Alteração Dados da Apólice

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alteração Dados da Apólice"

Transcrição

1 ADN Acesso Directo ao Negócio LEVE SIMULAÇÃO/ CONVERSÃO EM CONTRATO Dezembro 2010

2 Simulação/ Conversão em Contrato Permite ao utilizador realizar simulações para o Produto Leve com possibilidade de conversão em proposta/ contrato Pressupostos: O Simulador do produto Leve contempla 2 componentes: Leve PPR componente poupança. Plano Poupança Reforma com 2 opções de investimento que se distinguem entre si pelo nível de garantias e expectativas de rendimento. Leve Mais componente de previdência (opcional). Seguro de vida risco com 2 opções de contratação. A quem se dirige: Particulares ENI s Empresas - subscrições individuais a favor dos seus colaboradores: 1 contrato = 1 colaborador Prazo: Leve PPR - 5 anos e 1 dia, não podendo terminar antes dos 60 anos de idade da Pessoa Segura. Leve Mais acompanha o prazo definido na componente poupança com termo aos 65 anos de idade da pessoa segura.

3 Pressupostos: ADN Acesso Directo ao Negócio Simulação/ Conversão em Contrato Formas de pagamento disponíveis: Débito em Conta (Cobrança Bancária) Multibanco (Cobrança pela Companhia) Data Início do Contrato: A data início do contrato corresponde à data de subscrição do contrato.

4 Simulação O acesso ao Simulador é realizado através do Menu Gestão Negócio ou de Links Rápidos

5 Simulação Para iniciar uma simulação nova é necessário seleccionar o produto Leve

6 Página do Simulador ADN Acesso Directo ao Negócio Simulação Nova Simulação

7 Simulação Nova Simulação 1. Campo de preenchimento relativo a Cliente: O NIF do Cliente deve ser preenchido para: Associar à Simulação, permitindo posterior pesquisa Identificar o Cliente, permitindo o preenchimento automático dos dados na página da conversão em contrato. 2. Campo de preenchimento relativo a Dados da Pessoa Segura: Data de Nascimento e Idade no Final do Contrato campos com validações de acordo com o quadro seguinte: Ultrapassados os limites, o simulador não permite realizar a simulação

8 Simulação Nova Simulação 3. Campos de preenchimento relativos a Dados do Plano Poupança Leve PPR: Entrega Inicial Única: Entrega inicial mínima de 25 para subscrições sem entregas programadas Entrega inicial mínima de zero euros no caso de subscrições com entregas programadas. Nota: Se o Cliente contratar um plano mensal de entregas programadas, a entrega inicial poderá corresponder à 1ª entrega mensal. Entrega Mensal (ou programadas): para entregas programadas só está disponível o plano mensal. Valor mínimo 25 / mês. Indexação: o valor da indexação corresponde ao crescimento anual de entregas. Varia entre 0% e 15%. Prazo da Renda: no vencimento do contrato o Cliente pode optar pelo recebimento do capital em forma de renda durante 5, 10 ou 15 anos. De acordo com as normas de subscrição, se os limites forem ultrapassados o simulador não permite realizar a simulação.

9 Simulação Nova Simulação 4. Campos de preenchimento relativos a Repartição do Investimento e Taxas de Rentabilidade: Repartição do Investimento o Cliente pode efectuar o seu investimento numa ou 2 opções, sendo que o somatório das 2 percentagens devem resultar em 100%. Taxas de Rendibilidade: Leve I garantia de reembolso do Capital e garantia de rendimento fixo, definido anualmente. Leve II garantia de reembolso de capital e rendimento variável em função da atribuição da participação nos resultados do fundo autónomo de investimento.

10 Simulação Nova Simulação 4. Campos de preenchimento relativos a Coberturas Leve Mais: Para esta componente existem 2 opções: Morte (Pensão por Morte) Morte ou Invalidez Permanente (pensão por Morte ou Invalidez) A contratação de qualquer uma das opções garante, em caso de sinistro, o pagamento de uma renda mensal de valor fixo, durante 5 anos. O valor máximo da renda contratável é de 850 e o mínimo é de 300. A aceitação desta componente está dependente da análise de risco, efectuada com base na Declaração de Saúde a preencher pelo Cliente na proposta. A cobertura de Invalidez Total e Permanente só pode ser contratada em conjunto com a cobertura de Morte e o valor da renda contratada é a mesma. De acordo com as normas de subscrição, se os limites da Renda forem ultrapassados o simulador não permite realizar a simulação.

11 Resultado da Simulação Simulação Nova Simulação Os valores apresentados referem-se sempre a: Plano Poupança Poupança Acumulada até ao final do contrato Renda Mensal valor da renda mensal Plano Mensal de Prémios: Leve PPR - valor da entrega mensal Leve Mais valor do prémio Total valor da soma da entrega mensal + prémio do Leve Mais

12 Resultado da Simulação Simulação Nova Simulação É ainda possível Alterar e Imprimir a Simulação. Para gravar a apólice o utilizador deve premir o botão Gravar Apólice. Depois de seleccionado Gravar Apólice, o utilizador deve aceder à página de Conversão da Simulação em Contrato.

13 Conversão em Contrato 1. Campos de preenchimento relativos a Dados da Entidade: O nº da Simulação é identificado no início da página de Conversão Os dados relativos à Entidade são preenchidos automaticamente quando o NIF é preenchido na página de simulação. No caso do NIF, não ter sido colocado na página da simulação, a pesquisa da Entidade é efectuada através dos binóculos. Depois de indicar um ou vários critérios de pesquisa da Entidade, o utilizador deve premir o botão Pesquisar. A identificação da Entidade aparece de seguida.

14 Conversão em Contrato Se a Entidade não existir é possível criar uma nova sem sair da Conversão em Contrato, escolhendo uma das seguintes opções: Criar Entidade Colectiva Criar Entidade Individual. O utilizador escolhe a morada pretendida para associar à apólice. Se a Morada não existir na Entidade é possível criar uma nova sem sair da Conversão em Contrato.

15 Conversão em Contrato 2. Campos de preenchimento relativos a Pessoa Segura: Para Tomador = Entidade Individual, os dados da Pessoa Segura são preenchidos automaticamente, assumindo o sistema que a Pessoa Segura é Igual à Entidade, excepto quando a idade colocada em simulação não corresponde à idade existente na Entidade: Caso o utilizador pretenda, pode alterar (em processo de Conversão) a data de nascimento da Entidade que corresponde à Pessoa Segura. Caso contrário deve efectuar nova simulação com a data de nascimento correcta.

16 Conversão em Contrato 2. Campos de preenchimento relativos a Pessoa Segura: Em caso de necessidade, a mesma Pessoa Segura pode ser removida depois de inserida. Para inserir nova Pessoa Segura o utilizador deve manter o procedimento semelhante ao do preenchimento da Entidade.

17 Conversão em Contrato 2. Campos de preenchimento relativos a Pessoa Segura (cont.): Para Tomador = Entidade Colectiva, os dados da Pessoa Segura não são preenchidos automaticamente. Para inserir nova Pessoa Segura o utilizador deve manter o procedimento semelhante ao do preenchimento da Entidade. Em caso de necessidade, a mesma Pessoa Segura pode ser removida depois de inserida.

18 Conversão em Contrato 3. Campos de preenchimento relativos a Dados da Apólice: Data Início campo que é transportado do simulador e não pode ser alterado. Data Fim (do contrato): campo que é transportado do simulador e não pode ser alterado. Varia de acordo com a idade no final do contrato (campo preenchido no simulador). Fraccionamento: Mensal para entregas programadas Única para uma única entrega. Método de Cobrança: Cobrança bancária obrigatório para entregas mensais Cobrança pela Companhia pagamento através do Multibanco. Disponível para entregas únicas. Método Cobrança 1º Recibo caso seja diferente da apólice e apenas para entregas mensais: Cobrança pela Companhia pagamento através do Multibanco.

19 Conversão em Contrato 3. Campos de preenchimento relativos a Enquadramento Legal: Subscrever Artº23 para entidades colectivas é possível subscrever o artigo 23º.

20 Conversão em Contrato 4. Campos de preenchimento relativos a Cláusulas de Beneficiários: Vida - sempre a Pessoa Segura. Campo que não pode ser alterado. Invalidez sempre a Pessoa Segura. Campo que não pode ser alterado. Morte: Herdeiros Legais - Campo que não pode ser alterado se Tomador = Entidade Colectiva Beneficiários Designados: obrigatoriamente, os beneficiários designados devem ser inseridos à semelhança do que é efectuado aquando do preenchimento da Entidade:

21 Conversão em Contrato 4. Campos de preenchimento relativos a Cláusulas de Beneficiários (Cont.): Podem ser inseridos mais do que um Beneficiário. Percentagem: deve ser atribuída uma percentagem a cada um dos beneficiários. A soma de todas as percentagens não pode exceder 100%. Em caso de necessidade, os mesmo Beneficiários podem ser removidos depois de inseridos.

22 Conversão em Contrato 5. Campos relativos a Outras Informações: Contactar Beneficiários sim/ não. Adesão ao cartão Leve os procedimentos serão distintos quanto a: Mediadores Assurfinance: o formulário de adesão deve ser preenchido no site Caixa Exclusivo, à semelhança do que é efectuado quando as propostas não são efectuadas via Medinet. Mediadores sem Assurfinance: o formulário deverá ser preenchido em papel, que estará disponível junto da proposta de seguro.

23 Conversão em Contrato 6. Campos relativos a Dados Plano Poupança Campos transportados do simulador e não podem ser alterados. 7. Campos relativos a Coberturas Leve Mais Campos transportados do simulador e não podem ser alterados.

24 8. Campos relativos a Valores a Pagar Conversão em Contrato Resumo do valor total a pagar pelo Cliente antes de subscrever. Campos transportados do simulador e não podem ser alterados. Depois de preenchidos os campos, é necessário premir Subscrever

25 Conversão em Contrato Depois de clicar em Subscrever, o sistema cria um Nº de Referência. Dado tratar-se de um produto do ramo Vida, a apólice pode não ficar imediatamente disponível para consulta. O sistema devolve a seguinte mensagem: Estão disponíveis para impressão: Proposta Seguro + Proposta de adesão ao cartão Leve (em caso de resposta afirmativa) IPC s Condições Gerais

26 FIM

Saúde Empresas. Guia de utilização dos processos de Simulação e Subscrição

Saúde Empresas. Guia de utilização dos processos de Simulação e Subscrição Saúde Empresas Guia de utilização dos processos de Simulação e Subscrição 24-09-2015 1. Introdução 1. Introdução 2. Simulador Saúde Empresas 3. Subscrição Saúde Empresas 2 1. Introdução O presente documento

Leia mais

PPR ÚNICO - 7ª Série. Ficha de Produto. Plano Poupança Reforma

PPR ÚNICO - 7ª Série. Ficha de Produto. Plano Poupança Reforma Mod. RVF692007/01-1012 Plano Poupança Reforma Tipo de Cliente Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. Descrição O PPR Único - 7ª Série é um Plano de Poupança Reforma, que se destina a fomentar

Leia mais

PPR ÚNICO - 3ª Série. Ficha de Produto. Plano Poupança Reforma

PPR ÚNICO - 3ª Série. Ficha de Produto. Plano Poupança Reforma Plano Poupança Reforma Tipo de Cliente Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. Descrição O PPR Único - 3ª Série é um Plano de Poupança Reforma, que se destina a fomentar poupanças para constituição

Leia mais

Manual de Inscrições On-line

Manual de Inscrições On-line Manual de Inscrições On-line Antes de efectuar a sua inscrição on-line deverá regularizar a sua situação financeira, para tal, depois de aceder ao portal, consulte o serviço referente às referências multibanco,

Leia mais

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

PPR FUTURO. Informações Pré-Contratuais. Plano Poupança Reforma BPN

PPR FUTURO. Informações Pré-Contratuais. Plano Poupança Reforma BPN TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Destina-se a fomentar a poupança para constituição de um complemento de reforma. Direccionado para Clientes com idade inferior

Leia mais

Pagamento de Imposto Guia de Apoio

Pagamento de Imposto Guia de Apoio Pagamento de Imposto Guia de Apoio Pagamento de Imposto Guia de Apoio Pagamento de Imposto Guia de Apoio Enquadramento A Direcção Nacional de Impostos (DNI), entidade afecta ao Ministério das Finanças

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

REAL PPR Informações Pré-Contratuais

REAL PPR Informações Pré-Contratuais TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Destina-se a fomentar a poupança para constituição de um complemento de reforma, direccionado para Clientes com idade inferior

Leia mais

Manual de Utilizador. Acesso à Consulta de Recibos de Vencimentos e Declaração Anual de Rendimentos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Acesso à Consulta de Recibos de Vencimentos e Declaração Anual de Rendimentos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Acesso à Consulta de Recibos de Vencimentos e Declaração Anual de Rendimentos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice de Figuras Figura 1 - Ecrã de Login Figura 2 - Mensagem

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO É importante ler e analisar atentamente este anexo, bem como o Manual do Promotor, antes de proceder

Leia mais

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

Certificado de Responsabilidade para a Reforma Modelo de Pensões C (contributivo, incentivo e ciclo de vida)

Certificado de Responsabilidade para a Reforma Modelo de Pensões C (contributivo, incentivo e ciclo de vida) Certificado de Responsabilidade para a Reforma Modelo de Pensões C (contributivo, incentivo e ciclo de vida) O presente Plano tem como objectivo o estabelecimento de um sistema de poupança para a reforma

Leia mais

GUIA DE APOIO PAGAMENTO DE IMPOSTOS

GUIA DE APOIO PAGAMENTO DE IMPOSTOS GUIA DE APOIO PAGAMENTO DE IMPOSTOS 1ª FASE ADESÃO AO PORTAL DO CONTRIBUINTE Um dos representantes legais da empresa deverá registar-se no Portal do Contribuinte do MINFIN. 1º Organizar a informação para

Leia mais

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA PASSO-A-PASSO PARA SOLICITAR PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE ESCALÃO ATRAVÉS DA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA Aceda à Segurança Social Direta, em https:///consultas/ssdirecta/

Leia mais

Manual do Utilizador PORTAL DE PAGAMENTO E SERVIÇOS (PPS) - MÓDULO NOSSA SEGUROS

Manual do Utilizador PORTAL DE PAGAMENTO E SERVIÇOS (PPS) - MÓDULO NOSSA SEGUROS Manual do Utilizador PORTAL DE PAGAMENTO E SERVIÇOS (PPS) - MÓDULO NOSSA SEGUROS Data: 18 de Maio de 2015 1. ACEDER APLICAÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO DA APLICAÇÃO... 4 3. PAGAMENTO DOS SERVIÇOS NOSSA... 4

Leia mais

CONDIÇÕES PARTICULARES Ramo Apólice Seguro (Contrato) Plano de Coberturas Natureza Cobrador NIF Tomador CAUÇÃO/DIRECTA 71.00002283 CAUÇÃO DIRECTA SEGURO NOVO 010093 512004048 Tomador do Seguro Data/Hora

Leia mais

PPR ÚNICO - 12ª Série

PPR ÚNICO - 12ª Série 1 TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Destina-se essencialmente a Clientes, com perfil conservador, que privilegiam a garantia de rendimento e capital investido

Leia mais

FNB Moçambique. Trocos. Manual de Utilizador. como podemos ajudar?

FNB Moçambique. Trocos. Manual de Utilizador. como podemos ajudar? FNB Moçambique Manual de Utilizador Trocos como podemos ajudar? Índice 1. CONCEITO 02 2. SUBSCRIÇÃO 02 3. CONSULTA/ CANCELAMENTO 05 4. MANUTENÇÃO/ALTERAÇÃO 05 Figura 01 02 Figura 02 03 Figura 03 03 Figura

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V Manual de apoio ao utilizador 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REGISTO NO PORTAL... 3 3. REGISTO DO PEDIDO... 7 4. MENUS DISPONÍVEIS... 13 2 1. INTRODUÇÃO Este documento destina-se aos utilizadores do IMTOnline

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Descontos para a A.D.S.E.

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Descontos para a A.D.S.E. Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Descontos para a A.D.S.E. Versão 6.0-2009 ÍNDICE 1 OBJECTIVO 3 2 TRATAMENTOS PRÉVIOS 3 2.1 Situação Remuneratória

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ACESSO AO DIREITO. Manual de Utilizador

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ACESSO AO DIREITO. Manual de Utilizador SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ACESSO AO DIREITO Manual de Utilizador INTRODUÇÃO O presente Manual tem por objectivo a descrição dos procedimentos a ter em

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE 1.º CHEQUE-DENTISTA

UTILIZAÇÃO DE 1.º CHEQUE-DENTISTA GUIA DO UTILIZADOR DO SISO UTILIZAÇÃO DE 1.º CHEQUE-DENTISTA Data: 30-06-2008 Versão: 1.0 Sumário: Guia do utilizador do SISO para Estomatologistas e Médicos Dentistas, relativo à utilização do 1.º Cheque-Dentista,

Leia mais

Stock da Dívida. Serviços e Fundos Autónomos SIN2/DSI5 SFA MANUAL. SFA_Stock Divida - Manual Utilizador_Serv.doc Não classificado

Stock da Dívida. Serviços e Fundos Autónomos SIN2/DSI5 SFA MANUAL. SFA_Stock Divida - Manual Utilizador_Serv.doc Não classificado Stock da Dívida Serviços e Fundos Autónomos Versão 1.0 Página 1 de 12 Histórico de Alterações Versão Data Descrição Autor Data da Aprovação 1.0 2006/04/10 Versão Inicial António Monteiro Controlo do documento

Leia mais

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA IRS 2013 (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde que

Leia mais

PPR EMPRESAS Condições Gerais

PPR EMPRESAS Condições Gerais Entre a, adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se o presente contrato de seguro que se regula pelas Condições Particulares e desta apólice,

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Mínimo Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémios e Comissões

Leia mais

Guia de Ajuda Simulador de Renda ao Abrigo do Regime do Arrendamento Apoiado

Guia de Ajuda Simulador de Renda ao Abrigo do Regime do Arrendamento Apoiado Simulador de Renda ao Abrigo do Regime do Arrendamento Apoiado Elaborado na sequência da publicação da Lei n.º 32/2016, de 24 de agosto, que procede à primeira alteração à Lei n.º 81/2014, de 19 de dezembro,

Leia mais

Direcção-Geral da Administração Escolar MANUAL DO UTILIZADOR EEPC. Registo do Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo e Entidade Titular

Direcção-Geral da Administração Escolar MANUAL DO UTILIZADOR EEPC. Registo do Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo e Entidade Titular MANUAL DO UTILIZADOR EEPC Registo do Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo e Entidade Titular 19 de maio de 2014 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Objetivo... 5 1.2 Cronograma do Registo no

Leia mais

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10 Manual do Utilizador Declaração Anual Suporte Informático Anexo J /Modelo 10 TSR Sistemas de Informação, Lda. FEVEREIRO 2010 Pág. 2 Índice Objectivo... 3 Instalação... 3 Utilizadores... 3 Utilitários de

Leia mais

Carregamento de Folha Férias

Carregamento de Folha Férias Carregamento de Folha Férias Manual do Utilizador Versão 2.0 DIRECÇÃO DE ORGANIZAÇÃO E SISTEMAS Índice Introdução Carregamento de Folha de Férias Como aceder à funcionalidade Como inserir/consultar Folha

Leia mais

ACORDO ENTRE MONTEPIO ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA E ORDEM DOS ECONOMISTAS

ACORDO ENTRE MONTEPIO ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA E ORDEM DOS ECONOMISTAS ACORDO ENTRE MONTEPIO ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA E ORDEM DOS ECONOMISTAS O Montepio - Associação Mutualista é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, desde 1840, tem cumprido uma função económica

Leia mais

Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez

Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Processo de Matricula - Alunos 1º Ano 1ª Vez O processo de matrícula consiste em 3 passos: 1. Apresentação de documentos, entrega de

Leia mais

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Workflow PAD Sigarra FCUP_ Gabinete Projetos > Intervenientes no workflow do PAD (Pedido de Autorização de Despesa): : Autor do PAD -------------------------------------------------------------->

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2017

SEGUROS DE VIDA IRS 2017 SEGUROS DE VIDA IRS 2017 (Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2017 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente SIRAPA O SIRAPA

Leia mais

Manual ecliente. Allianz. Saúde

Manual ecliente. Allianz. Saúde Manual ecliente Allianz Saúde www.allianz.com.br > Saúde Clique na opção Saúde. Conheça o ecliente Clique no ícone para acessar o ecliente. Cadastre-se Clique aqui para o primeiro acesso. Cadastre-se Preencha

Leia mais

Guia de Participação de Sinistro Vida Risco

Guia de Participação de Sinistro Vida Risco Guia de Participação de Sinistro Vida Risco Guia de Participação de Sinistro Vida Risco Saiba sempre como proceder em caso de sinistro www.fortalezaseguros.co.ao O que fazer em caso de sinistro? Em todos

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

Canídeos e Gatídeos. Manual de funcionamento. Versão Abril 2016 Globalsoft BSC

Canídeos e Gatídeos. Manual de funcionamento. Versão Abril 2016 Globalsoft BSC Canídeos e Gatídeos Manual de funcionamento Versão 2.4.10 Abril 2016 Globalsoft BSC Índice Âmbito... 2 Menu da aplicação... 3 Configuração... 5 Categorias... 8 Raças... 9 Tipos de Pelagem... 9 Tipos de

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2016

SEGUROS DE VIDA IRS 2016 SEGUROS DE VIDA IRS 2016 (Lei n.º 7 - A/2016 de 30 de Março) generali.pt 2 IRS 2016 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA

UNIVERSIDADE DE LISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA Manual de Utilizador mygiaf Índice Introdução... 3 1. Autenticação no Software... 4 2. Lista de Notificações... 4 3. Consulta de Dados... 6 4. Alteração de Dados (Pessoais, Familiares,

Leia mais

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Advertências e Indicações Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: Confirmar se reúnem as condições de acesso ao abrigo do Artigo 5º

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011 Manual Avançado Funcionamento Início v.1 com cartões v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Séries... 4 b) Adicionar Série... 4 i. Tipo de série... 5 c) Modificar

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais

Manual de Instruções Formulário online

Manual de Instruções Formulário online Lista de Técnicos com Formação Regulamentada em Protecção Integrada, Produção Integrada e Modo de Protecção Biológico Manual de Instruções Formulário online O Formulário de Inscrição apresenta 2 etapas

Leia mais

A idade do Tomador do Seguro para subscrição do presente contrato não poderá ser inferior a 14 anos de idade.

A idade do Tomador do Seguro para subscrição do presente contrato não poderá ser inferior a 14 anos de idade. EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

Serviço Caixadirecta Angola Particulares. Cartão Pré-Pago Multicaixa (CUIA CARD)

Serviço Caixadirecta Angola Particulares. Cartão Pré-Pago Multicaixa (CUIA CARD) Serviço Caixadirecta Angola Particulares Cartão Pré-Pago Multicaixa (CUIA CARD) 0 Agenda 1. Enquadramento 2. Consulta de Cartões Pré-Pagos 2.1. Detalhe do Cartão Pré-Pago 2.2. Consulta de movimentos de

Leia mais

SClínico-CSP / ACC. Manual do utilizador

SClínico-CSP / ACC. Manual do utilizador SClínico-CSP / ACC Manual do utilizador Módulo ACC - Setembro 2016 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros fins que não aqueles

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESHTE www.eshte.pt, clicar em CURSOS e selecionar a modalidade de candidatura que pretende: CONCURSOS

Leia mais

Manual Apoio às Matrículas/Inscrições Propinas. Saudações Académicas

Manual Apoio às Matrículas/Inscrições Propinas. Saudações Académicas Saudações Académicas MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONSULTA DE PROPINAS E EMOLUMENTOS PAGAMENTO DE PROPINAS E EMOLUMENTOS Tesouraria / Referências Multibanco Para este novo ano lectivo 2013/14, o plano

Leia mais

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet NOTA: Procedimentos de utilização pela empresa cliente 1. Ao acessar a página do WebSIGOM, através do Internet Explorer, preencha o campo Login. 2.

Leia mais

Candidatura on-line Instruções operacionais de preenchimento

Candidatura on-line Instruções operacionais de preenchimento NOTA PRÉVIA A candidatura ao Programa Nacional de Financiamento a projectos pelo INR, I.P. efetua-se exclusivamente online, através da plataforma web disponível no separador Programas e Projetos em www.inr.pt.

Leia mais

Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt

Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt LANÇAMENTO DO PROCEDIMENTO Passo 2: No menu no topo da página, clique na opção: Quero... e seleccione o tipo de

Leia mais

2.2.1 Para efeito de data do sinistro, será considerada a data do falecimento do segurado.

2.2.1 Para efeito de data do sinistro, será considerada a data do falecimento do segurado. A Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S.A., designada Seguradora, e o proponente, aqui designado segurado, contratam o Seguro Prestamista Cheque Empresa Protegido, cujo estipulante é o Banco

Leia mais

FISCALIDADE (Lei n.º 3-B/2010 de 28 de Abril e Lei nº 12-A/2010 de 30 de Junho) SEGUROS DE VIDA E PLANOS POUPANÇA REFORMA PPR

FISCALIDADE (Lei n.º 3-B/2010 de 28 de Abril e Lei nº 12-A/2010 de 30 de Junho) SEGUROS DE VIDA E PLANOS POUPANÇA REFORMA PPR FISCALIDADE 2010 (Lei n.º 3-B/2010 de 28 de Abril e Lei nº 12-A/2010 de 30 de Junho) SEGUROS DE VIDA E PLANOS POUPANÇA REFORMA PPR Página 2 de 9 Fiscalidade 2009 Seguros Vida/PPR Fiscalidade 2010 JULHO/2010

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Candidato

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Candidato MANUAL DE INSTRUÇÕES BOLSA DE RECRUTAMENTO 2010/2011 VERSÃO 1.0 Lisboa, 1 de Setembro de 2010 Página 1 de 37 Índice Aspectos Gerais... 4 Introdução... 4 Principais Orientações... 4 Normas Importantes de

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR FORMAÇÃO DO PESSOAL NÃO DOCENTE Certificação de ações de formação e concessão de estatuto de formador (Artigos 31.º e 32.º do Decreto-Lei n.º184/2004, de 29 de julho) Agosto de 2017

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

SEGURO DE VIDA PROPOSTA

SEGURO DE VIDA PROPOSTA SEGURO DE VIDA PROPOSTA Av. 4 de Fevereiro, 93 - C.P. 5778 Luanda, Angola Tel.:(222) 671 671 (222) 332 990/1/3/5 Fax: (222) 671 672 NIF: 5410001095 e-mail: geralensa.co.ao Call Center: (222) 692 500 www.ensa.co.ao

Leia mais

BEM VINDO AO IPCA! Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Serviços Académicos Setembro 2011

BEM VINDO AO IPCA! Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Serviços Académicos Setembro 2011 BEM VINDO AO IPCA! Índice 1. PROCESSO DE MATRÍCULA... 3 1.1. Local de realização da matrícula... 3 1.2. Documentos obrigatórios... 3 1.3. Taxas e Propina... 3 2. REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA... 3 2.1. Autenticação

Leia mais

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI Março de 2016 Índice 1 Enquadramento... 3 2 Credenciação no SAC... 5 3 Relatório de Contratação (RC)... 7 3.1 Preencher e submeter um RC na PECP... 7 3.2 Criar um RC diretamente no SRVI... 7 3.3 Consultar

Leia mais

Manual Interactivo de Requisição e de Destacamento de Pessoal Docente Ano Escolar de 2008/ de Junho de 2008

Manual Interactivo de Requisição e de Destacamento de Pessoal Docente Ano Escolar de 2008/ de Junho de 2008 Manual Interactivo de Requisição e de de Pessoal Docente Ano Escolar de 2008/2009 17 de Junho de 2008 Manual Interactivo de Requisição e de Pessoal Docente Leia com muita atenção este manual, de modo a

Leia mais

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

Na aba "Dados do Participante", o saldo acumulado está posicionado no último dia do mês anterior ao da simulação.

Na aba Dados do Participante, o saldo acumulado está posicionado no último dia do mês anterior ao da simulação. O simulador de renda do Plano Petros-2 foi criado com o objetivo de ajudar o Participante a projetar o valor de sua renda de aposentadoria, respeitando as regras previstas no Regulamento do Plano. Esse

Leia mais

Alterações do IB (Identificação do Beneficiário) na Área. Reservada do Portal IFAP. - Guia Rápido do Utilizador -

Alterações do IB (Identificação do Beneficiário) na Área. Reservada do Portal IFAP. - Guia Rápido do Utilizador - Alterações do IB (Identificação do Beneficiário) na Área Reservada do Portal IFAP 19.12.2011 Pressuposto para efectuar alterações de IB na área reservada do Portal IFAP: Ter um Nome de Utilizador e Palavra-Chave.

Leia mais

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador 4 - ANILHAGEM QUADRO DE INSERÇÃO DE DADOS DE ANILHAGEM Ao seleccionar o botão Anilhagem, obtêm-se acesso ao quadro de inserção de dados de anilhagem, cujo aspecto pode ser visto nas figuras 22 e 22a, uma

Leia mais

Jogo: Star COMO JOGAR STAR. Versão Web

Jogo: Star COMO JOGAR STAR. Versão Web Jogo: Star COMO JOGAR STAR Versão Web Para este jogo o valor do bilhete é fixo em 0,50, pelo que os botões + e - junto do contador encontram-se inativos. Pode selecionar o número de bilhetes com o qual

Leia mais

PPR TAXA GARANTIDA 2%+ EMPRESAS

PPR TAXA GARANTIDA 2%+ EMPRESAS PPR TAXA GARANTIDA 2%+ EMPRESAS Condições Gerais da Apólice Definições Objecto do contrato Início e duração do contrato Declaração do risco e incontestabilidade Direito de livre resolução Domicílio e comunicações

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.1.0 15 Março de 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.0. Muito Importante: Antes

Leia mais

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007 Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 30 Novembro 2007 O que é o programa Porta 65 Jovem? Como Apresentar a Candidatura? Apresentação Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 2 Programa

Leia mais

Massachusetts Eye and Ear Infirmary Pedido de Apoio Financeiro

Massachusetts Eye and Ear Infirmary Pedido de Apoio Financeiro Massachusetts Eye and Ear Infirmary Informações sobre o/a Paciente e Família (Utilizar o verso deste formulário para informações adicionais): Data: : Data de Nascimento: Morada: Cidade, Estado, Código

Leia mais

1. CONTAS DE DEPÓSITO (PARTICULARES) (ÍNDICE)

1. CONTAS DE DEPÓSITO (PARTICULARES) (ÍNDICE) 1.1. Depósitos à ordem 1. Comissão de gestão/manutenção de conta DO Normal (clientes particulares residentes e não residentes, maiores de 18 anos) e Outros Depósitos à Ordem de Particulares Envolvimento

Leia mais

Normas gerais de preenchimento

Normas gerais de preenchimento Normas gerais de preenchimento 1. Preenchimento dos campos de texto (Designação de entidade/estabelecimento ou Morada) a. Utilizar caracteres maiúsculos no início de cada palavra e caracteres minúsculos

Leia mais

a) Rendimentos tributados pelas taxas previstas no artigo 71.º do CIRS e não optem, quando legalmente permitido, pelo seu englobamento;

a) Rendimentos tributados pelas taxas previstas no artigo 71.º do CIRS e não optem, quando legalmente permitido, pelo seu englobamento; DISPENSA DE APRESENTAÇÃO DE DECLARAÇÃO Ficam dispensados de apresentar a declaração de IRS os sujeitos passivos que, no ano a que o imposto respeita, apenas tenham auferido, isolada ou cumulativamente:

Leia mais

Protocolo Ordem dos Farmacêuticos. Euro Insurances Seguradora Grupo LeasePlan

Protocolo Ordem dos Farmacêuticos. Euro Insurances Seguradora Grupo LeasePlan Protocolo Ordem dos Farmacêuticos Euro Insurances Seguradora Grupo LeasePlan INDÍCE 1. A Euro Insurances 2. Euro Insurances em Portugal 3. Oferta Seguro Automóvel para a Ordem dos Farmacêuticos 4. Protocolo

Leia mais

Ficheiro eletrónico das Folhas de Férias. Departamento Operações

Ficheiro eletrónico das Folhas de Férias. Departamento Operações Ficheiro eletrónico das Folhas de Férias Departamento Não Vida Departamento Operações Lisboa, Outubro 2016 Condições Gerais da apólice de Acidentes de Trabalho: Cláusula 24.ª Obrigações do Tomador do Seguro

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

Manual de Autoavaliação

Manual de Autoavaliação Índice 1 Objetivo... 3 2 Pré-requisitos e acesso ao sistema... 3 2.1 Pré-requisitos... 3 2.2 Acesso ao sistema... 3 3 Primeiro Passo da Autoavaliação verificar se o avaliador já registou data de aceitação...

Leia mais

Em ambas as situações, a divisão será arredondada por defeito até à décima milésima parte de uma unidade.

Em ambas as situações, a divisão será arredondada por defeito até à décima milésima parte de uma unidade. No caso de o Tomador ter escolhido investir apenas numa opção, o número inicial de Unidades de Conta será igual à divisão entre o valor a converter e o valor unitário das Unidades de Conta, na data efeito

Leia mais

Manual de Utilização da Plataforma digital de Gestão de informação

Manual de Utilização da Plataforma digital de Gestão de informação Manual de Utilização da Plataforma digital de Gestão de informação AGÊNCIAS Iniciativa de : Financiado por: www.eeagrants.org AGÊNCIAS Esta plataforma permite apoiar o funcionamento das agências do Banco

Leia mais

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS GESPOS WINDOWS Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS 1 A Gestão de cores e tamanhos do Gespos Windows é seguramente a gestão mais eficaz para qualquer tipo de loja que comercialize produtos no

Leia mais

Para o efeito deve utilizar a opção Contribuintes/ Consultar/ IRS /Divergências.

Para o efeito deve utilizar a opção Contribuintes/ Consultar/ IRS /Divergências. 1 2 Como aceder aos seus impostos? Para entregar declarações, consultar os seus impostos e utilizar as restantes funcionalidades disponíveis no site das Declarações Electrónicas www.e-financas. gov.pt,

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014 Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo 2014 SETEMBRO 2014 1. A atribuição de bolsa de estudo depende de requerimento apresentado: a) Em simultâneo com a candidatura ao concurso nacional de acesso, no caso

Leia mais

Ficheiro eletrónico das Folhas de Férias

Ficheiro eletrónico das Folhas de Férias Ficheiro eletrónico das Folhas de Férias Helena Cunha Lisboa, Outubro 2016 Condições Gerais da apólice de Acidentes de Trabalho: Cláusula 24.ª Obrigações do Tomador do Seguro quanto a informação relativa

Leia mais

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet :

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet : Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº 24 2 1250-069 Lisboa Internet : http://www.deep.msst.gov.pt Índice Folha 2 ÍNDICE Folha 1 - Requisitos -------------------------------------------------------------

Leia mais

earte Portal de Arte e Cultura

earte Portal de Arte e Cultura v 2.0 Tutorial Guia Rápido de Utilização 2008-2011 SIQuant Engenharia do Território e Sistemas de Informação, Lda. Web: www.siquant.pt E-mail: mail@siquant.pt Copyright SIQuant 2008-2011. Todos os direitos

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA PLANO DE LIQUIDAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO

NOTA EXPLICATIVA PLANO DE LIQUIDAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO NOTA EXPLICATIVA PLANO DE LIQUIDAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO 1. ENQUADRAMENTO A Lei n.º 22/2015, de 17 de março, procede à 4.ª alteração à Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro (LCPA), determina que as entidades

Leia mais

[MANUAL DO PROGRAMA DE

[MANUAL DO PROGRAMA DE Fev 2017, v5 RUTIS Associação Rede de Universidades da Terceira idade [MANUAL DO PROGRAMA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES] Desenvolvido por RUTIS Manual do programa de Gestão e Organização

Leia mais

Instituto Informática e Estatística da Solidariedade. Guia de. Utilizador

Instituto Informática e Estatística da Solidariedade. Guia de. Utilizador Instituto Informática e Estatística da Solidariedade Guia de Utilizador Guia de Utilizador SERVIÇO DR ONLINE SERVIÇO DR ONLINE ORGANIZAÇÃO DO MANUAL... APRESENTAÇÃO DO SITE DR ONLINE...4 ORGANIZAÇÃO DO

Leia mais