INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ. SISPASS Gestão de Criador de Passeriformes Silvestres CADASTRO DE CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES NO ESTADO PARANÁ

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ. SISPASS Gestão de Criador de Passeriformes Silvestres CADASTRO DE CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES NO ESTADO PARANÁ"

Transcrição

1 INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ SISPASS Gestão de Criador de Passeriformes Silvestres CADASTRO DE CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES NO ESTADO PARANÁ

2 Criador amador de passeriformes (Pessoa física que mantém e reproduz em cativeiro, sem finalidade comercial e em escala limitada, espécimes de passeriformes da fauna nativa) listados no Anexo I da portaria Clique aqui.

3 1 - Como realizo o cadastro? O interessado deverá se cadastrar pelo site do IAP clicando no link: Inscrever no cadastro de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais (CTF/APP) pessoa física na categoria Criação de passeriformes silvestres nativos código: 20- Uso de recursos naturais; 13- Criador amador de passeriformes silvestres.

4 Importante! Se você deseja tornar-se um criador amador de passeriformes deve saber que o IAP não registram pássaros adquiridos sem a devida comprovação de origem legal, portanto é essencial que você não possua pássaros ilegais.

5 Preencha os dados do formulário.

6 Feito o cadastro no CTF, o criador já tem o pré-cadastro faltando a homologação dos dados pessoais, junto com a Certidão Negativa de débitos Ambientais emitida no site do IAP ( que será feita presencialmente junto ao Instituto Ambiental do Paraná, será necessário agendar um horário. Escritórios Regionais Quartas e Quintas das 13:30 ás 17:00 Telefones: / /

7 2 - Quais os Procedimentos para emissão da Licença Anual? Para emitir a licença de passeriformes, clique no link "Criador Amadorista de Passeriformes" Localizado no quadro "Emitir Licença", conforme figura abaixo:

8 3 - Quantos pássaros posso ter como criador amador? Conforme portaria IAP o número máximo de pássaros permitido para criação amador de passeriformes no Estado do Paraná é de 30 aves. Fica Autorizado a criação de no mínimo de 1 (um) e o máximo de 30 ( trinta) aves por criador amador. 4 Como posso adquirir uma ave? Solicitando transferência de criador amador cadastrado, licenciado e regular com as licenças ou de criador comercial licenciado pelo IAP.

9 5 - Tenho que pagar alguma taxa para adquirir a ave? Se adquirir de outro criador amador não poderá ser cobrado por parte do criador nenhum valor. Se for de criador comercial terá o valor da compra. 6 Como faço para incluir a ave no sistema? Após confirmado o pagamento da transferência do doador, o recebedor da ave precisa entrar em seu cadastro seguindo os seguintes passos:

10 1. Gestão de criadores de Passeriformes Silvestres > Transferências > Confirmar: 2. No quadro indicado na figura acima aparecerá uma lista com as aves transferidas de outros criadores para você; 3. Clique no link Confirmar localizado à direita da ave que você deseja receber; Ao clicar no link surgirá a seguinte mensagem de confirmação:

11 7 - Quanto tempo tenho que ficar com a ave após ter recebido caso queira transferir para outro criador? O período mínimo entre transferências de um mesmo espécime é de 90 (noventa ) dias. 8 - Quantas transferência posso fazer por ano? O Criador Amador de Passeriformes poderá efetuar e receber até 15 (quinze) transferências de pássaros por período anual de autorização.

12 9- A transferência é cobrada? O valor a partir da 3ª (terceira) transferência, fica estipulado o valor de 1 (uma) UPF para cada transferência. 10 Como aceito uma transferência? Para aceitar uma transferência o criador deverá seguir alguns passos:

13 1. Gestão de criadores de Passeriformes Silvestres > Transferências > Confirmar: 2. No quadro indicado na figura acima aparecerá uma lista com as aves transferidas de outros criadores para você; 3. Clique no link Confirmar localizado à direita da ave que você deseja receber; Ao clicar no link surgirá a seguinte mensagem de confirmação:

14 11 - Posso como criador amador requerer anilhas e reproduzir os pássaros após ter concluído a homologação do sistema? O Criador Amador não pode requerer anilhas nem reproduzir os pássaros antes de 6 (seis) meses do cadastro no SISPASS Qual o número de reprodução autorizado por período anual? Fica permitida a reprodução das aves do plantel do criador amador na quantidade máxima de 10 (dez) filhotes por ano, respeitando o numero máximo de 30 (trinta) indivíduos por criador.

15 13- Como solicito anilhas? O criador para solicitar as anilhas deverá seguir alguns passos 1. Gestão de criadores de Passeriformes Silvestres > anilhas > Solicitar: 2. Para fazer a solicitação de anilhas, proceda da seguinte forma: 3. Aparecerá uma lista com as fêmeas do seu plantel; 4. Verifique nos campos, o diâmetro da anilha utilizada pela ave, a quantidade anual de anilhas que podem ser solicitadas para esta ave, a quantidade entregue, renovada e excedente, e a quantidade máxima de anilhas que você pode solicitar; 5. Digite a quantidade desejada no campo em branco; 6. Estando tudo correto, clique no botão "Avançar"; 7. Confira as informações e clique no botão "Confirmar ;

16 14 - Como declaro nascimento de aves em meu sistema? Antes da reprodução o criador deverá ter solicitado no sistema o numero de anilhas referente ao numero de filhotes pretendidos Toda vez que nascer uma ave, você deve acessar o SISPASS e declarar o nascimento. Isto é necessário para que o IAP possa manter o controle sobre as anilhas utilizadas e sobre a quantidade de pássaros que está nascendo no País. Atenção! Não serão aceitos cruzamentos entre espécies diferentes. Para declarar o nascimento de uma ave, proceda da seguinte forma:

17 Selecione o número da Anilha Mãe; Selecione o número da Anilha Pai; Informe a Data de Nascimento; Estando tudo correto, clique no botão "Avançar"; Na página seguinte (abaixo), selecione a anilha do filhote e clique no botão "Avançar"; Na tela seguinte, confirme os dados e clique no botão Avançar A página irá recarregar e a mensagem abaixo aparecerá na parte superior do formulário;

18 15- Posso sair com a minha ave fora do endereço cadastrado no SISPASS? Para a emissão da Autorização de Transporte para deslocamento do(s) pássaros(s) para outras Unidades da Federação será emitida guia de recolhimento que deverá ser recolhida previamente ao transporte. Em casos de permanência da ave por mais de 24 (vinte e quatro) horas fora do endereço do plantel, o criador deverá solicitar a Autorização de Transporte 16 - Quais os passos para emitir uma autorização de transporte? Na área Serviços > Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres > Transporte > Solicitar:

19 1. No quadro indicado aparecerá uma lista com as aves contidas em seu plantel. 2. Selecione as aves que você deseja transportar e preencha corretamente o endereço de destino das aves. 3. Informando o CPF da pessoa que fará o transporte das aves, e também a data de inicio e de término que a ave ficará sob a guarda de outro criador ou permanecerá no evento ( máximo de 90 dias ). 4. Informando o motivo do transporte conforme imagem ao lado: 5. Feito isto, verifique se os dados informados estão corretos e clique em confirmar. 6. Na tela seguinte aparecerá a autorização de transporte.

20 17 - Como faço para emitir a relação de passeriformes atualizada? Todo Criador Amador de Passeriformes, para assegurar o livre trânsito dos pássaros, deverá: 1. Portar a relação de passeriformes atualizada, constando o espécime transportado; 2. Utilize o link Emitir Relação no quadro "Relação de Passeriformes" para ver uma lista e imprimir a relação com todas as aves do seu plantel. 3. Ao clicar no link, aparecerá uma lista para simples conferência das informações; 4. Clique no link Emitir Relação para gerar uma versão para impressão da sua relação de passeriformes; 5. Ao clicar no botão, a página irá recarregar e a relação de passeriformes aparecerá no formato para impressão 6. Imprima a relação.

21 O responsável pelo transporte da ave, poderá receber multa e ter os pássaros apreendidos, caso não esteja portando a devida autorização ou se encontre em endereço diferente ou fora do caminho informado no documento emitido. Lembre-se que o transporte interestadual necessita, também, da Guia de Transporte Animal - GTA, fornecida pelo Ministério da Agricultura.

22 18 Se já era criador amador cadastrado pelo IBAMA, antes de 2015 posso ficar com mais de 30 aves? Para criadores autorizados, cadastrados no IBAMA anterior a 2015, que contem no seu plantel mais de 30 aves, terão um prazo de 1 ano (doze meses) para se regularizarem ou se licenciarem como Criadouro comercial, Mantenedouro da fauna silvestre, ou outras categorias presentes na Portaria IAP 299/ Como proceder se não quiser me desfazer do meu plantel? Os criadores amadores com plantel acima de 30 (trinta) aves que não tenham interesse na mudança de categoria para criador comercial nem queiram se desfazer de seu plantel excedente poderão permanecer como criador amador, ficando vedada à transferência de entrada no plantel e a reprodução

23 20 - Se eu não quiser me licenciar em outra categoria ( Criador comercial, mantenedor de fauna e outros) mas quero regularizar meu plantel como posso proceder? Para criadores que possuem mais de 30 aves no seu plantel e não querem se licenciar em outras categorias, deverão transferir seu plantel para outros criadores amadores que não possuam 30 aves em seu plantel. Caso o número de transferências exceder o máximo permitido de ( 15 ) o interessado deverá protocolar oficio no IAP ou regional mais próxima, para que sejam autorizadas contendo informações do criador que vai receber as aves e qual os espécimes que serão transferidos contendo os códigos de anilhas e nome cientifico e comum. Estas transferências serão isentas da taxa de pagamento.

24 21 - Qual o procedimento para mudar de categoria de Criador amador de passeriformes para Criador Comercial? Os criadores amadores que desejarem se tornar criadores comerciais de passeriformes ou mantenedores,ou outras categorias deverão seguir a orientação da Portaria IAP 0299/2013, que trata de procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de fauna e demais normativas complementares publicada posteriormente.

CADASTROS NOVOS PARA CRIAÇÃO DE PASSERIFORMES

CADASTROS NOVOS PARA CRIAÇÃO DE PASSERIFORMES CADASTROS NOVOS PARA CRIAÇÃO DE PASSERIFORMES Caso você queira se tornar um criador amador de passeriformes, primeiramente, leia atentamente os requisitos da Instrução Normativa Ibama n 10 de 20 de setembro

Leia mais

Perguntas Frequentes Fauna Silvestre

Perguntas Frequentes Fauna Silvestre Perguntas Frequentes Fauna Silvestre - Perguntas: SisFauna e Como obter autorização para Empreendimentos de Fauna Silvestre - Perguntas: SisPass e Criação Amadora de Passaros Silvestres Brasileiros - Perguntas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. SISPASS Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres SISPASS. ANILHAS CAPRI Sistema de Pedidos de Anilha CAPRI

MANUAL DO USUÁRIO. SISPASS Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres SISPASS. ANILHAS CAPRI Sistema de Pedidos de Anilha CAPRI MANUAL DO USUÁRIO SISPASS Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres SISPASS ANILHAS CAPRI Sistema de Pedidos de Anilha CAPRI IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS

Leia mais

Autorização de Empreendimentos de Fauna Silvestre Etapa 1.1(b) Cadastro da Pessoa Jurídica e Cadastro da Atividade.

Autorização de Empreendimentos de Fauna Silvestre Etapa 1.1(b) Cadastro da Pessoa Jurídica e Cadastro da Atividade. Autorização de Empreendimentos de Fauna Silvestre Etapa 1.1(b) Cadastro da Pessoa Jurídica e Cadastro da Atividade. a) O acesso à página de Cadastro de Atividades do CTF é feito por meio do menu de Serviços

Leia mais

3- Qual o telefone para contato e (ou) endereço da unidade do Ibama mais próxima da minha residencia?

3- Qual o telefone para contato e (ou) endereço da unidade do Ibama mais próxima da minha residencia? Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres - SISPASS - Perguntas frequentes - IBAMA - Instituto Br 1- Quero iniciar uma criação de pássaros, como proceder? Para iniciar uma criação de pássaros silvestres,

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CTF/APP RECADASTRAMENTO PASSO-A-PASSO

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CTF/APP RECADASTRAMENTO PASSO-A-PASSO CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CTF/APP RECADASTRAMENTO PASSO-A-PASSO INICIE PELO RECADASTRAMENTO DA PESSOA FÍSICA Acesse o site do

Leia mais

AUTORIZAÇÃO de EMPREENDIMENTOS de FAUNA SILVESTRE. Passo-a-passo 1.4 - Após 48 horas, como ALTERAR ATIVIDADES no CTF (incluir; encerrar; etc.

AUTORIZAÇÃO de EMPREENDIMENTOS de FAUNA SILVESTRE. Passo-a-passo 1.4 - Após 48 horas, como ALTERAR ATIVIDADES no CTF (incluir; encerrar; etc. AUTORIZAÇÃO de EMPREENDIMENTOS de FAUNA SILVESTRE Passo-a-passo 1.4 - Após 48 horas, como ALTERAR ATIVIDADES no CTF (incluir; encerrar; etc.) No sistema do Cadastro Técnico Federal (CTF), passados 48 horas

Leia mais

GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET. [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs

GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET. [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs Sumário PROCEDIMENTOS PARA EFETUAR O PROCESSO DE VOTAÇÃO... 3 1. TROCA DE SENHA

Leia mais

Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA

Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA O Ministério da Agricultura regulamenta o transporte de animais dentro do Brasil (GTA) e também para fora do pais (CZI). 1 PARA NÃO PERDER TEMPO:

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

SERVIÇOS REQUERIMENTO

SERVIÇOS REQUERIMENTO 1 / 15 todos os direitos reservados. ÍNDICE Introdução... 3 Acesso Restrito... 4 Cadastro... 4 Serviços Requerimento... 6 Certidão Web... 7 Certidão Simplificada... 8 Certidão Específica... 10 Certidão

Leia mais

Manual do usuário. Acesso ao GEFAU

Manual do usuário. Acesso ao GEFAU Manual do usuário Acesso ao GEFAU Fev/2015 GEFAU PORTAL DO EMPREENDEDOR Conteúdo Introdução... 2 1. Acesso ao GEFAU... 3 2. Cadastro de empreendimentos... 5 2.1. Consulta aos empreendimentos do usuário...

Leia mais

SISCAPRI. Procedimento para solicitação de Anilhas pelos criadores amadores cadastrados no IBAMA / SISPASS ANILHAS

SISCAPRI. Procedimento para solicitação de Anilhas pelos criadores amadores cadastrados no IBAMA / SISPASS ANILHAS SISCAPRI Procedimento para solicitação de Anilhas pelos criadores amadores cadastrados no IBAMA / SISPASS ANILHAS Soluções em identificações para animais Site: www.anilhascapri.com.br e-mail: atendimento@anilhascapri.com.br

Leia mais

1. CONSULTA DE DADOS PARA ACESSO AO PORTAL... 2 2. INSCRIÇÃO DO CANDIDATO (ALUNOS DO LICEU FRANCO)... 3 3. INSCRIÇÃO NOVO CANDIDATO...

1. CONSULTA DE DADOS PARA ACESSO AO PORTAL... 2 2. INSCRIÇÃO DO CANDIDATO (ALUNOS DO LICEU FRANCO)... 3 3. INSCRIÇÃO NOVO CANDIDATO... Pág. 1 Este manual tem o objetivo de orientar o responsável no processo de Inscrições do aluno nos cursos ofertados no Centro Cultural Liceu Franco Brasileiro. 1. CONSULTA DE DADOS PARA ACESSO AO PORTAL...

Leia mais

Serviços Ibama Certificação Digital

Serviços Ibama Certificação Digital Guia da nos 1. Informações Gerais Objetivando garantir mais segurança ao acesso dos usuários dos Serviços do Ibama, foi estabelecido desde o dia 1º de janeiro de 2014, o acesso por meio de certificação

Leia mais

MANUAL PARA O CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES SILVESTRES NATIVOS COMO REALIZAR O AGENDAMENTO ON-LINE NO SITE DA SEMACE

MANUAL PARA O CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES SILVESTRES NATIVOS COMO REALIZAR O AGENDAMENTO ON-LINE NO SITE DA SEMACE 2014 MANUAL PARA O CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES SILVESTRES NATIVOS COMO REALIZAR O AGENDAMENTO ON-LINE NO SITE DA SEMACE [Digite texto] Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE Diretoria

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA A PESSOA JURÍDICA INTERESSADA NA COMERCIALIZAÇÃO ANIMAIS SILVESTRES BRASILEIROS

GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA A PESSOA JURÍDICA INTERESSADA NA COMERCIALIZAÇÃO ANIMAIS SILVESTRES BRASILEIROS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CENTRO DE CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RÉPTEIS E ANFÍBIOS RAN GUIA DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

SILIAWEB. Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental. Manual do usuário - Versão 1.1

SILIAWEB. Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental. Manual do usuário - Versão 1.1 SILIAWEB Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental Manual do usuário - Versão 1.1 Dezembro - 2013 Todos os direitos reservados por Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco CPRH/PE www.cprh.pe.gov.br

Leia mais

DO USUÁRIO SISFAUNA. Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Declaração de Plantel Exato

DO USUÁRIO SISFAUNA. Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Declaração de Plantel Exato MANUAL DO USUÁRIO SISFAUNA Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Declaração de Plantel Exato IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATU- RAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Priscila Pivante

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ. Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ

Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ. Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ 1 Sumário 1. Introdução 2. Emissão de Certidões 3. Autenticação de Certidões 4. Cadastro de Imóveis/Empresa 5. Acessando meu cadastro

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA FÍSICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 6 3.1. NADA CONSTA 8 3.2. BOLETO BANCÁRIO 8

Leia mais

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir Cartão BRB Pré-Pago O Cartão BRB Pré-Pago facilita a sua vida e da sua família. Com ele você tem mais controle dos seus castos, paga pequenas despesas do dia a dia, usa em vários lugares do País e pode

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA O Portal de Serviços Automatizados à Prefeitura disponibiliza ao contribuinte a emissão de faturas referente os débitos do IPTU, ISSQN e DÍVIDAS DIVERSAS, do exercício e dívida ativa, tanto negociada (parcelamentos)

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

SERVIÇOS REQUERIMENTO

SERVIÇOS REQUERIMENTO Certidão e Reimpressão de Documentos 1 / 17 todos os direitos reservados. ÍNDICE Introdução... 3 Acesso Restrito... 4 Cadastro... 4 Serviços Requerimento... 6 Certidão Web... 7 Certidão Simplificada...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO TOTEM

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO TOTEM MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO TOTEM 1 Sumário 1. TOTEM DE AUTOATENDIMENTO - DETRAN... 3 2. ÁREA DE MOTORISTA... 5 2.1. Consultar Envio CNH... 5 2.2. Curso de Reciclagem... 6 2.2.1. Agendamento do

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES NOS CURSOS ABERTOS

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES NOS CURSOS ABERTOS Centro Regional de Treinamento da ESAF em Pernambuco - CENTRESAF/PE ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES NOS CURSOS ABERTOS 1. CADASTRO Para participar dos Cursos Abertos do CENTRESAF/PE, o interessado deverá acessar

Leia mais

Informações Gerais www.crfmg.org.br/congressomineiro Área do Congressista três dias Emitir 2ª Via do Boleto confirmação 5 dias úteis

Informações Gerais www.crfmg.org.br/congressomineiro Área do Congressista três dias Emitir 2ª Via do Boleto confirmação 5 dias úteis O 2º Congresso Mineiro de Farmácia, que acontecerá de 23 a 25 de outubro de 2014, é mais uma iniciativa do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais com o objetivo de levar capacitação de

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA Centro de Pós-Graduação

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA Centro de Pós-Graduação MANUAL DE INSCRIÇÃO Nesta primeira tela observar a inscrição referente ao CPG, que é o no primeiro quadro com descrição Abertos. Neste link é possível baixar o edital de inscrição antes de realiza-la.

Leia mais

PREFEITURA MUNCIPAL DE CONTAGEM MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.0 SISTEMA IPTU ONLINE

PREFEITURA MUNCIPAL DE CONTAGEM MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.0 SISTEMA IPTU ONLINE MANUAL DO USUÁRIO versão 1.0 SISTEMA IPTU ONLINE Caro contribuinte, você acaba de acessar a página na internet da Prefeitura Municipal de Contagem que disponibiliza a prestação de serviços eletrônicos.

Leia mais

Vestibular Multi Flexível

Vestibular Multi Flexível Vestibular Multi Flexível Manual Operacional Ingressantes Londrina 2015 Sumário Inscrição... 3 Processo Seletivo - Modalidade Agendamento... 4 Processo Seletivo Modalidade Online... 5 Efetuar exame logo

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE. 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais?

Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE. 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais? Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais? Desde o dia 21/10/2013, esta em operação o Módulo Estadual de Licenciamento

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA No-10, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA No-10, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA No-10, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS

Leia mais

RAFAEL PAIVA GERENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - EE PREFEITO ANTÔNIO PRÁTICI DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE GUARULHOS SUL

RAFAEL PAIVA GERENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - EE PREFEITO ANTÔNIO PRÁTICI DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE GUARULHOS SUL MANUAL DE INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DOCENTE DA SEE-SP TITULARES DE CARGO CATEGORIA ( A ) AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE POSSUEM

Leia mais

MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE

MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE (CARDERNO I MANUAL DO CANDIDATO) Manual de Procedimentos Para Utilização do sistema EXAME SUPLETIVO ONLINE (SIGEDUCA) APRESENTAÇÃO ONLINE. O Exame Supletivo Online é o sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SISTEMA INFORMATIZADO DE REGISTRO PROFISSIONAL - SIRPWEB MANUAL DO USUÁRIO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SISTEMA INFORMATIZADO DE REGISTRO PROFISSIONAL - SIRPWEB MANUAL DO USUÁRIO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SISTEMA INFORMATIZADO DE REGISTRO PROFISSIONAL - SIRPWEB MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário 1. Solicitações... 3 1.1 Solicitação do registro profissional... 3 1.2 Prorrogação

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

SISCITES. Octávio Valente - octavio.valente@ibama.gov.br Analista Ambiental IBAMA/DBFLO/COEFA

SISCITES. Octávio Valente - octavio.valente@ibama.gov.br Analista Ambiental IBAMA/DBFLO/COEFA IBAMA/DBFLO/COEFA SISCITES Serviço de solicitação e emissão de licenças do Ibama para a importação, exportação e reexportação de espécimes, produtos e subprodutos da fauna e flora silvestre brasileira,

Leia mais

Introdução. Vantagens. Utilização

Introdução. Vantagens. Utilização Introdução O Sistema de Transferência de Propriedade online permite ao Proprietário transferir a Propriedade de um animal de forma alienada ou não, sem a necessidade de encaminhamento da Guia de Transferência

Leia mais

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 15 de julho de 2014 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior

Leia mais

Tutorial de como agendar o exame na PROMETRIC

Tutorial de como agendar o exame na PROMETRIC Tutorial de como agendar o exame na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os centros de testes PROMETRIC para realizar o exame EXIN ITIL V2 Foundation (código EX0 100). 1º Passo

Leia mais

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS)

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) Sumário 1 - Procedimentos para obter 1ª ART Eletrônica... 2 2 Como obter o Termo de Responsabilidade Técnica... 3 3 - Encaminhar documentos

Leia mais

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema.

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. PENHORA ONLINE Acesso ao sistema Diretores de Cartórios Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. Os diretores serão os administradores do sistema e

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual [Rigor Cadastral nos Pedidos] ===== Manual. Rigor Cadastral nos Pedidos

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual [Rigor Cadastral nos Pedidos] ===== Manual. Rigor Cadastral nos Pedidos 1 Manual Rigor Cadastral nos Pedidos 01 Rigor Cadastral nos Pedidos U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares 2 01.01 O U3 Marmoraria Plus, em seu módulo de Pedidos, possui um botão intitulado

Leia mais

Tutorial. Utilizando no Novo Sistema Online SCBiotec. Passo 1: Clique em Quero me cadastrar e preencha corretamente o formulário.

Tutorial. Utilizando no Novo Sistema Online SCBiotec. Passo 1: Clique em Quero me cadastrar e preencha corretamente o formulário. Tutorial Utilizando no Novo Sistema Online SCBiotec 1. Acessando a primeira vez e criando seu cadastro Passo 1 Passo 1: Clique em Quero me cadastrar e preencha corretamente o formulário. Mantenha o seu

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

SITE DA ANATEL Passo a Passo

SITE DA ANATEL Passo a Passo SITE DA ANATEL Passo a Passo APOIO AO RADIOAMADOR Você não precisa sair de sua casa até a Labre ou Anatel para solicitar os seguintes serviços.: - Cadastramento na ANATEL - Inscrição para as provas (seja

Leia mais

PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE. Baixa Simplificada de Empresas

PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE. Baixa Simplificada de Empresas PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE Baixa Simplificada de Empresas 2 Sumário 1 Como preparar o computador para uso do certificado digital...04 2 Primeiro Acesso: Cadastro

Leia mais

MANUAL DA IAGRO. VACINAÇÃO via WEB. Campanha Novembro/2011

MANUAL DA IAGRO. VACINAÇÃO via WEB. Campanha Novembro/2011 MANUAL DA IAGRO VACINAÇÃO via WEB Campanha Novembro/2011 NOV / 2011 Manual do produtor Campanha de vacinação Novembro de 2011 Índice 1. ACESSO AO SISTEMA 3 2. MENU PRINCIPAL 5 3. REGISTRO DE VACINAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10 /2011, de 20 de Setembro de 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10 /2011, de 20 de Setembro de 2011 Pág. 1 de 38 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10 /2011, de 20 de Setembro de 2011 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pela Portaria nº 318, de

Leia mais

DO USUÁRIO SISFAUNA. Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Declaração de Plantel Estimado

DO USUÁRIO SISFAUNA. Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Declaração de Plantel Estimado MANUAL DO USUÁRIO SISFAUNA Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Declaração de Plantel Estimado IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATU- RAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Priscila

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Copyright 2004/2015 - VLC

Copyright 2004/2015 - VLC Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Perguntas Frequentes Versão 8.1 Atualizado em 26/08/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste caderno de Perguntas e Respostas são de propriedade da

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Como imprimir a 2ª via de seu boleto de anuidade:

Como imprimir a 2ª via de seu boleto de anuidade: 1 Como imprimir a 2ª via de seu boleto de anuidade: Este roteiro tem por finalidade orientar os inscritos na emissão de boletos de anuidades. Está estruturado da seguinte forma: a) Para acessar o sistema;

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

Portaria nº 118-N / 97, de 15 de outubro de 1997

Portaria nº 118-N / 97, de 15 de outubro de 1997 Pág. 1 de 8 MINISTÉRIO DO MEITO AMBIENTE, DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS Portaria nº 118-N / 97, de 15 de outubro de

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento do Imposto sobre

Leia mais

Manual de utilização Totem de Autoatendimento

Manual de utilização Totem de Autoatendimento Manual de utilização Totem de Autoatendimento Julho/2015 Sumário 1. Totem de Autoatendimento Detran/PR... 3 2. Área de Motorista... 4 2.1. Consultar Envio CNH... 4 2.2. Curso de Reciclagem... 5 2.2.1.

Leia mais

1 PASSO Acesse o link: http://www.siapec.emdagro.se.gov.br/siapecest/. Abrirá a tela de login a seguir:

1 PASSO Acesse o link: http://www.siapec.emdagro.se.gov.br/siapecest/. Abrirá a tela de login a seguir: MANUAL DE EMISSÃO DE e-gta PELO PRODUTOR Caro Produtor, para acessar o SIAPEC primeiro é necessário que você tenha o Nº do seu CPF e uma senha cadastrada no sistema. O cadastro é feito pelo órgão de defesa.

Leia mais

Manual do Usuário - Processo Certificado de Registro Pessoa Física Manual Operacional Certificado de Registro Pessoa Física CRPF

Manual do Usuário - Processo Certificado de Registro Pessoa Física Manual Operacional Certificado de Registro Pessoa Física CRPF Manual Operacional Certificado CRPF Abril Curitiba - PR 1 Sumário 1 OBJETIVO 6 2 ACESSO INICIAL PARA TODOS OS USUÁRIOS (CAC S) 7 2.1 REALIZANDO O PRIMEIRO CADASTRO. 8 2.1.1 CPF 8 2.1.2 TAPE 8 2.1.3 CÓDIGO

Leia mais

Requerimento UNIVERSAL

Requerimento UNIVERSAL Requerimento UNIVERSAL 1 / 10 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 ACESSO RESTRITO... 4 CADASTRO... 4 REQUERIMENTO UNIVERSAL... 6 CONSTITUIÇÃO E ALTERAÇÃO... 7 OUTROS SERVIÇOS... 8 REIMPRESSÃO DE DOCUMENTOS...

Leia mais

As entidades devem enviar um oficio com o(s) nome(s) do(s) seu(s) representante(s) com um e-mail valido para receber as confirmações de inscrições.

As entidades devem enviar um oficio com o(s) nome(s) do(s) seu(s) representante(s) com um e-mail valido para receber as confirmações de inscrições. As entidades devem enviar um oficio com o(s) nome(s) do(s) seu(s) representante(s) com um e-mail valido para receber as confirmações de inscrições. A partir daí todas as inscrições no sistema CBDAWEB para

Leia mais

Manual de orientação Versão II APRESENTAÇÃO

Manual de orientação Versão II APRESENTAÇÃO Documento de Utilização de Benefício Fiscal APRESENTAÇÃO Prezado Contribuinte, Instituído pela Resolução SEFAZ nº 180 de 05 de dezembro de 2008, o DUB-ICMS (Documento de Utilização de Benefício) é uma

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1

Renovação Online de Certificados Digitais A1 Renovação Online de Certificados Digitais A1 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 33 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 INICIANDO A

Leia mais

PASSO A PASSO DO PETICIONAMENTO INDICE. Modalidades de Peticionamento 1. Acesso ao Sistema de Peticionamento 1

PASSO A PASSO DO PETICIONAMENTO INDICE. Modalidades de Peticionamento 1. Acesso ao Sistema de Peticionamento 1 PASSO A PASSO DO PETICIONAMENTO INDICE Modalidades de Peticionamento 1 Acesso ao Sistema de Peticionamento 1 Petição Eletrônica e Pagamento de Taxa 3 Petição e Protocolo Eletrônico 7 Petição Manual e Pagamento

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015. Classificação: Ostensivo

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015. Classificação: Ostensivo Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015 Classificação: Versão 1.0r0 de 29/10/2014 Página 2 de 15 Catalogação do Documento Título GESTÃO DE RISCOS DE SEGURANÇA Classificação Versão 1.0r1-29 de Janeiro de 2015

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF Os interessados em participar em EVENTOS realizados pela ESAF, ao entrar na página deve escolher o campo nossos evento presenciais ou a distância, onde estão

Leia mais

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE.

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Gerência de Autorização de Funcionamento GEAFE Brasília, junho de 2014 1º passo: acesse o sítio da ANVISA através do endereço eletrônico

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3

Renovação Online de Certificados Digitais A3 Renovação Online de Certificados Digitais A3 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 45 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 VERIFICANDO

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

apresentação www.centroclinicogaucho.com.br

apresentação www.centroclinicogaucho.com.br apresentação Com o Agendamento Web, você conta com as mesmas facilidades do agendamento de consultas via telefone, porém com um processo on-line e ainda mais rápido. Basta acessar o site do Centro Clínico

Leia mais

O sistema possui 5 módulos para registros:

O sistema possui 5 módulos para registros: ÍNDICE 1 DESCRIÇÃO...4 2 ACESSO...6 3 DADOS CADASTRAIS...7 3.1 ATUALIZAR CADASTRO...7 3.2 TROCAR SENHA...8 4 GRUPO DE USUÁRIO...9 4.1 INCLUIR...9 4.2 ATUALIZAR...9 5 FUNCIONÁRIOS...10 5.1 INCLUIR...10

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Supes-mg RECADASTRAMENTO CTF

Supes-mg RECADASTRAMENTO CTF RECADASTRAMENTO CTF RECADASTRAMENTO Exigência contida no Art.46 da Instrução Normativa IBAMA, 06 de março de 2013. Deverá ser realizado exclusivamente por meio do endereço eletronico.www.ibama.gov.br Navegador

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS Serviço de Segurança contra Incêndio MANUAL DO USUÁRIO versão atualizada em novembro de

Leia mais

Serviço de Informação ao Cidadão. Eletrônico.

Serviço de Informação ao Cidadão. Eletrônico. Serviço de Informação ao Cidadão. Eletrônico. 2015 Acesse o site da Prefeitura de Japeri www.japeri.rj.gov.br e nele identifique o ícone de acesso ao e-sic. Clicando sobre o ícone, vai ser aberto o Portal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2013. Regulamenta o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras CTF/APP

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2013. Regulamenta o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras CTF/APP INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2013 Regulamenta o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras CTF/APP Julho/2013 Instrução Normativa 31/2009 CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE

Leia mais

Contato/Suporte = Para dúvidas ao efetuar o cadastro ou para acessar.

Contato/Suporte = Para dúvidas ao efetuar o cadastro ou para acessar. 1 Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) dos Atos Notariais e Registrais dos Cartórios Extrajudiciais do Estado de Mato Grosso Manual de Utilização da Central, Anoreg-MT Versão 1.2 Descrição

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA. 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Tesouro Direto... 4 3. Compra de títulos... 5 4. Venda de títulos... 12 5. Consultas... 19 5.1 Extrato... 19 5.2 Cestas de compra... 20 5.3 Cestas de venda... 21

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PROTOCOLO

MANUAL DO MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO MÓDULO PROTOCOLO Florianópolis, março de 2005 SINGU SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA INDICE 1. CADASTRAR PROTOCOLO...3 2. VINCULAR DOCUMENTO A PROCESSO...5 3. VINCULAR INTERESSADO A

Leia mais

MÓDULO EXTERNO SISTEMA DE EMISSÃO DE LICENÇAS - CITES IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS

MÓDULO EXTERNO SISTEMA DE EMISSÃO DE LICENÇAS - CITES IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO EXTERNO SISTEMA DE EMISSÃO DE LICENÇAS - CITES IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Soraya Silva Revisado por Naiana Lima

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado

Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado Cadastro de associado e emissão de boletos na Central de Atendimento On-line Objetivo Orientar o associado sobre o cadastro inicial

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

Acessar em tempo real seus boletos de cobrança, extratos financeiros e demonstrativos do IRPF;

Acessar em tempo real seus boletos de cobrança, extratos financeiros e demonstrativos do IRPF; PARA VOCÊ CLIENTE www.plaenge.com.vc 2 Prezado Cliente, Seja bem-vindo ao Para Você Cliente, um portal digital desenvolvido para que você tenha informações sobre o seu empreendimento com mais facilidade

Leia mais

Integração de Mandados com Custas

Integração de Mandados com Custas Integração de Mandados com Custas I Considerações Iniciais Para facilitar o trabalho dos advogados, a emissão da guia de custas para o Oficial de Justiça, será feita através do portal de serviços e-saj.

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012

Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012 Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012 Edição 01 Atualização 16/01/2012 Conteúdo: 1. Introdução... 2 2. Fazendo o download do instalador... 3 3. Instalando o sistema... 4 4. Licenciando o produto... 4 5.

Leia mais

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESSOAL Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso IMPORTANTE O edital regulador do concurso e seus anexos, todos disponíveis no sitio

Leia mais

Guia de emissão manual Fabricantes e Órgãos Técnicos AC SAT DE TESTE SEFAZ SP. Versão 2.00

Guia de emissão manual Fabricantes e Órgãos Técnicos AC SAT DE TESTE SEFAZ SP. Versão 2.00 Guia de emissão manual Fabricantes e Órgãos Técnicos AC SAT DE TESTE SEFAZ SP Versão 2.00 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/05/2013 1.00 Elaboração do documento Ivan Diniz 25/10/2013

Leia mais

Manual do Sistema de Patrimônio P á g i n a 2. Manual do Sistema de Patrimônio. Núcleo de Informática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Manual do Sistema de Patrimônio P á g i n a 2. Manual do Sistema de Patrimônio. Núcleo de Informática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Divisão de Patrimônio DIPM/GRM/PRAD Manual do Sistema de Patrimônio Versão On-Line Núcleo de Informática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul P á g i n a 2 Manual do Sistema de Patrimônio Núcleo

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Bancos / Instituições Financeiras Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 10 5 - Emissão de Notas Fiscais

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa 1) Introdução O sistema de Guia de Pagamento de Multa foi desenvolvido para simplificar e facilitar a emissão das guias para o pagamento das multas, aplicadas

Leia mais

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle Domínio Registro O Domínio Registro foi desenvolvido para gerenciar todos os processos referentes à abertura e fechamento de empresas, permite a confecção de contratos, alterações e distratos sociais,

Leia mais

MANUAL DO RELATÓRIO DE SERVIÇO DO REPRODUTOR

MANUAL DO RELATÓRIO DE SERVIÇO DO REPRODUTOR MANUAL DO RELATÓRIO DE SERVIÇO DO REPRODUTOR Este manual tem como objetivo esclarecer e orientar os usuários a respeito dos trâmites formais realizados no processo de Inclusão do Relatório de Serviço do

Leia mais