Falar de Abril nunca é uma tema fácil. Não é fácil por ser tão rica a sua história, e tão diversa também.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Falar de Abril nunca é uma tema fácil. Não é fácil por ser tão rica a sua história, e tão diversa também."

Transcrição

1 Prezados Alpiarcenses Permitam-me que vos cumprimente em primeiro lugar como primeiros representantes da herança de Abril Caros deputados da Assembleia Municipal, orgão máximo da representação do povo Exmos vereadores Exmo presidente da Camara Municipal de Alpiarça Exmo Presidente desta extraordinária Assembleia Municipal Falar de Abril nunca é uma tema fácil. Não é fácil por ser tão rica a sua história, e tão diversa também. Se me perguntarem quando começou exatamente o 25 de Abril, eu não saberei responder. A situação politica (económica, social e até militar agravava-se nos últimos anos formando o contexto ideal para uma revolução. Mas quando começou exatamente, não saberei responder O que sei é que o 25 de Abril não foi um ponto no tempo em que tudo aconteceu, tal qual a teoria do big bang sobre a criação do universo. O 25 de Abril nasceu de um sentimento, de uma crença, de uma esperança, de uma vontade de mudar que foi crescendo ao longo do tempo. TEMOS DE MUDAR! Este era o grito que se ouvia nas casernas TEMOS DE MUDAR!

2 Esta era a vontade que foi crescendo no seio de um povo oprimido, recalcado, amordaçado pela ação politica de um regime pesado nas vidas dos portugueses há demasiado tempo. E de tanto gritar em silêncio, a sua voz fez-se ouvir "No dia 24 de abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instala secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa. Às 22h 55m é transmitida a canção E depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa. Este é um dos sinais previamente combinados pelos golpistas, que desencadeia a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado. O segundo sinal é dado às 0h20 m, quando a canção Grândola, Vila Morena de Zeca Afonso é transmitida pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirma o golpe e marca o início das operações. Nota do Wikipédia: Ao contrário de E Depois do Adeus, que era muito popular por ter vencido o Festival RTP da Canção, Grândola Vila Morena fora ilegalizada, pois, segundo o governo, fazia alusão ao comunismo. O golpe militar do dia 25 de abril tem a colaboração de vários regimentos militares que desenvolvem uma ação concertada. A Norte, uma força militar liderada pelo Tenente-Coronel Carlos de Azeredo toma o Quartel-General da Região Militar do Porto. Estas forças são reforçadas por forças vindas de Lamego. Forças militares de Viana do Castelo tomam o Aeroporto de Pedras Rubras. No porto Forças militares tomam a RTP e o RCP. O regime reage, e o ministro da Defesa ordena a forças sediadas em Braga para avançarem sobre o Porto, o que não é obedecido, dado que estas já tinham aderido ao golpe. À Escola Prática de Cavalaria, que parte de Santarém, cabe o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço. As forças da Escola Prática de Cavalaria são comandadas pelo então Capitão Salgueiro Maia.

3 O Terreiro do Paço é ocupado às primeiras horas da manhã. Salgueiro Maia move, mais tarde, parte das suas forças para o Quartel do Carmo onde se encontra o chefe do governo, Marcelo Caetano, que ao final do dia se rende, exigindo, contudo, que o poder seja entregue ao General António de Spínola, que não fazia parte do Movimento das Forças Armadas, para que o "poder não caísse na rua". Marcelo Caetano parte, depois, para a Madeira, rumo ao exílio no Brasil. No rescaldo dos confrontos morrem quatro pessoas, quando elementos da polícia política (PIDE) disparam sobre um grupo que se manifesta à porta das suas instalações na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa. No dia 26 de abril, forma-se a Junta de Salvação Nacional, constituída por militares, que dará início a um governo de transição. O essencial do programa do MFA é, em síntese, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver. Entre as medidas imediatas da revolução conta-se a extinção da polícia política (PIDE) e da Censura. Os sindicatos livres e os partidos são legalizados. São libertados os presos políticos da Prisão de Caxias e de Peniche. Os líderes políticos da oposição no exílio voltam ao país nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1.º de Maio é celebrado em plena liberdade nas ruas, pela primeira vez em muitos anos. Portugal passará então por um período conturbado de cerca de dois anos, comummente designado por PREC (Processo Revolucionário Em Curso), em que se confrontam facções de esquerda e direita, por vezes com alguma violência, sobretudo em ações organizadas no Norte do País. São nacionalizadas grandes empresas, "saneados" quadros importantes e levadas ao exílio personalidades identificadas com o Estado Novo. Gente que não partilha da visão política que a revolução prescreve.

4 Fonte: Wikipédia COMETERAM-SE MUITOS EXCESSOS. EM ALPIARÇA TAMBÉM E O MEDO PARECIA QUE TINHA VOLTADO ÀS RUAS! MILICIAS ARMADAS PREPARARAM OCUPAÇÕES, BARRAVAM PESSOAS NA ESTRADA CONTRARIANDO O PROPÓSIO DA LUTA PELA DA LIBERDADE Apesar de tudo A REVOLUÇÃO consumou várias conquistas. Acabada a guerra colonial e durante o PREC, as colónias africanas e de Timor-Leste tornam-se independentes O 1º Governo Constitucional de Portugal, chefiado por Mário Soares é formado a 23 de setembro de Ramalho Eanes, militar em Angola no 25 de Abril, um extemporâneo general que na televisão se esconde por trás de uns óculos de sol, ganha as presidenciais de 27 de junho de Segue-se o fim do PREC (Processo Revolucionário Em Curso) e um período de estabilização política. Eanes impõe-se como chefe militar e Mário Soares, desvinculado dos fundamentos marxistas do ideário socialista, proclama as virtudes do PLURALISMO, a INE-VITA-BILIDADE do LIBERALISMO, e lidera, dominando o partido e o país. Com o seu talento, ergue a voz e faz-se ouvir: A DEMOCRACIA em Portugal está garantida e o país livre da "ameaça comunista". Com a sua habitual persistência, mantendo durante anos o mesmo discurso sempre que fala, acaba por ganhar terreno e isolar a esquerda. - Fonte: Wikipédia

5 E hoje como está Abril? PORTUGAL hoje precisa de precisa de todos, da direita e da esquerda, de crentes e não crentes. Um Portugal adulto não pode manter-se em contínuo ajustamento de contas nem medir de forças adolescentes numa atitude de abuso e de ilusão do tipo eu é que tenho razão, eu é que tenho a solução. Não pode dar-se ao luxo de viver apenas a pensar no presente criando ilusões sobre o futuro. A democracia não pode existir para facilitar a vida a um grupo de pessoas ideologicamente alinhadas. A democracia existe para eleger pessoas que tenham capacidade para tomar decisões dificeis que incluam todos, os alinhados e os desalinhados. Alpiarça hoje não vive abril. Alpiarça sobrevive a Abril. Há muito que não se sente a força e o entusiasmo do poder democrático que levou muitos de vós à rua pela liberdade de escolha. Com as desculpas de sempre, estamos passando de uma vila tranquila para uma vila pacata, onde o tempo se arrasta sem futuro. Sobre Abril pergunto-me várias vezes se é dos Alpiarcenses ou do partido comunista? A esquerda tem uma tendência para reclamar o 25 de Abril como seu, quando na verdade, Abril pertence a todos nós. Viver Abril é estar consciente da sua herança de liberdade e democracia. Algo que é muitas vezes esquecido nesta casa, onde a democracia nem sempre é oportuna quando sai fora do alinhamento diretivo do colectivo.

6 É importante não esquecer que Abril representa também uma abertura ao dialogo e à participação da população nas decisões que afetam a sua vida e a sua terra. Não posso por isso deixar de condenar a ausência de dialogo do atual executivo sobre o projeto do jardim municipal, que em breve deixará DE O SER, para dar lugar a uma praça de modelo soviético-coreano, árida e sem identidade. Este é apenas um exemplo da falta de dialogo neste Abril pós-revolução, mas há muitos mais exemplos que poderia dar aqui ao falar da liberdade que me assiste conquistada pelos capitães de Abril. Mas prefiro falar de esperança Acredito que Alpiarça terá um futuro brilhante à sua frente, honrando os valores de Abril. Acredito que a vontade de mudar para um Abril melhor está cada vez mais forte. Acredito que Abril de Hoje não é muito diferente de Abril de 74 onde o povo saiu à rua para lutar por uma mudança profunda nas suas vidas, na sua terra, no seu país. Que Abril nos relembre sempre desses momentos de luta pela mudança. E que nós saibamos estar à altura da sua herança. Faço votos para que isso aconteça VIVA o 25 ABRIL VIVA A LIBERDADE Paulo Sardinheiro Deputado Municipal

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha 05 de avaliação de História A. 12º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 29.maio.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha 05 de avaliação de História A. 12º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 29.maio. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha 05 de avaliação de História A 12º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 29.maio.2012 NOME:

Leia mais

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution]

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] [25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] 1. Observa as seguintes imagens. O que te sugerem? 2. Completa a seguinte frase. Para mim, a liberdade é II. 1. Lê atentamente o seguinte texto.

Leia mais

Em vez de balas, que matam, haviam flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!

Em vez de balas, que matam, haviam flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança! o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"? E que podemos falar de uma revolução, porque o nosso país se alterou por completo, apesar de não ter

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 5 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

ACTA DA CÂMARA SOBRE O ACTUAL MOMENTO POLÍTICO (6 de Maio de 1974)

ACTA DA CÂMARA SOBRE O ACTUAL MOMENTO POLÍTICO (6 de Maio de 1974) ACTA DA CÂMARA SOBRE O ACTUAL MOMENTO POLÍTICO (6 de Maio de 1974) Abril faz-nos lembrar Revolução, a associação é inevitável. Uma efeméride como o 25 de Abril, não deixa ninguém indiferente. Data relevante

Leia mais

APRESENTAÇÃO UM PROJETO / UM LIVRO PARA CONSTRUIR

APRESENTAÇÃO UM PROJETO / UM LIVRO PARA CONSTRUIR APRESENTAÇÃO UM PROJETO / UM LIVRO PARA CONSTRUIR APOIO NA DIVULGAÇÃO O que propomos para comemorar o Dia da Liberdade e os 40 ANOS DA CONSTITUIÇÃO 1976-2016 Focar Direitos e Liberdades asseguradas pela

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 5 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Portugal: do Autoritarismo à Democracia. Carlos Jorge Canto Vieira

Portugal: do Autoritarismo à Democracia. Carlos Jorge Canto Vieira Portugal: do Autoritarismo à Democracia Carlos Jorge Canto Vieira GUERRA COLONIAL 2 Guerra Colonial Portugal: Pluricontinental; Multiracial. 3 Guerra Colonial Década de 50 A União Indiana pretende a integração

Leia mais

A ALIANÇA POVO-MFA, FORÇA MOTRIZ DO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO. (Vítor Lambert Vogal da Direcção) Exmªs Senhoras e Senhores convidados.

A ALIANÇA POVO-MFA, FORÇA MOTRIZ DO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO. (Vítor Lambert Vogal da Direcção) Exmªs Senhoras e Senhores convidados. 1 Exmªs Senhoras e Senhores convidados. Camaradas. Mal as tropas do Movimento dos Capitães, entraram em Lisboa, e ainda sem a confirmação da queda do regime fascista de Marcelo Caetano, já o Povo empurrava

Leia mais

Escola Básica de Custóias/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto Núcleo de Estágio em História e Geografia 2011/2012 Estagiária: Diana Barroso

Escola Básica de Custóias/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto Núcleo de Estágio em História e Geografia 2011/2012 Estagiária: Diana Barroso Escola Básica de Custóias/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto Núcleo de Estágio em História e Geografia 2011/2012 Estagiária: Diana Barroso Escola: Básica de Custóias (sede) Ano: 9º ano Turma:

Leia mais

Senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, e demais vereadores,

Senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, e demais vereadores, Senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, e demais vereadores, Senhores Presidentes de Junta de Freguesia e Uniões de Freguesia, Senhores Deputados Municipais, Vossas excelências

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS HISTÓRIA A - Prof. Renato Albuquerque MATRIZ E CONTEÚDOS DO TESTE SUMATIVO DE 28.MARÇO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS HISTÓRIA A - Prof. Renato Albuquerque MATRIZ E CONTEÚDOS DO TESTE SUMATIVO DE 28.MARÇO Itens de seleção Itens de construção ESOL SEUNÁRI E SQUILHOS HISTÓRI - Prof. Renato lbuquerque MTRIZ E ONTEÚOS O TESTE SUMTIVO E 28.MRÇO.2014 12.º NO Tipologia de itens Escolha múltipla ssociação Ordenação

Leia mais

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini A Era Vargas M Ó D U L O 1 0 Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Governo Provisório (1930 1934) Formado de um agrupamento de membros da Aliança Liberal, tenentes e outros. É a fase de

Leia mais

O 25 de Abril e a descolonização

O 25 de Abril e a descolonização O 25 de Abril e a descolonização Martins Guerreiro Universidade de Oslo 28 de Outubro 2015 Causas e preparação da revolução de Abril situacao anterior A ditadura- O Estado Novo no pós-guerra Falta de liberdades

Leia mais

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10. Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.00 HORAS CERIMONIAL 1. Um batalhão, representando os três ramos das

Leia mais

DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO. Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA

DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO. Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA Lisboa, 19 de Dezembro de 2011 1 Exmo. Senhor Chefe de Estado Maior General das FA Exmo.

Leia mais

A O PAIS EM REVOLUÇÃO. Coordenação". J. M. BrandãoMe Brito. HT notícias editorial

A O PAIS EM REVOLUÇÃO. Coordenação. J. M. BrandãoMe Brito. HT notícias editorial A 384913 O PAIS EM REVOLUÇÃO Coordenação". J. M. BrandãoMe Brito HT notícias editorial ÍNDICE I OS MILITARES E A EVOLUÇÃO POLÍTICA INTERNA E EXTERNA (1974-1982) José Medeiros Ferreira 11 INTRODUÇÃO 11

Leia mais

Capítulo I Unidade e Diversidade da Figura do Presidente da República...35

Capítulo I Unidade e Diversidade da Figura do Presidente da República...35 Nota explicativa da 2 a edição...7 Dedicatória...9 Nota Explicativa e Agradecimentos...11 Prefácio... 15 Introdução...25 Parte I O Presidente da República em Geral Capítulo I Unidade e Diversidade da Figura

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 104/X-4º/ (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco. Brissos de Carvalho)

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 104/X-4º/ (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco. Brissos de Carvalho) MUNICIPIO DE ALMADA /X-4º/2012-13 (Voto de Pesar pelo falecimento do Cidadão Francisco Brissos de Carvalho) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA

Leia mais

Estado Novo Autor: Prof. Mário Rui

Estado Novo Autor: Prof. Mário Rui 1933-1974 Autor: 1. O derrube da 1.ª República 28 de Maio de 1926 O Marechal Gomes da Costa marcha sobre Lisboa, à fente de uma coluna militar, vinda de Braga. A 1.ª República é derrubada. Instaura-se

Leia mais

32 q. Luís Farinha. O Reviralho. Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo EDITORIAL ESTAMPA

32 q. Luís Farinha. O Reviralho. Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo EDITORIAL ESTAMPA 32 q Luís Farinha O Reviralho Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo 1926-1940 EDITORIAL ESTAMPA 1998 ÍNDICE NOTA PRÉVIA 13 INTRODUÇÃO 15 1. Porquê o estudo do tema? 15 2. Algumas considerações

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência. Sessão Regional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência. Sessão Regional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência Sessão Regional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico Discurso Exmo. Senhor Diretor Regional da Educação Exma. Senhora e Senhores

Leia mais

Direito Constitucional Comparado E - Folio B

Direito Constitucional Comparado E - Folio B Universidade Aberta Departamento de Humanidades Direito Constitucional Comparado 41022-13-02 E - Folio B Licenciatura em Estudos Europeus Armando Gil Lopes Pereira Aluno Nº 1005616 Direito Constitucional

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Exmos. Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia,

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Exmos. Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia, Coligação Democrática Unitária Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Exmos. Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia, Exmas. Senhoras Vereadoras

Leia mais

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal.

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. Moita Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. O regime anterior caracterizou-se por uma forte repressão sobre o povo e em especial

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA PE Episódio #65 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Celebra-se, em 2016, o 40º aniversário da nova e democrática Constituição Portuguesa

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA RETRATO DA REVOLUÇÃO, MATRIZ DA DEMOCRACIA (José Sucena Secretário do Conselho Fiscal)

A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA RETRATO DA REVOLUÇÃO, MATRIZ DA DEMOCRACIA (José Sucena Secretário do Conselho Fiscal) 1 O 25 de Abril de 1974 permitiu e a Revolução escreveu a nossa Constituição da Republica de 1976. Como o próprio Vasco Gonçalves reconhece o MFA não era um movimento revolucionário: tinha revolucionários

Leia mais

25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE

25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE PE Episódio #125 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Isabel Margarida Duarte Voz e Didatização: Telma Rodrigues 25 DE ABRIL: UMA NOVA CLARIDADE No dia 25 de abril de 1974, entrei para as aulas, de manhã,

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º ANO SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL DOMÍNIO D PORTUGAL DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XIX DOMÍNIO E PORTUGAL DO SÉCULO XX ÍNDICE 1

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 139/XI-1º/ (Voto de Pesar e Homenagem pelo falecimento do

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 139/XI-1º/ (Voto de Pesar e Homenagem pelo falecimento do MUNICIPIO DE ALMADA (Voto de Pesar e Homenagem pelo falecimento do marinheiro e ex-tarrafalista José Barata) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Exmas. e Exmos. Senhoras e Senhores Deputados Municipais,

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Exmas. e Exmos. Senhoras e Senhores Deputados Municipais, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Exmas. e Exmos. Senhoras e Senhores Deputados Municipais, Exmas. Senhoras Vereadoras e Exmos. Senhores Vereadores, Exmos. Senhores Presidentes das Juntas

Leia mais

Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo.

Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo. Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo. Salazar renuncia à pasta da Fazenda (Finanças), porque

Leia mais

Era uma vez um país, onde entre o mar e a guerra, vivia o mais feliz dos povos à beira-terra.

Era uma vez um país, onde entre o mar e a guerra, vivia o mais feliz dos povos à beira-terra. É para mim uma honra, enquanto Deputada Municipal eleita Democraticamente pelo Partido Socialista, estar aqui hoje, perante vós e convosco, a comemorar o dia em que há 44 anos atrás, Portugal viveu um

Leia mais

REVIRALHO Resistência Republicana Contra a Ditadura e o Estado Novo Barricada Revolta 3 de Fev no Porto

REVIRALHO Resistência Republicana Contra a Ditadura e o Estado Novo Barricada Revolta 3 de Fev no Porto REVIRALHO Resistência Republicana Contra a Ditadura e o Estado Novo 1926-1940 Barricada Revolta 3 de Fev. 1927 no Porto As grandes questões adiadas da República Crise de legitimidade do poder político

Leia mais

- o contingente de fuzileiros navais enviado para prendê-los aderiu ao movimento;

- o contingente de fuzileiros navais enviado para prendê-los aderiu ao movimento; Revolução Democrática de 31/03/1964 2ª PARTE - tudo indicava a instalação de uma "República Sindicalista... 3) Causas imediatas da Revolução de Março/1964 a) O Comício da Central (13 Mar 64) b) A Marcha

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

DITADURA MILITAR ( ) PARTE I. Prof. Cristiano Campos

DITADURA MILITAR ( ) PARTE I. Prof. Cristiano Campos DITADURA MILITAR (1964-1985) PARTE I Prof. Cristiano Campos Como os militares construíram o regime autoritário? ATOS INSTITUCIONAIS + REPRESSÃO Como os militares construíram o regime ATOS INSTITUCIONAIS

Leia mais

Pertenço a uma geração que não viveu o combate à ditadura de Salazar e Marcelo Caetano.

Pertenço a uma geração que não viveu o combate à ditadura de Salazar e Marcelo Caetano. Sr. Presidente da República, Sr. Presidente da Assembleia da República, Sr. Primeiro-ministro e Sras. e Srs. membros do Governo, Srs. Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional,

Leia mais

A HISTÓRIA DE FIDEL CASTRO. Autor: Hamurábi Batista

A HISTÓRIA DE FIDEL CASTRO. Autor: Hamurábi Batista A HISTÓRIA DE FIDEL CASTRO Autor: Hamurábi Batista A HISTÓRIA DE FIDEL CASTRO Autor: Hamurábi Batista Vou destacar com honor Minha maior reverência Pela personalidade De Fidel vossa excelência Diante do

Leia mais

A NOSSA VIZINHA ESPANHA. Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau. bocado, no plano financeiro, económico, político e social.

A NOSSA VIZINHA ESPANHA. Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau. bocado, no plano financeiro, económico, político e social. A NOSSA VIZINHA ESPANHA Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau bocado, no plano financeiro, económico, político e social. Como Portugal - embora não tenha aceite a Troika, honra lhe seja - a Grécia

Leia mais

Transição da condição colonial para o país livre

Transição da condição colonial para o país livre CUBA Transição da condição colonial para o país livre Cuba era uma ilha habitada por povos indígenas quando tornou-se uma colônia da Espanha em 1509. Após o esgotamento dos metais preciosos, a exploração

Leia mais

JOÃO CÉU E SILVA 1975 O ANO DO FURACÃO REVOLUCIONÁRIO

JOÃO CÉU E SILVA 1975 O ANO DO FURACÃO REVOLUCIONÁRIO JOÃO CÉU E SILVA 1975 O ANO DO FURACÃO REVOLUCIONÁRIO Oo O cartaz do artista João Abel Manta tornou-se um dos ícones da Revolução do 25 de Abril. Os dias antes 1975 foi um ano estranho na História de Portugal.

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da tomada de posse do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Ministério da

Leia mais

A Liberdade conquistada com Abril deve, e dá-nos o direito e o dever de denunciar.

A Liberdade conquistada com Abril deve, e dá-nos o direito e o dever de denunciar. 1 25 de Abril de 2105. Dia em que por esse Portugal fora se fazem dezenas, centenas de discursos, nos mais diversos locais, onde são relembrados os corajosos que em 1974 fizeram o 25 de Abril e em que

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação)

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação) Paulo Victorino 1930-1945 - SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA 005 - A República Armada (1889-1930) (Recapitulação) A Proclamação da Independência (1822) - A Proclamação da República

Leia mais

MARCELO CAMURÇA. Dados biográficos: indisponíveis. Histórico do acervo: indisponível. Organização da documentação:

MARCELO CAMURÇA. Dados biográficos: indisponíveis. Histórico do acervo: indisponível. Organização da documentação: MARCELO CAMURÇA Dados biográficos: indisponíveis Histórico do acervo: indisponível Organização da documentação: O acervo conta com documentos referentes ao MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro),

Leia mais

LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção dada pela Lei n.º 35/95, 18 Agosto

LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção dada pela Lei n.º 35/95, 18 Agosto Assembleia da República LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção dada pela Lei n.º 35/95, 18 Agosto Artigo 62º ( Direito de antena ) 1. Os partidos políticos e as coligações têm direito de

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COLÓQUIO O FUTURO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA 200 ANOS DO SINÉDRIO BIBLIOTECA ALMEIDA GARRETT, PORTO 22 JANEIRO 2018 As Comemorações

Leia mais

Interpelação Parlamentar

Interpelação Parlamentar Interpelação Parlamentar (Interpelação ao Governo Regional sobre implicações da situação política nacional na Região Autónoma dos Açores, apresentada pela Representação Parlamentar do PPM) Senhora Presidente

Leia mais

ditadura do Estado Novo, integrando movimentos de oposição

ditadura do Estado Novo, integrando movimentos de oposição y VOTO DE PESAR Pelofalecimento de Mário Soares Mário Soares é uma personalidade incontornável da Democracia Portuguesa e da História de Portugal do século XX. Foi um vigoroso defensor da liberdade, da

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974)

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974) EXAME HISTÓRIA A 2ª FASE 2010 página 1/7 GRUPO II PORTUGAL: DA POLÍTICA COLONIAL À POLÍTICA DE COOPERAÇÃO (DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX À ACTUALIDADE) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:

Leia mais

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1910/ /1915)

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1910/ /1915) Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1910/1911-1915/1915) Natural de Ponta Delgada (1843) faleceu em Lisboa (1924). Escritor e político português. Poeta, ensaísta, historiador, filósofo e folclorista. Foi

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Senhoras e senhores Deputados; Senhor Presidente; Senhores membros do Governo;

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Senhoras e senhores Deputados; Senhor Presidente; Senhores membros do Governo; Nº 271 P.º 50.04.02 Data : 19/03/2002 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Senhoras e senhores Deputados; Senhores membros do Governo; Finalmente à direita. Portugal foi a votos

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Nº 12 Abril 2017 BMPS

Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Nº 12 Abril 2017 BMPS Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Nº 12 Abril 2017 BMPS A Fábula dos Feijões Cinzentos : 25 de abril, como quem conta um conto José Vaz Ilustrações de Elsa Navarro Campo das Letras 2000 O tesouro

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

FICHA DE TRABALHO - 4

FICHA DE TRABALHO - 4 FICHA DE TRABALHO - 4 HISTÓRIA 12º ANO DE ESCOLARIDADE NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO POSTO DE COMANDO DO M.F.A. ALUNO: Nº: TURMA: OBSERVA A EXPOSIÇÃO, RECOLHE MAIS INFORMAÇÃO E RESPONDE: 1. O POSTO DE COMANDO

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA REEDIÇÃO DO LIVRO PORTUGAL AMORDAÇADO DE MÁRIO SOARES FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 18 DE ABRIL DE 2017 Mário Soares deixou-nos

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO A situação existente em Portugal e no mundo durante o período da vida de Alfredo Dinis ficou marcada pela luta abnegada dos povos e dos trabalhadores, no sentido de melhorarem as suas

Leia mais

Prova Escrita de História e Geografia de Portugal

Prova Escrita de História e Geografia de Portugal PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de História e Geografia de Portugal 6º Ano de Escolaridade Prova 05 / 2.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 90 minutos.

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE. É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com

UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE. É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com mentiras sucessivas e sem ter qualquer visão para o futuro,

Leia mais

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia Lutas e processo de independência Patrícia Albano Maia Crises na Europa Crise do Antigo Regime Absolutismo Mercantilismo Sociedade Estamental Crise do antigo sistema Colonial Metalismo Monopólio Balança

Leia mais

REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA

REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA REFERENDO NACIONAL 23 Outubro 1998 Sala D. Maria da Assembleia da República TEMPOS ATRIBUÍDOS Aos partidos políticos, coligações eleitorais e grupos de cidadãos eleitores com intervenção legalizada na

Leia mais

Eleição para a Assembleia da República

Eleição para a Assembleia da República Eleição para a Assembleia da República 1999 TEMPOS DE ANTENA SORTEIO 20 de Setembro de 1999 Comissão Nacional de Eleições Assembleia da República LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA O MFA

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA O MFA 1. O MFA e a eclosão da revolução Causas: - Ditadura - Guerra colonial - (jul.1973) Movimento dos Capitães: movimento corporativo contra a ascensão dos oficiais milicianos ao quadro permanente do exército

Leia mais

DISCURSO DO PRESIDENTE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. Exmos Vereadores da Câmara Municipal de Alcochete

DISCURSO DO PRESIDENTE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. Exmos Vereadores da Câmara Municipal de Alcochete DISCURSO DO PRESIDENTE ASSEMBLEIA MUNICIPAL Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal Exmos Vereadores da Câmara Municipal de Alcochete Exmos senhores presidentes das juntas de freguesia Alcochete, Samouco

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA EVOCATIVA DO 25 DE ABRIL. Salão dos Bombeiros e da Música, 24 de Abril de 2017, 21 horas

SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA EVOCATIVA DO 25 DE ABRIL. Salão dos Bombeiros e da Música, 24 de Abril de 2017, 21 horas SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA EVOCATIVA DO 25 DE ABRIL Salão dos Bombeiros e da Música, 24 de Abril de 2017, 21 horas Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça Mário

Leia mais

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA O MFA

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA O MFA 1. O MFA e a eclosão da revolução Causas: - Ditadura - Guerra colonial - (jul.1973) Movimento dos Capitães: movimento corporativo contra a ascensão dos oficiais milicianos ao quadro permanente do exército

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

das Juntas de Freguesia do Concelho, estimado público aqui presente. Os acontecimentos registados na Assembleia Municipal extraordinária de

das Juntas de Freguesia do Concelho, estimado público aqui presente. Os acontecimentos registados na Assembleia Municipal extraordinária de Sr. Presidente da Câmara, Srs. Vereadores, Srs. Deputados, Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, estimado público aqui presente. Os acontecimentos registados na Assembleia Municipal extraordinária

Leia mais

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VIMIOSO QUADRIÉNIO DE 2013/2017 ATA NÚMERO NOVE

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VIMIOSO QUADRIÉNIO DE 2013/2017 ATA NÚMERO NOVE S. R. ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VIMIOSO QUADRIÉNIO DE 2013/2017 ATA NÚMERO NOVE ------- ATA DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VIMIO- SO, REALIZADA NO DIA VINTE E CINCO DE ABRIL DE DOIS MIL E QUIN-

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro PROJECTO CURRICULAR DE DISCIPLINA ANO LECTIVO 2015/2016 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

Para uns sim, para outros não. Devem ser os alunos a decidir se a Educação Física cont...

Para uns sim, para outros não. Devem ser os alunos a decidir se a Educação Física cont... Página 2 de 7 EDUCAÇÃO Para uns sim, para outros não. Devem ser os alunos a decidir se a Educação Física conta para entrar na universidade HÁ 2 HORAS 4 Parlamento vota amanhã projetos de resolução do Bloco

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) Manifesto da AIB Plínio Salgado Fixação 1) (UFV) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização

Leia mais

Bem-vindos a esta casa que Almeida Santos soube

Bem-vindos a esta casa que Almeida Santos soube Senhor General Ramalho Eanes, Senhora Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunen, Senhor Professor Adriano Moreira, Senhor Professor Francisco Louçã, Senhoras e Senhores Deputados, permitam-me que cumprimente

Leia mais

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Em fala em seminário, o ex-presidente agradeceu à imprensa internacional pela cobertura que está fazendo da crise política Postado por Agência PT,

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

MOÇÃO. O 25 de Abril

MOÇÃO. O 25 de Abril MOÇÃO O 25 de Abril Primeiro subscritor: José Russo (CDU) Acabámos de comemorar 28 anos sobre a data que assinala as mais profundas transformações na vida do povo português na segunda metade do século

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA. Prova Escrita de Português NOME: Nº: GRUPO I

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA. Prova Escrita de Português NOME: Nº: GRUPO I ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA 12º Prova Escrita de Português NOME: Nº: GRUPO I Leia o texto com muita atenção e depois responda de uma forma clara e objectiva: vago e nebuloso.

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

Noticias Diário de Noticias

Noticias Diário de Noticias Noticias 12-12-2012 Diário de Noticias - POR DESPEDIMENTO : Passos confirma indemnizações de 12 dias por ano - Mais de 400 mil vão ser chamados a pagar multa do selo do carro - ABEBE SELASSIE : Sacrifícios

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA A

8. PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA DÉCADA DE 80 PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA A 2. A radicalização das oposições e o sobressalto político de 1958 - Derrota das ditaduras (fim da II Guerra Mundial) cria expetativas de abertura democrática - Salazar tem de dar a ilusão de abertura política

Leia mais

Grândola Vila Morena

Grândola Vila Morena Grândola Vila Morena 1 Em 1964 José Afonso recebeu um convite da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG) - também conhecida por Música Velha -, assinado por José da Conceição, ligado

Leia mais

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS EXMOS SENHORES DEPUTADOS AGORA ELEITOS E EMPOSSADOS

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS EXMOS SENHORES DEPUTADOS AGORA ELEITOS E EMPOSSADOS EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS EXMOS SENHORES VEREADORES EXMOS SENHORES DEPUTADOS AGORA ELEITOS E EMPOSSADOS EXMOS SENHORES PRESIDENTES DE JUNTA DE FREGUESIA E UF EXMAS AUTORIDADES

Leia mais

IX Semana dos Direitos 2019 Sessão Plenária Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

IX Semana dos Direitos 2019 Sessão Plenária Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens IX Semana dos Direitos 2019 Sessão Plenária Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens Exmos. Senhores Deputados Regionais Exma. Senhora Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

Leia mais

Declaração Política. 25 de Abril de 1974, o dia que mudou o país

Declaração Política. 25 de Abril de 1974, o dia que mudou o país Declaração Política 25 de Abril de 1974, o dia que mudou o país Estamos a poucos dias de comemorar uma das datas mais marcantes da História recente de Portugal. Um dia que permitiu ao país, pela mão dos

Leia mais