ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO Ficha de exercícios 1 Estatística Descritiva 2014/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO Ficha de exercícios 1 Estatística Descritiva 2014/2015"

Transcrição

1 Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO Ficha de exercícios 1 Estatística Descritiva 2014/ Numa revista foi publicada uma lista com as 100 empresas portuguesas, com maior volume de vendas. Assuma que um investigador com tempo e dinheiro limitado quer prever o número de novos empregados que estas empresas pretendem contratar no próximo ano. O investigador selecciona 10 das 100 empresas e pergunta ao representante de cada empresa o número previsto de novas contratações. (a) Identifique a população. (b) Qual é a variável de interesse? (c) Identifique a amostra. (d) Que inferência podemos fazer acerca da população a partir da amostra? 2. Uma companhia de seguros gostaria de determinar a proporção de médicos que estiveram envolvidos em processos de negligência médica. A companhia selecciona aleatoriamente 300 médicos da sua directoria profissional e determina a proporção destes envolvidos em processos de negligência médica. (a) Identifique a população e a variável de interesse para a companhia de seguros; (b) Descreva a amostra e identifique o tipo de inferência que a companhia pretende fazer; (c) O que significa aleatoriamente no texto acima. 3. Partilha de empregos é uma nova alternativa de emprego que teve origem na Suécia e tornou-se muito popular noutros países. As firmas que oferecem planos de partilha de empregos permitem que duas ou mais pessoas trabalhem em tempo parcial correspondendo a um emprego a tempo inteiro. Os empregados podem alternar semanas mas nunca trabalham juntos. Para avaliar a satisfação dos empregados com este tipo de emprego, uma agência governamental contactou 100 firmas perguntando ao director de pessoal se a firma estava satisfeita com a produtividade dos trabalhadores. (a) Identifique a população e a amostra. (b) Identifique a variável de interesse. (c) Que tipo de inferência é o interesse da agência governamental? 4. Determine se as expressões seguintes dizem respeito a uma amostra ou uma população: (a) Inspecção de cada artigo fabricado; (b) Sondagem; (c) Censo; (d) O uso de inferência estatística; (e) Entrevistas feitas à frente de uma escola.

2 5. Indique se as variáveis que se seguem são discretas ou contínuas: (a) O peso de um artigo produzido por determinada empresa; (b) O número de artigos defeituosos; (c) O número de pessoas que estão empregadas por região geográfica. 6. Uma empresa de produtos alimentares biológicos pretende abrir um estabelecimento numa certa localidade. Para ver como os consumidores reagem a essa possibilidade, a companhia conduziu um teste usando uma amostra aleatória a 100 potenciais clientes. As seguintes questões foram colocadas: Qual a sua idade; É a pessoa que faz as compras para sua casa; Quantos elementos fazem parte do seu agregado familiar; Compraria neste estabelecimento; Como classificaria a localização da loja, numa escala de 1 a 10, onde 1 é má; Se respondeu sim na alínea 4) quantas vezes por semana iria a esta estabelecimento. Cada uma destas questões define uma variável de interesse para a empresa. Classifique, justificando, cada uma dessas variáveis segundo a sua escala. 7. Classifique cada uma das variáveis seguintes quanto à sua escala e justifique a sua resposta. (a) Marca preferida de telemóveis; (b) Número de horas de desporto emitidas por diferentes canais de televisão por semana; (c) Satisfação no local de trabalho; (d) Cor do cabelo; (e) Idade; (f) O tempo diário gasto por executivos em reuniões; (g) Número de homens e mulheres envolvidos numa certa classe estatística; (h) Temperatura nas capitais de distrito. 8. Classifique os seguintes exemplos de dados quanto ao seu tipo: quantitativos ou qualitativos: (a) A marca da calculadora adquirida por uma turma de estudantes; (b) a lista de pre?cos de calculadoras adquiridas por uma turma de estudantes; (b) O mês indicado por 500 firmas como sendo o mês em que tiveram as maiores vendas; 9. Considere as seguintes variáveis: A - Número de pessoas que assistiram a um concerto B - O grau de satisfação, de 1 a 5, quanto ao atendimento, numa certa agência bancária. Onde 1 representa insatisfeito C - O rendimento mensal, em euros, de 50 agregados familiares D - A temperatura, em graus Celcius, num conjunto de cidades da Europa E - Marca de relógio preferida F - O tempo de espera numa fila num hipermercado H - A distância do Porto a uma cidade qualquer Portuguesa J - Programa de televisão favorito Classifique estas variáveis quanto à sua natureza (qualitativa ou quantitativa), tipo (discreta ou contínua) e escala (nominal, ordinal, intervalar ou absoluta).

3 10. Considere as seguintes variáveis: i. Idade; ii. Número de pessoas por agregado familar; iii. Altura; iv. Classificações escolares de 0 a 20; v. Estado civil; vi. Marcas de automóveis; vii. Sexo; viii. Ganhos por acções em bolsa; ix. Côr dos olhos; x. Classificações escolares de 1 a 5; xi. Salário mensal; xii. Número de ocupantes por veículo; xiii. Data de colocação de ordem de venda em bolsa; (a) Quais das variáveis são qualitativas? E quantitativas? (b) Identifique as modalidades das variáveis qualitativas. (c) Em que escala se encontra cada uma das variáveis mencionadas? 11. Numa conferência subordinada ao tema Responsabilidade Social estavam presentes 80 pessoas, das quais 22 eram gestores, 16 eram economistas, 20 sociólogos e 12 psicólogos. (a) Elabore a respectiva tabela de frequências. (b) Represente graficamente a informação. 12. A medição, expressa em cm, de 50 unidades de uma amostra conduziu à seguinte tabela de frequências: Comprimento (cm) [130, 140[ [140, 150[ [150, 160[ [160, 170[ [170, 180[ Núm. de unidades (a) Complete a tabela com os outros tipos de frequências, obtenha o histograma e o polígono de frequências relativas. (b) Calcule a proporção de unidades que medem entre 140 e 170 centímetros. (c) Calcule a proporção de unidades que medem 173 centímetros ou menos. 13. Complete a seguinte tabela de frequências: x i n i N i f i

4 14. O serviço encarregado da organização do trabalho em uma empresa observou o número de peças fabricadas ao longo do tempo por cada um dos 100 empregados da ofcina, obtendo-se: (a) Qual é a representação gráfica mais adequada para esta variável estatística? (b) Obtenha a tabela de frequências para os dados agrupados (para agrupar, utilize a fórmula de Sturges), o histograma e o gráfico da função de distribuição empírica (gráfico com as frequências relativas acumuladas). 15. Os salários (em milhares de euros) dos empregados de uma empresa são: 1, 1, 3, 3, 15, 3, 2, 1. (a) Calcule a média, a mediana e a moda. (b) Compare os valores da média e da mediana. A que se deve a diferença? (c) O sindicato dos trabalhadores decidiu que para o próximo ano os salários devem aumentar 3%. Quais serão então os salários médio, mediano e modal? (d) E se decidir um aumento de 1000 euros? 16. Estudou-se durante um ano os depósitos realizados por 6000 clientes de um banco nas suas contas correntes. Os resultados encontram-se na tabela seguinte: Depósitos (milhares de u.m.) Núm. de clientes [0, 150[ 1270 [150, 250[ 1900 [250, 500[ 1060 [500, 1000[ 870 [1000, 1500[ 600 [1500, 2000[ 300 (a) Calcule a tabela com todos os tipos de frequências. (b) Calcule a média, a mediana e a moda. Interprete os resultados. (c) Determine a quantidade de dinheiro tal que os clientes que depositaram mais do que essa quantidade sejam 75%. (d) Qual o valor máximo dos depósitos dos clientes que correspondem aos 30% que menos depositaram? (e) Que percentagem de clientes efectuaram depósitos superiores a u.m.? (f) Calcule o desvio padrão da variável em estudo. (g) Calcule a amplitude inter-quartis. Que pode dizer acerca da dispersão da variável em estudo? (h) Obtenha o gráfico de extremos-e-quartis.

5 (i) Estude a assimetria e a kurtosis utilizando as medidas apropriadas. 17. Os dados seguintes referem-se ao impostos pagos, em dezenas de euros, por 2000 contribuintes: Complete as afirmações seguintes: Imposto pago (dezenas de euros) Núm. de contribuintes [0, 15[ 248 [15, 30[ 232 [30, 45[ 489 [45, 60[ 512 [60, 75[ 263 [75, 90[ 256 (a) O gráfico que melhor permite representar estes dados é o. (b) A média dos impostos pagos pelos contribuintes foi igual a, o valor de imposto mínimo pago por 50% dos contribuintes foi igual a e a percentagem de contribuintes que pagaram no máximo 550 euros foi igual a. (c) No agrupamento dos dados, se tivesse utilizado a fóormula de Sturges a tabela de frequências seria constituída por classes. (d) Esta distribuição de frequências tem classes modais que são as classes. 18. Num estudo efectuado a 200 estudantes de uma universidade relativamente aos gastos mensais (em euros) com alimentação e propinas, obteve-se a seguinte distribuição empírica: Gastos mensais Frequência absoluta Frequência absoluta acumulada [0, 100[ [100, 200[ [200, 300[ [300, 400[ [400, 500[ Total 200 (a) Determine as medidas de localização de tendência central, o primeiro e o terceiro quartil da amostra. Comente a simetria dos dados. (b) Construa o polígono de frequências acumuladas e represente graficamente a mediana, o primeiro e o terceiro quartil. Interprete. (c) Indique o valor em relação ao qual 10% dos estudantes gastam, no máximo, esse valor mensalmente. (d) Indique o valor em relação ao qual 25% dos estudantes gastam, no mínimo, esse valor mensalmente. (e) Esboce a Box-plot relativa aos valores observados. (f) Determine as seguintes medidas de dispersão da amostra: variância e desvio padrão.

6 19. Num inquérito a empregados de uma empresa, referente aos gastos diários em euros, obteve-se a seguinte tabela: Gastos (e) [10,30[ [30,50[ [50,70[ [70,90[ [90,110[ [110,130[ [130,150[ n i (a) Determine a respectiva tabela de frequências. (b) Represente a informação graficamente e elabore o respectivo polígono de frequências. (c) Calcule a média, classe mediana e mediana, classe modal e moda. (d) Classifique a distribuição quanto à sua assimetria. Justifique. (e) Calcule a amplitude, a variância e desvio padrão. 20. Num inquérito efectuado a 1000 trabalhadores, referente aos litros de combustível gastos por dia, obteve-se a seguinte distribuição de frequências: Combustível (l) Trabalhadores [0,5[ 153 [5,10[ 358 [10,15[ 256 [15,20[ 147 [20,25[ 60 [25,30[ 26 Total 1000 Calcule as seguintes medidas: amplitude total, amplitude interquartil, desvio absoluto médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. ( n n n ) Calcule x 2 i, x i, x i e o desvio padrão dos seguintes conjuntos de dados: i=1 i=1 (a) 12,1,3, 8,9 (b) 17,15, 2,6,12 (c) 1,3,0, 4, 8,13 (d) 199,0,0,2 i=1 22. Estude a associação dos atributos A e B dos seguintes quadros estatísticos: (a) (b) A\B B 1 B 2 B 3 Totais A A Totais A\B B 1 B 2 B 3 Totais A A A Totais

7 23. Considere a seguinte tabela de contingência: X \ Y [0, 0.25[ [0.25, 0.5[ [0.5, 0.75[ (a) Verifique se as variáveis são independentes. (b) Determine a distribuição marginal dex e a distribuição dey X [0.25,0.5[. (c) Determinex, a classe modal, moda, a classe mediana e a mediana dex. (d) Classifique a variávelx quanto à assimetria. (e) Sabendo quey = 2, qual a frequência relativa dex [0.25,0.5[? 24. Uma instituição bancária, seleccionou uma pequena amostra aleatória de clientes analisando dois atributos: X, valor médio mensal investido, e Y, produto de investimento (tipo 1; tipo 2; tipo 3). Os dados obtidos são os seguintes: (200, 1) (200, 2) (210, 1) (210, 3) (215, 2) (215, 2) (215, 3) (220, 2) (221, 1) (221, 3) (230, 2) (230, 3) (235, 1) (235, 1) (240, 2) (243, 2) (243, 1) (250, 3) (252, 2) (255, 1) (261, 2) (265, 3) (269, 1) (270, 3) (275, 2) (a) Agrupe os valores dex em classes. (b) Construa a tabela de contingência. i. Determine a distribuição marginal dex. ii. Determine a distribuição de X sabendo que os clientes sabendo que o produto escolhido é do tipo 2. (c) Determine a média, classe mediana, mediana, classe modal, moda e desvio padrão dex. (d) Classifique quanto à assimetria. (e) Determine o coeficiente de correlação linear entre as variáveisx ey. 25. Os dados abaixo foram recolhidos em 13 amostras de snacks e foi contabilizado o número de juvenis que provaram de cada amostra e mediu-se a quantidade de açúcar em cada snack apresentado. quantidade de açúcar número de juvenis (a) Determine o diagrama de dispersão. (b) Calcule o coeficienteρde Spearman. (c) Determine o coeficiente de correlação linear entre as duas grandezas. (d) Compare os resultados das duas alíneas anteriores. 26. As classificações obtidas por 10 estudantes a Análise de Matemática e o seu QI são apresentadas no quadro seguinte: Classificações QI

8 Use o coeficienteρde Spearman para verificar se as variáveis estão associadas e qual o seu grau de associação. 27. Considere a seguinte tabela de contingência: (a) Determine as distribuições marginais; X \ Y [0,3[ [3,7[ [7,10[ x 1 = x2 = x3 = (b) Determine as seguintes distribuições condicionadas: i. X Y [0,3[ ii. X Y [7,10[ iii. X Y < 7 iv. Y X = 1 v. Y X 1 (c) Verifique se, a nível amostral, as variáveis são independentes; (d) Calcule: i. x Y [0,3[ ii. y X = x 2 iii. s 2 X Y [0,3[ iv. s Y X=x2 (e) Determine o 3 o quartil da distribuição dex; (f) Determine a moda da distribuição dey. (g) Determine o coeficiente de correlação linear de Pearson (r XY ) e comente o seu valor. 28. Seleccionaram-se ao acaso 100 inscritos na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Relativamente a cada um desses indivíduos, registaram-se os valores de duas variáveis: salário mensal (X, em milhares de euros) e idade (Y, em anos). A tabela de contingência que se segue resume os dados obtidos: X \ Y [16, 24[ [24, 32[ [20, 30[ [30,40[ [40, 50[ 5 30 (a) Determine as distribuições marginais dex ey. (b) Indique os valores da distribuição condicionaly X < 40. (c) Teste a veracidade da afirmação A nível amostral, as variáveis X e Y são independentes, verificando sef j i = f i., i,j = 1,2,3. (d) Determine o coeficiente de correlação linear de Pearson (r XY ) e comente o seu valor. (e) Calcule a média e o desvio padrão dey condicionados porx 30. (f) Calcule a média e o desvio padrão dex condicionados pory 32.

9 29. Considere a seguinte tabela de contingência relativa a um estudo de famílias portuguesas, em que se consideraram as variáveis número de carros do agregado familiar (X) e rendimento mensal bruto do agregado (Y, em centenas de euros): X \ Y [45,55[ [55,65[ x 1 = x 2 = x 3 = (a) Determine as distribuições marginais dex ey. (b) Relativamente ax, determine e interprete o valor da mediana. (c) Sabendo quex = 1,85 carros es = 0,85 carros, o que pode afirmar acerca da (as)simetria da distribuição dex? (d) Relativamente ay, represente os dados graficamente. (e) Determine a distribuição dey condicionada porx 2. (f) Calcule o rendimento médio mensal bruto das famílias que têm dois ou mais carros, bem como o respectivo desvio padrão. (g) Sabendo quer XY = 0,4, interprete este valor. (h) Verifique sef j i = f i., i,j = 1,2,3. Que conclusão pode tirar? 30. Considere a seguinte tabela de contingência relativa a um estudo de empresas portuguesas com relações comerciais com os E.U.A., em que se consideraram as variáveis facturação anual (X, em milhões de euros) e número de filiais nos E.U.A. (Y ): X \ Y y 1 = 0 y 2 = 1 y 3 = 2 [0,20[ [20,100[ (a) Relativamente ay, determine e interprete o valor da mediana. (b) Suponha que Mo X = 23, e. Sem recorrer a C P, o que pode afirmar acerca da (as)simetria da distribuição dex? (c) Calcule a facturação anual média das empresas que têm no máximo uma filial nos E.U.A., bem como o respectivo desvio padrão. (d) Sabendo quey = 1,06 es Y = 0,85, determine e interpreter XY. (e) Averigúe se f j i = f i., i = 1,2, j = 1,2,3. Relacione a sua conclusão com a alínea anterior. (f) Concorda com a forma como foram construídas as classes dex? Justifique. De que modo é que outras classes poderão afectar a resposta à alínea (b)? 31. Uma amostra de 100 observações apresenta x = 20 e s = 5. Por lapso, uma observação não foi incluída no estudo. Sabendo que a média aritmética das 101 observações não se alterou, determine: (a) A observação em falta. (b) O desvio-padrão de todas as observações. Compare e comente este valor com o original.

10 32. Considere a seguinte tabela de contingência relativa a um estudo de 1000 famílias portuguesas, em que se consideraram as variáveis rendimento anual bruto do agregado familiar (X, em milhares de euros) e número de automóveis do agregado familiar (Y ): X \ Y y 1 = 0 y 2 = 1 y 3 = 2 [0,20[ [20,40[ [40,60[ (a) Qual o número médio de automóveis das famílias que auferem até 40 mil euros (brutos) anualmente? Indique também o respectivo desvio padrão. (b) Qual a média do rendimento anual bruto das famílias que têm pelo menos um automóvel? Calcule também o respectivo desvio padrão. (c) Determine e interprete as medianas dex e dey. (d) Determine e interprete os terceiros quartis dex e dey. (e) Assumindo quex = 24,s X = 15,6,y = 0,95 es Y = 0,8 determine e interpreter XY. (f) Averigúe sef i j = f.j, i,j = 1,2,3. O que pode concluir? 33. Uma amostra de 500 observações apresenta x = 10 e s = 2. Por lapso, uma observação não foi incluída no estudo. Sabendo que a média aritmética das 501 observações não se alterou, determine o desvio-padrão de todas as observações. Compare e comente este valor com o original. 34. Uma amostra de 100 valores das vendas de uma empresa ao longo do tempo apresenta x = 54 es = 2 (valores em 10 6 e). Sabendo que os valores registados incluem IVA a 6%, determine a média e o desvio padrão das vendas sem IVA. 35. A seguinte tabela de contingência contém alguns dados relativos à facturação diária (X, em milhares de euros) e ao volume de vendas diário (Y, em caixas de 50 unidades) de um determinado produto que uma empresa comercializou durante 1000 dias: X \ Y [0,500[ [500,1000[ [1000,1500[ [0,10[ 130 [10,20[ 150 [20,30[ 180 (a) Tendo em conta os valores apresentados, preencha com valores ao seu critério as posições em falta. (b) Determine e interpretey. (c) Determine a facturação diária média nos dias em que o volume de vendas foi de pelo menos 500 caixas? Indique também o respectivo desvio padrão. Interprete. (d) Determine e interpreter XY. 36. Uma amostra de 500 observações apresentax = 100 es = 10. Por lapso, duas observações não foram incluídas no estudo. Sabendo que a média aritmética das 502 observações não se alterou e que o respectivo desvio padrão aumentou 10%, determine as duas observações em falta.

11 37. (a) Uma amostra de n = 100 indivíduos apresenta x = 20 e s = 2. Ao incluir um indivíduo em falta sabe-se que x = x. Sem calcular o valor de s, determine, justificando, se é possível ter-ses = s. (b) O extracto de um depósito a prazo apresenta os seguintes valores nos anos 0, 1, 2 e 3, respectivamente: 1000e, 1050e, 1062e e 1095e. Determine a taxa anual média desse depósito. 38. A seguinte tabela de contingência contém os dados relativos a 285 pequenas e médias empresas portuguesas, onde X (em 10 3 e) representa o lucro mensal e Y representa o número de países em que cada empresa está presente. X \ Y [0,100[ [100,200[ (a) Determine a percentagem de empresas que obtiveram um lucro mensal superior a e. (b) Determine e interprete os quantis de ordem 0.9 das distribuições dex e dey. (c) Determine o lucro mensal médio das empresas que estão presentes em pelo menos dois países, bem como o respectivo desvio padrão. (d) Sabendo quex = e es X = e, determine e interpreter XY. (e) Averigúe se f i j = f.j, i = 1,2, j = 1,2,3. Relacione a sua conclusão com a alínea anterior. 39. A seguinte tabela de contingência contém os dados relativos a 85 empresas internacionais, onde X (em10 3 e) representa o lucro mensal ey representa o número de países em que cada empresa está presente. X \ Y 3 4 [0,10[ [10,20[ [20,30[ (a) Determine a percentagem de empresas que obtiveram um lucro mensal entre e (exclusive) e e (inclusive). (b) Determine e interprete os terceiros quartis das distribuições dex e dey. (c) Considerando apenas as empresas com lucros superiores ou iguais a e, determine o número médio de países em que as mesmas estão presentes bem como o respectivo desvio padrão. (d) Sabendo quex = 16, e e s X = 8, e, determine e interpreter XY. (e) Averigúe se f j i = f i., i = 1,2,3, j = 1,2. Relacione a sua conclusão com a alínea anterior. 40. Uma amostra de 100 observações apresenta x = 10 e s = 1. Por lapso, duas observações não foram incluídas no estudo. Sabendo que a média aritmética das 102 observações não se alterou e que o respectivo desvio padrão aumentou 50%, determine as duas observações em falta.

12 41. A seguinte tabela de contingência contém os dados relativos a 85 empresas, ondex (em10 3 e) representa o lucro mensal ey representa o número de países em que cada empresa está presente. X \ Y [0,10[ [10,20[ (a) Determine e interprete os terceiros quartis das distribuições dex e dey. (b) Determine a percentagem de empresas que obtiveram um lucro mensal entre e (exclusive) e e (inclusive). (c) Considerando apenas as empresas presentes em 4 ou mais países, determine e interprete o lucro mensal médio das mesmas empresas bem como o respectivo desvio padrão. (d) Sabendo quey = 4,1 es Y = 0,81, determine e interpreter XY. (e) Averigúe se f j i = f i., i = 1,2,3, j = 1,2. Relacione a sua conclusão com a alínea anterior.

Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA I

Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA I Ano lectivo: 2008/2009 Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA I Ficha de exercícios 1 Validação de Pré-Requisitos: Estatística Descritiva Curso: Psicologia

Leia mais

1. Registou-se o número de assoalhadas da população de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial

1. Registou-se o número de assoalhadas da população de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial Escola Superior de Tecnologia de Viseu Fundamentos de Estatística 2010/2011 Ficha nº 1 1. Registou-se o número de assoalhadas da população de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial 0; 0; 0; 1;

Leia mais

(a) Identifique a população e a amostra. (b) Identifique a variável de interesse. (c) Que tipo de inferência é o interesse da agência governamental?

(a) Identifique a população e a amostra. (b) Identifique a variável de interesse. (c) Que tipo de inferência é o interesse da agência governamental? Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO Ficha de exercícios 1 Estatística Descritiva 2015/2016 1. Numa revista foi publicada uma lista com as 100 empresas

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática ESTATÍSTICA Ano lectivo: 2007/2008 Curso: Ciências do Desporto Ficha de exercícios nº1: Análise Exploratória de dados: Redução e Representação

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Mestrado em Gestão (MBA)

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Mestrado em Gestão (MBA) UNIVERSIDADE DOS AÇORES Mestrado em Gestão (MBA) Métodos Estatísticos 1º ano -1º Trimestre 2009/2010 Ficha de trabalho nº 1 Exercícios usando o SPSS PARTE 1 - Estatística Descritiva 1. As notas de 32 alunos

Leia mais

Omatematico.com ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Omatematico.com ESTATÍSTICA DESCRITIVA Omatematico.com ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. Classifique as variáveis abaixo: (a) Tempo para fazer um teste. (b) Número de alunos aprovados por turma. (c) Nível sócio-econômico (d) QI (Quociente de inteligência).

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Estatística Aplicada Ano Lectivo 2006/2007 Ficha n.º1 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas

Leia mais

EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS. Definições Básicas. Definições Básicas. Definições Básicas. Introdução à Estatística. Dados: valores de variáveis observadas.

EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS. Definições Básicas. Definições Básicas. Definições Básicas. Introdução à Estatística. Dados: valores de variáveis observadas. Definições Básicas Introdução à Estatística ESTATÍSTICA: estudo dos métodos para coletar, organizar, apresentar e analisar dados. População: conjunto constituído por todos os indivíduos que apresentem

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística 1 a. Lista de Exercícios de Estatística III 2005.2

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística 1 a. Lista de Exercícios de Estatística III 2005.2 1) Defina com as suas palavras: Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística 1 a. Lista de Exercícios de Estatística III 2005.2 a) Estatística b) População c) Amostra d) Parâmetro e) Estimador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) ENG. DE PRODUÇÃO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) ENG. DE PRODUÇÃO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) ENG. DE PRODUÇÃO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 2 LISTA N O 2 Prof.: William Morán Sem. I - 2011 1) Considere a seguinte função distribuição conjunta: 1 2 Y 0 0,7 0,0

Leia mais

Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti

Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Medidas de Posição Depois de se fazer a coleta e a representação dos dados de uma pesquisa, é comum analisarmos as tendências

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análise Exploratória de Dados Profª Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva email: alcione.miranda@gmail.com Introdução O primeiro passo

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A DETERMINAÇÃO DOS INTERVALOS DE CLASSE

CRITÉRIOS PARA A DETERMINAÇÃO DOS INTERVALOS DE CLASSE CRITÉRIOS PARA A DETERMINAÇÃO DOS INTERVALOS DE CLASSE Número de classes a considerar (k): a) Tabela de Truman L. Kelley n 5 10 25 50 100 200 500 1000 k 2 4 6 8 10 12 15 15 b) k=5 para n 25 e para n >25.

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Ano lectivo: 2014/2015 Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática Investigação Operacional Ficha de exercícios n o 5 Problemas de Transportes e Afectação. Cursos: Economia, Gestão e Optometria

Leia mais

http://www.de.ufpb.br/~luiz/

http://www.de.ufpb.br/~luiz/ UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequências

Leia mais

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia Departamento: Matemática Estatística I Curso: Contabilidade e Administração Ano: 3 o Semestre: o Prova: Exame Época: Normal Ano Lectivo: 2004/2005

Leia mais

Matemática Ficha de Trabalho/Apoio Tratamento de Dados

Matemática Ficha de Trabalho/Apoio Tratamento de Dados Matemática Ficha de Trabalho/Apoio Tratamento de Dados Constrói um gráfico de barras que represente a informação sobre os animais domésticos dos alunos da turma A. 7ºano Organização e análise de dados

Leia mais

Questões de Exames Passados. 1. Considere o polígono integral das distribuições a seguir e responda as perguntas abaixo. F(x) C D

Questões de Exames Passados. 1. Considere o polígono integral das distribuições a seguir e responda as perguntas abaixo. F(x) C D Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa Tratamento de Dados André C. Silva Questões de Exames Passados 1. Considere o polígono integral das distribuições a seguir e responda as perguntas abaixo.

Leia mais

A relação dos portugueses com o dinheiro e o crédito. 2 de Abril de 2008

A relação dos portugueses com o dinheiro e o crédito. 2 de Abril de 2008 A relação dos portugueses com o dinheiro e o crédito 2 de Abril de 2008 Caracterização dos inquiridos Sexo 37% 63% Feminino Masculino Idade 12% 18-25 anos 18% 26-35 anos 36-45 anos 54% 16% > de 45 anos

Leia mais

1ª Actividade Formativa

1ª Actividade Formativa 1ª Actividade Formativa 1. Foi feito um inquérito a um grupo de 40 compradores de carros novos, de determinada marca, para determinar quantas reparações ou substituições de peças foram feitas durante o

Leia mais

2.1. Para este tipo de estudo determine a população e a variável estatística.

2.1. Para este tipo de estudo determine a população e a variável estatística. Universidade de Santiago FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Estatística Aplicada a Ciência Sociais Teste Escrito Estatística Descritiva Leia com atenção e responda convenientemente às questões. 1. Na empresa

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES Olá pessoal! Neste ponto resolverei a prova de Matemática Financeira e Estatística para APOFP/SEFAZ-SP/FCC/2010 realizada no último final de semana. A prova foi enviada por um aluno e o tipo é 005. Os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA 4 a LISTA DE EXERCÍCIOS GBQ12 Professor: Ednaldo Carvalho Guimarães AMOSTRAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA 4 a LISTA DE EXERCÍCIOS GBQ12 Professor: Ednaldo Carvalho Guimarães AMOSTRAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA 4 a LISTA DE EXERCÍCIOS GBQ12 Professor: Ednaldo Carvalho Guimarães AMOSTRAGEM 1) Um pesquisador está interessado em saber o tempo médio que

Leia mais

a) Suponha que na amostra de 20 declarações foram encontrados 15 com dados incorrectos. Construa um

a) Suponha que na amostra de 20 declarações foram encontrados 15 com dados incorrectos. Construa um Escola Superior de Tecnologia de Viseu Probabilidades e Estatística 2007/2008 Ficha nº 7 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de vendas, A e B, para o mesmo produto.

Leia mais

EXERCÍCIOS. 2. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos.

EXERCÍCIOS. 2. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. EXERCÍCIOS 1. Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. 2. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos

Leia mais

Distribuição de freqüência

Distribuição de freqüência Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Distribuição de freqüência Dados brutos e rol Como já estudamos, o conjunto de dados numéricos obtidos após a crítica dos valores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA 1 a LISTA DE EXERCÍCIOS Bioestatística Professor: Ednaldo Carvalho Guimarães

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA 1 a LISTA DE EXERCÍCIOS Bioestatística Professor: Ednaldo Carvalho Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA a LISTA DE EXERCÍCIOS Bioestatística Professor: Ednaldo Carvalho Guimarães ) Um pesquisador obteve os seguintes valores de umidade (%) em casa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de MACS 10º ano Ano Letivo 2014/2015

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Organização e tratamento de dados Representação e interpretação de dados Formulação de questões Natureza dos dados Tabelas de frequências absolutas e relativas Gráficos de barras, circulares, de linha

Leia mais

A lista abaixo é indicada para treino pessoal e será utilizada para exercícios em sala de aula, inclusive para revisão, SEM caráter obrigatório.

A lista abaixo é indicada para treino pessoal e será utilizada para exercícios em sala de aula, inclusive para revisão, SEM caráter obrigatório. 1 A lista abaixo é indicada para treino pessoal e será utilizada para exercícios em sala de aula, inclusive para revisão, SEM caráter obrigatório. 1. ara analisar os dados de uma folha de pagamento, qual(is)

Leia mais

LISTA DE MATEMÁTICA. Aluno(a): Nº. 1. Determinada editora pesquisou o número de páginas das revistas mais vendidas em uma cidade.

LISTA DE MATEMÁTICA. Aluno(a): Nº. 1. Determinada editora pesquisou o número de páginas das revistas mais vendidas em uma cidade. LISTA DE MATEMÁTICA Aluno(a): Nº. Professor: Rosivane Série: 2 ano Disciplina: Matematica Data da prova: Pré Universitário Uni-Anhanguera MEDIDAS DE DISPERSÃO 1. Determinada editora pesquisou o número

Leia mais

Lista de Exercícios 1 - Estatística Descritiva

Lista de Exercícios 1 - Estatística Descritiva 1. O arquivo satisfaçãocomuniversidade.xlsx contém informações de uma amostra de 400 alunos de uma universidade. Deseja-se construir um histograma para a variável desempenho acadêmico, com intervalos de

Leia mais

Distribuição de Freqüências

Distribuição de Freqüências Distribuição de Freqüências Por constituir-se o tipo de tabela importante para a Estatística Descritiva, faremos um estudo completo da distribuição de freqüências. Uma distribuição de freqüências condensa

Leia mais

Vetores Aleatórios, correlação e conjuntas

Vetores Aleatórios, correlação e conjuntas Vetores Aleatórios, correlação e conjuntas Cláudio Tadeu Cristino 1 1 Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Brasil Segundo Semestre, 2013 C.T.Cristino (DEINFO-UFRPE) Vetores Aleatórios 2013.2

Leia mais

Distribuição de Freqüência

Distribuição de Freqüência Distribuição de Freqüência Representação do conjunto de dados Distribuições de freqüência Freqüência relativa Freqüência acumulada Representação Gráfica Histogramas Organização dos dados Os métodos utilizados

Leia mais

Análise descritiva de Dados. a) Média: (ou média aritmética) é representada por x e é dada soma das observações, divida pelo número de observações.

Análise descritiva de Dados. a) Média: (ou média aritmética) é representada por x e é dada soma das observações, divida pelo número de observações. Análise descritiva de Dados 4. Medidas resumos para variáveis quantitativas 4.1. Medidas de Posição: Considere uma amostra com n observações: x 1, x,..., x n. a) Média: (ou média aritmética) é representada

Leia mais

ActivALEA. active e actualize a sua literacia

ActivALEA. active e actualize a sua literacia ActivALEA active e actualize a sua literacia N.º 14 - DADOS DE AUDIIÊNCIIAS DA TV Esta ActivALEA é constituída por um conjunto de questões formuladas a partir de dados apresentados numa notícia publicada

Leia mais

Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequívoca, aquilo que pretende que não seja classificado.

Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequívoca, aquilo que pretende que não seja classificado. Teste Intermédio de Matemática B 2010 Teste Intermédio Matemática B Duração do Teste: 90 minutos 13.04.2010 10.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Utilize apenas caneta ou esferográfica

Leia mais

Oitava Lista de Exercícios Assuntos: Estatística Descritiva

Oitava Lista de Exercícios Assuntos: Estatística Descritiva Oitava Lista de Exercícios Assuntos: Estatística Descritiva 1. (Apostila 4 - ex.2.7) Na Tabela abaixo tem-se as médias dos alunos de 2 turmas de Introdução à Estatística Econômica da Faculdade de Economia

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO

MEDIDAS DE DISPERSÃO MEDIDAS DE DISPERSÃO 1) (PETROBRAS) A variância da lista (1; 1; 2; 4) é igual a: a) 0,5 b) 0,75 c) 1 d) 1,25 e) 1,5 2) (AFPS ESAF) Dada a seqüência de valores 4, 4, 2, 7 e 3 assinale a opção que dá o valor

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Fábrica 1 Fábrica 2 Fábrica 3 Mina 1 45 80 140 Mina 2 70 145 95

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Fábrica 1 Fábrica 2 Fábrica 3 Mina 1 45 80 140 Mina 2 70 145 95 Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Ano lectivo: 2008/2009; Curso: Economia Ficha de exercícios nº5: Problema de Transportes e Problema de Afectação. 1. Uma

Leia mais

Leia o texto abaixo para resolver as questões sobre população e amostra.

Leia o texto abaixo para resolver as questões sobre população e amostra. Leia o texto abaixo para resolver as questões sobre população e amostra. População e amostra População e amostra referem-se ao conjunto de entes cujas propriedades desejamos averiguar. População estatística

Leia mais

ESTATÍSTICA. Professor: Ricardo Vojta

ESTATÍSTICA. Professor: Ricardo Vojta ESTATÍSTICA Ciências Contábeis Professor: Ricardo Vojta RAMOS DA ESTATÍSTICA A estatística dedutiva (também conhecida como Estatística Descritiva) se encarrega de descrever o conjunto de dado desde a elaboração

Leia mais

Estatística I Aula 1. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 1. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 1 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística Estatística

Leia mais

Estatística Aplicada ao Serviço Social

Estatística Aplicada ao Serviço Social Estatística Aplicada ao Serviço Social Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução O que é Estatística? Coleção de métodos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA 1 o Semestre Ficha de Exercícios - Teoria das Probabilidades 2009/2010

Leia mais

QUALITATIVA VARIÁVEL QUANTITATIVA

QUALITATIVA VARIÁVEL QUANTITATIVA NOMINAL ORDINAL QUALITATIVA VARIÁVEL QUANTITATIVA DISCRETA CONTÍNUA - Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA MÉDIA PONDERADA MODA MEDIANA

MÉDIA ARITMÉTICA MÉDIA PONDERADA MODA MEDIANA MÉDIA ARITMÉTICA MÉDIA PONDERADA MODA MEDIANA Em um amostra, quando se têm os valores de uma certa característica, é fácil constatar que os dados normalmente não se distribuem uniformemente, havendo uma

Leia mais

CURSO ONLINE REGULAR ESTATÍSTICA BÁSICA PROF. SÉRGIO CARVALHO AULA 13 RELAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FINAIS

CURSO ONLINE REGULAR ESTATÍSTICA BÁSICA PROF. SÉRGIO CARVALHO AULA 13 RELAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FINAIS Olá, amigos! AULA 13 RELAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FINAIS Ainda não é chegada nossa aula derradeira! Sei que muitos estão chateados e com toda a razão do mundo pelo atraso destas últimas aulas. Noutra ocasião

Leia mais

1 Variáveis Aleatórias

1 Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias Exercício Num lançamento de 3 moedas equilibradas seja X avariável aleatória que representa o número de caras saídas Escreva a função de probabilidade de X Exercício Quantasvezessedevelançarumdadoaoarparaqueaprobabilidade

Leia mais

Cláudio Tadeu Cristino 1. Julho, 2014

Cláudio Tadeu Cristino 1. Julho, 2014 Inferência Estatística Estimação Cláudio Tadeu Cristino 1 1 Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica Julho, 2014 C.T.Cristino

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhos Práticos Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Normas 3.1 Relatório 3.2 Avaliação 4. Propostas Na disciplina de Programação

Leia mais

Nome: Nº- Série/Ano: Turma: Nível: Matrícula Nº: Data: / / ANÁLISE DE DADOS E INDICADORES SOCIAIS TABULAÇÃO

Nome: Nº- Série/Ano: Turma: Nível: Matrícula Nº: Data: / / ANÁLISE DE DADOS E INDICADORES SOCIAIS TABULAÇÃO Nome: Nº- Série/Ano: Turma: Nível: Matrícula Nº: Data: / / Professores: Eliton Mendes Variável ANÁLISE DE DADOS E INDICADORES SOCIAIS TABULAÇÃO É o objeto da pesquisa. É aquilo que estamos investigando.

Leia mais

TESTE DE MATEMÁTICA. 1. Efectuou-se um estudo sobre as vendas de automóveis num determinado stand, o qual revelou que:

TESTE DE MATEMÁTICA. 1. Efectuou-se um estudo sobre as vendas de automóveis num determinado stand, o qual revelou que: TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo / - 9º I - // Nome:.. Nº... Duração da Prova: 9 minutos O teste inclui cinco itens de escolha múltipla. Seleccione a única resposta correcta de entre as quatro alternativas

Leia mais

Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Escola Secundária Manuel Cargaleiro Escola Secundária Manuel Cargaleiro Curso Científico- Natural Professora: Nota: Observações: Este trabalho foi elaborado por: - Nuno Valverde n.º 12 - Pedro Valverde n.º 14 - Pedro Andrez n.º 15 - Pedro

Leia mais

EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS

EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS Exercício 1 Construa o modelo Entidades-Relacionamentos a partir da seguinte descrição do sistema: Uma empresa de venda de automóveis retende implementar um sistema

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO ANO LETIVO DE 2015/2016 PROFESSORES: Inácio Véstia

Leia mais

Estatística Descritiva I

Estatística Descritiva I Estatística Descritiva I Bacharelado em Economia - FEA - Noturno 1 o Semestre 2016 Profs. Fábio P. Machado e Gilberto A. Paula MAE0219 (Economia-FEA-Noturno) Estatística Descritiva I 1 o Semestre 2016

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Cronograma Introdução 1 Introdução 2 3 Você associa a estatística ao que? Qual a importância

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA Escola Secundária/3 de Mirandela

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA Escola Secundária/3 de Mirandela AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA Plano a médio prazo 204/205 27 horas----------32 s Temas/Conteúdos Estatística. Generalidades - População e amostra. Unidade estatística. - Censo e Sondagem. Técnica

Leia mais

1ª AULA: GLOSSÁRIO E LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª AULA: GLOSSÁRIO E LISTA DE EXERCÍCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GESTÃO TERRITORIAL PPGTG DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ECV DISCIPLINA: TGT410026 FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA 1ª AULA: GLOSSÁRIO E LISTA DE EXERCÍCIOS

Leia mais

Prova Parcial de Estatística I. Turma: AE1 AE2 AE3 AE4

Prova Parcial de Estatística I. Turma: AE1 AE2 AE3 AE4 ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Prova Parcial de Estatística I Data: Setembro / Professores: Eduardo Francisco Francisco Aranha Nelson Barth A Nome do Aluno: GABARITO

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Alfandega da Fé

Escola Básica e Secundária de Alfandega da Fé Escola Básica e Secundária de Alfandega da Fé Prova de Avaliação MACS - 11.º B Em todas as respostas, indique todos os cálculos e todas as justificações necessárias. Atenção: quando, para um resultado,

Leia mais

Monitor Giovani Roveroto

Monitor Giovani Roveroto Monitor Giovani Roveroto Intervalo de Confiança 1. Suponha que o gerente de uma loja de comércio de tintas queira calcular a verdadeira quantidade de tinta contida em um galão, comprados de um fabricante

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados. Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos

Estatística: Conceitos e Organização de Dados. Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Introdução O que é Estatística? É a parte da matemática aplicada que

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 10º Ano Planificação 2014/2015 Índice Finalidades... 2 Objectivos e competências

Leia mais

AULA INAUGURAL QUESTÕES DO ENEM ESTATÍSTICA. ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 2ª 3ª Médio M/T

AULA INAUGURAL QUESTÕES DO ENEM ESTATÍSTICA. ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 2ª 3ª Médio M/T MATEMÁTICA 2014 UNIDADE BH SÉRIES FINAIS AULA INAUGURAL QUESTÕES DO ENEM ESTATÍSTICA ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 2ª 3ª Médio M/T Aluno(a): Nº: Turma: QUESTÃO 01 ENEM 2009 (prova cancelada) Cinco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Disciplina: Estatística II LISTA DE EXERCÍCIOS 3 1. Testes de resistência à tensão foram feitas em duas estruturas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA SÉRIES, TABELAS E GRÁFICOS ESTATÍSTICOS Departamento de Estatística Tarciana Liberal TABELAS TABELAS TABELAS TABELAS TABELAS SÉRIES ESTATÍSTICAS Um gerente de produção da

Leia mais

Escola Básica do 2º e 3º Ciclos S. Paio de Moreira de Cónegos

Escola Básica do 2º e 3º Ciclos S. Paio de Moreira de Cónegos Escola Básica do 2º e 3º Ciclos S. Paio de Moreira de Cónegos Ficha de Avaliação - Matemática 7º Ano Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educ.: A Esta ficha é constituída por duas partes,

Leia mais

ESTATÍSTICA. O que é Estatística? É o ramo da Matemática que se encarrega de coletar dados sobre determinado assunto,

ESTATÍSTICA. O que é Estatística? É o ramo da Matemática que se encarrega de coletar dados sobre determinado assunto, ESTATÍSTICA O que é Estatística? É o ramo da Matemática que se encarrega de coletar dados sobre determinado assunto, organizá-los e expôlos na forma de tabelas ou gráficos. Apresentando uma estatística

Leia mais

COMENTÁRIO AFRM/RS 2012 ESTATÍSTICA Prof. Sérgio Altenfelder

COMENTÁRIO AFRM/RS 2012 ESTATÍSTICA Prof. Sérgio Altenfelder Comentário Geral: Prova muito difícil, muito fora dos padrões das provas do TCE administração e Economia, praticamente só caiu teoria. Existem três questões (4, 45 e 47) que devem ser anuladas, por tratarem

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL ESTIMAÇÃO AUT 516 Estatística Aplicada a Arquitetura e Urbanismo 2 DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL Na aula anterior analisamos

Leia mais

Índice de Exercícios. Exercício 1.

Índice de Exercícios. Exercício 1. Índice de Exercícios Exercício 1...1 Exercício 2...2 Exercício 3...4 Exercício 4...7 Exercício 5. (Ficha de trabalho de Metrologia e Qualidade módulo 4)...8 Exercício 6. (Ficha de trabalho de Metrologia

Leia mais

3. Características amostrais. Medidas de localização e dispersão

3. Características amostrais. Medidas de localização e dispersão Estatística Descritiva com Excel Complementos. 77 3. Características amostrais. Medidas de localização e dispersão 3.1- Introdução No módulo de Estatística foram apresentadas as medidas ou estatísticas

Leia mais

Estatística Aplicada. Gestão de TI. Evanivaldo Castro Silva Júnior

Estatística Aplicada. Gestão de TI. Evanivaldo Castro Silva Júnior Gestão de TI Evanivaldo Castro Silva Júnior Porque estudar Estatística em um curso de Gestão de TI? TI trabalha com dados Geralmente grandes bases de dados Com grande variabilidade Difícil manipulação,

Leia mais

Disciplina Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE DSITRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS

Disciplina Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE DSITRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS Disciplina Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE DSITRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS 1) Devido às altas taxas de juros, uma firma informa que 30% de suas

Leia mais

Prova Escrita de Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Prova Escrita de Matemática Aplicada às Ciências Sociais EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10.º/11.º Anos ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade Prova 835/1.ª Fase

Leia mais

0,25 120 1,2 100 2,3 100

0,25 120 1,2 100 2,3 100 Tema de vida: O mundo em mudança somos consumidores Nome do Formando: Data: / / A percentagem é um dos conceitos matemáticos mais utilizado no dia-a-dia. Por exemplo, quando lemos jornais, ouvimos a rádio,

Leia mais

Teste Intermédio A I (50%)

Teste Intermédio A I (50%) aculdade de Economia da Universidade ova de Lisboa 1304 Análise de Dados e robabilidades ernando Brito Soares Graça Silva edro Chaves Teste Intermédio A Data: 14 de Abril de 2007, 11.00 Duração: 2 horas

Leia mais

Centro Universitário Franciscano Material elaborado por: Professora Leandra Anversa Fioreze e Professor Clandio Timm Marques.

Centro Universitário Franciscano Material elaborado por: Professora Leandra Anversa Fioreze e Professor Clandio Timm Marques. Conceitos Introdutórios 1. Definindo Estatística: Ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando-os na tomada de decisões. 2. Divisão da

Leia mais

Exercícios Resolvidos sobre Amostragem

Exercícios Resolvidos sobre Amostragem Exercícios Resolvidos sobre Amostragem Observe agora, nestes Exercícios Resolvidos, como alguns parâmetros estatísticos devem ser construídos para formar amostras fidedignas de certas populações ou fenômenos

Leia mais

Resoluções comentadas das questões de Estatística da prova para. ANALISTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E METAS da PREFEITURA/RJ

Resoluções comentadas das questões de Estatística da prova para. ANALISTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E METAS da PREFEITURA/RJ Resoluções comentadas das questões de Estatística da prova para ANALISTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E METAS da PREFEITURA/RJ Realizada pela Fundação João Goulart em 06/10/2013 41. A idade média de todos

Leia mais

Objecto da Estatística

Objecto da Estatística Objecto da Estatística ESTATÍSTICA "Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados" A Estatística Descritiva é o segmento

Leia mais

Estatística descritiva. Também designada Análise exploratória de dados ou Análise preliminar de dados

Estatística descritiva. Também designada Análise exploratória de dados ou Análise preliminar de dados Estatística descritiva Também designada Análise exploratória de dados ou Análise preliminar de dados 1 Estatística descritiva vs inferencial Estatística Descritiva: conjunto de métodos estatísticos que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SERRA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS (VARIÁVEIS ALEATÓRIAS) ALUNO(A):

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SERRA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS (VARIÁVEIS ALEATÓRIAS) ALUNO(A): INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SERRA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS (VARIÁVEIS ALEATÓRIAS) ALUNO(A): 1) A demanda quotidiana por um determinado produto no mercadinho

Leia mais

Investimentos e Mercados Financeiros

Investimentos e Mercados Financeiros MESTRADO EM CONTABILIDADE, FISCALIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS 1º SEMESTRE 2007/2008 Investimentos e Mercados Financeiros Caderno de Exercícios nº3 Escolha da Carteira Óptima Raquel M. Gaspar 1 Teoria

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA O objecto da estatística Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjunto de dados. 13-03-2002 Margarida Pocinho

Leia mais

PROVA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 1 SEMESTRE DE 2010 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: GABARITO (SUBSTITUTIVA)

PROVA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 1 SEMESTRE DE 2010 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: GABARITO (SUBSTITUTIVA) PROVA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 1 SEMESTRE DE 2010 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: GABARITO (SUBSTITUTIVA) DISSERTATIVAS: 1) A distribuição de freqüências apresentada foi obtida a partir de uma pesquisa com

Leia mais

Pesquisa Aplicada à Estatística

Pesquisa Aplicada à Estatística Pesquisa Aplicada à Estatística Tatiene Correia de Souza / UFPB tatiene@de.ufpb.br September 14, 2014 Souza () Pesquisa Aplicada à Estatística September 14, 2014 1 / 23 Estatística: ideias gerais O que

Leia mais

Escola Secundária Gabriel Pereira Évora Matemática A 10º ano. Planificação da Unidade Geometria

Escola Secundária Gabriel Pereira Évora Matemática A 10º ano. Planificação da Unidade Geometria Escola Secundária Gabriel Pereira Évora Matemática A 10º ano Planificação da Unidade Geometria 1. Generalidades Objecto da estatística e breve nota histórica sobre a evolução desta ciência; utilidade na

Leia mais

Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística Departamento de Matemática - IST(TP) Secção de Estatística e Aplicações Probabilidades e Estatística 1 o Exame/1 o Teste/2 o Teste 2 o Semestre/1 a Época 2008/09 Duração: 3 horas/1 hora e 30 minutos 16/01/09

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros Tabela de dados multidimensionais Até agora vimos como organizar, resumir e descrever informações referentes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 DISCIPLINA: CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I PERÍODO: 2013.2 LISTA DE EXERCÍCIOS 3 1) Uma empresa fabricante de pastilhas para freio efetua um teste para controle de qualidade de seus produtos.

Leia mais

CAPÍTULO 9 Exercícios Resolvidos

CAPÍTULO 9 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 9 Exercícios Resolvidos R9.1) Diâmetro de esferas de rolamento Os dados a seguir correspondem ao diâmetro, em mm, de 30 esferas de rolamento produzidas por uma máquina. 137 154 159 155 167 159

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA 5º ano 2012/2013 UNIDADE: Números e Operações 1 - NÚMEROS NATURAIS OBJECTIVOS GERAIS: - Compreender e ser capaz de usar propriedades dos números inteiros

Leia mais

Aula 7 Medidas de Tendência Central 2ª parte

Aula 7 Medidas de Tendência Central 2ª parte 1 Estatística e Probabilidade Aula 7 Medidas de Tendência Central 2ª parte Professor Luciano Nóbrega Medidas de posição Resumo Média aritmética ( x ) É a razão entre o somatório dos valores das variáveis

Leia mais

Aula de Exercícios - Variáveis Aleatórias Discretas - Modelos Probabiĺısticos

Aula de Exercícios - Variáveis Aleatórias Discretas - Modelos Probabiĺısticos Aula de Exercícios - Variáveis Aleatórias Discretas - Modelos Probabiĺısticos Organização: Airton Kist Digitação: Guilherme Ludwig Exercício Se X b(n, p), sabendo-se que E(X ) = 12 e σ 2 = 3, determinar:

Leia mais