Renê Drezner INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Renê Drezner INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 A Posição dos blocos continentais no mercado internacional do futebol através da análise da situação dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014 Renê Drezner INTRODUÇÃO Os jogos de futebol representam uma das principais formas de entretenimento da sociedade atual, tendo muito destaque nos meios de comunicação e movimentando grande volume financeiro. O destaque na mídia e o giro financeiro são proporcionais à importância do evento, quanto maior for o evento mais destaque e dinheiro ele terá. Isto possibilita a ocorrência de uma grande hierarquia entre as competições (principalmente entre clubes), com as equipes que disputam os maiores torneios tendo mais destaque e poder financeiro, o que permite a elas captar melhores profissionais para seu elenco, principalmente jogadores, criando um amplo mercado. Atualmente o mercado de jogadores de futebol está muito difundido internacionalmente com grande interação entre as ligas. No centro do mercado estão as grandes equipes europeias que tem poder para captar os principais jogadores do mundo. Além delas, também existem outros centros regionais com forte poder de atração, além de importantes centros de formação de jogadores. De modo geral, o mercado se constitui em uma extensa e complexa rede de transações com os atletas de melhor desempenho migrando para as equipes mais ricas e os com queda para as ligas mais pobres. Em virtude deste fato, a análise do mercado de jogadores pode ser uma referência eficiente para caracterização de como um determinado país se comporta no âmbito internacional e comparação do nível competitivo entre os países ou continentes. Por esta razão, este trabalho tem o objetivo de avaliar a posição dos blocos continentais e do Brasil no mercado internacional através do mapeamento da posição dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de METODOLOGIA: Para realização do levantamento foi utilizada como amostra todos os jogadores (736) que disputaram a Copa do Mundo de Em um primeiro momento os jogadores foram agrupados por país e posteriormente em blocos continentais. Os blocos continentais foram divididos em seis grupos: Países de elite da Europa (Europa elite): os cinco países com as ligas nacionais mais fortes: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França.

2 Outros países da Europa (Europa não elite): Holanda, Bélgica, Suíça, Grécia, Croácia, Rússia, Portugal e Bósnia. Países da América do Sul (América do sul): Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Equador. Países da CONCACAF (CONCACAF): Costa Rica, Estados Unidos, México e Honduras. Países da África (África): Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Gana e Camarões. Países da Ásia (Ásia): Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália. Para realização da comparação foi utilizado como indicador a classificação das equipes dos jogadores dentro do mercado internacional. Para isso foram criadas dez categorias: Equipes de elite (Elite): grupo composto por 20 equipes com maior destaque nas cinco ligas mais importantes da Europa; Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, PSG, Mônaco, Bayer de Munique, Borussia Dortmund, Shalque O4, Juventus, Roma, Napoli, Inter de Milão, Milan, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Everton e Manchester United. Equipes que disputam a primeira divisão das cinco ligas mais importantes da Europa (Top) com exceção das equipes de elite. Equipes que disputam competições europeias (UEFA Champoins League e Europa League) que não pertencem as cinco ligas mais importantes (Fora). Equipes europeias que não disputam competições continentais e nem pertencem à primeira divisão das cinco ligas principais (EUR). Equipes que disputam competições nacionais na CONCACAF (CONCACAF). Equipes que disputam competições nacionais na América do Sul (ASU). Equipes que disputam competições nacionais na Ásia (ASA). Equipes que disputam competições nacionais na África (AFR). Equipes que disputam campeonatos nacionais no país de origem dos atletas que não sejam as cinco ligas principais europeias (PONE). Equipes que disputam campeonatos nacionais no país de origem dos atletas e que sejam uma das cinco ligas principais da Europa (PO ELITE) Além disso, foi criada uma categoria adicional denominada Top Elite, que engloba as categorias Elite e PO Elite. Esta categoria adicional foi criada com intuito de possibilitar comparação do número de atletas que jogam em equipes de elite entre os países que possuem as cinco ligas mais fortes com os outros países. RESULTADOS: Os resultados do levantamento estão representados nas tabelas 1 e 2. TABELA 1: Classificação dos Países no mercado de jogadores.

3 Tabela 2: Classificação dos blocos continentais no mercado de jogadores.

4 DISCUSSÃO: Totalidade dos jogadores: Os resultados da tabela 1 mostram que mais de 50% (56,5) do total de atletas jogam em equipes que disputam campeonatos europeus ou nas cinco ligas principais da Europa (TOP ELITE 25%, TOP 21,7% e FORA 9,8%). Este dado comprova a força que as principais equipes da Europa têm sobre o mercado. Além disso, 46,5% dos atletas jogam nas cinco ligas mais fortes da Europa (384 jogadores). Isto significa que quase metade dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo ficam restrito a um universo de 98 equipes (18 no campeonato Alemão e 20 nas outras quatro ligas), com média de mais ou menos quatro jogadores por time. Outro aspecto interessante do levantamento é o grande número de jogadores que jogam em seus respectivos países de origem 35,3% (PO ELITE 8% e PONE 27,3%). Estes dados mostram uma segunda tendência de preferência por jogadores que atuam nos mercados nacionais. Os outros mercados não apresentaram tendência de atração com valores que ficaram abaixo de 10%, (variando entre 8,4, equipes europeias de menor expressão, e 0,5, equipes africanas). Aliás, estes dados mostram um forte indício que o mercado africano de clubes é o mais fraco financeiramente. Comparação entre blocos continentais: Os resultados da tabela 2 mostram a distribuição dos jogadores de cada bloco nos diversos tipos de mercado. O bloco ELITE EUROPA tem a maior concentração de jogadores nas equipes de ELITE com 73,9% do total. Sendo que 51,3% jogam nas equipes de elite de seus respectivos países. Este dado era esperado, já que é comum as equipes preferirem captar os jogadores de seus respectivos países. Além disso, quase a totalidade de jogadores jogam nas cinco ligas principais (98,3% do total). Somente dois atletas jogam fora destas cinco ligas. O bloco NÃO ELITE EUROPA apresenta um valor bem menos expressivo de jogadores que jogam nas equipes de elite (apenas 20,1%). Este dado mostra grande disparidade entre o outro bloco europeu. A grande preferência de mercado dos atletas é de jogar nas ligas de seus países (34,2%) seguido pelas categorias TOP (27,2%), ELITE (20,1%) e FORA (12,5%). Isto comprova mais uma vez o forte poder de atração das cinco ligas principais europeias que captaram quase 70% dos atletas que não jogam na liga de seus países. Outro aspecto interessante é que quase a totalidade dos jogadores deste bloco jogam no continente europeu. Apenas um jogador joga no mercado asiático.

5 O bloco AMÉRICA DO SUL apresenta o segundo maior valor percentual de jogadores que jogam nas equipes de elite (30,4%) e o segundo menor valor de atletas que jogam nos campeonatos nacionais (somente 17,4%). Este dado mostra a tendência do mercado sul-americano de formar de atletas para os outros mercados. Outro aspecto interessante, é que mais de 50,7% (30,4% ELITE mais 20,3% TOP) deles joga nas cinco ligas principais, outro dado que comprova a força das principais ligas europeias. Como complemento, também é mostrada uma tendência regional de atração com destaque para os mercados ASU (9,4%) e CONCACAF (8,0%). O bloco CONCACAF apresenta grande concentração de jogadores que jogam no campeonato de seus respectivos países (48,9%) do total. É o maior valor para os blocos fora do continente europeu. Uma das razões para este fato está relacionada com a força das ligas mexicana e americana. Outro aspecto interessante é que dos jogadores que jogam fora destas ligas a maior concentração fica distribuída entre as equipes menores das cinco ligas principais da Europa (TOP 18,5%) e das equipes que jogam as competições europeias fora das cinco ligas principais (FORA 15,2%). Este é um indício de que os jogadores deste bloco ocupam um lugar intermediário no mercado europeu. E como último ponto a destacar está a atração regional do bloco que responde por 9,8% do total (CONCACAF). Este fato pode estar relacionado com a força das ligas mexicana e americana sobre os jogadores dos outros países do bloco. O bloco ÁFRICA apresenta uma característica muito peculiar, com uma porcentagem muito pequena de jogadores que jogam no continente. Isto ocorre tanto com os jogadores que jogam nas ligas nacionais de seus países de origem (PONE 8,7%), como com os jogadores que jogam no bloco regional (AFR 3,5%). Estes dados dão fortes indícios que o papel do mercado africano no âmbito internacional é de exportar jogadores para os outros mercados, principalmente na Europa. Com relação ao mercado europeu a maior concentração de jogadores ficou distribuída entre as equipes menores das cinco ligas principais da Europa (TOP 36,5%) e as equipes europeias de menor expressão (EUR 28%). Estes dados mostram que, diferente dos jogadores sulamericanos, os jogadores africanos ocupam um mercado de menor destaque na Europa. O bloco ÁSIA apresenta um comportamento de distribuição concentrado no bloco asiático, com mais de 50% do total de atletas. Deste percentual a maioria é composta por jogadores que jogam nas ligas do país de origem (PONE 41,3% contra ASA 13%). Esta distribuição é muito semelhante ao bloco CONCACAF. Dos jogadores que jogam no mercado europeu a maioria dos atletas atua nas pequenas equipes das cinco grandes ligas europeias (TOP 17,4%) e nas equipes de menor expressão da Europa (EUR 16,3%). Distribuição muito parecida com o bloco ÁFRICA. Brasil: Os jogadores da seleção brasileira apresentam forte tendência de atuação nas equipes de elite da EUROPA, com 15 dos 23 jogadores. Apenas Espanha (23

6 jogadores), Inglaterra (18) e Alemanha (18) apresentam concentração maior. Este dado mostra a força que os jogadores brasileiros possuem no mercado internacional, fazendo perder um pouco de força a tese de que o fracasso brasileiro nos jogos da semifinal e disputa de terceiro lugar seja pela qualidade individual de nossos atletas. Outro aspecto interessante, apesar de ser um número quase inexpressivo, é o fato de um jogador de seleção brasileira estar jogando no bloco CONCACAF, mais precisamente na liga americana. Isto pode ser um forte indicador de crescimento da liga americana, que no futuro pode se tornar um importante centro de captação de jogadores. CONCLUSÃO: Os resultados do levantamento comprovam a importância do mercado europeu no âmbito internacional na captação de atletas. Dentro deste mercado os atletas europeus e sul-americanos são os mais requisitados. Além deles, existe forte captação de jogadores africanos, mas eles são mais requisitados pelas equipes de fora da elite. Outro ponto interessante está relacionado com a força de atração de alguns mercados periféricos, principalmente centrados nos blocos CONCACAF e ÁSIA. Em relação aos jogadores brasileiros os resultados indicam que o Brasil continua sendo uma das principais fontes de captação dos clubes de elite da Europa, tendo muito destaque no âmbito internacional na formação de jogadores de excelência.

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa.

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. Mourinho em Oliveira et alii (2006, pg. 153) Muito se fala da necessidade de um maior

Leia mais

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Julho de 2013 Brasil se aproxima no quinto posto global e apresenta crescimento muito acentuado nos últimos anos. 1 Os clubes brasileiros apresentaram

Leia mais

Links CAMPEONATOS. Nacionais Seleções. Copa São Paulo de Juniores 2008 Eliminatórias 2010 - América do Sul

Links CAMPEONATOS. Nacionais Seleções. Copa São Paulo de Juniores 2008 Eliminatórias 2010 - América do Sul Links CAMPEONATOS Nacionais Seleções Copa São Paulo de Juniores 2008 Eliminatórias 2010 - América do Sul Copa do Brasil 2008 Eliminatórias 2010 - Oceania Regionais Eliminatórias 2010 - Africa Baiano 2008

Leia mais

PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014

PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014 PLURI Sportmetric Os 20 jogadores mais Valiosos das Seleções Classificadas para a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação «Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente regulamento aplica-se apenas ao Campeonato Mundial de Futebol 2014 da Lotaria Desportiva

Leia mais

PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR. www.pluriconsultoria.com.br

PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR. www.pluriconsultoria.com.br PLURI Especial - Os Clubes de maior faturamento no Mundo Parte I Os 30 maiores de Futebol PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook.com/pluriconsultoria

Leia mais

CHAMPIONS LEAGUE FASE DE GRUPO. 15 DEZ Oitavas de Final

CHAMPIONS LEAGUE FASE DE GRUPO. 15 DEZ Oitavas de Final CHAMPIONS LEAGUE A UEFA Champions League é a maior e mais importante competição interclubes do futebol europeu. O título foi conquistado por 22 clubes diferentes, 12 deles foram campeões mais de uma vez.

Leia mais

2º PAINEL PLURI FUTEBOL 2012 Parte 3

2º PAINEL PLURI FUTEBOL 2012 Parte 3 2º PAINEL PLURI FUTEBOL Parte 3 Os 60 Jogadores mais valiosos do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR 41-92216495 Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Sobre o FOHB Nossa missão:

Sobre o FOHB Nossa missão: 20 de maio de 2014 Sobre o FOHB Criado em 2002, o FOHB Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade associativa sem fins lucrativos que representa importantes redes hoteleiras, nacionais e internacionais,

Leia mais

UMe Sobre a Um Investimentos

UMe Sobre a Um Investimentos UMe Sobre a Um Investimentos A UM INVESTIMENTOS é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 44 anos. Atualmente é a maior corretora de investimentos brasileira nas redes sociais,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Betinho Gomes) Acrescenta dispositivos ao artigo 42 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, para dispor sobre a distribuição dos recursos oriundos da comercialização

Leia mais

Quase 6 Bilhões de Euros em campo!

Quase 6 Bilhões de Euros em campo! PLURI Sportmetric Valor de mercado das Seleções que disputarão a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

PLURI Especial 100 Clubes com a maior média de público no Mundo

PLURI Especial 100 Clubes com a maior média de público no Mundo PLURI Especial 100 Clubes com a maior média de público no Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira

Leia mais

PLURI ESPECIAL AS 50 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DO FUTEBOL MUNDIAL

PLURI ESPECIAL AS 50 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DO FUTEBOL MUNDIAL PLURI ESPECIAL AS 50 MAIORES TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DO FUTEBOL MUNDIAL Autor Fernando Pinto Ferreira Economista, especialista em Gestão e Marketing do Esporte epesquisa de Mercado. fernando@pluriconsultoria.com.br

Leia mais

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI View Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

3º Ranking Mundial de Público nos Estádios 2013/14

3º Ranking Mundial de Público nos Estádios 2013/14 PLURI Especial 3º ing Mundial de nos Estádios /14 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM Brasil e Sportfood

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO FUTEBOL

DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO FUTEBOL DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO FUTEBOL O presente estudo tem como intuito analisar a distribuição das receitas oriundas dos direitos de transmissão das principais ligas de futebol

Leia mais

Futebol: paixão & negócios. 4 KPMG Business Magazine

Futebol: paixão & negócios. 4 KPMG Business Magazine Futebol: paixão & negócios 4 KPMG Business Magazine Gestão eficiente de estádios, com o uso comercial das estruturas, pode render receitas milionárias para os clubes Receitas do São Paulo com o Morumbi,

Leia mais

TABELA CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY 2015-2º SEMESTRE

TABELA CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY 2015-2º SEMESTRE TABELA CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY 2015-2º SEMESTRE FASE CLASSIFICATÓRIA 18/ago Data 1º Rodada Jg Hs Categoria Confronto 001 19h45 Sênior B Villarreal/Auto Crazy/Silva Contabilidade 1 x 6 Betis

Leia mais

Patrocínios no futebol brasileiro atingiram R$ 767 milhões em 2012

Patrocínios no futebol brasileiro atingiram R$ 767 milhões em 2012 atingiram R$ 767 milhões em 2012 Setembro de 2013 Análise das receitas com patrocínio dos clubes, CBF e Federações. Marketing e Gestão Esportiva 1 O mercado brasileiro de futebol apresentou profunda evolução

Leia mais

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2014/15 DOSSIERS DE IMPRENSA

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2014/15 DOSSIERS DE IMPRENSA Chelsea FC Última actualização 27/09/2015 22:28CET UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2014/15 DOSSIERS DE IMPRENSA (Primeira mão: 1-1) Stamford Bridge - Londres Quarta-feira, 11 de Março de 2015 20.45CET (19.45

Leia mais

Reconhecer e valorizar as diferentes culturas existentes em cada país; Identificar e localizar cada país participante em seu respectivo continente;

Reconhecer e valorizar as diferentes culturas existentes em cada país; Identificar e localizar cada país participante em seu respectivo continente; EE PROFª CLEIDE DA FONSECA FERREIRA PROJETO COPA DO MUNDO 2014 A COPA É AQUI PÚBLICO ALVO: alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. PERÍODO: aproximadamente 02 meses. JUSTIFICATIVA: O futebol se caracteriza

Leia mais

Clubes esportivos. por Ary José Rocco Jr. FECAP/MACKENZIE

Clubes esportivos. por Ary José Rocco Jr. FECAP/MACKENZIE ESPECIAL ESPORTE E GESTÃO Clubes esportivos IMAGEM: KIPPER Apesar de o futebol ser um dos esportes mais populares no Brasil, ele não gera uma receita fi nanceira à altura. Em parte, o motivo é a baixa

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 Dezembro 2011 1- Introdução A metodologia do SRM estabelece que o modelo seja revisto no final de cada ano. As alterações resultantes

Leia mais

Valor de mercado das Seleções após a Copa 2014

Valor de mercado das Seleções após a Copa 2014 PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Valor de mercado das Seleções após a Copa 2014 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing

Leia mais

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN Press Release WILLIAN Nome: Willian Borges da Silva Data de nascimento: 09/08/1988 Local: Ribeirão Pires (SP) Altura: 1,75 m Peso: 75 kg Posição: Meia Clubes: SC Corinthians P (2005 a 2007), FC Shakhtar

Leia mais

Ficha elaborada por: Hozana Maria Oliveira Campos de Azevedo CRB5-1213

Ficha elaborada por: Hozana Maria Oliveira Campos de Azevedo CRB5-1213 SHOW DE BOLA E CIDADANIA - MUNDIAIS DE FUTEBOL 2014 5M-EDITORA, EMPREENDIMENTOS, COMÉRCIO, SERVIÇOS, LICENCIAMENTOS E AGROPECUÁRIA LTDA. TODOS OS DIREITOS ESTÃO RESERVADOS À 5M-EDITORA, EMPREENDIMENTOS,

Leia mais

Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014

Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014 Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014 Paulo Cezar Pinto Carvalho, Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, Arthur da Silva Pereira Carneiro FGV/EMAp Resumo: Um modelo probabilístico foi desenvolvido

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS DO ESPORTE

PROGRAMA JOVENS TALENTOS DO ESPORTE PROGRAMA JOVENS TALENTOS DO ESPORTE CAMPEONATO INTER NUCLEOS DE FUTSAL EQUIPES PARTICIPANTES SUB 11 1- INGLATERRA( AZULÃO ) 2- PORTUGAL( ROSEIRA DE CIMA ) 3- ITÁLIA( NOVA JAGUARIÚNA ) 4- NIGÉRIA( SÃO JOSÉ

Leia mais

COPA DO MUNDO: DO JOGO DE FUTEBOL AO NEGÓCIO TURÍSTICO

COPA DO MUNDO: DO JOGO DE FUTEBOL AO NEGÓCIO TURÍSTICO 52 COPA DO MUNDO: DO JOGO DE FUTEBOL AO NEGÓCIO TURÍSTICO Msc. Rogerio do Amaral Graduado em Letras, pela Unesp de Assis, habilitação Português/Espanhol. Mestre em Teoria Literária, área de Tradução Literária,

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Blocos Econômicos. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Blocos Econômicos. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Blocos Econômicos Prof. Claudimar Fontinele O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi

Leia mais

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios Os 6 grandes grupos de torcedores do Brasil Não torce para ninguém; 21% Demais clubes do país; 19% Flamengo; 15% Corinthians; 13% São

Leia mais

Aplicativos de táxi recorrem a futebol para ganhar mercado

Aplicativos de táxi recorrem a futebol para ganhar mercado B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 22 mi a Confederação Brasileira de Judô faturou em 2014 com patrocínios e direitos de TV EDIÇÃO 258 Aplicativos de táxi recorrem

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. 2ª Edição Janeiro de 2014 Segundo edição do estudo que analisa se o futebol brasileiro corre o risco de virar uma Liga Espanhola, com dois clubes líderes disparados

Leia mais

1 Disponível em: .

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>. O DRAMA DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO Ramon Bisson Ferreira* É do conhecimento de todos os amantes do futebol que o calendário brasileiro representa um dos atuais entraves para o desenvolvimento

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. Corremos esse risco? Abril de 2013 Reflexão sobre o ambiente de negócios atual do futebol brasileiro. Marketing e Gestão Esportiva 1 O que ocorreu na Espanha O futebol

Leia mais

Taxa de Ocupação atinge 80,69% e registra o melhor resultado para um mês de abril

Taxa de Ocupação atinge 80,69% e registra o melhor resultado para um mês de abril TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em parceria com Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro Abril de 2012 Taxa

Leia mais

PLURI Especial Valor de mercado dos Clubes da Copa Bridgestone Libertadores 2014

PLURI Especial Valor de mercado dos Clubes da Copa Bridgestone Libertadores 2014 PLURI Especial dos Clubes da Copa Bridgestone Libertadores 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira

Leia mais

ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU

ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU BRAZIL S LEGACY TO EUROPEAN FOOTBALL Eles sabem jogar foi o comentário breve, mas profundo de Sir Alf Ramsey sobre a famosa equipe brasileira

Leia mais

GUERREIRAS GRENÁS T E M P O R A D A 2 014

GUERREIRAS GRENÁS T E M P O R A D A 2 014 GUERREIRAS GRENÁS TEMPORADA TÍTULOS O MELHOR TIME DE FUTEBOL FEMININO DO BRASIL Em, a Ferroviária/Fundesport venceu as duas competições nacionais do futebol feminino, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro,

Leia mais

+----+-----------------------------------------+---------+---------+---------+ Jean Tereza Maricélio N JOGOS Mark 2 Rezende Soares (Engetowe

+----+-----------------------------------------+---------+---------+---------+ Jean Tereza Maricélio N JOGOS Mark 2 Rezende Soares (Engetowe +----+----------------------------------------- Jean Tereza Maricélio N JOGOS Mark 2 Rezende Soares (Engetowe (Engetowe (GSL) 1 Brasil 3 x 1 Croácia 2x1 3 2x1 3 2x0 3 2 México 1 x 0 Camarões 2x1 3 2x1

Leia mais

Lista abaixo com nome do jogador, clube, idade atual e daqui a quatro anos

Lista abaixo com nome do jogador, clube, idade atual e daqui a quatro anos Lista abaixo com nome do jogador, clube, idade atual e daqui a quatro anos GOLEIROS: NETO FIORENTINA 24 anos 28 anos SAIU MUITO JOVEM DO BRASIL ONDE ATUAVA PELO ATLÉTICO/PR. HOJE É TITULAR ABSOLUTO DA

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro O estudo Destaques Os 10 principais emissores 10 Chegadas internacionais Viagens domésticas Cidades sedes Viagens dos brasileiros ao exterior

Leia mais

Outro mundo Levantamento mostra que entre os 20 clubes mais ricos do mundo apenas três têm modelo de propriedade semelhante ao dos times brasileiros

Outro mundo Levantamento mostra que entre os 20 clubes mais ricos do mundo apenas três têm modelo de propriedade semelhante ao dos times brasileiros Outro mundo Levantamento mostra que entre os 20 clubes mais ricos do mundo apenas três têm modelo de propriedade semelhante ao dos times brasileiros Por João Carlos Assumpção O sistema brasileiro de propriedade

Leia mais

Futebol alemão X Futebol brasileiro

Futebol alemão X Futebol brasileiro Futebol alemão X Futebol brasileiro Um fez sua revolução. Outro nem começou! Novembro de 2015 A revolução na Alemanha Eliminação precoce na Eurocopa de 2000 impulsionou as mudanças. Plano de longo prazo

Leia mais

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 A Casual Auditores Independentes, empresa de auditoria especializada em entidades desportivas estuda as informações financeiras dos clubes de

Leia mais

PLURI Especial As 100 maiores transferências de Jogadores Brasileiros

PLURI Especial As 100 maiores transferências de Jogadores Brasileiros PLURI Especial As 100 maiores transferências de Jogadores Brasileiros PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE 2013 Temos lido e ouvido muitos comentários nos últimos dias sobre o processo de formação de Atletas no Brasil, emitidas

Leia mais

31/08/2013 SÁBADO. 15 horas: Construtora Pontal 08 x 02 Sport Bella Vista Grupo A 01/09/2013 DOMINGO 07/09/2013 SÁBADO 13/09/2013 SEXTA-FEIRA

31/08/2013 SÁBADO. 15 horas: Construtora Pontal 08 x 02 Sport Bella Vista Grupo A 01/09/2013 DOMINGO 07/09/2013 SÁBADO 13/09/2013 SEXTA-FEIRA 31/08/2013 SÁBADO 15 horas: Construtora Pontal 08 x 02 Sport Bella Vista Grupo A 17 horas: Edmil 06 x 03 Vila Freitas Grupo C 19 horas: Borussia 01 x 04 América Grupo A 01/09/2013 DOMINGO 15 horas: Elói

Leia mais

II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti

II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti Regulamento Geral I Das Disposições Gerais Obs: A COMISSÃO É COMPOSTA pelos integrantes: Rafael Rangel,

Leia mais

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal:

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: 1) Arena Futsal: Conte um pouco da sua trajetória no futebol, desde

Leia mais

FUTEBOL 2013 PATROCÍNIO CAMP. PAULISTA SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. PAULISTA SUB-20 COPA PAULISTA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES COPA

FUTEBOL 2013 PATROCÍNIO CAMP. PAULISTA SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. PAULISTA SUB-20 COPA PAULISTA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES COPA PATROCÍNIO JANEIRO DE 2013 REDETV! www.redetv.com.br CAMP. SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. SUB-20 COPA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERN. JR SUB-20 COPA www.redetv.com.br/comercial

Leia mais

PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR. www.pluriconsultoria.com.br

PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR. www.pluriconsultoria.com.br PLURI Especial - Os Clubes de maior faturamento no Mundo Parte III Os 30 maiores do Baseball PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook.com/pluriconsultoria

Leia mais

ARGENTINA HONDURAS JAPÃO CHILE SÉRVIA SUÍÇA MÚSICA RITMO RUÍDO. AUSTRÁLIA COREIA DO SUL Boates e Indústrias 120 dba ESLOVÁQUIA INAD DINAMARCA

ARGENTINA HONDURAS JAPÃO CHILE SÉRVIA SUÍÇA MÚSICA RITMO RUÍDO. AUSTRÁLIA COREIA DO SUL Boates e Indústrias 120 dba ESLOVÁQUIA INAD DINAMARCA MÉXICO URUGUAI HOLANDA ARGÉLIA ARGENTINA PORTUGAL 30 DE ABRIL DE 2014 dia internacional da conscientizaçação sobre o ruído HONDURAS ITALIA JAPÃO CHILE Decolagem de avião 140 dba SÉRVIA GANA SUÍÇA MÚSICA

Leia mais

Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística 16 a 25 de Junho de 2016,

Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística 16 a 25 de Junho de 2016, proposta comercial O Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística é uma competição bianual que acontece com o propósito de promover, desenvolver e dar visibilidade a este esporte. A cidade de São Leopoldo

Leia mais

Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol

Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol Aluna: Juliana Mayumi Aoki Orientador: Laércio Luis Vendite Identificação do trabalho Título Abordagens Matemáticas

Leia mais

Os 100 Clubes com maior média de público do Mundo 2013/14

Os 100 Clubes com maior média de público do Mundo 2013/14 PLURI Especial Os 100 s com maior média de público do Mundo 2013/14 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM

Leia mais

nosso futebol no topo do mundo Copa do Mundo de 2014 modernas arenas craques estrelas fará de nossos clubes potências de alcance mundial Barcelona

nosso futebol no topo do mundo Copa do Mundo de 2014 modernas arenas craques estrelas fará de nossos clubes potências de alcance mundial Barcelona FUTEBOL ESTATÍSTICA Após o crescimento desenfreado que tomou de golpe o futebol brasileiro e o Brasil como um todo em 2012, os dirigentes, jogadores e as mídias que exploram nossa paixão nacional como

Leia mais

Com base nesse diagnóstico, a consultoria analisou uma série de determinantes para evidenciar as possibilidades de sucesso no torneio:

Com base nesse diagnóstico, a consultoria analisou uma série de determinantes para evidenciar as possibilidades de sucesso no torneio: Press release Data: 11 de Junho de 2014 Contato: Marta Telles Tel: (11) 3526-4508 marta.telles@imagemcorporativa.com.br Marcia Avruch Tel: (11) 3674-3762 marcia.avruch@br.pwc.com Brasil tem vantagem na

Leia mais

$*5,&8/785$ A CULTURA DO MAMÃO: DESEMPENHO NO PERÍODO 1961-2002* Tagore Villarim de Siqueira**

$*5,&8/785$ A CULTURA DO MAMÃO: DESEMPENHO NO PERÍODO 1961-2002* Tagore Villarim de Siqueira** A CULTURA DO MAMÃO: DESEMPENHO NO PERÍODO 1961-2002* Tagore Villarim de Siqueira** * As principais fontes dos dados utilizados neste trabalho foram FAO, para produção mundial e comércio exterior de mamão

Leia mais

CROs Club Survey LATAM A chave para o desenvolvimento de pacotes competitivos de Remuneração e Benefícios

CROs Club Survey LATAM A chave para o desenvolvimento de pacotes competitivos de Remuneração e Benefícios CROs Club Survey LATAM A chave para o desenvolvimento de pacotes competitivos de Remuneração e Benefícios Consulting. Outsourcing. Investments. CROs Club Survey LATAM A chave para o desenvolvimento de

Leia mais

Painel de Esportes. Colômbia 1 / 6. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: 23.324 100,0% Sexo Homem 10.

Painel de Esportes. Colômbia 1 / 6. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: 23.324 100,0% Sexo Homem 10. 1 / 6 Painel de Esportes Colômbia Características Tamanho painel (ISO): 57.966 Pessoas perfiladas (ISO): 6.389 Taxa de resposta estimada (ISO): 40% Atualizado: 15/12/2014 Tamanho (ISO): o número de participantes

Leia mais

DISTÂNCIAS ENTRE FILIAIS DA ATLAS E ESTÁDIOS DA COPA 2014

DISTÂNCIAS ENTRE FILIAIS DA ATLAS E ESTÁDIOS DA COPA 2014 DISTÂNCIAS ENTRE FILIAIS DA ATLAS E ESTÁDIOS DA COPA 2014 Relação de distância entre filiais e estádios, informações sobre os dias de jogos e principais vias de acesso Clientes Internos: Diretoria Operacional

Leia mais

Estudo da eficiência dos times de futebol que mais investiram em jogadores para temporada 2008-2009

Estudo da eficiência dos times de futebol que mais investiram em jogadores para temporada 2008-2009 Estudo da eficiência dos times de futebol que mais investiram em jogadores para temporada 2008-2009 Luiz Cláudio Sayão Cortez Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Pátria 156, 22210-240, Niterói,

Leia mais

por futebol profissional ou amador?

por futebol profissional ou amador? Tabela 3 - Síntese das entrevistas com torcedores I O que é o futebol pra você? Uma paixão. É um esporte que eu pratico, que gosto. O meu time de futebol é a razão do meu viver. Você se interessa mais

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais

BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais BLOCOS ECONÔMICOS O Comércio multilateral e os blocos regionais A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais

Leia mais

Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo

Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo PLURI Especial Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo Fernando Ferreira - Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM Brasil

Leia mais

FUTEBOL NÃO DEIXE O JOGO TOMAR CONTA DE SI. POR FAVOR, JOGUE COM RESPONSABILIDADE.

FUTEBOL NÃO DEIXE O JOGO TOMAR CONTA DE SI. POR FAVOR, JOGUE COM RESPONSABILIDADE. FUTEBOL As pessoas que apostam responsavelmente certificam-se que conhecem todas as particularidades do evento em que irão apostar. Elas decidem com antecedência quanto tempo e dinheiro querem gastar.

Leia mais

Os Negócios e o Modelo de Gestão no Futebol. Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. EEFE/USP Fórum Gestão do Esporte no Brasil

Os Negócios e o Modelo de Gestão no Futebol. Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. EEFE/USP Fórum Gestão do Esporte no Brasil Os Negócios e o Modelo de Gestão no Futebol Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. EEFE/USP Fórum Gestão do Esporte no Brasil 2012 Ary Rocco Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São

Leia mais

Implantação de serviço de ônibus executivo metropolitano pela EMTU/SP na Copa do Mundo FIFA 2014.

Implantação de serviço de ônibus executivo metropolitano pela EMTU/SP na Copa do Mundo FIFA 2014. Implantação de serviço de ônibus executivo metropolitano pela EMTU/SP na Copa do Mundo FIFA 2014. Sérgio Ricardo Fortes EMTU/SP Rua Joaquim Casemiro, 290, Bairro Planalto São Bernardo do Campo - SP Fone:

Leia mais

Estado de Santa Catarina

Estado de Santa Catarina Estado de Santa Catarina Santa Catarina é o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso. Seus índices sociais estão entre os melhores do Brasil e do Continente

Leia mais

convidada especial a vulvuzela. O Brasil se saiu bem na

convidada especial a vulvuzela. O Brasil se saiu bem na junho e julho 2010 COPA 2010 Copa 2010 na África do Sul X Zebra Aconteceu! Copa 2010 Trabalho de espanhol Trabalho geografia Quebrando o Silêncio Reunião de Pais Asfalto é realidade Culinária Humor VEJA

Leia mais

O valor de mercado dos Clubes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores

O valor de mercado dos Clubes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores PLURI Valuation O valor de dos Clubes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultor

Leia mais

IMIGRANTES NO BRASIL: O CASO DA ENFERMAGEM. Ana Luiza Stiebler Vieira Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia Carmem de Almeida da Silva

IMIGRANTES NO BRASIL: O CASO DA ENFERMAGEM. Ana Luiza Stiebler Vieira Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia Carmem de Almeida da Silva IMIGRANTES NO BRASIL: O CASO DA ENFERMAGEM Ana Luiza Stiebler Vieira Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia Carmem de Almeida da Silva Objetivo: analisar os imigrantes da área de no Brasil Justificativa Referencial

Leia mais

Embalagens de Cup Noodles homenageiam seleções clássicas

Embalagens de Cup Noodles homenageiam seleções clássicas Marketing 28/05/2014 18:25 Embalagens de Cup Noodles homenageiam seleções clássicas São Paulo - Aproveitando o clima de Copa (http://www.exame.com.br/topicos/copa-domundo), a Nissin-Ajinomoto lança embalagens

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING PROJETO A VEZ DO MESTRE MARKETING ESPORTIVO NO MUNDO DO FUTEBOL

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING PROJETO A VEZ DO MESTRE MARKETING ESPORTIVO NO MUNDO DO FUTEBOL UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING PROJETO A VEZ DO MESTRE MARKETING ESPORTIVO NO MUNDO DO FUTEBOL POR PEDRO PAULO DILÁSCIO GUIMARÃES ORIENTADOR PROFº MARIO TRINDADE RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP)

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) Fórum de Debates sobre Governo Aberto Transparência, Participação e Cidadania: Governo Aberto e o Poder Executivo Ministro Jorge Hage Sobrinho

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 187/15

INFORMAÇÃO COMERCIAL 187/15 INFORMAÇÃO COMERCIAL 187/15 DIREÇÃO COMERCIAL 29.05.2015 A COPA AMÉRICA JOGA-SE NA TVI E NA TVI24! 11 DE JUNHO A 4 DE JULHO PRIME TIME E LATE NIGHT 26 JOGOS 2 SINOPSE Seleções de futebol, de 12 países,

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NOS PRINCIPAIS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL: MUITO MARKETING, POUCA COMUNICAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NOS PRINCIPAIS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL: MUITO MARKETING, POUCA COMUNICAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NOS PRINCIPAIS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL: MUITO MARKETING, POUCA COMUNICAÇÃO STRATEGIC COMMUNICATION MANAGEMENT IN BRAZILIAN MAIN SOCCER CLUBS: MORE MARKETING, LESS

Leia mais

Como não organizar todos os países do mundo?

Como não organizar todos os países do mundo? Como não organizar todos os países do mundo? A FIFA tem federações de 186 países independentes, de 19 regiões não independentes e das 4 regiões do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (abreviado

Leia mais

Ingressos de Turistas Internacionais no RS por via de acesso

Ingressos de Turistas Internacionais no RS por via de acesso Anuário Estatístico de Turismo 2015 ano base 2014* *Publicado em 08/07/2015, pelo Ministério do Turismo. A publicação apresenta uma compilação de informações anuais relativas ao comportamento de diversos

Leia mais

Análise multivariada aplicada em dados de futebol Campeonato Brasileiro de 2011

Análise multivariada aplicada em dados de futebol Campeonato Brasileiro de 2011 Análise multivariada aplicada em dados de futebol Campeonato Brasileiro de 2011 Juliane Jussara Affonso 1 Vilma Mayumi Tachibana 1 1 Introdução O aumento da competitividade no futebol durante os últimos

Leia mais

FORTALEZA DIA 1 PROGRAMAÇÃO. Fase Grupos. Dia dos Namorados JOGO DO BRASIL EM SÃO PAULO QUINTA- FEIRA 12.06 HORÁRIO PROGRAMAÇÃO DESCRIÇÃO

FORTALEZA DIA 1 PROGRAMAÇÃO. Fase Grupos. Dia dos Namorados JOGO DO BRASIL EM SÃO PAULO QUINTA- FEIRA 12.06 HORÁRIO PROGRAMAÇÃO DESCRIÇÃO DIA 1 Fase Grupos JOGO DO BRASIL EM SÃO PAULO QUINTA- FEIRA 12.06 Dia dos Namorados 12:00 Abertura dos Portões 12:00 DJ 1 + Apresentador DJ Seiki 13:30 Iniciativa Local Humorista Biba 14:30 Iniciativa

Leia mais

REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014

REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014 I - FINALIDADES ARTIGO 1º - A COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL, na categoria masculino/adulto, tem por finalidade congregar os alunos das unidades do Santo

Leia mais

Painel de Esportes. Chile 1 / 5. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: 18.446 100,0% Sexo Homem 8.282.

Painel de Esportes. Chile 1 / 5. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: 18.446 100,0% Sexo Homem 8.282. 1 / 5 Painel de Esportes Chile Características Tamanho painel (ISO): 47.260 Pessoas perfiladas (ISO): 4.389 Taxa de resposta estimada (ISO): 41% Atualizado: 15/12/2014 Tamanho (ISO): o número de participantes

Leia mais

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38 América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural Capítulo 38 Expansão marítima européia; Mercantilismo (capitalismo comercial); Tratado de Tordesilhas (limites coloniais entre Portugal e Espanha):

Leia mais

Clube dos 13: crise ou nova ordem? Luiz Carlos Ribeiro 1

Clube dos 13: crise ou nova ordem? Luiz Carlos Ribeiro 1 Clube dos 13: crise ou nova ordem? Luiz Carlos Ribeiro 1 Introdução A palavra crise tem sido recorrente no futebol mundial e, mais especialmente no brasileiro. Em artigo Helal/Gordon observam que é a partir

Leia mais

Recorde-se que no item Transporte chamou-se a atenção para o crescimento do movimento de vôos internacionais no aeroporto de Fortaleza.

Recorde-se que no item Transporte chamou-se a atenção para o crescimento do movimento de vôos internacionais no aeroporto de Fortaleza. A atividade do setor de no Ceará, tem apresentado um expressivo crescimento ao longo dos últimos anos. De fato, tendo recebido 970.000 turistas em 1997, este fluxo alcançou 1.550.857 em 2003 e 1.784.354

Leia mais

Anúncios de camisa rendem US$ 4,6 mi à Adidas nas redes

Anúncios de camisa rendem US$ 4,6 mi à Adidas nas redes B O L E T I M OFERECIMENTO SEXTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2015 NÚMERO DO DIA 7,99 BI foi o faturamento da Adidas no 1º semestre de 2015, graças ao aumento de 16,1% nas vendas EDIÇÃO 313 Anúncios de camisa

Leia mais

A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013.

A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013. COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 APRESENTAÇÃO A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013. Além da transmissão dos principais campeonatos de clubes do Brasil e da

Leia mais

GESTÃO ESPORTIVA: NOVOS RUMOS PARA O FUTEBOL BRASILEIRO

GESTÃO ESPORTIVA: NOVOS RUMOS PARA O FUTEBOL BRASILEIRO RAE-DOCUMENTO GESTÃO RAFAEL ESPORTIVA: VALENTE NOVOS MAURÍCIO RUMOS C. SERAFIM PARA O FUTEBOL BRASILEIRO GESTÃO ESPORTIVA: NOVOS RUMOS PARA O FUTEBOL BRASILEIRO Rafael Valente Graduando em Jornalismo na

Leia mais

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial ALEMANHA ARGÉLIA Berlim Argel alemão árabe cerca de 8 milhões de habitantes cerca de 6 milhões de habitantes 17 Curiosidade: Existem mais de 1.5 Curiosidade: A seleção de futebol da Argélia é conhecida

Leia mais

I N T E R F A C E S. Porto Alegre: FACE/PUCRS, Vol. 1, Núm. 2, 2014. Imigração de retorno: o Brasil atrai de volta mão de obra qualificada?

I N T E R F A C E S. Porto Alegre: FACE/PUCRS, Vol. 1, Núm. 2, 2014. Imigração de retorno: o Brasil atrai de volta mão de obra qualificada? BOLETIM DE PESQUISA I N T E R F A C E S O Boletim de Pesquisa Interfaces é uma publicação dos professores da FACE/PUCRS e contempla temas diversos nas áreas de economia e negócios. Seus textos são curtos,

Leia mais

PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS MERCADO EM FOCO GT GUINDASTES

PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS MERCADO EM FOCO GT GUINDASTES PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS MERCADO EM FOCO GT GUINDASTES Inteligência de Mercado BMS Dezembro de 2012 APRESENTAÇÃO No âmbito das atividades do Programa Setorial Integrado (PSI) Máquinas e Equipamentos

Leia mais

Os desafios das empresas em mercados competitivos

Os desafios das empresas em mercados competitivos Os desafios das empresas em mercados competitivos Conteúdo da palestra Todos os slides desta palestra estarão disponíveis aos participantes; Solicitar através do e-mail: apresentacao@marins.com.br Dicas

Leia mais

MEDIDAS PARA RECUPERAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

MEDIDAS PARA RECUPERAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI O futebol é o maior produto do Brasil. Ninguém discorda desta afirmativa, além de ser identidade nacional, o futebol é marca intrinsicamente vinculada ao Brasil. Em qualquer parte

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

A América Espanhola.

A América Espanhola. Aula 14 A América Espanhola. Nesta aula, trataremos da colonização espanhola na América, do processo de independência e da formação dos Estados Nacionais. Colonização espanhola na América. A conquista

Leia mais

Curso de Árbitros inicia a 13 de fevereiro

Curso de Árbitros inicia a 13 de fevereiro Newsletter da Associação de Futebol de Leiria Ano VI n.º73 10-02-2016 Curso de Árbitros inicia a 13 de fevereiro pág.6 pág.2 Site da A.F. Leiria com nova imagem A.F. Leiria já disponibiliza os resultados

Leia mais