Factsheet Doença Renal Crónica e VIH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Factsheet Doença Renal Crónica e VIH"

Transcrição

1 1 of 5 Factsheet Doença Renal Crónica e VIH Pontos-chave O VIH pode contribuir para a doença renal, mas as duas causas mais comuns são a diabetes e a hipertensão. As alterações ao estilo de vida podem ajudar a controlar a doença renal. O médico do VIH monitorizará a função renal regularmente. Translated from the factsheet Chronic kidney disease and HIV. Os rins são órgãos que filtram o sangue e ajudam a manter e otimizar o equilíbrio de sal e minerais no corpo. Os rins filtram resíduos de produtos do sangue e excretam-nos através da urina, retendo as substâncias que o corpo necessita. Os rins também libertam hormonas que regulam a tensão arterial, estimulam a formação glóbulos vermelhos no sangue e ajudam o corpo a regular o armazenamento de cálcio que é necessário para manter os ossos fortes. Quando os rins falham, dá-se uma acumulação no corpo de resíduos e líquidos, fazendo a pessoas sentirem-se indispostas, aumentando o peso, a falta de folego e inchaço de mãos e pés. O termo doença renal refere-se a qualquer anomalia na função renal, mesmo que os danos sejam mínimos. Doença renal crónica (DRC) significa uma perda da função renal que se prolonga por um período de tempo. O estadio final de doença renal descreve uma perda quase completa da função renal, que resultará em morte sem terapêuticas de substituição como a diálise ou transplante renal. Insuficiência renal aguda significa a perda repentina da função renal que acontece em horas ou dias. Os médicos costumam falar em doença renal ou problemas renais, isto significa o mesmo que doença dos rins. As duas causas mais importantes de doença renal são a diabetes e hipertensão. Ambas as condições podem frequentemente ser prevenidas ou tratadas.

2 Factsheet Doença Renal Crónica e VIH 2 of 5 Na diabetes, o excesso de glicose no sangue danifica as pequenas estruturas dentro dos rins chamos nefrónios, enquanto que a hipertensão danifica os pequenos vasos sanguíneos em torno dos nefrónios. Ambas as situações fazem com que os rins não consigam evitar o desperdício de substâncias que deviam ser reabsorvidas pelo corpo. Estilo de vida e doenças renal As mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de desenvolvimento diabetes e hipertensão ou de estas condições piorarem, o que por sua vez ajudará a prevenir a doença renal. Emagrecer, se se tiver excesso de peso. Exercício regular. Não fumar. Ter uma dieta saudável e equilibrada, ingerir alimentos com baixo teor de sal e ricos em potássio, pode baixar a tensão arterial. Limitar a ingestão de drogas e álcool. Se se for diagnosticado com doença renal, as mesmas mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar a doença. O médico ou dietista podem providenciar conselhos específicos sobre comida e bebida. De forma geral, deve-se escolher comidas com menos sal, ingerir menos alimentos que sejam ricos em proteína e comer alimentos que sejam saudáveis para o coração. Quem está em risco? As pessoas com mais de 50 anos, incluindo as pessoas que vivem com VIH, estão em maior risco de doença renal. Devido a fatores genéticos, tem-se maior risco se um membro próximo da família tiver tido doença renal ou se se for de etnia africana ou asiática. A diabetes, a hipertensão, o colesterol aumentado e as hepatites B e C tornam mais prováveis os problemas renais. O uso de drogas (como ecstasy, cocaína, ketamina e heroína) e abuso de álcool podem contribuir para os problemas renais. A utilização a longo prazo de analgésicos (incluindo o ibuprofeno), suplementos de proteína e alguns produtos à base de plantas podem também danificar os rins. É importante falar com o médico se se usar alguns deste produtos para que ele possa monitorizar a função renal. Doença renal em pessoas que vivem com o VIH

3 Factsheet Doença Renal Crónica e VIH 3 of 5 O VIH por si só pode contribuir para doença renal. Os indivíduos com contagens de CD4 baixas ou que foram diagnosticados numa fase avançada têm um maior risco de desenvolver doença renal. A carga viral alta esta associada à doença renal. De forma geral, o tratamento para o VIH protege os rins. Mais concretamente, protege de formas específicas de doença renal, tal com as nefropatia associada ao VIH. Como atualmente as maior partes das pessoas recebe tratamento para o VIH, estas formas de doença renal são raras. Ainda ocorrem em pessoas que foram diagnosticadas com VIH em fases avançadas. Se a causa subjacente da doenças renal for a diabetes ou a hipertensão, ou ainda um nível alto de colesterol, uma parte essencial do tratamento consistirá em tratar estas doenças Todavia, alguns medicamentos para o tratamento da infeção pelo VIH podem contribuir para os problemas renais numa minoria de pessoas. Por essa razão os centros de tratamento do VIH monitorizam regularmente a função renal das pessoas que tomam terapêutica para o VIH. Se existir algum sinal ou problema, o médico pode sugerir uma alteração para um tratamento alternativo. O tenofovir disoproxil fumarate (Viread) é um medicamento amplamente usado, que também está incluído nos regimes de comprimido único Truvada, Atripla, Stribild and Eviplera. Este medicamento funciona bem para a maioria das pessoas, mas ocasionalmente pode causar vários problemas renais. Os inibidores da protease atazanavir (Reyataz), lopinavir (no Kaletra) e indinavir (Crixivan, raramente usado) podem causar ocasionalmente pedra renal (uma acumulação de um nódulo de medicamento dentro do rim) e outras formas de doença renal. Outra razão para as taxas altas de doença renal em pessoas que vivem com VIH, é que muitas destas pessoas têm fatores de risco para a doença renal, tais como, fumar ou hipertensão. Sintomas A doença renal pode estar presente durante anos sem causar sintomas. Quando os sintomas ocorrem, podem incluir cansaço; inchaço dos tornozelos e pés, comichão, falta de ar, náuseas e vómito, e aumento da necessidade urinar, especialmente à noite. Se não for controlada, a doença renal pode causar várias complicações e contribuir

4 Factsheet Doença Renal Crónica e VIH 4 of 5 para a doença cardíaca, fragilidade óssea e problemas sexuais. Diagnóstico e seguimento O centro de tratamento do VIH monitorizará a função renal regularmente, por isso qualquer perda na função renal será identificada atempadamente. As análises são feitas em amostras de urina e sangue. Se as análises à urina detetarem níveis altos de proteína, isto pode ser um sinal de problemas renais. Da mesma forma, um nível alto de um resíduo apelidado de creatinina no sangue pode indicar perda de função renal (um rim saudável retém a proteína no sangue e excreta a creatinina na urina. Quando rim está danificado, pode fazer o oposto). Os resultados das análises ao sangue devem ser ajustados à idade, sexo e raça. Isto permite uma medida apelidada de taxa de filtração glomerular (TFG), que é a principal medida para monitorizar a função renal. Uma TFG acima dos 90 indica uma função renal normal, entre 60 e 89 indica que existe doença renal leve; entre 30 e 59, doença renal moderada, entre 15 e 29 trata-se de doença renal severa, e abaixo dos 15 considera-se o estadio final de doença renal. Outros exames podem ser feitos para avaliar o nível dos danos nos rins. Uma ecografia renal consiste num exame seguro e indolor que transforma ondas sonoras em imagens dos rins, mostrando a sua estrutura. Numa biópsia renal, é retirada uma pequena amostra de tecido renal, recorrendo a uma anestesia local. Posteriormente as células podem ser analisadas no microscópio. Tratamento e gestão Se a causa subjacente da doença renal é a diabetes, hipertensão ou níveis altos de colesterol, um parte essencial do tratamento será tratar estas doenças. Tendo em conta que a doença renal aumenta o risco de doença cardíaca no futuro, são tomadas também medidas para melhorar a condição do coração. Pode-se limitar os danos renais, através de mudanças de estilo de vida e tomando medicação para controlar estas doenças. Mudanças de estilo de vida incluem parar de fumar, alimentação saudável e atividade física. Estar sob terapêutica para o VIH pode também ajudar a manter a doença renal sob controlo. Pode ser necessário tomar medicação para a baixar a tensão arterial (bloqueadores do recetor da angiotensina), para baixar o nível de colesterol (estatinas), para controlar a anemia (eritropoietina ou suplementos de ferro) ou para alivar o inchaço (diuréticos).

5 Factsheet Doença Renal Crónica e VIH 5 of 5 Como o dano renal interfere na capacidade do corpo de excretar os medicamentos, o médico pode precisar de ajustar a dose de alguns medicamentos para o VIH ou outras doenças. Se se estiver a tomar alguma medicação que possa contribuir para a doença renal (p.ex. tenofovir disoproxil fumarate), pode ser necessário alterá-los. Se os rins pararem de funcionar totalmente, será necessário uma terapêutica de substituição, como a diálise (recorrendo a tecnologia médica que filtra os resíduos do sangue) ou um transplante renal. Os médicos especializados na doença renal são os nefrologistas. O médico de família poderá também ser envolvido na gestão da doença. É aconselhável que o médico que trata a doença renal esteja em contato com o médico que trata o VIH (pode ser necessária a autorização do doente). O médico e o farmacêutico podem verificar se existem interações entres os diferentes medicamentos que se está a tomar. Sharing knowledge, changing lives NAM Publications 2017 Author: Roger Pebody Last updated February 2017 Due for review February 2020 Translation by GAT Portugal ( For other factsheets in this series visit NAM is grateful to Gilead Sciences, Inc, Janssen-Cilag Ltd, Merck & Co. Inc, ViiV Healthcare Ltd and Wandsworth Oasis for funding the development of our factsheet series. Our funders have not had any editorial control over the content.

Factsheet Diabetes do tipo 2 e VIH

Factsheet Diabetes do tipo 2 e VIH 1 of 5 Factsheet Diabetes do tipo 2 e VIH Pontos-chave As mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de diabetes. A diabetes requer um seguimento frequente e pode ter consequências sérias se não

Leia mais

Factsheet Menopausa e VIH

Factsheet Menopausa e VIH 1 of 5 Factsheet Menopausa e VIH Pontos-chave A menopausa é natural do processo de envelhecimento de todas as mulheres. Saber os sintomas esperados durante a menopausa pode ajudar a lidar com a experiência.

Leia mais

Factsheet Disfunção cognitiva e VIH

Factsheet Disfunção cognitiva e VIH 1 of 6 Factsheet Disfunção cognitiva e VIH Pontos-chave Os problemas com o raciocínio e a memória podem ter várias causas. Um estilo de vida saudável diminui o risco de disfunção cognitiva na vida adulta.

Leia mais

Doença Cardíaca, Trombose Cerebral, Diabetes e Doença Renal

Doença Cardíaca, Trombose Cerebral, Diabetes e Doença Renal Pág. 1/5 Doença Cardíaca, Trombose Cerebral, Diabetes e Doença Renal i Traduzido e adaptado com a autorização da A Doença Renal Crónica (DRC) é uma doença silenciosa, pois muitas vezes não tem sinais de

Leia mais

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial Maio, 2014 Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Hipertensão Arterial Sumário: O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?; Causas da HTA; Fatores de Risco; Como prevenir a HTA; Sintomas; Problemas

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Winthrop 12,5 mg Comprimidos Losartan potássico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo

Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Nota: Estas alterações das secções relevantes do resumos das carcterísticas do medicamento

Leia mais

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito);

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito); O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue. Essa elevação ocorre, na maioria das vezes, por uma deficiência do organismo em produzir

Leia mais

O SISTEMA URINÁRIO. Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências

O SISTEMA URINÁRIO. Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências O SISTEMA URINÁRIO Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências - 2019 A eliminação de substâncias - EXCREÇÃO: processo pelo qual o organismo elimina substâncias que podem fazer mal ao organismo. realizado principalmente

Leia mais

Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal

Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal Pág. 1/5 Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal i Traduzido e adaptado com a autorização da Já alguma vez se perguntou qual o significado de uma nova palavra usada pelo seu médico ou enfermeiro?

Leia mais

Hipertensão Diabetes Dislipidemias

Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão A pressão alta atinge 24,3% da população adulta brasileira e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como

Leia mais

Losartan + Hidroclorotiazida Arrowblue 50 mg + 12,5 mg Comprimidos

Losartan + Hidroclorotiazida Arrowblue 50 mg + 12,5 mg Comprimidos Losartan + Hidroclorotiazida Arrowblue 50 mg + 12,5 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

Projecto de folheto informativo

Projecto de folheto informativo Projecto de folheto informativo APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte

Leia mais

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH)

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) COMO LIDAR COM A FH Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) O que é a Hipercolesterolemia Familiar (FH)? A FH é uma doença hereditária, na qual um gene alterado causa

Leia mais

2.7. Sistemas Excretores

2.7. Sistemas Excretores Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas Excretores Sistema Urinário Eliminam resíduos provenientes do metabolismo celular e produtos em excesso. Pele Mantem o organismo

Leia mais

Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão

Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão ORIENTAÇÃO MEDICAMENTOSA PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO Organizadora: Grace Kelly Matos e Silva Este material tem o objetivo de orientar os pacientes

Leia mais

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 O que é a Hipertensão? * A leitura da Tensão Arterial acima de 140/90

Leia mais

PRINIVIL (lisinopril), MSD. Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos 10 mg

PRINIVIL (lisinopril), MSD. Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos 10 mg PRINIVIL (lisinopril), MSD Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos 10 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO PRINIVIL (lisinopril), MSD APRESENTAÇÕES PRINIVIL é apresentado na forma de comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Losartan Angotaar 50 mg Comprimidos revestidos por película Losartan potássico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Losartan Angotaar 50 mg Comprimidos revestidos por película Losartan potássico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Angotaar 50 mg Comprimidos revestidos por película Losartan potássico Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento Conserve este

Leia mais

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição glicose

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Losartan Angotaar 100 mg Comprimidos revestidos por película Losartan potássico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Losartan Angotaar 100 mg Comprimidos revestidos por película Losartan potássico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Angotaar 100 mg Comprimidos revestidos por película Losartan potássico Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento Conserve

Leia mais

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES:

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES: Nefropatia Diabética Caso clínico com estudo dirigido Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES: QUESTÃO 1 Qual é o motivo da glicosúria positiva? a) Resultado falso-positivo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zemplar 1 micrograma Cápsulas Moles Paricalcitol

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zemplar 1 micrograma Cápsulas Moles Paricalcitol Folheto informativo: Informação para o utilizador Zemplar 1 micrograma Cápsulas Moles Paricalcitol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Simulado ENADE GABARITO PROVA NOTURNO

Simulado ENADE GABARITO PROVA NOTURNO Simulado ENADE 2018.1 GABARITO PROVA NOTURNO Curso de Nutrição QUESTÕES DISCUSSIVAS PADRÃO DE RESPOSTAS FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO DISCUSSIVA 01 FORMAÇÃO GERAL Padrão de Resposta: Espera-se que o estudante

Leia mais

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão.

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A glândula tireóide A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo:

Leia mais

Escrito por Administrator Seg, 01 de Agosto de :51 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :36

Escrito por Administrator Seg, 01 de Agosto de :51 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :36 Para o paciente com insuficiência renal crônica, a dieta é uma parte importante do plano de tratamento. A dieta recomendada pode ser modificada com o tempo se a insuficiência renal piorar. Devem ser feitos

Leia mais

Compreenda a doença HEPÁTICA. do seu animal de estimação

Compreenda a doença HEPÁTICA. do seu animal de estimação Compreenda a doença HEPÁTICA do seu animal de estimação Porque é o fígado tão importante? O fígado é um dos maiores orgãos no corpo do seu animal de companhia e é vital para a sua saúde. Tal como nos humanos,

Leia mais

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel A insuficiência renal crônica (IRC) é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as

Leia mais

Mais vale prevenir...e reduzir o risco!

Mais vale prevenir...e reduzir o risco! Mais vale prevenir......e reduzir o risco! Já ouviu falar sobre as doenças cardiovasculares? O seu médico já lhe disse qual o seu risco cardiovascular? Sabe o que significa esse risco? Que implicações

Leia mais

COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL?

COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL? COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL? Profa. Dra. Rosália Morais Torres VI Diretrizes Brasileiras de hipertensão arterial Arq Bras Cardiol 2010; 95 (1 supl.1): 1-51 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO COZAAR IC 12,5 mg COZAAR IC Titulação (12,5 mg + 50 mg) (losartam potássico) comprimidos revestidos Leia este folheto com atenção antes de tomar o medicamento, mesmo que não seja a

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. PRILAZIDE Maleato de enalapril + Hidroclorotiazida COMPRIMIDOS

FOLHETO INFORMATIVO. PRILAZIDE Maleato de enalapril + Hidroclorotiazida COMPRIMIDOS FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento PRILAZIDE Maleato de enalapril + Hidroclorotiazida COMPRIMIDOS Leia este folheto com atenção

Leia mais

Vasculite sistémica primária juvenil rara

Vasculite sistémica primária juvenil rara www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Vasculite sistémica primária juvenil rara Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Quais são os tipos de vasculite? Como é a vasculite classificada?

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

Sistema Urinário. Patrícia Dupim

Sistema Urinário. Patrícia Dupim Sistema Urinário Patrícia Dupim Insuficiência Renal Ocorre quando os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo. As substância normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos

Leia mais

fluxo sanguineo colesterol HDL colesterol LDL

fluxo sanguineo colesterol HDL colesterol LDL colesterol 1 2 3 fluxo sanguineo colesterol HDL colesterol LDL O que é o colesterol? O colesterol é uma gordura (designada por lípido ) que existe no sangue, em todas as células do corpo humano. É um componente

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio.

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO 2 Conteúdo TRATAMENTO PELO LÍTIO... 3

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metformina Ratiopharm 500 mg Comprimidos revestidos por película Metformina Ratiopharm 850 mg Comprimidos revestidos por película Metformina Ratiopharm

Leia mais

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente Câncer de Próstata A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata

Leia mais

12 Dicas do Dr. Rocha

12 Dicas do Dr. Rocha 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CICLO DE PALESTRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CICLO DE PALESTRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CICLO DE PALESTRAS NUTRIÇÃO NA DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC) Izabela Alves Gomes (izabela.nut@gmail.com)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Valsartan Farmaprojects 80 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Farmaprojects 160 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Leia atentamente

Leia mais

Anexo III. Adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo

Anexo III. Adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo Anexo III Adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto Informativo Nota: Esta adenda às secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e Folheto

Leia mais

Pressão arterial alta

Pressão arterial alta 4 Pressão arterial alta As recomendações de saúde celular do Dr. Rath para a prevenção e terapia complementar Os factos sobre a pressão arterial alta: As recomendações de saúde celular do Dr. Rath Benefícios

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lovastatina Jaba 20 mg comprimidos APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Hipertensão Arterial. Educação em saúde. Profa Telma L. Souza

Hipertensão Arterial. Educação em saúde. Profa Telma L. Souza Hipertensão Arterial Educação em saúde Profa Telma L. Souza Introdução Conceito Importância HAS DHEG Metas Estratégica Classificação de pressão Fatores de risco Tratamento Introdução Conceito Pressão arterial

Leia mais

Pioglitazona Bluepharma pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos anti-diabéticos orais.

Pioglitazona Bluepharma pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos anti-diabéticos orais. Folheto informativo: Informação para o utilizador Pioglitazona Bluepharma 30 mg comprimido Pioglitazona, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

INTRODUÇÃO LESÃO RENAL AGUDA

INTRODUÇÃO LESÃO RENAL AGUDA INTRODUÇÃO Pacientes em tratamento imunossupressor com inibidores de calcineurina estão sob risco elevado de desenvolvimento de lesão, tanto aguda quanto crônica. A manifestação da injuria renal pode se

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7. ÍNDICE Introdução 4 O que é diabetes 5 Os diferentes tipos de diabetes 5 Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6 Sintomas 7 Diagnóstico 8 Tratamento 9 Atividades físicas 10 Medicamentos 11 O que

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Valsartan Califol 40 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Califol 80 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Califol 160 mg comprimidos

Leia mais

Enalapril Vida 5mg comprimidos Enalapril Vida 20mg comprimidos

Enalapril Vida 5mg comprimidos Enalapril Vida 20mg comprimidos Enalapril Vida 5mg comprimidos Enalapril Vida 20mg comprimidos Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica?

Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica? Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica? Vigilância porquê? A consulta de rotina, de acordo com as sociedades médicas e científicas, não tem uma periodicidade pré-definida. Esta periodicidade

Leia mais

Hemodiálise. Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal.

Hemodiálise. Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal. Hemodiálise Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal. Grandes quantidades de substâncias podem ser removidas relativamente

Leia mais

candesartana cilexetila Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos simples 8 mg e 16 mg

candesartana cilexetila Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos simples 8 mg e 16 mg candesartana cilexetila Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos simples 8 mg e 16 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO candesartana cilexetila

Leia mais

VENZER candesartana cilexetila MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

VENZER candesartana cilexetila MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA VENZER candesartana cilexetila MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos com 8 mg de candesartana cilexetila. Embalagem contendo 30 comprimidos. Comprimidos

Leia mais

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável.

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável. Alguns aspectos relativos à saúde não podem ser controlados, como a herança genética ou como alguém pode ser afetado pelo comportamento da mãe durante a gravidez. No entanto, existem outras medidas que

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Sinutab II.

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Sinutab II. Folheto informativo: Informação para o utilizador Sinutab II 500 mg + 30 mg comprimidos paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca Equipe Boas Práticas Clínicas do Hospital de Messejana HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART

Leia mais

losartana potássica Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimidos revestidos 50 mg

losartana potássica Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimidos revestidos 50 mg losartana potássica Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimidos revestidos 50 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO losartana potássica Medicamento

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Aldactone 100 mg comprimidos. Espironolactona

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Aldactone 100 mg comprimidos. Espironolactona Folheto informativo: Informação para o doente Aldactone 25 mg comprimidos Aldactone 100 mg comprimidos Espironolactona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

VENZER candesartana cilexetila

VENZER candesartana cilexetila VENZER candesartana cilexetila Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos 8 mg 16 mg 32 mg VENZER candesartana cilexetila MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos

Leia mais

MAGNÉSIO LIVRO DIGITAL UM MINERAL ESSENCIAL À VIDA

MAGNÉSIO LIVRO DIGITAL UM MINERAL ESSENCIAL À VIDA MAGNÉSIO LIVRO DIGITAL UM MINERAL ESSENCIAL À VIDA MAGNÉSIO - UM MINERAL ESSENCIAL À VIDA O magnésio (denominado de Mg na tabela periódica) é um mineral essencial para a saúde, talvez o mais importante

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

Brochura Educacional para os Médicos Prescritores sobre a PrEP

Brochura Educacional para os Médicos Prescritores sobre a PrEP Brochura Educacional para os Médicos Prescritores sobre a PrEP Informação de segurança importante para os médicos prescritores sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) com Emtricitabina/Tenofovir disoproxil

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Candesartan Generis 4 mg comprimidos Candesartan Generis 8 mg comprimidos Candesartan Generis16 mg comprimidos Candesartan Generis 32 mg comprimidos candesartan

Leia mais

MAIOR CONTRO. Informação De Segurança Importante Sobre PRILIGY. 1 Informação para o médico

MAIOR CONTRO. Informação De Segurança Importante Sobre PRILIGY. 1 Informação para o médico MAIOR CONTRO Informação De Segurança Importante Sobre PRILIGY 1 Informação para o médico 2 A Ejaculação Precoce e PRILIGY PRILIGY é um medicamento oral aprovado para o tratamento da Ejaculação Precoce

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Candesartan Tercasur 4 mg comprimidos Candesartan Tercasur 8 mg comprimidos Candesartan Tercasur 16 mg comprimidos Candesartan Tercasur 32 mg comprimidos

Leia mais

ATACAND. candesartana cilexetila

ATACAND. candesartana cilexetila ATACAND candesartana cilexetila I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ATACAND candesartana cilexetila APRESENTAÇÕES Comprimidos de 8 mg em embalagem com 30 comprimidos. Comprimidos de 16 mg em embalagens com

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS. Doenças Renais Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS. Doenças Renais Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS Doenças Renais Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos O rim tem múltiplas funções, como a excreção de produtos finais de diversos metabolismos, produção de

Leia mais

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico.

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico. Suco de Laranja Laranja. A Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce e picante. Elas pertencem à família Rutaceae e são cultivadas e consumido em todo o mundo. Além disso, Há um número de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pioglitazona Qualix 15 mg comprimidos Pioglitazona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo: Motorista, você é a peça mais importante de seu caminhão. Se sua saúde não anda bem, tudo o mais corre perigo: o caminhão, a carga, sua vida e o sustento de sua família. Neste material você vai encontrar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Candesartan Axone 2 mg comprimidos Candesartan Axone 4 mg comprimidos Candesartan Axone 8 mg comprimidos Candesartan Axone 16 mg comprimidos Candesartan Axone,

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Candesartan Cinfa 8 mg Comprimidos Candesartan Cinfa 16 mg Comprimidos Candesartan Cinfa 32 mg Comprimidos Candesartan cilexetil Leia com atenção todo

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 16 de Abril de :38 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :42

Escrito por Administrator Qua, 16 de Abril de :38 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :42 Dieta Comer bem, sem sal e com a quantidade de água ajustada, é o grande trunfo do paciente em hemodiálise. Quem consegue isso é um felizardo. Por isso, informe-se com seu médico o que pode e o que não

Leia mais

1. O QUE É O ENALAPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA LAREQ E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É O ENALAPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA LAREQ E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Enalapril + Hidroclorotiazida Lareq 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Maleato de enalapril + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes de tomar este

Leia mais

Cozaar (losartana potássica), MSD. Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 50 mg 100 mg

Cozaar (losartana potássica), MSD. Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 50 mg 100 mg Cozaar (losartana potássica), MSD Comprimidos revestidos 50 mg 100 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO COZAAR (losartana potássica), MSD APRESENTAÇÕES COZAAR é apresentado na forma de comprimidos revestidos

Leia mais

losartana potássica Merck S/A Comprimidos revestidos 50 mg

losartana potássica Merck S/A Comprimidos revestidos 50 mg losartana potássica Merck S/A Comprimidos revestidos 50 mg losartana potássica Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 50 mg em embalagens com 30 comprimidos.

Leia mais

Candemed. Candesartana cilexetila. Germed Farmacêutica Ltda. comprimido. 8, 16 e 32 mg

Candemed. Candesartana cilexetila. Germed Farmacêutica Ltda. comprimido. 8, 16 e 32 mg Candemed Candesartana cilexetila Germed Farmacêutica Ltda comprimido 8, 16 e 32 mg Candemed Candesartana Cilexetila I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Comprimidos 8mg, 16mg e 32mg. Embalagens contendo 20,

Leia mais

losartana potássica Comprimido revestido 50mg

losartana potássica Comprimido revestido 50mg losartana potássica Comprimido revestido 50mg losartana potássica Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido revestido 50mg Embalagens contendo 30, 60 e 75 comprimidos revestidos.

Leia mais

Lisinopril + Hidroclorotiazida Jaba 20 mg + 12,5 mg Comprimidos

Lisinopril + Hidroclorotiazida Jaba 20 mg + 12,5 mg Comprimidos FOLHETO INFORMATIVO Lisinopril + Hidroclorotiazida Jaba 20 mg + 12,5 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso

Leia mais

Venoruton cápsula 300 mg

Venoruton cápsula 300 mg Venoruton cápsula 300 mg Venoruton rutosídeos Embalagem contendo 8, 20, 30 ou 60 cápsulas USO ORAL USO ADULTO Composição - Cada cápsula de VENORUTON contém 300 mg de rutosídeos. Excipientes - polietilenoglicol

Leia mais

TORLÓS. losartana potássica. Comprimido revestido - 50 mg Comprimido revestido mg

TORLÓS. losartana potássica. Comprimido revestido - 50 mg Comprimido revestido mg TORLÓS losartana potássica Comprimido revestido - 50 mg Comprimido revestido - 100 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 TORLÓS losartana potássica I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Valsartan

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Valsartan Folheto Informativo: Informação para o utilizador Valsartan Bluesar 320 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Viver com Rins Poliquísticos

Viver com Rins Poliquísticos Viver com Rins Poliquísticos Folheto informativo para pacientes com Doença Poliquística Renal Autossómica Dominante (DPRAD) adpkd.com 1 Índice Introdução Introdução...3 O que são os Rins Poliquísticos?...4

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais