Ferramentas de análises das Ciências Sociais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramentas de análises das Ciências Sociais"

Transcrição

1 Ferramentas de análises das Ciências Sociais Status Sociais Estrutura Social Estratificação Social Mobilidade Social Igualdade de oportunidades x desigualdade de condições OBS: permitem mensurar o grau de desenvolvimento de cada sociedade

2 ESTRUTURA SOCIAL. Na sociologia, a Estrutura Social corresponde a um sistema de organização da sociedade, verificada por meio da inter-relação e posição (status social) As estruturas sociais podem ser determinadas por diversos fatores: econômico, político, social, cultural, histórico, religioso, dentre outros. A Estrutura Social estabelece uma série de direitos e deveres praticados pelos diversos grupos que constituem uma sociedade.

3 Classificação Conforme o campo de atuação, a estrutura social é classificada em diversas esferas institucionais, a saber: Estrutura Familiar Estrutura Política Estrutura Econômica Estrutura Cultural Estrutura Religiosa Estrutura Educacional Estrutura Militar Estrutura Profissional

4 Estratificação Social Consiste nas desigualdades estruturais que existem entre as diversas categorias de indivíduos, originando hierarquias entre estes.

5 Rendimento Etnia Riqueza Prestigio Profissão

6 Tipos de estratificação Estratificação Econômica: Definida pela posse de bens materiais; Estratificação Política: Estabelecida pela posição de mando na sociedade (grupos que têm poder e grupos que não têm); Estratificação Profissional: Baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade.

7 Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser organizados em: castas (como ocorre na Índia) estamentos ou estados (Europa durante o feudalismo) classe sociais (sociedades capitalistas)

8

9 SISTEMA DE CASTAS NA ÍNDIA Apesar de ser condenado pela Constituição de 1950, é tão antigo e tradicional, que a força da prática adotada ao longo de séculos permite que esta cultura permaneça mais viva do que nunca. Esta estratificação social baseia-se em factores de ordem religiosa e na transmissão hereditária do legado de cada casta.

10 Sistema de castas na Índia Imagens: Beinecke Rare Book and Manuscript, exibidas da esquerda para direita: (a) Autor desconhecido / public domain, (b) Autor desconhecido / public domain, (c) Autor desconhecido / public domain, (d) Autor desconhecido / public domain, (e) Autor desconhecido / public domain.

11 Sistema de castas na Índia É baseado numa hierarquia transmitida de uma geração para outra sendo o estatuto conferido pelo nascimento. A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, de acordo com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação.

12 Mulher e Casamento na Índia Ao casar as famílias fazem acordos; A mulher vive com a família do noivo; Os custos do casamento é responsabilidade da família da noiva; As famílias começam a fazer poupanças para casarem suas filhas desde o nascimento. Feticídio aborto de fetos femininos. A prática do dote na Índia foi proibida em 1961, mas continua acontecendo até hoje. Vamos entender melhor como isso funciona. a lei proíbe, mas não coíbe. O Estado não é mais forte que as tradições. Assassinato por dote -> maridos assassinam suas esposas para ficarem com o dote e se casarem com outras mulheres.

13 Sugestão de Videos e reportagens: - ÍNDIA - Caos Miséria Espiritualidade - Três Por Hora: O Drama da Violação (abusos sexuais) na Índia - Reportagem da Globo (Hinduísmo) - Intocáveis na Índia - Mulheres na India - Documentario de rostos deformados por ácido ganha Oscar Filhas da Índia Violência contra as mulheres (Netflix). - Documentário - Malala Yousafzai Não querem que as meninas estudem no Paquistão

14 Sistemas de Estratificação ordem social Privilegiados: Clero. Nobreza. Não privilegiados: Povo.

15

16 SOCIEDADE ESTRATIFICADA POR ESTAMENTOS OU ESTADOS Típica das sociedades aristocráticas (Europa: Idade Média e Moderna). Estamento é uma camada social semelhante à casta, porém um pouco mais aberta. Na sociedade estamental, a mobilidade social é difícil mas não impossível. Existiu durante a Idade Média, no feudalismo europeu.

17 SISTEMA DE ESTAMENTOS O prestígio tem peso maior que a riqueza. A localização do indivíduo na hierarquia social não é somente uma realidade econômica de fato (terra), mas, principalmente, de direito. Os direitos e deveres atribuídos aos membros de cada estamento são definidos por lei.

18 SOCIEDADE ESTAMENTAL Três ordens: A posição ocupada pelo indivíduo na hierarquia social é determinada por lei. Há diferenças de direitos, privilégios e deveres e obrigações publicamente reconhecidos. O Clero => reza A Nobreza => luta O Campesinato => trabalha

19 Estamentos Realeza Separação entre nobreza e camponeses/ servos Alta nobreza e Alto clero Nobreza média (cavaleiros) Artesãos e comerciantes ricos, oficiais liberais Camponeses com terra, artesãos e comerciantes humildes Estamentos mais pobres (servos, jornaleiros, trabalhadores assalariados, de baixo ofício) Ascensão possível, mas rara Marginais

20 SOCIEDADE ESTAMENTAL Possibilidade de Ascensão na Sociedade Feudal NOS RAROS CASOS EM QUE A IGREJA RECRUTAVA SEUS MEMBROS ENTRE OS MAIS POBRES; QUANDO OS SERVOS ERAM EMANCIPADOS POR SEUS SENHORES; NO CASO DE O REI CONFERIR UM TÍTULO DE NOBREZA A UM HOMEM DO POVO; FILHA De UM COMERCIANTE CASASSE COM UM NOBRE, TORNANDO-SE, ASSIM, MEMBRO DA ARISTOCRACIA.

21 A IGREJA RECRUTAVA SEUS MEMBROS ENTRE OS MAIS POBRES Imagem: Krifo Sxolio / public domain

22 O REI CONCEDENDO TÍTULO DE NOBREZA A UM SERVO Imagem: Edmund Leighton / public domain

23 O CASAMENTO TAMBÉM ERA UMA FORMA DE ASCENSÃO SOCIAL Imagem: Nozze di Maria de Medici ed Enrico IV di Francia de Jacopo da Empoli / domínio público

24

25 SISTEMA DE CLASSES Com a extinção do sistema estamental de estratificação e a ascensão política da burguesia, nasce a sociedade de classes. A classe social é um conjunto de indivíduos portadores de características comum: renda familiar, à profissão, à escolaridade, ao tipo e ao nível de consumo e aos valores, crenças, símbolos, normas, atitudes, aspirações e visão de mundo, etc.

26 SISTEMA DE CLASSES Podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos, segundo suas situação em relação aos elementos da produção: Proprietários; não proprietários dos meios de produção. As relações de produção dão origem a duas camadas sociais diferentes. A essas camadas damos o nome de classes sociais. Classicamente, designamos essas classes sociais como Burguesia; proletariado.

27 SOCIEDADE ESTRATIFICADA POR CLASSES SOCIAIS Classes sociais são camadas sociais cuja forma de estratificação permite ao indivíduo ascender ou mudar de status social (posição social). Constitui uma forma de estratificação onde a diferenciação dos indivíduos é feito de acordo com o poder aquisitivo. Não são rígidas, por isso, dizemos que não são hereditárias, nem impermeáveis. É marcada por contradições e desigualdades.

28 ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL Sociedade Humana Brasil primeira década do século XXI topo alta média base -1- bilionária 2 rica 3 média rica 4 média 5 média baixa 6 pobre 7 abaixo da pobreza Sociedade ideal 2 alta 3 média 4 base

29 ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

30 Significado de Meritocracia: Predominância dos que possuem méritos (numa sociedade, numa organização, num grupo, num trabalho ou ofício etc); predomínio das pessoas que são mais competentes e eficientes. Modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos méritos pessoais daqueles que participam. Método que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem méritos.

31 Vídeos para reflexão: (Fome na África) (Pobreza: um vírus silencioso) (Tempos Modernos) (Lugar de Toda a Pobreza) (Ilha das Flores) (Estrada da Fome)

32 Mobilidade Social Entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais. É o conceito que estuda a mudança de posição do indivíduo na sociedade.

33 MOBILIDADE SOCIAL CONCEITO: é a mudança de posição social de uma pessoa (ou grupo de pessoas) em um determinado sistema de estratificação social; como também descreve as transições sociais que acontecem dentro de uma mesma classe social. serve para medir a igualdade de oportunidades em uma determinada sociedade. TIPOS DE MOBILIDADE SOCIAL: VERTICAL HORIZONTAL

34 MOBILIDADE SOCIAL MOBILIDADE SOCIAL VERTICAL: OCORRE NO SENTIDO ASCENDENTE OU DESCENDENTE NA HIERARQUIA SOCIAL. A) MOBILIDADE SOCIAL VERTICAL ASCENDENTE: (ASCENSÃO SOCIAL) O indivíduo passa a integrar grupo economicamente superior a seu grupo anterior B) MOBILIDADE SOCIAL VERTICAL DESCEDENTE: (QUEDA SOCIAL) indivíduo passa a integrar grupo economicamente inferior a seu grupo anterior

35 MOBILIDADE SOCIAL MOBILIDADE SOCIAL HORIZONTAL: ocorre quando a mudança de uma posição social a outra se opera dentro da mesma camada social. Exemplos de mobilidade social horizontal podem ser: o caso de um trabalhador que foi promovido; do estudante que arrumou o seu primeiro emprego; da pessoa que passou no concurso e passará a receber um salário maior; do empresário que abriu uma nova filial para a sua empresa; um individuo que se muda do interior para a capital e muda suas ideias políticas, mas seu nível de renda não se altera substancialmente; etc.

Capítulo 1 DESIGUALDADE SOCIAL PROFESSOR ROBSON VIEIRA SOCIOLOGIA 2º ANO

Capítulo 1 DESIGUALDADE SOCIAL PROFESSOR ROBSON VIEIRA SOCIOLOGIA 2º ANO Capítulo 1 DESIGUALDADE SOCIAL PROFESSOR ROBSON VIEIRA SOCIOLOGIA 2º ANO DESIGUALDADE SOCIAL O QUE É DESIGUALDADE? São condições que estabelecem relações desvantajosas; Tudo que determina hierarquização;

Leia mais

Estrutura e Estratificação Social

Estrutura e Estratificação Social Estrutura e Estratificação Social CAPÍTULO 5 - ESTRUTURA SOCIAL. Na sociologia, a Estrutura Social corresponde a um sistema de organização da sociedade, verificada por meio da inter-relação e posição (status

Leia mais

Aula 5 - MAX WEBER. Prof. Robson Vieira 3º ano e Pré-Enem

Aula 5 - MAX WEBER. Prof. Robson Vieira 3º ano e Pré-Enem Aula 5 - MAX WEBER Prof. Robson Vieira 3º ano e Pré-Enem Max Weber Viveu no período que as ideias de Freud impactavam as ciências sociais a respeito dos valores do individualismo moderno; A grande inovação

Leia mais

ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL Ciências Humanas e suas Tecnologias Sociologia Professor Elson Junior Santo Antônio de Pádua, maio de 2018 Estratos Sociais mais elevados Hierarquia Estrato Social Estratos

Leia mais

Indústria cultural. O termo foi empregado pela primeira vez em 1947, por Adorno e Horkheimer.

Indústria cultural. O termo foi empregado pela primeira vez em 1947, por Adorno e Horkheimer. Indústria cultural O termo foi empregado pela primeira vez em 1947, por Adorno e Horkheimer. A função do termo é substituir o engodo presente na expressão: CULTURA DE MASSA, que se caracteriza pela uniformidade,

Leia mais

Classes sociais e Estratificação

Classes sociais e Estratificação Classes sociais e Estratificação Nunca existiu na história da humanidade uma sociedade igualitária. A desigualdade social constitui um dos fatos mais inquietantes da sociedade humana, principalmente aquele

Leia mais

Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) CLASSES E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) CLASSES E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL CLASSES E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL Quer levemos em conta o direito que os homens tem, depois de nascidos, à própria preservação, como nos dita a razão natural, e, portanto, ao alimento, à bebida e a tudo

Leia mais

Classes e Estratificação Social. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Classes e Estratificação Social. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Classes e Estratificação Social Quer levemos em conta o direito que os homens tem, depois de nascidos, à própria preservação, como nos dita a razão natural, e, portanto, ao alimento, à bebida e a tudo

Leia mais

Curso e Colégio Específico

Curso e Colégio Específico Curso e Colégio Específico Estratificação e classes sociais e Desigualdades Sociais Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir Estratificação e classes sociais Estratificação social: conceito É o processo

Leia mais

Aula Estratificação Social. A palavra estratificação refere-se à existência de camadas ou níveis sociais.

Aula Estratificação Social. A palavra estratificação refere-se à existência de camadas ou níveis sociais. Aula 05 Estratificação e mobilidade social 1. Estratificação Social A palavra estratificação refere-se à existência de camadas ou níveis sociais. Por estratificação social entendemos a distribuição de

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL O QUE É ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL? Estratificação social é o processo, ou o estado de localização hierárquica dos indivíduos em setores relativamente homogêneos da população quanto aos

Leia mais

Estratificação Social. Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo.

Estratificação Social. Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo. Estratificação Social Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo. Ao longo da história, podemos observar sinais de desigualdades sociais em todos

Leia mais

CLASSE, ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE

CLASSE, ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE CLASSE, ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL Para descreverem as desigualdades existentes entre os membros da sociedade, os sociólogos falam de estratificação. Estratificação social é divisão

Leia mais

Revisão de sociologia Avaliação Bimestral - 1º anos Identidade Social, Estratificação e Mobilidade Social

Revisão de sociologia Avaliação Bimestral - 1º anos Identidade Social, Estratificação e Mobilidade Social Revisão de sociologia Avaliação Bimestral - 1º anos Identidade Social, Estratificação e Mobilidade Social Embora a vida social não tenha a organização de uma colmeia, ela não deixa de ser organizada; se

Leia mais

Desigualdades e identidades sociais. Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais

Desigualdades e identidades sociais. Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais As classes sociais e as desigualdades sociais Uma desigualdade social consiste na repartição não uniforme, na

Leia mais

Estratificação Social. Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo.

Estratificação Social. Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo. Estratificação Social Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo. Ao longo da história, podemos observar sinais de desigualdades sociais em todos

Leia mais

As Diferenças Sociais

As Diferenças Sociais As Diferenças Sociais 1 A Estratificação Social É a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher,

Leia mais

Unidade 3: A estrutura social e as desigualdades:

Unidade 3: A estrutura social e as desigualdades: Unidade 3: A estrutura social e as desigualdades: Capítulo 7 : Estrutura e Estratificação Social. Estrutura Social: composta por fatores econômicos, políticos, históricos, sociais, religiosos e culturais

Leia mais

Estratificação social

Estratificação social 1 Estratificação social Conceito que analisa a existência de grupos hierarquicamente estabelecidos em uma sociedade. A estratificação social pode ser explicada por diversos elementos, como, por exemplo,

Leia mais

Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime. Jorge Penim de Freitas

Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime. Jorge Penim de Freitas Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime Jorge Penim de Freitas Caracteriza-se pela sociedade de ordens, assente em critérios de nascimento, fortemente hierarquizada e com

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DOS ESTUDOS INDEPENDENTES JANEIRO/2015

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DOS ESTUDOS INDEPENDENTES JANEIRO/2015 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DOS ESTUDOS INDEPENDENTES JANEIRO/2015 Escola- Referência Aluno: turma: 2º CN Data: Matéria: Sociologia Turno: Noite Valor: 30 Nota: Professor: Alessandro

Leia mais

Estratificação, Classes Sociais e Trabalho. Sociologia Profa. Maria Thereza Rímoli

Estratificação, Classes Sociais e Trabalho. Sociologia Profa. Maria Thereza Rímoli Estratificação, Classes Sociais e Trabalho Sociologia Profa. Maria Thereza Rímoli Estratificação social, classes sociais e trabalho Objetivos da aula: O que é estratificação? O que é classes sociais? Conceitos

Leia mais

Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais. Desigualdades sociais e identidades sociais

Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais. Desigualdades sociais e identidades sociais Desigualdades sociais e identidades sociais Desigualdade social uma desigualdade social consiste, sobretudo, num grau desigual de acesso a bens, serviços ou oportunidades, situação criada pela própria

Leia mais

Transformações recentes no mundo do trabalho

Transformações recentes no mundo do trabalho Unidade 2 Transformações recentes no mundo do trabalho Estrutura social Padrão de organização social A A posição que ocupamos na sociedade obedece a um padrão Todos temos um lugar específico dentro da

Leia mais

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA Como pode cair no enem O Apartheid foi um regime social estabelecido na África do Sul a partir de 1948, após a ascensão do Partido dos Nacionalistas ao poder

Leia mais

Fundamentos econômicos da sociedade

Fundamentos econômicos da sociedade Fundamentos econômicos da sociedade Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Introdução à Sociologia. Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. João Guizzo. Na sociedade

Leia mais

Curso profissional de técnico de jardinagem e espaços verdes Ano Letivo: 2011/2012. Ficha de avaliação

Curso profissional de técnico de jardinagem e espaços verdes Ano Letivo: 2011/2012. Ficha de avaliação Escola Básica e Secundária de Murça União Europeia Fundo Social Europeu GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Curso profissional de técnico de jardinagem e espaços verdes Ano Letivo: 2011/2012 Ficha de avaliação

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê?

A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? DÍVIDA SOCIAL ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO FALTA DE ESTRUTURA SOCIAL

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 11 Revoluções Inglesas Introdução (I) Período e fases 1640/1688 Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa Um movimento. Um processo revolucionário Superações definitivas

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS

ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS Classes e Desigualdades Sociais As classes sociais podem ser entendidas como agrupamentos de pessoas que surgem da estrutura de desigualdades sociais, mas que têm

Leia mais

Introdução a Sociologia do Trabalho

Introdução a Sociologia do Trabalho Introdução a Sociologia do Trabalho Significados do trabalho a) Algo valorizado socialmente pela família, amigos e pela sociedade como um todo; b) Necessário para o cidadão; c) Constitutivo de nossa identidade;

Leia mais

O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO

O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO INTRODUÇÃO: Compreendendo as causas da Revolução Francesa DEFINIÇÃO Revolução burguesa; Marca a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea; Destruiu o chamado Antigo

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA 11) A Proposta Curricular de Santa Catarina - Formação

Leia mais

A estrutura social e as desigualdades

A estrutura social e as desigualdades 3 A estrutura social e as desigualdades O termo classe é empregado de muitas maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na explicação da estrutura da sociedade capitalista, que tem uma configuração histórico-estrutural

Leia mais

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: Questão 1 A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS 1.1 CONTEXTO TRANSIÇÃO FEUDO-CAPITALISTA CRISE DO FEUDALISMO 1.2 CAUSAS EXPANSÃO DA ATIVIDADE COMERCIAL ALIANÇA REI-BURGUESIA ENFRAQUECIMENTO DO PODER CENTRAL CARACTERÍSTICAS GERAIS

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof.: Diego Gomes omonstrodahistoria.blogspot.com.

REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof.: Diego Gomes  omonstrodahistoria.blogspot.com. REVOLUÇÃO FRANCESA Prof.: Diego Gomes diegogomes.historia@gmail.com www.facebook.com/profdiegogomes/ omonstrodahistoria.blogspot.com.br/ Objetivos de Ensino/Aprendizagem Conhecer as condições socioeconômicas

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 FEUDALISMO FORMAÇÃO DO SISTEMA FEUDO SOCIEDADE FEUDAL RENASCIMENTOCOMERCIAL

Leia mais

Unidade. A estrutura social e as desigualdades

Unidade. A estrutura social e as desigualdades Unidade 3 A estrutura social e as desigualdades O termo classe é empregado de muitas maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na explicação da estrutura da sociedade capitalista, que tem uma configuração

Leia mais

A economia europeia. Nos séculos XVI e XVII assistiu-se ao nascimento de uma economia à escala mundial, marcada pelo desenvolvimento do

A economia europeia. Nos séculos XVI e XVII assistiu-se ao nascimento de uma economia à escala mundial, marcada pelo desenvolvimento do O ANTIGO REGIME O ANTIGO REGIME Período histórico que vai desde o século XVI ao século XVIII que se caracterizou: - na política, pelo Absolutismo; - na economia, pelo Mercantilismo; - na sociedade, pela

Leia mais

Linha do Tempo. Linha do Tempo

Linha do Tempo. Linha do Tempo Prof.. Hilário Rosa Invenção da Escrita 3200 A.C. Nasc. de Cristo Ano 1 Fim da queda de Roma Século V 476 Mundo Medieval X XI XII XIII Renascimento 1453 XIV XV XVI XVII XVIII XIX XX XXI Egito, Vale do

Leia mais

Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA

Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA Sociedade e cidadania são inseparáveis, posto que a cidadania é o exercício de direitos dos cidadãos na sociedade em que vivem. Assim, dada a dinâmica e relatividade das interações

Leia mais

Relatório ACEGIS. Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Empower Women, Empower the Future. Dia Internacional da Mulher 2015

Relatório ACEGIS. Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Empower Women, Empower the Future. Dia Internacional da Mulher 2015 Accelerating Change Empower Women, Empower the Future Relatório ACEGIS Dia Internacional da Mulher 2015 Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Direitos da Mulher são Direitos Humanos 6

Leia mais

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE A Formação da República da Índia Desde o século XVI a Índia atrai a atenção dos países europeus, principalmente em razão das especiarias, acirrando as disputas comerciais pela

Leia mais

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito Sociologia Jurídica Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito O direito na sociedade moderna Fonte: UNGER, Roberto Mangabeira. O Direito na Sociedade Moderna contribuição à crítica da teoria social.

Leia mais

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE A República da Índia Desde o século XVI a Índia atrai a atenção dos países europeus, principalmente em razão das especiarias, acirrando as disputas comerciais pela região. A Inglaterra

Leia mais

A Europa Feudal. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com

A Europa Feudal. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Europa Feudal Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Em nome de Deus, dos Homens e do Lucro O feudalismo pode ser definido a partir da estrutura Política, social, econômica e cultural

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Fernanda/ Iuri 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

FEUDALISMO. CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção.

FEUDALISMO. CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção. Idade Média Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.c. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com

Leia mais

KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO

KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO MÉTODO DE ANÁLISE * A DIALÉTICA HEGELIANA (IDEALISTA): Afirma a contradição, o conflito, como a própria substância da realidade, a qual se supera num processo

Leia mais

1. Formação do Feudalismo

1. Formação do Feudalismo 1. Formação do Feudalismo 1.1. Herança Romana O COLONATO foi uma instituição de fins do Império Romano, em que trabalhadores (colonos) recebiam um lote de terra para seu sustento, em grandes propriedades

Leia mais

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna O ANTIGO REGIME A vida social e política na Europa Moderna CONCEITUAÇÃO A expressão Antigo Regime foi cunhada pelos historiadores para designar o conjunto de características predominantes nas sociedades

Leia mais

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS TEMÁTICA As As bases sócio-históricas da fundação dos Direitos Humanos na Sociedade Capitalista A construção dos Direitos A Era da Cultura do Bem Estar Os Direitos na Contemporaneidade

Leia mais

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL A sociedade é uma produção humana, e o ser humano é uma produção social. Socialização é o conceito que procura estabelecer os parâmetros de análise do processo pelo qual

Leia mais

A SOCIEDADE NOS SÉCULOS XIII E XIV: OS GRUPOS SOCIAIS

A SOCIEDADE NOS SÉCULOS XIII E XIV: OS GRUPOS SOCIAIS A SOCIEDADE NOS SÉCULOS XIII E XIV: OS GRUPOS SOCIAIS 2. Conhecer a compreender aspetos da sociedade e da cultura medieval portuguesa dos séculos XIII e XIV 2.1. Identificar os grupos sociais medievais,

Leia mais

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO. Profª Viviane Jordão

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO. Profª Viviane Jordão ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO Profª Viviane Jordão INTRODUÇÃO As características básicas do sistema econômico e político dominante na Europa ocidental nos séculos XVI e XVII foram: o capitalismo comercial

Leia mais

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência do Império Romano, a partir do século III, está na

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO 29/8/2012 20:30 Profª: Kátia Paulino dos Santos CIDADANIA 2 Originária do latim CIVITAS, na cidade de Roma antiga, indicava situação política de uma

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos Prof. Jorge Diacópulos Revolução burguesa. Antecedentes/causas: IDADE CONTEMPORÂNEA Maior população da Europa Ocidental (25 milhões). 80% rural. Absolutismo parasitário Luís XVI Festas, banquetes, pensões,

Leia mais

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades Análise Social 3 Desigualdades Sociais ESCS 2016-17 Sistemas de desigualdades Historicamente, os tipos de desigualdade, definidos formalmente ou não, apresentaram-se de modos diferentes Tipos de sistemas

Leia mais

Idade Média. Ocidental. (Séc V ao Século XV)

Idade Média. Ocidental. (Séc V ao Século XV) A Idade Média Ocidental (Séc V ao Século XV) Alta Idade Média (Séc V ao X): fragmentação do império romano; formação dos efêmeros reinos bárbaros; ruralização da sociedade; descentrallização política;

Leia mais

Religião e Sociedade

Religião e Sociedade Religião e Sociedade A Religião, Crença e Ciência A secularização das sociedades modernas: passagem do regime religioso para o laico O conceito de religião e crença Religião, Filosofia e Ciência Objetivos

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 4 O Absolutismo Introdução (I) Sécs XII a XV Alterações da ordem geopolítica europeia Os três poderes Poder local Poder supranacional Poder do Estado-Nação Senhores

Leia mais

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO.

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO. JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 1 2 3 4 5 6

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Preparatório EsPCEx História Geral Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Antecedentes (I) Eventos da Baixa Idade Média Emergência burguesia Revitalização feiras e comércio Crise do Feudalismo

Leia mais

TEORIAS SOCIALISTAS MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO SÉCULO XIX.

TEORIAS SOCIALISTAS MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO SÉCULO XIX. TEORIAS SOCIALISTAS MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO SÉCULO XIX 1. DEFINIÇÃO Ideais críticos ao capitalismo industrial. Crítica à propriedade privada (meios de produção). Crítica à desigualdade na distribuição

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS O REI FOI O ELEMENTO UNIFICADOR DE UMA NOBREZA EM CRISE, CONCILIANDO, QUANDO POSSÍVELCOM A RICA BURGUESIA, CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O FINANCIAMENTO DO PRÓPRIO ESTADO NACIONAL.

Leia mais

Metade da humanidade não come...

Metade da humanidade não come... Metade da humanidade não come... ...e a outra metade não dorme com medo da que não come. Josué de Castro DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM Art. 1º Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade

Leia mais

6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS

6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS 6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS ESTUDO DO IPEA SIGNIFICÂNCIA DAS METRÓPOLES ESTUDADAS No dia 5 de agosto de 2008, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentou

Leia mais

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média.

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência do Império Romano, a partir do século III, está na

Leia mais

Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação

Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação O modo capitalista de produção O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Sec. V a XV Supremacia da Igreja Sistema de produção Feudal Sociedade hierarquizada HIERARQUIA OU ESTAMENTOS A sociedade medieval

Leia mais

Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas. Profa. Nina Ranieri 2017

Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas. Profa. Nina Ranieri 2017 Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas Profa. Nina Ranieri 2017 1 Matrizes clássicas - Características comuns 1-Ampliação da liberdade individual e limitação poderes do Estado Elementos:

Leia mais

CONSOLIDADOR DA SOCIOLOGIA ALEMÃ MAX WEBER ( )

CONSOLIDADOR DA SOCIOLOGIA ALEMÃ MAX WEBER ( ) CONSOLIDADOR DA SOCIOLOGIA ALEMÃ MAX WEBER (1864-1920) Via o capitalismo como expressão da modernização e da racionalização MAS acreditava que essa racionalização levaria a um mundo cada vez mais tecnicista

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICO-EDUCACIONAL

QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICO-EDUCACIONAL ANEXO A QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICO-EDUCACIONAL Responder a este questionário é de fundamental importância para a UFES e para o sistema universitário brasileiro. E é nesse sentido que nos dirigimos

Leia mais

1 O que é Sociologia, 1

1 O que é Sociologia, 1 Sumário Prefácio, xvii 1 O que é Sociologia, 1 1.1 Objeto da Sociologia, 1 1.2 Caráter científico da Sociologia, 3 1.2.1 Características do conhecimento científico, 3 1.2.2 Dificuldades da Sociologia,

Leia mais

Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano

Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano Baixa Idade Média Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano Cristianismo Surge com a crucificação de Cristo. Se difunde pela necessidade do povo em acreditar em algo além da vida terrena.

Leia mais

O que é? Ideia central de um parágrafo. Como desenvolvê-lo?

O que é? Ideia central de um parágrafo. Como desenvolvê-lo? Tópico frasal O que é? Ideia central de um parágrafo Como desenvolvê-lo? Exemplificação Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos: A imaginação utópica e inerente

Leia mais

A REVOLUÇAO FRANCESA (1789 A 1799) TEMA DA REVOLUÇÃO: IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE

A REVOLUÇAO FRANCESA (1789 A 1799) TEMA DA REVOLUÇÃO: IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE A REVOLUÇAO FRANCESA (1789 A 1799) TEMA DA REVOLUÇÃO: IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE QUADRO SOCIAL 1º ESTADO CLERO 2º ESTADO NOBREZA Viviam às custas do Rei 3º ESTADO Alta Burguesia, Pequena Burguesia

Leia mais

Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: EM Ano/Série: 2º Turma: MC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota:

Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: EM Ano/Série: 2º Turma: MC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: EM Ano/Série: 2º Turma: MC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Oldair Glatson dos Santos

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA HERMENÊUTICA

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA HERMENÊUTICA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA HERMENÊUTICA Hermenêutica faz parte das teorias do conhecimento humano. Interpretar é uma das funções produtoras do conhecimento: pensar é interpretar. O conceito da hermenêutica

Leia mais

1. FEUDALISMO. Páginas 04 à 15.

1. FEUDALISMO. Páginas 04 à 15. 1. FEUDALISMO Páginas 04 à 15. Formação do sistema feudal A fragmentação do Império Romano do Ocidente, o estabelecimento dos bárbaros na Europa Ocidental e a ruralização da sociedade geram as condições

Leia mais

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada.

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. A distinção entre público e privado é um dos valores

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia-Ciências-Biologia. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 2º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia-Ciências-Biologia. Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia-Ciências-Biologia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO QUESTÃO 1. Quando se fala em Queda do Império Romano, deve-se entender que se trata da queda do Império Romano do Ocidente, isto é, a porção do vasto

Leia mais

Correção de Exercícios da etapa Sociologia

Correção de Exercícios da etapa Sociologia Correção de Exercícios da etapa Sociologia INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 1) A SOCIOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL, QUE ESTUDA AS RELAÇÕES SOCIAIS E AS FORMAS DE ASSOCIAÇÃO CONSIDERANDO AS INTERAÇÕES QUE OCORREM

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

As Revoluções Francesas ( )

As Revoluções Francesas ( ) As Revoluções Francesas (1789 1815) 1. Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta. a) Os sujeitos envolvidos na ação política representada

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA

A ERA NAPOLEÔNICA A ERA NAPOLEÔNICA 1799-1815 O golpe de 18 Brumário teria representado o assassinato da revolução? Durante a década revolucionária, a maior parte dos grupos sociais que compunham o antigo Terceiro Estado

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

PLANEJamento. assistente social:

PLANEJamento. assistente social: PLANEJamento assistente social: 0 JAN 0. CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL. DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E FUNDAÇÃO DO MST. DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS 0 FEV 0. CARNAVAL. CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO Transição... ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder

Leia mais

MARIANA HISTÓRIA ROTEIRO E EXERCÍCIOS 7º ANO

MARIANA HISTÓRIA ROTEIRO E EXERCÍCIOS 7º ANO MARIANA HISTÓRIA ROTEIRO E EXERCÍCIOS 7º ANO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------

Leia mais

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber Prof. Robson Vieira 1º ano Karl Marx Karl Marx Fazia uma critica radical ao capitalismo; Suas teorias foram além das obras e das universidades; Ativista do movimento

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos

Leia mais

Assiduidade/Pontualidade. Estruturação do pensamento de forma a comunicar adequadamente as ideias. Erros ortográficos.

Assiduidade/Pontualidade. Estruturação do pensamento de forma a comunicar adequadamente as ideias. Erros ortográficos. CRITÉRIOS DE PERFIL DE 5.º A N O Conhece e exerce os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros; Reflete sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade; Toma consciência dos

Leia mais