ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017"

Transcrição

1 MATEMÁTICA A por período ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 Conteúdos programáticos 10.º Ano 1º Período ± 78 Aulas UNIDADE 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA BIVALENTE E À TEORIA DOS CONJUNTOS Proposições Condições e conjuntos UNIDADE 2 RADICAIS. POTÊNCIAS DE EXPOENTE RACIONAL Radicais Potências de expoente racional UNIDADE 3 POLINÓMIOS Operações com polinómios Teorema do resto Decomposição de polinómios em fatores UNIDADE 4 GEOMETRIA ANALÍTICA Referenciais cartesianos UNIDADE 4 GEOMETRIA ANALÍTICA (CONT.) 2º Período ± 78 Aulas Distância entre dois pontos Coordenadas do ponto médio de um segmento de reta Conjunto de pontos do espaço definidos por condições Cálculo vetorial no plano e no espaço UNIDADE 5 FUNÇÕES Generalidades acerca das funções Generalidades acerca de funções reais de variável real UNIDADE 5 FUNÇÕES (CONT.) Estudo elementar de funções Operações com funções

2 3º Período ± 48 Aulas UNIDADE 6 ESTATÍSTICA: CARACTERÍSTICAS AMOSTRAIS Somatórios Características amostrais TOTAL ± 204 Aulas

3 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 10º Educação Literária Oralidade 1º 52 aulas Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer (2) Fernão Lopes, Crónica de D. João I - Excertos de dois capítulos Compreensão do oral: - Reportagem; - Documentário; - Anúncio publicitário. Expressão oral: - Síntese; - Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme, de exposição ou outra manifestação cultural). 2º 48 aulas Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira Luís de Camões, Rimas - Redondilhas (4) - Sonetos (8) Leitura - Relato de viagem; - Artigo de divulgação científica; - Apreciação crítica (de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural). Escrita 3º 28 aulas Luís de Camões, Os Lusíadas - visão global - a constituição da matéria épica - reflexões do Poeta - Síntese; - Exposição sobre um tema; - Apreciação crítica. Gramática História Trágico-Marítima - As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho (1565) - O português: génese, variação e mudança; - Sintaxe; - Lexicologia.

4 CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS TRANSVERSAIS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: INGLÊS ANO: 10º Sociocultural Língua Inglesa 1º +50 Módulo Diagnóstico Um Mundo de Muitas Línguas O contacto com outras línguas, expressões e culturas; Mobilidade, juventude e línguas; A língua inglesa. Os Média e a Comunicação Global A Internet e a comunicação global; Tempos verbais revisão Wh-questions - revisão Verbos Modais Duplo Comparativo Frases relativas (defining and nondefining) Conectores Itens lexicais relacionados com área temática; 2º +50 Os Média e a Comunicação Global Comunicação e ética. Os Jovens na Era Global Os jovens de hoje; Os jovens e o futuro; As linguagens dos jovens. Voz Passiva (incluindo Verbos Modais) If-Clauses tipos 0, 1 e 2 das frases condicionais Formação de palavras (phrasal verbs) Itens lexicais relacionados com área temática; 3º +32 Obra de Leitura Extensiva O Mundo Tecnológico Inovação tecnológica; Mudanças sociais; A exploração de outros mundos. Passiva idiomática Voz Passiva omissão do by-agent Conetores Itens lexicais relacionados com área temática; a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários. b) O número de aulas previstas pode variar dependendo do horário da turma.

5 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS /2017 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 10º Módulo Inicial: 1º 72 a A posição de Portugal na Europa e no Mundo. Tema I: A população utilizadora de recursos e organizadora de espaços 1. A população: evolução e contrastes regionais; 2. A distribuição da população. 2º 74 a 78 Tema II: Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades 1. Os recursos do subsolo; 2. A radiação solar; 3º 36 a 42 Tema II: Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades 2. A radiação solar (conclusão) a) O número de aulas previstas pode variar dependendo do horário da turma.

6 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: Filosofia ANO: 10º Modulo 1 Iniciação à atividade filosófica 1 Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar 1º O que é a Filosofia? 1.2 Quais as questões da Filosofia? 1.3 A dimensão discursiva do trabalho filosófico Módulo 2 A ação humana e os valores 1. A ação humana - análise e compreensão do agir 1.1 A rede concetual da acção 1.2 Determinismo e liberdade na ação humana Avaliação 2. Os valores análise e compreensão da experiência valorativa 2.1 Valores e valoração a questão dos critérios valorativos 2.2 Valores e cultura a diversidade e o diálogo de culturas 2º Dimensões da ação humana e dos valores 3.1 A dimensão ético-política análise e compreensão da experiência convivencial 3.1.1Intenção ética e norma moral A dimensão pessoal e social da ética A necessidade de fundamentação da moral análise comparativa de duas perspetivas filosóficas Ética, direito e política Avaliação 3º 3.2 A dimensão estética análise e compreensão da experiência estética A experiência estética e o juízo de gosto A criação artística e a obra de arte A arte produção e consumo, comunicação e conhecimento Temas /Problemas do mundo contemporâneo a desenvolver com os alunos 4.1. Os direitos humanos e a globalização TOTAL: 120 Avaliação a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários.

7 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 10º 1º +52 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 Área dos Conhecimentos: Aptidão Física e Saúde A dimensão cultural da AF na atualidade e ao longo dos tempos Área da Aptidão Física: FITEscola Avaliar a condição física de cada aluno aplicando a bateria de testes de avaliação da aptidão física FITEscola. Área da Aptidão Física: Aquisição /desenvolvimento da Aptidão Física. Área das Atividades Físicas (AF) (níveis Introdutório, Elementar e Avançado de acordo com a avaliação inicial e o Projeto Plurianual de Educação Física da escola) Jogos Desportivos Coletivos (Basquetebol, Futsal, Andebol, Voleibol) Ginástica de solo, aparelhos (minitrampolim, trave e boque/ Plinto) e acrobática (pares/trios) Atletismo (velocidade, barreiras, estafetas e salto em comprimento e em altura) Dança (danças sociais, danças tradicionais) Jogos de Raquetas Área dos Conhecimentos: Atividades Físicas Desportivas e um estilo de vida saudável 2º +42 Área da Aptidão Física: FITEscola Avaliar a condição física de cada aluno aplicando a bateria de testes de avaliação da aptidão física FITEscola. Área da Aptidão Física: Desenvolvimento/ consolidação da Aptidão Física. Área das Atividades Físicas (AF) (níveis Introdutório, Elementar e Avançado de acordo com a avaliação inicial e o Projeto Plurianual de Educação Física da escola) Jogos Desportivos Coletivos (Basquetebol, Futsal, Andebol, Voleibol) Ginástica de solo, aparelhos (minitrampolim, trave e boque/ Plinto) e acrobática (pares/trios) Atletismo (velocidade, barreiras, estafetas e salto em comprimento e em altura) Dança (danças sociais, danças tradicionais) Jogos de Raquetas Área dos Conhecimentos: Atividades Físicas Desportivas e um estilo de vida saudável 3º +40 Área da Aptidão Física: Consolidação da Aptidão Física. Área das Atividades Físicas (AF) (níveis Introdutório, Elementar e Avançado de acordo com a avaliação inicial e o Projeto Plurianual de Educação Física da escola) Jogos Desportivos Coletivos (Basquetebol, Futsal, Andebol, Voleibol) Ginástica de solo, aparelhos (minitrampolim, trave e boque/ Plinto) e acrobática (pares/trios) Atletismo (velocidade, barreiras, estafetas e salto em comprimento e em altura) Dança (danças sociais, danças tradicionais) Jogos de Raquetas a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários.

8 ANO: 10º ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: ECONOMIA A 1º 76 aulas previstas Unidade Inicial: Actividades de Diagnóstico e de Integração de Alunos - Apresentação do programa. - Revisão de conceitos e práticas metodológicas de trabalho. Unidade 1: A Actividade Económica e a Ciência Económica - Realidade social e Ciências Sociais. - Fenómenos sociais e fenómenos económicos. - A Economia como ciência objecto de estudo. - A actividade económica e os agentes económicos. Unidade 2: Necessidades e consumo - Necessidades noção e classificação. - Consumo noção e tipos de consumo. - Padrões de consumo diferenças e fatores explicativos. - Evolução da estrutura do consumo em Portugal e na União Europeia. - Sociedade de consumo. - Consumerismo e responsabilidade social dos consumidores. - A defesa dos consumidores em Portugal e na União Europeia. Unidade 3: A produção de bens e de serviços - Bens noção e classificação. -Produção e processo produtivo. Setores de atividade económica. - Fatores de produção noção e classificação. Os recursos naturais. O Trabalho. A situação em Portugal e na União Europeia. O capital noção e tipos de capital.

9 2º 76 aulas previstas Unidade 3: A produção de bens e de serviços (continuação) - A combinação dos fatores de produção. Unidade 4: Comércio e moeda. - Comércio noção e tipo. - A evolução da moeda formas e funções. - A nova moeda portuguesa o euro. - O preço de um bem noção e componentes. - A inflação noção e medida. - A inflação em Portugal e na União Europeia. Unidade 5: Preços e mercados. - Mercado noção e exemplos de mercados. - O mecanismo de mercado. A procura e a lei da procura. A oferta e a lei da oferta. - A estrutura dos mercados. Unidade 6: Rendimento e repartição dos rendimentos. - Atividade produtiva e a formação dos rendimentos. - A repartição funcional dos rendimentos. - A repartição pessoal dos rendimentos. 3º 52 aulas previstas Unidade 6: Rendimento e repartição dos rendimentos (continuação). - A redistribuição dos rendimentos. - As desigualdades na repartição dos rendimentos em Portugal e na União Europeia. Unidade 7: Poupança e investimento. - A utilização dos rendimentos o consumo e a poupança. - Os destinos da poupança. A importância do investimento. - O financiamento da actividade económica autofinanciamento e financiamento externo. - O investimento em Portugal e o investimento português no estrangeiro. a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários.

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Educação Literária ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer (2) Fernão Lopes, Crónica

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS - 10ºCS 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS - 10ºCS 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS - 10ºCS 2018/2019 PERÍODO Educação Literária Oralidade 50 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Educação Literária ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer (2) Fernão Lopes, Crónica

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 MATEMÁTICA A 10.º Ano por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 Aulas UNIDADE 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA BIVALENTE E À TEORIA DOS CONJUNTOS Proposições Condições

Leia mais

Domínios e géneros a lecionar ao longo do ano letivo COMPREENSÃO ORAL: reportagem, documentário, anúncio publicitário 6 aula

Domínios e géneros a lecionar ao longo do ano letivo COMPREENSÃO ORAL: reportagem, documentário, anúncio publicitário 6 aula Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS 1º Período: número de aulas previstas 51 Início 13 de setembro Fim 15 de dezembro Apresentação / Apresentação do Projeto de leitura Visita à Biblioteca 1 aula 1 aula

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºCT 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºCT 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºCT 2018/2019 PERÍODO Educação Literária Oralidade 50 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Educação Literária ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer (2) Fernão Lopes, Crónica

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: MATEMÁTICA A 11.º ANO por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 Aulas UNIDADE 1 TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Extensão da Trigonometria a ângulos retos e obtusos e resolução

Leia mais

Domínios e géneros a lecionar ao longo do ano letivo COMPREENSÃO ORAL: reportagem, documentário, anúncio publicitário

Domínios e géneros a lecionar ao longo do ano letivo COMPREENSÃO ORAL: reportagem, documentário, anúncio publicitário Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS 1º Período: número de previstas 51 Início 13 de setembro Fim 15 de dezembro Apresentação / Apresentação do Projeto de leitura Visita à Biblioteca 1 aula 1 aula Unidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras 10% - Participação nas atividades

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 Disciplina: MACS 10.º Ano por período 1º Período ± 78 Aulas Conteúdos programáticos Estatística Introdução (Generalidades) Interpretação de tabelas e gráficos Classificação de dados e construção de tabelas

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºCS 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºCS 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºCS 2018/2019 Educação Literária: Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS 1º Período Início 14 de setembro Fim 15 de dezembro Número de aulas previstas 51 Apresentação / Apresentação do Projeto de leitura Visita à Biblioteca 1 aula 1 aula

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) 1º Período Início 21 de setembro Número de aulas previstas 46 PORTUGUÊS Fim 17 de dezembro Apresentação / Apresentação do Projeto de leitura Visita à Biblioteca 1 aula 1 aula

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºLH 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºLH 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºLH 2018/2019 PERÍODO Educação Literária Oralidade 50 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS SEA 0 SEA 1 SEA 2 SEA 3 SEA 4 SEA 5 SEA 5 SEA 6 Atividades de diagnóstico/ Apresentação do Projeto de Leitura Poesia Trovadoresca Fernão Lopes: Crónica de D. João

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2017/2018 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário LEITURA Artigo de divulgação

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português Educação Literária Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia dos heterónimos:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019 + 50 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºAV 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºAV 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºAV 2018/2019 Educação Literária: Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS SEA 0 SEA 1 SEA 2 SEA 3 Atividades de diagnóstico/ Apresentação do Projeto de Leitura Poesia Trovadoresca Fernão Lopes: Crónica de D. João I Gil Vicente: Farsa de

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português Educação Literária Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia dos heterónimos:

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS SEA 0 SEA 1 SEA 2 SEA 3 SEA 4 SEA 5 SEA 5 SEA 6 Atividades de diagnóstico/ Apresentação do Projeto de Leitura Poesia Trovadoresca Fernão Lopes: Crónica de D. João

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS SEA 0 SEA 1 SEA 2 SEA 3 Atividades de diagnóstico/ Apresentação do Projeto de Leitura Poesia Trovadoresca Fernão Lopes: Crónica de D. João I Gil Vicente: Farsa de

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: DIREITO ANO: 12º 1º 54 aulas Tema I 1. A problemática da ordem social 1.1 A natureza social do Homem 1.2 A necessidade da existência do Direito 1.3 As diversas

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 1Oº A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 1Oº A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário LEITURA Artigo de divulgação científica ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA Poesia trovadoresca Fernão Lopes, Crónica de D. João I Gil Vicente, A Farsa de Inês Pereira

Leia mais

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS

Escola Secundária de Domingos Sequeira (Sede) PORTUGUÊS Escola Secundária de (Sede) PORTUGUÊS SEA 0 SEA 1 SEA 2 SEA 3 SEA 4 SEA 5 SEA 5 SEA 6 Atividades de diagnóstico/ Apresentação do Projeto de Leitura Poesia Trovadoresca Fernão Lopes: Crónica de D. João

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: MATEMÁTICA A 11.º ANO por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 Aulas UNIDADE 1 TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Extensão da Trigonometria a ângulos retos e obtusos e resolução

Leia mais

Os Docentes: Luís Magalhães, Adélia Silvestre, Anabela Campos e Patrícia Lima PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO DE ESCOLARIDADE OBJETIVOS GERAIS

Os Docentes: Luís Magalhães, Adélia Silvestre, Anabela Campos e Patrícia Lima PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO DE ESCOLARIDADE OBJETIVOS GERAIS A planificação que se apresenta é uma adaptação da que acompanha o manual O Caminho das Palavras. Servirá de matriz a todos os professores que estão a leccionar o 10º, sendo adaptada e reajustada de acordo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Planificação Anual da Disciplina de Português 10º ano Cursos Profissionais Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: não há manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2016/2017 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário Síntese LEITURA Artigo

Leia mais

MÓDULO N.º 1 POESIA TROVADORESCA FERNÃO LOPES

MÓDULO N.º 1 POESIA TROVADORESCA FERNÃO LOPES CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURANTE / BAR PLANIFICAÇÃO MODULAR DISCIPLINA: PORTUGUÊS 10º9 CONTEÚDOS OBJETIVOS HORAS / TEMPOS AVALIAÇÃO MÓDULO N.º 1 POESIA TROVADORESCA FERNÃO LOPES - Cantigas

Leia mais

PLANIFICAÇÕES

PLANIFICAÇÕES 2017-2018 PLANIFICAÇÕES 10º 6º Ano Outubro 2017 PORTUGUÊS FORMAÇÃO GERAL Unidade 1: Poesia Trovadoresca: cantigas de amor, de amigo e de escárnio e maldizer; Unidade 2: Fernão Lopes: Crónica de D. João

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2016/2017

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2016/2017 AGRUPAM ENTO DE ESCOL AS ANSEL M O DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 10º ano 2016/2017 Domínios de referência Metas Curriculares:

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: DESENHO A ANO: 12º CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS TEMPOS LETIVOS (45m) a) 1º 1. PROCEDIMENTOS Modos de registo Ensaios: Processos de análise Estudos de Formas.Estudos do corpo humano (anatomia e cânones).estudos

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºCS 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºCS 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºCS 2018/2019 + 50 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário LEITURA Artigo de divulgação

Leia mais

PLANIFICAÇÕES

PLANIFICAÇÕES 2016-2017 PLANIFICAÇÕES 10º 6º Ano Outubro 2016 FORMAÇÃO GERAL PORTUGUÊS Educação literária: Poesia Trovadoresca: Cantigas de Amigo; Cantigas de Amor; Cantigas de Escárnio e de Maldizer. Fernão Lopes:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

PLANIFICAÇÕES Cursos profissionais -1º 6º Ano

PLANIFICAÇÕES Cursos profissionais -1º 6º Ano 07-08 PLANIFICAÇÕES Cursos profissionais -º 6º Ano Outubro 07 FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL PORTUGUÊS Educação literária: Poesia Trovadoresca: Cantigas de Amigo; Cantigas de Amor; Cantigas de Escárnio e de Maldizer.

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2014/2015 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Diagnose. Português Período Aulas Previstas -contrato (Contrato de Leitura). -regulamento 1. Textos

Leia mais

PLANIFICAÇÕES Cursos Profissionais - 1º 6º Ano

PLANIFICAÇÕES Cursos Profissionais - 1º 6º Ano 06-07 PLANIFICAÇÕES Cursos Profissionais - º 6º Ano Outubro 06 FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL PORTUGUÊS Educação literária: Poesia Trovadoresca: Cantigas de Amigo; Cantigas de Amor; Cantigas de Escárnio e de Maldizer.

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: MACS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 11.º ANO por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 Aulas Modelos Matemáticos Capítulo 3. Modelos Populacionais Introdução Modelos de crescimento:

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS /2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS /2017 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS - 2016/2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 10º PERÍODO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Educação Literária Oralidade 1º PERÍODO 52 aulas Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas

Leia mais

Planificação anual de Economia A -10º ano Ano lectivo 2015/2016 Página 1

Planificação anual de Economia A -10º ano Ano lectivo 2015/2016 Página 1 CURSO CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS DISCIPLINA: ECONOMIA A-10º PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS TEMPOS LETIVOS DE 45M Módulo Inicial A importância

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português Educação Literária Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia dos heterónimos:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 10º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 10º ano 2015/2016 Domínios de referência Metas Curriculares:

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºCT 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºCT 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºCT 2018/2019 Educação Literária: Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºLH 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºLH 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 12ºLH 2018/2019 Educação Literária: Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver com a turma G do 10º ano (ano letivo 2015/2016) Conteúdos / Temas a lecionar

Planificação do trabalho a desenvolver com a turma G do 10º ano (ano letivo 2015/2016) Conteúdos / Temas a lecionar Disciplinas Português Aulas Previstas (aulas de 50 min) Planificação do trabalho a desenvolver com a turma G do 10º ano (ano letivo 2015/2016) Conteúdos / Temas a lecionar 1º 2º 3º 1º Período 2º Período

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºAV 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºAV 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 10ºAV 2018/2019 PERÍODO Educação Literária Oralidade 50 Poesia trovadoresca - Cantigas de amigo (4) - Cantigas de amor (2) - Cantigas de escárnio e maldizer

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 430 - CIÊNCIAS SOCIAIS E GESTÃO DISCIPLINA: ECONOMIA A CURSO: CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE: CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS

Leia mais

Planificação Anual. Disciplina de Português

Planificação Anual. Disciplina de Português Planificação Anual Disciplina de Português N.º e nome Módulo Horas Tempos (45 ) Conteúdos de cada módulo 1. Poesia trovadoresca - Contextualização histórico-literária - Espaços medievais, protagonistas

Leia mais

ITINERÁRIOS DE CONTEÚDOS / º ANO ARTES VISUAIS

ITINERÁRIOS DE CONTEÚDOS / º ANO ARTES VISUAIS CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS TRANSVERSAIS DISCIPLINA: PORTUGUÊS 52 aulas 2º 40 aulas 3º 40 aulas ITINERÁRIOS DE CONTEÚDOS - 2015/2016 10º ANO ARTES VISUAIS Educação Literária Poesia trovadoresca - Cantigas

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português Educação Literária Fernando Pessoa - A poesia do ortónimo (6 poemas). - Bernardo Soares, Livro do Desassossego (3 fragmentos). - A poesia dos heterónimos:

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2015 / 2016 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO E A LONGO PRAZO - PORTUGUÊS - 10º ANO MANUAL: SENTIDOS, ASA Período Domínios / Tópicos de Conteúdo Metas Curriculares

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE

PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PORTUGUÊS Textos que integram a narrativa portuguesa atual, tendo em conta a: Ativação de conhecimentos e antecipação de sentidos a partir de indícios vários; Apreensão dos sentidos do texto e organização

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

PLANIFICAÇÕES. Outubro 2018

PLANIFICAÇÕES. Outubro 2018 2018-2019 PLANIFICAÇÕES 10º 6º Ano Outubro 2018 Outubro 2018 FORMAÇÃO GERAL PORTUGUÊS Poesia trovadoresca Literatura medieval dos séculos XII e XIV Excertos da Crónica de D. João I, de Fernão Lopes 50

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 11º A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 11º A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Planificação do trabalho a desenvolver no 11º A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Debate; Discurso político; Artigo de divulgação científica;

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Português Ano: 1.º Curso: Regular VOC Científico-Humanístico Profissional X Período Sequências/Temas//Módulos Conteúdos

Leia mais

CURSO CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS DISCIPLINA: ECONOMIA A-10º

CURSO CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS DISCIPLINA: ECONOMIA A-10º CURSO CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS DISCIPLINA: ECONOMIA A-10º PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS TEMPOS LETIVOS DE 45M Módulo Inicial A importância

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB1 (C. Ciências e Tecnologias) Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB1 (C. Ciências e Tecnologias) Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB1 (C. Ciências e Tecnologias) Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem /Documentário

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºCT 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºCT 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºCT 2018/2019 + 50 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Plano de curso Curso Profissional

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Plano de curso Curso Profissional Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de 9 Plano Curricular Carga horária (horas) Formação Sociocultural Português

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Português Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico X Profissional Planificação Período Sequências/Temas/Módulos

Leia mais

L I C E N C I A T U R A S

L I C E N C I A T U R A S P R O V A S D E A V A L I A Ç Ã O D E C A P A C I D A D E P A R A A F R E Q U Ê N C I A D O E N S I N O S U P E R I O R D O S M A I O R E S D E 2 3 A N O S Economia I INTRODUÇÃO 1. A atividade económica

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O ARUPAMNTO D SCOAS JOÃO DA SIVA CORRIA P A N I F I C A Ç Ã 0 S C U N D Á R I O 2 0 1 6-2 0 1 7 DISCIPINA / ANO: Português / 10ºano MANUA ADOTADO: MNSANS, TXTO DITORS STÃO DO TMPO 1º PRÍODO Apresentação

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS Jogos Desportivos Coletivos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS A Educação Física está pedagogicamente orientada para promover o desenvolvimento eclético e multilateral do aluno

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PLANIFICAÇÃO DOS - DISCIPLINA: PORTUGUÊS (METAS) MÓDULO 1 (Poesia trovadoresca/ Fernão Lopes) 33 44 1/9/16 17/11/16 MÓDULO 2 (Gil Vicente/ Rimas de Camões) 34 4 18/11/16 3/02/17 MÓDULO 3 (Lusíadas/ História

Leia mais

Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural*

Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural* ÁREA DE INTEGRAÇÃO INGLÊS PORTUGUÊS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (404329) Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural* COMPONENTE

Leia mais

N º P r o j e t o : _ N º C u r s o : N º A c ã o : Planificação Anual Português-Módulos: 1, 2, 3 e 4 Ano letivo 2017/18

N º P r o j e t o : _ N º C u r s o : N º A c ã o : Planificação Anual Português-Módulos: 1, 2, 3 e 4 Ano letivo 2017/18 Planificação Anual Português-Módulos: 1, 2, 3 e 4 Ano letivo 2017/18 10º I Docente: Anabela Nunes TÉCNICO DE INFORMÁTICA / SISTEMAS / MÓDULO 1 Poesia trovadoresca Poesia trovadoresca; Fernão Lopes, Crónica

Leia mais

D A T A : 9 d e m a r ç o

D A T A : 9 d e m a r ç o MAIORES DE 23 ANOS ACESSO ENSINO SUPERIOR D A T A : 9 d e m a r ç o ACESSO CONCURSO ESPECIAL O concurso especial de acesso ao ensino superior para os Maiores de 23 anos, destina-se a candidatos que completem

Leia mais

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 8º Períodos Letivos: 1º, 2º e 3º Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Jogos Desportivos

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 1. JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS - Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo: - Relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel

Leia mais

PLANIFICAÇÃO-2016/2017 ENSINO PROFISSIONAL- DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 10º ANO DE ESCOLARIDADE

PLANIFICAÇÃO-2016/2017 ENSINO PROFISSIONAL- DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 10º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS i METAS* OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) Módulo 1 Unidade 1 Educação Literária Unidade 1 POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária Cantigas de amigo variedade do

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PLANIFICAÇÃO DOS - DISCIPLINA: PORTUGUÊS (METAS) MÓDULO 1 (Poesia trovadoresca/ Fernão Lopes) 33 44 1/9/16 17/11/16 MÓDULO 2 (Gil Vicente/ Rimas de Camões) 34 4 18/11/16 3/02/17 MÓDULO 3 (Lusíadas/ História

Leia mais

ANO LETIVO

ANO LETIVO ANO LETIVO 2017-2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CEF - 1º ANO PSICOMOTOR (Saber Fazer) COGNITIVO (D) (Saberes Conhecimentos) SÓCIO AFETIVO (Saber Estar) DOMÍNIOS Módulo A1: Jogos Desportos

Leia mais

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA No que se refere à componente de formação sócio-cultural, disciplina de Educação Física, a avaliação decorre dos objectivos

Leia mais

Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO DA PLANIFICAÇÃO Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA 10º Ano Período Temas Subtemas Aulas Previstas Aptidão física Desporto colectivo. Dança/Raquetas Resistência, velocidade, força, flexibilidade. Basquetebol.

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºLH 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºLH 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºLH 2018/2019 + 50 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p. ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/3 Módulo Inicial Actividades de diagnóstico e de integração dos alunos. Apresentação do programa. Revisão de conteúdos e praticas metodológicas de trabalho Tema I Introdução

Leia mais

Técnico Design de Equipamento. Plano de curso Curso Profissional. Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas

Técnico Design de Equipamento. Plano de curso Curso Profissional. Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Técnico Design de Equipamento Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de 10 Plano Curricular Carga horária (horas)

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO UNIDADE I Iniciação à atividade

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2017/2018 DISCIPLINA: Português + 52 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Área Disciplinar de Matemática - Planificações 2015/16 Ensino Regular 2.º Ciclo - 5.º ano Manual escolar adotado: Matemática 5.º ano, Texto, Elsa Durão e Maria Baldaque Aulas Previstas Domínio Conteúdos

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 8ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Cooperar com os companheiros

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão

Leia mais

Domínios Conteúdos Horas

Domínios Conteúdos Horas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ BELCHIOR VIEGAS PORTUGUÊS 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1.º ANO Cursos Profissionais Domínios Conteúdos Horas Oralidade - Compreensão do

Leia mais

Técnico de Manutenção Industrial Variante de Mecatrónica

Técnico de Manutenção Industrial Variante de Mecatrónica Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial Variante de Mecatrónica Automóvel Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura 1. Fernando Pessoa Oralidade Exposição sobre um tema. Tema musical. Rubrica radiofónica. Texto de opinião. Anúncio publicitário. Documentário. Debate 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros.

Leia mais

Planos curriculares simplificados

Planos curriculares simplificados AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA Ano Letivo: 2013-2014 Planos curriculares simplificados TAPS1 Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial 1 Diretor de turma: Rosa Vaz Pires 10º Ano / Curso Profissional

Leia mais