Farmacologia. Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Farmacologia. Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos."

Transcrição

1

2 Farmacologia Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos.

3 Farmacologia Conceitos Básicos: Fármaco: Uma substância química definida, com propriedades ativas, produzindo efeito terapêutico e que é o princípio ativo do medicamento. Droga: Qualquer substância capaz de produzir alteração em uma determinada função biológica através de suas ações químicas. Medicamento: Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente, em associação com adjuvantes farmacotécnicos. Remédio: São cuidados que se utiliza para curar ou aliviar os sintomas das doenças, como um banho morno, uma bolsa de água quente, uma massagem, um medicamento, entre outras coisas

4 Divisões: Farmacologia Farmacologia Geral: Estuda os conceitos básicos e comuns a todos os grupos de drogas. Farmacologia Aplicada: Ocupa-se dos fármacos reunidos em grupos de ação farmacológica similar. Farmacodinâmica: Atende aos estudos sobre: Local de ação, mecanismo de ação, ações e efeitos, efeitos terapêuticos e efeitos tóxicos de uma droga. Considerada a base da farmacoterapia. Farmacocinética: Atende aos estudos sobre: Vias de administração, absorção, distribuição, metabolismo ou biotransformação e excreção de uma droga.

5 Divisões: Farmacologia Farmacotécnica: Ocupa-se da preparação de das formas farmacêuticas sob as quais os medicamentos são administrados: cápsulas, comprimidos, suspenções etc. Farmacognosia: Estuda a origem, as características, a estrutura, e composição química das drogas no seu estado natural sob a forma de órgãos ou organismos vegetais e animais, assim como seus extratos. Farmacoterapia: Orientação do uso racional de medicamentos. Farmacologia Clínica: Preocupa-se com os padrões de eficácia e segurança da administração de medicamentos ao homem, através do conhecimento das características farmacológicas dos fármacos.

6 O sucesso terapêutico do tratamento de doenças em humanos depende de bases farmacológicas que permitam a escolha do medicamento correto, de forma científica e racional. Mais do que escolher o fármaco adequado ( certo ) visando reverter, atenuar ou prevenir um determinado processo patológico, também é necessário selecionar o mais adequado às características fisiopatológicas, idade, sexo, peso corporal e raça do paciente. Como a intensidade dos efeitos, terapêuticos ou tóxicos, dos medicamentos depende da concentração alcançada em seu sítio de ação, é necessário garantir que o medicamento escolhido atinja, em concentrações adequadas, o órgão ou sistema suscetível ao efeito benéfico requerido. Para tal é necessário escolher doses que garantam a chegada e a manutenção das concentrações terapêuticas junto aos sítios moleculares de reconhecimento no organismo, também denominados sítios receptores. O estabelecimento de esquemas posológicos padrões e de seus ajustes na presença de situações fisiológicas (idade, sexo, peso, gestação), hábitos do paciente (tabagismo, ingestão de álcool) e algumas doenças (insuficiência renal e hepática) é orientado por informações provenientes:

7 Definição: É a ciência que estuda o movimento dos medicamentos no organismo e de que maneira os mecanismos fisiológicos atuam nos fármacos

8 Definição: É a Ação do Organismo no Fármaco.

9 Movimentos: 1. Absorção 2. Distribuição 3. Metabolismo (Biotransformação) 4. Excreção Farmacocinética ABSORÇÃO Eliminação DISTRIBUIÇÃO METABOLISMO ELIMINAÇÃO

10 Movimentos: Farmacocinética

11 Movimentos: 1. Absorção: É o primeiro movimento do fármaco em direção ao sítio de ação que é a passagem do fármaco do local de sua administração para a corrente sanguínea (Plasma Sanguíneo). A importância do processo de absorção reside essencialmente, na determinação do período entre a administração do fármaco e o aparecimento do efeito farmacológico, bem como na determinação das doses e escolha da via de administração do medicamento.

12 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: O fármaco para ser Absorvido necessita atravessar as membranas biológicas: Epitélio gástrico e intestinal Membranas plasmáticas celulares Endotélios vasculares

13 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas:

14 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia Processos Ativos: Com Gasto de Energia

15 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia: Difusão Simples: fármacos lipossolúveis e a favor de um gradiente de concentração. Difusão por Poros (Filtração): fármacos hidrossolúveis e de pequeno tamanho. Ocorre através de verdadeiros canais aquosos proteicos, que envolve um fluxo de água que arrasta o soluto (fármaco) a partir de uma pressão hidrostática ou osmótica através da membrana. Também denominada de Difusão Aquosa. Difusão Facilitada: o fármaco atravessa a membrana ligado em um carreador proteico, a favor de um gradiente de concentração. Este transporte é mais rápido que a difusão simples.

16 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia:

17 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia:

18 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia:

19 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia:

20 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Passivos: Sem Gasto de Energia:

21 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Ativos: Com Gasto de Energia: Transporte Ativo: o fármaco atravessa a membrana ligado em um carreador proteico, contra um gradiente de concentração ocorre, portanto, gasto de energia (ATP). São passíveis do Efeito de Competição. Endocitose: Fagocitose / Pinocitose Exocitose

22 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas: Processos Ativos: Com Gasto de Energia:

23 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas:

24 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas

25 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas

26 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas:

27 Movimentos: 1. Absorção: Transporte Através das Membranas:

28 Movimentos: 1. Absorção: Fatores que influenciam a absorção: Solubilidade da droga Ionização da droga Concentração da droga Circulação sanguínea local Forma farmacêutica e taxa de dissolução Área de superfície de absorção Tempo de contato com a superfície de absorção

29 Movimentos: 1. Absorção: Propriedades das drogas: Biodisponibilidade Efeito de primeira passagem Bioequivalência Farmacocinética

30 Movimentos: 1. Absorção: Propriedades das drogas: Biodisponibilidade: indica a fração do fármaco que chega à circulação sanguínea após a administração por qualquer via. Considera-se a absorção e a degradação do fármaco. Apenas na via de administração Intravenosa/Endovenosa (IV/EV) é que a biodisponibilidade do fármaco é de 100%.

31 Movimentos: 1. Absorção: Propriedades das drogas: Efeito de primeira passagem: é quando o fármaco sofre um metabolismo no fígado antes de alcançar a circulação sanguínea. Sendo assim o fármaco sofre uma mortificação hepática antes de atingir seus órgãos-alvos. Este efeito tem implicações importantes na biodisponibilidade do fármaco, determinando a melhor dose e via de administração.

32 Movimentos: 1. Absorção: Propriedades das drogas: Bioequivalência: dois fármacos comportam-se de modo semelhante, contendo os mesmos ingredientes ativos, a mesma concentração, dosagem e via de administração. Relaciona o medicamento genérico e seu respectivo medicamento de referência (aquele para o qual foi efetuada pesquisa clínica para comprovar sua eficácia e segurança antes do registro) apresentam a mesma biodisponibilidade no organismo. Assegurando que o medicamento genérico é equivalente terapêutico do medicamento de referência, ou seja, que apresenta a mesma eficácia clínica e a mesma segurança em relação ao original do ensaio clínico. O teste de equivalência farmacêutica é realizado "in vitro" (não envolve seres humanos), por laboratórios de controle de qualidade habilitados pela ANVISA.

33 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: A. Vias Digestivas B. Vias Transmucosas C. Vias Parenterais D. Via Transcutâneas Farmacocinética

34 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: A. Vias Digestivas: Via Oral (VO) Via Retal (VR) Farmacocinética

35 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: A. Vias Digestivas: Via Oral (VO) Vantagens: o Mais comum; o Mais segura; o Mais cômoda; o Menos traumática. Farmacocinética Desvantagens: o Irritação da mucosa ou vômito; o Destruição do fármaco; o Cooperação do paciente; o Sofre efeito de primeira passagem.

36 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: A. Vias Digestivas: Via Retal (VR) Vantagens: o Usado para drogas de efeito local e sistêmico; o Pacientes com vômitos; o Pacientes inconscientes ou incapazes de tomar medicamentos por via oral; o Apenas 50% sofre efeito de primeira passagem. o A droga não pode ser destruída por enzimas digestivas. Desvantagens: o Drogas que causam irritação da mucosa; o Absorção pode ser irregular e incompleta.

37 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: B. Vias Transmucosas: Via Sublingual (SL) Via Pulmonar (Inalatória) Via Conjuntival (Mucosa Conjuntival) Via Nasal (Mucosa nasal) Via Vaginal (Mucosa Vaginal)

38 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: B. Vias Transmucosas: Via Sublingual (SL) Resposta rápida; Pequena área de absorção; Não há efeito de primeira passagem; Não sofre ação do ph gástrico.

39 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: B. Vias Transmucosas: Via Pulmonar (Inalatória) Vantagens: o Drogas voláteis e gasosas; o Via de administração e eliminação; o Não sofre efeito de primeira passagem; o Aplicação local em doenças pulmonares; o Grande superfície de absorção; o Rica vascularização pulmonar; o Membranas entre o ar alveolar e os capilares são de fácil travessia. o Absorção rápida. Desvantagens: o Díficil regular a dose; o Absorção sistêmica parcial de drogas de ação local.

40 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: B. Vias Transmucosas: Via Conjuntival (Mucosa Conjuntival) Efeitos locais no olho através do epitélio do saco conjuntival; Drogas podem apresentar absorção sistêmica parcial, com efeitos colaterais. Via Nasal (Mucosa nasal): evitam injeções frequentes. Exs: cocaína e heroína, ADH, calcitonina. Via Vaginal (Mucosa Vaginal): Apresenta membrana biológica de fácil travessia, capaz de absorver drogas.

41 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: C. Vias Parenterais: Via Endovenosa (EV) Via Intramuscular (IM) Via Subcutânea (SC) Via Intratecal (Via Subaracnóidea)

42 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: C. Vias Parenterais: Vantagens: o Úteis em emergências; o A droga atinge o local de ação mais rapidamente, produzindo uma resposta rápida; o A dose é administrada com muita precisão; o Pacientes inconscientes e pacientes incapazes de reter medicamentos na boca. Desvantagens: o Requer formulação estéril e assepsia; o Mais traumática; o Auto-aplicação.

43 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: C. Vias Parenterais: Via Endovenosa (EV) Vantagens: o Não há absorção e biodisponibilidade é prevesível; o Grandes volumes e substâncias irritantes; o Acesso rápido e direto. Desvantagens: o Efeitos tóxicos mais rápidos; o Sem retorno; o Veia mantida é porta de entrada; o Efeitos sobre componentes sanguíneos: hemólise ou proteínas.

44 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: C. Vias Parenterais: Via Intramuscular (IM) Absorção variável local e fluxo sanguíneo; Substâncias irritantes e oleosas; Dor.

45 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: C. Vias Parenterais: Via Subcutânea (SC) Absorção lenta e constante efeito mantido; Substâncias insolúveis; Pequenos volumes e substâncias não irritantes.

46 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: C. Vias Parenterais: Via Intratecal (Via Subaracnóidea) É a injeção de uma substância no espaço subaracnóide através de uma agulha de punção lombar; Evita barreira hematoencefálica (BHE); Para tratamento de leucemias, produzir anestesia regional, administração de antibióticos ou de analgésicos opiáceos.

47 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: D. Via Transcutâneas Via Cutânea (Tópica) Via Transdérmica (Adesivo)

48 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: D. Via Transcutâneas Via Cutânea (Tópica) Pequena absorção pela pele intacta, devido à sua camada queratinizada; Absorção proporcional à lipossolubilidade e área aplicada; Métodos para alterar a absorção.

49 Movimentos: 1. Absorção: Vias de Administração: D. Via Transcutâneas Via Transdérmica (Adesivo) Útil para aplicação de drogas lipossolúveis; Permite rápida retirada.

50 Movimentos: 1. Absorção: Farmacocinética

51 Movimentos: 2. Distribuição: Após a absorção, a droga deve ser capaz de chegar ao seu local de ação, seu tecido-alvo. As drogas devem, portanto, atravessar as barreiras existentes entre os diferentes compartimentos: Compartimento Intravascular Líquido Intersticial (Fluido Extracelular) Compartimento Intracelular

52 Movimentos: 2. Distribuição: Existem algumas barreiras específicas determinadas para proteger estruturas nobres da ação dos fármacos: Sistema Nervoso: Barreira Hematoencefálica (BHE) Placenta: Barreira Placentária Testículo: Barreira Hematotesticular (BHT)

53 Movimentos: 2. Distribuição: Fatores que influenciam a distribuição: Fluxo sanguíneo tecidual Propriedades físico-químicas do fármaco (taxa de difusão) Ligação em estruturas celulares e teciduais criando reservatórios do fármaco (proteínas de membrana celulares, ácidos nucleicos, polipeptídios e polissacarídeos) Volume de distribuição Meia-vida biológica (t 1/2 ) Ligação a proteínas plasmáticas

54 Movimentos: 2. Distribuição: Fatores que influenciam a distribuição: Ligação a Proteínas Plasmáticas: Fração Livre: Não está ligada as Proteínas Plasmáticas Fração Ligada: Está ligada às Proteínas Plasmáticas o Albumina: fármacos ácido o Alfa1-glicoproteínas: fármacos básicos Uma vez que as proteínas não passam através das paredes capilares, a ligação do fármaco às proteínas pode retê-lo no espaço vascular por um determinado tempo. A fração do fármaco não ligado é que atravessará as membranas tornando-se disponível para interações com receptores, ou seja, é ela que exercerá o efeito farmacológico sendo, assim, chamada de Fração Farmacologicamente Ativa. Já a ligada é considerada a Fração Farmacologicamente Inativa.

55 Movimentos: 2. Distribuição: Fatores que influenciam a distribuição: Ligação a Proteínas Plasmáticas: Fração Livre: Fração Farmacologicamente Ativa. Fração Ligada: Farmacologicamente Inativa.

56 Movimentos: 2. Distribuição: Fatores que influenciam a distribuição: Ligação a Proteínas Plasmáticas: A interação do fármaco com a proteína plasmática é um processo rapidamente reversível e, à medida que o fármaco não ligado difunde-se dos capilares para os tecidos, mais fármaco ligado dissocia-se da proteína até que seja alcançado um equilíbrio, onde há concentrações relativamente constantes de forma ligada e não ligada. É uma interação dinâmica, em que complexos continuamente se formam e se desfazem. O Complexo Fármaco-Proteína além de ser farmacologicamente Inativo, não é metabolizado e eliminado, portanto age como um reservatório temporário na corrente sanguínea retardando a chegada de fármacos aos órgãos alvo e sítios de eliminação.

57 Movimentos: 2. Distribuição: Fatores que influenciam a distribuição: Ligação a Proteínas Plasmáticas:

58 Movimentos: 2. Distribuição: Fatores que influenciam a distribuição: Ligação a Proteínas Plasmáticas: Os sítios proteicos de ligação de fármacos no plasma são passíveis de saturação, mas geralmente isso não ocorre porque há abundância de sítios de ligação. A variação na concentração das proteínas plasmáticas pode influenciar a relação entre fração livre/fração ligada: hipoalbuminemia: cirrose, síndrome nefrótica, desnutrição grave, idoso, gestação. Competição entre os fármacos pelo sítio proteico: o de maior afinidade desloca o de menor afinidade. Fármacos podem alterar a estrutura das proteínas plasmáticas alterando a afinidade da proteína por outros fármacos (Ex: AAS: acorre a acetilação do resíduo lisina da molécula da albumina) Os fármacos competem entre si e também competem com as substâncias endógenas pelo sítio de ligação proteica.

59 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação É a alteração química sofrida pelo fármaco no organismo que também participa da regulação dos níveis plasmáticos dos fármacos. É a Ação Enzimáticas de Enzimas Específicas e/ou Inespecíficas, através de Processos Químicos (Reações Químicas), sobre os fármacos resultando nos produtos da biotransformação do fármaco que é denominado de Metabólito.

60 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação

61 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a Biotransformação Fatores que Afetam a Velocidade da Biotransformação:

62 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a Biotransformação Características da Enzimas Processos Químicos (Reações Químicas) Características dos Metabólitos

63 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a Biotransformação: Características da Enzimas: Sistema Enzimático o Órgãos Metabolizadores do fármacos: As enzimas estão presentes em todos os tecidos do organismo: Fígado Pulmões Rins Supra-renais Pele Tecido Nervoso Intestino delgado

64 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a Biotransformação: Características da Enzimas: Sistema Enzimático o Fração Solúvel: Desidrogenase (oxidação) Esterases (hidrólise) Amidases (hidrólise) Proteases (hidrólise) Transferases (conjugação) o Sistema Mitocondrial: Monoamino oxidase: MAO (oxidação) Diamino oxidase: DAO (oxidação) o Sistema Microssomal: retículo endoplasmático liso Citocromos P450 (oxidação) NADH-citocromo P450 redutase (redução)

65 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a biotransformação: Processos Químicos: Reações Químicas o Fase 1: catabólicas Alteram a reatividade química Aumenta a solubilidade aquosa: hidrossolúvel Oxidação, Redução Hidrólise o Fase 2: anabólicas Aumenta ainda mais a solubilidade em água: hidrossolúvel Conjugação Acetilação

66 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a Biotransformação: Características dos Metabólitos o Forma Inativa do fármaco o Forma Ativada do fármaco (codeína em morfina) o Formas do fármaco mais tóxicas o Fármaco mais Polar o Fármaco mais hidrossolúvel o Fármaco mais facilmente excretado do organismo

67 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores Relacionados com a Biotransformação: Características dos Metabólitos

68 Movimentos: 3. Biotransformação: Eliminação Fatores que Afetam a Velocidade da Biotransformação: Concentração das Enzimas: Citocromo P450 Afinidade pelo fármaco Competição entre o fármaco e substâncias endógenas Fatores Genéticos Fatores Fisiológicos Fatores Ambientais Inibição do Sistema Enzimático Indução do Sistema Enzimático

69 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação É passagem do fármaco da circulação sanguínea para o meio externo. É através deste movimento que os fármacos são efetivamente removidos do organismo. As leis gerais de transporte através das membranas também se aplicam na Excreção, entretanto no Sentido Contrário dos movimentos de absorção e distribuição.

70 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Órgãos Excretores dos Fármacos Processos de Excreção Renal dos Fármacos Fatores que Influencia a Excreção Renal dos Fármacos Processo de Excreção Entérica

71 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Órgãos Excretores dos Fármacos: São denominados de Vias de Excreção ou Emunctórios: Rins: principal via excretoras dos metabólitos hidrossolúveis, através da urina. Pulmões: principal via excretoras de metabólitos voláteis, através da expiração. Tubo Digestivo: fármacos metabolizados pelo fígado, através das fezes e biles. Mamas: através do leite materno Glândulas exógenas: através do suor, da lágrima e da saliva. Pele e cabelo

72 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular Secreção Tubular Ativa Reabsorção Tubular Passiva

73 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron

74 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron

75 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron

76 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Inicia no plasma sanguíneo, atravessa os minúsculos poros dos capilares glomerulares e da camada visceral da cápsula de Bowman, passando para o espaço urinário, situado entre as duas camadas da cápsula de Bowman, continuando seu percurso pelo túbulo renal. É um processo passivo que depende de dois tipos de forças antagônicas: Pressão Hidrostática: pressão de líquido em cada compartimento Pressão Coloidosmótica: é o poder de absorção de água pelas proteínas presentes no plasma, que em virtude do seu tamanho não lhe é permitido atravessar as paredes dos capilares glomerulares, sendo assim retém líquidos no sangue.

77 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: É o processo no qual não ocorre a passagem de matéria particulada e materiais coloidais (proteínas e lipídeos) e as células sauguineas, mas ocorre a passagem de solutos de pequenas dimensões moleculares (solutos cristaloides), pequenos íons e a água pela barreira de filtração do glomérulo renal. Portanto, a Fração de Fármaco Ligada em proteína não é Excretada.

78 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Membrana Glomerular

79 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Membrana Glomerular A. As células endoteliais do glomérulo: 1.poro (fenestra). B. Membrana basal glomerular: 1.lâmina rara interna 2.lâmina densa 3.lâmina rara externa C. Podócitos: 1.proteína enzimática e estrutural 2.fenda de filtração 3.diadragma

80 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Membrana Glomerular

81 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Membrana Glomerular

82 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Membrana Glomerular

83 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: Membrana Glomerular

84 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular: A quantidade de fármaco que será filtrado, bem como a velocidade de filtração do fármaco para ser excretado depende: Fração do Fármaco ligada as Proteínas Plasmáticas Taxa de Filtração Glomerular Fluxo Plasmático Renal

85 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Secreção Tubular Ativa: É o mecanismo mais efetivo para a eliminação renal da substância. As células dos túbulos transportam ativamente certas substâncias do plasma para a urina tubular. Neste local, a transferência das drogas ocorre contra um gradiente de concentração, pois as drogas tornam-se mais concentradas no interior da luz tubular. Há necessidade de uma proteína carreadora, que pode depurar uma substância quando sua maior parte está associada às proteínas plasmáticas. A secreção Tubular ocorre ao nível dos Túbulo Contorcido Distais

86 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Reabsorção Tubular Passiva: Na maior parte das vezes é um processo passivo, ou seja, a favor de um gradiente de concentração, com as substâncias deixando o filtrado glomerular para atravessar as células tubulares e alcançar o plasma novamente. Somente as substâncias lipossolúveis são capazes de fazê-lo. A Reabsorção Tubular Passiva ocorre ao nível do Túbulo Contorcido Proximal

87 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processos de Excreção Renal dos Fármacos: Ocorre na Unidade Anatomofisiológica dos Rins: Néfron Filtração Glomerular:

88 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Fatores que Influencia a Excreção Renal dos Fármacos: São os fatores Fisiológicos ou Patológicos que afetem a Função Renal, influenciando decisivamente na excreção do fármaco pela via urinária. Entre os Fatores Patológicos o mais importante é a Insuficiência Renal. E entre os Fatores Fisiológicos a Idade é o mais importante. O que determina a velocidade de excreção dos fármacos pelos rins é a Depuração ou Clearance, que consiste em medir a quantidade absoluta de uma substância excretada pelos rins em 1 minuto, relacionando-a com a sua concentração plasmática. O Clearance é usado universalmente para indicar a remoção completa de determinada substância de um volume específico de sangue na unidade de tempo.

89 Movimentos: 4. Excreção: Eliminação Processo de Excreção Entérica: Alguns fármacos quando no fígado, as células hepáticas podem transferir o fármaco para a bile, sendo, posteriormente, lançadas no intestino. Eventualmente, estes fármacos podem ser reabsorvidos pela Circulação êntero-hepática, promovendo um ciclo de movimento de fármaco, criando um reservatório circulante, que pode prolongar a ação do fármaco.

Dose da droga administrada ABSORÇÃO Concentração da droga na circulação sistêmica DISTRIBUIÇÃO ELIMINAÇÃO Droga nos tecidos de distribuição FARMA- COCINÉ- TICA FARMACOCINÉTICA Concentração da droga no

Leia mais

Concentração no local do receptor

Concentração no local do receptor FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA O que o organismo faz sobre a droga. FARMACODINÂMICA O que a droga faz no organismo. RELAÇÕES ENTRE FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA DROGA ORGANISMO FARMACOCINÉTICA Vias

Leia mais

2 - Biodisponibilidade. Biodisponibilidade Velocidade e extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração

2 - Biodisponibilidade. Biodisponibilidade Velocidade e extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração 2 - Biodisponibilidade TOXICOCINÉTICA Biodisponibilidade Velocidade e extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração Fator de Biodisponibilidade (F) Fração da dose administrada

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br CONCEITOS ABSORÇÃO Passagem da droga do local de administração p/ a corrente sangüínea FÍGADO TGI METABOLISMO PLASMA PULMÃO RIM METABOLISMO

Leia mais

ESTUDO DA FARMACOLOGIA Introdução - Parte II

ESTUDO DA FARMACOLOGIA Introdução - Parte II NESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP ESTUDO DA FARMACOLOGIA Introdução - Parte II A Terapêutica é um torrencial de Drogas das quais não se sabe nada em um paciente de que

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br EXEMPLOS DE ESQUEMAS COMPARTIMENTAIS DO CORPO TGI COMPARTIMENTO CENTRAL CÉREBRO FÍGADO ELIMINAÇÃO METABÓLICA EXCREÇÃO RENAL OUTROS

Leia mais

9/9/2008 CONSIDERAÇÕES GERAIS. Toxicidade. Faixa terapêutica. Concentrações sub-terapêuticas. - Não sofre efeito de primeira passagem

9/9/2008 CONSIDERAÇÕES GERAIS. Toxicidade. Faixa terapêutica. Concentrações sub-terapêuticas. - Não sofre efeito de primeira passagem CONSIDERAÇÕES GERAIS Princípios de Farmacologia: Farmacocinética Farmacodinâmica Concentração plasmática Toxicidade Faixa terapêutica Concentrações sub-terapêuticas Tempo VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Leia mais

REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL

REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Referências Bioquímica Clínica M A T Garcia e S Kanaan Bioquímica Mèdica J W Baynes e M H Dominiczack Fundamentos

Leia mais

André Montillo

André Montillo André Montillo www.montillo.com.br Farmacologia Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. O sucesso terapêutico do tratamento de doenças

Leia mais

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...)

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...) Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4 2-, K +, Mg 2+, etc...) Regulação do equilíbrio hidrossalino e da pressão arterial; Regulação do ph sanguíneo (H +, HCO 3- ); Síntese

Leia mais

Generalidades sobre Farmacologia. L. C. Lucio Carvalho

Generalidades sobre Farmacologia. L. C. Lucio Carvalho Generalidades sobre Farmacologia L. C. Lucio Carvalho Ciência que estuda os fármacos. Sua Fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa (RAM) Farmacologia

Leia mais

SISTEMA URINÁRIO. Prof. Me. Leandro Parussolo

SISTEMA URINÁRIO. Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA URINÁRIO Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA URINÁRIO Conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela filtração do sangue e consequente formação da urina; É o principal responsável pela eliminação

Leia mais

Resumo Aula 1 e 2- Introdução à Farmacologia e Princípios de Farmacologia. Farmacocinética: estuda o que o organismo faz com o fármaco;

Resumo Aula 1 e 2- Introdução à Farmacologia e Princípios de Farmacologia. Farmacocinética: estuda o que o organismo faz com o fármaco; Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 1 e 2- Introdução à Farmacologia e Princípios de Farmacologia Farmacocinética: estuda o que o organismo faz com o fármaco; Farmacodinâmica:

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA RENAL 01. A sudorese (produção de suor) é um processo fisiológico que ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor ou quando realizamos uma atividade

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados Regulação osmótica SISTEMA URINÁRIO HUMANO adrenal Veia cava

Leia mais

União de Ensino Superior de Campina Grande Curso Fisoterapia Disciplina: Farmacologia Vias de Administração de Fármacos

União de Ensino Superior de Campina Grande Curso Fisoterapia Disciplina: Farmacologia Vias de Administração de Fármacos União de Ensino Superior de Campina Grande Curso Fisoterapia Disciplina: Farmacologia Vias de Administração de Fármacos Yanna C. F. Teles yannateles@gmail.com FARMACOCINÉTICA Estuda o caminho que os fármacos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIFERENTES VIAS DRUG ADMINISTRATION: ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF DIFFERENT WAYS

ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIFERENTES VIAS DRUG ADMINISTRATION: ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF DIFFERENT WAYS ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DIFERENTES VIAS DRUG ADMINISTRATION: ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF DIFFERENT WAYS MONTANHA, Francisco Pizzolato Docente do curso de Medicina

Leia mais

Medicamento O que é? Para que serve?

Medicamento O que é? Para que serve? Medicamento O que é? Para que serve? Os Medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei nº

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

Membranas biológicas. Profa Estela Rossetto

Membranas biológicas. Profa Estela Rossetto Membranas biológicas Profa Estela Rossetto Membranas Biológicas Delimitam e permitem trocas entre compartimentos http://www.accessexcellence.org/rc/vl/gg/pmembranes.html Composição e Estrutura Lipídios

Leia mais

Farmacologia Formas farmacêuticas e administração

Farmacologia Formas farmacêuticas e administração PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Biologia Farmacologia Formas farmacêuticas e administração Prof. Raimundo Jr, M.Sc Desenvolvimentos dos fármacos 1. Síntese

Leia mais

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS CITOPLASMA Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: Biologia e Histologia São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

Tema 06: Proteínas de Membrana

Tema 06: Proteínas de Membrana Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Tema 06: Proteínas de Membrana Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Proteínas de Membrana Visão Geral das Proteínas

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE Profª Sandra Carvalho A carne magra: 75% de água 21 a 22% de proteína 1 a 2% de gordura 1% de minerais menos de 1% de carboidratos A carne magra dos diferentes animais de abate

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA. Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral)

MEMBRANA PLASMÁTICA. Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral) MEMBRANA PLASMÁTICA Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral) ESTRUTURA DA MEMBRANA Formada por fosfolipídios e (nas animais

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia

TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 64823 MICROBIOLOGIA GERAL 17/34 ODONTOLOGIA MICROBIOLOGIA

Leia mais

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA. Luis Eduardo Maggi

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA. Luis Eduardo Maggi TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA Luis Eduardo Maggi Tipos de Transporte Passivo Difusão simples Difusão facilitada Osmose Ativo Impulsionado pelo gradiente iônico Bomba de Na/K Em Bloco Endocitose: (Fagocitose,

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA PROFESSORA RENATA BASSANI

MEMBRANA PLASMÁTICA PROFESSORA RENATA BASSANI MEMBRANA PLASMÁTICA PROFESSORA RENATA BASSANI MEMBRANA PLASMÁTICA Funções Composição Química Propriedades Proteção Lipídeos Elasticidade Permeabilidade Seletiva Proteínas Regeneração MODELO ATUAL: MOSAICO

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO Excreção Mecanismo pelo qual os seres vivos recolhem seu lixo celular, como a amônia (NH 3 ), CO 2, água e sais. Desta forma, os seres vivos mantém a homeostase, isto

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA (Modelos da Ultra-Estrutura)

MEMBRANA PLASMÁTICA (Modelos da Ultra-Estrutura) MEMBRANA PLASMÁTICA (Modelos da Ultra-Estrutura) A membrana plasmática é uma estrutura altamente diferenciada, que delimita a célula e lhe permite manter a sua individualidade relativamente ao meio externo.

Leia mais

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal FARMACOLOGIA. Professor Bruno Aleixo Venturi

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal FARMACOLOGIA. Professor Bruno Aleixo Venturi Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal FARMACOLOGIA Professor Bruno Aleixo Venturi Farmacologia fármacon: drogas lógos: estudo É a ciência que estuda como os medicamentos

Leia mais

FISIOLOGIA COMPARATIVADA EXCREÇÃO AULA 1: EXCREÇÃO EM INVERTEBRADOS

FISIOLOGIA COMPARATIVADA EXCREÇÃO AULA 1: EXCREÇÃO EM INVERTEBRADOS FISIOLOGIA COMPARATIVADA EXCREÇÃO AULA 1: EXCREÇÃO EM INVERTEBRADOS Tipos de órgão excretor Vacúolo contrátil(protozoários e Porífera) Nefrídios: Protonefrídio(Vermes chatos) Metanefrídio(Oligoqueta) Nefrídio(Moluscos)

Leia mais

Sistema tampão. Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada HA A - + H +

Sistema tampão. Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada HA A - + H + Sistema tampão Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada HA A - + H + Quando se adiciona um ácido forte na solução de ácido fraco HX X - + H + HA A - H + X - H + H + HA A

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Introdução à Filtração Glomerular Regulação do Fluxo Sanguíneo Renal Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento

Leia mais

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi Sistemas Excretores Definição Para manutenção da vida de um organismo animal, todo alimento e substancia que são digeridas, as células absorvem os nutrientes necessários para o fornecimento de energia.

Leia mais

A MEMBRANA PLASMÁTICA

A MEMBRANA PLASMÁTICA A MEMBRANA PLASMÁTICA Prof. André Maia Conceito É uma membrana lipoprotéica, semipermeável que envolve a célula, separando-a do meio exterior. Funções da membrana proteção mecânica (contra choques físicos)

Leia mais

Digestão extra-celular

Digestão extra-celular Digestão extra-celular Na maioria dos seres heterotróficos multicelulares a digestão realiza-se fora das células, digestão extracelular, podendo ocorrer fora do corpo, digestão extracorporal, como nos

Leia mais

Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática. Vejamos abaixo:

Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática. Vejamos abaixo: MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES MEMBRANA PLASMÁTICA A membrana plasmática é constituída de uma camada dupla de lipídeos. Nesta camada, existem moléculas de proteínas encaixadas. Essas moléculas de proteínas

Leia mais

Genéricos - Guia Básico. Autor: Cesar Roberto CRF-RJ: 7461

Genéricos - Guia Básico. Autor: Cesar Roberto CRF-RJ: 7461 Autor: Cesar Roberto CRF-RJ: 7461 Versão 3.00 2001 Introdução: Este guia visa a orientar o profissional farmacêutico sobre os genéricos, e como este deve proceder na hora de aviar uma receita nesta nova

Leia mais

FARMACOLOGIA FARMACOCINÉTICA

FARMACOLOGIA FARMACOCINÉTICA FARMACOLOGIA Prof. Marcelo Elias Pereira FARMACOCINÉTICA ABSORÇÃO: passagem da droga através das membranas, para alcançarem a circulação sistêmica e os locais de ação (fora ou dentro das células). A VIA

Leia mais

As proteínas transportadoras

As proteínas transportadoras As proteínas transportadoras 10 A U L A objetivos Ao final desta aula, você deverá compreender o que são: Proteínas transportadoras: carreadores e canais. Aquaporinas. Biologia Celular As proteínas transportadoras

Leia mais

Farmacocinética INTRODUÇÃO. Caso. John C. LaMattina e David E. Golan

Farmacocinética INTRODUÇÃO. Caso. John C. LaMattina e David E. Golan 3 Farmacocinética John C. LaMattina e David E. Golan Introdução Caso Barreiras Fisiológicas Membranas Biológicas Atravessando a Membrana Difusão Através da Membrana Sistema Nervoso Central Absorção Vias

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: MARIO NETO

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: MARIO NETO GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: MARIO NETO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS SÉRIE: 2º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem 1) Elabore o roteiro de estudos: a. Quais são as vias excretoras do nosso corpo? b.

Leia mais

APARELHO EXCRETOR HUMANO

APARELHO EXCRETOR HUMANO Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Aparelho Excretor Humano APARELHO EXCRETOR HUMANO O descarte dos produtos indesejáveis e a regulação hidrossalina

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

ENZIMAS. Células podem sintetizar enzimas conforme a sua necessidade.

ENZIMAS. Células podem sintetizar enzimas conforme a sua necessidade. ENZIMAS As enzimas são proteínas, catalisadores (aumenta a velocidade de uma determinada reação química) biológicos (proteínas) de alta especificidade. Praticamente todas as reações que caracterizam o

Leia mais

BIOFÍSICA MEMBRANAS BIOLÓGICAS

BIOFÍSICA MEMBRANAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA MEMBRANAS BIOLÓGICAS CÉLULA Unidade fundamental dos seres vivos Menor estrutura biológica capaz de ter vida autônoma Átomos Moléculas Estruturas supramoleculares Células tecidos órgãos Sistemas

Leia mais

Membrana Celular: Bicamada Lipídica Nutrição

Membrana Celular: Bicamada Lipídica Nutrição Membrana Celular: Bicamada Lipídica Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto FEV/2011 BICAMADA LIPÍDICA Bicamada Formada por 50% de lipídeos (latu senso); As moléculas das membranas são

Leia mais

Fluxo sanguíneo - 21% do débito cardíaco.

Fluxo sanguíneo - 21% do débito cardíaco. Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Os rins situam-se na parte dorsal do

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira Introdução A função do sistema respiratório é facilitar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas,

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

Módulo:Princípios de Farmacologia

Módulo:Princípios de Farmacologia Módulo:Princípios de Farmacologia Vias de Administração de Fármacos Prof. Dr. Ronaldo A. Ribeiro! "! # ",-( $% & ' ADMINIS TRAÇÃO COM ABSORÇÃO ABSORÇÃO ADMINIS TRAÇÃO SEM ABS ORÇÃO Memb rana Tecidos: gordura,

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA NUTRIÇÃO QUÍMICA CELULAR PROFESSOR CLERSON CLERSONC@HOTMAIL.COM CIESC MADRE CLÉLIA CONCEITO CONJUNTO DE PROCESSOS INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO SUBSTÂNCIAS ÚTEIS AO ORGANISMO ESPÉCIE HUMANA: DIGESTÃO ONÍVORA

Leia mais

METABOLISMO E EXCREÇÃO DOS FÁRMACOSF. Dep. de Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal do Ceará. Introdução

METABOLISMO E EXCREÇÃO DOS FÁRMACOSF. Dep. de Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal do Ceará. Introdução METABOLISMO E EXCREÇÃO DOS FÁRMACOSF Prof a. Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista Dep. de Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal do Ceará Introdução Farmacologia: : estuda as interações entre

Leia mais

As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica

As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica Células e Membranas As membranas são os contornos das células, compostos por uma bicamada lipídica Organelas são compartimentos celulares limitados por membranas A membrana plasmática é por si só uma organela.

Leia mais

FUNÇÃO RENAL ACADÊMICO JOSÉ DE OLIVEIRA RODRIGUES

FUNÇÃO RENAL ACADÊMICO JOSÉ DE OLIVEIRA RODRIGUES ACADÊMICO JOSÉ DE OLIVEIRA RODRIGUES A função renal é formada por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina. É constituída por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga

Leia mais

Sistemas do Corpo Humano

Sistemas do Corpo Humano Sistemas do Corpo Humano Sistema Digestório consegue energia e matéria prima. Cada órgão tem uma função específica no processo de transformação dos alimentos O QUE É UM SISTEMA????? Sistema Digestório

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof. Emerson Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm

Leia mais

Fenulife. Identificação. Peso molecular: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável

Fenulife. Identificação. Peso molecular: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável Material Técnico Fenulife Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável DCB / DCI: Não aplicável INCI: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável CAS: Não aplicável Denominação botânica: Não aplicável

Leia mais

Sistema excretor e osmorregulação

Sistema excretor e osmorregulação Sistema excretor e osmorregulação Natureza geral e desenvolvimento dos rins São os órgãos excretores dos adultos Outros órgãos que realizam esta função: brânquias, pulmões, pele e glândulas produtoras

Leia mais

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

Sistema Urinário. Profe. Cristiane Rangel 8º ano Ciências

Sistema Urinário. Profe. Cristiane Rangel 8º ano Ciências Sistema Urinário Profe. Cristiane Rangel 8º ano Ciências O sistema urinário ANTONIA REEVE / SCIENCE PHOTO LIBRARY O rim foi o primeiro órgão vital a ser transplantado com sucesso em pessoas. Qual a função

Leia mais

Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água

Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água Antes de falarmos sobre Osmose Reversa, precisamos entender o que é Osmose. Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA FISIOLOGIA ANIMAL II AULA 4 PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES CAETANA CARVALHO, PAULO SANTOS 2006 1 INTRODUÇÃO As

Leia mais

Aula 9 Sistema digestório

Aula 9 Sistema digestório Aula 9 Sistema digestório Os alimentos fornecem nutrientes para construção de estruturas celulares e, ainda, liberação de energia para as atividades celulares. A função da digestão é converter os alimentos

Leia mais

PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína

PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína MODELO DE TEXTO DE BULA PROCTO-GLYVENOL tribenosídeo + lidocaína TRATAMENTO LOCAL DAS HEMORRÓIDAS Formas farmacêuticas, via de administração e apresentações: Supositórios. Embalagens com 5 ou 10 supositórios.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: SISTEMAS HUMANOS: EXCRETOR E CIRCULATÓRIO Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. Coloque C ou E e corrija se necessário: ( ) Os rins recebem sangue

Leia mais

12/11/2012. Matriz Transdérmica à Base de Biopolímeros e Potenciadores Naturais de Permeação para Incorporação de Fármacos.

12/11/2012. Matriz Transdérmica à Base de Biopolímeros e Potenciadores Naturais de Permeação para Incorporação de Fármacos. Matriz Transdérmica à Base de Biopolímeros e Potenciadores Naturais de Permeação para Incorporação de Fármacos. Mestranda - Rosana Mírian Barros Mendes Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas/UFPI

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO PARA REGISTRO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO

REGULAMENTO TÉCNICO PARA REGISTRO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO MERCOSUL/GMC/RES. Nº 3/97 REGULAMENTO TÉCNICO PARA REGISTRO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 11/93 e 91/93 do Grupo

Leia mais

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Leia mais

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Questão 1 (UFMA) Das estruturas abaixo relacionadas, qual a alternativa que não está presente na célula

Leia mais

Administração de Medicamentos. Professora Daniele Domingues dani.dominguess@gmail.com

Administração de Medicamentos. Professora Daniele Domingues dani.dominguess@gmail.com Professora Daniele Domingues dani.dominguess@gmail.com FATORES QUE DETERMINAM A ESCOLHA VIA Tipo de ação desejada Rapidez de ação desejada Natureza do medicamento CLASSIFICAÇÃO Enterais Parenterais Tópica

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Farmacologia Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Paulo Roberto 1 FARMACOLOGIA 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA. Profª. Juliana Delatim Simonato Rocha Lab. de Ecofisiologia Animal LEFA - CIF/CCB

INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA. Profª. Juliana Delatim Simonato Rocha Lab. de Ecofisiologia Animal LEFA - CIF/CCB INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA Profª. Juliana Delatim Simonato Rocha Lab. de Ecofisiologia Animal LEFA - CIF/CCB 1 Fisiologia é... Literalmente... Conhecimento da natureza O estudo do funcionamento dos organismos

Leia mais

ANEXO I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado

ANEXO I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado ANEXO I Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado Conclusões científicas - Síndrome de abstinência: Ocorreram 54 casos de arrepios com Effentora/Actiq,

Leia mais

Transporte através da Membrana Plasmática. Biofísica

Transporte através da Membrana Plasmática. Biofísica Transporte através da Membrana Plasmática Biofísica Estruturas das células Basicamente uma célula é formada por três partes básicas: Membrana: capa que envolve a célula; Citoplasma: região que fica entre

Leia mais

M E T B O L I S M O CATABOLISMO ANABOLISMO

M E T B O L I S M O CATABOLISMO ANABOLISMO METABOLISMO É o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas. ...metabolismo Do ponto de vista físico-químico,

Leia mais

Lipossomas e as suas aplicações na actualidade

Lipossomas e as suas aplicações na actualidade Universidade de Évora Departamento de Química Célia Antunes Lipossomas e as suas aplicações na actualidade Os lipossomas foram descobertos em 1960 pelo cientista inglês Alec Bangham. No entanto, somente

Leia mais

Tipo de itens. O sangue é o principal fluído que circula no organismo humano.

Tipo de itens. O sangue é o principal fluído que circula no organismo humano. Tipo de itens O sangue é o principal fluído que circula no organismo humano. 1. Quais são as suas principais funções? Transporte de nutrientes, defesa, regulação térmica e controlo 2. Quais os seus constituintes?

Leia mais

PERSPECTIVA. ciências. Sugestão de avaliação. Coleção Perspectiva

PERSPECTIVA. ciências. Sugestão de avaliação. Coleção Perspectiva PERSPECTIVA Coleção Perspectiva ciências 8 Sugestão de avaliação Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Avaliação Ciências

Leia mais

Formas farmacêuticas líquidas - Soluções

Formas farmacêuticas líquidas - Soluções Formas farmacêuticas líquidas - Soluções Preparações líquidas: Podem conter uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em solvente adequado ou em mistura de solventes mutuamente miscíveis ou dispersíveis.

Leia mais

TECIDOS EPITELIAIS HISTOLOGIA

TECIDOS EPITELIAIS HISTOLOGIA TECIDOS EPITELIAIS HISTOLOGIA Tecidos: Células justapostas, nas quais o material intersticial é escasso ou inexistente. TECIDOS EPITELIAIS FUNÇÕES: PROTEÇÃO ABSORÇÃO E SECREÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PERCEPÇÃO

Leia mais

FACIDER FACULDADE DE COLIDER. FACIDER atualizado 2014/1 FARMACIA, BACHARELADO ESTUDOS FORMATIVOS Página 1

FACIDER FACULDADE DE COLIDER. FACIDER atualizado 2014/1 FARMACIA, BACHARELADO ESTUDOS FORMATIVOS Página 1 Portaria Credenciamento IES: Portaria 1658 D.O.U. 25/07/01. Portaria Autorização Administração : Portaria 1658 D.O.U. 25/07/01 Portaria Reconhecimento Administração : Portaria 3.519 D.O.U.14/10/05. Portaria

Leia mais

Controle da Osmolaridade dos Líquidos Corporais

Controle da Osmolaridade dos Líquidos Corporais Controle da Osmolaridade dos Líquidos Corporais Qual é a faixa normal de osmolalidade plasmática? 260-290 - 310 mosm/kg H 2 0 Super-hidratação Desidratação NORMAL Osmolalidade é uma função do número total

Leia mais

II.4 - Histofisiologia dos Epitélios Glandulares:

II.4 - Histofisiologia dos Epitélios Glandulares: Capítulo 1: Parte 3 1 II.4 - Histofisiologia dos Epitélios Glandulares: O epitélio que participa principalmente da secreção está geralmente disposto em estruturas denominadas glândulas. As substâncias

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

Prof Weber Ciências 7ºANO

Prof Weber Ciências 7ºANO Prof Weber Ciências 7ºANO O que é a digestão? É a transformação dos alimentos em moléculas menores para que possam ser absorvidos pelo nosso corpo. Acontece em um tubo chamado TUBO DIGESTÓRIO. O tubo digestório

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

é a quebra física dos alimentos através da mastigação e dos movimentos peristálticos.

é a quebra física dos alimentos através da mastigação e dos movimentos peristálticos. SISTEMA DIGESTIVO Digestão Digestão mecânica: é a quebra física dos alimentos através da mastigação e dos movimentos peristálticos. Digestão química é a transformação das moléculas mais complexas em moléculas

Leia mais

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Fisiologia Humana QUESTÕES INICIAIS 1 2 3 Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Qual a importância dos conhecimentos

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº

EXERCÍCIOS ON LINE 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº EXERCÍCIOS ON LINE 3º Bimestre DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A): LEANDRO 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº 1. Qual a composição química da membrana plasmática? 2. A célula apresenta membrana plasmática

Leia mais

AQUAPORINAs - 3 ª GERAÇÃO DE HIDRATANTES. LLepiscopo

AQUAPORINAs - 3 ª GERAÇÃO DE HIDRATANTES. LLepiscopo AQUAPORINAs - 3 ª GERAÇÃO DE HIDRATANTES ÁGUA: ORIGEM DA VIDA A vida se iniciou nos oceanos, onde se originaram os primeiros espécimes Necessária a todos os organismos; Fonte renovável, porém preciosa.

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Colesterol 3. Que tipos de colesterol existem? 3. Que factores afectam os níveis de colesterol? 4. Quando está o colesterol demasiado elevado?

Colesterol 3. Que tipos de colesterol existem? 3. Que factores afectam os níveis de colesterol? 4. Quando está o colesterol demasiado elevado? Colesterol Colesterol 3 Que tipos de colesterol existem? 3 Que factores afectam os níveis de colesterol? 4 Quando está o colesterol demasiado elevado? 4 Como reduzir o colesterol e o risco de doença cardiovascular?

Leia mais