AGE CONTRA OS EFEITOS NOCIVOS DA LUZ AZUL-VIOLETA LENTE CRIZAL PREVENCIA PROTEÇÃO EFICAZ PARA A SAÚDE DOS SEUS OLHOS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGE CONTRA OS EFEITOS NOCIVOS DA LUZ AZUL-VIOLETA LENTE CRIZAL PREVENCIA PROTEÇÃO EFICAZ PARA A SAÚDE DOS SEUS OLHOS."

Transcrição

1 AGE CONTRA OS EFEITOS NOCIVOS DA LUZ AZUL-VIOLETA LENTE CRIZAL PREVENCIA PROTEÇÃO EFICAZ PARA A SAÚDE DOS SEUS OLHOS.

2 LUZ E SAÚDE OCULAR Diversos estudos comprovam o papel crucial da luz na saúde dos seus pacientes. Eles demonstram os aspectos benéficos que a luz pode ter e também a possibilidade de ser nociva e contribuir para o desenvolvimento de doenças oculares. Existem evidências clínicas de que a radiação UV é um dos fatores de risco em algumas doenças oculares: tumores palpebrais, pterígio, ceratites e, talvez, catarata e degeneração macular relacionada à idade 1 (DMRI). RPE* cell apoptosis (for 4µM A2E) 9 A Luz azul-violeta Visível de Alta Energia (LVAE) é um dos fatores de risco para a ocorrência da DMRI (1,2) : 8 A DMRI é a principal causa de cegueira nos países industrializados. 7 Atualmente, existem apenas alguns poucos tratamentos estabilizadores não curativos da DMRI. 6 Obs.: Há outros fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da DMRI, como idade, genética, tabagismo, dieta, etc Novas 2 descobertas científicas: identificação dos comprimentos de onda da LVAE nociva 1 Em 28, a ESSILOR associou-se ao Instituto da Visão DARK de Paris (3) 39 a fim de investir em um programa de *RPE = Retinal Pigment Epithelium Wavelength (nm) pesquisa avançada para defesa da saúde ocular Através dessas pesquisas, a ESSILOR deseja oferecer a proteção ocular mais completa contra os efeitos danosos da luz, inclusive da LVAE. NÃO-VISÍVEL UV LUZ NOCIVA ( U V ) (azul-violeta) CATARATA CÉLULAS RETINIANAS SAUDÁVEIS LUZ AZUL (LVAE) DMRI RELÓGIO BIOLÓGICO HUMANO VISÍVEL LUZ ESSENCIAL (azul-turquesa) ( re s t ant e d e l u z v i s í vel ) CÉLULAS RETINIANAS DANIFICADAS TESTES EM CÉLULAS DANIFICADAS in vitro* * Durante os testes in vitro, células retinianas de suínos foram expostas à luz azul-violeta, reproduzindo a exposição fisiológica à luz solar do olho humano de um indivíduo de 4 anos. UV: Luz Ultravioleta LVAE: Luz Visível de Alta Energia (3) Com sede em Paris, e ligado à Universidade Pierre & Marie Curie, o Instituto da Visão (Institute de la Vision) é considerado um dos maiores centros de pesquisa integrada da Europa sobre a visão e as doenças oculares. 2 pesquisadores e médicos e 15 profissionais da indústria trabalham conjuntamente para descobrir e comprovar novas abordagens terapêuticas e soluções preventivas, bem como tecnologias inovadoras de compensação para limitações da visão. Apoptose das células do EPR* (para 4µM A2E) Pico Nocivo a 435 nm (+/-2nm) Em 211, foi descoberta que uma faixa da luz visível de 4 nm ( nm), é a luz mais prejudicial para as células retinianas: a luz azul-violeta (4) ESCURO *EPR = Epitélio Pigmentar da Retina Comprimento de onda (nm) MORTE DAS CÉLULAS DA RETINA* POR COMPRIMENTO DE ONDA Fonte: IDV/Essilor R&D 211.

3 A LUZ AZUL-VIOLETA AUMENTA O RISCO DE DANOS À RETINA A exposição cumulativa à luz azul-violeta tem um efeito duplo: - Ela aumenta a produção de lipofuscina, um material residual metabólico que se acumula nas células retinianas com a idade. Ela é conhecida como um marcador da idade que pode ser encontrado em outros órgãos do corpo humano. O acúmulo de lipofuscina nas células da retina pode contribuir para o aparecimento de drusas na DMRI (5). - Ela ativa os componentes fototóxicos (principalmente A2E) da lipofuscina, o que causa a morte das células (6) (EPR e fotorreceptoras). Proteger os olhos da luz azul nociva é uma necessidade de todos. ATÉ 1 ANOS DE IDADE, OS OLHOS FICAM SUPEREXPOSTOS À LUZ NOCIVA, PELO MAIOR TEMPO DE ATIVIDADES EXTERNAS DAS CRIANÇAS. Elas ficam mais expostas do que os adultos à luz solar, que é uma fonte importante de luz azul-violeta e UV (7), ambas nocivas. O cristalino e a córnea ainda são muito transparentes e sensíveis à luz nociva. As células da retina recebem uma quantidade excessiva de luz azul-violeta (8) podendo ser acima do limite fisiológico. 12 COM A IDADE, AUMENTAM OS RISCOS DE DOENÇAS OCULARES (9). O nível de antioxidantes presentes no olho diminui (1), enquanto a sensibilidade das células retinianas à luz azul-violeta aumenta. Outros fatores de risco também podem precipitar a ocorrência de doenças oculares: predisposições genéticas, tabagismo, dieta, etc CONCENTRAÇÃO DE LIPOFUSCINA (Unidades arbitrárias) ACÚMULO DE LIPOFUSCINA AO LONGO DA VIDA IDADE (ANOS) Wing et al., IOVS, Delori et al., IOVS, 21.

4 TODOS ESTÃO EXPOSTOS DIARIAMENTE AOS EFEITOS NOCIVOS DA LUZ AZUL-VIOLETA E UV. Em ambientes externos, o sol é a fonte mais poderosa de luz azul-violeta e UV, em qualquer condição climática. Em ambientes internos, através de novos dispositivos tecnológicos e da substituição das lâmpadas incandescentes por fontes de luz luminescentes. A maior parte da luz artificial azul-violeta pode ser encontrada em: - Lâmpadas de LED brancas e frias: incorporadas principalmente aos computadores, tablets e novas gerações de smartphones (35% de luz azul-violeta). - Lâmpadas fluorescentes compactas (26% de luz azul-violeta). Luz azul-violeta nociva (435±2 nm) 1 Lâmpadas fluorescentes compactas 1 LED brancas (tela, iluminação de escritório...) ENERGIA Relative RELATIVA energy (artificial (FONTE source ARTIFICIAL of light) DE LUZ) pico em 435 nm pico entre 44 e 45 nm Espectro Solar D ENERGIA RELATIVA (LUZ DO SOL) Comprimento de onda (nm) O gráfico acima mostra a composição da luz a partir de três fontes: lâmpada fluorescentes compactas, LED e luz solar. Neste gráfico aparece que na faixa entre 415 e 455 nm que é mais lesiva para a retina, a intensidade de luz azul nociva é maior nas lâmpadas fluorescentes compactas e LED.

5 NEM TODOS OS COMPRIMENTOS DE ONDA DA LUZ AZUL SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE Acima de 455nm, a luz azul-turquesa é essencial às funções visuais e não visuais: - Estimulação do reflexo de constrição da pupila em ~48 nm (11) Proteção natural da retina contra a superexposição à luz. - Sincronização do relógio biológico humano em uma banda de 3nm, de 465 a 495nm (12) Ciclo de adormecer/despertar, memória, humor, desempenho cognitivo, etc. CGR (Células ganglionares da retina) intrinsicamente fotossensíveis (3º fotorreceptor descoberto em 22, com o uso do fotopigmento melanopsina) DOIS SISTEMAS FOTORRECEPTORES Bastonetes e cones FUNÇÕES NÃO VISUAIS FUNÇÕES VISUAIS Soluções de lentes protetoras existentes: filtros para visão subnormal As lentes coloridas filtram os raios UV e toda a luz azul (azul-violeta e azul-turquesa). Projetadas para pacientes que já foram diagnosticados com DMRI, elas são o auxílio visual com maior proteção disponível atualmente. No entanto, elas não são usadas como solução de prevenção pelos indivíduos que correm o risco de desenvolver DMRI com o passar dos anos (devido a predisposições genéticas ou estilo de vida) por diferentes motivos: Elas não são lentes transparentes (a aparência estética não é adequada para todas as situações do dia a dia); Elas não filtram de forma seletiva a luz azul, o que pode ocasionar: - alteração da percepção que o usuário tem das cores - prejuízo do funcionamento do relógio biológico humano e o reflexo de constrição da pupila PREVENÇÃO RECOMENDADA DMRI DIAGNOSTICADA PROTEÇÃO NECESSÁRIA (Filtros de visão subnormal) TEMPO DE VIDA TODO MUNDO PRINCIPALMENTE INDIVÍDUOS COM MAIOR RISCO (genética, tabagismo, dieta, idade, estilo de vida...) HOJE EM DIA, NENHUMA LENTE TRANSPARENTE DE USO DIÁRIO PREVINE A DEGENERAÇÃO DAS CÉLULAS DA RETINA

6 NOVAS LENTES ANTIRREFLEXO PROTEÇÃO EFICAZ PARA A SAÚDE DOS SEUS OLHOS -

7 NOVA SOLUÇÃO DE PROTEÇÃO SELETIVA PARA OS OLHOS Resultado de 2 anos de experiência em P&D, as lentes CRIZAL PREVENCIA têm uma tecnologia antirreflexo seletiva que permite: Filtrar apenas a luz UV e azul-violeta Testes in vitro com células retinianas comprovaram uma redução da morte das células em 25%, com 2% de redução da luz azul-violeta (13) **. Um nível de proteção capaz de reduzir o risco cumulativo da DMRI. Oferecem maior proteção contra os raios UV vindos de todas as direções, inclusive os raios refletidos na face interna da lente. Possui Fator de Proteção Solar Ocular FPS-O 25. Os olhos ficam até 25 vezes mais protegidos do que sem lente alguma.* Deixar passar a luz visível essencial para o bem-estar geral (Incluindo 96% de azul-turquesa transmitida da luz) Para preservar as funções visuais (percepção das cores) e não visuais (relógio biológico). Garantir máxima nitidez da visão, através da proteção das lentes contra: 25 * TM Reflexos Arranhões Manchas Poeira Água PROTEÇÃO NA FACE EXTERNA Menos 2% (1) de luz azul-violeta e 1% (2) de UV Exceto no material resina 1,5 (Orma) BACK SIDE PROTECTION PROTEÇÃO NA FACE INTERNA Backside reflection virtually eliminated ( ~ 4%) Reflexo na superfície externa praticamente eliminado (~4%) (Igual ao Crizal Forte UV) Lente Luz essencial Essential light Legenda Luz visível (Exceto luz azul-violeta) Luz azul-turquesa Luz nociva Visible light Blue-Turquoise light Luz azul-violeta Blue-Violet light CRIZAL PREVENCIA. Harmful light A LENTE TRANSPARENTE QUE OFERECE A PROTEÇÃO MAIS COMPLETA UV PARA light A SAÚDE OCULAR. Luz UV * Índice de referência desenvolvido pelo departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Essilor International certificando a proteção UV global de uma lente. O índice FPS-O de 25 significa que os olhos estão 25 vezes mais bem protegidos com as lentes Crizal do que sem lente alguma. FPS-O de 25 para as lentes Crizal nos materiais Essilor Stylis, Essilor Airwear, Xperio, Transitions e FPS-O de 1 no material Orma transparente. Medições realizadas consideram apenas a performance da lente. ** - A redução da luz azul-violeta pode variar ligeiramente dependendo do material da lente. - Redução em 25% da taxa de mortalidade das células retinianas induzida pela luz, versus uma lente transparente padrão. Em testes in vitro realizados pela Essilor no Institut de La Vision em Paris, células do epitélio pigmentar da retina (EPR) foram expostas à luz azul-violeta, reproduzindo a exposição fisiológica à luz do sol do olho aos 4 anos de idade.

8 PARA MELHOR PROTEÇÃO DA SAÚDE OCULAR PROTEÇÃO DOS OLHOS * PROTEÇÃO UV NA FACE INTERNA PROTEÇÃO UV NA FACE INTERNA PROTEÇÃO UV NA FACE INTERNA PROTEÇÃO CONTRA A LUZ AZUL NOCIVA PROTEÇÃO UV NA FACE INTERNA PROTEÇÃO DAS LENTES A ÁGUA A MANCHAS A ARRANHÕES A ÁGUA A POEIRA A MANCHAS A ARRANHÕES A ÁGUA A POEIRA A MANCHAS A ARRANHÕES A ÁGUA A POEIRA A MANCHAS A ARRANHÕES EFICIÊNCIA DO ANTIRREFLEXO EFICIÊNCIA DO ANTIRREFLEXO EFICIÊNCIA DO ANTIRREFLEXO EFICIÊNCIA DO ANTIRREFLEXO * Índice de referência desenvolvido pelo departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Essilor International certificando a proteção UV global de uma lente. O índice FPS-O de 25 significa que os olhos estão 25 vezes mais bem protegidos com as lentes Crizal do que sem lente alguma. FPS-O de 25 para as lentes Crizal nos materiais Essilor Stylis, Essilor Airwear, Xperio, Transitions e FPS-O de 1 no material Orma transparente. Medições realizadas consideram apenas a performance da lente.

9 GARANTIA DE A ARRANHÕES CRIZAL ** Por 12 meses, que pode ser estendida por mais 12 meses ao se cadastrar no site ** Em caso de arranhões, em condições normais de uso, a troca é gratuita, dentro do prazo de validade. Estão excluídos danos decorrentes de acidentes ou mal uso. Mediante análise do serviço de qualidade Essilor. Consulte o termo de Garantia Adicional e suas condições detalhadas no site e informe seu cliente. A marca digital Crizal permite ao usuário identificar a autenticidade das lentes. Ao embaçar a lente, a marca digital aparece em Varilux e Crizal. REFLEXO RESIDUAL O reflexo azul-violeta é a prova visível da eficácia em refletir a luz azul nociva. A tecnologia Crizal é ideal com as lentes Varilux, Transitions, Xperio e está disponível em uma gama ampla de lentes surfaçadas e prontas: Orma e Orma Transitions Orma e Orma Transitions

10 1 Filtra apenas a LUZ NOCIVA: Luz UV e azul-violeta (cada vez mais presente nos dispositivos modernos). Permite a passagem da LUZ ESSENCIAL:azul-turquesa e luz visível restante. 2 Ajuda a PREVENIR o envelhecimento prematuro dos olhos (Cataratas e DMRI). 3 Oferece a PROTEÇÃO MAIS COMPLETA COM LENTES contra: reflexos, manchas, arranhões, poeira e água. 4 A PREVENÇÃO é recomendada para pessoas de TODAS AS IDADES.

11 REFERÊNCIAS 1. Taylor HR, West S, Munoz B, Rosenthal FS, Bressler SB, et al. (1992) The long-term effects of visible light on the eye. (Os efeitos de longo prazo da luz visível sobre os olhos.) Arch Ophthalmol 11: Cruickshanks KJ, Klein R, Klein BE, Nondahl DM (21) Sunlight and the 5-year incidence of early age-related maculopathy: the Beaver Dam Eye Study. (A luz do sol e a incidência de 5 anos de maculopatia precoce relacionada à idade: o estudo BDES (Beaver Dam Eye Study)). Arch Ophthalmol 119: Com sede em Paris, e ligado à Universidade Pierre & Marie Curie, o Instituto da Visão (Institute de la Vision) é considerado um dos maiores centros de pesquisa integrada da Europa sobre a visão e as doenças oculares. 2 pesquisadores e médicos e 15 profissionais da indústria trabalham conjuntamente para descobrir e comprovar novas abordagens terapêuticas e soluções preventivas, bem como tecnologias inovadoras de compensação para limitações da visão. 4. Identification of the blue light toxicity spectrum on A2E-loaded RPE cells in sunlight normalized conditions. (Identificação do espectro de toxicidade da luz azul em células do EPR com A2E em condições normalizadas de exposição à luz solar.) Emilie Arnault1, Coralie Barrau2, Céline Nanteau1, Pauline Gondouin1, Françoise Viénot, Emmanuel Gutman1, Thierry Villette2, José-Alain Sahel1, Serge Picaud1. 1 Institut de la Vision, Paris; 2 Essilor International, Paris. Submetido. 5. Wihlmark U, Wrigstad A, Roberg K, Nilsson SE, Brunk UT (1997) Lipofuscin accumulation in cultured retinal pigment epithelial cells causes enhanced sensitivity to blue light irradiation. (O acúmulo de lipofuscina em células epiteliais pigmentares retinianas cultivadas aumenta a sensibilidade à irradiação da luz azul.) Free Radic Biol Med 22: Weiter JJ, Delori FC, Wing GL et al (1985) Relationship of senile macular degeneration to ocular pigmentation. (Relação entre a degeneração macular senil e a pigmentação ocular.) Am J Ophthalmol. 99: Truhan AP. Sun Protection in childhood (Proteção solar na infância). Clinical Pediatrics. 1991;3: Boettner EA (1967) Spectral transmission of the eye. (Transmissão espectral do olho.) Ann Arbor: The university of Michigan. [5] Boettner EA, Wolter JR (1962) Transmission of the ocular media. (Transmissão do meio ocular.) Investigative Ophthalmology Modelo simplificado de extrapolação da DMRI. Essilor International, DMS, EL, Jan ONU: World Population Prospects, estudos epidemiológicos e de mercado. 1. Yu et Al, IOVS, Ludovic S. Mure, Pierre-Loic Cornut, Camille Rieux, Elise Drouyer, Philippe Denis, Claude Gronfier, Howard M. Cooper. (29) Melanopsin Bistability: A Fly s Eye Technology in the Human Retina. (A tecnologia do olho das moscas na retina humana.) PlosOne Viénot F, Bailacq S, Rohellec JL. (21) The effect of controlled photopigment excitations on pupil aperture. (O efeito de excitações fotopigmentares controladas na abertura da pupila.) Ophthalmic Physiol Opt. 3(5): Gamlin PD, McDougal DH, Pokorny J, Smith VC, Yau KW, Dacey DM. (27) Human and macaque pupil responses driven by melanopsin-containing retinal ganglion cells. (Respostas da pupila de humanos e macacos motivadas pelas células ganglionares retinianas contendo melanopsina.) Vision Res. 47(7): Hattar, S., Liao, H.-W., Takao, M., Berson, D.M. e K.-W. Yau (22) Melanopsin-containing retinal ganglion cells: architecture, projections and intrinsic photosensitivity. (Células ganglionares retinianas contendo melanopsina: arquitetura, projeções e fotossensibilidade intrínseca.) Science, 295: Crizal Prevencia : the first preventive non-tinted daily wear glasses to protect from UV and harmful blue light. (Crizal Prevencia: as primeiras lentes preventivas de uso diário não coloridas que protegem contra a luz UV e a luz azul nociva.), Coralie Barrau, Amelie Kudla, Eva Lazuka-Nicoulaud, Claire Le Covec, Point de Vue No. 69, Fall Béhar-Cohen F, Baillet G, De Ayguavives T, Ortega García P, Peña-García P, Krutmann J, Remé C, Wolffsohn J. Ultraviolet damage to the eye revisited: Eye-Sun Protection Factor (E-SPF ), a new UV protection label for eyeware. (Danos oculares dos raios UV revisitados: Fator de Proteção Solar Ocular (FPS-O ), um novo rótulo de proteção UV para equipamentos oculares.) Clin Ophthalmol 213, submetido. 17. Krutmann J, Béhar-Cohen F, Baillet G, De Ayguavives T, Ortega García P, Peña-García P, Remé C, Wolffsohn J. Learning from dermatology: Eye-Sun Protection Factor (E-SPF ), a step into standardization of UV eye protection. (Aprendendo com a dermatologia: Fator de Proteção Solar Ocular (FPS-O ), um passo na direção da padronização da proteção ocular UV.) Phototdermatol Photoimmunol Photomed 213; em preparação.

12 FAT LENTES CRIZAL PREVENCIA cód.: DMK AGO/13 SAC Parabéns! Você escolheu a melhor lente antirreflexo do mercado. Crizal Prevencia é produzida exclusivamente pela Essilor, líder mundial em lentes oftálmicas. 213 Óptica: Data: CERTIFICADO DE GARANTIA E AUTENTICIDADE * Leia na parte interna **Com garantia adicional opcional Se não enviar pela internet, cole todo esse ticket na cartela PONTOS Nome: Esq. Unidos pela Oftalmologia Brasileira Dir. Crizal é marca registrada da Essilor International. Garantia de 12 meses de resistência a arranhões** Val. até 31/12/ Essilor, Essilor Airwear, Essilor Stylis, Crizal Prevencia, Crizal Forte UV, Crizal Alizé UV, Crizal Easy UV, Varilux, Xperio e Orma são marcas registradas da Essilor International. Imagens: Getty images. Shutterstock. JUL/13 Código: DMK As lentes Essilor Crizal Prevencia são dispositivos médicos destinados à correção de ametropias e presbiopia, oferecendo proteção seletiva contra os raios nocivos da luz azul e UV. A Essilor declara que as informações fornecidas são informações gerais para fins de prevenção e conscientização da população. Para obter mais informações, a Essilor recomenda consultar um oftalmologista. A Essilor International é líder mundial em design, fabricação e personalização de lentes oftálmicas. Atuando em cinco continentes, a Essilor oferece uma ampla gama de lentes das marcas Varilux, Crizal, Optifog, Xperio e Essilor para corrigir a miopia, a hipermetropia, a presbiopia e o astigmatismo.

Mais segurança, leveza e conforto para os seus olhos em todas as situações.

Mais segurança, leveza e conforto para os seus olhos em todas as situações. L E N T E S Mais segurança, leveza e conforto para os seus olhos em todas as situações. Resistência a impactos Resistência e 100% de a impactos proteção e UV. 100% de proteção Tudo que você precisa Tudo

Leia mais

Os testes feitos com as lentes Eyezen reuniram usuários de óculos e pessoas que nunca utilizaram óculos. Seus olhos preparados para o ataque digital

Os testes feitos com as lentes Eyezen reuniram usuários de óculos e pessoas que nunca utilizaram óculos. Seus olhos preparados para o ataque digital rasileiros* elo menos, s abaixo ao tos digitais: Benefícios reais aprovados por quem tem uma vida conectada. Os testes feitos com as lentes Eyezen reuniram usuários de óculos e pessoas que nunca utilizaram

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 O olho humano O papel da retina e do cérebro A Pupila - É a estrutura do olho responsável por regular a entrada da quantidade de luz para a formação da imagem; - Em

Leia mais

Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232

Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232 FÍSICA B Aula 17 Seus Óculos. Página 232 INTRODUÇÃO Na aula de hoje, estudaremos os defeitos da visão e os tipos de lentes indicadas para correção destes defeitos. Para isso, estudaremos primeiramente

Leia mais

Tornando a visão uma prioridade de saúde. Enxergue bem durante toda a sua vida

Tornando a visão uma prioridade de saúde. Enxergue bem durante toda a sua vida Tornando a visão uma prioridade de saúde Enxergue bem durante toda a sua vida A visão de todos nós pode mudar com a idade Algumas alterações na visão podem dificultar a realização de tarefas diárias. Estas

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 87/2014 VITALUX na Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) forma atrófica

RESPOSTA RÁPIDA 87/2014 VITALUX na Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) forma atrófica RESPOSTA RÁPIDA 87/2014 VITALUX na Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) forma atrófica SOLICITANTE Dra. Denise Canêdo Pinto Juíza de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Ponte Nova

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219)

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Raios de Luz - Alguns filósofos gregos pensavam que nossos olhos emitiam raios que permitiam enxergar os objetos; - Só nos é possível ver quando há luz

Leia mais

DESCUBRA O EYE PROTECT SYSTEM TM UMA REVOLUÇÃO NA PROTEÇÃO CONTRA RAIOS UV E LUZ AZUL NOCIVA

DESCUBRA O EYE PROTECT SYSTEM TM UMA REVOLUÇÃO NA PROTEÇÃO CONTRA RAIOS UV E LUZ AZUL NOCIVA DESCUBRA O EYE PROTECT SYSTEM TM UMA REVOLUÇÃO NA PROTEÇÃO CONTRA RAIOS UV E LUZ AZUL NOCIVA A LUZ É ESSENCIAL, MAS PODE SER NOCIVA A luz tem um papel essencial na vida de todos. Além de permitir o funcionamento

Leia mais

É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais.

É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais. É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais. Dispersão da luz Luz Branca v Prisma Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Anil Violeta COR Luz: As Primárias São: Vermelho, Verde e Azul

Leia mais

Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.

Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Olho humano Todo o conjunto que compõe a visão humana

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 05

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 05 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 05 Objetivas É uma lente óptica ou conjunto de lentes usada em conjunto com um corpo de câmera e um mecanismo para reproduzir

Leia mais

Biofísica da visão II. Ondas eletromagnéticas, o olho humano, Funcionamento da visão, Defeitos da visão.

Biofísica da visão II. Ondas eletromagnéticas, o olho humano, Funcionamento da visão, Defeitos da visão. Biofísica da visão II Ondas eletromagnéticas, o olho humano, Funcionamento da visão, Defeitos da visão. Sistema de líquidos do olho Glaucoma: aumento da pressão intra-ocular SIMULAÇÃO DE PERDA NO GLAUCOMA

Leia mais

Estrutura do OLHO HUMANO:

Estrutura do OLHO HUMANO: ÓPTICA DA VISÃO Estrutura do OLHO HUMANO: É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila. Ajustam a forma do cristalino. Com o envelhecimento eles perdem

Leia mais

LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS CUIDADOS AO COMPRAR, TAMBÉM É PRECISO ADAPTAR E ACOMPANHAR O USO.

LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS CUIDADOS AO COMPRAR, TAMBÉM É PRECISO ADAPTAR E ACOMPANHAR O USO. LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS Por Luiz Alberto Perez Alves CUIDADOS AO COMPRAR, TAMBÉM É PRECISO ADAPTAR E ACOMPANHAR O USO. As lentes de contato descartáveis foram introduzidas no Brasil no inicio dos

Leia mais

Saúde Ocular do Idoso

Saúde Ocular do Idoso Saúde Ocular do Idoso Norma Helen Medina Centro de Oftalmologia Sanitária CVE CCD/SES SP dvoftal@saude.sp.gov.br Classificação de deficiência visual Organização Mundial da Saúde CID 10 Cegueira Acuidade

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

Índice de Refração. c v. n =

Índice de Refração. c v. n = Refração da Luz O que é Refração? É um fenômeno que ocorre quando a luz passa através da interface que separa dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação. A refração é decorrente de uma

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas EVITANDO ACIDENTES Como evitar acidentes com os olhos Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até

Leia mais

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas CEGUEIRA E CATARATA Perguntas e respostas Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 14. O que torna a pessoa cega? Somado aos acidentes e defeitos

Leia mais

TEMA: Neovite Luteim para tratamento de descolamento de retina congênito

TEMA: Neovite Luteim para tratamento de descolamento de retina congênito NT 142/2014 Solicitante: Dra. Patrícia Bitencourt Moreira Juizado Especial da Comarca de Manhuaçu Data: 20/07/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Número do processo: 0052611-84.2014.8.13.0394

Leia mais

PROTETOR SOLAR. Priscila Pessoa, bolsista PIBID, Licenciatura em Química, IQ-UNICAMP

PROTETOR SOLAR. Priscila Pessoa, bolsista PIBID, Licenciatura em Química, IQ-UNICAMP PROTETOR SOLAR Priscila Pessoa, bolsista PIBID, Licenciatura em Química, IQ-UNICAMP É a fonte de energia essencial para a vida na terra e muitos são os benefícios trazidos pela luz solar para os seres

Leia mais

Projeto de Lei Nº 5534, de 2005 (Do Senado Federal)

Projeto de Lei Nº 5534, de 2005 (Do Senado Federal) COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA Projeto de Lei Nº 5534, de 2005 (Do Senado Federal) Torna obrigatória a proteção contra radiação ultravioleta nos óculos de sol e dá outras providências. Autor:

Leia mais

Introdução. A essas e outras questões serão respondidas durante nosso encontro.

Introdução. A essas e outras questões serão respondidas durante nosso encontro. Introdução Milhares de trabalhadores precisam exercer suas atividades utilizando óculos com lentes corretivas ao mesmo tempo que precisam usar óculos de segurança para se proteger contra os riscos inerentes

Leia mais

Biofísica da Visão. OLHO EMÉTROPE é o olho normal, sem defeitos de visão.

Biofísica da Visão. OLHO EMÉTROPE é o olho normal, sem defeitos de visão. Biofísica da Visão O OLHO HUMANO: O olho humano é um órgão extremamente complexo, constituído de numerosas partes. Do ponto de vista físico, podemos considerar o olho humano como um conjunto de meios transparentes,

Leia mais

Lentes de bordas finas: quando as bordas são mais finas que a região central.

Lentes de bordas finas: quando as bordas são mais finas que a região central. Lentes Esféricas Uma lente é um meio transparente que tem duas faces curvas ou uma face curva e outra plana. Na figura temos os tipos usuais de lentes,sendo as faces curvas esféricas. Lentes de bordas

Leia mais

Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?

Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto? Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto? Em uma conversa, os interlocutores piscam uma média de 22 vezes por minuto. Quando alguém lê, a frequência desta piscadela se produz 12 a 15 vezes por minuto.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GARANTIAS SAC

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GARANTIAS SAC MANUAL DE PROCEDIMENTOS GARANTIAS SAC 1- Objetivo: Padronizar os procedimentos de atendimento das Garantias SAC Essilor. 2- Campo de aplicação Este procedimento aplica-se a todos os produtos fabricados

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 300/2014 Antiangiogênicos e fotocoagulação a laser para tratamento de retinopatia diabética

RESPOSTA RÁPIDA 300/2014 Antiangiogênicos e fotocoagulação a laser para tratamento de retinopatia diabética RESPOSTA RÁPIDA 300/2014 Antiangiogênicos e fotocoagulação a laser para tratamento de retinopatia diabética SOLICITANTE DR BRENO REGO PINTO Juizado Especial da Comarca de Monte Santo de Minas/MG NÚMERO

Leia mais

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA O QUE É ENERGIA ATIVA E REATIVA? Sim, mas apesar de necessária, a utilização de Energia Reativa deve ser a menor possível. O excesso de Energia Reativa exige condutores

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

1) (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o): a) Retina; b) Córnea; c) Íris; d) Pupila; e) Cristalino.

1) (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o): a) Retina; b) Córnea; c) Íris; d) Pupila; e) Cristalino. Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 2 Ano Disciplina: Biologia 1) (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o): a)

Leia mais

VISÃO: MITOS E VERDADES

VISÃO: MITOS E VERDADES Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira VISÃO: MITOS E VERDADES Quem usa óculos enxerga pior à noite? Os míopes enxergam menos à noite, mesmo

Leia mais

O que é Avançada técnica cirúrgica com excimer laser que possibilita a correção refrativa da visão.

O que é Avançada técnica cirúrgica com excimer laser que possibilita a correção refrativa da visão. PRK O que é Avançada técnica cirúrgica com excimer laser que possibilita a correção refrativa da visão. Técnica Cirurgia realizada na superfície da córnea, sem a necessidade de corte. Indicação Correção

Leia mais

Unidade IV. Aula 20.1 Conteúdo. Óptica, Ser humano e Saúde. Os defeitos da visão e as lentes corretoras. INTERATIVIDADE FINAL

Unidade IV. Aula 20.1 Conteúdo. Óptica, Ser humano e Saúde. Os defeitos da visão e as lentes corretoras. INTERATIVIDADE FINAL Unidade IV Óptica, Ser humano e Saúde Aula 20.1 Conteúdo Os defeitos da visão e as lentes corretoras. 2 Habilidade Reconhecer características ou propriedades dos instrumentos ópticos e a óptica da visão,

Leia mais

Relatório Final de Instrumentação de Ensino F809 Ótica e Problemas da Visão

Relatório Final de Instrumentação de Ensino F809 Ótica e Problemas da Visão Relatório Final de Instrumentação de Ensino F809 Ótica e Problemas da Visão Aluna: Gabriela Simone Lorite RA 008769 Orientador: Lucila Cescato Universidade Estadual de Campinas Junho/2004 Resumo O olho

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS GERENCIAMENTO DE EVENTOS INTELIGENTES DE E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO SEJA VOCÊ GERENTE DE UNIDADE OU PROFISSIONAL DO SETOR DE COMBATE

Leia mais

DuraVision Platinum. Veja mais. Viva mais. Lentes de alta precisão ZEISS. O tratamento antirreflexo mais resistente de todos os tempos*

DuraVision Platinum. Veja mais. Viva mais. Lentes de alta precisão ZEISS. O tratamento antirreflexo mais resistente de todos os tempos* DuraVision Platinum abril/2012 *Comparado aos atuais antirreflexos da Carl Zeiss Vision O tratamento antirreflexo mais resistente de todos os tempos* Veja mais. Viva mais. Lentes de alta precisão. Líder

Leia mais

Manual de implantação

Manual de implantação Manual de implantação O BioPass ID é um serviço online baseado em nuvem que fornece uma poderosa tecnologia multibiométrica (reconhecimento de impressões digitais e face) para os desenvolvedores de qualquer

Leia mais

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net COR: -Instalação rápida e fácil, fixação com resina, ondulação de 2 a 4 mm para passagem dos cabos de energia. - Pode ser instalada em piscinas ou hidromassagens onde não tenha sido previsto sistema de

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL JANEIRO 2013 RESUMO EXECUTIVO A ACCENT é uma empresa especializada em soluções tradução e localização de software, publicações técnicas, conteúdo de sites e material institucional e educativo. ESTRUTURA

Leia mais

ESTUDO DE ÓTICAS 2014 MERCADO, VAREJISTAS E CLIENTES

ESTUDO DE ÓTICAS 2014 MERCADO, VAREJISTAS E CLIENTES ESTUDO DE ÓTICAS 2014 MERCADO, VAREJISTAS E CLIENTES VAREJISTAS E CLIENTES PESQUISA DE MERCADO - MÉTODO E AMOSTRA 2012 350 entrevistas com gerentes e proprietários de óticas 2014 541 entrevistas com gerentes

Leia mais

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) constatou por meio de uma pesquisa realizada em 2011 que 59,85% dos entrevistados se expõe à luz solar

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) constatou por meio de uma pesquisa realizada em 2011 que 59,85% dos entrevistados se expõe à luz solar A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) constatou por meio de uma pesquisa realizada em 2011 que 59,85% dos entrevistados se expõe à luz solar sem qualquer proteção, enquanto apenas 34,31% usam protetor

Leia mais

Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana. Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor

Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana. Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor De olho nos seus OLHOS! Síndrome da visão do computador Índice Vista Vermelha, embaçada e

Leia mais

Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel.

Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Manual de proteção contra raios DPS Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Nuvens carregadas e muita chuva em todo o pais A posição geográfica situa o Brasil entre os

Leia mais

Visão humana. Guillermo Cámara-Chávez

Visão humana. Guillermo Cámara-Chávez Visão humana Guillermo Cámara-Chávez Cor e visão humana Como uma imagem é formada? Uma imagem é formada a partir da quantidade de luz refletida ou emitida pelo objeto observado. Cor e visão humana Cor

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti Instrumentação para Espectroscopia Óptica CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti INTRODUÇÃO Os componentes básicos dos instrumentos analíticos para a espectroscopia

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS. Histórico:

PRINCÍPIOS BÁSICOS. Histórico: REFRAÇÃO Histórico: PRINCÍPIOS BÁSICOS Lei básica da reflexão era conhecida por Euclides, o mais famoso matemático da Antigüidade viveu entre 325 e 265 AC. De forma experimental, o princípio básico da

Leia mais

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA Questões associadas à aplicação dos lasers na Medicina Princípios Físicos e aspectos técnicos do equipamento Interacção da luz laser com os tecidos: fotocoagulação, fotovaporização,

Leia mais

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS GERENCIAMENTO DE EVENTOS INTELIGENTES DE E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO SEJA VOCÊ GERENTE DE UNIDADE OU PROFISSIONAL DO SETOR DE COMBATE

Leia mais

Projeto CAPAZ Básico Ametropias 1 Miopia e Hipermetropia

Projeto CAPAZ Básico Ametropias 1 Miopia e Hipermetropia 1 Introdução Ao assistir à aula, você teve acesso ao comportamento do olho humano, constatou quando há uma deficiência visual e como é possível corrigi-la. Vimos algumas peculiaridades, o que acontece

Leia mais

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária.

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária. Luz: é uma onda eletromagnética, que tem comprimento de onda (do espectro visível) na faixa de 400 nm a 700 nm (nm = nanômetros = 10-9 m). Além da luz visível, existem outras onda eletromagnéticas om diferentes

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Mini Glossário. B Blefarite Inflamação das pálpebras.

Mini Glossário. B Blefarite Inflamação das pálpebras. A Acomodação Capacidade do olho em focar a várias distâncias, desde o perto ao longe, por alteração da potência dióptrica do cristalino. Acuidade Visual Capacidade de discriminar dois pontos próximos como

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS Abril/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes Curso Técnico Segurança do Trabalho Identificação e Análise de Riscos Identificação e Análise de Riscos Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes Segundo a NR15 Anexo 7: Radiações não-ionizantes são as microondas,

Leia mais

BIOFÍSICA DA VISÃO Existe a cabeça de um homem na figura. Onde? Olhe abaixo e diga as CORES, não as palavras... Conflito no cérebro: o lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, enquanto o lado

Leia mais

Óptica da Visão. Prof.: Bruno Roberto Física 1 2º ano UP - 2015

Óptica da Visão. Prof.: Bruno Roberto Física 1 2º ano UP - 2015 Óptica da Visão Prof.: Bruno Roberto Física 1 2º ano UP - 2015 O Olho Humano Partes do Olho Humano Córnea: Transparente. Serve para a passagem da luz. Umedecida pelas lágrimas. Humor Aquoso: Líquido incolor

Leia mais

Manual do Usuário - NKPROX

Manual do Usuário - NKPROX Manual do Usuário NKPROX Manual do Usuário - NKPROX Neokoros TI - Biometric Technology Índice 1 - Apresentação e Características Gerais...3 2 - Placa BMC - Especificações...4 2.1 - Conectores (pinagem

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 002 USUÁRIOS DE COMPUTADOR CUIDADO COM OS OLHOS

www.cpsol.com.br TEMA 002 USUÁRIOS DE COMPUTADOR CUIDADO COM OS OLHOS TEMA 002 USUÁRIOS DE COMPUTADOR CUIDADO COM OS OLHOS 1/8 É cada vez maior o número de pessoas com a patologia diagnosticada como Fadiga Visual ou Síndrome do Usuário de Computador, conhecida também como

Leia mais

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro.

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. Thalitan é um complexo formado por um oligossacarídeo marinho quelado a moléculas de magnésio e manganês. Esse oligossacarídeo é obtido a partir da despolimerização

Leia mais

Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe 2006

Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe 2006 Apresentamos os resultados da Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe, realizada com o apoio da SUCESU-BA. O objetivo dessa pesquisa é transmitir aos gestores e ao mercado

Leia mais

Visão Subnormal. Guia do Apresentador

Visão Subnormal. Guia do Apresentador Visão Subnormal Guia do Apresentador SLIDE 1 Introdução do apresentador. O propósito desta apresentação é oferecer informações sobre o que é a visão subnormal, o que pode ser feito sobre ela e onde se

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

Saúde Ocular. Atitudes para uma visão saudável.

Saúde Ocular. Atitudes para uma visão saudável. Saúde Ocular Atitudes para uma visão saudável. O OLHO HUMANO Todos os sentidos do corpo humano são importantes, mas a visão é o que estimula grande parte das informações recebidas e interpretadas pelo

Leia mais

Estes filtros devem estar na lista de prioridade de suas compras pois eles protegem sua lente contra poeira, umidade e arranhões.

Estes filtros devem estar na lista de prioridade de suas compras pois eles protegem sua lente contra poeira, umidade e arranhões. Venda Locação! """ Os filtro podem ser divididos em famílias e sub famílias: Proteção Correção Filmes Coloridos Filmes P & B Efeito: Difusores Contraste Efeitos ópticos Polarizador Cor Cor/Graduados PROTEÇÃO:

Leia mais

Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água

Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água contato com a apresentação: gerd@usp.br total de 39 slides 1 Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água...quais Conceitos o Histórico

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

A influência das. lâmpadas na gravação

A influência das. lâmpadas na gravação A influência das lâmpadas na gravação Uma boa gravação garante a qualidade da impressão e a durabilidade da matriz. Veja como as lâmpadas influenciam esse processo Por Márcio Moraes dos Santos, da Vision-Cure

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

ManualdeInstruções einformaçõestécnicas ESTERILIZADORDEAR AKR-EARD/C-36W UVC. lâmpadasequipamentosespeciais

ManualdeInstruções einformaçõestécnicas ESTERILIZADORDEAR AKR-EARD/C-36W UVC. lâmpadasequipamentosespeciais ManualdeInstruções einformaçõestécnicas ESTERILIZADORDEAR AKR-EARD/C-36W 2 3 ManualdeInstruções Avisos... 4 Ultravioleta C... 5 Descrição do Equipamento... 8 InformaçõesTécnicas Instalação... 10 Operação...

Leia mais

TOPLEDS Lighting Solutions 1

TOPLEDS Lighting Solutions 1 TOPLEDS Lighting Solutions 1 INOVAÇÃO SUSTENTABILIDADE ECONOMIA LED, sigla em inglês de Diodo Emissor de Luz, é um semicondutor com vida útil extremamente longa, montado em um chip de silício que recebe

Leia mais

GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar

GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar Prof. Dr. Luiz Gonsaga de Carvalho Núcleo Agrometeorologia e Climatologia DEG/UFLA Absorção seletiva de radiação Absorção seletiva

Leia mais

Solutions with flexibility

Solutions with flexibility Solutions with flexibility Solutions with flexibility Nossa História Missão Visão e Valores Fundada em 2010 A Mega Cabling, tem como objetivo principal fornecer consultoria, materiais e serviços na elaboração

Leia mais

CONFIE NO ORIGINAL PRODUZIDO NO BRASIL COM ENGENHARIA ALEMÃ

CONFIE NO ORIGINAL PRODUZIDO NO BRASIL COM ENGENHARIA ALEMÃ Em 1958, Otto Pfannenberg inventou o primeiro ventilador com filtro da indústria, um verdadeiro marco no setor de climatização industrial. Hoje, a Pfannenberg fornece uma ampla variedade de soluções para

Leia mais

Engenharia Biomédica - UFABC

Engenharia Biomédica - UFABC Engenharia de Reabilitação e Biofeedback Deficiência Visual Professor: Pai Chi Nan 1 Anatomia do olho 2 1 Anatomia do olho Córnea Proteção Focalização 3 Íris e pupila Anatomia do olho Controle da quantidade

Leia mais

O descolamento de retina pode começar em uma pequena área, mas, quando não tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina.

O descolamento de retina pode começar em uma pequena área, mas, quando não tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina. PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES DESCOLAMENTO DE RETINA Definição O descolamento de retina é a separação da retina da parte subjacente que a sustenta. A malha de nervos que constitui a parte sensível à luz

Leia mais

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados.

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. JJI Vidros www.jjividros.com.br ESPELHOS DISTRIBUIDORA Catálogo de Vidros Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. APROVADO NO TESTE SALT SPRAY Altamente resistentes

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Glaucoma. O que é glaucoma? Como acontece?

Glaucoma. O que é glaucoma? Como acontece? Glaucoma O que é glaucoma? Glaucoma é uma doença crônica do olho (que dura toda a vida), que ocorre quando há elevação da pressão intra-ocular (PIO), que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência,

Leia mais

Iluminação pública. Capítulo VIII. Iluminação pública e urbana. O mundo digital

Iluminação pública. Capítulo VIII. Iluminação pública e urbana. O mundo digital 32 Led pra cá, Led pra lá... muito boa essa discussão, no entanto, o que muitas vezes deixamos de lembrar que o Led sem a eletrônica não é nada. Desde a mais simples aplicação até a mais complexa, a eletrônica

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

Apresentação Free Track

Apresentação Free Track Apresentação Free Track A Free Track é um resultado da união de um grupo de empresários que atua no segmento de rastreamento automotivo, sede própria com laboratório de desenvolvimento localizado na maior

Leia mais

CUIDADOS E PRECAUÇÕES Não usar o aparelho em presença de mistura inflamável com ar, oxigênio ou oxido nitroso.

CUIDADOS E PRECAUÇÕES Não usar o aparelho em presença de mistura inflamável com ar, oxigênio ou oxido nitroso. FOTÔMETRO UV400-3B CUIDADOS E PRECAUÇÕES Não usar o aparelho em presença de mistura inflamável com ar, oxigênio ou oxido nitroso. Manter o UV-400 em lugar frio, sem umidade e livre de poeira. Verificar

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...5 4. DETALHES DO PRODUTO...6 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...7 6. TERMOS DE GARANTIA...7 Apresentação:

Leia mais

Capítulo II Imagem Digital

Capítulo II Imagem Digital Capítulo II Imagem Digital Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Formação de uma imagem 2. Representação digital de uma imagem 3. Cor 4. Histogramas 5. Ruído

Leia mais

As novas tecnologias na Gestão do Talento www.optimhom.pt O QUE SÃO Os são um instrumento on-line de avaliação de competências, que usa questões simples ligadas às situações concretas do diaa-dia nas organizações,

Leia mais

www.suldistrib.com.br TABELA DE PREÇOS SUL DISTRIBUIDORA 07/04/2014

www.suldistrib.com.br TABELA DE PREÇOS SUL DISTRIBUIDORA 07/04/2014 LENTES ESSILOR OPTIFOG FORTE Lente Stylis 1.67 R$ 245.00 R$ 208.00 Lente Airwear Transitions 1.59 R$ 239.00 Lente Airwear 1.59 R$ 215.00 R$ 195.00 Lente Sharp 1.61 R$ 98,00 Lente Orma Transitions /Marrom

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab)

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Para a perda de visão devida a edema macular secundário a oclusão da veia retiniana (OVR) Informação importante para o doente Secção 1 Sobre o Lucentis

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 060/2012

PROJETO DE LEI Nº 060/2012 PROJETO DE LEI Nº 060/2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame para diagnóstico da retinopatia da prematuridade, TESTE DO OLHINHO, nos recém-nascidos, antes da alta hospitalar, em Hospitais

Leia mais