Linux em servidores IBM Power Systems. Antonio Carlos Navarro Gerente de Produto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linux em servidores IBM Power Systems. Antonio Carlos Navarro Gerente de Produto cnavarro@br.ibm.com"

Transcrição

1 Linux em servidores IBM Power Systems Antonio Carlos Navarro Gerente de Produto

2 Qual o papel de TI para um planeta inteligente: TI tem papel fundamental na criação de um planeta mais inteligente: Levando informações acuradas permitindo tomada de decisões considerando dados em tempo real. Isto permite identificar, por exemplo, pontos de desperdicio e criar ações efetivas. Assumindo papel ecologicamente correto, reduzindo consumo de energia, pegada de carbono, etc. Evitar desperdicio, reduzindo despesas de TI, auxliando na melhoria de processos, trazendo novas ferramentas de produtividade, reduzindo indisponibilidade, etc.

3 Preocupações de TI: DESPERDÍCIO: servidores com BAIXA taxa de utilização, pagando em excesso por: Licenças de software Hardware (servidor e I/O) Espaço físico Energia Elétrica Ar condicionado a preços de MÁXIMA taxa de utilização... Esgotamento dos recursos (espaço, energia, resfriamento, cabeamento, etc) Indisponibilidade crescente, downtime Gerenciabilidade cada vez mais complexa: que servidor está fazendo o que, onde, a que taxa de utilização? Onde tenho espaço para implementar uma nova aplicação? Que tecnologias vão sobreviver? Que tecnologias vão desaparecer? Qual será a tecnologia que melhor se adequa às necessidades de minha empresa e me auxiliará a ser efetivo na redução de custos e aumento da eficiência operacional?

4 É tempo de sermos criativos e pensarmos de uma maneira diferente a composição da infraestrutura nas empresas!

5 O mundo está se tornando menor, conectado, dinâmico!

6 A visão IBM de um Planeta mais inteligente Pilares da visão IBM Green & Beyond Smart Work New Intelligence O planeta vem se conectando, reduzindo diferenças, compartilhando informações de forma imediata aos acontecimentos, tornandose um! Agora deve também tornarse mais inteligente! Dynamic Infrastructure Infraestrutura Dinâmica: Como criarmos uma infraestrutura dinamica, capaz de reduzir custos, mas que ao mesmo tempo não comprometa a segurança da informação e seja operacionalmente mais eficiente?

7 A visão IBM: uma infraestrutura dinâmica endereça os problemas e necessidades de TI REDUZIR CUSTOS Não apenas contendo custos operacionais e a complexidade, mas também obtendo ganhos de produtividade através virtualização, otimização, administração do uso de energia. AUMENTAR A EFICIÊNCIA Não só garantindo alta disponibilidade e qualidade dos serviços existentes, mas também atendendo às expectativas de acesso à dados em tempo real e o acesso a novos serviços rapidamente. GERENCIAR RISCOS Abordando a segurança, resiliência, e regulamentações, reduzindo riscos de indisponibilidade dos serviços atuais, mas também preparando-se para os riscos colocados por um mundo ainda mais conectado e colaborativo.

8 Neste mundo mais inteligente, necessitamos que nossa infraestrutura nos impulsione à frente, e não que se torne uma contenção de nosso desenvolvimento! A infraestrutura deverá unificar negócios e TI, criando novas possibilidades! A infraestrutura deverá ser instrumentada, interconectada e inteligente. Mobility Infrastructure Facilities Infrastructure Production Infrastructure Technology Infrastructure Communications Infrastructure Necessitamos uma Infraestrutura Dinâmica!

9

10 Custos de espaço físico, energia e refrigeração chegam a 59% do TCO: Apesar do preço médio de venda do HW diminuir cerca de 10% ao ano, o custo total de TI tem aumentado impulsionado pelo aumento do custo de espaço, energia e refrigeração. Estes três custos combinados chegam a representar cerca de 59% em um estudo de TCO Electricity 20% Data Center Costs Project Management 5% Systems Monitoring 1% Racks 2% Engineering & Installation 18% Custos operacionais (pessoas) representam 30% em um estudo de TCO. Estes custos conduzem os CIOs a repensarem sua infraestrutura de TI, com o objetivo de maximizar a eficiencia e minimizar os custos operacionais e de gestão, através da simplificação e automatização de processos. Power Equipment 18% Cooling Equipment 6% Space 15% Facilities costs 59% People costs 33% System Costs 8% Source: Morgan Stanley Research 2006 Service 15% 77% of AFCOM members expect to relocate or make major physical improvements to their data center. AFCOM 2006

11 Custo da Energia no Brasil

12 O caminho do desperdicio: baixa utilização de servidores em um tipico ambiente descentralizado Configuração planejada para crescimento (20% não utilizada?) Configuração para atender picos de utilização (40% não utilizada?) Sistema aguardando por acesso à I/O, memória, etc (20% não utilizado?) 100% 80% 60% 40% 20% 0%

13 Virtualização permite obter alta taxa de utilização do sistema, através da consolidação dos workloads e amenizando picos 70 A taxa de utilização aumenta à medida que aumentamos a carga no servidor virtualizado; A taxa de eficiência com potencial redução de recursos aumenta com o aumento de carga virtualizada % of utilization Taxa de utilização aumenta com o aumento do número de carga virtualizada 300 %#&" # of workloads # of CPUs !#$" 50!" # of workloads

14 O Roadmap da Simplificação: Consolidação e Virtualização Reduzindo Sites. Reduzindo número de servidores Centralizando dados Integrando e reduzindo aplicações Manaus RJaneiro Billing Order Web São Paulo Windows Unix Billing Order Web Em / 2010 a redução de custos irá ser o motivador dos projetos de maior prioridade nas empresas, o que coloca a virtualização e consolidação de infraestrutura como um assunto de alta prioridade em TI. -- Gartner* * Source: Gartner, Inc. IT Infrastructure Consolidation: Best Practices. Gartner Symposium/ITxpo Jay Pultz. October 8 13, 2006.

15 Vantagens / Motivadores da Virtualização REDUZIR CUSTOS: Reduzir número de servidores e número de core; Reduzir espaço físico, consumo de energia e dissipação de calor; Reduzir custo de operação e manutenção Aumentar eficiência operacional: Ambiente virtualizado permite maior nível de integração, tornando a operação de gerenciamento mais simples, embora requerendo maior conhecimento; Permite criar nova instância em minutos; Compartilhar HW via SW Virtualização, politica de backup centralizado, e outros serviços aumentam grau de automação. Mitigar Riscos: Simplifica ambiente para implementação de politica de DR & HA; Em geral os ambiente virtualizados são adotados em infraestrutura com maior confiabilidade, aumentando disponibilidade dos serviços; Permitem criar ambientes de testes / homologação rapidamente.

16 Os Servidores IBM Power Systems: desenhados para virtualização!

17 Quando o cliente compra um IBM Power System está em busca de: Performance, desempenho em ambiente consolidado, escalabilidade, capacidade de adaptação há mudanças de carga de trabalho. Potencial redução de custos com infraestrutura de HW e SW: recursos on demand, virtualização - otimização, redução necessidade de hardware, redução licenças de SW,... Green data-center - redução de consumo elétrico, menor dissipação de calor, menor necessidade de espaço físico,... Eficiência: redução de custos em recursos para gerenciamento, maior integração de processos,... Disponibilidade de serviços: Partition Mobility, RAS, redução de pontos de falha, On Demand,...

18 Principais preocupações novos CIOs Reduzir custo; Aumentar eficiência; Garantir segurança e disponibilidade; ================================= Fazer muito mais com muito menos!!!

19 O Linux como elemento de redução de custo em uma infraestrutura dinamica!

20 '( ) # # + $,! " #"$% & ' % ( )# %& *% #! + ',-.%$! % /#% -#( %% -/.%$0.%$! " #"$% & ' % ( )# %& *% - # " #"$% & ' % ( )# %& *% + ',-.%$! % /#% -#( %% -/.%$10.%$! 2%%)") (#(/%3% ' %$4#% 50% 5%.%$ %% /%' " #"$% & ' % ( )# %& *% + ',-.%$! % /#% -#( %% -/.%$10.%$! 2%%)") (#(/%3%! "! # $ $ % # & # & ' (# )*##%

21 '*+,- IBM Linux Technology Center (LTC) Time de desenvolvimento para Linux voltdado à todas as linhas de servidores e software IBM, e outras como: Segurança: EAL certifications, Trusted Computing, SELinux, etc Linux on POWER, Linux on Cell, Linux for System z and z/vm Virtualização: PowerVM, LX86, APV support Systems Management e mais, muito mais LTC: desenvolvedores de SW + 40 localidades projetos Enable IBM Products Desenvolvimento conjunto do Kernell. Make Linux Better Expand Linux Reach

22 Minha empresa deve considerar o Linux? Mercado de Linux deve movimentar US$ 1,2 bi em 2013 Quarta-feira, 26 de agosto de, 10h40 A receita mundial de sistemas operacionais Linux aumentou 23,4% na comparação de 2008 com 2007 e deve registrar uma taxa de crescimento anual composto de 16,9% entre 2008 e 2013, atingindo a cifra de US$ 1,2 bilhão em 2013, segundo dados da IDC. De acordo com o estudo, a Red Hat e Novell responderam por 94,5% da receita mundial de sistemas operacionais Linux e por 90% das subscrições de licença de software em A IDC ressalta que os sistemas operacionais Linux para servidores, gratuitos, continuam a crescer em importância na dinâmica global do mercado, representando 43,3% do total de implantações de sistemas operacionais Linux no ano passado, ante participação de 41,4% em De acordo com a consultoria, neste ano as novas subscrições de sistemas operacionais Linux devem apresentar retração, mas seguida por uma recuperação gradual até 2013.

23 Minha empresa deve considerar o Linux? Critérios que tem levado clientes a adotarem o Linux como uma alternativa para novas cargas de trabalho: Redução de custos com SW; Facilidade de mão de obra; Facilidade de implementação; Comunidade Open Source; Maturidade e segurança apresentada nas últimas versões; Padronização.

24 Minha empresa deve considerar o Linux? Potenciais benefícios na adoção do Linux: Escolha e Flexibilidade Redução de Custos Padronização de Software Potenciais desafios para a migração ao Linux: Suporte Conhecimento / Skills Disponibilidade A IBM pode Aplicações ajudar! Migração Conhecimento / Skill

25 Linux on Power (LOP) oferece: Virtualização IBM PowerVM; Flexibilidade com LPAR e alocação dinâmica de recursos, mobilidade; Virtualização de I/O (VIO); Microparticionamento de processadores (1/10 proc.) Recursos de crescimento sob demanda e adaptabilidade de infraestrutura; LX86; Excelência da arquitetura Power e seus features RAS; Eficiência em uso de energia da Tecnologia Energy Scale Distribuições Linux on Power6 disponiveis: SUSE LINUX Enterprise Server 10 for POWER (SLES 10) Red Hat Enterprise Linux 4 or 5 for POWER (RHEL) Suporte Técnico via IBM ou Distribuidores Linux. Aquisição via IBM ou Distribuidores Linux. Performance!

26 PowerVM

27 Servidores distribuidos é inteligente? Crescente número de pequenos servidores extrapolando espaço físico disponivel; Servidores dedicados a aplicações com baixa utilização de recursos Servidores fora de serviço em nível não satisfatório, contratos de manutenção, etc Despesas com energia elétrica, ar condicionado, etc já impactando resultados O custo para gerenciamento de tantos servidores (pessoas, SWs, tempo backup, segurança, operação, etc) Contratos de SW e manutenção Tipico ambiente Web Application Database

28 Preocupado com ambiente ineficiente de TI?

29 Você reconhece este ambiente? DNS DHPC File&Print Firewall interno Servidor Proxy Squid Web Server LDAP Firewall Externo Novo servidor a cada aplicação: R$ 3500 a unidade? Custos indiretos: espaço fisico, energia, ar-condicionado, staff para administração, etc Pontos de falha: rede, conexões, crescimento não esperado, Sistema Operacional, etc. Colocar tudo em rack é consolidação fisica. Reduz espaço fisico, mas não aumenta taxa de utilização, nem reduz custos com compartilhamento de recursos, etc.

30 JS12 com SW de virtualização Integrado 3 anos de garantia A partir de R$ 899 por máquina virtual

31 IBM PowerVM!"#$%&' Baseado em Virtualização mainframes IBM com 40 anos de liderança nesta tecnologia É a tecnologia de virtualização indicada para ambientes de missão crítica Suporta os Sistemas Operacionais AIX, i e Linux

32 PowerVM No PowerVM o hypervisor é implementado no nível do firmware, garantindo maior integração com o HW Dois tipos de partições: LPAR: baseada em firmware; Micro-partition: baseada em Software; Recursos I/O dedicados ou virtualizados via partição VIO Para servidor de Banco de Dados, o LPAR do PowerVM garante os melhores resultados em performance em ambientes consolidados. Servidores de Banco de Dados requerem maior nível de performance, escalabilidade e disponibilidade do que outras aplicações.

33 Virtualização no IBM Power System 1 CPU Virtual I/O server partition Compartilha Discos Compartilha ethernet 2 CPUs Linux Dinamicamente reajustado 1 CPU i V5R4 V6R1 4 CPUs AIX 5L V6.1 6 CPUs AIX 5L V5.3 Virtual I/O paths Hypervisor 6 CPUs Virtual I/O Server Compartilha Ethernet Compartilha discos SAS ou SCSI, Fibre Channel Suporte aos sistemas operacionais i, AIX V5.3 ou V6.1, e Linux* i V6R1 Micro-Partitioning Linux Linux Linux AIX 5L V5.3 AIX 5L V5.3 AIX 5L V 5.3 Virtualization capability Partition scalability System scalability Dynamic Logical Partitioning Security/fault isolation Support for dedicated I/O Capacity on Demand integration Partitions per CPU PowerVM Editions 64 CPUs, 2 TB RAM 64 CPUs, 2 TB RAM Yes CAPP/EAL 4+ Yes Reserve CoD 10 Micro-Partitioning Compartilha processador e memória para multiplas partições; Minimo 1/10 th processador, Realocação dinâmica de processador e memória sem reboot Suporte aos sistemas operacionais i V5R4/V6R1, AIX V5.3/V6.1 ou Linux*

34 Capacity on Demand Business Peaks Ativação permanente de processador; Utilization Ativação temporária de processador (On/Off) Processador/dia 100 minutos Ajuste-se à mudanças de demanda, sem interrupções para os usuários! Planned Growth Time Aquisição antecipada de créditos para ativação temporária: Aquisição em grupo de 30 dias Via chave de ativação Processo automático configuravel Ativação de memória: 4/8GB, ativação em multiplos de 1GB ; Permanente ou temporária; * Consulte modelos suportados

35 Live Partition Mobility Permite movimentar uma partição Linux de um para outro servidor físico sem interrupção do funcionamentos dos aplicativos sendo executados na partição. Server # 1 Server # 2 Linux DB Server IBM i BW Linux Application AIX Netweaver Linux App Linux LPAR Linux LPAR IVE IVE IVE IVE IVE IVE Partitions Manager Policy Excelente recurso para casos de necessidade de paradas planejadas, sem interrupção de operação, balanceamento de carga de trabalho, etc.

36 Edições do PowerVM Editions./01 Express Standard Enterprise Flexibilidade de escolha conforme necessidade do ambiente Possivel upgrade para edições mais completas Suportada em Servidores rack ou Blade Maximum LPARs Management Virtual I/O Server Lx86 Multiple Shared Processor Pools Live Partition Mobility 1+2 / Server IVM 10 / Core IVM, HMC 10 / Core IVM, HMC Selected PowerVM technologies are not available on all models

37 x86 Linux App PowerVM Lx86 POWER Linux Application PowerVM Virtualization AIX Application IBM i Application PowerVM LX86 Linux AIX IBM i Power Systems

38 Migração de Software: Obstaculo à consolidação Dell x86 Linux or x86 Windows Sun SPARC Solaris or x86 Linux IBM Power System server Linux OS AIX OS HP PA-RISC / HP-UX or x86 Linux or x86 Windows Servidores atuais Software Aplicativos Get the Power

39 Linux Technology Center No mundo : 640+ pessoas em 40 localidades; (9 anos de existência) No Brasil: 70 pessoas - Hortolândia, Campinas (Unicamp), ( 5 anos no Brasil); O maior time corporativo de desenvolvimento em Linux no mundo; Segundo maior desenvolvedor de patches e features no mundo; Líderes da comunidade Linux são profissionais do LTC; O Linux no laboratório de desenvolvimento tem a mesma prioridade que os outros Sistemas Operacionais e produtos da IBM. O LTC esta' totalmente integrado na cadeia de Gestão de Problemas e Incidentes do Outsourcing.

40 IBM Installation Toolkit for Linux on Power 2.3 Download gratuito via web, somente requer registro Suporte ao SLES9/10 e RHEL4/5 Simplifica a instalação do LoP: Wizard instala e configura o Linux on POWER em poucos passos Instalação remota possivel, via Web Browser ou SSH. Adicionalmente, estetoolkit: Suporte a todos os modelos recentes da linha POWER systems Pode ser utilizado para diagnostico/manutenção via DVD boot Oferece maneira simples para update de firmware. Simplifica a integração tecnologica

41 Sun-Solaris to LoP migration toolkit Fatos: Solaris 8/9 e servidores baseados processadores SPARC já são reconhecidamente obsoletos. Opções: a) não fazer nada; b) Manter-se no mesmo fornecedor e migrar tecnologia (ou Niagara com Solaris 10 ou x86), o que exige recursos e despesas; c) aproveitar similaridade Solaris Linux e migrar para um ambiente open e em uma arquitetura de HW diferenciada; Solução: Sun-Solaris to Linux on Power migration toolkit; Tenha a certeza de uma última migração tecnologica;

42 Migration Kit for Solaris OS to Linux Conjunto de 3 ferramentas para medir-se o esforço de porting: Endian Checking Tool Source Code Tool Shell Script Tool Banco de Dados repleto de informações sobre: Diferença de APIs entre Solaris/Linux Ranking de dificuldade Sugestões, guidelines Disponivel para download via PartnerWorld Desenvolvimento IBM LTC

43

44 Migrando aplicações Linux x86 sem porting PowerVM Lx86 para Aplicações Linux x86 Suporte à instalação e execução de aplicações Linux 32-bit x86 para servidores Power6 Elimina obstaculos para a migração de servidores e reduz tempo de implementação. Reduz custos de porting / migração, permitindo rápida implementação Dynamic binary translation Operating system call mapping (1) System p Application Virtual Environment ("System p AVE") runs most x86 Linux applications, but System p AVE cannot run applications that: Directly access hardware (for example, 3D graphics adapters); Require nonstandard kernel module access or use kernel modules not provided by the Linux for POWER operating system distribution; Do not use only the Intel IA-32 instruction set architecture as defined by the 1997 Intel Architecture Software Developer's Manual consisting of Basic Architecture (Order Number ), Instruction Set Reference Manual (Order Number ) and the System Programming Guide (Order Number ) ll dated 1997; Are Linux/x86 specific system administration or configuration tools; Require x86 real-mode. Visit ibm.com/systems/p/linux/qual.html for detailed qualifications.

45 O que o PowerVM Lx86 faz? Native Linux for POWER Binary x86 Linux Applications ISV Binaries PowerVM Lx86 Front End Optimizer Back End User Binaries Dinamicamente traduz e mapeia instruções Linux x86 para arquitetura POWER Processo de tradução Transforma blocos de código em representação intermediaria Otimiza Armazenablocos de código mais utilizados em cache Trata os chamados de mapeamentos do Linux OS Codificação binaria para tratamento no HW Power Cenários elegiveis Arquitetura Power tem grande vantagens Mas isto torna sua arquietura bem diferente da x86 Tradução pode ter uso intensivo de CPU e I/O Linux OS (Red Hat or Novell SUSE) POWER Processor Power Systems platform

46 Disponibilidade

47 Garantindo a operação: POWER RAS Features Os servidores Power Systems são projetados visando evitar interrupções nãoplanejadas ou planejadas mantendo a disponibilidade dos serviços de TI. Suportam altos níveis de detecção de erros, isolamento de falhas, recuperação e disponibilidade. Processor Instruction Retry Alternate Processor Recovery First Failure Data Capture DDR Chipkill memory Bit-steering/redundant memory Service Processor Failover* Dynamic Firmware Maintenance* Hot I/O Drawer Add* I/O error handling extended beyond base PCI adapter ECC extended to inter-chip connections for the fabric/processor buses Memory and L3 Cache soft scrubbing Hardware Assisted L2 & L3 Cache Line Delete Hardware Assisted Memory Scrubbing Live Partition Migration Dual Clocks: Power 570 & 595 Hot Add: Power 570 Processor & Memory Hot Add: Power 590 Processors & Memory Concurrent Repair: 570 Nodes 2/3/4 (Hot) and Node 1 (Cold) Concurrent Repair: 590 All Nodes Repair Redundant power, fans Dynamic Processor Deallocation Dynamic processor sparing ECC memory Persistent memory deallocation Hot-plug PCI slots, fans, power Internal light path diagnostics Hot-swappable disk bays HMC required to enable these functions..

48 Green Computing

49 EnergyScale: Gerenciamento de energia Os Servidores baseados nos processadores Power6 oferecem desempenho líder por watt consumido. Permite que parte do circuito não utilizado seja desativado durante a operação do servidor. Além disto, O EnergyScale oferece um completo recurso de gerenciamento de energia, centralizado para todo o servidor. Permite coletar, reportar e controlar o consumo de energia. Habilitado pelo Software IBM Systems Director Active Energy Manager, permite quantificar o uso de energia pelos servidores e ajusta-los visando a melhor performance. Go Green

50 Gerenciamento

51 IBM Director 6.1 Provendo uma plataforma única de gerenciamento , 5 647'8 '$

52 É tempo de pensarmos de uma maneira diferente a composição da infraestrutura nas empresas!

53 Mostramos soluções para questões como: DESPERDÍCIO: servidores com BAIXA taxa de utilização, pagando em excesso por: Licenças de software Hardware (servidor e I/O) Espaço físico Energia Elétrica Ar condicionado a preços de MÁXIMA taxa de utilização... Esgotamento dos recursos (espaço, energia, resfriamento, cabeamento, etc) Indisponibilidade crescente, downtime Gerenciabilidade cada vez mais complexa: que servidor está fazendo o que, onde, a que taxa de utilização? Onde tenho espaço para implementar uma nova aplicação? Que tecnologias vão sobreviver? Que tecnologias vão desaparecer? Como ficar independente?

54 - './0 8 9 Forrester: Porque consolidar Linux no IBM Power Systems 1 POWER6 performance & RAS PowerVM virtualization PowerVM Lx86 IDC: Trazendo valor aos negócios com Linux em servidores IBM 2 Payback em 6.3 meses do investimento em hardware, software, serviços, treinamento e staff de TI para gerenciar os servidores. (1) Forrester: ftp://ftp.software.ibm.com/common/ssi/rep_wh/n/pol03007usen/pol03007usen.pdf (2) IDC:

55 4*:4 ; Provedor de Soluções adota SAP em Linux on Power Systems Business challenge: Oferecer ambiente altamente escalavel com SAP, para que empresas médias e pequenas utilizarem todos os recursos deste ERP a um menor custo e sem a necessidade de executar tarefas de administração e manutenção. Solution: SAP no IBM Power Systems rodando Linux em um ambiente com alta capacidade de crescimento SAP ERP 6.0, SAP Solution Manager MaxDB Operating System Linux IBM PowerVM virtualization technologies Live Partition Mobility IBM Tivoli Storage Manager SAN built around IBM System Storage DS4700 Benefits: Reduziu necessidade de espaço em 35% 80% mais rapido implementar um novo cliente Escalabilidade e On Demand Total segurança para cada instancia SAP Power Systems Linux virtualization is highly effective for hosting multiple SAP landscapes. One of the biggest benefits is that when we win a new client, instead of ordering new physical servers, we simply create a new LPAR in a matter of minutes." Achim Schütz, Team Leader at IT- Informatik

56 < ;0 Adota solução Unified Communications reduzindo custos e melhorando serviço de comunicação Business Challenge: Substituir PBX ultrapassado e de alto custo de manutenção e crescimento por uma solução de telefonia IP unificada a . Solution: O IBM Business Partner Typex Group auxiliou a Kawasaki Motors a implementar solução de comunicação unificada, baseada em duas IBM Power 520 Express rodando Linux Red Hat Linux e virtualização IBM PowerVM : 3Com VCX Enterprise Telephony Suite 3Com Enterprise Management Suite Internet Protocol (IP) telephony and IP messaging Lotus Unified Messaging Typex UC2Go for rapid deployment Benefits: Redução do custo de propriedade Redução custos para implementar novos usuários / localidades Ligações gratuitas entre escritórios em países conectados em rede Maior disponibilidade e gerenciabilidade Our new unified communications solution on Power Systems provides real productivity improvements leading to required cost savings and even more customer service benefits. Brian Haselgrove,CIO Kawasaki Motors

57 ,.=1>$ 56>66 Novo Supercomputador IBM POWER6 Supercomputer aumentará recursos para pesquisadores holandeses Ranks among top 35 in Top500.org June 2008! " #$"%" %"" &'$(" #$)"%" " "% ""*' +",$, Huygens é o primeiro IBM Power 575 Hydro-Cluster rodando Linux com estimativa de atingir picos de velocidade de processamento de aproximadamente 60 Teraflop/second 3,328 core x 4.7 GHz em 104 x IBM Power 575 servers Capacidade total de memória: 15.6 TB Capacidade total em disco: 972 TB unveiling September 2008 IBM Power 575 usa um único e eficiente sistema de refrigeração à água, 33% mais eficiente que sistemas tradicionais de refrigeração e ambientalmente correto. systems source:

58 Como prosseguir? Por que pensar nisto agora? Os beneficios de uma infraestrutura consolidada e virtualizada (redução de custos, simplificação, maior eficiência e redução de riscos) são fundamentais para que as empresas atravessem o momento e estejam preparadas para o aumento de demanda que se seguirá. Por que a IBM? A IBM possui completo portfólio de produtos de infraestrutura de Hardware, middleware, consultoria e serviços, incluindo serviços de migração, que visam auxiliar os clientes a obter os melhores resultados. Como nos contactar? Através do seu Representante IBM, agende uma visita ao IBM Solution Center em São Paulo ou contacte-nos para maiores detalhes e estudo da infraestrutura de sua empresa.

59 Como prosseguir? Dia 02 / Set Palestrantes 14h30 15h20 -.%; #07#(% (%/%/ -#').6/ A )'#%.,#%#/%/%/#B % A ).6/ #%7/%/%/#B: & / 7 Dia 03 / Set./ / / #07#(% (%/%/ #78%/37#")#9#/3#/%4 '#,#): ".%##)4<# /7 ##'7: #78%/37#"%'9! =/ ',> Palestrantes -#') -.%; 3 -# %?& %

60 Como prosseguir? Dia 02 / Set Palestrantes 11h30-11h50 Virtualização em tapes Runey Bonilha 11h55-12h15 Dynamic Retail Sebastião Ronaldo 15h05-15h25 BladeCenter IBM: um data center móvel Luiz Gustavo Furlan 15h55-16h15 IBM System Storage TS7650G ProtecTIER De-duplication Gateway Paulo Mauricio Pereira Junior 17h55-18h15 TCO em z10 com redução de energia João Paulo Cardani Dia 03 / Set Palestrantes 10h00-10h20 Infraestrutura Dinâmica e Virtualização com Power Systems Eduardo Mattos Pacini 12h20-12h40 Linux on Power Antonio Carlos Navarro 12h45-13h05 Nova geração de servidores System x Luiz Gustavo Furlan 15h30-15h50 DS5020 Ricardo Miyaki 17h05-17h25 Virtualização em Servidores x86 Luiz Gustavo Furlan 18h20-18h40 XIV Edyson Polistchuk

Otimização de recursos de TI

Otimização de recursos de TI Otimização de recursos de TI Maurício Affonso da Conceição Executivo de Unidade de Negócio, IBM Brasil mauaff@br.ibm.com 2005 IBM Corporation Agenda Systems Sales Estratégias de Otimização de Recursos

Leia mais

Servidor IBM Power 740 Express

Servidor IBM Power 740 Express Servidor IBM Power 740 Express Servidor de Banco de dados de médio porte e para consolidação de aplicações de alto desempenho, confiável e disponivel Destaques Para servidores de bancos de dados de pequeno

Leia mais

Servidor IBM Power 720 Express

Servidor IBM Power 720 Express Servidor IBM Power 720 Express Servidor de rack 4U ou torre, confiável, seguro e flexível, ideal para soluções de empresas de médio porte Destaques Servidor de aplicativos ou de consolidação confiável,

Leia mais

IBM Systems and Technology Servidores IBM Power Systems Express

IBM Systems and Technology Servidores IBM Power Systems Express IBM Systems and Technology Servidores IBM Power Systems Express Empresas de médio porte são o motor de um planeta mais inteligente 2 Servidores IBM Power Systems Express Destaques Os servidores e blades

Leia mais

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. 1 Copyright 2012, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. About Eugenio Chleba Product Sales Specialist - PM (11) 5189-1211 (11) 96060-2687 eugenio.chleba@oracle.com Experience Skills Products

Leia mais

Virtualização Como Base de Infra-Estruturas Dinâmicas. José Grilo Director de Negócio Servidores jose.grilo@microsoft.com

Virtualização Como Base de Infra-Estruturas Dinâmicas. José Grilo Director de Negócio Servidores jose.grilo@microsoft.com Virtualização Como Base de Infra-Estruturas Dinâmicas José Grilo Director de Negócio Servidores jose.grilo@microsoft.com 26 de Maio de 2011 Custos de Operação Inferiores Controlo da dispersão dos Servidores

Leia mais

Sistemas IBM Flex & PureFlex

Sistemas IBM Flex & PureFlex Eduardo (Edu) Pacini Líder Plataforma PureFlex Brasil IBM Systems & Technology Group Sistemas IBM Flex & PureFlex A Tecnologia está liderando as mudanças que impactam os negócios 1 Fatores de impacto:

Leia mais

Notas sobre o Release

Notas sobre o Release Virtual I/O Server Versão 1.5 Notas sobre o Release G517-8212-07 Virtual I/O Server Versão 1.5 Notas sobre o Release G517-8212-07 Nota Antes de utilizar estas informações e o produto suportado por elas,

Leia mais

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation Soluções IBM SmartCloud Estratégia de Cloud Computing da IBM Business Process as a Service Software as a Service Platform as a Service Infrastructure as a Service Design Deploy Consume Tecnologias para

Leia mais

FUJITSU PRIMEQUEST 1800E

FUJITSU PRIMEQUEST 1800E FUJITSU PRIMEQUEST 1800E COM BASE EM TECNOLOGIAS FUJITSU DESENVOLVIDAS DESDE OS MAINFRAMES E APERFEIÇOADAS PELAS DIVERSAS GERAÇÕES DE SERVIDORES, O SERVIDOR DE MISSÃO CRÍTICA FUJITSU PRIMEQUEST PROVÊ FUNCIONALIDADE

Leia mais

DataCenter 3.0 - Converged Infrastructure - Henrique S. Mamede

DataCenter 3.0 - Converged Infrastructure - Henrique S. Mamede DataCenter 3.0 - Converged Infrastructure - Henrique S. Mamede Evolução do DataCenter 2 Factos Actuais A crise Facto Organizações sob pressão para realizarem mais com menos recursos (financeiros, tecnológicos,

Leia mais

Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB

Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB Sumário Introdução... 3 Windows Server 2008 R2 Hyper-V... 3 Live Migration... 3 Volumes compartilhados do Cluster... 3 Modo de Compatibilidade de Processador...

Leia mais

Virtualização Visão de Negócios. Fabio Hara Infrastructure Specialist MCSA/MCSE/MCT/MCTS/MVP Microsoft Brasil / TechNet

Virtualização Visão de Negócios. Fabio Hara Infrastructure Specialist MCSA/MCSE/MCT/MCTS/MVP Microsoft Brasil / TechNet Virtualização Visão de Negócios Fabio Hara Infrastructure Specialist MCSA/MCSE/MCT/MCTS/MVP Microsoft Brasil / TechNet Agenda O que é virtualização? Investimentos Microsoft Cenários de Virtualização Windows

Leia mais

Dynamic Data Center. A infra-estrutura de suporte às SOA. Francisco Miller Guerra Senior Product Manager Fujitsu Siemens Computers

Dynamic Data Center. A infra-estrutura de suporte às SOA. Francisco Miller Guerra Senior Product Manager Fujitsu Siemens Computers Dynamic Data Center A infra-estrutura de suporte às SOA Francisco Miller Guerra Senior Product Manager Fujitsu Siemens Computers As necessidades do negócio pressionam continuamente as infra-estruturas

Leia mais

Veritas Storage Foundation da Symantec

Veritas Storage Foundation da Symantec Veritas Storage Foundation da Symantec Gerenciamento de armazenamento heterogêneo on-line O Veritas Storage Foundation oferece uma solução completa para o gerenciamento de armazenamento heterogêneo on-line.

Leia mais

Brochura sobre a família IBM System x

Brochura sobre a família IBM System x IBM Systems and Technology System x Brochura sobre a família IBM System x Servidores em rack, BladeCenter e torre IBM System x 2 Brochura sobre a família IBM System x Servidores IBM System x Destaques

Leia mais

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Windows e Web Dynamics Comunicação e Produtividade Servidores Infraestrutura Empresarial Busca e Anúncios Mobilidade Entretenimento e TV PRODUTIVIDADE

Leia mais

White Paper: Benefícios TCA/TCO de Consolidação de Bancos de Dados e Servidores x86 em Servidores IBM zenterprise com Linux

White Paper: Benefícios TCA/TCO de Consolidação de Bancos de Dados e Servidores x86 em Servidores IBM zenterprise com Linux White Paper: Benefícios TCA/TCO de Consolidação de Bancos de Dados e Servidores x86 em Servidores IBM zenterprise com Linux White paper: Benefícios TCA/TCO de Consolidação de Bancos de Dados e Servidores

Leia mais

OCEL001 Comércio Eletrônico Módulo 08_2: Data Center Hardware Servidores. Prof. Charles Christian Miers. e-mail: charles.miers@udesc.

OCEL001 Comércio Eletrônico Módulo 08_2: Data Center Hardware Servidores. Prof. Charles Christian Miers. e-mail: charles.miers@udesc. OCEL001 Comércio Eletrônico Módulo 08_2: Data Center Hardware Servidores Prof. Charles Christian Miers e-mail: charles.miers@udesc.br Hardware para servidores Existem hardwares específicos para servidores

Leia mais

Palestrante: Leandro Carvalho. Palestrante: Francisco Ferreira. Moderador: Thiago Cardoso

Palestrante: Leandro Carvalho. Palestrante: Francisco Ferreira. Moderador: Thiago Cardoso Palestrante: Leandro Carvalho MVP Virtual Machine http://msmvps.com/blogs/msvirtualization twitter.com/leandroeduardo Palestrante: Francisco Ferreira Especialista em Virtualização http://ferreirafco.wordpress.com/

Leia mais

Provedores Serviços Gerenciados da IBM. Jennifer Ammermann

Provedores Serviços Gerenciados da IBM. Jennifer Ammermann Provedores Serviços Gerenciados da IBM Jennifer Ammermann Vamos entender o que é um MSP! Um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) é uma empresa que clientes contratam para executar certas funções de TI,

Leia mais

IBM BladeCenter S Grandes benefícios para a pequena empresa

IBM BladeCenter S Grandes benefícios para a pequena empresa IBM BladeCenter S Grandes benefícios para a pequena empresa Destaques Tudo em um integra servidores, armazenamento SAN, redes e I/O em um único chassi Dispensa conexões especiais usa tomadas elétricas

Leia mais

Virtualização do Microsoft Exchange Server 2007 Com Microsoft Windows Server 2008 Hyper-V no IBM System x3850 M2 Com Processadores Intel Xeon

Virtualização do Microsoft Exchange Server 2007 Com Microsoft Windows Server 2008 Hyper-V no IBM System x3850 M2 Com Processadores Intel Xeon Microsoft Windows Server 2008 Hyper-V no IBM System x com processadores Intel Xeon Julho de 2009 Virtualização do Microsoft Exchange Server 2007 Com Microsoft Windows Server 2008 Hyper-V no IBM System

Leia mais

Foglight A solução ideal para o gerenciamento de aplicações e serviços SAP

Foglight A solução ideal para o gerenciamento de aplicações e serviços SAP Parceria: Foglight A solução ideal para o gerenciamento de aplicações e serviços SAP Uma nova visão no Gerenciamento da Aplicação INDICE 1. Parceria Union e Quest Software... 3 2. Foglight Gerenciando

Leia mais

NUVEM NO DNA COM A. pág. 8 NASCIDO PARA NUVEM. FUTURO Sistema operacional vai além da virtualização convencional dos recursos dos servidores

NUVEM NO DNA COM A. pág. 8 NASCIDO PARA NUVEM. FUTURO Sistema operacional vai além da virtualização convencional dos recursos dos servidores NASCIDO PARA NUVEM. INFORME PUBLICITÁRIO Windows Server 2012 março de 2013 COM A NUVEM NO DNA WINDOWS SERVER 2012 É A RESPOSTA DA MICROSOFT PARA O NOVO CENÁRIO DOS DATACENTERS pág. 4 FUTURO Sistema operacional

Leia mais

Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS. Prof. Victor Halla

Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS. Prof. Victor Halla Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Arquitetura de Processadores: Modo Operacional; Velocidade; Cache; Barramento; Etc. Virtualização: Maquinas virtuais; Gerenciamento

Leia mais

35% GARTNER. Despesas com tecnologia ocorrem fora da T.I. Fazem uso de tecnologias não aprovadas pela T.I.

35% GARTNER. Despesas com tecnologia ocorrem fora da T.I. Fazem uso de tecnologias não aprovadas pela T.I. DEVOPS E PAAS - ABORDAGENS E FERRAMENTAS PARA ATENDER AS NOVAS DEMANDAS DE MERCADO Rodrigo Ramalho da Silva - Solutions Architect rramalho@redhat.com INOVAR NÃO É UMA ESCOLHA Organizações de T.I. que não

Leia mais

Soluções corporativas personalizadas com o Microsoft Exchange 2010 e o Cisco Unified Computing System (UCS)

Soluções corporativas personalizadas com o Microsoft Exchange 2010 e o Cisco Unified Computing System (UCS) Soluções corporativas personalizadas com o Microsoft Exchange 2010 e o Cisco Unified Computing System (UCS) Hoje é fundamental para as empresas poder contar com recursos de comunicação, mobilidade, flexibilidade

Leia mais

CA Automation Suite for Data Centers

CA Automation Suite for Data Centers FOLHA DE PRODUTOS: CA Automation Suite for Data Centers CA Automation Suite for Data Centers agility made possible "A tecnologia ultrapassou a capacidade de gerenciamento manual em todas as grandes empresas

Leia mais

Hitachi Unified Storage. Família HUS 100. Henrique Leite! henrique.leite@hds.com! Tuesday, 4 de September de 12! Solutions Consultant!

Hitachi Unified Storage. Família HUS 100. Henrique Leite! henrique.leite@hds.com! Tuesday, 4 de September de 12! Solutions Consultant! Hitachi Unified Storage Família HUS 100 Henrique Leite! Solutions Consultant! henrique.leite@hds.com! Tuesday, 4 de September de 12! 1 Hitachi Data Systems 2011. All rights reserved. AGENDA Direção do

Leia mais

Silnei Kravaski Diretor Comercial e de MKTG

Silnei Kravaski Diretor Comercial e de MKTG Silnei Kravaski Diretor Comercial e de MKTG MAIS DE 500 EMPRESAS conhecem o atendimento, as vantagens e diferenciais que a Planus oferece. Alguns dos nossos 500 Clientes que confiam nesse atendimento 21

Leia mais

CA Server Automation. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Server Automation. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DE PRODUTOS: CA Server Automation agility made possible CA Server Automation O CA Server Automation é uma solução integrada de gerenciamento de data center que automatiza o provisionamento, a aplicação

Leia mais

Brochura sobre a família IBM System x

Brochura sobre a família IBM System x IBM Systems and Technology Group System x Brochura sobre a família IBM System x Servidores em rack e torre IBM System x 2 Brochura sobre a família IBM System x Servidores IBM System x Destaques Os servidores

Leia mais

Amplie os horizontes da sua empresa com o Software Assurance e o Windows Vista.

Amplie os horizontes da sua empresa com o Software Assurance e o Windows Vista. Amplie os horizontes da sua empresa com o Software Assurance e o Windows Vista. Introdução Software Assurance Windows Vista Trazendo uma série de novas ofertas para maximizar o seu investimento, o Software

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE FITOTECA AUTOMATIZADA Substituição dos Silos Robóticos Storagetek 9310

ESPECIFICAÇÃO DE FITOTECA AUTOMATIZADA Substituição dos Silos Robóticos Storagetek 9310 Especificação Técnica 1. A Solução de Fitoteca ofertada deverá ser composta por produtos de Hardware e Software obrigatoriamente em linha de produção do fabricante, não sendo aceito nenhum item fora de

Leia mais

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft SIMPLIFIQUE SUA TI MODERNIZE SUA EMPRESA Ineficiência da equipe de TI Interrupção não programada Gerenciamento

Leia mais

IBM PowerLinux. Servidor de Aplicações de Última Geração

IBM PowerLinux. Servidor de Aplicações de Última Geração IBM PowerLinux Servidor de Aplicações de Última Geração Índice { 04 } PowerLinux para sistemas Linux { 05 } O PowerLinux leva o Linux a novos níveis { 06 } Visão Geral do PowerLinux { 08 } Desempenho do

Leia mais

CASO DE SUCESSO MICROWARE

CASO DE SUCESSO MICROWARE CASO DE SUCESSO MICROWARE CLIENTE: Ortobom SEGMENTO: Indústria MAIOR INTEGRAÇÃO E FLUXO DE DADOS GARANTE RESULTADOS ÁREA DE ATUAÇÃO: Datacenter DEMANDA: A empresa buscava maior comunicação e integração

Leia mais

IBM zenterprise 114 (z114)

IBM zenterprise 114 (z114) IBM Systems and Technology System z IBM zenterprise 114 (z114) A principal plataforma de médio porte da IBM, sistemas de sistemas, para implementação de cargas de forma integrada e com gerenciamento centralizado

Leia mais

Soluções Corporativas Microsoft SQL Server e SAP:

Soluções Corporativas Microsoft SQL Server e SAP: SAP INSIGHT Soluções Corporativas Microsoft SQL Server e SAP: UMA VANTAGEM COMPETITIVA Conteúdo Notas Executivas 1 Excelente Custo de Propriedade 2 Desempenho de Preço está Conduzindo Adoção de Mercado

Leia mais

Orientado a valor com TI

Orientado a valor com TI Orientado a valor com TI Estudo sobre TCO da SAP: nuvem gerenciada por parceiro da SAP REALTECH Consulting GmbH Matthias Schmitt 13.02.2015 2 Conteúdo Sumário executivo Detalhes sobre economia obtida com

Leia mais

Arquitetura de Computadores - Kelly Alves Martins de Lima. Engenharia de Software e Programação Orientada a Objeto

Arquitetura de Computadores - Kelly Alves Martins de Lima. Engenharia de Software e Programação Orientada a Objeto Arquitetura de Computadores - Kelly Alves Martins de Lima Engenharia de Software e Programação Orientada a Objeto Novo XPS 8700 Desktop Dentre as arquiteturas de trabalho mais poderosas no mercado este

Leia mais

IBMzEnterprise: A plataforma inteligente para aplicativos de negócios

IBMzEnterprise: A plataforma inteligente para aplicativos de negócios IBM Systems and Technology Group IBM System z IBMzEnterprise: A plataforma inteligente para aplicativos de negócios 2 IBMzEnterprise: A plataforma inteligente para aplicativos de negócios A plataforma

Leia mais

Cloud Computing. Provendo valor ao negócio através da Gerência de Serviços Automatizada. Gerson Sakamoto gsakamoto@br.ibm.com

Cloud Computing. Provendo valor ao negócio através da Gerência de Serviços Automatizada. Gerson Sakamoto gsakamoto@br.ibm.com Cloud Computing Provendo valor ao negócio através da Gerência de Serviços Automatizada Gerson Sakamoto gsakamoto@br.ibm.com 1 Definição de Computação em Nuvem Computação em Nuvem é um novo modelo de aquisição

Leia mais

você está gerenciando servidores virtuais e físicos como parte da infraestrutura básica?

você está gerenciando servidores virtuais e físicos como parte da infraestrutura básica? RESUMO DA SOLUÇÃO Gerenciamento da infraestrutura da CA você está gerenciando servidores virtuais e físicos como parte da infraestrutura básica? agility made possible O Gerenciamento da infraestrutura

Leia mais

Administração e Desenvolvimento de Soluções em TI

Administração e Desenvolvimento de Soluções em TI Administração e Desenvolvimento de Soluções em TI Projeto Corporativo Missão: Oferecer soluções corporativas em Tecnologia da Informação, fornecendo e integrando produtos e serviços profissionais de alta

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

Virtualização. Roberto de Beauclair Seixas rbs@impa.br

Virtualização. Roberto de Beauclair Seixas rbs@impa.br Virtualização Roberto de Beauclair Seixas rbs@impa.br News De acordo com a IDC, ela está a caminho de se tornar uma prática padrão entre as mil maiores empresas do mundo, listadas no ranking Fortune 1000.

Leia mais

IBM Tivoli Storage Manager para Linux Versão 7.1.3. Guia de Instalação IBM

IBM Tivoli Storage Manager para Linux Versão 7.1.3. Guia de Instalação IBM IBM Tivoli Storage Manager para Linux Versão 7.1.3 Guia de Instalação IBM IBM Tivoli Storage Manager para Linux Versão 7.1.3 Guia de Instalação IBM Nota: Antes de usar estas informações e o produto suportado

Leia mais

Serviços IBM GTS. Priscila Vianna

Serviços IBM GTS. Priscila Vianna Serviços IBM GTS Priscila Vianna Principais Serviços IBM Serviços de Tecnologia IBM - ITS Infraestrutura Inteligente Mobilidade Segurança e Resiliência Serviços Gerenciados & Cloud 2 Infraestrutura Inteligente

Leia mais

Guia de vendas Windows Server 2012 R2

Guia de vendas Windows Server 2012 R2 Guia de vendas Windows Server 2012 R2 Por que Windows Server 2012 R2? O que é um servidor? Mais do que um computador que gerencia programas ou sistemas de uma empresa, o papel de um servidor é fazer com

Leia mais

SUSE Linux Enterprise Server

SUSE Linux Enterprise Server SUSE Linux Enterprise Server 10 SP1 17 de abril de 2007 Guia de Inicialização www.novell.com Guia de Inicialização Todo o conteúdo é protegido pela lei de direito autoral da Novell, Inc. Informações legais

Leia mais

SPED e NF- e Claudio Coli

SPED e NF- e Claudio Coli SPED e NF- e Claudio Coli A MASTERSAF Nossa Visão Missão Negócio Nossa Razão Convergência Promover Ética e Responsabilidade Social deixando um legado que seja motivo de Orgulho para nossos Clientes e Colaboradores

Leia mais

Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira

Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira Desafios da Industria de TI Os fornecedores de impressão estão procurando maneiras de reduzir os custos associados: Manipulação de

Leia mais

ARQUITETURA TRADICIONAL

ARQUITETURA TRADICIONAL INTRODUÇÃO Atualmente no universo corporativo, a necessidade constante de gestores de tomar decisões cruciais para os bons negócios das empresas, faz da informação seu bem mais precioso. Nos dias de hoje,

Leia mais

Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: 508.872.8200 Fax: 508.935.4015 www.idc.com

Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: 508.872.8200 Fax: 508.935.4015 www.idc.com Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: 508.872.8200 Fax: 508.935.4015 www.idc.com W H I T E P A P E R A l t e r n a t i v a s à t r a n s i ç ã o d e s e r v i d o r e s : u m a v

Leia mais

Data Center e Virtualização: Simplificar e Maximizar o Data Center de Forma Única

Data Center e Virtualização: Simplificar e Maximizar o Data Center de Forma Única Data Center e Virtualização: Simplificar e Maximizar o Data Center de Forma Única Toda a informação sobre Data Center Cisco em: www.cisco.pt/maisvaliasdcv Neste link encontram a informação em Português

Leia mais

Live Show Gerenciamento de Ambientes. Danilo Bordini (http://blogs.technet.com/dbordini ) Rodrigo Dias (http://blogs.technet.

Live Show Gerenciamento de Ambientes. Danilo Bordini (http://blogs.technet.com/dbordini ) Rodrigo Dias (http://blogs.technet. Live Show Gerenciamento de Ambientes Danilo Bordini (http://blogs.technet.com/dbordini ) Rodrigo Dias (http://blogs.technet.com/rodias) Live Show! Vocês são do Time! Período do Evento Final de Semana Durante

Leia mais

UPSTREAM for Linux on System z

UPSTREAM for Linux on System z FOLHA DO PRODUTO UPSTREAM for Linux on System z UPSTREAM for Linux on System z O UPSTREAM for Linux on System z foi criado para proporcionar completa proteção de dados para o ambiente Linux on System z

Leia mais

System x3200 IBM System x3200

System x3200 IBM System x3200 System x3200 IBM System x3200 Um sistema que oferece confiabilidade sem precedentes que oferece o máximo de disponibilidade para os clientes que precisam de um servidor de redes departamental ou servidor

Leia mais

SAP Business One, version for HANA. Ralph Oliveira

SAP Business One, version for HANA. Ralph Oliveira SAP Business One, version for HANA Ralph Oliveira Informação Certa Hora Certa O Que é BI?? Pessoa Certa Dados Informação O Que é BI?? Conhecimento Otimizar Processos Conhecer o Cliente O Que é BI?? Efetividade

Leia mais

Data Center & Virtualization

Data Center & Virtualization Data Center & Virtualization Unified Computing System Servidores Rackmount C-Series Bruno Espadinha Systems Engineer DCV, Servers & Solutions bruno.espadinha@cisco.com 916 135 358 Rack Mount Servidores

Leia mais

@daibert http://aka.ms/daibert

@daibert http://aka.ms/daibert Microsoft @daibert http://aka.ms/daibert Technical Evangelist Microsoft Brasil Boas Vindas Quatro grandes tendências da década Mobilidade Redes Sociais Nuvem Big Data Redes Sociais serão >70% dos seguidas

Leia mais

Soluções Inteligentes para regulamentações e negócios em aplicações SAP

Soluções Inteligentes para regulamentações e negócios em aplicações SAP Soluções Inteligentes para regulamentações e negócios em aplicações SAP Uma nova visão no Gerenciamento da Aplicação INDICE 1. A Union IT... 3 2. A importância de gerenciar dinamicamente infra-estrutura,

Leia mais

Fujitsu Siemens Computers

Fujitsu Siemens Computers Fujitsu Siemens Computers Dynamic Data Center Author s name Location, Date Francisco Miller Guerra Senior Product Marketing Manager Enterprise Products Marinha Grande, 31 Maio 2007 Agenda Fujitsu Siemens

Leia mais

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA QUALQUER TIPO DE USUÁRIO Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas 317624 AGENDA Introdução: Cloud Computing Modelos de Implementação Modelos de Serviço Eucalyptus

Leia mais

SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO. 1.2 Para efeito de cálculo do volume total em TB deverá ser considerado que 1KB = 1024 bytes.

SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO. 1.2 Para efeito de cálculo do volume total em TB deverá ser considerado que 1KB = 1024 bytes. SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO Características Técnicas: 1.1 Deverá ser ofertada Solução de Storage com capacidade mínima de 100 TB (cem Terabyte) líquido, sendo 80TB (oitenta Terabytes)

Leia mais

OPORTUNIDADE DE MERCADO. Explosão de dados

OPORTUNIDADE DE MERCADO. Explosão de dados SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO VIRTUALIZADO DE DADOS OPORTUNIDADE DE MERCADO Explosão de dados 2 INVESTIMENTO x DEMANDA NOVOS DESAFIOS Evolução dos custos/gb em projetos de virtualização de

Leia mais

Hybrid Cloud com Cloud Platform

Hybrid Cloud com Cloud Platform Hybrid Cloud com Cloud Platform Conceitos e melhores práticas que você pode usar hoje MDC311 Palestra Quem é o palestrante? Mario Abreu Partner Technology Strategist - Hosting Mario Abreu é Partner Technology

Leia mais

Symmetrix VMAX: Nova arquitetura de storage high-end para data centers virtualizados

Symmetrix VMAX: Nova arquitetura de storage high-end para data centers virtualizados Symmetrix VMAX: Nova arquitetura de storage high-end para data centers virtualizados Gerson Freire Consultor Técnico EMC 1 Precoupações do CIO no momento atual da economia 1 Reduce Physical Infrastructure

Leia mais

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft SIMPLIFIQUE SUA TI TRANSFORME SUA EMPRESA Ineficiência da equipe de TI Interrupção não programada Gerenciamento

Leia mais

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia

Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia P ORTFÓ FÓLIO Apresentação do Portfólio da ITWV Soluções Inteligentes em Tecnologia versão 1.1 ÍNDICE 1. A EMPRESA... 3 2. BI (BUSINESS INTELLIGENCE)... 5 3. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS... 6 3.1. PRODUTOS

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES tassiogoncalvesg@gmail.com MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 TÁSSIO GONÇALVES - TASSIOGONCALVESG@GMAIL.COM 1 CONTEÚDO Arquitetura

Leia mais

Windows 2000 Server. Overview

Windows 2000 Server. Overview Windows 2000 Server Overview Windows 2000 Server Family Built on NT Technology! Windows 2000 Server " Servidor de Negócios Básico " Até 2 processadores simétricos " Workgroup e implementação departamental!

Leia mais

Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Anatomia de uma máquina virtual Cada máquina virtual é um sistema completo encapsulado em um

Leia mais

Servidor em rack PowerEdge R630. Especificações técnicas. Processador. Processadores Intel Xeon E5 2600 v3

Servidor em rack PowerEdge R630. Especificações técnicas. Processador. Processadores Intel Xeon E5 2600 v3 Servidor em rack PowerEdge R630 Especificações técnicas Processador Processadores Intel Xeon E5 2600 v3 Sistema operacional Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1 (inclui Hyper-V ) Microsoft Windows Server

Leia mais

GABINETE ALTURA PROCESSADORES NÚCLEOS DE PROCESSAMENTO MEMÓRIA RAM CHIPSET ARQUITETURA BIOS

GABINETE ALTURA PROCESSADORES NÚCLEOS DE PROCESSAMENTO MEMÓRIA RAM CHIPSET ARQUITETURA BIOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GABINETE ALTURA - Rack Chassis Próprio - Ventiladores Internos Hot Plug Redundantes - Ventilação Adequada para a Refrigeração do Sistema Interno do Equipamento na sua Configuração

Leia mais

BANCO DE DADOS INTRODUÇÃO

BANCO DE DADOS INTRODUÇÃO BANCO DE DADOS INTRODUÇÃO As empresas usam a tecnologia de informação (TI) para obter maior vantagem competitiva, reduzir os custos operacionais, ampliar a comunicação com os clientes e aumentar a percepção

Leia mais

Symantec Discovery. Controle seu software e hardware e monitore a conformidade com as licenças em toda a infra-estrutura de TI de várias plataformas

Symantec Discovery. Controle seu software e hardware e monitore a conformidade com as licenças em toda a infra-estrutura de TI de várias plataformas Symantec Discovery Controle seu software e hardware e monitore a conformidade com as licenças em toda a infra-estrutura de TI de várias plataformas VISÃO GERAL O Symantec Discovery ajuda a garantir a resiliência

Leia mais

APLICATIVOS DO ORACLE HEALTH INSURANCE BACK OFFICE: SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA SISTEMAS COMPLEXOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

APLICATIVOS DO ORACLE HEALTH INSURANCE BACK OFFICE: SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA SISTEMAS COMPLEXOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA APLICATIVOS DO ORACLE HEALTH INSURANCE BACK OFFICE: SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA SISTEMAS COMPLEXOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA OFERECE SUPORTE A PROCESSOS DE NEGÓCIOS ESSENCIAIS EM SISTEMAS PÚBLICOS E PRIVADOS PRINCIPAIS

Leia mais

Construa seu ambiente escalável de armazenamento sobre uma base dinâmica da família IBM Storwize

Construa seu ambiente escalável de armazenamento sobre uma base dinâmica da família IBM Storwize IBM Systems and Technology Junho de 2013 Construa seu ambiente escalável de armazenamento sobre uma base dinâmica da família IBM Storwize A família IBM Storwize auxilia na entrega do que você precisa de

Leia mais

A Tecnologia e Inovação para alavancar seu negócio. Marcos Leite Diretor Comercial da Artsoft Sistemas

A Tecnologia e Inovação para alavancar seu negócio. Marcos Leite Diretor Comercial da Artsoft Sistemas A Tecnologia e Inovação para alavancar seu negócio. Marcos Leite Diretor Comercial da Artsoft Sistemas - O que há de mais moderno ao seu alcance. Tecnologia On Demand NECESSIDADES DE TI Onde e como hospedar

Leia mais

Melhorando o desempenho do data center por meio da virtualização de bancos de dados SQL Server

Melhorando o desempenho do data center por meio da virtualização de bancos de dados SQL Server Melhorando o desempenho do data center por meio da virtualização de bancos de dados SQL Server Conteúdo Resumo.........................................................1 O papel do SQL Server em pequenas

Leia mais

www.en-sof.com.br SOLUÇÕES PARA CONTINUIDADE DO NEGÓCIO

www.en-sof.com.br SOLUÇÕES PARA CONTINUIDADE DO NEGÓCIO SOLUÇÕES PARA CONTINUIDADE DO NEGÓCIO 1 Soluções Oracle Voltadas à Continuidade dos Negócios Luciano Inácio de Melo Oracle Database Administrator Certified Oracle Instructor Bacharel em Ciências da Computação

Leia mais

Servidores Soluções de Servidores Itautec. Sua empresa nunca vai sair do ar.

Servidores Soluções de Servidores Itautec. Sua empresa nunca vai sair do ar. Servidores Soluções de Servidores Itautec. Sua empresa nunca vai sair do ar. A Itautec apresenta sua nova linha de Servidores. Eles são resultado de elevado investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Leia mais

João Matias. Managing Director Oracle Portugal

João Matias. Managing Director Oracle Portugal João Matias Managing Director Oracle Portugal Pontos de Partida. Para onde Vamos? Evolução. Estratégia. Desafios. A vida começa aos quarenta... Evolução O passado recente dos ambientes de IT Best of Breed

Leia mais

HP ProLiant Gen8. Version 2.0

HP ProLiant Gen8. Version 2.0 Claudinei Amaral Consultor Especialista em Servidores HP - CES HP claudineis@hp-programasspe.com.br htttp://www.hp-programasspe.com.br HP ProLiant Gen8 For HP internal and partner use only Version 2.0

Leia mais

Windows NT 4.0. Centro de Computação

Windows NT 4.0. Centro de Computação Windows NT 4.0 Centro de Computação Tópicos Introdução Instalação Configuração Organização da rede Administração Usuários Servidores Domínios Segurança Tópicos È O sistema operacional Windows NT È Características:

Leia mais

Gerenciamento unificado de recuperação de dados

Gerenciamento unificado de recuperação de dados IBM Software Thought Leadership White Paper Gerenciamento unificado de recuperação de dados Reduzindo risco e custo mediante a simplificação da infraestrutura de recuperação de dados 2 Gerenciamento unificado

Leia mais

Instrumentos de alinhamento do negócio

Instrumentos de alinhamento do negócio Virtualização e Consolidação: Instrumentos de alinhamento do negócio com as TIC José Casinha (Oni Communications) jose.casinha@oni.pt i Alinhamento das TI com o negócio Pessoas Skills Conhecimento Produtividade

Leia mais

CEP: 05 707-001 Jd. Morumbi São Paul o SP Tel.: 11 3544-040 0 Fa x: 11 3544-0445 PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Servidores Dedicados.

CEP: 05 707-001 Jd. Morumbi São Paul o SP Tel.: 11 3544-040 0 Fa x: 11 3544-0445 PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Servidores Dedicados. PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Página 1 de 11 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. SOLUÇÕES PROPOSTAS 4 SERVIÇOS OPCIONAIS ALUGUEL DE LICENÇAS

Leia mais

Usando a nuvem para melhorar a resiliência dos negócios

Usando a nuvem para melhorar a resiliência dos negócios IBM Global Technology Services White Paper IBM Resiliency Services Usando a nuvem para melhorar a resiliência dos negócios Escolha o provedor de serviços gerenciados certo para mitigar riscos à reputação

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO EM SERVIDORES DE BANCO DE DADOS. Resumo: A estratégia de virtualização de servidores de banco de dados é uma tendência

VIRTUALIZAÇÃO EM SERVIDORES DE BANCO DE DADOS. Resumo: A estratégia de virtualização de servidores de banco de dados é uma tendência VIRTUALIZAÇÃO EM SERVIDORES DE BANCO DE DADOS Igor Lucas Coelho Santos 1 Iremar Nunes de Lima 2 Resumo: A estratégia de virtualização de servidores de banco de dados é uma tendência recente em Tecnologia

Leia mais

Cisco UCS Mini: solução avançada com recursos corporativos

Cisco UCS Mini: solução avançada com recursos corporativos Resumo da solução Cisco UCS Mini: solução avançada com recursos corporativos Você deseja uma solução de computação unificada para a sua empresa de médio ou pequeno porte ou para o padrão avançado do seu

Leia mais

Disaster Recovery para SAP utilizando BusinessShadow

Disaster Recovery para SAP utilizando BusinessShadow Disaster Recovery para SAP utilizando BusinessShadow Agenda Projeto de Disaster Recovery (DR) Principais Arquiteturas de DR para SAP Utilizando BusinessShadow para DR do SAP Credenciais e Contatos Agenda

Leia mais

Service Appliance IVETIME. Disponibilidade de serviço instantânea! Plug and Play. Segurança. Tolerância a falhas. Manutenção zero. Elevada Performance

Service Appliance IVETIME. Disponibilidade de serviço instantânea! Plug and Play. Segurança. Tolerância a falhas. Manutenção zero. Elevada Performance IVETIME Service Appliance Disponibilidade de serviço instantânea! Aumentar a produtividade Transformar o serviço a Clientes Proteger o capital intelectual Plug and Play Segurança Tolerância a falhas Manutenção

Leia mais

NAS Network Attached Storage

NAS Network Attached Storage NAS Network Attached Storage Evolução Tecnológica 1993 Primeiro appliance de storage NAS; 1996 Primeiro protocolo de backup em rede NDMP; 1996 Primeiro storage multi-protocolo UNIX/Windows; 1997 Primeiro

Leia mais

Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. 1 A INFRAESTRUTURA DO FUTURO, HOJE Integrando Greenplum DCA e SAS para permitir estudos analíticos em big data Rafael Aielo Technology Consultant 2 O que é Greenplum? Adquirida pela EMC em julho de 2010

Leia mais