MAPEAMENTO E ANALISE DE ÓRGÃOS COLEGIADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAPEAMENTO E ANALISE DE ÓRGÃOS COLEGIADOS"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 25, 26 e 27 de março de 2014 MAPEAMENTO E ANALISE DE ÓRGÃOS COLEGIADOS ESTADUAIS DE SÃO PAULO FERNANDO MELONI DE OLIVEIRA

2 2 Painel 50/151 A construção do domínio público no Brasil MAPEAMENTO E ANALISE DE ÓRGÃOS COLEGIADOS ESTADUAIS DE SÃO PAULO Fernando Meloni de Oliveira RESUMO O presente trabalho trata de um mapeamento, em 2013, dos órgãos colegiados estaduais do Estado de São Paulo vinculados à administração direta, e da analise da situação de tais instrumentos, que foram criados, de maneira geral, para melhorar a gestão pública, articular ações entre diferentes entidades, e aumentar a participação e controle social. Ao tomarmos para analise os Conselhos, Comitês e Comissões existentes, buscou-se em um primeiro momento aumentar a transparência e acesso a informações sobre tais órgãos colegiados, permitir a manipulação e interpretação dos dados pelos usuários da sociedade civil, e identificar oportunidades de melhoria para ampliação da participação social na administração pública. Em um segundo momento, analisando-se características como a função, composição, formas de escolha dos membros, entre outras, pôde-se destacar aspectos importantes a serem aprimorados na constituição e funcionamento de tais órgãos, sobretudo, no sentido de dar maior efetividade a missão de cada um e alinhando-os às diretrizes definidas na Constituição Federal e na Lei de Acesso à Informação LAI (Lei n.º /2011). O trabalho finaliza-se com algumas recomendações, que, esperamos, podem auxiliar tais órgãos e servir de subsídios a outros órgãos colegiados, seja de outros estados ou de outros níveis de governo.

3 3 1 INTRODUÇÃO Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento dos instrumentos de gestão participativa, transparência e de controle social, o trabalho que se apresenta a seguir enfoca especialmente a situação recente dos órgãos colegiados existentes na administração direta do Estado de São Paulo, quais sejam, os diversos Conselhos, Comitês e Comissões que atuam sobre as mais variadas políticas públicas estaduais. A partir de um conjunto diretrizes atribuídas a Secretaria de Gestão Pública (SGP) no que diz respeito ao direito de acesso a informações e ao fomento à cultura da transparência no Estado de São Paulo advindas da Lei Federal n.º /2011(Lei de Acesso à Informação) e, sobretudo, do Decreto Estadual n.º /2012 algumas ações vem sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre a Lei de Acesso à Informação (GT-LAI), pertencente à SGP, para justamente incrementar a transparência pública na esfera estadual. Neste contexto, a transparência ativa, isto é, a divulgação espontânea de informações públicas pela administração, foi bastante enfatizada, ressaltando-se a necessidade de adequação dos formatos e dos conteúdos das informações produzidas pelo Estado ao disposto pela Lei de Acesso à Informação. Sabe-se que, na medida em que as informações sob guarda do governo se encontrarem disponíveis à sociedade de maneira fácil e ágil, sobretudo por meio de portais na internet, tornar-se-á mais simples o acompanhamento das políticas públicas e o controle social das atividades governamentais, reduzindo-se também a necessidade de requerimentos de informação por parte dos cidadãos. Constatou-se ainda, em relação a importantes instrumentos de participação e controle social, que não haviam informações sistematizadas sobre os órgãos colegiados estaduais, sendo muito heterogênea a disponibilidade de dados e registros básicos sobre os mesmos. Assim, entre o final de 2012 e a metade do ano de 2013, foi realizado um extenso mapeamento das estruturas de decisão colegiadas do Estado, com base em diversas fontes encontradas, a fim de consolidar as informações disponíveis sobre tais órgãos e facilitar o acesso à informação e reforçar a participação social na administração pública paulista.

4 4 O banco de dados produzido por tal levantamento, construído em formato aberto e não proprietário 1 e registrado no Catálogo de Sistemas e Bases de Dados da Administração Pública do Estado de São Paulo (CSBD) 2 está acessível em site específico da Secretaria de Gestão (Blog para o Fomento à Cultura de Transparência) 3, permitindo a manipulação e interpretação das informações sobre os órgãos, subsidiando a analise de todo cidadão interessado em atuar e acompanhar as políticas públicas estaduais. O texto que se apresenta a seguir decorre, portanto, do levantamento realizado e do novo olhar sobre os instrumentos colegiados estaduais que essa consolidação dos dados nos possibilita vislumbrar. Na primeira parte do trabalho buscamos recuperar a discussão teórica sobre os instrumentos democracia participativa e de controle social, com destaque para os conselhos de políticas públicas, como forma de contextualizar o quadro a ser analisado em âmbito estadual. Em seguida apresentamos os principais dados extraídos do mapeamento dos órgãos, na tentativa de explorar vários aspectos da estrutura e funcionamento dos mesmos, tais como, as secretarias e entidade de vinculação, os critérios de participação da sociedade civil, as funções consultivas e/ou deliberativas, a disponibilidade de informações, entre outros. Por último, a partir do panorama traçado, procuramos identificar algumas oportunidades de melhoria e de adequação da organização dos órgãos frente à Lei de Acesso à Informação e em face do debate apontado sobre democracia participativa e controle social. 2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL As manifestações de rua que mobilizaram o país em julho de 2013 deixaram em bastante evidência que o controle social e a participação da população na gestão da administração pública brasileira são algumas das questões mais importantes e difíceis de serem tratadas no contexto atual. Ficou explicitada neste movimento recente a grande crise de legitimidade instaurada sobre todo o sistema 1 O banco de dados é gratuito, disponível para download, acessível a diferentes tipos de programas e sem restrições sobre reutilização impostas por direitos de propriedade intelectual ou qualquer outra restrição legal. 2 Ver mais em: 3 Confira em:

5 5 político representativo brasileiro e uma insatisfação difusa, porém forte, com relação ao atendimento das demandas sociais, especialmente quanto ao transporte e qualidade de vida nas grandes cidades. Talvez por isso, a questão da reforma política com novos mecanismos de financiamento de campanhas e sistemas de votação, mandatos imperativos, candidaturas avulsas, entre outras propostas se coloque hoje com cada vez mais adesões no meio político, nos setores acadêmicos e no movimento social. Embora agudizadas neste momento, desde o processo de redemocratização em 1988 a sociedade brasileira enfrenta tradições autoritárias e patrimonialistas no exercício do poder público, com um viés centralizador e em geral pouco permeável ao dialogo direto com população, o que tem tornado a tarefa de construção da democracia um permanente desafio. Do ponto de vista institucional, alguns aparatos e instrumentos políticos já haviam sido previstos na Constituição Federal (CF) para o fortalecimento da participação social no processo decisório e na gestão da maquina pública para além da escolha de representantes via o processo eleitoral muito embora tenham sido ainda pouco utilizados: o referendo, o plebiscito, os projetos de lei de iniciativa popular 4, previstos no artigo 14 da CF e as audiências públicas (art. 58, II) que surgem para tornar o Estado mais transparente e assegurar o controle social sobre as ações governamentais (Macedo, 2013). Os plebiscitos de 1993 e de 2005, sobre a forma e sistema de governo e sobre o desarmamento, respectivamente, e o projeto de lei de iniciativa popular, transformado na Lei da Ficha Limpa, são os principais exemplos de utilização destes instrumentos no país 5. 4 Segundo Macedo (2013:6), o plebiscito consistiria na possibilidade de decisão, pelo eleitorado, de uma determinada questão de relevo para a sociedade, com efeitos vinculantes sobre as autoridades públicas atingidas; o refendo se consubstanciaria na participação popular, mediante voto, com o fim específico de confirmar, ou não, uma proposta ou ato governamental, de modo vinculativo, isto é, cuja decisão não pode ser desrespeitada pelo administrador; e a iniciativa popular seria o procedimento de proposição direta de um determinado projeto de lei por um número expressivo de eleitores, sendo este também um ato vinculante em relação ao projeto apresentado, não podendo a proposta de lei ser alterada em seu sentido pelos deputados e senadores. O texto constitucional exige como procedimento de apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional ao projeto, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federativas e com a subscrição de no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades. 5 A Lei Complementar nº 135 de 2010, conhecida como Ficha Limpa, foi originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas (CGU, 2011).

6 6 Todavia, a partir dos anos 1990, outras formas institucionalizadas de participação passam a se multiplicar e intensificar no cenário nacional, sob a forma das experiências municipais de orçamentos participativos, das conferencias nacionais 6 e de diversos conselhos de políticas públicas. Os conselhos de políticas públicas, em especial, conformam-se em uma das principais experiências de democracia participativa no Brasil, contribuindo para o aprofundamento da relação Estado e sociedade, ao possibilitar que os cidadãos se integrem à gestão da maquina pública e intervenham em processos variados de formulação, planejamento e controle das políticas públicas. De acordo com Paula (2005:164), a ideia de (...) conselho é antiga, a novidade desta experiência está no caráter deliberativo e na sua dimensão políticoinstitucional. Além disso, a instituição dos conselhos consiste em uma etapa da reforma do Estado, não só em termos institucionais e administrativos, mas ao tentar introduzir uma nova cultura que rompa com a tradição patrimonialista e clientelística da administração pública brasileira, estabelecendo um papel mais ativo para a sociedade na formulação e implementação de políticas públicas. Schevibiski (2008) também reforça esse ponto ao destacar que a institucionalização da participação social mediante os conselhos teria por objetivo a reconfiguração do padrão vigente de planejamento e execução das políticas públicas, trazendo um tensionamento da maquina estatal na direção de uma maior transparência, responsabilidade e controle da sociedade. Ademais, há um reforço bastante claro ao processo de institucionalização da participação social pela via dos conselhos de políticas públicas, na medida em que muitos dos programas de governo em nível nacional passam a vincular o repasse de recursos à criação de conselhos com garantia de condições mínimas de seu funcionamento seja em âmbito municipal ou estadual, a exemplo do Programa Bolsa Família, Programa Saúde da Família (PSF) e do Fundo de Educação Básica (CGU, 2011). 6 As Conferências são ferramenta de fomento à participação social, com a finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Uma conferência nacional resulta, em geral, de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual. Em um processo gradual, aponta-se que de 1988 até 2010 mais de 110 conferências nacionais foram organizadas, abarcando uma grande variedade de temas e com o envolvimento de governos e de representantes da sociedade civil em muitíssimos encontros (Petinelli, 2011).

7 7 A institucionalização dos conselhos, a efetividade de suas ações e a ampliação de uma gestão democrática no país, todavia, ainda encaram muitos obstáculos, de natureza bastante diversa aplicáveis, em grande medida, a outros espaços institucionais de decisão colegiada e participativa, como os comitês e as comissões vinculados à administração pública. Dentre os principais problemas destacados por vários autores, no sentido de garantir a representatividade democrática dos conselhos e a sua eficácia em debater, decidir e fazer executar políticas públicas pode-se destacar questões como a centralidade e o protagonismo do Estado na definição das políticas e a dependência dos conselhos à vontade política do executivo (dado que o aparato jurídico existente não torna as decisões do conselho imperativas ao poder público); o volume limitado de recursos ligados à gestão direta dos conselhos; o frágil fluxo de informações entre o poder público e conselhos, sobrepondo, muitas vezes, à falta de informações, uma linguagem tecnocrata e hermética; o risco corporativismo dos representantes e seu distanciamento em relação às bases sociais; composição desequilibrada dos órgãos, isto é, sem paridade real entre poder público e sociedade, acentuando a desigualdade de recursos entre os atores participantes; baixa capacitação dos conselheiros ou defasagem de conhecimentos técnicos relativos à sua área de atuação, afetando a capacidade propositiva e de avaliação das políticas envolvidas 7 e; a fragmentação dos espaços de participação, que além de absorver um grande número de lideranças, segmentaria a participação e reduziria as possibilidades de atuação qualificada dos espaços criados (Gohn, 2001; Paes, 2005; Gomes, 2003; Schevibiski, 2008). Finalmente, um aspecto importante apontado por Gomes (2003), que nos remete diretamente ao levantamento das informações sobre os órgãos colegiados estaduais, refere-se à transparência e publicização das ações dos órgãos e à construção de um espaço amplo de articulação para a realização das políticas públicas. Como bem coloca o autor (Gomes, 2003: 43), os conselhos, ao buscar a 7 Segundo Schevibiski (2008:8) esta defasagem se refere à falta de conhecimento em relação (...) a) ao papel do Conselho e dos conselheiros; b) ao funcionamento dessas instituições; c) ao conteúdo da própria política em que atuam; d) a aspectos da administração pública vinculados ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento de mecanismos gerenciais; e) a questões de orçamento; e f) relativas aos trâmites legais para o despacho de certas questões.

8 8 efetividade (...) precisam recorrer ao apoio e mobilização da sociedade civil para que, de fato, suas deliberações tenham mais força. Assim, é necessário enfatizar a publicização do conselho, a divulgação das suas ações e a discussão pública da sua pauta. Por outro lado, é preciso esclarecer que os conselhos são principalmente um lugar de interlocução e de discussão de propostas entre a sociedade civil e o governo (...). O desempenho do conselho, portanto, não depende apenas dos representantes da sociedade civil, mas de um intenso processo de negociação. Assim, tendo em vista os vários limites e entraves apontados no contexto da gestão participativa no país, procuraremos delinear a seguir um quadro do funcionamento e organização dos órgãos colegiados do Estado de São Paulo, evidenciando algumas das questões já colocadas na literatura sobre os instrumentos de participação social e nuançando outros aspectos importantes revelados a partir dos dados. Por certo, trata-se de uma espécie de fotografia bastante limitada dos órgãos colegiados estaduais, na medida em que aspectos cruciais da dinâmica efetiva dos órgãos deixam de ser abordados, tais como, o detalhamento da composição dos órgãos, a analise de suas deliberações, entre outros pontos relevantes. Porém, a abordagem empregada possibilitará (assim esperamos) a compreensão e identificação de questões estruturais e comuns a vários órgãos, abrindo caminho para elaboração de propostas de mudanças mais articuladas e amplas sobre tais instrumentos de governança e participação social. 3 OS ÓRGÃOS COLEGIADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO O panorama a respeito dos órgãos colegiados do Estado de São Paulo, fruto do levantamento realizado entre novembro de 2012 e setembro de 2013, revela de maneira marcante um volume expressivo e uma grande heterogeneidade destes instrumentos de governança política e de participação social presentes na administração direta paulista. Ao final, foram contabilizados 146 órgãos colegiados estaduais, vinculados às mais variadas áreas de atuação e com diferentes composições, atributos e responsabilidades, além de status de funcionamento diverso.

9 9 Destaca-se, porém, que uma parte importante dos órgãos colegiados identificados não aparenta estar em atividade, sendo alguns poucos os que foram propriamente extintos e que aparecem como tal no mapeamento. Pode-se distinguir, pois, no conjunto mencionado, 105 órgãos ativos, 34 inativos e 7 extintos. Para efeitos de classificação, foram considerados ativos os órgãos para os quais foi possível localizar algum tipo de informação sobre atividade ou registro de funcionamento, por meio de busca pela internet, considerando-se o ano de 2012 em diante. Os órgãos inativos, por sua vez, foram assim considerados quando os registros sobre atividade do órgão datam de 2011 ou de anos anteriores. Já os órgãos extintos foram tomados como tais quando possuíam registros normativos legais do fim de seu funcionamento. Em segundo lugar, cabe ressaltar que não há um ordenamento jurídico específico e determinante a respeito das funções e diferenciações entre Conselhos, Comissões e Comitês que compõe a categoria de órgãos colegiados, sendo que os atributos, funções, composição e outras características de tais órgãos são definidas por cada um dos decretos e/ou leis estaduais que os criam, o que pode explicar, em alguma medida, a heterogeneidade encontrada entre os colegiados. A Tabela 1, a seguir, traz informações sobre o número de órgãos existentes na administração direta paulista e sua distribuição em termos de atividade. Temos que o total de Conselhos chega 90, considerando-se 62 ativos, 21 inativos e 7 extintos. Já o total de Comissões encontradas é de 33, entre 29 ativas e 4 inativas. O conjunto de Comitês paulistas, por sua vez, atinge o número de 23, com 14 ativos e 9 inativos. Tabela 1 - Órgãos Colegiados por Tipo e Status de Funcionamento Status de Funcionamento Ativo Inativo Extinto Conselho Comissão Comitê Fonte: SGP, 2013.

10 10 Destacando-se apenas os órgãos ativos e inativos (conjunto de 139 órgãos), os Conselhos representam 59,7% do total de órgãos mapeados, sendo a participação das Comissões correspondente a 23,7% do total e a dos Comitês, igual a 16,5%. O total de órgãos colegiados ativos na administração paulista seria de 105 e o número de inativos 34, o que significa, em termos percentuais, que aproximadamente um quarto (24,5%) do conjunto de espaços de decisão colegiada do Estado não tem revelado sinais de operação desde 2012 (Tabela 2). Tabela 2 - Órgãos Colegiados por Tipo e Status de Funcionamento, em % Status de Funcionamento Ativo Inativo Conselho 74,7 25,3 100,0 Comissão 87,9 12,1 100,0 Comitê 60,9 39,1 100,0 75,5 24,5 100,0 Fonte: SGP, Dentre os órgãos ativos, identificam-se 29 comissões, 14 comitês e 62 conselhos e classificam-se como inativos, 4 comissões, 9 comitês e 21 conselhos. Ademais, quando consideramos a distribuição do número de órgãos ativos e inativos por tipo de colegiado (Tabela 2), nota-se que as Comissões encontram-se relativamente mais ativas do que Conselhos e Comitê, com um percentual de atividade de 87,9% contra um percentual de 74,7% dos Conselhos e de 60,9% dos Comitês. Na Tabela 3, abaixo, observa-se a distribuição do número de órgãos colegiados no estado pelo período em que foram criados 8. Até 1987, a administração direta do Estado de São Paulo contava com 21 Conselhos e 3 Comissões. A partir de então, o número de órgãos passa a se expandir fortemente, com a criação de mais 28 órgãos até o final dos anos 1990 e com o acréscimo de mais 67 até os anos 2010, 8 Os intervalos dividem-se entre a fase pré-democratização de 1988, entre os governos estaduais de Quércia/Fleury ( ), Covas ( ), Alckmin/Lembo ( ), Serra/Goldman ( ) e Alckmin ( ).

11 11 especialmente entre 2001 a Nos últimos três anos, por sua vez, foram formados mais 20 órgãos colegiados. Observa-se que os Comitês só surgem na estrutura administrativa a partir de 1995 e ganham mais peso entre 2007 e 2010, um período destacado, no qual se expandiu mais rapidamente o número de órgãos colegiados estaduais. Por outro lado, os Conselhos permanecem sendo, ao longo de todo tempo, a principal forma de organização dos espaços decisórios colegiados no Estado. Tabela 3 - Órgãos Colegiados por Tipo e Período de Criação Órgão Colegiado Até 1987 De 1988 a 1994 De 1995 a 2000 Período de Criação De 2001 a 2006 De 2007 a 2010 De 2011 a 2013 Conselho Comissão Comitê Órgão Colegiado Até 1987 De 1988 a 1994 De 1995 a 2000 Período de Criação De 2001 a 2006 De 2007 a 2010 De 2011 a 2013 Ativos Inativos Fonte: SGP, A distribuição dos órgãos colegiados pelas Secretarias de Estado aparece destacada na tabela a seguir. Todas as 27 Secretarias e Entidades relacionadas possuíam algum um órgão vinculado, sendo que a Casa Militar, a Procuradoria Geral e a Secretaria de Segurança Pública tinham apenas um colegiado. Por outro lado, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania contava com 22 órgãos, seguida, em número, pelo Gabinete do Governador, com 18 órgãos, e pela Secretaria da Saúde e pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com 13 órgãos cada. Embora o grande número de órgãos em uma mesma pasta estimule a participação social dentro de uma mesma temática, sem dúvida alguma, também se colocam aí grandes desafios em termos de operacionalização dos órgãos e de articulação entre os mesmos.

12 12 Tabela 4 Distribuição dos Órgãos Colegiados por Tipo e Vinculação Secretaria/Entidade de vinculação Conselho Comissão Comitê Casa Civil Casa Militar Gabinete do Governador Procuradoria Geral Secretaria da Fazenda Secretaria da Habitação Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Secretaria da Saúde Secretaria da Segurança Pública Secretaria de Administração Penitenciária Secretaria de Agricultura e Abastecimento Secretaria de Cultura Secretaria de Desenvolvimento Econ., Ciência e Tecnologia Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano Secretaria de Desenvolvimento Social Secretaria de Educação Secretaria de Energia Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude Secretaria de Gestão Pública Secretaria de Logística e Transportes Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos Secretaria de Turismo Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho Secretaria do Meio Ambiente Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência Secretaria dos Transportes Metropolitanos Fonte: SGP, Na sequência apresenta-se a distribuição dos órgãos colegiados em relação à sua função principal, consultiva ou deliberativa. Ressalta-se de imediato que os órgãos deliberativos perfazem a maior parte do total (82 órgãos, com 24 comissões, 11 comitês e 47 conselhos com esse tipo de função), frente ao conjunto de órgãos consultivos (57 entidades, sendo 9 comissões, 12 comitês e 36 conselhos). Em relação ao tipo de colegiado, chama atenção o fato de que dos

13 13 Comitês terem caráter mais consultivo (47,8%) do que deliberativo (52,2%), o que não ocorre nem com os Conselhos (56,6% são deliberativos), nem com as Comissões, que são deliberativas em sua maioria (72,7% do total do grupo). Sob um segundo aspecto, vê-se também que os órgãos deliberativos se apresentam relativamente mais ativos do que os colegiados consultivos, uma vez que 87,8% do total deste grupo se encontram nesta condição, enquanto os órgãos com função consultiva aparecem ativos em apenas 57,9% dos casos. Tabela 5 - Órgãos Colegiados por Tipo e Função9 Função Deliberativa Consultiva Conselho Comissão Comitê Função Deliberativa Consultiva Ativos Inativos Fonte: SGP, Na Tabela 6, abaixo, outra dimensão muito importante dos órgãos colegiados estaduais pode ser abordada. A forma de participação da sociedade civil pode ser percebida para cada tipo de órgão, tomando-se em conta a existência e a paridade ou disparidade da representação em relação ao poder público no interior do órgão. Destaca-se, em primeiro lugar, que do total de 139 órgãos, 20 possuem o 9 Classificação do papel atribuído ao órgão colegiado entre a Função Consultiva (quando somente emite opiniões e indicações do órgão à administração, com intuito de auxiliá-la) ou Deliberativa (quando produz decisões de acatamento obrigatório pela autoridade responsável ou vinculada à política pública em questão). A analise da legislação do órgão e do regimento interno, sempre que disponível, permitiu a realização deste tipo de classificação, embora às vezes aproximada, dado que nem sempre tais funções surgem de maneira explicita ou bem definida.

14 14 predomínio da sociedade civil em sua composição (4 comissões, 2 comitês, 14 conselhos), 13 tem uma formação paritária (2 comissões, 11 conselhos), em 43 a sociedade civil se coloca minoritariamente (12 comissões, 6 comitês, 25 conselhos), em 57 órgãos, ou seja, em uma parcela grande do conjunto, não há a participação da sociedade civil (14 comissões, 13 comitês, 30 conselhos) e em 6 órgãos não possível identificar previamente este tipo de distribuição. Assim, ao todo, 76 órgãos colegiados possuem participação da sociedade civil (18 comissões, 8 comitês, 50 conselhos). Tabela 6 - Órgãos Colegiados por Tipo e Participação da Sociedade Civil Participação da Sociedade Civil Majoritária Paritária Minoritária Não Indefinida Conselho Comissão Comitê Participação da Sociedade Civil Majoritária Paritária Minoritária Não Indefinida Ativos Inativos Fonte: SGP, Pode-se frisar que todos os órgãos com participação majoritária da sociedade civil estão ativos, bem como, na maioria dos órgãos de composição paritária. Nos casos em que a participação da sociedade civil é minoritária ou não existe, o percentual de inativos se põe de maneira mais elevada. A seguir apresenta-se a distribuição dos órgãos colegiados em relação à forma de escolha dos representantes da sociedade civil (Tabela 7). O método de escolha baseado em eleições ou em regimento interno, com maior grau de autonomia da sociedade civil, corresponde ao um número muito reduzido, ligado a 8

15 15 conselhos. Na maioria dos casos, quando há participação de representantes não governamentais, os mesmos são selecionados pelo poder público (36 órgãos). Os casos em que organizações da sociedade civil escolhem os representantes entre seus pares (indicação por outros órgãos) chegam a 13 e o critério misto de escolha aparece em 19 colegiados. Tabela 7 - Órgãos Colegiados por Tipo e Escolha de Representantes da Sociedade Civil Órgão Colegiado Eleições/ regimento interno Forma de definição de Representantes da Sociedade Civil Indicado por outros órgãos Escolha do Executivo Indicado por outros órgãos/escolha do Executivo Indefinida Não se aplica Conselho Comissão Comitê Órgão Colegiado Eleições/ regimento interno Forma de definição de Representantes da Sociedade Civil Indicado por outros órgãos Escolha do Executivo Indicado por outros órgãos/escolha do Executivo Indefinida Não se aplica Ativos Inativos Fonte: SGP, Destaca-se, uma vez mais, que os órgãos com participação mais direta da sociedade civil são relativamente mais ativos, como no caso daqueles em que há eleições e indicação por outros órgãos. Por outro lado, nos casos em que a participação da sociedade civil não existe ou é fruto da escolha do executivo o percentual de inativos é o mais elevado. A seguir, encaremos alguns aspectos mais ligados à transparência dos órgãos e à disponibilidade de informações. É importante ressaltar que tais instrumentos de participação e decisão coletiva também estão vinculados aos

16 16 princípios constitucionais da transparência da administração publica e ao direito de acesso à informação, sem os quais não há um efetivo exercício da cidadania. A Tabela 8, abaixo, no informa a respeito da disponibilidade dos regimentos internos dos colegiados. Não é possível ser categórico em relação à inexistência dos regimentos internos, nas situações em que não se encontram disponíveis, porém, a falta de publicização deste tipo de documento é um aspecto importante, afetando a participação e o acompanhamento dos órgãos. Tabela 8 - Órgãos Colegiados por Tipo e Disponibilidade de Regimento Interno Disponível Regimento Interno Não Disponível Conselho Comissão Comitê Regimento Interno Disponível Não Disponível Ativos Inativos Fonte: SGP, Aparentemente, os regimentos internos da imensa maioria dos órgãos colegiados de São Paulo não se encontram disponíveis à população (104), ficando acessível somente para 35 órgãos (32 Conselhos, 1 Comissão e 2 Comitês). A disponibilidade dos regimentos coincide, ao seu turno, com o status de ativo do órgão, na medida em que quase todos os colegiados que tornam acessíveis o seu regimento interno estão ativos (33). Todavia, 72 dos órgãos ativos não deixam acessíveis à população, ao menos não pela internet, os seus regimentos internos. Outro ponto relevante em termos de publicização dos órgãos e de estímulo à participação é a existência ou não de páginas da internet e/ou sites

17 17 próprios aos órgãos colegiados, de modo a reunir as informações necessárias ao acompanhamento de seu funcionamento. Assim, a Tabela 9 revela que 51 órgãos possuem um endereço virtual para divulgação de informações, enquanto a maior parcela do conjunto (88) não detém essa ferramenta. Enquanto os Conselhos dividem-se quase igualmente entre aquele que possuem (41) e não possuem (42) sites de internet, apenas 4 Comissões e 6 dos Comitês dispõem dos mesmos, representando um percentual bastante baixo do total. O fato de órgão possuir um site ou portal também é bastante positivo em relação ao seu status de atividade, pois apenas 2 colegiados que possuem site estão inativos (49 é o numero de órgãos que estão ativos e tem seu site ou portal, frente a 56 colegiados ativos que não possuem nenhuma plataforma virtual de informação). Tabela 9 - Órgãos Colegiados por Tipo e Existência de Site ou Portal na Internet Site/Portal na Internet Possuí Não Possuí Conselho Comissão Comitê Site/Portal na Internet Possuí Não Possuí Ativos Inativos Fonte: SGP, No que diz respeito à divulgação das decisões e deliberações dos órgãos, podemos vislumbrar, na Tabela 10, que infelizmente apenas uma parcela limitada divulga as decisões ou consultas produzidas, seja por meio de site próprio (37), seja através de publicação no Diário Oficial do Estado D.O. (13), já que a grande maioria dos órgãos não o faz em nenhuma destas formas (89 órgãos).

18 18 Tabela 10 - Órgãos Colegiados por Tipo e Divulgação de Deliberações Forma de Acesso às Deliberações Site Diário Oficial Não Disponível Conselho Comissão Comitê Forma de Acesso às Deliberações Site Diário Oficial Não Disponível Ativos Inativos Fonte: SGP, Proporcionalmente, as Comissões são os órgãos com melhor divulgação de suas decisões (11 via site e 3 por meio do diário oficial), seguidos pelos Conselhos (24 por site e 9 por D.O.) e pelos Comitês (2 via site e apenas 1 por diário oficial). Ainda neste aspecto, pode-se notar a correspondência integral entre a divulgação das decisões e o status de ativo dos órgãos, sendo quase a metade dos colegiados ativos os que divulgam esse tipo de informação (50), contra 55 que não disponibilizam nenhuma deliberação. Por fim, na Tabela 11, é possível visualizar os canais de comunicação utilizados pelos órgãos para estabelecer o contato direto com os cidadãos paulistas. Para a grande maioria dos órgãos é possível localizar ao menos um telefone de contato (104 colegiados), embora ainda assim, 35 órgãos não facultem ao público essa possibilidade. A localização física, por sua vez, foi identificada apenas para 88 órgãos e um de contato mostrou-se disponível somente para 77 dos 139 órgãos colegiados estaduais. Mais uma vez, as Comissões colocam-se relativamente mais estruturadas em comparação com os Conselhos e Comitês, ao se apresentarem com os percentuais mais elevados de resposta positiva para todos os canais apontados (para 60,6% das comissões obteve-se um , 72,7%

19 19 disponibilizaram a localização e 78,8% forneceram um telefone de contato). Apesar de relativamente simples, nota-se que é preciso ainda estruturar condições operacionais básicas para um conjunto expressivo órgãos estaduais, garantindo um patamar mínimo de participação social e de transparência ao funcionamento dos órgãos. Tabela 11 - Órgãos Colegiados por Tipo e Forma de Contato Contato Localização Telefone Conselho Comissão Comitê Fonte: SGP, CONTRIBUIÇÕES AO FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS vvcolegiados ESTADUAIS Tendo como base a analise apresentada anteriormente, é possível apontar algumas sugestões para que o funcionamento dos órgãos colegiados estaduais possa ser cada vez mais efetivo e transparente, facilitando e, ao mesmo tempo, estimulando, a participação social. Em primeiro lugar, se coloca como fundamental a recomposição dos órgãos apontados, no sentido de reativar os órgãos inativos, ou de extingui-los se necessário, ao mesmo tempo em que se verificam as sobreposições de funções entre os órgãos existentes. Não se trata aqui do estabelecimento de um número máximo de órgãos de decisão coletiva, mas sim, de otimizar esforços e a participação social nos mesmos, evitando o desperdício de recursos e de esforços, bem como, a desmotivação e desarticulação gerada por sobreposições de instrumentos decisórios. Ademais, é preciso mais clareza em relação aos espaços de participação social que estão efetivamente disponíveis, formalizando o fim de ciclos de articulação social e política que eventualmente já esgotaram sua atividade.

20 20 Em segundo lugar, é preciso garantir a comunicação das informações básicas sobre todos os órgãos, seguindo-se a Lei /2011 e o Decreto Estadual /2012, em especial, as diretrizes do artigo 23 desta norma 10, que trata justamente da divulgação de documentos, dados e informações, enfatizando-se, ao mesmo tempo, a uniformidade e abertura dos dados 11. Uma proposição neste sentido seria então a construção de um portal único para os órgãos colegiados estaduais ou ao menos a criação de um site ou página específica para cada um deles no qual se encontrariam as seguintes informações mínimas, disponíveis sem necessidade de cadastro prévio, preenchimento de formulário ou qualquer restrição de acesso: a) Nome do Órgão b) Entidade de Vinculação c) Função d) Data de Criação e) Legislação relacionada f) Regimento Interno g) Localização 10 De acordo com a legislação, cabe aos órgãos da administração pública, promover, independentemente de requerimentos, a divulgação de documentos, dados e informações de interesse coletivo, no âmbito de suas competências, obrigatoriamente através de sites ou portais na Internet. Entre as informações a disponibilizadas, deverão constar, no mínimo: Registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das unidades e horários de atendimento ao público; Registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros; Registros das despesas; Informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; Relatórios, estudos e pesquisas; Dados gerais para acompanhamento da execução orçamentária de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. 11 Além disso, também consta no Decreto Estadual que os sites da internet deverão conter e/ou possibilitar: 1. Ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; 2. A gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações; 3. O acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina; 4. A divulgação em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação; 5. A autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso; 6. Atualização as informações disponíveis para acesso; 7. A indicação do local e instruções que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou entidade detentora do sítio; 8. Medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.

21 21 h) Composição do órgão, em relação à sociedade civil (Paritária, Majoritária, Minoritária). i) Nome e instituição (quando houver) de seus membros j) Período de mandato dos membros do órgão k) do órgão e dos membros/representantes l) Telefones do órgão m) Agenda de reuniões n) Pauta antecipada das reuniões o) Histórico e ata das reuniões (disponibilizadas em até 10 dias após o encontro) p) Decisões e deliberações do órgão q) Resoluções, políticas e/ou ações da Secretaria/Entidade diretamente vinculadas às deliberações do órgão. Adicionalmente, sempre que possível, pode-se colocar como oportuna a transmissão das reuniões em tempo real pela internet, a realização de reuniões abertas, com tempo de fala ao publico e organização de encontros em locais e horários propícios a uma maior participação da população em geral. Um esforço de divulgação mais intensa dos órgãos colegiados frente à população, ressaltando suas funções e realizações, também seria bastante desejável dentro do contexto atual, assim como, a disponibilização de informações a respeito do financiamento e estrutura dos órgãos colegiados, sobretudo, em relação aos conselhos de políticas públicas, tornando fácil ao publico em geral identificar o volume de recursos destinados à manutenção do conselho, o número de servidores designados para o apoio das atividades, as verbas destinadas à formação de conselheiros, entre outras. Um terceiro aspecto a ser destacado em forma de proposição diz respeito à autonomia da sociedade civil na escolha de seus representantes. Seria muito importante valorizar a independência e capacidade de organização da população na escolha de representantes dos órgãos colegiados, através da eleição direta ou a partir de colegiados formados representações próprias, a exemplo do que ocorre em algumas conferências de políticas públicas ou do Comitê Gestor da Internet no

22 22 Brasil 12, no qual os representantes são eleitos por voto direto de acordo com o segmento que representa. Para isso, portanto, seria necessária a revisão da legislação concernente a boa parte dos órgãos colegiados mapeados, de forma a garantir processos mais autônomos de escolha de representantes da sociedade civil. Outras duas medidas relevantes, em termos de compartilhamento de poder decisório, seriam ainda a instauração de um rodízio obrigatório da presidência dos órgãos, entre representantes do governo e da sociedade civil, e o próprio reexame da forma de composição dos colegiados. As experiências nacionais e internacionais sugerem e os dados acima parecem reforçar que a paridade de representação (ou uma composição majoritária da sociedade civil) tem impactos positivos em termos de transparência e do nível de atividade dos órgãos, o que fortalece a participação social e o próprio papel desempenhado pelos mesmos. Parece, portanto, bastante relevante revisar a composição dos colegiados, no sentido do reforço da presença ou representação da sociedade civil, especialmente porque, como destacado, um grande número de colegiados no Estado não conta com nenhuma forma de representação direta da sociedade civil. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS A consolidação de uma democracia participativa no país, reclamada cada vez mais veementemente nas grandes cidades, envolve articulação de diversas iniciativas e instrumentos, tanto políticos como institucionais. E de tal modo, a organização de espaços colegiados de governança mais efetivos e transparentes sem dúvida alguma contribuirá para esse objetivo. O presente trabalho, examinando a estruturação dos conselhos, comitês e comissões estaduais existentes na administração direta paulista, em particular, à luz da Lei de Acesso à Informação e das diretrizes da transparência ativa na gestão pública, buscou subsidiar o debate desta importante e atual temática pública. Embora sejam vários os desafios existentes para que tenhamos uma situação politicoadministrativa cada vez mais transparente e participativa, 12 Ver

23 23 esperamos que as informações, análises e as sugestões aqui levantadas possam apoiar trabalho e a organização dos órgãos colegiados do Estado de São Paulo e assim fortalecer uma gestão democrática na busca da melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos a todos os cidadãos. REFERÊNCIAS CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO CGU. Texto Base da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social Consocial. Brasília: CGU, GOHN, M. G. Conselhos Gestores e a Participação Socio-política. São Paulo: Cartaz, GOMES, E. G. M. Conselhos Gestores de Políticas Públicas: Democracia, Controle Social e Instituições. São Paulo, FGV, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Órgãos Colegiados, Conselhos Fiscais, Conselhos de Administração Legislação. São Paulo: Biblioteca da Casa Civil, MACEDO, A. A. A Participação Popular na Administração Pública: Um Direito Constitucional. Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Eurípedes Sales, PAULA, A. P. P. Por uma nova Gestão Pública: Limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, PETINELLI, V. As Conferências Públicas Nacionais e a formação da agenda de políticas públicas do Governo Federal ( ). Opinião Pública. Campinas, vol. 17, nº 1, Junho, 2011, p PIRES, R. R. C. (Org.). Efetividade das Instituições Participativas no Brasil: Estratégias de Avaliação. Brasília: Ipea, (Diálogos para o desenvolvimento). SCHEVIBISKI, R. Os Conselhos Gestores e a lógica da institucionalização da participação política na esfera pública brasileira. Londrina: UEL, SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA SGP. Banco de Dados sobre Órgãos Colegiados da Administração Direta do Estado de São Paulo. São Paulo: SGP, SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - SPDR. Catálogo de Sistemas e Bases de Dados. São Paulo: SPDR, 2012.

24 24 Legislação São Paulo Decreto n.º de 16 de maio de 2012 Governo Federal Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Lei n.º de 18 de novembro de Sites

25 25 AUTORIA Fernando Meloni de Oliveira Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo. Endereço eletrônico:

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

ANTONIO CARLOS NARDI

ANTONIO CARLOS NARDI ANTONIO CARLOS NARDI QUE DEMOCRACIA QUEREMOS? A conquista do estado democrático de direito na década de 1980 no Brasil, após longo período burocrático-autoritário, trouxe o desafio de construção de uma

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 LEGISLAÇÃO E NORMA LEGISLAÇÃO GENERALIDADE PRINCÍPIOS; NORMA ESPECIFICIDADE REGRAS; CONSELHO DE EDUCAÇÃO: - CONTROLE SOBRE O CUMPRIMENTO DA LEI; - NORMATIZADOR

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 5ª Conferência Estadual das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GUIA DE NAVEGAÇÃO MÓDULO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS APLICATIVO UPLOAD /DOWNLOAD VERSÃO 1.1 BRASÍLIA DF Agosto/2015 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Confere nova regulamentação ao Conselho Municipal de Segurança

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 (Apenso: Projeto de Lei nº 4.865, de 2012) Altera o art. 20 da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, para instituir

Leia mais

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras Ideias Criativas em Práticas Inovadoras O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Boletim Informativo Edição 01 19 de Março de 2012 ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso a Informação A Lei de Acesso à Informação (LAI) representa mais

Leia mais

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Programa de Fortalecimento e Barro Alto -

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec 2014 Ministério da Educação Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos para Habilitação Pronatec... 2 3. Registro

Leia mais

PORTARIA MPS N 170/2012 DE 25 DE ABRIL DE 2012 IMPLEMENTAÇÃO DE COMITÊ DE INVESTIMENTOS E OUTROS CONTROLES

PORTARIA MPS N 170/2012 DE 25 DE ABRIL DE 2012 IMPLEMENTAÇÃO DE COMITÊ DE INVESTIMENTOS E OUTROS CONTROLES NOTA TÉCNICA N.º 008/2012 PORTARIA MPS N 170/2012 DE 25 DE ABRIL DE 2012 IMPLEMENTAÇÃO DE COMITÊ DE INVESTIMENTOS E OUTROS CONTROLES O assunto tratado na presente Nota Jurídica é de fundamental importância

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Controle Externo

Tribunal de Contas da União. Controle Externo Tribunal de Contas da União Controle Externo 1224 Controle Externo Objetivo Assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos federais em benefício da sociedade e auxiliar o Congresso Nacional

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação s Possíveis Achados 1 As características da unidade de controle interno atendem aos preceitos normativos e jurisprudenciais? Ato que criou

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Programa de Práticas Sócio-Jurídicas PRASJUR Curso de Serviço Social

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Programa de Práticas Sócio-Jurídicas PRASJUR Curso de Serviço Social Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Programa de Práticas Sócio-Jurídicas PRASJUR Curso de Serviço Social PAPER DA CARTILHA DO FÓRUM INTERSETORIAL DE CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO

Leia mais

Objetivo da Contratação. Nosso número Antecedentes (breve histórico justificando a contratação)

Objetivo da Contratação. Nosso número Antecedentes (breve histórico justificando a contratação) Objetivo da Contratação Nosso número Antecedentes (breve histórico justificando a contratação) TERMO DE REFERÊNCIA - CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA Projeto BRA/11/008 Edital 09/2014 DADOS DA CONSULTORIA Contratar

Leia mais

Novas Regras Básicas para Estrutura e Funcionamento do FBEI

Novas Regras Básicas para Estrutura e Funcionamento do FBEI 1 Novas Regras Básicas para Estrutura e Funcionamento do FBEI 1. Finalidade O FBEI é uma instância de organização e articulação interinstitucional, suprapartidária, que agrega diversos órgãos, organizações

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO. Maio 2014 - São Paulo, Brasil PASSO A PASSO PARA CONFERÊNCIAS LIVRES COMIGRAR

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO. Maio 2014 - São Paulo, Brasil PASSO A PASSO PARA CONFERÊNCIAS LIVRES COMIGRAR 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO Maio 2014 - São Paulo, Brasil PASSO A PASSO PARA CONFERÊNCIAS LIVRES COMIGRAR MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA José Eduardo Cardozo SECRETARIA EXECUTIVA Márcia

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado Em maio de 2004 foi publicada a Resolução 3.198 do Conselho Monetário Nacional, que trouxe, entre outras novidades,

Leia mais

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira CONHECENDO O FNDE O FNDE é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é prestar

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável Eixo 4: Gestão Regional Integrada

Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável Eixo 4: Gestão Regional Integrada Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável Eixo 4: Gestão Regional Integrada 1 O Projeto Litoral Sustentável 1ª Fase (2011/2012): Diagnósticos municipais (13 municípios) Diagnóstico regional (Já integralmente

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA

CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Franquia pressupõe uma parceria entre Franqueador e sua rede de Franqueados, visando benefícios recíprocos. Nesta

Leia mais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais 1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais Nos dias 11 a 14 de março, o Ministério da Cultura e seus órgãos vinculados realizarão II Conferência Nacional de Cultura (II CNC).

Leia mais

Oficina Cebes POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Oficina Cebes POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL RELATÓRIO Oficina Cebes POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL 20 de dezembro de 2007 MERLIN COPACABANA HOTEL Av. Princesa Isabel, 392 Copacabana - Rio de Janeiro/RJ No dia 20 de dezembro de 2007, o

Leia mais

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE Brasília/DF Agosto/2015 Sumário Introdução... 2 1 Sistema de Gestão Estratégica... 3 2 Colegiados Em Rede... 5 2.1 Menu Cadastro... 6 2.1.1 Dados do Colegiado... 7 2.1.2 Composição

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Assegurar o acesso à justiça, de forma efetiva, na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho. Missão Institucional do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO O TRT On line é uma ferramenta desenvolvida

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Ser reconhecido como o melhor tribunal para se trabalhar e de melhores resultados. Visão de Futuro do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO Prática adotada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que consiste

Leia mais

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE OUVIDORIA PÚBLICA Canal de escuta que tem como foco a aproximação do cidadão com o poder público visando a garantia de direitos e promoção da cidadania.

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 Objeto da contratação Consultor na área jurídica Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 3 meses Data limite

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL Resumo Marianne Pereira Souza - UFGD marianne-souza@hotmail.com Giselle Cristina Martins Real

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015.

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. Caracteriza os usuários, seus direitos e sua participação na Política Pública de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, e revoga a

Leia mais

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária;

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária; DECRETO Nº. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt Art. 1º Fica instituído o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt constante deste Decreto, com o objetivo de promover a política

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 4.628, DE 2001

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 4.628, DE 2001 COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 4.628, DE 2001 Dispõe sobre o Programa Especial de Treinamento PET e dá outras providências. Autor: Deputado Inácio Arruda

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA Comitê Intersetorial Direito à Convivência Familiar e Comunitária Porto Alegre, 9 de outubro de 2012 DIRETRIZES Fundamentação Plano Nacional Efetivação

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO (aprovado na 49ª Reunião do Comitê realizada em 11 de abril de 2013) CAPÍTULO I Do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Er REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art 1º O Fórum da Agenda 21 Local Regional de Rio Bonito formulará propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável local, através

Leia mais

Brasília, 27 de maio de 2013.

Brasília, 27 de maio de 2013. NOTA TÉCNICA N o 20 /2013 Brasília, 27 de maio de 2013. ÁREA: Desenvolvimento Social TÍTULO: Fundo para Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal n o 4.320, de 17 de março de 1964 Constituição

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom

Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom Anexo Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom Preâmbulo Os Estatutos da Sopcom são omissos relativamente à criação e funcionamento de Grupos de Trabalho, doravante designados

Leia mais

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Documento final do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (Ouro Preto - MG, 17 a 21 de julho

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Dayan Giubertti Margon Julia Sasso Aliguieri

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*)

RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*) RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Dispõe sobre os Procedimentos e critérios para a aprovação de projetos a serem financiados com recursos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 1994,

Leia mais

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições:

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: Artigo I: O Fórum Permanente da Agenda 21 de Saquarema, criado pelo

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

SICONV UM NOVO PARADIGMA NAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO: TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS

SICONV UM NOVO PARADIGMA NAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO: TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS SICONV UM NOVO PARADIGMA NAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO: TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS TAHOMA NEGRITO 16 ASSINATURAS SICONV O SICONV inaugurou uma nova era na gestão pública,

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Programa 2063 - Promoção dos Direitos de Pessoas com Deficiência

Programa 2063 - Promoção dos Direitos de Pessoas com Deficiência Programa Momento do Programa: Momento LOA+Créditos Tipo de Programa: Temático Macrodesafio Fortalecer a cidadania Eixo Direitos da Cidadania e Movimentos Sociais R$ 50.000.000 Notas de usuário para Programa

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO JOÃO DE MERITI

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO JOÃO DE MERITI PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO JOÃO DE MERITI PROCESSO: 0007733-93.2015.4.02.5110 (2015.51.10.007733-0) AUTOR: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL REU: MUNICIPIO DE BELFORD ROXO Fls

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno

Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Comitê de Articulação

Leia mais

EDITAL ONU MULHERES 2011

EDITAL ONU MULHERES 2011 EDITAL ONU MULHERES 2011 O Escritório Sub-Regional da ONU Mulheres para Brasil e países do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) convida organizações da sociedade civil a apresentarem projetos

Leia mais