DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes"

Transcrição

1 DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

2 Licitações & Contratos Administrativos

3 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

4 1) Contrato Administrativo x Contrato da Administração Contrato administrativo é aquele celebrado pela Administração Pública e regido predominantemente pelo Direito Público. Já, o contrato da Administração, em que pese também ter a Administração Pública como parte, é regido pelo Direito Privado, do qual podemos citar como exemplo o contrato de locação de imóvel de propriedade particular.

5 2) Características dos Contratos Administrativos: Presença da Administração Pública como Poder Público Finalidade pública Obediência à forma prescrita em lei Procedimento Legal Natureza de contrato de adesão Natureza intuitu personae Presença de cláusulas exorbitantes Mutabilidade

6 2) Características: Os contratos administrativos também são consensuais e, em regra, formais, onerosos, comutativos e realizados intuitu personae (em regra, não admitem subcontratação). Também devem possuir partes capazes, objeto lícito e possível e a forma prevista em lei. Lei 8.666/93, art. 61 (Publicação) Parágrafo único. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.

7 3) Cláusulas Exorbitantes: Exigência de garantia Alteração unilateral dos contratos Rescisão unilateral dos contratos Manutenção do equilíbrio financeiro do contrato Fiscalização, acompanhamento e ocupação temporária Restrições ao uso da exceptio non adimpleti contractus Aplicação direta de penalidades Anulação

8 a) Exigência de garantia: A exigência de garantia é decisão discricionária da autoridade competente. É obrigatória a previsão no edital. É o contratado quem escolhe uma das modalidades previstas em lei. Regra geral, a garantia não pode exceder 5% do valor contratado (poderá ser de até 10% nas contratações de grande vulto, que envolvam alta complexidade técnicas e riscos financeiros consideráveis). Modalidades: caução em dinheiro, título da dívida pública, segurogarantia ou fiança bancária.

9 b) Alteração Unilateral dos Contratos: Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: I - unilateralmente pela Administração: a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; (qualitativa) b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (quantitativa)

10 c) Rescisão Unilateral dos Contratos: - o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos; - o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos; - a lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados; - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento; - a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração;

11 c) Rescisão Unilateral dos Contratos: - a subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato; - o desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores; - o cometimento reiterado de faltas na sua execução, anotadas na forma do 1o do art. 67 desta Lei; - a decretação de falência ou a instauração de insolvência civil; X - a dissolução da sociedade ou o falecimento do contratado; - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;

12 c) Rescisão Unilateral dos Contratos: - razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato; - a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.

13 d) Manutenção do Equilíbrio Econômico-Financeiro: Segundo o professor Celso Antônio Bandeira de Mello: Equilíbrio econômico-financeiro (ou equação econômico-financeira) é a relação de igualdade formada, de um lado, pelas obrigações assumidas pelo contratante no momento do ajuste e, de outro, pela compensação econômica que lhe corresponderá. A equação econômico-financeiro é inatingível.

14 e) Fiscalização, Acompanhamento e Ocupação Provisória: Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.

15 e) Fiscalização, Acompanhamento e Ocupação Provisória: Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. Art. 70. O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.

16 f) Restrições ao Uso da Exceptio non Adimpleti Contractus: Art. 78, XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;

17 Motivo: Princípio da continuidade do serviço público. Por conta de tal princípio, o particular não pode interromper a execução do contrato em caso de inadimplemento da Administração. Em regra, ele deverá esperar o inadimplemento da Administração por prazo superior a 90 dias para aí sim poder suspender a execução do contrato ou, se preferir, rescindi-lo judicial ou amigavelmente, mas nunca unilateralmente. É bom lembrar, que já a Administração Pública poderá suspenser a execução do contrato imediatamente, ou até rescindi-lo unilateralmente, em decorrência de inadimplemento do contratado, sem prejuízo das sanções cabíveis. Por fim, vale lembrar que a exceção do contrato não cumprido não é oponível mesmo diante de atraso no pagamento superior a 90 dias, em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra.

18 g) Aplicação de Penalidades: Por atraso na execução: multa de mora (cumulativamente com as demais penalidades) Pela inexecução total ou parcial: advertência multa (cumulativamente com as demais penalidades) suspensão temporária para participar de licitação ou contratar com a Administração: aplicada a quem culposamente prejudique a execução do contrato, embora por fatos ou atos de menor gravidade (prazo máximo de 2 anos) declaração de inidoneidade para participar de licitação ou contratar com a Administração Pública (competência exclusiva do Ministro de Estado ou do Secretário Estadual ou Municipal): aplicada no caso de dolo ou falta grave

19 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES (CESPE/TCDF/Técnico/2014) Aos contratos administrativos aplicam-se, supletivamente, as disposições de direito privado. (CESPE/STJ/Técnico Judiciário/2015) Contratos públicos são celebrados em caráter intuitu personae, sendo, em regra, vedada a subcontratação. (CESPE/TEM/Ag. Administrativo/2014) Todos os contratos para os quais a lei exige licitação são firmados intuitu personae, ou seja, em razão de condições pessoais do contratado, apuradas no procedimento da licitação. (CESPE/PF/Ag. Administrativo/2014) Como o contrato administrativo é um contrato de adesão, todo o seu conteúdo será definido unilateralmente pela própria administração.

20 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES (CESPE/TCDF/Técnico/2014) Em decorrência do princípio do formalismo, todas as contratações celebradas pela administração pública devem ser formalizadas por meio de instrumento de contrato, não sendo possível a sua substituição por outros instrumentos, como a nota de empenho de despesa. (CESPE/ANTAQ/2014) É dispensável o termo de contrato, independentemente do valor da contratação, se se tratar de compra com entrega imediata e integral. (CESPE/CADE/2014) O contrato terá vigência dentro do exercício financeiro, embora sejam permitidos, em casos especiais, contratos com prazo de vigência indeterminado.

21 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES (CESPE/TCDF/Técnico/2014) Em razão de falhas observadas na execução do contrato, o fiscal do referido contrato poderá aplicar diretamente à empresa a penalidade de declaração de inidoneidade para licitar com a administração pública. (CESPE/ANATEL/2014) O entendimento do Tribunal de Contas da União, a extensão dos efeitos da sanção de suspensão temporária do direito de licitar e contratar aplicada pelo órgão ou entidade à empresa contratada impede a referida empresa de licitar a contratar apenas com o órgão ou a entidade que aplicou a sanção. (CESPE/ANATEL/2014) Aplicada a sanção de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, os demais contratos vigentes com o sancionado estarão automaticamente rescindidos, cabendo à administração apenas a declaração formal da rescisão.

22 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES (CESPE/ANATEL/2014) No caso de inexecução total ou parcial do contrato, a administração poderá aplicar sanção de suspensão temporária de participação do contratado em licitação, por prazo indeterminado. (CESPE/STJ/Técnico Administrativo/2015) Nos contratos administrativos, dada a prevalência do interesse público sobre o privado, a administração pública ocupa posição privilegiada em relação ao particular, gozando de algumas prerrogativas que lhe são atribuídas por lei.

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1) Contrato Administrativo x Contrato da Administração Contrato administrativo é aquele celebrado pela Administração Pública e regido predominantemente pelo Direito Público. Já,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Da Inexecução, da Rescisão do Contrato e da Prorrogação do Contrato Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DA INEXECUÇÃO, DA RESCISÃO DO

Leia mais

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES.

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES. Curso/Disciplina: Direito Administrativo Objetivo Aula: Características Contratuais e Cláusulas Exorbitantes. - 26 Professor(a): Luís Eduardo Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Espécie e Características Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Noções Gerais CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Pregão (Lei /02)

Pregão (Lei /02) Pregão (Lei 10.520/02) Modalidade licitatória não prevista na Lei 8.666/93 Aplicável à União, Estados, Distrito Federal e Municípios (Lei de Normas Gerais) Os dispositivos da Lei 8.666/93 serão aplicados

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421)

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421) 1 DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421) ERRATA Nº 01 OBJETO: documentalista, para legalização/regularização,

Leia mais

Contratos administrativos

Contratos administrativos Direito Administrativo Contratos administrativos Contratos administrativos - Conceito: Ajuste realizado entre a administração pública e um particular (ou até com outro ente da administração) Submissão

Leia mais

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421)

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421) 1 DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421) ERRATA Nº 01 OBJETO: Credenciamento de pessoas jurídicas

Leia mais

Pregão (Lei /02)

Pregão (Lei /02) Pregão (Lei 10.520/02) Modalidade licitatória não prevista na Lei 8.666/93 Aplicável à União, Estados, Distrito Federal e Municípios (Lei de Normas Gerais) Os dispositivos da Lei 8.666/93 serão aplicados

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO O Prefeito Municipal de São João da Urtiga, RS, no uso das atribuições que lhe confere a legislação em vigor, especialmente a Lei 8.666/93 e suas alterações legais,

Leia mais

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas Ola!! Prezados Alunos. E ai? Estão gostando dos simulados? Estão sendo produtivos? A finalidade maior é não deixar você descuidar de revisões. Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo Prof. Marcia Alves } CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e terceiros na qual, por força da lei, de cláusulas pactuadas ou do tipo de objeto, a permanência do vínculo e das condições

Leia mais

AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Professor Thiago Gomes 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO O QUE VEM NA MENTE QUANDO OUVIMOS A PALAVRA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS? 1 1. CONCEITO - CONTRATOS

Leia mais

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais,

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DE ALAMBRADO NO ASILO BETEL, QUE ENTRE SI FAZEM O MUNICÍPIO DE CASTILHO e a empresa A. a Z. COMÉRCIO, REPRESENTAÇÃO E SERVIÇOS

Leia mais

ANEXO II MINUTA DE CONTRATO

ANEXO II MINUTA DE CONTRATO ANEXO II MINUTA DE CONTRATO Aos dias do mês de do ano de 20, de um lado, o Município de, representado pelo Prefeito Municipal, Sr., doravante denominado simplesmente CONTRATANTE e, de outro lado, a empresa,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO Gravação e edição de vídeo digital com cópias editadas em DVD, o que inclui captação de imagens, edição e finalização, para o X curso de educação médica continuada, que

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 032/2014

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 032/2014 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 032/2014 Contrato nº: 032/2014 Contratante: MUNICÍPIO DE BOM JESUS Contratado: LABORATÓRIO DE PRÓTESES VITAL DENTE LTDA ME CNPJ nº 07.315.715/0001-82 Finalidade: A contratação

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRAS NO CAMPO DE FUTEBOL SOCIETY, LOCALIZADO NA AV. ADNALDO RODRIGUES DE MEDEIROS ÁREA DO CIEC, REFERENTE À PAVIMENTAÇÃO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos Administrativos Parte 2 Prof. Gladstone Felippo - Duração e Prazos contratuais Diferentemente do que ocorre com os prazos relativos aos contratos de concessão de serviço

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Vigência Contratos Administrativos Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo VIGÊNCIA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO III DOS CONTRATOS Seção

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Parte 1 Prof. Denis França Duração e prorrogação dos contratos administrativos (art. 57): toda despesa pública deve estar prevista no orçamento, que é anual,

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS O primeiro passo no estudo dos contratos administrativos, como não poderia deixar de ser, é definirmos o conceito de contrato. Para o notável civilista Caio Mário da Silva Pereira

Leia mais

ANEXO III MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SERVIÇOS

ANEXO III MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SERVIÇOS ANEXO III MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SERVIÇOS Aos dias do mês de do ano de 20, de um lado, o Município de, representado pelo Prefeito Municipal, Sr., doravante denominado simplesmente

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL DE CREDENCIAMENTO PÚBLICO Nº 01/2018 ANEXO 2 MODELO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO Contrato Administrativo para PATROCÍNIO E APOIO CULTURAL à VIRADA CULTURAL 2018 que entre si celebram o Município de

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Os contratos administrativos constituem um essencial instrumento de administração consensual voltado à consecução dos fins e valores jurídicos atribuídos pela Constituição para a Administração Pública

Leia mais

ANEXO II MINUTA DE CONTRATO

ANEXO II MINUTA DE CONTRATO ANEXO II MINUTA DE CONTRATO Aos dias do mês de do ano de 20, de um lado, o Município de, representado pela Prefeita Municipal, Sra., doravante denominado simplesmente CONTRATANTE e, de outro lado, a empresa,

Leia mais

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª SIMULADO AULA 10 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais, somente será

Leia mais

BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Conceito: é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Analista Judiciário - TRF 1) FCC Analista Judiciário TRF1 (2006) De regra, os contratos administrativos serão precedidos de licitação, que é a) obrigatoriamente dispensável

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Casimiro de Abreu

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Casimiro de Abreu CONTRATO Nº 007/2017 Contrato de aquisição que entre si fazem o INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CASIMIRO DE ABREU e a firma G & M EMPREENDIMENTOS, COMÉRCIOS E SERVIÇOS LTDA., visando

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí

Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí PROCESSO Nº. 093 /2016 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 042/2016 CONTRATO Nº. 0189/2016 Pelo presente, de um lado o MUNICIPÍO DE SÃO PEDRO DO IVAÍ, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ/MF sob

Leia mais

Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos

Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos Apresentação A Constituição da República, em seu art. 37, inciso XXI, determina que as contratações realizadas entre a Administração Pública e terceiros

Leia mais

CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO. Palavras Chave: contrato administrativo, objeto de contrato, importância

CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO. Palavras Chave: contrato administrativo, objeto de contrato, importância CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Sara Raquel Ribeiro Oliveira RESUMO Neste relatório abordaremos a importância do contrato administrativo que é de suma importância para que os serviços

Leia mais

COTAÇÃO DE PREÇOS nº 002/2016 ANEXO III MINUTA DE INSTRUMENTO DE CONTRATO

COTAÇÃO DE PREÇOS nº 002/2016 ANEXO III MINUTA DE INSTRUMENTO DE CONTRATO COTAÇÃO DE PREÇOS nº 002/2016 ANEXO III MINUTA DE INSTRUMENTO DE CONTRATO CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º XXX/2016 CONTRATO CELEBRADO ENTRE O INSTITUTO VITÓRIA RÉGIA E (O NOME DA CONTRATADA) PARA EXECUÇÃO

Leia mais

ANEXO V TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de Apoio Técnico a Fiscalização das Obras e Serviços da Companhia Docas do Ceará, tais como:

ANEXO V TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de Apoio Técnico a Fiscalização das Obras e Serviços da Companhia Docas do Ceará, tais como: ANEXO V TERMO DE REFERÊNCIA 1. SERVIÇOS: 1.1. Contratação de Apoio Técnico a Fiscalização das Obras e Serviços da Companhia Docas do Ceará, tais como: a) Engenheiro Civil: - trabalhos topográficos e geodésicos;

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta 01) (ADVOGADO / DPE-MT / 2015 / FGV) Em relação aos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta. (A) Os contratos referentes à prestação de serviços a serem executados de forma contínua

Leia mais

Técnico Administrativo

Técnico Administrativo Técnico Administrativo Direito Administrativo Contratos Administrativos Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo Aula XX CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. DEFINIÇÃO GERAL DE CONTRATO: Segundo a definição

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE NATUREZA PERMANENTE - INFORMÁTICA, ESCRITÓRIO E ELETRO DOMÉSTICO, DESTINADOS A ATENDER O PROGRAMA QUALIFAR, QUE ENTRE SI FAZEM A PREFEITURA

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO S.M.A N 32/2018 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N 002/2019

PROCESSO ADMINISTRATIVO S.M.A N 32/2018 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N 002/2019 Página de 6 PROCESSO ADMINISTRATIVO S.M.A N 32/208 CONTRATO DE FORNECIMENTO PARCELADO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE LAFAIETE COUTINHO E A EMPRESA FENTECH SISTEMAS SELECIONADA DE ACORDO COM O PREGÃO

Leia mais

CONTRATO CCHSA-UFPB/Nº 10/2016

CONTRATO CCHSA-UFPB/Nº 10/2016 CONTRATO CCHSA-UFPB/Nº 10/2016 TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III/UFPB E A EMPRESA RN CONSTRUÇÕES LTDA - ME para SERVIÇO DE MANUTENÇÃO/REFORMA

Leia mais

A vigência do presente Contrato será de 12 de outubro a 31 de dezembro de 2016.

A vigência do presente Contrato será de 12 de outubro a 31 de dezembro de 2016. CONTRATO Nº 023/2016 PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N º 005/2016 - CMP Contrato Administrativo de prestação de serviços de seguro total para veículo, que entre si celebram de um lado Câmara Municipal

Leia mais

INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO IADH

INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO IADH 1 INSTITUTO DE ASSESSORIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO IADH CONTRATANTE : Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano - IADH CONTRATADO :xxx OBJETO : Contratação de empresa para aquisição de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO

CONTRATO DE FORNECIMENTO Contrato nº 218/2015 CONTRATO DE FORNECIMENTO O CLUBE CURITIBANO, associação civil sem fins econômicos, com sede da Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 2857, Água Verde Curitiba/PR, CNPJ 76.493.626/0001-49,

Leia mais

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES I CONGRESSO DE PREGOEIROS DA AMAZÔNIA Paulo Sérgio de Monteiro Reis Belém Pará 2009 Art. 40. O edital conterá... e indicará, obrigatoriamente,

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO: 96/2016 PROCESSO LICITATÓRIO: 58/2016

CONTRATO ADMINISTRATIVO: 96/2016 PROCESSO LICITATÓRIO: 58/2016 1 CONTRATO ADMINISTRATIVO: 96/2016 PROCESSO LICITATÓRIO: 58/2016 Pelo presente instrumento que entre si celebram, de um lado o MUNICÍPIO DE CELSO RAMOS, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito

Leia mais

Obra Pública: Nos Canteiros de Obras também nascem direitos e deveres ADVOGADO E MESTRE EM DIREITO PÚBLICO

Obra Pública: Nos Canteiros de Obras também nascem direitos e deveres ADVOGADO E MESTRE EM DIREITO PÚBLICO Obra Pública: Nos Canteiros de Obras também nascem direitos e deveres PROFESSOR GILMAR BRUNIZIO ADVOGADO E MESTRE EM DIREITO PÚBLICO Gilmar Brunizio Advogado, fundador do Escritório Mendes & Brunizio Advogados

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº.: 63/2018 DE 13 DE AGOSTO DE 2018

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº.: 63/2018 DE 13 DE AGOSTO DE 2018 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº.: 63/2018 DE 13 DE AGOSTO DE 2018 TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI FAZEM DE UM LADO O MUNICÍPIO DE JARDINÓPOLIS E A EMPRESA PC INFO TELECOM EIRELI-ME, NOS TERMOS DA LEI Nº. 8.666

Leia mais

CONTRATO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA.

CONTRATO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA. Contrato n CONTRATO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA. Que celebram entre si, de um lado o MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA, Estado do Rio Grande do Sul, Órgão de Direito Público, inscrita no CNPJ sob nº 91.997.072/0001-00,

Leia mais

Nº 08/2017. CLÁUSULA SEGUNDA: O CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) mensais.

Nº 08/2017. CLÁUSULA SEGUNDA: O CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) mensais. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ASSESSORIA TÉCNICA PARA SONDAGEM, ELABORAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, ACOMPANHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PROJETOS FIRMADO ENTRE O MUNICÍPIO DE FLORIANO PEIXOTO E SCARIOT

Leia mais

MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CONTRATO FMS Nº 023/2014. PROCESSO Nº 5431/2013. PREGÃO PRESENCIAL FMS Nº 006/2014. MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM O DO MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL, ESTADO

Leia mais

CARTA CONTRATO Nº 005/2015.

CARTA CONTRATO Nº 005/2015. ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE UARINI CARTA CONTRATO Nº 005/2015. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE FORNECIMENTO DE MATERIAL DE LIMPEZA E GENEROS ALIMENTICIOS QUE ENTRE SI FAZEM A CAMARA MUNICIPAL

Leia mais

BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I

BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I Conceito: é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa 1 Terça-feira Ano IX Nº 1894 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Ato de Ratificação de Inexigibilidade nº32/2017.(mattos Medina Bitar Advocacia

Leia mais

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica:

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas 1 Quinta-feira Ano VI Nº 876 Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Ratificação de Dispensa de Licitação -DL-017/2018 Processo Administrativo -PA-041/2018

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO

CONTRATO ADMINISTRATIVO CONTRATO ADMINISTRATIVO Termo de Contrato n.º 089/15, para a construção de padrão primário com transformador de 150KW e interligação na rede da CEMIG, por empreitada global, execução da construção da Unidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica:

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 622 Prefeitura Municipal de publica: Contrato Nº 150/2017 - Contratado: Sr. Marcelo Rodrigues Macedo. Gestor - Francisco Adauto Rebouças Prates / Secretário - Governo

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO PARINTINS - AMAZONAS

ESTADO DO AMAZONAS SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO PARINTINS - AMAZONAS PARINTINS - AMAZONAS CARTA CONTRATO Nº 006/2014 Carta-Contrato que entre si celebram o SAAE de Parintins/AM e a empresa O. MARTINS DE OLIVEIRA na qualidade de contratante e contratada, respectivamente,

Leia mais

ANEXO VII MINUTA DE CONTRATO CONTRATO Nº /

ANEXO VII MINUTA DE CONTRATO CONTRATO Nº / ANEXO VII MINUTA DE CONTRATO CONTRATO Nº / CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE COLETA DE AMOSTRAS DE ÁGUA E ANÁLISES DE CAMPO E LABORATORIAIS, REFERENTE AO CONTROLE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS

Leia mais

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Barreirinha

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Barreirinha CONTRATO DE PESSOA JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ENGENHARIA NAVAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO PARA FORNECIMENTO DE DIRETRIZES GERAIS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EMBARCAÇÃO PROPULSADA TIPO UNIDADE

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE GARARU CONTRATO Nº. /2014

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE GARARU CONTRATO Nº. /2014 1 CONTRATO Nº. /2014 CONTRATO DE AQUISIÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO A E DO OUTRO A EMPRESA SAMAM VEICULOS LTDA DECORRENTE DO PREGÃO N. 03/2014. A,, Pessoa Jurídica de Direito Público, com endereço

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO MUNICÍPIO DE LACERDÓPOLIS ESTADO DE SANTA CATARINA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO CONTRATO ADMINISTRATIVO N. 01/2018 (FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE) Processo de Licitação n. 02/2018 Dispensa

Leia mais

CONTRATO 044/2017 PROCESSO LICITATÓRIO 026/2017 TOMADA DE PREÇOS 05/2017

CONTRATO 044/2017 PROCESSO LICITATÓRIO 026/2017 TOMADA DE PREÇOS 05/2017 CONTRATO 044/2017 PROCESSO LICITATÓRIO 026/2017 TOMADA DE PREÇOS 05/2017 O MUNICÍPO DE CAPITÃO, com sede na Rua 20 de Março, 109, inscrito sob o CNPJ 94.706.132/0001-87, representada neste ato pelo Prefeito

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Capítulo III DOS CONTRATOS. Seção I Disposições Preliminares

Capítulo III DOS CONTRATOS. Seção I Disposições Preliminares Capítulo III DOS CONTRATOS Seção I Disposições Preliminares Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS CAMPUS III BANANEIRAS PB COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS CAMPUS III BANANEIRAS PB COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CONTRATO CCHSA-UFPB/Nº 01/2016 TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III/UFPB E A EMPRESA GRUPO NILDO SANEAMENTO E CONSTRUÇÃO LTDA - ME para Serviços

Leia mais

ANEXO VI - DO OBJETO -

ANEXO VI - DO OBJETO - CONTRATO DIRAT/DESEG Nº.../..., CELEBRADO ENTRE O BRB - BANCO DE BRASÍLIA S.A. E A EMPRESA..., OBJETIVANDO O FORNECIMENTO DE BOBINA DE PAPEL DURANTE O ANO DE 2006. Processo nº 041.000.137/2006 De um lado,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N. º 0872/2016 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 100/2016 PREGÃO PRESENCIAL nº 047/2016 A,, pessoa jurídica de direito público, com sede na Praça da Bandeira, nº 02, Centro,

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de Rio Fortuna Pregão Presencial nº 001/2019 Proc. Licitatório 002/2019

Estado de Santa Catarina Município de Rio Fortuna Pregão Presencial nº 001/2019 Proc. Licitatório 002/2019 CONTRATO N 016/2019 (de 21 de janeiro de 2019) Termo de Contrato de aquisição de tubos de concreto, meio-fio, areia e brita, conforme discriminado no Edital Licitatório do Município de Rio Fortuna, sob

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 09/2015 PROCESSO Nº 14/2014 INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO Nº 09/2015

PREGÃO PRESENCIAL Nº 09/2015 PROCESSO Nº 14/2014 INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO Nº 09/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº 09/2015 PROCESSO Nº 14/2014 INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO Nº 09/2015 TERMO DE CONTRATO DE FORNECIMENTO, QUE FAZEM ENTRE SI A PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE MOR E CIRURGICA IZAMED

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ANEXO VII CONTRATO N.º...

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ANEXO VII CONTRATO N.º... ANEXO VII CONTRATO N.º... CONTRATO DE FORNECIMENTO DE PÃES E LEITE QUE ENTRE SI FAZEM, DE UM LADO, SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE DE ITAGUARA, E, DE OUTRO,... DE CONFORMIDADE COM AS CLÁUSULAS E

Leia mais

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Contrato Administrativo Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 64 1. Introdução Inicialmente, é necessário fazer uma ponte, um elo, entre a licitação

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CPS-0042/2015 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, QUE ENTRE SI FAZEM O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MINAS GERAIS CREA-MG, COM SEDE NA CIDADE DE BELO HORIZONTE,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DA SERRA PROCURADORIA JURIDICA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DA SERRA PROCURADORIA JURIDICA PROCESSO: 015/2017 PARECER JURÍDICO nº 027 /2017 PMBJS EMENTA: INEXECUÇÃO DO CONTRATO. RESCISÃO UNILATERAL PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. POSSIBILIDADE. ARTS. 77, 78, I e II e 793, I, DA LEI 8.666/93. I DOS

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 44

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 44 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 44 DATA 05/10/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 07/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO CONTRATO Nº 12/2012 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE GUINCHO PARA OS VEÍCULOS OFICIAIS DA PRT 23ª REGIÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM A PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO E A EMPRESA FORCEL GUINCHOS E MECÂNICA

Leia mais

1.2. O imóvel será utilizado para atender as atividades institucionais do CESSIONÁRIO, de acordo com o estabelecido no seu Estatuto Social.

1.2. O imóvel será utilizado para atender as atividades institucionais do CESSIONÁRIO, de acordo com o estabelecido no seu Estatuto Social. CONTRATO DE CESSÃO DE USO DE IMÓVEL CELEBRADO ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE MINAS GERAIS E O SINDICATO DOS PSICÓLOGOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE MINAS

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ESTATÍSTICA 2ª. Região (RJ/ES)

CONSELHO REGIONAL DE ESTATÍSTICA 2ª. Região (RJ/ES) CARTA - CONVITE Nº 001/2017 CONRE2 O Conselho Regional de Estatística da 2ª Região (RJ/ES) CONRE2, órgão de fiscalização do exercício profissional de Estatística, criado pela Lei nº 4.739 de julho de 1965,

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - PARTE

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - PARTE Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Noções de Direito Administrativo - 20 Professor : Leandro Velloso Monitor : Virgilio Frederich Aula 20 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - PARTE 3. 1. Alteração

Leia mais

CONTRATO Nº 99/2013 PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/2013.

CONTRATO Nº 99/2013 PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/2013. CONTRATO Nº 99/2013 PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/2013. TERMO DE CONTRATO DE FORNECIMENTO, QUE FAZEM ENTRE SI A PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PARANAPANEMA E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E

Leia mais

ANEXO V MINUTA CONTRATUAL

ANEXO V MINUTA CONTRATUAL ANEXO V MINUTA CONTRATUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE MATERIAIS PARA MANUTENÇÕES DO SAAEB SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BRODOWSKI SP. VALOR DO CONTRATO R$ Pelo presente

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CONTRATO:

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CONTRATO: INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CONTRATO: [Textos em vermelho e itálico entre [colchetes] são apenas instruções e orientações e não devem fazer parte do texto final]. A presente minuta serve apenas para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL CONTRATO Nº 008/2014. PROCESSO Nº 4571/2013. PREGÃO PRESENCIAL Nº 084/2013. TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, E A EMPRESA G T A J CONSTRUTORA

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE nº 083 QUE, ENTRE PARTES, CELEBRAM:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE nº 083 QUE, ENTRE PARTES, CELEBRAM: CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE nº 083 QUE, ENTRE PARTES, CELEBRAM: CONTRATANTE O MUNICÍPIO DE CANUDOS, pessoa jurídica de direito público interno, CNPJ nº 13.343.967/000-18, com sede na Praça da

Leia mais

CONTRATO 94/2017 FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA

CONTRATO 94/2017 FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA CONTRATO 94/2017 FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA Que entre si celebram a FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA e a firma TANISMAR PEREIRA DA CUNHA EIRELI ME. CLÁUSULA PRIMEIRA Das Partes Contrato

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA AQUISIÇÃO DE TIRA REAGENTE PARA DETECÇÃO DE GLICOSE NO SANGUE, COMPATÍVEL COM O APARELHO ONE TOUCH ULTRA, QUE ENTRE SI FAZEM O MUNICÍPIO DE CASTILHO e a empresa EMPÓRIO MÉDICO

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO CONTRATO N O 027/2017 CONTRATO DE FORNECIMENTO DE AREIA LAVADA E CIMENTO, QUE ENTRE SI FAZEM O SAAE (SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO), E A EMPRESA ADRIANA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de Eunápolis 1 Sexta-feira Ano IX Nº 4102 Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Portaria de Nº 06, de 09 de abril de 2018 - Dispõe sobre a Abertura de Processo Administrativo

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CPL

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO CPL TERMO DE CONTRATO Nº 023/2013. CONTRATO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE HIGIENE, LIMPEZA E DESCARTAVÉIS, celebrado entre a PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA-AM, denominada CONTRATANTE e a Firma LINDALVA

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA AQUISIÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES, QUE ENTRE SI FAZEM A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO E A EMPRESA

CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA AQUISIÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES, QUE ENTRE SI FAZEM A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO E A EMPRESA CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA AQUISIÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES, QUE ENTRE SI FAZEM A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO E A EMPRESA ADRIANA ROMANO TOQUETÃO ARAÇATUBA ME. PROCESSO LICITATÓRIO 47/13 PREGÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO Contrato nº103/2018 Processo Licitatório Nº 060/2018 Pregão Presencial Nº 034/2018 Contrato de fornecimento que entre si fazem O MUNICÍPIO DE ITAMARATI DE MINAS e a empresa ZIGNAGO E PIRES LTDA-ME, sob

Leia mais