NA MATEMÁTICA: Aprendendo através de jogos na educação básica e educação profissional SORTE NO JOGO E NA MATEMÁTICA: Aprendendo através de jogos na educação básica e educação profissional RESUMO CARVALHO, Nelson Pereira 1 RIBEIRO, Márcia Adriana de Faria 2 SANTOS, Deiffson Adriel Silva

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA CURRICULAR DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

A CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA CURRICULAR DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) A CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA CURRICULAR DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) com Regina Shudo 26 de maio Curitiba-PR Local: Feparaná (Federação Espírita do Paraná) Realização F E RR A Z

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS OLIVIA EVANGELISTA BENEVIDES THIANE ARAUJO COSTA TRABALHANDO A MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENCIADA A

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA 10 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores MEDEIRO, Amanda Kierdel 1 BOZZA, Edgar Rogério Gusso 2 MARTINS, Everson da Silva 3 OLIVEIRA, Taiana Maiara 4 SILVA, Janice Mendes da 5 DAVID,

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: RELATOS DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL Josane do Nascimento Ferreira Instituto Federal de Mato Grosso campus Pontes

Leia mais

Palavras-chave: PNAIC; Alfabetização; Percepção dos professores.

Palavras-chave: PNAIC; Alfabetização; Percepção dos professores. PNAIC: UM ESTUDO SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PEDRO CANÁRIO Resumo: Keli Simões Xavier Silva i - CEUNES Gracielle Alves Santiago ii - CEUNES Este artigo apresenta dados parciais da pesquisa monográfica

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Nilvânia Cardoso Almeida - SEEDF/PNAIC ncmz@ig.com.br Resumo Os professores,

Leia mais

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Creche Paranapiacaba Turma: 1 ciclo inicial Educação Infantil Integral 1 ano e 10 meses a 2 anos a 10 meses. Os livros,

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 SHOW DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM CARAVANA Darci Ferreira Gomes dos Santos Secretaria de Estado da Educação de Alagoas darcifg@ig.com.br Margarida Maria Santos Lira Secretaria de Estado da Educação

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM Educação Inovadora e Transformadora

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM Educação Inovadora e Transformadora A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM Educação Inovadora e Transformadora Vanessa da Silva Vitória Ferrando 1 Jerônimo Nunes dos Santos Severo 2 Roger Ravasi 3 RESUMO O presente

Leia mais

CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL

CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL EMEIEF. PROFª MARIA DA GRAÇA DE SOUSA 3ª TROCA DE EXPERIENCIAS - 2015 ATIVIDADE SEQUENCIADA DE MATEMÁTICA CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL Fazer matemática

Leia mais

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS 27 a 30 de agosto de 2014. APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS CALABREZ, Mayara Caetano Instituto Federal do Espírito Santo - Cachoeiro mayaracalabrez@hotmail.com MOREIRA, Michelli Rodrigues

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PROPOSTA DIDÁTICA 1

LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PROPOSTA DIDÁTICA 1 LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PROPOSTA DIDÁTICA 1 Franciela Führ 2, Taciana De Souza 3, Daiani Finatto Bianchini 4. 1 Trabalho realizado na Graduação de Pedagogia no componente

Leia mais

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC PACTO/2014 NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa: 108.733 Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Juliana Maria Soares dos Santos PPFP - UEPB juliana.pedagogia@hotmail.com Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação

Leia mais

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º ANO ( COM ADAPTAÇÕES E VARIAÇÕES PARA OS ALUNOS DO INFANTIL E FUNDAMENTAL I)

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º ANO ( COM ADAPTAÇÕES E VARIAÇÕES PARA OS ALUNOS DO INFANTIL E FUNDAMENTAL I) FORMADORA: VANESSA VERÍSSIMO PROFESSORA: MARCELA JACOB LIRA PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º ANO ( COM ADAPTAÇÕES E VARIAÇÕES PARA OS ALUNOS DO INFANTIL E FUNDAMENTAL I) EIXO TEMÁTICO: MATEMÁTICA CONSTRUINDO

Leia mais

Olá alunos do 3º ano!

Olá alunos do 3º ano! Aluno(a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE Disciplina: ARTE Professor(a): Vitória e Carolina Data: Turma: 3º Anos A, B e C Olá alunos do 3º ano! Podemos sentir a textura passando as mãos nas paredes, nos tecidos

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Lúcia Maria de Almeida (1,2); Carmem Maria da Rocha Fernandes (2), Clécio Danilo Dias da Silva (2), (1) Secretaria Municipal

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP Foco PNAIC 2016 A criança Proposto, para o trimestre final, implementação de estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças

Leia mais

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA.

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA. O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA. Vanessa Cristiane dos Santos 1 van.213@hotmail.com Silvania Uchôa de Castro

Leia mais

DESAFIOS MATEMÁTICOS POR MEIO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS BLOCOS LÓGICOS, PEÇAS RETANGULARES E PEÇAS POLIGONAIS

DESAFIOS MATEMÁTICOS POR MEIO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS BLOCOS LÓGICOS, PEÇAS RETANGULARES E PEÇAS POLIGONAIS DESAFIOS MATEMÁTICOS POR MEIO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS BLOCOS LÓGICOS, PEÇAS RETANGULARES E PEÇAS POLIGONAIS Pedro Ribeiro Barbosa 1 pperiba@ig.com.br Aline de Carvalho Oliveira 2 alynepedcg@gmail.com Renê

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ORIENTAÇÕES EDIÇÃO 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ORIENTAÇÕES EDIÇÃO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ORIENTAÇÕES EDIÇÃO 2015 DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS 2015 Caderno de apresentação. Caderno para gestores e equipe pedagógica

Leia mais

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS BOSSARDI, Simone Maria¹ ABREU, Márcia Loren Vieira² VEADRIGO, Eliza³ ¹Professora de Educação Infantil. Instituição: Escola Municipal

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA Governador Valadares 2015 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares

Leia mais

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO MEC / FNDE GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais