FUTEBOL NÃO DEIXE O JOGO TOMAR CONTA DE SI. POR FAVOR, JOGUE COM RESPONSABILIDADE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUTEBOL NÃO DEIXE O JOGO TOMAR CONTA DE SI. POR FAVOR, JOGUE COM RESPONSABILIDADE."

Transcrição

1 FUTEBOL As pessoas que apostam responsavelmente certificam-se que conhecem todas as particularidades do evento em que irão apostar. Elas decidem com antecedência quanto tempo e dinheiro querem gastar. Jogar com responsabilidade permite que o jogo seja uma experiência agradável, divertida, e com pouco risco de causar danos a si próprio, à família ou aos amigos. NÃO DEIXE O JOGO TOMAR CONTA DE SI. POR FAVOR, JOGUE COM RESPONSABILIDADE. FUTEBOL O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipa jogado entre duas equipas de 11 jogadores cada uma e um árbitro que se ocupa da correcta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo rectangular relvado, com uma baliza em cada lado do campo. O objectivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza do adversário, acção que se denomina golo). Ao terminar a partida a equipa que marcou mais golos na baliza do adversário é a vencedora. O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na actualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos. Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006, aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo estão activamente envolvidos no futebol, incluindo jogadores, árbitros e directores. Destas, 265 milhões jogam o futebol regularmente de maneira profissional, semi-profissional ou amadora, considerando tanto a homens, mulheres, jovens e crianças. Este valor representa cerca de 4% da população mundial.

2 OFERTA DE APOSTAS DESPORTIVAS Mundial - Liga Sagres - Premier League - Série A - Primera Division Bundesliga - Ligue 1 - Liga dos Campeões - Taça UEFA Mundial O Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da selecção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial. O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). É também o único país a ter participado em todos os Campeonatos. Segue-se a selecção da Itália, tetra campeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as selecções da Inglaterra, campeã em 1966, da França, campeã em 1998 e da Espanha, campeã em Em 2014, terá lugar no Brasil, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de Novembro de Desde 1998 este evento é realizado com 32 equipas participantes. História da Selecção Portuguesa A Selecção Portuguesa de Futebol é gerida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A estreia de Portugal num Mundial da FIFA, em 1966, levou a Selecção das Quinas às meias-finais, onde viria a ser derrotada pela anfitriã, e futura campeã, a Inglaterra. Portugal terminou o campeonato em 3º lugar e Eusébio foi o Melhor Marcador do torneio, com nove golos. As duas vezes seguintes em que Portugal se qualificou para um Mundial foram em 1986 e 2002, tendo sido eliminado na fase de grupos em ambos. Em 2003, a Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari, que havia sido campeão com a Selecção Brasileira de Futebol em Scolari levou Portugal à final do UEFA Euro 2004, onde foi derrotado pela Grécia e também à segunda semifinal das Quinas, no Mundial da FIFA Acabaria por deixar a Selecção após o UEFA Euro 2008, sendo contratado pelo Chelsea. Carlos Queiroz foi designado como o novo seleccionador em Após ser acusado de ter obstruído os agentes do controle anti-doping e ser suspenso por seis meses, Queiroz foi demitido do cargo de seleccionador no dia 7 de Setembro de 2010.

3 Selecção Portuguesa - Campeonato do Mundo de Futebol de 1966 (3º Lugar) O Campeonato do Mundo FIFA de 1966, oitava edição da competição, foi sediado na Inglaterra de 11 de Julho a 30 de Julho. A Inglaterra foi escolhida como anfitriã pela FIFA em Agosto de 1960 para celebrar o centenário da codificação do futebol na Inglaterra. Foi um ano de triunfo para os donos da casa, uma vez que o English Team venceu a final batendo a Alemanha Ocidental por 4 a 2, conquistando assim o primeiro (e até agora único) título mundial dos ingleses, e se tornando a primeira sede a vencer o torneio desde que a Itália venceu em Eliminatórias Na fase eliminatória, Portugal ficou no grupo da Roménia, Checoslováquia e Turquia. Talvez as distâncias das viagens atemorizassem os Portugueses mais que os adversários. A 24 de Janeiro de 1965, Portugal estreou-se a ganhar à Turquia por 5-1, com três golos de Eusébio e ainda de Jaime Graça e Coluna; Fevzi marcou pelos Turcos. Em Ancara, a 19 de Abril, Portugal ganhou novamente por 1-0, com mais um golo de Eusébio. A 25 de Abril, Portugal jogou em Bratislava e derrotou os Checoslovacos por 0-1, uma vez mais com Eusébio a marcar. A qualificação ficou garantida em Lisboa, a 13 de Junho com uma vitória sobre a Roménia; Eusébio marcou mais duas vezes, e Avran pelos adversários. Quando a 31 de Outubro, no Porto, a equipa nacional defrontou a Checoslováquia, a qualificação já estava garantida; o jogo saldou-se por um empate a zero. E finalmente, Portugal perdeu em Bucareste 2-0 contra a Roménia, com golo de Dridea, e um golo contra de Carvalho. Fase Final Colocação: 3º lugar Campanha: 6 jogos, 5 vitórias, 1 derrota, 19 golos a favor e 8 golos contra. Jogos: Portugal 3-1 Hungria, Bulgária 0-3 Portugal, Brasil 1-3 Portugal, Portugal 5-3 Coreia do Norte, Portugal 1-2 Inglaterra e Portugal 2-1 União Soviética. A equipa portuguesa começou com três vitórias na fase de grupos onde bateu Hungria, Bulgária e Brasil. Depois a equipa de Otto Glória bateria de virada a surpreendente selecção da Coreia do Norte por 5 a 3, com Eusébio marcando quatro golos. Nas semifinais Portugal seria derrotado pela Inglaterra por 2 a 1. Na decisão do terceiro lugar um outro placar de 2 a 1 mas desta vez em favor dos portugueses contra a URSS e assim Portugal alcançaria sua melhor colocação na história das Copas. Eusébio seria o artilheiro máximo da competição com nove golos. Selecção Portuguesa - Campeonato do Mundo de Futebol de 1986 O Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 1986 foi a 13 Campeonato do Mundo disputado, e contou com a participação de 24 países divididos em seis grupos de quatro. 113 países participaram das eliminatórias.

4 A Copa de 1986 seria disputada na Colômbia. Porém, os graves problemas económicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil, mas o Governo de José Sarney recusou. Então a Copa foi aceita pelo México, que foi escolhido para sediar o mundial mais uma vez. Foi uma Copa na qual o grande nome foi sem dúvida Diego Armando Maradona. Há 20 anos que Portugal não participava numa final do campeonato. No sorteio das eliminatórias, Portugal ficou alinhado com Alemanha, Checoslováquia, Suécia e Malta. Duas equipas por grupo iriam ao campeonato. Selecção Portuguesa - Campeonato do Mundo de Futebol de 2002 O campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2002 reuniu 32 equipas entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final. Foi a Copa das grandes surpresas e decepções. Do lado das surpresas contaram-se o Senegal (1 a 0 contra a França, 1 a 1 com a Dinamarca, 3 a 3 com o Uruguai, sendo eliminado só nos quartos-de-final pela Turquia, outra surpresa). Os turcos venderam caro a derrota para o Brasil, ficaram em 2º no grupo e perderam de novo para o Brasil, nas semifinais, por um 1 a 0. A Turquia pode queixar-se de um calendário de jogos mal feito, em parte devido ao fato do campeonato se disputar em dois países, dado que as equipes que se enfrentam na fase de grupos não devem voltar a jogar uma contra a outra, excepto na final. Na disputa do 3º lugar, a Turquia ganhou por 3 a 2 da Coreia do Sul, outra grande surpresa, ainda que beneficiada por jogar em casa. A Coreia ganhou da Polónia, Portugal, Itália, eliminou a Espanha e ficou em 4º lugar no Mundial. Do lado das decepções estão a França, Argentina, Itália e Portugal. A França, favorita ao título, foi Selecção Portuguesa - Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 (4º Lugar) O Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2006 realizou-se na Alemanha e foi vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram da Copa de 2006, cuja final foi no dia 9 de Julho.

5 Portugal participou pela quarta vez, a segunda consecutiva, numa fase final do Campeonato do Mundo de Futebol. Durante as eliminatórias, Portugal defrontou a Rússia, Eslováquia, Estónia, Letónia, Luxemburgo e Liechtenstein. Treinado pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, terminou as eliminatórias de forma invicta, com 9 vitórias e três empates. No torneio final, Portugal ganhou a Angola, Irão, México e Países Baixos. Empatou com a Inglaterra (Portugal ganhou no desempate por grandes penalidades) e perdeu depois com a França e Alemanha. Pela primeira vez desde 1966, a selecção portuguesa foi uma das semi-finalistas, tendo encerrado a competição na quarta colocação. Selecção Portuguesa - Campeonato do Mundo de Futebol de 2010 O Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010 foi a décima nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de Junho até 11 de Julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas nas cidades de Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, Rustemburgo e Joanesburgo. Trinta e duas selecções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 13 delas europeias (Espanha, Países Baixos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia e Suíça), 8 americanas (Brasil, Argentina, Honduras, México, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai), 6 africanas (África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria), 3 asiáticas (Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte) e 2 oceânicas (Austrália e Nova Zelândia). A grande campeã do Campeonato do Mundo foi a Selecção Espanhola, que havia conquistado a Eurocopa de 2008 em cima da Alemanha, ostentado o 3º lugar na Copa das Confederações de 2009 e era a 2ª colocada dentre todas as selecções no Ranking Mundial da FIFA. No elenco, havia Iker Casillas, eleito melhor goleador do mundo em 2009 e 2008, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, respectivamente 3º e 5º melhores jogadores do mundo em 2009, Fernando Torres, David Villa e Cesc Fàbregas, respectivamente os 3º, 10º e 15º melhores jogadores do mundo em No caminho até a final, a Espanha eliminou Portugal, Paraguai e Alemanha nas fases finais.

6 Primeira Liga (Liga Sagres) A Primeira Liga é um campeonato de futebol profissional disputado em Portugal desde 1934 pelos clubes da primeira divisão do país. Actualmente, a Primeira Liga adopta a denominação comercial de Liga Zon Sagres decorrente do patrocínio pela Centralcer, produtora da conhecida marca de cerveja Sagres. A denominação comercial da Primeira Liga muda de tempos a tempos em função dos contratos de patrocínios celebrados pela entidade organizadora da competição, e detentora dos respectivos direitos comerciais - a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O campeonato iniciou-se em e confrontou apenas oito equipas na Primeira Divisão. A temporada de contaria com doze equipas provisoriamente até à temporada seguinte, em que passou novamente a dez equipas. Este número de clubes ir-se-ia manter até , altura em que admitiu doze equipas, passando imediatamente na temporada seguinte a catorze equipas, assim se mantendo durante 25 épocas. Na temporada de passou a dezasseis equipas para, em , passar a admitir vinte, assim se mantendo por duas épocas. Em assume o formato das dezoito equipas, com uma excepção na temporada seguinte (20), assim se manteve até a época 2005/2006, sendo que na época houve uma redução para 16 equipas, sendo que previsivelmente nas épocas subsequentes haverá nova redução de equipas, uma vez que a Liga não se assume como economicamente viável ao nível de receitas para suportar tantas equipas. Tem-se falado e debatido nos órgãos da Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Clubes a possibilidade de se avançar para um campeonato disputado com 10 equipas, sendo jogado a quatro voltas. Com estas medidas o orçamento dos clubes portugueses duplicaria, permitindo uma subida no ranking da UEFA e condições dignas para que os clubes portugueses disputem os grandes troféus internacionais. Premier League Premier League - A Premier League é uma liga profissional de futebol da Inglaterra. Esta liga está no topo da pirâmide do futebol Inglês, sendo a principal competição de futebol do país. Disputada por 20 clubes no sistema de pontos corridos, ao final de cada temporada os três piores colocados são relegados para a Football League, dando espaço para os três melhores colocados desta competição. Os quatro melhores colocados participam da Liga dos Campeões da UEFA. A Premier League é uma corporação na qual os 20 clubes participantes agem como subscritores. Cada temporada acontece do mês de Agosto ao mês de Maio, tendo 38 jornadas, com 10 partidas cada, totalizando 380 partidas em toda a

7 temporada. O Barclays Bank é o patrocinador, portanto a liga é chamada oficialmente de Barclays Premier League. A maioria dos jogos são disputados durante o período da tarde nos sábados e domingos, e algumas vezes durante a noite, no meio da semana. Série A A Serie A do Campeonato Italiano de Futebol é a divisão principal da competição do desporto no país. Sendo realizada desde 1898, é um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do mundo. O clube de maior sucesso é da Juventus, com 25 campeonatos, seguido por Internazionale e Milan, com (18) e Genoa (9). Primera Division O Campeonato Espanhol de Futebol (em espanhol La Liga de Fútbol Profesional, ou simplesmente La Liga ou Primera Liga) é a maior competição de futebol disputada por clubes profissionais em Espanha. Foi criada em 10 de Fevereiro de 1929, e joga-se, actualmente entre os meses de Setembro e Junho com a presença de 20 equipas. A Liga é conhecida popularmente como "Liga das Estrelas". De acordo com a classificação anual realizada pela IFFHS, a liga espanhola terminou 2005 como a quarta melhor liga do mundo. A liga, que em 2004, 2002, 2001 e 2000 havia terminado em primeiro, deve esta descida ao mau desempenho das equipes espanholas nas maiores competições internacionais. Apesar de já ter sido disputada por 55 equipas diferentes, até hoje, somente nove clubes foram capazes de ganhá-la: o Real Madrid, 31 vezes; F.C. Barcelona, 20; Atlético de Madrid, 9; Athletic Club de Bilbao (Atlético de Bilbao), 8; Valencia CF, 6; Real Sociedad de Fútbol,2 e Real Betis Balompié, Sevilla Fútbol Club e Deportivo La Coruña. A Liga, historicamente dominada por Real Madrid e F.C. Barcelona, viu aumentar sua competitividade com o melhor nível de clubes como o Valencia CF, Deportivo La Coruña, Villarreal CF e com o retorno do Atlético de Madrid, sua terceira força histórica, para a primeira divisão. Isso também pode ser constatado pelo facto de que, nas últimas seis temporadas, houve quatro vencedores diferentes. Mesmo assim, Real Madrid e Barcelona concentram 16 dos últimos 20 campeonatos. Estes e o Atlético de Bilbao são os únicos clubes que sempre estiveram na primeira divisão. La Liga não é a única

8 competição futebolística profissional da Espanha. Também se disputa a Copa do Rei da Espanha, mediante o sistema de competição por eliminatórias, em que participam todas as equipes de primeira e segunda divisão, os 6 melhores de cada grupo da segunda B, e os campeões de grupos da terceira. Além disso, os campeões de cada competição disputam em Agosto a Supercopa da Espanha, que marca o início da nova temporada futebolística. Bundesliga O Campeonato Alemão de Futebol é uma liga profissional de futebol da Alemanha. A liga está no topo da pirâmide do futebol Alemão, sendo competição principal de futebol do país. O actual campeão é o Bayern München, que venceu o seu vigésimo segundo título na Bundesliga na temporada 2009/2010. Actualmente, o maior campeão é o Bayern Munique com 22 títulos e o maior artilheiro é Gerd Müller com 365 golos em 427 jogos. Ligue 1 A Ligue 1 (até 2002 chamada de Division 1) é a liga principal de futebol da França, organizada pela FFF, desde Pelo actual ranking de coeficientes da UEFA, o torneio pode classificar dois clubes directamente para a fase de grupos e um clube para a última fase classificatória da Liga dos Campeões da UEFA. Para a Liga Europa da UEFA, classificam-se os quarto e quinto colocados. Sextos e sétimos colocados também têm hipóteses de se classificarem, caso algum clube que esteja na frente conquiste alguma das Copas (que dão vaga directa à competição continental).

9 Liga dos Campeões da UEFA A Liga dos Campeões da UEFA ou UEFA Champions League, que evoluiu da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus, é uma competição organizada pela UEFA desde 1992 (desde 1955 no seu antigo formato) para os clubes de futebol mais prestigiados na Europa. O prémio, a European Champion Clubs' Cup (mais conhecida por European Cup), é o troféu mais prestigiado do desporto na Europa. A Liga dos Campeões da UEFA é separada da Liga Europa da UEFA. O torneio consiste em várias rondas. Nos moldes actuais, a competição começa na segunda metade de Julho, com três eliminatórias de qualificação (knockout). As 16 equipas sobreviventes juntam-se a outras 16, que estavam previamente qualificadas, formando assim oito grupos de quatro equipas cada. Os primeiros e segundos classificados entram na fase final de knockout, que acaba com a Final em Maio, os terceiros lugares entram na Liga Europa da UEFA. Antigamente, apenas o campeão de cada liga nacional podia participar na competição; contudo, isto foi mudado em 1997 com o fim de deixar os seguintes classificados das ligas mais fortes participarem também. O título já foi ganho por 21 clubes diferentes, sendo que 12 deles já venceram o título mais do que uma vez. O clube recordista com mais títulos é o Real Madrid, que ganhou a competição por nove vezes. Liga Europa da UEFA A Liga Europa da UEFA, antiga Taça UEFA ou Copa da UEFA, é uma competição de futebol de clubes europeus. É, actualmente, o segundo campeonato mais importante no futebol europeu, atrás apenas da Liga dos Campeões da UEFA. Até 1999, era a terceira em importância, sendo superada ainda pela Taça das Taças, extinta nesse mesmo ano. A precursora da Taça UEFA, a Taça das Cidades com Feiras, foi criada em 18 de Abril de Em 1971, a UEFA assumiu a organização e mudou o formato e o nome da competição para Taça UEFA. Porém, não é considerada uma nova versão da competição e os títulos desta não são equivalentes ao do campeonato actual. O torneio tem um formato um pouco diferente da Taça UEFA, e passou a ter 48 equipas participantes, divididas em 12 grupos, com os dois primeiros classificados em cada grupo juntando-se aos oito terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões. Além disso, o torneio possui bola própria usada nos jogos.

10 O Observatório do Jogo Online é um contributo para a segurança dos consumidores. Desde 2004 a contribuir para a prevenção do problema do jogo. Saiba o que são os Telediagnósticos e como podem contribuir para a sua protecção: Conheça as nossas Campanhas: Acompanhe os nossos vídeos:

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 Dezembro 2011 1- Introdução A metodologia do SRM estabelece que o modelo seja revisto no final de cada ano. As alterações resultantes

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. Corremos esse risco? Abril de 2013 Reflexão sobre o ambiente de negócios atual do futebol brasileiro. Marketing e Gestão Esportiva 1 O que ocorreu na Espanha O futebol

Leia mais

Renê Drezner INTRODUÇÃO

Renê Drezner INTRODUÇÃO A Posição dos blocos continentais no mercado internacional do futebol através da análise da situação dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014 Renê Drezner INTRODUÇÃO Os jogos de futebol representam

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. 2ª Edição Janeiro de 2014 Segundo edição do estudo que analisa se o futebol brasileiro corre o risco de virar uma Liga Espanhola, com dois clubes líderes disparados

Leia mais

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2015/16 DOSSIERS DE IMPRENSA

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2015/16 DOSSIERS DE IMPRENSA UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2015/16 DOSSIERS DE IMPRENSA SL Benfica Estádio do Sport Lisboa e Benfica - Lisboa Terça-feira, 3 de Novembro de 2015 20.45CET (19.45 Hora local) Grupo C - Jornada 4 Galatasaray

Leia mais

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa.

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. Mourinho em Oliveira et alii (2006, pg. 153) Muito se fala da necessidade de um maior

Leia mais

JOGOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO-2017

JOGOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO-2017 DOSSIÊ DE IMPRENSA PORTUGAL vs SUÍÇA 10.02.2015 Estádio, xxhxx 12.02.2015 Estádio, xxhxx JOGOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO-2017 PORTUGAL x MONTENEGRO 26 de novembro 2015 Estoril - 15H00 ESPANHA x PORTUGAL

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DE PROVAS OFICIAIS DE POLO-AQUATICO 2015/2016 INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS...

REGULAMENTO ESPECIFICO DE PROVAS OFICIAIS DE POLO-AQUATICO 2015/2016 INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS... REGULAMENTO ESPECÍFICO DE PROVAS OFICIAIS 2015/2016 INDICE INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS... 5 1 PRÉMIOS... 5... 5... 5 PO2 CAMPEONATO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO MASCULINOS...

Leia mais

1ª Liga de Futsal 2014/2015

1ª Liga de Futsal 2014/2015 1ª Liga de Futsal 2014/2015 Patrono RICARDINHO 1 I Liga Futsal 2014/2015 Regulamento Equipas Artigo 1º Esta liga de futsal encontra-se aberta a equipas de empresas devidamente certificadas, podendo ser

Leia mais

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990 4º Campeonato Mundial Universitário Rugby Sevens 21 a 24 de Julho de 2010 Porto, Portugal Sumário: 1. RESUMO DIA 2 2. AGENDA DIA 3 3. ENTREVISTA: RUI CARVOEIRA 4. ENTREVISTA: MARIA VASQUEZ 1. RESUMO DIA

Leia mais

Quase 6 Bilhões de Euros em campo!

Quase 6 Bilhões de Euros em campo! PLURI Sportmetric Valor de mercado das Seleções que disputarão a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014

Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014 Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014 Paulo Cezar Pinto Carvalho, Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, Arthur da Silva Pereira Carneiro FGV/EMAp Resumo: Um modelo probabilístico foi desenvolvido

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS NACIONAIS DE FUTEBOL SENIOR MASCULINO ÉPOCA 2015/2016

CALENDÁRIO DAS PROVAS NACIONAIS DE FUTEBOL SENIOR MASCULINO ÉPOCA 2015/2016 JULHO 1 4ª FEIRA LIGA CAMPEÕES - RONDA 1 " 2 5ª FEIRA LIGA EUROPA - RONDA 1 " 3 6ª FEIRA " 4 SÁBADO " 5 DOMINGO " 6 2ª FEIRA " 7 3ª FEIRA LIGA CAMPEÕES - RONDA 1 " 8 4ª FEIRA LIGA CAMPEÕES - RONDA 1 "

Leia mais

TÉNIS. As pessoas que apostam responsavelmente certificam-se que conhecem todas as particularidades do evento em que irão apostar.

TÉNIS. As pessoas que apostam responsavelmente certificam-se que conhecem todas as particularidades do evento em que irão apostar. TÉNIS As pessoas que apostam responsavelmente certificam-se que conhecem todas as particularidades do evento em que irão apostar. Elas decidem com antecedência quanto tempo e dinheiro querem gastar. Jogar

Leia mais

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL Diretoria de Competições

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL Diretoria de Competições COPA UNIMED FORTALEZA DE FUTEBOL 2011 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - A Copa Unimed Fortaleza de Futebol 2011, doravante denominada Copa, será

Leia mais

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2015/16 DOSSIERS DE IMPRENSA

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2015/16 DOSSIERS DE IMPRENSA UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2015/16 DOSSIERS DE IMPRENSA AS Roma Stadio Olimpico - Roma Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015 20.45CET (20.45 Hora local) Grupo E - Jornada 1 FC Barcelona Última actualização

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento TORNEIO DE SUECA CAFÉ CLASSIC Regulamento Torneio de sueca 1º O torneio será em forma de grupos. 2º Exemplo: podendo ser alteradas o número de equipas apuradas, dependendo das equipas inscritas! Grupo

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE EQUIPAS 2014 / 2015. - Este Campeonato será disputado por 10 (dez) equipas incluídas numa Zona Única.

CAMPEONATOS NACIONAIS DE EQUIPAS 2014 / 2015. - Este Campeonato será disputado por 10 (dez) equipas incluídas numa Zona Única. CAMPEONATOS NACIONAIS DE EQUIPAS 2014 / 2015 I DIVISÃO - SENIORES MASCULINOS - Este Campeonato será disputado por 10 (dez) equipas incluídas numa Zona Única. - O Campeonato compreenderá duas fases distintas:

Leia mais

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011 1 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Organização e direcção do torneio II. ORGANIZAÇÃO DA PROVA Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Pontuação de Jogo Artigo 4º - Critérios de Desempate Artigo

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO

REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO Sumário 1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO RANKING... 2 2. PARTICIPAÇÃO NO RANKING... 2 2.1. Nível Técnico dos Jogadores... 2 3. RANKING... 2 3.1. Ingresso ao Ranking...

Leia mais

CLUBE COMERCIAL DE LORENA

CLUBE COMERCIAL DE LORENA TORNEIO DE BILHAR 2015 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e de toda a região,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 I - DAS FINALIDADES Art.º 1º - A 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR, Competição não-profissional coordenada e organizada pela Decathlon Marketing

Leia mais

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN Press Release WILLIAN Nome: Willian Borges da Silva Data de nascimento: 09/08/1988 Local: Ribeirão Pires (SP) Altura: 1,75 m Peso: 75 kg Posição: Meia Clubes: SC Corinthians P (2005 a 2007), FC Shakhtar

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA Art. 1º O Torneio de Futebol Society tem por finalidade: A congregação dos graduandos, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem

Leia mais

FUTSAL INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA

FUTSAL INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA 1 MODELO COMPETITIVO DO INTER CURSOS 1.1 ESTA COMPETIÇÃO SERÁ DISPUTADA ENTRE 35 EQUIPAS, DISTRIBUIDAS 12 PELA PRIMEIRA DIVISÃO, E DOIS GRUPOS NA SEGUNDA

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro O estudo Destaques Os 10 principais emissores 10 Chegadas internacionais Viagens domésticas Cidades sedes Viagens dos brasileiros ao exterior

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA CAMPEONATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇOES MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FEDERAÇÃO PORTUGUESA

REGULAMENTO DE PROVA CAMPEONATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇOES MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FEDERAÇÃO PORTUGUESA FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 0 DE FEVEREIRO DE 200 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 31 4440-505 VALONGO

Leia mais

CAMPEONATO CARIOCA DE QUADRAS 2011

CAMPEONATO CARIOCA DE QUADRAS 2011 CAMPEONATO CARIOCA DE QUADRAS 2011 1. GERAL O Campeonato Carioca de Quadras será disputado por quadras de 4 a 6 jogadores, devendo ser indicado um capitão jogador. Caso a soma dos valores de handicap dos

Leia mais

Campeonato Nacional da II Divisão. Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes, SAD s e demais interessados

Campeonato Nacional da II Divisão. Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes, SAD s e demais interessados COMUNICADO OFICIAL N.: 421 DATA: 2009.06.04 Regulamento das Provas Oficiais de Futebol de Onze Campeonato Nacional da II Divisão Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes, SAD s e demais interessados

Leia mais

REGULAMENTO do TORNEIO

REGULAMENTO do TORNEIO REGULAMENTO do TORNEIO As regras de jogo aplicadas no Maia Handball Cup 2014 são as que estão em vigor na Federação de Andebol de Portugal que, por sua vez, baseia a sua lei na IHF. No entanto, ficam estabelecidas

Leia mais

II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti

II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti Regulamento Geral I Das Disposições Gerais Obs: A COMISSÃO É COMPOSTA pelos integrantes: Rafael Rangel,

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE www.fanrn.com.br - aquaticarn@gmail.com Fone: 84-32018008 CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Estadual Infantil

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG VOLEIBOL 2015 CARTA CONVITE A Prefeitura Municipal de Funilândia em parceria com a SESCON/MG e a MACKSSUD convida todas as entidades esportivas a participarem da 1ª COPA FUNILÂNDIA

Leia mais

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL 1. Os jogos de Futsal serão realizados de acordo com as Regras Oficiais, salvo o estabelecido neste Regulamento. 2. Cada equipe poderá inscrever

Leia mais

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação «Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente regulamento aplica-se apenas ao Campeonato Mundial de Futebol 2014 da Lotaria Desportiva

Leia mais

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial ALEMANHA ARGÉLIA Berlim Argel alemão árabe cerca de 8 milhões de habitantes cerca de 6 milhões de habitantes 17 Curiosidade: Existem mais de 1.5 Curiosidade: A seleção de futebol da Argélia é conhecida

Leia mais

Sistema LigaMagic de Torneios

Sistema LigaMagic de Torneios Sistema LigaMagic de Torneios O Sistema LigaMagic de Torneios (www.ligamagic.com.br) tem como objetivo fortalecer as lojas e organizadores de Magic no Brasil. Para isto estamos criando um sistema de torneios

Leia mais

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21 COMITIVA PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21 31.08.2015 segunda-feira 12h00 12h00 01.09.2015 terça-feira Após o treino da manhã 02.09.2015 quarta-feira 03.09.2015 quinta-feira 04.09.2015 sexta-feira 05.09.2015

Leia mais

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL 1 2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL Disposições Preliminares 1 O Campeonato de Futsal da Associação Atlético Cultural Painco de 2010 será dirigido pelo Departamento

Leia mais

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2014/15 DOSSIERS DE IMPRENSA

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2014/15 DOSSIERS DE IMPRENSA Chelsea FC Última actualização 27/09/2015 22:28CET UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2014/15 DOSSIERS DE IMPRENSA (Primeira mão: 1-1) Stamford Bridge - Londres Quarta-feira, 11 de Março de 2015 20.45CET (19.45

Leia mais

4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO

4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO 4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO O 4º Campeonato de Férias dos Bancários iniciará em 06 de julho e terá suas finais no dia 18 de julho de 2015 no Clube dos Bancários, na

Leia mais

2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS. Normas de Funcionamento

2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS. Normas de Funcionamento 2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS Normas de Funcionamento Normas de Funcionamento Considerando a importância que a promoção da dinâmica desportiva assume no concelho, a Câmara Municipal da Lourinhã,

Leia mais

MINIGUIA DA EUROPA 2011 Comunicar com os Europeus Línguas Na Europa fala-se muitas línguas, cujas principais famílias são a germânica, a românica, a eslava, a báltica e a céltica. As instituições da União

Leia mais

FUTEBOL 2013 PATROCÍNIO CAMP. PAULISTA SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. PAULISTA SUB-20 COPA PAULISTA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES COPA

FUTEBOL 2013 PATROCÍNIO CAMP. PAULISTA SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. PAULISTA SUB-20 COPA PAULISTA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES COPA PATROCÍNIO JANEIRO DE 2013 REDETV! www.redetv.com.br CAMP. SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. SUB-20 COPA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERN. JR SUB-20 COPA www.redetv.com.br/comercial

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

A Copa do Mundo de 2010 A Seleção Japonesa chegou aos 16 finalistas na Copa do Mundo na África do Sul. (Foto: Cortesia de Photo Kishimoto)

A Copa do Mundo de 2010 A Seleção Japonesa chegou aos 16 finalistas na Copa do Mundo na África do Sul. (Foto: Cortesia de Photo Kishimoto) Futebol A Copa do Mundo de 2010 A Seleção Japonesa chegou aos 16 finalistas na Copa do Mundo na África do Sul. Introdução No Japão, o esporte conhecido na maioria dos países como futebol é tipicamente

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 1. As competições de basquete serão realizadas de acordo com as regras internacionais da FIBA e os regulamentos e normas do Novo Desporto Universitário 2012 NDU. 2. Cada

Leia mais

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15 GRUPOS CAMPO (01) 1º BPM CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 09 1. Associação Teotônio Segurado- 1º BPM 2. Associação Aureny III 3. Instituto Fernandes Futebol Clube 4. Escolinha FLA CAMPO (03) 606

Leia mais

Feminino 2ª Divisão 2010_11. FASE FINAL APURADOS (1º ao 6º LUGAR) REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

Feminino 2ª Divisão 2010_11. FASE FINAL APURADOS (1º ao 6º LUGAR) REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Campeonato Nacional Feminino 2ª Divisão 2010_11 FASE FINAL APURADOS (1º ao 6º LUGAR) REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO A. Clubes Apurados B. Modelo Competitivo C. Marcação de Jogos D. Arbitragem E. Inscrição das

Leia mais

Federação Centro Oeste de Golfe

Federação Centro Oeste de Golfe 1 XXX TORNEIO INTERFEDERAÇÕES MASC FEM 06 a 08 agosto de 2015 Clube de Golfe de Brasilia Abaixo seguem as informações do campeonato acima em referência: Data 06 a 08 de agosto de 2015 o dia 05/08 (4ºfeira)

Leia mais

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER 1. DOS OBJETIVOS 2. DA ESTRUTURA E MODALIDADE 3. DO EVENTO CANALHAS SERIES OF POKER 4. DO LOCAL E CALENDÁRIO 5. DA

Leia mais

Cristiano Ronaldo O futebolista mais valioso do mundo. Janeiro 2015

Cristiano Ronaldo O futebolista mais valioso do mundo. Janeiro 2015 Cristiano Ronaldo O futebolista mais valioso do mundo Janeiro 2015 Índice Contexto 02 Objectivos 03 Metodologia 04 Imagem 05 Sports Reputation Index by IPAM 07 Determinação do valor potencial 12 Conclusões

Leia mais

A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013.

A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013. COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 APRESENTAÇÃO A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013. Além da transmissão dos principais campeonatos de clubes do Brasil e da

Leia mais

'DWD 7HPD $FRQWHFLPHQWR

'DWD 7HPD $FRQWHFLPHQWR 'DWD 7HPD $FRQWHFLPHQWR 27/09 Turismo 27/09 Taxas de Juro 21/09 Energia 19/09 Taxas de Juro 15/09 Economia 12/09 Economia INE divulgou Viagens turísticas de residentes 2.º Trimestre de 2006 http://www.ine.pt/prodserv/destaque/2006/d060927/d060927.pdf

Leia mais

Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe

Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe Directiva Europeia para a Igualdade de Tratamento no Emprego e na actividade profissional Inclusion Europe Relatório A Inclusion Europe e os seus 49 membros de 36 países lutam contra a exclusão social

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO PARA COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. Época de 2013

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO PARA COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. Época de 2013 CRITÉRIOS DE SELECÇÃO PARA COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS Época de 2013 Federação Portuguesa de Atletismo, Março 2013 39º CAMPEONATO MUNDO DE CORTA MATO Bydgoszcz, Polónia 24 Março MASCULINOS FEMININOS Seniores

Leia mais

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 6ª COPA NOVE DE JULHO DE FUTEBOL AMADOR 2016 REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 1 REGULAMENTO DA 6ª COPA NOVE DE JULHO 2016 CAPITULO I Da PARTICIPAÇÃO Esta copa contará com a participação de 48 (quarenta

Leia mais

TRATADO DE LISBOA EM POUCAS

TRATADO DE LISBOA EM POUCAS EM POUCAS PALAVRAS OS PRIMEIROS PASSOS DATA/LOCAL DE ASSINATURA E ENTRADA EM VIGOR PRINCIPAIS MENSAGENS QUIZ 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS OS PRIMEIROS PASSOS No século XX depois das Guerras No século XX, depois

Leia mais

RELATÓRIO DE OUVIDORIA CAMPEONATO MINEIRO UNICEF 2015 MÓDULO II

RELATÓRIO DE OUVIDORIA CAMPEONATO MINEIRO UNICEF 2015 MÓDULO II RELATÓRIO DE OUVIDORIA CAMPEONATO MINEIRO UNICEF 2015 MÓDULO II Conforme determinam o art. 6º da Lei 10.671/03 e o art. 87 do Estatuto da FMF, sirvo-me do presente para apresentar o relatório da Ouvidoria

Leia mais

Futebol alemão X Futebol brasileiro

Futebol alemão X Futebol brasileiro Futebol alemão X Futebol brasileiro Um fez sua revolução. Outro nem começou! Novembro de 2015 A revolução na Alemanha Eliminação precoce na Eurocopa de 2000 impulsionou as mudanças. Plano de longo prazo

Leia mais

TAXAS ÉPOCA 2010/2011 American Pool. * Jogadores com idade até 21 anos contados em 31 de Dezembro do acto da inscrição.

TAXAS ÉPOCA 2010/2011 American Pool. * Jogadores com idade até 21 anos contados em 31 de Dezembro do acto da inscrição. Federação Portuguesa de Bilhar Rua Gonçalves Crespo, 28, 4º - 1150-186 LISBOA Tel: 21 3153220 Fax: 213538497 email: fpbilhar@fpbilhar.pt Site: www.fpbilhar.pt TAXAS ÉPOCA 2010/2011 American Pool Filiação

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 2 Futebol, futebol de Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a entrada para os Jogos Olímpicos

Leia mais

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Julho de 2013 Brasil se aproxima no quinto posto global e apresenta crescimento muito acentuado nos últimos anos. 1 Os clubes brasileiros apresentaram

Leia mais

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 REGULAMENTO

Leia mais

SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II

SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II Vimos por meio desta, convidar os clubes a participarem com os atletas pré-selecionados ou convocados da SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II (masculino e feminino)

Leia mais

Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Inter-Regional de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Inter-Regional de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não REGULAMENTO DO TORNEIO INTER-REGIONAL DE SEVENS FEMININO 2014/2015 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Inter-Regional de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

REGULAMENTO EUROPEAN SLOT CHAMPIONSHIP Pré-Qualificações e Qualificação Casino Estoril / Casino Lisboa

REGULAMENTO EUROPEAN SLOT CHAMPIONSHIP Pré-Qualificações e Qualificação Casino Estoril / Casino Lisboa REGULAMENTO EUROPEAN SLOT CHAMPIONSHIP Pré-Qualificações e Qualificação Casino Estoril / Casino Lisboa I Normas Gerais 1.ª (Conceito) 1. O European Slot Championship é uma iniciativa que envolve a realização

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direcção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

Figo: «Objetivo é ajudar quem precisa»

Figo: «Objetivo é ajudar quem precisa» MEIO: WWW.RECORD.PT CORES P&B DATA: 9 DE DEZEMBRO DE 2013 Figo: «Objetivo é ajudar quem precisa» Luís Figo recebeu quase mil crianças na festa de Natal da sua Fundação, no Circo Aquático Show, em Lisboa.

Leia mais

Atualidades. Blocos Econômicos, Globalização e União Européia. 1951 - Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA)

Atualidades. Blocos Econômicos, Globalização e União Européia. 1951 - Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA) Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança

Leia mais

BOWLING WORLD CUP 2015 Qualificação MASCULINOS e FEMININOS

BOWLING WORLD CUP 2015 Qualificação MASCULINOS e FEMININOS BOWLING WORLD CUP 2015 Qualificação MASCULINOS e FEMININOS Art. 1 ORGANIZAÇÃO 1.1 O apuramento para a QubicaAMF Bowling World Cup, é organizado em Portugal, pela Bowling Masters, na qualidade de representante

Leia mais

NOTA OFICIAL N 50/2013 ATOS DA PRESIDÊNCIA

NOTA OFICIAL N 50/2013 ATOS DA PRESIDÊNCIA NOTA OFICIAL N 50/2013 Rio de Janeiro, 19 de março de 2013. ATOS DA PRESIDÊNCIA COPA BRASIL NORTE - 2013 Tornar sem efeito a Nota Oficial nº 29/2013 por força de alteração na programação, motivada pela

Leia mais

Cristiano Ronaldo O futebolista mais valioso do mundo. Janeiro 2014

Cristiano Ronaldo O futebolista mais valioso do mundo. Janeiro 2014 Cristiano Ronaldo O futebolista mais valioso do mundo Janeiro 2014 Índice Contexto 02 Objectivos 03 Metodologia 04 Imagem 05 Sports Reputation Index by IPAM 07 Determinação do valor potencial 12 Prevendo

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

CHAMPIONS LEAGUE FASE DE GRUPO. 15 DEZ Oitavas de Final

CHAMPIONS LEAGUE FASE DE GRUPO. 15 DEZ Oitavas de Final CHAMPIONS LEAGUE A UEFA Champions League é a maior e mais importante competição interclubes do futebol europeu. O título foi conquistado por 22 clubes diferentes, 12 deles foram campeões mais de uma vez.

Leia mais

Calendários e Regulamentos das Competições Federativas Nacionais 2015. Pesagens (horário provisório) 07/02 Sábado VIII Supertaça Fernando Gaspar 15:00

Calendários e Regulamentos das Competições Federativas Nacionais 2015. Pesagens (horário provisório) 07/02 Sábado VIII Supertaça Fernando Gaspar 15:00 Calendários e Regulamentos das Competições Federativas Nacionais 2015 1. Calendário Federativo Nacional Data Dia da Semana Evento Pesagens (horário provisório) 07/02 Sábado VIII Supertaça Fernando Gaspar

Leia mais

8 8 COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR

8 8 COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR 8 8 COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR Resolve publicar as seguintes normas para disputa da COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR 2014 INICIO DIA 09 fevereiro DE 2014 DA FORMA DE DISPUTA Art.01- a Copa capelinha

Leia mais

FUTSAL. www.inatel.pt

FUTSAL. www.inatel.pt NORMAS ESPECIFICAS FUTSAL www.inatel.pt FUTSAL NORMAS ESPECIFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL FUTSAL Art. 1º - O campeonato de Futebol de Salão será regido pelas regras oficiais da CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20)

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) I DISPOSIÇÔES GERAIS ARTIGO 1º O Campeonato Nacional Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014

PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014 PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO V PARA CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO (OUTDOOR) 2011 & PARA COPA CENTRO OESTE

REGULAMENTO GERAL DO V PARA CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO (OUTDOOR) 2011 & PARA COPA CENTRO OESTE REGULAMENTO GERAL DO V PARA CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO (OUTDOOR) 2011 & PARA COPA CENTRO OESTE SEÇÃO I - DA COMPETIÇÃO I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - O Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Tiro

Leia mais

ESLC 2011 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROJAVI PROJETOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS

ESLC 2011 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROJAVI PROJETOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS 1 PROJAVI PROJETOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS 2 SUMÁRIO EXECUTIVO ESCL apresentação do estudo O primeiro Inquérito Europeu às Competências em Línguas (ESLC 1 ), iniciativa da Comissão Europeia,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO Programa Euro-Sénior

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO Programa Euro-Sénior Depois da Final da Taça do Mundo em 2008 a FPPM volta a receber a elite mundial da modalidade com a organização do Campeonato da Europa de Seniores 2016, o maior evento internacional jamais realizado em

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 214 vai movimentar o Turismo Brasileiro 9 dias O estudo As empresas Principais conclusões a 9 dias da Copa 1 principais emissores 1 Desempenho das cidades-sede Chegadas internacionais

Leia mais

COMITIVA OFICIAL. Carlos Coutada Hélio Sousa Joaquim Milheiro Vice-Presidente FPF Treinador Nacional Treinador Nacional

COMITIVA OFICIAL. Carlos Coutada Hélio Sousa Joaquim Milheiro Vice-Presidente FPF Treinador Nacional Treinador Nacional COMITIVA OFICIAL Carlos Coutada Hélio Sousa Joaquim Milheiro Vice-Presidente FPF Treinador Nacional Treinador Nacional Pedro Espinha Alexandre Silva Francisco T. de Abreu Treinador Guarda-Redes Team Manager

Leia mais

Como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo brasileiro

Como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo brasileiro Como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo brasileiro 2 dias para a copa O estudo Principais mercados emissores Chegadas internacionais nas cidades sede Pernoites no Brasil durante o último jogo O estudo

Leia mais

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Há exatamente dois meses a Seleção Nacional A efetuou o seu último jogo no Campeonato do Mundo disputado no Brasil.

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

A coerência dos normativos com as reais necessidades do desporto português. Albino Maria

A coerência dos normativos com as reais necessidades do desporto português. Albino Maria A coerência dos normativos com as reais necessidades do desporto português Albino Maria O ASSOCIATIVISMO NOS DIAS DE HOJE DO MODELO DE EXCLUSÃO AO MODELO DE INCLUSÃO DO LEMA MAIS FORTE, MAIS ALTO, MAIS

Leia mais