INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA"

Transcrição

1 INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA Prof. Li Chong Lee Bacelar de Castro Brasília (DF), 02 de março de 2012

2 CONHECENDO A FERRAMENTA

3 CONHECENDO A FERRAMENTA OBJECT INSPECTOR: Usando o inspetor se tem rápido acesso aos elementos de projeto em cada estágio do trabalho.

4 CONHECENDO A FERRAMENTA PREFERENCES e JOB PREFERENCES: Antes de qualquer atividade no AutoCAD SD estas duas abas devem ser avaliadas para começar. Os templates serão os arquivos base de trabalho nossos trabalhos na discipina e deve ser baixado no iesplanvirtual.

5 PROCEDIMENTOS TIPOS DE DETALHAMENTO: São três maneiras de definir o detalhamento em elementos estruturais: Manualmente; Automaticamente, baseado nos elementos paramétricos com geração de armaduras e fôrmas permitindo posicionar, descrever e determinar o tipo de material; Usando dados de softwares externos: por importação e exportação do Autodesk Robot Structural Analysis Professional por exportação das armaduras para o Revit Structure.

6 PROCEDIMENTOS O SD determina a posição da armadura no desenho dependendo da direção em que os pontos são definidos; A orientação da armadura é determinada na ordem dos pontos na direção horária em relação a parte externa do objeto;

7 PROCEDIMENTOS Depois que a armadura é definida (seção, distribuição, disposição e etc), o SD automaticamente executa uma opção que sugere a descrição apropriada para o tipo de armadura escolhida. A tela resultante dependerá do tipo de detalhamentos de armadura selecionado. Cada tipo de detalhamento tem uma opção ativa. Se esta opção está ligada, quando a armadura for lançada a mesma é contada no Table - Quadro Resumo.

8 FLUXOGRAMA A criação de um projeto completo é baseado em 3 estágios: Modeling É a atividade no model space para a definição de forma, armadura e materiais; Views Vistas: É a atividade no model space para definir os elementos individualmente e suas escalas; Printouts Desenhos finais: é a atividade no Layout space para produzir o desenho final (Pranchas)

9

10 VIGA

11 A. Definindo a fôrma de uma viga; B. Adicionando eixos; C. Adicionando o estribo na seção transversal; D. Adicionando o estribo na seção longitudinal; E. Adicionando as armaduras longitudinais; F. Criando seções transversais.

12 DEFININDO A FÔRMA DE UMA VIGA: 1. Clique ASD Start - (Reinforcement) 2. Clique ASD Structure Elements Structure elements formwork Alternativamente, clique Reinforcement menu Formworks Beam. 3. Na tela da BEAM, aba GEOMETRY, especifique os parâmetros conforme se segue;

13

14

15 4. Clique OK; 5. Na área de desenho, clique para especificar um ponto de inserção; 6. Remova os eixos que estão nos apoios usando o comando ERASE ; 7. Modifique a altura de apoio da viga para 500mm (sugestão: use o STRETCH)

16

17 ADICIONANDO EIXOS: 1. Clique ASD Reinforcement Grafic elements (Insert axis); Alternativamente, clique Reinforced menu Grafic elements Insert axis 2. Na linha de comando, mude o axis number para 1;

18 3. Insira o primeiro eixo no meio do apoio esquerdo da viga: Selecione o primeiro ponto; Selecione o segundo ponto; 4. Usando a mesma metodologia, adicione o eixo 2 no meio do apoio direito da viga; 5. Sua forma deverá ficar assim:

19

20 ADICIONANDO O ESTRIBO NA SEÇÃO TRANSVERSAL: 1. Adicione um ponto auxiliar na fôrma da seção A-A: Clique Home Draw Multiple Points. Alternativamente, clique DRAW menu Point Multiple Point Clique no canto superior direito da seção tranversal como o primeiro ponto; Na linha de comando, e pressione ENTER; Pressione ESC;

21 2. Defina o estribo: Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition Reinforcement cross-section. Alternativamente, clique Reinforcement menu Reinforcemente cross-section. Na tela Reinforcement cross-section, clique ; Especifique os parâmetros da disposição;

22 Clique Shape parameters; Na tela Reinforcing bar parameters informe as dimensoes a seguir;

23 Clique OK; Na tela Reinforcement cross-section, selecione o modo de definição gráfico de armadura e então clique (Insert)

24 Na área de desenho, selecione o ponto auxiliar que você definiu, escolha a orientação apropriada para o stribo, e então pressione ENTER; Na tela Reinforcement description, aceite os parêmetros padrões, e então clique OK; Insira as informações do estribo selecionando os pontos na model area

25 3. Espelhando o estribo: Selecione o estribo com a descrição e clique HOME (Mirror)

26 Clique abaixo e acima do ponto médio da seção transversal para especificar o primeiro e segundo ponto da linha de espelhamento.

27 ADICIONANDO O ESTRIBO NA SEÇÃO LONGITUDINAL: 1. Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition (Reinforcement distribution) 2. Na área de desenho, selecione ambos os estribos da seção transversal e pressione ENTER.

28 3. Na tela Reinforcement detailing: Para Distribution TYPE, clique (Linear); Para Distribution METHOD, Clique (Module); Para Viewing DIRECTION, clique (projection to Y axis). Clique OK.

29 4. Defina a distribuição na seção longitudinal: Na área de desenho, clique no ponto 1 para especificar o ponto inicial da distribuição;

30 Clique no ponto 2 para especificar o fim da distribuição;

31 Para definir a posição do primeiro detalhamento, entre 20 na linha de comando; Para definir o espaçamento dos estribos, digite 7*170, onde 7 é o número de estribos e 170 é o espaçamento; Defina o segundo espaçamento de estribos com 5*250; Utilize o MIRROR; Pressione ENTER;

32

33 Na tela Reinforcement description, aceite os parâmetros padrão, e clique OK; No model space, selecione o ponto para definir a localização da linha de distribuição; Clique na tela para especificar a posição da descrição; 5. Modificando a distribuição: Selecione a distribuição dos estribos, botão direito, e clique MODIFY;

34 Na tela Modification of reinforcement distribution, clique DELETE, e clique no estribo no meio da viga. A quantidade correta de estribos é 2x25. Pressione ESC, e então clique OK.

35 ADICIONANDO AS ARMADURAS LONGITUDINAIS: 1. Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition (Reinforcement elevation). Alternativamente, clique Reinforcement menu Reinforcement elevation. Na tela Reinforcement elevation, clique Especifique os parâmetros de detalhamento a seguir:

36 Clique (Points); Na área de desenho, clique no ponto 1 para especificar o primeiro ponto de ancoragem;

37 Clique no ponto e para especificar o segundo ponto de ancoragem; Na tela Reinforcement description, clique OK e adicione a decrição da armação clicando na model area.

38 2. Usando a mesma metodologia, defina outra armação com o diâmetro de 16mm e especifique sua posição como abaixo:

39 Na tela Reinforcement description, clique OK.

40 3. Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition (Reinforcement elevation). Na tela Reinforcement elevation dialog, especifique os parâmetros a seguir.

41 Clique (Points). Na área do desenho, clique no ponto 1 como mostrado para especificar a localização da ancoragem.

42 Botão direito e clique em MIRROR; Botão direitoe clique em SIDE; Clique nos pontos 2 e 3 para especificar pontos caracteristicos adicionais; Na linha de comando, digite S para mudar o lado do cobrimento; Clique nos pontos 4 e 5 para especificar pontos acarcteristicos adicionais; Na tela de descrição da armação, clique OK

43

44 CRIANDO SEÇÕES TRANVERSAIS 1. Modificando a seção A-A: Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition (Reinforcement point); Na área de desenho, selecione a armação 3 (ou sua descrição); Na tela de Reinforcement point, clique Sobre os parâmetros de distribuição, selecione END, e entào clique (Segment)

45 Na área de desenho, selecione os segmentos abaixo de cada estribo, botão direito, e então pressione ENTER;

46 Na tela Reinforcement point, clique OK; Na tela Reinforcement description, especifique os parâmetros como se segue:

47 Clique OK; Na área do desenho, selecione o ponto para definir a localização da linha de distribuição;

48 Clique para especificar a localização da descrição. Assim definimos a armação 3.

49 Clique ASD- Reinforcement Reinforcement definition (reinforcement point). Na área de desenho selecione a armação 2. Na tela Reinforcement point, clique Sobre os parâmetros de distribuição, selecione BENDS, e CLEAR END Clique (Segment); Na área de desenho, selecione o segmento superior de cada estribo e então pressione ENTER

50 Na tela Reinforcement point e clique OK; Na tela Reinforcement description, especifique os mesmos parâmetros como feito na armação número 3 e clique OK. Usando a metodologia aprendida, defina a localização da linha de distribuição e descrição; Se necessário, arraste a descrição dos estribos para então a secção transversal se parecer como.

51

52 2. Definindo a seção B-B Clique Home Modify (Copy). Na área de desenho, selecione a seção A-A (sem sua designação A-A) como objeto de cópia. Clique próximo a seção existente para posicionar a cópia. Selecione a descrição dos estribos na seção transversal copiada, botão direito, e clique em MODIFY. Na tela Reinforcement description, clear ACTIVE.

53 Clique CLOSE; Repita as últimas três instruções para a armação 2 e 3 (fundo e topo da armadura) na seção copiada. Torne-os inativos.

54 Clique ASD Reinforcement Grafic elements (Insert section symbol). Na linha de comando, digite B para designar a seção transversal definida e pressione ENTER. Na a rea de desenho, clique para especificar o primeiro e o segundo ponto de designação da seção, e então especifique a localização da descrição da seção como se segue:

55

56 Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition (reinforcement point). Na área de desenho, selecione a armação número 4; Na tela Reinforcement point, clique Clique (Insert). Na área de desenho, defina as duas armaduras mostradas e então insira as descrições

57 Na seção B-B, verifique se a posição número 4 está ativa (selecione a descrição, botão direito, e clique MODIFY)

58 3. Definindo a seção C-C Clique HOME Modify (copy); Na área de desenho, selecione a seção B- B (sem a designação e armação número 4); Clique próximo a seção existente para colocar a cópia; Clique ASD Reinforcement Grafic elements (Insert section symbol)

59 Na linha de comando, digite C para designar a seção e então pressione ENTER; Na área de desenho, clique para especificar o primeiro e segundo ponto da designação da seção, e então especificar a localização.

60 Clique ASD Reinforcement Reinforcement definition Na área de desenho, selecione a armação número 4. Na tela reinforcement point, clique Clique (insert) Na área de desenho, defina as duas armações como se segue e insira suas descrições.

61 Tenha certeza que todas as posições estão desabilitadas na seção transversal.

62 TRABALHO ENVIAR PARA O IESPLAN VIRTUAL DIA 10/03/2012 ESTA MESMA VIGA COM OS SEGUINTES DADOS: SEÇÃO 12X40 CM COMPRIMENTO 6M ESTRIBO EM 1 RAMO (SIMPLES) BARRAS LONGITUNINAIS SUPERIORES DE 12.5MM E INFERIORES DE 10.0MM

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA Prof. Li Chong Lee Bacelar de Castro Brasília (DF), 03 de março de 2012 PILAR E FUNDAÇÃO A. Criando o Pilar B. Criando a sapata isolada; C. Juntando o pórtico; D. Adicionando o relatório;

Leia mais

Análise estrutural de um pórtico 2-D de concreto armado

Análise estrutural de um pórtico 2-D de concreto armado Análise estrutural de um pórtico 2-D de concreto armado Nestor Guevara PROMEC Análise estrutural de linhas de transmissão (pode contemplar análise modal e dinâmica) basicamente ver como se comporta a estrutura

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Guia do Usuário. Versão 1.01.0.2. 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

Guia do Usuário. Versão 1.01.0.2. 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Guia do Usuário Versão 1.01.0.2 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Propósito Abrangência Termos e definições Referências Visão geral... 3 3 content

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Sumário. 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7

Sumário. 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7 Ferragens Sumário 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7 1. Propósito Para definirmos todos os materiais que devem compor uma estrutura de ferragem,

Leia mais

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos:

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: 2.5 Memorial Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: Definição de divisas confrontantes Permite identificar os

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 1 Power Point 2003 Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 2 3 SUMÁRIO O editor de apresentações Power Point... 41 Criando o primeiro slide... 41 Salvando a apresentação com senha de proteção... 42 Criando

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Como fazer busca de imagem no Google?

Como fazer busca de imagem no Google? Como fazer busca de imagem no Google? Passo 1: Acesse o endereço do Google e depois clique na opção Imagens, que fica na barra superior da página Passo 2. Digite a palavra que procura. Observe que o Google

Leia mais

Clique no botão novo

Clique no botão novo Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Produtividade com Escalas Anotativas

Produtividade com Escalas Anotativas Produtividade com Escalas Anotativas Claudia Campos Lima AC208-3V: Apresentação do uso de escalas anotativas abrangendo a configuração, aplicação alteração das escalas e a montagem de folhas no Paper Space

Leia mais

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria.

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. TELA PRINCIPAL 1 Lista de Efeitos: Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. 2 Aplicações: Exibe uma lista de tipos

Leia mais

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Importante: Buscar sempre as últimas atualizações do sistema posição no site: www.posicao.com.br Em

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Guia de Instalação SIAM Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 06/04/2007 Última modificação: 26/09/2008 Índice: 1. Introdução 2. Lista de

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8

Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8 Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8 Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Recomendações Pocket PC: Sistema Operacional Windows Mobile (não funciona com nenhum outro sistema

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda.

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tipos de Conexões Veremos nestes exemplos os Tipos de Conexões entre obejtos existentes no Active3D, o objetivo é mostrar de uma forma bem prática a aplicação

Leia mais

Criando e usando Gráficos

Criando e usando Gráficos DANDO A LARGADA Criando e usando Gráficos Mathcad torna fácil para você criar um gráfico de x-y de uma expressão. Para isto, digite uma expressão que depende de uma variável, por exemplo, sin(x), e então

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Seguem abaixo as novas funcionalidades e melhorias do MyABCM e um resumo de como utilizar essas funcionalidades. 1. Nova funcionalidade para aplicação de fatores de

Leia mais

OFCDesk IDC 2007 X C A D

OFCDesk IDC 2007 X C A D OFCDesk IDC 2007 X C A D Designed by OFCDesk, LLC. Copyright 2007 U s e r G u i d e G U I A D O U S U Á R I O - A p r e s e n t a ç ã o Para receber suporte técnico, registre-se em nosso forum: http://forum.ofcdesk.com

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Figura 1 - Tela de configuração do Questionário.

Figura 1 - Tela de configuração do Questionário. QUESTIONÁRIO O recurso QUESTIONÁRIO é uma das atividades disponíveis no Moodle, que permite ao professor criar e configurar questões de múltipla escolha, discursivas, verdadeiro ou falso, correspondência,

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

para Revit MEP TigreCAD Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

para Revit MEP TigreCAD Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. TigreCAD para Revit MEP Guia do usuário Versão 2 202. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Instalação do TigreCAD... Funcionalidades TigreCAD no ofcdesk idc...

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

1. Desativar o Firewall do computador. Clique em Iniciar Clique em Painel de Controle, como mostra a figura a seguir.

1. Desativar o Firewall do computador. Clique em Iniciar Clique em Painel de Controle, como mostra a figura a seguir. 1. Desativar o Firewall do computador Clique em Iniciar Clique em Painel de Controle, como mostra a figura a seguir. Clique em Sistema e Segurança. Clique em Firewall do Windows. Clique em Ativar ou Desativar

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Resposta penhora Online. Passo 1: Acesse ao site www.oficioeletronico.com.br Passo 2: Clique em "Autenticação com certificado digital"

Resposta penhora Online. Passo 1: Acesse ao site www.oficioeletronico.com.br Passo 2: Clique em Autenticação com certificado digital Resposta penhora Online Passo 1: Acesse ao site www.oficioeletronico.com.br Passo 2: Clique em "Autenticação com certificado digital" 1 Passo 3: Clique em "Autenticar. Deve constar o nome do usuário do

Leia mais

Apostila de AutoCAD Módulo Básico

Apostila de AutoCAD Módulo Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Apostila de AutoCAD Módulo Básico Nicholas Appes Mota Raphael Martins do Valle Bolsistas do Grupo PET Civil da UFJF Juiz de Fora 2011 Introdução

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

Passo a Passo para inserir uma imagem no AutoCAD Escalando e Georreferenciando

Passo a Passo para inserir uma imagem no AutoCAD Escalando e Georreferenciando Passo a Passo para inserir uma imagem no AutoCAD Escalando e Georreferenciando Ir primeiramente ao menu Insert - Raster Image Pode-se também utilizar a barra de ferramentas Reference Selecione a imagem

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários

Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Table of Contents File Recover... 1 Introdução do File Recover... 1 Instalação... 1 Introdução... 2 iii File Recover Introdução do File Recover Instalação

Leia mais

Controle de Rifas CEOD-RN. Instalação e Manual de Uso

Controle de Rifas CEOD-RN. Instalação e Manual de Uso Controle de Rifas CEOD-RN Instalação e Manual de Uso Primeiros Passos Extraia o arquivo RifaDeMolayMobile.apk do arquivo baixado. Conecte seu celular na porta USB. Envie o arquivo RifaDeMolayMobile.apk

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Guia do Usuário. Introdução

Guia do Usuário. Introdução Guia do Usuário Introdução Nosso objetivo ao criar o Auditorbook foi valorizar o tempo de profissionais que realizam auditorias, verificações ou inspeções. Com este aplicativo desenvolvido pela VL Corrêa

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Criar fotos em 3D no Creator

Criar fotos em 3D no Creator Criar fotos em 3D no Creator O aplicativo Criar fotos em 3D da Roxio torna simples produzir fotos em 3D a partir de várias origens, incluindo arquivos 3D MPO de Fujifilm FinePix REAL 3D W1, fotos digitais

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Jackson Barbosa de Azevedo <jacksonbazevedo@hotmail.com>

Jackson Barbosa de Azevedo <jacksonbazevedo@hotmail.com> Autor: Jackson Barbosa de Azevedo Revisores: Aecio Pires 1 Conteúdo Sobre o OpenSUSE... 3 Procedimento de Instalação... 3 Preparando a Instalação do

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA

GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA ORGANIZANDO SUA BIBLIOTECA Os livros da sua biblioteca são ordenados alfabeticamente pelo título. Clique em ORDENAR POR, na parte superior da página, para alterar a forma como

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

A Lixeira não aparece na área de trabalho no Windows XP ou no Windows Vista. Portanto, não é possível restaurar um arquivo que foi excluído.

A Lixeira não aparece na área de trabalho no Windows XP ou no Windows Vista. Portanto, não é possível restaurar um arquivo que foi excluído. Importante Este artigo contém informações sobre como modificar o Registro Certifique-se de fazer backup do Registro antes de modificá-lo Certifique-se de que saiba como restaurá-lo caso ocorra algum problema

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

MANUAL DO EXCEL. Um campo é um espaço que contém determinada informação (ex: Nome do cliente X, Telefone do Sr. Y)

MANUAL DO EXCEL. Um campo é um espaço que contém determinada informação (ex: Nome do cliente X, Telefone do Sr. Y) MANUAL DO EXCEL BASE DE DADOS DEFINIÇÃO DE BASES DE DADOS Uma base de dados é um conjunto de informações, organizada segundo regras definidas à qual se pode aceder para extrair, actualizar, acrescentar

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução

Leia mais

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly.

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly. SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais