EXPOSIÇÃO. Amamentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXPOSIÇÃO. Amamentação"

Transcrição

1 EXPOSIÇÃO Semana Mundial da Amamentação (1 a 7 de Agosto) 24 de Julho a 9 de Agosto de 2009 Cartazes elaborados por: Dra. Ana Mealha, Enf.ª Carina Lamego, Enf.ª Deolinda Major, Enf.ª Nélia Serrano, Enf.ª Tânia Valente do Serviço de Obstetrícia, Bloco de Partos do HNSR EPE

2 A MAGIA DE UM COMEÇO A vida extra-uterina para um bebé, começa com um primeiro choro. Choro de desespero, pela mudança de um mundo escuro, aconchegado, onde todos os ruídos soam em tom baixo, para um mundo onde a luz é agressiva para os seus sensíveis sentidos. O colo aconchega-os, o toque dá-lhes toda a segurança que precisam para se adaptarem à nova realidade. A obstetrícia é isto: ensinar e estimular os pais a conhecerem o seu filho, a reconhecerem as suas necessidades, para se tornarem autónomos e seguros nos cuidados. É este o nosso grande desafio.

3 A VINCULAÇÃO Vinculação é qualquer comportamento que permita à pessoa ficar perto ou manter a proximidade das figuras preferenciais. A amamentação é muito importante no processo de vinculação pois desencadeia o aparecimento de outros comportamentos de aproximação tais como o olhar, tocar e falar. Para além do alimento, proporciona protecção térmica e uma aprendizagem precoce num contexto de estimulação social. O valor da amamentação é tão largamente reconhecido.que, não o fazendo, perdem-se os aspectos cruciais da vinculação e o bebé sofrerá. BRAZELTON (1994: 29)

4 DOIS TEMPOS UM SÓ COMEÇO DIREITO À ESCOLHA Os recém-nascidos devem ser colocados em contacto pele-apele com a mãe. O cordão não é emergente ser cortado, deve ser proporcionada ao pai/acompanhante essa possibilidade. Humanização dos cuidados?!... A motivação da mãe melhora a adaptação do recém-nascido à mama. O ambiente que rodeia a tríade é fulcral e deve SER calmo e sereno. A simplicidade é fundamental. Cuidar em enfermagem de saúde materna é sentir que o grito de cada mulher é diferente consoante a sua experiência de vida... É assim que sinto a Obstetrícia! t Enf.ª Especialista em Saúde Materna e Obstétrica DEOLINDA MAJOR, a cuidar há 20 anos no Bloco de Partos RESPEITO ÀS ESCOLHAS DA MULHER A parteira deve mostrar todas as opções que a mulher tem baseando-se na história da gravidez, no desenvolvimento fetal,nassuascrençasevalores, por forma a intervir o menos possível. Um atendimento focado nas suas necessidades, e não em crenças e mitos dos profissionais. i i É a mulher que deve escolher onde ter o bebé, qual o/a acompanhante que quer ao seu lado na hora do trabalho de parto e no parto. RESPEITO AOS TEMPOS DO BEBÉ O primeiro cuidado ao bebé é facilitar o contacto precoce pelea-pele para o estabelecimento do vinculo afectivo, precedendo-se aos restantes cuidados imediatos. É este o caminho que procuro seguir Enf.ª Especialista em Saúde Materna e Obstétrica NÉLIA SERRANO, a cuidar há 20 anos no Bloco de Partos

5 O QUE TODOS DEVEM SABER SOBRE A AMAMENTAÇÃO O leite materno é o único alimento e bebida que o bebé necessita para os primeiros 6 meses. Nem mesmo a água é necessária neste período. Os recém-nascidos devem ser mantidos em alojamento conjunto com as mães e iniciarem a amamentação durante a primeira hora após o nascimento. A amamentação frequente provoca a produção de mais leite. Quase todas as mães conseguem amamentar com sucesso.

6 O QUE TODOS DEVEM SABER SOBRE A AMAMENTAÇÃO Aamamentação ajuda a proteger os bebés e crianças jovens contra doenças perigosas. Também cria laços especiais entre a mãe e o bebé. A partir do 6º mês os bebés necessitam de mais variedade alimentar, mas a amamentação deve continuar até ao 2º ano de idade e até posteriormente.

7 O QUE TODOS DEVEM SABER SOBRE A AMAMENTAÇÃO Todas as mulheres têm direito a um ambiente que proteja, promova e apoie a amamentação, incluindo o direito à protecção contra pressões comerciais para a amamentação artificial do seu bebé. O Código Internacional de Marketing dos Substitutos do Leite Materno, promove a protecção necessária através da proibição da promoção de todos os substitutos do leite materno, biberões e tetinas.

8 PAPEL DO PAI NA AMAMENTAÇÃO Passos para a participação efectiva e afectiva do pai no apoio ao aleitamento: Participe, encoraje e incentive a mãe do seu filho a amamentar; Mantendo-se sereno, será paciente e compreensivo; Procure ocupar-se dos outros filhos, se já os tiverem; Fique atento às variações de humor da sua mulher.

9 Boa pega 1ª Etapa - O mamilo deve primeiro ser colocado no lábio inferior da criança, para que esta consiga abrir a boca. 2ª Etapa - Introduzir o mamilo e grande parte da aréola na boca da criança. 3ª Etapa - Leve o bebé ao peito e não o peito ao bebé. 4ª Etapa Para interromper a sucção da criança, sem traumatizar o mamilo, deve-se colocar o dedo mínimo sobre a aréola, bem perto a boca da criança, e fazer um movimento de compressão que fará com que a criança liberte o mamilo naturalmente.

10 Vantagens do Aleitamento Materno Promove a relação afectiva mãe-filho. Crianças em aleitamento materno exclusivo estão mais protegidas de doenças. A mulher que amamenta tem um risco menor de contrair cancro da mama m e ovário e de osteoporose. Amamentar ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rapidamente e ajuda o útero a recuperar o seu tamanho normal. Amamentar é muito mais prático e económico. O leite materno contém todos os nutrientes que o bebé precisa. A digestão do leite materno é mais fácil em relação aos leites artificiais.

11 Extracção do leite materno É fácil recolher o leite materno manualmente, mas as mãos podem ser substituídas por uma máquina extractora. É importante lavar as mãos antes de extrair o leite. No final, algumas gotas podem ser aplicadas no mamilo para protecção. Armazenamento O leite humano pode ser armazenado em sacos ou recipientes que sejam próprios para alimentos.

12 Conservação 6 a 8 horas à temperatura ambiente. 8 dias na primeira prateleira do frigorifico. 2 semanas no congelador, se este se situar dentro do frigorífico. 3 meses no congelador, fora do compartimento do frigorífico. 6 meses a 1 ano na arca frigorífica (-19ºC). 1 dia depois de descongelado. Descongelação A descongelação deve ser feita lentamente no frigorífico. Deve ser consumido nas 24 horas seguintes e não pode ser recongelado. O leite humano pode ser oferecido à temperatura ambiente ou ligeiramente amornado.

13 Apaixonarmo-nos por um bebé pode acontecer à primeira vista, mas continuar a amá-lo é uma aprendizagem aprender a conhecermo-nos tão bem como a ele T.B Brazelton

14 Dez passos para um aleitamento materno com sucesso 1- Ter uma política de promoção do aleitamento materno escrita, afixada e transmiti-la regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde. 2- Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política. 3- Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

15 Dez passos para um aleitamento materno com sucesso 4- Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia-hora após o nascimento. 5- Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham que ser separadas dos seus filhos temporariamente. 6- Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.

16 Dez passos para um aleitamento materno com sucesso 7- Praticar alojamento conjunto: permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia. 8- Dar de mamar sempre que o bebé queira. 9- Não dar tetinas ao recém-nascido amamentado ao peito; 10- Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.

17 HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS Para ser reconhecido como AMIGO DOS BEBÉS, um Hospital deve cumprir 3 requisitos: Seguir os 10 passos referidos anteriormente; Ter uma taxa de aleitamento materno, no momento da alta, superior a 75% ou 10% superior à média nacional; Não aceitar amostras gratuitas de leite artificial.

18 Cantinho da Amamentação Está provada cientificamente a eficácia da intervenção por parte dos profissionais de saúde, no sentido de promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno. Decidimos por isso criar um espaço acolhedor onde aplicar esta intervenção, permitindo uma maior adesão e sucesso. Temos como principais objectivos: Capacitar as puérperas para o investimento numa amamentação de sucesso; Identificar dificuldades e capacitá-las para a resolução de problemas; Acompanhar de uma forma mais personalizada cada díade, uma vez que o rácio será de 2 puérperas/1 enfermeira; Uniformizar práticas e linguagem para a promoção do aleitamento materno na equipa; Disponibilizar um espaço confortável e acolhedor que nos permita acompanhar as mães/bebés numa fase de puerpério tardio,mantendo o contacto entre família/hospital; Sensibilizar as mães, utilizando o emporwerment como estratégia para uma amamentação de sucesso. O Enfermeiro tem um papel importante na promoção da saúde e fornecimento de informação com o intuito de promover sentimentos de competência no autocuidado da puérpera e cuidados ao recém nascido. Citando TOMEY&ALLIGOOD, 2003 o tipo de ajuda ou de cuidados que uma mulher recebe durante a gravidez e no primeiro ano após o nascimento, pode ter efeitos a longo prazo para ela e para a criança. A importância das cores: Na óptica de Feng Shui, optamos por decorar o Cantinho da Amamentação em tons de branco, violeta e amarelo. O branco potencializa a sensação de limpeza. O Violeta tem um efeito purificador transformando as energias negativas em energias positivas, acalma o coração e o amarelo é animador, inspirador e ajuda no auto-controlo. A quem se destina? A todos os pais que amamentem o seu filho, tendo este nascido no Hospital de Nossa Senhora do Rosário. E.P.E. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12.00h às 20.00h no Serviço de Obstetrícia (5º Piso).

19 FISIOLOGIA DA AMAMENTAÇÃO ANATOMIA DA MAMA: 20 Lóbos Cada Lóbo contém vários Lóbulos Anatomia externa da Mama Os Lóbulos são constituídos por numerosos Alvéolos As células dos Alvéolos sintetizam os diferentes constituintes do Leite Materno O Leite é drenado dos pequenos Ductos Alveolares para os Ductos Lactíferos que o conduzem até à superfície da Aréola Anatomia interna da Mama FISIOLOGIADA AMAMENTAÇÃO: A Ocitocina é produzida por uma Glândula do Sistema Nervoso Central, a Hipófise. A Ocitocina estimula a contracção dos Ductos levando à ejecção de leite Ambientes calmos Contacto e intimidade entre mãe e bebé Auto confiança no papel de mãe Sucção da mama pelo bebé Esvaziamento completo de uma mama A Prolactina, também sintetizada pela hipófise, é produzida em resposta à sucção do bebé e tem como função estimulação da produção de leite Ocitocina Prolactina produção de leite

20 PROBLEMAS NA AMAMENTAÇÃO LEITE FRACO : MAMAS CHEIAS: Não existe leite fraco O seu bebé está a mamar o suficiente se o aumento de peso estiver dentro da normalidade Mamas tensas, duras, dolorosas Bebé com dificuldade na sucção Esvaziar a mama manualmente Aplicar água quente para ajudar a drenagem MAMILOS DOLOROSOS, FISSURAS: MAMILOS INVERTIDOS: Verificar os sinais da boa pega Colocar um dedo suavemente na boca do bebé para interromper a mamada Iniciar a mamada pelo mamilo não doloroso Aplicar leite materno nos mamilos Manter os discos de protecção secos Expor os mamilos ao ar Retirar o leite e dar ao bebé por copo Evitar mamilos artificiais (silicone) O tamanho dos mamilos não é importante para o sucesso da amamentação Não deve realizar qualquer tipo de manobra durante a gravidez para preparar o mamilo Colocar o bebé à mama logo após o nascimento Espremer um pouco de leite para a boca do bebé, ficará mais desperto e motivado para mamar Pode, com a ajuda de um enfermeiro, tentar que o mamilo fique mais saliente com o auxílio de uma seringa (sempre APÓS o parto) DUCTO BLOQUEADO: Nódulo doloroso, pele local vermelha e quente Causas: sutiã apertado pancada na mama bebé não mama dessa parte da mama mais frequentemente: a mãe coloca um dedo a comprimir o ducto Amamentar em diferentes posições Massajar a mama na zona do nódulo em direcção ao mamilo Usar roupas largas Se adicionalmente surgirem FEBRE ou MAL ESTAR GERAL PROCURE O SEU MÉDICO Posição incorrecta da mão da mãe Ducto Bloqueado Auto massagem mamária

21 A AMAMENTAÇÃO E O MÉTODO CANGURU A amamentação é o processo natural de alimentar a criança nos primeiros meses de vida, favorecendo indiscutivelmente um contacto precoce entre mãe-filho. Ométodo canguru contribui para esta aproximação. O QUE É? MÉTODO CANGURU é o contacto pele com pele, do bebé com o peito nu da mãe ou do pai, na posição vertical. QUANDO PRATICAR? Após terem conhecimento do método canguru ; Quando a mãe ou o pai demonstra interesse para aplicar o método canguru ; Bebés com situação clínica estável; Bebés que sejam alimentados à mama, com sonda ou copo. VANTAGENS Estimula a produção do leite materno Promove o desenvolvimento físico e intelectual, do recém-nascido; Fortalece os laços afectivos; Estimula o contacto; Possibilita maior confiança e sentido de competência aos pais Facilita o controlo térmico; Contribui para o aumento de peso, reduzindo o tempo de internamento; Proporciona segurança e tranquilidade ao RN; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAETANO,C.Laise-Vivendo no Método Canguro: a triade mãe-filho-família Acessível na Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Brasil KLAUS; FANAROFF Alto risco em Neonatologia, 4ª ed.guanabara Koogan, KLAUS,M. H; KENNEL, J. Assitênciaaos pais. In: KLAUS, M. s/d TAMEZ, N, Raquel; SILVA, M. J. Pantoja Enfermagem na UTI Neonatal: assistência ao recém-nascido do alto risco. Guanabara Koogan, ISEN ELABORADO: Pela equipa da Unidade de Neonatologia, com a colaboração da Aluna de Enfermagem da Escola de Beja: Cátia Caro

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno EXPOSIÇÃO PROMOÇÃO, PROTECÇÃO E APOIO DO ALEITAMENTO MATERNO Semana Mundial do Aleitamento Materno (3 a 9 de Outubro) Visite a exposição nos dias 3, 4, 6 e 7 de Outubro de 2011 A Equipa de Enfermagem Materno

Leia mais

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e

Leia mais

NORMAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO BANCO DE LEITE HUMANO

NORMAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO BANCO DE LEITE HUMANO NORMAS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO BANCO DE LEITE HUMANO Identificar a necessidade da mãe em receber orientação quanto ao aleitamento materno adequado; Orientar as mães, acompanhantes e/ou familiares,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam

Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam Essas recomendações foram elaboradas para orientar mães e profissionais de saúde nas situações

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO 1) LACTAÇÃO

ALEITAMENTO MATERNO 1) LACTAÇÃO ALEITAMENTO MATERNO O leite materno é o alimento ideal para o recém-nascido, já que também atende às necessidades físicas e psíquicas do bebê. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana

Leia mais

Cliente: Prontobaby Hospital da Criança Data: 02/08/2012 Dia: Qui Assunto: Aleitamento Materno

Cliente: Prontobaby Hospital da Criança Data: 02/08/2012 Dia: Qui Assunto: Aleitamento Materno Veículo: Chris Flores Seção: Saúde Site: chrisflores.net RM http://www.chrisflores.net Amamentação Mulheres com próteses de silicone podem amamentar? Saiba o que é mito ou verdade http://www.chrisflores.net/saude/3/materia/2098/amamentacao.html

Leia mais

Figura 1 Adaptação da boca do bebé à mama da mãe (pega) Fonte: Adaptado OMS/UNICEF, 1995

Figura 1 Adaptação da boca do bebé à mama da mãe (pega) Fonte: Adaptado OMS/UNICEF, 1995 Amamentação Na Figura 1 pode observar-se como o bebé se aproxima da mama. Ele aproxima-se por debaixo do mamilo. Isto ajuda a uma boa adaptação entre a sua boca e a mama da mãe porque o mamilo está bem

Leia mais

1.5.2 Avaliar a Amamentação

1.5.2 Avaliar a Amamentação 1.5.2 Avaliar a Amamentação Primeiro decida se você vai avaliar a amamentação da criança. Avaliar sempre que: tiver sendo consultada pela 1ª vez no serviço de saúde ou tiver qualquer dificuldade em se

Leia mais

Amamentação. Factos e Mitos. Juntos pela sua saúde! Elaborado em Julho de 2011. USF Terras de Santa Maria

Amamentação. Factos e Mitos. Juntos pela sua saúde! Elaborado em Julho de 2011. USF Terras de Santa Maria Elaborado em Julho de 2011 USF Terras de Santa Maria Rua Professor Egas Moniz, nº7 4520-909 Santa Maria da Feira Telefone: 256 371 455/56 Telefax: 256 371 459 usf _terrassantamaria@csfeira.min-saude.pt

Leia mais

Amamentação: sobrevivência infantil e. qualidade de. vida. 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz

Amamentação: sobrevivência infantil e. qualidade de. vida. 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz Amamentação: sobrevivência infantil e qualidade de vida 1 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO POR QUE A AMAMENTAÇÃO É IMPORTANTE? A Organização Mundial da Saúde

Leia mais

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública Universidade Atlântica 4.º Ano - Investigação Aplicada AVALIAÇÃO DO GRAU DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A AMAMENTAÇÃO Projecto de Investigação Docente: Ana Cláudia

Leia mais

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno 1 Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados da saúde. 2 Capacitar toda equipe de

Leia mais

Algumas perguntas frequentes nas aulas de pré-parto

Algumas perguntas frequentes nas aulas de pré-parto Algumas perguntas frequentes nas aulas de pré-parto O que a mãe pode comer? Basicamente a grávida e a mãe que amamenta pode comer de tudo, adoptando os cuidados já há muito recomendados pelo obstetra:

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO FLÁVIA PEDREIRA CIRURGIÃ DENTISTA DO HOSPITAL E MATERNIDADE PÚBLICA DONA REGINA 20 DE FEVEREIRO DE 2014 Se pretendermos que as crianças tenham uma qualidade

Leia mais

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora.

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Amamentar logo após o nascimento, na primeira hora, é muito importante para a mãe e para o bebê porque: Protege mais o bebê contra doenças. Ajuda a mulher

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

MEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO O SUFICIENTE? COMO SABER? Estou preocupada se meu bebê está recebendo leite suficiente como posso ter certeza?

MEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO O SUFICIENTE? COMO SABER? Estou preocupada se meu bebê está recebendo leite suficiente como posso ter certeza? MEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO O SUFICIENTE? COMO SABER? Estou preocupada se meu bebê está recebendo leite suficiente como posso ter certeza? Melhor do que preocupar-se e tentar adivinhar se seu bebê amamentado

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Método de Amenorréia Lactacional

Método de Amenorréia Lactacional CAPÍTULO 19 Método de Amenorréia Lactacional Pontos Básicos para Profissionais/Serviços de Saúde e Clientes É um método de planejamento familiar baseado na amamentação. Proporciona contracepção para a

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

APOIO ÀS S MÃES NO CONSULTÓRIO DO PEDIATRA

APOIO ÀS S MÃES NO CONSULTÓRIO DO PEDIATRA APOIO ÀS S MÃES NO CONSULTÓRIO DO PEDIATRA Ana Júlia Colameo Apresentação elaborada para o Seminário: Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar O pediatra é um médico que tem a missão

Leia mais

Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio

Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio Orientações anestésicas para cirurgias pediátricas urológicas Meu filho vai ser operado. Como será a cirurgia? E a anestesia? São seguras? Ele vai acordar logo? E o jejum? Estas questões são muito comuns

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Vínculo entre mãe e bebê

Vínculo entre mãe e bebê Vínculo mãe/bebê Vínculo entre mãe e bebê Tenha uma idéia audaciosa hoje. Amanhã ela já não será nova. O bebê precisa reconhecer quem cuida dele, por isso, precisa ser cuidado sempre pela mesma pessoa.

Leia mais

12 e 13 semanas. Dia de ultrassom é sempre bom!

12 e 13 semanas. Dia de ultrassom é sempre bom! 12 e 13 semanas Dia de ultrassom é sempre bom! Agora com 12 semanas de gestação faremos um exame de ultrassonografia. Ver o bebê na barriga através da imagem me dá uma sensação de proximidade com ele.

Leia mais

ajuda! mamã, Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade

ajuda! mamã, Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade mamã, ajuda! C E N T R O H O S P I T A L A R L E I R I A P O M B A L Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Santo André CHLP, E.P.E. Consulta

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

BANCO DE LEITE HUMANO DO CHLC - MAC PERGUNTAS FREQUENTES

BANCO DE LEITE HUMANO DO CHLC - MAC PERGUNTAS FREQUENTES BANCO DE LEITE HUMANO DO CHLC - MAC PERGUNTAS FREQUENTES 1. O que é um Banco de Leite Humano? 2. Em que situações é utilizado o Leite Humano Pasteurizado, as suas vantagens e desvantagens? 3. Que critérios

Leia mais

ALIMENTAÇÃO/APETITE como lidar com a situação!

ALIMENTAÇÃO/APETITE como lidar com a situação! ALIMENTAÇÃO/APETITE como lidar com a situação! ISABEL DINIS Fases da Infância e as Problemáticas Infantis. Oliveira do Hospital, 2009 Importância da alimentação saudável Estado de saúde adequado Óptimo

Leia mais

Calma: a solução de alimentação amiga da amamentação MEDELA

Calma: a solução de alimentação amiga da amamentação MEDELA Calma: a solução de alimentação amiga da amamentação MEDELA 1 2 MEDELA Com Calma, o seu bebé pode respirar, alimentar-se e parar tal como quando mama Calma faz a diferença. Alternar entre amamentação e

Leia mais

Mulheres grávidas ou a amamentar*

Mulheres grávidas ou a amamentar* Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 6 OMS Mulheres grávidas ou a amamentar* Destaques: A análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de

Leia mais

2 Cartilha Aleitamento Materno

2 Cartilha Aleitamento Materno 2 Cartilha Aleitamento Materno AMAMENTAÇÃO São inúmeros os benefícios da amamentação para o bebê, mãe e família. O leite materno é o melhor alimento para o bebê e deve ser a única fonte de alimento para

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

CURSO DE MASSAGEM PRÉ E PÓS-PARTO

CURSO DE MASSAGEM PRÉ E PÓS-PARTO INTRODUÇÃO A massagem é um recurso terapêutico extremamente eficaz no alívio dos desconfortos associados à gravidez, além de ajudar também a fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebé, ajudando-a a viver

Leia mais

O que precisa de saber sobre. Lentes de Contacto

O que precisa de saber sobre. Lentes de Contacto O que precisa de saber sobre Lentes de Contacto Descubra as vantagens em usar Lentes de Contacto + Liberte-se do uso da armação. + Experimente um campo de visão sem limitações. + Escolha os óculos de sol

Leia mais

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau 1 Lembre-se de três coisas Não tocar Isole a pessoa doente Ligue para a linha de apoio 2 Se pensa que alguém

Leia mais

Preparando a casa para receber o bebê

Preparando a casa para receber o bebê Preparando a casa Preparando a casa para receber o bebê Vamos ensinar aos pais os direitos das crianças? Está chegando a hora do bebê nascer. A família deve ajudar a gestante a preparar a casa para a chegada

Leia mais

ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO

ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO Dra. Samantha Caesar de Andrade Nutricionista do CRNutri Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição ACONSELHAR x ACONSELHAMENTO Aconselhar

Leia mais

CONSULTA PUPERPERAL DE ENFERMAGEM: REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE PROBLEMAS MAMÁRIOS

CONSULTA PUPERPERAL DE ENFERMAGEM: REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE PROBLEMAS MAMÁRIOS ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (x) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CONSULTA PUPERPERAL DE ENFERMAGEM:

Leia mais

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Índice 2 Alimentação por Sonda Nasogástrica.. pág.5 O que uma Sonda Nasogástrica?...pág.6 Como Preparar a Alimentação por Sonda?...pág.7 Para alimentar

Leia mais

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro Massagens para Crianças Telma Batista 27 de Janeiro A Importância do acto de TOCAR 1 - Após a Segunda Guerra Mundial pesquisas realizadas revelaram que a causa do marasmo estava relacionada Com a falta

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE:

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE: ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE: Pensando em seu bem-estar e tranquilidade, preparamos este guia rápido com informações úteis para sua internação, tornando

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA PUÉRPERA HIV* Recomendações do Ministério da Saúde Transcrito por Marília da Glória Martins

ACOMPANHAMENTO DA PUÉRPERA HIV* Recomendações do Ministério da Saúde Transcrito por Marília da Glória Martins ACOMPANHAMENTO DA PUÉRPERA HIV* Puerpério Imediato Acompanhamento da puérpera HIV* 1. Inibir a lactação através do enfaixamento das mamas com ataduras ou comprimindo-as com um top e evitando, com isso,

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

Parto vaginal após cirurgia cesariana

Parto vaginal após cirurgia cesariana Parto vaginal após cirurgia cesariana Um guia para a ajudar a decidir-se C A R E N E W E N G L A N D Se tiver dado à luz a um ou dois bebês pela cirurgia cesariana no passado, você pode ter duas opções

Leia mais

Preparando a casa para receber o bebê

Preparando a casa para receber o bebê Preparando a casa Preparando a casa para receber o bebê Vamos ensinar aos pais os direitos das crianças? Está chegando a hora do bebê nascer. A família deve ajudar a gestante a preparar a casa para a chegada

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO. I Introdução

ALEITAMENTO MATERNO. I Introdução ALEITAMENTO MATERNO I Introdução O incentivo ao aleitamento materno continua sendo um grande desafio em saúde pública, considerando-se o alto índice de desmame precoce e o grande número de óbitos infantis

Leia mais

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA Às gestantes do Ipojuca O Programa Mãe Coruja é uma grande conquista das mulheres de Pernambuco. E no Ipojuca, um avanço da administração municipal em busca de melhor assistir,

Leia mais

A CRIANÇA.. ...E OS SEUS MEDOS

A CRIANÇA.. ...E OS SEUS MEDOS A CRIANÇA.....E OS SEUS MEDOS O que é o medo? Quem nunca sentiu as mãos a suar, o coração a bater depressa, a boca seca e um nó na garganta? Mesmo o mais corajoso de nós já sentiu medo nalguma altura da

Leia mais

CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM: IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO

CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM: IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

ALOJAMENTO CONJUNTO M.Sc. Prof.ª

ALOJAMENTO CONJUNTO M.Sc. Prof.ª ALOJAMENTO CONJUNTO M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Chefe da Equipe de Fonoaudiologia

Leia mais

"UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria?

UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO.O que é a Odontopediatria? "UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria? A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que oferece aos bebés,

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença GUIA DO/DA FACILITADOR(A) DE SAUDE Luta contra doenças diarreicas e a Malária Inter Aide Projecto Agua e Saneamento Luta contra Malaria CP 6 Nacala a Velha 82 78 29 956 MENSAGENS CHAVES Etapa 1: A Diarreia:

Leia mais

Ordenha do Leite Materno

Ordenha do Leite Materno Ordenha do Leite Materno Mais benefícios para mamãe e bebê. ordenha do leite materno O Guia para ordenha do leite materno apresenta informações importantes para ajudar a mamãe nesse momento ÚNICO! o que

Leia mais

Treinamento Profissional em Parto Ativo

Treinamento Profissional em Parto Ativo Treinamento Profissional em Parto Ativo São Paulo SP 18, 19, 20, 21 e 22 de abril 2014. Principais temas - A fisiologia do processo de nascimento (a atuação dos hormônios e os benefícios de um parto ativo

Leia mais

Coisas que deve saber sobre a pré-eclâmpsia

Coisas que deve saber sobre a pré-eclâmpsia Coisas que deve saber sobre a pré-eclâmpsia A pré-eclâmpsia é muito mais comum do que a maior parte das pessoas pensa na realidade ela é a mais comum das complicações graves da gravidez. A pré-eclâmpsia

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. MANATO)

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. MANATO) PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. MANATO) Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas federais e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010

Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 Informação e Recomendações para Escolas Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 O vírus da Gripe A(H1N1) é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo, contém

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Atenção primária às gestantes de baixo risco

Mostra de Projetos 2011. Atenção primária às gestantes de baixo risco Mostra de Projetos 2011 Atenção primária às gestantes de baixo risco Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo

Leia mais

Centro de Referência em Aleitamento Materno Banco de Leite Humano SESAB 2 a DIRES- HGCA

Centro de Referência em Aleitamento Materno Banco de Leite Humano SESAB 2 a DIRES- HGCA Centro de Referência em Aleitamento Materno Banco de Leite Humano SESAB 2 a DIRES- HGCA APOSTILA - ALEITAMENTO MATERNO CONHECIMENTOS MÍNIMOS Autores: Graciete Oliveira Vieira Suelly Pinto Teixeira de M.

Leia mais

Meses. (siga S4) (siga S5)

Meses. (siga S4) (siga S5) Módulo S - Atendimento Pré-natal Agora vou lhe fazer perguntas sobree o atendimento pré-natal. [Entrevistador: As questões deste módulo são dirigidas àss mulheres último parto posteriores a / / ) que tiveram

Leia mais

O Cancro da Mama em Portugal. 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama

O Cancro da Mama em Portugal. 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama www.laco.pt O Cancro da Mama em Portugal 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama Cancro em Portugal 2002 O Cancro da Mama em Portugal Surgem 5000 novos casos por ano Mas. Com a deteção

Leia mais

Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma.

Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma. Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma. Boa leitura 1 2 Marlon Mattedi COMO PROVOCAR ORGASMOS FEMININOS

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Como lidar com a perda...

Como lidar com a perda... Psicóloga, Chou Im Keng Nascer, envelhecer e morrer, são etapas que fazem parte da vida. O nascimento de uma vida traz alegria e esperança, porém, quando perdermos um familiar ou companheiro, a tristeza

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR

PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR Ações já realizadas pela ANS desde 2004 Sensibilização do setor, promoção e participação ii em eventos para discussão com especialistas nacionais e internacionais

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Frio» Enregelamento dos membros

Frio» Enregelamento dos membros Frio» Enregelamento dos membros O enregelamento é uma situação que resulta da exposição excessiva ao frio ou pelo contacto com objetos extremamente frios. Consiste no congelamento das camadas superficiais

Leia mais

AMAMENTAÇÃO e ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

AMAMENTAÇÃO e ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR AMAMENTAÇÃO e ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR Aleitamento Materno Exclusivo preferencialmente até os 6 primeiros meses de vida; Ao nascimento, os RN são colocados pele a pele Técnica canguru* Importância do AM

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

A caixa de previdência Seguro básico. Foto: Barbara Graf Horka

A caixa de previdência Seguro básico. Foto: Barbara Graf Horka A caixa de previdência Seguro básico Foto: Barbara Graf Horka Cartão 1 O seguro básico na caixa de previdência é obrigatório? Foto: tackgalichstudio/fotolia.com Segundo a Lei relativa ao seguro de saúde

Leia mais

Manual do Usuário. Cuidados com o prontuário

Manual do Usuário. Cuidados com o prontuário Manual do Usuário Este manual foi feito para orientar os usuários dos serviços de internação domiciliar da HN Home Care Home Care, tanto para a modalidade de plantão de enfermagem de 12h, quanto para o

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932.

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932. Evitar a infecção A infecção é uma complicação grave que pode ocorrer por ter as defesas diminuídas. Prevenir também depende de si. Cumpra as regras de higiene e as indicações fornecidas pela Equipa do

Leia mais

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho da gripe Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho

Leia mais

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Perguntas Frequentes Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Enfermeira Joice Marques SMS/Ibirubá-RS

Enfermeira Joice Marques SMS/Ibirubá-RS Enfermeira Joice Marques SMS/Ibirubá-RS Dados do município * População : 18.633 habitantes, IBGE (2000). * Área: 611,81 km² * IDH: 0.824/PNUD (2000) * Distância à Capital: 238.4083Km * Atividade econômica:

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais

dores do parto parto É muito importante estarem conscientes da origem natural e saudável das dores que estão a sentir entrevista

dores do parto parto É muito importante estarem conscientes da origem natural e saudável das dores que estão a sentir entrevista doresde1:layout 1 11/19/08 10:32 PM Page 24 dores do As dores de constituem um dos maiores medos para as futuras mães. Saber o que fazer e como lidar com as dores pode ajudá-la a enfrentar o trabalho de

Leia mais

Vínculo entre mãe e bebê

Vínculo entre mãe e bebê Vínculo mãe/bebê Vínculo entre mãe e bebê Tenha uma idéia audaciosa hoje. Amanhã ela já não será nova. O bebê precisa reconhecer quem cuida dele, por isso, precisa ser cuidado sempre pela mesma pessoa.

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer. BS 29 P P Espelho de bolso iluminado Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de

Leia mais