Prezado Usuário, Ambulatório de Quimioterapia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prezado Usuário, Ambulatório de Quimioterapia"

Transcrição

1

2 Prezado Usuário, Este manual tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas apresentadas por pacientes durante o tratamento quimioterápico. O conteúdo foi elaborado com termos simples para facilitar o entendimento. Leia com atenção e anote possíveis dúvidas que possam ser tiradas com seu médico ou com os enfermeiros da Central de Quimioterapia. Contém também esclarecimentos sobre os benefícios legais assegurados ao paciente durante o tratamento. Ambulatório de Quimioterapia

3 ÍNDICE 1. O QUE É CÂNCER? 2. TRATAMENTO DO CÂNCER 3. O QUE É QUIMIOTERAPIA? 4. COMO AGE A QUIMIOTERAPIA? 5. QUANTO TEMPO VAI DURAR O TRATAMENTO? 6. REAÇÕES MAIS COMUNS DA QUIMIOTERAPIA 7. CATETER VENOSO CENTRAL DE LONGA PERMANÊNCIA TOTALMENTE IMPLANTADO (PORT-A-CATH) 8. O QUE É RADIOTERAPIA? 9. O QUE É HORMONIOTERAPIA? 10. O QUE PODERÁ FAZER A PSICOLOGIA DIANTE DA SUA DOR? 11. NECESSÁRIO ADOECER PARA ATUAR DE FORMA SAUDÁVEL FRENTE A VIDA?

4 1. O QUE É CÂNCER? Todos os órgãos do corpo humano são constituídos por células, que em condições normais se dividem organizadamente, ou seja, há um controle que determina a divisão harmoniosa da célula. Na doença neoplásica maligna (câncer), esse processo escapa ao controle e as células se multiplicam desordenadamente, invadindo tecidos e órgãos, formando assim os tumores malignos. As causas do câncer são variadas, podendo ser externas (meio ambiente e hábitos) ou internas ao organismo (genéticas), estando estas inter-relacionadas. Sabemos que 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, como o cigarro, exposição excessiva ao sol e alguns tipos de vírus Quando essas células alcançam outras partes do corpo, através da corrente sanguínea ou via linfática, dão origem a novos tumores denominados METÁSTASES.

5 TRATAMENTO DO CÂNCER O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias modalidades combinadas. Pode ser realizado através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com o tipo de câncer e da extensão da doença. O QUE É QUIMIOTERAPIA? É um tratamento realizado com medicamentos que possuem a função de eliminar e/ou controlar a proliferação de células neoplásicas em nosso organismo. O tratamento pode envolver um único medicamento ou a combinação de vários, que podem ser utilizados por via oral (pela boca), subcutânea (abaixo da pele), intramuscular (pelo músculo), intravenosa (pela veia) e intratecal (pela espinha dorsal). As aplicações podem ser diárias, semanais, quinzenais ou mensais, a depender do protocolo seguido pelo seu médico.

6 COMO AGE A QUIMIOTERAPIA? Os quimioterápicos agem destruindo as células do tumor, inibindo a sua multiplicação, no entanto, esses medicamentos não agem apenas nas células doentes, agem também em algumas células saudáveis do organismo e como são direcionados principalmente para as células de rápida proliferação, juntamente com as células neoplásicas, as mais atingidas são as células do sangue, couro cabeludo e mucosas, porque essas são as células que mais se multiplicam no organismo. Assim, desta ação resultam os principais efeitos colaterais da quimioterapia, que são: 1. Alteração das células do sangue: Anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue); Neutropenia (diminuição dos glóbulos brancos); Plaquetopenia (diminuição das plaquetas); 2. Alteração das células do couro cabeludo (alopecia); 3. Alteração de mucosas: Mucosite (aftas); 4. Diarréia.

7 QUANTO TEMPO VAI DURAR O TRATAMENTO? O tempo do tratamento é variável e dependerá do tipo de câncer do paciente, do estado da doença, do esquema terapêutico escolhido pelo oncologista clínico e da maneira que o paciente irá reagir aos medicamentos. Não existe um tempo padrão para duração da quimioterapia, mas o paciente e seus familiares serão orientados em relação ao tratamento e seu tempo previsto; durante esse percurso serão realizados exames, onde o médico irá avaliar a eficácia da quimioterapia. E a depender do resultado, o tratamento poderá ser mudado ou mantido. REAÇÕES MAIS COMUNS DA QUIMIOTERAPIA 01 - Náuseas e vômitos São efeitos colaterais bastante comuns. Podem ser um evento agudo (dentro de 24 horas após a quimioterapia) ou tardio (após esse período). Hoje nós podemos controlar melhor essa reação com uma combinação de medicações, a depender da intensidade esperada de acordo com seu esquema de quimioterapia. Orientamos em caso de náuseas e vômitos: Após a administração da medicação antiemética é necessário que o paciente aumente a ingesta hídrica, fracione a alimentação, ou seja, coma pequenas quantidades várias vezes ao dia, evite alimentos quentes e condimentados e dê preferência a alimentos leves, de fácil digestão, gelados ou a temperatura ambiente, ou até procure a nutricionista para indicar um cardápio adequado. Em caso de vômitos persistentes, não se alimentar e procurar o médico assistente.

8 02 - Mucosite (Feridas na Boca) É a resposta inflamatória das mucosas oral e gastrointestinal à ação dos medicamentos. Caracteriza-se às vezes por úlceras orais, dor ao engolir, dificuldade ao ingerir os alimentos ou beber líquidos, edema, vermelhidão na mucosa da boca e palato, ardência, salivação excessiva e outros. Pode complicar com infecções (exemplo: candidíase oral) e febre. É importante fazer uma higiene oral adequada utilizando uma escova de cerdas macias para limpeza dos dentes após cada refeição. Deve-se evitar alimentos ácidos, condimentados, de consistência dura e quente neste período. Orientamos em caso de mucosite: Bicarbonato de sódio dissolver 1 colher de chá do pó em 1 copo de água e bochechar 3 a 4 vezes ao dia, durante 7 dias. Nistatina solução oral bochechar e deglutir 5 ml da solução 3 a 4 vezes ao dia, durante 7 dias. Dica: Mastigar lascas de gelo durante a quimioterapia pode ajudar a reduzir a incidência e/ou intensidade da mucosite. A laserterapia poderá também ser indicada pelo seu médico caso seja necessário. ATENÇÃO! MANTENHA O SEU MÉDICO INFORMANDO CASO ISSO ACONTEÇA 03 Diarréia Ocorre quando há alterações no volume, frequência e consistência das fezes. Pode estar associada a várias causas, como ansiedade, alteração dos hábitos alimentares e reação aos quimioterápicos. Recomenda-se: Dar preferência aos alimentos gelados, líquidos e

9 pastosos; Dar preferência a alimentos não processados e sem gorduras, como arroz, batata, cenoura, banana, maçã, caju, goiaba, frango; Beber pelo menos 2 litros de líquidos diariamente (água, sucos, chás, água de coco, repositores isotônicos, etc); Procurar um nutricionista para melhor orientar a dieta; Caso persista por mais de 2 dias, procure o seu médico Prisão de Ventre Pode ser causada pela ação de alguns antineoplásicos ou com o uso associado de opióides (morfina, codeína, etc). Pode causar desconforto, dor e distensão abdominal. Recomenda-se: Optar por alimentos ricos em fibras como laranja, mamão, ameixa, uva, vegetais e cereais integrais (aveia, granola, etc); Beber mais líquidos (água, sucos, chás por exemplo); Realizar alguns exercícios físicos mesmo leves, como caminhar; Estabelecer um horário regular para evacuar; Se persistir a prisão de ventre informe seu médico, que poderá indicar medicações que poderão tratar e prevenir novos episódios Febre (temperatura a partir de 37,8 C)

10 05 - Febre (temperatura a partir de 37,8 C) Evitar aglomeração (lugares muitos cheios e pouco ventilados) Evitar contato com pessoas que estejam com doenças infecciosas (resfriado, gripe, herpes, rubéola, etc). Lavar as mãos com sabão antes das refeições, antes e após ir ao banheiro e ao chegar da rua. Evitar alimentos crus e não pasteurizados. Não retirar cutículas das unhas. Evitar cortes ao fazer a barba e ao depilar axilas e pernas (a depilação, com lâmina não é aconselhá- vel). Não espremer, cravos, espinhas e furúnculos; procure um médico. Não realizar nenhum tipo de procedimento invasivo sem realizar hemograma recente (Ex. realizar uma visita ao dentista). ATENÇÃO!!! - Se ocorrer febre (temperatura axilar maior ou igual a 37,8 C), estado gripal, calafrios, furúnculos, sudorese intensa, mal estar, dor ao urinar, tosse ou diarréia procure o médico assistente. Ou procure uma unidade de referência de acordo com o seu convênio. Muitos dos medicamentos que fazem parte o seu tratamento precisam ser administrados (tomados) em intervalos específicos para que o objetivo seja alcançado. Portanto, não faltem às sessões do tratamento que forem agendadas.

11 06 - Alterações das Células do Sangue Os remédios usados para combater as células doentes também destroem algumas das células sadias do nosso organismo. As células da medula óssea são bastante sensíveis à agressão causada pelos agentes quimioterápicos. Como consequência, os glóbulos brancos (leucócitos) e vermelhos (hemácias), assim como as plaquetas, podem ter sua produção comprometida, determinando queda em suas contagens no sangue. Redução dos leucócitos (leucopenia) Os leucócitos são células do sangue encarregadas da defesa do organismo contra infecções. Dentre os leucócitos, os neutrófilos são, em sua maioria, a linha de frente da defesa do organismo. Por esse motivo, quando estão muito baixos, o risco de infecção é bem maior. Algumas vezes necessitamos usar um fator de crescimento de neutrófilos por via subcutânea na tentativa de prevenir ou tratar neutropenias acentuadas. Tal medicação tem o objetivo de reduzir a incidência, severidade ou duração da neutropenia, bem como a necessidade do uso de antibióticos. Redução das hemácias (anemia) Os glóbulos vermelhos permanecem na circulação por períodos muito maiores que os leucócitos. Por isso, a anemia queda na contagem dos glóbulos vermelhos no sangue torna-se evidente somente após alguns ciclos de quimioterapia. A anemia causa uma série de sintomas, como: palidez, fadiga e palpitações durante esforços, podendo ser corrigida com o uso de transfusões de concentrados de glóbulos vermelhos nas quedas mais acentuadas. Em alguns casos, pode-se tentar evitar o quadro de anemia e a transfusão sanguínea pelo uso eritropoietina por via subcutânea, que é uma medicação que estimula a produção de glóbulos vermelhos, tratando a anemia induzida pela quimiotera

12 06 - Alterações das Células do Sangue pia e melhorando a sensação como a fadiga, mal-estar e alterações da memória e do raciocínio. Redução das plaquetas (plaquetopenia) As plaquetas são elementos responsáveis pela coagulação sanguínea, principalmente controlando sangramentos nas lesões agudas. A queda na contagem de plaquetas (plaquetopenia) pode determinar o surgimento de pequenos sangramentos espontâneos e comprometer a capacidade do organismo para bloquear hemorragias em casos de acidentes. O recurso utilizado quando a contagem de plaquetas está muito baixa é a transfusão de concentrados de plaquetas, que deverá ser administrado quando houver indicação. Atenção: É extremamente importante que você procure o hospital no caso de febre (temperatura igual ou superior a 37,8 C), pintas ou manchas avermelhadas na pele, sangramentos e palidez e cansaço aos pequenos esforços Alopécia (queda do cabelo) Algumas drogas quimioterápicas atingem a multiplicações das células que dão origem ao cabelo, podendo provocar quedas dos mesmos, de forma total ou parcial. Não se pode prever exatamente como e em que proporção os cabelos serão afetados, porém é importante lembrar que a queda é geralmente temporária; o processo de nascimento do cabelo se reinicia logo após o término da quimioterapia. Algumas pessoas nessa fase preferem cortar o cabelo antes de cair. Outros já preferem esperar que o cabelo caia, para então tomar a decisão de cortar os cabelos e/ou usar bonés, lenços e perucas. Não se preocupe, pois esse efeito é temporário e reversível e conforme informado,

13 07 - Alopécia (queda do cabelo) seu cabelo voltará a crescer no término da quimioterapia. Fazer o uso de shampoo neutro. Não expor o couro cabeludo ao sol. Evitar escovar os cabelos Sistema Reprodutivo O fluxo de sangue pode aumentar ou diminuir, pode haver a suspensão temporária da menstruação, menopausa precoce nas mulheres e andropausa precoce nos homens, levando a disfunções sexuais, ondas de calor, ressecamento da vagina e perda de libido. Algumas drogas utilizadas no tratamento oncológico podem afetar parcial ou definitivamente a capacidade reprodutiva masculina e/ou feminina. Caso esteja em idade reprodutiva e deseje ter filhos no futuro, converse com o seu médico para obter orientações. 9 - Alterações da atividade sexual O tratamento quimioterápico para muitos pacientes provoca tensões físicas e emocionais que podem estar relacionadas aos efeitos colaterais do tratamento, mudanças no estilo de vida, alimentação e trabalho, além da ansiedade em relação a saúde; todos esses aspectos podem contribuir para haja uma diminuição no interesse sexual; mesmo assim é importante saber que a quimioterapia não o impede de manter suas relações sexuais normais desde que lembre-se de que é imprescindível o uso de preservativos para proteger o casal, pois em alguns casos podem ocorrer eliminação de quimioterapia no sêmen ou secreção vaginal. Além disso, os métodos de barreira podem prevenir algumas infecções no período de diminuição das defesas do organismo.

14 10 - Alterações de Pele e Unhas Dependendo do tipo de quimioterápico, o paciente pode apresentar alterações na pele, como vermelhidão, coceira, descamação, ressecamento e manchas escuras nas dobras das articulações, unhas e no trajeto das veias. As unhas também podem apresentar escurecimento e rachaduras. Alguns desses efeitos podem ser amenizados pelo próprio paciente, que deverá manter a pele limpa, fazer uso de hidratantes, evitando a exposição ao sol. Recomenda-se aplicar protetor solar pelo menos de fator 30 nas áreas expostas ao sol, mesmo em dias nublados. Use chapéu ou boné para proteger a face e a cabeça. O médico é ainda a pessoa mais apropriada para indicar os cuidados e medicamentos que podem ser utilizados. Lembrando que as manchas escuras desaparecem após algum tempo do término do tratamento Flebite Durante as sessões de quimioterapia, as veias podem apresentar dor no seu trajeto, escurecimento e endurecimento, dificultando, dessa forma, as novas punções. Ao receber a medicação, esteja atento a qualquer sinal de dor, queimação, ardência, inchaço (edema) ou vermelhidão no local da punção e chame imediatamente um membro da equipe de enfermagem. Esses sintomas podem indicar que o medicamento saiu da veia e nesse caso, outra veia deverá ser puncionada para continuar a aplicação. Para melhorar as condições da veia, algumas medidas devem ser tomadas para auxiliar seu tratamento: realizar compressas quentes antes das sessões e compressas frias quando houver extravasamento das veias e logo após usa creme em gel; fazer exercícios com uma bolinha de borracha maciça e pequena, apertar e soltar a bolinha por 10 minutos e repetir esse exercício 6 vezes ao dia.

15 CATETER VENOSO CENTRAL DE LONGA PERMANÊNCIA TOTALMENTE IMPLANTADO (PORT-A-CATH) O cateter é um dispositivo implantado através de uma procedimento cirúrgico simples, com anestesia local ou geral, é colocado abaixo da pele, geralmente na região superior do tórax; tendo como finalidade receber as medicações sem a necessidades de puncionar uma veia periférica. Uma vez implantado, os pontos deverão ser retirados entre 10 a 15 dias ou de acordo com a orientação médica e durante este período deverão ser realizados curativos e higiene com sabão neutro. Após retirada dos pontos, não será necessário o uso de curativos. O uso do cateter requer um procedimento denominado heparinização, que consiste na lavagem do cateter administrando soro fisiológico e solução de heparina, que é realizado pela enfermeira do serviço. Seu período de manutenção (quando ocorre a heparinização) é de até 30 dias, mesmo quando você tiver terminado o seu tratamento. Durante a administração da quimioterapia fique atento a alguns sinais de alerta como: aumento da temperatura do local, vermelhidão, saída de algum líquido, inchaço ou febre. Ao aparecimento de alguns desses sintomas comunique imediatamente ao médico ou enfermeira do serviço. Por ser um dispositivo com vida útil indefinida, a indicação da colocação deste cateter irá depender do tipo de tratamento proposto e das condições físicas do paciente. Atenção especial aos pacientes com dificuldade de acesso venoso periférico, necessidade de acesso venoso de longos períodos e no uso de quimioterapia de longa duração (múltiplos ciclos, drogas vesicantes, com tempo de infusão longo.

16 O QUE É RADIOTERAPIA? Consiste no emprego da radiação para tratamento, utilizando vários tipos de energia que podem atingir os locais dos tumores ou áreas de corpo, onde se alojam as enfermidades, com a finalidade de destruir suas células. A radioterapia pode ser usada só, ou em conjunto com uma cirurgia ou quimioterapia. Seu médico limita cuidadosamente a área afetada pelo câncer e a ela dirige o tratamento radioterapêutico. A quantidade se sessões, radiação utilizada e o tempo de exposição é determinada pelo tipo do tamanho do tumor, assim como o número e a frequência do tratamento dependerá da decisão do radioterapeuta. Existem três etapas: 1) Consulta medica; 2) Definição do tratamento; 3) Programação do tratamento: irá delimitar a área a ser tratada. A pele será marcada com uma tinta vermelha que não deverá ser retirada antes do termino do tratamento Tipos de radioterapia Os tipos principais são: a radioterapia externa (teleterapia) e a braquiterapia (aplicação de isótopos na forma de sementes, ou fios, ou placas na cavidade a ser tratada). Há também a Radioterapia Intervencionista (Radiocirurgia estereotáxica por exemplo). Hoje em dia há aparelhos que são capazes de tratar de forma mais acurada o tumor, modulando

17 O QUE É RADIOTERAPIA? Consiste no emprego da radiação para tratamento, utilizando vários tipos de energia que podem atingir os locais dos tumores ou áreas de corpo, onde se alojam as enfermidades, com a finalidade de destruir suas células. A radioterapia pode ser usada só, ou em conjunto com uma cirurgia ou quimioterapia. Seu médico limita cuidadosamente a área afetada pelo câncer e a ela dirige o tratamento radioterapêutico. A quantidade se sessões, radiação utilizada e o tempo de exposição é determinada pelo tipo do tamanho do tumor, assim como o número e a frequência do tratamento dependerá da decisão do radioterapeuta. Tumores de cabeça e pescoço Aparecimento de aftas, irritação nas gengivas, na garganta, feridas na boca e boca seca Tumores pulmonares ou intratorácicos Tosse, dor torácica, dispneia. Tumores do trato gastrointestinal Diarreia T umores do Sistema Nervoso Central Queda de cabelo, cefaleia, tonturas. Tumores do trato genitourinário Disúria ( dor ao urinar ), ardência miccional, diarréia, sangramento retal. Vermelhidão na pele da área afeta a. absoluto de todos os aparelhos. Durante a aplicação, apesar de você ser mantido sozinho em uma sala a equipe de radioterapia o observa através de um monitor, ouve os seus comentários e tem controle absoluto de todos os aparelhos.

18 O QUE É RADIOTERAPIA? ORIENTAÇÕES PRÁTICAS Compareça a todas as sessões marcadas; As marcas de tinta na pele devem ficar visíveis até o fim do tratamento, evite apaga-las durante o banho. Proteja a área tratada da luz solar. Use roupas confortáveis e frouxas sobre a área irradiada; o ideal são roupas de algodão. Evite calor ou frio excessivo sobre a pele. Evite contato com as pessoas resfriadas ou com infecções. Não aplicar perfumes, cosméticos ou loções na região. Manter a pele hidratada, CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA. Mantenha-se sempre bem alimentado para reagir melhor aos efeitos colaterais, ficando menos predisposto infecções. O QUE É HORMONIOTERAPIA? Essa modalidade de tratamento é especialmente útil no controle de tumores que se desenvolvem a partir de células dependentes dos hormônios para crescer. Atualmente, a terapia hormonal desempenha um papel de extrema importância no tratamento do câncer de mama, endométrio e próstata. Trata-se de uma forma eficaz e geralmente bem tolerada de tratamento.

19 O QUE É HORMONIOTERAPIA? Essa modalidade de tratamento é especialmente útil no controle de tumores que se desenvolvem a partir de células dependentes dos hormônios para crescer. Atualmente, a terapia hormonal desempenha um papel de extrema importância no tratamento do câncer de mama, endométrio e próstata. Trata-se de uma forma eficaz e geralmente bem tolerada de tratamento. Podendo ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia no controle do câncer. Efeitos colaterais: A baixa incidência de efeitos colaterais que determina a tolerância e proporciona ampla possibilidade de associação com as demais formas de tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns são diminuição da libido, impotência, ondas de calor, ginecomastia (aumento das mamas) para os homens, risco aumentado de trombose e tromboembolismo, hipertensão e ganho de peso.

20 O QUE PODERÁ FAZER A PSICOLOGIA DIANTE DA SUA DOR? (...)* a Psicologia atua no conflito a se instalar O corpo que a saúde, mas a doença quer ficar... Vida e morte vão a combater, vencendo quem não parar de lutar. A psicologia ameniza os impactos causados pelos diagnósticos do câncer, bem como para atenuar as relações, emocionais do paciente quanto ao tratamento, os efeitos colaterais, às perdas e reabilitações, ajudando-o na aceitação e enfretamento de todo o processo, a fim de torná-lo agente de sua própria mudança. SERÁ NECESSÁRIO ADOECER PARA ATUAR DE FORMA SAUDÁVEL FRENTE A VIDA? Este é, sem duvida, em momento delicado e uma vez acometido(a) pelo câncer é necessário fazer um esforço especial, começando por compreender e aceitar esse intruso em seu corpo. Essa é a hora de compartilhar suas dificuldades, seus medos, sentimentos, ressentimentos... Por que não? Ser saudável é um ato de compromisso, é o que há de mais belo e amoroso... é o encontro com sua essência. Ser feliz é abrir o coração para o novo, para o outro, para um momento especial consigo mesmo, é expandir a alma para percorrer caminhos que levam aos verdadeiros valores da existência humana. É importante entender que, enquanto seres em crescimento contínuo, precisamos de uma boa dose de alegria de viver, esperança, fé, compromisso, respeito com o nosso próprio processo de saúde-doença, aspectos, estes, que a psicoterapia resgata. A meditação seria, então, mais um caminho para ajudar a fortalecer a mente, acalmando-a e protegendo-a de pensamentos negativos, mantendo, assim, o equilíbrio

21 psicológico (mental, emocional), espiritual e a boa saúde. Não só você, paciente, mas você também, cuidador e/ou familiar, não deve limitar-se apenas aos cuidados físicos, lembre-se de que é necessário o conforto espiritual, emocional, o que propicia afetos, trocas, leveza, alegria, sendo solidário em suas necessidades mais sutis. Lembre-se que o toque promove bem-estar, aproxima e desperta sensações agradáveis.

22 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES No dia da sua quimioterapia, não marque compromissos inadiáveis. Reserve este dia só pra você cuidar da sua saúde. Respeite os limites de seu corpo e descanse sempre que for preciso. Procure vir acompanhado para receber a sessão de quimioterapia. Alguns medicamentos podem deixá-lo sonolento. Se sentir náuseas (enjôo) ou vertigem (tontura) chame a enfermeira. Faça uma refeição leve, evitando sobrecarregar o estômago, porem, mantenha-se alimentado. Coma alimentos mais leves e de fácil digestão, sem temperos irritantes e evite frutas ácidas. Uma alimentação balanceada e fracionada, comendo pouca quantidade em intervalos menores, ajudará a reagir melhor aos efeitos colaterais do seu tratamento. É recomendável que beba uma quantidade de líquidos antes, durante e após a aplicação da quimioterapia (pelo menos 2 litros por dia). Não se exponha a luz do sol durante o tratamento. Faça o uso de protetores solares antes de sair de casa. Os medicamentos podem aumentar a sensibilidade ao sol. Em relação a prática de atividade física, os seus limites devem ser respeitados. Toda vacinação deve ficar suspensa durante o tratamento; salvo aquelas que seu médico não contra-indicar. Alguns medicamentos, mesmo os homeopáticos e naturais, podem interferir no tratamento quimioterápico. Por isso, nunca tome remédio sem o conhecimento prévio do seu médico e informe se estiver fazendo uso de alguma medicação.

23 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Não há necessidade de abandonar o trabalho para fazer o tratamento. Procure levar sua vida normal, sem se afastar de suas atividades habituais e principalmente do lazer. As bebidas devem ser evitadas tento em vista que o álcool pode interagir com os medicamentos utilizados durante o tratamento reduzindo os efeitos esperados aumentando os efeitos colaterais. Durante o período de quimioterapia a gravidez deve ser evitada, pois as drogas usadas podem causar riscos na formação do bebê. É importante pedir orientação ao médico sobre o melhor método de anticoncepção a ser usado durante o tratamento. Enfermeira: Verônica Moreira Almeida pós-graduada em oncologia pelo Hospital Israelita Albert Eistein

24

Para que Serve? Tratamento

Para que Serve? Tratamento Quimioterapia O que é? É um tratamento que utiliza medicamentos quimioterápicos para eliminar células doentes. Cada agente quimioterápico tem diferentes tipos de ação sobre as células e, consequentemente,

Leia mais

Orientações aos pacientes. Quimioterapia

Orientações aos pacientes. Quimioterapia Orientações aos pacientes Quimioterapia O corpo humano O corpo humano é formado por tecidos e os tecidos são formados de células. A células são as menores unidades que constituem o nosso corpo; elas crescem

Leia mais

Guia do paciente em tratamento Quimioterápico

Guia do paciente em tratamento Quimioterápico 1- Introdução Guia do paciente em tratamento Quimioterápico Este manual foi elaborado para ajudar os pacientes, seus familiares e amigos a entenderem o que é a quimioterapia, como funciona e seus principais

Leia mais

Manual de orientação aos pacientes

Manual de orientação aos pacientes Manual de orientação aos pacientes Você está iniciando o seu tratamento e acompanhamento conosco. Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, elaboramos este guia com as informações sobre a rotina de

Leia mais

Quimioterapia. Orientações aos pacientes

Quimioterapia. Orientações aos pacientes Quimioterapia Orientações aos pacientes 2010 Ministério da Saúde. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte. Tiragem: 1.000 exemplares Criação, Informação e Distribuição

Leia mais

Quimioterapia. Orientações aos pacientes. 3ª Edição

Quimioterapia. Orientações aos pacientes. 3ª Edição Quimioterapia Orientações aos pacientes 3ª Edição 2010 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva / Ministério da Saúde É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada

Leia mais

Orientações aos pacientes sobre radioterapia

Orientações aos pacientes sobre radioterapia Orientações aos pacientes sobre radioterapia SUMÁRIO Prezado paciente....................... 03 O que é radioterapia?..................... 04 Quais os benefícios da Radioterapia?.............. 04 Como

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas.

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O bem-estar da mulher começa com autoconhecimento, que se conduz em equilíbrio e se traduz em saúde.

Leia mais

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A

Leia mais

Informações ao Paciente

Informações ao Paciente Informações ao Paciente Introdução 2 Você foi diagnosticado com melanoma avançado e lhe foi prescrito ipilimumabe. Este livreto lhe fornecerá informações acerca deste medicamento, o motivo pelo qual ele

Leia mais

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO Cartilha Informativa Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

Manual Educativo ORIENTAÇÕES DE QUIMIOTERAPIA

Manual Educativo ORIENTAÇÕES DE QUIMIOTERAPIA Manual Educativo de Pacientes e Familiares ORIENTAÇÕES DE QUIMIOTERAPIA ÍNDICE MANUAL EDUCATIVO DE PACIENTES E FAMILIARES O MANUAL... 4 1. O QUE É QUIMIOTERAPIA?... 5 2. COMO É O TRATAMENTO?...5 3. TEMPO

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Profª Drª Fabiana Flores Sperandio O que é câncer de mama? É uma doença que surge quando células da mama sofrem uma mutação e se

Leia mais

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu. UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.br CUIDAR DA SUA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. As mamas

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes?

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes? Quais são os sintomas? Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com

Leia mais

O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA

O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA O QUE É ANDROPAUSA? Problemas hormonais surgidos em função da idade avançada não são exclusivos das mulheres. Embora a menopausa seja um termo conhecido

Leia mais

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura?

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura? Volume1 O que é? O que é Hemofilia? Hemofilia é uma alteração hereditária da coagulação do sangue que causa hemorragias e é provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII (oito)

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Índice 2 Alimentação por Sonda Nasogástrica.. pág.5 O que uma Sonda Nasogástrica?...pág.6 Como Preparar a Alimentação por Sonda?...pág.7 Para alimentar

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem

Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de

Leia mais

Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio

Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio Orientações anestésicas para cirurgias pediátricas urológicas Meu filho vai ser operado. Como será a cirurgia? E a anestesia? São seguras? Ele vai acordar logo? E o jejum? Estas questões são muito comuns

Leia mais

Índice. 10 Efeitos 12. O que é quimioterapia?06. O tratamento 08

Índice. 10 Efeitos 12. O que é quimioterapia?06. O tratamento 08 Apresentação V Você está recebendo agora, o Guia de Orientação ao paciente. Trata-se de uma ferramenta fundamental que vai auxiliá-lo durante este período importante da sua vida. Os profissionais do Instituto

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

TIPOS DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS CIRURGIA QUIMIOTERAPIA SISTÊMICA

TIPOS DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS CIRURGIA QUIMIOTERAPIA SISTÊMICA TIPOS DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS Prof a Dra. Nise H. Yamaguchi Prof a Dra Enf a Lucia Marta Giunta da Silva Profª. Dra. Enf a Maria Tereza C. Laganá A abordagem moderna do tratamento oncológico busca mobilizar

Leia mais

Como Se Recuperar Após uma Cirurgia de Extração de Siso

Como Se Recuperar Após uma Cirurgia de Extração de Siso Como Se Recuperar Após uma Cirurgia de Extração de Siso O dente do siso começa a surgir na maioria das pessoas entre os 17 e 24 anos. Porém, em alguns, o siso não nasce completamente e causa dor, inchaços

Leia mais

Qual o aspecto das Ostomias?

Qual o aspecto das Ostomias? Qual o aspecto das Ostomias? Toda ostomia é uma mucosa, parecida com a pele existente dentro da boca. Sendo assim, o aspecto também é parecido: úmido, vermelho vivo ou róseo. Não há sensibilidade no estoma:

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

Nefrolitotripsia Percutânea

Nefrolitotripsia Percutânea Nefrolitotripsia Percutânea A cirurgia renal percutânea é a forma menos agressiva de tratamento para cálculos renais grandes e que não podem ser tratados adequadamente pela fragmentação com os aparelhos

Leia mais

Fique atento ao abuso de antibióticos na pediatria

Fique atento ao abuso de antibióticos na pediatria Fique atento ao abuso de antibióticos na pediatria Criado em 22/04/15 10h50 e atualizado em 22/04/15 11h27 Por Sociedade Brasileira de Pediatria Para se ter sucesso no tratamento da criança alérgica ou

Leia mais

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO 1/8 O inverno chegou e junto com ele maiores problemas com as doenças respiratórias entre outras Isso não ocorre por acaso já que pé nesta estação onde

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

NEON. Núcleo Especializado em Oncologia. Manual do Paciente

NEON. Núcleo Especializado em Oncologia. Manual do Paciente Núcleo Especializado em Oncologia Manual do Paciente QUIMIOTERAPIA A quimioterapia consiste no emprego de medicamentos para combater as células doentes, destruindo e controlando o seu desenvolvimento.

Leia mais

Risco infecção. Coisas que podem ajudar a prevenir infecções: Baixo número de glóbulos brancos no sangue (leucopenia)

Risco infecção. Coisas que podem ajudar a prevenir infecções: Baixo número de glóbulos brancos no sangue (leucopenia) INFECÇÃO 2 Risco infecção Baixo número de glóbulos brancos no sangue (leucopenia) Ter um número baixo de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue diminui a capacidade do corpo combater contra infecções.

Leia mais

Cancro Gástrico. Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Cancro Digestivo. 30 de Setembro 2006. Organização. Sponsor. Apoio.

Cancro Gástrico. Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Cancro Digestivo. 30 de Setembro 2006. Organização. Sponsor. Apoio. Organização Sponsor Cancro Gástrico Prevenção, Diagnóstico e Tratamento Apoio Secretariado Central Park R. Alexandre Herculano, Edf. 1-4º C 2795-240 Linda-a-Velha Telefones: 21 430 77 40/1/2/3/4 Fax: 21

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a gripe? É uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus da gripe. Em

Leia mais

Tipos de Anticoncepcionais

Tipos de Anticoncepcionais Tipos de Anticoncepcionais Dr. Orlando de Castro Neto Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Muitas vezes o método

Leia mais

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. CÂNCER EM CRIANÇAS O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. O câncer é comum em crianças? Nos

Leia mais

O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA

O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA O QUE É? A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA O QUE É A LEUCEMIA MIELOBLÁSTICA AGUDA? A Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA) é o segundo tipo de leucemia mais frequente na criança.

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Histórico O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Iniciado na década de 90 nos EUA, a campanha derrubou

Leia mais

Cartilha. Doenças e Complicações. de Verão. Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas.

Cartilha. Doenças e Complicações. de Verão. Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Cartilha Doenças e Complicações de Verão Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Devido às condições climáticas, diversas são as doenças

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório 2015 Orientações gerais para as famílias Ambulatório Orientações gerais para as famílias O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem, para oferecer

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo INTRODUÇÃO Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo Bursite do olécrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo. Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.

Leia mais

Hepatites B e C. são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA.

Hepatites B e C. são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA. Hepatites B e C são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA. heto hepatite manucure.indd 1 Faça sua parte. Não deixe as hepatites virais frequentarem seu salão.

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

Guia do Paciente DAPAGLIFLOZINA

Guia do Paciente DAPAGLIFLOZINA Guia do Paciente DAPAGLIFLOZINA Índice Tratando seu diabetes tipo 2 com DAPAGLIFLOZINA 3 Como funciona? 4 Como devo utilizar? 5 Quais são os principais efeitos colaterais do tratamento com DAPAGLIFLOZINA?

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

Radioterapia. Orientações aos pacientes. 2ª Reimpressão

Radioterapia. Orientações aos pacientes. 2ª Reimpressão Radioterapia Orientações aos pacientes 2ª Reimpressão 1 2010 Instituto Nacional de Câncer / Ministério da Saúde. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde

Leia mais

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

Leia mais

Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia

Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia Índice Você sabe o que é Radioterapia? Onde é feito o tratamento? Qual será a sua rotina na radioterapia? O que é planejamento? Quando o tratamento

Leia mais

GUIA PARA PACIENTES. Anotações

GUIA PARA PACIENTES. Anotações Anotações ENTENDENDO DO OS MIOMAS MAS UTERINOS GUIA PARA PACIENTES 1620641 - Produzido em maio/2010 AstraZeneca do Brasil Ltda. Rodovia Raposo Tavares, km 26,9 CEP 06707-000 - Cotia/SP ACCESS net/sac 0800

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

Qual é a função dos pulmões?

Qual é a função dos pulmões? Câncer de Pulmão Qual é a função dos pulmões? Os pulmões são constituídos por cinco lobos, três no pulmão direito e dois no esquerdo. Quando a pessoa inala o ar, os pulmões absorvem o oxigênio, que é levado

Leia mais

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS:

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS: Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS: As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Elas são compostas de lobos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. INFLUENZA A H1N1 junho de 2011

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. INFLUENZA A H1N1 junho de 2011 CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR INFLUENZA A H1N1 junho de 2011 Medidas de prevenção: Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório Ambulatório O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem para oferecer o primeiro atendimento aos alunos e funcionários. O primeiro atendimento

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca:

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: Nós temos atitude, e você? O Câncer do Intestino pode ser prevenido com um teste simples e indolor que pode ser realizado em sua casa. O teste é GRATUITO oferecido

Leia mais

Placa bacteriana espessa

Placa bacteriana espessa A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,

Leia mais

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada.

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada. Influenza A H1N1 /GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA 1. Quanto tempo o vírus da gripe suína permanece vivo numa maçaneta ou superfície lisa? 2. O álcool em gel é útil para limpar as mãos? 3. Qual

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT APOIO: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD Casa de Cultura da Beira/CCB CERjovem ATENÇAÕ MULHER MENINA! Fundação Portugal - África RESPOSTAS

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

Hospital Cliom Rua Doutor Albino Magalhães, 91 - Farol - Maceió - AL 82 3311.4550 82 3336.4549 www.hospitalcliom.com.br

Hospital Cliom Rua Doutor Albino Magalhães, 91 - Farol - Maceió - AL 82 3311.4550 82 3336.4549 www.hospitalcliom.com.br Hospital Cliom Rua Doutor Albino Magalhães, 91 - Farol - Maceió - AL 82 3311.4550 82 3336.4549 www.hospitalcliom.com.br ÍNDICE INTRODUÇÃO O QUE É CÂNCER? TRATAMENTO DO CÂNCER O QUE É QUIMIOTERAPIA? COMO

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A

P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A O Câncer de próstata (Cap) É o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos,

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde Boletim de Alerta do VIGIAR Palmas 09 de setembro de 2014 RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE A BAIXA UMIDADE RELATIVA

Leia mais

Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010

Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 Informação e Recomendações para Escolas Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 O vírus da Gripe A(H1N1) é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo, contém

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09 Uberaba, 23 de março de 2012 Gabarito da Prova Prática do Processo Seletivo Interno para o cargo de Enfermeiro Possíveis diagnósticos de Enfermagem com seus respectivos planejamentos: 01) Integridade da

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. MUVINOR policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO (ACIMA DE 12 ANOS DE IDADE) COMPOSIÇÃO

Leia mais

sanguínea, o medicamento estimula o centro do vómito no cérebro provocando o reflexo das náuseas e vómitos. 4

sanguínea, o medicamento estimula o centro do vómito no cérebro provocando o reflexo das náuseas e vómitos. 4 NÁUSEAS E VÓMITOS INDUZIDOS PELA QUIMIOTERAPIA CONSELHOS ÚTEIS As náuseas e os vómitos são os efeitos secundários mais temidos da quimioterapia. A frequência destes efeitos e a sua gravidade dependem dos

Leia mais