TEXTO E ESPAÇO: UMA NOVA PRÁTICA DE ENSINO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEXTO E ESPAÇO: UMA NOVA PRÁTICA DE ENSINO 1"

Transcrição

1 1 TEXTO E ESPAÇO: UMA NOVA PRÁTICA DE ENSINO 1 Dayane Batista dos Santos/UFS 2 Observando as dificuldades que muitos alunos possuem em ler e produzir textos acadêmicos ao chegarem ao ensino superior (BERNARRDO -SANTOS), esse trabalho traz estudos voltados para uma mudança no ensino da prática de leitura e escrita tendo como foco a escrita como espaço: é preciso criar a noção de que o texto possui região/território, que ocupa espaço. Poderíamos discutir onde estaria a origem do problema: se nas escolas de ensino fundamental e médio que não preparam bem seus alunos ou se na Universidade que não dá a formação necessária aos futuros professores. Bem, a nosso ver a solução do problema não está em colocar a culpa em um ou em outro, mas buscar a solução a partir da tentativa de inserir a prática da leitura de textos de referência logo nos níveis de ensino fundamental e médio, para que o aluno se familiarize com o gênero. O que se pretende não é fazer uma transformação radical no ensino, mas se conseguirmos mudar a forma como os professores tem ensinado a ler e a escrever ultimamente, poderemos fazer com que os alunos tomem, ao menos, consciência das dimensões e das relações dentro dos textos, ocasionando assim, já um grande avanço. O projeto, do qual esse trabalho faz parte, tem seu foco na escrita como algo que se realiza no espaço/território. Procura discutir a forma como se realiza o texto, como se opera a textualização. Tomando o texto como espaço/território, com suas regiões a partir de sua demarcação, o aluno tem a capacidade de observar as especificidades do texto, proporcionando-lhes assim, uma melhor apropriação dos textos lidos. Para tanto, o projeto visa que os alunos tomem essa consciência da autoria da leitura e da escritura vendo o texto como algo que possui regiões e dimensão territorial. E é a partir de textos do gênero jornalístico, mais especificamente textos de opinião ou resenhas de livros encontradas nos jornais, que procuraremos levar para a sala de aula essa abordagem espaço/território do texto. 1 Esse trabalho faz parte do projeto de iniciação à docência Escrita e autoria: o jornal em sala de aula do PIBID/2011/CAPES, orientado pelo Prof. Dr. Wilton James Bernardo-Santos. 2 Discente do curso de Letras Português da Universidade Federal de Sergipe e bolsista do PIBID/2011/CAPES.

2 2 Nas reuniões do projeto, inicialmente, procuramos selecionar o material a ser trabalhado, o qual ainda está em andamento, afinal, o projeto ainda está em seu início. O projeto prevê a compra semanal de jornais, tanto locais (cinform e Jornal da cidade) como também de outros estados (À tarde e Estado de São Paulo) e quanto à seleção de textos priorizamos resenhas e textos de opinião tendo em vista o processo de demarcação textual (região/território). Juntamente com a seleção, realizamos a leitura de vários textos teóricos que tratam tanto dos currículos escolares e seus conteúdos, como as matrizes de língua portuguesa e os Pcn s, como a leitura de autores que tratam das especificidades da escrita, como Marcuschi, Aurox, Bakthin, e Bernardo-Santos. Vários são os documentos que procuram definir como ou o que se deve ensinar nas salas de aula. Dentre eles os Pcn s e as Matrizes de Língua Portuguesa procuram definir, ou mesmo estabelecer conteúdos e metas para o ensino de língua portuguesa. Tentaremos, a partir da leitura destes, encontrar pontos que interessem ao nosso trabalho e pontos do qual procuraremos nos desvincular para que haja, assim, um avanço no ensino de leitura e produção textual. Os parâmetros Curriculares Nacionais (Pcn s) ao tratarem do ensino de língua portuguesa, os quais estão calcados na teoria de Bakthin e suas concepções de gêneros discursivos, propõem a inserção da diversidade de textos no ensino com o intuito de que os alunos desenvolvam a capacidade de uso eficaz da linguagem. Conforme os Pcn s é de responsabilidade da escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Outro ponto de que trata os Pcn s é quanto ao tamanho dos textos, que muitas das vezes são curtos, não oferecendo uma dificuldade aos alunos: Por trás da boa intenção de promover a aproximação entre crianças e textos há um equívoco de origem: tenta-se aproximar os textos das crianças simplificando-os-, no lugar de aproximar as crianças dos textos de qualidade. (PCN, 1997 p. 36). Nosso trabalho caminha nesse sentido, procura trazer o jornal para a sala de aula e fazer com que os alunos tenham contato com textos maiores, porém, de forma graduada. Mais à frente procuraremos esclarecer essa metodologia.

3 3 Já as matrizes de língua portuguesa, que se norteiam pelos Pcn s, procuram estabelecer procedimentos de leitura, ou seja, questões a cerca de como o aluno de determinada série deve se comportar diante do texto lido e qual deve ser sua capacidade interpretativa de um texto. Os textos dos tópicos são repetitivos de série para série, o que mudam são os exemplos, supondo-se que deveria existir um grau de dificuldades a cada série avançada, porém em muitos dos exemplos há uma subestimação dos alunos, simplesmente aparecem textos curtos e de simples apreensão, que não levam os alunos a reflexão da escrita. No tópico IV coerência e coesão (4ª série do fundamental a 3ª série do ensino médio), fala-se em apreensão das hierarquias presentes nos textos: é solicitado que os alunos identifiquem a ideia central dos textos. Acredito que somente identificar no texto a ideia central não vá dar ao aluno a melhor apropriação do texto lido. Esse tópico é de grande importância para nosso trabalho, pois, é necessário que os alunos tornem-se autores dos textos lidos, a partir do momento em que analisam as relações das partes dos textos, como elas se relacionam se ligam e como se realizam no texto e não somente apontando a parte central. Assim, buscamos estabelecer contato com os Pcn s na tentativa de inserir um novo gênero na sala de aula, o jornalístico, com textos não tão curtos e procuramos, a partir do estabelecido no tópico IV das Matrizes, levar os alunos a compreenderem as relações existentes entre as partes dos textos a fim de formamos autores da leitura. Dentre os textos pesquisados, alguns procuram observar a escrita como algo que instaura na língua a sua existência, isso porque enquanto escrita, a linguagem pode ser objeto de análise. Em seu texto A revolução tecnológica da gramatização, Sylvain Auroux vai nos mostrar que a escrita tem especificidades mais elevadas e que as sociedades só chegam a tamanhos conhecimentos por causa da escrita. Para tanto, ele traz o processo histórico das sociedades tendo em vista a escrita e a passagem de um saber epilinguístico a um saber metalingüístico, ou seja, o surgimento de gramáticas e dicionários e comparando sociedades ágrafas com sociedades que possuem a tecnologia da escrita, mostrando a hierarquização presente, sendo a sociedade que possui a escrita superior. (AUROUX, 1992, p. 22)

4 4 Segundo Auroux, é a escrita que torna possível colocar a linguagem como instrumento de trabalho, que traz a linguagem para o âmbito da ciência. Não devemos observar a linguagem a partir da análise temporal, pois o tempo se modifica e para além do tempo a escrita mantém-se no espaço. A escrita possui o poder de produzir sentido, ou seja, se não está escrito é como se não existisse, ou nas palavras de Auroux, A escrita não é o único suporte transposto da fala humana, mas é o único que é de natureza espacial e que dispõe da fixidade. Sem o escrito não há geometria. (AUROUX, 1992, p. 74) É indispensável para o aluno que se quer sujeito leitor/escritor perceber a escrita como instrumento próprio da civilização e que ela possui uma razão gráfica, independente da motivação, o espaço ocupado por ela produz sentidos. E assim, procuramos viabilizar essa leitura/produção de texto a partir das relações das partes dos textos realizadas no espaço em que ele se insere. Uma questão importante para o trabalho é o suporte em que o texto se encontra. Já que é no espaço que a escrita se realiza, o suporte vai influenciar tanto na sua produção como no modo da leitura. Selecionaremos os textos dos jornais, porém, para que haja uma melhor interação no grupo (na verdade queremos rabiscar as demarcações dos textos, que estando em papel A4 fica muito mais fácil) e que os textos sejam acessíveis aos alunos (poderemos tirar cópias à vontade), depois da seleção, procuramos o s mesmos textos no meio digital. Porém, precisamos levar em consideração que em textos pertencentes a meios digitais a forma de leitura deixa de ser linear, como em livros, passando a possuir além de estrutura diferenciada uma variedade de hipertextos. Sobre esse assunto, Em seu texto Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto, Luiz Antônio Marcuschi, linguísta e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, trata da noção de hipertexto, do espaço em que ele está inserido, como ele é organizado e de sua relação com autor e leitor. Define o hipertexto como sendo [...] uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. [...] Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente co-autor do texto final. (MARCUSCHI, 1999, p.21-22).

5 5 Sobre a autoria do hipertexto, o autor não possui o controle do seu texto, pois eles não ditam mais a ordem a se seguir. Já a leitura do hipertexto, Marcuschi diz que ela exige mais do leitor, por se tratar de um texto não linear, cabendo ao leitor a tarefa de organizá-lo. Talvez essa dificuldade de que fala Marcuschi não seja tão problemática quanto ele coloca. Parece-nos que os alunos, por exemplo, em uma pesquisa escolar, preferem ir ao meio eletrônico em busca de textos mais objetivos: os hipertextos. A questão é que por ser um texto no qual o leitor escolhe o que ler e como ler, ou seja, a ordem, por ter essa liberdade, pode-se ir à informação desejada com maior rapidez. Nesse caso os sites de busca (Google, por exemplo) são indispensáveis. Outro ponto de que fala Marcuschi é a questão do leitor como um co-autor do hipertexto, já que ao receber a informação, cabe a ele organizá-la de acordo com seus interesses (e não como o autor previa ou gostaria). Talvez o problema do hipertexto esteja aí, na questão da autoria e não tanto na questão da leitura (linear ou não -linear) que, como já dissemos se os alunos em suas pesquisas optam pelo hipertexto e não por um livro é porque não sentem dificuldades nenhuma. Porém a noção de autoria é algo a ser discutido, é de interesse ao nosso trabalho. Parece que por estar no meio eletrônico, por esse poder de selecionar e organizar, o leitor acaba que se apropriando do hipertexto. É preciso que os alunos tomem consciência que se deve ter respeito ao texto do outro, que ao tomar o hipertexto como fonte de pesquisa é preciso referenciar, dizer que é do outro. Nesse sentido o papel do professor é extremamente importante na função de conscientizar os alunos. Mostrar para eles que não referenciar é sério, considerado plágio, portanto crime. Trazemos essa pontuação porque esse problema tem sido muito recorrente no meio acadêmico ultimamente. Apesar de não tratar da questão da ética, Marcuschi traz considerações bastante relevantes sobre o hipertexto e sua funcionalidade que para nossa pesquisa são de grande importância. Podemos realizar atividades com os alunos mostrando como esses links podem ser agregados ao texto inicial ou mesmo fazer com que eles criem links em

6 6 textos que não possuem. Essa atividade proporcionará aos alunos a compreensão que deve haver relações entre as partes de um texto. Outro ponto muito importante para nós é a noção de texto, afinal o que é um texto? O que é uma redação? O que é uma resenha? E o que é um resumo? Na verdade a definição é bem mais difícil do que se imagina. O grande problema se encontra não na definição, mas no consenso entre professor e aluno. Conforme o artigo Resumo acadêmico: uma tentativa de definição, Andréa Lourdes Ribeiro procura discutir a noção de resumo levando em conta os contextos de produção. Ela define o resumo acadêmico como sendo [...] um texto que explicita de forma clara uma compreensão global do texto lido, produzido por um aluno leitor que tem a função demonstrar ao professoravaliador que leu e compreendeu o texto pedido, apropriando-se globalmente do saber institucionalmente valorizado nele contido e das normas as quais o gênero está sujeito. (RIBEIRO, p.10) Assim o texto resumido nada mais é do que um instrumento de avaliação no qual se estabelece as regras pelo professor, esse quem deve estabelecer como deve ser elaborado o resumo. Outro trabalho que também discute a noção de texto é o artigo Leitura e escrita em vestibulares da FCC/2001: um comentário sobre a crise de texto, de Bernardo- Santos, o qual vem nos falar da crise existente acerca da noção de texto a partir da análise de provas de português e de redação do vestibular de O trabalho está dividido em duas partes, sendo que na primeira vai tratar da leitura das questões e na segunda parte da escrita das redações feitas pelos alunos. Uma questão discutida na primeira parte é sobre a noção de texto, quando na prova analisada se refere a um verbete de dicionário como sendo um texto. Ao definir um verbete como sendo texto ocorre um erro, pois como o próprio autor nos diz Ora, anos a fio temos sido marcados pela ideia abstrata de texto enquanto uma totalidade muito mais ampla; bem além de quatro linhas, a própria redação desse vestibular estipula em vinte o seu mínimo, (BERNARDO-SANTOS, 2002, p. 62) assim observamos que a prova entra em contradição, demonstrando que a crise da noção de texto é muito mais ampla, ou seja, não é exclusiva de alunos.

7 7 A segunda parte, a qual é dedicada à análise da escrita a partir das redações, pode-se verificar como o aluno é levado a não autoria do que produz, ele não é levado a reflexão do que produz, é mecanizado. As redações na verdade, são reflexos de estruturas preestabelecidas pelo ensino. O aluno se torna um preenchedor de lacunas para atender as exigências do que deve conter uma redação de vestibular: introdução, desenvolvimento e conclusão. Às vezes, os alunos estão tão preocupados em escrever essas partes, que nem se atentam que elas precisam se relacionar, ter coesão e coerência. Nosso trabalho visa ampliar o desenvolvimento do aluno tornando-o mais autônomo, capacitado. Que seja capaz de produzir um texto não somente para obtenção de nota ou para passar no vestibular, mas um bom leitor e um bom escritor, que possa refletir e produzir textos de opinião bem estruturados. Assim podemos observar que um primeiro passo para a solução do problema de leitura/escrita é a mudança de postura do professor quanto ao ensino de produção e leitura de textos. No processo de passagem da fala para a escrita há um processo de adaptação às normas gramaticais e cortes de marcas da oralidade. Sobre essa questão Marcuschi em seu livro Da fala para a escrita: atividades de retextualização vai tratar da passagem do texto oral para o escrito, trazendo diagramas para demonstrar todo o processo até a chegada do texto final. (MARCUSCHI, 2001, p.10) Operações de eliminaçã o das repetições ou de adicionar, completar, dentre outros, são necessárias para a passagem do texto oral para o escrito, se caracterizando por um processo bem complexo. O que interessa a pesquisa é que, para além da transcrição do oral para o escrito, esse processo também se estabelece da escrita para a escrita. Na elaboração de um texto escrito é comum que escrevamos várias versões até chegarmos à versão final. O professor precisa mostrar ao aluno que a escrita é um instrumento da própria escrita e da leitura também. Para escrever é preciso antes escrever um rascunho para depois escrever o texto final. Isso já é tão disseminado entre nós, que nas próprias provas de redação de vestibular recebemos um papel para rascunho. Já na leitura, pode-se escrever nas laterais dos livros, fazer fichamentos, entre outros. Esses processos de reescrever e de usar a escrita como instrumento de leitura são importantes para o aluno no sentido de apreensão, de domínio do texto produzido e

8 8 lido, dando a ele um poder de autoria tanto do que escreve como do que lê. Ao reescrever um texto, seja seu ou de outra autoria, o aluno torna-se mais crítico, podendo observar se há problemas nas relações das partes do texto, de coesão e coerência e assim, produzir textos melhores. Tendo em vista os objetivos do projeto que é proporcionar mais domínio de escrita e autoria aos alunos de ensino fundamental e médio, para que esses cheguem ao ensino superior muito mais familiarizados com os textos de referência, procuramos selecionar o material (o qual ainda está em andamento), ou seja, os textos jornalísticos, para assim formarmos o nosso banco de dados, ou melhor, de textos. Procuramos articular jornais locais (Cinform e Jornal da cidade) com jornais de outros estados (Estado de São Paulo e À tarde). Na seleção do material nós levamos em consideração a estrutura dos textos para a melhor demonstração das relações entre as regiões dos textos. Assim chegamos à conclusão de que existem textos bem estruturados e textos mal estruturados, sem regiões, com os quais não trabalharemos, somente poderíamos utilizá-los a ponto de exemplo, de como um texto sem região é um texto que possui problemas. Durante as reuniões do projeto procuramos fazer a leitura em voz alta do texto a ser analisado, cada um lia um trecho e durante a leitura com a ajuda do coordenador íamos fazendo as inferências relacionadas às demarcações das regiões dos textos. A partir dessas leituras pudemos observar que a produção de um texto não é aleatória, vai muito mais além que parágrafos com conectivos, ele possui regiões que se relacionam no espaço que se inserem. Fizemos à leitura de cerca de cinco textos jornalísticos (resenhas jornalísticas) sendo que com níveis de dificuldades crescentes. Essa questão da dificuldade é importante. É preciso romper com o horizonte do aluno: oferecer algo que ele pode alcançar e dar algo a mais para que ele avance. A seleção do material depende assim, do fator série dos alunos. A preparação do material visa o nível de série, assim um texto aplicado no ensino médio não será de forma alguma aplicado na 4ª série e vice versa. Além do grau de dificuldade, procuramos selecionar textos nem muito grandes nem muito pequenos, cerca de 3 páginas (afinal os alunos não estão acostumados a textos grandes como já pudemos observar a partir da leitura dos Pcn s) com temas que sejam de interesse

9 9 aos alunos e de nosso interesse também. É claro que estamos voltados para a análise da escrita dos textos, as relações das regiões, o que não exclui a necessidade de se trazer textos que despertem o interesse dos alunos, atraindo-os assim, para a leitura dos textos. Para além dos textos que nós levaremos a sala de aula, seria interessante mobilizar os alunos a trazerem jornais de casa, ou mesmo de criar uma jornalteca na própria escola, claro em consonância com a direção. Esse contato maior com o material fará com que os alunos fiquem muito mais envolvidos e interessados com o projeto, que pode ir além da preparação dos alunos para a leitura e a escrita de textos de referência, podendo transformar alunos não leitores em alunos leitores e digamos de passagem, bem informados. Inicialmente procuraremos explicar aos alunos como o texto se realiza no espaço, discutindo o tema região/território no texto. Em seguida selecionaremos o texto a ser analisado, levando em consideração a série dos alunos. O professor deve retirar todas as marcações presentes no texto (negritos, títulos de tópicos) a fim de fazer com que o aluno procure por si só às partes dos textos, seja capaz de identificar sem dicas ou pistas. Antes de chegar ao texto propriamente dito, devemos observar os textos que falam do texto como o nome do caderno em que se encontra o texto jornalístico, o local, a data, entre outros. Tomemos como exemplo um dos textos por nós analisado durante as reuniões O fetiche da quantidade de Renato Mezan publicado no Jornal Folha de São Paulo em 09 de maio de Ele pertence ao caderno Mais e tem como área de conhecimento sociedade. Traz ainda informações centrais do texto em negrito antes do texto, fazendo com que o leitor antes de ler descubra sobre o que o texto trata, e também pode funcionar como um atrativo. Além disso, após o final do texto encontramos informações sobre quem escreveu o texto. Essas informações sobre o texto são importantes porque dão ao leitor um direcionamento. Para a realização da prática de leitura efetivamente no texto, procuramos seguir alguns procedimentos a serem aplicados ao texto. O primeiro passo é enumerar as linhas (de 5 em 5) do texto e alfabetar os parágrafos (A, B, C) e caso acabe o alfabeto a marcação passa a ser alfanumérica (A1, B1, C1). Daí surgiu à necessidade de se usar o texto no meio digital, a fim de haver um consentimento diante do texto analisado, para

10 10 que não haja confusões durante as demarcações. O segundo passo é demarcar as regiões dos textos em suas materialidades gráficas, reconhecendo as regiões periféricas (como conduzem o leitor a entrar e sair da região central) e a central com suas divisões. Após as demarcações precisamos elaborar justificativas para elas. O professor deve procurar questionar os alunos, como por exemplo, por que demarcamos a região introdutória como sendo de A a F? Os alunos devem ser capazes de observar que o autor só toca no assunto central a partir do parágrafo tal e que esse se relaciona com a introdução a partir do parágrafo tal. Assim o aluno vai observando como as regiões dos textos estão intimamente ligadas. E onde começa a região conclusiva? A região conclusiva é aquela que retoma o texto de forma mais geral. Na ultima parte da prática de leitura o aluno deve elaborar um resumo do texto analisado. Observamos assim, que um texto não é constituído apenas de introdução, desenvolvimento e conclusão, como as práticas de ensino tradicionais vem tomando os textos. Os textos possuem partes que se dividem em partes e que se relacionam umas com as outras. Tomar o texto em sua espacialidade, aplicando a análise região território faz com que o aluno possua mais domínio do texto, devendo assim essa nova prática não ser um mero conteúdo de estudo de pesquisa, mas uma prática a ser inserida no modo de ensino de produção e leitura textual. Afinal, de que adianta ensinar aos alunos a preencherem lacunas para elaborar uma redação que só será útil em um momento, na prova de vestibular? Ou ainda de procurar aplicar a leitura de textos curtos e de fácil assimilação, como os presentes em livros didáticos, para melhor decorar o conteúdo? Se ao chegar à universidade o aluno se deparará com outra realidade: com atividades de resumos, resenhas, artigos, monografias, leitura de textos teóricos com referências, geralmente longos, entre outros, dos quais com certeza o aluno ingressante não possui domínio. É preciso reconhecer que o ensino dessas leituras que restringem o domínio da reflexão dos alunos precisa mudar, que na verdade estamos diante de um problema docente. Os professores da educação básica precisam proporcionar aos seus alunos uma inserção nas leituras de textos referenciais que levem à reflexão, fazer com que os alunos tornem-se mais autônomos.

11 11 E é a partir do ensino da prática da leitura/escrita instrumentalizada, fazendo com que o aluno tome para si tanto o texto lido como o produzido, tendo em vista a espacialidade do texto, as relações de suas regiões, talvez, as dificuldades enfrentadas pelos alunos que ingressam em um curso superior ao se depararem com textos longos e reflexivos, sejam minimizadas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp, BAKHTIN, M. Estética da Criação verbal. São Paulo, SP, Martins Fontes, BERNARDO-SANTOS, W. J. Intervenção da escrita: enunciação e razão gráfica. In: CORREA, Leda; BEZERRA, Antonio Ponciano; CARDOSO, Denise Porto (org.). O texto em perspectiva. São Cristóvão: Editora da UFS, Leitura e escrita em vestibulares da FCC/2001: um comentário sobre a crise da noção de texto In: Sínteses, Campinas, SP, IEL/Unicamp, 2002, pp Professor, aluno e ensino na discursividade dos documentos oficiais In: Fragmentos, nº 22, UFSC, jan. jun. 2002, pp. 183/203..Poética de interfaces (I): a escrita em notas práticas para uma reflexão sobre autoria no ensino BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. BRASIL, Secretaria Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, de Educação MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto. In: GUIMARÃES, E. (org.) Línguas e instrumentos linguísticos. São Paulo: Pontes, Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo, Cortez, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Matrizes de Língua Portuguesa Brasília, DF

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Resenha OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Leticia Macedo Kaeser * leletrasufjf@gmail.com * Aluna

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA).

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). Alinne da Silva Rios Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: alinnerios@hotmail.com Profa. Ms. Leila

Leia mais

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA RAQUEL MONTEIRO DA SILVA FREITAS (UFPB). Resumo Essa comunicação objetiva apresentar dados relacionados ao plano

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PLANO DE ENSINO. Modalidade de Ensino: Componente Curricular: Comunicação e Linguagem

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PLANO DE ENSINO. Modalidade de Ensino: Componente Curricular: Comunicação e Linguagem 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Licenciatura em Química Componente Curricular: Comunicação e Linguagem PLANO DE ENSINO Modalidade de Ensino: Superior

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR RESENHA Neste capítulo, vamos falar acerca do gênero textual denominado resenha. Talvez você já tenha lido ou elaborado resenhas de diferentes tipos de textos, nas mais diversas situações de produção.

Leia mais

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 1 REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Cibeli Marzari Bertagnolli Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Resumo

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL Danilo Coutinho da Silva Bacharel e Licenciado em Geografia - UFPB danilogeog@hotmail.com INTRODUÇÃO A Educação Ambiental (EA) deve

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

ensino encontra-se no próprio discurso dos alunos, que, no início do ano, quando se resolve adotar determinado livro, perguntam: Professor, tem

ensino encontra-se no próprio discurso dos alunos, que, no início do ano, quando se resolve adotar determinado livro, perguntam: Professor, tem 1 Introdução Tudo o que comunicamos só é possível através de algum gênero discursivo (Bakhtin, [1979] 2000; Kress, 1993; Meurer, 2000). Por esta razão, o estudo sobre gêneros discursivos é de grande importância,

Leia mais

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos.

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Daiane Pacheco-USC pedagogia - daiaspacheco@gmail.com; Carla Viviana-USC pedagogia- vivianamaximino@hotmail.com; Kelly Rios-USC

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA Katia Barros de Sousa Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba katiabarros-geo@hotmail.com

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO Resumo TEIXEIRA, Ana Cláudia Alves 1 - UFRN JESUS, Edna Nascimento de² - UFRN Este artigo é um relato de

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

COMO TORNAR O ESTUDO E A APRENDIZAGEM MAIS EFICAZES

COMO TORNAR O ESTUDO E A APRENDIZAGEM MAIS EFICAZES COMO TORNAR O ESTUDO E A APRENDIZAGEM MAIS EFICAZES 1 Eficácia nos estudos 2 Anotação 2.1 Anotações corridas 2.2 Anotações esquemáticas 2.3 Anotações resumidas 3 Sublinha 4 Vocabulário 5 Seminário 1 EFICÁCIA

Leia mais

ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DOS CRITÉRIOS DO ENEM

ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DOS CRITÉRIOS DO ENEM ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA.

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. Maria de Fátima Silva Araújo (bolsista do PIBIC/ UFPI), Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (Orientadora,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com)

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com) ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA BRITO, Jéssika Pereira (jessikagba@hotmail.com)

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Projeto O COLUNIsta. PROJETO DE PESQUISA PIBIC/CNPq. Orientador: Vanessa Lacerda da Silva Rangel

Projeto O COLUNIsta. PROJETO DE PESQUISA PIBIC/CNPq. Orientador: Vanessa Lacerda da Silva Rangel PROJETO DE PESQUISA PIBIC/CNPq Projeto O COLUNIsta Orientador: Vanessa Lacerda da Silva Rangel Bolsista: Cleiton Paulo Venâncio Ferreira Matrícula: 002205/06 Bolsista: Camila Rodrigues dos Santos Matrícula:

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

MATEMÁTICA FINACEIRA E EXCEL, UMA PARCEIRIA EM FAVOR DE UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE

MATEMÁTICA FINACEIRA E EXCEL, UMA PARCEIRIA EM FAVOR DE UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE MATEMÁTICA FINACEIRA E EXCEL, UMA PARCEIRIA EM FAVOR DE UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE Amandda Mayara Araújo Farias; Állisson Henrique Leite Cabral; Amanda Felipe da Silva; Raimundo João dos Santos Júnior;

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS O que é ensinado nas escolas prepara os alunos para concretizarem seus projetos na vida adulta? Para achar a resposta, entrevistamos jovens egressos

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ?

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? Se você quer aplicar para conseguir o visto de residência permanente no Canadá, vai precisar, antes de mais nada, de um certificado que ateste a sua proficiência na

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Geciane da Silva Oliveira Gislaynne Maria Ribeiro da Silva Janielisson dos Santos Silva José Damião Lima da Silva José Denis Gomes da Cruz Maiara Bernardino da Silva NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA RELATO DOS ENCONTROS - SUBPROJETO FISICA INSITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO DINARTE RIBEIRO Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as ações vivenciadas no Subprojeto

Leia mais

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. AÇÕES DO PIBID/CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS - PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS Taís da Silva MARTINS Universidade Federal de Santa Maria taissmartins@superig.com.br Em nossa pesquisa, buscamos entender

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR A INFORMÁTICA E A MÍDIA IMPRESSA: COMO ELAS PODEM Prudentópolis 2013 MARIA MAZUR A INFORMÁTICA

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS Adailton Almeida Barros - adailton.almeida.barros@gmail.com (UNESPAR/FECILCAM) PIBID Subprojeto/Língua Inglesa

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS Adrielle Cristine Mendello Lopes UEPA drika.mendello@gmail.com Ana Paula Belém Cardoso UEPA pittypaula@hotmail.com RESUMO

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Editor de Questões E24H

Editor de Questões E24H Editor de Questões E24H Conteúdo: Apresentação O que é o Editor de Questões Objetivos Potencialidades Vantagens adicionais Visualização no site (Quem acessa o Editor de Questões) (não Para quem o Editor

Leia mais

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS Introdução Paulo Marcos Ribeiro pmribeirogen2@hotmail.com Betânia Evangelista mbevangelista@hotmail.com Fabíola Santos M. de A. Oliveira fabiprestativa@hotmail.com

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Tribuninha

Mostra de Projetos 2011. Tribuninha Mostra de Projetos 2011 Tribuninha Mostra Local de: Campo Mourão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Faculdade Integrado de Campo Mourão Cidade: Campo Mourão Contato:

Leia mais

Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: objetos de aprendizagem na criação de tirinhas

Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: objetos de aprendizagem na criação de tirinhas Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: objetos de aprendizagem na criação de tirinhas Manoela Afonso UNESP - Campus Bauru-SP manoela_afonso@hotmail.com Comunicação Oral Pesquisa Concluída

Leia mais

FLUXOGRAMA DA PESQUISA

FLUXOGRAMA DA PESQUISA FLUXOGRAMA DA PESQUISA Desde a preparação até a apresentação de um relatório de pesquisa estão envolvidas diferentes etapas. Algumas delas são concomitantes; outras são interpostas. O fluxo que ora se

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais