2 DURAÇÃO. I) a), os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 DURAÇÃO. I) a), os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório"

Transcrição

1 2 DURAÇÃO (art. 57) I) REGRA ABSOLUTA VEDAM-SE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COM PRAZO DE VIGÊNCIA INDETERMINADO ( 3º) II) Os contratos administrativos devem, em regra, devem estar adstritos à vigência dos créditos orçamentários, ressalvadas as seguintes hipóteses (caput):

2 2 DURAÇÃO I) a), os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório

3 2 DURAÇÃO b) prestação de serviços, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses (ATENÇÃO 4º )

4 2 DURAÇÃO c) aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato. d) às hipóteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24 (leitura obrigatória!), cujos contratos poderão ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administração.

5 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Analista (cargo 7) TCDF/CESPE 2014 A regra de prorrogabilidade dos contratos poderá ser usada para assegurar compras de bens de uso contínuo destinados a atender a necessidades públicas permanentes. GABARITO: CERTO / ERRADO

6 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Analista (cargo 7) TCDF/CESPE 2014 É imprescindível que haja previsão orçamentária no planoplurianual para que sejam realizados contratos de longo prazo,ou seja, contratos com prazo superior ao prazo de vigência do crédito orçamentário. GABARITO: CERTO / ERRADO

7 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Analista Adm. -STJ/CESPE 2015 Os contratos administrativos celebrados pelo poder público podem ter tanto prazo determinado quanto indeterminado.

8 3 EXECUÇÃO I) As partes contratantes devem executar fielmente o que avençaram (PACTA SUNT SERVANDA) II) OBS: Nos contratos firmados pela Administração Pública existem cláusulas exorbitantes, que afastam, ao menos em parte, o pacta sunt servanda

9 3 EXECUÇÃO III) Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato. OBS: 1 o A inadimplência do contratado, com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis.

10 3 EXECUÇÃO 2 o A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato, nos termos do art. 31 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.

11 3 EXECUÇÃO OBS: Quanto aos encargos TRABALHISTAS, a Administração é SUBSIDIÁRIA (Súmula 331/TST)

12 CONTRATOS 3 EXECUÇÃO ALTERAÇÃO NA SÚMULA 331, TST, CONFORMANDO-A À JURISPRUDÊNCIA DO STF: IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.

13 CONTRATOS 3 EXECUÇÃO V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de , especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e le-gais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela em-presa regularmente contratada.

14 3 EXECUÇÃO Art. 5 o Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional, ressalvado o disposto no art. 42 desta Lei, devendo cada unidade da Administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada.

15 3 EXECUÇÃO OBS: no caso de irregularidade fiscal no curso da execução, não pode haver retenção de pagamentos devidos ao contratado. OBS: é condição de eficácia do contrato a publicação RESUMIDA de seu extrato. OBS: durante a execução, o contrato deverá permanecer em equilíbrio, fazendo-se, para isso, reajustes, revisões e repactuações, conforme o caso.

16 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Analista-Direito ANTT/2013 CESPE- Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no que se refere aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais, a administração é isenta de qualquer responsabilidade pela inadimplência do contratado, sendo possível, entretanto, que responda pelos débitos trabalhistas e previdenciários devidos pela empresa contratada aos seus empregados, se evidenciada conduta culposa na fiscalização do contrato. GABARITO: CERTO / ERRADO

17 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Suponha que a Secretaria de Saúde do DF tenha celebrado contrato de prestação de serviços de limpeza e conservação do prédio da sede do órgão. Suponha, ainda, que a empresa contratada não esteja fornecendo o material necessário à execução dos serviços e que alguns dos funcionários da empresa reiteradamente se ausentem do trabalho sem justificativa adequada. Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens. GABARITO: CERTO / ERRADO

18 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Técnico TCDF/CESPE 2014 A empresa de limpeza e conservação contratada não será isenta da responsabilidade pelas falhas verificadas na execução de suas obrigações, ainda que se verifique que a administração não tenha fiscalizado o contrato adequadamente. GABARITO: CERTO / ERRADO

19 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Analista Jud. - TJ-SE/CESPE Considere que determinada autarquia tenha contratado empresa prestadora de serviços terceirizados de faxina e tenha sido comprovado, em juízo, que não foram adotadas as medidas cabíveis para se fiscalizar a execução do contrato. Considere, ainda, que a empresa que terceiriza os serviços tenha deixado de honrar seus compromissos trabalhistas com os empregados. Nesse caso, a autarquia deve responder, subsidiariamente, pelo pagamento das verbas laborais. GABARITO: CERTO / ERRADO

20 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Engenheiro FUB/Cespe O prazo de execução de um contrato administrativo é iniciado na data de assinatura do contrato. GABARITO: CERTO / ERRADO

21 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Engenheiro FUB/Cespe Considere que tenha ocorrido crescimento anormal do preço do aço, acima do esperado e de maneira superior ao crescimento histórico do produto. Nessa situação, cabe à administração avaliar isoladamente apenas esse insumo e revisar seu preço para os quantitativos não medidos, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio econômicofinanceiro da avença. GABARITO: CERTO / ERRADO

22 4 Cláusulas Exorbitantes I) Principal diferença dos contratos administrativos em relação aos contratos privados aos contratos privados firmados entre particulares. II) Nem sempre constam expressamente do contrato. III) São irrenunciáveis pela Administração

23 4 Cláusulas Exorbitantes II) Contém vantagens (prerrogativas) à administração (ver art. 58, Lei 8.666/93). NOÇÃO SOBRE CLÁUSULA EXORBITANTE:

24 4 Cláusulas Exorbitantes PRINCIPAIS CLÁUSULAS EXORBITANTES A) Possibilidade de exigência de garantia por parte da Administração Pública - Garantia: além de demonstrar a saúde financeira do contratado, assegura o recebimento de valores (multas) por parte da adm. - CONTRATADO: até do valor da contratação (art. 56). OBS: Licitação de alta complexidade/riscos consideráveis (desde que de grande vulto): até do vlr. do contrato.

25 4 Cláusulas Exorbitantes OBS 2: 3 modalidades: caução em dinheiro; seguro garantia; fiança bancária. A escolha fica a critério do contratado. OBS 3: garantia exigível do licitante -PERCENTUAL DIFERENCIADO ATÉ (ver art. 31, inc. III) OBS 4: a garantia deve ser restituída/liberada no fim do contrato, no caso de regular execução deste. OBS 5: Nos casos de contratos que importem na entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, ao valor da garantia deverá ser acrescido o valor desses bens.

26 4 Cláusulas Exorbitantes b) Poder de alteração unilateral (art. 65) - SÓ ADMINISTRAÇÃO PODE FAZER. - HIPÓTESES: ART. 65. (ACRÉSCIMOS/SUPRESSÕES). - LIMITE: 25%. 50% no caso específico de para reforma de edifícios/equipamentos.

27 4 Cláusulas Exorbitantes OBS: Supressões podem ser maiores q 25% DESDE QUE DE COMUM ACORDO (inc. II do 2º do art. 65). OBS 2: Referem-se a cláusulas regulamentares/serviço. Remuneratórias não (equilíbrio econômico financeiro deve ser mantido). OBS 3: em condições excepcionais, os limites para alterações unilaterais podem ser ultrapassados (Decisão TCU 215/1999, Plenário).

28 4 Cláusulas Exorbitantes c) Possibilidade de Rescisão Unilateral do Contrato - SÓ ADMINISTRAÇÃO PODE FAZER. - Hipóteses: art. 79, I ler. Depois, ler o 78, p/ os casos de rescisão unilateral. - Pode ser com/sem culpa do contratado - Formalmente justificada: contraditório e ampla defesa - A Adm. Pub. pode assumir o objeto contratado (ver inc. V, 58, 8666).

29 4 Cláusulas Exorbitantes OBS: nulidade não é hipótese de rescisão (art. 59). Opera retroativamente. A Adm. deve indenizar o contratado pelo q tiver executado. Exceção: nulidade imputável ao contratado (de acordo com a Lei).

30 4 Cláusulas Exorbitantes d) Poder de Fiscalização/Acompanhamento do Contrato (art. 67) - Realizado por representante da adm. - Não exclui a responsabilidade do contratado por encargos trabalhistas, fiscais e previdenciários. No último caso responsabilidade solidária (art. 71, 2º). - Podem ser contratados terceiros, para subsidiar o fiscal.

31 4 Cláusulas Exorbitantes e) Uso restrito da cláusula exceptio non adimpleti contractus (exceção do contrato não cumprido) - Em regra, não pode ser oposta à Adm. Pub em decorrência do princípio da continuidade do serviço público. - Todavia, nos casos previstos nos inc. XIV e XV do art. 78 permitem sua aplicação contra a Administração Pública. - Contra o particular, a exceptio aplica-se normalmente.

32 4 Cláusulas Exorbitantes f) Aplicação Direta de Penalidades (ART. 87) - Não há necessidade de autorização judicial, mas deve ser precedida de contraditório (administrativo ver caput do 87). - Sanções: multa de mora; advertência; multa pela inexecução; suspensão temporária; declaração de inidoneidade. OBS: A multa pode ser acumulada com as demais sanções, em razão de um mesmo fato.

33 4 Cláusulas Exorbitantes A declaração de inidoneidade é competência EXCLUSIVA dos Ministros e Secretários de Estado. ** A suspensão dura ATÉ dois anos; a inidoneidade DOIS anos, desde que haja a reparação dos prejuízos.

34 4 Cláusulas Exorbitantes g) Ocupação provisória: - somente nos casos de serviços essenciais.

35 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Agente Penitenciário (cargo 7) Depen/Cespe As garantias contratuais prestadas pelos fornecedores contratados mediante licitação são uma prerrogativa da administração pública com o objetivo de assegurar a prestação adequada do serviço ou, em caso de falha na execução que seja passível de aplicação de multa, assegurar o recebimento do valor pactuado. GABARITO: CERTO / ERRADO

36 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Auditor CGE-PI/Cespe 2015 Considere que uma empresa contratada para prestação de serviços técnicos tenha concluído uma demanda. Considere, ainda, que essa empresa tenha notificado a instituição e solicitado validação para posterior emissão de fatura. Nesse caso, é papel do fiscalizador do contrato validar se a demanda concluída faz parte do escopo contratual. GABARITO: CERTO / ERRADO

37 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Agente CADE/CESPE 2014 A execução de contratos administrativos firmados com a administração pública deve ser acompanhada obrigatoriamente por servidor público designado para a função. GABARITO: CERTO / ERRADO

38 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Nível superior CEF/CESPE A administração pública poderá designar empregado de empresa terceirizada como seu representante no acompanhamento e na fiscalização de contratos administrativos em curso. GABARITO: CERTO / ERRADO

39 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Procurador TCU/Cespe 2015 Adaptada - C Na hipótese de inexecução parcial do contrato, é admitida a aplicação concomitante da penalidade de multa e de impedimento temporário para participar de licitação e contratar com a administração pública. Gabarito: Certo GABARITO: CERTO / ERRADO

40 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Procurador TCU/Cespe 2015 Adaptada - Na hipótese de rescisão contratual, independentemente da culpa atribuída ao contratado, é necessário autorização judicial para que a garantia exigida possa ser retida pela administração pública.

41 5 EXTINÇÃO - Extinção: término do vínculo contratual. Pode ocorrer por: CONCLUSÃO DO OBJETO/TÉRMINO DE PRAZO (EXTINÇÃO NATURAL). ANULAÇÃO EM RAZÃO DE ILEGALIDADE RESCISÃO: pode se dar com ou sem culpa. Caso haja culpa de uma das partes, a que deu causa é obrigada a indenizar outra. No caso de culpa da Adm. indenização judicial ou por acordo entre as partes.

42 5 EXTINÇÃO - OBS: Consequências da rescisão com culpa I) DO CONTRATADO: i) imposição de sanções ii) execução da garantia iii) restrição dos créditos (limite dos prejuízos causados). iv) possibilidade de a Administração Pública assumir (encampar) o objeto do contrato

43 5 EXTINÇÃO - OBS: Consequências da rescisão com culpa II) DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: i) possibilidade de o contratado rescindir: judicial ou acordo (NÃO UNILATERAL POR PARTE DO CONTRATADO) ii) O contratado deve ser ressarcido pela Adm. Pub. iii) Garantia devolvida iv) Recebe custo da desmobilização.

44 5 EXTINÇÃO OBS: INEXECUÇÃO S/CULPA: ocorrência de causa justificadora. Evento imprevisível e extraordinário impede/retarda/torna insuportavelmente onerosa a execução do contrato. Pode levar ao do contrato, à sua temporal ou à rescisão,. 5 hipóteses: caso fortuito, força maior, fato do príncipe, fato da administração e interferências imprevistas.

45 5 EXTINÇÃO CASO FORTUITO/FORÇA MAIOR: eventos da natureza ou humanos. FATO DO PRINCÍPE: determinação estatal geral. FATO DA ADMINISTRAÇÃO: determinação estatal específica. (inc. xiv a xvi, art. 78). INTERFERÊNCIAS IMPREVISTAS: descobertas na execução do contrato. contudo, eram preexistentes. tornam o contrato extremamente oneroso, autoriza a revisão contratual.

46 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO Juiz TJDFT/CESPE 2014 Adaptada A O fato do príncipe, incidente nos contratos administrativos, refere-se à preservação da idoneidade isonômica e da igualdade entre as partes. GABARITO: CERTO / ERRADO

Contratos Administrativos. Roteiro 1 Introdução 2 Duração 3 Execução 4 Extinção 5 Modalidades

Contratos Administrativos. Roteiro 1 Introdução 2 Duração 3 Execução 4 Extinção 5 Modalidades Contratos Administrativos Roteiro 1 Introdução 2 Duração 3 Execução 4 Extinção 5 Modalidades 1 INTRODUÇÃO Conceito de Contrato Administrativo (art. 2º, único com adaptações): todo e qualquer ajuste entre

Leia mais

Índice Licitacões (Parte Final) 6 Alienação de Bens 7 Contratação direta (dispensa e inexigibilidade)

Índice Licitacões (Parte Final) 6 Alienação de Bens 7 Contratação direta (dispensa e inexigibilidade) Índice Licitacões (Parte Final) 6 Alienação de Bens 7 Contratação direta (dispensa e inexigibilidade) 6 Alienação de Bens Regra geral: as alienações por parte do poder público devem ser antecedidas de

Leia mais

CONTRATOS - CONTINUAÇÃO

CONTRATOS - CONTINUAÇÃO CONTRATOS - CONTINUAÇÃO 2 DURAÇÃO I) REGRA ABSOLUTA VEDAM-SE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COM PRAZO DE VIGÊNCIA INDETERMINADO ( 3º) II) Os contratos administrativos devem, em regra, devem estar adstritos

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Espécie e Características Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Noções Gerais CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Da Inexecução, da Rescisão do Contrato e da Prorrogação do Contrato Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DA INEXECUÇÃO, DA RESCISÃO DO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Vigência Contratos Administrativos Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo VIGÊNCIA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO III DOS CONTRATOS Seção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União LEI 8.666/1993 Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1) Contrato

Leia mais

Contratos administrativos

Contratos administrativos Direito Administrativo Contratos administrativos Contratos administrativos - Conceito: Ajuste realizado entre a administração pública e um particular (ou até com outro ente da administração) Submissão

Leia mais

AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Professor Thiago Gomes 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO O QUE VEM NA MENTE QUANDO OUVIMOS A PALAVRA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS? 1 1. CONCEITO - CONTRATOS

Leia mais

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo Prof. Marcia Alves } CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e terceiros na qual, por força da lei, de cláusulas pactuadas ou do tipo de objeto, a permanência do vínculo e das condições

Leia mais

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas Ola!! Prezados Alunos. E ai? Estão gostando dos simulados? Estão sendo produtivos? A finalidade maior é não deixar você descuidar de revisões. Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Parte 1 Prof. Denis França Duração e prorrogação dos contratos administrativos (art. 57): toda despesa pública deve estar prevista no orçamento, que é anual,

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

RODRIGO DO CANTO CARDOSO. Chefe da Divisão de Licitações, Compras e Contratos Administrativos da Advocacia Geral da União/RS

RODRIGO DO CANTO CARDOSO. Chefe da Divisão de Licitações, Compras e Contratos Administrativos da Advocacia Geral da União/RS RODRIGO DO CANTO CARDOSO Chefe da Divisão de Licitações, Compras e Contratos Administrativos da Advocacia Geral da União/RS Servidor público federal desde 1986. Há 17 anos nomeado pela Advocacia Geral

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DA ON 25/2011

FUNDAMENTAÇÃO DA ON 25/2011 FUNDAMENTAÇÃO DA ON 25/2011 A regra para a vigência dos contratos administrativos é a de que estão adstritos à vigência dos respectivos créditos orçamentários nos termos do art. 57 da Lei de Licitações.

Leia mais

7 Contratação Direta

7 Contratação Direta 7 Contratação Direta 7.2 LICITAÇÃO DISPENSÁVEL - Há possibilidade de realização de licitação, mas a Administração pode optar por não fazê-la rol taxativo no art. 24 (numerus clausus) 4 hipóteses (MSZP):

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos Administrativos Parte 2 Prof. Gladstone Felippo - Duração e Prazos contratuais Diferentemente do que ocorre com os prazos relativos aos contratos de concessão de serviço

Leia mais

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais,

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1) Contrato Administrativo x Contrato da Administração Contrato administrativo é aquele celebrado pela Administração Pública e regido predominantemente pelo Direito Público. Já,

Leia mais

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª SIMULADO AULA 10 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais, somente será

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Terceirização 1) Definição 2) Modalidades a) permanente ou temporária (nova lei 6.019/74

Leia mais

BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Conceito: é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta 01) (ADVOGADO / DPE-MT / 2015 / FGV) Em relação aos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta. (A) Os contratos referentes à prestação de serviços a serem executados de forma contínua

Leia mais

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO 1. Conceito de Terceirização é a transferência de atividades para fornecedores especializados. Assim, a Terceirização é uma relação Trilateral, abrangendo em um dos vértices

Leia mais

C O N T R A T A Ç Ã O

C O N T R A T A Ç Ã O C O N T R A T A Ç Ã O D E S I S T Ê N C I A D A A D M I N I S T R A Ç Ã O D E S I S T Ê N C I A D O A D J U D I C A T Á R I O A S S I N A T U R A E P U B L I C A Ç Ã O D O C O N T R A T O A D M I N I S

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DA DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 71, 1º, DA LEI Nº 8.666/93,

Leia mais

CONTRATO Nº / 1. DO OBJETO E DO PRAZO DE ENTREGA DOS SERVIÇOS

CONTRATO Nº / 1. DO OBJETO E DO PRAZO DE ENTREGA DOS SERVIÇOS 1 CONTRATO Nº/ CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SERVIÇOS DE MARCENARIA De um lado, a EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS EMURPE, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013. Repensando a contratação pública

Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013. Repensando a contratação pública Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013 Repensando a contratação pública 1. Breve contexto Impulso inicial para estudar soluções de melhoramento para as contratações de serviços terceirizados:

Leia mais

Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos

Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos Apresentação A Constituição da República, em seu art. 37, inciso XXI, determina que as contratações realizadas entre a Administração Pública e terceiros

Leia mais

identificar o valor de um bem Alternativa E é Correta.

identificar o valor de um bem Alternativa E é Correta. 60.(PREF.S.LUIS-MA/CESPE/2017) No que se refere à aplicação dos métodos de avaliação de imóveis urbanos, assinale a opção correta. A) O método comparativo de dados de mercado abrange a avaliação do valor

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO MUNICÍPIO DE LACERDÓPOLIS ESTADO DE SANTA CATARINA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO CONTRATO ADMINISTRATIVO N. 01/2018 (FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE) Processo de Licitação n. 02/2018 Dispensa

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Analista Judiciário - TRF 1) FCC Analista Judiciário TRF1 (2006) De regra, os contratos administrativos serão precedidos de licitação, que é a) obrigatoriamente dispensável

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

OS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS.

OS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS. OS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS. É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Sujeitos do contrato de trabalho / empregador. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Sujeitos do contrato de trabalho / empregador. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Sujeitos do contrato de trabalho / empregador Prof. Hermes Cramacon Avulso Trabalhador portuário - Lei 12.815/2013. Trabalhador não portuário - Lei 12.023/2009. Conceito: Aquele que

Leia mais

COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles

COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles - Evolução histórica da economia brasileira baseada em três ciclos econômicos:

Leia mais

BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I

BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I Conceito: é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre

Leia mais

1. CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

1. CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO Nº. 97/2013 Pelo presente instrumento particular que entre si celebram o MUNICÍPIO DE PARANAPANEMA, Estado de São Paulo, pessoa jurídica de direito público, inscrita na CNPJ 46.634.309/0001-34,

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

a ministrar curso de formação continuada a todos os professores pertencentes à Rede Municipal de Ensino, conforme descrição

a ministrar curso de formação continuada a todos os professores pertencentes à Rede Municipal de Ensino, conforme descrição CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 07/2014 PARA CONTRATAÇÃO DE INSTITUI- ÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DESTINADA A MINISTRAR CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A TODOS OS PROFESSORES PERTENCENTES A REDE MUNICIPAL DE ENSINO,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PLACAS DE AÇO ESCOVADO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SETORES

TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PLACAS DE AÇO ESCOVADO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SETORES TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PLACAS DE AÇO ESCOVADO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SETORES 1- DO OBJETO 1.1. O presente processo tem como objeto a aquisição de 25 (vinte e cinco) placas de aço escovado, gravadas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa 1 Terça-feira Ano IX Nº 1894 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Ato de Ratificação de Inexigibilidade nº32/2017.(mattos Medina Bitar Advocacia

Leia mais

ANEXO: 1- Fluxo do Subprocesso de Garantia de execução contratual

ANEXO: 1- Fluxo do Subprocesso de Garantia de execução contratual VIG: 22.01.2018 1/4 MÓDULO 6: GESTÃO DE CONTRATOS CAPÍTULO 8: GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL ANEXO: 1- Fluxo do Subprocesso de Garantia de execução contratual 1 ATRIBUTOS DO SUBPROCESSO 1.1 Objetivo:

Leia mais

ANEXO II TERMO DE CONTRATO

ANEXO II TERMO DE CONTRATO ANEXO II TERMO DE CONTRATO TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº.../..., QUE FAZEM ENTRE SI A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO (A)... E A EMPRESA... A União, por intermédio do(a) Instituto Federal de Educação,

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2012

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2012 MINUTA DE CONTRATO N.º.../2012 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VARGINHA E... CONTRATANTE: O INSTITUTO

Leia mais

Terceirização na Administração Pública

Terceirização na Administração Pública Terceirização na Administração Pública PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), junho de 2017. Sumário de aula 1. BREVE HISTÓRICO 2.

Leia mais

PROCURA-SE UM FISCAL IDEAL!

PROCURA-SE UM FISCAL IDEAL! PROCURA-SE UM FISCAL IDEAL! Onde você Fiscal de Contrato se encaixaria? Fiscal "1": Pouco acompanha - tenta se envolver o mínimo possível. Na Fiscalização Contratual só acompanha quando é solicitado alguma

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO Contrato nº103/2018 Processo Licitatório Nº 060/2018 Pregão Presencial Nº 034/2018 Contrato de fornecimento que entre si fazem O MUNICÍPIO DE ITAMARATI DE MINAS e a empresa ZIGNAGO E PIRES LTDA-ME, sob

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ANEXO VII CONTRATO N.º...

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ANEXO VII CONTRATO N.º... ANEXO VII CONTRATO N.º... CONTRATO DE FORNECIMENTO DE PÃES E LEITE QUE ENTRE SI FAZEM, DE UM LADO, SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE DE ITAGUARA, E, DE OUTRO,... DE CONFORMIDADE COM AS CLÁUSULAS E

Leia mais

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES.

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES. Curso/Disciplina: Direito Administrativo Objetivo Aula: Características Contratuais e Cláusulas Exorbitantes. - 26 Professor(a): Luís Eduardo Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: /

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: / TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Aquisição de materiais hidráulicos e de construção, para manutenção em redes de esgoto e construção de anéis de concreto (PV s), a serem utilizados na localidade de São Mateus

Leia mais

CURSO NA AEERJ GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO NA AEERJ GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURSO NA AEERJ GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Data: 19 de Junho de 2015* *Inscrições até 12 de junho Horário: 09:00 às 18:00 horas Local: auditório da AEERJ Associação das Empresas

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DE ALAMBRADO NO ASILO BETEL, QUE ENTRE SI FAZEM O MUNICÍPIO DE CASTILHO e a empresa A. a Z. COMÉRCIO, REPRESENTAÇÃO E SERVIÇOS

Leia mais

CONTRATO N.º / 1. DO OBJETO E DO PRAZO DE ENTREGA DOS SERVIÇOS 1.1. AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA REFORMA DA UBS TÓQUIO, conforme quadro abaixo:

CONTRATO N.º / 1. DO OBJETO E DO PRAZO DE ENTREGA DOS SERVIÇOS 1.1. AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA REFORMA DA UBS TÓQUIO, conforme quadro abaixo: 1 CONTRATO N.º/ CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA REFORMA DA UBS TÓQUIO De um lado, a EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS EMURPE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2018

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2018 MINUTA DE CONTRATO N.º.../2018 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VARGINHA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica:

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 622 Prefeitura Municipal de publica: Contrato Nº 150/2017 - Contratado: Sr. Marcelo Rodrigues Macedo. Gestor - Francisco Adauto Rebouças Prates / Secretário - Governo

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS

DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS 1 CONTRATO N.º/ COMPRA DE MATERIAIS PARA O ISTITUTO DE CRIMINALÍSTICA De um lado, a EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS EMURPE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF 51.101.939/0001-83,

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO

CONTRATO ADMINISTRATIVO CONTRATO ADMINISTRATIVO Termo de Contrato n.º 089/15, para a construção de padrão primário com transformador de 150KW e interligação na rede da CEMIG, por empreitada global, execução da construção da Unidade

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93)

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) 1. Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os

Leia mais

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 016 /2018. PROCESSO N 078/2018 DO OBJETO O p r e s e n t e i n s t r u m e n t o s e r e f e r e à c o

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 44

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 44 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 44 DATA 05/10/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 07/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO O Prefeito Municipal de São João da Urtiga, RS, no uso das atribuições que lhe confere a legislação em vigor, especialmente a Lei 8.666/93 e suas alterações legais,

Leia mais

FIPAI Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial

FIPAI Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial ANEXO VIII Minuta de Contrato CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A FIPAI FUNDAÇÃO PARA O INCREMENTO DA PESQUISA E DO APERFEIÇOAMENTO INDUSTRIAL E A EMPRESA... A FUNDAÇÃO PARA O INCREMENTO DA PESQUISA E DO

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS EMURPE

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS EMURPE 1 CONTRATO N.º/ CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL De um lado, a EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS EMURPE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF 51.101.939/0001-83,

Leia mais

, 27/09/ /12/2018 R$

, 27/09/ /12/2018 R$ 5.1. Pelos serviços descritos na Cláusula Segunda deste Contrato, o CONTRATANTE pagará ao CONTRATADO, o valor total de R$ 627.312,60 (seiscentos e vinte e sete mil, trezentos e doze reais e sessenta centavos).

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - PARTE

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - PARTE Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Noções de Direito Administrativo - 20 Professor : Leandro Velloso Monitor : Virgilio Frederich Aula 20 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - PARTE 3. 1. Alteração

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017 CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N 0606.001/2017 AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO HOSPITALAR, VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL, POSTOS DE SAÚDE E DEMAIS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 57/2008 ATA DO REGISTRO DE PREÇOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 57/2008 ATA DO REGISTRO DE PREÇOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 57/2008 ATA DO REGISTRO DE PREÇOS Aos vinte e um dias de agosto do ano de 2008, a Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários SERVIÇOS PÚBLICOS 1. CONCEITO - é toda atividade de oferecimento de utilidade e comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o

Leia mais

CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO. Palavras Chave: contrato administrativo, objeto de contrato, importância

CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO. Palavras Chave: contrato administrativo, objeto de contrato, importância CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Sara Raquel Ribeiro Oliveira RESUMO Neste relatório abordaremos a importância do contrato administrativo que é de suma importância para que os serviços

Leia mais

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Barreirinha

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Barreirinha CONTRATO DE PESSOA JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ENGENHARIA NAVAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO PARA FORNECIMENTO DE DIRETRIZES GERAIS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EMBARCAÇÃO PROPULSADA TIPO UNIDADE

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA A OBJETO Aquisição de gêneros alimentícios in natura (Pão Frances, Pão Massa Fina, Pão de Forma e Bolo) para atender as necessidades das Secretarias Municipais e Escolas Municipais

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017 CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N 0704.004/2017 Contratação dos serviços aquisição de Material Técnico Hospitalar e Odontológico, Medicamentos em Geral, Medicamentos Farmácia Básica, Medicamentos Controlados

Leia mais

PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II

PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II Aos... do mês de... de 2015, às... horas, no Departamento Nacional do Sesc, localizado na Av. Ayrton Senna, n.º 5555, Jacarepaguá,

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO CONTRATO N O 027/2017 CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO, QUE ENTRE SI FAZEM O SAAE (SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO), E A EMPRESA ADRIANA

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 246/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 246/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 246/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

ANEXO V MINUTA DO CONTRATO ADMINSTRATIVO. Nº /2017

ANEXO V MINUTA DO CONTRATO ADMINSTRATIVO. Nº /2017 ANEXO V MINUTA DO CONTRATO ADMINSTRATIVO. Nº /2017 TERMO DE CONTRATO DE COMPRA QUE ENTRE SI CELEBRAM O CREF10/PB E A EMPRESA. O CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 10 REGIÃO, com Sede na Rua Prof.

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO: 96/2016 PROCESSO LICITATÓRIO: 58/2016

CONTRATO ADMINISTRATIVO: 96/2016 PROCESSO LICITATÓRIO: 58/2016 1 CONTRATO ADMINISTRATIVO: 96/2016 PROCESSO LICITATÓRIO: 58/2016 Pelo presente instrumento que entre si celebram, de um lado o MUNICÍPIO DE CELSO RAMOS, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito

Leia mais

Quantitativos globais por rubrica orçamentária/recursos estimados abaixo:

Quantitativos globais por rubrica orçamentária/recursos estimados abaixo: ANEXO I.I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVO O presente Termo de Referência tem por objetivo definir os conjuntos de elementos que norteiam o Registro de preços para a eventual contratação de empresa especializada

Leia mais

TERMO DE CONTRATO COMPRA

TERMO DE CONTRATO COMPRA TERMO DE CONTRATO COMPRA TERMO DE CONTRATO DE COMPRA Nº.../..., QUE FAZEM ENTRE SI O(A)... E A EMPRESA... O MUNICÍPIO / Autarquia... / Fundação..., (utilizar a menção à União somente se for órgão da Administração

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento N.º... CONTRATO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM LIMPEZA DE FOSSA SÉPTICA QUE ENTRE SI FAZEM, DE UM LADO, SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE DE ITAGUARA, E, DE OUTRO M F EVENTOS LTDA EPP, DE CONFORMIDADE

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 1. TERCEIRIZAÇÃO A terceirização constitui o fornecimento de atividade especializada e não o fornecimento de trabalhadores. É um instituto da ciência da administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES PREGÃO ELETRÔNICO Nº 84/2006

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES PREGÃO ELETRÔNICO Nº 84/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES PREGÃO ELETRÔNICO Nº 84/2006 ATA DO REGISTRO DE PREÇOS CARGA DE EXTINTORES DE INCÊNDIO Aos vinte e sete

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE VIDROS FUMÊS PARA AS JANELAS DO EDIFÍCIO SEDE DO CRCRJ.

TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE VIDROS FUMÊS PARA AS JANELAS DO EDIFÍCIO SEDE DO CRCRJ. TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE VIDROS FUMÊS PARA AS JANELAS DO EDIFÍCIO SEDE DO CRCRJ. 1. DO OBJETO 1.1. Aquisição e instalação de 07 (sete) vidros fumês, com película protetora (insulfilm)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas ERRATA PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 08/2019 FCF/USP PROCESSO Nº 2019.1.69.9.4 OC: 102109100582019OC00007 A Pregoeira remete aos interessados que acorreram (em) ao referido certame, alterações nas MINUTAS DE

Leia mais

Direito Administrativo I: Ponto 9: Contratos Administrativos

Direito Administrativo I: Ponto 9: Contratos Administrativos Direito Administrativo I: Ponto 9: Contratos Administrativos PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), abril de 2016. Sumário de aula

Leia mais

ANEXO III MODELO DE CONTRATO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA - Reitoria.

ANEXO III MODELO DE CONTRATO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA - Reitoria. ANEXO III MODELO DE CONTRATO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA - Reitoria. CONTRATO N /2017 QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA

Leia mais

CURSO PRÁTICO. A terceirização na União, Estados, Municípios e Estatais.

CURSO PRÁTICO. A terceirização na União, Estados, Municípios e Estatais. CURSO PRÁTICO ESTUDO COMPLETO DE FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE ACORDO COM O DECRETO 9.507/2018, IN 05/2017. *A REFORMA TRABALHISTA *ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL DA CONTRATADA PARA A

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DA SERRA PROCURADORIA JURIDICA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DA SERRA PROCURADORIA JURIDICA PROCESSO: 015/2017 PARECER JURÍDICO nº 027 /2017 PMBJS EMENTA: INEXECUÇÃO DO CONTRATO. RESCISÃO UNILATERAL PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. POSSIBILIDADE. ARTS. 77, 78, I e II e 793, I, DA LEI 8.666/93. I DOS

Leia mais