TECNOLOGIA FEITA FÁCIL SISTEMA ONLY HOTEL. Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA FEITA FÁCIL SISTEMA ONLY HOTEL. Apresentação"

Transcrição

1

2 Apresentação O sistema ONLY HOTEL é um sistema de controlo de iluminação, estores, climatização e som ambiente concebido especialmente para hotéis. O sistema pode ser usado para o controlo dos quartos, salas de conferências, salas de massagens, ginásios e zonas comuns e inclui a aparelhagem de manobra com painéis tácteis ou botões de pressão com grafismo personalizado. A ligação ao sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) permite a gestão de todos os parâmetros relevantes bem como a visualização do estado de todas as variáveis. O sistema ONLY HOTEL é totalmente personalizado permitindo soluções escalonadas feitas à medida de cada hotel. O protocolo de comunicação ONLY é aberto, portanto disponibilizado a custo zero, para total liberdade na integração com outros sistemas. O sistema ONLY HOTEL foi concebido para maior conforto dos clientes, maior economia de exploração e flexibilidade na gestão técnica do edifício.

3 Controlo de quartos O sistema ONLY HOTEL para o controlo do quarto consiste em módulos de comutação e/ou regulação de iluminação, estores, climatização e som que são comandados por painéis com sensores tácteis ou botões de pressão com grafismo personalizado, que substituem os tradicionais interruptores. É assim possível o controlo das luzes, estores, climatização e som no mesmo ponto de comando, permitindo por exemplo que o cliente controle as luzes e o ar condicionado de qualquer ponto do quarto. Obviamente que é necessário que o painel usado tenha os botões tácteis ou teclas de pressão necessários. É possível detectar a ocupação real do quarto através de um contacto magnético na porta e um ou 2 detectores de movimento dento do quarto ou WC: com o cartão introduzido no leitor, uma sequência PORTA MOVIMENTO quer dizer que o utilizador entrou no quarto, enquanto uma sequência MOVIMENTO PORTA quer dizer que o cliente saiu do quarto. Neste último caso o quarto será desligado mesmo que o cartão esteja no leitor. Se por exemplo ainda ficou alguém dentro do quarto a dormir, mal seja detectado movimento o quarto é imediatamente reposto no estado que estava quando o outro utilizador saiu do quarto. Consegue-se assim uma redução muito significativa de custos com climatização. Controlo de iluminação e estores O controlo de iluminação pode incluir comutação on/off e/ou regulação de fluxo, tanto com comando tradicional como por cenários (combinação de estados e níveis). A GTC pode definir o cenário de iluminação e posição do estore que será automaticamente seleccionado ao introduzir o cartão à chegada do cliente. Na GTC fica ainda disponível a informação se o cliente está no quarto ou não (cartão introduzido ou não) bem como qualquer violação ou avaria do sistema. Os estores também podem ser controlados de forma individual a partir da GTC. A temporização da iluminação à saída do quarto está também garantida.

4 Controlo de climatização O controlo de climatização do quarto é feito com um controlador do ventilo convector que recebe a informação da temperatura actual de um dos comandos ONLY do quarto. A sonda térmica pode estar está incluída num dos comandos da iluminação. Está obviamente prevista a entrada para o sensor de janela para desligar a climatização quando se abre a mesma. A GTC pode definir todos os parâmetros da climatização, nomeadamente: - temperatura mínima e máxima do quarto mesmo sem ocupação - temperatura ideal quando o cliente está no quarto - máximo desvio permitido ao cliente - ciclos permitidos (frio, quente ou ambos) - histerese para inversão do ciclo da máquina A GTC pode ainda ligar a climatização do quarto antes do cliente lá chegar ou desligar a climatização por exemplo quando o quarto se encontra desocupado. Ao sair do quarto, a climatização é imediatamente desligada, mesmo que haja temporização da iluminação, de forma a reduzir custos. A temperatura alvo é automaticamente reposta para o valor definido pelo hotel ao retirar o cartão do quarto. Som ambiente O sistema do quarto pode ser completado com som ambiente que pode ter como fonte a televisão, sintonizador FM local, entrada local e entrada remota. O sistema permite o controlo de volume independente para 2 zonas (ex. quarto e casa de banho) com controlo de graves, agudos e Loudness, com limitação de volume programável.

5 Controlo de zonas comuns O sistema ONLY HOTEL permite o controlo e visualização do estado da iluminação, estores, climatização e som ambiente das zonas comuns do hotel através da GTC. Iluminação e estores O controlo de iluminação das zonas comuns pode ser feito manualmente ou por calendarização na GTC ou ainda por detecção de movimento, com ou sem regulação de fluxo. Com regulação, obtém-se resultados de poupança de energia significativos, mantendo-se a iluminação no mínimo quando não há necessidade. O controlo de iluminação pode ser associado a detectores de movimento ou presença ou à imagem de câmaras de vídeo vigilância do sistema EXVA, podendo ligar-se ou aumentar-se a iluminação quando há detecção de movimento no espaço, podendo ainda ser gerados alarmes em caso de detecção de movimento em determinadas zonas com calendarização a espaços de 15 minutos. Por exemplo, a zona da piscina pode ser protegida das 20:00 às 07:00 da manhã, sendo automaticamente gerado um alarme (luz, indicação sonora, mensagem por , popup no ecrã, etc.) se for detectado qualquer movimento durante esse período. Climatização A temperatura das zonas comuns também pode ser controlada através de controladores de ventilo convectores ONLY ligados à GTC com sondas térmicas instaladas em cada espaço.

6 Som ambiente A solução de som para zonas comuns pode ser de vários tipos, nomeadamente recorrendo a colunas e amplificadores de 100V ou com colunas de baixa impedância com mini amplificadores acoplados. Propõem-se vários tipos de fonte e ainda a possibilidade de juntar posteriormente um sistema de evacuação ajudada por voz. Muito importante num sistema de som ambiente é a regulação automática do nível de som, fundamental para um som agradável. A ONLY tem para tal uma solução única no mercado. Controlo de salas de conferências Para as salas de conferências o sistema ONLY HOTEL permite a configuração dinâmica das salas tanto a partir da GTC como de comandos locais. Esse controlo pode incluir iluminação, telas de projecção, cortinados ou estores, som e climatização. Iluminação e estores As salas de conferências são frequentemente de configuração múltipla. Para maior comodidade e eficiência, a GTC pode configurar a iluminação de cada sala de acordo com o layout escolhido, associando ou separando grupos de luminárias de acordo com as necessidades. Cenários de iluminação permitem uma rápida adaptação da iluminação e demais sistemas ao momento da conferência.

7 Climatização As salas de conferências podem ter o controlo da temperatura localmente, sempre com parâmetros e limites estabelecidos pela GTC. O controlo pode ser integrado nos painéis de controlo da iluminação. Som ambiente As salas de conferências podem ter sistemas de conferências ligados ao sistema de som da sala com controlo independente para cada zona. SPA e salas de tratamento O SPA e salas de tratamento podem ter também o controlo de iluminação e climatização controlados pela ONLY com ligação à GTC. Para as salas de tratamento a ONLY propõe um sistema de som local para cada sala com 2 entradas locais e 1 entrada ligada ao som geral do SPA, sendo o design da unidade de som igual a comando de iluminação e climatização.

8 Conceito técnico O sistema ONLY HOTEL assenta num bus de comunicação com protocolo próprio e aberto que permite a comunicação entre os vários módulos do sistema e com a GTC. Este bus está isolado em vários pontos para que não haja propagação de defeitos entre as várias partes. No caso em que vários quadros se combinam para uma só ligação à GTC, distinguem-se o Bus da Coluna Montante, o Bus de cada Quadro de piso, o Bus de cada Piso e o Bus de cada Quarto. Assim por exemplo se houver uma avaria no bus de um piso, o resto do hotel não é afectado, nem mesmo os quartos desse piso. A ONLY propõe várias soluções de ligação à GTC que se adaptam a vários tipos e dimensão de hotel. Nesse sentido, pode haver uma só ou várias ligações do bus ONLY à GTC e esta ligação pode ser feita de várias maneiras e utilizando vários sistemas: - ligação do bus ONLY de um ou vários pisos por adaptador(es) Ethernet - ligação do bus ONLY de um ou vários pisos por adaptador(es) RS232 A visualização e controlo do hotel pode ser feita a partir de um software ONLY autónomo ou integrada num software de gestão mais abrangente, permitindo o mesmo tipo de funcionalidades de uma maneira ou outra.

9 COMANDO COMANDO COMANDO COMANDO Bus de quarto Bus coluna montante Bus de quadro Quadro Quarto Quadro Quarto Bus de piso Quadro de Piso COMANDO COMANDO COMANDO COMANDO Bus de quarto Bus de quadro Quadro Quarto Quadro Quarto Bus de piso Quadro de Piso

10 O bus da coluna montante permite a comunicação entre todos os quadros de piso, parciais ou principais. De cada quadro de piso sai um bus de piso que permite a comunicação entre o quadro de piso e os quadros dos quartos. QUADRO DE QUADRO DE QUADRO DE Bus de piso QUADRO DE PISO QUADRO DE QUADRO DE QUADRO DE Bus de piso Bus coluna montante QUADRO DE PISO Cada quadro de piso tem um isolador de bus à entrada e outro à saída. Dentro dos quadros de piso existe um bus de quadro que interliga os módulos do quadro. Bus de quadro Bus coluna montante ALIMENTADOR = SAÍDAS E ENTRADAS SAÌDAS E ENTRADAS ISOLADOR Bus de piso

11 Em cada quarto é criado um bus de quarto, independente do bus de piso, para a comunicação entre os módulos do quarto. MÓDULOS COMANDO Bus de piso 6A CONTROLADOR DE CONTROLADOR DE AVAC CO-HIN Bus de quarto Num ou mais pontos da instalação pode fazer-se uma ligação à GTC, tanto através de autómatos como através da rede informática, usando para tal um adaptador BUS-RS232 ou BUS-ETHENRNET. ADAPTADOR AUTÓMATO CARTA RS232 CABO RS232 BUS ONLY Com esta estrutura de bus, o sistema ONLY HOTEL apresenta uma robustez muito grande pois cada segmento de bus é galvanicamente isolado dos restantes, evitando que uma avaria num quarto tenha influência no resto do hotel.

12 Equipamentos A ONLY tem a seguinte gama de produtos específicos para quartos de hotel: Nome Descrição Montagem D-ROOMCTRL Controlador de quarto com 8 x On/Off e 3 entradas Calha DIN com alimentador de bus para quarto D-ACCTRL Controlador de ventilo convector Calha DIN D-SHUCTRL Comando de 1 estore Calha DIN CO-HIN Comando de entradas para teclados Caixa funda OT-HS Painel táctil com até 9 sensores CO-HIN OT-TS Painel táctil com até 9 sensores e sonda térmica CO-HIN OC-H4B Teclado de 4 botões de pressão CO-HIN Todos os outros produtos da ONLY podem ser combinados no sistema de hotel, não se listando aqui por serem mais de 100 referências. PF consultar a ONLY para soluções mais completas, nomeadamente com som ambiente. Para os quadros de piso a ONLY tem a seguinte gama de produtos: Nome Alimentação Função D-FDRV 230V~ Alimentador de bus de piso com ligação para coluna montante D-BUSCPL 230V~ Acoplador de 2 troços de bus com isolamento galvânico D-8OUT-3IN 230V~ Módulo on/off 8x10A D-010V 230V~ Módulo regulador de fluxo 0-10V D-FTC2E 230V~ Adaptador de bus para ETHERNET S-FCT V~ Adaptador de bus para RS232

13 Sistema de quarto O sistema ONLY HOTEL para o controlo dos quartos pode ser instalado autonomamente, mesmo sem ligação à GTC. Do ponto de vista de comutação, o sistema pode ser centralizado ou distribuído. Quer isto dizer que tanto se pode comutar as cargas centralmente num quadro eléctrico como se pode comutar as cargas nos pontos de comando. Comutação Centralizada Comutação Distribuída Obviamente, também é possível fazer uma comutação mista, fazendo-se parte da comutação no quadro e parte nos comandos distribuídos. A solução mais adequada é baseada num controlador de quarto D-ROOMCTRL que controla os sistemas do quarto e faz a interligação ao bus de piso. Esta unidade pode fazer a comutação ON/OFF de até 8 circuitos de iluminação e cria um bus de quarto que interliga os equipamentos do quadro e os comandos distribuídos que se situam tipicamente na entrada do quarto, na entrada da casa de banho e na cabeceira da cama. Nota importante: Uma vez que os comandos tácteis ou teclados ONLY têm teclas com gráficos explicativos da respectiva função, é conveniente estes serem instalados a 1.5 m do solo para permitir a sua correcta visualização. Isto não se aplica obviamente aos comandos de cabeceira. Um esquema típico de um quarto de hotel está ilustrado nas páginas seguintes.

14 Fase do contactor Janela L N Q J C Q N L Q B N L D-ACCTRL D-SHUCTRL D-ROOMCTRL C Porta Movimento Chave Comando contactor Ar condicionado VQ VF V1 V2 V3 CM M Painel Táctil OTC-TS B N L Painel Táctil OTC-HS B N L

15 Esquema de quadro do quarto single DO Q.G.P. FRIGO BAR COFRE CONTACTO CARTÃO CONTACTO PORTA DETECTOR MOVIMENTO ILUMINAÇÃO ENTRADA ILUMINAÇÃO LAVATÓRIO ILUMINAÇÃO WC ILUMINAÇÃO 1 ILUMINAÇÃO 2 ILUMINAÇÃO CABECEIRA ILUMINAÇÃO CABECEIRA ILUMINAÇÃO VARANDA COMANDO CONTACTOR CONTACTO JANELA AVAC BAIXA VELOCIDADE AVAC MÉDIA VELOCIDADE AVAC ALTA VELOCIDADE AVAC VÁLVULA QUENTE AVAC VÁLVULA FRIO COMANDOS TÁCTEIS C/ BUS Q BLACK-OUT ABRIR BLACK-OUT FECHAR TUG TUG WC Nota: a linha de bus tem de passar no interruptor diferencial por ser também uma linha activa D-ROOMCTRL (5M) D-ACCTRL (2M) D1SHU (2M) e pelo facto da corrente de retorno do bus ir pelo neutro. bus Q 1x10A 1x10A 1x16A 1x16A 1x6A 1x10A 1x10A 1x6A 1x10A do contactor 2x10A bus B 4x25A 30mA L,N,B

16 TUG TWC RES. contacto cartão Q B N L N Q CJ A1 1 TUG TWC RES. CP BE CC C D-ROOMCTRL D-ACCTRL VQ VF V1 V2 V3 L CONTACTOR A2 2 16A 16A 16A ventiloconvector BUS PISO FRIG TV RES. L N N IL1 IL2 AVAC ONLY CONT. FRIG TV RES DIFERENCIAL N 10A 10A 6A 10A 16A 16A 16A 16A Bus N L para comandos quarto

17 Zonas comuns Para as zonas comuns, o controlo da iluminação e climatização é feito com módulos de saídas e entradas instalados no quadro eléctrico. Somente as sondas térmicas, com ou sem possibilidade de controlo, são instaladas em caixa de aparelhagem nos locais convenientes para uma medida correcta da temperatura. Tipicamente, uma sonda térmica deve ser instalada a cerca de 1.5 metros do solo. O comando dos circuitos pode ser feito a partir da GTC, por detectores de movimento ou presença ligados a entradas ONLY e/ou por comandos instalados na parede. Os equipamentos para controlo das zonas comuns devem estar ligados ao bus de piso. Bus de quadro Bus coluna montante = ALIMENTADOR SAÌDAS E ENTRADAS SAÌDAS E ENTRADAS ISOLADOR Bus de piso Sonda térmica OTC-HT-DC B N L Sonda térmica OTC-HT-DC B N L L N B CJ CMD L N B CJ CMD D-ACCTRL M D-ACCTRL M

18

04-05-2010. Propósito. A ONLY foi criada com o objectivo de fornecer soluções de domótica simples para edifícios. ONLY 2010

04-05-2010. Propósito. A ONLY foi criada com o objectivo de fornecer soluções de domótica simples para edifícios. ONLY 2010 ONLY 2010 Propósito A ONLY foi criada com o objectivo de fornecer soluções de domótica simples para edifícios. 1 Integração A ONLY integra: Segurança Automação Climatização Som ambiente Exemplo: Um botão

Leia mais

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO AUTOMAÇÃO SEGURANÇA SOM SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 EQUIPAMENTOS... 4 CONTROLOS E INDICAÇÕES... 5 CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DO OTC-CLIMA... 6 1. Ajuste de data

Leia mais

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto Sistema de domótica flexível para eficiência energética, segurança e conforto AO RITMO DA SUA FAMÍLIA CONTROLO TOTAL DA SUA CASA 3 SAIR PARA O TRABALHO RAPIDAMENTE! Active o cenário Sair de casa. O sistema

Leia mais

Sistema Modular Wireless

Sistema Modular Wireless Sistema Modular Wireless SEM PILHAS Enjoy a new lifestyle feeling! Bom dia! Este é o meu perfeito despertar! A iluminação entra suavemente no quarto, enquanto o dimmer temporizado aumenta gradualmente

Leia mais

sistema Com esta pode-se criar um sistema ajustado às necessidades dos clientes bem como aos seus estilos de vida.

sistema Com esta pode-se criar um sistema ajustado às necessidades dos clientes bem como aos seus estilos de vida. sistema O nosso inovador sistema utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência distribuída, utilizando para o efeito, comunicações baseadas em CAN desenhadas para sistemas críticos. É um sistema revolucionário

Leia mais

Eunice CRUZ Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios

Eunice CRUZ Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios Eunice CRUZ Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios Introdução à Solução de Gestão de Iluminação Legrand MUNDO MAIS VERDE... MUNDO MAIS VERDE... MUNDO MAIS VERDE... As práticas

Leia mais

Capacidades do Sistema

Capacidades do Sistema Capacidades do Sistema O dispositivo de Interface Modbus da Toshiba é capaz de monitorizar e controlar as funções de controlo dos sistemas de Ar Condicionado a ele ligados. Função Coniguração Monitor ON/OFF

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

ONLY formação técnica. Os sistemas ONLY Os produtos As funcionalidades Pormenores de instalação Resolução de problemas

ONLY formação técnica. Os sistemas ONLY Os produtos As funcionalidades Pormenores de instalação Resolução de problemas ONLY 2008 ONLY formação técnica Os sistemas ONLY Os produtos As funcionalidades Pormenores de instalação Resolução de problemas Agenda: Sistemas ONLY Automação Características Classes de produtos Actuadores

Leia mais

SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA JAVIER SEGOVIA DIRECTOR ESPANHA E PORTUGAL, LUTRON SÓNIA VIEGAS ENG.ª DE INTEGRAÇÃO SISTEMAS Em 1959, Joel S. Spira, fundador da empresa inventa o regulador de estado

Leia mais

Módulo de Alimentação de Controlo do Motor LQSE-4M-D Controlador de Motor CA 4 saídas. Unidade do. Painel de parede seetouch QSR.

Módulo de Alimentação de Controlo do Motor LQSE-4M-D Controlador de Motor CA 4 saídas. Unidade do. Painel de parede seetouch QSR. LUTRON Módulo de de Controlo do Motor Controlador de Motor CA 4 saídas Módulo de de Controlo do Motor O módulo de alimentação de controlo do motor consiste numa interface que disponibiliza a integração

Leia mais

Controlo de iluminação local multifuncional

Controlo de iluminação local multifuncional Controlo de iluminação local multifuncional I Controlo de iluminação local multifuncional A nível mundial, sensivelmente 20 % do consumo total de energia diz respeito à iluminação. Dependendo do tipo de

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

Independentemente se a sua casa é Tipo 1 ou Tipo 10, ela pode ter um cérebro, as soluções da control4 são ideais para novas construções ou casas já

Independentemente se a sua casa é Tipo 1 ou Tipo 10, ela pode ter um cérebro, as soluções da control4 são ideais para novas construções ou casas já SMART HOME Independentemente se a sua casa é Tipo 1 ou Tipo 10, ela pode ter um cérebro, as soluções da control4 são ideais para novas construções ou casas já existentes. VIVER A VIDA, AUTOMATICAMENTE

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt SISTEMA AUTOMAÇÃO DE AUTOMAÇÃO SEGURANÇA SOM MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... EQUIPAMENTOS... Princípio de funcionamento... 5 RAMAÇÃO... 6 ESCOLHA DO COMANDO PARA BOTÕES... 6 ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos Onde estão as cópias de segurança das chaves? Quem foi a última pessoa a utilizar o carro? Quando foi a última vez que o técnico esteve na cave? RFid

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

Programas informáticos de aplicação Tebis

Programas informáticos de aplicação Tebis 5 Programas informáticos de aplicação Tebis Descrição dos produtos de entrada RF Referência do produto Designação do produto TR302 A / B 2 entradas a encastrar na pilha / sector RF TR304 A / B 4 entradas

Leia mais

Design & Funcionalidade

Design & Funcionalidade Evo Domo Evo Immo Design & Funcionalidade do monitor de vídeo Imagem de elevada qualidade Grande écran LCD a cores Interface mãos-livres Ajuste dos diferentes parâmetros num abrir e fechar de olhos : Contraste

Leia mais

Sistema de chamadas e de alarme por voz Plena da Bosch O caminho mais rápido para a segurança

Sistema de chamadas e de alarme por voz Plena da Bosch O caminho mais rápido para a segurança Sistema de chamadas e de alarme por voz Plena da Bosch O caminho mais rápido para a segurança 2 Sistema de chamadas e de alarme por voz Plena da Bosch O caminho mais rápido para a segurança A gama de sistemas

Leia mais

Esquemas. & diagramas. caderno 3

Esquemas. & diagramas. caderno 3 Esquemas & diagramas caderno 3 Regimes de neutro Norma IEC 60364 A norma IEC 60364 é a norma padrão internacional definida pelo International Electrotechnical Commission relativamente a instalações eléctricas

Leia mais

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação A generalidade das empresas necessitam de controlar o seu ambiente interior, tanto em termos de condições térmicas como de qualidade do ar, por diferentes motivos como bem estar e segurança das pessoas,

Leia mais

Excellum2. A gestão da iluminação sem esforço

Excellum2. A gestão da iluminação sem esforço Excellum2 A gestão da iluminação sem esforço Excellum2: A gestão da iluminação sem esforço O sistema de regulação de iluminação Excellum2 faz com que a sua instalação tenha o desempenho ideal. Pode controlar

Leia mais

Protecção contra sobretensões. Descarregadores de sobretensões

Protecção contra sobretensões. Descarregadores de sobretensões Protecção contra Descarregadores Protecção contra As podem muitas vezes causar danos irreparáveis nas instalações eléctricas, bem como, nos equipamentos eléctricos e electrónicos. Os descarregadores são

Leia mais

Proudly made in Portugal. Dossier de Produto DP MGS P 04/2007 Sinta a Sua Segurança. O Sistema de Segurança MasterGuardian MGS foi concebido para proporcionar segurança, tranquilidade e conforto aos seus

Leia mais

Software de aplicação Tebis

Software de aplicação Tebis 5 Software de aplicação Tebis TL304C V 1 x 4 entradas TL310A V 1 x 10 entradas TL302B V 1 x 2 entradas TL304B V 1 x 4 entradas Referência do produto TXA304 TXA310 TXB302 TXB304 Descrição Módulo 4 entradas

Leia mais

Controlador do Grupo do Motor QS QSE-CI-4M-D Controlador de Motor CA 4 Saídas. Unidade Energi Savr NodeTM. Painel de parede seetouch QSR.

Controlador do Grupo do Motor QS QSE-CI-4M-D Controlador de Motor CA 4 Saídas. Unidade Energi Savr NodeTM. Painel de parede seetouch QSR. LUTRON LUTRON R Controlador do Grupo do Motor QS QSE-CI-4M-D Controlador de Motor CA 4 Saídas Controlador do Grupo do Motor QS O controlador do grupo do motor QS consiste numa interface que disponibiliza

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt SISTEMA AUTOMAÇÃO DE SOM SEGURANÇA SOM MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 OTC-FMC-LCD e OTC-FM2Z-LCD... 4 Controlos e indicações... 5 Ligar /Desligar... 5 Controlo do volume... 5 Sintonizador

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA GPC

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA GPC SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GPC 01 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO V GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

Leia mais

Edifícios. Variação de Velocidade com o PumpDrive. Eficiência em Acção.

Edifícios. Variação de Velocidade com o PumpDrive. Eficiência em Acção. Edifícios Variação de Velocidade com o PumpDrive. Eficiência em Acção. 2 Vantagens Bombas controladas - planeamento controlado. Com o PumpDrive da KSB. Nos anos mais recentes as exigências profissionais

Leia mais

Software para a gestão dos chillers SEQUENCIADOR RHOSS

Software para a gestão dos chillers SEQUENCIADOR RHOSS 104 Software para a gestão dos chillers SEQUENCIADOR RHOSS Gestão de vários chillers em paralelo hidráulico Gestão do modo Verão/Inverno nas bombas de calor Gestão set-point do sistema Gestão dos parâmetros

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

DOMÓTICA CONTROLO INTEGRADO Segurança Iluminação Som e Imagem Eficiência Energética

DOMÓTICA CONTROLO INTEGRADO Segurança Iluminação Som e Imagem Eficiência Energética DOMÓTICA CONTROLO INTEGRADO Segurança Iluminação Som e Imagem Eficiência Energética A DECORDIGITAL - 1 A DECORDIGITAL é uma empresa portuguesa dedicada à consultoria, desenvolvimento de projetos, fornecimento

Leia mais

Serviço duplo Theta BFC, SGE, SGS para capacidade de aquecimento de 20/30/40 kw

Serviço duplo Theta BFC, SGE, SGS para capacidade de aquecimento de 20/30/40 kw Serviço duplo heta BFC, SGE, SGS para capacidade de aquecimento de 20/30/40 kw Módulo para aquecimento através da instalação de água quente para uso doméstico Serpentina de placas com bomba de AQS, válvula

Leia mais

Biblioteca de aplicações

Biblioteca de aplicações Biblioteca de aplicações Observação: as descrições que se seguem mostram as ligações que permitem aceder à aplicação correspondente. Se o software Zelio Soft 2 estiver instalado, clique uma vez na ligação

Leia mais

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos SOFTWARE Fácil utilização. Ambiente Windows XP Profissional. Controle individual dos operadores com diferentes níveis de acesso. Registo de todas as entradas, pagamentos, saídas e de anomalias. Informação

Leia mais

Sistema de chamadas Plena Easy Line A gestão fácil do som

Sistema de chamadas Plena Easy Line A gestão fácil do som Sistema de chamadas Plena Easy Line A gestão fácil do som 2 Sistema de chamadas Plena Easy Line O caminho prático para sistemas de chamadas de qualidade Fácil de usar com legendagem de zonas e indicadores

Leia mais

Versão 1.02. Manual. Neocontrol Soluções em Automação LTDA www.neoc.com.br

Versão 1.02. Manual. Neocontrol Soluções em Automação LTDA www.neoc.com.br Versão 1.02 Manual Neocontrol Soluções em Automação LTDA www.neoc.com.br Índice 1. Descrição do Equipamento... 3 2. Princípio de Funcionamento... 4 2.1 Operação... 4 2.2 Configuração de Cenas... 4 2.2.1

Leia mais

UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta

UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta UPS Uma UPS é um dispositivo que, quando em funcionamento correcto, ajuda a garantir que a alimentação dos equipamentos que estão a ela ligados, não sejam perturbados, fornecendo energia, através de uma

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

CDP. Desumidificação de ar para piscinas

CDP. Desumidificação de ar para piscinas CDP Desumidificação de ar para piscinas Desumidificação eficiente para ambientes agressivos Em piscinas, spas, zonas de chuveiros a ginásios onde a humidade relativa é elevada e as condensações podem reduzir

Leia mais

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7 Página Referência do modelo 3 Especificações 4 Antes de usar 5, 6 Peças e acessórios 7 Instalação 8, 9 Modo de operação para modelos mecânicos Modo de operação para modelos electrónicos 10, 11 12, 13 Drenagem

Leia mais

Com este televisor LED, vai poder desfrutar de uma experiência magnífica, enquanto assiste aos seus programas favoritos, ou vê um filme em família.

Com este televisor LED, vai poder desfrutar de uma experiência magnífica, enquanto assiste aos seus programas favoritos, ou vê um filme em família. LE D TV Com este televisor LED, vai poder desfrutar de uma experiência magnífica, enquanto assiste aos seus programas favoritos, ou vê um filme em família. Estes fornecem imagens realistas com cores profundas,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Relógios de Ponto, Controle de Acessos e Gestão de Rondas. Tecnologia de Proximidade (sem contacto)

Relógios de Ponto, Controle de Acessos e Gestão de Rondas. Tecnologia de Proximidade (sem contacto) Relógios de Ponto, Controle de Acessos e Gestão de Rondas Tecnologia de Proximidade (sem contacto) A gama de produtos EuroTime para controle de presenças utiliza a tecnologia de proximidade (também designada

Leia mais

Substituição de Alarmes de Fumo

Substituição de Alarmes de Fumo Alarmes Funcionais Os Alarmes de Fumo Salvam Vidas A maioria dos incêndios fatais em residências acontece durante a noite, quando as pessoas estão a dormir. Contrariamente à crença popular, o cheiro do

Leia mais

The art of handling. Energia

The art of handling. Energia The art of handling Energia A arte em eficiência energética através do manuseio do ar Devido ao aumento constante dos preços da energia e da necessidade de proteger o meio ambiente, está se tornando cada

Leia mais

Telegestão energética

Telegestão energética . Gestor energético Telegestão energética. Gestor energético Tecnologia para a eficiência energética . Gestor energético Telegestão Energética Na CIRCUTOR, dedicámos mais de 35 anos ao fabrico e distribuição

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

PRS 9. Instruções de funcionamento 810549-00 Programador PRS 9

PRS 9. Instruções de funcionamento 810549-00 Programador PRS 9 PRS 9 Instruções de funcionamento 810549-00 Programador PRS 9 1 Dimensões/Componentes 128.5 169 30.01 (6TE) Fig. 1 A B C D E I H G J F MAX 70 C Fig. 2 MAX 95 % 2 Legenda A B C D E F G H I J Selector S1

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Atenção. Conteúdo da embalagem. Especificações SWEEX.COM. SC002 Sweex 5.1 PCI Sound Card

Versão Portuguesa. Introdução. Atenção. Conteúdo da embalagem. Especificações SWEEX.COM. SC002 Sweex 5.1 PCI Sound Card SC002 Sweex 5.1 PCI Sound Card Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido esta Sweex 5.1 Sound Card. Esta placa de som proporciona o som surround para o seu computador. Para uma utilização

Leia mais

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio 2 Access Professional Edition: a solução de controle de acesso ideal para empresas de pequeno e médio porte

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Placas de Rede Modems Hubs e switches Router Prof. Hugo Rosa PLACAS DE REDE As placas de rede são periféricos de entrada e saída e são utilizadas para interligar um computador a uma

Leia mais

PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT

PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT O próximo alvo pode ser a sua casa, durma tranquilo. A paz da mente é o conforto da segurança A Série Conforto da PIXELFORCE

Leia mais

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens;

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens; 1 Não há nada melhor do que saber que a sua família está em casa e em segurança. Agora imagine se pudesse melhorar a segurança e conforto do seu lar apenas com a instalação de um sistema Impossível? Então

Leia mais

Soluções de Gestão Integradas SENDYS POS. Otimize a Gestão do Seu Negócio!

Soluções de Gestão Integradas SENDYS POS. Otimize a Gestão do Seu Negócio! Soluções de Gestão Integradas SENDYS Otimize a Gestão do Seu Negócio! Sistema de Ponto de Vendas desenvolvido tendo em conta a multiplicidade de funções inerentes a um negócio de retalho. Gestão de Vendas

Leia mais

DESIGNA SLIMPARK. português

DESIGNA SLIMPARK. português DESIGNA SLIMPARK português ///02/03 Dr. Thomas Waibel CEO da DESIGNA SLIMPARK Introdução Estacionar com estilo. Uma exigência claramente visionária e uma equipa que procura constantemente a inovação,

Leia mais

FORIXTM MODERNA E VERSÁTIL O ESSENCIAL PARA A INSTALAÇÃO SALIENTE

FORIXTM MODERNA E VERSÁTIL O ESSENCIAL PARA A INSTALAÇÃO SALIENTE FORIXTM MODERNA E VERSÁTIL O ESSENCIAL PARA A INSTALAÇÃO SALIENTE ESPECIALISTA MUNDIAL EM INFRAESTRUTURAS ELÉTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDIFÍCIOS FORIX MODERNA O ESSENCIAL PARA Adapta-se a

Leia mais

BMS - BUILDING MANAGEMENT SYSTEM

BMS - BUILDING MANAGEMENT SYSTEM BMS - BUILDING MANAGEMENT SYSTEM ADKL.ZELLER 18 ANOS DE EXPERIÊNCIA; SOLUÇÕES EM ENGENHARIA ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO DE A a Z; DESENVOLVEMOS TODAS AS ETAPAS DE UM PROJETO; DIVERSAS CERTIFICAÇÕES; LONGAS PARCERIAS

Leia mais

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Características Quatro zonas com capacidade de teste/isolamento. Dois circuitos de alarme com possibilidade de isolamento. Fonte de alimentação

Leia mais

MULTISYS. Caraterísticas:

MULTISYS. Caraterísticas: Caraterísticas: u Controla 508 zonas Electro-Fence u Controla 508 zonas Flexiguard u Controla o sistema SensorPoint u 2032 entradas de alarme usando ACUs u Comunicação RS485 u Comunicação TCP/IP de rede

Leia mais

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS AMPLIFICADORES MR 4.50D-XT MR 6.50D-XT MR 6.80-XT Rev. 2.3 de 29/01/2014

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS AMPLIFICADORES MR 4.50D-XT MR 6.50D-XT MR 6.80-XT Rev. 2.3 de 29/01/2014 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS AMPLIFICADORES MR 4.50D-XT MR 6.50D-XT MR 6.80-XT Rev. 2.3 de 29/01/2014 Introdução: Este programa permite o gerenciamento dos amplificadores MR 4.50D-XT MR 6.50D-XT MR 6.80-XT

Leia mais

Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14. Instalação eléctrica normal 15 Montagem do termostato na caixa de parede 16

Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14. Instalação eléctrica normal 15 Montagem do termostato na caixa de parede 16 ÍNDICE INTRODUÇÃo 13 Especificações técnicas 14 POSICIONAMENTO DO TERMOSTATO E DO SENSOR 14 Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14 INSTALAÇÃO 15 Instalação eléctrica normal

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS. Proteção solar com sistema de drenagem incluído e invisível;. Proteção solar e ventilação com lâminas de alumínio orientáveis;.

Leia mais

A C E S S I B I L I D A D E S O L U Ç Õ E S D E D O M U S L I F T O Domuslift é o elevador ideal para moradias (novas ou existentes) proporcionando estilo e comodidade de vida, podendo também ser utilizado

Leia mais

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO Inspeção visual e documentação............................................................284 Ensaios de campo em instalações...........................................................285

Leia mais

Soluções de Controlos de Iluminação para escritórios. Philips LightMaster maximiza o conforto e minimiza o consumo de energia com KNX.

Soluções de Controlos de Iluminação para escritórios. Philips LightMaster maximiza o conforto e minimiza o consumo de energia com KNX. Soluções de Controlos de Iluminação para escritórios Philips LightMaster maximiza o conforto e minimiza o consumo de energia com KNX. APRESENTAMOS A GAMA PHILIPS LIGHTMASTER Adicionar a experiência às

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

_ esquentadores solares a gás p.34. gama. solasis

_ esquentadores solares a gás p.34. gama. solasis _ esquentadores solares a gás p.34 gama solasis Esquentadores solares. Conforto com a máxima poupança. A Fagor, na sua constante busca de novas soluções que respeitem o ambiente, desenvolveu quatro modelos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES NA27 REGI PRO MANUAL DE INSTRUÇÕES Pode agora fazer medições contínuas de ruído, com registo simultâneo de áudio, com um Sonómetro NA27 da RION e um PC DEZEMBRO DE 2011 NA27REGIPRO-001 2011-Adj163-Instrucoes-V01-006-VCR.docx

Leia mais

Regras de procedimentos para transporte de bens e

Regras de procedimentos para transporte de bens e Regras de procedimentos para transporte de bens e Os Sistemas de Gestão Técnica na nova regulamentação para a eficiência energética mercadorias em edifícios Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração

Leia mais

DATA LOGGERS SÉRIE SIMPLE LOGGER II

DATA LOGGERS SÉRIE SIMPLE LOGGER II DATA LOGGERS SÉRIE SIMPLE LOGGER II Modos de programação de registo; Intervalos de registo programáveis; Capacidade de memória para 240.000 medidas; Alimentação por pilhas alcalinas; Ligação a computador

Leia mais

Plano Curricular Plano Curricular PlanoCurricular

Plano Curricular Plano Curricular PlanoCurricular Área de formação 522. Eletricidade e Energia Curso de formação Técnico/a de Instalações Elétricas Nível de qualificação do QNQ 4 Componentes de Sociocultural Duração: 775 horas Científica Duração: 400

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Emb. Ref. 20 6110 10 1 módulo borne automático 1. 20 6110 00 1 módulo 1. 10 6110 20 1 módulo com luz (1) 1. 10 6120 10 2 módulos borne automático 2

Emb. Ref. 20 6110 10 1 módulo borne automático 1. 20 6110 00 1 módulo 1. 10 6110 20 1 módulo com luz (1) 1. 10 6120 10 2 módulos borne automático 2 6110 10 6120 10 6110 21 6120 16 Emb. Ref. 10 A - 250 V9 módulos 20 6110 10 1 módulo borne automático 1 20 6110 00 1 módulo 1 10 6110 20 1 módulo com luz (1) 1 10 6120 10 2 módulos borne automático 2 10

Leia mais

O ÚNICO E COMPLETO SISTEMA VIA RÁDIO PARA HOTÉIS

O ÚNICO E COMPLETO SISTEMA VIA RÁDIO PARA HOTÉIS Hotel Control System 1 O ÚNICO E COMPLETO SISTEMA VIA RÁDIO PARA HOTÉIS UITO MAIS QUE UM CONTROLE DE ACESSO COMUM Hotel Control System é um exclusivo sistema de bulding automation que oferece a máxima

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

Soluções de Energia Solar. Março de 2007. www.senso.pt

Soluções de Energia Solar. Março de 2007. www.senso.pt Soluções de Energia Solar Março de 2007 www.senso.pt ENERGIA E CONSTRUÇÃO Crescente aplicação de energias renováveis Mudança do modelo energético Símbolo de distinção para construções de qualidade Resposta

Leia mais

DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA

DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17 DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 207 17. DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17.1 INTRODUÇÃO Para que os investidores, operadores e ocupantes possam usufruir dos edifícios

Leia mais

José Novais (1997), Método sequencial para automatização electro-pneumática, 3ª Edição, Fundação

José Novais (1997), Método sequencial para automatização electro-pneumática, 3ª Edição, Fundação AUTOMAÇÃO (M323/3073) CAPÍTULO I Introdução à Automação 2013/2014 Bibliografia José Novais (1997), Método sequencial para automatização electro-pneumática, 3ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian Curtis

Leia mais

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger sua casa e sua família

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger sua casa e sua família B:mais Painéis de Controle da Série B para proteger sua casa e sua família B:mais:seguro Obtenha mais do seu investimento em segurança. Sua casa é um de seus ativos mais importantes, e você quer para ela

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

Manual do Gestor da Informação do Sistema

Manual do Gestor da Informação do Sistema Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Informação do Sistema João Braga

Leia mais

ENCAMINHADOR PONTO DE ACESSO SEM FIOS 300MBIT BANDA DUPLA

ENCAMINHADOR PONTO DE ACESSO SEM FIOS 300MBIT BANDA DUPLA ENCAMINHADOR PONTO DE ACESSO SEM FIOS 300MBIT BANDA DUPLA Manual de Instalação Rápida DN-70590 Conteúdo Conteúdo da Embalagem... Página 1 Ligação de Rede Instaladas... Página 2 Configuração de Rede...

Leia mais

PAS816BTM. Central de Alarme Bi-Direccional & Acessórios INTRUSÃO ESPECIFICAÇÕES. Características distintivas:

PAS816BTM. Central de Alarme Bi-Direccional & Acessórios INTRUSÃO ESPECIFICAÇÕES. Características distintivas: PAS816BTM Características distintivas: - Central de alarme bi-direcional 8 zonas por cabo totalmente programáveis no painel de controle; - Expansível até 16 zonas através de módulos de expansão ou EXM800

Leia mais

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL * ENROLAMENTOS P/ MOTORES CA *

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL * ENROLAMENTOS P/ MOTORES CA * MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL * ENROLAMENTOS P/ MOTORES CA * Vitória ES 2006 7. ENROLAMENTOS PARA MOTORES DE CORRENTE ALTERNADA A maneira mais conveniente de associar vários condutores de um enrolamento

Leia mais

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial ersores de Freqüência na Refrigeração Industrial Os inversores de freqüência possuem um vasto campo de aplicações dentro da área de refrigeração industrial. São utilizados nas bombas de pressurização,

Leia mais

Alimentação eléctrica de emergência 24 VDC Absorção de energia A 218 x L 230 x Profundidade 63 x mm

Alimentação eléctrica de emergência 24 VDC Absorção de energia A 218 x L 230 x Profundidade 63 x mm Central CANline A central CANline serve para mostrar os valores da concentração de gás e comandar o equipamento de detecção. A Central CANline podemos ligar até 32 detectores de gás, vários displays e

Leia mais

Resistência de isolamento (R iso ) de sistemas fotovoltaicos não separados galvanicamente

Resistência de isolamento (R iso ) de sistemas fotovoltaicos não separados galvanicamente Resistência de isolamento (R iso ) de sistemas fotovoltaicos não separados galvanicamente com SUNNY MINI CENTRAL 9000TL/10000TL/11000TL Conteúdo Os sistemas fotovoltaicos com inversores sem transformador

Leia mais