16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação 17 de outubro: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação 17 de outubro: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO"

Transcrição

1 16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação 17 de outubro: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO

2

3 NOTA INTRODUTÓRIA O mundo celebra duas datas, em dois dias seguidos (o que não será por acaso, cremos nós): 16 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO e 17 DE OUTUBRO DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA. Queremos, com esta exposição, contribuir para a reflexão individual sobre as diversas questões que cabem nestas datas, dando a conhecer um pouco do trabalho Hungry Planet. Estas imagens são do livro Planeta Faminto: O que o mundo come, de Peter Menzel e Faith D'Aluision. É uma ideia inspiradora, para melhor conhecer e compreender a dieta humana e explorar o que famílias culturalmente diversas comem durante uma semana. Os seus retratos exibem fotos de cada família com uma semana de compras de alimentos. Imediatamente aprendemos que a dieta é determinada em grande parte por forças fora do controlo, tais como conflitos, pobreza e globalização, e que podem trazer mudanças com uma velocidade surpreendente. Assim, as culturas podem mover-se, às vezes num único salto, de dietas tradicionais para a abundância global de alimentos processados. As pessoas têm mais para comer e, muitas vezes, acabam comendo alimentos nutricionalmente questionáveis. E a sua saúde sofre. A relação entre alimentação e pobreza é aqui magistralmente assinalada e complementamos cada imagem com um conjunto de tópicos e questões que todos nos podemos colocar, para que, talvez, possamos ser mais conscientes de que o mundo pode ser melhor ou pior também consoante aquilo que comemos. E que temos o poder, enquanto consumidores, de o tornar melhor Aproveitamos para dar a conhecer o que são os OBJETIVOS DO MILÉNIO, resolução da ONU cujo cumprimento enfrenta sérias dificuldades. No final, somos confrontados com uma pergunta-provocação: O QUE PODEMOS, CADA UM DE NÓS, FAZER PARA AJUDAR A CUMPRI-LOS? Este é o nosso contributo para a reflexão Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II, Elvas

4

5 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Butão: A família Namgay, da vila de Shingkhey, gasta por semana cerca de 3,54 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

6 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Chade: A família Aboubakar, do campo Breidjing, gasta por semana cerca de 0,71 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

7 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Egipto: A família Ahmed, do Cairo, gasta por semana cerca de 48,07 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

8 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Equador: A família Ayme, de Tingo, gasta por semana cerca de 21,92 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

9 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Alemanha: A família Melander, de Bargteheide gasta por semana cerca de 375,79 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

10 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Itália: A família Manzo, da Sicília, gasta por semana cerca de 214,36 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

11 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Japão: A família Ukita, da cidade de Kodaira, gasta por semana cerca de 224,12 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

12 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família México: A família Casales, de Cuernavaca, gasta por semana cerca de 133,62 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

13 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Polónia: A família Sobczynscy, de Konstancin-Jeziorna, gasta por semana cerca de 106,75 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

14 QUANTO COMES QUANTO GASTAS Observa a imagem, repara e relaciona o seguinte: - o número de pessoas em cada família - quanto dinheiro é gasto por cada família - a que continente pertencem - os países que cada família representa - que tipo de alimentos (processados, embalados, naturais ) constituem o cabaz alimentar de cada família Estados Unidos: A família Revis, da Carolina do Norte, gasta por semana cerca de 241,09 euros em alimentação. Depois de analisares estes dados, tira as tuas conclusões - quem come melhor? - quem tem melhor qualidade de vida? - quem gasta melhor o dinheiro de que dispõe?

15

16 OBJETIVOS DO MILÉNIO

17 A viragem do século foi interpretada pela ONU como um momento único e simbólico para articular um novo impulso para a Organização. Foram apresentadas recomendações neste sentido pelo então Secretário-Geral Kofi Annan, no seu Relatório do Milénio, Nós, os Povos, as Nações Unidas do Século XXI. Em Setembro de 2000, Chefes de Estado e de Governo, reunidos a nível de Cimeira, aprovaram a Declaração do Milénio. A secção III desta Declaração foca o tema Desenvolvimento e erradicação da pobreza e foi o principal documento de referência para a formulação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Os Objetivos representam uma parceria entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, tendo em vista criar um clima, tanto a nível nacional como mundial, que conduza ao desenvolvimento e à eliminação da pobreza. OBJETIVOS DO MILÉNIO

18 E TU: O QUE É QUE JÁ FIZESTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO?... O QUE PODES FAZER?...

19 FONTES CONSULTADAS: Sobre o livro Hungry Planet: Sobre os Objetivos do Milénio:

20

De que se alimentam as famílias pelo mundo? E por quanto?

De que se alimentam as famílias pelo mundo? E por quanto? De que se alimentam as famílias pelo mundo? E por quanto? Grã-Bretanha Quanto gasta esta família por semana em alimentação? Chade (Norte África) Quanto gasta esta família por semana em alimentação? Japão

Leia mais

O PAPEL DA GESTÃO AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES

O PAPEL DA GESTÃO AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES O PAPEL DA GESTÃO AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES Yara Valverde - DSc Laboratório de Gestão Ambiental / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro LAGEAM/UFRRJ Instituto Nacional

Leia mais

V REUNIAO PARANAENSE DE CIENCIA DO SOLO E II SIMPOSIO BRASILEIRO DE SOLOS ARENOSOS

V REUNIAO PARANAENSE DE CIENCIA DO SOLO E II SIMPOSIO BRASILEIRO DE SOLOS ARENOSOS V REUNIAO PARANAENSE DE CIENCIA DO SOLO E II SIMPOSIO BRASILEIRO DE SOLOS ARENOSOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O MANEJO SUSTENTAVEL DE SOLOS ARENOSOS DO BRASIL J.L.I.DEMATTE ESALQ USP MARINGA, PR 23 A 25

Leia mais

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Mesa Redonda 4 Looking at way forward in implementing the expected outcomes of the Conference Rio de Janeiro, 22 de Junho de 2012 (Tópicos

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Diretor(a) Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 22100 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529-6º Esq. 4464-501 Senhora da

Leia mais

Sustentabilidade. Eduardo Assad Pesquisador da Embrapa São Paulo 19/03/2018 IFHC

Sustentabilidade. Eduardo Assad Pesquisador da Embrapa São Paulo 19/03/2018 IFHC Sustentabilidade Eduardo Assad Pesquisador da Embrapa São Paulo 19/03/2018 IFHC Agenda 2030 ONU Brasil Morrer de fome é o mais amargo dos destinos Adaptado da Odisséia, de Homero - A história nos mostra

Leia mais

Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições

Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições Alimentação Responsável A responsabilidade social dos fornecedores de alimentos e refeições Hábitos Alimentares e Saúde Alexandra Bento Associação Portuguesa dos Nutricionistas 10 de Maio Fundação Cidade

Leia mais

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 Fevereiro 2015 Indicador IFO/FGV de Clima

Leia mais

Copyright Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Nova York, 1999

Copyright Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Nova York, 1999 N U T R I T I O N O PROGRESSO D A S N A Ç Õ E S Virá um dia em que as nações serão avaliadas, não pelo seu poderio militar ou económico, nem pelo esplendor das suas capitais e edifícios públicos, mas pelo

Leia mais

DESENVOLVER UMA PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVER UMA PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO DESENVOLVER UMA PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO Todos os dias consumimos produtos provenientes de todos os cantos do planeta. Mas será que sabemos como foram produzidos e comercializados? O Comércio

Leia mais

FOLHA INFORMATIVA Nº O Projecto da Cultura Avieira no Projecto Comenius da Escola Profissional do Vale do Tejo, de Santarém

FOLHA INFORMATIVA Nº O Projecto da Cultura Avieira no Projecto Comenius da Escola Profissional do Vale do Tejo, de Santarém Editor: Instituto Politécnico de Santarém Coordenação: Gabinete coordenador do projecto Ano 5; N.º 182; Periodicidade média semanal; ISSN:2182-5297; [N.8] FOLHA INFORMATIVA Nº15-2012 O Projecto da Cultura

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

Sustentabilidade e história da agricultura

Sustentabilidade e história da agricultura Sustentabilidade e história da agricultura HISTÓRIA DA AGRICULTURA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE AGRICULTURA E RECURSOS NATURAIS MUDANÇA DE PARADIGMA História HOMEM: da Agricultura 1.000.000 ANOS AGRICULTURA:

Leia mais

Jonas Anderson Simões das Neves

Jonas Anderson Simões das Neves Jonas Anderson Simões das Neves Os hábitos alimentares: Os hábitos alimentares fazem parte de um sistema cultural repleto de símbolos e significados coletivamente partilhados: A comida como linguagem e

Leia mais

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 V REUNIÃO DE MINISTROS DO AMBIENTE DA CPLP ILHA DO SAL MAIO DE 2012 Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 Reunidos no dia 4 de Maio de 2012, na Ilha

Leia mais

I CONFERENCIA INTERNACIONAL CPLP DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA POR MEIO DA AGRICULTURA UBERABA, 13 DE FEVEREIRO 2017

I CONFERENCIA INTERNACIONAL CPLP DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA POR MEIO DA AGRICULTURA UBERABA, 13 DE FEVEREIRO 2017 I CONFERENCIA INTERNACIONAL CPLP DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA POR MEIO DA AGRICULTURA UBERABA, 13 DE FEVEREIRO 2017 Saudações e Agradecimento: - Ministro Blairo Maggi - António Andrade

Leia mais

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto:

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto: 1 N.º Nome completo: Curso: Foto: 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Leia mais

food at work Alimentação Sustentável e a Responsabilidade Social dos Fornecedores

food at work Alimentação Sustentável e a Responsabilidade Social dos Fornecedores food at work Alimentação Sustentável e a Responsabilidade Social dos Fornecedores alimentação no trabalho? Trabalho gosta da ligação Alimentação há cerca de 20 anos Gosto Comentar Partilhar trabalho sedentário

Leia mais

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009 13 de agosto de 14 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina 90 84 O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 09 O indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE)

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito à Educação. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito à Educação. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria 2013 Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria 2013 A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais [...] Artigo 26º,

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO. Alimentação Humana Promoção e Consumo dos Produtos Regionais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO. Alimentação Humana Promoção e Consumo dos Produtos Regionais PROJECTO DE RESOLUÇÃO Alimentação Humana Promoção e Consumo dos Produtos Regionais Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Exma. Sras. Deputadas e Srs. Deputados Exmo. Sr. Presidente do Governo Exma. Sra. e

Leia mais

ORIGINAL: INGLÊS DECLARAÇÃO DE BRAZZAVILLE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLO DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS

ORIGINAL: INGLÊS DECLARAÇÃO DE BRAZZAVILLE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLO DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS ORIGINAL: INGLÊS DECLARAÇÃO DE BRAZZAVILLE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLO DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS ORIGINAL: INGLÊS Nós, os Ministros da Saúde e Chefes de Delegação da Região

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

EmagrecerESerFitness.com

EmagrecerESerFitness.com 1 Sumário Conteúdo Sumário... 2 Introdução... 3 Benefícios dos remédios caseiros para emagrecer... 3 Chá verde para emagrecer e perder a barriga... 3 Sobre o chá verde... 4 Água de berinjela para perder

Leia mais

Trabalho decente em cadeias de fornecimento globais. Departamento de Políticas Setoriais

Trabalho decente em cadeias de fornecimento globais. Departamento de Políticas Setoriais Trabalho decente em cadeias de fornecimento globais Departamento de Políticas Setoriais Introdução Cadeias de fornecimento globais (ou cadeias globais de valor ou redes de fornecimento globais?) Desenvolvimentos

Leia mais

MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA.

MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA. MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA. Um mantra de paz nessa primeira década do século XXI Paz em seu coração. Paz em sua vida. Paz em você. Paz em sua saúde. Paz em sua

Leia mais

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág. 1 Assembly/AU/Decl. 1 (XI) Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág.

Leia mais

Artigo 1 - Detalhes. Título: Desafio: aprenda como engordar em uma semana (batata) 2 Como engordar com saude 3 Dieta para engordar rapido

Artigo 1 - Detalhes. Título: Desafio: aprenda como engordar em uma semana (batata) 2 Como engordar com saude 3 Dieta para engordar rapido Artigo 1 - Detalhes Título: Desafio: aprenda como engordar em uma semana (batata) URL Pretendida: Keyword Foco: Keywords Secundárias: Keywords Sinônimos: aprenda-como-engordar-uma-semana Como engordar

Leia mais

Tendências Mundiais e Brasileiras. André Medici Economista de Saúde Banco Mundial

Tendências Mundiais e Brasileiras. André Medici Economista de Saúde Banco Mundial Tendências Mundiais e Brasileiras André Medici Economista de Saúde Banco Mundial 1 Quais fatores levam à inovação? 1. Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) 2. Recursos Humanos Capacitados para

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESTAURANTES DO SESC

GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESTAURANTES DO SESC GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESTAURANTES DO SESC O que é o Sesc? Nutrição e Sustentabilidade Gestão de Resíduos Orgânicos Apresentação e Resultados ODS O QUE É O SESC? CARTA DA PAZ SOCIAL João Daudt

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Diretor(a) Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 22100 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529-6º Esq. 4464-501 Senhora da

Leia mais

Direito Humano à Alimentação Adequada

Direito Humano à Alimentação Adequada Direito Humano à Alimentação Adequada Prof. Luciana Cisoto Ribeiro Curso de Nutrição e Metabolismo FMRP-USP 1 No BRASIL, a subnutrição começou a ser identificada como problema de saúde pública na década

Leia mais

Prosperidade sem crescimento: vida boa em um planeta finito

Prosperidade sem crescimento: vida boa em um planeta finito Prosperidade sem crescimento: vida boa em um planeta finito Autor: Tim Jackson Apresentação e Comentários: Clitia Helena Backx Martins Sociedade Brasileira de Economia Ecológica ECOECO INTRODUÇÃO Prosperidade

Leia mais

Total. Analisando os custos para os países até 2030, o estudo foca naqueles passíveis de impactar diretamente o PIB, dentre eles:

Total. Analisando os custos para os países até 2030, o estudo foca naqueles passíveis de impactar diretamente o PIB, dentre eles: Resumo do estudo Impactos econômicos das doenças crônicas na produtividade e na aposentadoria precoce: o Brasil em foco (Victoria University - Austrália) 1. Resumo Executivo O envelhecimento da população

Leia mais

Levando em conta que:

Levando em conta que: ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2015 Cultivar melhor, produzir mais, alimentar a todos DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, MÉXICO 2015 Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre Tópicos Especiais em Química Legislações e Normas Giselle Nobre Porque regulamentar? Globalização do comércio alimentos; Patógenos emergentes em alimentos; Facilidade de disseminação; Segurança de fronteiras;

Leia mais

CESE e a América Latina

CESE e a América Latina Nos últimos anos, o CESE emitiu os seguintes pareceres relacionados com a América Latina: A economia social na América Latina, fevereiro de 2012 O papel da sociedade civil nas relações UE-Chile, fevereiro

Leia mais

Q U E S T Ã O 1 8 INCORRETA

Q U E S T Ã O 1 8 INCORRETA 12 Q U E S T Ã O 1 8 Segundo os estudiosos, há várias décadas existem dois modelos rivais, ou seja, duas alternativas de desenvolvimento na América Latina: um deles é liberal e o outro, estatizante. O

Leia mais

Os pequenos produtores de biocombustíveis em Portugal

Os pequenos produtores de biocombustíveis em Portugal Recomendações europeias Caracterização do mercado europeu Legislação e noções básicas sobre o exercício da actividade Perspectivas de futuro 1 Objectivos da directiva europeia sobre energias renováveis

Leia mais

Mídia Kit.

Mídia Kit. Mídia Kit www.graoespecial.com.br Quem Somos Lançado em junho de 2017, o www.graoespecial.com.br é o primeiro portal sobre cafés especiais brasileiros idealizado em três línguas: português, inglês e espanhol.

Leia mais

AGENDA 2030 E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AGENDA 2030 E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 2030 E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Denise Hamú Representante ONU Meio Ambiente Brasil 8 de dezembro de 2016 2015, momento de ação global para as pessoas e o planeta A Assembleia Geral

Leia mais

Que tua comida seja teu alimento e teu alimento tua medicina HIPOCRATES

Que tua comida seja teu alimento e teu alimento tua medicina HIPOCRATES Que tua comida seja teu alimento e teu alimento tua medicina HIPOCRATES Segurança Alimentar é o estado existente quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a uma alimentação

Leia mais

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo out/00 out/01 out/02 out/03 out/04 out/05 out/06 out/07 out/08 out/09 out/10 out/11 out/12 out/13 out/14 out/15 Novembro 2015 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

Economia Digital: Oportunidades para as PME Aspetos mais relevantes

Economia Digital: Oportunidades para as PME Aspetos mais relevantes Economia Digital: Oportunidades para as PME Aspetos mais relevantes (Estudo IDC ACEPI) Gabriel Coimbra Group Vice President & Country Manager, IDC gcoimbra@idc.com Conferência Exportar Online 21 de maio,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE BISSAU. Celebração da Jornada Internacional da Mulher 2015 pelas Mulheres de Pesca Artesanal Africana. Guine-Bissau, 08 de Março de 2015

DECLARAÇÃO DE BISSAU. Celebração da Jornada Internacional da Mulher 2015 pelas Mulheres de Pesca Artesanal Africana. Guine-Bissau, 08 de Março de 2015 Celebração da Jornada Internacional da Mulher 2015 pelas Mulheres de Pesca Artesanal Africana Guine-Bissau, 08 de Março de 2015 DECLARAÇÃO DE BISSAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leia mais

Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA ALTA REPRESENTANTE DA UNIÃO PARA OS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E A POLÍTICA DE SEGURANÇA Bruxelas, 21.4.2017 JOIN(2017) 14 final 2017/0084 (NLE) Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO relativa

Leia mais

4640-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Julho de 2004 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

4640-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Julho de 2004 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 4640-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 172 23 de Julho de 2004 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Decreto do Presidente da República n. o 38-B/2004 de 23 de Julho O Presidente da República decreta, nos termos

Leia mais

TRANSIÇÕES NO SISTEMA AGROALIMENTAR. Paulo Niederle

TRANSIÇÕES NO SISTEMA AGROALIMENTAR. Paulo Niederle TRANSIÇÕES NO SISTEMA AGROALIMENTAR Paulo Niederle Estrutura da apresentação 1. Trajetórias e dinâmicas emergentes: heterogeneidade 2. Analisar a heterogeneidade 3. A abordagem à prova da realidade: mercados

Leia mais

(Ponto proposto pela República do Congo)

(Ponto proposto pela República do Congo) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011-551 7700 Fax : 011-551 7844 website : www. africa-union.org CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA Décima-Segunda

Leia mais

DECLARAÇÃO ECUMÊNICA SOBRE A ÁGUA COMO DIREITO HUMANO E BEM PÚBLICO

DECLARAÇÃO ECUMÊNICA SOBRE A ÁGUA COMO DIREITO HUMANO E BEM PÚBLICO DECLARAÇÃO ECUMÊNICA SOBRE A ÁGUA COMO DIREITO HUMANO E BEM PÚBLICO Nós, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, da Convenção de Igrejas Evangélicas da Suíça, da Conferência Nacional de Bispos

Leia mais

Seminário sobre Sustentabilidade APIMEC RIO. Compromissos Empresariais pelo Desenvolvimento Sustentável Renata Araujo Gerente de Sustentabilidade

Seminário sobre Sustentabilidade APIMEC RIO. Compromissos Empresariais pelo Desenvolvimento Sustentável Renata Araujo Gerente de Sustentabilidade Seminário sobre Sustentabilidade APIMEC RIO Compromissos Empresariais pelo Desenvolvimento Sustentável Renata Araujo Gerente de Sustentabilidade Footprint ecológico Business as usual moderado Atualmente,

Leia mais

Melhora nas expectativas lideram a melhora do clima econômico na América Latina e no Brasil

Melhora nas expectativas lideram a melhora do clima econômico na América Latina e no Brasil jul/1 jul/2 jul/3 jul/4 jul/5 jul/6 jul/7 jul/8 jul/9 jul/1 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 jul/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina ABRIL/216 JULHO/216 74 79 Situação Atual 58

Leia mais

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e sua relação com a produção animal. Julian Perez UFFS Campus Laranjeiras do Sul

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e sua relação com a produção animal. Julian Perez UFFS Campus Laranjeiras do Sul Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e sua relação com a produção animal. Julian Perez UFFS Campus Laranjeiras do Sul Subnutrição e Produção Agrícola (FAO) Pessoas desnutridas no mundo (milhões)

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

Direitos humanos Noção e características

Direitos humanos Noção e características Direitos humanos Noção e características Os direitos humanos são os direitos que todas as pessoas têm devido à sua condição humana, de forma a viverem em liberdade e dignidade. Universais Pertencem a todas

Leia mais

Manuseio De Numerário: Custos ocultos e soluções de automação

Manuseio De Numerário: Custos ocultos e soluções de automação Manuseio De Numerário: Custos ocultos e soluções de automação MANUSEIO DE NUMERÁRIO CUSTOS OCULTOS E SOLUÇÕES DE AUTOMAÇÃO Os pagamentos em numerário continuam a ser importantes nos ambientes de varejo

Leia mais

O PACTO GLOBAL DA ONU

O PACTO GLOBAL DA ONU O PACTO GLOBAL DA ONU Uma oportunidade para acelerar o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Iº Congresso Nacional da Produção Nacional 27 e 28 de Junho, 2018 Dr. Paolo Balladelli, Coordenador

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil jul/00 jul/01 jul/02 jul/03 jul/04 jul/05 jul/06 jul/07 jul/08 jul/09 jul/10 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Abril/2014 Julho/2015

Leia mais

Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI))

Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI)) P6_TA(2009)0140 Parceria Estratégica UE-Brasil Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI)) O Parlamento Europeu,

Leia mais

República da Guiné-Bissau. Discurso. Sua Excelência Sr. João Bernardo Vieira, Presidente da República da Guiné-Bissau

República da Guiné-Bissau. Discurso. Sua Excelência Sr. João Bernardo Vieira, Presidente da República da Guiné-Bissau República da Guiné-Bissau Discurso Sua Excelência Sr. João Bernardo Vieira, Presidente da República da Guiné-Bissau Conferência do Alto Nível sobre a Segurança Alimentar: os desafios das mudanças climáticas

Leia mais

Gerontocrescimento e Envelhecimento Populacional em África:

Gerontocrescimento e Envelhecimento Populacional em África: V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO IESE: DESAFIOS DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA EM TEMPOS DE CRISE 19-21 de Setembro de 2017 Gerontocrescimento e Envelhecimento Populacional em África: Relevância da Pesquisa

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 3º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Analise o gráfico a seguir.

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 3º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Analise o gráfico a seguir. ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 3º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Analise o gráfico a seguir. De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que A) as disparidades regionais

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável abr/01 abr/02 abr/03 abr/04 abr/05 abr/06 abr/07 abr/08 abr/09 abr/10 abr/11 abr/12 abr/13 abr/14 abr/15 abr/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina JANEIRO/2016 ABRIL/2016 72 74 Situação

Leia mais

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela jan/99 jan/00 jan/01 jan/02 jan/03 jan/04 jan/05 jan/06 jan/07 jan/08 jan/09 jan/10 jan/11 jan/12 jan/13 jan/14 jan/15 Fevereiro 15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

2ª FEIRA 15 outubro SANTA TERESA DE ÁVILA- TERESA DE JESUS E boa semana. Hoje, a Igreja celebra a festa de uma grande santa, Santa Teresa de Ávila. Teresa entrou para o Convento Carmelita da Encarnação,

Leia mais

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios.

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. Características demográficas do envelhecimento Vera Andrade, 2014 Pirâmide Etária Pirâmide

Leia mais

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil jan/03 jul/03 jan/04 jul/04 jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 13 de Fevereiro de 14 Indicador IFO/FGV

Leia mais

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA MANTER A SAÚDE FÍSICA

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA MANTER A SAÚDE FÍSICA HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA MANTER A SAÚDE FÍSICA Pesquisa Global GfK Janeiro 2015 1 Pesquisa GfK: Hábitos saudáveis para manter a saúde física 1. Metodologia 2. Resultado global 3. Resultado do Brasil 2 Metodologia

Leia mais

Referencial de Educação para a Saúde

Referencial de Educação para a Saúde www.nutrimento.pt Referencial de Educação para a Saúde Para que serve? É uma ferramenta educativa que pode ser adaptada, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, por todas as instituições que

Leia mais

Critérios de Correção da Prova Escrita de Geografia

Critérios de Correção da Prova Escrita de Geografia PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Critérios de Correção da Prova Escrita de Geografia 9.º Ano de Escolaridade Prova 18 / 1ª Fase Duração da Prova: 90 minutos. 2014

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Aluno: Nº Série: 8º Turma: Data: Nota: Professora: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013

União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013 União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013 Como Nasceu a União Europeia? Depois da guerra...a paz, a solidariedade na Europa Em 1951, nasceu a primeira Comunidade - a Comunidade Europeia

Leia mais

O ESTADO DE SÃO PAULO

O ESTADO DE SÃO PAULO O ESTADO DE SÃO PAULO Ator fundamental na recuperação da economia brasileira Primeiro estado em população e economia Crise econômica: São Paulo sofre as maiores perdas de postos de trabalho em termos absolutos

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

Actividades e Realizações da UE. Actividades e Realizações da UE

Actividades e Realizações da UE. Actividades e Realizações da UE Actividades e Realizações da UE Actividades e Realizações da UE Como gasta a UE o seu dinheiro? Orçamento da UE para 2010: 141,5 mil milhões de euros = 1,20% do Rendimento Nacional Bruto Acção da UE na

Leia mais

Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico.

Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico. 16 de novembro de 2011 Índice de Clima Econômico Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico. O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina recuou

Leia mais

O PAPEL DE PORTUGAL NO MUNDO É MAIS IMPORTANTE DO QUE IMAGINA

O PAPEL DE PORTUGAL NO MUNDO É MAIS IMPORTANTE DO QUE IMAGINA NYC by Inaset 110g/m2 Em 2010, o grupo Portucel Soporcel representou 8% do total das exportações portuguesas para os EUA. E, a uma escala maior, foi responsável por 59% das exportações europeias de papel*

Leia mais

CIDADANIA EUROPEIA ATIVA E INFORMADA

CIDADANIA EUROPEIA ATIVA E INFORMADA CIDADANIA EUROPEIA ATIVA E INFORMADA 2013 - Ano Europeu dos Cidadãos Objetivos: Colocar os cidadãos no centro do debate público Aproximação dos Cidadãos às instituições europeias; Promover e incentivar

Leia mais

Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a promoção da Agenda 2030 e Nova Agenda Urbana

Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a promoção da Agenda 2030 e Nova Agenda Urbana Nova Agenda Urbana e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a promoção da Agenda 2030 e Nova Agenda Urbana A

Leia mais

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente Boletim Econômico Edição nº 61 maio de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A visão da OIT sobre o Trabalho Decente 1 1. CONCEITO DE TRABALHO DECENTE O conceito de Trabalho

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 5.9.2013 B7-0000/2013 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B7-0000/2013 nos termos do artigo 115.º, n.º

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

NOME DA ESCOLA. Título do Projeto. Ainoã Santos Reis Nº1. Claudia Caroline A. Costa Nº8. Eduardo Henrique B. Silva Nº11

NOME DA ESCOLA. Título do Projeto. Ainoã Santos Reis Nº1. Claudia Caroline A. Costa Nº8. Eduardo Henrique B. Silva Nº11 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES NOME DA ESCOLA Título do Projeto Ainoã Santos Reis Nº1 Claudia Caroline A. Costa Nº8 Eduardo Henrique B. Silva Nº11

Leia mais

PT Unida na diversidade PT B8-0360/37. Alteração. Anja Hazekamp, Curzio Maltese, Eleonora Forenza, Barbara Spinelli em nome do Grupo GUE/NGL

PT Unida na diversidade PT B8-0360/37. Alteração. Anja Hazekamp, Curzio Maltese, Eleonora Forenza, Barbara Spinelli em nome do Grupo GUE/NGL 27.4.2015 B8-0360/37 37 Considerando A A. Considerando que o tema da Expo Milão 2015 é «Alimentar o Planeta: Energia para a Vida», e que este evento pode impulsionar significativamente o debate sobre a

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR. Maio/ Secretaria de Desenvolvimento Social. do Estado de São Paulo

SEGURANÇA ALIMENTAR. Maio/ Secretaria de Desenvolvimento Social. do Estado de São Paulo SEGURANÇA ALIMENTAR Secretaria de do Estado de São Paulo Maio/ 2017 Insegurança Alimentar hoje no mundo ONU e União Europeia em 2016 alertaram sobre o aumento de "insegurança alimentar grave no mundo:

Leia mais

USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019

USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019 USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019 39% COSTUMAM VENDER O TICKET RESTAURANTE/ VALE REFEIÇÃO Milhões de trabalhadores brasileiros recebem, mensalmente, o ticket alimentação ou vale refeição a fim de

Leia mais

Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na

Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na vasta área das ciências da nutrição e alimentação. Nesse âmbito temos vindo a desenvolver diversos materiais pedagógicos, dirigidos

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)151 Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países

Leia mais

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Princípios norteadores 1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes 2. Recomendações sobre

Leia mais

Triunfo Transbrasiliana celebra Dia Mundial da Água

Triunfo Transbrasiliana celebra Dia Mundial da Água Triunfo Transbrasiliana celebra Dia Mundial da Água Março é o mês de celebração ao Dia Mundial da Água (22) e na Triunfo Transbrasiliana, a preservação do meio ambiente é assunto sério. A conservação ambiental

Leia mais

Fair Trade: Tendências e Desafios

Fair Trade: Tendências e Desafios IV Fórum de Administração Internacional Fair Trade: Tendências e Desafios Foto: Revista Coza Floriano Pesaro São Paulo 2009 Quatro bilhões de pobres podem ser a força motriz da próxima etapa global de

Leia mais

Compreender a obesidade infantil...

Compreender a obesidade infantil... Introdução Compreender a obesidade infantil... Você tem vindo a constatar, desde há algum tempo, que o seu filho se tem tornado mais roliço e, progressivamente, mais gordo. O médico de família, que já

Leia mais

PANORAMA DAS BARREIRAS TÉCNICAS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS REUNIÃO ORDINÁRIA DO CTBC. 03 de Novembro de 2015 São Paulo -Brasil

PANORAMA DAS BARREIRAS TÉCNICAS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS REUNIÃO ORDINÁRIA DO CTBC. 03 de Novembro de 2015 São Paulo -Brasil PANORAMA DAS BARREIRAS TÉCNICAS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS REUNIÃO ORDINÁRIA DO CTBC 03 de Novembro de 2015 São Paulo -Brasil Indicadores Econômicos da Indústria Brasileira da Alimentação

Leia mais

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional Copa das Confederações FIFA Brasil 213 Características do público Geral e da demanda turística internacional AMOSTRA Pesquisa realizada nas seis cidades sedes da Copa das Confederações Público geral (estádios):

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

Municípios Sustentáveis

Municípios Sustentáveis Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais Municípios Sustentáveis Brasília 01, setembro de 2016 Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais GLOBALIZAÇÃO X MUNICIPALIZAÇÃO

Leia mais

Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático

Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático 2018-12-10 20:02:37 O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index(CCPI)) é um instrumento destinado

Leia mais

Projecto Vitalidade XXI. FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares. Conclusões do estudo. A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis

Projecto Vitalidade XXI. FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares. Conclusões do estudo. A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis Projecto Vitalidade XXI FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares Conclusões do estudo A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis A Percepção das Partes Interessadas e Apresentação dos compromissos

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 8º 1º bim Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente as questões

Leia mais