Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados."

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO SALESIANO DOM BOSCO DE AMERICANA - SP Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. 1 - RELATÓRIO 0 Diretor do Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados ministrado pelo Instituto de Ciências Exatas de Americana, em Americana - SP. 0 Curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº , de 06 /03/87 com base no Parecer CFE 87/87 com 100 vagas totais anuais. Pela Portaria 242/90-SENESu/MEC, foi designada Comissão Verificadora composta pelos professores Emanuel Lopes Passos e Paulo César Coelho Ferreira, do Instituto Militar de Engenharia e pela Tecnica em Assuntos Educacionais Lourdes Therezinha Monetta Coelho, da DEMEC/SP para verificar as condições para o reconhecimento do Curso e apresentar relatório conclusivo. 1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA 1.1. Condições Juridicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal 0 Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana, pessoa Jurídica de Direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Americana-SP, mantém o Instituto de Ciências Exatas de Americana. Seu Estatuto foi registrado em 19/04/55, sob o nº 03 do Livro "A", Fls. 4, do Cartório de Registro de Imó veis e Anexos de Americana-SP.

2 Sobre este item a Comissão Verificadora informa: "A entidade é particular.de fins filantrópicos,declarada de Utilidade Pública Federal pelo Conselho Nacional de Serviço Social - Decreto nº , de 02 de julho de 1981, publicado no D.O. de 03 de julho de 1981." 1.2 _Situação Econômico-Financeira A situação Econômico-Financeira da Instituição é equilibrada Estabelecimento de Ensino Mantido O Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana mantém o Instituto de Ciências Exatas de Americana com os seguintes cursos:. Administração - AG(Rec.) -'200 vagas. Pedagogia - MMP2º; EPE; AE; OE; IE; SE(Rec.) vagas. Serviço Social (Rec.) - 40 vagas. Processamento de Dados (Aut.) vagas 2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO 2,1. Infra-estrutura Física Sobre as instalações físicas a Comissão informa: "Instalações Área do Terreno: ,47m 2 Área Construída: ,55m 2 Nº de Edifícios: 06 (seis) UTILIZAÇÃO ATUAL ÁREA M² Anfiteatro 0,00 Salas de aula 3.871,95 Laboratórios 449,73 Coordenadorias 106,52 Biblioteca 106,52 Salas de Professores 93,57 Secretarias 105,09 Almoxarifados 136,59 Diretorias 64,80 Áreas de Administração 199,10 Igreja 1.383,08 Refeitórios, Cozinha e Área de Serviços 218,43 Dormitórios 278,30

3 Pronto Socorro 13,50 Cantinas 98,32 Pórticos 1.417,10 Sanitários 422,50 Sala Diretório Acadêmico e Grêmio Esportivo 52,80 Capela 129,96 Área para Esportes (Quadra,Campos,etc) 8.936,75 Equipamentos O Instituto conta com os equipamentos necessários ao desenvolvimento de seus programas tais como vídeo-cassete, retroprojetor, Projetor de slides, episcópio, gravador, televisão,copiadora xerox, aparelho de som, bem como sala ambiente adequada à utilização daqueles equipamentos que a exigem. O Instituto possui, ainda 7 laboratório de computação,todos bem equipados. A relação desses equipamentos é a seguinte: LAB. 01 (SALA 17) 09 Microcomputadores PC-XT, Solution, Prológica com memória de 512K e 2 Drives cada: 03 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memóriade 640K Monitor Angra e 2 Drives cada. 03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS. LAB. 02 (SALA 18) 12 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K, Monitor Angra e 2 Drives cada. 03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS. LAB. 0 3 (SALA 19) 11 Microcomputadores, PC-XT, Solution, Prológica, com memória de 512K e 2 Drives cada. 03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS. LAB. 04 (SALA 20) 15 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K, Monitor Angra, Winchester de 30 Mbytes e 2 Drives cada. 03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS.

4 LAB. 05 (SALA 18) 12 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K, Monitor Angra e 2 Drives cada. 01 Impressora, Rima XT-180, de 180 CPS. LAB. 06 (SALA 22) 12 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K, Monitor Angra e 2 Drives cada. 01 Impressora, Rima XT-180, de 180 CPS. LAB. 07 (SALA 23) 12 Microcomputadores, PC-XTII, Itautec, com memória de 256K, Monitor Itautec e 2 Drives cada. 02 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K, Monitor Angra e 2 Drives cada. 03 Impressoras, Rima XT - 180, de 180 CPS Biblioteca A Comissão informa o que segue sobre a biblioteca: "O acervo bibliográfico do curso de Tecnologia em Processamento de Dados conta com os livros específicos das disciplinas ministradas. Constata-se que este acervo é continuamente consultado pelos alunos. Possui um acervo geral de exemplares. Destes,3.230 exemplares são da área de Processamento de Dados,e 36 assinaturas de Periódicos. A IES comprova através de Notas fiscais, anexadas aos autos do processo, a aquisição de mais 486 exemplares,para o acervo específico do curso em questão. A relação deste acervo é parte integrante da Documentação Complementar Funcionamento e Estrutura Curricular O Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados foi autorizado a funcionar pelo Decreto n , de 06/03/87 com base no Parecer do CFE n 87/87 com 100 vagas totais anuais distribuídas em 50 por semestre letivo. Pela grade curricular apresentada o curso tem uma carga horária de h/a acrescida: de 300 h/a de Estágio Supervisionado; h/a de EF; e h/a de EPB, perfazendo, assim um total de h/a. A relação das disciplinas que compõem o currículo do curso constitui o Anexo 1 deste Parecer.

5 Sobre este item a Comissão assim se expressa: HISTÓRICO Criada em 1987, autorizada a funcionar pelo Decreto Federal nº de 06/03/87. A FACULDADE DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS, do INS- TITUTO SALESIANO DOM BOSCO, funciona no período noturno, para aten der a demanda de técnicos, estudantes, ex-alunos do Dom Bosco e de mais interessados que, tendo concluído o 2º grau,profissionalizante ou não, pretendem continuar sua formação de nível superior, sem ter que abandonar as ocupações profissionais no período diurno. As aulas aos sábados são necessárias, devido à necessidade de prática intensiva em computador, que a profissão exige. - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO De acordo -com o regulamento do Instituto, a sua Diretoria é nomeada pela Mantenedora, a qual detém o controle administrativo da Instituição. 0 Instituto exerce sua autonomia-didática-acadêmica através de um Colegiado, do qual fazem parte os Coordenadores de cada curso, representante do corpo discente e da comunidade. - CORPO DISCENTE O alunado é composto de pessoas que trabalham durante o dia e estudam ã noite. São em sua maioria, oriundos de empresas da região, onde se dedicam à atividades burocráticas e de linha de produção. Estes alunos, em função de grande demanda por profissionais de nível superior na Área de Informática estão interessados em redirecionar suas atividades. - Registro Escolar A documentação é guardada em pastas individuais,em arquivos, com boa condição de segurança. A organicidade da mesma permitiu que a Comissão verificasse, com facilidade, a documentação dos alunos e demais registros solicitados, como notas, históricos, aprovação no vestibular, etc. - Aspectos Curriculares A organização curricular, com um elenco de 46 disciplinas, está estruturada tendo em vista os dispositivos legais.

6 A carga horária curricular analisada é de 1950 horas,sendo 1275 horas de carga teórica e 675 horas de carga prática.inclui Es_ tudo de Problemas Brasileiros. Deve ser destacado o cumprimento de 600 horas mínimas de es tágio supervisionado, com avaliações formais do desempenho do aluno. Tomando por base a bibliografia indicada aos alunos e as en trevistas realizadas com professores, alunos atuais e ex-alunos(jã formados) do Curso, evidencia-se o cumprimento dos planos de ensino definidos. Os componentes curriculares analisados parecem satisfatórios, considerando-se a habilitação pretendida formação de um profissional de curso superior para atuar na área de informática. - Sistema de Avaliação I O sistema de avaliação atende as normas legais propostas no Regimento Escolar. Estrutura-se em avaliação progressiva do aproveitamento do aluno considerando atividades como seminários,provas, pesquisas e outros. - Estágio Em função do crescente interesse das empresas, localizadas na região, por profissionais da área de informática, a realização de estágios pelo aluno é bastante facilitada. Deve ser destacado o cuidado na regulamentação do Estágio Supervisionado para a obtenção do Diploma de Tecnólogo, pois além de caracterizar precisamente a natureza do estágio, prevê mecanismos para acompanhamento e avaliação dos mesmos. Em entrevistas com ex-alunos do Curso, podemos verificar bom nível de aproveitamento dos estágios realizados 2.4. Corpo Docente 0 corpo docente do Corpo Docente do Curso objeto do DC n 27/92, constituído por 25 Professores cujo perfil acadêmico é o seguinte: 01 com doutorado, 02 com mestrado, 01 com pós-graduação, 17 com especialização, 03 com graduação e 01 com Parecer de Aprovação do CFE. Há professores indicados para todas as disciplinas.

7 A Relação do Corpo Docente constitui o Anexo II deste Parecer Sobre o Corpo Docente a Comissão comenta: "Trata-se de corpo docente de professores, ma sua maioria, profissionais da Área de Informática. Alguns professores possuem Curso de Pós-graduação. Os Curricula do corpo docente estão anexados ao Processo". 3. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA A Comissão Verificadora conclui seu relatório nestes termos: "A COMISSÃO VERIFICOU: - O Regimento Escolar; - Documentação da Mantenedora; - O funcionamento administrativo da Mantenedora e do Instito; - As instalações e equipamentos; - Os planos de ensino que englobam objetivos, metodologia, conteúdo programático, avaliação e bibliografia, de cada disciplina; - Titulação dos docentes; - Acervo da biblioteca, arquivo de títulos e controle de re tirada e consultas; - Salas-ambiente da biblioteca. - A COMISSÃO ENTREVISTOU: - 0 Coordenador do Curso; - Professores de várias disciplinas; - Alunos; - Ex-alunos (já formados); - Bibliotecária; - Secretaria. - A COMISSÃO DESTACA - O fato de ex-alunos do Curso estarem exercendo atividades de Consultoria Independente na Área de Informática com de_ senvoltura. - A qualidade das instalações em geral, com destaque para as salas de aula e os laboratórios de computação. - A presença constante da Coordenação, procurando avaliar continuamente o andamento do Curso, realizando os ajustes que se mostrem necessários.

8 - O empenho dos professores em capacitar os alunos para sua futura v1 da profissional, em termos de contato com aplicações reais e práticas. - A relevância do Curso para o desenvolvimento tecnológico da cidade e da região. Conclusão da Comissão Verificadora A Comissão Verificadora conclui pela Concessão do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados ministrado pelo Instituto de Ciências Extas de Americana, considerando a verificação "in loco" de condições favoráveis à solicitação pretendida." II - VOTO DO RELATOR 0 Relator é de Parecer favorável ao Reconhecimento do curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pelo Instituto de Ciências Exatas de Americana, mantido pelo Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana, em Americana - SP, com 100 vagas totais anuais. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior Acompanha o voto do Relator.

9 Anexo I ORGANIZAÇÃO CURRICULAR -5 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO OS COMPUTADORES INTRODUÇÃO AO COMPUTADOR RECURSOS COMPUTACIONAIS MATEMÁTICA : FUNDAMENTOS CALCULO PARA COMPUTAÇÃO INGLÊS ADMINISTRAÇÃO ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS TEORIA GERAL DE SISTEMAS CULTURA RELIGIOSA EDUCACÃO FÍSICA CARGA HORÁRIA SERIE 2ª DISCIPLINA LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO ANALISE E PROJETO DE SISTEMAS EM PROCESSAMENTO DE DADOS I APLICAÇÃO EM PROCESSAMENTO DE DADOS BANCO DE DADOS SISTEMAS ADMINISTRATIVOS ÁLGEBRA LINEAR ESTATÍSTICA CONTABILIDADE GERAL, E DE CUSTOS MATEMÁTICA FINANCEIRA PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO CARGA HORÁRIA /

10 Anexo I SERIE DISCIPLINA TOPICOS AVANÇADOS EM PROCESSAMENTO DE DADOS TÓPICOS AVANÇADOS EM COMPUTAÇÃO TÓPICOS AVANÇADOS EM PROGRAMAÇÃO ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS EM PROCESSAMENTO DE DADOS II SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA FUNÇÃO INFORMÁTICA INFORMÁTICA E SOCIEDADE ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS ECONOMIA ESTRUTURA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 300 HORAS HORAS CARGA HORÁRIA ( SEM INCLUIR: EF, EPB, ESTÁGIO) (2.420) HORAS/AULA

11 Anexo II CORPO DOCENTE 01. Abiael Franco Santos Disc: Estudo de Problemas Brasileiros Qualif.: Bacharel em Direito, Pós-graduação em Ciência Política. Aceito 02. Adrano Capobianco disc: Recursos Computacionais Informática e Sociedade Qualif.: Graduado em Análise de Sistemas Administrativos e Processamento de Dados Especialização em Introdução à Linguagem MUMPS/Introdução ao D'Base II. Aceito para o curso 03. Alessandro Antônio Orelli Júnior Disc: Recursos Computacionais/Aplicação em Processamento de Dados Dados. e Banco de Qualif.: Graduado em Engenharia Agronômica. Especialização em Programação de Computadores, Linguagem Basic e Redes de Comunicação de Dados. 04. Amaury Mausbach Filho Disc: Tópicos Avançados em Programação/Linguagem e Técnicas de Programação. Qualif.: Graduado em Ciência da Computação - Modalidade Científico Industrial, Pós-graduação e Mestrado em Ciência da Computação. Aceito 05. Antônio Buscarin Disc: Contabilidade Geral e de Custos Qualif.: Graduado em Administração de Empresas. Especialização em Marketing, Economia e Administração/Adninistração de Empresas. 06. Antônio Guerino Codato Júnior Disc: Topicos Avançados de Processamento de Dados Qualif.: Graduando em Engenharia Civil e Ciên:ias da Computação. Possui vasta experiência profissional. Aceito para o curso. 07. Benedito Modena Faria Disc: Estatística art.5º alinea"d"res. 20/77-CFE Qualif.: Bacharel em Engenharia Industrial Mecânica. Especialização em Controle Estatístico de Processo/Liderança Situacional e Controlador Lógico Programável. 08. Carlos Alberto Dariane Disc: Matemática Financeira Qualif.: Bacharel em Ciências Econômicas. Especialização em Economia -

12 Concentração Economia Empresarial. Cursando Mestrado em Economia. 09. Elizete Helena Rondini Forte Disc: Comunicação Oral e Escrita Qualif.: Licenciatura Plena em Português e Inglês. Pós-graduação em Arte e Técnica da Tradução da Língua Inglesa. Mestrado em Línguistica. Aceito. 10. Gilmar Maurício Rosa Disc.: Cultura Religiosa Qualif.: Graduação em Administração de Empresas. Pós -graduação em Administração da Produção/Ministro da Eucaristia, das Exéquias da Palavra. Aceito. 11. Ítalo Alberto Gatica Disc.: Álgebra Linear Qualif.: Graduado em Engenharia Civil. Especialização em Programação de Calculadoras Programáveis. 12. João Marcus Sacilotto Disc: Matemática: Fundamentos Qualif.: Bacharel em Matemática. Graduação em Engenharia Civil. Especialização em Estatística Experimental e Metodologia do Ensino Superior. Possui Parede Aprovação CFE-759/86. Aceito 13. José Eraldo Leite de Oliveira Disc: Cálculo para Computação Qualif.: Graduado em Engenharia Elétrica. Especialização em Mecânica Fina. Aceito para o curso 14. José Renato de Siqueira Lopes Disc: Economia. Qualif.: Graduação em Engenharia Elétrica. Curso de Espec, em Administração para graduados área (Economia de Empresa). Cursando Especialização em concentração em Finanças. 15. Luiz Cláudio Martinez Disc: Teoria Geral de Sistemas Sistemas Administrativos /Tópicos Avançados em Computação. Qualif..: Graduado em Análise de Sistemas Administrativos em Process. Dados.

13 Graduado em Estatística. Especialização em Informática. 16. Marcelo Jamal Fraicisco Disc: Introdução ao Computador Qualif.: Bacharel em Ciências da Computação. Especialização em Economia de Empresas. 17. Maria Eugênia Veiga Celeste Disc: Sistemas de Computação/Adm. da Função Informática. Qualif.: Graduado em Análise de Sistemas Administrativos em processamento de Dados. Especialização em Técnicas de Aprendizagem/Basic/D'Base III. Aceito para o curso 18. Moacir Scunderlck Disc; Análise e Projeto de Sistemas em Processamento de Dados I e II/Organização e Métodos. Qualif.: Graduação em Tecnologia em Process. de Dados. Especialização em Progra mação Cobol/Organização e Métodos. 19. Motoshi Harada Disc: Estrutura e Recuperação de Informações Qualif.: Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional. Especialização em Instrumentação e Controle. 20. Ronaldo Gonçalves Disc: Linguagem e Técnica de Programação Qualif.: Graduado em Ciências da Computação. Especialização em Informática. Aceito para o curso 21. Paulo Augusto Vasconcelos Pinheiro Disc: Inglês Qualif.: Graduado em Letras - Português/Inglês. Bacharel em Letras-Inglês/Pedagogia/AdministraçãoEscolar. Especialização em Didática - Métodos Filosóficos de Ensino. - Aceito para o curso 22. Rui César Marquez Disc: Programação de Computadores

14 Qualif.: Graduado em Analise de Sistemas. Pós-graduação em Análise de Sistemas- PUC. 23. Sulami Pereira de Brito Disc: Psicologia Aplicada à Administração. Qualif.: Licenciatura em Estudos Sociais/em Pedagogia. Mestrado em Educação - (Filosofia da Educação). Doutorado em Psicologia. Aceito 24. Vicente de Paulo Antônio Disc: Administrarão/Contabilidade Geral e de Custos. Qualif.: Bacharel em Administração de Empresas. Pós-Graduação em Administração em Administração de Recursos Humanos. Aceito para o curso 25. José Fernando de Oliveira Disc: Educação Física Qualif.:: Licenciado em Educação Físicas - PUC/Campinas. Possuí vários cursos na área de Educação Física e experiência no Magistério Superior. Aceito

15 IV - DECISÃO DO PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade a conclusao da Câmara. Sala Barretto Filho, 07 de maio de 1992.

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado INSTITUTO RADIAL DE ENSINO E PESQUISA - IREP Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado 1 - RELATÓRIO O pedido do Instituto Radial de Ensino e Pesquisa,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR. Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR. Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia. EURIDES BRITO DA SILVA O Diretor de Ensino da Fundação Educacional do Al

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA. Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História. Zilma Gomes Parente de Barros

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA. Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História. Zilma Gomes Parente de Barros FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História Zilma Gomes Parente de Barros O Presidente da Fundação de Ensino Superior de Olinda

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS. Plenificação do Curso de Letras. Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 12/11/87.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS. Plenificação do Curso de Letras. Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 12/11/87. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS MG Plenificação do Curso de Letras Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 CESu 1º Grupo 12/11/87 23018.001977/86-12 O Presidente da Fundação Educacional Monsenhor

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Ciência da Computação. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa

Reconhecimento do Curso de Ciência da Computação. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS RJ Reconhecimento do Curso de Ciência da Computação Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa 1 - RELATÓRIO 01. 0 PEDIDO: A Reitora da Universidade Católica de Petrópolis encaminha

Leia mais

446, 23/01/2014, 24/01/2014 PARECER CEE/PE Nº 143/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM

446, 23/01/2014, 24/01/2014 PARECER CEE/PE Nº 143/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO - FCAP ASSUNTO: RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO IMOBILIÁRIA

Leia mais

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

Implantação do curso de Especialização em Supervisão Escolar com base no Parecer nº 604/82 e das Leis 5. 5 4 0 / 6 8 e 5.692/71

Implantação do curso de Especialização em Supervisão Escolar com base no Parecer nº 604/82 e das Leis 5. 5 4 0 / 6 8 e 5.692/71 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PAULISTANA Implantação do curso de Especialização em Supervisão Escolar com base no Parecer nº 604/82 e das Leis 5. 5 4 0 / 6 8 e 5.692/71 ZILMA S. Paulete Gomes de Barros

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda CEPEP EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em

Leia mais

FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA DA CIDADE DE GOIÁS. Reconhecimento do curso de Letras, Português/Inglês. Afrânio dos Santos Coutinho

FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA DA CIDADE DE GOIÁS. Reconhecimento do curso de Letras, Português/Inglês. Afrânio dos Santos Coutinho FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA DA CIDADE DE GOIÁS Reconhecimento do curso de Letras, Português/Inglês Afrânio dos Santos Coutinho I - RELATÓRIO A Faculdade de Filosofia da Cidade de Goiás, mantida pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, Publicado no Diário Oficial da União de 21/12/2006 (*) Portaria/MEC nº 2012, publicada no Diário Oficial da União de 21/12/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

INTERESSADO: Instituto de Educação Profissional SOS Computadores

INTERESSADO: Instituto de Educação Profissional SOS Computadores INTERESSADO: Instituto de Educação Profissional SOS Computadores EMENTA: Credencia o Instituto de Educação Profissional SOS Computadores, nesta Capital, e reconhece o curso de educação profissional técnica

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) do c urso de Administraç ã o

Autorização (Execução do Projeto) do c urso de Administraç ã o Sociedade Educacional Santa Marta S/C Autorização (Execução do Projeto) do c urso de Administraç ã o Lêda M aria Chaves I - RELATÓRIO A Sociedade Educacional Santa Marta S/C, pelos P a r e c e res 882/88

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

PROCESSO N 559/13 PROTOCOLO Nº 11.649.573-3 PARECER CEE/CEMEP Nº 230/14 APROVADO EM 05/05/14

PROCESSO N 559/13 PROTOCOLO Nº 11.649.573-3 PARECER CEE/CEMEP Nº 230/14 APROVADO EM 05/05/14 PROTOCOLO Nº 11.649.573-3 PARECER CEE/CEMEP Nº 230/14 APROVADO EM 05/05/14 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA TUPY MUNICÍPIO:

Leia mais

INDICADORES E PADRÕES DE QUALIDADE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

INDICADORES E PADRÕES DE QUALIDADE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE NUTRIÇÃO E ECONOMIA DOMÉSTICA INDICADORES E PADRÕES

Leia mais

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos.

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos. FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR Autorização para o curso em Regime Intensivo de Férias, por um novo período de 5 anos. ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA O Presidente da Fundação

Leia mais

INTERESSADA: Escola de Educação Básica e Profissional da Fundação Bradesco

INTERESSADA: Escola de Educação Básica e Profissional da Fundação Bradesco INTERESSADA: Escola de Educação ásica e Profissional da Fundação radesco EMENTA: Recredencia a Escola de Educação ásica e Profissional Fundação radesco, situada no município de Caucaia-CE, renova o reconhecimento

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº206/2011-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 26/12/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº206/2011-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 26/12/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADO: INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL IDS RECIFE/PE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA, EM ENFERMAGEM DO TRABALHO, EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE ANO II Nº 003 Editado pela Secretaria Geral das FIPAR Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR Paranaíba, 08 de agosto de 2008. AVISO DE PUBLICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE MATRIZ

Leia mais

Aprovação de Projeto de Curso de Especializaçao(Pós-graduacão "Lato Sen su") em Biologia Geral nos termos da Res 12/83

Aprovação de Projeto de Curso de Especializaçao(Pós-graduacão Lato Sen su) em Biologia Geral nos termos da Res 12/83 INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC UF SP ASSUNTO - Aprovação de Projeto de Curso de Especializaçao(Pós-graduacão "Lato Sen su") em Biologia Geral nos termos da Res 12/83 RELATOR:

Leia mais

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados ASSOCIAÇÃO DOMUS DE ENSINO S UPERIOR - ADES Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados Yugo Ok ida 1 - RELATÓRIO 23030.0 10576/85-39 0 presente processo,

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 95/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 29/07/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 95/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 29/07/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MAURÍCIO DE NASSAU CARUARU/PE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO E EM SECRETARIADO - EIXO TECNOLÓGICO: GESTÃO E NEGÓCIOS RELATORA: CONSELHEIRA

Leia mais

Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de São

Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de São INTERESSADO/MANTENEDORA PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS ASSUNTO. SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de

Leia mais

Formulário para uso das Comissões de Verificação

Formulário para uso das Comissões de Verificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Ensino Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 12/05/2008 (*) Portaria/MEC nº 561, publicada no Diário Oficial da União de 12/05/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

c) a planejar, implementar e avaliar tarefas de sua prática edu_ cativa. 2.2. Objetivos Específicos

c) a planejar, implementar e avaliar tarefas de sua prática edu_ cativa. 2.2. Objetivos Específicos UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE RS Autorização para o curso de pós-graduação em Educação, com habilitações em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS l - RELATÓRIO 0 Reitor

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 15/03/2004 (*) Portaria/MEC nº 552, publicada no Diário Oficial da União de 15/03/2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE VERSALHES Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. Arnaldo Niskier CESu, 2 Grupo 1 - RELATÓRIO A Associação de Ensino

Leia mais

PROCESSO N 35/12 PROTOCOLO N.º 11.205.512 6 PARECER CEE/CEB N.º 319/12 APROVADO EM 08/05/12

PROCESSO N 35/12 PROTOCOLO N.º 11.205.512 6 PARECER CEE/CEB N.º 319/12 APROVADO EM 08/05/12 PROTOCOLO N.º 11.205.512 6 PARECER CEE/CEB N.º 319/12 APROVADO EM 08/05/12 INTERESSADO: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA ASSUNTO: Pedido de renovação de reconhecimento

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. CESu

Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. CESu ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. SR. CONS. Yugo Okida CESu 1 - RELATÓRIO A Associação Educacional

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

PROCESSO N 1205/11 PROTOCOLO N.º 10.945.068-5 PARECER CEE/CEB N.º 61/12 APROVADO EM 16/02/12

PROCESSO N 1205/11 PROTOCOLO N.º 10.945.068-5 PARECER CEE/CEB N.º 61/12 APROVADO EM 16/02/12 PROTOCOLO N.º 10.945.068-5 PARECER CEE/CEB N.º 61/12 APROVADO EM 16/02/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PARA SURDOS ALCINDO FANAYA JÚNIOR EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE LICENCIATURA DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor

Leia mais

PROCESSO N. 86/12 PROTOCOLO N.º 11.075.788-3 PARECER CEE/CEB N.º 463/12 APROVADO EM 18/06/12

PROCESSO N. 86/12 PROTOCOLO N.º 11.075.788-3 PARECER CEE/CEB N.º 463/12 APROVADO EM 18/06/12 PROTOCOLO N.º 11.075.788-3 PARECER CEE/CEB N.º 463/12 APROVADO EM 18/06/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL JARDIM ALEGRE - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: TELÊMACO

Leia mais

AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR - DEPES COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Aberta do Nordeste EMENTA: Recredencia a Universidade Aberta do Nordeste como instituição de educação profissional de nível técnico na modalidade a distância e renova o reconhecimento

Leia mais

PROCESSO N 719/10 PROTOCOLO N.º 10.084.281-5 PARECER CEE/CEB N.º 1209/10 APROVADO EM 15/12/10 COLÉGIO TOP GUN ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL

PROCESSO N 719/10 PROTOCOLO N.º 10.084.281-5 PARECER CEE/CEB N.º 1209/10 APROVADO EM 15/12/10 COLÉGIO TOP GUN ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL PROTOCOLO N.º 10.084.281-5 PARECER CEE/CEB N.º 1209/10 APROVADO EM 15/12/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO TOP GUN ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Leia mais

A instituição pretende oferecer quatro turmas de vinte alunos cada, que funcionarão de segunda à sexta-feira.

A instituição pretende oferecer quatro turmas de vinte alunos cada, que funcionarão de segunda à sexta-feira. INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda CEPEP EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, do Centro de Estudos

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. - Área de Comunicação: Técnico em Propaganda e Marketing

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. - Área de Comunicação: Técnico em Propaganda e Marketing CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 24/7/2001, publicado no DODF de 27/7/2001, p. 40. Portaria nº 353, de 14/8/2001, publicada no DODF de 16/8/2001, p. 16. Parecer nº 136/2001-CEDF Processo

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Instituto de Educação Profissional SOS Computadores EMENTA: Recredencia o Instituto de Educação Profissional SOS Computadores como instituição de Ensino Profissional de Nível Técnico, altera

Leia mais

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Autarquia Educacional do Araripe Geografia. Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Leda Maria Chaves - RELATÓRIO Dados sobre a mantenedora Condição Jurídica,Regularidade Fiscal e Parafiscal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 30. Portaria n 926, publicada no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso de Graduação Tecnológica em Marketing, ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, com vigência até

Leia mais

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA INTERESSADOMANTENEDOR UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA UF AM ASSUNTO Autorização de curso de docência do ensino superior em nível de especialização para professores de ensino superior no Centro de Ensino Superior

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA DOMÉSTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA DOMÉSTICA ROTEIRO DE AVALIAÇÃO PARA AUTORIZAÇÃO

Leia mais

APROVADO PELO PLENÁRIO EM 07/06/2005 PARECER CEE/PE Nº 36/2005-CES

APROVADO PELO PLENÁRIO EM 07/06/2005 PARECER CEE/PE Nº 36/2005-CES INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/UPE FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA ASSUNTO : RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS RELATORA : CONSELHEIRA

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (Resumido)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (Resumido) FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Curso de Administração reconhecido pelo Decreto Federal nº 78.951, publicado no D.O.U. de 16-12-1976 Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

CETEC EDUCACIONAL S.A. Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP. Mantida

CETEC EDUCACIONAL S.A. Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP. Mantida CETEC EDUCACIONAL S.A Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP Mantida PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 SUMÁRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação a Distância SEED Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância - Dresead Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

PROCESSO N.º 1053/11 PROTOCOLO N.º 10.402.586-2 PARECER CEE/CEB N.º 1046/11 APROVADO EM 10/11/11

PROCESSO N.º 1053/11 PROTOCOLO N.º 10.402.586-2 PARECER CEE/CEB N.º 1046/11 APROVADO EM 10/11/11 PROTOCOLO N.º 10.402.586-2 PARECER CEE/CEB N.º 1046/11 APROVADO EM 10/11/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC EM IRATI MUNICÍPIO: IRATI ASSUNTO: Pedido de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 04/12/2007. (*) Portaria / MEC n 1.151, publicada no Diário Oficial da União de 04/12/2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO Nº 604/15 PROTOCOLO Nº 13.399.921-3 PARECER CEE/CEMEP Nº 314/15 APROVADO EM 30/07/15

PROCESSO Nº 604/15 PROTOCOLO Nº 13.399.921-3 PARECER CEE/CEMEP Nº 314/15 APROVADO EM 30/07/15 PROTOCOLO Nº 13.399.921-3 PARECER CEE/CEMEP Nº 314/15 APROVADO EM 30/07/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ENSITEC ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL

Leia mais

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 428/2007 Processo UERGS nº 1.673/19.50/06.9

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 428/2007 Processo UERGS nº 1.673/19.50/06.9 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 428/2007 Processo UERGS nº 1.673/19.50/06.9 Reconhece o Curso de Pedagogia Educação Infantil,

Leia mais

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa ASSUNTO: Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social RELATOR: SR. CONS. Virgínio Cândido Tosta de Souza 1-RELATÓRIO

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA A Faculdade Estácio da Amazônia/Atual FEA divulga processo

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e a distância)

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e a distância) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

PROCESSO N.º 1026/11 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12

PROCESSO N.º 1026/11 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PORTO SEGURO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MUNICÍPIO: PARANAGUÁ ASSUNTO:

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda CEPEP EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Redes de Computadores Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação, ofertado

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO FCAP ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 137/2006 Processo UERGS nº 1.388/19.50/05.1 RELATÓRIO Reconhece o Curso de Administração

Leia mais

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica Pró-Reitoria de Ensino do IFG Gilda Guimarães Dulcinéia de Castro Santana Goiânia_ 2012/1 1- PARÂMETROS LEGAIS LEI Nº 11.892, DE 29 DE

Leia mais

PROCESSO N.º 1007/10 PROTOCOLO N.º 10.465.202.-6 PARECER CEE/CEB N.º 196/11 APROVADO EM 07/04/11

PROCESSO N.º 1007/10 PROTOCOLO N.º 10.465.202.-6 PARECER CEE/CEB N.º 196/11 APROVADO EM 07/04/11 PROTOCOLO N.º 10.465.202.-6 PARECER CEE/CEB N.º 196/11 APROVADO EM 07/04/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE PÓLO - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: MARINGÁ

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CENECT Centro Integrado de Educação, Ciência e UF: PR Tecnologia S/C Ltda. ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA Autorização do curso de Ciências - habilitação em Ma temática - Licenciatura Plena para funcionar na Faculdade de Ci ências, novo estabelecimento de ensino

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO(Pós-Graduação Lato Sensu) EM FISIOTERAPIA nos termos da Res.12/83. Raulino Tramontin

PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO(Pós-Graduação Lato Sensu) EM FISIOTERAPIA nos termos da Res.12/83. Raulino Tramontin FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC - SP PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO(Pós-Graduação Lato Sensu) EM FISIOTERAPIA nos termos da Res.12/83. Raulino Tramontin I - RELATÓRIO O Diretor Geral das Faculdades

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº09/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Administração do Centro de

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Escola Técnica Padrão EMENTA: Recredencia a Escola Técnica Padrão e reconhece o curso Técnico em Edificações Eixo Tecnológico: Infraestrutura, ofertado na modalidade presencial em sua sede

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 131/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 20/11/2007 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 131/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 20/11/2007 I RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA BELEMITA DE CULTURA, DESPORTOS E EDUCAÇÃO ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS DE MENDONÇA PROCESSO Nº 152/2007 PARECER CEE/PE Nº

Leia mais

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO SEM DISCIPLINAS CH 1º Cultura Brasileira 40 Filosofia da Educação 40 Fundamentos da Educação 40 Iniciação à Pesquisa

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: AGRONOMIA Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CEDEP Centro de Ensino e Desenvolvimento Profissional Ltda. UF: MG ASSUNTO: Credenciamento do Instituto de Pós-Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 09/07/2007 (*) Portaria/MEC nº 659, publicada no Diário Oficial da União de 09/07/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO CARLOS 2014 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2015 Artigo 1 o : As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Administração da Faculdade

Leia mais

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de RESOLUÇÃO Nº 014/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática, da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas. O REITOR, EM EXERCÍCIO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 1 semestre de 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

MODELO. Professor, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO de avaliação

MODELO. Professor, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO de avaliação Professor, Apresentamos um modelo do Formulário Eletrônico a ser preenchido pelo coordenador do curso durante o processo de autorização ou reconhecimento de cursos. Colocamos na última coluna sugestão

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia (presencial e a distância)

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia (presencial e a distância) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Brasileira de Educação Familiar e Social UF: BA ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Social da Bahia

Leia mais

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 CÂMARA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES MUNICÍPIO: ITAIPULÂNDIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixa Contínuo 2007 3 256 2008 3 252 2009 3 200

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixa Contínuo 2007 3 256 2008 3 252 2009 3 200 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 11/5/2011, Seção 1, Pág. 20. Portaria n 529, publicada no D.O.U. de 11/5/2012, Seção 1, Pág. 19. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ASSUNTO Implantação das Habilitações Bacharelado em Matemática e Biologia

ASSUNTO Implantação das Habilitações Bacharelado em Matemática e Biologia INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC UF S ASSUNTO Implantação das Habilitações Bacharelado em Matemática e Biologia RELATOR: SR.CONS. RAULINO TRAMONTIN I - RELATÓRIO O Diretor

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

PROCESSO N 333/15 PROTOCOLO Nº 13.451.439-6 PARECER CEE/CEMEP Nº 182/15 APROVADO EM 21/05/15

PROCESSO N 333/15 PROTOCOLO Nº 13.451.439-6 PARECER CEE/CEMEP Nº 182/15 APROVADO EM 21/05/15 PROTOCOLO Nº 13.451.439-6 PARECER CEE/CEMEP Nº 182/15 APROVADO EM 21/05/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO UNIDADE CURITIBA

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

José Luitgard de Moura Figueiredo.

José Luitgard de Moura Figueiredo. SOCIEDADE PERNAMBUCANA DE CULTURA E ENSINO Assunto. RECONHECIMENTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO- HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO G E R AL. MINISTRADO PELA FACULDADE DE CIÊNCIA HUMA - NAS DE PERNAMBUCO. José

Leia mais