CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES"

Transcrição

1 CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES TÉCNICO EM INFORMÁTICA ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um novo caderno. Verifique se as informações impressas no cartão resposta estão corretas. Em caso de divergência, notifique imediatamente o fiscal. A prova é composta por 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de resposta - A, B, C, D e E - das quais, somente 01 (uma) deverá ser assinalada como correta. Preencha e assine corretamente o cartão resposta, de acordo com as instruções utilizando caneta esferográfica com tinta azul ou preta. O cartão resposta não será substituído em caso de marcação errada ou rasura. Somente será permitida a sua retirada da sala após quarenta e cinco minutos do início da prova que terá, no máximo, três horas de duração. Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala até que todos concluam a prova e possam sair juntos. De acordo com o item do edital você será eliminado do concurso se estiver fazendo qualquer tipo de consulta ou uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico, como calculadora, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, mp3 ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bip, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pendrive, receptor, walkman, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer espécie, etc., em funcionamento ou não, bem como óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, ou similares. Também não é permitido o porte de qualquer arma, livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos, etc. Todo material deve ficar guardado conforme orientação dos fiscais; Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir. Diante de qualquer dúvida você deve comunicar-se com o fiscal. Boa prova Nome

2 MATEMÁTICA 1. Determine a equação logarítmica log 3 + log (x 4) = log 3. Assinale a alternativa CORRETA. A) 4 B) X = 5 C) 3 D) X = 3 E) X = 2 2. Determine a equação logarítmica log (3x + 6) - log (x 3) = log (x-2). Assinale a alternativa CORRETA. A) X = 8 B) 5 C) 7 D) X = 3 E) X = 4 3. Determine a abscissa do ponto médio entre A e B, dados os pontos A(3) e B(11). Assinale a alternativa CORRETA. A) = 5 B) C) = 7 D) 6 E) = 2 4. Uma caixa contém 3 bolas rosas, 2 verdes e 1 preta. Quando retira-se ao acaso, uma bola da caixa qual a probabilidade de ela ser rosa? A) 1 B) 2 C) 3 D) E) 5. Determine o valor da expressão + - e assinale a alternativa CORRETA. A) B) C)

3 D) E) 6. Joana com 14 litros de tinta vai pintar uma parede de 35 m². Quantos litros ela precisa para pintar uma parede de 15 m²? A) 6 litros. B) 8 litros. C) 10 litros. D) 5 litros. E) 9 litros. 7. Uma empresa tem 900 funcionários, 42% são homens. Qual o número de homens? Assinale a alternativa CORRETA. A) 348 homens. B) 432 homens. C) 378 homens. D) 368 homens. E) 478 homens. 8. Por quanto tempo a loja de Sofia deve aplicar R$8.000,00 para que renda R$2.000,00, à taxa de 5% ao mês? Assinale a alternativa CORRETA. A) 1 mês. B) 5 meses. C) 6 meses. D) 8 meses. E) 10 meses. LÍNGUA PORTUGUESA 9. As frases que apresentam conotação são: I. A estrela brilha no céu. II. Caldo de galinha e cabeça fria fazem bem. III. No acidente, ele fraturou a cabeça. IV. Ele foi o cabeça da greve. V. Vi estrelas quando bati com o pé na porta. A) Apenas I e II estão corretas. B) Apenas I e III estão corretas. C) Apenas II, III e IV estão corretas. D) Apenas II, IV e V estão corretas. E) Apenas IV e V estão corretas.

4 10. Assinale a opção CORRETA. Na palavra corroído temos: A) Tritongo oral. B) Hiato. C) Ditongo ora crescente. D) Ditongo oral decrescente. E) Ditongo nasal crescente. 11. Assinale a alternativa CORRETA: Há tritongo oral em: A) Aonde. B) Reúne. C) Chapéu. D) Mamãe. E) Quaisquer. 12. Leia o texto com atenção: Canção do exílio "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite - Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá;

5 Sem que ainda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá." O texto acima é um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil e marca a obra de qual autor? Assinale a alternativa CORRETA. A) Murilo Mendes. B) Gonçalvez Dias. C) Casimiro de Abreu. D) Carlos Drummond de Andrade. E) Vinícius de Morais. 13. Assinale a alternativa CORRETA: Os escritores barrocos brasileiros que mais se destacaram são: A) Gregório de Matos, Padre Antonio Vieira, Bento Teixeira. B) Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Camilo Pessanha. C) Antero de Quental, Eça de Queirós, Machado de Assis. D) Manuel Antônio de Almeida, Visconde de Taunay, José de Alencar. E) Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves. 14. Aponte a alternativa CORRETA em relação ao escritor Gregório de Matos. A) Apresenta o melhor do teatro clássico português. B) É um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país. C) Só escreveu peças infantis. D) Representa o melhor do teatro clássico em Portugal. E) Escreveu a obra Rosa do Povo. 15. A narração poética dos acontecimentos que envolveram a Inconfidência Mineira publicada em 1953 chamada Romanceiro da Inconfidência foi de: Assinale a alternativa CORRETA: A) Vinícius de Morais. B) Cecília Meireles. C) Jorge de Lima D) João Cabral de Melo Neto. E) Cruz e Souza. 16. Assinale a alternativa CORRETA em que apareçe o sugeito composto. A) Juca é meu primo. B) O gato fugiu de casa. C) Carlos gostade futebol. D) Os carros e caminhões congestionaram o trânsito. E) Nós vamos ao teatro.

6 CONHECIMENTOS GERAIS 17. No ano de 1494, deu-se o Tratado de Tordesilhas. Segundo este referido tratado Portugal era dono de quase metade do Brasil e para ocupar esta imensa área territorial Portugal criou as capitanias hereditárias. Sobre as capitanias hereditárias é CORRETO afirmar: A) Todas as capitanias hereditárias ficavam localizadas no norte do Brasil. B) As capitanias hereditárias eram grandes lotes de terra que foram doadas para os nobres e os altos funcionários. C) Os donatários recebiam as capitanias e eram obrigados a vendê-las. D) Os donatários não tinham o direito de escravizar os índios, aplicar justiça e receber alguns impostos. E) Apenas a capitania de Maranhão deu certo. 18. Assinale a alternativa CORRETA: O ponto mais alto do Brasil fica localizado aonde: A) Pico da neblina no Amazonas. B) Pico da Bandeira em Minas Gerais. C) Pico das Agulhas Negras no Rio de Janeiro. D) Pico do Monte Negro no Rio Grande do Sul. E) Pico da Boa Vista em Santa Catarina. 19. Sobre a região centro-oeste do Brasil é CORRETO afirmar: A) É uma região banhada pelo mar. B) A economia da região centro-oeste é predominada pela atividade industrial. C) A região centro-oeste faz fronteira com todas as regiões do Brasil: norte, nordeste, sudeste e sul. D) O extrativismo vegetal não é uma atividade de papel importante. E) A ocupação da região deu-se nas décadas de 60, 70 e 80 com migração dos catarinenses e cariocas. 20. No município de São Pedro das Missões a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais no ano de 2010 era: Assinale a alternativa CORRETA: A) 14,12 %. B) 16,12%. C) 12,12%. D) 11,12%. E) 13,12%.

7 21. Assinale a alternativa CORRETA: Qual o nome do atual governador do estado do Rio Grande do Sul: A) Tarso Luiz Genro. B) Tarso Alberto Genro. C) Tarso Pedro Cunha Genro. D) Tarso Joaquim Silva Genro. E) Tarso Fernando Herz Genro. 22. Quantos países estão participando da Copa do Mundo no Brasil no ano de 2014? Assinale a alternativa CORRETA. A) 30 países. B) 32 países. C) 34 países. D) 36 países. E) 38 países. 23. O município de São Pedro das Missões faz divisão territorial com: Assinale a alternativa CORRETA: A) Ao norte com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao leste com a Sagrada Família e a oeste com o município de Palmeira das Missões. B) Ao norte com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao oeste com a Sagrada Família e a leste com o município de Palmeira das Missões. C) Ao leste com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao norte com a Sagrada Família e a oeste com o município de Palmeira das Missões. D) Ao oeste com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao leste com a Sagrada Família e a norte com o município de Palmeira das Missões. E) Ao sul com o município de São José, ao oeste com o município de Palmeira das Missões, ao leste com a Sagrada Família e a ao norte com o município de Boa Vista das Missões. 24. Assinale a alternativa CORRETA: Guerra dos Farrapos teve como principais líderes Davi Canabarro, José Garibaldi e Bento Gonçalvez que protestavam contra a forte concorrência de gado argentino e uruguaio. A meta desses fazendeiros era uma política que favorecesse seus produtos e como não eram ouvidos pelo governo iniciaram uma revolta que durou: A) De 1835 até 1840.

8 B) De 1839 até C) De 1839 até D) De 1835 até E) De 1835 até CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 25. Microsoft Excel 2010 temos a seguinte tabela: Qual a fórmula correta para realizar a Soma das linhas 1,2,3,4 da coluna B A) =SOMA(A1:B4) B) =SOMA(B1,B2,B3,B4) C) =SOMA(B1;B4) D) =SOMA(B1:B4) E) =(B1;B2;B3;B4)+ 26. O Microsoft Word é um dos mais famosos editores de texto, utilizado muito por quase todos usuários de computadores, nele pode ser utilizadas várias combinações de teclas para realizar funções. Se pressionar simultaneamente as teclas do teclado Ctrl+J qual das funções a baixo o Microsoft Word 2010 irá realizar: A) Colocar o texto do Parágrafo de modo Justificado; B) Colocar o texto do Parágrafo de modo Centralizado; C) Selecionar o texto do Parágrafo; D) Colocar o texto do Parágrafo em negrito; E) Colocar o texto do Parágrafo Sublinhado; 27. O Windows é um dos sistemas operacionais mais conhecidos pelos usuários de computadores, para agilizar os serviços existem vários atalhos através de combinações de teclas,se utilizar as com a combinação + : A) Serão minimizadas todas as telas possíveis; B) Será impressa a imagem da tela; C) Não irá fazer nada;

9 D) Abrirá uma tela de pesquisa do Windows; E) Abrirá o gerenciador de tarefas do Windows; 28. A Evolução da linguagem de programação é dividido em 5 etapas ou gerações, as 2 primeiras gerações são consideradas as gerações de baixo nível e apartir da 3ª geração são consideradas as gerações de alto nível, as linguagens de programação C, Pascal, Cobol. assinale a alternativa correta referente a qual geração pertence as linguagens de programação listadas anteriormente: A) 1ª Geração. B) 2ª Geração. C) 3ª Geração. D) 4ª Geração. E) 5ª Geração. 29. No Microsoft Word 2010 qual das combinações de teclas está errada: A) Se pressionar CTrl+P ira para as configurações de Página; B) Se pressionar CTrl+B ira Salvar o Documento editado; C) Se pressionar CTrl+T ira Selecionar o todo o texto do documento; D) Se pressionar CTrl+L ira Abrir a tela de Localizar texto; E) Se pressionar CTrl+U ira Abrir a tela para Substituir textos; 30. O Microsoft Word 2010 tem a opção de correção ortográfica e de gramática, pressionando qual das teclas irá executar esta ação para o auxilio do usuario: A) Ctrl+F7; B) F7; C) Ctrl+F5; D) F5; E) F9; 31. O Microsoft PowerPoint 2010 é uma ferramenta utilizada para criar apresentações de slides para apresentações de palestras, trabalhos entre outras funções, qual das teclas abaixo é utilizada de atalho para iniciar a apresentação dos slides; A) Ctrl+A; B) F7; C) Ctrl+F5; D) F5; E) Ctrl+T; 32. Para montar um cabo de necessário utilizar um cabo de rede tipo par transado e um conector RJ 45, conforme a figura abaixo enumere as cores dos fios que deverão ser colocados nos pinos em ordem crescente:

10 (A) laranja / laranja - branco (B) verde / verde - branco (C) azul / azul - branco (D) marron / marronbranco (E) laranja (F) verde (G) azul (H)marron PINO 1 ( ) PINO 2 ( ) PINO 3 ( ) PINO 4 ( ) PINO 5 ( ) PINO 6 ( ) PINO 7 ( ) PINO 8 ( ) Qual a ordem correta para ter uma conexão do padrão T-567B: A) A E B F C G D H B) E A F B G C H D C) A E C F B G D H D) A E C G B F D H E) A E B G C F D H 33. Uma sub-rede é a divisão de uma rede de computadores. A divisão de uma rede grande em redes menores resulta num tráfego de rede reduzido, administração simplificada e melhor performance de rede. Estas são divididas em 3 classes(classe A, classe B, e classe C): Em uma rede da Classe C Máscara podem ter quantos Hosts em cada Subrede: A) 256; B) 128; C) 62; D) 6; E) 2; 34. No contexto da informática, uma rede consiste em diversos processadores que estão interligados e compartilham recursos entre si. Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios (rede local), mas com o passar do tempo a necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede. Entenda o que significam alguns dos principais tipos de redes de computadores. Entre os tipos de redes qual das alternativas está incorreta: A) LAN, MAN, WAN, WIFI B) LAN, WLAN, WWAN, SAN, PAN C) MAN, WMAN, WWAN, SAN, PAN D) LAN, WAN, WLAN E) WAN, WLAN, WMAN, SAN

11 FONTE MAN-WAN-PAN-conheca-os-principais-tipos-de-redes/ 35. Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Dentre os periféricos qual das alternativas abaixo contém somente periféricos de armazenamento: A) pen drive, disco rígido, cartão de memória, drive de DVD, impressora, caixa de som B) pen drive, disco rígido, cartão de memória, C) drive de DVD, impressora, caixa de som D) teclado, mouse, joystick, digitalizador E) digitalizador, pen drive, disco rígido, cartão de memória FONTE: Tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange) não é nenhuma novidade para quem já trabalha com informática, principalmente com desenvolvimento de software. Se pressionar a tecla TAB (Horizontal Tab) qual o valor desta tecla na tabela ascii: A) 8; B) 9; C) 13; D) 27; E) 11; 37. Se criar um aplicativo com o programa DELPHI 7 e colocar o comando a baixo dentro no evento OnClik de um botão para ficar executando o comando abaixo, o sistema não ira compilar pois existe um erro de programação. a. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); b. var i:integer; c. begin d. for i:=1 to 10 do e. begin f. if i mod 2 = 0 then g. ShowMessage('O número '+IntToStr(i)+' é PAR'); h. else i. ShowMessage('O número '+IntToStr(i)+' é IMPAR'); j. end; k. end; Assinale a alternativa em que esta esse erro de programação: A) na linha 02( var i:integer; );

12 B) na linha 04 ( for i:=1 to 10 do ); C) na linha 06 ( if i mod 2 = 0 then ); D) na linha 07 ( ShowMessage('O número '+IntToStr(i)+' é PAR'); ); E) na linha 09 ( ShowMessage('O número '+IntToStr(i)+' é IMPAR'); ); 38. O Mysql é um dos gerenciadores de banco de dados muito utilizado no mercado, principalmente em sistemas WEB, para realizar consultas nas tabelas são utilizados comandos SQL, sendo que existem vários comandos que são utilizados para realizar estas consultas. Se criar 2 tabelas conforme tabelas abaixo TABELA empregados codigo_empregado nome 1 Luis 2 Marina 3 Letícia 4 Gustavo 5 Mateus TABELA pagamentos codigo_empregado valor

13 Qual do comando abaixo mostrará os dados conforme tabela a seguir: nome pagamento Luis 300 Marina Null Letícia 300 Gustavo Null Mateus 900 A) select e.nome, sum(p.valor) as pagamento from empregados as e INNER JOIN pagamentos as p ON e.codigo_empregado = p.codigo_empregado GROUP BY e.`codigo_empregado` B) select e.nome, sum(p.valor) as pagamento from empregados as e LEFT JOIN pagamentos as p ON e.codigo_empregado = p.codigo_empregado GROUP BY e.`codigo_empregado` C) select e.nome, p.valor as pagamento, d.valor as desconto from empregados as e LEFT JOIN pagamentos as p ON e.codigo_empregado = p.codigo_empregado LEFT JOIN descontos as d ON e.codigo_empregado = d.codigo_empregadoselect e.nome, sum(p.valor) as pagamento from empregados as e LEFT JOIN pagamentos as p ON e.codigo_empregado = p.codigo_empregado GROUP BY e.`codigo_empregado` D) select e.nome, p.valor as pagamento, d.valor as desconto from empregados as e LEFT JOIN pagamentos as p ON e.codigo_empregado = p.codigo_empregado LEFT JOIN descontos as d ON e.codigo_empregado = d.codigo_empregadoselect e.nome, sum(p.valor) as pagamento from empregados as e INNER JOIN pagamentos as p ON e.codigo_empregado = p.codigo_empregado GROUP BY e.`codigo_empregado` E) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS CORRETAS; 39. Em relação aos conceitos de INTRANET, INTERNET E EXTRANET assinale a alternativa que complete as seguintes características A tem como objetivo melhor a comunição dentro das empresas. Apenas funcionários da empresa tem acesso as informações que são restritas a usuários somente da internet. A requer um planejamento detalhado tanto das tecnologias à serem ultilizadas, como dos beneficios que ela vai trazer para a empresa. Assim o seu acesso é permitido somente á clientes e fornecedores autorizados. A é uma forma mais rápida e barata que as pessoas do mundo inteiro tem para se comunicarem; ou seja qualquer usuário tem acesso as informações da internet que normalmente são superficiais e publicas. A) EXTRANET INTRANET INTERNET

14 B) INTERNET INTRANET EXTRANET C) INTERNET EXTRANET - INTRANET D) INTRANET INTERNET EXTRANET E) INTRANET EXTRANET INTERNET 40. Dois tipos de memória abrangem praticamente os outros tipos: Memória principal e memória secundária. Qual das alternativas abaixo contem somente memórias principais: A) Pendrives, HDs externos B) RAM,ROM,CACHE C) Pendrives, RAM, HDs externos,rom, D) RAM, SATA 600,IDE E) Pendrives, HDs externos, DVDs, SATA 600

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES ASSISTENTE SOCIAL ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CIÊNCIAS HUMANAS E DA TERRA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR DE TÉCNICAS AGRÍCOLAS ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA PSICÓLOGO ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um novo caderno. Verifique

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS No uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados no site www.selecao.uneb.br/dpe2012, CONVOCA os Candidatos

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

TÉCNICO EM ENFERMAGEM CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE FLOR DO SERTÃO TÉCNICO EM ENFERMAGEM ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES MÉDICO VETERINÁRIO ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Apostila 1 Introdução à Informática

Apostila 1 Introdução à Informática INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES Apostila 1 Introdução à Informática Projeto INCLUDJA Inconfidentes Março de 2011 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 -INTRODUÇÃO...2

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO TRIBUTÁRIO CADERNO DE RASCUNHO

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO TRIBUTÁRIO CADERNO DE RASCUNHO SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO TRIBUTÁRIO CADERNO DE RASCUNHO Leia com atenção as instruções a seguir: Você está recebendo do fiscal de sala, além deste caderno de rascunho contendo o enunciado

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

EXAME DISCURSIVO 2ª fase

EXAME DISCURSIVO 2ª fase EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 MATEMÁTICA Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Conceitos básicos de informática O que é informática? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA CIRURGIÃO DENTISTA ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um novo caderno.

Leia mais

Manual Software Controle de Jukebox. Manual. Software Controle de Jukebox

Manual Software Controle de Jukebox. Manual. Software Controle de Jukebox Manual Software Controle de Jukebox Versão 1.0 2014 Sumário 1. Principais Características... 2 2. Software Controle de Jukebox... 3 I. Tela Principal... 4 1 Data Cobrança... 4 2 Linha... 4 3 Cobrador...

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6 Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Versão 3.6 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro, através de

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Nome: Gabarito Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista 1) O Centro das configurações do Windows, onde pode ser acessado cada um dos dispositivos componentes

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Concurso Público IFSULDEMINAS 2015. Prova Prática. Tecnólogo / Área Informática. NãO escreva seu nome ou assine em nenhuma folha da prova

Concurso Público IFSULDEMINAS 2015. Prova Prática. Tecnólogo / Área Informática. NãO escreva seu nome ou assine em nenhuma folha da prova Concurso Público IFSULDEMINAS 2015 Prova Prática Tecnólogo / Área Informática NãO escreva seu nome ou assine em nenhuma folha da prova PROVA PRÁTICA - TECNÓLOGO / ÁREA INFORMÁTICA INSTRUÇÕES 1- Utilize

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que

Leia mais

Computador Máquina que processa uma grande quantidade de dados com rapidez e precisão.

Computador Máquina que processa uma grande quantidade de dados com rapidez e precisão. Introdução à informática - Noções Básicas de Informática; - O que é software / hardware; - Como funciona um computador; - Componentes de um computador; - Tipos de computador; - Periféricos; - Ligar e desligar

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Computador = hardware + software. Como é formado o meu computador? E como estes componentes se comunicam?

Introdução aos Sistemas Operacionais. Computador = hardware + software. Como é formado o meu computador? E como estes componentes se comunicam? Como é formado o meu computador? Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 1 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Mouse Teclado Monitor Placa de vídeo

Leia mais

Teste de Habilidade Específica - THE

Teste de Habilidade Específica - THE LEIA COM ATENÇÃO 1. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 2. Preencha os dados pessoais. 3. Autorizado o inicio da prova, verifique se este caderno

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Governo de Minas Gerais CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 2ª ETAPA Provas abertas: Matemática, História e Redação em Língua Portuguesa.

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA Cargos 04 e 07

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA Cargos 04 e 07 13 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA Cargos 04 e 07 QUESTÃO 31 Considere que todos os documentos de uma pessoa estejam em uma das três subpastas da pasta Meus Documentos a seguir: relatorios, antigos e rascunhos.

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira MANUTENÇÃO DE MICRO Mário Gomes de Oliveira 1 IRQ Pedido de atenção e de serviço feito à CPU, para notificar a CPU sobre a necessidade de tempo de processamento. 2 IRQ (Interrupt Request line ou Linha

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando Manual Clonando Discos com o UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando o UDPCast. Produzido por: Sergio Graças Giany Abreu Desenvolvedores do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Clonando Discos com o UDPcast

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Inclusão Projeto Digital do Jovem Agricultor Introdução a Informática Projeto 1/18 Inclusão Projeto Digital do Jovem Agricultor Conteúdo Programático Introdução; História do computador; Hardware, Software

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Infra-Estrutura de Hardware

Infra-Estrutura de Hardware Infra-Estrutura de Hardware P r o f. W i l t o n O. F e r r e i r a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l R u r a l d e P e r n a m b u c o U F R P E 1 º S e m e s t r e / 2 0 1 2 Conteúdo da aula Hardware

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 01 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 01 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 01 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar um documento de texto eletrônico Microsoft Office Word 2007 O Microsoft Office Word

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. NÃO ESQUEÇA de assinar a LISTA DE PRESENÇA.

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. NÃO ESQUEÇA de assinar a LISTA DE PRESENÇA. INSTRUÇÕES Verifique, com muita atenção, este Caderno de QUESTÕES que deve conter 14 (quatorze) questões, sendo 03 (três) de Língua Portuguesa e 10 (dez) de Conhecimentos Específicos e 1 (uma) questão

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

Concurso Público. Prova Prática. Técnico em Tecnologia da Informação. Técnico Administrativo em Educação 2014

Concurso Público. Prova Prática. Técnico em Tecnologia da Informação. Técnico Administrativo em Educação 2014 Concurso Público Técnico Administrativo em Educação 2014 Prova Prática Técnico em Tecnologia da Informação NÃO escreva seu nome ou assine em nenhuma folha da prova PROVA PRÁTICA - TÉCNICO EM TECNOLOGIA

Leia mais

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual Treinamento de Biometria Parte 2 Agora que já cadastramos os funcionários e suas respectivas biometrias com sucesso, vamos conhecer as telas de movimento do sistema, aonde o sistema ficará a maior parte

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Estrutura e Funcionamento de um Computador

Estrutura e Funcionamento de um Computador Estrutura e Funcionamento de um Computador ESE Viseu 2009/2010 Docente: Maribel Miranda Pinto O hardware é a parte física do computador, a parte palpável do computador, ou seja, é o conjunto de componentes

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 19 ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROVA PRÁTICA 2014 Universidade Federal

Leia mais

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 2014 Sistema Futura Ponto Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 Índice Cadastro 1. Departamentos 2. Função 3. Empresa 4. Eventos 5. Feriados 6. Grade Horária 7. Justificativas 8. Funcionários 9.

Leia mais

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 - Adaptador USB sem Fios com banda dupla 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar e ligar o EM4586 (apenas

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais 01. A tecla de atalho responsável por exibir os slides no modo de "apresentação" (tela inteira), é: a) F2 b) F3 c) F4 d) F5 e) F11 02. O recurso que permite definir efeitos de entrada para cada slide,

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais