21 SET 4ª-feira. Manhã. Visita + Sessão: Cisco Industry 4.0 Demo Internet of Things (IoT) Tarde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "21 SET 4ª-feira. Manhã. Visita + Sessão: Cisco Industry 4.0 Demo Internet of Things (IoT) Tarde"

Transcrição

1 V07Out2016

2

3 PROGRAMA PROVISÓRIO EUA Califórnia São Francisco + Silicon Valley 18 SET Dom Partida POR - EUA 19 SET 2ª-feira 20 SET 3ª-feira 21 SET 4ª-feira 22 SET 5ª-feira 23 SET 6ª-feira Boas-Vindas + Sessão: Framework for Innovation (Leadership) Sessão: Industrial IoT (Dimitry Gorinevsky, Stanford) Sessão: Pretotyping as a part of your innovation process (Alberto Savoia) Tour: Google (Vítor Rodrigues) Cocktail Consulado Português (Nuno Mathias) Consulte aqui o programa detalhado Briefing: A Criatividade na Inovação (Leadership) Visita + Sessão: Salesforce Building Service Excellence: geral e na indústria (Maurício Silva) Visita + Debate: Autodesk Reinventing Manufacturing (Mark Davis e Negi Arabani ) Sessão: Lean Startup (Hugh Molotsi) Visita + Painel: Incubadora Runway Cultura de Silicon Valley (West to West) Visita + Sessão: Cisco Industry 4.0 Demo Internet of Things (IoT) Visita + Sessão: Flex Innovation Labs Fostering collective innovation through partnerships and the Flex Lab IX technology accelerator (Cordell Brown) Visita + Sessão: Jabil Impact of collaboration (Simon Hawksworth) Networking + Debate: Industry 4.0: Germany/ Europe vs. Silicon Valley/ USA (German Accelerator) Briefing: Desenvolvimento de Campeões de Inovação a Liderança em Silicon Valley (Leadership) Visita + Sessão: SAP Design Thinking (Shahid Khan) Visita + Sessão: TESLA (Showroom) (Paolo Cerruti) Visita + Sessão: Acellent Technologies Industrial Machine to Machine Applications (Irene Li) Visita: GuideSpark ou Altspace VR Debriefing e Avaliação do Programa. Livre / B2B Livre / B2B 24 SET Sáb Partida EUA - POR

4 COMO PARTICIPAR NA MISSÃO EUA Califórnia São Francisco + Silicon Valley Inscrição Ficha de inscrição aqui Inscrições abertas até 23 de Agosto Valor de participação na missão Empresas elegíveis*: IVA Empresas não elegíveis: IVA *Consulte aqui condições de participação e verifique se a sua empresa é elegível para efeitos de benefício de cofinanciamento da missão.

5

6 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO ÁFRICA DO SUL Joanesburgo + Pretória + Durban + Cabo Interesse do mercado: Cerca de 55 milhões de habitantes, Segunda maior economia de África (depois da Nigéria, contando com o PIB relativo ao petróleo) Porta de entrada para a África Austral Os maiores centros económicos, financeiros, científicos, industriais, de transportes, da África Austral Possui uma grande pressão política, económica e financeira para se modernizar, construir infraestruturas e melhorar constantemente a performance da sua economia. Mercado maduro onde as empresas portuguesas podem integrar cadeias de valor sofisticadas e fortes. Economia cada vez mais integrada com Angola e Moçambique Presença portuguesa histórica e através de comunidade portuguesa pujante Economia recetora da inovação existente em Portugal. O nível de tecnologia e inovação das empresas portuguesas encaixa bem com as necessidades da economia sul-africana.

7 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO ÁFRICA DO SUL Joanesburgo + Pretória + Durban + Cabo Este é um mercado mais exigente e desafiante em termos de língua, cultura, competitividade e concorrência do que os vários PALOP, destinos habituais da exportação portuguesa. Black Economic Empowerment Nesta missão, a CCILSA e a AIP-CCI são veículos fundamentais para apoiar logisticamente e orientar as empresas, ajudando a abrir portas, promovendo novos contactos institucionais e comerciais, através de um programa de alto nível, com encontros com entidades públicas e privadas. Serão igualmente providenciadas agendas individuais de reuniões B2B (mínimo 5) de acordo com o perfil e interesse de cada empresa participante.

8 PROGRAMA PROVISÓRIO 08 OUT Sáb ÁFRICA DO SUL Joanesburgo + Pretória + Durban + Cabo Partida POR - AS 09 OUT Domingo 10 OUT 2ª-feira Sandton / Joanesburgo 11 OUT 3ª-feira Pretória/ Sandton/ JHB 12 OUT 4ª-feira Durban, KwaZulu-Natal 13 OUT 5ª-feira Cidade do Cabo 14 OUT 6ª-feira Cabo / Joanesburgo Programa social opcional Boas-vindas + Sessão: O Mercado Sul-africano (CCILSA; Mercantile Bank) Cocktail + Network + Sessão: Oportunidades na Província de Gauteng (CCILSA; JCCI; Angolan CC; Mozambican CC) B2B ou Visita: Soweto C Visita + Forum + Network: Innovation Hub Innovative Portugal Sessão: Acordos Económicos EU África do Sul e o Mercado CC Sul-africano (Delegação da UE na AS) Visita + Sessão + Cocktail: Embaixada de Portugal Visita + Sessão: Dube Trade Port Visita + Sessão: Trade & Investment KZN Oportunidades em Kwazulu-Natal Regras do Black Economic C Empowerment Cocktail + Network: (Durban Chamber of Commerce and Industry) Sessão + Network + Cocktail: A Economia da Cidade do Cabo (Oficiais do Governo; Empresas locais; WESGRO) CC B2B / Livre B2B / Livre B2B / Livre Programa Social Opcional Consulte aqui o programa detalhado Evento: Trade and Investment: Portugal and South Africa Jantar de Gala (Embaixada de Portugall; AICEP; Governo Provincial de Gauteng; SAPCC) B2B / Livre B2B ou Visita: Porto + Incubadoras 14 OUT Sex Partida AS - POR

9 COMO PARTICIPAR NA MISSÃO ÁFRICA DO SUL Joanesburgo + Pretória + Durban + Cabo Inscrição Ficha de inscrição aqui Inscrições abertas até 6 de Setembro Valor de participação na missão Empresas elegíveis*: IVA Empresas não elegíveis: IVA *Consulte aqui condições de participação e verifique se a sua empresa é elegível para efeitos de benefício de cofinanciamento da missão.

10

11 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO INDONÉSIA + TIMOR-LESTE Jacarta + Díli Interesse de Mercado: A Indonésia, com cerca de 256 milhões de habitantes, é o 4º país mais populoso do mundo. Beneficia de uma localização transversal que lhe confere grande relevância em termos geoestratégicos e económicos. A Indonésia possui características únicas, sendo a maior economia do Sudeste Asiático e uma referência incontornável a nível mundial. Tem apresentado nos últimos anos notáveis índices de crescimento e, inclusive, estima-se que o país estará entre as dez maiores economias do mundo até à próxima década (atualmente ocupa a 16ª posição no ranking do PIB mundial). Possui consideráveis recursos naturais e um significativo desenvolvimento industrial. O país tem vindo a apostar cada vez mais na modernização da sua agricultura, em particular no que respeita à biotecnologia agrícola. Jacarta, a cidade escolhida para ser o centro de ação da missão, é a capital e o maior centro económico, cultural e político do país. Com uma população de aproximadamente 9,6 milhões de habitantes apresenta uma mistura de idiomas e cultura, pobreza e riqueza. Segundo estatísticas do INE em 2014, já 144 empresas portuguesas exportavam para este país posicionando Portugal no 70º lugar no ranking de principais fornecedores da Indonésia. Os principais grupos de produtos exportados foram os químicos (51,1%), máquinas e aparelhos (21,8%), plásticos e borrachas (7,1%), minerais e minérios (6,4%), madeira e cortiça (3,0%), metais comuns (2,8%), materiais têxteis (2,1%), entre outros.

12 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO INDONÉSIA + TIMOR-LESTE Jacarta + Díli Encontra-se neste mercado diversas oportunidades de negócio em variados setores, nomeadamente o automóvel e componentes, energético, químico, maquinaria, saneamento, material elétrico e eletrónico, TI, consultoria, pesca, estaleiros, moldes, cortiça, alimentação e bebidas, ambiente e energias renováveis, indústria farmacêutica e saúde. A construção e manutenção de infraestruturas energéticas, rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias mantêm o maior apoio por parte do governo. Durante os dia 2 a 5 de Novembro, estará a decorrer no Jakarta International Expo (PRJ) Kemayoran, um dos maiores eventos internacionais ligados à indústria da defesa plus, o Premiere International Tri-Service Defence Expo & Forum INDO DEFENCE Reconhecida pela indústria como o lugar indispensável para estar, aprender, estabelecer uma rede de contactos e fazer negócio, são estimados mais de delegados e visitantes profissionais e esperadas 800 empresas expositoras para apresentar as últimas tecnologias e sistemas. Durante 4 dias cheios de ação, também haverá lugar para participar na conferência internacional, assistir a apresentações técnicas e demonstrações de produtos ao vivo, e estabelecer uma rede de contactos com especialistas da indústria.

13 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO INDONÉSIA + TIMOR-LESTE Jacarta + Díli Interesse de Mercado: A beleza natural, história rica e património cultural de Timor-Leste, a proximidade à Austrália, as ligações à CPLP e a futura adesão à ASEAN, a estabilidade social, a política de vistos, a abertura ao investimento estrangeiro e a requalificação do aeroporto internacional contribuem para um forte potencial do setor do turismo. Timor-Leste pode ser um entreposto, um "transatlântico imóvel", para as empresas portuguesas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) usarem como plataforma para a Ásia, capitalizando assim nas amplas oportunidades desta região. A economia timorense é dependente dos gastos públicos e, em menor medida, da assistência de doadores internacionais. O desenvolvimento do setor privado tem ficado aquém devido à escassez de capital humano, fraqueza no setor de infraestrutura, um sistema jurídico incompleto e um ambiente regulatório ineficiente. A construção de portos marítimos tem constituído uma prioridade por forma a facilitar o crescimento da economia timorense. A economia de mercado existente depende de exportações do petróleo e o segundo maior produto de exportação é o café, que gera cerca de 10 milhões de dólares ao ano para o país. No que se refere às importações, os maiores vendedores a Timor-Leste em outubro foram a Indonésia (26,55 milhões de dólares), a Malásia (15 milhões) e a China (8,3 milhões). DÍLI: Capital e maior cidade de Timor-Leste, situada na costa norte da ilha, constitui também o principal porto e centro comercial e administrativo do país.

14 PROGRAMA PROVISÓRIO INDONÉSIA + TIMOR-LESTE Jacarta + Díli 02 /03 Nov 4ª e 5ª-feira Viagem POR - IND 4 NOV 6ª-feira 5 NOV Sábado 6 NOV Domingo 7 NOV 2ª-feira 8 NOV 3ª-Feira 9 NOV 4ª-feira Encontro Institucional Networking Visita à Indo Defence Expo Forum * Livre Viagem para Timor-Leste Encontros Institucionais + B2B Encontros Institucionais + B2B Encontros Institucionais + B2B Visita à Indo Defence Expo Forum * B2B / Networking Visita à Indo Defence Expo Forum * Livre Livre Encontros Institucionais + B2B Encontros Institucionais + B2B Encontros Institucionais + B2B *A visita à Indo Defence Expo Forum é opcional e poderá estar sujeita a encargos adicionais (entrada/acesso ao evento). Inclui os eventos: INDO MARINE 2016 Expo and Forum INDO AEROSPACE 2016 Expo & Forum INDO HELICOPTER 2016 Expo & Forum 10 NOV 5ª-feira Partida IND - POR

15 COMO PARTICIPAR NA MISSÃO INDONÉSIA + TIMOR-LESTE Jacarta + Díli Inscrição Ficha de inscrição aqui Inscrições abertas até 14 de Outubro Valor de participação na missão Empresas elegíveis*: IVA Empresas não elegíveis: IVA *Consulte aqui condições de participação e verifique se a sua empresa é elegível para efeitos de benefício de cofinanciamento da missão. Nota: A visita à Indo Defence Expo Forum poderá estar sujeita a encargos adicionais

16

17 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO CHINA Pequim + Taipé (Taiwan) Interesse de Mercado: Com uma população de cerca de 1,36 mil milhões de habitantes, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. A China apresenta-se como a nação com o maior crescimento económico dos últimos 25 anos, tem crescido, em média, cerca de 8% ao ano, registando o segundo maior PIB mundial, logo a seguir aos EUA, que se estima em 11,38 biliões de dólares. É a 2ª maior potência mundial, atrás dos EUA e à frente do Japão, estando atualmente reconhecida como um dos melhores locais do mundo para investimentos estrangeiros. Encontra-se na 5ª posição no ranking mundial de produtores de petróleo. A China é o maior exportador e o 3º maior importador de mercadorias do mundo, estando colocada em 11º lugar no ranking de países de destino no comércio internacional de Portugal, no primeiro trimestre de No que se refere à estrutura das exportações nacionais para a China, segundo dados do INE para o primeiro trimestre de 2015, os principais grupos de produtos foram os veículos e outro material de transporte (com 74,0% do total), as pastas celulósicas e papel (10,6%), minerais e minérios (7,8%), metais comuns (1,6%) e máquinas e aparelhos (1,3%).

18 BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A MISSÃO CHINA Pequim + Taipé (Taiwan) A missão centrará a sua ação em: Pequim, capital da China, uma das maiores áreas metropolitanas do mundo com mais de 21 milhões de habitantes. A cidade é o grande centro político e social do país. Aí se encontram localizadas as sedes das maiores empresas estatais e o ponto de confluência das principais vias rodoviárias, ferroviárias e aéreas. Graças a este facto, Pequim possui a maior concentração mundial de grandes empresas e de multimilionários. A economia da cidade é dominada pelo setor terciário (serviços), o qual gera 77% da sua produção. O setor de serviços é bastante diversificado, sendo constituído por serviços financeiros, distribuição, tecnologia da informação, imobiliário comercial e residencial e investigação científica entre outros. O maior subsetor continua a ser a indústria, cuja quota de produção global tem diminuído anualmente, seguindo a estratégia das autoridades de retirar as indústrias poluentes da cidade. Taipé é a capital de facto e maior aglomeração urbana de Taiwan, com cerca de 6,9 milhões de consumidores. É ainda o seu centro político, económico, educacional e cultural. É considerada uma das maiores economias urbanas do mundo com uma importante zona industrial de alta tecnologia, ferrovias (comboios de alta velocidade) e dois aeroportos. Taiwan é considerado um dos Quatro Tigres Asiáticos, pela sua economia altamente desenvolvida e mercado livre.

19 PROGRAMA PROVISÓRIO (I) 12 NOV Sábado CHINA Pequim + Taipé (Taiwan) Partida POR CH (16h de voo) 13 NOV Domingo 14 NOV 2ª feira 15 NOV 3ª feira 16 NOV 4ª feira 17 NOV 5ª feira 9:55 - Chegada a Pequim. Briefing sobre o mercado. Retail tour Visita ao EU SME Center e ao China IPR SME Helpdesk Encontros B2B. Encontros B2B. Encontros B2B. e Visita à ANUFOOD China. Noite 19:45 Partida para Taipé (Taiwan) 22:55 Chegada a Taipé Encontros B2B. Encontros B2B.

20 PROGRAMA PROVISÓRIO (II) CHINA Pequim + Taipé (Taiwan) 18 NOV 6ª feira 19 NOV Sábado 20 NOV Domingo 21 NOV 2ª feira 22 NOV 3ª feira Encontros B2B. Encontros B2B. e Visita à Taiwan International Best Food Products & Equipment Fair (opcional) Retail Tour Retail Tour Encontro oficial de cooperação com a CIECA* e briefing. Portuguese Wine Tasting** e Encontros B2B Noite Jantar com a CIECA e Entidades Oficiais e Visitas a lojas e empresas em Taipé durante todo o dia mediante o interesse dos participantes. Noite 00:20 Partida de regresso. Nota: Poderá ser enquadrada no programa uma deslocação a Kaohsiung, 2ª maior cidade de Taiwan, localizada no sul da ilha. *CIECA Chinese International Economic Cooperation Association **Prova de vinhos providenciada por empresas do setor que funcionará como início do B2B. Existe igualmente a hipótese de apresentar amostras alimentares. Chegada a Lisboa no dia seguinte por volta das 14h NOV 4ª Chegada CH - POR

21 COMO PARTICIPAR NA MISSÃO CHINA Pequim + Taipé (Taiwan) Inscrição Ficha de inscrição aqui Inscrições abertas até 21 de Outubro Valor de participação na missão Empresas elegíveis*: IVA Empresas não elegíveis: IVA *Consulte aqui condições de participação e verifique se a sua empresa é elegível para efeitos de benefício de cofinanciamento da missão.

22 CONTACTOS Para mais informações, contacte: AIP - Associação Industrial Portuguesa / CCI - Câmara de Comércio e Indústria Departamento de Internacionalização internacionalizacao@aip.pt Praça das Industrias LISBOA

21 SET 4ª-feira. Manhã. Visita + Sessão: Cisco Industry 4.0 Demo Internet of Things (IoT) Tarde

21 SET 4ª-feira. Manhã. Visita + Sessão: Cisco Industry 4.0 Demo Internet of Things (IoT) Tarde V07Out2016 PROGRAMA PROVISÓRIO EUA Califórnia São Francisco + Silicon Valley 18 SET Dom Partida POR - EUA 19 SET 2ª-feira 20 SET 3ª-feira 21 SET 4ª-feira 22 SET 5ª-feira 23 SET 6ª-feira Boas-Vindas +

Leia mais

Missão Comercial à África do Sul de Outubro 2016 (partida a 08 de Outubro)

Missão Comercial à África do Sul de Outubro 2016 (partida a 08 de Outubro) Missão Comercial à África do Sul 10-13 de Outubro 2016 (partida a 08 de Outubro) Programa Preliminar Uma parceria: 1. Sumário da Missão 5 dias 10 a 13 de Outubro de 2016 (partida a 08 de Outubro) Joanesburgo

Leia mais

Missão Comercial à África do Sul 4-8 Julho 2016 (partida a 2 de Julho)

Missão Comercial à África do Sul 4-8 Julho 2016 (partida a 2 de Julho) Missão Comercial à África do Sul 4-8 Julho 2016 (partida a 2 de Julho) Programa Preliminar Uma parceria: 1. Sumário da Missão 5 dias 4 a 8 de Julho de 2016 (partida a 2 de Julho) Joanesburgo - Pretoria

Leia mais

Trade Mission to South Africa 4th-8th July 2016 (departure on the 2nd July) Preliminary Program

Trade Mission to South Africa 4th-8th July 2016 (departure on the 2nd July) Preliminary Program Trade Mission to South Africa 4th-8th July 2016 (departure on the 2nd July) Preliminary Program Missão Comercial à África do Sul 04-08 Julho 2016 (Partida a 2 de Julho) Programa Preliminar Uma parceria:

Leia mais

Missão Comercial Portugal África do Sul 10 a 13 de Outubro de Programa

Missão Comercial Portugal África do Sul 10 a 13 de Outubro de Programa Missão Comercial Portugal África do Sul 10 a 13 de Outubro de 2016 Programa 2 Organizadores Em parceria com: Apoios South African Embassy in Portugal Embaixada de Portugal na África do Sul Parceiros Conceito

Leia mais

Missão Comercial à África do Sul Trade Mission to South Africa Programa Preliminar. Preliminary Program.

Missão Comercial à África do Sul Trade Mission to South Africa Programa Preliminar. Preliminary Program. Missão Comercial à África do Sul 2017 Programa Preliminar Trade Mission to South Africa 2017 Preliminary Program Com o apoio da: Working Document/ Documento Preliminar This program is not final and will

Leia mais

Trade Mission to South Africa Only B2B 20th-30 November Missão Comercial à África do Sul Só B2B Novembro 2017

Trade Mission to South Africa Only B2B 20th-30 November Missão Comercial à África do Sul Só B2B Novembro 2017 Trade Mission to South Africa Only B2B 20th-30 November 2017 Missão Comercial à África do Sul Só B2B 20-30 Novembro 2017 Index 1. Summary of the Mission 2. South Africa 3. Benefits of the Mission 4. Contacts

Leia mais

O mercado e a Feira. Programa da missão

O mercado e a Feira. Programa da missão A AIP organiza de 18 a 25 de Junho uma missão empresarial focada na Feira Taipei Food. O mercado e a Feira Programa da missão Condições de participação NICHOLASHAN - FOTOLIA Esta missão empresarial destina-se

Leia mais

colômbia bogotá e medellín

colômbia bogotá e medellín Internacionalização conquistar novos mercados com a aip missão à colômbia 22 A 28 outubro 17 colômbia bogotá e medellín MISSÃO EMPRESARIAL A AIP organiza de 22 a 28 de Outubro uma Missão Empresarial Portuguesa

Leia mais

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas. 30 de Maio de 2014

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas. 30 de Maio de 2014 O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas 30 de Maio de 2014 Internacionalização - Desafios Diversificar Mercados Alargar a Base Exportadora Enquadramento Evolução Recente Comércio

Leia mais

Com o apoio da Embaixada da África do Sul

Com o apoio da Embaixada da África do Sul Com o apoio da Embaixada da África do Sul 08h30 09h00 09h15 09h25 09h35 09h50 10h10 10h20 Receção dos participantes Abertura e boas-vindas Mmamokwena Gaoretelelwe, S. Exa. Embaixadora da África do Sul

Leia mais

CABO VERDE. AERLIS - Oeiras

CABO VERDE. AERLIS - Oeiras CABO VERDE AERLIS - Oeiras 20.01.2010 Relações Económicas com Portugal Cabo Verde Relações Económicas com Portugal Importância de Cabo Verde nos Fluxos Comerciais de Portugal 2004 2005 2006 2007 2008 COMO

Leia mais

Feira Internacional de Berlim Alimentação, Agricultura e Horticultura de Janeiro de 2018 Exibição na Messe Berlin

Feira Internacional de Berlim Alimentação, Agricultura e Horticultura de Janeiro de 2018 Exibição na Messe Berlin Alimentação, Agricultura e Horticultura ALEMANHA o motor da Europa 81 milhões de habitantes O país mais populoso da União Europeia Maior Economia da Europa Capital: Berlim (população 3.431.700) Língua

Leia mais

Mais mundo para a sua empresa. BIZFEIRA 17 de Abril de 2015

Mais mundo para a sua empresa. BIZFEIRA 17 de Abril de 2015 Mais mundo para a sua empresa BIZFEIRA 17 de Abril de 2015 Internacionalização - Desafios Diversificar Mercados Alargar a Base Exportadora Enquadramento Evolução Recente Comércio Internacional de Bens

Leia mais

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a China

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a China Balança Comercial de Bens de Portugal com a China 15/11 a 16/15 b Exportações 396,6 778,0 657,5 839,7 839,0 27,1 712,3 540,7-24,1 Importações 1.526,0 1.391,3 1.370,4 1.599,1 1.777,6 4,4 1.497,7 1.509,0

Leia mais

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM A FRANÇA

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM A FRANÇA Expedições 4.464.744 4.822.900 4.579.743 3.940.828 4.332.395-0,3 9,9 Chegadas 4.790.959 5.207.365 5.198.573 4.288.227 4.101.087-3,3-4,4 Saldo -326.214-384.465-618.830-347.399 231.308 -- -- Coef. Cob. 93,2%

Leia mais

Muito mais do que imagina!

Muito mais do que imagina! Muito mais do que imagina! 1ª Grande Feira Multisetorial no Luxemburgo B2B e B2C A PortugalEXPO vai reunir num espaço único, vários salões setoriais para um melhor enquadramento dos expositores e visitantes.

Leia mais

VI SEMINÁRIO NACIONAL BANDEIRA AZUL Vítor Neto

VI SEMINÁRIO NACIONAL BANDEIRA AZUL Vítor Neto Vítor Neto Vilamoura, 24 de novembro de 2017 PESO DO TURISMO NA ECONOMIA MUNDIAL 2 COMO SE DISTRIBUEM OS TURISTAS PELO MUNDO 1.235 Milhões de Turistas Internacionais - Mundo (2016 OMT) Como se distribuem

Leia mais

PORTUGAL - INDICADORES ECONÓMICOS. Evolução Actualizado em Dezembro de Unid. Fonte Notas 2010

PORTUGAL - INDICADORES ECONÓMICOS. Evolução Actualizado em Dezembro de Unid. Fonte Notas 2010 Evolução 2004-2010 Actualizado em Dezembro de 2010 Unid. Fonte 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Notas 2010 População a Milhares Hab. INE 10.509 10.563 10.586 10.604 10.623 10.638 10.638 3º Trimestre

Leia mais

19 22 de Março de 2016 Exibição na Excel London

19 22 de Março de 2016 Exibição na Excel London Reino Unido 64,6 milhões de habitantes Capital: Londres (população 8,1 milhões) Língua oficial: Inglês Unidade monetária: Libra Esterlina (GBP) Risco económico do país: A Reino Unido Ranking em negócios

Leia mais

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Logística em Angola Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Grupo Bureau Veritas A nossa identidade : Uma Empresa Global 66.500 Colaboradores 1.400 Escritórios e Laboratórios em 140 países Europa

Leia mais

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas. 20 de Junho de 2016

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas. 20 de Junho de 2016 O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas 20 de Junho de 2016 Internacionalização - Desafios Diversificar Mercados Alargar a Base Exportadora Enquadramento Evolução Recente Peso

Leia mais

Missão Prospectiva à Feira China International Import Expo. 02 a 11 de novembro de 2018 Shanghai, China

Missão Prospectiva à Feira China International Import Expo. 02 a 11 de novembro de 2018 Shanghai, China Missão Prospectiva à Feira China International Import Expo 02 a 11 de novembro de 2018 Shanghai, China A China importará mais de US$ 10 trilhões de dólares nos próximos 5 anos. 2º maior mercado consumidor

Leia mais

África do Sul - Síntese País

África do Sul - Síntese País Informação Geral sobre a África do Sul Área (km 2 ): 1 219 090 Vice-Presidente: Cyril Ramaphosa População (milhões hab.): 55,3 (2015) Risco de crédito: 4 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital: Pretória

Leia mais

Singapura - Síntese País

Singapura - Síntese País Informação Geral sobre Singapura Área (km 2 ): 710,2 Primeiro-Ministro: Lee Hsien Loong População (milhões hab.): 5,6 (estimativa ) Risco de crédito: (*) Capital: Cidade de Singapura Risco do país: A (AAA

Leia mais

África do Sul - Síntese País

África do Sul - Síntese País Informação Geral sobre a África do Sul Área (km 2 ): 1 219 090 Vice-Presidente: Cyril Ramaphosa População (milhões hab.): 56 () Risco de crédito: 4 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital: Pretória

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA. Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA. Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro INFORMAÇÃO GERAL População: 8º na Europa, 29º no mundo (38.2 milhões) Área:

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL POLÓNIA VARSÓVIA

MISSÃO EMPRESARIAL POLÓNIA VARSÓVIA VARSÓVIA SEMINÁRIO LOGIN>PT & ENCONTROS EMPRESARIAIS 4 A 10 DE DEZEMBRO UM PROJECTO MISSÃO EMPRESARIAL DO SETOR TICE SUMÁRIO DA MISSÃO A QUEM SE DIRIGE ESTA MISSÃO? Esta Missão Empresarial é destinada

Leia mais

FÓRUM DE NEGÓCIOS PORTUGAL ÁFRICA

FÓRUM DE NEGÓCIOS PORTUGAL ÁFRICA FÓRUM DE NEGÓCIOS PORTUGAL ÁFRICA Oportunidades e Desafios Relações Portugal-África José Carlos F. Pereira O Potencial das Economias Africanas O Potencial das Economias Africanas África tem uma população

Leia mais

800,0 600,0. Principais Produtos Exportados Principais Produtos Importados

800,0 600,0. Principais Produtos Exportados Principais Produtos Importados Informação Geral sobre Itália Área (km 2 ): 301 333 Primeiro-Ministro: Matteo Renzi População (milhões hab.): 61,1 (estimativa ) Risco de crédito: (*) Capital: Roma Risco do país: BB (AAA = risco menor,

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO Josep-Francesc Valls Coordenador do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa Professor Esade Business & Law School RESUMO 1. Posição de Portugal

Leia mais

6 a 8 de março 2018 Expo Guadalajara México

6 a 8 de março 2018 Expo Guadalajara México Expo internacional, referente à indústria de Alimentos e Bebidas no México, porta de acesso ao continente americano 6 a 8 de março 2018 Expo Guadalajara México População 128,6 milhões de habitantes Capital

Leia mais

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM ANGOLA

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM ANGOLA PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM ANGOLA 2010 Var % a 06/10 Exportações 803.029 1.210.189 1.684.325 2.261.264 2.242.450 1.911.241 14,5 Importações 25.130 52.749 369.378 407.996 151.089 563.452 205,2

Leia mais

Risco do país: CC (AAA = risco menor; D = risco maior)

Risco do país: CC (AAA = risco menor; D = risco maior) Informação Geral sobre a Argentina Área (km 2 ): 2 737 000 Vice-presidente: Amado Boudou População (milhões hab.): 42,7 (estimativa 2014) Risco de crédito: 7 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital:

Leia mais

Guangdong 广东 A Província

Guangdong 广东 A Província Guangdong 广东 A Província Trocas comerciais: mais de 800 biliões de euros População: mais de 100 milhões GDP: 1121 biliões de euros Superfície: 179 800 km² Costa Marítima: 4 300 km Com 1,3 mil milhões de

Leia mais

Timor-Leste - Síntese País

Timor-Leste - Síntese País Informação Geral sobre Timor-Leste Área (km 2 ): 14 609 Primeiro-Ministro: Mari Alkatiri População (milhões hab.): 1,212 (estimativa 2016) Risco de crédito: 6 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital:

Leia mais

México - Síntese País

México - Síntese País Informação Geral sobre o México Área (km 2 ): 1 964 375 Risco de crédito: 3 (1 = risco menor; 7 = risco maior) População (milhões hab.): 129,2 (Estimativa ) Risco do país: BBB (AAA = risco menor; D = risco

Leia mais

Eslováquia - Síntese País

Eslováquia - Síntese País Informação Geral sobre a Eslováquia Área (km 2 ): 49 037 Primeiro-Ministro: Robert Fico População (milhões hab.): 5,4 (estimativa EIU, ) Risco do país: A (AAA = risco menor; D = risco maior) Capital: Bratislava

Leia mais

Singapura - Síntese País

Singapura - Síntese País Informação Geral sobre Singapura Área (km 2 ): 710,2 Primeiro-Ministro: Lee Hsien Loong População (milhões hab.): 5,6 (2016) Risco de crédito: (*) Capital: Cidade de Singapura Risco do país: A (AAA = risco

Leia mais

Turquia - Síntese País

Turquia - Síntese País Informação Geral sobre a Turquia Área (km 2 ): 783 562 Primeiro-Ministro: Binali Yildirim População (milhões hab.): 79,5 (estimativa ) Risco de crédito: 4 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital: Ancara

Leia mais

Certos da boa receção do presente convite, subscrevemo-nos com a mais elevada estima e consideração.

Certos da boa receção do presente convite, subscrevemo-nos com a mais elevada estima e consideração. A Sua Excelência, Exmos. Senhores, Excelência. Com os nossos mais respeitosos cumprimentos A Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), através do seu Instituto de Formação da Guiné Bissau, está a organizar

Leia mais

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com o Luxemburgo

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com o Luxemburgo Balança Comercial de Bens de Portugal com o Luxemburgo Exportações 67,6 72,4 86,1 97,8 114,4 14,2 106,8 99,4-7,0 Importações 80,2 109,8 115,0 106,2 95,5 6,0 88,3 69,9-20,8 Saldo -12,6-37,4-28,9-8,5 18,9

Leia mais

G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_ e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N.

G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_ e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N. Boletim Mensal de Economia Portuguesa N.º 07 julho 2011 Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_

Leia mais

CETA Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá

CETA Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá CETA Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá Lisboa, 7 de abril de 2017 Sumário Enquadramento Comércio de Bens Barreiras não-pautais e Cooperação Regulamentar Comércio de Serviços Proteção

Leia mais

1. FESTIVAL MUNDIAL DO CAJU E EXPO 2015 DA ACA

1. FESTIVAL MUNDIAL DO CAJU E EXPO 2015 DA ACA 1. FESTIVAL MUNDIAL DO CAJU E EXPO 2015 DA ACA Sob lema Criar Padrões Sustentáveis na Indústria do Caju, vai decorrer no Centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano, em Maputo de 21 a 24 de Setembro

Leia mais

México - Síntese País

México - Síntese País México - Síntese País Informação Geral sobre o México Área (km 2 ): 1 964 375 Risco de crédito: 3 (1 = risco menor; 7 = risco maior) População (milhões hab.): 129,2 (Estimativa 2017) Risco do país: BBB

Leia mais

Risco do país: B (AAA = risco menor; D = risco maior) Chefe de Estado: José Eduardo dos Santos Tx. Câmbio: 1 EUR = 117,8535 AOA (janeiro 2015)

Risco do país: B (AAA = risco menor; D = risco maior) Chefe de Estado: José Eduardo dos Santos Tx. Câmbio: 1 EUR = 117,8535 AOA (janeiro 2015) Informação Geral sobre Angola Área (km 2 ): 1 246 700 Vice-Presidente: Manuel Vicente População (milhões hab.): 22,1 (estimativa ) Risco de crédito: 5 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital: Luanda

Leia mais

EmFoco. Colômbia. Sector AgroAlimentar. 16 de Maio 2018 Porto

EmFoco. Colômbia. Sector AgroAlimentar. 16 de Maio 2018 Porto EmFoco Sector AgroAlimentar 16 de Maio 2018 Porto SUMÁRIO. O Mercado da. Relacionamento Económico Bilateral. Sector Agro Alimentar. Análise Swot. Cultura de Negócios. Delegação da AICEP em Bogotá Análise

Leia mais

Português: Língua de oportunidades. Números que falam

Português: Língua de oportunidades. Números que falam Português: Língua de oportunidades Números que falam Agenda 1 A CPLP enquanto mercado económico 2 Economia 3 4 5 6 IDE Fiscalidade Plataformas lusófonas Conclusões Slide 2 507 260 Slide 3 Economia Características

Leia mais

A internacionalização das empresas portuguesas

A internacionalização das empresas portuguesas A internacionalização das empresas portuguesas O Paradoxo da Globalização Motor de crescimento e aproximação de culturas 350 milhões de pessoas sairam da pobreza Fonte de instabilidade e de incerteza Pressão

Leia mais

ROTEIROS MILLENNIUM EXPORTAÇÃO COLOMBIA. Porto, 9 de Fevereiro de 2017

ROTEIROS MILLENNIUM EXPORTAÇÃO COLOMBIA. Porto, 9 de Fevereiro de 2017 Delegação Bogotá ROTEIROS MILLENNIUM EXPORTAÇÃO COLOMBIA Porto, 9 de Fevereiro de 2017 SUMÁRIO I. Perfil do País II. Cenário Macroeconómico III. Relações Económicas Internacionais IV. Relações Económicas

Leia mais

MOÇAMBIQUE V. Castelo

MOÇAMBIQUE V. Castelo MOÇAMBIQUE V. Castelo 27.03.2014 Superfície: 800 mil km 2 PIB: 15 mm USD (2013) e PIB per capita: 585 USD(2013) e Crescimento PIB: 7,0% (2013) e Inflação: 3,3% (2013) e (e) Estimativa Fonte: EIU Dados

Leia mais

EmFoco. Argélia. Tecnologias de informação e comunicação Porto

EmFoco. Argélia. Tecnologias de informação e comunicação Porto EmFoco Tecnologias de informação e comunicação 24.10.2017 Porto O Mercado argelino SUMÁRIO Relacionamento Bilateral Indicadores TIC Análise Swot Cultura de Negócios A AICEP na O Mercado Características

Leia mais

EUA - Síntese País. Informação Geral sobre os EUA. Principais Indicadores Macroeconómicos dos EUA

EUA - Síntese País. Informação Geral sobre os EUA. Principais Indicadores Macroeconómicos dos EUA Informação Geral sobre os EUA Área (km 2 ): 9 161 923 Vice-Presidente: Joseph R. Biden População (milhões hab.): 321,3 (2015) Risco de crédito: (**) Capital: Washington, D.C. Risco do país: AA (AAA = risco

Leia mais

EUA - Síntese País. Informação Geral sobre os EUA. Principais Indicadores Macroeconómicos dos EUA

EUA - Síntese País. Informação Geral sobre os EUA. Principais Indicadores Macroeconómicos dos EUA Informação Geral sobre os EUA Área (km 2 ): 9 161 923 Vice-Presidente: Joseph R. Biden População (milhões hab.): 321,3 (2015) Risco de crédito: (**) Capital: Washington, D.C. Risco do país: AA (AAA = risco

Leia mais

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM O MÉXICO

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM O MÉXICO PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM O MÉXICO COMÉRCIO DE BENS BALANÇA COMERCIAL 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Exportações 86.252 139.320 120.078 222.472 203.638 405.623 Importações 256.206 261.236 225.481

Leia mais

Roadshow Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro Porto, 21 de novembro de 2016

Roadshow Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro Porto, 21 de novembro de 2016 Roadshow Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro Porto, 21 de novembro de 2016 1. QUEM É A CCILL? 2. PORQUÊ O LUXEMBURGO? 3. QUAIS OS SETORES COM MAIOR POTENCIAL 4. COMO ABORDAR O MERCADO

Leia mais

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a Argélia

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a Argélia Balança Comercial de Bens de Portugal com a Argélia Var % 17/13 a Var % 18/17 b Exportações 527,4 588,1 565,5 463,2 295,4-11,7 67,6 69,5 2,8 Importações 400,7 712,3 566,2 373,8 313,4 1,8 41,8 165,0 295,2

Leia mais

EmFoco. Marrocos. 24/10/2018 Porto

EmFoco. Marrocos. 24/10/2018 Porto EmFoco 24/10/2018 Porto SUMÁRIO Análise do Mercado Comércio Externo Comércio Bilateral Bens Tendências do Mercado Oportunidades Pontos fortes Pontos fracos Ameaças e Barreiras Como vender em Cultura de

Leia mais

PROJETO INTERNATIONAL BUSINESS

PROJETO INTERNATIONAL BUSINESS PROJETO INTERNATIONAL BUSINESS 2017 2018 MISSÃO EMPRESARIAL À COLOMBIA BOGOTÁ 23 A 28 SETEMBRO 2018 GENEVE Colômbia Missão Empresarial Bogotá, 23 a 28 de setembro de 2018 PARTICIPE DE 23 A 28 SETEMBRO

Leia mais

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM A HOLANDA

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM A HOLANDA Var % a Expedições 1.331.620 1.324.196 1.277.000 1.147.102 1.400.821 2,0 22,1 Chegadas 2.683.100 2.838.406 3.025.235 2.812.231 2.928.279 2,4 4,1 Saldo -1.351.480-1.514.210-1.748.235-1.665.129-1.527.459

Leia mais

O papel da AICEP nas Feiras Internacionais. 20 de fevereiro de 2013

O papel da AICEP nas Feiras Internacionais. 20 de fevereiro de 2013 O papel da AICEP nas Feiras Internacionais 20 de fevereiro de 2013 Tópicos da apresentação 1. Feiras Internacionais no contexto da globalização 2. Papel da AICEP nas feiras internacionais 2.1 Organização

Leia mais

Comércio Internacional Português

Comércio Internacional Português Evolução das Exportações Portuguesas de Bens eiro a o de 2012 Comércio Internacional Português Exportações Portuguesas de Bens eiro a o de 2012 Informação Portugal, 10 de ho de 2012 Evolução das Exportações

Leia mais

Paraguai - Síntese País

Paraguai - Síntese País Informação Geral sobre o Paraguai Área (km 2 ): 406 752 Risco de crédito: 5 (1 = risco menor; 7 = risco maior) População (milhões hab.): 6,8 ( 2016, estimativa FMI) Risco do país: BB (AAA = risco menor;

Leia mais

EUA - Síntese País e Relacionamento Bilateral

EUA - Síntese País e Relacionamento Bilateral Informação Geral sobre os EUA Área (km 2 ): 9 161 923 Vice-Presidente: Joseph R. Biden População (milhões hab.): 318,4 (julho, est. Census B.) Risco de crédito: (*) Capital: Washington, D.C. Risco do país:

Leia mais

Antígua e Barbuda - Síntese País

Antígua e Barbuda - Síntese País Informação Geral sobre Antígua e Barbuda Área (km 2 ): 442,6 População (mil hab.): 93,6 (estimativa 2016) Capital: Saint John s Língua oficial: Inglês Chefe de Estado: Rainha Isabel II Primeiro-Ministro:

Leia mais

Hungria - Síntese País

Hungria - Síntese País Informação Geral sobre a Hungria Área (km 2 ): 93 030 Primeiro-Ministro: Viktor Orban População (milhões hab.): 9,7 (estimativa ) Risco de crédito: (*) Capital: Budapeste Risco do país: BB (AAA = risco

Leia mais

Estónia - Síntese País

Estónia - Síntese País Informação Geral sobre a Estónia Área (km 2 ): 45 277 Primeiro-Ministro: Juri Ratas População (milhões hab.): 1,3 () Risco de crédito: (*) Capital: Tallinn Risco do país: A (AAA=risco menor; D=risco maior)

Leia mais

INTERNACIONALIZAR AS PME DO ALGARVE DESAFIOS E OPORTUNIDADES O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: NOVOS CAMINHOS

INTERNACIONALIZAR AS PME DO ALGARVE DESAFIOS E OPORTUNIDADES O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: NOVOS CAMINHOS INTERNACIONALIZAR AS PME DO ALGARVE DESAFIOS E OPORTUNIDADES O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: NOVOS CAMINHOS NERA, 25 de novembro de 2016 Internacionalização Enquadramento Desafios da Internacionalização

Leia mais

Mercados. informação estatística. Mercado Espanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos

Mercados. informação estatística. Mercado Espanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercados informação estatística Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercado Espanha Dezembro de 2015 Índice 1. Evolução das trocas comerciais de bens de Portugal

Leia mais

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM A REPÚBLICA CHECA

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM A REPÚBLICA CHECA Expedições 131.553 150.360 197.480 207.546 242.886 16,9 17,0 Chegadas 283.375 314.940 313.947 276.716 356.263 6,9 28,7 Saldo -151.823-164.579-116.467-69.170-113.377 -- -- Coef. Cob. 46,4% 47,7% 62,9% 75,0%

Leia mais

Alemanha - Síntese País

Alemanha - Síntese País Informação Geral sobre a Alemanha Área (km 2 ): 356 970 km 2 Chanceler Federal: Angela Merkel População (milhões hab.): 82,5 (estimativa ) Risco do país: A (AAA = risco menor; D = risco maior) Capital:

Leia mais

PERTO DAS EMPRESAS PARA AS LEVAR MAIS LONGE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

PERTO DAS EMPRESAS PARA AS LEVAR MAIS LONGE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PERTO DAS EMPRESAS PARA AS LEVAR MAIS LONGE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE AMBIENTE DE NEGÓCIOS 03 CULTURA DE NEGÓCIOS 04 O MERCADO 05-09 REACIONAMENTO ECONÓMICO BILATERAL 10-12 OPORTUNIDADES

Leia mais

Turquia - Síntese País

Turquia - Síntese País Informação Geral sobre a Turquia Área (km 2 ): 783 562 Primeiro-Ministro: Binali Yildirim População (milhões hab.): 79,6 (estimativa 2016) Risco de crédito: 4 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital:

Leia mais

Competitividade e Comércio Internacional da Região Norte Eduardo Pereira

Competitividade e Comércio Internacional da Região Norte Eduardo Pereira Competitividade e Comércio Internacional da Região Norte Eduardo Pereira 3 a sessão NORTE & ECONOMIA 30 novembro Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões Matosinhos www.ccdr-n.pt/norte-economia Competitividade

Leia mais

OBSERVATÓRIO. Exportações e Investimento Externo. Novembro 2016

OBSERVATÓRIO. Exportações e Investimento Externo. Novembro 2016 OBSERVATÓRIO Exportações e Investimento Externo Novembro O presente documento constitui uma análise do desempenho recente das relações económicas de Portugal com o estrangeiro, ao nível das exportações

Leia mais

Um Novo Paradigma de Investimentos em Timor-Leste

Um Novo Paradigma de Investimentos em Timor-Leste TEMA: Um Novo Paradigma de Investimentos em Timor-Leste Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Lingua Portuguesa 01-03 de Julho de 2013 Dili Encontro

Leia mais

MÉXICO. Estados Unidos Mexicanos. Cidade do México. Chefe de Estado e de Governo. Enrique Peña Nieto. Área (Km2)

MÉXICO. Estados Unidos Mexicanos. Cidade do México. Chefe de Estado e de Governo. Enrique Peña Nieto. Área (Km2) Estados Unidos Mexicanos Capital Língua oficial Chefe de Estado e de Governo Cidade do México Castelhano Enrique Peña Nieto Área (Km2) 1 964 375 População (2015) Moeda Taxa de Câmbio (Média Set. 2016)

Leia mais

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM O BRASIL

PORTUGAL: RELACIONAMENTO ECONÓMICO COM O BRASIL Exportações 254.642 258.186 319.807 294.500 440.817 16,8 49,7 Importações 1.232.969 1.381.192 1.363.316 887.528 1.046.727-1,6 17,9 Saldo -978.327-1.123.006-1.043.509-593.028-605.910 -- -- Coeficiente de

Leia mais

França - Síntese País

França - Síntese País Informação Geral sobre França Área (km 2 ): 543 965 Primeiro-Ministro: Bernard Cazeneuve População (milhões hab.): 66,9 (janeiro 2017) Risco de crédito: (*) Capital: Paris Língua oficial: Francês Risco

Leia mais

Um Novo Mercado Económico da CPLP

Um Novo Mercado Económico da CPLP Um Novo Mercado Económico da CPLP Com a Co-organização da 1ª Conferência Económica Novo Mercado Económico da CPLP Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, Moçambique 18 e 19 de outubro de 2017 Versão de 26

Leia mais

Principais Produtos Exportados Principais Produtos Importados

Principais Produtos Exportados Principais Produtos Importados Informação Geral sobre os EUA Área (km 2 ): 9 161 923 Vice-Presidente: Mike Pence População (milhões hab.): 323,9 (estimativa ) Risco de crédito: (**) Capital: Washington, D.C. Risco do país: AA (AAA =

Leia mais

3ª 7,2 Austrália 3ª 5,0 4ª 4,1 Hong Kong 5ª 5,2 Taiwan. Coreia do Sul. Principais Produtos Exportados Principais Produtos Importados

3ª 7,2 Austrália 3ª 5,0 4ª 4,1 Hong Kong 5ª 5,2 Taiwan. Coreia do Sul. Principais Produtos Exportados Principais Produtos Importados Informação Geral sobre o Japão Área (km 2 ): 377 899 Primeiro-Ministro: Shinzo Abe População (milhões hab.): 127,5 (estimativa ) Risco de crédito: (*) Capital: Tóquio Risco do país: A (AAA = risco menor;

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appears e Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Estruturas de Investimento: Angola Catarina Nunes Agenda Introdução 1 Ficha de Angola:

Leia mais

Hungria - Síntese País

Hungria - Síntese País Informação Geral sobre a Hungria Área (km 2 ): 93 030 Primeiro-Ministro: Viktor Orban População (milhões hab.): 9,82 (estimativa 2016) Risco de crédito: (*) Capital: Budapeste Risco do país: BB (AAA =

Leia mais

Encontro + Negócios Brasil / Portugal

Encontro + Negócios Brasil / Portugal Encontro + Negócios Brasil / Portugal Agenda 1. Breve apresentação do estudo sobre o Potencial de Exportação de Produtos Portugueses para o Brasil 2. Apresentação do Programa do Encontro + Negócios Brasil

Leia mais

Regime de investimento e fiscalidade

Regime de investimento e fiscalidade Regime de investimento e fiscalidade Dia:17/11/2015 Cidade do Mindelo Cabo verde Liza Helena Vaz - PwC AGENDA REFORMA FISCAL TRIBUTAÇÃO EM CABO VERDE PRINCIPAIS INDICADORES INVESTIMENTO vs INCENTIVOS FISCAIS

Leia mais

Argentina - Síntese País

Argentina - Síntese País Informação Geral sobre a Argentina Área (km 2 ): 2 737 000 Vice-presidente: Gabriela Michetti População (milhões hab.): 43,6 (estimativa ) Risco de crédito: 7 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital:

Leia mais

Canadá - Síntese País e Relacionamento Bilateral

Canadá - Síntese País e Relacionamento Bilateral Informação Geral sobre o Canadá Área (km 2 ): 9 093 507 Primeiro-Ministro: Stephen Harper População (milhões hab.): 35,2 () Risco de crédito: (*) Capital: Ottawa Risco do país: A1 (A1 = risco menor; D

Leia mais

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 TRANSACTION ADVISORY SERVICES Outubro 2006 ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 Índice Ernst & Young European Attractiveness Survey 2006 Ernst & Young Portuguese Attractiveness

Leia mais

EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES TERCEIROS MANTÊM FORTE DINAMISMO

EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES TERCEIROS MANTÊM FORTE DINAMISMO Estatísticas do Comércio Extracomunitário Janeiro a Fevereiro de 2003 (10 de Abril de 2003) EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES TERCEIROS MANTÊM FORTE DINAMISMO Nos dois primeiros meses de 2003, o forte aumento verificado

Leia mais

Alemanha - Síntese País

Alemanha - Síntese País Informação Geral sobre a Alemanha Área (km 2 ): 356 970 km 2 Chanceler Federal: Angela Merkel População (milhões hab.): 81,9 (estimativa 2015) Risco de crédito (*): Capital: Berlim Risco do país: A (AAA

Leia mais

Mercados. informação estatística. Mercado Alemanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos

Mercados. informação estatística. Mercado Alemanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercados informação estatística Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercado Alemanha Janeiro de 2016 Índice 1. Evolução das trocas comerciais de bens de Portugal

Leia mais

Comércio Extracomunitário - Exportações aumentam 15,0% e Importações 23,6%

Comércio Extracomunitário - Exportações aumentam 15,0% e Importações 23,6% 08 de Agosto de 2008 Estatísticas do Comércio Extracomunitário Junho de 2008 Comércio Extracomunitário - Exportações aumentam 15,0% e Importações 23,6% No segundo trimestre de 2008, as exportações registaram

Leia mais

Comércio Internacional Português

Comércio Internacional Português Comércio Internacional Português Exportações Portuguesas de Bens - eiro a embro (resultados preliminares) Informação Portugal, 7 de eiro de 2011 Comércio Internacional Português em 2010 (eiro a embro)

Leia mais

Alemanha - Síntese País

Alemanha - Síntese País Informação Geral sobre a Alemanha Área (km 2 ): 356 970 km 2 Chanceler Federal: Angela Merkel População (milhões hab.): 81,2 (estimativa 2014) Risco de crédito (*): Capital: Berlim Risco do país: A (AAA

Leia mais

França - Síntese País

França - Síntese País Informação Geral sobre França Área (km 2 ): 543 965 Primeiro-Ministro: Manuel Valls População (milhões hab.): 66,6 (estimativa janeiro 2016) - Insee Risco de crédito: (*) Capital: Paris Língua oficial:

Leia mais

ACADEMIA EMPRESARIAL

ACADEMIA EMPRESARIAL 1 As missões empresariais têm como principal objetivo auxiliar as empresas nos seus projetos de internacionalização. Organizadas por diversas associações, estas ações potenciam negócios entre empresas

Leia mais

Comércio Internacional de Mercadorias da Guiné-Equatorial face ao mundo e no contexto da CPLP (2009 a 2013)

Comércio Internacional de Mercadorias da Guiné-Equatorial face ao mundo e no contexto da CPLP (2009 a 2013) Temas Económicos Número 27 Agosto de 2014 Comércio Internacional de Mercadorias da Guiné-Equatorial face ao mundo e no contexto da CPLP Walter Anatole Marques Rua da Prata, nº 8 1149-057 Lisboa Tel.: (351)

Leia mais

Mercados. informação estatística. Mercado Índia. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos

Mercados. informação estatística. Mercado Índia. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercados informação estatística Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercado Índia Fevereiro de 2016 Índice 1. Evolução das trocas comerciais de bens de Portugal

Leia mais