Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP Universidade de São Paulo. Neurociência Organização e Funcionalidade do Cérebro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP Universidade de São Paulo. Neurociência Organização e Funcionalidade do Cérebro"

Transcrição

1 Profa Dra Eliane Comoli Depto Fisiologia da FMRP Universidade de São Paulo Neurociência Organização e Funcionalidade do Cérebro

2 O que é Neurociência? Neurociência é o estudo científico do Sistema Nervoso. Permite compreender um pouco de quem somos, como sentimos, como nos movimentamos, como pensamos e nos faz quem somos.

3 Neurociência e Neurobiologia Tradicionalmente vista como um ramo da Biologia, sendo atualmente uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos: medicina, química, farmacologia, ciência da computação, engenharia, matemática, linguística, antropologia, educação, física e psicologia. Neurobiologia é usado alternadamente com o termo neurociência, embora o primeiro se refira especificamente à biologia do sistema nervoso, enquanto o último se refere à inteira ciência do sistema nervoso.

4 Neurociência inclui diferentes abordagens para estudar os aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos e médicos do Sistema Nervoso. Neurocientistas contribuem com estudos moleculares e celulares de neurônios individuais; com estudos do "imageamento" de tarefas sensoriais e motoras no cérebro; conceito de redes neurais (sistemas) e processamento de informações tornam-se modelos de investigação com tecnologia biomédica e/ou clínica.

5 Neurociência e Doenças do Sistema Nervoso AVC, epilepsia, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica ELA (doença de Lou Gehrig); Estenose espinhal, ruptura de disco espinhal, hidrocéfalo, tumor cerebral, aneurisma cerebral; e até coisas simples como o desempenho do pulso (Síndrome do túnel do carpo) Neurocientistas procuram compreender essas doenças para propiciar os melhores cuidados aos pacientes com doenças neurológicas.

6 Departamento de Neurobiologia Escola de Medicina da Universidade de Harvard 1- como circuitos neurais complexos são formados e remodelados durante o desenvolvimento do cérebro e no adulto gerar pensamentos, memórias, processar informações sensoriais e direcionar comportamentos. 2- foco dos estudos em doenças neurológicas como neurodegeneração, desordens da função cognitiva, epilepsia e desordens do processamento de informações sensoriais; oferece insights em potenciais terapias.

7 HMS Department of Neurobiology

8 Como os neurônios se emaranham? Como eles sabem para onde se direcionarem? Como se explica coisas extremamente complicadas usando uma série de cálculos simples? Como o córtex processa informações? Que computações ele executa e como elas nos permitem ver, por exemplo? Como a importância do cheiro no ambiente gera diferentes padrões de atividade? Como neurônios ou grupos de neurônios codificam o mundo? Como os receptores do ouvido interno transformam um estímulo físico em sinal elétrico? Como as correntes elétricas nos neurônios geram padrões de disparo? Como o sistema nervoso se emaranha ao longo do desenvolvimento? Como o metabolismo afeta o cérebro? Como o cérebro é construído e regulado?

9 Dr Lara Boyd - Associate Professor, Department of Physical Therapy and Neuroscientist, University of British Columbia, Vancouver leads the effort to understand what therapies positively alter patterns of brain activity after stroke. Fala um pouco a respeito de como a pesquisa sobre o cérebro é numa fronteira no entendimento da fisiologia humana e também nas idéias sobre o que nos faz ser quem somos.

10 After watching this, your brain will not be the same

11 Cérebro pode mudar de 3 maneiras básicas para dar suporte ao aprendizado: 1- alteração química: aumentar quantidade e concentração de neurotransmissores que permitem uma melhora a curto prazo dos desempenhos motores; 2- mudança física na estrutura cerebral (sinaptogênese e neurogênese): levam a mudanças a longo prazo da habilidade motora; 3- prática leva a um maior aprendizado e maiores alterações no cérebro; Não há drogas que propiciem neuroplasticidade.

12 O que se aprendeu sobre plasticidade após AVC se aplica a todos. 1- comportamentos desempenhados no nosso dia-a-dia são importantes; modificam o cérebro de modo individual; 2- Observe o que e como você aprende melhor; Repita os comportamentos que são saudáveis para o seu cérebro; Interrompa os comportamento e hábitos que não são saudáveis; Pratique; Aprender é fazer o trabalho que o seu cérebro requer. O cérebro está constantemente sendo moldado pelo mundo ao seu redor. É nossa responsabilidade construir o cérebro que desejamos.

13 Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina Kandel formou-se médico, especializou-se em psiquiatria, mas abandonou a clínica para se dedicar às neurociências. Columbia University of New York Eric Richard Kandel 1929, Áustria

14 Aphysia californica Molusco Trabalhando, por 45 anos, com um organismo muito simples, Kandel revelou aspectos fundamentais do processo de formação de memórias. Descobriu que a serotonina atuando para produzir o segundo mensageiro camp, está envolvida na base molecular da sensibilização do reflexo de retirada de brânquias da Aplysia.

15 Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina Kandel acredita "que a integração da psiquiatria com a biologia molecular trará uma compreensão mais completa da mente humana e estratégias terapêuticas mais eficazes". Eric Richard Kandel 1929, Áustria Columbia University of New York

16

17 Kandel fala sobre os achados do neurofisiologista Hughling Jackson no séc XIX sobre a lateralização dos hemisférios cerebrais e as relações inibitórias recíprocas entre os hemisférios. Aborda aspectos da criatividade e como estamos num estágio muito precoce na compreensão de processos mentais elevados.

18 Eric Kandel: Creativity, Your Brain, and the Aha! Moment

19 Dr. Wendy A. Suzuki Professor of Neural Science and Psychology Center for Neural Science at New York University. Pesquisas na área de plasticidade cerebral. Realizou estudos extensivos em áreas cerebrais críticas para a nossa habilidade de formar e reter memórias de longo prazo. Trabalhos atuais com foco na compreensão de como exercícios aeróbicos podem ser usados para melhorar o aprendizado, memória e as mais elevadas habilidades cognitivas humanas.

20 Uma das funções do Hipocampo, área que sabemos ser importante para memória de longo prazo, é ser crítico para a função da imaginação. A imaginação é um componente crítico da criatividade.

21 Does exercise enhance creativity?

22

23 Maria Ysabelle e Maria Ysadora, gêmeas unidas pela cabeça

24 Separação de gêmeas unidas pela cabeça no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Separação total está prevista para novembro. Os trabalhos são coordenados pelo chefe do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica, Hélio Machado, e contam com o médico norte-americano James Goodrich, referência mundial no assunto.

Apresentação da Neurociência Computacional

Apresentação da Neurociência Computacional Apresentação da Neurociência Computacional O objetivo principal da neurociência computacional é explicar como os sinais elétricos e químicos nas células e redes de células interconectadas do cérebro são

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso FMRP - USP

RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso FMRP - USP RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso FMRP - USP Disciplinas do 3 º Semestre: RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso RCG0214 Fisiologia I Depto. Anatomia Depto. Fisiologia RCG0243 Imunologia

Leia mais

BLOCO I IDENTIFICAÇÃO

BLOCO I IDENTIFICAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO: SÉRIE: SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( ) 1º SEMESTRE ( X ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES ANO: 2018 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da Disciplina: Nome da Disciplina:

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

Neurobiologia e cognição*

Neurobiologia e cognição* Neurobiologia e cognição* Neurobiology and cognition Introdução O Prêmio Nobel de Medicina foi recentemente concedido a três cientistas que trabalham na área de Neurobiologia: Paul Greengard, Arvid Carlsson

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 420h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

Integração neuro-endócrina

Integração neuro-endócrina Integração neuro-endócrina Carlos Marques Neves 1 - Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa Av. Prof Egas Moniz, 1649-028 Lisbon, Portugal 3 - Unidade de Sistema Nervoso Autónomo Instituto

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR ROTEIRO DE AULA MÓDULO 8 O impacto da neurociência na sala de aula Neuroaprendizagem :as novas formas do conhecimento e cognição como elemento de transformação

Leia mais

Introdução à Neurociência Computacional

Introdução à Neurociência Computacional Introdução à Neurociência Computacional Antonio C. Roque USP, Ribeirão Preto, SP Aula 1 Elementos básicos de neurociência Neurônio Doutrina do neurônio (Ramon y Cajal): O cérebro é composto por células

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

Aprendizado & Memória

Aprendizado & Memória Aprendizado & Memória Por que esta aula é importante para o curso de Medicina? Comum após concussão, alcoolismo crônico, encefalite, tumor cerebral e AVC. Demências: Doença de Alzheimer's Doença de Parkinson

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

Neuroplasticidade. No caso de lesões, é importante ressaltar que essa permanece, mas há uma evolução clínica do paciente.

Neuroplasticidade. No caso de lesões, é importante ressaltar que essa permanece, mas há uma evolução clínica do paciente. Neuroplasticidade Por mais de quatro séculos foi comum pensar que nossos cérebros se desenvolviam somente durante a infância e depois se tornava inflexível ao longo da vida adulta, dando uma falsa sustentação

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

Aprendizado & Memória

Aprendizado & Memória https://www.youtube.com/watch?v=iykqq0lc470 Aprendizado & Memória https://www.youtube.com/watch?v=j8svt1ojcmc Aprendizado: aquisição de novas informações ou novos conhecimentos Memória: retenção da informação

Leia mais

Semana do Cérebro 2011 BAW 2011

Semana do Cérebro 2011 BAW 2011 Semana do Cérebro 2011 BAW 2011 Actividades realizadas no âmbito do Laboratório Associado IBMC.INEB Coordenadora Local da Semana do Cérebro: Teresa Summavielle, IBMC Em colaboração com o Núcleo de Cultura

Leia mais

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia Fisiologia Humana Sistema Nervoso 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia ! Função: processamento e integração das informações.! Faz a integração do animal ao meio ambiente! Juntamente com

Leia mais

Neuroplasticidade. Neurologia para Terapia Ocupacional João Pereira Leite. sábado, 11 de abril de 15

Neuroplasticidade. Neurologia para Terapia Ocupacional João Pereira Leite. sábado, 11 de abril de 15 Neuroplasticidade Neurologia para Terapia Ocupacional João Pereira Leite Vivendo com a metade do cérebro http://www.youtube.com/watch?v=2mknsi5cwou Neuroplasticidade Neuroplasticidade, também conhecida

Leia mais

NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EXPOSTO AO ESTRESSE E TRAUMA

NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EXPOSTO AO ESTRESSE E TRAUMA NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EXPOSTO AO ESTRESSE E TRAUMA Developmental neurobiology of childhood stress and trauma Martin H. Teicher Susan L. Andersen Ann Polcari Carl M. Anderson Carryl

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tecido nervoso Principal tecido do sistema nervoso Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tipos celulares: - Neurônios condução de impulsos nervosos - Células da Glia manutenção

Leia mais

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO ENCÉFALO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO ENCÉFALO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO SISTEMA NERVOSO DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ENCÉFALO MEDULA ESPINHAL SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO SIMPÁTICO PARASSIMPÁTICO NERVOS CRANIANOS NERVOS

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

Curso de Extensão FUNÇÃO MOTORA. Profa. Ana Lucia Cecconello

Curso de Extensão FUNÇÃO MOTORA. Profa. Ana Lucia Cecconello Curso de Extensão FUNÇÃO MOTORA Profa. Ana Lucia Cecconello Integração sensório-motora Relação estreita com a Cognição É a base do aprendizado global Área suplementar motora Bear, 2002 Córtex sensorial

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

16-22 de março de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

16-22 de março de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 16-22 de março de 2015 - Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 20 a Brain Awareness Week (20 a BAW) Dana Foundation for Brain Initiatives IV a Semana Nacional do Cérebro (IV SNC) Sociedade Brasileira de Neurociências

Leia mais

Composto interrompe produção de proteína ligada ao Alzheimer

Composto interrompe produção de proteína ligada ao Alzheimer Composto interrompe produção de proteína ligada ao Alzheimer oglobo.globo.com/sociedade/saude/composto-interrompe-producao-de-proteina-ligada-ao-alzheimer-20826891 Invalid Date por Cesar Baima 26/01/2017

Leia mais

Classificação e Características do Tecido Nervoso

Classificação e Características do Tecido Nervoso Classificação e Características do Tecido Nervoso CARACTERÍSTICAS GERAIS TRANSMISSÃO DE IMPULSOS NERVOSOS RELAÇÃO DIRETA COM O SISTEMA ENDÓCRINO Organização do Sistema Nervoso Humano Divisão Partes Funções

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Nervoso

Sistemas Humanos. Sistema Nervoso Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke NEURÔNIOS: São células especializadas na condução de impulsos nervosos. Quanto a sua função podem ser classificados em: sensitivos, motores ou associativos. 1

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 19

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 19 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 19 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano Sistema Nervoso 23/10/2017 Amanda: R.A 201705214 Arieli: R.A. 201705209 Bruna: R.A. 201705211 Marcela Sabrina: R.A. 201705200

Leia mais

5 DICAS PARA OS ESTUDOS. Use técnicas de Hipnose e PNL para potencializar seus estudos

5 DICAS PARA OS ESTUDOS. Use técnicas de Hipnose e PNL para potencializar seus estudos 5 DICAS PARA OS ESTUDOS Use técnicas de Hipnose e PNL para potencializar seus estudos www.ohipnotista.com.br www.cursohipnose.com @ohipnotista @ohipnotistaa @ohipnotistabr MENSAGEM PRA VOCÊ! Este e-book

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi (saulopz@gmail.com) 12/07/08 08:09 Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Fundamentação Biológica, O Neurônio

Leia mais

Neurociência. Profa. Dra. Elizabeth Teodorov - CMCC.

Neurociência. Profa. Dra. Elizabeth Teodorov - CMCC. Neurociência Profa. Dra. Elizabeth Teodorov - CMCC elizabeth.teodorov@ufabc.edu.br Pensamento científico Senso comum X Ciência A ciência procura explicações sistemáticas para fatos os quais devem ser submetidos

Leia mais

(CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOMECÂNICA) CONTROLE MOTOR

(CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOMECÂNICA) CONTROLE MOTOR Escola de Educação Física e Desporto (CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOMECÂNICA) CONTROLE MOTOR Prof. PAULO JOSÉ GUIMARÃES DA SILVA www.peb.ufrj.br Lab. Proc. Sinais Engenharia Neural EMENTA DA DISCIPLINA

Leia mais

Computação Bioinspirada. Prof. Eduardo R. Hruschka (Slides baseados nos originais do Prof. André C. P. L. F. de Carvalho)

Computação Bioinspirada. Prof. Eduardo R. Hruschka (Slides baseados nos originais do Prof. André C. P. L. F. de Carvalho) Computação Bioinspirada Prof. Eduardo R. Hruschka (Slides baseados nos originais do Prof. André C. P. L. F. de Carvalho) 1 Principais tópicos Computação Bioinspirada Computação Biológica Biologia Computacional

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem e também capacitar profissionais a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizado escolar, por meio de instrumentos

Leia mais

PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO

PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO Neurocomputação Funcionamento do cérebro humano e os neurônios Formação das conexões e como se concebe teoricamente a aquisição do conhecimento, formalizando-os em procedimentos

Leia mais

APRENDIZAGEM. Descobrir. Compreender Estabelecer relações Transformar Criar

APRENDIZAGEM. Descobrir. Compreender Estabelecer relações Transformar Criar APRENDIZAGEM Descobrir Compreender Estabelecer relações Transformar Criar Onde se dá o aprendizado? Um cérebro com estrutura normal, com condições funcionais e neuroquímicas corretas e com um elenco genético

Leia mais

Neurofisiologia da Audição

Neurofisiologia da Audição Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Fisiologia Humana - RFM 0006 Neurofisiologia da Audição Willian Lazarini Lopes, MSc. Doutorando em Neurologia/Neurociências Laboratório

Leia mais

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia)

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) CÉLULAS NERVOSAS O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) NEURÔNIO Corpo celular local onde estão presentes o núcleo, o citoplasma e estão fixados

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais

FORMULÁRIO. Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

FORMULÁRIO. Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar FORMULÁRIO 1. Estabelecimento de ensino: UNIVERSIDADE DO PORTO 2. Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): 3. Curso: 4. Grau ou diploma: 5. Área científica predominante do curso: 6. Número

Leia mais

Organização do sistema motor

Organização do sistema motor A organizaç organização bá básica do Sistema Motor Organizaç Organização do sistema motor Figura 11.1. Diagrama de blocos descritivo do sistema motor. As cores de cada bloco diferenciam as estruturas efetoras,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSPAS COMISSÃO PERMANENTE ORGANIZADORA DE CONCURSO PÚBLICO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSPAS COMISSÃO PERMANENTE ORGANIZADORA DE CONCURSO PÚBLICO EDITAL N. 05/SGP/UFMT/207 ANEXO I - QUADRO DE VAGAS Para as áreas que ofertam vagas reservadas preferencialmente para Pessoa com Deficiência(PcD) ou para Negros, serão aceitas inscrições para ampla concorrência,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS COMISSÃO PERMANENTE ORGANIZADORA DE CONCURSO PÚBLICO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS COMISSÃO PERMANENTE ORGANIZADORA DE CONCURSO PÚBLICO g MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 05/SGP/UFMT/207 ANEXO I - QUADRO DE VAGAS Para as áreas que ofertam vagas reservadas preferencialmente para Pessoa com Deficiência(PcD) ou para Negros, serão aceitas

Leia mais

Resolução CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de

Resolução CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ensino baseado em competências Diretrizes Curriculares e as Práticas Farmacêuticas Hissachi Tsuji e-mail: htsuji@famema.br Famema - Faculdade de Medicina de Marília Resolução CNE/CES 2, de 19 de fevereiro

Leia mais

Nova técnica com ultrassom permite acesso inédito ao cérebro de bebês

Nova técnica com ultrassom permite acesso inédito ao cérebro de bebês Compartilhe conhecimento: Tecnologia inovadora atinge graus inéditos de precisão ao analisar cérebros de crianças pequenas e pode ajudar em pesquisas sobre doenças neurológicas. Estudar o desenvolvimento

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos

NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos por Adriana Fóz DESAFIOS DO CÉREBRO DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA QUEM É A CRIANÇA DO SÉC. XXI? QUEM É O ADOLESCENTE? COMO ENTENDEM, PERCEBEM, APRENDEM?

Leia mais

EDITAL N.º 232/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015

EDITAL N.º 232/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015 O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, retifica o Edital nº 230/2015, de 25 de setembro de 2015, publicado no

Leia mais

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa Aprendizagem e Neurodiversidade Por André Luiz de Sousa Você provavelmente já se perguntou: o que é a aprendizagem? Como aprendemos? Neste breve texto, falaremos um pouco sobre este assunto. A aprendizagem

Leia mais

Robótica Evolutiva uma População de Robôs Reais que Fazem Amor e Geram Descendentes Enquanto Aprendem a Realizar Tarefas

Robótica Evolutiva uma População de Robôs Reais que Fazem Amor e Geram Descendentes Enquanto Aprendem a Realizar Tarefas Robótica Evolutiva uma População de Robôs Reais que Fazem Amor e Geram Descendentes Enquanto Aprendem a Realizar Tarefas Eduardo Simões Mestrado em Microeletrônica UFRGS Doutorado em Robótica University

Leia mais

O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade.

O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade. O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade. O processo evolutivo depende de três etapas distintas: 1. Desenvolvimento cerebral antes do

Leia mais

CAPES * A produção deste material foi concluída em 22 de setembro de 2017.

CAPES * A produção deste material foi concluída em 22 de setembro de 2017. CAPES 2017 * A produção deste material foi concluída em 22 de setembro de 2017. 83% dos Programas de Pós - Graduação da UFRJ elevaram ou mantiveram seus conceitos. Programas Elevação 27 21% Inalterados

Leia mais

ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013

ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013 ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013 MINICURO: APRENDIZAGEM E A NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA (MC-17) Fabíola da Silva Albuquerque (UFPB) & Cleanto Rogério Rego Fernandes (UFRN) Sociedade

Leia mais

C U R S O D E F ISIOTERAPIA

C U R S O D E F ISIOTERAPIA COMPONENTE CURRICULAR: Neurociências CÓDIGO: Fisio 110 PRÉ-REQUISITO: S/ Pré-requisito C U R S O D E F ISIOTERAPIA CH TOTAL: 60 h/aula PERÍODO LETIVO: 2010.2 TURMA: 3º semestre PROFESSOR: Amanda G. Cordeiro

Leia mais

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Leia mais

Doença neurodegenerativa caracterizada por um distúrbio crónico e progressivo do sistema nervoso central e tem inicio com a morte das células responsá

Doença neurodegenerativa caracterizada por um distúrbio crónico e progressivo do sistema nervoso central e tem inicio com a morte das células responsá Doença neurodegenerativa caracterizada por um distúrbio crónico e progressivo do sistema nervoso central e tem inicio com a morte das células responsáveis pela produção de dopamina; Sintomas Tremores Bradicinesia

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional INTRODUÇÃO ÀS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes Claros Motivação Básica A mente humana,

Leia mais

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Grade 2019.2 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Disciplina 2 NEOC I -Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia 240 Disciplina 3 NEOC I - Biologia

Leia mais

Neurofisiologia. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP

Neurofisiologia. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP Neurofisiologia Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP ROTEIRO DE AULA TEÓRICA: SENSIBILIDADE SOMÁTICA 1. Codificação da informação sensorial: a. transdução, modalidade sensorial, receptores

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA Ciclo Básico Ciclo Básico MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA 1º S MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 1 PRIMÁRIA I HISTÓRIA DA MEDICINA E EPISTEMOLOGIA 20 POLÍTICAS DE SAUDE 20 ESPIRITUALIDADE E TANATOLOGIA

Leia mais

QUÍMICA MEDICINAL. Em temos etimológicos pode considerar-se um ramo da farmacologia (de pharmakon + logos = estudo dos fármacos).

QUÍMICA MEDICINAL. Em temos etimológicos pode considerar-se um ramo da farmacologia (de pharmakon + logos = estudo dos fármacos). QUÍMICA MEDICINAL Sentido prospectivo envolve o planeamento e produção de compostos que podem ser usados em medicina para a prevenção, tratamento e/ou cura de doenças humanas ou de animais. Em temos etimológicos

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Capacitar profissionais através de instrumentos atualizados e inovadores

Leia mais

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Grade 2016.1 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100 Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Disciplina 3 NEOC I - Morfofisiologia Fisiologia 60 Disciplina 4 NEOC I - Morfofisiologia

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória MEMÓRIA Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória Andressa Knetsiki, Jessica Fiais de Mello, Letícia D. V. de Alleluia Estagiárias

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA VIDA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA VIDA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA VIDA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

O Papel da Plasticidade Cerebral na Fisioterapia

O Papel da Plasticidade Cerebral na Fisioterapia O Papel da Plasticidade Cerebral na Fisioterapia A plasticidade cerebral é o ponto culminante da nossa existência e desenvolvimento ao longo da vida, da qual depende todo o processo de aprendizagem e também

Leia mais

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL córtex = casca composto por substância cinzenta (2 a 4mm) e substância branca adjacente (que une diferentes áreas) uma das mais importantes áreas do SN é a mais recente

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Potencial de Repouso e Potencial de Ação. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP

Potencial de Repouso e Potencial de Ação. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP Potencial de Repouso e Potencial de Ação Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP ROTEIRO: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO 1. Potencial de Membrana de Repouso Papel da bomba de

Leia mais

NEUROPSICOLOGIA BÁSICA

NEUROPSICOLOGIA BÁSICA NEUROPSICOLOGIA BÁSICA Prof. Dr. Sergio Fernando Zavarize sergio.fernando.zavarize@gmail.com PLANO DE ENSINO EMENTA: Proporcionar ao aluno uma visão da Neuropsicologia como uma das áreas de abrangência

Leia mais

Áreas disciplinares da Universidade de Lisboa homologadas pelo Senhor Reitor, nos termos do Despacho Interno R , de 19 de março

Áreas disciplinares da Universidade de Lisboa homologadas pelo Senhor Reitor, nos termos do Despacho Interno R , de 19 de março da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes Belas-Artes - Arte e Multimédia Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património Belas-Artes - Desenho Belas-Artes - Design de Comunicação Belas-Artes -

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO OBJETIVOS: O curso tem como objetivo formar educadores especializados em conhecimentos sobre o cérebro humano, e relacionar esses conhecimentos aos processos de memória, pensamento e aprendizagem, o curso

Leia mais

Fisiologia animal Regulação sistêmica

Fisiologia animal Regulação sistêmica Percepção sensorial Fisiologia animal Regulação sistêmica 1 Estímulo interno ou externo; Receptores - células sensoriais - órgãos sensoriais; olhos, orelhas, nariz, língua, pele, entre outros. Receptores

Leia mais

Monografía Curso de Inteligencias múltiples, Inteligencia reflexiva y de autorregulación.

Monografía Curso de Inteligencias múltiples, Inteligencia reflexiva y de autorregulación. Monografía Curso de Inteligencias múltiples, Inteligencia reflexiva y de autorregulación. www.asociacioneducar.com Mail: informacion@asociacioneducar.com Facebook: www.facebook.com/neurocienciasasociacioneducar

Leia mais

Mesa redonda - "Melhorias para o ensino de estatística em disciplinas de serviço"

Mesa redonda - Melhorias para o ensino de estatística em disciplinas de serviço Mesa redonda - "Melhorias para o ensino de estatística em disciplinas de serviço" Edson Zangiacomi Martinez Bacharel em Estatística pela UNICAMP Mestre em Estatística pela UFSCar Doutor em Ciências Médicas

Leia mais

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso Sistema Nervoso Dispões de mensagens elétricas que caminham por nervos; Coordena diversas funções do organismo; Reação rápida aos estímulos; Equilíbrio e movimento. Sistema Nervoso Central - SNC Medula

Leia mais

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR?

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? Conheçam mais sobre a maconha, seus princípios ativos, seus efeitos fisiológicos e psíquicos e o impacto desta droga para a sociedade. CACHOEIRA BAHIA 2011 MACONHA: POR QUE

Leia mais

Papel do metabolismo mitocondrial em doenças neurodegenerativas

Papel do metabolismo mitocondrial em doenças neurodegenerativas Papel do metabolismo mitocondrial em doenças neurodegenerativas Tanes Imamura de Lima Departamento de Bioquímica e Imunologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-FMRP Universidade de São Paulo-USP

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

I SEMINÁRIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DISLEXIA EM FOCO

I SEMINÁRIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DISLEXIA EM FOCO Dra. Nadia A. Bossa I SEMINÁRIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DISLEXIA EM FOCO Nessa História de Aprender desde o Ler e Escrever onde Entra a Família Quando o Assunto é a Dificuldade Aprendizagem Visite

Leia mais

Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2011

Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2011 Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2011 Universidade de Coimbra Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 21 a 27 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas,

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

Internato de Neurologia Quinto Ano Médico. Ano 2015

Internato de Neurologia Quinto Ano Médico. Ano 2015 DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DISCIPLINA DE NEUROLOGIA CLÍNICA Internato de Neurologia Quinto Ano Médico Ano 2015 Curso MEDICINA Unidade Curricular NEUROLOGIA CLÍNICA/NEUROCIRURGIA ANO LETIVO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO Ciências Morfofuncionais II ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO Professora: Ms. Grazielle V. P. Coutinho Qual a importância de tantos estudos sobre o Sistema Nervoso? DIVISÕES PARA O ESTUDO DO SN

Leia mais

POTENCIAIS DE MEMBRANA: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO. MARIANA SILVEIRA

POTENCIAIS DE MEMBRANA: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO. MARIANA SILVEIRA POTENCIAIS DE MEMBRANA: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO. MARIANA SILVEIRA COLETA, DISTRIBUIÇÃO E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO Para o cérebro Medula espinhal Corpo celular do neurônio motor Corpo celular

Leia mais

Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática. Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois. Apresentado por: Carmem Hara

Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática. Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois. Apresentado por: Carmem Hara Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois Apresentado por: Carmem Hara Sumário 1) Registro eletrônico de pacientes 2) Impacto da Internet nos tratamentos

Leia mais

Grupo de Engenharia Biomédica e Tecnologia em Saúde

Grupo de Engenharia Biomédica e Tecnologia em Saúde Grupo de Engenharia Biomédica e Tecnologia em Saúde Criação do Grupo de pesquisa GEBio - Grupo de Engenharia Biomédica e Tecnologia em Saúde formado pelos Professores Edson José Pacheco, Giselle Lopes

Leia mais

ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIA

ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIA Universidade Federal do Rio Grande do Norte BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIA PROJETO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR À ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO BC&T Natal Abril de 2015 Dados Gerais

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO OBJETIVOS: O curso tem como objetivo formar educadores especializados em conhecimentos sobre o cérebro humano. Relacionando esses conhecimentos aos processos de memória, pensamento e aprendizagem, o curso

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 3: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 3: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 3: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais Objetivos desta aula: 1. Conceituar, classificar e caracterizar as deficiências visuais, causas e

Leia mais

Sinapses. Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso

Sinapses. Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso Sinapses Comunicação entre neurônios Transmissão de sinais no sistema nervoso Biofísica 2018 / Ciências Biológicas / FCAV UNESP Recordando... Transmissão de sinais em um neurônio Fases: Estímulo alteração

Leia mais