Este documento resume pesquisa que foi realizada pela autora de 2002 a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este documento resume pesquisa que foi realizada pela autora de 2002 a"

Transcrição

1 A RELAÇÃO ENTRE O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO: ESTUDO SOBRE O SISTEMA DE DELIBERAÇÃO DOS DIREITOS EM UM MUNICÍPIO 1 AMÁLIA MADUREIRA PASCHOAL PALAVRAS-CHAVE: Conselhos Direitos da Criança Política Social - INTRODUÇÃO A existência das políticas de atendimento na prática social dos municípios estabelece-se nas leis que direcionam as relações sociais e são determinadas pela lei maior a Constituição e pelas leis regulamentares direcionadas aos segmentos sociais como a assistência social, a saúde, o idoso, a criança e o adolescente 2, e outros. O entendimento predominante no país, com base no conservadorismo e na manutenção dos privilégios de uma minoria, é o de que as políticas sociais servem para corrigir desigualdades a partir de concessões do Estado que visam manter o equilíbrio na sociedade. Sob a denominação genérica de políticas sociais o que se tem, portanto, são ações que, obedecendo um ideário tradicional-positivista, reduzem o atendimento a um caráter compensatório, orientado pela ética liberal-burguesa. O objeto da investigação, apresentada neste trabalho é a relação entre o Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente e a implementação de ações da política de atendimento um estudo sobre o sistema de deliberação dos direitos em um município. OBJETIVO: Analisar as ações de um Conselho Municipal por um largo período e detectar como se estabelecem as relações Estado e Sociedade Civíl na direção do alcance dos direitos dos usuários. 1 Este documento resume pesquisa que foi realizada pela autora de 2002 a Respectivamente a LOAS Lei Orgânica da Assistência Social, LOS Lei Orgânica da Saúde, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente.

2 O referencial teórico da pesquisa procurou respostas ao tema via as categorias - Conselho gestor e Interação Estado e Sociedade Civil. METODOLOGIA - análise documental das atas e resoluções das reuniões das gestões de 1995 a 2002 e os relatórios da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em RESULTADOS A relação entre o conselho e os direitos da criança e do adolescente no município estudado partiu de: a) a real execução da prática com os conselhos não se aproxima do sentido de democracia que gerou a sua existência na carta constitucional brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente; b) as idéias dominantes de uma época são as idéias da classe dominante dessa época 3 o que determina, como resultados que: Tanto por parte dos representantes governamentais como não governamentais expressam um caráter de anulação e ocultamento da realidade das contradições das classes sociais. Há uma redução permanente de recursos financeiros o que faz com que as ações sejam restritas ao montante disponível e não ao atendimento efetivo das necessidades sociais evidentes no dia a dia do município. Interpreta-se que: a questão do financiamento das políticas sociais mantém a participação da sociedade civil atrelada à dominação do Estado. o recurso do Fundo é distribuído para entidades e programas em momentos mais ou menos fixos no ano, destinando-se apenas à manutenção destas entidades e programas, 3 CHAUI, M. Cultura & Democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo, Cortez Editora, 1989, p.27.

3 sem relação a um objetivo específico. Os valores são praticamente iguais para cada tipo de entidades sem uma análise mais aprofundada do resultado esperado. as práticas e os recursos, não levam em conta a totalidade da questão da criança e do adolescente; as pessoas são atendidas com base em uma ética liberal-burguesa, que justifica o atendimento aos pobres sob uma forma caritativa; Resulta: a subordinação generalizada das políticas sociais no país aos mandos do capitalismo mundial; nem de longe a atuação se direciona à totalidade das questões que permitam o desenvolvimento pleno da cidadania dos usuários. há clara obediência à contradição entre classes sociais;qualquer um dos direitos da criança e do adolescente, desde Educação, Saúde, Moradia, até o mais simples, são ofertados em condições bastante inferiores do que aos demais jovens e crianças; entendimento leva à percepção da assistência social como coisa das mulheres que têm coração e não do governo que tem razão. (CARVALHO, 1992) os conselhos e em particular o que se estudou, colocam em prática, apenas parcialmente, uma política de atendimento à criança e ao adolescente no município, restrita a populações que necessitam de assistência social, uma política compensatória. Porém, não é apenas o caráter imediato e abstrato da experiência que a leva a fortalecer a ideologia dominante. Há um outro componente, certamente mais importante, que se exprime na experiência imediata, mas que não vem dela, e que outorga força à ideologia. A ideologia responde a uma exigência metafísica dos sujeitos sociais e políticos que vivem em sociedades fundadas nas lutas de classes e na divisão entre a sociedade e o poder do Estado. Com efeito, a ideologia realiza uma operação bastante precisa: ela oferece à

4 sociedade fundada na divisão e na contradição interna uma imagem capaz de anular a existência efetiva da luta, da divisão e da contradição: constrói uma imagem da sociedade como idêntica, homogênea e harmoniosa. Fornece aos sujeitos uma resposta ao desejo metafísico de identidade e ao temor metafísico da desagregação. 4 O significado irrefutável das palavras de CHAUI permitem estas inferências finais da pesquisa, a de que a motivação humanista, humanitária melhor dizendo, ocultadora das diferenças, pauta a visão sobre conselho gestor e, portanto, sobre o modo de gerir e de garantir recursos financeiros para sua efetivação. Esta singularidade estudada não difere das demais singularidades de outros conselhos existentes no país. Ou seja, não está na pauta das deliberações a correção das injustiças sociais provocadas pela relação contraditória de classes sociais. O que perdura no modo de propor, de deliberar sobre políticas e sobre recursos, e até sobre o mais simples detalhe do conteúdo programático das ações dos programas oficiais e das entidades sociais é um imaginário e uma lógica de identificação social, montados através da ideologia, visando claramente escamotear o conflito. Consequentemente, o eixo Interação Estado e Sociedade Civil se explicita nos argumentos já apresentados; a título complementar acresce-se que os temas concepção de totalidade e participação democrática se expressam, através dos dados da pesquisa, dentro do caráter de exclusão e de discriminação, bastante discutidos, mostrando que a racionalidade econômica do capitalismo e da luta de classes estão em permanente fundamentação no planejamento e na burocracia estatal, empresarial e, é claro, nas instituições sociais diversas. É uma racionalidade organizada, vista como natural nas relações humanas e sociais, cada coisa possuindo um sentido próprio, um lugar certo e adequado, cada um cumprindo o seu papel e sua finalidade. CONCLUSÃO - CAMINHAR É PRECISO... 4 CHAUI,M.S. Cultura e Democracia, São Paulo, Cortez Editora, 1989, p. 27.

5 Assim, tal como em milhares de municípios, a cidade é vista, no imaginário coletivo, e nos dos dirigentes em especial, como um espaço organizado, com instituições mantenedoras da ordem, do progresso. É, portanto, um lugar que funciona bem, escamoteando, assim, as distinções que a sociedade estabeleceu, sem esforço algum para que a realidade ela mesma e não sua representação seja objeto de conhecimento. Diante das questões que nortearam a pesquisa, nota-se a impossibilidade concreta que têm os conselhos de dar conta da efetiva paridade entre Estado e sociedade civil enquanto a forma de exercer a democracia participativa for camuflada pelas manipulações do Estado na seleção dos representantes da sociedade civil e, também, pela própria detenção de poder sobre os recursos. É necessário considerar, dentro desta questão da relação Estado e sociedade civil, que, como diz Boron, 5 a intervenção e o aprofundamento das ações do Estado nas sociedades dependentes, estão determinadas pela finalidade principal de empregando os mecanismos tão familiares ao neoliberalismo - controlar o orçamento público em detrimento das ações políticas em função dos cidadãos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORON, A.A. Estado, Capitalismo e Democracia na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, CAMPOS, E.B.; MACIEL, C.A.B. Conselhos paritários: o enigma da participação e da construção democrática. In: Serviço Social & Sociedade. Nº 55, ano XVIII, nov./97. São Paulo, Cortez, 1997, p CARVALHO,M.B.B. Repensando a Criança e o Adolescente como valor de Troca: A política de Assistência Social e o Estatuto da Criança e do Adolescente. In: Revista 5 BORON, A.A.Estado, Capitalismo e Democracia na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 178.

6 Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. Co-edição CDH/CBIA. São Paulo, Ano II-nº 1-jan. a jun./1992, p CHAUÍ, M. Cultura e Democracia:: o discurso competente e outras falas. São Paulo, Cortez Editora, GOHN, M. G. Conselhos populares e participação popular. Serviço Social & Sociedade, V. IX, n. 26, p , São Paulo, Cortez Editora, IANNI, O. Teorias de estratificação social. Leituras de Sociologia, São Paulo, Companhia Editora Nacional, PASTORINI, A. Quem mexe os fios das políticas sociais? Avanços e limites da categoria concessão-conquista. In: Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Cortez Editora, n. 53, p SPOSATI, A. O. A participação e o pôr-se em movimento. Serviço Social & Sociedade, V. III n. 9, p , São Paulo, Cortez Editora, 1982.

Amália Madureira Paschoal INTRODUÇÃO

Amália Madureira Paschoal INTRODUÇÃO A RELAÇÃO ENTRE O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA DE DELIBERAÇÃO DOS DIREITOS EM UM MUNICÍPIO.

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL ISSN 2359-1277 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL Denise Santos Borges, dehtaa@hotmail.com; Prof.ª Dr.ª Maria Inez Barboza Marques (Orientadora), marques@sercomtel.com.br. UNESPAR/Campus

Leia mais

12/02/14. Tema: Participação Social Uma Aproximação Teórica e Conceitual. Objetivos da Aula. Conselhos Gestores

12/02/14. Tema: Participação Social Uma Aproximação Teórica e Conceitual. Objetivos da Aula. Conselhos Gestores 12/02/14 Tema: Participação Social Uma Aproximação Teórica e Conceitual Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia Objetivos da Aula Discutir uma forma específica de participação sociopolítica. Os Conselhos

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA. Eixo Temático: Política social e Trabalho

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA. Eixo Temático: Política social e Trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA Caroline Ribeiro, Caroline_ribeiro_s2@hotmail.com Talita Fernanda Rodrigues, talitafernanda25@hotmail.com Professor/a Jaqueline

Leia mais

UM CONFRONTO COM A REALIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

UM CONFRONTO COM A REALIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA UM CONFRONTO COM A REALIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Direitos sociais, políticas sociais e o Bolsa Família. Elizete Aparecida Zanellatto Lílian Rezende 1 Lucilene da Silva Olga Michalzeszen Suséle Aparecida

Leia mais

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL:

O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: Carla Serrão UFMA/DESES O ASSISTENTE SOCIAL e o CONTROLE SOCIAL da POLÍTICA de ASSISTÊNCIA SOCIAL: O exercício profissional e a militância em análise. Conselhos de Políticas Públicas e de Defesa de Direitos,

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 1. No processo de institucionalização das políticas públicas, os Conselhos de Saúde, como instâncias internas à estrutura do SUS, representam espaços participativos

Leia mais

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas Construindo o Plano Decenal da Assistência Social Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas EIXOS TEMÁTICOS Dinâmica de Trabalho nas Oficinas - Relação entre

Leia mais

Teoria da Democracia e Representação política

Teoria da Democracia e Representação política Teoria da Democracia e Representação política 1 Estado Contemporâneo Toma decisões para o conjunto da sociedade e dispõe de meios para torná-las imperativas a todos. Por essa razão, sua estrutura de comando

Leia mais

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário quais as prerrogativas do sindicato.

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário quais as prerrogativas do sindicato. Ações do PIS/PASEP (Programa de Integração Social/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e FGTS Detalhes no site www.fsindical.org.br - www.sindicatodosaposentados.org.br PPP Perfil Profissiográfico

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Eixo Temático: Política Social e Trabalho

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Letícia Guilherme de Almeida, letyalmeida_socdfs@hotmail.com Profª Ms. Nayara Cristina Bueno (Orientadora);

Leia mais

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 5 Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 1 CONTROLE SOCIAL: O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão

Leia mais

Controle Social da Política de Assistência Social

Controle Social da Política de Assistência Social Controle Social da Política de Assistência Social Mauá/SP, 24 de Março de 2016 Controle Social da Política de Assistência Social O Conselheiro deve estudar, formar e capacitar-se continuarmente. Como irá

Leia mais

II. Conceito de Direito Constitucional

II. Conceito de Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL I II. Conceito de Direito Constitucional José Afonso da Silva: É o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. 1. Conteúdo

Leia mais

O que vêm à sua mente?

O que vêm à sua mente? Controle Social O que vêm à sua mente? Controle Social Controle da sociedade Algo controla a sociedade X Controle da sociedade A sociedade controla algo Quando o Algo controlou a sociedade Breve resgate

Leia mais

O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL

O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL O PROGRAMA FOME ZERO NO CONTEXTO BRASILEIRO ENQUANTO AÇÃO DE POLÍTICA SOCIAL Ana Rosa Salvalagio 1 Maria Edenice Borges Marcante Marise Wazlawosky Christmann INTRODUÇÃO: No presente artigo, destaca-se

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa.

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa. MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13 O papel da legislação para o Controle

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER

PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER ISSN 2359-1277 PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA MULHER Adriele de Souza da Silva, adrielesilva4@gmail.com; Prof.ª Dr.ª Maria Inez Barboza Marques (Orientadora), marques@sercomtel.com.br;

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO IGUALDADE NO PENSAMENTO HUMANO E DESI GUALDADE COMO CONSTATAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL... 27

SUMÁRIO INTRODUÇÃO IGUALDADE NO PENSAMENTO HUMANO E DESI GUALDADE COMO CONSTATAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL... 27 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 21 1. IGUALDADE NO PENSAMENTO HUMANO E DESI GUALDADE COMO CONSTATAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL... 27 1.1. Igualdade: importância e dificuldades...... 27 1.2. Notícia sobre relevantes contribuições

Leia mais

A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CIVIL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DESIÇÕES POLÍTICAS: UMA ANÁLISE DA DEMOCRACIA PELAS OBRAS DE KARL MARX

A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CIVIL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DESIÇÕES POLÍTICAS: UMA ANÁLISE DA DEMOCRACIA PELAS OBRAS DE KARL MARX A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CIVIL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DESIÇÕES POLÍTICAS: UMA ANÁLISE DA DEMOCRACIA PELAS OBRAS DE KARL MARX Rodrigo Lima do Nascimento 1 1 INTRODUÇÃO Ao analisar a atual realidade

Leia mais

PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA

PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE POLÍICAS PÚBLICAS E A GEOGRAFIA Désirée Guichard Freire * AGB Niterói Universidade do Estado do Rio de Janeiro desireeguichard@yahoo.com.br Nos últimos vinte anos, desde a constituição

Leia mais

Disciplina: Ética e Serviço Social. Professora Ms. Márcia Rejane Oliveira de Mesquita Silva

Disciplina: Ética e Serviço Social. Professora Ms. Márcia Rejane Oliveira de Mesquita Silva Disciplina: Ética e Serviço Social Professora Ms. Márcia Rejane Oliveira de Mesquita Silva Conhecendo o Código de Ética de 1993 Duas dimensões 1) Conteúdo dos princípios: conjunto de Valores fundamentais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº de 21/10/1966

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº de 21/10/1966 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS SELEÇÃO COMPLEMENTAR INTERNA JUNTO À UNVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

Leia mais

O CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO SEGUNDO AMMANN

O CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO SEGUNDO AMMANN O CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO SEGUNDO AMMANN Emmanuelle Mariussi Santos 1 Claudia Fernanda Grün 2 INTRODUÇÃO: O presente artigo vem trazer a visão de AMMANN sobre os conceitos de participação social difundidos

Leia mais

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 GESTÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Davi Luiz Schmidt Diretor do Departamento de Participação Cidadã Secretaria de Planejamento, Gestão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURINHOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURINHOS Edital de Chamamento nº 003, de 27/04/2015. A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos/SP e o Conselho Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais. Deliberam: Art. 1º. A Conferência Municipal

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas ABREU, M. M. Assistência Social e conquista dos direitos sociais: elementos para uma problematização. Universidade e Sociedade, ano XI, no 25, 2001. ALCOCK P. Social McMillan

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Mini Curso Orientações para a elaboração dos Planos Decenais Municipais

Mini Curso Orientações para a elaboração dos Planos Decenais Municipais XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Plano Decenal: Concretizando o Pacto Federativo Brasília, 23 a 25 de maio de 2016 Mini Curso Orientações para a elaboração dos Planos Decenais Municipais Facilitadoras:

Leia mais

IX Conferência Nacional de Assistência Social 1

IX Conferência Nacional de Assistência Social 1 IX Conferência Nacional de Assistência Social INFORMATIVO Nº08/2013 SOBRE A MOBILIZAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NAS CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IX Conferência Nacional de Assistência Social

Leia mais

INFORME Nº004/2011 INFORME COMPLEMENTAR AO MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

INFORME Nº004/2011 INFORME COMPLEMENTAR AO MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME MDS Conselho Nacional de Assistência Social CNAS INFORME Nº004/2011 INFORME COMPLEMENTAR AO MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA RESUMO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA RESUMO 03564 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Simeri de Fatima Ribas Calisto Regina Bonat Pianovski Rosana Aparecida de Cruz RESUMO Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de elaboração

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ana Carolina Ribeiro Dos Santos, Carol_santos94@live.com Jaqueline dos Santos Zuin (Orientadora ), jaque.zuin.s@gmail.com Universidade

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 719584 O mercado de trabalho para os assistentes sociais tem sofrido os rebatimentos decorrentes da ordem do capital. Essas mudanças são visíveis a partir: 1) das transformações decorrentes das

Leia mais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Cidadania moderna (contexto); Crise do Absolutismo; Desintegração do sistema feudal; Surgimento do Estado de Direito (liberalismo); Democracia Representativa

Leia mais

COMO É CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Através de lei municipal, regulamentando os deveres e as obrigações do órgão.

COMO É CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Através de lei municipal, regulamentando os deveres e as obrigações do órgão. Apresento algumas considerações sobre a criação e as competências do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Este Conselho tem o papel de deliberar, normatizar e de controlar a política municipal

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS Disciplina X Língua Portuguesa Literatura Brasileira Raciocínio Lógico Noções de Informática

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

ANEXO VI - MAPA DE EQUIVALÊNCIA

ANEXO VI - MAPA DE EQUIVALÊNCIA CÓD. DISCIPLINA ANEXO VI - MAPA DE EQUIVALÊNCIA VERSÃO 2009.1 VERSÃO 2017.1 PERÍODO PERÍODO RECOMEN- CH/CR PRÉ-REQ. TIPO NOVO CÓD DISCIPLINA RECOMEN- CH/CR PRÉ-REQ. TIPO TIPO DE ALTERAÇÃO DADO DADO 1.

Leia mais

A Política de Assistência Social Um novo desenho.

A Política de Assistência Social Um novo desenho. A Política de Assistência Social Um novo desenho. Profª. Eline Alcoforado Maranhão Sá Profª. Maria Aparecida Guimarães Skorupski Profª Regina Coeli Climaco Matos A Assistência Social como política de proteção

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010 Define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades e organizações de assistência social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel Economia e Gestão do Setor Público Profa Rachel Conceitos iniciais Gestão pública Apresenta : Semelhanças com a gestão privada Funcionamento: Como uma grande organização Lucro: Bem- estar das pessoas Estado,

Leia mais

CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO

CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO No quadro da modernização do Sistema Nacional de Estatística (SNS), São Tomé e Príncipe adotou em 2009 uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) cobrindo

Leia mais

CONTROLE SOCIAL POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CONTROLE SOCIAL POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LINHA DO TEMPO 1988 1993 2004 2005 2006 Constituição Federal, Art. 203 e 204 Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS- LEI Nº 8.742 Política Nacional de

Leia mais

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Pilares: Constituição Federal Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS Política Nacional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010 Define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades e organizações de assistência social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D Nome: Metodologia da Pesquisa Social Professor (a): Vini Rabassa da Silva Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim,

Leia mais

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão

Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Taller de Integración de Organizaciones de Cuenca de América Latina y el Caribe Organismos de Bacias: Representatividade e Poder de Decisão Humberto Gonçalves Superintendente de Apoio ao Sistema nacional

Leia mais

POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR?

POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR? POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR? Autoras: Edijane Nunes Valentim; Nilsonete Lucena Gonçalves Ferreira Faculdade Internacional da Paraíba -

Leia mais

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA Adriana da Silva 1 Jaqueline Garcia Valéria Patrícia Turim Schulz Amália Madureira Paschoal 2 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a família

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 16, DE 5 DE MAIO DE 2010 Alterada pela Resolução CNAS nº 10/2011 Alterada pela Resolução CNAS nº 33/2010 Define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades e organizações de assistência

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA PARANÁ GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS

11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA PARANÁ GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DO OBJETIVO, TEMÁRIO Art. 1º A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social será presidida pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS e realizada em

Leia mais

O Multiculturalismo na Educação Patrimonial: conceitos e métodos

O Multiculturalismo na Educação Patrimonial: conceitos e métodos O Multiculturalismo na Educação Patrimonial: conceitos e métodos Profa. Raquel Mello Salimeno de Sá Museu do Índio Instituto de História- UFU Comunicação Relato de Experiência Atualmente, exige-se dos

Leia mais

Auditoria Participativa Controle Público e Cidadania

Auditoria Participativa Controle Público e Cidadania 24.9.2013 Auditoria Participativa Controle Público e Cidadania ANTÔNIO LUIZ ALMEIDA COORDENADOR-GERAL DE FISCALIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLE

Leia mais

Conselhos e Conferências Nacionais

Conselhos e Conferências Nacionais Conselhos e Conferências Nacionais Conferências Nacionais Caro prefeito e cara prefeita, As conferências constituem importantes instrumentos de participação popular na construção e acompanhamento de políticas

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO ATHA BUGHAI

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO ATHA BUGHAI FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO ATHA BUGHAI A ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA NO DIREITO DO TRABALHO BRASILEIRO: HISTÓRICO, ANÁLISE CRÍTICA

Leia mais

Município dos Barreiros Gabinete do Prefeito

Município dos Barreiros Gabinete do Prefeito / PREFEITURA MUNICIPAL~ DOS BARREIROS CNPJ: 10.1 10.989/0001-40 ' Rua Ayres Belo, 136, Centro, Barreiros-PE Publicado no Quadro de Aviso da Prefeitura EmQJ_thtl ~ Lei Municipal n 980, de 1 de dezembro

Leia mais

CARTA ELOS DE CIDADANIA: A ESCOLA PÚBLICA NA GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CARTA ELOS DE CIDADANIA: A ESCOLA PÚBLICA NA GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CARTA ELOS DE CIDADANIA: A ESCOLA PÚBLICA NA GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Manifesto coletivo de profissionais da educação pelo fortalecimento da escola pública, laica, gratuita e de qualidade

Leia mais

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

CURSO: Serviço Social. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CURSO: Serviço Social TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal.

Leia mais

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS pág. 1 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

A Saúde e o Controle Social 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde XVIII Congresso do COSEMS/CE

A Saúde e o Controle Social 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde XVIII Congresso do COSEMS/CE A Saúde e o Controle Social 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde XVIII Congresso do COSEMS/CE Fernando Zasso Pigatto Presidente do Conselho Nacional de Saúde Fortaleza, 29/04/2019

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Quinta-feira Ano Nº 4754 Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Decreto nº 84, de 02 de abril de 2018 - Delegar ao Conselho Municipal de Assistência Social o controle social do Programa

Leia mais

Sistema Único de Saúde

Sistema Único de Saúde Sistema Único de Saúde República Velha 1889 1930 Ditadura Vargas 1930 1945 Instabilidade Democrática 1945 1964 Ditadura militar 1964 1985 Transição Democrática 1985 1988 Democracia (1988 - ) Oswaldo Cruz

Leia mais

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA Rubens Pinto Lyra A democracia participativa e seus institutos Democracia participativa: participação

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA INTERNO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

CÓDIGO DE CONDUTA INTERNO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ CÓDIGO DE CONDUTA INTERNO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETO, SEDE, DURAÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º. A Clínica de Direitos Humanos (CDH-RI)

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA 9 CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA 9 CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA a 9 CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes

Leia mais

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada.

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. A distinção entre público e privado é um dos valores

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade IV FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior A evoluçao do Serviço Social Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão

Leia mais

SILVA, Maurício - UNINOVE - maurisil@gmail.com RESUMO

SILVA, Maurício - UNINOVE - maurisil@gmail.com RESUMO AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS À LUZ DA REFLEXÃO FREIRIANA ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR SILVA, Maurício - UNINOVE - maurisil@gmail.com

Leia mais

PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS

PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS ISSN 2359-1277 PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS Patrícia Guilherme de Almeida (Acadêmica), forever_guilherme@hotmail.com Jaqueline Zuin dos Santos (Orientadora),

Leia mais

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei Ciência Política I Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 663 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº166/2018, de 16 de maio de 2018-Convoca a IV Conferência Municipal de Cultura de, aprova seu regulamento e dá outras

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito.

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito. COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR (A): Celso Luís Welter DISCIPLINA: Sociologia SÉRIE: Primeiro EM TIPO DE ATIVIDADE: Trabalho de recuperação VALOR: 6 pontos NOTA: NOME: DATA: Questão 1 Mostre

Leia mais

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 A atual definição de Trabalho Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais FITS foi aprovada na assembleia

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 678632 A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos

Leia mais

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS TEMÁTICA As As bases sócio-históricas da fundação dos Direitos Humanos na Sociedade Capitalista A construção dos Direitos A Era da Cultura do Bem Estar Os Direitos na Contemporaneidade

Leia mais

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final Por Ordem de nos Eixos Temáticos Brasília (DF), 1 a 4/12/2015 Eixo 1 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade Diretriz

Leia mais

O SEMINÁRIO CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS

O SEMINÁRIO CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS O SEMINÁRIO CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS Ana Maria Arreguy Mourão * Ana Maria Costa Amoroso Lima ** Édina Évelyn Casali Meireles de Sousa *** O presente número da Revista Libertas contempla,

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas

Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas Construindo o Plano Decenal da Assistência Social Oficina de Cidadania, Controle Social e Participação Social Encontro Regional do Congemas EIXOS TEMÁTICOS Dinâmica de Trabalho nas Oficinas - Relação entre

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 13. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 13. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 13 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Tipos de conselhos TIPOS DE CONSELHOS 1. os Conselhos Comunitários dos anos 1970, criados pelo próprio Executivo, para mediar suas relações

Leia mais

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias Direitos Humanos e Sociedade de Classes Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias A Constituição Federal de 1988 trata da igualdade de todos perante a lei, da inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,

Leia mais

CONSELHOS DE DIREITOS E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS SOCIAIS

CONSELHOS DE DIREITOS E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS SOCIAIS CONSELHOS DE DIREITOS E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS SOCIAIS Miracema, 26 de janeiro de 2019. CONSELHOS DE DIREITOS E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS SOCIAIS I Origem dos conselhos II Conselhos de Direitos

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

Na economia capitalista, o Estado tem exercido o controle social sobre o conjunto da sociedade em favor dos interesses da classe dominante para garant

Na economia capitalista, o Estado tem exercido o controle social sobre o conjunto da sociedade em favor dos interesses da classe dominante para garant CONTROLE SOCIAL A expressão controle social tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A POLÍTICA NACIONAL E O SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei 6.938/1981 Regulamentada pelo Decreto 99.274/1990 Objetivo geral: preservação, melhoria e recuperação

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1988

CONSTITUIÇÃO DE 1988 CONSTITUIÇÃO DE 1988 Porto Alegre, dezembro de 2014. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 INFLUÊNCIA E CONTEXTO HISTÓRICO Após um processo longo de elaboração e votação de seu texto,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista 1. Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução

Leia mais