future Back to the Laboratório Rogério Marcondes*, Jhonatan Bocutti**, Henrique Pires*** Rev Dental Press Estét jan-mar;10(1):32-50

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "future Back to the Laboratório Rogério Marcondes*, Jhonatan Bocutti**, Henrique Pires*** Rev Dental Press Estét jan-mar;10(1):32-50"

Transcrição

1 32 Laboratório future Back to the Rogério Marcondes*, Jhonatan Bocutti**, Henrique Pires*** *Especialista em Dentística, FAB. Fellow em Odontologia Estética, Ohio State University. Professor, Dental Esthetic Center Tranning, Curitiba/PR. Presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. ** Técnico em Prótese Dental pela Centpar-PR. Professor da Dental Esthetic Center Tranning Curitiba-PR. *** Graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC/PR. Professor da Dental Esthetic Center Tranning Curitiba-PR Como citar esta seção: Marcondes R, Bocutti J, Pires H. Back to the future.

2 Marcondes R, Bocutti J, Pires H 33 O desenvolvimento das restaurações adesivas na Odontologia proporcionou uma revolução no mercado odontológico. Muitas inovações e tecnologias foram estabelecidas, técnicas mudaram e o conhecimento se expandiu, mas ainda temos situações nas quais nos encontramos no início de nossa evolução. A busca implacável pela perfeição nos proporciona alguns desafios, principalmente quando trabalhamos dentro de um filosofia de Odontologia minimamente invasiva e biomimética. A confecção de restaurações unitárias em elementos anteriores é, e sempre será, um dos maiores desafios da Odontologia Estética. Não existe uma regra, não existe um padrão, mas temos ferramentas que podem nos auxiliar para termos um resultado satisfatório. No desenvolvimento da técnica para restaurações cerâmicas sobre elementos unitários, percebemos que a cerâmica feldspática tem uma melhor capacidade de mimetizar as características ópticas e de reflexão de luz dos dentes naturais, por meio da correta estratificação e da reprodução intrínseca dos detalhes e características na aplicação da cerâmica. No início das restaurações com cerâmica feldspática, ela era aplicada sobre uma fina folha de platina assentada no modelo de gesso. Hoje, a grande maioria dos técnicos faz a aplicação do material sobre um revestimento refratário. Nesse artigo, iremos demonstrar, passo a passo, a confecção de uma faceta em cerâmica feldspática, confeccionada sobre folha de platina, para um incisivo central superior escurecido.

3 34 Back to the future TÉCNICA DA FOLHA DE PLATINA A aplicação de cerâmica sobre folha de platina foi inicialmente preconizada no final do século XIX por Charles H. Land 1,2, onde ele assentava a folha sobre o dente preparado e realizava a aplicação do seu próprio sistema cerâmico de baixa fusão, que era queimado em um forno a gás. No século XX, motivado pelas exigências de beleza impostos pela mídia hollywoodiana, o dentista Charles Pincus desenvolveu o que hoje nós conhecemos como faceta cerâmica 3,4, por meio da técnica da folha de platina. Desde então, muitas pesquisas e estudos vêm sendo realizados para conseguir aderir de maneira satisfatória e duradoura a peça cerâmica ao dente. Em 1983, Horn descreveu o método para confecção de facetas laminadas sobre folha de platina 5. Mais atualmente, profissionais como Daniel Materdomini, Pinhas Adar, Willi Geller, Sascha Hein, entre outros, vêm difundindo essa técnica que foi fundamental para chegarmos ao estado atual da arte 6,7. 1. Vista inicial do sorriso. CASO CLÍNICO Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico relatando que estava insatisfeita com o incisivo central superior esquerdo, o elemento 21. Realizou-se anamnese, exame clínico e radiográfico, sendo constatado que o elemento apresentava tratamento endodôntico, porém, com cimento obturador remanescente no terço cervical de sua coroa clínica do dente, o que provavelmente foi um dos fatores que propagou o escurecimento localizado na cervical desse dente (Fig. 1 a 4). 3. Vista inicial interna dos dentes superiores.

4 Marcondes R, Bocutti J, Pires H Vista inicial aproximada do sorriso. 4. Vista inicial lateral.

5 36 Back to the future Para o tratamento, foi planejada a desobturação do canal radicular 2mm além da margem óssea e o preenchimento com resina composta. Optamos por utilizar a resina termicamente modificada (RTM) pela facilidade de manipulação e pela melhor adaptação da resina fluidificada termicamente. Após a etapa inicial, o tratamento clareador foi iniciado, envolvendo duas sessões de clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio a 36%, associado a três semanas de clareamento caseiro, com peróxido de carbamida a 10%, entre as duas sessões de clareamento assistido. O objetivo era tentar equilibrar a cor para não precisar realizar a restauração cerâmica, mas isso não ocorreu, pois a cervical permaneceu mais escura (Fig. 5). Para solucionar de maneira definitiva, planejamentos a realização de uma faceta em cerâmica feldspática, confeccionada por meio da técnica da folha de platina (Foil). Como o elemento 21 estava escurecido apenas na região cervical, foi realizado um preparo invertido para essa faceta, 0,3mm subgengival, onde a porção cervical sofreu um desgaste mais acentuado (Fig. 6), pois havia a necessidade de que o remanescente fosse mascarado, e os terços médio e incisal sofreram um leve desgaste, somente para a peça cerâmica cobrir a extensão vestibular e acabar em zero na borda vestibular do dente, sem a realização do desgaste convencional da borda incisal (Fig. 7, 8). Com isso, toda a caracterização intrínseca da borda incisal e cor do terço médio, uma região de alto valor cromático, não foram perdidas, facilitando a mimetização do elemento com os dentes vizinhos e proporcionando um tratamento extremamente conservador. Toda a margem do preparo foi regularizada com um recortador de margem gengival (Fig. 9). Após o preparo, uma etapa muito importante é o registro de cor do remanescente dentário, o que auxiliará o ceramista em seu trabalho de mimetizar o artefato protético (Fig. 10). 5. Registro de cor do elemento 21, cor A3. Observe o escurecimento acentuado na terço cervical, e praticamente inexistente no terço incisal. 6. Preparo mais acentuado da região cervical, com uma broca troncocônica de granulação fina com extremidade arredondada, formando um leve chanfro na porção escurecida, para permitir que a cerâmica seja capaz de mascarar de maneira eficaz o substrato.

6 37 Marcondes R, Bocutti J, Pires H 8. Desgaste dos terços médio e incisal vestibulares, realizado com broca diamantada de granulação fina, sem realizar redução incisal no sentido inciso-cervical. 9. Recortador de margem gengival foi utilizado para regularizar toda a margem do preparo. 10. Seleção de cor do remanescente dentário, cor B3. 7. Preparo interproximal realizado com uma broca diamantada de granulação fina em forma de torpedo.

7 38 Back to the future O preparo foi moldado com silicone de adição, e um provisório com resina bis-acrílica cor A1 foi confeccionado no dente 21 (Fig. 11, 12). A restauração cerâmica foi confeccionada por meio da técnica de duas queimas sobre folha de platina no modelo de gesso troquelizado. A cerâmica utilizada foi a Creation CC (Willi Geller/Jensen-Creation, Áustria). Para iniciar a aplicação da cerâmica, a folha de platina teve de ser assentada no troquel, sua manipulação exige muito cuidado e delicadeza, pois ela é extremamente fina e fácil de perfurar (Fig. 13 a 16). O ideal é realizar uma simulação com papel alumínio, para entender como adaptar a folha no preparo. Outro fator importante para a adaptação correta da platina ao troquel é delimitar o preparo, no troquel, sem ser muito agressivo, para não criar uma área de retenção além do limite do preparo, o que dificultaria a remoção e o assentamento da folha para realizar as queimas (Fig. 14). 11. Provisório do elemento 21, confeccionado com resina bis-acrílica cor A1. Nessa situação, o provisório foi confeccionado tendo como referência o próprio dente da paciente, pois não foi alterado seu formato, forma ou posicionamento. Somente condicionamos o tecido gengival para uma situação mais apical. Para fixar o formato da folha sobre o preparo, é realizada a queima wash, ou conector, com uma fina camada de massa translúcida, apenas para estabilizar seu formato (Fig. 17, 18). Com a folha estável em sua forma e posição, ela está pronta para receber as massas que irão reproduzir o dente. Como o dente apresentava um substrato escurecido (Fig. 10), a primeira aplicação de cerâmica foi para mascarar a cor cervical (Fig. 19, 20). Em seguida, foi aplicada uma massa para reestabelecer a cor e as características intrínsecas do dente a ser restaurado (Fig. 21). Para a segunda queima, foi aplicada uma fina camada de esmalte translúcido, cobrindo toda a superfície do elemento (Fig. 22). Com a estratificação completa, o acabamento e a texturização foram realizados com brocas diamantadas de granulação fina e o glaze foi aplicado (Fig. 23, 24). 12. Novo registro de cor dos dentes adjacentes. Cores da esquerda para direita: BL3, A1, A2, B1.

8 Marcondes R, Bocutti J, Pires H Modelo de gesso troquelizado. 14. A delimitação do troquel deve ser suave, evitando a formação de retenção após o término do preparo (A). Selecione um tamanho compatível da folha de platina (B). Adapte a folha sobre o preparo, evite que fiquem muitos excessos de material, pois isso dificultará o brunimento da platina no troquel (C, D).

9 40 Back to the future 15. Folha assentada sobre o troquel de gesso. 16. Ajuste interproximal deve ser realizado no modelo troquelado. 17. Aplicação do wash, ou conector, uma fina camada de cerâmica CLO (Creation CC) (esq.). Aspecto após a queima entre 930 º C e 950 º C.

10 Marcondes R, Bocutti J, Pires H Aspecto final do conector, agora pronto para o início da estratificação. 19. Seleção do material que irá mascarar o remanescente escurecido, massa PS0 (Creation CC).

11 42 Back to the future 20. Aplicação da massa PS0 (Creation CC) para mascarar região cervical, onde o croma está mais saturado. 21. (A) Estratificação das camadas de cerâmica, aplicação de uma camada fina de dentina B1 (Creation CC); (B) reprodução dos detalhes incisais com as massas TI OT (Creation CC); (C) detalhes proximais reproduzidos com as massas OS OT (Creation CC); (D) estratificação da primeira queima finalizada, pronta para ir ao forno (930 º C).

12 Marcondes R, Bocutti J, Pires H (A) Aplicação da segunda queima, uma fina camada de esmalte com as massas OT + NT + TI-02 (Creation CC); (B,C) resultado final da segunda queima (925 º C ).

13 44 Back to the future 23. (A) Demarcação da área de espelho produzida com crayon vermelho; (B) demarcação com crayon azul da área de espelho desejada; (C) marcação das características de superfície a serem reproduzidas com brocas diamantadas de granulação fina. (D) Aspecto final da delimitação da área de espelho e textura de superfície.

14 Marcondes R, Bocutti J, Pires H Cerâmica após o glazeamento. Ela deve ser removida da folha de platina com uma pinça hemostática. Se permanecer algum resquício de platina na superfície cerâmica, ela deve ser jateada com óxido de alumínio de 25 ou 50 micrômetros. 25. Observe a espessura, cor, textura e delicadeza do artefato cerâmico finalizado.

15 46 Back to the future Antes de remover a cerâmica da folha, pontas de borracha foram utilizadas para regularizar o brilho da superfície. A remoção da restauração cerâmica da folha de platina foi realizada com o auxílio de uma pinça hemostática de ponta chata, tracionando-a da superfície da cerâmica. Caso haja necessidade de remover algum pedaço que permaneça aderido na cerâmica, deve ser utilizado óxido de alumínio de 25 ou 50 micrômetros (Fig. 24, 25, 26). Para a cimentação, o provisório foi removido e, sem deixar que os dentes adjacentes desidratassem o artefato cerâmico, foi provado com a pasta de prova try- -in, para seleção da cor que seria ideal para cimentação (Fig. 27). Em trabalhos onde a cerâmica está muito fina e translúcida, a prova do cimento com a pasta try-in é fundamental para chegarmos ao valor exato dos dentes adjacentes. O erro comum em restaurações unitárias é provar apenas com a superfície do dente úmida e cimentar com cimentos transparentes, ou de baixo valor, com o dente ficando acinzentado depois de colado, o que representa que ficou com baixo valor. Após a prova e aprovação dos profissionais e da paciente, o dente foi devidamente cimentado. Para tanto, a cerâmica foi condicionada e preparada seguindo a técnica de condicionamento de superfície para cerâmica feldspática, e o dente foi limpo com ultrassom e uma pasta de pedra-pomes com clorexidina 0,2%; a superfície a ser aderida foi condicionada com ácido fosfórico 37% por 15 segundos e lavada com água. Clorexidina 0,2% foi utilizada antes da aplicação do primer e, depois de removido o excesso de umidade com uma cânula de aspiração e jatos de ar, o adesivo do sistema adesivo OptiBond FL (Kerr, EUA) foi aplicado. Simultaneamente, ele foi aplicado na superfície a ser aderida e previamente condicionada da cerâmica. O agente cimentante utilizado nessa situação foi a resina composta IPS Empress Direct cor Bleach XL (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein), termicamente modificada a 68ºC (Fig. 28). Os excessos de resina foram removidos com pincéis de borracha e o dente foi polimerizado por 60 segundos em cada face. Após a polimerização da resina, os excessos foram removidos com uma microlâmina de Beavers, os ajustes oclusais foram realizados e o trabalho foi concluído. A paciente retornou após 21 dias para a verificação final do trabalho (Fig. 29, 30, 31).

16 Marcondes R, Bocutti J, Pires H Aspecto final da faceta laminada confeccionada sobre a folha de platina. 27. Prova da restauração cerâmica com a pasta de prova try-in, cor Bleach. 28. Laminado cerâmico do elemento 21 cimentado com resina composta Empress Direct, cor Bleach XL (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein) termicamente modificada a 68 º C. Fotografia imediata após a cimentação.

17 48 Back to the future 29. Vinte e um dias após a cimentação. Observe a capacidade de mimetização da faceta cerâmica na borda incisal, onde os detalhes intrínsecos foram preservados e somente uma fina camada de cerâmica translúcida foi aplicada. 31. Observe a qualidade da textura de superfície, brilho e cor que essa restauração reproduziu.

18 Marcondes RR, Bocutti J, Pires H Observe a fidelidade de reprodução das características superficiais do dente homólogo.

19 50 Back to the future Referências: 1. Jones DW. Development of dental ceramics. An historical perspective. Dent Clin North Am. 1985;294: Naylor PW. Introduction to metal-ceramic technology. 2a ed. Chicago: Quintessence; Greggs T. Historische perspektien. In: Garber A, Goldstein E, Feinman R, editors. Keramische Verblendschalen (Veneers). Berlin: Quintessenz; p Pincus CL. Building mouth personality. Presented at the California State Dental Association. California: California State Dental Association; Horn HR. A new lamination, porcelain bonded to enamel. NY State Dent J. 1983;49: Adar P. Spezielle effekte und charakterisierung. In: Graber A, Goldstein E, Feinman R, editors. Keramische verblendschalen (Veneers). Berlin: Quintessenz; p Hein S, Geller W. The platinum foil technique: history, indication, fabrication, and fit. QDT. 2011;34: Endereço para correspondência: rogerio@rogeriomarcondes.com.br

20 Copyright of Revista Dental Press de Estética is the property of Dental Press International and its content may not be copied or ed to multiple sites or posted to a listserv without the copyright holder's express written permission. However, users may print, download, or articles for individual use.

Beleza do Sorriso 016

Beleza do Sorriso 016 Beleza do Sorriso 016 Capítulo 01 HENRIQUE DE CASTRO E SOUZA PIRES ROGÉRIO LUIZ MARCONDES JHONATAN HENRIQUE BOCUTTI RESINA TERMICAMENTE MODIFICADA POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES Capítulo 01 017 Beleza do

Leia mais

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing**

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing** 16 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios Protocolo clínico Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: provisórios preparos e Rafael Calixto*, Nelson Massing** *Especialista

Leia mais

Ponto de vista. Altamiro Flávio. Especialista em Prótese Dentária, UFU.

Ponto de vista. Altamiro Flávio. Especialista em Prótese Dentária, UFU. 54 Rev Dental Press Estét. 2013 jan-mar;10(1)54-7 Ponto de vista Na sua rotina clínica, você prefere realizar ou não bisel em restaurações diretas de resina composta em dentes anteriores? Altamiro Flávio

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DENTES ANTERIORES E POSTERIORES Dr. Dario Adolfi Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 10 e 11 de junho de 2010 1 e 2 de julho de 2010 5 e 6 de agosto de 2010 2

Leia mais

Restabelecimento do sorriso com pino de fibra de vidro e restaurações indiretas cerâmicas

Restabelecimento do sorriso com pino de fibra de vidro e restaurações indiretas cerâmicas www.kulzer.com.br Variotime Restabelecimento do sorriso com pino de fibra de. Leonardo Fernandes da Cunha Ubiracy Gaião Carla Castiglia Gonzaga Marina Samara Baechtold Aline Reichardt Tatiana Miranda Deliberador

Leia mais

Renato Voss Rosa CRO-PR Sabrina Bedin Acadêmica de Odontologia PUC-PR Paulo Henrique Chagas CRO-PR: 29856

Renato Voss Rosa CRO-PR Sabrina Bedin Acadêmica de Odontologia PUC-PR Paulo Henrique Chagas CRO-PR: 29856 Renato Voss Rosa CRO-PR 29102 Sabrina Bedin Acadêmica de Odontologia PUC-PR Paulo Henrique Chagas CRO-PR: 29856 A Brilliant EverGlow (Coltene) é um compósito submicro-híbrido que apresenta ótima consistência

Leia mais

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Duração: 5 meses/módulos de 2 dias. Datas: 24 e 25 de maio de 2012 21 e 22 de junho de 2012 26 e 27 de julho de 2012 23 e 24 de agosto de 2012 27 e 28 de setembro de 2012 CURSO TÉCNICAS

Leia mais

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi Dr. Dario Adolfi Duração: 3 dias Data: 26, 27 e 28 de agosto de 2009 OBJETIVOS: As facetas laminadas são consideradas as restaurações mais conservadoras e com a melhor qualidade estética. Um preparo e

Leia mais

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques Caso Selecionado A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas Sanzio Marcelo Lopes Marques Ao contrário de alguns anos atrás, o cirurgiãodentista dispõe hoje de um amplo arsenal de materiais

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Compósitos - Variolink N LC - Syntac Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem flúor OptraStick

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo

RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo Cimentação definitiva de: Restaurações indiretas em cerâmica condicionável, cerâmica não condicionável, resina e metal. Inlays / Onlays Coroas Próteses Fixas Próteses

Leia mais

Coordenadores ANDRE CALLEGARI WILSON CHEDIEK. Beleza. do Sorriso. Fotos Artísticas VOLUME 2 DUDU MEDEIROS

Coordenadores ANDRE CALLEGARI WILSON CHEDIEK. Beleza. do Sorriso. Fotos Artísticas VOLUME 2 DUDU MEDEIROS Coordenadores ANDRE CALLEGARI WILSON CHEDIEK Beleza do Sorriso E S P E C I A L I D A D E E M F O C O Fotos Artísticas DUDU MEDEIROS VOLUME 2 Sumário 01 RESINA 016 TERMICAMENTE MODIFICADA: POSSIBILIDADES

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

Caso Clínico White Post

Caso Clínico White Post Caso Clínico White Post Uso clínico de pino fibroresinoso O uso de pinos de fibra de vidro possibilita um meio de retenção para restaurações diretas ou indiretas. Este relato de caso clínico apresenta

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO SORRISO

CONSTRUÇÃO DO SORRISO CONSTRUÇÃO DO SORRISO manual ilustrado PRÓTESE E ESTÉTICA COORDENADORES RENATO MIOTTO PALO WALDYR ROMÃO JUNIOR Leonardo Muniz Paulo Henrique Fagundes Filipe Cardoso Sandro Bittencourt Priscilla Facchinetti

Leia mais

Núcleos Uni e Multirradiculares

Núcleos Uni e Multirradiculares CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ODONTOLOGIA Núcleos Uni e Multirradiculares Prof. Itamar Lopes Júnior Os núcleos intra-radiculares ou de preenchimento estão indicados em dentes que apresentam-se

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 6 a 10 de agosto de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES DATA à definir Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

RELATO DO CASO CLÍNICO

RELATO DO CASO CLÍNICO Clareamento vital associado a Fechamento de Diastema Com Resinas Compostas: Reabilitação Oral direta. Relato de Caso Clínico. Autores: Claudia Machado Juliana Morais Larissa Torres Diego Barros INTRODUÇÃO

Leia mais

ESTRUTURAS CAPÍTULO. Pablio Caetano - TPD COMPOSIÇÃO

ESTRUTURAS CAPÍTULO. Pablio Caetano - TPD COMPOSIÇÃO Já estabelecidos no planejamento a proporção, o formato dos dentes, a disposição da linha média, o plano de orientação oclusal, a dimensão vertical de oclusão, o volume e a altura gengival, o próximo passo

Leia mais

Guia de Preparo. 3M Todos os Direitos Reservados.

Guia de Preparo. 3M Todos os Direitos Reservados. Guia de Preparo Lava TM Ultimate Preparo do Dente Polimento Extraoral Caracterização de Fóssulas e Fissuras Cimentação Manutenção e Reparo Lava TM Ultimate Lava TM Ultimate, é uma Resina Nano Cerâmica,

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - Syntac 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante do cimento

Leia mais

Excelência em Laboratório

Excelência em Laboratório Excelência em Laboratório * Mestrando em Dentística Restauradora na São Leopoldo Mandic Campinas / SP. Graduando do Curso Técnico de Prótese Dentária - Escola Bernardino. ** Especialista em Periodontia

Leia mais

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival www.kulzer.com.br Variotime fios de afastamento gengival. Dr. Paulo Tomio Minami Saúde bucal nas melhores mãos. Relato do Caso: Paciente: Sexo feminino, 65 anos. Introdução Quando falamos sobre estética,

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Dissilicato de Lítio - Variolink N LC - Tetric N-Bond Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem

Leia mais

Coluna Visão Protética

Coluna Visão Protética Eduardo Souza Junior¹ Gustavo Bertholdo² Ginger Mello 3 Lúcio Kanashiro 4 Sidney Kina 5 Resumo Cimentação adesiva de laminados cerâmicos E.max Adhesive cementation of E.max ceramic laminates A etapa de

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 Definir estética sempre foi um grande desafio para a humanidade. Na verdade, a definição de algo absolutamente mutável e dinâmico, sujeito a interpretações subjetivas

Leia mais

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português 49 A Influência da Cor Dentária no Preparo para Facetas Laminadas sob uma Perspectiva Minimamente Invasiva: Relato

Leia mais

Protocolo Clínico. 20 Rev Dental Press Estét out-dez;9(4):20-7

Protocolo Clínico. 20 Rev Dental Press Estét out-dez;9(4):20-7 Protocolo Clínico * Especialista e Mestre em Dentística Restauradora, UNESP-Araraquara. ** Especialista e Mestre em Dentística Restauradora, ULBRA. 20 Rev Dental Press Estét. 2012 out-dez;9(4):20-7 Restaurações

Leia mais

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica INTRODUÇÃO Atualmente a procura pela estética e boa aparência do sorriso proporciona ao mercado desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais para suprir as necessidades dos pacientes, ou seja, o

Leia mais

Excelência em Laboratório

Excelência em Laboratório Excelência em Laboratório * Especialista em Dentística, F. Fellow em Odontologia Estética, Ohio State University. Professor, Dental Esthetic Center Tranning, Curitiba/PR. Presidente da Sociedade rasileira

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC Variolink N Cimento resinoso dual e fotopolimerizável, adequado para cimentação adesiva de restaurações

Leia mais

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S.

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Kimura S Conteúdos abordados S Recursos Pino de fibra de vidro Matriz de acetato

Leia mais

RelyX U200 Cimento Resinoso Autoadesivo

RelyX U200 Cimento Resinoso Autoadesivo RelyX U200 Cimento Resinoso Autoadesivo Cimentação definitiva de: Restaurações indiretas em cerâmica condicionável, cerâmica não condicionável, resina e metal. Inlays / Onlays Coroas Próteses Fixas Próteses

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 16 a 19 de junho de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

Cor em dentes naturais:

Cor em dentes naturais: Orientação Profissional Aura SDI: Um conceito diferente em Resinas Compostas. Jorge Eustáquio Mestre em Dentística CPO São Leopoldo Mandic Campinas SP Coordenador do Curso de Especialização em Dentística

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante

Leia mais

Leonardo Fernandes da Cunha Rafaella Caramori Saab Juliana de Souza Vieira Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Nolasco

Leonardo Fernandes da Cunha Rafaella Caramori Saab Juliana de Souza Vieira Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Nolasco www.kulzer.com.br Durafill VS / Charisma Diamond / GLUMA 2Bond. Leonardo Fernandes da Cunha Rafaella Caramori Saab Juliana de Souza Vieira Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Nolasco Saúde bucal

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 280,0000 42.000,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO...18 SEÇÃO 1: CONHECENDO OS SISTEMAS CERÂMICOS CAPÍTULO 2: INTRODUÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

CLAREAMENTO E MICROABRASÃO DO ESMALTE COMO SOLUÇÃO ESTÉTICA EM CASOS DE FLUOROSE DENTAL

CLAREAMENTO E MICROABRASÃO DO ESMALTE COMO SOLUÇÃO ESTÉTICA EM CASOS DE FLUOROSE DENTAL CLAREAMENTO E MICROABRASÃO DO ESMALTE COMO SOLUÇÃO ESTÉTICA EM CASOS DE FLUOROSE DENTAL CASO CLÍNICO: Paciente do sexo masculino, 21 anos de idade, compareceu a clínica odontológica da universidade Paulista,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO REABILITAÇÃO TOTAL COM CERÂMICA DE DISSILICATO DE LÍTIO

ESTÉTICA E FUNÇÃO REABILITAÇÃO TOTAL COM CERÂMICA DE DISSILICATO DE LÍTIO 130 2.0 2017 Sung Bin Im, TPD, CD Somkiat Aimplee, CD, MS Aram Torosian, TPD, CD Alvaro Blasi, CD, TPD Sergio R. Arias, CD, MS Jimmy Londono, CD Gerard Chiche, CD ESTÉTICA E FUNÇÃO REABILITAÇÃO TOTAL COM

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

Laminados cerâmicos: simplificando a cimentação

Laminados cerâmicos: simplificando a cimentação Laminados cerâmicos: simplificando a cimentação Laminates ceramic: simplifying cementation Gil Montenegro 1 Weider Silva 2 Tarcísio Pinto 3 COLUNA VISÃO CLÍNICA Resumo A procura pela estética é cada vez

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray A LINHA INOVADORA DE CLAREAMENTO DENTAL DA ANGELUS São produtos

Leia mais

Ponto de Contato... Dicas para restaurações estéticas de sucesso

Ponto de Contato... Dicas para restaurações estéticas de sucesso Ponto de Contato........ Dicas para restaurações estéticas de sucesso Balsamo M. Dicas para restaurações estéticas de sucesso. - Clin e Pesq Integrada 2007; 4(1); 305-312. Marcelo Balsamo* Quando falamos

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Coroas - Cerâmica Vítrea - Multilink N Multilink N Cimento resinoso universal autopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem flúor OptraStick Acessório que possui

Leia mais

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Data de início: 19 de abril de 2012 Data de término: 21 de abril de 2012 Periodicidade ou Duração: 3 dias consecutivos Carga horária: 24hs/aula

Leia mais

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / Variotime Easy Putty e Variotime Light Flow Leonardo Fernandes da Cunha Gabriela Andrade Serpa Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal nas melhores mãos.

Leia mais

Manual de Colagem Ortodôntica Direta

Manual de Colagem Ortodôntica Direta Manual de Colagem Ortodôntica Direta Até o início da década de 70 os tratamentos ortodônticos eram realizados soldando os bráquetes às bandas em todos os dentes. Introdução Após o advento da técnica do

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 12 a 16 de março de 2018 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BRUNA VENTURIN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BRUNA VENTURIN 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BRUNA VENTURIN OTIMIZANDO SORRISOS UTILIZANDO LAMINADOS CERÂMICOS, MINI- MAMENTE INVASIVOS. CURITIBA 2015 2 BRUNA VENTURIN OTIMIZANDO SORRISOS UTILIZANDO LAMINADOS CERÂMICOS,

Leia mais

Unidade de Prótese Dentária I

Unidade de Prótese Dentária I - unidade Unidade de Prótese Dentária I - 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIDADE DE PRÓTESE DENTÁRIA I PASSO A PASSO NA CONFEÇÃO DE PREPAROS TOTAIS DENTES ANTERIORES Prof.

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT- 7008 - Prótese Parcial Pré Clínica Identificação

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray Clàriant Angelus Home Peróxido de carbamida Design exclusivo:

Leia mais

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas LANÇAMENTO RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo O RelyX TM Ultimate é o mais novo e inovador cimento resinoso adesivo dual da 3M ESPE, desenvolvido especialmente para atender uma demanda de alta estética

Leia mais

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) CLASSE IV Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas CLASSE IV - Lesões Cariosas Originam-se de amplas lesões de classe III que afetaram

Leia mais

Restauração dos dentes anteriores superiores com resina composta

Restauração dos dentes anteriores superiores com resina composta www.kulzer.com.br Caso Clínico Caso Clínico GLUMA 2Bond / Optosil /Venus / Charisma Diamond superiores com resina composta. Frederico dos Reis Goyatá Amália Moreno Célia Regina Moreira Lanza Ivan Doche

Leia mais

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation Coluna do Aloísio Aloísio Oro Spazzin 1 Carlos Breitenbach Scherer 2 Jader Sebben 3 Rodrigo Alessandretti 4 Sequência clínica em reabilitação oral Clinical protocol in oral rehabilitation Resumo O objetivo

Leia mais

Instruções de uso. Zircônia prettau anterior. Nós aprendemos algo a mais!

Instruções de uso. Zircônia prettau anterior. Nós aprendemos algo a mais! Instruções de uso Zircônia prettau anterior Nós aprendemos algo a mais! informações Prettau Anterior é uma nova zircônia com alta translucidez. Devido às suas propriedades estéticas, a Prettau Anterior

Leia mais

RESTAURAÇÕES. Em Dentes Unitários: O Desafio De Quem Faz. _Paula Cardoso. Colaboradores Maria Geovânia Ferreira Ana Paula Magalhães

RESTAURAÇÕES. Em Dentes Unitários: O Desafio De Quem Faz. _Paula Cardoso. Colaboradores Maria Geovânia Ferreira Ana Paula Magalhães RESTAURAÇÕES Em Dentes Unitários: O Desafio De Quem Faz Colaboradores Maria Geovânia Ferreira Ana Paula Magalhães _Paula Cardoso 11 Quanto Mais as Pessoas Exploram o Mundo, Mais Elas Percebem Que em Cada

Leia mais

Associação da Periodontia e Dentística Restauradora na Lapidação de Cerâmicas em Dentes Anteriores

Associação da Periodontia e Dentística Restauradora na Lapidação de Cerâmicas em Dentes Anteriores www.kulzer.com.br Variotime / GLUMA 2Bond Restauradora na Lapidação de Cerâmicas Leonardo Fernandes da Cunha Julia Baumgartner Ramos Orellana Jaqueline Müller Henn Brenda Procopiak Gugelmin Carla Castiglia

Leia mais

TÍTULO: ABORDAGEM ESTÉTICA PARA PACIENTE COM DENTES CONÓIDES: RELATO DE CASO CLÍNICO

TÍTULO: ABORDAGEM ESTÉTICA PARA PACIENTE COM DENTES CONÓIDES: RELATO DE CASO CLÍNICO TÍTULO: ABORDAGEM ESTÉTICA PARA PACIENTE COM DENTES CONÓIDES: RELATO DE CASO CLÍNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ODONTOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/5 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 250,0000 37.500,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

3M Single Bond Universal Adesivo

3M Single Bond Universal Adesivo 3M Single Bond Universal Adesivo Guia Técnico MENU 2 Guia Técnico A 3M desenvolveu este guia técnico interativo, para que você alcance os melhores resultados usando o 3M Single Bond Universal nos seus

Leia mais

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS Datas: 15 a 17 de novembro de 2018 A revolução tecnológica na odontologia com os sistemas CAD/CAM, aliado aos novos materiais cerâmicos, tem cada vez mais exigido não só do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA ALCANÇAR O SUCESSO CLÍNICO.

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA ALCANÇAR O SUCESSO CLÍNICO. A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA ALCANÇAR O SUCESSO CLÍNICO. Renato Voss Rosa renatovossrosa@gmail.com Graduado em Odontologia FO-UP Mestrando em Odontologia pela UP Especializando

Leia mais

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Curso teórico, prático, laboratorial e demonstrativo clínico de caráter inovador,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Cariologia III Código: 3438 Carga Horária: 204 horas Ano Letivo: 2008 Curso:

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Linha Laboratorial

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Linha Laboratorial CATÁLOGO DE PRODUTOS Linha Laboratorial Contacto Film Carbono em filme para articulação Contacto Papel e Arcada Papel carbono para registro da articulação Interlig Fibra de vidro trançada, impregnada em

Leia mais

Evoluir significa mudar.

Evoluir significa mudar. Evoluir significa mudar. Mudar dá trabalho, tira o sossego, assusta. Mudar de casa, de trabalho, de vida, além de coragem e determinação, é preciso ousadia. Nos acomodamos pelo medo do desconhecido, pelo

Leia mais

Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações )

Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações ) 2019 Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações ) Data: 28, 29 e 30 de Março de 2019 GUIA DE BOAS

Leia mais

NEW IPS Ivocolor. Stains e glazes universais

NEW IPS Ivocolor. Stains e glazes universais NEW IPS Ivocolor Stains e glazes universais Um material de pigmentação para todas as cerâmicas Ivoclar Vivadent IPS e.m Zenostar individualização IPS Style flexivel cerâmicas IPS Empress IPS Empress esthetic

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Subgengival - Multilink Speed Multilink Speed Cimento resinoso autoadesivo, autopolimerizável, com opção fotopolimerizável Proxyt

Leia mais

Introdução. Objetivos. Requisitos. Objetivos. Acesso direto

Introdução. Objetivos. Requisitos. Objetivos. Acesso direto Acesso e preparo Terminologia Fase de Acesso Paiva & Antoniazzi (1988) Preparação da Cavidade Endodôntica - Ingle & Taintor (1985) Preparo Intracoronário De Deus (1986) Cirurgia de Acesso - Walton & Torabinejad

Leia mais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais www.kulzer.com.br Dente Premium. Danilo Sousa Machado Saúde bucal nas melhores mãos. Introdução: A harmonia facial é influenciada pela aparência bucal, sendo assim uma prótese estética deve manter os traços

Leia mais

Procedimentos estéticos conservadores para restauração de dente anterior despolpado com severa alteração de cor

Procedimentos estéticos conservadores para restauração de dente anterior despolpado com severa alteração de cor www.kulzer.com.br Variotime / GLUMA 2Bond / Charisma Diamond / Charisma EasyShine restauração de dente anterior despolpado. Mauricio Bartelle Basso Ana Beatriz Franco Fernandes Carla Castiglia Gonzaga

Leia mais

Soluções estéticas utilizando resinas compostas diretas com reforço de fibras

Soluções estéticas utilizando resinas compostas diretas com reforço de fibras www.kulzer.com.br Charisma Diamond / GLUMA 2Bond. Paulo Tomio Minami Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Paciente do sexo feminino, 40 anos Queixa principal: Desvio da linha média Desarmonia dental

Leia mais

Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente.

Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente. Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente. Luis Henrique Araújo Raposo Professor de Prótese Fixa, Materiais Odontológicos e Oclusão da Faculdade de Odontologia

Leia mais

A importância do Valor da Cor

A importância do Valor da Cor A importância do Valor da Cor A correcta percepção e selecção da cor das restaurações, quer directas quer indirectas, é um problema que afecta os Médicos Dentistas na sua prática diária em todo o mundo.

Leia mais

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS

TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS TÉCNICA DE MAQUIAGEM PARA OS Datas: 16 a 18 de Maio de 2018 A revolução tecnológica na odontologia com os sistemas CAD/CAM, aliado aos novos materiais cerâmicos, tem cada vez mais exigido não só do técnico

Leia mais

CÁSSIUS RENNHACK FRAGA FECHAMENTO DE DIASTEMAS COM LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO

CÁSSIUS RENNHACK FRAGA FECHAMENTO DE DIASTEMAS COM LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO CÁSSIUS RENNHACK FRAGA FECHAMENTO DE DIASTEMAS COM LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO Monografia apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito

Leia mais

Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2018

Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2018 Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral Ano 2018 ORIENTAÇÕES A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO

TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ODONTOLOGIA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Relato de caso Case report

Relato de caso Case report Relato de caso Case report Tiago Veras Fernandes 1 Reginaldo Ferreira 2 Buscando a excelência na reparação estética anterior Striving for excellence in the repair of anterior aesthetic Resumo A Odontologia

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

Catálogo. Brocas Jet Carbide. Estética duradoura. Eficiência sem esforço. Precisão. Distribuidor no Brasil:

Catálogo. Brocas Jet Carbide. Estética duradoura. Eficiência sem esforço. Precisão. Distribuidor no Brasil: Catálogo Brocas Jet Carbide Estética duradoura. Eficiência sem esforço. Precisão. Distribuidor no Brasil: Tipo de Haste Código Tipo de Haste Imagem Dimensões FGSS FG FGL FGOS ARSS AR AROS PM PML Alta Rotação

Leia mais

Caso Selecionado. Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças. Ronaldo Hirata

Caso Selecionado. Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças. Ronaldo Hirata Caso Selecionado Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças Ronaldo Hirata O futuro do procedimentos restauradores se encontra em solucionar de forma relativamente rápida e simples

Leia mais

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese.

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese. SISTEMA ERA O Sistema ERA é um sistema de Attachment composto por duas peças: macho (presa à prótese) e fêmea (intraoral). Os machos são de Nylon e as fêmeas podem ser metálicas ou calcináveis. Possuem

Leia mais

Facetas cerâmicas para tratamento de descoloração dentária e melhora periodontal

Facetas cerâmicas para tratamento de descoloração dentária e melhora periodontal www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / GLUMA Desensitizer / Variotime Leonardo Fernandes da Cunha Bruno Mendes Heron Teixeira Ana Beatriz Franco Fernandes Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal

Leia mais

CZR PRESS LF Kuraray Noritake Dental Inc.

CZR PRESS LF Kuraray Noritake Dental Inc. Instruções de Uso CZR PRESS LF Kuraray Noritake Dental Inc. DESCRIÇÃO A CZR PRESS LF é uma porcelana de baixa fusão para aplicação de camadas de porcelana após a prensagem da pastilha de cerâmica prensada

Leia mais