CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES"

Transcrição

1 CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um novo caderno. Verifique se as informações impressas no cartão resposta estão corretas. Em caso de divergência, notifique imediatamente o fiscal. A prova é composta por 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de resposta - A, B, C, D e E - das quais, somente 01 (uma) deverá ser assinalada como correta. Preencha e assine corretamente o cartão resposta, de acordo com as instruções utilizando caneta esferográfica com tinta azul ou preta. O cartão resposta não será substituído em caso de marcação errada ou rasura. Somente será permitida a sua retirada da sala após quarenta e cinco minutos do início da prova que terá, no máximo, três horas de duração. Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala até que todos concluam a prova e possam sair juntos. De acordo com o item do edital você será eliminado do concurso se estiver fazendo qualquer tipo de consulta ou uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico, como calculadora, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, mp3 ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bip, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pendrive, receptor, walkman, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer espécie, etc., em funcionamento ou não, bem como óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, ou similares. Também não é permitido o porte de qualquer arma, livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos, etc. Todo material deve ficar guardado conforme orientação dos fiscais; Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir. Diante de qualquer dúvida você deve comunicar-se com o fiscal. Boa prova Nome

2 MATEMÁTICA 1. Determine a equação logarítmica log 3 + log (x 4) = log 3. Assinale a alternativa CORRETA. A) 4 B) X = 5 C) 3 D) X = 3 E) X = 2 2. Determine a equação logarítmica log (3x + 6) - log (x 3) = log (x-2). Assinale a alternativa CORRETA. A) X = 8 B) 5 C) 7 D) X = 3 E) X = 4 3. Determine a abscissa do ponto médio entre A e B, dados os pontos A(3) e B(11). Assinale a alternativa CORRETA. A) = 5 B) C) = 7 D) 6 E) = 2 4. Uma caixa contém 3 bolas rosas, 2 verdes e 1 preta. Quando retira-se ao acaso, uma bola da caixa qual a probabilidade de ela ser rosa? A) 1 B) 2 C) 3 D) E) 5. Determine o valor da expressão + - e assinale a alternativa CORRETA. A) B) C)

3 D) E) 6. Joana com 14 litros de tinta vai pintar uma parede de 35 m². Quantos litros ela precisa para pintar uma parede de 15 m²? A) 6 litros. B) 8 litros. C) 10 litros. D) 5 litros. E) 9 litros. 7. Uma empresa tem 900 funcionários, 42% são homens. Qual o número de homens? Assinale a alternativa CORRETA. A) 348 homens. B) 432 homens. C) 378 homens. D) 368 homens. E) 478 homens. 8. Por quanto tempo a loja de Sofia deve aplicar R$8.000,00 para que renda R$2.000,00, à taxa de 5% ao mês? Assinale a alternativa CORRETA. A) 1 mês. B) 5 meses. C) 6 meses. D) 8 meses. E) 10 meses. LÍNGUA PORTUGUESA 9. As frases que apresentam conotação são: I. A estrela brilha no céu. II. Caldo de galinha e cabeça fria fazem bem. III. No acidente, ele fraturou a cabeça. IV. Ele foi o cabeça da greve. V. Vi estrelas quando bati com o pé na porta. A) Apenas I e II estão corretas. B) Apenas I e III estão corretas. C) Apenas II, III e IV estão corretas. D) Apenas II, IV e V estão corretas. E) Apenas IV e V estão corretas.

4 10. Assinale a opção CORRETA. Na palavra corroído temos: A) Tritongo oral. B) Hiato. C) Ditongo ora crescente. D) Ditongo oral decrescente. E) Ditongo nasal crescente. 11. Assinale a alternativa CORRETA: Há tritongo oral em: A) Aonde. B) Reúne. C) Chapéu. D) Mamãe. E) Quaisquer. 12. Leia o texto com atenção: Canção do exílio "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite - Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá;

5 Sem que ainda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá." O texto acima é um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil e marca a obra de qual autor? Assinale a alternativa CORRETA. A) Murilo Mendes. B) Gonçalvez Dias. C) Casimiro de Abreu. D) Carlos Drummond de Andrade. E) Vinícius de Morais. 13. Assinale a alternativa CORRETA: Os escritores barrocos brasileiros que mais se destacaram são: A) Gregório de Matos, Padre Antonio Vieira, Bento Teixeira. B) Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Camilo Pessanha. C) Antero de Quental, Eça de Queirós, Machado de Assis. D) Manuel Antônio de Almeida, Visconde de Taunay, José de Alencar. E) Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves. 14. Aponte a alternativa CORRETA em relação ao escritor Gregório de Matos. A) Apresenta o melhor do teatro clássico português. B) É um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país. C) Só escreveu peças infantis. D) Representa o melhor do teatro clássico em Portugal. E) Escreveu a obra Rosa do Povo. 15. A narração poética dos acontecimentos que envolveram a Inconfidência Mineira publicada em 1953 chamada Romanceiro da Inconfidência foi de: Assinale a alternativa CORRETA: A) Vinícius de Morais. B) Cecília Meireles. C) Jorge de Lima D) João Cabral de Melo Neto. E) Cruz e Souza. 16. Assinale a alternativa CORRETA em que apareçe o sugeito composto. A) Juca é meu primo. B) O gato fugiu de casa. C) Carlos gostade futebol. D) Os carros e caminhões congestionaram o trânsito. E) Nós vamos ao teatro.

6 CONHECIMENTOS GERAIS 17. No ano de 1494, deu-se o Tratado de Tordesilhas. Segundo este referido tratado Portugal era dono de quase metade do Brasil e para ocupar esta imensa área territorial Portugal criou as capitanias hereditárias. Sobre as capitanias hereditárias é CORRETO afirmar: A) Todas as capitanias hereditárias ficavam localizadas no norte do Brasil. B) As capitanias hereditárias eram grandes lotes de terra que foram doadas para os nobres e os altos funcionários. C) Os donatários recebiam as capitanias e eram obrigados a vendê-las. D) Os donatários não tinham o direito de escravizar os índios, aplicar justiça e receber alguns impostos. E) Apenas a capitania de Maranhão deu certo. 18. Assinale a alternativa CORRETA: O ponto mais alto do Brasil fica localizado aonde: A) Pico da neblina no Amazonas. B) Pico da Bandeira em Minas Gerais. C) Pico das Agulhas Negras no Rio de Janeiro. D) Pico do Monte Negro no Rio Grande do Sul. E) Pico da Boa Vista em Santa Catarina. 19. Sobre a região centro-oeste do Brasil é CORRETO afirmar: A) É uma região banhada pelo mar. B) A economia da região centro-oeste é predominada pela atividade industrial. C) A região centro-oeste faz fronteira com todas as regiões do Brasil: norte, nordeste, sudeste e sul. D) O extrativismo vegetal não é uma atividade de papel importante. E) A ocupação da região deu-se nas décadas de 60, 70 e 80 com migração dos catarinenses e cariocas. 20. No município de São Pedro das Missões a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais no ano de 2010 era: Assinale a alternativa CORRETA: A) 14,12 %. B) 16,12%. C) 12,12%. D) 11,12%. E) 13,12%.

7 21. Assinale a alternativa CORRETA: Qual o nome do atual governador do estado do Rio Grande do Sul: A) Tarso Luiz Genro. B) Tarso Alberto Genro. C) Tarso Pedro Cunha Genro. D) Tarso Joaquim Silva Genro. E) Tarso Fernando Herz Genro. 22. Quantos países estão participando da Copa do Mundo no Brasil no ano de 2014? Assinale a alternativa CORRETA. A) 30 países. B) 32 países. C) 34 países. D) 36 países. E) 38 países. 23. O município de São Pedro das Missões faz divisão territorial com: Assinale a alternativa CORRETA: A) Ao norte com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao leste com a Sagrada Família e a oeste com o município de Palmeira das Missões. B) Ao norte com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao oeste com a Sagrada Família e a leste com o município de Palmeira das Missões. C) Ao leste com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao norte com a Sagrada Família e a oeste com o município de Palmeira das Missões. D) Ao oeste com o município de São José, ao sul com o município de Boa Vista das Missões, ao leste com a Sagrada Família e a norte com o município de Palmeira das Missões. E) Ao sul com o município de São José, ao oeste com o município de Palmeira das Missões, ao leste com a Sagrada Família e a ao norte com o município de Boa Vista das Missões. 24. Assinale a alternativa CORRETA: Guerra dos Farrapos teve como principais líderes Davi Canabarro, José Garibaldi e Bento Gonçalvez que protestavam contra a forte concorrência de gado argentino e uruguaio. A meta desses fazendeiros era uma política que favorecesse seus produtos e como não eram ouvidos pelo governo iniciaram uma revolta que durou: A) De 1835 até 1840.

8 B) De 1839 até C) De 1839 até D) De 1835 até E) De 1835 até CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 25. A educação Inclusiva é fruto de mudanças históricas que foram constituídas socialmente. Está pode ser dividida em quatro fases. O modelo de foi o que predominou por mais tempo, nesta fase era normal, o abandono e até a morte dos debeis, em seguida temos a fase de, onde ocorreu a institucionalização da deficiência. Na fase de as pessoas com necessidades especiais estão na mesma instituição de ensino regular, mas em grupos separados. Na fase de as pessoas com necessidades especiais estão inseridas no ensino regular e nos mesmos grupos dos demais alunos. Assinale a alternativa que completa a frase do enunciado: A) Exclusão, inclusão, segregação ou separação e integração. B) Integração, exclusão, segregação ou separação e inclusão. C) Exclusão, segregação ou separação, inclusão e integração. D) Exclusão, segregação ou separação, integração e inclusão. E) Segregação ou separação, exclusão, integração e inclusão. 26. Mantoan (2003, p. 24) defende a permanência de todos os alunos nas escolas e sugere uma re-elaboração das filosofias educacionais quando afirma que: A) A inclusão implica em uma mudança de perspectiva educacional, pois atinge somente os alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades em aprender. B) A inclusão baseia-se em ofertar apenas para aqueles alunos que não possuem deficiência uma educação de qualidade, levando em consideração as especificidades destes alunos. C) A inclusão implica uma mudança perspectiva educacional, pois não atinge somente alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades em aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa. D) A inclusão é uma ação continua e prolongada. Inclusão é um processo que requer muito mais do que transferir a criança da escola regular para a escola especial, mas também fazer parte dela.

9 E) A inclusão baseia-se em ofertar para alunos sem deficiência atendimento educacional especializado, paralelamente as aulas regulares, e que podem ocorrer em qualquer local. 27. E stabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação, por meio de: Assinale a alternativa CORRETA: A) Decreto nº 7.612/2011 B) Lei n o /2000. C) Lei nº 9.394/1996. D) Lei nº /2002. E)Lei nº 7.853/ Conforme a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 em seu Art. 2º O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao atendimento educacional especializado. A) São funções do professor do AEE identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. B) O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns. C) Serão estabelecidas parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade. D) O AEE tem como objetivo principal propiciar situações envolvendo ações que o próprio aluno tenha participação ativa na sua execução. E) O AEE na forma de apoio, representa o atendimento oferecido dentro da sala de aula, no mesmo turno de escolarização do aluno, quando este não poderá estar frequentando no contra turno. 29. Em dezembro de 2006, a Organização das Nações Unidas aprovou o texto da Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com Deficiências, documento este que conceitua as valiosas contribuições existentes e potenciais

10 das pessoas com deficiência ao bem-estar comum e à diversidade de suas comunidades, e que a promoção do pleno exercício, pelas pessoas com deficiência, de seus direitos humanos e liberdades fundamentais e de sua plena participação na resultará no fortalecimento de seu senso de pertencimento à sociedade e no significativo avanço do desenvolvimento humano, social e econômico da sociedade, bem como na erradicação da pobreza. A) escola B) sociedade C) politica D) família E) igreja 30. O termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Este termo foi adotado pela: A) Constituição Brasileira de B) Declaração internacional de Montreal sobre inclusão, C) Declaração de Salamanca, D) Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Viver sem Limites, E) Declaração Mundial sobre Educação para Todos, Em abril de1999, esteve reunida em Porto Alegre/RS a comunidade surda onde elaboraram um documento reivindicando a oficialização da Língua Brasileira de Sinais como Língua oficial (oficializada em 2002). Assinale a alternativa CORRETA quanto ao nome do documento elaborado pela comunidade Surda. A) Nós Surdos queremos educação B) A educação que nós surdos queremos. C) A educação que os surdos querem no ensino regular. D) A educação dos surdos. E) Os surdos e sua educação. 32. A partir do Decreto 5.626/05 que regulamentou a Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), os surdos passaram a ter direito ao conhecimento a

11 partir desta língua. O português é utilizado na modalidade escrita, sendo a segunda língua, e a educação dos surdos passa a ser. A) Comunicação Total. B) Bilíngue. C) Língua Brasileira de Sinais. D) Oralismo. E) Exclusiva. 33. Com relação ao planejamento pedagógico inclusivo, assinale a alternativa CORRETA: A) Este tipo de planejamento deve levar em consideração somente o aprendizado dos alunos que tem as melhores notas. B) O planejamento pedagógico inclusivo leva em conta que o aluno com deficiência não acompanhará a turma, por isso podem ser feitas quaisquer atividades. C) O planejamento pedagógico inclusivo deve garantir a todas as crianças e jovens o acesso à aprendizagem por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece, sendo maleável, conforme a necessidade dos alunos. D) O planejamento pedagógico inclusivo deve garantir a todas as crianças e jovens o exceto os com deficiência acesso à aprendizagem por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece, sendo maleável, conforme a necessidade dos alunos. E) O planejamento pedagógico inclusivo deve garantir somente aos melhores alunos da sala acesso à aprendizagem por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece, sendo maleável, conforme a necessidade dos alunos. 34. Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é correto afirma EXCETO: A) Movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. B) Constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. C) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, não acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais,

12 abandonando a construção políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos. D) Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. E) A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. 35. Analise as afirmativas corretas e em seguida assinale a alternativa CORRETA: I - barreiras podem ser arquitetônicas urbanísticas, arquitetônicas de edificação, arquitetônicas nos transportes e nas comunicações que dificultem a realização das respectivas atividades. II - As barreiras Arquitetônicas são todas as limitações que as pessoas com deficiência se deparam no seu dia-a-dia e que os impedem de realizar o mais básico direito de qualquer cidadão: ir e vir. III - Muitas vezes são construídos edifícios e espaços com barreiras arquitetônicas que prejudicam somente as pessoas com deficiência física, não afetando às pessoas que não possuem deficiência ou outra necessidade especial. A) Todas as afirmativas estão corretas. B) As afirmativas I e II estão corretas. C) As afirmativas II e III estão corretas. D) As afirmativas I e III estão corretas. E) Nenhuma das afirmativas esta correta. 36. Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta sequencia CORRETA: I. Paraplegia. II. Tetraplegia. III. Tetraparesia. IV. Paralisia cerebral ( ) Perda total das funções motoras dos membros inferiores ou superiores. ( ) Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores ou superiores.

13 ( ) Lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso central tendo como consequência alterações psicomotoras, podendo ou não causar deficiência mental. ( ) Perda total das funções motoras dos membros inferiores. A) A sequencia correta é B) A sequencia correta é C) A sequencia correta é D) A sequencia correta é E) A sequencia correta é São práticas de uma escola inclusiva, EXCETO: A) Oferecer obrigatoriamente pelo órgão público, sempre no contraturno escolar, sendo que a família tem a obrigatoriedade de aceitar este serviço, ele não é opcional. B) Avaliar o processo de aprendizagem do aluno com deficiência. C) Desenvolver estratégias de planejamento e acompanhamento de alunos com deficiência. D) Identificar o potencial dos alunos com deficiência e como aproveita-las para a proposta de atendimento educacional especializado. E) Disponibilizar recursos e apoios específicos, como o sistema braille, ensino de Libras, Português como segunda língua, orientação e mobilidade, comunicação alternativa, uso de tecnologias assistiva, dependendo da necessidade especifica do aluno. 38. A constituição do Estado do Rio Grande do Sul em seu artigo 197 afirma que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: A) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. B) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. C) Pluralismo de ideias e de concepções políticas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. D) Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais. E) Valorização dos profissionais do ensino. 39. O currículo deve ser visto como possibilidades de intervenção mais eficaz na pratica e na realidade social construtora do conhecimento, levando em conta a diversidade sendo flexível e passível de adaptações, sem perda de conteúdos. Existem muitos meios de propor adaptações curriculares, que

14 podem ser utilizadas para o processo inclusivo, assinale a alternativa CORRETA referente a este processo: A) Através das flexibilizações o aluno com deficiência pode aprender as mesmas coisas que os demais da classe, sendo que o educador deve fazer as adaptações necessárias, garantindo-lhe o aprendizado. B) Levando em consideração a necessidade de adaptações, não serão necessárias mudanças no planejamento, e a metodologia de ensino permanecerá a mesma, sem sofrer alterações. As atividades propostas para alunos com deficiência serão diferentes, onde o aluno com deficiência a realizara de forma individual e em outro local. C) O professor, na proposta inclusiva, ministrara um ensino diversificado para alguns alunos, e elabora somente atividades mais simples para alunos com deficiência, trabalhando um conteúdo curricular diferente. D) Através das flexibilizações os alunos com deficiência não vão aprender as mesmas coisas que os demais da classe, sendo que o educador fará apenas pequenas adaptações. E) Através das flexibilizações os alunos sem deficiência vão aprender as mesmas coisas e da mesma maneira, sendo que o educador deve fazer as adaptações necessárias, garantindo-lhe apenas o aprendizado dos alunos sem deficiência. 40. Sendo a linguagem precursora da aprendizagem da criança com deficiência, vemos que a mesma representa um dos aspectos mais importantes a serem desenvolvidos, para que esta criança posso se relacionar com as demais pessoas e se integrar no seu meio social, principalmente no âmbito escolar. Desta forma existem fatores que podem influenciar negativamente o processo de desenvolvimento da linguagem, EXCETO: A) Problemas de maturação dos padrões de mastigação sucção e deglutição. B) Pouca disponibilidade do adulto em ouvir a criança e pouco esforço para tentar compreende-la. C) Superproteção, dificuldade em aceitar limites, exigências sociais. D) Afeto, atenção, e interação social, ocorrendo um efetivo desenvolvimento intelectual da criança com deficiência. E) Atraso geral no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES ASSISTENTE SOCIAL ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CIÊNCIAS HUMANAS E DA TERRA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSOR DE TÉCNICAS AGRÍCOLAS ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova

Leia mais

II Encontro MPSP/MEC/UNDIME-SP. Material das Palestras

II Encontro MPSP/MEC/UNDIME-SP. Material das Palestras II Encontro MPSP/MEC/UNDIME-SP Material das Palestras II Encontro MPSP e MEC Educação Inclusiva MARCOS LEGAIS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 208. O dever do Estado com a educação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial

Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA O Ministério da Educação, por intermédio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA PSICÓLOGO ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um novo caderno. Verifique

Leia mais

Atendimento Educacional Especializado

Atendimento Educacional Especializado Atendimento Educacional Especializado Do preferencial ao necessário Meire Cavalcante Insira aqui o seu nome Deficiência... EXCLUSÃO NÃO HUMANIDADE SEGREGAÇÃO INTEGRAÇÃO INCLUSÃO Concepções... Segregação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Constituição Federal/88 Artigo 208, III - atendimento preferencialmente

Leia mais

Teste de Habilidade Específica - THE

Teste de Habilidade Específica - THE LEIA COM ATENÇÃO 1. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 2. Preencha os dados pessoais. 3. Autorizado o inicio da prova, verifique se este caderno

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Profª Drª Sonia Maria Rodrigues

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Profª Drª Sonia Maria Rodrigues EDUCAÇÃO INCLUSIVA Profª Drª Sonia Maria Rodrigues INICIANDO NOSSA CONVERSA - Música Vagalume em Libras INCLUSÃO LEGAL Legislação que respalda a política de Educação Inclusiva (nacional e estadual) Leitura

Leia mais

Organização do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais

Organização do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais Organização do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais Fonte: MEC/SEE - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva O que é a Educação

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS No uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados no site www.selecao.uneb.br/dpe2012, CONVOCA os Candidatos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE MODALIDADES E TEMÁTICAS

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE MODALIDADES E TEMÁTICAS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE MODALIDADES E TEMÁTICAS ESPECIAIS DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A Política

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2606 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2606 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 13/09/2013-17:59:14 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2606 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

DOCUMENTO ORIENTADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS DOCUMENTO ORIENTADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS A Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC visa garantir as condições de o aluno, com deficiência

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES TÉCNICO EM INFORMÁTICA ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em AEE - Atendimento Educacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação Geral de Políticas Pedagógicas de Educação Especial

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 CARGO E UNIDADES: Professor de Educação Infantil e Fundamental (MACAÍBA) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova:

Leia mais

:: Legislação. Unidade: Câmara de Educação Básica. Número: 79/2009 Ano: 2009. Ementa:

:: Legislação. Unidade: Câmara de Educação Básica. Número: 79/2009 Ano: 2009. Ementa: :: Legislação Unidade: Câmara de Básica Número: 79/2009 Ano: 2009 Ementa: Estabelece normas para a Especial, na Perspectiva da Inclusiva para todas as etapas e Modalidades da Básica no Sistema Estadual

Leia mais

MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão

MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão Concurso dos Escoteiros do Brasil Região do Rio grande do Sul MISSÃO A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores

Leia mais

Caderno de Prova PR08. Educação Especial. prova dissertativa. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação

Caderno de Prova PR08. Educação Especial. prova dissertativa. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 001/2009 Caderno de Prova prova dissertativa PR08 Professor de Educação Especial Dia: 8 de novembro de 2009 Horário: das

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Resolução Nº 02, de 14 de julho de 2010. Regulamenta implementação, no Sistema Municipal de Ensino, do disposto na Resolução

Leia mais

Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008)

Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) Público-alvo da Educação Especial Alunos com: surdez deficiência física, intelectual cegueira, baixa visão, surdocegueira

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO TRIBUTÁRIO CADERNO DE RASCUNHO

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO TRIBUTÁRIO CADERNO DE RASCUNHO SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO TRIBUTÁRIO CADERNO DE RASCUNHO Leia com atenção as instruções a seguir: Você está recebendo do fiscal de sala, além deste caderno de rascunho contendo o enunciado

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível

Leia mais

GICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

GICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Campus Curitiba NAPNE UTFPR Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas DOCUMENTOS INTERNACIONAIS

Leia mais

PST PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES NOME DO CANDIDATO: Nº DE INSCRIÇÃO: PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES

PST PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES NOME DO CANDIDATO: Nº DE INSCRIÇÃO: PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES PST PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES 2015.1 NOME DO CANDIDATO: Nº DE INSCRIÇÃO: PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES CURSO DE LETRAS (LICENCIATURA) LÍNGUA PORTUGUESA - EAD Modalidade Tutor a Distância Quadro I

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DAS MISSÕES MÉDICO VETERINÁRIO ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 PEDAGOGIA

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 PEDAGOGIA assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/00 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Inclusiva, Especial

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

TÉCNICO EM ENFERMAGEM CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE FLOR DO SERTÃO TÉCNICO EM ENFERMAGEM ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um

Leia mais

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MATERIAL DIDÁTICO- ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES Deficiência auditiva parcial Annyelle Santos Franca Andreza Aparecida Polia Halessandra

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS 01) As definições do público alvo para a educação especial devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro de deficiência, transtornos, distúrbios

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 Manual do Candidato

PROCESSO SELETIVO 2015 Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO 2015 Manual do Candidato O cursinho pré-vestibular comunitário VestJr O cursinho pré-vestibular VestJr surgiu em 2003 seguindo a ideia já em curso da política de implementação de cursinhos

Leia mais

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. 3 Presidente da República Fernando Henrique Cardoso Ministro de Estado da Educação Paulo Renato Souza Secretário Executivo Luciano Oliva Patrício Secretária de Educação Especial Marilene Ribeiro dos Santos

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT Dispõe sobre os critérios para atribuição do professor articulador e professor da sala de recursos multifuncionais

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO Curso de Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação do Campo OBJETIVO DO CURSO: O curso de especialização

Leia mais

A importância da TIC no processo da Inclusão Escolar Agnes Junqueira

A importância da TIC no processo da Inclusão Escolar Agnes Junqueira A importância da TIC no processo da Inclusão Escolar Agnes Junqueira O mundo pertence àqueles que pensam em novos caminhos. Uwe Grahl - Arquiteto FACILITAÇÃO PELO USO DE TIC ATENDIMENTO ÀS ESPECIFICIDADES

Leia mais

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES P R O POS T A A INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES SOBRE NÓS Quem Somos A mantenedora do Seu Professor atua há mais de 18 anos no segmento educacional, com escolas de Ensino Fundamental, Médio, cursos técnicos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2015. O Conselho Municipal de Educação - CME, no uso de suas competências e considerando:

RESOLUÇÃO Nº 07/2015. O Conselho Municipal de Educação - CME, no uso de suas competências e considerando: RESOLUÇÃO Nº 07/2015. Estabelece normas para Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva para Alunos com necessidades educacionais especiais durante o período escolar em todas as etapas e modalidades

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ATO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ATO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ATO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PROCESSO SELETIVO/CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR EDITAL N 01/2015 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA

Leia mais

Manual do Candidato. Processo Seletivo. Vestibular Agendado 2015/1

Manual do Candidato. Processo Seletivo. Vestibular Agendado 2015/1 Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado 2015/1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS FACULDADE DE TECNOLOGIA IBRATE Diretora Mantenedora: Prof.ª Sandra Mara Silvério

Leia mais

Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE PROJETOS Curso de Especialização em GERENCIAMENTO DE ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. PROJETOS NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gerenciamento de Projetos. OBJETIVO DO CURSO: A

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA

CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA CONCURSO PÚBLICO 001/2014 MUNICÍPIO DE RIQUEZA CIRURGIÃO DENTISTA ORIENTAÇÕES GERAIS Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com todas as páginas. Caso necessário solicite um novo caderno.

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Curso de Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão e Orientação Educacional.

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1. Marcos Lógicos Publicação/Origem NORMATIVAS INTERNACIONAIS Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino Convenção

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAÍ EDITAL 1/2013

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAÍ EDITAL 1/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAÍ EDITAL 1/2013 ESTE CADERNO DE PROVAS DESTINA-SE AOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CARGO: Auxiliar de Serviços Gerais I PROVAS DE

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 GMPL

EDITAL Nº 02/2016 GMPL a EDITAL Nº 02/2016 GMPL O Instituto Mirim de Pontes e Lacerda MT, através de seu Presidente Caio Henrique Moreira Roman, no uso de suas atribuições e sem discriminação de sexo, raça, credo religioso e

Leia mais

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Atendimento Educacional Especializado - AEE Atendimento Educacional Especializado - AEE Segundo o texto da Política de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC; 01/2008 Educação Especial É uma modalidade de ensino que perpassa todos

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

Orientação às Famílias

Orientação às Famílias Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Cartilha Orientação às Famílias Brasília, 10 de agosto de 2012. 1 Presidência da República Ministério da

Leia mais

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL Curso de especialização EM GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Educacional

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB)

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB) NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB) A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE

PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE Ministério da Educação PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico. Três Corações - MG Julho de 2011

A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico. Três Corações - MG Julho de 2011 A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico Três Corações - MG Julho de 2011 PENSAR E FAZER ESCOLA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA TRADICIONAL? NO CONTEXTO DA ESCOLA

Leia mais

FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A VERIFICAÇÃO GLOBAL 2015.2

FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A VERIFICAÇÃO GLOBAL 2015.2 FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A VERIFICAÇÃO GLOBAL 2015.2 A Coordenação Acadêmica do Curso de Direito no uso de suas funções regulamentares e com aprovação do Núcleo

Leia mais

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: O método avaliativo do aluno com deficiência intelectual

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: O método avaliativo do aluno com deficiência intelectual OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: O método avaliativo do aluno com deficiência intelectual Tuane Telles Rodrigues 1 Letícia Ramires Corrêa 2 Resumo: Durante nossa vida acadêmica estamos em constante aperfeiçoamento,

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento Geral do Provão Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/010/2015, DE 30 DE JUNHO DE 2015. Entra em vigor em 1º de julho de 2015. 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Governo de Minas Gerais CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 2ª ETAPA Provas abertas: Matemática, História e Redação em Língua Portuguesa.

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Marizete Almeida Müller

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Marizete Almeida Müller ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva - SEESP/MEC (2008) CONCEITO É um serviço da educação

Leia mais

Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

Curso de Especialização em MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA

Curso de Especialização em MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA Curso de Especialização em MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Matemática Financeira e Estatística. OBJETIVO

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ENFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA.

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ENFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA. Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ENFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA. ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização

Leia mais

A Defensoria Pública é a instituição com previsão constitucional para prestar assistência jurídica integral às pessoas que não têm condições

A Defensoria Pública é a instituição com previsão constitucional para prestar assistência jurídica integral às pessoas que não têm condições A Defensoria Pública é a instituição com previsão constitucional para prestar assistência jurídica integral às pessoas que não têm condições financeiras para pagar por um advogado. (Art. 134 da Constituição)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

Princípios da educação inclusiva. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues

Princípios da educação inclusiva. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues Princípios da educação inclusiva Profa Me Luciana Andrade Rodrigues Objetivos - Pensar na imagem que nós temos do outro ; - Conversar sobre Estigma e preconceito; - Discutir sobre as estratégias a serem

Leia mais